Bolsonaro defende posição de ‘equilíbrio’ sobre guerra
‘Deixo claro que o voto do Brasil não está definido ou atrelado a qualquer potência’, afirmou presidente em entrevista coletiva sobre o conflito entre russos e ucranianos
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (27) que a posição do Brasil sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia deve ser de “equilíbrio”, após lembrar que “para nós, a questão do fertilizante é sagrada”.
O Brasil importa mais de 80% dos fertilizantes utilizados na produção agrícola, e tem parceria comercial com os russos, um dos maiores produtores do insumo no mundo.
“Para nós, a questão do fertilizante é sagrada. E a nossa posição, como acertada com o ministro [das Relações Exteriores] Carlos França, bem como o senhor Ronaldo [Costa Filho, embaixador do Brasil na ONU] que nos representa no Conselho, é de equilíbrio. E nós não podemos, ao interferir, se bem que nós queremos a paz, temos uma colônia de ucranianos muito grande no Brasil, mas não podemos trazer consequência para cá”, afirmou o presidente.
Bolsonaro disse ainda que “nós não vamos tomar partido, vamos continuar pela neutralidade e ajudar no que for possível em busca da solução”, afirmou Bolsonaro”.
Segundo Bolsonaro, é preciso ter “muita responsabilidade, porque temos negócios especiais com a Rússia, o Brasil depende de fertilizantes”.
“Estive há pouco conversando com o presidente [Vladimir] Putin, mais de duas horas de conversa, tratamos de muita coisa. A questão dos fertilizantes uma das mais importantes. Tratamos do nosso comércio e, obviamente, ele falou alguma coisa sobre a Ucrânia, que me reservo, como segredo, de não entrar em detalhes da forma como vocês gostariam.”
A conversa com Putin a que Bolsonaro se refere ocorreu durante a visita do presidente brasileiro a Moscou há dez dias, segundo o Itamaraty.
O chefe do Executivo alegou ainda que a posição brasileira no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) é livre e não está atrelada a nenhuma potência mundial.
FONTE: CNN Brasil
Não concordo em muita coisa que Bolsonaro faz e pensa; mas, nesse caso específico, ele está correto! Temos que manter a neutralidade, até para, se for o caso, ajudar numa negociação futura.
Temos que manter distância daquilo lá, e não tiro a razão dele porque a coisa lá tá pra lá de confusa. Quem sabe já entrando no quarto ano de mandato o Presidente aprendeu a separar a ideologia dele dos interesses do Nosso Estado.
Demorou,mas aprendeu.
E espero que continue assim.
Como dizem ema,ema,ema cada um que resolva seus problemas.
Continuemos sendo o anão diplomático e olhando para os problemas e interesses do Brasil.
Irônico pensar que, justo agora que o mundo inteiro se posiciona de forma contundente, o louco decide ser pragmático
É a politica do pênis pequeno, tão inseguro mas tão inseguro que precisa fazer esse tipo de bisonhice para contrapor o Mourão, o próprio vice… o presidente é patético!
Curte manjar pênis dos outros?
Esses gados… Se fosse o trump tava agarrado nas b#l@s dele apoiando o que fosse, mas já que é o Biden, virou brother do Putin!
Que comentário infeliz
Mas é, ele é o tipo de cara que se for jogar bola e receber a camisa 24 da piti, ego frágil, masculinidade fragilissima com necessidade de autoafirmação constante para se sustentar, não me surpreenderia se ele comprasse um caminhão monstro daqueles que parecem movidos a carvão pra ficar andando na esplanada… penis minúsculo e disfuncional, ali é caso de estudo para quem gosta de Freud!
Ele é falto de inteligência, todavia compreendeu o que está em jogo. O agro brasileiro responde por 20% da produção mundial são milhões, bilhões de pessoas, sem falar dos dólares e empregos gerados no país. Tem que ficar quieto mesmo.
Louco? Você sabia que o Brasil depende da Rússia para ensumos de fertilizantes??? E o Brasil, não pode ter nem sequer uma posição minimamente independente?? Mas você pode fazer algo. Sobe em um avião e vai pra Ukrania…
Independente. Ver um país sendo invadido por outro e ficar em silêncio.
Lana, entre países não há qualquer relação de amizades, só, e somente só interesses. Se tal contexto, à luz da moral comum, pode ser questionável/deplorável, quando se trata de países, o que valerá é o referencial do país em questão.
Logo, para o Brasil, criar um contexto prejudicial nas relações russo-brasileiras significa inviabilizar a produção de gêneros alimentícios não só para os brasileiros, mas para uma parte considerável da humanidade, só destacando que a Rússia produz 30% de toda a demanda mundial de fertilizantes.
