PIB da China cresce 8,1% em 2021, maior marca em quase uma década

131
Xangai

Xangai

O PIB da China cresceu 8,1% em 2021, com o maior crescimento em quase uma década e ficando bem acima da meta anual do governo de atingir uma taxa de crescimento acima de 6%.

A expansão robusta, que supera a expectativa do mercado e eclipsa a maioria das outras grandes economias em termos de dois anos, indica um caminho de recuperação econômica estável – com base na estratégia epidêmica de tolerância zero do país – que Pequim vem encenando inabalavelmente, apesar das calúnias ocidentais e ventos contrários ao longo do ano, que variaram de surtos esporádicos de coronavírus, problemas no setor imobiliário, aumentos de preços de commodities a granel a uma crise de energia.

O PIB total do país em 2021 atingiu 114,37 trilhões de yuans (US$ 18 trilhões), segundo dados divulgados pelo National Bureau of Statistics (NBS) em 17 de janeiro.

Liu Xuezhi, especialista sênior em macroeconomia do Banco de Comunicações, disse ao Global Times que a economia da China em 2021 continuou uma “recuperação leve” na era pós-COVID, com os principais índices econômicos operando em um nível relativamente estável.

Em 2021, o PIB per capita da China era de cerca de US$ 12.551, de acordo com o NBS, próximo ao de um “país de alta renda”, conforme definido pelo Banco Mundial, e superando a média global do PIB per capita.

O volume econômico em 2021 representou um aumento de US$ 2 trilhões em comparação com 2020, ou aproximadamente o equivalente ao PIB da 8ª maior economia do mundo da Itália em 2020, com base no cálculo do Global Times.

“A escala da produção econômica incremental em 2021 também atingiu um novo recorde”, disse Tian Yun, ex-vice-diretor da Associação de Operações Econômicas de Pequim, ao Global Times. Ele estimou que, de 2020 a 2021, o incremento econômico da China contribuiu com impressionantes 50% para o do mundo, destacando o papel da China como âncora e estabilizador da economia global.

Em 2020, a China foi a única grande economia do mundo a conseguir uma expansão, com uma taxa de crescimento do PIB de 2,3%. Tirando o efeito base e traduzindo em termos de dois anos para uma avaliação objetiva, o crescimento médio do PIB da China foi de 5,1% de 2020 a 2021, também liderando a maioria das economias do mundo, disseram analistas.

De acordo com um relatório do Banco Mundial, o PIB dos EUA deve crescer 5,6% em 2021, e isso se traduz em uma taxa média de crescimento estimada de 1,05% no período 2020-2021.

No quarto trimestre de 2021, o PIB da China cresceu 4,0%. O crescimento econômico no primeiro, segundo e terceiro trimestres foi de 18,3%, 7,9% e 4,9%, respectivamente.

“A expansão trimestral do PIB da China diminuiu gradualmente ao longo do ano. A pressão descendente culminou em um pico no terceiro trimestre, mas a maioria foi eliminada no quarto trimestre, o que significa que a economia atingiu o fundo do poço e pode iniciar um avanço este ano.”, disse Tian, ​​também observando uma base maior no segundo semestre de 2020.

Enquanto a mídia ocidental tem divulgado como a estratégia dinâmica de tolerância zero COVID da China infligiu tremendo dano à segunda maior economia do mundo, os analistas desmascaram essas alegações apontando que é a estratégia que custa menos para garantir que a maior fábrica do mundo se recupere mais rapidamente , continue rugindo e fornecendo para o mundo.

A produção industrial da China – impulsionada pela forte demanda no exterior e uma cadeia de suprimentos resiliente em casa – continuou sua trajetória vibrante em 2021, enquanto o investimento em manufatura e imóveis foi moderado e o ressurgimento do coronavírus pesou sobre o consumo.

De acordo com a NBS, as vendas no varejo, reflexo do consumo nacional, subiram 12,5% ano a ano, para 44,08 trilhões de yuans no ano passado. O valor agregado industrial expandiu 9,6% e o investimento em ativos fixos aumentou 4,9%, atingindo 54,45 trilhões de yuans.

