Convenção Constitucional do Chile propõe a extinção das Forças Armadas do país
Os signatários da Convenção Constitucional do Chile apresentaram na última terça-feira, 1º, uma proposta que visa a abolir as Forças Militares Armadas (FFAA) do país. Em seu lugar, serão instauradas as Forças de Paz e Policiais, subordinadas ao Poder Executivo.
O marxista-leninista Gabriel Boric, eleito presidente no ano passado, dará as cartas no Alto Comando do Exército, visto que também ocupará o cargo de Chefe do Estado-Maior.
“As Forças Armadas devem se incorporar ao processo de mudanças sociais e políticas, de maneira a permitir que a instituição seja de fato dependente do poder democrático civil”, diz o documento.
De acordo com os signatários, as Forças Armadas não devem ser permanentes. “Em toda a História, essas instituições têm feito uso da força para alcançar os objetivos de determinados grupos políticos”, argumentam. “Isso faz prevalecer alguns sistemas, estruturas e poderes, impedindo o exercício de qualquer alternativa democrática.”
Os signatários explicam ainda que a redução dos gastos militares será uma consequência natural das mudanças propostas na Convenção Constitucional. Exclusivamente no caso de uma ameaça estrangeira, o Executivo, em acordo com o Legislativo, poderá convocar os chilenos maiores de 20 anos para integrar temporariamente as Forças Armadas.
Os soldados cuidarão das fronteiras terrestre, marítima e aérea. Além disso, participarão de atividades de cooperação internacional e contribuirão com a construção de obras públicas. “Haverá apenas uma única patente, que será subordinada ao poder civil“, diz a norma constitucional. “Os oficiais cumprirão as ordens emitidas pelas autoridades civis nacionais, regionais ou provinciais no exercício de suas funções.”
FONTE: Revista Oeste
NOTA DA REDAÇÃO: Para baixar o texto da proposta, clique aqui.
A Argentina agradece.
Só ,não esqueça que os 2 maiores interessados são Bolívia e Peru.
Viva Chile!
Kornet
Boa noite
A sit Chile X Peru é interessante.
As Forças Chilenas hj tem seu preparo muito voltado pra crise com o Peru e vice-versa.
Em q pese oficiais de ambos os países tentarem “passar panos quentes” quando em um mesmo ambiente, não duvido nada nada q o Peru atacaria o Chile, se este não estivesse preparado.
A sorte do Chile é a Argentina está na M. A Bolívia está na Mx5 e o Peru tem de se preocupar com o Equador também, mas se der mole, vai “rodar”.
Sds
A chance da Bolívia recuperar aquela saída pro mar.
E possível se defender com a atual tecnologia desses países todos que voce falou com um exercito temporário formado apenas para defesa, desde que se mantenha um pequeno núcleo permanente para treinamento, quarda e manutenção de equipamentos.
simulações:
1-tempos de paz.
5 mil soldados ficam responsaveis pela guarda, manutenção de material e prontos a se tornar instrutores.
2-Argentina, Peru ou Bolivia querem invadir. Eu sei pois tenho um serviço de inteligência muito bom, equipado com o quê tem de melhor.
3-preparação para defesa.
Convoca 50000 policiais, coloca eles para treinar com os 5000 soldados flutuantes em operar o equipamento guardado. No caso, mísseis anti-tanque e anti-anti-aéreo e minas terrestres e navais.
Os mais modernos que o dinheiro pode comprar.
Pergunta, qual pais sul-americano pode encarar uma barreira de centenas de mísseis anti-tanque e anti-anti-aéreos de ponta?
Se virar luta urbana, quem melhor que policiais treinados e com equipamento de ponta para isso?
Então, no cenário atual sul-americano uma estratégia de defesa de forças armadas pequenas ou temporárias más com equipamentos e inteligência de ponta e tão ou mais eficiente que um exercito grande, mal equipado ou treinado.
Quem se defende não decide a guerra. Guerra se vence com ações ofensivas. Mesmo a Resistência é uma defesa com ações ofensivas, mas q exige extremo sacrifício da população.
Policiais não são treinados pra guerra urbana. São treinados pra ações policiais em área urbana. Polícia não tem granada ofensiva e defensiva, lança granada, lança chamas, armas AC, Mrt, Art etc etc etc.
Polícia entra pra prender. E, se houver reação, atiram pra anular a ameaça, q as vezes leva a morte do bandido. E se atirarem muito, respondem a justiça. É um reflexo completamente diferente do combate em área urbana.
E se utilizarem os 50.000 policiais, quem substituirá os policiais nas ações de segurança pública?
Centenas de armas AC não seguram um coordenado ataque de blindados e artilharia, só atrapalham.
ARtilharia AAe IDEM. Atrapalham muito, mas não definem.
Já pode ser presidente do Chile, e com o serviço de inteligencia incrível que só fornece informação a vc…… cada uma!!!
Deveriam fazer isso aqui.
Pq
Nos últimos 50 anos, as FFAA cumpriram sua missão, com exceção da dissuasão “do dia a dia”:
Nr 1_ Defesa da Pátria
A. instituições: Meios e trabalhadores brasileiros foram trazidos em meio a guerras no OM e África de volta.
B. território: “n” invasões das FARC, pcp 91 e 99, q foram as mais quentes.
C. Povo: emprego ou a entrada em Ordem de Marcha resguardou brasileiros em alguns países fronteiriços, no Caribe, na África e no Oriente Médio. Algumas vezes…..
D. Tudo isso: Operações nos grandes eventos, notadamente a Copa e as Olimpíadas, frente ao terrorismo transnacional.
Nr 2_ Garantia da Lei e da Ordem
A completa falência ou comprometimento das capacidades de polícias levaram a Intervenção no RJ, Op Maré, Alemão, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Amazonas, Rondônia, Acre, Rio 94/95 dente outras….
Nr 3 _ missões para Política Internacional
A . Haiti
B. Angola
C . Moçambique
D. Líbano
E. N missões da ONU e OEA
Nr 4 _ Ações subsidiárias
N Ap Def Civil
Trocentas obras
Apoio ao IBAMA, Receita, PF , etc etc etc etc
Op na faixa de fronteira.
Só o EB teve, durante alguns anos ininterruptos, das suas 25 Brigadas de manobra, 4 em Op tipo polícia no RJ, 17 em op na faixa de fronteira (ainda estão), 3 em Op de Ajuda Humanitária (a primeira ou segunda maior do mundo – Op Pipa).
Se tu acha q alguma instituição tem capacidade de fazer isso…. Bom… tá enganado.
Sds
No braziu já há algo similar porém bem mais discreto sendo posto em prática através de pautas como da “Desmilitarização da Polícia Militar”. A dominação das Forças Armadas pela esquerda é o primórdio para a dominação de um País. Isso aconteceu de forma quase que natural na Venezuela. O Brasil só não foi dominado de uma vez pela esquerda porque eles não tinham as Forças Armadas…
Prêmio comentário PATÉTIC0 do ano… Leia sobre o projeto e não passe vergonha!
Em país SÉRIO as polícias são, primeiro, UNIFICADAS (ou seja não há a “Civil” investigativa nem a “Militar”, patrulha e engajamento. Aliás, até os anos 60 não existia a PM como entendemos hoje) e nem remotamente MILITARES. Esse devaneio de PM e BM como “tropas auxiliares” das FFAA é coisa da ditadura militar brasileira.
Tem que DESMILITARIZAR pra ontem, e formar uma polícia cidadã, ´técnica, moderna e qualificada. Chega de cabo gordo dentro da viatura, no ar condicionado o dia inteiro no zap… Chega de “batalhão” de PM, com rancho, alojamento, oficina…
No nosso caso sou mais a favor de uma grande redução do tamanho das forças armadas acompanhada da profissionalização da tropa e modernização do equipamento e táticas, como os Russos fizeram.
Me espantei com a informacâo que a Russia toca o terror com só 400 mil soldados profissionais.
Isso mesmo 400 mil soldados e mais:
2.562 tanques de guerra
3.229 veículos de combate de infantaria
2.876 veículos blindados de transporte de pessoal
2.606 veículos de artilharia autopropulsada
1.352 lançadores múltiplos de foguete
1.531 sistemas de míssil terra-ar
Mais o apoio da força aerea e marinha.
TC!
Peru e Bolivia tbm
Mas esse cidadão que foi eleito no chile è um doido.
Vc tem que entender o que é a Convenção Constitucional e o que é o Presidente do Chile.
Um não tem nada a ver com o outro.
Olá Glasquis. Passei o dia tentando explicar isso. riso.
Pois é. O obscurantismo neural é o pensamento reinante por estes lados.
Olá Glasquis. Acredito que seja preciso continuar alertando os colegas que estão equivocados e explicando como funciona o processo constituinte. Acredito que muitos irão compreender e isso irá elevar o debate futuro.
Se a população chilena decidir, tchau Forças Armadas.
Não há muito o que discutir.
Devemos lembrar que a Costa Rica aboliu suas F.A. em 1948 e até hoje não tiveram problemas com ninguém.
Óbvio.
Os EUA fazem a sua Defesa Externa.
E internamente, a Polícia teve de ser mais fortalecida, pois não há o guarda-chuva das FFAA.
Ou seja…. Para de falácia, Tubiquinho
Que mané, defesa externa.
É só parar de roubar territórios dos vizinhos e tentar dar golpes de Estado que não têm tanta necessidade assim.
Pedro Bó…. A Costa Rica é alvo de ações coordenadas de países caribenhos. Guerrinhas nos vizinhos se escondem em Costa Rica.
Grandes ações dos EUA com a polícia Costa riquenha (com tropas muito próximas de Infantaria Leve) “defendem” o país contra isso.
Mas como as ações guerrilheiras são de grupos de ideologia de esquerda, não há muita notícia disso.
E outra coisa, Biku Teteia, por que os países q vc defende tem forças armadas desproporcionais as possibilidades das nações q pretendem defender??
Ah, Sim…. Vc respondeu… interesse nos territórios vizinhos e manutenção dos golpes de estado.
Cadê os dados que comprovam o fortalecimento da polícia, Tubicão?
Ou todos extinguem ou ninguém extingue. Qual o interesse do mundo na Costa Rica?
O mesmo que no Chile?
Quase nenhum?
Próximo da insignificância?
Com certeza a insignificância!
Apareceu o Alexandre com seu alterego!!!
KKK
Baixa autestima é triste KKK
kkk. Inocente tem uma Base Americana lá. Todo país tem Forças Armadas seja sua ou invasora, o Líbano aboliu também, entrou em guerra civil e hoje reconstroí. Inclusive o Brasil treina a Futura Marinha do Líbano.
Bah!
Costa Rica é como um Uruguai, não faz diferença se tem ou não FAs porque são muito pequenos. Compare o Chile com um país de mesmo porte.
Uma característica original de uma ação política da esquerda é neutralizar a força ameaçadora, assim o caminho fica livre para grupos revolucionários….
lol
Postei um comentário no poder aéreo na matéria da compra dos aviões de alerta antecipado pelo Chile, meu comentário referia-se a uma “possível” perseguição da nova constituinte e do novo governo de esquerda, as fontes de financiamento dos recursos das forças, e levei “pedrada da galera canhota”, que comentam nesses espaços.
Me surpreendi com o fato desses políticos cogitarem a extinção das forças armadas, isso nem passou pela minha cabeça.
É muito recentimento e irresponsabilidade de quem escreve a nova constituição, trazer uma possibilidade dessas para discussões.
Se tal situação ocorresse o Chile ficaria do tamanho do “Vaticano”, e Argentina, Bolivia e Peru, conquistariam fácil, mais “uns hectares” aos seus territórios.
Abs
Ideias do mesmo tipo da turma que quer “desmilitarizar” a PM…O próximo é o braziu…
Pessoal, a notícia é fake.
Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Chile vai abolir as Forças Armadas do país. O que está circulando online é uma proposta de iniciativa popular que sequer alcançou o número mínimo de assinaturas para prosseguir sendo discutida no país. Ou seja: o documento que circula por aí não prova nada.
https://www.boatos.org/mundo/chile-abolir-forcas-armadas-nova-constituicao.html
É verdadeiro sim, já foi noticiado em diversos canais.
Quais canais? Na imprensa chilena não diz nada. Talvez nos canais bolsonaristas especializados em notícias falsas.
“O marxista-leninista Gabriel Boric, eleito presidente no ano passado[…]”
Este trecho já basta pra entendermos o motivo de tamanha bizarrice.
é isso q dá a esquerda no poder…agora o chile não terá mais soberania!
È prosub , gripen e KC foi graças a esquerda aqui sem falar em outros ..
Sinto dizer slow que o senhor esteja equivocado. Realmente foi no governo de esquerda que o planejamento das novas aquisições e planejamento futuro das forças armadas aconteceram porém isso ia ocorrer de qualquer forma pois se trata de assunto de Estado e não político. Independe de qualquer governo que esteja no poder!
Graças??????? Em q pese….. não tenha a menor dúvida!!!
Poderíamos ter tudo isso e muito mais só que sem a parte da propina nos contratos, do Petrolão e do Mensalão se não fosse um governo de esquerda.
Foi graças à pressão dos militares, veja quanto tempo o programa FX e depois o FX2 ficou sendo cozinhado pelos diversos governos.
O Prosub nem se fale, desde 1980.
Amigo, creio que vcs estão tirando a frase de contexto.
O presidente não tem nada a ver com a constituinte.
O Chile teve um ditadura militar muito severa. Por lá muitos militares não são vistos com bons olhos.
Vc está completamente certo.
Por fim um comentário lúcido.
Exatamente.
E nos recentes distúrbios sociais, diversos quartéis da Gendarmeria foram incendiados.
Creio que os chilenos não têm uma boa relação com policiais e militares.
Agora, essa ideia de subordinar essa força militar ao poder civil é excelente.
Silenciará os rumores golpistas dos militares e sossegará a caserna.
Ficará bem claro que quem tiver arroubos golpistas estará cometendo um crime.
E ponto final.
Bizoinho, as FFAA sempre estão sob o poder civil.
Mesmo q um militar ou ex-militar ocupe a pasta, pois é uma função de confiança com o escolhido sendo posto por um presidente eleito.
Quem ocupa “deixa de ser militar” e passa a ter um cargo político.
Ah tá!
Vai lá na tumba do Pinochet falar isso pra ele.
Gendarmeria é a força que controla os presídios no Chile. Não tem quartel.
Além de não saber o o que vc posta, mente.
Bem a notícia que li usava essa expressão usando o termo Gendarmeria.
Agora, definição de Gendarmeria chilena.
Natureza geral: Gendarmeria e polícia civil
A Gendarmaria chilena é um serviço que é influenciado e mantém ativamente suas ligações históricas com o exército chileno. Como resultado, é um serviço armado uniformizado de caráter paramilitar, e é organizado em bases paramilitares usando fileiras do exército. No entanto, o posto de Diretor Geral pode ser preenchido por um oficial veterano da força ou por um civil, em ambos os casos sob a nomeação e confiança do Presidente. O sistema de classificação atual data de 2010 e é baseado nas classificações históricas do serviço.
A polícia do Chile é muito conhecida por todos como CARABINEROS DE CHILE e a polícia civil é PDI.
Vai dizer que tu não sabia?
Gendarmeria é a polícia da Argentina.
Leia o meu post acima e vc verá que a Gendarmeria chilena não é apenas uma espécie de DEGASE.
Vai por mim.
Leia um pouquinho mais.
A gendarmeria é a força que cuida dos presídios e nada mais.
Não preciso ler nada sobre isso. Eu sou de lá e conheço muito bem cada força.
Não importa, é a esquerda que quer abolir as FAs chilenas; A esquerda, PT, já deu fortes indícios de que vai fazer o mesmo aqui.
“Não importa, é a esquerda que quer abolir as FAs chilenas”
Não, esta é uma proposta encaminhada pela CC que nada tem a ver com direita ou esquerda. É de cunho Biocentrista. Um movimento antônimo ao Antropocentrismo.
Olá Diego. Quais são os indícios que o PT pretende extinguir as forças armadas brasileiras? Estou curioso.
Extinguir não…. mas aparelhar é a especialidade do PT….
A Venezuela promoveu mais de mil generais chavistas na última década e todos sabemos como o PT se espelha na Venezuela.
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/04/internacional/1557000182_393337.html
“Fortes indícios”. Fonte: Zap da titia bolsonarista que namorou um fuzileiro naval em 1972 e até hoje tem saudade do uniforme vermelho (comunistaaaa!) da tropa.
Em 14 anos de governo PT isso nem passou pela cabeça de ninguém, porque iria acontecer agora?? Cada uma!…
Aliás, esse papo de uma patente só é conversa fiada, imagine se cada um puder fazer o que quiser ? Acabou a disciplina e consequentemente, o exército.
E acabou os ranchos, salas de espera e quartos em hospitais, alojamentos, clubes, moradias funcionais e tudo mais que é separado por patente.
Pense pelo lado positivo.
Vc não faz ideia do que está postando
Estude sobre o Exército de Israel. No EB o oficialato se sente como os aristocráticos nobres do Império do Brazil, enquanto os praças são descartáveis. Hierarquia e disciplina no EB é ridículo. Podiam pelo menos aprender com o US Army.
Então se ele não tem,vamos ver como será o posicionamento do Marxista-Leninista… Ele pode vetar tal intenção?
Caro Adriano. O presidente do Chile (atual e seu sucessor) não tem poderes sobre a Assembleia Constituinte. Ele não tem poder de veto sobre a constituição que está sendo elaborada. Parece que você esta confundindo a Constituinte chilena com o Parlamento chileno.
O número de dislikes é engraçado pq meu comentário acima não tem nenhuma mentira. São fatos.
O pessoal negativa simplesmente pq não gosta do que tá escrito. Não pq esteja errado.
Isso é uma coisa muito sutil mas que tem muito a ver com a situação de indigência intelectual do nosso país.
O país está dividido nesse aspecto, polarizado. Há muitos chilenos que defendem o golpe, pois ele salvou o país.
Um ponto interessante para entender o que ocorria antes de 73 é procurar na web textos que mostram em que situação estava o país. Um dos aspectos interessantes – sem coincidência nenhuma ser parecido com o desmonte da iniciativa privada na Venezuela, Cuba, etc – foi a ocupação de diversas fábricas, inicialmente com apoio e preparação do próprio Governo Allende, depois a situação saiu do controle e os próprios operários tomavam fábricas. A economia começou a ruim, ocorria desabastecimento e a moeda foi destruída.
Mas vamos ver, a Constituinte (que tem vários membros jovens de movimentos estudantis universitários) é uma coisa, aprovar propostas é outra.
Algumas propostas em discussão no momento:
1) extinção das formas armadas como força permanente
2) criação de tribunais indígenas para julgamento de causas (questão dos indios Mapuche)
3) privatização total da mineração, com retirada de empresas estrangeiras do setor.
Enfim, estão seguindo a cartilha…
Este será um ano para observar os acontecimentos no Chile
“Há muitos chilenos que defendem o golpe,”
É, mais ou menos o 10% da população além dos que deram o golpe é claro.
“pois ele salvou o país. “
Salvou… do que?
Guarda bolivariana do Chile, em breve chilezuela ou venezuchile…
Vc deve ser da guarda Asnariana do Brasil então.
PelamordeDeus! cada um que aparece. KKK
E a depender das próximas eleições podemos ser os próximos!
