Guerra na Ucrânia: Brasil não assina carta da OEA condenando invasão russa

167
Organization,Of,American,States,Flag,Waving,On,The,Wind

No mesmo dia em que votou pela condenação da Rússia no Conselho de Segurança da ONU, o Brasil não apoiou, na última sexta-feira, uma declaração da Organização dos Estados Americanos (OEA) criticando os ataques russos à Ucrânia. Também não assinaram o documento Argentina, Bolívia e Nicarágua.

Segundo um interlocutor envolvido com o assunto, há pelo menos duas razões para essa atitude da delegação brasileira na OEA: a Ucrânia fica no continente europeu, e não nas Américas; e a posição do Brasil foi expressa no Conselho de Segurança.

Em seu discurso, o embaixador do Brasil junto à Organização, Otávio Brandelli, reiterou a preocupação do Brasil com as operações militares russas na Ucrânia, defendeu a retomada do diálogo e disse que o Conselho de Segurança das Nações Unidas tem legitimidade para debater e apresentar alternativas. Já a OEA, esclareceu, é um organismo regional.

—Devemos ter presente que alguns dos propósitos essenciais da nossa organização são precisamente garantir a paz e a segurança continentais, prevenir possíveis causas de dificuldades e assegurar solução pacífica de controvérsias entre seus membros —afirmou.

Brandelli afirmou que o Brasil, na condição de membro não permanente do Conselho de Segurança, participa ativamente das discussões sobre a Ucrânia. Ele enfatizou que “nossos esforços também estão concentrados para evitar uma catástrofe humanitária”.

FONTE: Portal IG

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

167 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Chuck Norris Do Paraguai
Chuck Norris Do Paraguai
2 anos atrás

Se muitos países se mantiveram neutros à essa situação, por que o Brasil agiria diferente? Engraçado que o país é sempre “escanteado” e agora precisam de nos?

Joe
Joe
Responder para  Chuck Norris Do Paraguai
2 anos atrás

O país não é sempre “escanteado”. O Brasil sempre foi um país muito respeitado nas organizações internacionais. Acho que você está perdido em outra dimensão. Este governo é que fez tudo para se tornar pária.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Responder para  Joe
2 anos atrás

O que ocorre é que poucos entendem de fato o que está acontecendo neste exato momento no mundo…

Mas sim… é a batalha do bem contra o mal!!! Quer você queira ou não enxergar assim, é isso que ocorre!!! Agora deixe-me informar algo aos apressadinhos, nem tudo que reluz é ouro!!!. Outra coisa, muito dos atores envolvidos “no jogo” não tem a mínima noção da envergadura dos acontecimentos no qual estão envolvidos…

Para muitos dos atores trata-se apenas de “bussines ou status” dos mais variados e presunçosos possíveis… Erros crassos!!!

Olhemos para o presidente russo e imaginemos o que de fato poderia ele estar querendo com todos esses movimentos feitos não só agora na Ucrânia mas também em outros teatros em que os russos estiveram e estão envolvidos desde que ele tomou posse.

Talvez Putin tem um objetivo supremo, e não é a Ucrânia. A Ucrânia é, talvez do ponto de vista dele, o sintoma mais doloroso do que o está incomodando. Quem sabe se ele não quer revisar as regras do jogo internacional que se formaram no final da Guerra Fria, contrariando a vontade da Rússia. Onde um mundo unipolar com uma potência hegemônica, os Estados Unidos, cuja vitória na Guerra Fria os levou a um estado de euforia e gerou uma tentativa de ditar os princípios e o modo de vida da América para o resto do mundo. Para o bem ou mal como temos visto nos últimos tempos… Bidê que o diga!

Vejamos, Putin tem falado sobre isso desde seu discurso na Conferência de Munique, há 15 anos. Um ano depois , ele invadiu a Geórgia e iniciou um ataque cibernético à Ucrânia. Ao que parece Rússia está tentando chegar a um mundo em que não haja um poder hegemônico que exerça poder irrestrito. Do ponto de vista de Putin, ele emitiu alerta após alerta, mas o mundo não atendeu aos sinais de socorro russos. Quando o Ocidente começou a expandir sua influência em áreas próximas à Rússia, maximizou sua segurança às custas de Moscou. Durante oito anos Putin exigiu uma solução diplomática, desde a invasão russa da Crimeia. Aos seus olhos, de acordo com seu recente discurso, o governo de Kiev não tem direito de existência independente; é apenas uma ferramenta nas mãos do Ocidente(Fato). Aparentemente ele agora se moveu para abordar tanto o sintoma quanto o grande problema: o sistema de relações internacionais. Provavelmente o objetivo é restaurar a Rússia como um parceiro igual na mesa das grandes potências. Para os russos, isso não é apenas propaganda(eles realmente acreditam nela).

A crise atual foi agravada em novembro de 2021. A conclusão é que o que está acontecendo desde então está se desdobrando de acordo com duas noções centrais no pensamento estratégico russo “níveis de escalada e coerção multidimensional” (ou dissuasão). Cada movimento deles entrelaçará elementos militares e não militares, soft power e hard power. Nos últimos três meses, eles aumentaram gradualmente o uso do poder em toda a amplitude do setor: diplomacia, propaganda, cibernética, concentração de forças e, no extremo, também flexão de músculos nucleares. A possibilidade do uso de armas nucleares é sempre mencionada, desde o início.

Uma outra conclusão é que o exército russo não é o que costumava ser. Desde 2008, passou por uma importante reforma organizacional que produziu uma organização forte, capaz de trabalhar como um conglomerado, combinando inteligência e infligindo um ataque militar. Os americanos os precederam na aplicação dessas ideias durante as guerras dos anos 1990 no Iraque e no Kosovo, mas os russos se estenderam para fechar a lacuna desde então. A primeira vez que implementaram esses princípios foi na guerra civil na Síria, a partir de 2015.O que veremos nos próximos dias é sua tentativa de reprisar seus sucessos na Síria, com o dobro do poder. Eles procurarão demonstrar as capacidades avançadas de combate que desenvolveram, desta vez no cenário global. Isso provavelmente envolverá o menor número possível de botas no chão e o máximo de fogo de precisão possível. E, ao contrário do que fizeram na Síria, eles tentarão reduzir os danos à população civil (não porque de repente se preocupem com questões de moralidade de combate, mas para mostrar sua excelência militar…).

Não podemos esquecer para entendermos melhor a linhagem do raciocínio russo os seus traumas históricos. Em seus discursos recentes, Putin frequentemente mencionou dois grandes fracassos: a invasão alemã em 1941 e o colapso da União Soviética em 1991. Na consciência russa, essas experiências sombrias estão vivas e chutando. Ele sustentou que a lição de ambos os assuntos é que a Rússia não deve adotar uma política de apaziguamento. Ele precisa agir militarmente para se defender contra uma calamidade maior que pode ocorrer. Se você quiser, esta é a versão russa da “campanha entre as guerras” que Israel está realizando no Oriente Médio. Ele mesmo disse que embarcaria em uma operação militar especial, para evitar um desastre estratégico maior.

