Na impressa russa a guerra na Ucrânia não pode ser chamada de guerra
O governo russo apertou ainda mais o cerco sobre a mídia não alinhada ao Kremlin, proibindo neste sábado (26) que a guerra na Ucrânia seja chamada pelo seu nome. O termo aprovado é “operação militar especial no Donbass”.
Este foi o nome dado pelo presidente Vladimir Putin à invasão, em discurso gravado que foi televisionado antes de o sol nascer na quinta (24). Ele remete ao reconhecimento das áreas rebeldes pró-Rússia no leste ucraniano, a bacia do rio Don (Donbass), que pediram ajuda militar contra uma suposta agressão de Kiev.
Como se vê com tropas nas ruas da capital da Ucrânia e ataques em múltiplos pontos do vizinho, a guerra ultrapassa e muito o Donbass. Mas não para o Roskomnadzor, a agência reguladora de comunicações de Putin.
Em comunicado, ela afirmou a dez órgãos de imprensa que suas publicações seriam bloqueadas se continuassem a usar o termo guerra, declaração de guerra, ataque ou invasão. Receberam o aviso da batalha narrativa meios conhecidos, como a rádio Eco de Moscou, a Novaia Gazeta (novo jornal, em russo), a TV Dojd (chuva) e os sites Mediazona e The New Times, entre outros.
Além de bloqueios e empastelamento, há a possibilidade de multas chegando até 5 milhões de rublos (R$ 300 mil). Desde 2012, quando houve grandes protestos contra sua vitória para um terceiro mandato presidencial, Putin acelerou seu projeto em curso para tolher a liberdade de imprensa.
O instrumento principal é uma lei daquele ano, que permite ao Kremlin chamar de “agente estrangeiro” qualquer entidade, meio de comunicação ou indivíduo que receba fundos do exterior. Como durante as “revoluções coloridas” contra regimes pró-Rússia na periferia ex-soviética da Rússia tinham apoio do Ocidente, Putin suspeitou de um padrão e resolveu endurecer em casa.
Na baciada entraram institutos independentes de pesquisa como o Centro Levada, ONGs de toda sorte e vários meios de comunicação. A classificação permite multas incapacitantes ao gosto de auditorias consideradas intimidatórias. Vários se mudaram para o exterior, como o site Meduza, baseado na Estônia.
Hoje, entre os sobreviventes da mídia mais livre, apenas a Novaia Gazeta não tem o título, graças ao fato de ter acionistas russos e pelo prestígio de seu editor-chefe, o Prêmio Nobel da Paz Dmitri Muratov.
Na mídia majoritária, principalmente TVs e suas extensões na internet, a guerra é chamada como o Kremlin quer. Na rede RT, mesmo no serviço em inglês, linhas gerais do discurso de Putin são parte constante das chamadas ao pé das telas, como se fossem notícias do dia.
Não que a mídia ocidental tenha primado por isenção na cobertura, com sinais evidentes de viés pró-Casa Branca em diversos meios. Mas ainda não se tem notícia de censura objetiva comandada por governos do Ocidente contra quem fala algo diferente, embora o Kremlin aponte que as “big techs” como Facebook são linhas auxiliares dessa Guerra Fria 2.0.
Há outros sinais de controle maior das comunicações. Usando sinal de operadoras de celular, foi possível perceber nas ruas moscovitas também uma degradação da velocidade de aplicativos de redes sociais como o Facebook e Twitter.
Na sexta, a Roskomnadzor anunciou que estabeleceria limites ao Facebook porque a rede havia suspendido por 90 dias a conta da agência estatal RIA-Novosti, acusando suas postagens sobre a guerra como desinformação. Neste sábado, a rede ampliou a lista de entes ligados ao Kremlin sob sanção digital.
Na Ucrânia também há apagões de internet em curso, mas aí a responsabilidade é atribuída pelo governo a ciberataques vindos da Belarus, ditadura que apoia a Rússia na empreitadas.
Há uma reação em curso em vários estratos da sociedade russa contra a guerra, muito devido ao fato de que há grandes laços de sangue entre famílias dos dois países.
Celebridades, intelectuais e esportistas têm se manifestado, embora haja dificuldade de chegar às ruas devido à repressão policial que proíbe atos sem autorização prévia.
Na sexta (25), houve um ato menor em São Peterburgo, que foi dispersado. Na véspera, protestos em mais de 40 cidades resultaram em 1.800 detidos pela polícia.
Neste sábado, o Campeonato Russo de futebol começou a ver os efeitos da crise. No jogo que ocorrerá entre Dínamo de Moscou e o Khimki, os ucranianos do time não irão a campo: o zagueiro Ivan Ordets e o técnico da equipe, o ex-astro da seleção de Kiev Andrei Voronin.
— Consideramos desnecessárias explicações adicionais sobre sua ausência: é claro que, dadas as circunstâncias, seus pensamentos agora são sobre outra coisa — disse comunicado do clube. Há seis ucranianos jogando na Primeira Divisão, e nenhum russo na Ucrânia. Ambos os países são pródigos em brasileiros nos seus times.