Pensamento de covarde! Gente que pensa assim jamais terá postos de responsabilidade.
Deixa invadirem o Brasil para ver se você manterá esse discurso raso da idade da pedra.
Lana, não é pensamento de covarde. É pensamento de quem tem décadas nisso. Vou tentar ajuda-lá, vamos criar um caso hipotético.
Vamos supor que a UE e os EEUU, acusassem o Brasil de destruir de forma bárbara a Amazônia, embora os interesses desses grupos fossem comerciais. Diante disso, a sociedade desses países fossem instigadas a exigir uma atitude duríssima dos respectivos governantes. Com isso, UE e EEUU entram em acordo e sancionam o Brasil. Entretanto, com o passar do tempo, e pelo fato do Brasil ser responsável por alimentar 20% da população mundial (próximo a 1,7 bilhões de pessoas); as sanções não estão surtindo o efeito requerido. Sendo assim, o referido grupo de países resolvem invadir o Brasil via Guiana Francesa para cessar a devastação da Amazônia.
Diante disso, o Brasil foi buscar apoio na Rússia e na Ucrânia. Porém, as respostas que recebeu foram essas. A Rússia responde; “Brasil, gostaria de apoia-lo, contudo não posso, pois, 40% dos meus recursos financeiros vêem da Europa, como o “amigo” sabe, minha economia gira em torno da indústria de energia (petróleo e seus derivados, e gás natural); isso sem falar que praticamente toda minha produção agrícola exportável vai para UE.” A Ucrânia responde; “Brasil, gostaria de apoia-lo, contudo não posso, pois, tudo que produzo 90% dos produtos que exporto tem destino a UE (produtos agrícolas, principalmente trigo), nem sequer tenho indústria nacional, todas as grandes empresas nacionais, não são nacionais, e sim, empresas estrangeiras com negócios no país”.
Bem-vinda ao planeta Terra, assim são os terráquios e isso não é idade da pedra.
ele disse que se algo acontecer ele vende a casa dele para subsidiar os fertilizantes. kkkk
Isso não é ele meu caro, com certeza essa recomendação vem da diplomacia brasileira e ou os conselheiros dele.
Utilizaram ele apenas como “porta voz” do país!
Tomou um chá de Itamarati.
Tem rumores que cada vez que fala sobre o assunto está de ponto eletrônico. Ele não sabe ler.
Ele sozinho não decide nem se vai ao banheiro.
A não ser claro, torrar nosso dinheiro no cartão corporativo.
Tem rumores ou é outra coisa que vc inventou da sua cabeça?
Não precisava acusar o presidente ucraniano de comediante e relativizar o cara.
O Presidente Já disse. Comediante, que não aceita negociação, em Belarus, rsrsrsr
O Putin dispensa apresentação, vai de atletas competirem rebitados a envenenamento de desafetos com material radioativo. O presidente Ucraniano está bem longe de ser flor que se cheire, já na posse mandou fechar o parlamento e por aí vai. Muito da situação que a Ucrânia vive hoje passa por atitudes dele durante o governo. Não há santos aí nesse balaio.
Comediante é ele, o palhaço de circo ??
esse foi um ponto ruim, na verdade o único,
Calado é um poeta. Consegue ser pior que a tal presidentA.
Zelensky, o bufão que virou estadista.
E putin assassino que virou estadista
aproveita e faz uma leitura do artigo do general Etchegoyen
Olha o que é a Ucrania na mão desse bufão, é um sucesso, tem mais nazista por metro quadrado que qualquer outro pais.
O general não falou nada de nazista e nem criticou o país Ucrânia, ao contrário, disse que fica indignado com o que está acontecendo lá.
Esse negócio de nazista já caiu do pedestal, é marketing que esquerdista usa quando não tem argumentos.
marketing que esquerdista, piada
um dos grupos paramilitares nazista ligado ao ministerio do interior da Ucrânia
Ainda bem que ele não falou da meta que não tinha meta, mas se bater a meta a gente dobra a meta…… é pior mesmo????Xi ainda tem a mandioca kkkkkkkkkkkkkk
Não sabem o que fazer, Bolsonaro ensaia apoio ao ditador russo e chama Zelensky de comediante, ao mesmo tempo que se diz neutro ou equilibrado. Mas o Brasil vota contra a Rússia na ONU. Estão mais perdidos que cego em tiroteio. Eu não esperava coisa diferente desse governo.