Olá 737. Acho que o texto induz a um erro de interpretação. Os constituintes foram eleitos em maio de 2021. Já o novo presidente do Chile foi eleito no fim de 2021. O presidente não interfere nas votações da constituinte. Acho que você foi induzido ao erro pelo autor.
Exatamente Camargoer. A eleição para a Assembléia Nacional Constituinte ocorreu antes da eleição do presidente que está tomando posse. A Costa Rica, por exemplo, não possui forças armadas regulares. Nos países da América do Sul, inclusive no Chile, as forças armadas sempre foram utilizadas por “ditadores de plantão” para subjugar seus cidadãos e intimidar, torturar e matar adversários políticos. O Brasil, infelizmente, tem um longo histórico de utilização de suas FAs nesse sentido. Relembro no que deu a única vez que uma FA sul-americana se envolveu em um conflito (Guerra das Malvinas) contra uma FA profissional (Reino Unido): derrota humilhante.
Ah então pq sofreu uma derrota a solução é acabar com as forças armadas?
O que esta acontecendo no chile é o que a esquerda faz em todo lugar no mundo, a esquerda sempre esta colocando o carro na frente dos bois, ela não respeita o processo natural das coisas, ela não respeita a evolução orgânica, talvez chegue o dia em que o mundo alcançara uma paz verdadeira e forças armadas não serão mais necessárias mas definitivamente esse dia ainda não chegou, o mundo vive um processo de se armar, os especialistas acreditam que nesse século a américa do Sul vai estar no centro de diversas questões e a brilhante ideia da esquerda chilena, ignorando todos os sinais que o mundo esta enviado, é acabar com as forças armadas, isso é brilhante, quem vai pagar por todas essa genialidade é as gerações futuras de chilenos.
Engraçado né, a esquerda é o mal de tudo mas nosso presidente “ultra”, “mega” direitista vai ao berço do comunismo do mundo para fazer acordo…
Vai entender né…
Caro André. A atual Russia não tem nada do regime da ex-URSS. Putin é um ex-comunista assim como eram Mussolini e Olavo de Carvalho. Aliás, Nixon (obviamente um anti comunista) visitou a China e restabeleceu as relações diplomáticas entre os EUA e a China de Mao.
Que questão inteligente você colocou!
O berço do comunismo não foi a Rússia, foi a Europa ocidental e principalmente o Reino Unido onde existia liberdade de expressão. Marx inclusive optou por Londres onde poderia ter maior liberdade para pesquisar e expor duas ideias. As pessoas devem escolher livremente suas opções políticas, mas devem conhecer melhor os fatos históricos.
Just business.
Já vi que entende muito de regimes políticos atuais, parabéns!!!!!
A proposta apresentada pelos constituintes chilenos não tem absolutamente nada com o pensamento da esquerda mundial. É só dar uma pequena observada na China e na Rússia, que são Países com orientação comunista e são, junto com os EUA, as maiores potências militares do planeta.
Se a esquerda chilena quer propor o fim das FAAs chilenas, é por conta e risco deles e não por uma doutrina de esquerda.
Aqui na América latina, temos o exemplo do panamá, que também não tem forças armadas, e não me consta que seja um País de esquerda. E não podemos dizer também, que o exemplo panamenho seja uma característica de governos de direita!
Leia meu comentário de novo, eu não disse que acabar com as forças armadas é algo que faça parte da ideologia da esquerda, o que eu disse foi que a esquerda sempre coloca o carro na frente dos bois e essa atitude, de colocar o carro na frente dois bois, faz sim parte da esquerda, independente do país, eles sempre fazem esse tipo de coisa, criam ideias mirabolantes nas cabeças deles e tentam impor essa ideia de cima para baixo sem nem ao menos analisar se existe terreno adequando para a ideia maluca deles dar certo.
Prudência e paciência são coisas que não faz parte da ideologia da esquerda.
A Rússia atual tem orientação comunista?! Tá sabendo legal hein!!
Boris Yeltsin destruiu todo resquício de comunismo que ainda existia no fim da URSS, hoje a Rússia é capitalista nacionalista, diferença do Brasil, que é capitalista do tipo “Meu pirão primeiro!”
Sobre a proposta: Acredito que o melhor seria deixar uma pequena força regular concursada e profissional para manter o adestramento alto e manter um contingente de reserva com treinamento mínimo, algo como deveria ser aqui com os conscritos: convoca aos 18 anos, faz o treinamento básico de uns 6 meses e bota pra rua.
Entendo que o trauma da população com os militares é imenso, vocês só têm noção do terror que foi o 11 de setembro de 1973 ao visitar o museu dos Direitos Humanos, sabe o que é ver sua própria força aérea bombardear o palácio presidencial, instrumentos e métodos de tortura que foram catalogados, ver a cena de milhares de pessoas presas e fuziladas no principal estádio de futebol do país e no fim saber que essa ditadura apoiava uma colônia nazista no país e foi acusada de ser uma narcoditadura?
Qual é o partido que manda com maioria absoluta na Rússia?
Será que é o partido comunista?
A Rússia não é comunista. O regime do Putin tem quase todas as características do fascismo.
Olá Rdx. Concordo com você. Acho estranho que muita gente ainda faça essa confusão. Acho que precisamos continuar explicando.
O regime estadunidense é uma ditadura. Já nem tão disfarçada, mas que é uma ditadura de direita, é!
Cada um que me aparece…
Caro F. Nem a Russia é comunista nem os EUA são uma ditadura.
É mole ou quer mais?
veja.abril.com.br/mundo/partido-republicano-classifica-como-legitima-a-invasao-ao-capitolio/
Está se tornando claro que os EUA estão caminhando para uma ditadura de extrema direita e que isso vai dilacerar o País.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Olá AntonioK. A invasão do Capitólio, que resultou em 5 mortes, foi um evento terrível mas que parece ser deliberadamente ignorado para quem sabe até ser esquecido na história dos EUA (mais ou menos como o 7 de setembro de 2021 no Brasil). Acho que o livro “Como morrem as democracias” merece um capítulo adicional em uma nova edição. Eu espero que os EUA consigam resgatar a sua tradição democrática, talvez a partir da eleição de um presidente de uma nova geração. Binden foi uma opção tática para enfrentar Trump (assim como parece que será a eleição brasileira em 2022), mas certamente o grande desafio histórico será a eleição do sucessor de Biden. Eu acredito que ele não será candidato á reeleição mas provavelmente Kamala será. Tenho grande esperança nela.
Fique tranquilo que Trump tem um papel muito importante nos problemas que os americanos enfrentam e ainda enfrentarão.
marketwatch.com/story/trumps-republicans-party-further-tightens-tie-to-former-president-at-winter-meeting-01644063829?mod=home-page
É impressionante que os dislikes são maioria nesse comentário.
A Rússia atual não é comunista.
Hoje em dia no Brasil o pessoal tem o entendimento completamente errado dessa palavra, “comunismo”.
A Rússia atual está posicionada a direta no espectro político.
No Brasil de hoje, comunista são “todos os que não concordam comigo”.
Caro Cansado. No meu caso, a maioria das pessoas que discordam de mim não são comunistas. riso.
Olá Lucas. Concordo com você. Qualquer análise que considere a Russia como um regime de esquerda irá resultar em conclusões erradas. E muita gente tem cometido este erro.
Do mesmo modo que a terra é plana e vacina não serve pra nada.
Exato!!!
Como conciliar estar num fórum sobre forças armadas, concordar com esquerdistas e defender as FF.AA?
A esquerda lá vai usar os traficantes e os militantes bem armados para subjugar o povo. Vide caso da Venezuela.
Oh! Socrates, só pra tu saber, esta proposta é Biocentrista.
O biocentrismo não tem nada a ver com Esquerda, Direita, Cuba, EEUU, China, Venezuela nem nada disso.
Deixo aqui pra tu saber quais são os princípios do Biocentrismo.
1. O espaço e o tempo não são realidades absolutas, portanto, a realidade “externa” seria um processo de percepção e de criação da consciência. 2. As nossas percepções externas e internas estão ligadas, de forma profunda, não podendo se divorciar uma da outra. 3. O comportamento das partículas subatômicas está ligado com a presença de um observador consciente. Sem esta presença, as partículas existem, no melhor dos casos, em um estado indeterminado de probabilidade de onda. 4. Sem consciência a matéria permanece em um estado indeterminado de probabilidade. A consciência precede o universo. 5. A vida cria o universo, e não o contrário, como estabelecido pela ciência tradicional. 6. O tempo não tem real existência fora da percepção humana. 7. O espaço, assim como o tempo, não é um objeto. O espaço é uma forma de compreensão e não existe por conta própria. Revolução Científica
Que amontoado de besteira!! Barbaridade!! Mistura de Santo-Daime, com cannabis e LSD…PQP!!!
Eu gostei ª- ª
Pode até ser mas, esses são os princípios do Biocentristmo e por eles vc pode entender que nada tem a ver com Leninismo, Marxismo, Esquerda, Direita nem nada disso.
Em nenhum momento eu falei que era de esquerda, direita ou qualquer outra coisa. Essa “dedução” foi feita por vários outros foristas, mas não por mim. Mas, pelo que tá escrito, esse biocentrismo é uma piada, um monte de bobagem.
Oxa
Um bando de louco, então…..
Exato!! Hehehehehe
É a tua forma de ver as coisas. Pra mim, continuam sendo um monte de humanistas utópicos tentando passar a mensagem de paz mundial, etc…
Santo alucinógeno brabo Batman !!!!
vixi!
Jurava que vc ia dizer : ‘Vide o caso da Colômbia’.
Uma coisa não exclui a outra.
Chile galopante rumo a venezuelização…
É verdade… E cono anda a idiotização, já chegou lá
Será que terá um embargo econômico americanos igual ao de Cuba e Venezuela.
Pensa aí, FakeAgressor.
Tipo o que Pinochet fazia?
internacional.estadao.com.br/noticias/geral,fortuna-de-pinochet-provem-da-cocaina-afirma-ex-chefe-da-dina,20060709p47648
Vc é um desonesto intelectual ou é ignorante mesmo?
“Relembro no que deu a única vez que uma FA sul-americana se envolveu em um conflito (Guerra das Malvinas) contra uma FA pofissional (Reino Unido): derrota humilhante”
Fala M não, jovem… esqueceu da 2ª Guerra Mundial onde nossos pracinhas derrotaram o exército mais que profissional dos alemães na Itália?
E o contexto que se fod@
Isso que ia comentar, a questão da constituinte. O presidente eleito toma posse jurando a constituição vigente. A revista acrescentou o viés político do presidente só para dar uma temperada, acho desnecessário e até maldoso, numa matéria que fala de uma das propostas para as FA chilenas na constituinte. Duvido muito que isso passe, é o tipo de proposta feita para fazer provocação, coisa que serve para fazer espuma num debate político e não agregar nada a democracia. Quem se interessar mais, que de uma procurada na repercussão disso aí em páginas de notícias do Chile para ver como
Eles estão tratando a proposta. Ultimamente a revista oeste tem se esforçado em muitas matérias, misturando muita coisa e gerando umas interpretações equivocadas na área de saúde (eficácia de vacinas e segurança) e direitos individuais. E cabe lembrar que esse tipo de coisa acontece também em outros sites de notícias, com o mais variado viés político. O que nos protege desse tipo de coisa é evitar ficar consumindo de uma única fonte.
O congresso também é um poder. Quem votou para eleger o presidente votou para eleger a constituinte. Não há erro algum.
Caro Wellington. A assembleia constituinte é um poder em si eleita para escrever uma nova constituição. Sua atuação como constituinte é independente dos demais poderes e seu poder se encerra no momento da promulgação. Escrevi isso. O povo chileno é soberano para eleger os seu representantes no executivo e no legislativos. E o mesmo povo chileno, obvio, elegeu a sua assembleia constituinte. No fim da matéria, os editores colocaram o link para o texto original apresentado pelos constituintes. O que é um erro (deliberado ou por apenas distração) é incluir o nome do presidente eleito e adjetiva-lo por sua opção ideológica em uma proposta constituinte que nada tem a ver com o presidente eleito (ele ainda nem tomou posse.. riso)
Nada a ver. A constituinte é um órgão sem poderes e nem pertence a nenhum dos poderes do Estado.
“O congresso também é um poder.”
Sim
“Quem votou para eleger o presidente votou para eleger a constituinte.”
Não, a constituinte é de 2020. o Presidente é de 2021. E nenhum dos 3 que vc listou, Congresso, Constituinte e Presidente, tem relação pois são entidades completamente independentes uma da outra.
heheh, democracia é fogo!
Como diria padre Quevedo non existe extrema esquerda no Chile,segundo um missivista daqui o Boulosvic não é de extrema esquerda.
Viva Chile!
A esquerda mais radical do Chile foi a Bachelet. Essa é a “estrema Esquerda Chilena”
Vc alguma vez esteve no Chile ou faz a sua analise desde o profundo conhecimento proporcionado pelo sofá da sua sala
Nunca fui,espero que o Chile não vire uma Venezuela para que eu posso conhecê-la ,quanto ao atual presidente eleito de extrema esquerda fotos,videos e falas já dizem o que ele nao é.
Viva Chile!
Não vira, ainda mais agora que estamos tendo problemas com a imigração venezuelana que tem feito os índices de delinquência crescerem de forma assustadora.
Já que os americanos é que estão causando os problemas na Venezuela, poderíamos mandar os delinquentes venezuelanos para a Florida.
Assim se juntariam aos mafiosos cubanos que fugiram com a chegada de Fidel e aos narcos colombianos e mexicanos que estabeleceram suas bases lá.
Com mandar eles de volta pro Maduro já estava bom.
Entenda que não reclamo do povo venezuelano, apenas de uma fração criminosa que está chegando ao Chile.
Antes deles, muitos venezuelanos chegaram ao Chile sendo um grande aporte cultural pro país. Na sua maioria eram profissionais liberais.
Tu esqueceu das máfias russa e chinesa qie tb empesteiam os EUA…
Por que vc diz isso? já ouviu falar da Rússia e da China, que são duas das maiores potências militares do mundo?
País de esquerda, normalmente é bem armado, quando a sua geopolítica pede isso.
Essa proposta dos constituintes chilenos, que foram eleitos democraticamente através de uma eleição que transcorreu normalmente e sem qualquer questionamento sobre sua lisura, é talvez, uma resposta ao que aconteceu num passado recente no Chile durante o governo Pinochet.
Mas acho um grande erro!
No texto diz que a proposta e da assembleia constitucional, que já funcionava antes da eleição presidencial. Quanto a existência ou não de forças armadas permanentes isso não e novidade e nem e coisa da esquerda, a Suiça esta ai para provar.
Aliás as esquerdas em geral fazem o oposto quando chegam ao poder. Elas cooptam as forças armadas, fortalecem e as usam para dar golpes de estado e se manter no poder embora a direita tambem faça isso.
E bota bizarrice nisso!!!?????♂️??♂️??♂️
Boric está longe de ser leninista. É um representante da nova esquerda liberalizada pós Escola de Frankfurt. Lenin se retorce no sarcófago de vidro ao ser comparado a este tipo de gente.
Pau que nasce torto……
Se as Forças Armadas chilenas não se endireitarem e continuarem se intrometendo na vida civil do País, correm o risco de acabar mesmo.
A Costa Rica já fez isso.
E que sirva de lição para outros países
Cara, tu tem que tomar teu gardenal antes de dar opinião.
Talvez eu tenha entendido errado, mas eu entendi que não se trata de acabar com as Forças Armadas e sim redesenha-las sob um novo prisma ideológico. Isso sim é preocupante.
E a foto dos soldados usando capacetes alemães, bastante difundido entre nazistas, explica o resto.
Eis que a ignorância brota dos teus comentários.
O Uniforme do Exercito Chileno é de inspiração Prussiana.
Glasquis, não te dá ao trabalho de argumentar com esse aí….só sorria e acene….
Tá precisando de um exame de vista. O capacete na imagem em questão tem mais a ver com o capacete da Wehrmacht do que o prussiano. E o tabacudo de nome de avião ainda concorda, dois palermas históricos kkkkk
Prezado Inimigo.
Pois é.
Vc olha um motoqueiro, por exemplo, com esse capacete e logo associa ao Exército alemão no final da 1ª GM, e não aos soldados da Wermacht ou Waffen-SS.
É assim.
Instantâneo.
E mesmo que fosse pensando no ‘modelo prussiano’ teria de ter vergonha na cara de mudar esse capacete.
A gente lê cada coisa……
Este capacete é de inspiração prussiana também.
É de ‘inspiração’ prussiana, mas foi popularizado pelos nazistas.
Todos associam ao Exército nazista.
O Chile tem de tomar vergonha na cara e abolir essa aberração.
Só isso.
“Todos associam ao Exército nazista.”
Todos os ignorantes como vc.
Não fala bobagem….vai ler e apreender sobre esse tema antes de falar merd@.
Hehehehe…..é difícil argumentar com criaturas que não sabem interpretar frases simples. Tu sabe a diferença entre cópia de algo e inspiração em algo? Não sabe, né? Vai ler sobre o tema em questão e vê se consegue aumentar teu medíocre nível de conhecimento. Aqui mesmo nesse tópico tem informações sobre isso. Se tu não entender, volta pra tua horta, que não precisa de grande inteligência pra fazer funcionar.
Faz uma horta de 13 km quadrados então, já que é fácil como tu diz. Assim tu larga a teta pública.
Eu trabalho mais que tu….e não vem com essa de teta pública. Sou servidor público de autarquia, que nao recebe 1 centavo do governo federal. E pago TODOS meus impostos, ao contrário de ti, que se orgulha de sonegar impostos. Nem vergonha na cara tu tens, por admitir isso. Lixo é o que você é!!! Volta pra roça, caipira!!
Este é o modelo prussiano.
Esse Gabriel Boric é o mesmo que tava querendo também o fim da polícia, por lá…Da mesma forma como a nossa esquerda anda propagando por aqui…
Esquerda no poder. É daí para pior.
Para entender o resto, basta ver os motivos que levaram o povo chileno a eleger um marxista para mudar totalmente a estrutura do País.
Forças Armadas, inclusive.
A fonte é confiável e sóbria, ao contrário da grande mídia.
Perfect !
Claro para eles fontes confiáveis sao aquelas que dizem o que eles querem ouvir,ou seja,militam o discurso da militância canhota.
Revista Oeste é conservadora.
Totalmente previsível, dado origem da ideia.
Vão tentar, mas não vão conseguir.
A população chilena não é estupida
“A população chilena não é estupida”
Eles elegeram um marxista para a Presidência e pressionaram por uma constituição social, isso é prova conclusiva que os chilenos de hoje são estúpidos.
kkkk contra fatos não há argumentos
Contra o que levou a esses fatos, há.
Quais fatos são esses
Perfect again !
Concordo plenamente!
Né ??♂️?
Como disse certa vez Gandalf, o Cinzento, em um mundo e tempo mais civilizado que o nosso (sim, perceba…):
“Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muitos sábios não conseguem ver os dois lados.”
Talvez eles sejam estúpidos apenas para nós, obtusos.
“e pressionaram por uma constituição social, “
De onde tu tirou isso
Bem, acho que vc quis dizer social e ‘inclusiva’.
Se foi, onde está a estupidez nisso?
A não ser que vc seja um grande empresário que tem enorme interesse em arrumar uma ‘carteira verde amarela’ para seus empregados e não pagar os seis direitos sociais.
A gente lê cada uma……
Boric não é Marxista.
estude um pouco antes de postar estes absurdos.