Em 2021, o volume de comércio exterior da China atingiu US$ 6,05 trilhões em 2021, ultrapassando o marco de US$ 6 trilhões pela primeira vez, segundo dados alfandegários divulgados.

Analistas disseram que, no curto prazo, a disseminação da variante Omicron altamente transmissível em Pequim, Zhuhai na província de Guangdong, no sul da China, e no município de Tianjin, no norte da China, bem como o ressurgimento da variante Delta em várias cidades, lançou uma sombra sobre os gastos durante os feriados do Festival da Primavera e as perspectivas econômicas para o primeiro trimestre de 2022, embora esse impacto provavelmente desapareça no segundo trimestre.

De acordo com um relatório divulgado pela Academia Chinesa de Ciências, o crescimento do PIB da China deverá moderar em cerca de 5,5% em 2022.

“Este ano, as autoridades devem ajustar uma política fiscal mais proativa para sustentar a economia, mas isso não será como um estímulo ‘semelhante a uma inundação'”, disse Tian.

FONTE: Global Times

SAIBA MAIS:

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

131 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

O modelo chinês colocando a concorrência para comer poeira.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Gabriel BR
2 anos atrás

Olá Gabriel. Sobre o crescimento de 8%, é preciso notar que ele ocorre sobre um período anterior de baixo crescimento relativo, sem que isso tire o mérito chinês. Precisamos discutir com seriedade o modelo chinês, as suas vantagens e os seu problemas. Parece claro que o caminho para países que possuem grande populações (como o Brasil) deve ser feito sobre uma economia industrial. Para o Brasil, o modelo exportador de commodities parece ser insuficiente para garantir o bem estar da população. Outro ponto importante é discutir a questão democrática. De um lado, vemos a China ampliando o bem-estar material da população mas sob um regime de partido único e forte controle do Estado. Do outro, temos um modelo neoliberal que sustenta o estado mínimo como fonte de bem-estar material, mas com uma consequente elevação da desigualdade social. Fico com a impressão que o caminho democrático só é viável por meio de um estado de bem-estar social, como nas democracias escandinavas.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Os caras estão comemorando antes da hora. A China cresceu 8% em 2021 e uns 2% em 2020, total uns 10% nós dois anos. Muitos menos do que cresceria em dois anos normais. Ano após ano eles estão perdendo o gás. Agora a estimativa é que eles ultrapasse a economia dos EUA em 2032 não em 2028 como se previram antes. A China entrará em estagnação em pouco tempo. O modelo chinês de crescimento artificial já tá dando sinal de estagnação e agora com as políticas neomaoistas do do ursinho pooh duvido muito que a China se mantenha até década de 30.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

O PIB da China em valores reais foi de cerca de US$ 28 tri em 2021.
Se ela crescesse os 10% usuais, seria o equivalente a colocar na rua um PIB quase do tamanho da França ou Inglaterra.
Ou seja, quanto maior o PIB menor o crescimento percentual sobre o ano anterior.
Não há como manter essas taxas estrondosas de crescimento eternamente.

WSilva
WSilva
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Sua analise é equivocada.

Primeiro, se a China cresceu menos nesses 2 anos, o que dizer do que resto do mundo? Do jeito que você fala parece que todo mundo tá crescendo e a China decrescendo, isso não procede. Na verdade o cenário ainda é o mesmo, ninguém cresce mais do que a China.

Segundo, ninguém(sério) nunca disse que a China ultrapassaria os EUA em 2028, a analise do governo chinês sempre colocou o ano de 2034/35 para que isso aconteça.

Todas estimativas sérias do ocidente apontam que isso aconteça depois de 2030 sendo a estimativa chinesa 2034/35.

Terceiro, eu ainda não vejo sinal de estagnação na economia chinesa, a medida que o país progride é natural o PIB recuar.

Chegará um momento que a China não crescerá mais do que 4% ano, ainda assim isso é quase o dobro do crescimento americano.