Pior que é isso mesmo, luta contra comunismo mas do nada vai bajular Putin nas vésperas de um conflito absurdo, outro dia comemorava ser coroado aliado extra Otan pelo Trump e hoje vira as costas, esse governo é mais sem rumo que azeitona em boca de banguela!
Bolsonaro parece disposto a competir com a Dilma.
Falas desconexas, sem clareza alguma.
É melhor ficar calado.
Podia simplesmente entregar para o Mourão, ate a esquerda agradeceria!
Mourão, Braga Netto, Luiz Carlos Ramos e Heleno: quatro generais de quatro estrelas que demonstram que nosso Exército só serve para conspirações e para ações de âmbito interno.
Pazuello fica na nota de rodapé: é “apenas” General de Divisão, por ser intendente (se fosse combatente, já teria ganhado mais uma estrelinha para chamar de sua).
Ate porque a Russia e comunista né. Tem muita coisa em jogo para a seguranca alimentar do nosso pais, ele foi pragmatico, elencando prioridades na sua declaração pensando nos Brasileiros, em vez de ficar sustentando vaidades ideológicas que muitos gostariam que ele mantesse.
Pragmático nada, foi besta mesmo, puta viagem idiota com zero produtividade, agora enquanto ate Portugal manda armas para a Ucrânia o PR hipocritamente quer brincar de Suíça, não, parece que atė a Suíça saiu de cima do muro e congelou ativos russos,não existe neutralidade no absurdo, vc não pode lavar as mãos para o que acontece o um ou o mundo vai lavar as mãos pra vc mais cedo ou mais tarde, a ação Russa é um crime contra a humanidade, que mane fertilizante!
Bolsonaro está do lado do Putin e da Rússia. Simples assim.
Ele, Venezuela, Nicarágua, Cuba, Síria e alguns outros países párias do mundo.
Criticou o presidente da Ucrânia. Demonstrou solidariedade à Rússia. Não duvido que o voto do Brasil na ONU contra a Rússia tenha sido feito contra a sua vontade.
De forma alguma, ele não disse que apoia tacitamente a Rússia, ao contrário do PT que soltou nota e depois apagou por vergonha.
Ele foi à Rússia, às vésperas do ataque, e manifestou solidariedade a ela. Ele não se manifestou tacitamente – se manifestou expressamente.
O PT também apoia a Rússia.
Por isso digo que os extremos quase se encontram, tal como uma ferradura.
A turma que o chamava de “vassalo” dos EUA agora vai criticá-lo por não se dobrar à pressão? É claro que vai, como bons hipócritas que são.
Ele não era vassalo dos EUA, era do Trump, mas agora ficou isolado e é vassalo do Putin. As coisas estão diante de seus olhos, abra-os.
Aqueles que criticavam Bolsonaro até quando ele comia pão com leite condensado estão divididos. Uns elogiam Bolsonaro pela “postura anti-imperialista”; outros arranjam um motivo para criticar, como sempre fizeram.
Já aqueles que sempre foram puxa-sacos do Bolsonaro estão tendo uma crise existencial.
Alguns pensam que o Presidente deveria assumir uma postura de caráter e criticar abertamente a agressão Rússia contra o Ocidente. E não entendem por que ele ofendeu o presidente da Ucrânia, o chamando de humorista.
Já outros acham que ele estaria certo em não condenar abertamente o “tirano” Putin. “Não é problema nosso”, “globalistas” etc.
Trump era vassalo de Putin.
Um é pai e filho, outro é avó e neto…
Caramba, Trump vassalo de Putin, Bolsonaro vassalo de Trump e Putin. PT vassalo de Putin, todo mundo gosta do Putin.
Mas o Brasil não era vassalo dos Eua ? Agora a vassalagem virou pessoal, saiu da esfera nacional.
Sim, como Trump provou a vassalagem é pessoal. Trump é muito diferente do partido Republicano. Existia uma política externa dos EUA coerente entre os dois partidos.
Isso alterou-se com estes movimentos populistas, muito mais próximos e admiradores de Putin do que dos valores democráticos, como a invasão do congresso demonstra, entre muitos outros exemplos. E sem esquecer o apoio monetário que o regime russo deu a esses movimentos.
Mas simplificar estas questões corre sempre mal. As circunstâncias mudam.
O Brasil não é vassalo dos EUA até porque acho que falta ambição ao Brasil para atuar internacionalmente e isso não é culpa dos EUA.
O PT próximo de Putin, não sei. Mas Putin não é de esquerda.
Exatamente, mas para os seus apoiadores que ficam felizes com esse tipo de comentário, isso não quer dizer que ele é um bom estadista, muito menos que o governo dele é melhor do que os outros. Ele apenas foi forçado a fazer as coisas certas devido as circustâncias.