Olá Glasquis. A questão é saber “o que é ser marxista”. Marx desenvolveu um método de análise (materialismo histórico dialético) extremamente poderoso, o qual foi bastante aperfeiçoado ao longo do Sec XX (inclusive por Adorno, em Frankfurt). Também existe Marx engajado e militante. mas que nunca foi um governante. É preciso lembrar que Marx faleceu em 1883, seis anos antes de proclamação da república no Brasil e 34 anos antes da revolução na Rússia. A situação tem um paralelo com Darwin. Ele desenvolveu a Teoria da Evolução, mas desconhecia a genética, sem que isso tenha invalidado o seu trabalho. Do mesmo modo que Darwin é fundamental para entender biologia, Marx é fundamental para entender história.
Não é estupida e elegeu o cara.
Espero que a população Chilena acorde pois grande parte dela se absteve de votar o que deu de bandeja a eleição para o filhote de Fidel Castro. Não adianta quererem bancar os “isentões” dando de presente eleições para tiranetes, corruptos ou teleguiados do Foro de São Paulo.
A questão é: Qual interesse do Chile em bancar uma enorme classe privilegiada durante décadas (os militares) em detrimento da enorme população que passa dificuldades e chegou a beira da convulsão social?
É simples assim.
A sua capacidade de escrever asneiras é impressionante….
E sua de estudar outras nos quarteis e ‘cursos’ é maior ainda.
Contenha-se, caro milico.
A Rússia, após o fim da URSS, teve uma crise econômica absurda, que atingiu todo o país, durante muitos anos. Ninguém aventou a possibilidade de mexer nas suas FFAA.
A china, que historicamente teve uma população miserável, desde o período imperial, passando pela ditadura sanguinária de Mao, onde milhões morreram pela mão do Estado e pela fome e miséria, também não aventaram a hipótese de acabar com suas FFAA.
Historicamente, o equilíbrio entre polícia política e exército é fundamental para preservar ditaduras. exemplos: KGB x exército soviético e SS x Wehrmacht.
Explique melhor seu ponto de vista, visto que em períodos entre e durante a guerra, tanto Stalin quanto Hitler fizeram expurgos em seus Exércitos sem que esses dessem um pio.
Segue a mesma lógica do sistema de freios e contra pesos de Montesquieu. O ditador emprega a polícia política para caçar traidores nas fileiras do exército…e mantém o exército pronto para conter qualquer tentativa de golpe da polícia política. SS e KGB sofreram mais com expurgos. A própria SS nasceu do expurgo da SA.
Sim.
Provavelmente porque esses países não têm histórico de golpes militares.
Lá, os militares obedecem os governos constituídos sejam vermelhos, verdes, marcianos ou inca-venusianos.
Lugar de militar é no quartel.
Ninguém está interessado na opinião política da caserna.
Sujeito, tu falou que as FFAA chilenas deveriam ser extintas devido à serem uma casta superior, enquanto o povo passa fome, etc. Mas, nos exemplos que eu citei, o povo tb era miserável e oprimido. E por que as FFAA não forem extintas? Porque era interesse dos governantes terem as FFAA ao seu lado, para garantir a implantação e manutenção dos seus regimes.
Porque não interferem na política?
Porque têm problemas geopolíticos gigantescos que o minúsculo Chile nunca teve e nunca terá?
Porque têm armas nucleares apontadas para seus territórios?
Será que tem algum míssil nuclear apontado para Santiago ou alguma mina de cobre isolada em um deserto poeirento?
Creio que não.
Quando houve a revolução comunista na Rússia em 1917 e em 1949 na china, não havia nenhuma arma apontada para eles, muito menos nucleares. Em ambos os casos, como em qualquer ditadura, os regimes só se mantém com apoio das FFAA. E china e Rússia NÃO são diferentes!!!
O mesmo vale para os países socialistas, né?
Tamanha asneira só podia ser feito por marxistas
Argentina e a Bolívia agradecem.
Olá Plinio. O autor induz o leitor ao erro. Os constituintes não tem relação com o presidente, tanto que foram eleitos em momentos diferentes. O texto diz que na proposta, o presidente continuaria à frente do comando das forças de segurança, como é agora, qualquer que seja a filiação partidária do presidente em exercício. Como disse, você foi induzido ao erro ao associar o presidente á proposta de alguns constituintes, isso sem entrar no mérito da proposta.
Mas a proposta continua existindo, independente de vir do presidente chileno ou dos parlamentares que discutem a nova constituição…
Caro Nascimento. A proposta existe é é legítimo que o constituinte possa apresenta-la para ser discutida e eventualmente até ir á votação. É a base de qualquer assembleia constituinte que aqueles que foram eleitos tenham a prerrogativa de apresentar e defender suas ideias. Não existe assembleia constituinte limitada. Por outro lado, o autor da matéria faz uma enorme confusão ao mencionar o presidente do Chile e dar destaque á sua formação ideológica, provavelmente de modo intencional para gerar uma confusão no leitor (como de fato aconteceu). Os editores da trilogia colocaram o documento no final da matéria. Basta lê-lo para se dar conta da confusão apresentada na matéria.
Não há nenhum parlamentar na Convenção Constitucional. Todos são representantes votados especificamente para redigir as propostas de alteração da nova constituição e depois disso será dissolvida e seus eleitos dispensados.
a CC nada tem a ver com nenhum dos poderes do Estado.
Assembléia constituinte é soberana.
Se não quiserem mais Forças Armadas, paciência.
É decisão deles.
Olá AntonioK. Exato. Além disso, é preciso deixar claro que o autor do texto tenta confundir (deliberadamente ou por desconhecimento) uma iniciativa de um grupo de constituintes (legítima porque foram eleitos) com a formação ideológica do presidente eleito do Chile, que ainda nem tomou posse.
Não é soberana. Continua postando ignorância. Vc tem que parar de postar o que dizem as “vozes da tua cabeça”.
As propostas da CC são apenas isso, propostas e deverão ser sometidas a uma votação nacional (aí vai pro espaço a tua “soberana).
Meu Deus!
Assembléia Constituinte não é soberana?
Em que lugar do Mundo?
O nome já diz: CONSTITUINTE.
Vá estudar Direito e deixe de querer contrariar pelo simples fato de contrariar.
Passa dois sinais: Ignorância e infantilidade (e olhe que estou sendo bonzinho achando que é só isso, viu?).
“Vá estudar Direito e deixe de querer contrariar pelo simples fato de contrariar… Passa dois sinais: Ignorância e infantilidade… O nome já diz: CONSTITUINTE.”
É constituinte por que deverá redigir as alterações à Constituição do Chile que serão apresentadas pra votação.
PEGA LOGO ESSA MERDA DE GARDENAL E ENGOLE!!!
Depois vem postar as asneiras que as vozes da tua cabeça falam.
Caraca!!!!!
Desisto.
Ou vc estuda Direito Constitucional ou paramos por aqui.
Vc não sabe quais as atribuições de uma Assembleia Constituinte e quer discutir comigo?
Cursei Direito e e completei os módulos de Direito Constitucional
Vai estudar antes de falar m…..
Definição de bolso de Assembléia Constituinte:
A Assembleia Constituinte é o órgão responsável pela elaboração da Constituição de um país, dando início a um novo ordenamento jurídico.
Se os chilenos quiserem colocar na Constituição que é proibida a entrada de pessoas que usam nick de glasquis 7. assim será feito.
E vc vai reclamar que é falta de liberdade, de democracia e o escambau.
E eles vão falar: Dane-se.
Constituinte é soberana e faz o que quiser.
Vai estudar e pare de falar besteira.
O Grande pensado Tiririca criou o termo e só agora o entendo:
“abestalhado”
A CC não elabora a constituição no Chile, ela estuda e cria propostas de modernização. Estas propostas não tem valor nenhum sem ser aprovadas pelo congresso e logo pela população.
Por isso se chama CONVENÇÃO CONSTITUINTE E NÃO ASSEMBLEIA CONSTITUINTE
ALÉM DE IGNORANTE É CEGO!
Leia!…
Mas antes tome seu gardenal.
Outra definição, mais abrangente:
‘Assembleia Constituinte é um órgão colegiado que tem como função redigir ou reformar a Constituição, a ordem político-institucional de um Estado, sendo para isso dotado de plenos poderes ou poder constituinte, ao qual devem submeter-se todas as instituições.’
Vou ressaltar: Tem como função REDIGIR ou REFORMAR a Constituição ou a ordem político-institucional de um Estado.
Chega!
Não te explico mais nada.
O seu tapado
Isso que vc está colocando é a definição de assembleia constituinte, não de CONVENÇÃO constituinte.
Vc por um acaso sabe a diferença entre Assembleia e Convenção?
Eram 10 milhões de espermatozoides, como tu conseguiu chegar na frente?
Amigo Camargoer…como pode ser…..? Não faça isto….
Exercitos, desde Roma, possuem leis e costumes legais que os impedem de atuação interna, justamente para impedir o acumulo de força e tirania….
Estes paises tem dispositivos constitucionais que preveem isto…não se usa exercito em questões internas….e para tal, varios dispositivos legais e governos locais devem ser acionados….
Quando voce procura reverter o dispositivo, mesmo mediante artificio de desmobilização…na realidade voce está concentranto força, com poder de força na mão do executivo para uso interno….
e Vocacionar exercito para uso interno nos ja sabemos no que dá….
É como se voce pegar a somatoria de todas as forças policiais estaduais brasileiras e submeter ao comando presidencial….dá certo isto???
O chile está machucado com as revoltas civis que tiveram passado recente, uma falsa impresão que pode vocacionar suas forças armadas de vocação a ação externa para ação interna concentrar o comando na presidencia….
Ele vai divir o comando com os governadores? Não….
E não importa se projeto do executivo recem eleito, ou da assembleia apenas pouco antes recem eleita, pois tudo trata-se do mesmo movimento apoiador destes conceitos….
Caro Carvalho. Novamente preciso explicar. Eu não estou discutindo o mérito da proposta, mas estou dizendo que o autor da matéria, talvez deliberadamente, fez um juízo de valor sobre o presidente eleito do Chile, o que parece levar alguns leitores a uma confusão sobre o papel do poder executivo sobre a liberdade do constituinte de apresentar suas propostas. Eu sempre achei um erro colocar as forças armadas para atuar como forças de segurança pública mas a discussão aqui é sobre o direito dos constituintes chilenos fazerem as suas propostas na assembleia constituintes para os quais foram eleitos. Se a proposta vai ser aprovada pela assembleia constituinte, isso é uma questão que os constituintes irão deliberar. Também escrevi que se as forças armadas chilenas promoverem um novo golpe de estado, como aquela que aconteceu em 73, fica claro que o modelo militar chileno é incompatível com a democracia..
O primeiro passo para a criação de uma guarda pretoriana já foi dado.
Por isso que existem golpes de Estado que subvertem a Ordem Constituinte.
São, normalmente, perpetrados à revelia da sociedade, visto que esta que escolheu seus governantes ou escolheu o sistema de Governo.
Pode haver exceções, mas são raríssimas.
Camargoer, não explique.
É perda de tempo. Ele sabe.
Mas quer causar e encher a boca para falar estes mantras simbólicos:
-Comunistas, marxistas, leninistas e quejandos.
Obs: Leninista faz tempo que não ouvia. Alguém sabe onde tem algum? Nunca vi um…
Olá Paulo. Alguns colegas estão colocando pontos bastante equivocados, misturando a iniciativa (legítima porque foram eleitos para isso) de alguns constituintes chilenos como se fosse uma iniciativa parlamentar ou do executivo recém eleito. Acredito que é importante expor esta confusão. Fico bastante assustado com os comentário que tentam justificar o golpe de 73 que derrubou um governo eleito. Democracia não se relativiza.
Isso é uma proposta.
Pode ser aprovada ou não.
Depende do voto de muitos e não da vontade de um só.
Provavelmente nada vai mudar.
Incrível perder tempo com esta tipo de discussão.
Mas, dá para ver que todos estão nas suas marcas.
É só dar o “start” e todos disparam.
Está na mesma linha de intenção de uma famosa mamadeira eleitoral…
Caro Paulo. Acho que a discussão mais importante é sobre como o autor fez um texto que nada tem de jornalistico e sobre a importância do processo constituinte em uma democracia. O mérito da proposta parece insignificante.
O interessante, e muito, é que a ideia existe.
Em se tratando de Chile (e América Latina) com seu histórico de golpes e intervenções políticas, é fantástico.
“com seu histórico de golpes e intervenções políticas, é fantástico.”
Golpes e intervenções políticas???
O único golpe do Chile foi em 1973. Nuncateve um antes e nunca um depois. Na história do Chile tem apenas uma guerra civil há muito tempo e nada mais. O restante foram guerras pela emancipação, guerra contra a Confederação Peru/Bolívia, Guerra contra Espanha e Guerra do Pacífico. Isso há mais de 130 anos.
De onde tu tirou isso de “GOLPES E INTERVENÇÕES”???
Cara tu não pode deixar de tomar teu gardenal!
Não vamos aqui discutir aspectos sociológicos da questão militar chilena ao longo dos anos.
Por exemplo.
Há gente que considera que a intervenção militar no Brasil começou com a Proclamação da República. Que isso foi um golpe de Estado.
Outros dirão que o único golpe militar foi o de 1964.
Vai saber…….
“Há gente que considera que a intervenção militar no Brasil…”
Considerar não é o mesmo e o Brasil não é o Chile.
Países diferentes, culturas diferentes, sociedades diferentes conceitos diferentes.
Na cabeça desse povo as FA são um “poder moderador” que protege a nação de qualquer governo “comunista” que venha tentar destruír a moral e tradição da família tradicional brasileira. Pra eles é dever nato o golpismo das FA.
Exatamente.
E em parte de Chile, Argentina e Uruguai também.
Só que nesses países já conseguiram superar isso.
Aqui, está difícil.
Nao existe inducao a erro, questao de interpretacao de texto. Independentemente do novo Presidente, quem propoe esse tipo de mudanca sao claramente viuvas desse sistema politico falido e que insistem em fazer da populacao ratos de laboratorio. “Socialismo nao funcionou com a URSS, mas agora vai!”.
A Proposta é Biocentrista, nada tem a ver com comunismo, marxismo nem nada.
” Os constituintes não tem relação com o presidente, tanto que foram eleitos em momentos diferentes ”
Os mente fechada aqui não entende então é perca de tempo avisar
MenteS* fechadaS* perDa*
E Peru, todos já se envolveram em guerra com o Chile por território.
Os peruanos estão em êxtase; os bolivianos devem finalmente conquistar acesso ao mar.
O que seria de pleno direito, não?
“O que seria de pleno direito, não?”
O direito ao mar?
As aspirações territoriais sobre território soberano do Chile?
Como posta besteira.
Vc está de brinca?
Vc já leu sobre a Guerra Chile – Bolívia?
Antes de postar, pelo menos dê uma olhada no material.
A internet está cheia.
Que direito, sujeitinho? Perderam o território em uma guerra. Perderam! Pronto, acabou!! Querem de volta, vão lá, lutem, reconquistem e pronto. Caso contrário, fiquem quietos.
Ah!
Perderam o território em uma guerra.
Se amanhã o Brasil invadir o Uruguai e tomar seu território ‘está de boas’.
Meu Deus!
Não te faz de besta (mais do que tu já é). Não foi assim que o mundo se dividiu e formou suas fronteiras? Por que tu não fala o mesmo sobre o risco da Rússia invadir a Ucrânia? Aí “está de boas”?
Raciocínio natural para uma pessoa que mora em local onde as partes de fronteiras foram criadas e cidades fundadas pelo trabalho de contrabandistas espanhóis.
Está aí Dom Pedrito que não me deixa mentir.
Tome tenência!
Se chamou Guerra do Pacífico seu ignorante que mal lê o título da matéria e já sai por ali dizendo que é expert.
A guer5ra do Pacífico foi econômica não territorial. A Bolívia desrespeitou um tratado cobrando impostos indevidos ao Chile e depois do deterioro das relações bilaterais e apoiada pelo Peru declarou uma guerra que durou 4 Anos.
No final o Chile teve uma vitória incontestável contra uma força 3 vezes maior e assim exigiu compensações e como nem o Perú e nem a Bolívia tinham como pagar, o Chile tomou territórios mas a guerra foi por causa do Salitre.
Cara ignorante só posta asneiras sobre o que não sabe.
Aqui pra tu ter uma noção da imbecilidade que tu postou.
Não sabe a historia do teu país e vai querer re-escrever a do Chile.
https://www.youtube.com/watch?v=kas9eFyBd9Q&t=17s
Volte para os bancos escolares, mas não no Colégio anterior que, pelo visto, era uma porcaria.
Direito? Por que?
Olhe o mapa acima.
Te respondi mais acima tb.
Nunca ouve com o Peru uma guerra por território.
Prezado.
Vai estudar um pouco antes de postar.
Cara vc tenta re-escrever a historia que nem imagina como foi.
A Guerra contra o Peru não existiu. Chile nunca teve guerra contra o Peru. Teve duas guerras nas quais participou o Peru mas nas duas o Peru foi parte de uma aliança com Bolívia.
A Primeira se chamou Guerra contra a Confederação Peru/boliviana e a segunda se chamou Guerra do Pacífico ou Guerra do Salítre.
As perdas territoriais foram uma compensação ao final da guerra mas a Guerra na qual o Peru e a Bolívia perderam territórios foi uma guerra por questões econômicas.
Agora vai, toma teu gardenal
‘A Guerra contra o Peru não existiu. Chile nunca teve guerra contra o Peru. Teve duas guerras nas quais participou o Peru mas nas duas o Peru foi parte de uma aliança com Bolívia.’
Ligue a tecla SAP para tradução, de modo que os foristas possam entender.
Eles entendem, apenas vc que é burro e não consegue raciocinar. O mesmo que não consegue diferenciar uma Assembleia de uma Convenção.
É por caras como vc que na embalagem transparente de ovos diz:
“contem ovos”
Nessa eu não concordo, vc está tentando dizer que um governo quer acabar com suas FAAs por serem de esquerda e isso é bom para outros 3 países (Argentina, Bolívia e Perú) que também são de esquerda e não estão propondo o fim de suas respectivas FAAs.
Creio que o problema é dos políticos chilenos, e não ao fato de serem de esquerda!
Quando falei que só podia ser de esquerda eu quis dizer que essa atitude insensata só podia vir da esquerda, ou seja, estou falando do ato insensato e imprudente, não estou falando que acabar com as forças armadas seja algo que faz parte da ideologia da esquerda até pq não faz, agora, a insensatez, a mania de criar ideias mirabolantes e tentar impor essas ideias sem analisar se existe terreno para a ideia dar certo, isso sim faz parte da esquerda global.
Paciência e prudência são duas coisas que não existe nas ideologias de esquerda.
A ideia de colocar as Forças Armadas sobre poder civil é fantástica.
Ainda mais em países com tradição de golpes militares como temos na América Latina
igual o da Venezuela? que alem do oficial monta e arma o oficioso de voluntarios contra a propria população?
nos filmes, novelas, desenhos..no mundo real…
onde isto é bom?
igual o da V e n e z u e l a ? que alem do oficial monta e arma o oficioso de voluntarios contra a propria população?
nos filmes, novelas, desenhos..no mundo real…
onde isto é bom?
é um absudo este filtro
Igual a diversos países do Primeiro Mundo onde militar que dá pitaco vai em cana.
Aliás, isso já está ocorrendo aqui na A.L. em países como Uruguai e Argentina.
