Estados Unidos expressam preocupação com viagem de Bolsonaro à Rússia
Representantes do governo dos Estados Unidos transmitiram a autoridades brasileiras a preocupação da Casa Branca com a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia. As informações são do jornal O Globo.
De acordo com a reportagem, a avaliação é de que o momento não é adequado para uma aproximação entre Bolsonaro e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por conta da crise diplomática entre o país e a Ucrânia.
O temor americano seria de que uma visita de Bolsonaro à Rússia pudesse ser interpretada como uma mensagem simbólica de que o Brasil esteja tomando partido por um dos lados na crise.
Ao Globo, o encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia em Brasília, Anatoliy Tkach, sugeriu que Bolsonaro também visite seu país, pois isso ajudaria a equilibrar a viagem do presidente à Rússia.
FONTE: Isto É
Eles que se ferrem para lá! Brasil não deve satisfação nenhuma a eles,principalmente para essa múmia da White house…
Verdade Adriano, o Brasil não deve satisfação para nenhum país, somos um país independente e soberano, outro que vive metendo o bedelho por aqui é o presidente francês.
E o Biden também ..
Por isso que o Bolsonaro vai se “socorrer” com o Putin, um péssimo exemplo. Afinal, poucas ou nenhuma democracia ocidental deseja receber o Bolsonaro em seu território.
Ola PACRF. A diplomacia brasileira errou ao dar aval á esta visita. Neste momento, o Brasil ocupa uma cadeira no CS eleito pelos países do continente. Considerando que o Brasil terá que se posicionar sobre a questão da Ucrânia x Russia, esta visita compromete a imagem do país no CS. Ao contrário, o presidente do Brasil deveria comparecer á posse do presidente do Chile, mostrando que há uma coordenação política entre os países da América Latina nas votações do CS.
O Brasil tem que fazer o que é melhor para o Brasil, independentemente da posição dos demais países da América Latina. O Brasil não nasceu grudado com ninguém, como diria a minha mãe.
Quanto a posição do Brasil quanto ao conflito NATO x Rússia, de fato o Brasil não deveria se posicionar abertamente a favor nem de um lado e nem de outro, visto que é um aliado extra-OTAN, seria ruim perder esse título.
A nossa posição deveria ser a da ambiguidade estratégica, temos que apertar a mão do Putin e depois a do Biden e então tirar vantagem de ambos os lados.
Compromete?
Ou será q ele também não foi conversar sobre isso para solucionar?
E se o Brasil se tornar o interlocutor de sucesso desta crise??? O amigo já pensou nisto!!!!
Sim, as tropas russas estão na fronteira…é fato é sinal russo de que alguns limites não devem ser ultrapassados senão eles é que ultrapassarão
Todo ocidente histérico, mas a voz que menos se ouve é a da Ucrania.
Embora possa se parecer improvável, alguém já imaginou se a viagem é articulada e provocada pelos próprios russos??? Sabem o soco no estômago da diplomacia das potências ocidentais se por ironia algo acontecesse daí???
Seria um golaço do Putin forçar uma situação em que o Brasil costure os panos quentes…uma derrota das potenciais e insufladores do fim do mundo…no Irã o boicote ao acordo do Lula conseguiu ignora-lo….mas em sendo Rússia, seria impossível….Putin poderia articular uma desmobilização honrosa e ainda assim desqualificar todas as potências …joga o Brasil numa balança e pódio sinalizando, co segue uma aproximação, e quebra as pernas dos EUA desqualificando a interlocucoes….pode ser apenas um devaneio, mas…sei lá…que a viagem assim é agora é estranha isto ela é….
Você sabe que o Brasil esta no conselho rotativo que fica a baixo do conselho permanente do qual a Russia e membro?
Quanta bobagem. Tipico de um “genio” socialista…
Comentário infeliz, equivocado. Como sempre você mistura suas convicções políticas, com outros assuntos.
Vc sabia que foi proposta uma moção no CS da ONU que era claramente contra o Brasil, onde se propunha que a Ecologia poderia ser motivo de sanções da ONU abrindo inclusive espaço para intervenções. Único pais dos com poder de veto que votou contra foi a Rússia, e a China preferiu não votar? Biden esta empurrando o Brasil para um estreitamento da relação com os BRICS. E não será agora que o Brasil vai baixar a cabeça.
Pois é , 80 deslike mas nenhum desmentiu engraçado né ???
https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2021/12/14/interna_internacional,1331029/russia-justifica-veto-na-onu-a-texto-contra-aquecimento-global.shtml
o Brasil tem de beijar o pé do Putin… se não fosse ele daqui uns anos correríamos sérios riscos de ter uma base da ONU dentro da nossa Amazônia.
Pessoal fica vendo geopolítica da Globo News dá nisso. Fracos.
Biroliro vai na Rússia e dá um chego na Ucrânia, talkey!
Concordo e sei que ela salvou o Brasil mesmo que sem intenção mas salvou
Cara, não precisa inventar desculpas e narrativas estapafúrdias para justificar sua vontade de babar ovo de gringo… vou logo avisando, o Putin não é muito alto não, ele vai precisar subir em algum banquinho para vocês se pendurarem melhor .
Patetico…
Ja esta em 96… kkkkkk
maioria aqui gosta de ler ilusão bagulho nacionalista nem nexo kkkkkk
.
Brasil vai na Rússia negocia compras de 200 S500 e 800 Su57 e vai mandar Russa/otan para de arrumar treta na Ucrânia e mandar a China não compra outros países e colocar a Europa no lugar dela… isso que os caras querem ler aqui kkkkk
Para de falar bobagem amigo. So esta passando vergonha com essa sua militancia barata e sem credibilidade…
Tem a ONU. Ocorreu a votação. Rússia e Índia chutaram o balde. Tem a matéria explicando. Estamos falando de geopolítica e o interesse do Brasil vem acima de militância meu amigo.
Pode ser Lula, Biroliro, Temer… qualquer um na presidência. Nessas horas tem de reconhecer e ponto! É o mínimo. Ou vamos nos portar como no governo do PT e sermos chamados de “Anão Diplomático”.
Não tem ideia da importância do Brasil no mundo, só pode! Ou também prefere salvar sua biografia, vai saber. Mas, vai lá.. daqui a pouco começa o Estúdio i!
Simples: basta o Bolsonaro romper relações diplomáticas com França.
Caro Adriano. Concordo com você que o Brasil é um estado soberano e neste momento ocupa uma das cadeiras rotativas do CS da ONU. Tirando o fato que foi Putin quem convidou o presidente brasileiro, o que mostra que a diplomacia russa está bastante atenta ao que ocorre ao seu redor, a diplomacia brasileira meteu os pés pelas mãos, criando um ponto de atrito diplomático sem qualquer ganho para o Brasil e ainda comprometendo a sua posição no CS.
Será??? Desenvolva a hipótese do Brasil costurar o acordo de panos quentes…quem ganha???EUA? Rússia? Brasil?
O cara é esperto…estou desconfiado…lembra que abalaram é ignoraram o acordo Brasil Turquia no caso iraniano…mas no caso da Rússia….tem coisa aí….
Sem ganhos? Foram várias tentativas de resoluções da ONU que nos prejudicariam e muito que foram vetados pela Russia e China.
E bom ter, pelo menos um amigo do lado de lá no caso de precisarmos de apoio quando vierem com papo de intervir no Brasil, na Amazonia e etc.
Outro comentário infeliz, equivocado. Como sempre você mistura suas convicções políticas, com outros assuntos.
Na verdade esses países sempre interferem no Brasil !
Lembro do lula no começo de seu mandato, tinha vários escândalos de corrupção até tinha uma frase ” Eu não to sabendo de nada” ele tava no caldeirão pronto para ser cozido !
Até o momento que se encontrou com o Bush e o diretor da CIA em Brasilia, regado a caipirinha, churrasco e feijoada esse encontro onde o Lula mesmo disse que olhou bem dentro dos olhos do “White house” e disse que seria o melhor amigo deles, depois disso acabou tudo até a metade do segundo mandato da Dilma, estranho né ??
O Bolsonaro vai la para negociar a sua reeleição isso sim, os russos tem “chupa cabra ” grudado nos cabos submarinos de internet do Brasil “eles sabem de muita coisa e controlam muita coisa” essa é a verdade e ponto !
O Presidente Bolsonaro tem que ter muito cuidado e não deve esquecer o voo MH17 da Malaysia Airlines que foi derrubado em julho de 2014 na Ucrânia.
Mas o Brasil já tomou partido,apoiou ambos….
Apoiou para uma solução pacífica e Mourão disse que os russos tem o direito de espernear….
Os yankes que se ferrem !
O Brasil não pode brigar com nosso principal fornecedor de fertilizantes por causa das encrencas do João Bidê!
Venho ‘cantando essa pedra’ há um tempão.
China e Rússia vão se unir e criar um poder econômico/social/político jamais visto.
E vão aproveitar o declínio americano para sepultar de vez as pretensões americanas de poder.
E é bom o restante dos países ficarem espertos para poderem aproveitar as oportunidades de nova ordem mundial que se aproxima.
valor.globo.com/mundo/noticia/2022/02/01/russia-e-china-querem-uma-nova-ordem-mundial.ghtml
Eu rezo para ter a graça de ver isso tudo acontecer.
Prezado Gabriel
Teremos a oportunidade de assistir um fato histórico.
Daqueles do quilate de uma mudança como a queda do Império Romano do Ocidente ou de Constantinopla.
Isso porque ocorrerá uma mudança de paradigma na estrutura do Mundo.
O Oriente assumirá as rédeas, com o Império do Meio capitaneando essa nova situação.
E podes crer que isso não demorará muito tempo para ocorrer.
SDS
Só um adendo.
A dívida americana, chegou a US$ 30 trilhões em fevereiro.
Mais precisamente US$ 30,005 trilhões (02/02 às 11:00 h).