Ah ele não era vassalo dos Eua, só do Trump. Agora que entrou o Biden, o Brasil não é mais vassalo dos Eua.
Mas como Bolsonaro não pode passar em branco, deram-lhe o título de vassalo de Putin, mas e o PT ?
Mas ele está se dobrando a pressão… a pressão russa…
A ameaça da Rússia parar de exportar fertilizante.
Ele está CERTO em não querer rivalizar com a Rússia desnecessariamente, mas não precisava fazer isso colocando o Brasil em uma posição isolada na comunidade internacional.
Pior: vassalo do laranja enrolado em trambiques…
João Bidê e o filho drogado expulso da USN?
Por que esse parasita não adotou pragmatismo desde que se tornou presidente?
Agora já é tarde, seu cinismo, canalhice e falta de liderança já foram expostos.
Esse presidente acha que será respeitado lambendo a bota de um novo líder mundial a cada ano de seu governo, mal ele sabe que lideres de verdade sentem nojo de bajuladores como Bolsonaro, só servem como bucha de canhão.
Estou curioso. Me diga quem pra vc é um desses ¨lider de verdade¨.
Vamos começar pelos que respeitam a democracia…
Que beleza! Agora os nomes, isentão.
Tb estou?????
Para ele deve ser o cachaceiro ladrão e a Alucinada demente.
Definitivamente não é eu não vou cair na sua armadilha barata de retórica, qualquer nome que eu falar aqui vc desmoralizar, estabeleça critérios e procure suas referencias, eu já dei a dica para um primeiro, lideres que respeitam a democracia.
Ficou ruim para você agora.
E o PT já falou que apoia Putin, quero ver ele sair dessa agora.
Lideres de verdade são aqueles que defendem os interesses de sua nação em primeiro lugar.
Há vários no mundo, inclusive o próprio Putin.
Bolsonaro cometeu um grave erro ao adotar a agenda trumpista para o Brasil, perdeu tempo, perdeu apoio nacional, perdeu grandes negócios com outros países do oriente médio e Ásia, também não contava com a pandemia e derrota de Trump que foi escorraçado nos EUA. Tudo isso obrigou Bolsonaro encontrar um novo Trump, mas novo Trump só há dois no mundo, Putin e Xi Jinping, então acionou a mentalidade do menos pior(ideologicamente falando) e agora está numa situação onde terá que aceitar basicamente tudo que Putin fizer e falar uma vez que já não tem mais apoio dos EUA e nem da Europa.
Se Bolsonaro tivesse construído um bom transito com EUA/Europa(não com Trump), com Russia e China nos últimos 3 anos, a situação do Brasil seria muito melhor em todos os aspectos e sua reeleição estaria garantida, mas não, escolheu o caminho ideológico e o preço que pagará será caro.
Então ¨há vários¨ e na hora de dar exemplo vc vem com Putin e Xi Jinping!??? Hahahaha. Fala sério. Só na sua cabeça mesmo.
Putin, Xi Jinping, Isaac Herzog, Ebrahim Raisi, Erdogan, Imran Khan e até mesmo o Modi da Índia poderia entrar nessa lista.
No Brasil hoje não há nenhum líder como esses em evidencia, certamente há escondido, há muitos com potencial no Brasil mas que estão presos na ideologia política ou outros que são obrigados a ficar nas sombras para não se associar com os incompetentes Bolsonaro e Lula.
O último grande líder que o Brasil teve foi o saudoso Dr.Enéas.
Mas vc disse aí em cima que esses ¨lideres de verdade¨ (na sua cabeça!) sentem ¨nojo do Bolsonaro¨. Pois bem, de onde vc tirou isso? Vc já viu o Putin ou o Xi Jinping falarem isso ou é mais outra coisa da sua cabeça?
O Bolsonaro passou 3 anos lambendo as botas do Trump, para o Bolsonaro o Putin nem existia. Bastou o Trump perder e ser escorraçado nos EUA que o Bolsonaro passou a enxergar no Putin uma solução para seu ”isolamento”.
Você realmente acha que o Putin não percebeu esse padrão?
O Putin como grande estadista não vai se sentir ofendido por isso, pelo contrário, vai tentar explorar essa dependência do Bolsonaro e ampliar os negócios com o Brasil.
Bolsonaro aprendeu pragmatismo e geopolitica tarde demais, caiu no conto ideologico e cavou a própria cova.