FONTE: NSC Total
O que me chama atenção é que não vi esta comoção toda do ocidente quando invadiram a Síria e o Iraque!!! Ninguém se comoveu quando os neonazistas queimaram vivos mais de 100 pessoas(Ucranianos) pró Rússia em Odessa a 8 anos atrás, não houve matérias de comoção falando do genocídio que os neonazistas financiados pelo ocidente tem feito a 8 anos com o povo de Donbass. Ninguém fez matérias sobre o genocídio promovido pelo ocidente na Síria, Afeganistão, Líbia, Iraque na África e em tantos outros locais mundo afora…
A hipocrisia desse pessoal é engraçada.
Para eles, apenas a elite ocidental pode invadir países ao arrepio dos ditames legais e sair impunemente.
A defesa da lei e dos direitos humanos é sempre seletiva. Para eles, o Putin é um ditador malvado que deve ser excluído, mas tudo bem os EUA venderem armas avançadas para o príncipe da Arábia Saudita que manda matar jornalista.
Esses que agora pedem o apoio do Brasil para fazer coro contra a Rússia são os mesmos que adoram usar o país como bode expiatório quando querem usar a histeria ambiental para lacrar.
Vai aqui uma dica para os leitores da trilogia…
Dão uma olhada lá no SouthFront. Já aviso que tem um certo viés pró russo, mas, procuram dar um certo ar de imparcialidade relatando baixas e operações fracassadas do lado russo. E, isso é subsídio importante para você formar um melhor quadro do que de fato esta acontecendo.
Grato
Achei hoje uma expressao em ingles que expressa bem o que voces sao: “keyboard warrior”.
Governo intimidando a mídia por falar a verdade. Agora quero ver as russetes hipocritas sairem do sofá daqui e irem pra lá falar mal do governo.
EU DUVIDO!!!
Eu duvido você ir comprar uma água as 11h da noite em kiev.
Deixa de ser sínico…
Serviu o chapeu?
Late, deita, rola… muito bom hipocrita
Vai buscar o osso vai
O comportamento da imprensa america na querra do Iraque, em que as grandes corporações de comunicação divulgou a Justificativa para a Invasão do Iraquem foi motiva pelo que, pela a verdade? rsrsrs
O Pablo, deve ter esquecido de Julian Assange, fundador do WikiLeaks.
Agora tem que usar o erro de um pra justificar o de outro. O chapéu segue servindo.
Cínico*
Ha uma cegueira (canalha ou doentia) pra quem defende a Rússia (no sentido amplo e não só nesta guerra).
E a guerra tá dando uma aula:
1) Rússia está muito mal no domínio informacional. Censurando imprensa descaradamente e atacando estruturas humanitárias.
2) elevadas perdas de Bld. Guerra não é supertrunfo. CC, VBCI e VBTP arrasadas por mísseis AC. Cai a máscara de q os meios ocidentais são fracos e os russos não. Bld mal empregado e míssel AC bem empregado resulta nisso.
3) tropas completamente eliminadas, como frações dos paraquedistas russos. Guerra não é supertrunfo. Pcp pra quem não tem preparo de alto nível.
4) Assaltos aeromóveis e aeroterrestre sem evitar o contato e a luz do dia. Doutrina ruim, mal planejamento e pouco preparo.
5) elevado número de He e Aviões derrubados. Guerra não é supertrunfo, pcp quando o meio é empregado de forma equivocada.
6) colunas de Bld abandonados por falta de combustível!!!!!! Planejamento ruim!!! Amadorismo!!
7) rações vencidas há 7 anos!!!!!!!!! Falta de preparo e de planejamento e de gestão.
8) muitas imagens de russos mortos e meios destruídos. E o contrário em relação a Ucrânia. Domínios informacional da Ucrânia dando aula.
9) Elevado número de baixas pra um exército q vem de 3 direções, depois de ter feito concentração estratégica tranquila nos 3 pontos. Irreal desproporção na capacidade russa em relação a Ucrânia.
10) Guerra híbrida em todo seu espectro. Alta intensidade, baixa intensidade, ações cibernéticas, Op Psico, Com Soc, apoio descarado sem decoração de guerra, ações econômicas, Op Esp, tudo junto e misturado.
Não é defesa da Rússia, não vi ninguém dizendo que a invasão em si é correta. mas tem gente fazendo simples propaganda não análises, entender a realidade como tal.
existe uma limitação imposta pela superioridade numérica russa e as armas nucleares, a partir dai se pergunta: qual o grande objetivo da ajuda ocidental? prolongar a guerra? fazer o serviço sujo de derrubar o putin? Se matar? questionamentos
Uma guerra prolongada interessa a quem?
se o putin não cair faz o quê?
se a rússia empregar armamento nuclear?
É um joguinho muito sujo que estão fazendo e você não percebeu…
Bom, naondefendo putin. Leio muita coisa de Portugal, dos árabes, agora tv e vídeo de zap nunca Mas pensar em estratégia é um dos assuntos desse site. Será que ficar baixando ideia da internet vence guerra contra doutrinas? . Rússia não sai enquanto Otan não tirar armamento nuclear de uma Itália por exemplo. Vai exigir uma troca da otan tambem.