Muito bem, agora a questão é de como tudo isso deve terminar do ponto de vista deles. Como o acúmulo russo antes da ofensiva era tão grande, não pode terminar com um gemido. A Rússia está se esforçando para demonstrar que melhorou sua segurança nacional. Putin se percebe em termos históricos. Ele se identifica totalmente com o destino e a grandeza da Rússia. Provavelmente não há nada em sua vida que lhe interesse mais do que isso. Afinal, ele não tem medo de não ser reeleito…

Quando ele fala sobre a tentativa do Ocidente (esquerda globalista no poder nos EUA e Europa) de impor à Rússia um modo de vida que não lhe convém, percebe-se que há um certo entendimento do papel russo no confronto de valores com os ateus do Ocidente. Por outro lado, os americanos não se curvam e buscam não demostrar fraqueza. Eles estão no meio de uma competição estratégica com a China, portanto, eles também estarão prontos para escalar alguns de seus movimentos. A realidade é que Rússia e os Estados Unidos terão que encontrar uma maneira de sair dessa colisão. É apenas a Ucrânia que ninguém está levando em consideração.

Gostaria de fazer um alerta sobre o livro de Adamsky de 2019, “Russian Nuclear Orthodoxy” (Stanford University Press). O livro analisa as complexas relações entre a Igreja Ortodoxa Russa e o exército russo, com foco em seu arsenal nuclear. Adamsky disse em uma entrevista que “Putin é movido por um conceito potente de valores, religião e tradição. Deste confronto ele fala em termos de uma guerra dos filhos da luz contra os filhos das trevas. Simultaneamente, ao longo do caminho, os russos estão evocando seu poderio nuclear. Em seus últimos discursos, também, Putin disse que quer lembrar a todos sobre seu arsenal avançado e acrescentou um aviso: não nos coloque à prova”.

Pois é….quem avisa, amigo é!!!

Grato

Nilo
Nilo
Responder para  PRAEFECTUS
2 anos atrás

Espero que leiam com atenção seu texto. E que simplificando fique a questão que para nós brasileiros é preferivel um mundo mutipolar.

Thiago A.
Thiago A.
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Santa inocência. Que Deus abençoe sempre ela.

Bento R. Maia
Bento R. Maia
Responder para  PRAEFECTUS
2 anos atrás

Eu gostei da sua colocação Praefectus, só precisa se posicionar melhor sobre a “(esquerda globalista no poder nos EUA e Europa)”, seu posicionamento se fundamenta melhor sobre a “direita globalista” como sendo os financiadores das guerras e credores dos despojos: ouro, moedas, carvão, petróleo, territórios, etc.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  PRAEFECTUS
2 anos atrás

Mas com essa atitude belicosa, genocida e expansionista, o Putin empurrou a Russia para o colo da OTAN. Mas pior que isso: acabou gerando um processo que visa decapitar financeiramente a Russia; sem ter que disparar um tiro.

O Putin encurralou a Russia e ao seu povo. Um homen sozinho (assim como Hitler) foii capaz de conduzir um pais inteiro ao abismo.

Luís
Luís
Responder para  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Sim, com eu já cometei em postagem anterior me parece que o desgaste da Rússia vai ser muito maior do que eles achavam que seria. A economia da Russia, a curto, médio e longo prazo será severamente afetada e o Putin vai pagar caro por esta empreitada ensandecida. Mesmo vencendo, a Russia sairá deste conflito menor do que quando entrou

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  PRAEFECTUS
2 anos atrás

Bem contra o mal?
Percebe-se claramente que o bem (países ricos da Europa, EUA e Japão) estão desesperados de um lado e o mal, a plebe (China, Índia, Paquistão, Irã, Turquia, Brasil) grandes países do Terceiro Mundo não estão dispostos a acatar mais muita coisa que vem da ‘Luz’.
Prezado.
O desespero do Ocidente rico não vai alterar as mudanças que virão.
Apenas as farão acelerar.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Vejo que se equivocou fragorosamente ao interpretar minhas colocações rapaz…

O mal, as trevas é tudo aquilo na verdade que os governos globalistas de esquerda instalados
ao redor do mundo representam. Seja nos EUA, Europa, Oriente ou América Latina e etc…

Por conta das mentiras, engodo, promiscuidade, leviandade, velhacaria, insanidade, injustiça disseminada aos quatro ventos por entidades e governos globalistas esquerdistas, nestes dias haverá choro e ranger de dentes na face terra…

Quem viver, verá!!!

rdx
rdx
Responder para  PRAEFECTUS
2 anos atrás

Não tem como comparar o exército ucraniano com aquela miríade de grupos de guerrilha que lutava contra o governo sírio.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Responder para  rdx
2 anos atrás

Por falar em “guerrilheiros” sírios, com a “convocação” do palhaço Zelensky para estrangeiros irem lutar por Kiev, adivinha quem se candidatou primeiro e já está indo para lá para lutar contra os russos destruidores de criancinhas???

Pasmem, eles mesmo….os terroristas, opa, os “guerrilheiros” da Al Qaeda que lutam na Síria….

Cerca de 200… por aí você vê o samba do crioulo doido que o “palhaço”, opa, presidente ucraniano está tocando naquele país.

Grato

Pieter
Pieter
Responder para  Joe
2 anos atrás

Fanfarrão Joe, Brasil respeitado?! E o outros, “muitos países estão neutros” só pode viver em Narnia kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Melhor só ficar nas reportagens, esses comentários são sem noções, mas têm direito de comentar, estamos numa democracia.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Pieter
2 anos atrás

O pessoal do Country Club está tentando, sem sucesso, angariar simpatias para sua funesta causa.
Mas, é tarde.
O Mundo mudou.

Mosczynski
Mosczynski
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

aham! Russia nao pode voar para o Ocidente, A Bolsa da Russia esta fechada por tempo indefinido, o Rublo tombou 30%, a Alemanha desceu do muro e vai ajudar militarmente a Ucrania e o Putin ate perdeu titulo na Federacao Internacional de Judo.
O Mundo mudou so o Putin nao percebeu. E voce tambem.
Slava Urkaini!

Nascimento
Nascimento
Responder para  Joe
2 anos atrás

Tão respeitado que Israel nos chamou de anão diplomático no primeiro atrito que teve conosco…

carcara_br
carcara_br
Responder para  Nascimento
2 anos atrás

Quem chamou, qual autoridade disse isso?

Nascimento
Nascimento
Responder para  carcara_br
2 anos atrás

Boa tarde Carcara, custa pesquisar na internet que em 2 minutos o senhor acharia.
https://oglobo.globo.com/mundo/chancelaria-de-israel-chama-brasil-de-anao-diplomatico-13363282
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/israel-lamenta-decisao-do-brasil-de-convocar-embaixador-em-tel-aviv.html

Chancelaria de Israel chama Brasil de ‘anão diplomático’
Israel expressou desapontamento com decisão de chamar embaixador para consulta e disse que país ‘cria problemas em vez de contribuir para soluções’

TEL AVIV — O governo israelense reagiu com irritação à decisão do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, de chamar de volta ao país para consultas o embaixador em Tel Aviv, Henrique Sardinha Filho. O Brasil foi o segundo país a tomar essa decisão depois do Equador, na semana passada. Em nota oficial, a chancelaria israelense expressou “desapontamento” com a atitude do governo brasileiro.

“A decisão não reflete o nível de relacionamento entre os países e ignora o direito de Israel de se defender. Passos como esse não contribuem para promover a calma e a estabilidade na região. Ao contrário, dá respaldo ao terrorismo e, naturalmente, afeta a capacidade do Brasil de exercer influência. Israel espera apoio de seus amigos em sua luta contra o Hamas, que é reconhecido como uma organização terrorista por muitos países pelo mundo”.
O porta-voz da chancelaria, Yigal Palmor, chamou o Brasil de “anão diplomático”.