A proposta não vem de marxista algum alias, a proposta é dos Biocentristas, uma tendência embasada na ideologia antônima ao Antropocentrismo.
TODO ESTO NADA TEM A VER COM ESQUERDA OU DIREITA.
É uma forma para destruir um dos pesos de equilíbrio de poderes de um povo. Chile galopante rumo a venezuelização…
Vc e o Antoniokings deveriam se tomar das mãos e juntos irem tomar um gardenal.
Glasquis, esqueça. Eles contradizem de propósito com o intuito de infernizar, como crianças. Você já colocou claramente a explicação. o comportamento de alguns pode se dever a uso exagerado de cloroquina. 😀
Pior que é verdade. Colocaria nessa lista também o Alexandre que usa também o Nik de Montenegro e o Thiago.
Vc fala muita merda pra ficar aqui mandando os outros tomar gardenal.
Tipo o chile não tem esquerda radical.
Quem deve tomar gardenal e mais alguns comprimidos de rivotril é exatamente vc, kemen/glasquis. Quem sabe aceita sua condição de imigrante chileno morto de fome e melhora seus argumentos!
KKK veja os números da fome no Chile e depois compare-os com os do Brasil.
KKK
Vc é muito baixo que nem sabe que Chile se escreve com maiúscula KKK
Ignorante a esse ponto.
Se a esquerda depender de pensadores como vc estamos salvos. Nunca sobreviverá.
KKK
Fala agora dos CIWS que segundo vc não existem no Chile.
Surta não, camarada!
Seus pontos de vista estão equivocados e os foristas já perceberam que vc só está falando asneiras.
Vc tem até uns posicionamentos (no bom sentido) interessantes, mas nesse post está escrevendo muita besteria.
De todo modo, seja educado e contenha-se.
Olha não é necessário ter militares como temos hoje, que consome o orçamento em seu próprio benefício.
Porém uma tropa profissional com capacidade física, intelectual, material para cumprir o papel da defesa é indispensável.
No meu ver militares são os de atividades fim.
Exemplo fuzileiros navais.
Agora falar que cozinheiro, mordomo, motorista, são militares é força a amizade e criar cabide de emprego.
Se o cara for general do exército e não consegui fazer a prova física básica já tem que ser desligado por incapacidade física.
Cortando milhares de pessoas que se dizem militares mas na verdade fazem parte de uma casta de luxo, onde mal sabem fazer o que se espera deles.
Acho que o Chile dará um tiro na própria perna
Pois não se pode abrir mão de Militares de verdade. Apenas reforma o sistema que possibilite um lugar para a excelência e a competência. Não apenas um cabide de emprego
Caro, concordo e assino! Militares que não servem seus próprios pratos, os lavam, nem arrumam suas camas, que tem motorista particular, garçon, sendo esses “militares de carreira”, como se ainda vivêssemos no séc. 19, isso é o cumulo do absurdo e da falta de coerência dessa forma de se fazer FFAAs aqui no Brasil. Um amigo que é militar de carreira na MB, me disse que os Oficiais não lavam os pratos deles, que são formados para serem atendidos o tempo todo pelos subordinados, que até água os subalternos colocam nos seus copos, eu fiquei abismado como uma instituição publica tão relevante socialmente, ainda mantem práticas tão arcaicas e de estrelismo, eles deveriam ter no mínimo vergonha na cara, e ainda batem no peito para dizer que são militares, na verdade são lordes travestidos de militares, pois eles tem zero consciência da realidade do país em que vivem.
1% explica 99 %….
Os 300 mil fazem e tem tudo isto? estamos falando dos 300 mil ou de 500?
Não me refiro aos 300 mil temporário
Mas sim a estrutura necessário para atender o luxo dos 160 mil de carreira.
Mas especificamente aos generais que sozinhos consome mais de 5 bilhão por ano para atendê-los
extratifique mais…quantos dos 47,606 tem as benesses enunciadas?
por favor…não deixemos nem jguemos ao vento…os tenentes deste numero tem? os capitaes tem? Major tem? Coronel tem?
quantos tem?
sabe porque? numa empresa o diretor tem, os VPs tem, Suprintendente tem…eu garanto….façamos a paridade….estes tem cartão corporativo….e lhe garanto….nem venha dizer..ahhh, mas é privado…..não meu jovem padawan….é a economia!!!! voce paga isto no carro, liquidificador e celular…isto está no custo…e vc paga sim…
voltemos…quantos dos 47 mil?
extratifique mais q,uantos dos 47,606 tem as benesses enunciadas?
por favor, não deixemos nem joguemos ao vento. Os tenentes deste numero tem? os capitaes tem? Major tem? Coronel tem?
quantos tem?
sabe porque? numa empresa o diretor tem, os VPs tem, Superintendente tem, Eu garanto que tem, façamos a paridade, estes tem cartão corporativo, e lhe garanto, nem venha dizer.que é é p r i v a d o. Não meu amigo, é a economia!!!! voce paga isto no carro, liquidificador e celular. Isto está no custo, vc paga sim e da mesma forma.
voltemos, quantos dos 47 mil?
Esse quadro é de autorizado e não de existente.
Já começa errado.
Prezado Da Escola
Esse é o figurino básico no Brasil.
Vc vai a um hospital militar, por exemplo, e encontrará salas de espera para oficiais, elevadores para oficiais, quartos para oficiais e daí por diante.
Nos quartéis, a mesma coisa.
Refeitórios separados, taifeiros servindo as refeições e outras benesses.
Padrão Brasil.
‘Pois não se pode abrir mão de Militares de verdade. Apenas reforma o sistema que possibilite um lugar para a excelência e a competência. Não apenas um cabide de emprego’
Acho que exatamente isso que os chilenos estão pensando.
E colocar esses ‘novos’ militares subordinados ao poder civil constituído pela maioria do povo nas eleições.
Espero
Bizoinho
Onde não é?
Onde os militares não estão subordinados a alguém posto pelo Presidente eleito?
Pois então, para que serve golpe militar?
Se eu for listar os países e os anos em que ocorreram golpes militares, principalmente na A.L. o moderador vai bloquear pelo texto longo demais.
Começo a ficar preocupado com o que militares como vc andam estudando.
História é que não é.
Agnelo, não adianta querer argumentar. Esse não sabe o que fala, mas gosta de lacrar.
a esquerda sendo esquerda,q pena ver um país como o chile q ja teve bons presidentes como o pinochet acabar assim…agora é aguardar a nacionalização de empresas estrangeiras,a inflação de 1.000%, e a fome.
Caro Horatio. Não há diferença entre um ditador responsável pela morte de 100, 1000 ou milhões. Ditadores de esquerda ou direita são todos desprezíveis. O Brasil passou por um processo de hiperinflação sob uma ditadura militar. o que mostra que os problemas econômicos não têm cor.
Bons presidentes como Pinochet? Você conhece alguma coisa de História pra vomitar um absurdo desse?
quem contou a história pra vc ?
Quem estuda História de verdade e quem é imparcial, não lambe-botas de milicos.
“esquerda sendo esquerda,”
A proposta é Biocentrista. Nada tem a ver com esquerda ou direita.
“bons presidentes como o pinochet “
O Bom Pinochet é considerado o pior assassino da historia do Chile. Isso atestado por órgãos internacionais.
Se pra vc um fascista assassino é um bom presidente, então Franco, Stalin, Castro, e toda penca de assassinos devem ser seus ídolos.
Bons Presidentes como Pinochet.
O Tinhoso acha a mesma coisa.
Cada coisa…….
Me pergunto quanto tempo até essa ideia chegar em terras Brasilis.
posso apostar nesse ano mesmo.. se os eletorados ver isso eles piram de ideias rosas.
vai chegar logo apos a eleição de 2022….não antes absolutamente…mas apenas 24 hr depois da divulgação do pleito….caixinha de surpresa…na realidade…surpresa alguma…num mundo que a liberdade de expressão é caçada e apoiada a caçar, da censura, da lesgislação realizada por ato judiciario ao inves do legislativo que bem ou mal, é o verdadeiro democratico e instancia votada a assim portar….do mundo em que defende-se que os fins justificam os meios…em que fazemos apologias a vampiros que brilham como purpurina ao sol, declaram que anjos são vingativos e invejosos da humanidade, que torcemos para os bandidos que assaltam banco central espanhol, que fazer… de bilhões que se sentem abandonados por Deus sendo justamente o contrário, e assim alienam-se a tribos não importam qual seja, apenas para justificarem sua torna visão que não tolera interpretação…
Que sejam meus ultimos suspiros, mas suspiros pelos valores de meus pais e pais de meus pais, que construiram o mundo que tentam desconstruir, de meus filhos e crianças que sonham com as estrelas, que precisam que a ponte entre o passado e futuro não seja quebrada para cruzar as dificuldades e tornarem-se assim os herdeiros dos sonhos da humanidade….
Já chegou desde a CF/88, escrita pela esquerda em um espírito revanchista. Colocaram que o Brasil não pode fazer ações ofensivas, por exemplo em um ataque preventivo, e algum infeliz ainda teve a ideia de colocar a proibição do Brasil de desenvolver armas nucleares.
Isso para não mencionar os diplomatas e políticos que vivem bradando aos quatro ventos que o Brasil é um “país de paz”.
Pesquisa o projeto daquele partido que destroçou o Brasil em 16 anos na figura do Dirceu,Mula e Falcão para as FAs.
O PSOL e afins tem um desejo de acabar com as polícias,principalmente as PMs.
Lembrando que o estado Californiano do Hell de janeiro todo o problema da insegurança de lá é oriundo das milícias,não existe o tráfico que 89 %das favelas,ops comunidades.
Não se preocupe com isso, pois o Brasil foi governado durante 13 anos por um governo de esquerda, e foi um dos períodos em que mais tivemos investimentos nas nossas forças armadas. Isso é um fato, que até mesmo nossos comandantes militares reconhecem!
A PETROBRAS manda lembranças… Pasadena também.
O PT foi o melhor governo que tivemos nos últimos 50 anos.
Se vc tivesse a mínima vontade de ler um pouco, saberia que a questão de Pasena foi completamente dismistificada e um relatório deixou claro que não houve problema nenhum de corrupção.
Quanto a petrobrás, no governo do PT, teve uma valorização de cerca de 100 bilhões na bolsa de valores.
Vc como chileno, deveria olhar para a corrupção do chile, que é muita e fez o povo sair as ruas e quebrar tudo em pleno governo de direita.
As denúnicias nas forças armadas chilenas são muitas também, uma verdadeira vergonha.
Mas fico feliz em saber que em outubro, vc terá que engolir o 13 outra vez, ou então, voltar pra seu país e ser feliz com o Boric!
“Vc como chileno, deveria olhar para a corrupção do chile,”
KKK
https://transparenciainternacional.org.br/ipc/?utm_source=Ads&utm_medium=Google&utm_campaign=%C3%8Dndice%20de%20Percep%C3%A7%C3%A3o%20da%20Corrup%C3%A7%C3%A3o&utm_term=Ranking%20da%20Corrup%C3%A7%C3%A3o&gclid=EAIaIQobChMIsOn4u4vu9QIVxxXUAR3mOA91EAAYASAAEgJ6lvD_BwE
Chile posição 27 no Ranking Mundial de Transparência
Leia vc.
KKK
Logo o camarada voltará e vc terá oportunidade de conversar com ele sobre o que aconteceu na Petrobras.
Lá no Planalto.
Pergunta:
Se eles realmente aprovarem isso, será que as Forças Armadas Chilenas não vão reativar um helicóptero famoso que tem por lá?
Alguém ai sabe se eles tem bastante helicópteros pra esse pessoal?
Quanto tempo até explodirem o Palácio de La Moneda de novo?
Caro Henrique. Se as forças armadas chilenas promoverem um novo golpe no Chile, isso mostrará que os constituintes estavam certos ao dizer que forças armadas permanentes no Chile são uma ameaça democrática.
é um ponto… então nesse caso é melhor as FA esperarem Bolívia, Peru, Argentina e China (baquinho de pesca predatória) agirem pra dai alguém se tocar que FA é importante.
.
Ou alguém pode lembrar do conflito que o Papa se atravessou… Vamos ver se o Chile tem memoria curta.
Caro Henrique. As forças armadas de qualquer país servem para a defesa contra ameaça estrangeira. Contudo, quando as forças armadas de um país extrapolam a sua função e promovem um golpe de estado (ou sucessivos golpes de estado), é momento de se perguntar sobre o modelo de forças armadas adotado. O militarismo e o papel político desempenhado pelas forças armadas no Japão levou o país à derrota na II Guerra, levando os Japão a adotar um modelo de forças de autodefesa. Não faz sentido manter uma estrutura militar que seja essencialmente não-democrática que sistematicamente destrói o sistema político de um país e age violentamente contra o próprio povo sob o argumento de uma ameaça externa difusa.
Outro desonesto intelectual que se esforça para escrever asneiras aqui.
Caro santo. Muitos amigos da trilogia discordam de mim, mas somos capazes de manter um diálogo respeitoso e educado. Caso você seja incapaz disso, peço a gentileza de me ignorar. E nunca o use o santo nome em vão.
Camargoer, admiro sua perseverança. É impossível tentar argumentar com a maioria das pessoas da Trilogia (Morrem de amor pelos milicos e são de extrema-direita) . Discutir com eles e tentar dialogar mostrando argumentos racionais é perda de tempo.
Olá Fewoz. Talvez eu continue sendo atacado por algumas pessoas, mas ao menos isso serve para mostrar o grau de violência de algumas pessoas e a indefensabilidade de algumas ideias. Já considero uma vitória.
Prezado Camargoer.
Pode ser, mas o fato que essa situação que eles implantaram na rede ajudou até um incapaz a ser eleito.
Portanto, todo cuidado é pouco.
Olá AntonioK. Anos atrás, fui ameaçado por alguém que comentava na trilogia dizendo que eu já era monitorado. Pode ser verdade, pode ser mentira. Por um lado, existem pessoas muito mais influentes do que eu, por outro pode ser que exista quem fique incomodado pelo que escrevo aqui. Já fui mais pessimista, mas continuo pessimista.
Mas, pense pelo lado positivo.
Já foi pior.
Parte sumiu.
Creio até pela vergonha que estamos assistindo no País.
Acho também que outros voltaram com novos nicks, mas é questão de tempo sumirem de vez.
Se não me engano, a neta do Grande Salvador Allende é a Ministra da Defesa.
Grande oportunidade para fazer uma grande limpeza nas F.A. demitindo a corja golpista e revendo pagamento de pensões de assassinos e torturadores ainda pendurados no erário chileno.
Então não deveriam haver forças armadas permanentes? Me diga como manter uma política de segurança nacional sem forças armadas permanentes? Vai contratar policiais e mercenários pra lutar do nada? E os equipamentos, quais serão? Algum país no mundo já fez isso? Nem os socialistas fizeram.
Cabe aos políticos chilenos, não repetirem os erros de Allende e não reclamarem de cair depois. As FAs chilenas apenas atuaram quando foram chamadas a atuar pela própria população a atuar, não acredito que o povo chileno pedirá pra elas atuarem, provavelmente só desejam um Welfare State no Chile, mas excluir as FAs é completamente impopular e discrepante com as ideias do Referendo. Se as FAs chilenas não atuassem, provavelmente o Chile teria virado uma nova Cuba, pois Allende estava prendendo opositores e fechando jornais de oposição, um linchamento democrático continua sendo uma violação de direitos naturais, independente de ser feito pelo presidente, pela Suprema Corte ou pelo Legislativo.
Caro Nascimento. Em nenhum momento escrevi sobre o mérito da proposta, mas sobre o direito dos constituintes chilenos de fazerem as suas propostas e que este direito constituinte nada tem a ver com o poder executivo, e no caso chileno, nem como poder legislativo. Também escrevi que se as forças armadas chilenas promoverem um novo golpe de estado (como aconteceu em 73). ficaria demostrado que os constituintes chilenos tinha razão, mas isso é apenas uma especulação. Torço para que os militares chilenos continuem sujeitos ao poder civil eleito. Também escrevi que, em tese, não faz sentido manter forças militares ditatoriais que agem violentamente reprimindo o próprio povo sob um argumento de ameaça externa. É um contrassenso admitir uma força opressora real em função de uma ameaça difusa e irreal. Por fim, escrevi que existem diversos modelos de forças armadas. Aliás, essa é a grande discussão que precisa ser feita sobre o tamanho e a manutenção de forças militares permanentes e profissionais em tempos de paz.
Caro Camargoer. Essa proposta continua sendo ridícula independente do direito de fazê-la. Se eu como parlamentar defender o fim do SUS eu deixo de ser imcompetente só por ter o direito de fazê-lo? Como manter uma política de segurança nacional sem FAs permanentes? Esse questionamento deve ser feito.
Deixando a política de lado, pro bem da Trilogia.
Me diga, como manter uma política de segurança nacional sem FAs permanentes? A proposta peca pela BASE. É totalmente descabível. O Exército chileno é provavelmente um dos (se não o mais) mais bem equipados da LATAM (america latina) em termos de cavalaria e artilharia, além de também ter um efetivo bem pequeno de 80.000. Vai reduzir mais aonde? Vão é extinguir as FAs chilenas, ou transformá-las em algo similar a Argentina, num engôdo, aí sim vai virar um cabidão de emprego completo. Não foi proposta uma redução das FAs, mas sim uma extinção completa. E pergunto ainda mais: Reduzir aonde? Eles tem um efetivo baixíssimo no Ejercito, Armada e na FACH, se reduzirem mais terão que cortar nos equipamentos. O Chile investe uma fatia muito baixa de seu PIB nas FAs, tem como reduzir mais e ainda manter uma defesa crível e necessária contra prováveis 2/3 agressores externos? O Chile gasta em média 1.5-1.9% do PIB nas FAs, tem um orçamento de em média uns 4 bilhões de dólares. Vai dar pra manter tudo e reduzir as aquisições mais ainda?
Em caso de combate, ou de uma escaramuça, como essa força subordinada a governadores/prefeitos irá reagir? Ela estará submissa a dezenas de comandantes políticos regionais? Qual FA no mundo é assim? Pra que serve o Chefe do Estado Maior e o Governo Federal então A Doutrina Militar de Defesa tem o propósito adicional de prover entendimentos comuns às FA, propiciando condições para um eficaz emprego COMBINADO de TODAS as suas forças, como usar todas as suas forças se um governador ou prefeito não quiser que elas estejam disponíveis?
A Expressão Militar do ”Poder Nacional” é a manifestação, de natureza preponderantemente militar, do conjunto dos homens e dos meios de que a Nação dispõe que, atuando em conformidade com a vontade nacional e sob a direção do Estado, contribui para alcançar e manter os objetivos nacionais. Que objetivo nacional será obtido caso cada exército seja provinciano/estadual? E como serão as políticas de compras de equipamentos? Serão padronizados e se criarão estudos ou estará tudo submisso ao poder civil?
O Poder Militar Terrestre deve dispor de capacidade para cumprir, em qualquer ambiente operacional terrestre:
a) operações básicas ofensivas e defensivas;
b) operações complementares; e
c) operações com características especiais de dissuasão
Tem como principais características:
a) a capacidade de conquistar, manter e controlar áreas terrestres e, em caráter limitado, ribeirinhas;
b) a capacidade de durar na ação;
c) baixa suscetibilidade às condições climáticas e meteorológicas; e
d) ações condicionadas pela fisiografia do terreno.