Como eu sempre digo, o ritimo mais lento da China ainda é mais rápido que o ritmo rápido do ocidente.

Slow
Slow
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Kkkk segundo os especialistas do blog a China iria falir por causa da Evergrande ..

Enquanto China cresceu 2% em 2020 os EUA caiu 4% e em 2021 cresceu mais de 3% que os EUA ..
Oque cresce bastante nos ?? é a dívida que já passou dos 30 trilhões e o número de drogados que só no ano passado morreram 100 mil , se você acha que isso é o futuro boa sorte ..

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Slow
2 anos atrás

Depois diziam que eu era o profeta do apocalipse.
Estou aceitando apostas.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Teu problema, Antoniokings, é que você só vê apocalipse num hemisfério do planeta. Do outro, só acertos, vitórias, perspectivas brilhantes, etc. Custa crer que você não perceba que a mesma força histórica criou ambos os lados com a única finalidade de se consumirem em holocausto…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Prezado Alex.

A questão não é simplesmente isso.
É fato óbvio que a dinâmica da economia mundial está no Oriente.
E também é evidente que algumas economias ocidentais, principalmente a americana, estão enfrentando sérios problemas estruturais e perda de importância relativa.
Agora, chame isso de apocalipse quem quiser.
Eu chamo de evolução natural das coisas.

WSilva
WSilva
Responder para  Slow
2 anos atrás

”Kkkk segundo os especialistas do blog a China iria falir por causa da Evergrande ..”

Existe um fetiche pela queda da China, esse fetiche baseado em inveja e raiva leva as pessoas a viver numa bolha, numa paranoia ao ponto de propagar noticias pateticamente falsas sobre o Império do meio.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  WSilva
2 anos atrás

Pois é.
Estamos esperando sentados.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

O modelo que países com grandes populações deveriam usar é o que os EUA usaram no pós-guerra, voltado ao consumo interno. Hoje, a China faz o mesmo e o Brasil também deveria.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Allan Lemos
2 anos atrás

Olá Allan. Você tem razão quando compara os EUA do pós-guerra e a China de hoje. Nos anos 50/60, os EUA concentravam cerca de 50~60% da produção industrial do mundo. Eu não sei se a China atingiu essa proporção, mas é inegável que ela tem uma significativa contribuição para a produção industrial mundial.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

A China está se aproximando de 33% e crescendo.
Os EUA estavam em 14% e caindo.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Olá AntonioK. Obrigado pelos números. Isso explica muita coisa.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Gilson Moura
2 anos atrás

Olá Gilson. Obrigado.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  Allan Lemos
2 anos atrás

Biden promete favorecer a produção nacional de semicondutores e microships, dizendo que vai apostar na América – talvez pra fazê-la ‘great again’, mas sem usar do chavão trumpiano. Tá difícil pra eles pois perderam, a custo de muita baboseira desconstrutivista cujo ápice é o woke, uma virtude fundamental, a virtude da união natural em torno da idéia de destino manifesto. Gabbard não perde a oportunidade de malhar neste ponto ao criticar como o governo Biden provoca divisão e ameaça metade dos norte-americanos com a pecha, bastante terceiro-mundista, de inimigos internos, um sintoma claríssimo da tal brasilianização do núcleo do sistema cantada desde ao menos uns vinte anos atrás. Mas uma coisa é mais que certa: produção industrial conta hoje, nos dias da febre financista que promete criar dinheiro a partir de pensamento sobre dinheiro, tanto quanto há dois séculos. E o Brasil não aprendeu isso no XIX nem no XX. Nem poderia: já é uma nação voluntariamente derrotada, pagando indenizações de guerra aos vencedores…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Allan Lemos
2 anos atrás