— Essa é uma infeliz demonstração de porque o Brasil, um gigante econômico e cultural, se mantém um anão diplomático. O relativismo moral por trás dessa medida transforma o Brasil num parceiro diplomático irrelevante, que cria problemas em vez de contribuir para soluções — disse Palmor à imprensa israelense.

O embaixador de Israel em Brasília, Rafael Eldad, disse ao GLOBO que o governo de seu país está surpreso e decepcionado. Lembrado que o principal argumento usado pelo Itamaraty foi a morte de centenas de civis palestinos, boa parte mulheres e crianças, na Faixa de Gaza, Eldad afirmou:
Eldad, que na última quarta-feira foi chamado ao Itamaraty. Na ocasião, o embaixador Figueiredo demonstrou a Rafael Eldad seu descontentamento quanto à situação na Faixa de Gaza. Em seguida, o ministério emitiu uma nota oficial explicando por que chamou o embaixador em Tel Aviv de volta.

“O Governo brasileiro considera inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina. Condenamos energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças. O Governo brasileiro reitera seu chamado a um imediato cessar-fogo entre as partes”.

Na nota, o Itamaraty explica porque o Brasil votou na quarta-feira a favor da criação de uma comissão de inquérito para investigar supostos crimes de guerra de Israel numa votação do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (UNHRC, na sigla em inglês), em Genebra: “Diante da gravidade da situação, o Governo brasileiro votou favoravelmente a resolução do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre o tema, adotada no dia de hoje”.

carcara_br
carcara_br
Responder para  Nascimento
2 anos atrás

ta “O porta-voz da chancelaria, Yigal Palmor”
Falaram o que sobre o equador?
Entenda, um rei não precisa se dizer rei, da mesma forma que um anão, não precisa ser chamado de anão.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  carcara_br
2 anos atrás

Ta vendo o quao desinformadovoce e’, assim como tantos outros que aparecem por aqui

Wilson França
Wilson França
Responder para  carcara_br
2 anos atrás

Ah, vai pesquisar. Foi amplamente divulgado. Tu só não vai encontrar no canal do Alan dos santos

Camargoer
Camargoer
Responder para  Nascimento
2 anos atrás

Caro Nascimento. O governo de Israel pode declarar o que quiser e quando quiser. O fato é que o Brasil ocupa uma cadeira no CS da ONU eleito pelos países latino americanos por 11 vezes. Israel nunca foi eleito.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Camargoer
2 anos atrás

Israel nunca cumpriu uma resolução da ONU.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Camargoer
2 anos atrás

Porque nem a Russia, nem a China e nem os paises arabes permitiriam.

Como o Brasil sempre foi um pais em cima do muro, entao tanto faz estar ou nao, presente no CS da ONU.

Nascimento
Nascimento
Responder para  Camargoer
2 anos atrás

Camargoer eu concordo com o senhor. Mas de fato não há respeito em relação ao Brasil, eu nunca li as mesmas coisas sendo ditas em relação a Índia por exemplo…

Jefferson
Jefferson
Responder para  Nascimento
2 anos atrás

Meio óbvio, a Índia tem um peso extremamente maior internacionalmente que o huezil seja pela sua economia seja militarmente nem tem comparação…

Mosczynski
Mosczynski
Responder para  Camargoer
2 anos atrás

E isso faz alguma diferenca? Bolsonaro foi visitar o Putin no pior momento possivel. Isso demonstra o nanismo do pais.

Fabio Félix
Fabio Félix
Responder para  Nascimento
2 anos atrás

Claro, Israel chamou o Brasil de anão diplomático qd a diplomacia “altiva” do Celso Amorim estava defendendo os os terroristas do Hamas!

Douglas
Responder para  Joe
2 anos atrás

Este governo? E a trapalhada do acordo nuclear com os iranianos? Aquele acordo costurado pelo anão Celso Amorim pra pintar o pinguço como um “estadista iluminado” que levou a paz ao Oriente Médio. O tal acordo foi motivo de risos em alguns foros internacionais e deixou o cumpanheiro Obama p da vida com quem ele chamava de “O Cara”.
Fora que o iluminado era bastante amigo de Khaddafi e Ahmadinejad. Quem se mistura com pária é o que mesmo?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Joe
2 anos atrás

em um certo governo aí chamaram a gente de anão diplomático. então o atual tá até bem

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Chuck Norris Do Paraguai
2 anos atrás

Mal não iria fazer, parece que a historia do “anão diplomático” persiste!

Nilo
Nilo
Responder para  Carlos Gallani
2 anos atrás

Mas não seria uma anão diplomático se tivesse dado apoio total a Washington, seu conceito pelo Brasil seria outro.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Nilo
2 anos atrás

É um pais que quer uma vaga no conselho de segurança, que aspira uma importância global mas que se manifesta muito timidamente, não é zero mas é pequeno, país periférico aos olhos do mundo!

Nilo
Nilo
Responder para  Carlos Gallani
2 anos atrás

O Brasil não será respeitado enquanto não tiver armas nucleares, seus SUBNUCs, uma força armada condizente com seu tamanho e capacidade tecnologica de produção internalizada. E pelo que saiba a Rússia ddefendeu a pretensão do Brasil de entrar no Conselho de Segurança.

Jefferson
Jefferson
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Só com uma economia forte e forças armadas equipadas que um país tem peso e é respeitado internacionalmente, o huezil não tem nenhum deste a curto, médio e longo prazo. Temos uma das economia mas fechadas do mundo e nossas forças armadas está mais pra uma guarda previdenciária nacional, uma verdadeira piada…

Nascimento
Nascimento
Responder para  Carlos Gallani
2 anos atrás

Só é membro do CS quem ganhou a segunda guerra e IMPÔS a criação da ONU e esse novo conselho de segurança, ficar babando ovo desse ou daquele país não vai mudar NADA em relação a isso. Os EUA sempre fez oposição ao Brasil ser membro permanente. Ter bomba atômica também não mudará nada, veja a Índia que tentou diversas vezes e sempre ouviu o ”NÃO” da China…

Também fizemos aquela missão de paz no Haiti com essa promessa vazia de que nos indicariam e continuamos até hoje na mesma…

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Nascimento
2 anos atrás

Não é um situação banal, não é uma bobagem, é um pais soberano que esta sendo invadido por uma potencia global violando a carta das nações, se pra isso nossa diplomacia titubeia então pro resto ninguém nem vai dar bola, simplesmente fraco.

Nascimento
Nascimento
Responder para  Carlos Gallani
2 anos atrás

” nossa diplomacia titubeia ”
É o que você diz.

A posição já foi dita no CS da ONU. Os demais membros da OEA não tem o espaço que o Brasil tem pra dizer o mesmo. Não tem porque gastar saliva falando o que JÁ foi dito.

Os problemas da nossa diplomacia são outros completamente diferentes desse.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Nascimento
2 anos atrás

Muito pouco, deveria assinar a carta, inclusive ajuda humanitária para os refugiados seria bom, remédios, roupas, comida… Estaríamos demonstrando uma sincera nobreza que fortaleceria nossa posição em um cenário global presente e futuro mas como eu disse, somos fracos, titubeantes, anões diplomáticos!

Hcosta
Hcosta
Responder para  Nascimento
2 anos atrás

Nem o Brasil e nem outro país do mundo…

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Carlos Gallani
2 anos atrás

Então os Estados Unidos não precisam de nós.
Que façam o que lhes der na telha e não encham o saco.
Nos obrigaram assinar tratados de não proliferação de armas nucleares, de não fazer mísseis balisticos e outras coisas.