Contribui para a dissuasão estratégica pela articulação em TODO o território nacional e pela disponibilidade de forças de PRONTO emprego. Como manter uma política de defesa e forças de pronto emprego se cada exército ou comando militar estará submisso pra um governador? Devemos lembrar que a disposição de meios militares pelo território é geralmente desigual. O nosso exército por exemplo esta em grande parte no sul do país, será que um governador autorizaria a retirada de meios de seu estado pra defender outro? Se isso estiver submisso ao Legislativo então, vai ser muito burocrático e demorado pra conseguir sequer mobilizar grande parte do Exército pra determinados pontos do território.
O Comandante do Exército deixará de existir, como civis que não são formados em ciências militares irão redigir as novas estratégias de defesa? E o nível operacional, tático e de grande estratégia, será redigido por prefeitos/governadores? Isso é pior ainda. Na França há uma faculdade de ciências militares para civis, são eles que muitas vezes são escolhidos para liderarem políticas de defesa, no Chile há algo desse nível?
Questões estratégicas são divididas em quatro níveis:
1º Tático: Diz respeito a condução de uma batalha, de um engajamento militar. No nível tático, empregam-se frações de forças militares, organizadas segundo características e capacidades próprias, para conquistar objetivos operacionais ou para cumprir missões. Nesse nível, ocorrem enfrentamentos entre forças oponentes e são utilizados procedimentos padronizados e técnicas associadas ao adestramento e à liderança dos chefes militares.
2º Operacional: Como manobramos as tropas no terreno, pra se engajar ou não numa batalha. No nível operacional, é elaborado o planejamento militar das campanhas e realizada a condução das operações requeridas pela guerra, em conformidade com a estratégia estabelecida. Os comandos operacionais compõem esse nível de condução da guerra.
3º Estratégico: Comprimento de objetivos militares maiores. O nível estratégico, no Brasil, é composto pelo MD, Conselho Militar de Defesa (CMiD) e pelos Comandos das Forças Armadas, CMS, CMA, CMN e etc.
4º Grande Estratégia: Comprimento de objetivos políticos ou filosóficos em nível de nação.
As doutrinas militares de defesa, formuladas nos níveis político e estratégico, condicionam-se às particularidades de CADA Estado nação e devem ser idealizadas, elaboradas e desenvolvidas de forma AUTÓCTONE e INDEPENDENTE, como essa política será independente se o legislativo, judiciário ou o executivo podem criticar ou atrasar qualquer elaboração de uma política de defesa por razões políticas. Quando abordam aspectos de natureza administrativa, logística e operacional valem-se da CIÊNCIA e da TÉCNICA. Nesse particular, doutrinas de diferentes países podem ser intercambiáveis, sem prejuízo de sua eficácia, como POLÍTICOS vão garantir a eficiência disso sem formação na área?
Na nova constituição , o governo civil passaria a ser o principal condutor da política de segurança nacional, um modelo que o Chile já tentou desde a década de 1930 e que terminou desastrosamente em 1973. Ao contrário de Allende, o senhor Boric não quer transformar o Chile em um regime comunista. E não há dúvidas de que, caso sua administração consiga implementar esses projetos, o Chile deixará de ser um modelo na área de defesa para a América Latina. Resta saber se aqueles que querem preservar o caminho do progresso trilhado pelo Chile nas últimas décadas serão capazes de impedir que o país adote um modelo argentino de involução institucional. Prover segurança implica, pois, proporcionar as condições que neutralizem os efeitos dessas ameaças, para garantir o progresso e o desenvolvimento das nações, e isso não será feito.
Em termos de abrangência, o conceito de segurança desdobra-se nos níveis individual, comunitário, nacional e coletivo. Tais níveis refletem a complexidade e o vulto das responsabilidades em relação à segurança. O Estado Federal, como depositário da maior parcela do Poder Nacional e da sua integridade, detém os maiores encargos de segurança, logo deve ter o monopólio TOTAL do Exército, não compartilhando-o com nenhum governador ou prefeito. A capacidade militar é a essência da Defesa Nacional, devido ao seu poder de coação e efeito dissuasório. Sem ela não há defesa de fato, como manter a defesa reduzindo mais ainda o gasto com defesa?
Em caso de guerra, para a aplicação da metodologia de manobra de crise, há a necessidade de existência de uma estrutura PRÓPRIA E PERMANENTE, adequadamente configurada. O componente principal dessa estrutura é o Gabinete de Crise. Composto por autoridades do mais alto nível do Estado, formados em RI e em Ciências Militares do mais alto escalão, o gabinete é o responsável pelas análises e decisões requeridas em função das evoluções dos quadros político e estratégico do país. Os civis terão capacidade de substituir formados em RIs e em CM das academias militares? E haverá pressão política para a indicação dos mesmos políticos feita pelo Legislativo ou Judiciário para cada comando militar, STM ou estrutura superior das FAs? Os políticos irão leiloar os cargos das Forças Armadas e seus Comandos para Políticos em troca de apoio de partidos políticos, como ocorreu nas nossas Estatais aqui no Brasil?
O planejamento das ações concorrentes caracteriza-se pela escolha da opção para o comportamento político-estratégico a adotar – escalar, estabilizar ou distender.
Nesse planejamento devem ser considerados, entre outros, os seguintes aspectos:
a) manter inegociáveis os objetivos nacionais, uma vez que as crises são conflitos de interesses e não de princípios;
b) manter o autocontrole sobre o próprio comportamento e procurar exercer controle sobre o do oponente;
c) evitar o excesso deliberado de violência e prevenir o inadvertido, pelo efetivo controle político das ações de toda a natureza;
d) evitar a diversificação desnecessária dos objetivos e propósitos;
e) evitar opções irreversíveis, mantendo a liberdade de ação para escalar ou distender;
f) deixar aberturas para o entendimento e saídas honrosas para o oponente;
g) procurar o apoio da opinião pública nacional e internacional, influindo permanentemente sobre as mesmas;
h) manter abertos canais diretos de comunicação com o partido oposto;
i) refrear o curso dos acontecimentos, empregando as forças com flexibilidade e controle, para que sejam repensadas e diminuídas as tensões emocionais;
j) não atribuir importância a eventos e fatos aparentemente pequenos, que possam gerar aumento no grau de complexidade;
k) reconhecer os dilemas do oponente, que estará também em busca de um resultado final que atenda aos seus interesses;
l) servir-se de constante e íntimo relacionamento entre os domínios das considerações políticas, econômicas, psicossociais e militares;
m) controlar as informações dirigidas ao público e exercer atividades de operações psicológicas;
n) empregar as FA em ações não facilmente classificáveis como atos de guerra, mas como ameaça para dissuadir ou persuadir, ou para demonstrar a disposição de escalar, sendo a violência armada compatível com os interesses em jogo;
o) manter prontidão permanente dos segmentos do Poder Nacional que estão sendo ou poderão ser empregados no desenvolvimento do conflito;
p) exercer pressões políticas e diplomáticas;
q) explorar indiretamente personalidades, dissidentes e grupos de opinião;
r) obter e usar o apoio de aliados ou alinhados; e
s) exercer pressões econômicas.
Políticos serão capazes de fazer isso tudo sem formação alguma na área? Ou pior, o Exército Chileno terá profissionais capazes de exercer estas funções no futuro SEM generais com formação acadêmica em Ciências Militares? Um Gabinete de Crise deve valer-se de um conselho de alto nível intelectual e NACIONAL para legitimar as análises e decisões, considerando-se a permanente iminência do rompimento de um conflito armado, sem generais, como isso ocorrerá? No Brasil, o CDN atende a essa necessidade. Com os políticos chilenos, sendo letárgicos, ignorantes e burocráticos, como os nossos, eles conseguirão impor essas doutrinas operacionais em caso de guerra sem formação acadêmica? Aposto que vão chamar os vovôs aposentados do ECH pra voltar a ativa e comandar o Exército em caso de qualquer conflito ou situação de ameaça. Patético. Enfim, a proposta esta completamente errada, parece foi feita por algum diretório do PIÇÓL, provavelmente isso não vai vingar. Abraços.
Se o Boric não se radicalizar (e eu acredito que não vá, ele mesmo já disse isso), não há razão nem pra pensar em algo. Mas não foi isso que ocorreu em 1973 com o Allende. Ficar gritando ”FOI GOPE” dez vezes e ignorar o contexto é muito fácil. O Chile na época do golpe militar estava imerso no caos econômico. O presidente Allende, apesar de ter sido eleito com apenas 35% dos votos válidos (a direita teve 33,9% e os social-democratas, 29,8%), estava agressivamente implementando um programa econômico puramente marxista, como até mesmo o amplamente hostil obituário do The New York Times admite: “um programa socialista de confisco e estatização de minas, bancos e indústrias estratégicas; divisão e repartição de grandes propriedades rurais em fazendas comunais; e controle absoluto de preços”. Não surpreendentemente, tais medidas, como o próprio Times reconhece, “rapidamente resultaram em acentuados declínios na produção, escassez absoluta de bens de consumo e inflação explosiva.”
Ademais, Allende centralizou e nacionalizou a educação e o sistema de saúde, distribuiu benefícios para seus aliados políticos e inflacionou alucinadamente a oferta monetária, o que levou ao colapso de toda a economia e ao endividamento maciço seguido do calote. A inflação de preços foi combatida com o típico e anacrônico recurso do congelamento, o que deixou lojas e supermercados com prateleiras vazias, além de gerar revolta em todos os proprietários e empreendedores do país. Hoje sabe-se que havia até mesmo um projeto que parece ter saído direto de um livro de ficção científica, levando ao paroxismo tudo aquilo com que Marx sempre sonhou: uma economia centralmente planejada por um computador gigante.
Com tudo isso, resta a pergunta: é realmente crível que não houve violência nesse processo de confiscos? Nenhum sofrimento humano? A questão essencial a ser julgada é que estava em andamento um maciço processo de confisco armado sendo conduzido pelo governo Allende. O regime possuía milícias armadas que eram utilizadas para saquear e confiscar a propriedade das pessoas, sendo que o critério para tal era exatamente aquele definido por Marx: qualquer um que se enquadrasse na descrição de ‘burguês’. De acordo com o obituário do The Wall Street Journal, o regime estava agindo em claro desacato à Suprema Corte chilena, que o havia denunciado por seu “deliberado e obstinado desprezo por decisões judiciais”, o que criou a ameaça de um “iminente colapso de toda a legalidade.”
Quanto ao general Pinochet, ele ao menos merece ser lembrado como o homem que impediu que seu país se tornasse o segundo satélite soviético no Ocidente, após a Cuba de Fidel Castro. E, assim como Cuba e a União Soviética, uma ditadura totalitária com uma população empobrecida e faminta. O general certamente não era nenhum anjo. Ele foi repetidamente denunciado pela morte ou desaparecimento de mais de 3.000 cidadãos chilenos, além de acusado pela tortura de outros milhares. É bem provável que um número substancial de chilenos inocentes tenha morrido ou desaparecido ou sofrido tratamentos brutais como resultado das ações de Pinochet. Porém, em uma batalha para se evitar a imposição de uma ditadura comunista, é algo incontestável que a maioria daqueles que morreram ou sofreram torturas estava preparada para infligir um número excepcionalmente maior de mortes e uma escala avassaladoramente maior de sofrimento aos seus conterrâneos.
A morte e o sofrimento desses propensos totalitários não deve ser lamentada, independentes deles terem sido eleitos ou não, até porque Hitler também foi eleito. Assim como não se deve lamentar as mortes de Lênin, Stálin, Hitler e seus respectivos auxiliares. Tivesse havido um general Pinochet na Rússia em 1918 ou na Alemanha em 1933, as pessoas daqueles países, assim como o resto do mundo, estariam incomparavelmente melhores, exatamente em virtude da morte, desaparecimento e concomitante sofrimento de um vasto número de comunistas e nazistas.
A vida e a liberdade são positivamente auxiliadas pela morte e o desaparecimento desses seus inimigos mortais. A ausência destas pessoas significa a ausência de coisas como campos de concentração e genocídios, e isso obviamente é algo que deve ser ardentemente desejado.
Forças Ditatoriais? O poder democrático foi entregue aos civis pelo PRÓPRIO Pinochet após o referendo (que ironico, né, um ditador sair após um referendo). Não obstante o fato de que o general Pinochet utilizou seus poderes de ditador para implementar grandes reformas pró-livre mercado, entregando um país estável e próspero pros seus conterrâneos, que ditadura da América Latina fez isso? Ou melhor, que ditadura do MUNDO fez isso? A nossa entregou um dívida externa imens e hiperinflação. Pinochet entregou um país muito seguro e amplamente estável economicamente. As FAs chilenas são as verdadeiras garantidoras da Democracia, pois sem ela, ou estariam numa ditadura militar de direito ou em outra de Allende e seus descendentes, não atoa Pinochet foi considerado por muitos estudiosos como um Estadista chileno, pois ele de fato entregou um país desenvolvido e livre ao povo.
Que viagem.
Cara o que tu tá tomando? É que ás vezes preciso dar uma pausa da realidade e acho que isso que tu toma me ajudaria um pouco.
Cade os argumentos? Deboche e ad hominem é argumento de retardado.
Quem ”tomou algo” então foi o New York Times, pois as conclusões partem desse jornal.
Se for um País sem atitudes beligerantes, pode ser um modelo tipo o suíço.
Um pequeno núcleo profissional e o restante de conscritos.
Você só esqueceu que na Suiça as FAs continuam sendo instituições permanentes independente da grande maioria de seus funcionários públicos serem conscritos sem estabilidade, e isso vale pra todo o serviço público suíço, inclusive. Os equipamentos e meios continuam lá, mas os Líderes dos GCs (sargentos) são temporários e grande parte dos oficiais subordinados também. Entretanto há sim na Suiça academias militares de oficiais, inclusive elas retém grande nível intelectual, algo completamente diverso do que foi proposto nessa Constituinte.
Além da população da Suiça ser pesadamente armada, seu país possui diversos bunkers e além disso não tem atualmente escaramuças e problemas fronteiriços com diversos países.
DMD de cada país é criada conforme as necessidades e particularidades de cada Estado nação. As particularidades da Suíça NÃO SÃO as mesmas do Chile. A última vez que a Suíça esteve em guerra ultrapassa em triplo o ultimo tempo que o Chile esteve em guerra.
O Chile tem diversos adversários regionais e prováveis agressores, países que literalmente reivindicam partes do seu território até hoje, não tem comparação lógica que iguale ambos nesse TO Geoestratégico.
Não esqueci.
Eu coloquei ‘um pequeno núcleo profissional’.
Pressupõe-se contínuo.
Ok?
el vuelo de la muerte kkk o pinochet sabia como lidar com as pessoas!
Não sei o que é pior: o seu comentário ou o número de votos positivos. Como seria a sua reação se alguém da sua família passasse por isso? Também estaria dando risadinhas? Nem você nem a extrema-direita estúpida sabem o que muitas destas pessoas passaram. A maior parte das pessoas torturadas pelas ditaduras militares na América do Sul nem mesmo era guerrilheira. Você é do tipo que critica ditaduras de esquerda, mas aplaude as de direita, não é mesmo?
mesmo que seja de cunho marxista-leninista kkkkk me ajuda a te ajudar
quando se acabam os argumentos da esquerda, se parte para ofensas pessoais para tentar mudar o foco,pois é impossivel defender o socialismo q só trouxe,morte e miséria a humanidade e q matou mais de 1 bilhão de pessoas
Pior que meras ofensas pessoais é quem adora ditadores sanguinários, como você. Isso já não tem a ver mais com opinião, mas com Humanidade (Assim com H maiúsculo). Vive vomitando que Socialismo só trouxe miséria (E isso é verdade), mas defende ditadores que exterminaram e torturaram milhares. Qual a diferença sua para quem você tanto critica?
Blá blá blá.
A esquerda radical voltou ao poder e já está na hora de fazer uma ‘geral’ nas Forças Armadas.
E para isso, nada melhor que a neta do próprio Allende para acertar as contas com o passado.
Tá vendo essa ‘fofinha’ no colo do vovô Allende?
É a nova Ministra da Defesa.
Terá a nobre tarefa de limpar o Chile dessa sujeira.
Acredito que Hitler, Stalin, Castro, Franco e todos esses assassinos históricos adorariam ser apoiados por vc.
todos regimes de esquerda…não obrigado!
Caro Horário. Hitler e Franco foram ditaduras de direita, assim como foram as ditaduras militares no Brasil, Chile, Argentina, Paraguai…
negativo
Olá Horatio. O que é negativo?
A quantidade de massa encefálica dele.
Só pode.
kkkkkkk
Hitler e Franco de esquerda.
E a Terra é plana e tem um domo protetor.
kkkkkkkk
Cara não se dê atestado de burro. Hitler e Franco são Fascistas. Extrema direita.
Va e estude um pouco pra não passar vergonha novamente.
Hitler e Fraco de esquerda?
Minion olavista detectado.
kkkkkkkk
Pena que o rojão do guerrilheiro chileno não explodiu no carro do Pinochet.
Iam ele o neto (só por garantia).
Semente do mal.
O próprio tinhoso, relatou depois que teve medo naquela hora.
Maldito lança granada que falhou.
Esse é seu ideal de governança?
“As Forças Armadas são o último obstáculo para o socialismo. Se conseguir trincar as Forças Armadas, o caminho está aberto para o socialismo”
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/ultimo-obstaculo-ao-socialismo-diz-bolsonaro-sobre-forcas,8ebadccde170ed8ca53b989d749813837dk507is.html
De quebra estarão sujeitos a perder a maior reserva de cobre do mundo, no qual tomaram militarmente no passado e tiraram o acesso ao mar da Bolívia
O Chile tem questões mal resolvidas de território com todos os vizinhos.
O caos será instalado e a pobreza igualmente distribuída.
Caro Reis. Esse pensamento baseado na Doutrina de Segurança Nacional é anacrônico. Em uma democracia, todo o poder emana do povo. As forças armadas não têm poder político para direciona o processo histórico. A função das forças armadas é prover segurança contra ameaças externas. Ela não tem poder de interferir no processo político. Isso é golpe.
Esse pensamento não tem base porque na própria História recente, as forças armadas serviram fielmente aos regimes socialistas.
Eu creio que existe um medo na America Latina e África, do poder das forças armadas (o que em parte justifica o baixo investimento em defesa desses cantos) devido aos problemas com ditaduras nos anos 60.70 e 80, entretanto esse “medo” cai no erro de deixar em segundo plano, uma instituição que é logicamente um pilar de um estado nacional soberano.
Acho que ideologias sobre o destino das forças armadas, de que lado venham, só atrapalham os serviços essências destas em qualquer nação que queira respeito.
Para terem o caminho livre para o projeto socialista, tem que mudar a constituição em favor dos socialistas e em desfavor da população.
Quem não se lembra do nosso ex comandante cumprindo com sua obrigação perante ao povo e como instituição de estado e não ao do partido político.
https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/13087/a-resposta-que-o-general-villas-boas-deu-a-dilma-rousseff-veja-o-video
Se querem estar no poder por tempo igual ao de Cuba (70 anos), Venezuela e demais, terão que derrubar esta muralha que são as Forças Armadas. Assim poderão fazer o que bem entendem, sempre com o partido em primeiro lugar, e depois a população abastecida apenas com demagogia.
Não terão um general para dizer “NÃO”.
“Nas Forças Armadas temos uma tradição, quando recebemos uma ordem ilegal, mandamos prender a pessoa que deu a ordem”.
Simples assim ?