¨¨Você realmente acha que o Putin não percebeu esse padrão?¨¨. Bom, quem fica ¨achando¨ e tirando as coisas da cabeça aqui é vc. Quanto ao seu ¨lider de verdade¨ Putin ele (entre várias trapalhadas nessa invasão) acaba de fazer a neutra Suíça aderir com tudo as sanções contra a Rússia. A Rússia vai quebrar, sujeito, e não vai adiantar nada a sua torcida para evitar isso.
Agora diz aí de onde vc tirou que eles tem ¨nojinho¨ do Bolsonaro?
bajular é ser neutro? kkkkkkkk se ele apoiasse abertamente, aí concordava contigo, aliás se ele não tentar manter as vias diplomáticas com a Rússia o Agro aqui no Brasil come o c# dele.
Bobagem.
Nos 3 primeiros anos de governo Bolsonaro ele nem sabia quem era o Putin. Agro para o Bolsonaro era China, ele nem sabia que os fertilizantes vinham da Rússia.
Os 3 primeiros anos do Bolsonaro foi basicamente Trump, China, Trump, China…Aí o Trump perdeu nos EUA e pouco a pouco os gurus do Bolsonaro foram aniquilados pelo centrão e STF, já o guru máximo de Bolsonaro a natureza se responsabilizou de levar. Bolsonaro então se viu isolado, é nesse momento que ele aprende geopolitica e pragmatismo, mas já era tarde…
Isto nada tem haver com os EUA, Rússia ou China, Esquerda ou Direita…
O Cazaquistão tem neste momento tem mais credibilidade e fibra moral que o Brasil…
É vergonhoso e covarde está posição do Presidente…Teve o meu voto uma vez… Não o voltará a ter…
“Teve o meu voto uma vez… Não o voltará a ter…”
Pois então já somos dois!
Aí se Bolsonaro manda a Rússia se lascar e ficamos sem fertilizantes, consequentemente sem safra, sem alimentos, sem pib e etc, você culpará Bolsonaro por não ter sido pragmático e etc.
Previsível.
Isso é um zero a esquerda, ele esta pregando neutralidade entre um assassino e a vítima… deste governo nada sai de bom!
O Brasil não precisa mandar armas, basta uma ajuda humanitária como remédios e comida para os refugiados que a mensagem será passada, pouca coisa!
Se quiser pensar só em dinheiro ainda assim saímos amigos da UE para futuros acordos comerciais, o déficit de fertilizante a gente absorve para ter um lucro futuro mas logico que o presidente vai bajular a própria base em ano eleitoral mesmo a UE sendo muito mais parceira comercial que a Rússia.
O Brasil sendo um estado soberano, livre, democrático com aspirações de ser um ator global e signatário da carta das nações não pode ser refém de uma politica externa idiota de um presidente que escolheu fazer uma viagem na hora errada!
Cada dia a mais nesta conversa é uma mancha maior para o futuro da nossa imagem e diplomacia.
Sim, a Ucrânia é uma “vítima”, que aceitou virar a cadelinha dos EUA/NATO só para provocar os russos e agora vê em primeira mão o resultado da irresponsabilidade. E as potências ocidentais só querem a paz, Afeganistão, Iraque, Líbia, Síria e tantos outros estão ai para provar, hoje são todos países prósperos e de primeiro mundo graças à interferência americana/europeia, os bastiões da justiça e moralidade.
É fácil para um brasileiro ficar repetindo a narrativa da mídia ocidental como um papagaio, afinal não é ele que têm mísseis apontados para a sua casa.
Pimenta no c* dos outros é refresco.
Mas devo dizer que é engraçado ver brasileiro querer dar pitaco em geopolítica. Revela o quanto a população é desconectada da realidade.
Cadelinha depois de ter a Criméia tomada na mão grande?
Do que vc esta falando, a Otan não obriga ninguem, os países se candidatam e ate onde sei a Ucrânia é nação soberana!
O Brasil fez muito bem em optar pela neutralidade e pela cessação das hostilidades e a favor do diálogo diplomático.
Excelente o posicionamento do nosso presidente, digno de ser chefe de estado do nosso Brasil.
Será que estamos no mesmo país? O PR do meu país falou mal do presidente do país invadido.
E o presidente do país invadido foi favorável à internacionalização da Amazônia.
O que adianta o Brasil votar na ONU contra a invasão e nosso lider dizer em público que não é bem assim. Falar mal do presidente do país invadido. Será sensato? Ser pragmático neste momento é não querer aparecer ou dar voz a loucos (ser notícia de jornais na Russia como apoiador). Já era hora de estar negociando com a Africa do Sul os fertilizantes e não ficar esperando a Russia desenvolver no conflito.