Expandindo esses números, cada americano deve US$ 90 mil e cada pagador de impostos cerca de US$ 240 mil.
Meu Deus, Kings e Bolsonarista do mesmo lado… Que mundo é esse ??kkkkk mas se Trump voltar o namoro entre vocês acaba .
Kings, só lamento não ter vivido a maior parte da minha vida sobre a égide do domínio russo-chinês. Mas tenho 50 anos, se chegar a 100, teria vivido ao menos metade da minha vida nesses novos tempos. Notou que as coisas que você falava e que a maioria aqui dizia que era viagem, hoje só se mostra real e eles já nem o questionam como antes? kkkkkk
Exatamente.
Isto está ocorrendo porque procuro defender meus pontos de vista baseando-me em artigos especializados.
Imagine que tinha (tem) gente que acredita que China e Rússia vão entrar em guerra por causa de Vladivostok e que o Vietnã vai se unir aos EUA contra a China.
Vivem no mundo da Lua.
Agora, não se preocupe que ainda serás capaz de aproveitar bastante essa nova era que se avizinha.
SDS
Meu Deus….o que vocês consomem não pode ser lícito……vocês são tão alucinados quanto quem acredita em terra plena. A loucura é do mesmo nível…
Meu Deus…o fantástico mundo de Bob….
Se tu tens 50 anos e quer viver até 100, com metade desse tempo sob a égide russo-chinesa, quer dizer então, que no teu entendimento, já estamos sob a égide dos russos e chinas?? Kkkkkkkkkkkkkk
Vocês vivem em uma realidade paralela!!!
Não se esqueça que o Brasil já brigou com a China, nosso maior parceiro comercial, brigar com os russos não seria tão ruim assim. O mais incrível disso tudo, é o país do “agronegócio” ser incapaz de produzir os fertilizantes necessários para fazer girar o principal setor de sua economia.
Incapaz de produzir em função dos europeus e americanos não nos deixarem explorar nossas jazidas.
Tem militar europeu e norte-americano aqui no Brasil ocupando “nossas” jazidas , como è que não deixam? Ou será culpa da nossa inércia ?
Thiago A.
Vc vai encontrar um monte de gente dizendo que isso é natural e bom para o País, pois insere o Brasil no grande jogo do mercado internacional.
E vai ouvir dessa mesma gente que os EUA e a Europa Ocidental são locais mais ricos por causa da ‘democracia’, ‘liberdade’ e da ‘economia liberal’.
Na verdade tem sim amigo, não é porque esses estrangeiros militantes/militares disfarçados entre outras coisas de ambientalistas não estão usando uma farda camuflada que não estão agindo, ou você esqueceu dos safados dos pseudo brasileiros que vivem boicotando e denegrindo o país em detrimento de nações hostis ao Brasil, quem você acha que banca e coopta esse pessoal para ficar com essa retórica de que estão queimando a Amazônia, que estão secando o pantanal, etc… com o único objetivo de criar uma narrativa para prejudicar nosso país, ou você acredita que estas organizações criminosas/politicas/militares travestidas de ongs estão preocupadas com o nosso meio ambiente.
Caro Gabriel BR
Quando o dólar estava num nível civilizado, era mais barato importar do que produzir aqui os elementos que compõe o adubo, NPK – nitrogênio, fósforo e potássio. A Petrobrás tinha 4 fábricas, duas ela vendeu e duas estão fechadas por darem prejuízo.
Por isso 85% do adubo é importado.
Agora, com o dólar nas alturas, o governo e o agronegócio estão vendo o preço destes insumos num nível proibitivo. Porém estima-se que, iniciando agora a produção dos mesmos, em 30 anos atenderemos apenas 50% do mercado.
Porém, se o dólar baixar algum dia, para-se a produção nacional e volta-se a importar. Isto já aconteceu antes. Vai acontecer de novo. Ao empresário interessa o menor preço.
Simples assim.
Abraço
Verdade no Amazonas tem uma jazida enorme para fertilizantes e não exploramos
Prezado Carlos
Na Amazônia existe enorme quantidade de tudo. Minérios, inclusive para fertilizantes, água, fármacos, madeira, alimentos e por aí vai.
O problema é que a grande maioria dos minerais está literalmente enterrada em regiões atualmente inacessíveis. Além de ficarem entre 500 e 1.000 metros de profundidade, começar uma exploração vai exigir antes a construção de uma gigantesca estrutura de transporte para levar equipamentos e depois escoar a produção.
Sem falar nas intermináveis batalhas judiciais para liberar as licenças ambientais. E se os sítios em questão estiverem em terras indígenas ou áreas de preservação, os problemas duplicam.
Logo, a solução exigirá muito dinheiro, muito tempo, muita negociação e muita paciência.
Abraço
Normal. Alemanha e a França também importam fertilizantes do leste europeu, principalmente da Romênia, Ucrânia e Bielorússia. Os EUA produz o próprio mas ele é mais caro e ineficiente do que os feitos no leste europeu.
Abraços.
Só que muitas vezes produzido por empresas químicas alemãs ou francesas instaladas lá.
No final, o dinheiro acaba indo para Berlim ou Paris.
Assim é fácil ser rico.
O Marrocos, no deserto do Saara, com a maior parte do seu território impróprio para a agricultura, é um grande exportador de fósforo – o “P” nos fertilizantes “NPK” – e certamente não é autossuficiente na produção de alimentos (produz muitas frutas para exportação), assim como ter terras cultiváveis, água abundante não significa que você também terá jazidas enormes de componentes para produzir fertilizantes!
Prezado PACRF
Estou passando uns dias no interior de MG.
Ao me dirigir para a cidade de Manhuaçu, passei por dois símbolos de atuação alemã.
Um grande armazém da NKG Stokler em Manhumirim e um carro da Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil, em Manhuaçu.
Agora, haveria necessidade disso fosse o Brasil forte e independente?
E isso em um setor em que ele deveria dar as cartas, como a cafeicultura?
Em tempo: Não estou criticando o trabalho de consultoria prestado pela HRNS (apoio a pequenos produtores), mas havia necessidade disso no Brasil?
Ate um dia que a França gritar que o Brasil desmata a amazônia, os EUA apoiar uma resolução que nós tire a autonomia sobre ela e Rusia e China que sempre vetam essas tentativas deem de ombros.
O agronegócio que se dane. Estou de saco cheio desses puxa saco de agroboy. Governo não é promoter de fazendeiro não. Dolár a 5,50 por culpa da bancada ruralista. Megacorps agrárias usando o Brasil como plataforma de baixo custo de exportação com agua e energia subsidiada, para encher a pança de chinês, enquanto a carne está 50,00 o quilo e nem para trazer os dólares pro Brasil eles trazem. 85% da população vivem na cidade e não no campo, esta na hora de para de dar importância no que um monte de barão agrário tem a dizer.
Caro Richard no fundo acredito que não seja o fato de ser agroboy o ponto da questão, não sou a favor de privilegiar determinado setor, contudo, como você mesmo citou absurdos 85% da população se concentram em grandes centros, isso por si só é uma tragédia que causará tragédias ainda maiores, você acha que a França tanto briga com o Brasil na questão ambiental porque será? você acredita realmente que os sapos estão preocupados com a Amazônia? quem conhece um pouco a França sabe a importância da agricultura e do agricultor para aquele país, não a toa a décadas temos problemas com eles em questões agrícolas sempre disfarçadas dentro de outros temas como agora usam a retórica do meio ambiente, e não que os franceses estejam errados não, cada um defende os seus interesses, o nosso erro a meu ver está em esquecermos ou darmos menor importância ao pequeno e médio agricultor, nós é que precisamos aprender que compensa subsidiar “manter” o agricultor no campo da mesma forma que os franceses fazem, pois o custo destas pessoas indo para as grandes cidades será muito maior para o país, e o motivo dos franceses tentarem de qualquer forma boicotar nossos produtos agrícolas mesmo se utilizando de “histórinhas ambientais”, reside nos custos de produção deles que são muito maiores, consequentemente os preços de seus produtos são muito maiores do que os nossos, tornando esses produtos sem condições de competir com o produto brasileiro dentro da Europa, por isso o governo francês faz de tudo, seja subsidiando os agricultores (pagamento em dinheiro todo ano) ou boicotando países (histórinha do meio ambiente) para impedir que nossos produtos cheguem ao mercado europeu e com isso mantém seus agricultores no campo, , apesar do custo e todo esses desgaste diplomático e financeiro o governo francês entendeu que compensa todo esse esforço pois o custo para o país com o fim da classe de agricultores seria maior para o país no futuro. ou seja amigo, não é ser agroboy, a classe gostemos ou não é muito para o país, o que precisa é ser melhor direcionada.
Isso é apenas resultado de uma vassalagem pró EUA que nos trata feito criança, sem respeito algum.
Pos é, imagine se o Trump fosse o presidente. I love you…
Kkkkkk se Trump fosse presidente essa reunião com Putin não teria nem sido cogitada
se o trump fosse presidente a russia(cccp) não teria 120.000 mil homens na fronteira com a ucrania…biden é um velho babão
Não teria pq? Pq Trump era “machão” e o Putin arregaria? Tenha santa paciência com esse imaginário infantil. O q Trump fez com relação a anexação da Criméia e do abastecimento dos rebeldes na Ucrânia? Absolutamente nada, pelo contrário, Trump buscou pacificar a relação EUA/Rússia e com razão. A propósito, o mesmo tipo de imaginário infantil costuma dizer que “se” fossem os republicanos os russos não teriam feito isso ou aquilo. George Bush 2008 Rússia intervém na Georgia com direito a bombardeios e tudo mais e toca os militares georgianos da região separatista da abkasia (errei o nome mas é por ai só pesquisar). Voltando ao Trump, os russos na Síria foram BEM atuantes na gestão do Trump. Atuantes com objetivos diversos dos militares americanos na região e inclusive tendo alguns embates não convencionais. Rapaz, esse pensamento de que os “poderosos EUA tudo podem” é bem típico dessa colônia em que vivemos, pensamento subserviente ao extremo e patético, ridículo. O mundo fora das colônias latinas é diferente, existem países com interesse próprio, soberania o suficiente para buscá-los e ser um protagonista na geopolítica mundial. No entanto, infelizmente, nós brasileiros ainda temos que interagir com conterrâneos que são, ironicamente utilizando um termo bem USA: “little bitches” com muito orgulho ao que parece.