O único e gravíssimo problema americano é que eles continuaram privilegiando o consumo interno.
Só que com base em incrível endividamento lastreado pela poupança do exterior.
É lógico que isso vai estourar.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Eu penso que o modelo escandinavo não é escalável para países de grande população, e quanto a economia industrial gerar bem estar em países grandes eu também penso que é um pensamento que ficou obsoleto face a automação da Industria 4.0. Minha proposta é uma economia mista nos moldes do capitalismo francês , mas para isso ser possível precisamos acabar com o presidencialismo de colisão e criar leis que brequem a interferência politica na direção da empresas estatais. Todas as grandes industrias da França tem participação acionária do Estado francês , isso é interessante para garantir a soberania tecnológica , económica, segurança nacional e alguma responsabilidade social ( do ponto de vista de geração de empregos de qualidade e desenvolvimento econômico mais racionalmente distribuído pelo território nacional). A teoria da dependência do FHC definitivamente não é boa para o Brasil ! Obs: Eu só defendo politica de desenvolvimento Nacional mediante uma ampla reforma politica que inclui semi-presidencialismo , voto majoritário e distrital( moldes franceses) , e clausula de barreira elevada. Obs2: Defendo uma liberdade económica bem mais ampla do que a atual.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Gabriel BR
2 anos atrás

Olá Gabriel. Você toca em um ponto importante. Ás vezes, a gente fica focado na questão econômica e esquece de avaliar as questões políticas e institucionais do país. Eu discordo que exista uma modelo perfeito e acabado. O que precisamos é escolher um tipo de sociedade e partir disso buscar as soluções mais apropriadas. Contudo, hoje é claro que o atual modelo econômico é inapropriado para gerar bem-estar material para a população brasileira. Sobre o modelo político-partidário, a questão é se vamos seguir com um modelo democrático e pluripartidário ou enveredar um caminho menos democrático. Se vamos buscar um modelo de estado de bem-estar social que compense as distorções da desigualdade social ou se vamos buscar uma sociedade não-solidária. Voto distrital, legenda, lista fechada.. tudo isso é uma discussão posterior.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Saudacoes Camargoer.

Perfeita a sua analise. Concisa e imparcial.

Em relação a esta parte do seu comentário: “Fico com a impressão que o caminho democrático só é viável por meio de um estado de bem-estar social, como nas democracias escandinavas.”

Concordo plenamente. Ja que no Brasil temos impostos tao altos como na Escandinávia, o ideal seria que estes fossem reaplicados em prol do bem-estar da nossa população igual eles fazem lá. Sempre defendi o modelo de gestao dos Países Escandinavos como um exemplo a ser seguido pelo Brasil. Outro tema que sempre defendi é o investimento em educação de qualidade, do nível básico ao superior, inclusive com a implantação de mais um nível antes da universidade: cursos técnicos. Ficaríamos com o ensino fundamental, ensino medio, curso técnico e por ultimo o curso superior. Hoje os adolescentes estao entrando na faculdade muito cedo, muitos ainda nem sabem direito qual curso querem seguir. A implantação de um curso técnico com 02 ou 03 anos de duração ajudaria bastante no amadurecimento dos nossos jovens. Parafraseando o ex-senador e ex-candidato a presidente Cristovam Buarque: “A solução esta na Educação.”

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  MGNVS
2 anos atrás

Olá Mgnvs. Durante o II Império, o Brasil tinha um nível de analfabetismo superior a 90%, sendo que a maioria da população alfabetizada tinha apenas o nível primário. Durante o período JK o analfabetismo ainda era de 50%. Os filhos da classe média alta do NE se mudavam com 15 anos para a cidade do Rio de Janeiro ou São Paulo para cursarem o ensino médio (simplesmente porque não havia escolas em seus estados). Foi apenas no início do Sec XXI que o país passou a oferecer vagas para todas as crianças (tanto pela ampliação da oferta do ensino quando pela redução da taxa de fecundidade). Hoje, há um fluxo normal de crianças no ensino fundamental, mas um enorme gargalo no ensino médio. Apenas uma fração dos jovens que ingressam no ensino médio concluem seus estudos. Um outro problema sério é o reduzido número de vagas no ensino infantil. A maioria da população não tem acesso a este tipo de ensino, o que prejudica o desenvolvimento cognitivo das crianças. Pode parecer estranho, mas a oferta de vagas no ensino superior é praticamente a mesma do número de estudantes que concluem o ensino médio. Ensino técnico é uma boa opção, mas é preciso ter claro que o problema do ensino no Brasil hoje é a evasão no ensino médio.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Excelente comentario Camargoer.
Seu comentario deixa ainda mais claro a importancia da Educação no desenvolvimento de um país. E isso vai de encontro a frase do ex-senador Cristovam Buarque: “A solução está na Educação”.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Quando D. Pedro II do Brasil subiu ao trono, em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta. Em seu último ano de reinado, em 1889, essa porcentagem era de 56%, devido ao seu grande incentivo à educação, à construção de faculdades e, principalmente, de inúmeras escolas, que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.