Bingo! Vc acaba de mostrar a esses torcedores que Bolsonaro está fazendo política de governo(familia e comparsas) e não de estado.
Em nenhum momento o Brasil se manifestou favorável à Rússia ou à Ucrânia, simplesmente o Brasil se posicionou neutro, mas com apelo à cessação das hostilidades e à abertura das negociações e diálogo diplomático entre as nações.
Presidente da Ucrânia; está com os seus defendendo sua pátria
Presidente da Russia: Não sai do esconderijo pois tem medo de pegar covid
Presidente do Brasil: não para de dizer besteiras
A diferença entre Zelenski e Bolsonar é que o primeiro é EX comediante
A neutralidade é o melhor caminho para o Brasil. Poderemos tirar vantagem da fragilidade econômica russa no futuro e não seria sábio nos indispormos com o Putin, que pode facilmente colocar bombardeiros e mísseis na Venezuela.
Quem arrumou a confusão foram os EUA/NATO. A Rússia e a Ucrânia são problemas deles, não nossos. O Brasil deve continuar lavando as mãos.
Relógio parado também acerta.
poderíamos comprar gasolina barata, ou petróleo barato direto da Rússia.
Infelizmente essa é uma situação que deixa nossos rivais de exportação com a faca e o queijo na mão para esmagar o agronegócio brasileiro.;
Se o Brasil não puder mais comprar fertilizantes seja por causa de não conseguirmos pagar pois os bancos russos foram tirados do sistema financeiro, ou seja por sanções contra países que negociarem com a Rússia, como vamos a curto prazo conseguir manter nossa produção de grãos?
Infelizmente neste caso não dá para manter um jogo de neutralidade, pois isto interfere diretamente na nossa econômica de mercado e o Putin está se “putin” pra isso isso tudo;
Defendo neste caso que nosso pais também ajude pressionando o governo Russo a terminar esta escalada para o bem de todos, pois caso continue o preço dos alimentos daqui para frete se tornará insustentável.
Você chegou no ponto que os esquerdistas não querem tocar: Se não tivermos fertilizantes, adeus agronegócio, pib e todo o resto.
Aí vão dizer que ele deveria ter sido pragmático e etc.
só existe um país com Agro do nível do Nosso, o dos EUA. e se gente se ferr@ é eles que ganham.
quanto aos fertilizantes uma alternativa é abrir uma empresa na China para vender a partir de lá, a China não vai interromper seu comércio com a Rússia.
Não foi o que vi na coletiva de imprensa. Ele zombou do presidente Ucraniano e ainda fez argumentação usando o argumento russo para invadir.
Cara, pra que falar que “tive duas horas de conversa com ele mas não posso contar pra vocês?”
Primeiro isso deu a entender que essa conversa havia se dado durante a invasão, ocasionando a necessidade do governo negar e reforçar que foi durante a visita oficial. Em segundo lugar, acontecendo na reunião oficial, pode dar a entender que ele sabia os planos de Putin antes de serem executados.
Pra que isso? Pra que falar isso? Pra que gerar esse desgaste?
Outro ponto. Fala que “o povo Ucraniano escolheu um comediante”. Foi uma fala pejorativa. Pra que falar isso? A ideia não era ficar neutra? Pra que falar isso de um chefe de Estado que está no meio da guerra defendendo seu país, coisa que eu duvido que que ele faria?
É uma imensa tentativa de sempre estar no meio de confusão. Uma profusão imensa de falas e posicionamentos sem sentido nenhum. Pqp, tô cansado disso. Tô cansado desse cara fazendo besteira e o Brasil sempre numa instabilidade imensa.
Aí, além disso, já não basta o cara, num momento desse, talvez o acontecimento mais importante na geopolítica mundial dos últimos 50 anos, e o cara não fez um grupo de atuação dentro do governo. Parece que nem é um problema nosso. Parece que é algo que não pode ter impacto nenhum no nosso país. O cara tá lá, andando de jetski, como se não houvesse nada importante pra fazer.
E além disso tudo, vai falar sobre o negócio e apresenta uma fala totalmente errada. Fala que os russos estão atuando somente em Donbass e apresenta um apoio argumentativo ao governo russo (mais de 90% da população apoiou em referendo). Ele fala isso sendo que é claro, nítido, transparente, que os russos estão atacando a capital e boa parte do país.
