Cônsul da Moldova: Queda da Ucrânia poderia resultar em guerra mundial

92
T-72B3_Ucrania.jpg

T-72B3_Ucrania.jpg

Entrevistado pela CNN, Flavio Bitelman analisou cenários para o conflito, que já completa nove dias

No nono dia de confrontos, as tropas russas continuam cercando a capital ucraniana, e centro do Poder, Kiev. Em entrevista à CNN, o cônsul-honorário da Moldova em São Paulo, Flavio Bitelman, afirmou que teme uma guerra generalizada, em consequência de uma possível queda da Ucrânia.

“Eu tenho muito medo de que, se a Ucrânia cair, nós vamos ter uma terceira guerra mundial”, disse Bitelman. E completou: “acho que é muito difícil o mundo ver pela internet, do jeito que nós estamos vendo os russos atacando, e ficar de braços cruzados”.

Após a Ucrânia, a Moldova também oficializou um pedido de adesão à União Europeia. Segundo o cônsul, o país já trabalhava em formalizar a solicitação e acelerou o procedimento devido às circunstâncias atuais.

“Nós estamos trabalhando para virar realmente uma parte da Europa, mas o medo de um ataque é sempre um grande perigo”, afirmou.

Crise de refugiados

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos um milhão de pessoas deixaram a Ucrânia em uma semana, desde o início da guerra.

Bitelman afirmou que a situação dessas pessoas é uma preocupação para a Moldova. “Nós estamos focados em receber ucranianos e outras pessoas que moram na Ucrânia e estão precisando sair as pressas”. Segundo ele, as autoridades não estão exigindo passaporte e os refugiados estão sendo acolhidos em abrigos improvisados.

Ainda de acordo com o cônsul-honorário, pelo menos 110 mil refugiados entraram na Moldova desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, sendo que 55 mil permanece no país.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

92 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
WSilva
WSilva
2 anos atrás

O ocidente está apenas usando os ucranianos como escudo, logo este consul tem razão em estar preocupado mas não sobre terceira guerra mundial mas sim sobre seu país ser o próximo escudo do ocidente. rs

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  WSilva
2 anos atrás

E teve um forista aqui (há um certo tempo) que aventou a possibilidade da Rússia chegar até a Transnítria de forma a uni-lá ao seu território.
À época, achei exagero.
Se a Rússia anexar o leste e o sul da Ucrânia, isto ficará bem possível.

C.P
C.P
Responder para  WSilva
2 anos atrás

Tem toda razão, tudo isso por um medo infundado de a Rússia invadir um país vizinho contra a vontade de seus povos para recriar a força a união soviética, isso jamais vai aconte….opa, não pera…

Agressor's
Agressor's
Responder para  WSilva
2 anos atrás

A inteligência russa tem que encontrar o comediante, detê-lo e levá-lo a julgamento rápido. Antes que mais vítimas sejam causadas…

dfa
dfa
Responder para  WSilva
2 anos atrás

Sim porque o ocidente obrigou todos os antigos estados que formavam o pacto de Varsóvia a juntarem-se a OTAN e U.E.
E imaginem a lata dos caras da UE que beneficiam esses mesmos estados com prosperidade economia garantido qualidade de vida aos seus cidadãos e exigem instituições democráticas.
E os imperialistas da OTAN que lhes garantem a salvaguarda de toda e qualquer intervenção militar “especial”.
A Bielorrússia que o diga, ela usufrui de uma qualidade de vida acima de todos os outros estados europeus e elege livremente os seus representantes graças a Putencia-macho de Putin…Sem dúvida…
O porquê da Ucrânia não querer ver isso é algo que me surpreendeu, deve ser culpa do Judeu-nazi presidente da Ucrânia que é um fantoche porque não quer que o seu país continue a ser a Put…da Rússia.
Mas olha aí cara, basta dar a desculpa de que os EUA são maus e mataram gente que já justifica os russos de invadir e anexar partes da Ucrânia, porque tem toda a lógica utilizar esse argumento, sem dúvida, já agora pro inferno direito internacional bota aí invadir o Uruguai porque os americanos já fizeram pior, temos direito histórico sobre eles, fizeram acordo com os chineses, e já ouvi dizer que andam a desenvolver armas químicas a base de compostos animais em Montevidéu.

WSilva
WSilva
Responder para  dfa
2 anos atrás

Já que você acha que tanto as invasões russa como americana são erradas e uma não justifica a outra, então você deveria cobrar sanções e cancelamento também dos EUA e não somente da Rússia…

sub urbano
sub urbano
2 anos atrás

A OTAN prefere fritar a Ucrania a se envolver em uma guerra nuclear.Dos 4 países que prometeram ajuda militar à Ucrania dois já tiveram perdas em situações bastante nebulosas: um navio da estônia atingiu uma mina e a Bulgaria perdeu um Mig-21 e um helicoptero. Segundo Tom cooper do ACIG a Russia vai atacar a Polônia com drones em algum momento do conflito, mas nenhum dos lados irá admitir.

gordo
gordo
2 anos atrás

O problema aí são as meias verdades, da Rússia todo mundo sabe, mas e da OTAN? Quando Ele cita a agressão Russa não deveria esquecer de citar a agressão digamos passiva que a OTAN impõe já que Ela não é uma escola de samba ou um entidade para fins econômicos. Ser vizinho da OTAN é ter a possibilidade de ter na sua porta um belo arsenal nuclear. A Rússia não quer Ela na Ucrânia pelo mesmo motivo legítimo que os EUA não quiseram os mísseis em Cuba. No mais vejo a nossa imprensa bem monocromática, sem capacidade de questionar e dar outros pontos de vista sobre o conflito e isso não é bom. Hoje graças a internet temos disponíveis vários vídeos de jornalismo sobre a invasão do Iraque e que diferença.