E não vale contabilizar os escravos pra distorcer informação….

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Caro Agressor. Você está errado. No artigo “ESCOLARIZAÇÃO E ANALFABETISMO NO BRASIL: ESTUDO DAS MENSAGENS DOS PRESIDENTES DOS ESTADOS DE SÃO PAULO, PARANÁ E RIO GRANDE DO NORTE (1890-1930)”, há uma tabela na qual consta que o analfabetismo em 1890 era de 82%, caindo para 72% em 1930.

_RR_
_RR_
2 anos atrás

Esse é um exemplo real do “V” econômico…

Enquanto o mundo ainda é assolado pelos efeitos da pandemia, a China já se recupera… por ter sido a primeira a sofrer. Quer dizer, o ciclo da COVID já está se fechando para eles enquanto está aberto para Ocidente. Simples assim. Não há nenhum mistério aí… O mesmo vai acontecer com o restante do mundo daqui a um ano, quando o ciclo virológico se fechar para o Oeste, o que está sendo apressado pela vacinação em massa somada a própria absorção do agente infectante pelas populações em geral.

Claro que há outros fatores a serem considerados para essa “explosão”, tais como a cultura da China de trabalho abnegado (sim… chineses trabalham e não é pouco…!), a forte consciência coletiva, a mentalidade confucionista, ações de Estado que foram sim bem aplicadas, entre outros. Tudo isso foi fundamental para recuperar o tempo perdido em 2020 e inicio de 2021. 

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  _RR_
2 anos atrás

Trataram o caso de maneira séria e estão na frente.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Exatamente isso Antonio. Mas para alguns aqui é dificil aceitar que um país que nao seja os EUA possa crescer tanto quanto eles.

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  _RR_
2 anos atrás

Para seu desespero, não é mentiroso contumaz? a China está crescendo, vai continuar crescendo e já colocou os Estados Unidos no chinelo, economicamente. Militarmente, a Rússia assumiu a liderança. Separados, China e Rússia são forte; juntos, são invencíveis. Chora na cama, que é quentinho.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  100nick-Elã
2 anos atrás

Assim que expulsarem a América da Europa, incluindo a OTAN, ambos haverão de se separar pois seus interesses comuns, apenas geopolíticos, terão sido atendidos. Aí então, russos e chineses vão se encarar hostilmente. Como sempre foi. Quem diria que a existência da América seria a cola da fraternidade sinorussa…

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Sempre foi não amigo. Até o final do século 19 a Rússia e a China sempre comerciaram entre sí sem grandes problemas. Sugiro ver a séries, impérios asiaticos e impérios da prata.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  Cristiano de Aquino Campos
2 anos atrás

Já vi Impérios da Prata, muito bom por sinal embora muito pró China, criptonacionalista. Olha, Russia e China vão querer a Europa, e um grande não tem porque dividir nada (certamente todos aqui vão concordar com essa lei do cão), então. Claro, pode acontecer que o aquecimento global torne a Rússia num celeiro ainda maior que o Brasil, sei lá, e assim China e Rússia tenham um maior comércio de commodities, o que é sempre um motivo a menos pra hostilidade. De qualquer forma, russos estão construindo uma série de portos (e suas respectivas infraestruturas associadas, inclusive pequenas cidades) no seu litoral Ártico e não é pra enfeite em mapa.