Reino não queria uma guerra com a Rússia e guerra com a China era comercial. Povo esquece das maluquices da Hillary na campanha até em guerra com a China a maluc@ falou. O biden diziam que ia ser lacaio chinês. O cara tá sendo um calo no sapato chinês
Trump iria fazer oque ?
O interesse na Ucrania é totalmente dos democratas. Trump não botaria lenha nessa fogueira. A relação dele com Putin era das menos piores.
Nesse caso eu concordo.
Hunter B1den tem negócios na Ucrânia
Nada. O Putin não ajudou na eleição dele?
Você que está dizendo
Nunca entendi esse fetiche de alguns pelo Trump, o sujeito que perdeu a guerra comercial para a China, dividiu seus aliados no ocidente e quebra ainda manchou ainda mais a democracia(interna) americana ao participar indiretamente da invasão do capitólio.
O Biden, fraco que é, já fez mais que o Trump em 4 anos, especialmente ao lidar com a China.
Não é por acaso que muitos especialistas chineses queriam a reeleição do Trump, que é um sujeito emotivo e muito mais previsível.
Sem falar que saiu do acordo JCPOA e o Irã está bem perto da bomba ( alguns dizem que eles ja tem ) e agr estão lá dnv 2 meses de negociações e nada ..
Ué?!?!
Não era o Trump que dizia que ia retirar as tropas do exterior que isso não era problema dos EUA?
Ademais, Putin ajudou a colocar o Trump na Presidência justamente para isso.
Principalmente agora que os EUA tornaram a oposição à visita pública, voltar atrás seria a desmoralização da política externa brasileira.
Desmoralização seria ele ir lá pra nada, só pra nos fazer vergonha como sempre.;
Bom mesmo seria a Dilma, tomara-que-não futura ministra da Defesa, ir visitar a Venezuela, ne?
Futura ministra da defesa ???
Fonte : B0L20N4R0
Você tem bandido de estimação, eu não…
Cuma?
Pra quem é novo o Didi falava isso quando não entrendia alguma coisa
Você consegue debater sem citar Dilma, Lula ou PT? “E o PT, hein? E o Lula?”
A qual política externa está se referindo? Não há nenhuma!
Quando teve?
Não??????
China e árabes investindo bilhões no Brasil não é nada?
Parabens! Ganhou o diolominha de cãozinho ideológico….
Nem perca seu tempo discutindo com os membros inePTos dos diretórios acadêmicos.
Só acho que o PR deveria depois da uma passada e ir conversar com o Presidente da Ucrânia.
Sei que essa visita já estava há muito tempo agendada,mas não custava nada para mostrar nossa neutralidade e não subserviência a nenhum país.
Bsonarista além alienado é limitado também. Se não gosta desse PR é esquerdista. Nunca votei na esquerda e me orgulho disso, mas neste pateta também não voto.
Pra eles, você é comunista, hahaha. Qualquer um que discorde do grande líder deles, já vira automaticamente comunista. É de uma loucura tremenda.
A Ucrania poderia aproveitar para pagar ao Brasil o prejuizo bilionário que tivemos com o “acordo” para lançamentos de foguetes neh? Quer nosso apoio mas na hora de pagar o que deve, se faz de desentendido.
Ademais, na hora de aprovar acordo climatico ferrando o Brasil sera que os EUA estavam interessados em nossa opiniao ou desenvolvimento? Nao neh!
A Ucrânia cedeu às pressões americanas no caso dos foguetes, é um país sem iniciativa próprio, será sempre um fantoche, seja para o lado russo, seja para o lado americano.
Loucura foi de quem costurou esse acordo… Vão procurar quem ?logo a Ucrânia.
Ué, mas não foi com os ucranianos o acordo? Não entendi.
Então, o gênio que idealizou esse acordo deveria ter calculado esse risco, era para ter procurado um país um pouco mais sério, mais estável e menos suscetível às pressões externas.
Mas é isso que eu estou falando para o Pedro no meu comentário, a Ucrânia não tem iniciativa própria e sempre será um fantoche que vai ter que dar explicações, seja para os russos ou americanos, e claro, quem procurou a Ucrânia também tem culpa no cartório, já que a Ucrânia é país sem iniciativa.
Tipo qual? A própria Rússia? O Afonso foi feito porque foi esse que os americanos aprovaram. Os EUA nunca vão aceitar qualquer acordo com países ou empresas que eles não possam controlar, a questão do 5G está aí para provar.
Sim, pode ser os russos . Indianos e coreanos foram por esse caminho no obstante o ostracismo dos EUA.
Você não fechar um acordo como esse e simplesmente esperar de não encontrar obstáculos e ostracismo, tanto interno quanto externo. Tem de estar preparado para o que der e vier.
Tem Israel aí, perdemos o bonde quando lá atrás quando eles colaboraram com a África do Sul .
Ou poderíamos ter jogado com o interesse americano em fortalecer Taiwan…
Taiwan recentemente fechou um acordo com a Austrália para efetuar lançamentos a partir do território australiano .
Sei lá … Alguma opção deve existir…
Com a Turquia eles não são uma potência na área de foguetes ainda mas estão investindo muito
Se não me falha a memoria, quem cancelou o acordo com os ucranianos foi a Dilma depois de um investimos mais de 1 Bilhão.
Plínio, procura as matérias onde os americanos pressionam os ucranianos no caso dos foguetes, claro, a incompetência brasileira nesse caso é a maior culpada, mas houve pressão americana contra os ucranianos, deve ter matéria aqui ou no aéreo.
Aqui uma matéria, a Ucrânia é independente e soberana ou devia explicação para os americanos?
http://www.aereo.jor.br/2011/01/25/eua-tentaram-impedir-programa-brasileiro-de-foguetes-revela-wikileaks/
Muitíssimo bem lembrando. Os EUA, comprovadamente por meio dos seus próprios documentos diplomáticos vazados pelo Wikileaks, SABOTOU o acordo com a Ucrânia. Agora esses mesmos querem que o Brasil dê as costas para um dos maiores parceiros comerciais para apoiar a politicagem americana que hoje usa a ucraniana para atingir objetivos políticos. É pra acabar.
O pior é que ainda vem ser ruminante apoiar um negócio desses.
Estou enojado!
É só o Biden convidar ele que ele cancela à viajem pra Russia ..
Mesmo estando chateado que o Biden ganhou do queridinho dele chamado Trump k k .
Diferença brutal
Colossal diferença
Essa imagem é simplesmente nojenta.
Pois é ,tem gente que acha bonito ..
Os chamado “ patriotas “ ..
Patriotas do Brasil com Z.
Terrível!
Bolsonaro, por ser militar, presta continência a qualquer bandeira.
Ja vi militares de outros países fazerem o mesmo com bandeiras estrangeiras. É muita enchecao de saco dos mimizentos.
não cola. Ele é PR do Brasil, EX militar. Existem protocolos e regulamento. E não foi só um único episódio . Foram falas, discursos, bordões e ações práticas. Ele já prestou continência a bandeira da Bolívia em um evento informal gritando “Bolívia!”? Ele já pronunciou ” Brasil e China/Rússia/Alemanha acima de tudo” ?
Era um baba ovo de primeira, inútil negar. Pode-se mostrar admiração e respeito sem se humilhar tanto meu amigo. Hoje paga o mico.
E pior sem obter em troca nada de relevante, apenas se rebaixando e com ele nós também .
Nunca esqueceremos. Nós os verdadeiros patriotas.
Quem é esse aí? Algum presidente americano??? Será???
Claro, que estão preocupados.
Pode sair do forno um S400, talvez alguns helis e fora outras coisas mais.
Daí você caiu da cama e acordou…
Sim, inclusive desse forno podem sair sanções americanas …
Graças a Deus. Quanto mais longe dos americanos, melhor.
Igual saiu pra Índia, né?
Não vejo embargos de investimentos e sanções como algo inteligente, até porque isso seria jogar o Brasil pro colo da China, além de que atrapalharia uma grande parte do empresariado americano e europeu, que são boa parte dos investidores de fora. A questão mesmo são embargos e sanções quanto a exportação, principalmente o Agronegócio.
Porém quanto a essas sanções, eles possuem um problema: hoje o Brasil é praticamente responsável, diretamente e indiretamente, pela segurança alimentar da China. Criar embargos quanto ao Agronegócio Brasileiro ou tentar até impedir sua exportação, pode deixar a China com fome e eles não tem mais a quem recorrer. Qual será a reação da China? Será que eles irão ficar dependentes da Austrália e dos EUA? Provavelmente não.
Na próxima década, teremos mais S-400s para a Turquia e provavelmente o poder econômico chinês influenciando a compra de meios militares chineses em países de 3° mundo. No primeiro caso, não há mais como impedir que o Irã tenha armas nucleares, com escrita do Obama e assinatura do Biden, Europeus como testemunhas.
Será que vai haver sanções pra todo mundo?
Entretanto, temos que lembrar que não temos grana pra nada disso. Acho que parceria principal que o Bozo ou Mito pode fazer é a econômica. Principalmente na área da energia nuclear, fertilizantes, área industrial, aeroespacial, automotiva, energia e transporte.
Pela lista de 2019, a Rússia tinha a 10ª indústria mais valiosa do mundo. Em 2019, a Rússia era a 13ª maior produtora de veículos do mundo (1,7 milhões) e a 5ª maior produtora de aço (71,6 milhões de toneladas).
Acho que não ficou bem claro os efeitos das sanções americanas sobre uma economia interligada e conectada com o mundo inteiro.