Hcosta
Hcosta
Responder para  gordo
2 anos atrás

Os EUA não atacaram Cuba. Apoiaram golpes mas não invadiram.
E quais são os países da OTAN com armas nucleares no seu território?
E quem colocou mísseis balísticos, contra os tratados, na fronteira com a Europa?

A OTAN não serve para atacar porque, felizmente, precisa que 30 países estejam de acordo.
A entrada da Ucrânia na OTAN só teria um objetivo, evitar esta invasão, e a realidade prova que eles têm razão.

Nemo
Nemo
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Hcosta, a Alemanha, o Reino Unido e a Turquia dispõem de mísseis nucleares americanos em seu território (não me lembro se há outros).

Hcosta
Hcosta
Responder para  Nemo
2 anos atrás

Sim, a questão é se a Ucrânia entrar para a OTAN não significa que tenham armas nucleares. Temos 6 países com cerca de 100 bombas nucleares táticas, todas controladas pelos EUA. São 6 países em 30 e nenhum deles são países da ex-União Soviética. Nem misseis anti balísticos, quanto mais armas nucleares.

E a questão de a entrada da Ucrânia na OTAN significar uma ameaça para a Rússia no sentido de haver o risco de invasão, isto no país com o maior arsenal nuclear.

Nascimento
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Existem sim sistemas anti-mísseis balísticos na Europa. Inclusive em antigos membros do Pacto de Varsóvia, e é todo o direito da OTAN botá-los lá, assim como é direito da Rússia botá-los. O senhor no mínimo estuda antes de falar uma coisa ou sai falando da boca pra fora? Com 2 minutos percebe-se que muitas coisas que o diz são inverídicas…

”The United States contributes to NATO BMD through its European Phased Adaptive Approach (EPAA). Turkey is hosting a US BMD radar at Kürecik; Romania is hosting a US Aegis Ashore site at Deveselu Air Base; Germany is hosting the command centre at Ramstein Air Base; and Poland is hosting another Aegis Ashore site, whose construction is nearing completion at the Redzikowo military base. Additionally, in the context of the EPAA, Spain is hosting four multi-mission BMD-capable Aegis ships at its naval base in Rota, which are ready to support the NATO BMD mission, if required.”

comment image

https://www.nato.int/cps/en/natohq/topics_49635.htm

https://www.voanews.com/a/nato_continues_plans_for_missile_defense/920174.html

https://en.wikipedia.org/wiki/NATO_missile_defence_system#Active_Layered_Theater_Ballistic_Missile_Defence

Hcosta
Hcosta
Responder para  Nascimento
2 anos atrás

Obviamente sei que há misseis anti balísticos na Polónia e Roménia como há bombas nucleares táticas. O meu ponto é que a maior parte dos países não têm isso.
Não é por juntarem-se à OTAN que recebem de prenda bombas nucleares ou os misseis anti balísticos.

Onde é que eu falei de boca para fora?

Nascimento
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Se sabia então por que perguntou como se não houvesse? Fez várias perguntas ridículas e várias afirmações ridículas, se sabe então por que perguntou?

Os EUA só não invadiu Cuba pois a URSS escalou o conflito, Biden não teve coragem de colocar tropas na Polônia e Romênia e nem ameaçou intervir na Ucrânia, traindo o que dizia o memorando de Budapeste, onde os EUA e o Reino Unido defenderiam a Ucrânia em caso de ataque russo..

Ou você é mentiroso ou ingênuo, eu prefiro acreditar que seja ingênuo mesmo.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Nascimento
2 anos atrás

Ridículo é não saber interpretar um texto.
Não sabem como a OTAN funciona e vêm com essas tretas…

pedroctba
pedroctba
Responder para  Nemo
2 anos atrás

Turquia desde os anos 60 tem apenas bombas. Misseis foram retirados a partir de 1963 como contrapartida para a URSS nao colocar misseis em Cuba.

Kornet
Kornet
Responder para  Nemo
2 anos atrás

Holanda e Bélgica tb.

Nascimento
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

”Os EUA não atacaram Cuba. Apoiaram golpes mas não invadiram.”

Os EUA tinha sim um plano de invadir Cuba em 1962, só não invadiu pois a URSS escalou o conflito, coisa que o covarde do Biden não teve coragem de fazer pra salvar a Ucrânia.
https://www.usatoday.com/story/news/politics/2017/10/30/u-s-planned-261-000-troop-invasion-force-cuba-newly-released-documents-show/813376001/
https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Northwoods

”E quais são os países da OTAN com armas nucleares no seu território?” Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica e Turquia. https://en.wikipedia.org/wiki/Nuclear_sharing

”A OTAN não serve para atacar porque, felizmente, precisa que 30 países estejam de acordo.”

Diga isso pra Sérvia… O poder de influência econômica dos EUA, Reino Unido, França, Alemanha e Itália se sobrepõe massivamente sobre os demais países pequenos, isso SEMPRE ocorreu. Mesmo com o Berlusconi sendo contra pois alertava sobre a crise migratória, a OTAN interviu na Líbia, a OTAN e os EUA praticamente obrigou a Itália a permitir seus jatos no seu território. Não seria nada fácil para um país como Itália, Alemanha ou Japão retirar as tropas da OTAN e dos EUA do seu território, até porque foi os EUA quem criou as novas constituições desses países após-1945.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Nascimento
2 anos atrás

Se acha que é equivalente ter planos para invadir e uma invasão…
E já pensou que era esse o plano de Putin? Biden enviar tropas para a Ucrânia?