Camargoer
Camargoer
Responder para  Chuck Norris Do Paraguai
2 anos atrás

Caro Chuck. O Brasil se candidatou e foi eleito para o conselho de segurança da ONU como representante da região. A partir deste momento, perdeu a condição de neutralidade. Agora tem que se manifestar como membro do CS.

Nilo
Nilo
2 anos atrás

Os russos já entram na cidade de Carcóvia, a segunda maior cidade ucraniana,
o 302 regimento de misseis antiaéreos depôs armas voluntariamente.
https://pt.euronews.com/2022/02/27/ucrania-alerta-para-ataques-a-refinaria-e-gasoduto
A cidade está com toque de recolher.

Canarinho
Canarinho
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Mas um duro golpe no regime fantoche Ucraniano, mais 500 soldados do regimento se entregaram aos Russos. O que me parece estar acontecendo e que a leste do Dnieper, e quase certo que a Ucrania caira, onde ha mais presenca de Russos e descendentes etnicos de Russos, que por sua vez vao impossibilitar a formacao de guerrilhas e uma guerra assimetrica, e isso se prova pelos constantes relatos de rendimento de forcas na regiao leste, inclusvie se juntando aos russos. Agora na porcao ocidental da Ucrania, onde ja ha muito infiltramento de meios e ativos estrangeiros da OTAN, nao faco idia do que pode ocorrer.

Nilo
Nilo
Responder para  Canarinho
2 anos atrás

A guerra é cara, o dinheiro ofertado pelo americano é para comprar armas, a europa fornece armas, mas o custo de manutenção para sustentar um conflito e mais o custo da destruição da infraestrutura da cidade, a economia e indústria que paralisa, tudo isso são perdas, os bilionários ucranianos vão querer negociar com Putin, o fim do conflito e mesmo depois.
Os russo ainda não estão em Kiev (Kiev agora)
https://www.youtube.com/watch?v=x3yMxxAkN4w

Flanker
Flanker
Responder para  Nilo
2 anos atrás
glasquis 7
Responder para  Nilo
2 anos atrás

“A guerra é cara”

Mas é um bom negócio e neste caso, será cara para ambos.

O custo á imagem internacional da Rússia será enorme e será ainda maior para o próprio Putin.

Se não houvessem riscos para a Rússia Putin não estaria disposto a negociar. Ele sabe que, embora alguns militares possam estar se entregando, o maior problema será com os civis que estão dispostos a enfrentar aos russos nas cidades, no corpo a corpo, rua por rua e nesse caso, a superioridade bélica pode jogar contra.

Antes o Presidente da Ucrânia era um palhaço, depois um fantoche mas, com esta invasão, Putin fez dele um Herói Ucraniano. Uma boa parcela da população vai com ele.

Agora a Ucrânia não tem muito mais o que perder.

Ou o Putin decide logo esta guerra e com isso assume o risco de gerar um genocídio e ser perseguido por isso ou, terá que enfrentar aos ucranianos numa lenta e desgastante guerra nas cidades.

Quem assume os riscos dos custos da guerra daqui pra frente é a Rússia.

Mosczynski
Mosczynski
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Voce ta seguindo os noticiarios russos? As bolas do presidente ucraniano pesam mais que todas as bolinhas de voces comentaristas baba-ovos russos desse Forum juntas. O cara ta la, firme e forte e nao havera rendicao.
Slava Ukraini.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Nao existe nenhuma noticia sobre rendicao ucraniana.

Nilo
Nilo
Responder para  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Não, mas existe de negociação em Belarus, amanhã saberemos. As dificuldades para um acordo são grandes, não guardo esperança, aguardemos.

Mosczynski
Mosczynski
Responder para  Nilo
2 anos atrás

A negociacao nao e’ em Belarus, mas proximo da fronteira. Isso foi a condicao imposta pela Ucrania.

Nilo
Nilo
Responder para  Mosczynski
2 anos atrás

atras da cerca rsrsrsrsr

gordo
gordo
2 anos atrás

Quando estava na universidade em alguns momentos surgiam manifestos bem estranhos do DCE, coisas como condenando invasões no Iraque e por aí vai. A tal carta da OEA vale tanto quanto, assim como as resoluções da ONU, basta perguntar aos Palestinos quão forte são essas resoluções e assemelhados. Assinar ou não pouco ou nada resolve, é só perfumaria.

Nilo
Nilo
Responder para  gordo
2 anos atrás

A história sempre ensina:

uau.jpg
Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  Nilo
2 anos atrás

A hipocrisia chega doer…..

pangloss
pangloss
Responder para  Saldanha da Gama
2 anos atrás

Não no hipócrita. Esse pessoal não tem vergonha, não sofre nada com o ridículo que provoca.

WSilva
WSilva
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Alguém precisa fazer uma lista dessa da Inglaterra/Império britanico e mandar colocar ao vivo na CNN, JN, Pingos nos Is etc.

Será que esses canalhas vassalos teriam a coragem de mostrar?

Hcosta
Hcosta
Responder para  WSilva
2 anos atrás

Há uma grande diferença. Essas atrocidades são verdadeiras e de conhecimento de todos, reconhecida pelos seus próprios países.

A Rússia já admitiu o massacre dos oficiais Polacos? E a China o que aconteceu em Tiananmen?
Entre muitos outros exemplos…

WSilva
WSilva
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

”Essas atrocidades são verdadeiras e de conhecimento de todos, reconhecida pelos seus próprios países.”

E por que não se fala sobre esses em nenhum lugar no ocidente? Por que não há celebrações de 10, 20, 30 ou mais anos desses ataques amplamente divulgados em rede aberta?

Por que na Inglaterra ninguém sabe o que foi a guerra do Ópio?

Por que o Japão insiste em negar seus massacres? Por que ninguém no ocidente celebra 20, 50 anos ou mais de massacres japoneses contra chineses e coreanos…?
Por que as celebrações desses massacres na China e na Coreia não são divulgados no ocidente?

”A Rússia já admitiu o massacre dos oficiais Polacos? E a China o que aconteceu em Tiananmen?”

China e Russia são países autoritários, EUA e Inglaterra são supostamente democracias e por isso deveriam agir diferente de China e Russia, mas não é isso é que se vê na pratica, eles apenas usam esmalte democrático para atenuar suas atrocidades.

Hcosta
Hcosta
Responder para  WSilva
2 anos atrás

O senhor onde mora? E sabe desse assunto…
Pode ter a certeza que os ingleses sabem o que foram as guerras do Ópio e sabe porque? Porque isso é do conhecimento geral e ensinado nas escolas e da forma como aconteceu.

Já do Japão não conheço o país mas não me parece que glorifiquem o seu passado dessa forma, principalmente em relação à 2GM. Sabem muito bem as consequências da guerra.

Mas porque o governo Chinês anda em Hong Kong a destruir qualquer monumento referente a Tiananmen? Já divulgou o número de mortos?

E outra vez a guerra do Ópio? Uma guerra que teve cerca de 5000 vítimas por parte da China em 20 anos e é esse o exemplo de atrocidade que se lembra?

Se eu for Inglês vou à wiki e tenha lá muita informação.
Se for Chinês e pesquisar Tiananmen o que encontra?

WSilva
WSilva
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Responda minhas perguntas, por que não há celebração das atrocidades cometidas pelos ocidentais na mídia ocidental?

Por que as celebrações da China e Coreia sobre as atrocidades cometidas por japoneses não são lembradas no ocidente? Mas o ocidente sempre lembra de Tiananmen?

Por que o ocidente não celebra o genocídio contra os índios americanos mas sempre lembra do Holodomor?