Isso depende do tipo e nível de severidade que eles desejam aplicar. Vamos supor que seja leve, talvez eles sejam bonzinhos e não queiram afetar o sistema financeiro ou bancário. A primeira empresa que enfrentaria sérias dificuldades é a Embraer.
A China conseguiria substituir toda a cadeia de fornecedores e componentes críticos ? E sobretudo, teria interesse em manter a Embraer viva ? Duvido.
O Brasil ainda é fortemente dependente da tecnologia exterior. Não somos nem de longe autossuficientes…
Outra curiosidade, como ficaria a questão dos F-39 ? Qual è a porcentagem de componentes norte-americanos ? 40% ? Não lembro de cabeça agora.
Outra curiosidade, você vê aqui no Brasil alguma autoridade com disposição para enfrentar essas sanções? Iriam renunciar as viagem em Miami ? Colocariam em risco o patrimônio deles no exterior ?
Eu acho que não.
Enfim, não somos a Índia. Na época dos testes nucleares indianos os americanos impuseram sanções que surtiram pouco efeito. A economia indiana era pouco desenvolvida e globalizada.
Hoje, os EUA bajulam a India, fornecendo sempre mais acesso as tecnologias sensíveis que nós nem sonhamos. Um namoro e paixão crescente, desde 2018 a Índia ganhou o status de STA-1 ( Strategic Trade Authorisation-1)
…
A razão disso você conhece.
”A China conseguiria substituir toda a cadeia de fornecedores e componentes críticos ? E sobretudo, teria interesse em manter a Embraer viva ? Duvido.” Mas quem disse que deve? Isso é falácia do espantalho, ninguém aqui disse que não haveriam consequências, o ponto não é esse.
Sancionar o Brasil apenas iria criar mais reserva de mercado pra Rússia e pra China, só quem é inocente não percebe isso.
Sobre um líder brasileiro fazer isso? Não acho que tenham nem verba pra adquirir equipamento russo, mas caso os ocidentais apliquem sanções sem razão, eu duvido muito que um presidente brasileiro não iria procurar contrapartidas estrangeiras. Ainda mais com o Oriente atual fazendo quase tudo similar ao Ocidente.
Foi exatamente isso que ocorreu na Rússia e no Irã após as sanções. As empresas russas e chinesas aproveitaram o vácuo de mercado e se consolidaram. Simples assim.
Agora eu quero que me diga um país (com exceção da Turquia que é membra da OTAN) que foi sancionado simplesmente por adquirir equipamento militar russo? Nós compramos os Iglas e os Mil MI-35 e não sofremos nenhuma sanção…
“Mas quem disse que deve? ”
Como assim eu vou perder um dos campeões da indústria nacional a troca de que ?
Material bélico de prateleira ? Não obrigado. Quero uma contrapartida industrial, se tenho que arriscar pelo menos o prêmio seja atrativo.
“Isso é falácia do espantalho”
Acho inapropriado o termo aqui, simplesmente relatei algumas das possíveis consequências.
“As empresas russas e chinesas aproveitaram o vácuo de mercado e se consolidaram. Simples assim”
E tá uma maravilha o mercado da aviação iraniano.
Eu não quero saber se as empresas chinesas ou russas irão se consolidar aqui. Quero saber o que vai acontecer com as do meu país: inserção delas no mercado internacional, o acesso ao credito e financiamento, fornecedores de componentes e tecnologias críticas, o futuro das parcerias e projetos já em andamento … A China encararia como uma oportunidade de tirar um concorrente do mercado, comprando tudo a preço de banana ou iria nos apoiar a reconstruir e manter em pé tudo ? Eu penso mas a primeira, para ela somos interessantes enquanto fornecedores de materiais primas, nada mais.
Se você acha que é fácil direito seu, sua opinião. Eu acho complicado e arriscado, sem garantias … observando o iran, não me parece uma boa situação . Pelo que vejo, enfrenta muitas dificuldades.
”Se você acha que é fácil direito seu, sua opinião.”
Outra falácia do espantalho. Aonde eu disse que seria fácil?
Eu nunca disse que seria fácil. Mas não seria nada fácil pra China perder sua segurança alimentar e ficar dependente da Austrália e dos EUA, menos ainda pros EUA sancionar um país tão importante como nós apenas por compra de material militar, sua suposição é em si exagerada e irreal, logo usar falácias do espantalho não muda isso. Se nem o Peru sofreu sanções por comprar equipamento russo, quem dirá nós… E a questão da Boeing, vão concorrer com a Airbus+Bombardier como? Sem ajuda da Embraer não sobra ninguém que produza algo similar.
”Como assim eu vou perder um dos campeões da indústria nacional a troca de que ? Material bélico de prateleira ? Não obrigado. Quero uma contrapartida industrial, se tenho que arriscar pelo menos o prêmio seja atrativo.”
Não é assim em RI, se um país sanciona o outro sem razão, a reação imediata é uma contrapartida, não existe isso de receber sanção e voltar atrás sem antes averiguar se o país esta a violar alguma cláusula. Aplicar sanções contra um país sem o mesmo violar nenhuma regra do direito internacional é dar um tiro no pé, comprar equipamento militar russo não é crime. Esse tipo de medida apenas iria aumentar a esfera de influência russo-chinesa ao redor do globo e seria um belo de um tiro no pé nos EUA.
O Brasil pode e ficaria até com diversos problemas econômicos (não neguei isso, importante frisar), mas os EUA a longo prazo perderia completamente todo o seu poder econômico de barganha contra o Brasil, nosso PIB vai chegar a 21% do PIB de investimento estrangeiro, será que o investidor americano aceitaria perder um mercado consumidor tão grande quando o nosso por causa de alguns equipamentos militares? Aonde foi que isso ocorreu ?
Sobre os problemas do Irã: São devido a bomba atômica, da Rússia? Devido a Crimeia. Veja o caso da Rússia, são praticamente um país desenvolvido e com bom IDH, se aliar automaticamente aos EUA não fará um país ficar necessariamente bem ou mal em qualquer área, as sanções tiveram sim uma consequência econômica imensa na Rússia (praticamente tiveram uns 5 anos perdidos de crescimento econômico), mas achar que isso é razão pra uma situação completamente ruim do país me parece um exagero, o Irã é um país de 3º mundo com problemas estruturais desde o Xá.
https://www.visualcapitalist.com/china-u-s-worlds-trading-partner/
Veja o caso da Rússia, após quase uma década das sanções ocidentais o país retoma o seu PIB pré-guerra da Crimeia e tem sua economia mais ligada a China do que nunca, tendo a mesma superado os EUA em termos de relação de importações e exportações. Entregar um mercado consumidor de 200 milhões de pessoas pra empresas da Rússia/China/Índia não me parece uma boa ideia.
E digo mais: Vai sobrar sanção pra todo mundo que comprar equipamento militar russo? Se fosse assim já deveríamos estar na lista há tempo. E digo mais: Eu acho que o Brasil SEQUER tem grana pra isso, e os EUA sequer razão pra aplicar sanção pra compra de equipamento militar russo, com exceção a um membro da OTAN.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Countering_America%27s_Adversaries_Through_Sanctions_Act
“Em 26 de julho de 2017, o Ministério das Relações Exteriores da França descreveu as novas sanções dos EUA como ilegais sob a lei internacional devido ao seu alcance extraterritorial .”
Indonésia
De acordo com o Australian Strategic Policy Institute , o CAATSA resultou em atrasos na compra indonésia de caças russos Sukhoi Su-35 e …
https://forcaaerea.com.br/com-dor-no-coracao-indonesia-desiste-do-sukhoi-su-35/
https://www.google.com/amp/s/www.aeroflap.com.br/sukhoi-su-35-e-rejeitado-pelo-egito-argelia-e-indonesia/amp/
sobre duas coisas concordamos. Nesse momento acredito que não existam chances para comprar material bélico ($$), menos ainda “culhoes” por parte dos nossos políticos e classe dirigente.
Imagina um excelentíssimo sem iPhone, férias em Miami e contas
no exterior repletas de dólares congeladas ….
O CAATSA é uma medida totalmente arbitrária eles aplicam quando e como quiserem, se quiserem .
Estão pouco se lixando para o direito internacional . Os americanos sempre foram assim. Os adeptos do presidente hoje fingem desconhecimento do caráter da política americana. Pagam de doidos, mas o CAATSA nao foi o Trump que assinou ?
O Su-35 acabou de subir no telhado na Indonésia por pressão americana.
Uma política de Estado não se constrói de noite para o dia, ou em um mês, pior ainda de uma eleição para outra.
Se eles realmente querem ( coisa que eu duvido, para mim isso não passa de encenação ) e desejam fazer esse passo, o façam. Porém trilhem o caminho antes, preparem tudo … não deixem nada ao acaso.
Duvido muito que as madames e filhos dos excelentíssimos e a elite dos grandes grupos empresáriais renunciariam aos iPhones de última geração, as férias na Flórida e contas no exterior repletas de dólares…
Comentários retidos pela moderação, então:
“Agora eu quero que me diga um país (com exceção da Turquia que é membra da OTAN) que foi sancionado simplesmente por adquirir equipamento militar russo? Nós compramos os Iglas e os Mil MI-35 e não sofremos nenhuma sanção ”
Primeiro, a medida é de 2017 , posterior aos contratos brasileiros.
Segundo. O CAATSA é de 2017.
Terceiro.
Ela é arbitrária. Avaliam quando, como, onde
e se aplicar ou não. Dependendo do caso. No caso da Índia não aplicaram nenhuma sanção, só pressionaram. Não querem afasta-la .
Você viu em algum momento os EUA bajulando o Brasil ? Eu não vi. Nem o “I love you” do PR funcionou . Então cada caso é um caso. Não acredite que o Brasil é a Índia porque não é. A Índia tem um histórico de firmeza e pulso firme que eles sabem que não conseguem quebrar além de uma relação histórica com a Rússia. E isso os americanos entendem muito bem. Aqui colocamos uma musiquinha, abrimos as pernas e apagamos as luzes.