E digo isso para a Sérvia. 3 guerras e genocídios e mesmo assim foram precisos anos para a OTAN atuar e numa altura que tinha poucos países.
Se os EUA controlassem a OTAN então todos os conflitos envolvendo os EUA, a OTAN participaria…

A OTAN só participou nas guerras do Kosovo, Bósnia, Afeganistão e Líbia. Isto em 70 anos de existência…

As constituições desses países obrigam a terem Bases Americanas? Se permitem, é uma coisa, se obrigam não me parece que seja assim…
E muitos outros países têm bases dos EUA, não são somente esses que mencionou. E não foram os EUA que criaram as suas constituições.
Sabe porque estão lá? Porque são uma grande fonte de receita.

Nascimento
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

”E já pensou que era esse o plano de Putin? Biden enviar tropas para a Ucrânia?”
Deveria ter escalonado igual a URSS fez no passado pra defender Cuba, ta na cara que o Biden usou a Ucrânia e não ofereceu quase nada útil em troca pra defender a Ucrânia de fato.

A OTAN bombardeou Belgrado igual a Rússia esta fazendo hoje com Kiev. Só Kosovo, Bósnia, Afeganistão e Libia, puts muito pouco, além do treinamento do Exército Iraquiano na ”NATO Training Mission-Iraq, Iraq” em todos esses TOs os países atacados saíram MUITO piores do que no início…

”E não foram os EUA que criaram as suas constituições.” Outra mentira, pra você deve ser fácil mentir sempre. Jesus

https://www.jstor.org/stable/20019899

https://www.jstor.org/stable/1324603?seq=1#metadata_info_tab_contents

https://en.wikipedia.org/wiki/Constitution_of_Japan#:~:text=Written%20primarily%20by%20American%20civilian,effect%20on%203%20May%201947.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Nascimento
2 anos atrás

O senhor sabe ler? Portugal, Espanha, RU, Países Bálticos, Noruega, Islândia e todos os outros têm constituições feitas pelos EUA? E no entanto têm bases Americanas.
Serem baseadas na constituição dos EUA é uma coisa, outra coisa é insinuar que foram feitas para os EUA controlarem esses países.
Como muitas das leis do Brasil são baseadas nas leis Portuguesas isso significa que o Brasil é controlado por Portugal… Deixe dessa teorias de conspiração e de fazer essas simplificações de países que não conhece.

E se não sabe a diferença entre missões de ataque e missões de treino, o ingénuo aqui é o senhor.

Pergunte às pessoas da Bósnia, do Kosovo e da Sérvia se estavam melhores antes da intervenção da OTAN.
A diferença entre bombardear Belgrado e bombardear Kiev tem uma grande diferença. Várias guerras civis e genocídios. Na Ucrânia não havia guerra até a Rússia enviar os seus “separatistas”.

E o Afeganistão foi uma guerra inevitável. Mas nem devia ser preciso os EUA invocarem o art. 5. Houve um ataque e os aliados assumiram as suas responsabilidades.

gordo
gordo
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Não atacaram, só bloquearam, né? Por muito pouco não houve uma guerra. A Rússia antes de atacar advertio bastante, mobilizou tropas tal qual os EUA fizeram contra Cuba. A diferença é que a URSS negociou conseguindo boas trocas. A URSS usou Cuba para barganha assim como EUA/OTAN usaram a Ucrânia para poder oficializar embargos econômicos que a muito tempo queriam. Para a Ucrânia restou receber armas via “contrabando” para se defender. Note que a mesma turma que está impondo embargos a Rússia (que não é flor que se cheire) é a que questiona se a Amazônia é nossa, por aí se vê que não há mocinhos nesse Mundão sem porteira. Pobre povo Ucraniano que serve de peão no tabuleiro.

Hcosta
Hcosta
Responder para  gordo
2 anos atrás

A pobreza da Ucrânia só tem um responsável: a Rússia.
Basta comparar o que aconteceu aos países de Leste que se juntaram à UE. E não é por acaso.
Não bastou a herança Soviética de uma economia atrasada e controlada, as interferências e as chantagens políticas causando o caos, a invasão de partes do país, para chegarmos a este ponto de guerra total.

E há uma grande diferença em Cuba, os misseis estavam a caminho. Neste caso é uma invasão para a Ucrânia não deixar de ser controlada pela Rússia, para não aderir à OTAN, para não ter misseis e para não ter bombas nucleares. É uma cadeia de acontecimentos que ainda está para se provar que é assim que irá acontecer.

Se a Ucrânia tiver armas nucleares ou muito perto de ter, aí sim, poderá haver argumentos para um ataque. Sempre é melhor do que as justificações que apresentam.

Uma outra diferença é que Putin não quer negociar.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Procure pesquisar sobre formação de capital, sua transferência entre nações, atuação de multinacionais e etc. antes de ficar com essa ladainha.
Qual é o seu carro?
É americano, europeu, japonês ou coreano?
Será que a empresa que vendeu para vc mandou o lucro para casa?
Agora que os chineses com sua poderosa indústria ‘chegaram no pedaço’, o Ocidente está em polvorosa.
Rússia e China chegaram para ficar.
O resto é o direito que todos têm do ‘jus sperniandi’