Pablo
Pablo
Responder para  100nick-Elã
2 anos atrás

A Alemanha também achou que era invencível e quis enfrentar todo mundo. Quanto maior o salto, maior a queda!!!!

Alexandre Galante
Responder para  Pablo
2 anos atrás

A diferença é que a China já conquistou o mundo sem dar um tiro sequer:
comment image
comment image

MGNVS
MGNVS
Responder para  Alexandre Galante
2 anos atrás

Excelente grafico Galante. Mas vc sabe, para alguns aqui na Trilogia, nenhum argumento é valido a nao ser o deles.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  MGNVS
2 anos atrás

Percebe-se, claramente, pelas imagens acima que os EUA estão se isolando (ou já estão isolados) em seu mundinho na América do Norte.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

O problema aqui na Trilogia sao os NEGACIONISTAS, estes nunca aceitam argumento algum e nem FATOS, sao iludidos, pois mentem para si mesmos.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  Alexandre Galante
2 anos atrás

Ah, mas e aquela guarnição vietnamita numa ilha ‘conquistada’ pela China? Foram trucidados com retórica e presentes, beijos e abraços? Mas não nos preocupemos, o manto imperial e o dever da administração das ‘conquistas’ imporá deflagrar muitos tiros (nem que por procuração) – é só aguardar…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Alex

Enquanto os EUA estão preocupados em vender, por exemplo, meia dúzia de aviões para a Tailândia, 20 helicópteros para as Filipinas e alguns submarinos para a Austrália, a China vende carros, navios, eletrônicos, trens e etc.
E aos milhões.
Está aí o resultado

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Eu sei disso: há muito tempo já se dizia que a América só tinha seu poder militar (suas forjas de armas de alta tecnologia) e sua moeda de referência mundial como garantias de seu ‘império’ (J. L. Fiori, salvo engano), já que sua permissiva indústria geral se evaporara. O fato da China ser a manufatura do mundo não lhe garante tudo, precisa derrocar o dólar, se é que o sistema financeiro mundial vai deixar isso acontecer sem inaugurar uma guerra pra impedir a virada da mesa. Essa é a lição do capitalismo: abandonar a fase de exploração primária da natureza e produzir e mercadejar produtos desejados, dos têxteis às máquinas (termodinâmicas ou eletrônicas), das marcas às ideologias, sem pular fases do desenvolvimento da produção, se preciso violando direitos de propriedade (ao menos enquanto isso for possível sem gerar repúdio universal).

Gilson Moura
Gilson Moura
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Tu fez um giro de 360º. Tem que ser muito desonesto para citar algo assim e ter como afirmativa de que o “reinado” global da China irá ser o “apocalipse” bíblico.

Essa “ilha” que você furtivamente cita como um caso de exemplo do terror vermelho que se seguirá no mundo está sendo reivindicado tanto pelo Vietnã quanto por Taiwan. Se excluirmos a China dessa salada mista de reivindicações do Mar do Sul da China, se torna até capaz de que até mesmo as Filipinas venha a ter alguma alegação de soberania sobre essa ilha “conquistada” da China.

Os analistas parecem estimar que a China é o problema do Mar do Sul da China, com suas análises portentosas cheias de glamour e efeitos democráticos nunca analisaram o que aconteceria se tirasse a China desse problema regional que é o Mar do Sul da China, a linha traçada das reivindicações deixa claro que o imperialismo chinês não é o único fato a ser questionado, e até mesmo o Japão democrático bate suas asinhas imperiais fora de suas jurisdições e direitos marítimos, arrumaram problema até mesmo com Taiwan.