Quarto. Esse material que você citou nem criaria preocupação .
Quinto. Maioria arregou antes de efetuar a compra …Egito e Indonesia acabaram de renunciar as compras por pressão e medo das consequências.
Os outros que eu sei estão lá no ” vamos ver se vale a pena arriscar”
“Agora eu quero que me diga um país (com exceção da Turquia que é membra da OTAN) que foi sancionado simplesmente por adquirir equipamento militar russo? Nós compramos os Iglas e os Mil MI-35 e não sofremos nenhuma sanção ”
Primeiro, a medida é de 2017 , posterior aos contratos brasileiros.
Segundo. O CAATSA é de 2017.
“26 de julho de 2017, o Ministério das Relações Exteriores da França descreveu as novas sanções dos EUA como ilegais sob a lei internacional devido ao seu alcance extraterritorial .”
Terceiro.
Ela é arbitrária. Avaliam quando, como, onde
e se aplicar ou não. Dependendo do caso. No caso da Índia não aplicaram nenhuma sanção, só pressionaram. Não querem afasta-la .
Você viu em algum momento os EUA bajulando o Brasil ? Eu não vi. Nem o “I love you” do PR funcionou . Cada caso é um caso. Não acredite que o Brasil é a Índia porque não é. A Índia tem um histórico de firmeza e pulso firme que eles sabem que não conseguem quebrar além de uma relação histórica com a Rússia. E isso os americanos entendem muito bem. Aqui colocamos uma musiquinha, abrimos as pernas e apagamos as luzes.
Quarto. Esse material que você citou nem criaria preocupação .
Quinto. Maioria arregou antes de efetuar a compra …Egito e Indonesia acabaram de renunciar as compras por pressão e medo das consequências.
Quem sobra o Kazakistan e outros aliados tradicionais da Rússia?
Eu dei uma outra resposta mas vi que ainda não foi liberada, então vou responder de novo.
“Countering America’s Adversaries Through Sanctions Act (CAATSA) é uma lei federal dos Estados Unidos que impôs sanções ao Irã , Coreia do Norte e Rússia . O projeto de lei foi aprovado pelo Senado em 27 de julho de 2017, 98–2, depois de ser aprovado na Câmara por 419–3. O projeto de lei foi assinado em 2 de agosto de 2017 pelo presidente Donald Trump , que afirmou acreditar que a legislação era “seriamente falha””
“Agora eu quero que me diga um país (com exceção da Turquia que é membra da OTAN) que foi sancionado simplesmente por adquirir equipamento militar russo? Nós compramos os Iglas e os Mil MI-35 e não sofremos nenhuma sanção ”
Primeiro, a medida é arbitrária. Avaliam quando, como, onde
e se aplicar ou não. Dependendo do caso. No caso da Índia não aplicaram nenhuma sanção, só pressionaram. Não querem afasta-la .
Você viu em algum momento os EUA bajulando o Brasil ? Eu não vi. Nem o “I love you” de Bolsonaro funcionou . Então cada caso é um caso. Não acredite que o Brasil é a Índia porque não é. A Índia tem um histórico de firmeza e pulso firme que eles sabem que não conseguem quebrar além de uma relação histórica com a Rússia. E isso os americanos entendem muito bem. Aqui colocamos uma musiquinha, abrimos as pernas e apagamos as luzes.
Segundo. Esse material que você citou nem criaria preocupação .
Terceiro. o CAATSA é de 2017 , sucessivo aos contratos que você citou .
Quarto. A maioria arregou antes de efetuar as compras justamente por medo das consequências. Os poucos que sobram estão ainda lá no vamos ver se a vale a pena arriscar… E olhe que são clientes habituais russos … O Egito foi outro que acabou de renunciar aos Sukhois .
“Agora eu quero que me diga um país (com exceção da Turquia que é membra da OTAN) que foi sancionado simplesmente por adquirir equipamento militar russo? Nós compramos os Iglas e os Mil MI-35 e não sofremos nenhuma sanção ”
Primeiro, a medida é de 2017 , posterior aos contratos brasileiros.
Segundo. Ela é arbitrária. Avaliam quando, como, onde
e se aplicar ou não. Dependendo do caso. No caso da Índia não aplicaram nenhuma sanção, só pressionaram. Não querem afasta-la .
Você viu em algum momento os EUA bajulando o Brasil ? Eu não vi. Nem o “I love you” de Bolsonaro funcionou . Então cada caso é um caso. Não acredite que o Brasil é a Índia porque não é. A Índia tem um histórico de firmeza e pulso firme que eles sabem que não conseguem quebrar além de uma relação histórica com a Rússia. E isso os americanos entendem muito bem. Aqui colocamos uma musiquinha, abrimos as pernas e apagamos as luzes.
Terceiro. Esse material que você citou nem criaria preocupação .
Quarto. Maioria arregou antes de efetuar a compra …Egito e Indonesia acabaram de renunciar as compras por pressão e medo das consequências.
Os outros que eu sei estão lá no ” vamos ver se vale a pena arriscar”
E cortar a verba da picanha e do leite condensado? Acho q ñ!
Igual quando ele foi pra Dubai gastou milhões e oque saiu foi venda de uma refinaria..
https://www.google.com/amp/s/revistaforum.com.br/politica/bolsonaro/petrobras-entrega-refinaria-para-fundo-arabe-apos-viagem-de-bolsonaro-a-dubai/amp/
Seria um sonho realizado
Uai mas os países não são soberanos e tem o direito de escolher seus aliados etc etc, aaaaaaa entendiiiii, agora eu saqueiii.
Ah, como o mundo gira.
Ah se gira!
Vivi para ver o duro e puro, o mais irredutível americanofilo de todos- que prestava continência a bandeira star&stripes pendurado pela boca no saco deles- se juntando ao “eixo do mal”, a velha URSS ( aqui ainda insistem que a Russia é de e$q#*), um dos maiores antagonistas geopolíticos dos EUA.
Ah o mundo gira, gira e nunca sabes onde vai parar.
Sou fã das voltas que o mundo dá. Não adianta, por mais idas e vindas, ah, meu amigo… O mundo gira!
Amigo, com todo o respeito, países não têm “aliados de estimação”, se alinham de acordo com interesses comuns e hoje, me parece que os USA estão “alinhados com uma agenda globalista”, e querem inclusive Demonizar o Brasil, na questão climática, como fizeram com o Iraque (armas químicas de araque), etc. O “aliado de plantão” nessa jogada, foram justamente a Rússia/China, que votaram contra essa “sábia decisão” dos USA e UE. Abraço.
Colega Diniz, com todo respeito, eu e grande maioria que frequenta esse espaço sabemos disso, repetimos esse mantra muito antes do americanofilo em questão se tornar presidente.
Quem parece ter esquecido essa lição foi ele quando assumiu o cargo. Deve ter esquecido que os EUA são uma democracia e uma hora ou outra o homem laranja iria deixar a Casa Branca. Deve ter esquecido também que nos EUA convivem diferentes interesses. Uma coisa são as agências e departamentos, outra coisa é o Congresso. Esqueceu também que o Trump não representava o sentimento de todos Republicanos menos ainda dos Democratas.
Enfim esqueceu o básico. Saber distinguir entre a política de Estado dos norte-americanos e a política de governo/partidária/personalistica do Trump.
O estrondoso isolamento diplomático imposto pelas democracias ocidentais ao Brasil, obrigou o Bolsonaro a tomar decisões como essa.
Caro PACRF. Acho que existe um outro ponto de vista que parece estar sendo ignorado. O Brasil foi eleito para o assento rotativo do CS da ONU. A diplomacia da Russia já sabia disso desde o ano passado. O convite de Putin parece fazer parte de uma estratégia muito bem articulada da Russia, tanto que os EUA sentiram o golpe. O problema é que essa visita compromete a posição do Brasil no CS, que é preciso lembrar, foi eleito pelos países da América Latina. Este apagão diplomático no Itamaraty é a herança do desastre Ernesto Araújo.
Brasil deveria se dobrar as democracias ocidentais q querem nos roubar….
Parabéns….
2 diplominhas….
Engraçado ler comentários aqui. Quando era o Trump, o louco, alguns faltavam se jogar e fazer se tapete. Agora, até apoiando os que denominam “comunistas” estão. Cômico e trágico.
Pior…..
E quando apoiavam a super diplomacia brasileira q apoiava as piores ditaduras do mundo e os grupos ligados ao terrorismo transnacional e as ORCRIM nada era dito….
É verdade. Mas acredita que os mesmos que fazem esse tipo de comentário que você fez costumam passar pano pra outras ditaduras/orcrims? Arábia Saudita e o Chile de Pinochet, tão veneradas pelo governo, mandam lembranças…
Ué, mas a Rússia não é uma autocracia comunista na visão de alguns autointitulados “conservadores”?
Caro Varg. A Russia hoje é um regime de direita. Nada restou do regime soviético da ex-URSS. Há alguns dias comentei que faria mais sentido Putin mandar pintar uma estrala azul nos aviões da força aérea russa.
Putin é o maior conservador da atualidade.
Diplomaticamente esse é sim um momento ruim para essa visita. Para que temos que se meter nesse vespeiro?
O presidente tem que escolher. Ou quer apoio para entrada na OCDE ou quer uma aproximação com os russos que de fato só vira em vendas do agronegócio e petróleo e gás. Péssimos jogadores de xadrez, trabalham muito com a emoção ao contrario da razão!
OCDE = OTAN da economia
Oseias, essas viagens são planejadas com meses de antecedência. Não é igual visitar a casa do primo “estou indo aí amanhã rapidão”. Tem todo um planejamento, toda uma agenda, toda uma comitiva.
E outra: se vc cancela a visita, passa uma outra mensagem para os russos. O momento é ruim? Sim! Mas o pior cenário é cancelar a visita.