Carlos
Carlos
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

E no IRAQUE e no AFEGANISTÃO também ⁉️

Fabricio Lustosa
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Vários países da OTAN tem armamento nuclear no território. Quem se retirou do tratado de proibição de mísseis de médio alcance foi os EUA e recentemente sob Trump, os russos, evidentemente se retiraram logo em seguida. Veja bem, um país há um oceano de distância da Europa se retirou de um tratado de limitação de armas. A OTAN foi utilizada para atacar em diversos casos na história: servia, líbia etc… Dizer que uma organização militar cujo único sentido de ser é combater a Rússia, visa a “defesa” é de uma ingenuidade ou desfaçatez sem tamanho. Tipo instalar um canhão no meu quintal apontado para meu vizinho e dizer q é para minha defesa. Certo certo. Sobre Cuba nem todos sabem mas os soviéticos instalaram bases de mísseis lá em retaliação aos mísseis americanos que estavam na Turquia. Um acordo foi feito e os da Turquia foram retirados bem como os de Cuba. A propósito, a guerra era iminente e ambos lados cederam. Atualmente os russos praticamente imploraram para não cruzarem a linha vermelha. Não foram ouvidos. Essa invasão foi um erro monumental, mas essa história de lobo mau e chapeuzinho vermelho enche o saco.

pedroctba
pedroctba
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Nao ataca? E a Servia? E a Libia??? Na realidade a OTAN jamais defendeu alguem, somente atacou países que por algum motivo tinham alguma coisa que a mesma desejava. Sobre Cuba, a baia dos Porcos foi financiada e abastecida por quem mesmo? EUA! Boa parte dos soldados eram Cubanos radicados ou americanos mesmo. Mas na hora que viram que havia resistencia, como um bom americano, eles sairam a francesa e deixaram os caras lá serem fritados. Como revide, derem um balaço na testa do Presidente dos EUA.

Hcosta
Hcosta
Responder para  pedroctba
2 anos atrás

Em ambas foi com a intenção de acabar com a guerra civil.
No caso da Sérvia foi o exemplo quase perfeito de guerras para acabar com as guerras. Quase de uma semana para outra deixaram de haver combates. E não foi preciso devastar a Sérvia e anexar a um outro país.

Na Líbia foi uma intervenção inconsequente porque não acabou com a guerra civil e sem tropas no terreno para manter a paz. Se foi um erro, não sei. Se ajudou a derrubar o regime então, talvez, com o que se sabia na altura, fosse um risco aceitável.

Sim, como a Rússia financiou a guerra nas regiões separatistas.
Muito diferente de invadir Cuba.

Henrique
Henrique
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Diferentemente de Cuba a Ucrânia tem o principal gasoduto que liga a Rússia à Europa. Não se trata só de misseis e Otan na porta, trata-se de interesses econômicos estratégicos, orgulho e falta de habilidade do ocidente em equalizar as coisas. Condeno essa invasão mas a Ucrânia se deixou servir de “bucha de canhão” achando que o vizinho iria ficar no blefe…

Amaury
Amaury
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Se você acha que manter outro país sob embargo por mais de 60 anos não é uma forma de ataque, ok. Se você acha que ocupar uma parte de desse mesmo país de forma ilegal (Guantânamo) ok também. Pergunte também quem rasgou os tratados sobre armas nucleares de alcance médio na Europa. Quanto a países europeus com armas nucleares americanas é só pesquisar.
Putin é um ditador e está mostrando os dentes. Mas achar que está lutando contra os “bonzinhos” do mundo é muita ignorância e subserviência

C.P
C.P
Responder para  gordo
2 anos atrás

Já parou para de perguntar porque quase todos os países do leste europeu depois da carnificina na chechenia foram procurar a Otan apavorados? Acho que as ações da Rússia nós últimos dias lhes dão razão.

Luciano
Luciano
Responder para  gordo
2 anos atrás

Boa tarde. Pois, a questão é bem complexa, mas a briga de torcida escolhe seus “heróis”. A Rússia é uma agressora, invadiu a Ucrânia pagou pra ver, porém isso ocorreu devido a uma sequência de ações da Otan. No meio, o povo ucraniano….que também nao é um bloco coeso, tem desde ultranacionalista neonazi quanto minorias perseguidas. Aí aqui vemos uma luta baixa, de foristas q no lugar de um debate produtivo sobre as questões militares ficam externando preconceito e suas preferências políticas de forma rasa!

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Prezado Tupã.

A Rússia decretou cessar-fogo para a retirada de civis e a Ucrânia suspendeu essa retirada alegando que os russos não estão cumprindo o prometido.
Como assim?
Que eu saiba, um Governo que quer proteger a população aproveitaria qualquer oportunidade.
Dessa forma, fica claro que estão fazendo civis de escudos humanos.
Confirma-se assim, a natureza nazista dessa gente.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
2 anos atrás

E nada do Braddock, Rambo e Superman e Vingadores…

Nemo
Nemo
2 anos atrás

O Bliken declarou à BBC que a Ucrânia poderá vencer a guerra quando a Rússia atingir o “extra time”. Vejam o tipo de gente que governa o Mundo, ele não se preocupa com as pessoas morrendo nas cidades bombardeadas, nos refugiados, com a destruição da infraestrutura. Ele incentiva a Ucrânia a esperar a Rússia chegar ao “extra time”. Como a guerra não é em “casa”, tudo bem.

Lana Alves
Lana Alves
Responder para  Nemo
2 anos atrás

Bliken não se preocupa né, quem se preocupa é o Putin que invadiu e esta destruindo a Ucrânia. Não são os projeteis e mísseis do Bliken que estão matando os ucranianos e destruindo suas cidades. Pare de querer esconder a verdade. A RÚSSIA INVADIU A UCRÂNIA e isso é imperdoável e as vidas de civis inocentes jamais será recuperado.