Quem lê essa afirmação cínica pensa que a China é o dragão que vai devorar o mundo todo, isso não passa de uma ilusão categórica dos fanáticos ideologizados. Para remeter um exemplo desse fanatismo que beira a religiosidade cega, a China devolveu ao Vietnã a ilha Bạch Long Vĩ, essa é a ilha mais estratégica do Golfo de Tonkin. A reivindicação da linha de 9 traços, anteriormente era traçada por uma linha de 11 traços, duas linhas faziam o contorno no Vietnã que incluía essa ilha que foi devolvida pelos chineses, uma linha que terminaria em um dos seus pontos a noroeste da ilha de Hainan.

Se os chineses fosse esse monstro devorador de territórios prestes a dominar o mundo inteiro, a China decerto não devolveria essa ilha para o Vietnã.

Esse discurso eloquente também não encontra fundamento quando se analisa o comportamento dos militares chineses. Em Ladakh, em face as escaramuças e confrontos com os chineses, centenas de indianos foram capturados e posteriormente devolvidos, se torna quase um fator inquestionável que a China usou armas de energia direcionada, mas é fato de que a libertação dos indianos é um ato de humanidade em benefício de alguma reciprocidade no futuro por parte da relação bilateral e, por enquanto, não se tem qualquer notícia de maus tratos aos indianos e os vídeos publicados deixam claro esse fato.

Se vamos colocar na balança quanto a comportamento militar agressivo, o mesmo pode ser aplicado aos EUA, correto?

A “América” encontra um monte de seguidores aqui no blog, alguns respondem prontamente quanto se questiona alguma atitude irracional dos estadunidenses.

Você falou sobre tropas chinesas trucidar, não vimos qualquer atitude irracional dessa por parte dos chineses em Ladakh.

Apenas como um ponto de observação, um dos argumentos dos que se acham moralmente superior ao criticar os crimes da China alegam que os EUA como regime democrático pode realizar a autocrítica e estabelecer novos critérios de direitos humanos, o histórico americano claramente refuta toda essa groselha autoafirmativa. Os EUA sequer aceitam qualquer julgamento da Corte Internacional, e o último presidente, durante o governo Trump, aplicaram até mesmo sanções aos membros do tribunal, os EUA nem reconhecem suas violações.

Só para citar um ataque militar americano que trucidou chineses:

Na Guerra da Coreia, os americanos bombardearam vilarejos chineses próximos a fronteira com a Coreia do Norte, bombardearam indiscriminadamente, em Dandong tem até memoriais para homenagear os chineses que foram trucidados pelos bombardeiros americanos, e os americanos não bombardearam apenas Dandong.

Pesquisa ai na internet fotos das casas e vilarejos destruídos do lado chinês do rio Yalu por bombas americanas.

Essa é a Pax Americana.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  Gilson Moura
2 anos atrás

Curti seu comentário pelo esforço louvável. Mas não falei sobre as cretinices da América, não disse que a China devoraria territórios ou criançinhas, apenas relativizei a frase ‘conquistou o mundo sem dar um tiro sequer’ com um fato inconteste de que foram dados muitos tiros, já. A Pax Sinica não será muito diferente da Pax Americana, e terá uma desvantagem adicional. Você pode imaginar qual? É, a tal groselha (democrática) autoafirmativa, na sua versão universalizante (um derradeiro sistema de ilusões necessárias) estará perfeitamente ausente. E então, como já sabia Heidegger (agora escrevi certo) e Hitler, a definição de quem é humano (livre pra operar deveres e usufruir de direitos do homem) será notavelmente restrita a um ideal étnico/ideológico. Pra mim, isso é um retrocesso notavelmente (s)cínico.

Gilson Moura
Gilson Moura
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Você relativizou erroneamente e ainda fez uma comparação esdrúxula.

O Galante respondeu ao comentarista que a China estava conquistando o mundo economicamente, o que certamente é uma abordagem diferente do que a Alemanha nazista tentou mudar visando a ordem mundial estabelecida, com base na força militar.