Além do mais, (infelizmente) o Brasil não é um player internacional. O que o Putin/Otan/EUA/Ucrânia vão fazer? “Atendendo aos anseios da população brasileira, resolvi retirar 50% dos soldados da fronteira.” Rs
O Brasil ganha o que entrando na canoa furada da OCDE? Isso só serve para apertar ainda mais a coleira do vira-lata. Organização internacional alguma tem que ditar políticas ao Brasil. Qual é a diferença entre a OCDE e o FMI?
Gostaria de saber também
Trocando em miúdos, para fazer parte da OCDE, o país tem que ter responsabilidade fiscal. Não da para fazer populismo com dinheiro do povo só para vencer eleições, assim como a Dilma fez segurando os preços artificialmente da energia elétrica e combustíveis e assim com faz o presidente com esse tal bolsa Brasil que ninguém sabe de onde vem a verba. Outra coisa e orçamento secreto, isso não existe para países membros. Assim como tudo na vida tem vantagens e desvantagens, uma vantagem é ter acesso a recursos financeiros e a investimentos com juros bem abaixo do que o mercado pratica. Desvantagem é ter alguém te cobrando austeridade fiscal, politico brasileiro não gosta disso, ele quer gastar o que não é dele para se reeleger. Ninguém quer vender nada a prazo para aquele cunhada caloteira que compra Avon e langeri e não paga, mesmo coisa o país. Só para constar, a China, África do Sul, Brasil, Índia e Indonésia são parceiros estratégicos da OCDE. E tem gente que fala que é Otan.
https://youtu.be/rx2x5Wzc0AE
Olá amigo, nem sei se você lera, mas fica o registro. Eu vi essa live, acompanho o Farinazzo desde quando ele escrevia pequenos textos na revista Tecnologia e defesa. Ele mudou muito e seus objetivos estão claros, ele quer ser politico, e para isso fala o que a galera quer escutar. As lives fogem muito do assunto e as analises são no mínimo duvidosas em caráter técnico. No começo apoiava o Trump e américa, condenava a China e Rússia, agora a américa não serve e a China e Rússia passaram para nível cordeirinho. Assim que um democrata assumir o poder, volta a criticar o oriente. Sem falar que o convidado da live não tem mínimo embasamento teórico técnico para falar de OCDE, mais um politico querendo garantir a boquinha e fara com dinheiro publico. Da uma pesquisada em sites de economia sobre o que realmente é a OCDE, verás que não é bicho de 7 cabeças. É bem simples, para participar do bloco, o cara tem que zelar e ser responsável com o dinheiro publico, coisa que nossos políticos não aceitam.
Não sou eu que quero entrar na OCDE, quem pediu foi o presidente.
Não precisam se preocupar. O máximo que ele vai fazer lá é se pendurar nas bolas de natal russas do Putin e passar uma vergonha.
Agora é que o PR Bolsonaro deve ir mesmo , titio Sam q se lasque pra lá, folgado. O Brasil deve cuidar de seus interesses e só !!!
Parabéns presidente Bolsonaro (terá meu voto novamente).
O Brasil visita quem quer e na hora que quer.
Melhor os democratas/rothschilds ficarem quietinhos. O Brasil é SOBERANO e temos o total direito de nos aproximarmos da PÁTRIA RÚSSIA.
Caro André. Seu antissemitismo é abjeto
Cara Camargoqualquercoisa. Não dou a mínima pra tua opinião.
Nem eu, e parece que quase que totalidade dos que aqui frequentam também não.
Caro Camargoerrado, ele não falou de Israel, nem citou nada a respeito. Por acaso você sabe o que é antissemitismo? explica aí.
Anti semitismo por quê? Tenho muitos amigos judeus que ODEIAM os Rothschilds. Será que eles também são anti semitas???
Caro João. Consigo pensar em algumas razões para alguém odiar os Rothschild. Pode ser uma questão pessoal, como uma desilusão amorosa, uma traição conjuga ou outra coisa parecida. Neste caso, seria um ódio contra uma pessoa. Outra motivo seria o sistema bancário, mas então teria que entrar muitos outros nomes como os Setúbal, Safra, Salles, Aguiar (apenas para mencionar os brasileiros). Poderia ser contra o fato de existir famílias bilionárias, como os Koch Walton, Mars, Dupont, Rockfeller, Ford. Poderia ser contra o capitalismo, mas ai todo marxista sabe que o processo histórico é impessoal. Sobre o antissemitismo, que aliás é o principal contexto por trás do ódio aos Rothschild. Ou uma combinação de todos estes motivos, o que incluiria o antissemitismo.
Caro Camargoqlqcoisa. A caterva rothschild e seus poodles democratas estão espumando de ódio por não terem conseguido implantar a primavera árabe na Síria. E agora estão vendo o Brasil se aproximar da Rússia, algo que está sendo simbolizado pela visita a ser realizada pelo presidente (que eu votei e vou votar novamente) do meu país. Que lindo, fala a verdade!! rs…
PÁTRIA RÚSSIA UHAAA, UHAAA!
Seu maquiavelismo também…
Caro Agressor. Entender Maquiavel é uma tarefa para a vida. A gente precisa ler muito tanto o que ele escreveu quanto o que se escreveu sobre ele. Provavelmente, as pessoas errariam menos se estudassem mais.
E quem acredita no conluio Democratas-Rothschilds não acredita também que a Rússia é, como pronuncia o Presidente, comuniffta?
Quais são as estratégias para lidar com esta contradição?
Olá André, mas o que acontece quando o Brasil precisar de investimentos e financiamento americano, coisa que precisa e muito e sempre utiliza essas linhas de créditos. Como faremos? Pois russo só compra carne de nós.
China!
Fique tranquilo, sr. Oseias, e aguarde mudar aquele governo fantoche do deep state americano, que tudo volta ao normal, inclusive as relações com a PÁTRIA RÚSSIA.
Tem o banco dos Brics. Banco mundial e etc
Mas, tem uma contradição nas tuas paixões…Tu não gosta dos judeus (não esquece que antissemitismo e xenofobia são crimes), mas teu líder e ídolo é fã de Israel e dos judeus…mas, acho que tu nem sabe disso…acho que tu sabe muito pouca coisa, na realidade, pois pra ter opiniões assim, só com uma visão bem limitada de mundo…
Onde está escrito que eu não gosto dusjudeufeiubobochato? Ah?
Uma família representa toda uma comunidade? É isso?
Não esqueça você que acusar os outros sem provas dá problemas, ok? Preste mais atenção e vá discutir sobre “xenofobia” para a escória anglo-saxã, pois eles entendem bastante disso! rs…
Da problema com o que? Ora, vai pastar….e esse negócio de Rotschilds, anglo-saxões, democratas, blábláblá….pura conversa de DCE, coisa mais patética…..vê se cresce!! Vocês vivem num mundo e numa realidade paralela….barbaridade….
bláblábláblá….Continue assistindo PÁTRIA RÚSSIA vencer mais esta disputa e vender muito gás pra Europa, para desespero da caterva anglo-saxã/rothschildiana.
PÁTRIA RÚSSIA, UHAAAA, UHAAA
Bem como eu desconfiava…a 5a série baixou em peso aqui na Trilogia…tô c@g@ndo se a Rússia gai gernder todo o gás do mundo pra europa ou se não vai vender nada. …o mesmo vale para os EUA…tô me lixando também! O problema de indivíduos como tu é que vocês enxergam o mundo de forma binária…não sabem pensar de outra forma.
E o que vc tem a ver com isso? Vc está tomando as dores da sua própria opinião? Se vc acha que aquilo que escrevo é pura bobagem, por que vc está todo revoltado?
Se vc não gosta do que eu escrevo, por que vc está interagindo comigo. Saia da 5ª série e cresça, cara!
Deixa de ser tão limitado. Se tu escreve esse monte de merd@, em um local público, está passível de qualquer um rebatê-las. Ou tu acha que pode escrever um amontoado de bost@ e os outros vão aplaudir?
Os comentários dele são iguais aos dos doentinhos que comentam na sputinik. De baixo nível e infantis.
Olhe o baixo nível aqui: PÁTRIA RÚSSIA, UHAA, UHAAA
Muuuuu
Como é bonito ver voce lambendo o a “bolsa” do bolso.
Se voce ver um Americano provavelmente beija o pé e oferece a esposa tammbem?
Pior é que agora, só porque o ocupante do Planalto vai à Rússia, o Putin e os russos passaram a ser gente boa……até um tempo atrás, Rússia era sinônimo de inferno para esses descerebrados. Não adianta, não se pode cobrar inteligência e coerência de indivíduos assim. Só dá pra sentir pena….
O Bolsonaro não tem que visitar a Rússia agora.
É um péssimo timing (típico dele).
Nós não devemos nos envolver nisso. Não é problema nosso. Não temos que tomar partido.
Precisamos focar em fazer o Brasil um lugar melhor em vez de perder tempo sendo vassalo dos outros.
Essa visita tá marcada a muito tempo. Os EUA não querem é a aproximação com a Rússia
Nem com a Russia e nem com a China, os EUA quer o Brasil embaixo do braço deles .
Preocupação com o que ?? Será que os americanos não sabem que temos cerca de 550 mil descendentes ucranianos no Brasil ???? Sabem em quem eles votam ????
Eu quero ver essa galera que diz que somos um país independente que com certeza é eleitor do Bolsonaro e viúva do Trump falar essas coisas quando o EUA começarem a retalhar nosso país pelas cagadas diplomáticas que esse senhor vem cometendo, gostaria de saber o que de tão valioso a Rússia tem a nos oferecer ?