Vc comoveu os zumbis, antes eram um ou dois, se multiplicaram (devem ser hermafroditas) e agora passam 24hs repetindo a mesma coisa. O mais Hilário é o lema deles. Ninguém larga o….. de ninguém. Ou mexeu com um zumbi, mexeu com o cemitério!!
Lavrov hoje foi taxativo. ‘Já é hora de voltarem para casa
Segundo Lavrov, é “inaceitável” que os EUA tenham armas em território europeu e o Ocidente deve abdicar de instalações militares em áreas da União Soviética.
Como visto e reiteradamente dito aqui, o caldo entornou.
.
Inaceitável é essa guerra. Lavrov não tem moral nem para abrir a boca.
Tu nao vai falar mal do putin?
Ou vai seguir sendo a putin do putin?
Olha nos Sites da grande mídia no Ocidente tipo YouTube, The Wall Street Journal, The Sun, Le Fígado, CNN e etc se não escondem praticamente toda a destruição que os ucranianos estão tendo…
Pau que bate em Chico também martela o Jhon…
E, na verdade o governo russo através desta orientação quer deixar claro que sua luta é contra as entidades que hoje governa a Ucrânia que são totalmente anti-russo, e não uma “guerra” contra o “povo” da Ucrânia!
Eu sei que para admirador de regimes autocráticos isso pode ser difícil de entender, mas a Ucrânia é uma democracia, ou seja, seu governo é a representação do desejo do povo ucraniano. Em suma, uma guerra contra seu governo é também uma guerra contra o povo do país.
Meu caro Bruno,
compreendo perfeitamente sua colocação. Porém alerto para algo, não tenha como bússola para lhe mostrar o norte meios de comunicação como Sputinyk, Globo, Bandeirantes, CNN, The Wall Street Journal, The Sun e etc e etc… procure meios informativo alternativos. Porque digo isso?
Porque o “povo” ucraniano que escolheu esses mandatários não tem a menor ideia do jogo que seus governantes estão jogando. Em suma, estão sendo enganados pelas autoridades de dentro e de fora do país (no caso, países da OTAN). O povo não faz a menor ideia dos interesses alheios aos seus que sua terra natal está sendo exposta aos Lords War da Otan e agente da agenda 2030.
Estão sendo feitos de bobos, usados até o osso como massa de manobra. Assim como você e outros tantos no mundo todo. Porque não entendem de fato o que está se passando, acontecendo.
Grato
Meu Deus, os Illuminatis e os Maçons estão novamente dominando o Mundo!
Ta lendo muito Dan Brown.
“Porém alerto para algo, não tenha como bússola para lhe mostrar o norte meios de comunicação como Sputinyk, Globo, Bandeirantes, CNN, The Wall Street Journal, The Sun e etc e etc… procure meios informativo alternativos. Porque digo isso?”
Mais um adepto do “Tião do zap zap”
Sai do armário!
O que quer é um povo submisso às suas ordens…
Mas para quem o bem estar do povo não me parece que uma guerra seja a melhor escolha…
Acho que ser bombardeado não faz muito bem à saúde mas isso sou eu a especular…
É certo que a proteção da liberdade de expressão não é suficiente para assegurar a participação popular no debate político, pois os direitos fundamentais efetivam-se de modo interdependente: a eficácia de um direito fundamental depende da eficácia dos outros poderes, como o Judiciário e o Legislativo, que por acaso o Presidente da Ucrânia em vídeo metralha o Legislativo, o que falar do Judiciário e só ler as cronicas dos jornais sobre a Ucrania.
Presumir que um país em guerra e alvo de invasão consegue ter as suas instituições a funcionar em pleno já é algo de anormal…
A lei marcial foi declarada mas mesmo assim deve ter mais liberdade de imprensa na Ucrânia do que na Rússia.
E é por issi que estão usando bombas de fragmentação contra a população cívil?
Tô tentando vasculhar algum vídeo de tropas russas no YT e nada. Só vídeos aos milhares de Drone Ucraniano, comboios russos destruídos, e heróis Ucranianos. Fora a piada que e esse tal de Ghost of Kiev que supostamentejá abateu 6 aeronaves russas, mas ninguém sabe quem é.
Enquanto isso um comboio de 27 km batendo nas portas de Kiev.
Exatamente meu caro Paulotd
O que a grande mídia tipo YouTube, Globo, CNN, Le Fígaro e etc está fazendo é incutir uma narrativa na cabeça do povão que apresente os russos como os grandes vilões da história.
Livrando a pele dos agentes das trevas que são os governos globalistas esquerdistas dos EUA e nações europeias, agentes da famigerada agenda 2030.
E, na verdade estão conseguindo enganar meio mundo.
Grato
Tá, tá ,tá , mas e os Ucranianos??
Larga de ser covarde, nessa sana de criticar o ocidente. Seja homem e fale sobre os Ucranianos. Só tem um país invasor (dois se os bielorussos entrarem) e um país invadido.