Nemo
Nemo
Responder para  Lana Alves
2 anos atrás

Bem, então se mude para Kyev e fique recebendo bombas de 500 kg russas na cabeça até o “extra time” chegar. Não defendi a invasão, mas o secretário de estado americano incentivar as pessoas a resistir sob condições terríveis com base numa expectativa que pode demorar messes para ocorrer.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Nemo
2 anos atrás

Esse Blinken está mais perdido que cego em tiroteio.
Outro dia ele gravou um encontro com mulheres russas em uma quermesse de uma Igreja ucraniana nos EUA.
E os córneos dele é uma visão impagável.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Digo, mulheres ucranianas.

O abatimento observado da fisionomia de Blinken é evidente.
Talvez arrependido do erro grosseiro de cálculo.

carcara_br
carcara_br
2 anos atrás

Uhum sei, o deles está na reta também…

Lana Alves
Lana Alves
2 anos atrás

Papo furado porque você é um garoto que mora no Brasil, na liberdade. Quero ver se você pensaria o mesmo se o seu pai estivesse no exército ucraniano.
Deixa de ser infantil, a semana inteira defendendo essa guerra, acorda, garoto!
Fica em um site como o FORTE, de discussão defendendo invasão de outro país, bombardeios, mortes, opressão? Milhares de pessoas em túneis, crianças e velhos doentes, bebês nascendo em túneis improvisados.
Deixa de ser infantil, acho que você nunca carregou uma pistola na vida, não sabe manusear sequer um revolver…vocês ficam culpando a mídia ocidental e 1000 desculpas de crianças. É muito chato e frustrante ter que ler brasileiro defendendo guerras e invasões. Chega disso, vai buscar uma ajuda psicológica…não há graça alguma nesse assunto, acorda!

Amaury
Amaury
Responder para  Lana Alves
2 anos atrás

Falou a pessoa com experiência em combate….rs. As mesmas que criticam os russos mas ficam pianinhos quando a agressão é feita por Estados Unidos, Israel ou Reino Unido. Defensores da paz com filtro. Não passam de hipócritas que querem cagar regras

Francisco
Responder para  Lana Alves
2 anos atrás

Parece que alguém aqui aprendeu com a ministra da defesa da Alemanha, cuidado pode acontecer o mesmo que aconteceu com ela, alguém pode chama lá de garotinha colegial, de imatura, infantil, esse é um espaço sobre questões militares, goste ou não da opinião do outro cabe o respeito, talvez a sua visão e a sua forma de expressar seja tão ridícula como você diz que é a do participante do fórum, talvez você esteja confundindo mas esse espaço não é seu, você não tem o direito de dizer o que o outro pode ou não falar por pior que pareça ser a opinião que você discorda, talvez e muito talvez você mande em sua casa e lá você esteja acostumada a se dirigir aos seus desta forma, ou quem sabe até no seu colégio talvez os seus companheiros à tolerem, mas aqui é mundo real e o respeito deve vir em primeiro lugar, ou a diversidade de ideias só vale quando estão alinhadas aos seus pensamentos, já aviso quando for assim não se trata de diversidade OK.

Ted
Ted
2 anos atrás

O zelensk ta doído para fazer a 3° war, para salvar o rabo dele. Tem que quilhotinar este pirado.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Ted
2 anos atrás

Porque uma terceira guerra salvaria o “rabo” dele?
já que ele está no “olho” do furacão.
Sem sentido isso.
Você foi muito específico na forma da morte, uau.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Ted
2 anos atrás

Que a Rússia pegue esse palhaço que finge ser presidente. E que o faça pagar pelos seus crimes…

Agressor's
Agressor's
Responder para  Ted
2 anos atrás

O comediante está em um estúdio na Europa promovendo a guerra…E vcs acham que estão em Kiev…kkkk… 😀

Agressor's
Agressor's
Responder para  Ted
2 anos atrás

O cara é um ator né amigão, e o público dele tá se entretendo com o show…

pedroctba
pedroctba
Responder para  Ted
2 anos atrás

Esta escondido em algum castelo dentro da Polonia, enquanto o país leva bomba por causa dele e de seus “aliados” ocidentais. Não a toa que no Sul da Ucrania muitas unidades começaram a recuar e render-se cada vez mais.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  pedroctba
2 anos atrás

Acabei de ler que os russos entraram em uma base militar ucraniana que foi abandonada nos arredores de Kherson.
Olhando o mapa do avanço russo, parece que eles estão quase fechando o cerco em uma grande região ao nordeste de Kiev até a fronteira russa.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Ted
2 anos atrás

E esse Zelensky é tão irresponsável que tentou provocar um incidente perto da Usina Nuclear para tentar precipitar alguma reação do Ocidente.
Só que os EUA e a OTAN estão correndo dessa guerra como o Diabo foge da Cruz.
Mas, demonstra que um nazista que não pensa nos outros.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Ted
2 anos atrás

Correm notícias que ele está na Polônia.

C.P
C.P
2 anos atrás

Quando vc diz “campo diplomático” entende-se ” arregar logo pra Rússia e continuar sendo um puxadinho soviético atrasado mesmo contra a vontade do povo local?*

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Estamos nesse mundo, essencialmente, para que coisas sejam destruídas…depois da destruição, Deus inicia seu trabalho…

Assista a destruição…!!!…

Nick
Nick
2 anos atrás

Moldova sabe que será a próxima vítima. Quantos países serão necessários para OTAN/NATO fazerem alguma coisa? Vão esperar até a Cortina de Ferro ser totalmente restabelecida? Putin está contando com esse bando de **** softpower para implementar seu sonho de reimplementar a URSS, e talvez ir além.

pedroctba
pedroctba
2 anos atrás

Se cagando neh?? Enquanto nao havia ação eram todos “Pitbulls”, depois que o pau torou, voltaram a realidade de ser poodle! Vai lá provocar vai, peça ajuda a OTAN, aos EUA, clame por democracia e receba……capacete e arma mofada! kkkkkk
Enquanto os trouxas da europa oriental tem um choque de realidade, a juventude dos EUA e Europa ocidental esta de boa lá.
OTAN é igual a traficante, na hora de fazer video é só ostentação mas depois que a policia lhe pegou, ele fica escondido e vc apanhando!