“As Forças Armadas são o último obstáculo para o socialismo. Se conseguir trincar as Forças Armadas, o caminho está aberto para o socialismo”
Grande pensador! Me explica aí então, por que a China está fortalecendo tanto as suas FAs? Será que o Partido Comunista Chines quer ser auto eliminado?
Tem cada Sócrates opinando por estes lados ultimamente.
Há hoje na China algum general capaz de dizer “NÃO” ao partido Comunista?? me responde aí….
Desde 1949 são 72 anos de generais escolhidos pelo partido Comunista.
Só você com este pensamento Marxista para buscar inspiração e resposta em um mundo totalmente diferente da nossa cultura, religião e doutrina.
“Há hoje na China algum general capaz de dizer “NÃO” ao partido Comunista?? me responde aí….”
Cara, o Exercito Chinês se chama Exercito de Libertação Popular e o Comandante em chefe é o Dirigente do Comitê Militar Central que recae normalmente no secretário geral do Partido Comunista. O partido Comunista está composto por militares de alta patente.
Vc não sabia disso?
O primeiro que tem feito todos os regimes totalitários, Socialistas e comunistas é se rearmar, fortalecendo as suas FAs. Veja o Caso da China, Rússia, Coreia do Norte, etc.
Lembre que o Exercito Vermelho
Caro Carl Marx, quer dizer então que seria perigoso cair o Comunismo na China e entrar o “Socialismo” com o fortalecimento das Forças Armadas??
Comparar o mundo comunista com o nosso?? somos livres para votar no partido que quisermos, praticar a religião que quisermos, ler e discutir o que quisermos…..na China é diferente…..tudo diferente!!!
Põe o tico e teco para funcionar e pare de buscar inspiração na Coréia do Norte e na China.
Não por que penso diferente de vc sou partidário de Marx.
Sabemos que vc é limitado mas, não precisa mostrar a sua carteirinha.
Sou Neoliberal por vocação.
Se vc morasse na China ou na Coréia do Norte estaria LIMITADO ao que o partido Comunista te liberasse ter conhecimento.
Ainda bem que vc não vive em um país Comunista hein…….ou mora??
Tomar militarmente dos vizinhos = roubar?
Para vc ver como são as coisas…. se os Bolivianos na época tivessem investido militarmente para a segurança da mina, estariam com ela até hoje e teriam aproveitado o “boom” da eletricidade deste século, sem contar a saída para o mar.
Através da lei do cobre, o Chile investe uma pequena parte do recurso obtido com sua exportação nas Forças Armadas e assim podem dissuadir qualquer chance de perder uma guerra para a Bolívia e o Peru.
Sim.
Até que um vizinho mais poderoso chegue e aniquile esse pequeno e estreito País montanhoso.
Os socialistas já estão trabalhando para a aniquilação de seu próprio país com a extinção das forças armadas.
Isso não existe mais.
Mesmo que tenha sido revogada a lei do cobre recentemente, as forças armadas do Chile só estão no nível que estão, por causa do dinheiro de décadas de exportação do cobre.
A propósito. Quando o Chile irá mudar estes uniformes de inspiração nazista?
eu acho que o uniforme da Wehrmacht bem de estilo
inspiração prussiana
Olá Horatio. Recomendaria então colocar aquela ponta no alto do capacete. Nada mais prussiano que aqueles capacetes com pontas usados na I Guerra.
eles ja tem sim!
Prussiana…
É inspiração Prussiana. As instituições alemãs de ciencias pedagócias e ciencias militares influenciaram muito o Chile. Após a independência chilena em 1818, a influência alemã aumentou com a Alemanha Imperial substituindo a França como o principal modelo de doutrina militar para o Chile. Instituições como o Exército do Chile e o Instituto Pedagógico foram bastante influenciadas pela Alemanha. Mas a emulação em larga escala do Exército Chileno começou em 1886 com a nomeação do capitão Emil Körner , graduado na renomada Kriegsakademie em Berlim. Também foram nomeados 36 oficiais prussianos para treinar cadetes oficiais na Academia Militar do Chile em Santiago.
A emulação foi focada em armamentos, recrutamento, recrutamento e instrução de oficiais e organização do estado-maior geral, bem como na doutrina militar (adotada em 1906). Estendeu-se também à logística militar e serviços médicos, promoções, aposentadoria, regulação salarial e até uniformes (adotados em 1904), estilos de marcha, capacetes, desfiles e música militar. Pra mim o Exército Chileno é o mais bonito do Continente Americano inteiro em termos de desfile, mais até do que o americano.
Os militares prussianos não têm nenhuma relação com a aparência ou política, mas sim com os ensinamentos. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Pickelhaube foi considerado impróprio para o combate e foi substituído pelo Stahlhelm. Sendo pragmáticos, deixaram ele de lado. Entretanto ambos ainda continuam sendo utilizados em desfiles.
http://pickelhauben.net/old-site/articles/images/Latin%20America%20Large/Pickelhaube%20Spike%20Helmet%20%20Prusiano%20Chile%201.jpg
Brilhante explanação.
Perfeito.
Mas, a partir do momento em que esse fardamento ficou tão associado aos nazistas, poderiam mudá-lo.
Vários países mudaram e continuam mudando seus uniformes.
É normal.
Como os colegas disseram, é influencia prussiana, mas concordo que dão uma impressão ruim (lembrando que, ainda por cima, fazem o passo do ganso). Eu queria saber como os chilenos veem essa questão.
Se me permite o palpite, creio que agora eles vão ser as primeiras coisas a serem mudadas por lá.
Olá BK. O uniforme da SS também era muito bem desenhado e fabricado com muito esmero e ajustados por alfaiates a cada membro do partido. (ao contrário dos uniformes da SA). Ainda assim, ninguém acha que seria apropriado criar uma força de segurança que adotasse um uniforme inspirado na SS. Qualquer consultor de relações públicas recomendaria outra abordagem.
Quem desenhou foi Hugo Boss!
Sério não é bricadeira.
Olá Paulo. Hugo Boss tinha a confecção que fabricou os uniformes da SS. O desenho foi feito por um outro alfaiate/estilista, diga-se de muito bom gosto e profissionalismo. Himmler via a SS como uma elite ariana e sabia da importância da imagem que seus membros deveriam causar. O uniforma da SS fazia parte da “estética nazista”. Hugo Boss tinha uma excelente confecção que foi contratada para fabricar os uniformes (não sei dizer se ele foi filiado ao partido nazista). Há esta confusão entre Hugo Boss ter desenhado ou fabricado os uniformes da SS. Ele fabricou.
O quê!!?? Vou acreditar, nas não vou repetir. Rsrs
Verdade.
Eu li sobre isso..
Elegantemente vestidos para cometer atrocidades de todos os tipos.
Tomara que nunca..uniforme bonito..não é pq é parecido que é nazista..
Como disse, a SS também tinha um uniforme muito bonito, mas nenhuma instituição pensaria em adotar um uniforme parecido a não ser que tivesse a intenção deliberada de mostrar uma ligação ideológica com o nazismo.
verdade
Perfeito.
Nazista?????????????????
Tem o estilo alemão, q é anterior ao nazismo.
A vontade de lacrar é mais forte. O uniforme é de uso cerimonial e foi inspirado no antigo uniforme do exército alemão. O capacete deve ser o M16 (ou cópia) da 1ª GM.
Você ofendeu os honrados militares alemães e chilenos.
Olá RDX. A semelhança entre o uniforme do exército chileno com o uniforme do exército alemão que jurou fidelidade á HItler é obvia.
O uniforme é anterior ao surgimento do partido nazista.
A túnica e o capacete são os mesmos usados na 1ª GM.
Até o desenho dos bolsos é idêntico.
Existe um ditado de Confúcio que diz: “O homem de palavra fácil e personalidade agradável raras vezes é homem de bem”. A mistura de verdade e manipulação é sempre tênue no discurso dele mas bem perceptível…
É anterior ao nazismo, mas agora está indelevelmente associado ao nazismo.
Experimente usar uma suástica e diga que não é um símbolo nazista, mas budista.
Já sabe que vai entrar em cana, né?
Passe um fio lá pro seus patrões Caterva Rothschild que eles mandam um alô pra suprema corte chilena e resolvem a parada rapidinho…. rs
Os uniformes Chilenos jamais tiveram inspiração nazista. Não poste coisas que vc não sabe.
As FAs Chilenas se inspiram naquilo que elas consideram de Melhor no Mundo. Assim Sendo as Doutrinas e logicamente os uniformes seguem a mesma tendência.
Os Carabineros de Chile se inspiram na doutrina dos Carabinieri da Itália;
A Armada do Chile se inspira na Royal Navy
A Força Aérea se inspira na USAF
E o Exercito do Chile se inspira nos Exércitos da Prússia.
A doutrina que vc confunde como sendo Nazista é, na realidade Prussiana.
Olá Glaquis. Eu fiz uma pergunta, não uma afirmação. Há uma curiosidade sobre o uniforme da FEB. Eles também eram inspirados nos uniformes alemães, tanto que eles foram confundidos com alemães quando desembarcaram na Itália. algo que foi solucionado quando receberam uniformes dos EUA.
Sério que tu escreveu isso, “professor”? A inspiração é prussiana!
Ola Flanker. Fiz uma pergunta simples, porque quem vê a foto das tropas chilenas imediatamente lembra das tropas nazistas. A imagem é muito forte.
Não, não mesmo! Sua pergunta foi quando iriam mudar o modelo/estilo de uniforme. Você não perguntou se era de inspiração nazista. Você afirmou isso.
Olá Flanker. De fato, me expressei mal. Obrigado. Reformulando a pergunta.. “quando o Chile irá mudar o uniforme de inspiração prussiana que remete ao usado pelo exército alemão durante o governo nazista?”. Você tem razão. Valeu.
Prezado.
A suástica é um símbolo budista, mas será sempre lembrada como um símbolo nazista.
E não adiantar vc sair na rua com uma no peito dizendo que é budista que será preso de qualquer maneira.
Esta matéria nunca será aprovada porque é uma minoria no congresso chileno que quer isso… Posso estar errado, mas ao que parece é mais uma jogo de forças do poder para ganhar pontos em uma negociação sobre a reformulação das forças armadas do Chile, que ficaram muito tempo influenciando a liderança do país. No fundo querem tirar o poder e a influência dos militares sobre o poder civil.
Caro Faver. É uma proposta de alguns constituintes levada para a presidência da Assembleia constituinte. Os constituintes tem total independência para propor artigos sobre qualquer assunto. Essa é a essência de uma assembléia constituinte. No caso chileno, a assembleia constituinte é independente dos poderes.
Isso o que dá querer “Jogar dentro das 4 linhas” quando um lado é trapaceiro e ardiloso.
Nem mesmo quem deveria defender a CF joga “dentro das 4 linhas”, eles moldam o seu entendimento da Carta Magna conforme a sua conveniência.
A democracia na grande maioria dos países ocidentais é uma piada.
Caro Pedro. Acho que você está equivocado sobre os poderes de uma assembleia constituinte. Os constituintes têm, por definição, total o poder de elaborar propostas que serão levadas ao debate e eventualmente ir á votação. Até o regime político pode ser questionado. Essa é a essência de uma assembléia constituinte.
Poderiam fazer aqui no Brasil o mesmo, mas fazer forças de Manutenção de meio-fio, capinação, manicure, nota a imprensa, desfiles e degustação de vinhos!
e se a pm entrar de greve como entrou no espirito santo ? quem vai pra lá ? o chapolim colorado ?
Tem membros de partido de extrema esquerda que pregam o fim das polícias ,pq elas servem aos burgueses e brancos contra os pobres e pretos,engraçado tem Estado que os PMs pretos e pardos sao 90% do efetivo,e no lugar haveria milícias populares,que no caso serviriam ao partido dominante e iriam perseguir os que fossem contra o pensamento da claque.
O Chile vai pagar o preço da burrice.
com certeza
Exercito q nao! Alias, o Exercito aqui só defende o sistema cara. O problema desse país é que o povo nao pode nem ter arma ou se defender, ai o sistema e seus membros deitam e rolam, como o crime e aqueles que vivem no guarda-chuva desse. Nao a toa que nesse exemplo, unica loja nao assaltada/vandalizada foi uma de……armas!
Não se esqueça da Força Nacional.
Esse pessoal pelo visto não lembra o que aconteceu quando a polícia fez greve no Espírito Santo e no Ceara! Então que façam o seguinte, tirem todas as polícias e deixem os bandidos tomando conta de tudo. Viveremos em um país onde todos respondem pelo tribunal do crime. rs
lá vem maluco do grupinho “eu atulizu pesdiinti”, mas que na verdade seria o primeiro a pegar rabeira num caminhão pra fora do país se o pau quebrar.
Aguardemos a publicação dos programas de governo dos candidatos tupiniquins à presidência da oca. Neste dia poderemos dizer quão profunda se tornou a idéia de prover-se nova constituição pra novos tempos. Puxando pela memória, o programa Lula/Haddad, sob a justificativa de uma avassaladora transição ecológica (ou qualquer outra asneira sorteada no saco, já que a esquerda política finge que governa sociedades com futuro), pontificava esforços pra estabelecer nova constituição. Naqueles dias, fui contra. Mas a CF-88 já foi retalhada e burlada de tantas formas pra manter as coisas exatamente na direção em que estão que ela, possivelmente, que já era disfuncional ao estamento burocrático e às elites econômicas se tornou abertamente uma peça de literatura ficcional política. Mas suas consequências serão sentidas por todos.
Foi isso que a população escolheu ao eleger seus lideres, então que se lasquem…
Exatamente. Nas eleições quase ou a metade das pessoas não foram para votar. Aí fica culpando os outros por uma opção que eles não exerceram.
Cato Thom. O voto no Chile é opcional. O fato de apenas uma parcela da população escolher votar está dentro das regras. Na eleição de JK, Carlos Lacerda tentou promover um golpe para anular a eleição dizendo que ele vence pela maioria dos votos mas não pela maioria absoluta (50%+1). O histórico de golpes no Brasil levou os constituintes da CF88 manter o voto obrigatório e o segundo turno.
Pegarei minha pipoca para ler os comentários.
Peru e Argentina está no mesmo campo político. Então não me causa espatanto.
Seria bom vender alguns navios pra nós. kkkkkkkkkkkkk
*espanto
Surpresa O, queriam algo diferente?? Está fazendo o esperado, mas acho que durará pouco no cargo.
Ta tudo bem com você, Glasquis7?
Fim da lei do cobre, neta de Allende como Ministra da Defesa, Galo Eildestein Silber (partido comunista) como subsecretário das Forças Armadas e agora isso
Psiu,ele jura de pé junto que lá não extrema esquerda.
Viva Chile!
Estou aqui e não existe. Teremos 4 anos para observar.
Em tudo caso, para os mais ignorantes quero esclarecer que:
1 Esta proposta não é do governo nem de nenhum dos poderes do estado chileno, é da Convenção Constitucional, que nada tem a ver com o Presidente.
2 Esta proposta não tem cunho esquerdista nem direita nem do centro. É Biocentrista.
Um pouco de estudo e cultura não fazem mal de vez em quando e se for possível, veja quanto está custando a cartelinha de Gardenal.
Tudo é Marxista… tem que matar!!!
Oh povo.
Marcos , vc esqueceu dos três saques que o governo chileno fez dos fundos de pensões chilenos. Esses fundos(privados) são do povo chileno, e não do governo, que fez esses saques para supostamente mitigar os efeitos da pobreza causados pela pandemia. O governo neoliberal do chile, tido como exemplo, quebrou as regras sacando um dinheiro do povo para enganar esse mesmo povo com medidas populistas.
Segundo os dados mais atualizados da Superintendência de Pensões, até novembro, já foram retirados das Administradoras dos Fundos de Pensão cerca de 50 bilhões de dólares com os três saques aprovados.
imagine o rombo que isso causou nesses fundos de pensões!
Como ficarão os investidores estrangeiros sabendo que o chile não respeita contratos?
O chile já vinha ladeira abaixo muito antes do quebre-quebra, da constituinte, da pandemia ou do atual Presidente eleito!
“vc esqueceu dos três saques que o governo chileno fez dos fundos de pensões chilenos.”
La vem o esquerdalha pra falas asneiras.
Os tres saques foram feitos pela população que solicitou o retiro dos seus fundos por medo á desvalorização deles.
https://www.infobae.com/america/america-latina/2021/03/04/aumenta-la-presion-sobre-el-gobierno-de-chile-para-aprobar-un-proyecto-que-permita-un-tercer-retiro-de-fondos-de-pensiones/
“https://www.chileatiende.gob.cl/fichas/81027-retiros-del-10-de-los-fondos-de-afp
Lá não tem caras que esvaziam os cofres públicos para o partido não.
Não tem corrupto no chile? do mesmo modo que não tem extrema esquerda, kkkkkkkk
As forças armadas do chile com suas compras superfaturadas e o Presidente do chile que virou um dos maiores milionários chilenos mandam um abraço pra vc!
Com o tempo, veremos a questão dos retiros feitos das pensões chilenas, kkkkkkkk
Leia o último informe de corrupção da TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL.
Chile no posto 27 do Ranking…
https://transparenciainternacional.org.br/ipc/?utm_source=Ads&utm_medium=Google&utm_campaign=%C3%8Dndice%20de%20Percep%C3%A7%C3%A3o%20da%20Corrup%C3%A7%C3%A3o&utm_term=Ranking%20da%20Corrup%C3%A7%C3%A3o&gclid=EAIaIQobChMIsOn4u4vu9QIVxxXUAR3mOA91EAAYASAAEgJ6lvD_BwE
KKK Mentindo como de costume. Os três saques foram feitos pela população. O governo foi contra e teve que ceder às pressões internas KKK
Tu inventa cada uma.
Quebra de contrato é coisa séria chileno, volte para o gardenal e o rivotril, pois vc não diz coisa com coisa!
Quebra do que???
Eu que estou loco?
KKK
O que a matéria omite é que isso é uma petição como qualquer outra (aliás, dá para ver no final que com houve poucos que a subescreveram.
E tbm omite que o prazo para manifestação sobre ela venceu em 1/2 e ela obteve menos de 500 votos de apoio, qdo são necessários 15000 para prosseguir.
Ou seja, delírio da esquerda constituinte…
delirio….embora seja um delirio presente….um fato sobre um desejo…
Fui abrir a página da tal revista Oeste e não tive dúvidas: uma Gazeta do Povo com outras cores…
Estamos bem de fontes, hein?
e no Chile…a informação é falsa?
Fonte boa é o consórcio de imprensa e aquelas outras tranqueiras que produzem fake news com o aval dos Sinistros.
vai chegar logo apos o pleito de 2022. Não antes absolutamente, mas apenas 24 hr depois da divulgação do pleito. Caixinha de surpresa, na realidade, surpresa alguma. Num mundo que a liberdade de expressão é caçada e apoiada a caçar, da c e n s u r a, da lesgislação realizada por ato j u d i c i a r i o ao inves do legislativo que bem ou mal, é o verdadeiro democratico e instancia votada a assim portar. Do mundo em que defende-se que os fins justificam os meios., em que fazemos apologias a vampiros que brilham como purpurina ao sol, declaram que anjos são vingativos e invejosos da humanidade, que torcemos para os b a n d i d o s que a s s a l t a m banco central espanhol, que fazer, de bilhões que se sentem abandonados por Deus sendo justamente o contrário, e assim , alienam-se a tribos não importam qual seja, apenas para justificarem sua visão que não tolera interpretação.