Larga de ser pilantra, incluindo essa questão Rússia X Otan pra uma questão que virou Rússia X Ucrânia.
Felipe Moraes e os demais…
Meu caro,
querendo você enxergar ou não desta forma, a realidade é que está havendo uma luta do bem contra o mal. É isso que está acontecendo.
O assunto é bem complexo e, apesar da sua falta de educação vou dar umas pinceladas para que consiga pegar um pouco o fio da meada!
É terrível os russos terem que chutar a porta dos seus co-irmãos ucranianos? É sim! Mas, não tinham outra alternativa, já que as entidades governamentais hora no poder na Ucrânia se fizeram de cegos e surdos para com as legítimas colocações do governo russo.
O que ocorre é que a grande mídia está fazendo um trabalho terrível de desinformação com uma narrativa que não expõe quem de fato são os verdadeiros vilões nessa história.
E, na verdade os grandes vilões são os governos globalistas de esquerda instalados no poder ao redor do mundo e que estão sendo capitaneados pelos canhotas do atual governo dos EUA
Estes são agentes da famigerada agenda 2030 que querem transformar o mundo segundo suas ideias ideológicas. A OTAN hoje faz parte dessa engrenagem e a Rússia é a grande pedra no sapato dessa gângue das trevas. Para estes, essa pedra precisa ser esmagada para atingirem completamente seus objetivos.
Para isso almejavam entupir o grande vizinho da Rússia, a Ucrânia, com toneladas e mais toneladas de sistemas de armas de ataque para conquistar uma vantagem TATICA e ESTRATÉGICA frente a mesma. Era o xeque-mate nos russos a entradada da Ucrânia na OTAN. Desta forma a OTAN seria capaz de atacar com mísseis balísticos ou não toda a extensão do território russo, e ainda negar com seus sistemas anti-mísseis implantados na Ucrânia, qualquer contra-ataque de mísseis russo.
Desta forma para a massa humana no Ocidente não perceber realmente a verdade do que está acontecendo, esses governos e entidades globalistas mentem descaradamente, criam êngodos, usam de promiscuidade, leviandade, velhacaria, disseminam insanidades, injustiça nos quatro cantos do mundo. E tudo isso com o apoio da esmagadora maioria das grandes mídia. Que faz eco as narrativas e ideias ideológicas dessa gângue globalista.
É tanta desinformação que a maioria das pessoas no mundo hoje vivem alheias a realidade do que de fato está acontecendo. O seu caso!
E, infelizmente é essa a triste realidade. Por conta dessa cegueira coletiva haverá choro e ranger de dentes nos quatro cantos da terra.
Grato
A grande verdade é que essa não é uma guerra de um vilão chamado Putin que ser terra e dinheiro, isso e o que fala a agenda globalista.
A verdade é que um país que 30 anos atrás era território da USSR, derrepente virou aliada ao ocidente, através de mecanismos de guerra híbrida. A ponto de querer colocar ICBMs da Otan em seu território. Qualquer míssil meia boca atinge Moscou, sem tempo de resposta.
A reação do Putin é defensiva. Ele quer a Ucrânia no mínimo neutra, e ele vai usar as forças que dispõe pra isso.
Lacrador europeu e Joe Bife não entendem isso
Agenda de lacradores também quer tomar a Amazônia e transformar em território internacional. Seria a maior vitória deles na área ambiental. Olho grande bobões manipulados.
Globo está ganhando muito dinheiro pra manipular. Globo, YT e a mídia demoníaca.
Meu Deus, é cada doidao..kk
Paulinho, “a grande verdade” , a grande conspiração da guerra híbrida, foi que milhões de ucranianos
que emigraram para UE começaram a enviar bilhões de euros de remessas para as próprias famílias na Ucrânia. A grande verdade foi observar o vertiginoso crescimento da Polônia, enquanto no país deles o único crescimento vertiginoso era aquele da fortuna dos oligaracas ligados aos interesses russos .
PAULINHO, tira o chapéu de alumínio. A União Européia faz a aparecer a União Eurasiática- a alternativa russaa- por aquilo que é : a desesperada opção de sistemas falidos sem perspectiva.
Quanto ao papo de ICBMs, não vale a pena nem comentar
Que países Europeus têm ICBM’s?
E não foi de repente que se virou para os países ocidentais e não foi o único, foram dezenas de países. É mais fácil enumerar o país que não se aproximou e esse é liderado por um ditador…
Quem colocou mísseis balísticos na fronteira foi a Rússia e há já algum tempo.
França e Reino Unido possuem ICBMs. Até os Tornados Alemães podem carregar ogivas nucleares táticas da Otan.
O próprio presidente da Ucrânia disse que aceitaria bases da OTAN indiscriminadamente em seu território. Como disse, cutucaram a onça com vara curta. Botaram esse pau mandado que não entende nada de política pra comandar um país estratégico na geopolítica internacional.