Deve ser a “virilidade” né já que muitos bolsonaristas gostam de manjar isso em homem, grandes manjadores…
Boa tarde, se o presidente eleito se recusasse os progressistas iriam afirmar que ele é servil aos eua, se vai tá errado porque os eua irão nos retaliar… Não importa oq ue ele faça, estará sempre errado, se ele afirmar qu irá extinguir a dengue, vão denunciá-lo na onu por genocídio… Cara com todo respeito, cada um tyem seu predileto, seu lado e divergências são normais e bem-vindas, mas ofender desta forma a quem apoia o atual governo, é de uma falta de respeito, lisura e educação absurdas… abraços
A Ucrânia é um TO que no inverno, está no limite do que nossa FT pode suportar, mas suporta. Como ficou comprovado no norte da Itália.
A minha opinião é bem simples. O Brasil tinha que toma partido e, quem achasse ruim, tinha que receber incentivo para ganhar um salto livre sobre a Rússia e ficar por lá.
Save Ferris!
Falou o gordinho asmático. Não foi se alistar na Ucrânia por quê?
Vamos oferecer uns sandubas do Méqui para ele por 6 meses grátis. Quem sabe assim, a baleia esquece que é covarde e vai mesmo.
Vovó, só por uma curiosidade mórbida, como tu e o Hélio sabem que o Deprera é “gordinho asmático” e “baleia”???
Por que esse discursinho dele é típico de criança gordinha com as mãos cheias de salgadinho que pensa que a vida é igual vídeo game
Reinaldo, você realmente está tomando partido nessa lenga-lenga onde os países envolvidos só querem poder? Eu, nem que me pagassem iria para aquele TO, não sou americano, ucraniano e muito menos russo, e esses países estão cag*** e andando para nós brasileiros, para esses povos, nem ocidentais somos, o que dirá perder a vida por eles.
Vou te dar uma dica, se você quer tanto ficar de um lado, lá no Iêmen tem matança de crianças e civis todo dia, já que os países não ligam para aquela carnificina, escolha um lado e “mete bala”, se você quiser, eu pago a tua passagem para um salto livre sobre o Iêmen.
https://www.goarmy.com/
Vai lá
Mas aviso! Não é com botão do mouse que se atira…
Que a viagem do nosso presidente seja proveitosa em todos os campos, inclusive no militar, e uma banana para a América!
Nesse momento não importa se você gosta do Bolsonaro ou não, mas todos nós estamos torcendo que o Bolsonaro visite a Rússia. O nosso espírito de união e nacionalismo não pode acabar de jeito nenhum! O Brasil precisa e deve ser um país soberano que defenda os interesses dos brasileiros.
Eis aí, o teste decisivo para que Bolsonaro demonstre de uma vez se está feito de carne e osso, ou se é um boneco de Olinda, controlado por controle remoto desde Washington. Quem viver, verá…
Caro João. Toda vez que um político tenta ser machão acaba metendo os pés pelas mãos. Em diplomacia, quem ganha faz de conta que perdeu. Quem perde faz de conta que ganhou. Lição básica.
Pareça fraco quando está forte, e forte quando está fraco.
Sun tzu
Olá Saldanha. Pois é. Essa é uma lição óbvia. Supondo uma disputa diplomática na qual o resultado favoreça mais um país que outro. O país menos favorecido irá levar para seu público interno que obteve uma vitória diplomática e que o país terá vantagens a médio e longo prazo. Caso contrário, reforçará a oposição interna até o limite do governo cair (dependendo da importância e da repercussão da disputa diplomática). Já o país favorecido irá manter uma discrição diplomática, já que os benefícios da vitória diplomática serão plausíveis. Caso o país vitorioso faça uma grande propaganda disso, ele pode agravar a instabilidade política no país perdedor, levando a uma troca de governo e no limite ao cancelamento do acordo diplomático. O melhor exemplo deste jogo de cena foi a solução da crise dos mísseis de Cuba. Outro exemplo de um desastre diplomático foi o Acordo de Munique antes da II Guerra.
Qual problema o Brasil tomar partido?
O Brasil é um país soberano. Tem todo o direito.
Ir na Rússia não é tomar partido. Vamos lá resolver nossos assuntos a Ucrânia que se vire
O que o Departamento de Estado dos EEUU quer dar no Brasil é um “xeque”.
Se Bolsonaro desistir da viagem, os EEUU continuará “apoiando” a entrada na OCDE; na inclusão do Brasil como aliado global da OTAN… Caso contrário, aumentará a pressão nas questões ambientais votando contra o Brasil; a depender dos frutos dessa visita, também está como opção na mesa algum tipo de sanção ou aumento de impostos para ingresso de mercadoria brasileira exportada para o mercado americano.
Essa viagem tem que custar caro para o Putin, e só vejo isso da seguinte maneira, compras militares por preços de “black friday”, americana claro..; aumento substancial de compras de produtos agrícolas e manufaturados por parte da Rússia; blindagem sobre resoluções climáticas contrárias ao interesse brasileiro. Simplesmente visitar o Putin sem contrapartidas não vale a pena. Sou a favor de ir, mas temos que ter objetivos nessa viagem. Temos que nos perguntar; o que podemos tirar da Rússia por esse gesto, quais benesses queremos e quais podemos trazer na bagagem de “souvenir”.
Espero que o Itamaraty planeje muito bem isso, se souber fazer, essa viagem pode ser uma mudança de rumos na relação russo-brasileira.
Tatica suja , vazar pra imprensa tal ”noticia” pra assim se criar uma comoção publica abrigando o gov a repensar … tem q se rir , a fonte fala por si ”’Isto E”…pena q nossa imprensa ou a opinião dela pouco importa pra maioria da pop … mt menos pro atual governo .. são apenas negócios , Bilden fez pouco caso do Brasil desde q assumiu ….. a UE vem ”atacando’ o Brasil dia apos dia a respeito de meio ambiente , agro ,entre outras coisas .. papel do Gov brasuka e sim buscar novos parceiro , que respeite nossos interesses ..se a Russia hj se mostra interessada a isso , q seja …independente da questão da Ucrania.(aquilo e complicado d+ pra se discutir unilateralmente com base em recortes de jornais) .sem contar a representatividade q tal visita vai proporcionar , no mínimo uma moral ao gov russo ,sendo assim esperamos uma retribuição . a fila anda ..isso é q questão de Estado , n de governo
Bolsonaro n pode recuar sobre isso
Quer q o Brasil volte ao alinhamento cego (atual gov iria adorar ) ? simples .. ao invés de mandar recadinho via diplomata .. venha fazer uma visita de Estado . aki .. Bilden x Bolsonaro ,talvez reduza um pouco das rusgas publicas entre os 2… hj ,mesmo q contra sua vontade , e natural Brasil ir pelo caminho Chines e Russo .. questao de sobrevivencia .. essas politicas ”verdes”’ ocidentais , n vai acabar bem pro nosso lado , ainda mais sem apoio de ninguém de ”peso”
São 3 situações distintas nesse tema.
Vou tentar não entrar na briga a favor ou contra o Bolsonaro para expor minha opinião.
Era só o que me faltava. Aquela Múmia querendo dizer o que devemos ou não fazer…
Acredito em usinas nucleares russas no nordeste
Eu sonho….
Olá Oráculo. Vocẽ esqueceu de mencionar que o Brasil foi eleito para a cadeira rotativa do CS da ONU. Para a Rússia é importante ao mesmo sugerir que o Brasil seria um aliado nas votações.
Atenção presidente, deixe o telefone desligado…
Não pode falar mal do Biden que o comentário é retido?
Sério isso “produção”?
Experimente falar da China ou do PCC em um texto padrão, educado, sem ofensas ou palavrões… 95% dos comentários não passam.
Galante kings não permite que falem da China.
Não só do biden não, de certos ” progressistas ” também……
Sei que é delirar e muito da minha parte mas que eu acharia demais o PR voltar da Rússia com uns T-90 MS, Mi-28 e S-300 ahhhh como seria bom !!!
Meu sonho!!!!
2!!!!!! sonho dourado!!!!!!!! E de diamante, projeto aeroespacial e incentivo ao Enéas tinha razão !!!!!!!!!
Se ele voltasse apenas com 36 mi-28,já estaria muito bom…
Deus me livre!!! Os russos não conseguiram suprir e manter 12 Mi-35 da FAB…e tu fala em triplicar o problema?
Flanker ,nós já damos manutenção nos Mi-35 aqui em MG e a comunalidade com o Mi-28 é enorme. Não se teria problema algum.
Pergunta pro Pessoal da FAB…O Rinaldo vai te responder também….como anda disponibilidade do Mi-35 do Poti. Tu vai ver a realidade…..
T90 vem ni mim
O Brasil é um país soberano, então o nosso presidente tem o direito de visitar o país que quiser, ainda mais em se tratando de uma potência como a Rússia. Pra deixar claro, fora Bozo 2022, mas ele está exercendo o papel que o líder de um país tem que exercer.
Bolsonaro visitará a Rússia simplesmente porque Putin é o único líder de relevo que o elogiou publicamente, não tem estratégia nenhuma nisso, quer dizer, a não ser a de marketing. De resto, é conversa fiada da torcida organizada.
Nunca vi um presidente mais burro que esse.
Dá uma passadinha na Ucrânia e toma um cafezinho, pronto fica todo mundo feliz,rsrsr
Bolsonaro deveria aproveitar essa viagem à Rússia e ir tomar um café com o Edward Snowden, rsrsrs
Ué, o Brasil, cachorrinho dos EUA, não vai obedecer seu dono e mestre? se for assim, é a prova de que vivemos outros tempos mesmo.
Meu sonho era ver o Brasil independente, com Forças Armadas no estado da arte, tríade nuclear dissuasória, e podendo olhar nos olhos e de igual para igual com China, Rússia, Estados Unidos. Se começasse agora com as decisões certas, quantos anos seriam necessários para isso?
Berço do comunismo????????
Rússia comunista???????????
Mais um com o diplominha de cãozinho ideológico….
Reply to
Camargoer.
agora mesmo
E se o Brasil se tornar o interlocutor de sucesso desta crise??? O amigo já pensou nisto!!!!