Flanker
Flanker
Responder para  pedroctba
2 anos atrás

“OTAN é igual a traficante, na hora de fazer video é só ostentação mas depois que a policia lhe pegou, ele fica escondido e vc apanhando!”

Como assim “vc”?? Tu já trabalhou ou trabalha para traficante, para apanhar no lugar dele??

pedroctba
pedroctba
2 anos atrás

Os caras entraram na conversinha da OTAN e UE que eles “jamais iriam” se preocupar com a Russia pois eles iriam impedir qualquer coisa, e hj estao tendo aquele belo choque de realidade! OTAN, UE e EUA só sabe chutar cachorro morto. Qualquer coisa alem disso eles fogem para as colinas rapidinho e vc que se f…a!

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  pedroctba
2 anos atrás

Blinken: no último ano, os EUA forneceram à Ucrânia mais de US$ 1 bilhão em equipamentos e outro apoio na área de segurança.

Ou seja.
Torraram uma fortuna com armas nessa aventura suicida para o povo ucraniano..

Machado
Machado
Responder para  pedroctba
2 anos atrás

Nem Coréia do Norte esses caras tem culhão de enfrentar. Só país fácil

dfa
dfa
Responder para  pedroctba
2 anos atrás

A conversinha de quê? De quererem ter uma país próspero sem interferência da Russa?
De não querem reconhecer a anexação da Crimeia?
De estarem fartos da intervenção Russa nos assuntos internos do seu país?

No meu ver é normal os ucranianos quererem uma aproximação ao ocidente, é o desejo natural de qualquer país de leste querer livrar-se da influência russa que traz zero benefício e preferir prosperar economicamente com a U.E. e ficar debaixo da proteção da OTAN. Basta ver o exemplo da Bielorrússia que é uma ditadora com uma economia miserável e o contraste de desenvolvimento que é a Polónia e Hungria.

E qual NATO qual zombies, isso é tudo desculpa de Putin para anexar os territórios com recursos naturais da Ucrânia e vocês comentam como se a U.E ou a OTAN tivessem colocado mísseis nucleares nos estados Bálticos.

Queria ver aí a reação de muito fanfarrão que comenta aqui em defesa da Rússia se houvesse uma potência que invadisse e anexasse a Amazônia numa operação militar “especial”, e depois ainda tivesse a lata de exigir nas negociações o reconhecimento disso por parte do governo Brasileiro.

Thiago A.
Thiago A.
Responder para  dfa
2 anos atrás

É muita conversa sobre “culhões” : não tem culhão aqui, não tem culhão ali, não tem culhão cá… são tantos culhões e pouco cérebro nessas conversas .

No mais, comentário irretocável.

Kornet
Kornet
Responder para  dfa
2 anos atrás

Vc sabe que algo desse tipo partiria de americanos e europeus e não de russos,ne?
A midia progressista europeia e ameticana,junto com ONGs fajutas e financiadas por governos estrangeiros ficam mapeando reservas indígenas e doutrinando os índios.
Nós sabemos quem são as ameaças à soberania da Amazônia e elas não partem de países do Oriente.

eliton
eliton
2 anos atrás

Qualquer coisa envolvendo dois países pode causar uma guerra mundial.

Dr. Strangelove
Dr. Strangelove
2 anos atrás

A invasão russa expos a incapacidade de suas forças armadas. Exercito de conscritos desmotivados, logistica horrível, força aérea incompetente. Isso trará muito mais problemas para o autocrata.Já se fala em 8 a 10 mil russos mortos em 10 dias de conflito, um numero insustentável. Agora o poder russo foi desmistificado para sua verdadeira ameaça principal, os chineses. Caso insista nessa burrice, Putin certamente destruirá a Ucrania, mas a um custo muito alto. A Russia se tornará uma Coreia do norte gigante, uma constante ameaça á humanidade.

Amaury
Amaury
Responder para  Dr. Strangelove
2 anos atrás

Claro….os europeus vão ficar sem gás russo, as cias. Aéreas vão aceitar ficar sem o espaço aéreo russo, as grandes multinacionais vão abrir mão de um mercado consumidor de mais de 140 milhões de pessoas, vão aceitar que o sistema financeiro russo fique atrelado ao chinês, etc., apenas para defender o mundo livre e democrático. Vai ser bobinho assim na Disneylândia

Luciano do Prado
Responder para  Amaury
2 anos atrás

Mas é exatamente isso que está se desenhando. O colega Stranglove foi muito preciso em sua análise, eu mesmo me surpreendi com as dificuldades das FA’s russas nessa guerra e certamente o mito do estrategista que o Putin carregou por décadas está caindo, já que provavelmente ele não previa essa dificuldade gigantesca na guerra, a rápida resposta do Ocidente e o pequeno apoio da China.

Dr. Strangelove
Dr. Strangelove
Responder para  Luciano do Prado
2 anos atrás

concordo contigo, Luciano.