Que sejam meus ultimos suspiros, mas suspiros pelos valores de meus pais e pais de meus pais, que construiram o mundo que tentam desconstruir, de meus filhos e crianças que sonham com as estrelas, que precisam que a ponte entre o passado e futuro não seja quebrada para cruzar as dificuldades e reais desafios e tornarem-se assim, os herdeiros dos sonhos da humanidade.
Esse é o começo da ditadura Comunista
Caro Celso. O Chile elegeu uma assembleia constituinte por meio de uma eleição ampla e livre. Nenhuma ditadura (de esquerda ou direita) começou assim. Elas começam por meio de uma revolução ou de um golpe de estado.
A migalha de desconstrução das instituições, um degrau percorrido para uma venezuelizacao…as primeiras migalhas sempre são da própria sociedade democraticamente se desconstruindo e abrindo seu próprio abismo, tal como foi na vene,uma de esquerda, como na Ucrania de direita….
Olá Carvalho. De fato, a democracia trás consigo uma contradição de permitir a ascensão de forças antidemocráticas por meio do caminho democrático. HItler também ascendeu democraticamente, assim como Tump nos EUA (ver “Como morrem as democracias”). A fragilização da política partidária costuma dar espaço para este tipo de aventura antidemocrática, seguido pelo sistemático ataque ao poder judiciário (por exemplo com tentativas de afastamento de juízes da suprema corte ou na modificação do número de juízes). A democracia é um processo que precisa ser preservado. Por outro lado, ditaduras também trazem contradições insolúveis. Alguns governantes antidemocráticos são rapidamente varridos, em outros casos é preciso esperar o sua morte. Outros regimes colapsam sob seu próprio peso. Ao menos a história mostra que nenhum regime antidemocrático sobrevive indefinidamente
é por isto meu amigo , que invoco ao real risco destas iniciativas, que é vocacionar forças antes externas para uso interno….
Nossos paragrafos de dissertações e despertar de consciencias devem focar neste risco…este é o real perigo…o perigo não muta nem muda dependenpedo da direção do vento de onde veio…
não se releva de onde veio…foco para onde vai….
Olá Carvalho. Em nenhum momento fiz juízo de mérito da proposta, até porque sou um crítico das operação de GLO como política de segurança pública, como aquelas que ocorreram no Rio de Janeiro. O México corrompeu suas forças armadas quando as tornaram forças de segurança pública contra o tráfico de drogas. Por outro lado insisto que na legitimidade da proposta apresentada por alguns constituintes. Caberá á Assembleia debater e eventualmente votar a proposta. Contudo, considero que o autor do texto fez uma lambança ao mencionar o presidente eleito do Chile, de modo deliberado ou por simples equívoco, já que o presidente do Chile (atual e futuro) nada tem a ver com a Assembleia Constituinte. Tenho batido neste ponto há dias.
Historicamente, o emprego de exércitos em tarefas de segurança pública/segurança interna gera pelo menos 3 consequências nefastas:
Corrupção – Pesquisem sobre a relação entre militares e bicheiros durante o regime militar e quantos generais já foram presos no México por envolvimento com os cartéis de drogas
Surgimento de uma guarda pretoriana.
Desnaturalização do exército – O exército colombiano é um exemplo clássico. Está armado para enfrentar bandidos e guerrilheiros, e não outros exércitos.
E pouco im importa de onde a proposta veio, importa o risco que carreta…
Caro Carvalho. Qual risco e risco para quem?
A proposta é de cunho Biocentrista. Nada tem a ver com comunismo, Esquerda ou Marxismo.
Se a Argentina tiver um pouco de paciência, logo ela poderá comprar bem baratinho F-16, Leo 2A4, Scorpène e muitos outros equipamentos que serão postos à venda por um país sul-americano.
Para quem não entendeu, estou apenas sendo irônico.
A propósito, esta lebre (da mudança do status das FAs chilenas) foi levantada ontem pelo comandante Rinaldo Nery.
Como isto vai acabar? Não faço a mínima ideia. Se eu pudesse adivinhar o futuro, jogaria na Mega Sena.
Mocoronguinho
Pelo visto, vc não tem a menor ideia de como é.
Prezado Zeus.
Esse aí é militar e nada mais natural que defender as benesses inerentes ao serviço.
Não importa de que País.
Ele defenderá por dever de ofício.
Bizarro, Chile depois de tantos anos crescendo de forma sustentável, tem tudo a perder-se com uma série de políticas públicas equivocadas.
Constituintes e presidentes de esquerda seguindo a cartilha feita por políticos americanos???
Impressionate!
A ideia americana dos países latino-americanos não possuírem Forças Armadas, somente forças leves pra problemas internos, deixando a Defesa continental em seu mais amplo espectro para os EUA.
Podemos ver como a esquerda latina é tão mocoronguinha…. Seguindo a carrilha do império judaico-americano……….
Prova irrefutável do despreparo e de como nem fazem ideia de quem os conduz…
Lembre-se que o Bill Pinto propôs isso ao nefasto FHC.
Exatamente.
E veja como o governo dele deixou as FFAA mal.
Seu substituto, e a substituta deste, arrastou por anos e anos decisões fundamentais, e ainda empregaram sobremaneira as tropas em ações tipo policia, além de comprometerem metade das nossas Bda com ações na fronteira.
Apoiaram projetos em estilo “cala a boca”, q se arrastam sem $$ e, com muita força dos comandos, aprovaram alguns melhoramentos ( metendo a mão ainda…)
A proposta não vem da esquerda nem da direita. É uma ideia biocentrista.
Glasquis 7
O problema é q “não são de esquerda” propondo cartilhas de esquerda…..
Igual aqueles q dizem q não há comunismo, mas só torcem pra países q são comunistas, e apoiam políticas socialistas.
“O problema é q “não são de esquerda” propondo cartilhas de esquerda….”
Mas a cartilha de esquerda nunca propôs o fim das FAs, Muito pelo contrário. Os regimes de esquerda de apoiam e muito, sobre as suas FAs muito fortalecida, vide o caso da URSS, China, Coreia do Norte, Etc.
Esquerda, sendo esquerda, nenhuma surpresa.
Basta 1 ano para acabar e desestruturar uma Força Armada, que levara decadas para se reerguer.
Se no final dos anos 70/inicio dos 80 o Chile não tivesse FAs capacitadas, seria em seu territorio a aventura argentina.
No Brasil a questão é bem diferente.
As Forças Armadas, além das atividades militares previstas, estão diretamente envolvidas em questões de apoio social e trabalhos subsidiarios (o que no EB é chamado de mão amiga), em todos cantos do territorio nacional.
Mesmo com uma leviana tentativa de tentar politizar, enfraquecer e vincular as Forças Armadas a lado A ou a lado B, a imensa maioria da nossa população tem apreço e reconhece o destacado trabalho realizado pelos militares e sabe que é uma Instituição de Estado e ñ de Governo.
Foi assim com Lula e esta sendo assim com Bolsonaro.
Quanto ao Chile, parece estar seguindo o caminho da Argentina.
É de admirar a falta de capacidade dos politicos da America do Sul, que podem se espelhar em EUA, Russia, China, mas preferem ser “Butzuana”.
“Esquerda, sendo esquerda, nenhuma surpresa.”
Cara, eram 10 milhões de espermatozoides e foi vc logo que chegou na frente?
A ideia desta proposta nada tem a ver com esquerda ou direita. Ela é Biocentrista. Um idealismo utópico de cunho naturista divergente do Antropocentrismo.
Estude um pouco antes de postar baboseiras.
Tem um imigrante chileno que disse textualmente aqui que não existe esquerda radical no Chile!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
E vc como todo comunista se remorde de ódio por isso.
KKK
Cara sem amor próprio e com muito baixa autoestima dá nisso, Num marxista barato Odiando o Chile por que lá a esquerda está longe do ideal esquerdista que vc apoia KKK
Nunca fui comunista, me considero realista!
Mas vc chileno, com sua erva estragada biocentrista, está cada vez mais se afundando nas suas afirmações, pois claramente a esquerda radical foi eleita no chile. Isso se observou na eleição dos membros constituintes e agora, na eleição presidencial.
Mas vc , por pura falta de argumento, novamente se apega a baboseiras como biocentrismo, baixa auto estima, e esqueceu, a famosa xenofobia!
KKKKKKKKKKKKK
” com sua erva estragada biocentrista,”
Mas nunca disse que sou biocentrista. Tá louco?
Meu ideal é o Neoliberalismo que, tem dado muito certo em muitos países.
Gabriel Boric é de Esquerda sim mas segue a cartilha socialista de Frankfurt, não a extremista de Lenin ou Marx.
Que vc seja um esquerdopata ignorante é um outro problema.
Mentira, eu disse que não há Extrema Esquerda no Chile mas, vc, um marxista, tem uma baixa compreensão de leitura e interpreta “daquele Jeito”.
Olá Glasquis. Creio que o fato de alguém ser ou não marxista tem pouco a ver com a sua capacidade cognitiva. Neste contexto, nada no comentário do Alexandre leva a pensar que ele seja marxista ou pianista.
Se marx me visse, que carreira não dava, kkkkkk
Pobre de espírito, pobre de argumentos, frustado chileno que veio ao Brasil matar sua fome e mesmo assim tenta desesperadamente levantar a moral de seu País de origem. Mesmo sabendo que esse País não lhe deu o pão ou uma moradia digna e que sempre foi uma farsa neoliberal.
kkkkkkkkkkkkkkk
Vim ao Brasil matar minha fome???
Como, se a fome no Brasil é muito maior, mais preocupante e mais extrema do que no Chile?
Vim ao Brasil a convite do Governo.
Não minta que isso é feio até pra um esquerdalha distorcido como vc. Pior ainda em se tratando do tema fome, num país em que 19 milhões sofrem deste terrível mal. Sim, o Brasil tem um Chile inteiro de fome.
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/19-milhoes-de-brasileiros-vive-com-fome-consequencias-na-saude-sao-irreversiveis/
https://www.cartacapital.com.br/economia/analise-de-volta-ao-vergonhoso-mapa-da-fome/
Vergonhoso é ver que tem um brasileiro que acusa outros de fome mas fecha os olhos à realidade do seu próprio país.
Vc é um cara muito baixo. Teria vergonha de ter um compatriota como vc.
Os indices de fome no chile são uma fraude , assim como foi o censo de 2012 feito no chile, onde 10% da população ficou de fora, extamente os pobres do norte. tenho matérias sobre isso, que levou a queda do Ministro que coordenou o censo.
Mais recentemente caiu outro ministro chileno, porque divulgava dados de morte por covid bem abaixo da realidade, tentando enganar a população.
Esse é o chile maravilha, que não dá destinação ao lixo em aterros sanitários e vc vem aqui dizer que eu uso fontes sem credibilidade, quando eu tenho matérias de vários meios sobre isso, cito bio bio, CNN, e mol, la tercera e tantas outras.
Corrupção é a norma no chile, desde as forças armadas até o Presidente.
E vc vem falar de pobreza baixa no chile? baseado em dados falsos? fala sério cara!
E quando eu falo de pobreza, estou falando de vc em particular, porque ninguém vira imigrante se seu próprio País lhe trata bem, isso é um fato.
Vc não veio para o |Brasil a convite do nosso governo, isso é só outra mentira sua, que vive aqui postando besteiras durante todos os dias e a todo o momento. Com certaza é um desocupado.
Mais um imigrante chileno que vem pra cá encher nossas favelas e depois reclamar de coisas que não teve nem no seu próprio País!
“Mais recentemente caiu outro ministro chileno, porque divulgava dados de morte por covid bem abaixo da realidade, tentando enganar a população.”
Mentira, todos sabem que o combate a COVID no Chile é exemplo.
“https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/cnn-mundo-qual-o-segredo-do-sucesso-do-chile-para-lidar-com-o-novo-coronavirus/”
CNN Brasil cara KKK Tu mente tão mal que até cai o queixo.
KKK
“Corrupção é a norma no chile, desde as forças armadas até o Presidente.”
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/06/14/brasil-cai-para-6o-em-ranking-de-combate-a-corrupcao-na-america-latina.ghtml
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/01/25/brasil-piora-duas-posicoes-em-ranking-de-corrupcao.ghtml
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/01/25/brasil-cai-para-96-em-ranking-mundial-de-percepcao-da-corrupcao.htm
https://www.gazetadopovo.com.br/republica/brasil-piora-no-ranking-mundial-de-corrupcao-entenda/
https://www.gazetadopovo.com.br/republica/combate-a-corrupcao-na-america-latina-brasil-cai-de-segundo-para-sexto-no-ranking/
Mentiras e mais mentiras de um Xenófobo frustrado que não conseguiu morar no Chile. KKK
“Vc não veio para o |Brasil a convite do nosso governo, isso é só outra mentira sua,”
Quer apostar??? Mas desta vez vc paga, não como a outra vez que perdeu e se fez de idiota para não pagar.
Vc é um frustrado que tem muito baixa autoestima e o seu rancor e toda essa sua frustração são reflexo disso.
KKK
Como assim vim matar a minha fome? Os índices de fome no Brasil são muito maiores que no Chile.
Fugi da fome de um país que tem a fome relativamente controlada para um pais que tem 19 milhões passando fome?
É vergonhoso até para um cara tão baixo quanto vc tentar rir de um mal que atinge em peso a teu país.
Acusa o Chile de ter fome mas o não tem um mínimo de discernimento como para olhar pro teu próprio país e ainda faz piada disso.
Eu teria vergonha de ter um compatriota tão baixo quanto vc
Vc é que tem ter vergonha de vc mesmo, do seu caráter, imigrante morto de fome que foi acolhido no Brasil e que certamente matou sua fome aqui, porque do contrário, teria voltado.
Mas ao contrário, vive falando do País que lhe acolheu, isso é falta de vergonha na cara!
Mas seu discurso está caindo, teu País está cada dia pior, endividado, já procurou o FMI, agora realiza saques nas pensões, quebrando contratos.
O pior de tudo, o chile não tem mais o que vender, já privatizou tudo, até o lítio, que é uma coisa recente, já está nas mãos de empresas estrangeiras.
Vai ficar muito difícil esconder a grande pobreza do chile, que hoje serve como depósito de lixo do mundo, recebendo têxteis descartados pelos Países desenvolvidos!
KKK
Agora está despotricando toda a sua frustração?
KKK
KKK quando a capacidade cognitiva não existe, vc tem que partir pra ignorância KKK
Não aguenta a realidade?
São sites Brasileiros os que me dão fundamento.
Teus compatriotas que mostram a realidade.
KKK
A baixa autoestima e a frustração te fazem perder o controle ne Alextenegro KKK
Coloca aí como a outra vez:
“Não sou o Alexandre mas acho ele muito inteligente”
KKK Só vc pra criar um nik e se auto elogiar KKK
Vamos ver o que diz um deputado chileno que votou a favor dos saques.
“Para o senador socialista José Miguel Insulza, que votou a favor do projeto, “os saques podem não ser uma boa política pública, mas são uma opção” para as famílias afetadas pela crise. Já Rafael Prohens, da situação, argumentou em um tweet que os saques vão causar “um dano tremendo às aposentadorias de nossos trabalhadores”.
Essa é a realidade sobre os saques das pensões!
https://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/senado-chileno-rejeita-4%C2%BA-saque-antecipado-de-fundos-de-pens%C3%A3o/ar-AAQvRqZ
“Vamos ver o que diz um deputado chileno que votou a favor dos saques… Para o senador socialista José Miguel Insulza…”
KKK aí já acaba seu argumento, um socialista falando de pobreza KKK
““Um quarto da população brasileira, 52,7 milhões de pessoas, vive em situação de pobreza ou extrema pobreza.”
Isso dito por gente séria no Brasil
https://pontesocial.org.br/post-como-superar-a-extrema-pobreza?gclid=EAIaIQobChMIjYb5o5Lu9QIVhylMCh1FOgRIEAAYASAAEgLPzfD_BwE
Quase 3 vezes a população do Brasil.
Contra fatos não há argumentos.
Vc é um frustrado xenofobo de baixa autoestima.
Nunca vai ser ninguém como para ser levado a sério.
*Chile
estão doidinhos para levarem uma intervenção militar 2.0 lá no Chile?????
É melhor esse comuna marxista-leninista do Gabriel Boric tomar cuidado ou o mandato dele vc será um dos mais curtos da história chilena ..
No Chile o respeito às instituições é muito forte.
Vc conhece o Chile ou opina desde o confortável conhecimento que lhe outorga o seu sofá?
Aqui tem que refundar e acabar com a folga dessa “casta”
Seria sensato o generalato ordenarem as tropas a começar a limparem os fuzis,é melhor eles agirem e ameaçarem antes que tal coisa aconteça…
É assim que funciona o teu sistema de governo? Mata a quem pensa diferente de vc?
Esse cara é um palhaço. Sem forças armadas o Chile não existiria…
Olá João. Quem é o “cara”?
Qual cara?
As forças armadas do Chile a caminho de se tornar forças populares bolivariana….Vem aí, a Venezuela do Norte…
A notícia é fake:
“Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Chile vai abolir as Forças Armadas do país. O que está circulando online é uma proposta de iniciativa popular que sequer alcançou o número mínimo de assinaturas para prosseguir sendo discutida no país. Ou seja: o documento que circula por aí não prova nada.”
fonte: https://www.boatos.org/mundo/chile-abolir-forcas-armadas-nova-constituicao.html
É mas os Grandes pensadores do forum nem se informam da real situação e já saem despotricando.
O nojo que o Chile tem do Pinochet é tão grande que no Museu da República não existe uma única menção a ele, tem todos os presidentes lá desde a independência até o ano de 2019, a única vez que o nome dele aparece é na placa da inauguração na porta do Museu.
Agora no Museu da Memória e dos Direitos Humanos ele é a “estrela”, tem o infame ataque ao La Moneda, tem vários documentos em que ele ordena coisas bem legais como: Fuzilamentos, torturas, perseguições, cooperação com a CIA e com o Brasil, etc.
Fora que ele liberou uma colônia nazista e foi acusado de ser narcotraficante e de ter contas no exterior de dinheiro desviado do próprio povo.
Pinochet não foi presidente do Chile. Todos os presidentes foram eleitos. O Pinochet saltou ao poder com um golpe militar e se auto proclamou Presidente do Chile, quebrando assim uma das maiores tradições democráticas da América Latina.
Estão tentando de todas as formas desabilitar as forças armadas na AL. Venezuela através do Chaves já havia conseguido isso, transformando as FA daquele país em sua guarda pretoriana. Aqui o aparelhamento é forte mas uma grande parte dos militares não entrou nessa onda. Agora o Chile vem com esse tipo de situação o que pode ter desdobramentos preocupantes… basta ligar os pontos, os protestos que queimaram estabelecimentos, igrejas etc.. atacando de fato a democracia e tb o cristianismo, a eleição de um “aventureiro” como presidente (pela omissão da “direita”) e em seguida esse tipo de proposta… quem for um pouquinho inteligente perceberá os caminhos tomados na Venezuela, Argentina, Bolívia e saberá do que esta linha de ideologia é capaz. Meus pêsames ao Chile..
E este é um baita motivo pro Brasil se modernizar e equipar(priorizar os projetos estratégicos e as aquisições) com o de melhor que puder deixando suas forças armadas de prontidão e se exercitando conjuntamente mantendo os exercícios anuais, filmando e mostrando que estamos preparados pra proteger a nação.