Sim, as tropas russas estão na fronteira…é fato é sinal russo de que alguns limites não devem ser ultrapassados senão eles é que ultrapassarão
Todo ocidente histérico, mas a voz que menos se ouve é a da Ucrania.
Embora possa se parecer improvável, alguém já imaginou se a viagem é articulada e provocada pelos próprios russos??? Sabem o soco no estômago da diplomacia das potências ocidentais se por ironia algo acontecesse daí???
Seria um golaço do Putin forçar uma situação em que o Brasil costure os panos quentes…uma derrota das potenciais e insufladores do fim do mundo…no Irã o boicote ao acordo do Lula conseguiu ignora-lo….mas em sendo Rússia, seria impossível….Putin poderia articular uma desmobilização honrosa e ainda assim desqualificar todas as potências …joga o Brasil numa balança e pódio sinalizando, co segue uma aproximação, e quebra as pernas dos EUA desqualificando a interlocucoes….pode ser apenas um devaneio, mas…sei lá…que a viagem assim é agora é estranha isto ela é….
Ninguém acha estranho o Putin chamar o Brasil??? O que acham que aconteceria se os panos quentes forem costurados pelo Brasil no conflito???tem coisa aí…o Putin talvez esteja desenhando um golaço…e matando vários coelhos com uma cajadada…
Olá Carvalho. Tudo tranquilo? De fato, os presidentes dos BRICS se encontram anualmente, mesmo que de modo virtual. Comentei em outro momento que a diplomacia russa sabia que o Brasil seria eleito para a cadeira rotativa do CS, o que será importante para a Russia em diversos assuntos (incluindo mas não somente a crise com a Ucrânia). Acho que a diplomacia russa deu um belo nó no Itamaraty.
E porque seria ruim ao Itamaraty????
Muito pelo contrário.
Por esta tese, se houver um pingo de possibilidade, ele mesmo costura um acordo de paz por intermédio do Brasil e quebra as pernas da diploma ia ocidental
O Brasil ficaria com a credencial de aceito no acordo onde outros foram rechaçados…Isto interessaria aos russos e ao Brasil…sendo ou não jogado no fiel da balança
Caro Carvalho. A cadeira rotativa no CS da ONU ocorre por eleição entre países de uma determinada região. Estas eleição são o resultado de uma costura diplomática. Cada país somente apresenta uma candidatura depois de alguma negociação, o que geralmente resulta em uma candidatura única. Estas negociações começam muito antes da data da eleição, em certos caos anos antes. O voto do Brasil no CS passa pelos acordos entre os países que votaram no Brasil. Ao convidar o presidente do Brasil para visitar Moscou, Putin fez um lance de aproximação diplomática que inclusive anula a possibilidade de Brasil intermediar um acordo entre a Russia e a Ucrânia. Nos casos de intermediação, os países interessados enviam seus representantes para um país neutro (como fez a URSS e os EUA em Oslo ou recentemente o governo e a oposição venezuelana no México. Há alguns anos ocorreu o mesmo problema quando o Brasil se posicionou em favor de Guaidó na Venezuela, comprometendo qualquer chance de intermediar um acordo político no pais vizinho. Segundo ouvi na CBN, dentro do governo e das forças armadas há quem defenda o adiamento da visita. Nunca deveria ter aceito o convite para ir a Moscou já que os presidentes se encontram anualmente na reunião do BRICS. Esta semana, Putin foi até a China para se encontrar com Xi na abertura dos jogos olímpicos.
E o que tem uma coisa a ver com a outra? Óbvio que se ocorrer, seria influenciado pelo Putin…eis a questão….do outro lado , haveria a Ukrania… eu não ponho minha mão no fogo….mas Ukrania ganharia, Rússia e Brasil,….os demais ficariam na dor de cotoveloo
Ué.
Más segundo os preceitos da democracia, as pessoas, os governos, os países não tem direito a liberdade do ir e vir, de decidirem seus próprios destinos e caminhos a serem trilhados?
Ao que me vem na memória, coerção, ameaças, medo, imposição ou coisas do tipo não são coisas de regimes autoritários e comunistas?
Ou estou errado?
Tem muito comentário especulando sobre o proveito que o PR terá com essa viagem à Rússia. As opiniões estão muito variadas, como se poderia esperar.
Mas meu palpite (e é só isso, um palpite) é diferente: acho que o que REALMENTE interessa ao nosso autocrata é uma ajuda russa para interferir nas eleições.
Eles têm expertise nesse assunto.
E não custa lembrar que o Telegram é russo.
Igual o Trump que foi eleito pela Rússia kkkkkkkkk
Olá Pangloss. O convite para a visita partiu de Putin. Caso existisse um objetivo de interferência nas eleições de 2022, a última coisa que ser faria era expor os presidentes. Este tipo de conspiração é feito em segredo por meio de assessores e emissários, nunca expondo os presidentes.
Obrigado pela resposta, Camargoer.
Mas eu não mencionei que haveria um contrato formalizado a esse respeito. Isso seria um absurdo.
Eu acho que pode haver uma aproximação entre os dois presidentes, sim. Mas sob a forma discreta que a manobra exige, por meio dos respectivos staffs.
Putin precisa de apoio diplomático. Bolsonaro precisa de subterfúgios eleitorais. Uma mão lava a outra.
E tomara que Bolsonaro não volte de Moscou com alguma “compra de oportunidade” imprevista.
Considerando a fonte da notícia, ela nem merece ser comentada, o que torna os comentários sobre ela mais interessante, para não dizer hilários. Fato nisso tudo é que a diplomacia brasileira nunca foi tão altiva com está agora. Atualmente temos diplomatas de carreira conduzindo os NEGÓCIOS do Brasil com o exterior ao invés de discutindo ideologias.
Encontrou esses dias o presidente da Hungria, agora Bolsonaro, são apenas os países fazendo encontros depois de várias negociações entre as partes para assinar acordos que esperemos no nosso caso gerem empregos no Brasil..
Ih rapaz, pelo visto o presidente deixou o telefone ligado! Resta saber agora se ele vai obedecer… https://www.reuters.com/world/americas/us-leans-brazils-bolsonaro-scrap-russia-trip-source-says-2022-02-01/
Será que vai arregar? https://br.sputniknews.com/20220201/governo-dos-eua-pede-a-bolsonaro-que-desista-da-viagem-a-russia-diz-reuters-21240691.html
A gestão Biden é um fiasco total e para tirar as atenções da sua “senilidade” estão tentando esticar ao máximo a corda na Ucrânia e suas fronteiras com a Rússia o que é uma temeridade. A sorte é que Putin é um dos lideres mais experientes que temos hoje no planeta e sabe jogar xadrez mas uma hora alguém faz uma M… e a coisa degringola de vez o que será uma catástrofe para a Europa e talvez para o mundo. O presidente JB está correto, não temos que nos meter em crises no quintal dos outros principalmente sabendo que estas são geradas por questões comerciais (vide gasoduto”s” Russia x Europa e o que nos interessa é termos uma boa relação político/comercial com todos e, principalmente, que favoreçam o Brasil.
Biden está me lembrando a cúpula militar da argentina na época da invasão nas falklands
Preferiria um sistema antiaéreo ocidental mas não ficaria nada triste se na volta estivesse assinado a compra, pelo menos, do S-300.
Vão ampliar o COMÉRCIO bi-lateral entre os dois países (agronegócio e fertilizantes) e trocar conhecimentos técnicos em algumas aéreas de tecnologia, é o que se fala nos bastidores.
Acredito que o Brasil não vai comprar equipamentos bélicos de “relevância” dos russos nesse momento conturbado que vive a Europa, até para não soar como “provocação” ao Tio Sam, que poderia depois nos sancionar.
A COLEIRA dos americanos e europeus ainda é muito apertada em nossos políticos brasileiros, seja de expecto de direita, centro ou esquerda, infelizmente ainda vai levar um bom tempo para afrouxar, quem sabe um dia o Brasil consiga ser o seu próprio dono, só o tempo dirá.
Os Estados Unidos são nosso segundo maior parceiro comercial, político e a maior potência do planeta.
Devemos manter uma ótima relação política com os norte-americanos.
Inclusive evitando temas mais polêmicos. Pois não ganhamos nada com isso.
Depois os Estados Unidos começam a nos pressionar em várias causas mundo afora, não adianta reclamar.
Putin é um invasor de países, mas sempre age como vítima do ocidente. Tem que manter distância de quem apoia ditaduras sanguinárias na Coreia do Norte, Síria, Irã, Cuba, Venezuela e Bielorrússia.
É amigo como se eles já não estivessem nos pressionando, quem votou a favor a mesmo daquela resolução sobre alterações climáticas naquele órgão que só serve de cabide de emprego para derrotados de um certo espectro político, resolução essa que certamente tinha um endereço que sabemos bem qual é, então amigo não se deixe levar pela sua antipatia por determinada pessoa pois isto pode lhe tirar o poder de raciocínio e de compreensão real dos fatos, não deixe que suas paixões políticas atrapalhem seu discernimento, não deixe que sua raiva desvirtue seus julgamentos.
O Brasil sempre foi uma colônia, primeiro, obedeciamos Portugal, depois Inglaterra, agora, EUA e amanhã a China.
Não meu amigo.
Amanha pode ser o Paraguai.
Ou cuba, que por sinal já fomos de forma indireta
E você esperava o que de um país que quando você fala em patriotismo, em mais amor a pátria tem uma boa parte de seu pseudo povo que gera uma histeria incompreensível contra, um pseudo povo que não ama seu país e que apoia nações hostis ao Brasil em qualquer assunto, como foi recentemente na retórica da Amazônia, e tudo isso só porque quem está no poder não é do gosto do pseudo cidadão, como um país pode almejar sua autonomia quando seu próprio povo o boicota, deveríamos apoiar o nosso país acima de tudo e resolver nossas divergências internamente, mas tenta explicar isso para alguém que não tem amor a sua PÁTRIA.