Se deixassem como estava era questão de tempo até ter bases da Otan e ICBMs, fora o fato que uma parcela significativa da população é pro Rússia
Não sou a favor de guerra e não gosto de ditadores, mas a mídia de lacradores tá mentindo demais nessa história toda. Putin foi provocado e não foi pouco não
Qanon; Putin/ Trump guerreiro da luz; trevas; globalistas; conspiração…
Advertência: use seus chapeu de alumínio antes de ler esses comentários.
A mídia ocidental, ohh grande mídia ocidental.
A mesma que lembra todo ano Tiananmen e Holodomor, mas esconde a todo custo o genocídio dos índios norte americanos.
A mesma que lembra todo ano das atrocidades nazistas mas faz vista grossas das atrocidades japonesas na Ásia.
A mídia ocidental retratada como imparcial e democrática flerta com uma ditadura, só vale postar aquilo que lhe interessa.
rs
“Livrando a pele dos agentes das trevas que são os governos globalistas esquerdistas dos EUA e nações europeias, agentes da famigerada agenda 2030”
Kkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkk que viagem, quase fiquei com pena do Putin agora, é tudo culpa da “sociedade opressora mundial patrocinada pelos discípulos do Che Guevara e pelo serviço secreto de Papua Nova Guiné “
Rapaz, guerra tem lado. Mídia tem dono.
Quando fiquei sabendo disso, ri muito. Não é só o termo guerra, tem outros termos que uma jornalista da CNN Brasil citou.
O pior é a cara daquelas jornalistas do Sputinik, da RT e outras emissoras fantoches, fazendo cobertura jornalística com o sorriso no rosto e elogiando o governo. Essas coitadas estão para o jornalismo assim como a menina que se mostra no TikTok para ganhar views está para a prostituição.
Na fase certa, a OTAN poderia prover na surdina os meios para que o exército ucraniano fizesse uma operação de resgate num desses presídios russos de moscou que tenha muito manifestante e abrir as trancas. Seria o início do fim do regime do Czar.
Será que o Czar já aceitou o convite pra jantar na casa do general hoje? Tem suquinho do Abel pra ele 😎
E o interessante desse ABUSO AUTORITÁRIO do Putín, é que isso já acontece aqui no ocidente por parte da mídia tradicional em CONLUIO com certas instituições públicas que não vou dar o nome.
Então é o famoso ditado popular: “é o sujo falando do mal lavado” que estamos vivendo nesses tempos estranhos, onde vemos mídia tentando calar outros meios de mídia.
E só pra deixar claro, eu sou a favor da LIBERDADE de todos os lados, já temos no ocidente mecanismos para processar quem extrapola esses limites, qualquer coisa além disso como prisões, investigações, censura, sem o processo e o JULGAMENTO legal, é AUTORITARISMO, e quem defende esses atos vai COLHER O QUE PLANTOU no futuro.
Essa é a democracia que muitos querem aqui !!
Alguém avisa pro Tonho da Lua que a China acaba de puxar o tapete da Rússia na ONU:
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/integridade-territorial-deve-ser-respeitada-diz-embaixador-da-china-na-onu/
A China precisava de um balão de ensaio para testar uma invasão, e achou o troux@ do pudim pra pagar o pato.
Parceria firme essa!
Não sou um grande fã da China, mas admiro o pragmatismo e o respeito aos próprio princípios que os chineses têm. Nisso são sem iguais.
Belos princípios estes, cheios de valores, principalmente nos campos de concentração dos Uighurs.
Eu disse que admiro o respeito aos próprios princípios, isso não quer dizer que eu admire os princípios em si. Como eu disse, não sou muito afeito ao governo chinês.
Puxar tapete?
CNN?
Daqui a pouco vai mandar um link dos Pingos nos Is. rs
Quer mesmo a verdade? Aqui está:
https://www.globaltimes.cn/page/202202/1253467.shtml
Fonte primária é o que interessa.
Ambas tem um inimigo em comum que está batendo na porta dos dois , o mesmo que no futuro poderá ser inimigo do Brasi
Silva, o nome disso é pragmatismo chinês. Agradam ao Ocidente condenando a invasão ao mesmo tempo que lucram com uma Rússia sem muitas opções de parceiros comerciais. Do ponto de vista moral é absolutamente questionável, mas eles são um governo e governos precisam colocar as estratégias geopolíticas da nação em primeiro plano.
Não tenha dúvidas de que se o governo chinês achar que pode ser prejudicado por não aplicar sanções, mudará de ideia com um enorme sorriso no rosto e em tempo recorde.
Quer dizer que a ONU não é fonte confiável?
Discurso protocolar.
Ninguém puxou o tapete de ninguém, é muita inocência achar que a China vai abraçar publicamente toda a causa russa e bater de frente com as Nações Unidas nesse momento.
China passa a ser o porto seguro da Rússia em tempos de sanções comerciais, se a China sofrer sanções do ocidente, quem será o porto seguro de China e Rússia?
Essa sinuca é fácil de resolver, se faltar dinheiro, o Putin pode começar a vender armas nucleares. Líbia, Iran, Iêmem, Venezuela pagam bem.
Protocolar?
Pare de malabarismos WSilva, tenha dó!