”Se eu for Inglês vou à wiki e tenha lá muita informação”

Muita informação distorcida, aqui está a primeira coisa que você lê na wiki versão em inglês sobre a guerra do Ópio.

”The Opium Wars (simplified Chinese: 鸦片战争; traditional Chinese: 鴉片戰爭) were two wars waged between the Qing dynasty and Western powers in the mid-19th century. The First Opium War, fought in 1839–1842 between Qing China and the United Kingdom, was triggered by the dynasty’s campaign against the British merchants who sold opium in China. The Second Opium War was fought between the Qing and the United Kingdom and France, 1856–1860. In each war, the European force’s modern military technology led to easy victory over the Qing forces, with the consequence that the government was compelled to grant favourable tariffs, trade concessions, reparations and territory to the Europeans.”

Hélio
Hélio
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Que eu saiba não foi a Rússia que cometeu o massacre dos oficiais polacos, foram os soviéticos, onde muitos que cometeram o massacre eram ucranianos e cometeram sib ordens de um georgeano, por que a culpa é dos russos?
De extrema hipocrisia tentar usar crimes soviéticos contra a Rússia quando foi a Rússia, não a Polônia ou a Ucrânia, a maior vítima do regime soviético.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Hélio
2 anos atrás

Foi a União Soviética mas é a Rússia que continua a negar esses acontecimentos.
E foram os Russos que cometeram ou ucranianos e georgianos não eram russos de nacionalidade?
Isso outra forma de negacionismo, que todo o mal é causado por um agente exterior.

E não podemos dizer o mesmo do regime de Hitler? Austríaco e com muitas nacionalidades a combater ao seu lado?

Hélio
Hélio
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Oi? Você não falou coisa com coisa para defender seu discurso barato. Reformula melhor aí.
E nem vou falar da participação de poloneses no holocausto que até hoje eles negam veementemente mesmo com todas as provas apresentadas por testemunhas e por Israel. Quer falar de negacionismo ainda? Pra você a culpa é um espantalho.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Hélio
2 anos atrás

Lamento mas não consigo explicar de outra forma. Sugiro que leia mais uma vez o que eu escrevi. Mas também estou a responder a um comentário em que não percebo a sua lógica.
Parece que estamos ambos na mesma situação.

E não sei como a Polónia, um país ocupado pode ser responsabilizado pelo que aconteceu. Polacos individuais, sim, esses podem ser mas o país não.

silvom
silvom
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Os EUA NUNCA reconheceram nada disso como atrocidades

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Gracas a Deus por esse poderio belico impressionante. Tem que ser muito forte para por ordem no galinheiro.

Sem a existencia dos EUA, o mundo ja haveria sofrido varias guerras mundiais.

Nilo
Nilo
Responder para  Tadeu Mendes
2 anos atrás

O galinheiro nunca teve em ordem, a ausencia de guerra mundial se deve ao terror que uma guerra nuclear causa. O que aconteceu com Argentina, o que acontece com Ucrânia, pode vir a acontecer no Brasil, a questão da internacionalização Amazônia nunca foi tão atual, na campanha do Biden, ele saiu de uma oferta de 20 bbi dolares a uma ameaça tão clara e cristalina que o brasileiro ficou sem enterder nada, paralisou o celebro (esqucemos para conforto).

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
2 anos atrás

Olaf Scholz acaba de anunciar que vai aumentar o orçamento da defesa alemão para mais de 2% do PIB

O Orçamento desse ano será o dobro do do ano passado (€100 BI vs €53 BI)

https://financialpost.com/pmn/business-pmn/germany-to-hike-defense-spending-scholz-says-in-further-policy-shift/wcm/6f44fea5-8732-4aab-b5a4-a420b74dbd1f/amp/

Marcelo
Marcelo
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

A Alemanha têm meios para se tornar a maior super-potência europeia. Dinheiro é indústria militar eles têm.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Os germânico são poderosos desde de o império prussiano.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Coisas extraordinárias estão se precipitando. Lembram que era esse o reclamo de Trump contra a Alemanha (e outros no âmbito OTAN, muito encostados na força da América)? Mas também a exclusão de uma parte do sistema bancário russo (ao menos não aqueles ligados ao fornecimento de gás, muito em mercê da Alemanha) do S.W.I.F.T. (o zap/pix pra ordens de pagamento dos bancos, criado em 1973!), e que pode enviar ondas de choque muito além da economia russa. O Kazaquistão que se recusou a mandar soldados pra reforçar tropas de Putin na Ucrânia, a aceitação por Zelensky de combatentes voluntários estrangeiros pra lutar em solo ucraniano (que poderia abrir as portas pra uma infiltração de little green men ocidentais), etc. Preocupante.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Black Water? Os mercenarios vao nadar no dinheiro.

Machado
Machado
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Eu quero ver é eles mandarem os norte americanos embora do seu território e assumirem as rédeas de seu país novamente e deixarem de ser vassalos. Isso eu queria ver. Deveriam formar uma aliança com Rússia e China

Danieljr
Danieljr
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Daimler, Reinmetall, Airbus defence, MTU e compania agradecem muito.

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

Ai o cara faz arminha com a mão e todo mundo acha que ele é de direita.
Só tá do outro lado do cocho.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

É impressionante como a extrema-direita e a extrema-esquerda brasileiras convergem numa quantidade absurda de temas, dentre elas a defesa de líderes autoritários que estão contra a democracia liberal moderna (ainda que por motivos distintos).

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
2 anos atrás

Essa hipocrisia, assim como o endeusamento de outros países por Brasileiros me dá nojo…

Hitoera
Hitoera
2 anos atrás

Mais um ato estúpido desse presidente covarde! E depois o palhaço é o ucraniano!

Luiz
Luiz
2 anos atrás

Não temos uma política externa desde o momento que a Dilma de calça jeans que adora fazer arminha com a mão assumiu.

Claudio
Claudio
2 anos atrás

A Rússia foi a única que ficou a favor do Brasil na questão da Amazônia, os Estados Unidos sempre pressionando o Brasil

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  Claudio
2 anos atrás

O Brasil vai rodar, e a culpa é de todo mundo, pra ser sincero.

Nilo
Nilo
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Estão usando para tomar a cidade de Cracóvia, veículos leves como blindados leves VPK-Strela,
https://www.youtube.com/watch?v=UreR-qYgZwU
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/02/27/guerra-russia-ucrania-4-dia.htm
Este tipo de operação vai ficar mais dificil para os russos em Kiev.

Mercenário
Mercenário
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Nilo,

A incursão de Spetznaz em Kharkiv não teve sucesso e eles foram repelidos.

Os russos estão tendo mais sucesso no sul.

paulof
paulof
Responder para  Mercenário
2 anos atrás

Pobre dos tártaros que foram expulsos da Criméia então.

Machado
Machado
Responder para  Claudio
2 anos atrás

Isso é verdade. Mas o destino do Brasil é triste. Em breve seremos a bola da vez dessas potências imperialistas.

Material arquivo
Material arquivo
2 anos atrás

Parabéns pelo forte postar essa notícia.
Tem muito site puxando saco do governo brasileiro e omitindo e censurando informações.
Jornalismo é divulgar tudo, inclusive contra o governo federal.

Material arquivo
Material arquivo
2 anos atrás

A posição do Brasil nessa invasão russa foi um desastre, assim como tudo que parte de governo bolsonaro.
É assustador ver brasileiros querendo ficar neutro. Acordem, a Rússia invadiu um país soberano que não atacou a Rússia. Isso é extremamente errado, é algo covarde e que não deve ser aceito.
O brasil e nossos valores sempre condenou esse tipo de ação.
Vocês deveriam ter vergonha de querer ficar neutro diante de invasões de países.
Os bebês, crianças e idosos da Ucrânia vão lembrar se vocês querendo ficar neutro!