Dr. Strangelove
Dr. Strangelove
Responder para  Amaury
2 anos atrás

A precariedade de seus argumentos e a necessidade do ataque ad hominem já demonstram quem voce é. Os estados ocidentais parecem ter acordado (ainda que tardiamente) para o fato de qua não se pode mais financiar seus inimigos. A teoria de que o livre comércio traria a democracia gradualmente à russia e China se mostrou um fracasso. Pelo contrario, fortaleceu as ditaduras nestes locais. Em outras palavras, se não segurarem a fera agora ficará muito mais caro no futuro.

Amaury
Amaury
Responder para  Dr. Strangelove
2 anos atrás

Eu sou uma pessoa que, tanto pela idade, como pela experiência corporativa sabe que o que está em jogo são interesses financeiros.
Não caio nessa de aceitar que a verdade seja a que nossa mídia passa. Te aconselho a seguir canais europeus sérios e verá que 90% do que acredita é pura propaganda.
Os russos devem estar sofrendo muito na Ucrânia, afinal não avançaram quase nada, não é mesmo? Os ucranianos estão se defendendo como nunca e perdendo como sempre.
10.000 mortos russos…vc acredita mesmo que se o número de baixas russas chegasse perto disso eles já não teriam tocado o terror de vez?
E se tiveram 10.000 baixas quantas teve a Ucrânia? Afinal só tomou pau até agora…
Criatura entenda uma coisa, são menos de 500 civis mortos em 10 dias. Mesmo os ucranianos, em especial seu governo, estando incentivando a reação civil e suas defesas usando os civis como escudo.
Mas vc, tolinho, acha que os russos estão massacrando os civis. Pq é isso que é mostrado. Não passa pela sua cabeça que são povos com mais afinidades do que inimizades? Não entende que se os russos atingirem seus objetivos os povos estarão unidos?
Se os russos cometerem atrocidades como conviver depois?
Já viu a proporção de civis mortos em outras guerras recentes?
Compare…
A questão é que o lindo, belo, justo e heróico mundo ocidental não financia seus inimigos. Ele financia a si mesmo. E a máquina de guerra gira, por baixo, 15% da economia europeia e 30% da americana.
O ocidente não tem inimigos. O Ocidente PRECISA ter inimigos.
A guerra acabando vão fazer uma ceninha e em 4 meses, no máximo, tudo volta ao normal.
Deixa de ser inocente.
Há 4 dias foram divulgados planos russos capturados e está lá. No planejamento russo a queda de Kiev é prevista para, no máximo, 15 dias. Estão dentro do que planejaram.
Mas se vc acha que o avanço é lento pq falta vontade e combustível, ok.
Os russos apenas deram um basta numa situação que para eles chegou no limite.
Vão sair dessa guerra com sua área de influência demarcada.
A Europa e os EUA vão fazer teatro, dar declarações e voltar a fazer negócios.
Simples assim.
A União Européia vai atrair mais alguns estados do leste e a OTAN vai estacionar sua expansão.
Ah mas então os americanos perdem? Óbvio que não. Os europeus vão aumentar seus gastos militares, veja que a Dinamarca já anunciou isso hoje, para 2 ou 2,5% e quem vende os equipamentos? Bingo…
Aumentam sua capacidade de exportar gás e usam o medo dos russos que eles mesmo criaram para vender mais gás para a Europa.
Sabe quem é o maior produtor mundial de gás amiguinho? Bingo de novo
Mas se vc quer achar que as grandes corporações ocidentais vão manter embargos contra os russos ok, direito seu.
Daqui algum tempo volte e me conte o que vai acontecer.
A Ucrânia será neutra militarmente falando. A União Européia vai continuar como está e a Rússia vai ser, paulatinamente, chamada para fazer parte do jogo.
Mas vc talvez seja do tipo que acha que os russos ainda são comunistas….rs.
Ditaduras meu caro nada tem a ver com ser amigo de A ou de B.
São questões culturais, religiosas, geográficas, históricas e, principalmente, econômicas que determinam isso.
Seu pensamento perde o sentido quando vc verifica que todos os países ricos do Oriente Médio são ditaduras da pior espécie e são atrelados à economia ocidental.
E vc não vê americanos e europeus criticando os árabes.
Entregando o petróleo, investindo no sistema financeiro ocidental e comprando armamento ocidental está tudo bem amiguinho.
Mas vai ver que a Arábia Saudita é menos ditatorial do que a Rússia e a China…
Mas continue no mundo maravilhoso do Bem contra o Mal.
É exatamente como querem que vc pense.

Heitor
Heitor
2 anos atrás

Não creio que o mundo se moveria militarmente pela Ucrânia.. Zelensky querer zona de exclusão já é demais. Quando foi dito que a Rússia certamente atacaria ninguém acreditou, falaram que não pode-se causar pânico e sei lá mais o que.. agora a OTAN fornece míssil, avião, daqui a pouco até os pilotos tbm, e a cerveja… Zelensky é muito tenaz mas faltou preparo…

Zeca
Zeca
2 anos atrás

Logo haverá uma crise de refugiados, não só ucranianos, mas tbem russos! A Finlândia relata o grande número de russos fugindo das sanções econômicas e da repressão do regime autocrático. E esse número não pára de crescer.

paulof
paulof
2 anos atrás

Uma hipótese que no futuro ocorrer seria a Moldova e a Geórgia tornarem-se membros e a Inglaterra retorne a a UE, ainda que Suécia e Finlândia entrem na OTAN, parece que a Europa se unirá não pela força de um país, mas sim por proteção de seus mercados e fronteiras.

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

Mais engraçado é ver minions adotando o mesmo discurso dos que eles dizem fazer oposição.