Até a histórica neutralidade Suíça condenou a aventura do pudim na Ucrânia.
A situação tá russa (e muito solitária) pra pudim.
Sim meu caro, protocolar.
A China não pode publicamente apoiar toda causa russa nas Nações Unidas pois estaria dando voz a favor dos separatistas em Taiwan. Na verdade é um discurso muito inteligente da China pois esses que estão utilizando o discurso chinês para dizer que a China ”puxou o tapete” da Rússia, terão mais tarde que aceitar a reunificação de Taiwan.
”Integridade territorial deve ser respeitada”
O que é Taiwan é para as Nações Unidas? Acertou, parte da China.
É uma questão complexa, a turma em Donbass e Lugansk querem se unir a Rússia, mas o ocidente prega que Donbass e Lugansk são da Ucrânia, ora por que o ocidente não prega a mesma coisa para Taiwan-China?
A resposta é simples, Taiwan está sendo usado pelos EUA para minar a China.
Só lembrando que a Índia deve seguir o mesmo caminho da China, não sei se o embaixador da Índia já discursou, mas a Índia tem a questão da Caxemira e num nível mais alto o Paquistão, se Índia publicamente na ONU for a favor de separatismo estará fazendo um autogol.
“mas o ocidente prega que Donbass e Lugansk são da Ucrânia”
Eu acho que aqui vc se equivocou, meu caro W. Foi seu Putin que, em 2014, assinou um documento chamado protocolo de Minsk, admitindo isso que vc escreveu, e se comprometendo a não invadir, nem alterar o status de ambas as regiões.
NÃO foi o ocidente, portanto, não invente.
”NÃO foi o ocidente, portanto, não invente.”
O ocidente diz que Donbass e Lugansk é território russo, mas eles querem se unir a Russia.
Taiwan é EXATAMENTE a mesma coisa. Se o ocidente quer manter Donbass e Lugansk unido a Ucrania, tem que apoiar a ideia de que Taiwan pertence a China.
Cara, olha que coisa mais sem lógica. De um lado tem o vídeo do embaixador chinês se pronunciando na ONU, pronunciamento este que foi transmitido ao vivo em vários veículos. Aí o cara fala ..”você confia nisso aí?”. Você confia nesse vídeo ao vivo do cara falando?? Tem que confiar nisso aqui…aí manda um site chinês que vive de fazer propaganda pro regime chinês. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk mano, que piada velho. Não sei como vocês conseguem se levar a sério.
Você não entendeu nada.
Você queria que a China falasse o que?
”Sim Sr.EUA, estou com você CONTRA a Rússia, já esqueci a guerra comercial que você iniciou, já esqueci do seu apoio a separatistas em HK nos quais eu botei na cadeia, e Taiwan cê tá ligado que é meu né mas vou aceitar a independência deles por vocês, tá tudo tranquilo, o que importa agora é que sou EUA até a morte contra a Rússia.”
PELO AMOR DE DEUS. rs
Esqueça o que o embaixador chinês disse na ONU, aquilo ali é a China pagando de bom moço, infelizmente é necessário, a atitude chinesa real está ali no link que mandei.
Aliás, coloque aquele site nos seus favoritos, coloque esse também (versão em chinês mandarim https://www.huanqiu.com/), é por aí que você vai ter acesso a fonte primária sobre a China.
Você tá roça se aprender sobre China através dessas porcarias de CNN, BBC, Pingos nos Is, Jornal Nacional, Terça Livre etc
Fala mal da CNN e manda link de um jornal chines!
Brasil pode ser tudo, mas a imprensa ainda e’ livre de interferencia direta do Estado.
Falar mal da CNN Brasil e usar como contraponto jornal chines e’ dose.
Meu Deus do céu!
Você sabe o que é fonte primária?
Você quer estudar a história do Corinthians lendo site do Palmeiras?
É isso que você faz ao tentar entender a China através dessas porcarias ocidentais.
Novamente, voce esta comparando uma CNN que atua com liberdade e um jornal chines. Voce disse verdade, mas qualquer coisa que seja sob politica da china e escrita por um jornal chines e’ suspeito.
”mas qualquer coisa que seja sob politica da china e escrita por um jornal chines e’ suspeito.”
É suspeito para quem defende os interesses ocidentais.
O jornal chinês vai defender os interesses da China.
Se você não tiver acesso a fonte primária seu entendimento sobre China será os interesses dos ocidente sobre a China e não os interesses chineses sobre a China.
É fundamental ter as duas versões, qualquer pessoa que não concorde com isso é no mínimo desonesta.
É … parece que “deu ruim” pro Putin:
Rússia enfrenta colapso financeiro enquanto sanções atingem sua economia
https://www.cnnbrasil.com.br/business/russia-enfrenta-colapso-financeiro-enquanto-sancoes-atingem-sua-economia/
O coitado acha que a China ė amiga da Rússia! Hahahhahahahahaha
Amigo?