Cara, como eu já falei aqui. Eu votei nesse cara. Mas eu tô completamente de saco cheio dessa postura dele. Não agrega em nada ao país. E vive sendo um agente causador de instabilidade. E antes era instabilidade interna. Agora parece que o foco é tornar a diplomacia brasileira turbulenta. Os maiores tablóides do mundo já estão noticiando essa entrevista ridícula dele. Como se o Brasil e seu povo estivesse a favor dos russos. E não estamos. A maioria esmagadora das pessoas é solidária aos Ucranianos nessa questão. Pq é uma questão simples. É invasor contra invadido. São cidades sendo bombardeadas. São pessoas tendo que lutar, morrer ou fugir. Não há outra opção. Por mais que os russos possam ter razão em seus argumentos, perderam qualquer razão quando atacaram o país inteiro.
Porra, o Brasil já não adotou um posicionamento na ONU? Ele não fala que temos que ter neutralidade? Então PRA QUE abri o bocão e sair ironizando o presidente Ucraniano? PRA QUE falar a mentira de que a situação está acontecendo só em Donbass e que 90% da população lá apoia? Porra, o cara não tem cuidado com nada. Em tudo tem que sair chutando o balde e falando besteira.
Enfim, como eleitor desse cara, tô completamente cansado dessa postura dele. Já encheu o saco e tem muito tempo.
É uma diplomacia personalista, inconstante e incompetente. Causa prejuízos ao país! No primeiro ano de governo queriam fazer parte de uma coalizão pra invadir a Venezuela, depois teve todos aqueles episódios constrangedores com o governo Trump, seguidamente se aproximou de lideres ditatoriais e excluídos do jogo diplomático, agora procura confusão com nosso maior parceiro militar (apoiando a ideia de fraude eleitoral e se aproximando do maior adversário deste)! Ele acha que pode aplicar no cenário internacional a mesma política da discórdia que faz internamente……e esquece q nao tem dinheiro nem pólvora pra bancar algo assim!
Suíça congelou várias contas russas, sobre Bolsonaro, Brasil historicamente é contra invasões, por razões nossas, uma cartada nossa por causa dos medos futuros sobre Amazônia, nem os russos devem estar acreditando nessa falta de visão estratégia.
Isso é mentira espalhada pela REDE GLOBO, Bolsonaro jamais falou por 2hs com Putin, o governo desmentiu qualquer contato com PUTIN, tal mentira foi espalhada a partir da Rede Globo para vários meios de comunicação.
Ô, não tinha conseguido a paz mundial?! Já não era Nobel da Paz garantido?
.
Eu gosto de ver o malabarismo argumentativo dos apaixonados que___ a despeito de todos os exemplos de uma diplomacia personalista, inconstante e incompetente ___ o defendem e ainda elogiam!
Essa tinha doído em vocês né ? Queriam ter sido vocês sentados na mesa com o Putin, inclusive soltaram nota defendendo a invasão e depois apagaram por vergonha.
Posição de equilíbrio para o Bolsnaro = insinuar que o que está ocorrendo na Ucrânia é fruto da escolha deles por um “comediante” e repetir o discurso russo de que estão apenas indo defender Luhansk e Donetsk. As falas dele chegaram a parar numa das principais revistas russas.
Esse mentecapto não consegue se expressar em termos abstratos.
Tem que mencionar “fertilizantes”? Não consegue trabalhar categorias mais amplas, valores e princípios?
Precisa amesquinhar o discurso?
Verdade. Quem conseguia mesmo era Dilma e Lula.
A oligofrenia do Lula e da Dilma não beneficia em nada o Bolsonaro, que segue pelo mesmo caminho.
Voto sensato, o Brasil sempre procurou manter sua neutralidade em relação a conflitos e guerras no mundo, aliás é uma guerra europeia e não de sul-americanos. O que iriamos ganhar apoiando os ucranianos ou russos? Nada. Detesto o atual presidente da república, mas dessa vez ele acertou.
Resumindo: o Brasil é um anão diplomático.
Definição de gigantismo: anexo da casa branca.
Vocês tão de brincadeira? Felipe Martins, apelidado por Nando Moura de Bundita, é um assessor do Bolsonaro e coincidentemente um supremacista branco cínico e provocador, aliás como toda a ralé de fusíveis e fungíveis (jogáveis embaixo do ônibus) da guerra semiótica como Winter (que se disse treinada na Ucrânia!), Jorge e outros. Lembram do mentecapto Roberto Alvim que imitou Goebels? Aquilo não era excentricidade, foi a instrumentalização de um louco por muito maliciosos chefes ‘fascistas’ empurrando, pra começar, só a pontinha do calvário que planejam… O problema do Putin tá aqui dentro, também, como deve estar nos EUA, na França, na ALEMANHA, na Polônia, na Hungria, etc.