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

Olhem para as sanções impostas à Rússia.
Daí, antes de sonharem em fechar STF e Congresso, pensem nos impactos internos, porque no dia seguinte ao eventual fechamento dessas instituições, teremos embargos.
Não estou dizendo com isso que que não gostaria que tirassem grande parte daquelas pessoas de lá. Quer tomar alguma medida, entupa o e-mail de teu Senador.

Faver
Faver
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

Hohe temos guerra cibernética, eletrônica, econômica, de mídia, e a física tradicional. Estamos vendo que as FAs têm de expandir o leque de atuação e proteção

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

A Rússia paga bem?

Francisco Bastos Macedo
Francisco Bastos Macedo
2 anos atrás

Independentemente de o Brasil está certo ou não nessa questão de assinar esse documento,quero observar aqui a parcialidade da mídia brasileira na cobertura dessa guerra,e ainda essa pegação no pé do presidente cobrando seu posicionamento.Ora bolas,se o cara não quer se posicionar,por que o então dessa encheção de saco se isso não vai mudar o resultado desse conflito?E olha que nem sou fã e voto no atual presidente.

Francisco Bastos Macedo
Francisco Bastos Macedo
Responder para  Francisco Bastos Macedo
2 anos atrás

PS: “não voto” no atual presidente.

André Luís
André Luís
2 anos atrás

ZEUS, faltaram aquelas cordinhas de marionetes nos braços destes três lixos humanos. Mas de forma geral, ficou muito bom o desenho.

Felipe Klein
Felipe Klein
2 anos atrás

A grana tá circulando na alemanha, sem Rússia e sem china Chips… Vai querer ser democrática agora blablabla Daí o apoio a Kiev ou kyiv 2.0.

https://www.mdr.de/nachrichten/welt/osteuropa/politik/deutschland-ukraine-waffenlieferung-100.html

André Luís
André Luís
2 anos atrás

“a Ucrânia fica no continente europeu, e não nas Américas; e a posição do Brasil foi expressa no Conselho de Segurança.”

Parabéns pela postura, Brasil. Sem mais!

Satyricon
Satyricon
2 anos atrás

Imbecilidade

Felipe Klein
Felipe Klein
2 anos atrás

Alemanha querendo faturar as custas da guerra.

Danieljr
Danieljr
Responder para  Felipe Klein
2 anos atrás

Todos querem, faturar, seja com dinheiro, status, vantagens não financeiras.

Felipe Klein
Felipe Klein
2 anos atrás

Panzerfaust 3

IMG_20220227_104812.jpg
carcara_br
carcara_br
2 anos atrás

correto… Já demos a nossa posição na Onu…

fulcrum
fulcrum
2 anos atrás

Melhor coisa é ficar quieto e não se intrometer.

Felipe Klein
Felipe Klein
Responder para  fulcrum
2 anos atrás

Geração baby Boomers como a minha querendo colocar y e z na guerra, enquanto abrem suas latinha de coca cola na frente do PC, já que vista cansada já atacou no smartphone.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Felipe Klein
2 anos atrás

Geração baby boomer hoje só luta contra a incontinência e manda foto de flor no zap.

Joanderson carlos
Joanderson carlos
2 anos atrás

De por me a Rússia desestabiliza os governos da europa tudo, pelo menos assim eles vão ter um inimigo para se preocupar e esquece da nossa Amazônia.

Material arquivo
Material arquivo
Responder para  Joanderson carlos
2 anos atrás

Tomara que não esqueçam da nossa Amazônia.
Tenho familiares na Amazônia, inclusive servidor do ibama.
O sucateamento e o desmatamento na região amazônica explodiu na era bolsonaro.
Não é achismo, é fato!
Deixe sua paixão de lado e olhe a realidade.
Por que tu achas que os financiadores do presidente são os que mais desmatam?

Danieljr
Danieljr
Responder para  Material arquivo
2 anos atrás

Prefiro concretar o terreno da Amazônia do que entregar pra ONU ou qualquer porcaria dessas. Se for pra desmembrar, que seja para todos então, área dos índios, a região do Sul e outros estados que quiserem. Dessa forma cada um faz o que quiser, desde que não fiquem querendo trocar tiros entre si.

Danieljr
Danieljr
Responder para  Danieljr
2 anos atrás

Esqueci de escrever. Se a floresta for ficar dentro do território Brasileiro, prefiro ela de pé, por mim colocaria fogo em todo e qualquer equipamento/acampamento de desmatamento.

Todos os troncos que são apreendidos pelo IBAMA, transformaria em serragem para que nem exista a chance de alguém comprar as toras em algum leilão e isso vire um “negócio” recorrente.

rdx
rdx
2 anos atrás

Baixas russas até a presente data.

27 aviões
26 helicópteros
2 drones
146 tanks
796 blindados
49 peças de artilharia
1 SAM Buk
4 MRLS
4.300 soldados

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  rdx
2 anos atrás

RDX.
Coisa vergonhosa…..Ave Maria… Misericórdia.
Se não for o suficiente. Missim Fii. Suncê tá exagerando.

glasquis 7
Responder para  rdx
2 anos atrás

Qual a fonte?

rdx
rdx
Responder para  glasquis 7
2 anos atrás
100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  glasquis 7
2 anos atrás

Ucrânia. KKKKKK

rdx
rdx
Responder para  rdx
2 anos atrás
rdx
rdx
Responder para  rdx
2 anos atrás
rdx
rdx
Responder para  rdx
2 anos atrás

Correção: 706 blindados

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  rdx
2 anos atrás

se fosse tudo isso, quem tinha que estar pedindo rendição do outro lado é o Volodymyr e a Ucrânia ia ocupar a parte Europeia da Russia

dfa
dfa
2 anos atrás

Eu até entendo o caminho da neutralidade, isto é, se o Brasil não fosse um gigante adormecido com um potencial imensurável.
A certos princípios que devem ser mantidos e seguidos, se algum dia o Brasil quiser sair da sua insignificância no contexto global.
Da mesma maneira que deveria ter condenado a invasão Russa deve condenar qualquer ação Norte-americana que envolva o uso da força(como foi o caso do Iraque em 2003).
Tornar-se um líder dos países da América do sul e seguir uma política de estado que vá de encontro a carta das nações unidas de respeito pela soberania das nações.
Uma terceira força a nível global que juntamente com a Índia, poderia dar alternativas as demais nações que se tornam peões as mãos dos americanos, chineses e russos.
Com esta postura pouco imaginativa Brasil mantém-se como o anão diplomático que é aos olhos de outros estados.
Talvez isso agrade a algumas pessoas mas a mim não.

Hcosta
Hcosta
Responder para  dfa
2 anos atrás

Se estão mais preocupados com uma eventual invasão da Amazónia do que ir ajudar Moçambique a combater ataques terroristas…

Isto é inação, diferente de ser neutro.
Quem não arrisca, não petisca…

Felipe Klein
Felipe Klein
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Hora de pensar no norte de Moçambique, sim, mas precisamos fabricar mais guaranis e ter lança foguetes simples na mão e retaguarda sul afeicana. Pois a turma do Iemem vai lá ajudar o isis. Penso que um 8×8 emm parceria com Argentina poderia ser fabricado juntos.