Outro iludido achando que existe amizade entre países… rs
A China considera Taiwan uma província rebelde, que faz parte do seu território. Logo, sua integridade territorial deve ser respeitada e a resolução de assuntos internos (conquista de Taiwan) não deve receber interferência externa. A China falou da China, não da Ucrânia.
.
O PCCh deve estar comemorando dia e noite a cagahdah que o Putin fez na Rússia, torcendo por mais e mais caos. Uma Rússia fraca e isolada, é vantajoso para a China…
.
No mais: Taiwan NÃO É uma prioridade da China no momento. A prioridade, é conquistar influência global. Ou seja, ter o poder de influência que os americanos tem. Uma ação militar contra Taiwan, isolaria a China de hoje.
Bardini, concordo plenamente contigo: no momento, Taiwan não é prioridade alguma para a China.
A única prioridade da China, no momento, é sua carteira. Estão contando cada centavo, de olho na queda brutal do Rublo e das ações russas e, quando estiverem a preço de banana, entrarão comprando senão TODAS, a maioria das empresas russas. E, se possível, comprarão também a maioria da dívida soberana russa.
E assim, com quase nenhum esforço (sem nenhum tiro disparado), se tornarão donos da Rússia.
Não é lindo?
E ainda tem gente que chama o pudim de enxadrista.
Isso sim será um passeio!
https://www.bbc.com/news/world-europe-60558731
Exatamente como eu vinha falando. Os russos se aliaram aos nazistas para dividir a Europa e tomaram no brioco. Tiveram que pedir ajuda aos malvadões ocodentais.
Agora, se alinharam com a China mas logo logo Haishenwai voltará ao controle chinês.
Já, já aparecem as teorias conspiratórias, dizendo que a CIA implantou um agente como conselheiro de pudim, que forçou a Rússia a essa guerra, ou falsificou a comunicação com a China, etc.
Papo furado.
A Rússia se colocou, sozinha, numa posição impossível. Ela que pague (com juros) por essa trapalhada, nas próximas gerações, e não ponha a culpa em ninguém, muito menos no ocidente.
O enxadrista é um destrambelhado, que fica exponencialmente mais perigoso, à medida que afunda nesse lamaçal (criado por ele)
Haishenwai não é importante para a China.
Taiwan e o mar do sul da China sim.
O bicho vai ficar feio também para a Mongolia que deverá ser totalmente anexada ao território chinês a medida que a China ganha força, até porque os mongóis que vivem na China hoje(Mongólia interior) vivem melhor que os compatriotas da Mongólia(país).
”quando estiverem a preço de banana, entrarão comprando senão TODAS, a maioria das empresas russas.”
Ninguém pode comprar todas as empresas russas, nem mesmo o estado russo. Existe uma porcentagem a ser respeitada.
Esqueça essa mentira de que a China está comprando empresas do mundo inteiro e território a preço de banana, isso é apenas propaganda, não há como comprar tudo, você compra apenas parte de empresas ou ganha o direito de explorar território X ou Y por X anos através de acordos win-win.
O mundo de hoje funciona assim, nos tempos colonialistas era muito mais fácil, bastava chegar com os canhões e pronto.
Ah, então vc acredita que a China vai fazer o que, “caridade”?
Ajudar um “parceiro” ?
A China vai fazer os negócios que a Russia permitir. Ninguém vai apontar arma na cabeça de ninguém.
A Rússia é uma ditadura, não entendi a surpresa pela matéria. Alguém realmente acha que existe liberdade na Rússia? Acham mesmo que lá teria sites como o Naval, Forte e Aéreo criticando e elogiando o governo, fazendo as pessoas questionarem? Ditadura é terrível, vivemos isso aqui no Brasil, quem é mais velho lembra bem, nos concursos sequer havia redação.
Normal, típico de países ditatoriais e tem gente aqui que bate palminha porque no dos outros é refresco ….
Esse Joe Bife é muito fraco. Trump não ia fazer nada também, mas ao menos ia fazer escarcéu tocar o terror um pouco e apontar os minuteman direto pra Moscou, filmando com o iPhone dele e postando no Twitter.
Trump? Só um bloqueiro riquinho de mídia social.
Só esqueceu que Trunp negou a venda de Javelins para a Ucrânia. Ninguém sabe o que podia acontecer, mas provavelmente seria pior para a Ucrânia.
Ainda bem que Lumpa Lumpa foi reeleito só na sua cabeça.
Militares russos buscam abrigo (inclusive abandonando os blindados) ao serem alvejados pela artilharia presumivelmente ucraniana.
https://twitter.com/Belloteminat1/status/1498390668485537793?s=20&t=izmat3Ftic4Zaf5wGwNHKw
Essa é a questão, só mostram a vitória de um lado e nunca do outro. Recebi por grupo do telegram um vídeo de vitória russa, finalmente! Eita mídia manipulada.
Se a Rússia estivesse perdendo ia estar entrando essa coluna de 27 km em Kiev?Olho grande bobões
Em termos de questões internacionais…, nosso filhote de Mussolini não acertou nenhuma até agora.
É um trapalhao agourento.
Eleger Mr. Bean teria sido mais acertado.
Moraes, fachin e barroso tem tendências a serem putins.