Talisson
Talisson
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

Se os conservadores (do mundo inteiro) perceberam que as potências ocidentais são lacradoras, incitadoras de black block, e que os verdadeiros conservadores se encontram na Turquia, Belarus, Russia, China, Israel, então enfim acordaram.
Veja bem que não tomei lado e apenas me referi ao conservadorismo, nem entrei no diversionismo esquerda/direita.

Flanker
Flanker
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

Exatamente. Escrevi o mesmo em outro tópico.

Antonio Cançado
2 anos atrás

Moldávia.

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
2 anos atrás

Um pouco OFF

Se alguém se interessar, o Instituto de Guerra Moderna de West Point fez uma discussão/análise sobre a situação na Ucrânia:

https://www.youtube.com/watch?v=zXEvbVoDiU0&list=TLPQMDUwMzIwMjK7SQC8FhA3KA&index=2

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Responder para  Bruno Vinicius
2 anos atrás

West Point? Fala sério cara!

Flanker
Flanker
Responder para  seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Qual o problema? Ninguém pode estudar e analisar o que está acontecendo? Por acaso deveria ser considerado apenas o que as academias russas dizem??

José
José
2 anos atrás

Só quero dizer isto.

É muito bom podermos falar a favor ou contra porque, vivemos em democracia mesmo que muitas vezes não concordemos com os que foram eleitos para nos representar.
Mas, os Russos esses, não podem falar, comentar, escrever, sem que sejam perseguidos ou detidos.

Talisson
Talisson
Responder para  José
2 anos atrás

Democracia é uma construção ocidental. Russos, chineses, árabes, vivem sem democracia há séculos, pra não dizer milênios. Gosto de falar o que penso, mas penso que certos povos dão valor a outras coisas primeiro.

Flanker
Flanker
Responder para  Talisson
2 anos atrás

Talvez esse povos “não deem valor” à democracia justamente porque não possam ter acesso à mesma.

WSilva
WSilva
Responder para  Flanker
2 anos atrás

Não é questão de dar valor, é questão de não fazer falta.

Pode ser que um dia eles tentem uma democracia, mas até o momento não faz falta.

Ted
Ted
Responder para  Flanker
2 anos atrás

Longe da democracia, as potências estão querendo a hegemonia

Ted
Ted
Responder para  Flanker
2 anos atrás

Se e quando dois subs lançarem 2 artefatos de nêutron sobre o estado do Arkansas e o Mato Grosso no Brasil. Detonados a 8 mil metros. O mundo saberá o que é a fome

Amaury
Amaury
Responder para  Flanker
2 anos atrás

Arábia Saudita, Egito, Emirados, Qatar, vários países da região do Sudeste da Ásia, podem ter acesso ao sistema de democracia ocidental e não o fazem. Há que se levar em conta aspectos culturais, históricos, étnicos religiosos, etc. Esse papo de acesso é conversinha pra boi dormir. E, lembrando, conversinha seletiva. O que impera são interesses econômicos de todos os interessados, principalmente as potências hegemônicas. O problema para os Estados Unidos é que dá década de 90 para cá imperavam sozinhos. Hoje têm, obrigatoriamente, que aceitar a China e a Rússia também. A primeira pela grana. A segunda pelo arsenal

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Meu caro, ele não deixa de ter razão em alguns pontos. Se a Russia tomar a Ucrânia (e irá!) com um ocidente de líderes fracos e midiáticos podemos esperar tudo do Putin. Darth Vader já é engasgado com a Polônia e outros países por conta da questão da UE e Otan e se começar a agredir outros países reações diversas poderão surgir pois já vemos, mesmo que comedidamente, a Alemanha e algumas ex-repúblicas da antiga U.Soviética ajudando a Ucrânia em diversos aspectos militares ou vcs acham que Javelins, NLAWs, Drones e outras munições estão sendo repostos como…
Já mencionei neste fórum que se o Putin não tiver uma saída razoável dessa crise que se meteu não terá nada a perder e poderá botar tudo e todos a perder pois quando caiu na armadilha de invadir a Ucrânia, deveria saber que era sem retorno…

Dr. Strangelove
Dr. Strangelove
Responder para  Henrique
2 anos atrás

A Polonia está muito mais bem preparada que a Ucrania. Alem do obvio ódio dos poloneses contra os russos. Seria uma nação inteira em combate. E a OTAN estaria envolvida. Seria a certeza quase absoluta de uma guerra mundial com uso de armas nucleares.

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Conhece paisinho sem vergonha?
Eu conheço.
Os EUA.

oglobo.globo.com/mundo/em-nova-frente-contra-russia-eua-vao-enviar-delegacao-para-caracas-diz-new-york-times-25420905

Agora querem comprar petróleo venezuelano.
Será que Maduro aceita?
Só para situar.
Os EUA importam da Rússia 10% do petróleo que consomem.

André Luís
André Luís
2 anos atrás

Viu, cadê aquela fragata britânica que passou nas águas territoriais da Rússia no ano passado? Ah? Cadê. Seria uma excelente oportunidade para os corajosos britânicos, defensores da liberdade e da democracia, demonstrarem apoio e suporte para a Ucrânia, não acham?

Hugo Martins
Hugo Martins
2 anos atrás

Esta guerra esta toda baseada em contra informações, e nas mais estapafurdias afirmações. Porque entrevistar um consul de um pais que não esta envolvido na guerra?
Consul de um pais de +- 2.000.000,00 com um PIB de 27 bilhoes de US$. A Modavia é o o pais mais pobre da Europa e talvez o mais sem importancia deles.Este tipo de noticia só serve pra desacreditar ainda mais esta situação toda em que o mundo se meteu.