Nilo
Nilo
Responder para  Felipe Klein
2 anos atrás

Porque incluir os argentinos no projeto 8×8, no geral os projetos militares em conjunto com a Argentina términa como o KC-390 (não compram um avião) ou pior.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Felipe Klein
2 anos atrás

Esse é um problema. Há sempre alguma justificação para não ir…
O Brasil é um dos maiores exércitos do Mundo…

Danieljr
Danieljr
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Primeiro guarani em chamas com todo mundo dentro e qualquer que seja o presidente será esfolado na mídia, no dia seguinte.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Danieljr
2 anos atrás

Pois, é preciso ter coragem e se a causa for justa…
Mas é para isso que servem as Forças Armadas.

Ou é melhor enviar militares para a favela e ter mortes por balas perdidas?

DanielJr
DanielJr
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Não questiono a coragem dos soldados. Questiono o fato de que todos querem que apoiemos tal ação e enviemos tropas para lá, mas quase ninguém aceitaria os caixões de voltarão para o Brasil. Caso isso acontecesse, não acho que a mídia faria uma homenagem larga para os que sucumbiram em combate, se fizerem, será um recorte em meio a ataques aos governantes que “estarão enviando tropas para a morte em outro continente enquanto existem moradores de rua e escolas sem internet no Brasil.”

Machado
Machado
2 anos atrás

A colonização européia e mais recentemente a colonização moderna norte americana são responsáveis por toda a desgraça da nossa civilização humana

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Machado
2 anos atrás

A colonizacao europeia civilizou os primitivos.

Os EUA nunca colonizaram ninguem. Talvez no seu planeta.

Ivanmc
Ivanmc
2 anos atrás

Ainda bem! Depois eles inventam que tem que mandar os Brasileiros, como iscas e buchas de canhão, para “garantir a soberania e a paz mundial.”

pangloss
pangloss
2 anos atrás

“De onde nada se espera, é de onde não vem nada, mesmo.” (Apparício Torelly, autoproclamado Barão de Itararé)

A declaração do Brasil não significa nada. É melhor não dar mais uma chance ao asno. Ele não costuma desperdiçar oportunidades de mostrar sua inaptidão.

Aguiavelox
Aguiavelox
2 anos atrás

Considerando o discurso do Putin e o histórico apresentado, concordo totalmente com as preocupações russas quanto a entrada da Ucrânia na OTAN e a instalação de equipamentos e sistemas militares nas fronteiras russas. Um observador cuidadoso e verificaria que a Ucrânia representa vida ou morte para a Rússia, deste modo, ao negligenciar a preocupação russa, fecha-se a via de saída descrita por Sun Tzu.

Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

OEA é um zumbi prestes a ser substituído pela CELAC

Antonio Palhares
Antonio Palhares
2 anos atrás

A OTAN quer colocar armas nucleares no traseiro da Rússia. E quer porque quer, que todos aprovemos para legitimar sua ação.
Quando Europa e Estados Unidos fazem conluios para aprovarem coisas contra nossa soberania. Quem é contra são justamente os `párias”. Russia e China.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Antonio Palhares
2 anos atrás

Nunca percebi essa lógica. Quantas bombas nucleares têm os países Bálticos e a maior parte dos Países da OTAN?

Neto
Neto
2 anos atrás

A tutela que hoje ocorre para que o presidente não esteja diante de câmeras para falar o que de fato pensa é a grande contribuição dos militares deste governo que por hora toma conta do Brasil.
.
Nunca fiquei tão feliz pela possibilidade do presidente estar gastando meu dinheiro tomando cerveja e comendo churrasco em uma praia.
.
Espero que o conflito termine antes que o Bezerro de Ouro tenha oportunidade de falar sobre a guerra na Ucrânia.
.
Melhor o silencio ensurdecedor do presidente do que palavras ditas no fígado para o os gatos pingados porteira do planalto.
.
Continuem assim.

Lucas
Lucas
2 anos atrás

Estava assistindo na TV agora a pouco sobre as sanções a Rússia, quem sancionou os USA quando violou os direitos de não guerra contra o Iraque?? Passaram por cima dos não de todos e não houve esse alarde todo, olha como existe um clã no mundo fechado os EUA e suas concubinas europeias são vassalos hipócritas nojentos o Iraque também era um país que teve a sua soberania violada, com prestestos mentirosos, cadê o mundo pra sancionar os EUA igual estão sancionando a Rússia?? Os EUA fizeram lavagem cerebral nas suas concubinas europeias??

Material arquivo
Material arquivo
Responder para  Lucas
2 anos atrás

Sim, seguindo seus argumentos. Eu devo ficar em silêncio diante do extermínio de civis armados na Ucrânia.
Amigo, acorda!
A Rússia invadiu a Ucrânia sem ela ter feito nada, zero. O brasil como nação deve repudiar esse tipo de coisa. Se não fez no passado, devemos fazer hoje.
Não use a história para matar pessoas no presente.

Lucas
Lucas
Responder para  Material arquivo
2 anos atrás

Hipocrisia pouca é bobagem, americanos mataram civis com drones no Iraque no Afeganistão, são coisas que infelizmente acontece. Cadê a comunidade na época?? A pressão internacional sobre a Rússia é maligna. São dois pesos e duas medidas. Os donos do mundo compra informações desmentem e suas concubinas fica calados mundo injusto.

Jota
Jota
2 anos atrás

https://youtu.be/n71tK6vtmJI chegando ao fim.

Rogério
Rogério
2 anos atrás
Claudio
Claudio
2 anos atrás

Estados Unidos e Europa não querem ouvir as exigências russas , vão pagar caro por serem egotistas , sempre se imporam a outros países incluindo o Brasil sobre a amazonia, mas terão que recuar pela primeira vez, se não será catastrófico

J.Ricardo
J.Ricardo
2 anos atrás

Mais um mito que se foi.
Já cansei de ler aqui, que as forças armadas da toda poderosa mãe Rússia eram capaz de varrer a Europa, que nem mesmo os Estados Unidos dariam conta de enfrenta-los. A realidade se impôs e até agora não conseguiram entrar em Kiev, estão levando uma “canseira” dos ucranianos.
Quanto o Brasil assinar a carta da OEA, tanto faz, já demos nossa opinião no conselho de segurança da ONU.

J.Ricardo
J.Ricardo
Responder para  J.Ricardo
2 anos atrás

Essa história que nao pesam a mão é lorota, hoje a Rússia usou bombas termobaricas em uma cidade, estão usando força total e mesmo assim não tomam as principais cidades.

Mosczynski
Mosczynski
Responder para  J.Ricardo
2 anos atrás

Lista ai as cidades controladas pelos Russos? A segunda maior potencia militar tomando canseira.
A Russia ta’ dominando tanto a Ucrania que aceitou sentar e conversar com a Ucrania depois de 4 dias de combate. Detalhe: aceitou o local do encontro imposto pela Ucrania.

Faver
Faver
2 anos atrás

Era para ser 1 dia e já é o quarto. Apesar de sabermos mais notícias do lado ucraniano não acho que os russos tão tomando pau. Apesar disso também acho que complicou mundialmente e internamente para a Rússia. Se continuar assim o Putin é capaz de cair.

Mensageiro
Mensageiro
2 anos atrás

Ja que a Russia vetou a resolução no CS da ONU, é uma boa hora do Brasil pressionar/agir pra ser colocado no CS permanente e pra ter reformas na ONU.
É em tempos de guerra que acontece mudanças!