Caro Tomcat. As forças armadas brasileiras nunca se preocuparam em adquirir armamento moderno porque sua atenção é pelo inimigo interno e pelas fronteiras ideológicas.
Meu caro, sinto mas discordarei totalmente de vc nesta tua visão, a qual respeito, claro, mas quem sabota nossas forças armadas é o legislativo e por vezes o executivo pois seguram as verbas e muitas vezes atrapalham os planejamentos das forças armadas e seus projetos justamente pela visão ideológica tosca do “não estamos em guerra”, “tem que gastar é com saúde e segurança pública”, na educação(olha a briga que está pelo Bolsonaro ter aumentado o valor do piso salarial dos professores primários pois mesmo enviando o dinheiro para pagar os professores os prefeitos estão achando ruim,menos dindin pra desviar né) e etc.
Na verdade a FFAA são subordinadas ao PR, que é quem em última instância define as políticas de modernização.
Caro Marcos. Tomando apenas o evento mais representativo, mas não o único, em 64 o EB se levantou contra o presidente Goulart, o que mostra as forças armadas brasileiras têm uma tradição de resistir ao poder civil. Além disso, os programas militares de rearmamento nascem dentro das forças e são levados à presidência para aprovação e implementação.
Mentira!!!!
As FFAA se subordinaram a guerrilheiros anti-nação e ladroes sem realizar absolutamente nada de inconstitucional.
Muitíssimo pelo contrário. Ainda assessoraram contra ações totalmente anti-democraticas q salvaram o nome político da besta q sentava no planalto.
Seu comentário é desonesto.
Caro Agnelo. Em 1964 as forças armadas executaram um golpe de estado que institui uma ditadura militar com o apoio dos EUA. Isso é um fato histórico amplamente documentado.
Caro Agnelo. Eu o respeito mas é bastante frustrante o modo como você me ofende.
Vc pega algo de 64, q muitos não concordam com o q vc acha, e poe de uma forma como se os golpes
Fossem até hj. É um desrespeito com um grupo q dedica sua vida a um país repleto de bandido, e que não sucumbe, muito, por causa destes militares. Q trabalham totalmente dentro do q a Constituição prevê.
Quanto a 64, só os EUA apoiaram, né?
China, Cuba, URSS, Tchecoeslovaquia e Hungria não apoiaram a guerrilha terrorizara não, né?
Bom… está amplamente documentado.
Caro Agnelo. O golpe de 64 teve o apoio dos EUA por meio da operação Brother Sam, algo que está fartamente documentado. Quando as tropas saem de Juiz de Fora em direção ao Rio de Janeiro dando início ao golpe, fica caracterizado a insubordinação militar, seu caráter antidemocrático e a violação constitucional. Recomendo o documentário “O dia que durou 21 anos”, além dos livros do Elio Gáspari.
Os militares foram em apoio as vozes de quem lhes solicitou, “O POVO” na marcha das famílias com apoio de empresários e da imprensa(naquela época ao menos eram mais patrióticos e menos vendidos).
Caro Tom. Foi um golpe que derrubou um presidente constitucional e que ocorreu com ajuda da CIA/EUA.
Se não me engano foi o congresso e inclusive com apoio do ulisses……
Olá Saldanha. A constituinte brasileira que redigiu a Cf88 tinha uma diferença da constituinte chilena. Enquanto os chilenos elegeram uma assembleia separada do legislativo, os brasileiros elegeram deputados e senadores que compunham tanto o congresso quanto a constituinte. O primeiro passo foi constituir uma comissão de notáveis constitucionalistas que redigiram um anteprojeto. Este documento se juntou a diversas constituições de todo o mundo que foram usadas como referência para a elaboração da CF88. Foram montadas diversas subcomissões que trataram de temas específicos. No caso das forças armadas, a presidência dessa subcomissão ficou com Jarbas Passarinho, que era constituinte e havia sido ministro do governo militar. Além desta subcomissão (composta por constituintes), diversos militares assessoraram os constituintes, com especial destaque para a participação do Cel. Cavagnari, Alm. Flores e Alm.Vidigal. É interessante lembrar que já se discutia na CF88 a criação do MInistério da Defesa e do aumento do peso da FAB e da MB e redução do peso do EB na estratégia de defesa.
Vc está se superando nas bobagens…..
Inimigo interno?????? Quem se prepara pro externo (pra mais), se prepara pro interno (pra menos).
E de ideologia…….. só na cabeça da esquerda caviar brasileira….
Vc da uma de estudioso, mas nem se deu ao lixo de ler a PND e END, q evidencia o quão longe as FFAA estão desta ideia q vc tem da doutrina da Guerra Fria.
Aliás… já descobriu os currículos militares ou vai continuar repetindo seu mantra sem saber?
Caro Agnelo. Eu pedi via lei do acesso da informação os documentos da AMAN. É preciso paciência. De qualquer modo, tenho me debruçado sobre o assunto. O que me parece bastante claro é que a formação dos militares brasileiros ainda se paula fortemente pelo positivismo, a qual essencialmente entendem que as instituições social obedecem á leis naturais e imutáveis. As ciências sociais, e o Bacharelado em Ciências Militares se parece mais com um curso da áreas das ciências humanas (ao contrário dos cursos de engenharia, por exemplo) há muito ultrapassaram a visão positivista, adotando uma visão até ampliada do materialismo histórico dialético, até mesmo de uma dialética negativa. Pelo que tenho lido dos vários TCC defendidos na AMAN, parece que de fato existe essa lacuna.
Camargoer
A situação q me aborreceu foi a constante narrativa q o currículo tem de mudar, sem q se conheçam como é.
O ensino na AMAN é “dividido” em 2 partes.
O ensino da doutrina militar e o ensino de matérias q “apoiam” o ensino militar obedecendo o q o MEC prevê para um curso superior, q tem de ter matérias “mínimas”.
Ambas são integradas nos problemas q são apresentados aos cadetes. Exemplo: algo de direito penal e constitucional tem de ser considerado em uma operação de GLO.
O ensino militar é aperfeiçoado, conforme as experiências dos militares na tropa, em exercícios e operações e com o q trazem de cursos e intercâmbios no exterior, depois do crivo do CDout, do EME etc.
O ensino “comum” tem matérias de exatas e humanas normalmente.
Tinha um peso grande em exatas, pq muitas Armas precisam desses fundamentos e passou a pesar um pouco mais de humanas, pela importância da Dimensão Humana nos conflitos modernos.
Os professores do ensino “não-militar”, assim como o pessoal de saúde e de Engenharia Militar do EB, realizam mestrados e doutorados mas instituições civis nacionais e internacionais, com o intuito de sempre aperfeiçoar o q é ensinado com o q há de mais novo na Academia.
Anualmente, a AMAN, a ESAO e a ECEME realizam pesquisas com os ex-alunos e com os Cmt q os receberam pra receber um retorno do q tem de ser melhorado.
Eu aprendi muito de Geometria Descritiva, por exemplo, e há muitos anos q não tem mais essa matéria.
Ou seja, há essa narrativa de doutrinas atrasadas e matérias q não são mais o “novo”, mas o q vivemos é o constante aperfeiçoamento dentro da ideia da pluralidade de ideias e concepções.
É óbvio por que eles querem controlar as forças de segurança, para seguirem o mesmo caminho de cuba e venezuela. Assim surgiria outra ditadura na América latrina, com o apoio da mídia suicida (que seriam os próximos a serem controlados ou expulsos) e de governos progressistas lá da Europa e EUA.
Cara, vai se tratar. Esta ideia nada tem a ver com esquerda nem direita. É uma proposta biocentrista.
Que ignorância. Até parece que os comunistas não tem militares.
O “socialismo” é um sucesso social, toda nação “socialista” tem um povo feliz, se vc dúvida é só passar uns dias nos países “socialistas” e se comportar como de costume aqui no braziu…
Peru e Bolívia agradecem…..
Argentina idem
Já dizia Forrest Gump: “Stupid is as stupid does.”
Latin America is like a box of chocolates;
You never know what you’re gonna get…
“só podia ser marxista” ,sim, pq o Exército Vermelho era do PSOL, né?! O problema é o identitarismo, seja de esquerda ou direita.
““só podia ser marxista””
Não, é uma proposta biocentrista. Nada tem a ver com comunismo nem esquerda nem nada.
Rapaz…. Do jeito q o pessoal do PSol é…… duvido eles formando um Exército seja lá qual for a cor….
Argentina você é a próxima!
Se o povo escolher por aqui a turma do foice e do martelo, o fim será o mesmo do Chile.
Alguns oficiais estão coçando a cabeça depois da declaração do genoíno…. Se fizerem isto e duvido que o povo aceite, haverá intervenção com certeza.. abraços
“Argentina você é a próxima”
Mestre Antunes 1980, os argentinos foram os primeiros a eliminar suas forças armadas, desde meados da década de 80 do século passado…heheheheh
A Argentina vai se rearmar em menos de um ano após a aprovação disso aí…ops…lá também é um governo de esquerda. Mas deixa um governo de direita voltar ao poder.
Quanto aos outros vizinhos indesejáveis do Chile, vale a máxima argentina.
Bolívia também é … Mas na hora que sentirem que possuem chance…..
Meu caro, eu não consegui escrever a palavra que vc postou após ” também é um governo de es……” fui bloqueado…. Parabéns por vc ter conseguido
Abraços
Meu que doidera, como os amigos já disseram Peru e Bolívia agradecem, vão conseguir seus territórios de volta ? ?? e viva a revolucion bolivariana, que diga-se de passagem tá conseguindo o que quer.
??♂️I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL !!!??♂️
2!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A constituinte de 88 proíbe o Brasil de ter armas nucleares, é bom ter cuidado com constituintes porque a maioria desses parlamentares latino-americanos são fantoches do capital financeiro, que quer enfraquecer os Estados-nacionais e usurpar os recursos naturais. Pra eles basta apenas uma poderosa maquina militar, a dos EUA.
Caro André. As constituintes democráticas são eleitas e por isso investidas do poder soberano do povo. Algumas ditaduras impuseram constituições escritas em gabinetes. Eu tenho dificuldade em acreditar que as constituições democráticas sejam mais perigosas que as constituições impostas por ditadores.
Nações que têm trocadas as suas constituições como os bebês têm trocadas suas fraldas, bem ao contrário dos bebês, não têm futuro. O Brasil teve, durante breve período, a expectativa de futuro, mas a roda girou e o mundo todo perdeu esperanças. O resto, todo o teatrinho da civilidade econômica/politica/artistica não é mais do que desconversa pra fazer dormir o nenê a ser sacrificado no altar dos monstros infernais agnósticos e famintos.
Olá Alex. Mudanças de regimes impõem novas constituições, seja nas transições de democracia para ditaduras, de monarquias para repúblicas, de ditaduras para democracias, de comunistas para capitalistas ou de capitalistas para comunistas. Algumas vezes, essa munda decorre de uma guerra civil, noutras de revoluções menos violentas, colapsos de sistemas ou pela exaustão de um regime. O Chile teve poucas constituições mas nenhuma foi realmente escrita por uma constituinte democraticamente eleita. A atual, de 1980, foi escrita sob restrições do regime de Pinochet. Portanto, faz todo sentido que o pais possa finalmente escrever uma nova constituição a partir de uma assembleia livremente eleita, como ocorreu em 2021. O histórico brasileiro também contém vários exemplos de constituições escritas de modo pouco democrático, a começar pela Constituição do Império imposta por D.Pedro I. A primeira constituição republicana ocorreu sob um sistema eleitoral restrito (voto censitário e restrito aos homens). A CF34 teve vida curta e foi substituída pela de 37 imposta por Vargas.A CF46 foi elaborada de forma democrática mas foi substituida pela de CF67 imposta pelos militares após o golpe de 64. A CF88 retoma a linha democrática da CF46. Todas elas tẽm em comum marcarem uma mudança de regime política, senda uma democratização ou um golpe. Parece ser inapropriado um regime democrático manter uma constituição imposta por ditadores, assim como ditaduras são incompatíveis com constituições democráticas.
Foram abrir a guarda pra esse tipo de gente , totalmente sem noção , geração nutella vive no mundo da lua !
E no Peru o presidente que elegeram lá está falando em ceder território, o que é um absurdo total.
Ceder território pra quem?
De onde vc tirou essa informação?
Para a Bolívia, do jeito que o Chile está é capaz de cederem território também.
Povo da América latina tem que aprender que não deve eleger a esquer.da porque sempre saímos perdendo enquanto as ditaduras de esquer.da já estabelecidas (cuba, venezuela e Bolívia) sempre saem ganhando em cima de nós, incrível isso.
Não cara, o Presidente peruano disse que se a população peruana quisesse dar a Bolívia saída ao mar, ele faria um plebiscito. Diferente de ele “presidente, ceder territórios a Bolívia.
E até se arrependeu de ter tocado no assunto por que foi mal interpretado:
https://elcomercio.pe/politica/pedro-castillo-sobre-otorgarle-una-salida-al-mar-a-bolivia-si-me-exprese-mal-pido-disculpas-a-nuestro-pueblo-nndc-noticia/
Depois esta caterva quer ser levada a sério.
América Latina dos extremistas. Neste lugar não nascem políticos responsáveis equilibrados.
Claro que isso não vai vingar. O Chile tem contenciosos fronteiriços e suas forças armadas são modernas e bem equipadas. A chance disso ocorrer é zero!
Justamente. A percepção de ameaças nas suas fronteiras é muito forte na população Chilena e os militares tem jogado um papel importantíssimo na historia do país.
Duvido isso ser aceito pelas FFAA chilenas. Se aprovarem essa constituinte, sei não, mas algo me diz que teremos golpe de Estado à caminho por lá.
Caro Flanker. Sem entrar no mérito da proposta, a constituinte é soberana. Como escrevi, se houver um novo golpe de estado no Chile patrocinado pelas forças armadas, elas terão dado razão aos constituintes que pediram a sua extinção.
O reverso também vale: a Constituinte Soberana estará dando razões para que as FFAA tomem suas medidas. Lembrando que as FFAA também servem aos interesses dos país, não ao governante da vez. E esse papo que Constituinte eleita representa os interesses do povo é lorota.
Caro Marcos. A Constituinte é soberana. Nenhum instituição social ou de estado é maior que ela. O poder constitucional é amparado pela lei que a institui. Uma rebelião das forças armadas contra o poder constitucional é ilegal. A constituinte foi eleita por meio de uma eleição ampla e livre. Se as forças armadas se rebelarem contra ela fica claro que são instituições não-democráticas que representam a si mesmas.
Depende do que eles querem fazer…nada é absoluto, nem mesmo a soberania dessa constituinte.
A constituinte não tem soberania de nada.
A Convenção Constituinte é um grupo de pensadores eleitos para redigir propostas de alteração à Constituição com a finalidade de modernizá-la.
Estas propostas serão votadas e para ver o que se aceita e que que se rejeita. Depois disso, se redige um documento final e se apresenta à população para apreciação e depois disso serão levadas a plebiscito para aprovação.
A CC não é soberana.
Ahhhhh sim…… então são extintos e deixam o país ser invadido….. perfeito…..
Estarão dando um golpe ou defendendo a Nação?
Caro Agnelo. Sem entrar no mérito da proposta, se é boa ou ruim, a questão em discussão é a soberania da assembléia constituinte de fazer propostas independentes da posição dos poderes constituídos ou de qualquer instituição de Estado. Uma assembleia constitucional tem essa liberdade (não existem assembleia constitucional limitada). Os constituintes foram eleitos para isso e possuem um regimento interno para encaminhamento, debate e votação de artigos. Assim como cada constituinte tem essa liberdade de propor, cabe á assembleia revisar, emendar, derrubar ou aprovar a proposta. Golpe é subverter as regras.
Não defendo e não deixo de defender um golpe de Estado lá. E a soberania dessa constituinte depende do intuito da mesma. Depende do que eles querem fazer. Não são intocáveis.
Ola Flanker. Creio que os constituintes eleitos queiram apenas promulgar uma nova constituição de forma democrática. Continuo sendo um defensor do processo democrático. Talvez um dia acabe preso e torturado por isso.
Tudo depende do que eles querem fazer. Tu acredita, de verdade, que por terem essa soberania, são isentos de segundas intenções ou motivos obscuros? Acredita que, por terem sido eleitos, qualquer coisa que eles façam vai refletir a vontade do povo?
Caro Flanker. É óbvio que qualquer político eleito para um mandato, seja no executivo ou legislativo, em qualquer democracia, poderá defender interesses diferentes daqueles colocados na campanha. Isso acontece nos EUA, acontece no Brasil e acontece no Chile. Por terem sido eleitos, os constituintes têm a legitimidade de fazer propostas para a nova constituição do pais e apenas eles (eleitos) têm essa legitimidade. É também possível que alguns constituintes defendam interesses de petroleiras estrangeiras, da indústria de armas ou qualquer outra coisa. Por isso, toda proposta é debatida na assembleia, revisa se for o caso, e será votada se for o caso. Ainda assim, os constituintes têm total liberdade para fazer propostas para compor a nova constituição porque essa é a essência de uma constituinte.
Por quem ?
Olá Rodrigo. Por quem o quê?
Quem vai querer te torturar ?
Olá Rodrigo, Como escrevi, sou um insistente defensor da democracia. Talvez, caso um dia o país se torne uma ditadura novamente ou caso eu esteja em um outro país que sofra um golpe anti-democrático, eu seja preso e torturado por essas forças antidemocráticas em razão do meu histórico de defender a democracia. Pelo histórico de todas as ditaduras do Sec XX, é uma suposição válida.
“Não são intocáveis.”
Na redação das propostas são.
Mas, como tu mesmo falou,eles não decidem nada. É óbvio que podem propor o que quiserem, mas isso está longe de , obrigatoriamente, se tornar realidade.
Olá Flanker. Exato. Há mais de três dias tenho escrito isso. Os constituintes têm a legitimidade de fazer todas as proposições que acharem necessárias para a nova constituição do Chile, que serão avaliadas e votadas, se for o caso. Ninguém pode ameaçar os constituintes ou impedir que façam as propostas, mas todos podem discutir o seu mérito. Este é o ponto central aqui. Podemos discutir o mérito da proposta, mas não podemos discutir a prerrogativa dos constituintes de apresenta-la e debate-la. Outro ponto importante é discutir por que o autor inseriu o nome do presidente eleito do Chile na matéria, se ele nada tem a ver com o fato? Tenho um palpite. Bolsonaro disse que não irá no Chile, um país latino americano, na posso de presidente mas foi visitar Putin do outro lado do mundo. Ele precisa de um argumento para o seu público para justificar a sua ausẽncia na posse do presidente chileno. O que acha?
Isso mesmo. Eles apenas estudam a Constituição e em base a esses estudos debatem. Disso resultam as propostas que a Própria CC irá votar para depois criar um documento que será apresentado ao congresso que também o poderá modificar e o votará e depois disso, será apresentado à população para depois de um plebiscito ser ou aprovado.
Que apenas uma ideia. Ainda nem se sabe se isso será apresentado pra votação dentro da própria CC.
O lado bom é que ocorrerá um saldão de material bélico chileno no mercado de usados. rss. Tem que rir para não chorar.
Vai ter dois submarinos Scorpene semi-novos rsrsrsrs
Relaxem. Esta proposta não será aprovada.
É assim que começa… O “exército do povo” logo depois vira exército revolucionário…
Se você for pegar é o mesmo que tentaram fazer com a FNS aqui no Brasil, mas n foi pra frente…