Amiguinho, aqui é o Fórum da Trilogia. O grupo do Tiozão do Churrasco fica em outro app, lá no Telegram.
Mais fake news que a imprensa ocidental é impossível. Quem tem se informado pela rede globo e CNN acha até que a Ucrania está ganhando a guerra. Zelensky tem sido pintado como grande herói patriótico mas é um irresponsável que botou seu país em uma guerra que não tem a menor chance de vencer. Ainda armou civis sem nenhuma instrução de combate pra morrer. Tem video de uma bobona em um carro jogando um coquetel molotov em um blindado russo, a garrafa quebra e a roupa dela pega fogo. Zelensky é um irresponsavel mimado pelo ocidente.
Como bem dito em discurso na ONU:
Se a Rússia parar de lutar… a guerra acaba;
Se a Ucrânia parar de lutar… a Ucrânia acaba;
Sutil a diferença
Vi uma entrevista de Salvador Raza, professor de defesa, que disse que a capacidade ucraniana dura só mais dois dias. Segundo ele, em duas semanas o custo humanario chegará a 1 Bi de dólares e ninguém vai quere assumir essa conta. Se isto confirmar será dramatico.
Os ucranianos nao tem opcao, tem que se defender nao importa o custo. Como a historia mostra, nao tem coisa mais dificil que ocupar uma democracia. Mais cedo ou mais tarde, o custo da ocupacao se torna alto demais.
Ele falou em termos de manutenção da ajuda aos refugiados e a cadeia de envio de armas. Quem paga por isso?
A OTAN representa 1/2 do PIB mundial. Se há alguém capaz de pagar 1 bilhão de dólares como se fosse nada são os países da Aliança.
Cadê o tonho pig ? Ops rei ?…rsrsrs vamos ver quem é o imperio de mentiras …vai ser lindo ver os melhores combatentes “slav” lutar contra os Anglos -Saxões …
E lançando foguetes de saturação em áreas civis.
Um aviso ao tonho rei ?, a China e Taiwan serão os próximos…vai ser lindo o cerco dos Anglos Saxoes , os melhores combatentes do mundo , e , sem medo de serem felizes…..rsrs ….pelo fim do colosso nórdico. Com armas nucleares ou não, a Rússia deve ser riscada do mapa.
Curiosidade, paira no ar a duvida se Kiev consegue receber material com o cerco Russo.
Dois dias atrás Elon Musk informou que enviaria para a Ucrânia antenas do starlink, operadora de internet por satelite, de graça.
Acabei de ler um tweet de agradecimento de um usuário em… Kiev, considerando que a antena vem em una caixa de tamanho consideravel da pra dizer que logística esta funcionando incrivelmente bem, dois dias para algo do tamanho de uma TV ate o cerne do conflito, impressionante!
Se funciona com antenas de internet deve funcionar com javelins!
Imagino que se a UE está doando aviões a Rússia está longe de dominar o espaço aéreo Ucrânia e ainda mais as estradas no oeste e sul.
Esse domínio aéreo que não parece atingir o país todo tem tudo para ser temporário, o investimento ocidental nessa luta parece estar longe de atingir seu pico, quanto mais a Ucrânia se mostrar capaz mais vai receber equipamentos!
Slava Ukraini!
O mais importante é que informações numa guerra real são como o icebergs: só se vê uma pequena porção, acima da superfície.
Se estão divulgando essa doação, devem estar passando 100x mais, por debaixo dos panos.
E o tempo passando…
Tic Tac…
Na verdade não há o que se criticar da censura russa tendo em vista a censura que se tornou normal no Ocidente dito democrático, principalmente nas mídias sociais que ousam ir contra a “verdade científica”, a nova teologia profana inquestionável e incapaz de errar.
Vivemos em tempos que fariam George Orwell ficar espantado. O duplipensar e o crimepensar são fatos hoje.
Na própria trilogia há de se escolher palavras para não ser censurado mesmo quando elas não são ofensivas e como toda censura é injusta porque os censores como todo cidadão tem lado. O que vale para um lado não vale para outro. Há sempre mais tolerância por quem pensa igual ao censor mesmo que este se declare imparcial.
Vida que segue!
Sempre vejo o portal das agências Tass e Rt, Bom, no jormal do exército americano falam da necessidade de arrasar cidades inteiras, tática deles tambem. Será esse o passo atual?
Fotos mostram obuseiros russos entrando, alguem sabe onde, pois mídia só fala de Kiev, da fronteira.? Se é
RT e Sputnik canceladas na UE por propagarem mentiras e na Rússia obrigam a mídia ao vocabulário permitido. Imprensa livre perdendo de todos os lados. Aqui também vai rolar com a eleição do próximo energúmeno em chefe. Glenn Beck tem dúvidas a respeito do que está brotando: como os Russos deixaram a Zelensky a mais ampla liberdade comunicacional quando os provedores de internet na Ucrânia são russos e esses são craques em guerra eletrônica anti C3? Bom, vamos apreciando o teatrinho sangrento até a prima donna avançar da coxia à ribalta.