Material arquivo
Material arquivo
Responder para  Mensageiro
2 anos atrás

Se eu sou presidente:
1 – proibo imediatamente a exportação de qualquer material para a Rússia.
2 – bloqueio bens de empresas e pessoas russas no Brasil.
3 – envio material militar para a Ucrânia.
……
O povo brasileiro tem como principal alicerce a liberdade e a autodeterminação dos povos.
A Rússia invadiu a Ucrânia de forma covarde e está matando a população civil daquele país, destruindo a economia e a sociedade daquelas pessoas.
Isso é um desastre!
Brasileiro de verdade não defende invasões
HOJE A RUSSIA USOU BOMBAS TERMOBARICAS na Ucrânia, bombas extremamente fortes em áreas civis.
Não podemos aceitar o extermínio.

Claudio
Claudio
Responder para  Material arquivo
2 anos atrás

“Não podemos aceitar o extermínio ” mas o extermínio que a Ucrânia estava fazendo no leste aceitaram bem quietos né , batalhão de azov passeava por lá , faziam vista grossa pra eles , e ainda bem que tu não é presidente , iria colocar o Brasil no joguinho de Washington , fazer as vontades deles enquanto eles assistem de camarote ,os mesmos que ameaçaram o Brasil com narrativas ambientais junto com França , espero que vc olhe os dois lados da moeda, oque os russos foi errado mas não deixaram outra escolha

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
2 anos atrás

Meio OFF:

Eu não sei nem como a Rússia ainda tem Forças Armadas viu

Todo dia morrem mais de 3000 militares russos
Todo dia os russos perdem uns 70 helicópteros
Todo dia os russos perdem 90 caças
Todo dia os russos perdem 87 blindados
Todo dia os coquetéis molotov inutilizam vários T90
Todos os 100 kalibrs do estoque russo já foram usados
TÁ FALTANDO DIESEL NOS VEICULOS RUSSOS

Um único MIG 29 Ucraniano liquidou todos os Su 35 da VKS

E mesmo com toda essa “vantagem”, o Zelensky vai ter que negociar

Mas o que é um GRANDE MISTÉRIO PRA MIM, é como mais da metade do país está nas mãos do Putin

São as narrativas né

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
2 anos atrás
Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

E como vai ser isso?

Falar é uma coisa

Pra mim, essas narrativas são combinadas para não ficarem com a moral baixa

Faver
Faver
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

E quem vai pilotar? Fiquei com esta dúvida.

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
Responder para  Faver
2 anos atrás

Os ucranianos. A UE vai doar os caças de fabricação soviética que os países do bloco ainda tem para não precisar treinar os pilotos da Ucrânia.

Nilo
Nilo
Responder para  Bruno Vinicius
2 anos atrás

mesmo que sejam Mig-29 ou um Su-27, possuem a mesma padronização de equipamentos a que os pilotos ucranianos estão acostumados? e o tempo de treinamento desses pilotos? isso é uma loucura, estão brincando com vida alheia.

Tomcat4,2
2 anos atrás

Esse é o Brasil q eu quero, com voz e espressividade ,q cuida de seus interesses!??????????

Material arquivo
Material arquivo
Responder para  Tomcat4,2
2 anos atrás

Você é louco?
A Rússia invadiu um país livre que teve eleição recentemente. A Ucrânia não atacou a Rússia.
Se você defende isso você é tudo, menos brasileiro.
Acorda!!!
Hoje a Rússia usou bombas terminariam extremamente fortes contra população ucraniana.
Isso é um extermínio. Ninguém nesse mundo pode aceitar extermínio. Isso é errado!

rdx
rdx
2 anos atrás

Baixas ucranianas segundo o ministério da defesa russo:

254 blindados
103 peças de artilharia e morteiros
46 MRLS
31 aeronaves no solo
164 viaturas militares
38 SAM
56 estações de radar

https://www.aa.com.tr/en/russia-ukraine-crisis/russia-confirms-its-armed-forces-suffered-casualties/2517321

Zé zinho
Zé zinho
2 anos atrás

O Presidente está completamente perdido com o aconselhamento dos cretinos melancias e petralhas do Itamaraty. Vergonhoso papel do Brasil nessa questão internacional!

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

OEA devia ficar quieta, foi criada para resolver os Problemas dos países americanos e não dos Europeus deixa eles se matarem pra lá.

dfa
dfa
Responder para  Carlos Campos
2 anos atrás

Que mente pequena e tacanha…
Vou-te explicar uma coisa os Europeus, Americanos e Russos têm ogivas nucleares e se começarem a largar essas ogivas uns sobre os outros a espécie humana vai deixar de existir e isso inclui a toda a América do Sul…

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  dfa
2 anos atrás

não acredito nessa teoria, o nível de radiação vai subir, mas não a ponto de matar todos, além de que se acuarem a rússia aí sim vai ter uma guerra nuclear.

Faver
Faver
2 anos atrás

Parece que quem entrou em Kiev foram forças especiais e sabotadores. O reporter do G1 Gabriel Chain deu uma entrevista ao vivo e disse que uma ambuláncia foi detida hoje de manhã com 4 chechenos disfarçados de médicos e eram sabotadores O grosso da tropa russa não tinha ido para Kiev ainda. Tem muitos mercenários e gente de outros países disfarçados no meio da luta. O reporter falou que houve alistamento em massa dos Ucranianos. Parece que o Putin tá enrrascado.

paulof
paulof
Responder para  Faver
2 anos atrás

O maior problema dele hoje parece que é o vazamento dos segredos da Tetraedr, que é uma firma de bielorussia, mas faz parte do complexo militar russo, greetings do pwn-bar hack team, já o anonymous mandou a mensagem “Russian state TV channels have been
hacked and are broadcasting the reality of
what is happening ” Pensei que o sistema cibernético russo era melhor, mas parece que vem mais vazamentos de contas por aí.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Putin tem razão, tem neonazistas na Ucrânia. Estes tipos existem não apenas ali, mas estão espraiados pela Europa e Américas, possuem muita influência, subsídios e métodos eficazes de empoderamento sócio-político. Como já disse antes algures, são fascistas e membros de uma ‘internacional’ fascista que vem se erguendo desde os anos 80, ou pouco antes. Um mindset fascista, na sua tendência compulsiva à destruição de tudo, é a ameaça mais notável que a democracia, primariamente (pois é o solo mais propício a essa erva daninha), e mesmo os autoritarismos russo e chinês, poderiam enfrentar. A vitória desse fascismo, ao qual o pensamento único do capitalismo não se opõe e mesmo crê que seja manipulável, representa a certeza de um holocausto de dimensões planetárias. Confiram, no caso Ucraniano:
https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Politica/noticia/2022/02/batalhao-de-azov-o-grupo-ucraniano-de-extrema-direita-na-mira-de-putin.html
https://lavrapalavra.com/2022/02/26/quem-sao-os-neonazistas-ucranianos/
Deu até no NYT:
https://www.nytimes.com/2022/02/10/world/europe/ukraine-nationalism-russia-invasion.html

Nicolas_SS
Nicolas_SS
2 anos atrás

Engraçado, o presidente agradeceu ao Brasil e demais países pelo posicionamento do voto na ONU…

Reis
Reis
2 anos atrás

Notícias do Front no site https://prm.ua/
Bayraktar TB2 em ação https://twitter.com/i/status/1498010623682256900
Site com informações https://twitter.com/i_army_org

Hitoera
Hitoera
2 anos atrás

?

20220228_001931.jpg
Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  Hitoera
2 anos atrás

O gado ucraniano, ao contrário, tem sido muito bem manejado…