Esse papo seu de nazista e etc não cola mais, arranje outros argumentos.
Veja quem invadiu o congresso Americano e diga se não muito parecidos com nazis…
O bravateiro e suas lorotas.
Bolsonaro está correto. Um raro momento de lucidez do nosso presidente.
Além do potássio, o titânio utilizado pela Embraer é da Rússia. O Brasil precisa manter a neutralidade neste momento.
https://aeroin.net/todo-o-titanio-usado-nos-avioes-da-embraer-vem-da-russia-expondo-vulnerabilidade/?fbclid=IwAR0Ni9vtm-fWkrLzFho2lGQl0q12EYyLEXb0Kt_PX–nu7kqRNrkcKGOdY0
Trocar valores por dinheiro…
Como fica a credibilidade do Brasil?
É nestas alturas que se determinam os que são verdadeiros aliados e os aliados de circunstância.
É fácil não fazer nada, difícil é ser coerente e tomar uma posição. Isso é para quem tem coragem.
Agora plantas e árvores só crescem se tiver fertilizado russo. Incrível que o mundo inteiro possui produção agrícola. O mundo inteiro está nas mãos dos russos?
Larguem de ser ridículos. Não dá pra fechar os olhos para o que está acontecendo na Ucrânia em razão desse argumento ridículo de dependência dos russos pra isso e praquilo.
Bolsonaro fica em cima do muro: Quero ver quando a Venezuela resolver anexar parte da Amazõnia com apoio do Putin. Poderia dizer que é a favor da negociação, da paz, do cessar-fogo, etc. Mas não.
É aquela coisa: Se Putin cortar nossos fertilizantes, ficamos sem agronegócio, sem alimentos, sem PIB e Bolsonaro será criticado por não ter ficado neutro e garantido nossos interesses.
Parabéns pela postura equilibrada, pena que nosso maior problema foi o coronavirus e a economia. E lembre-se ainda existe o setor de serviços, então cuidado, somo a “Ucrânia”
Conhecimento é poder!
Creio oportuno , boa leitura (três minutos).
https://www.poder360.com.br/agronegocio/com-85-dos-fertilizantes-importados-brasil-lanca-plano-de-producao-local/
Abraço a todos!
Grato pela sugestão de leitura. Muito boa.
A iniciativa em si é louvável, porém me pergunto por que o país esperou chegar á esse nível de dependência ? O setor do agro não percebeu essa fragilidade ? 30anos – se tudo der certo- para chegar ao 40% .
Enfim, melhor tarde que nunca e que tenhamos sucesso nessa empreitada.
Aí ai. Esse “cidadão” falando, cachorro latindo e barulho de des&$?!@carga, sou mais o cachorrinho viu.
De um lado 190 países repudiando a guerra pela Ucrânia, do outro, menos de 10 apoiando a Rússia, e no meio, sem saber nem que hora nasce o Sol, Biroliro…
Se é para proteger o suprimento de fertilizantes e pesticidas para o agronegócio, não seria mais interessante investir em pesquisa, inovação e tecnologias nativas, em território nacional, aliado a políticas industriais de verdade? Depender tanto assim de um único país pra fornecer insumos importantes para nossa alimentação não me parece estratégico. Como exemplo, a administração federal cortou em uma só canetada o orçamento de ciência e tecnologia quase todo. Na ocasião, até o ministro Marcos pontes veio suplicar ao governo, e cogitou-se ele que fosse pedir pra sair do ministério, mas não adiantou.
Sinceramente, esse sujeito não poderia decidir ou sequer opinar sobre mais nada.
Falto de tudo um pouco e um pouco de tudo para as pessoas, mas o que ele incentiva e facilita através de seu poder é a aquisição de armas automáticas com alta cadência de tiro para ‘grupos de colecionadores’…
Além disso, vide seus modos toscos e grosseiros.
Sua fala arrogante, agressiva e preconceituosa imbuída de ignorância geopolítica.
Curiosamente, mandou prender uma mulher porque ela lhe lembrou acerca de certo acontecimento do passado.
Sua falta de cuidado e genuína preocupação para com a população que paga, além de seu alto salário, os salários de 01, 02, 03 e 04 (todos, sem exceção, morando em mansões de altíssimo luxo).
Pois é, loja de chocolates dá dinheiro. Muito dinheiro…
Pois é, revendedora da Avon também…
Porque esse estelionatário não se cala?
Zé zinho inho, por que você não se cala? O maior estelionato de todos está ocorrendo diante dos nossos olhos e é eleitoral, ao permitirem que um condenado ficha-suja seja candidato a presidente…