Ao contrário dos nazistas, a China não se tornou o maior país comercial do Brasil e da maioria dos países do planeta despachando os navios do PLAN e da Guarda Costeira para todos os mares e invadindo todo mundo e se deu tiros, foi no outro lado do mundo em seu próprio quintal, um quintal esse que todos os seus vizinhos alegam um pedaço de água para chamar de “seu” mar territorial e, atualmente, um intruso persistente do outro lado do mundo tem presença constante alegando patrulhas de “liberdade”, sabendo-se que todos os países que ele alega proteger, também tem suas próprias aspirações imperiais, incluindo até mesmo uma ilha a cerca de 150 km de distância daquele que é visto como um povo indigente e que irá vestir o manto imperial e jogar o mundo em um banho de sangue.

Atrás desse discurso enfadonho que todos estão cansados de ler, você atribuiu aos chineses uma postura malfadada tentando estabelecer critérios pré-definidos à tentativa de informar o que está por vir, vou me limitar nas palavras porque se eu disser desinformação, minhas palavras podem ser atribuídos a um comportamento de ataque pessoal, o que não seria o caso, já que a verdade dos fatos passa longe de ser o senso comum aqui.

Ao invés de estabelecer um relativismo ideológico baseado em ações que foram há várias décadas, até porque se formos retroceder na história e basearmos nossa análise em seu comportamento nocivo histórico, nenhum país ou povo terá o direito de se resguardar como aquele que só fez coisas inalienavelmente boas.

Essa falsa moralidade discursiva é um prato cheio para aqueles que estão famintos de auto-ilusão, a diligência em tentar atribuir todas as características de malignidade aos chineses é coisa de pessoa biltre, o que “aparentemente” não parece ser o seu caso, mas a narrativa se encaixa na maioria dos presentes aqui.

A China realiza muitas ações que sequer são comentadas aqui e que invariavelmente destoa da visão convencional, você sabia que a China tem mais navios hospitais do que os EUA e recorrentemente é usado para atender outros povos? Pois é. Filipinas, Vietnã entre outros recorrentemente são os países que se utilizam desses recursos que os chineses abarcam, em uma outra situação, esses dias as Filipinas recebeu um carregamento de equipamentos de uso dual da China, tanto civil quanto militar, alguns equipamentos são direcionados a salvar vidas.

O retrocesso é visualizado por aqueles que ficam em estado de letargia diante da boas ações que a China realiza, uma pessoa incapaz de tirar a venda dos olhos para enxergar o mundo como ele realmente é, e não como ele queria que fosse.

Mas você está certo sobre uma coisa, a China tem uma desvantagem adicional da Pax Americana, sabe qual é?

A China não irá bombardear os países para implantar democracia. Talvez fosse melhor a China reconsiderar isso, pois iria conquistar vastos seguidores mundo afora, inclusive amplamente aqui no Brasil.

Gilson Moura
Gilson Moura
Responder para  Alexandre Galante
2 anos atrás

Essa imagem é representativa.

Até 2006, os EUA era o maior parceiro comercial de 127 países, enquanto a China era de apenas 70 países. Em 2011, a situação se inverteu. A China se tornou o maior parceiro comercial de 124 países enquanto os EUA era o maior parceiro comercial de 76 países.

WSilva
WSilva
Responder para  Pablo
2 anos atrás

Até onde sei a China quer enfrentar somente os EUA, são EUA que querem passar a impressão que essa é uma guerra de todos contra a China.

A verdade é uma só, os EUA que se virem com a China e vice versa.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Pablo
2 anos atrás

Caro Pablo. Creio que não há paralelo entre as Alemanhas (Império e Nazista) com a China atual. Nos dois casos, a Alemanha era governada por um militarista e sem controle parlamentar. No caso da China, a despeito de ser um regime de partido único, há um parlamento extremamente poderoso (exatamente por se tratar de um regime de partido único) e Xi Jinping é um politico profissional, o que faz uma enorme diferença.

Wagner
Wagner
2 anos atrás

Cai o discurso barato ” Ain para tudo a economia a gente ver depois”

Mgtow
Mgtow
Responder para  Wagner
2 anos atrás

Esse discursinho é uma forma vil que os apoiadores do macaco Tião usam como escudo para tapear o desastre que está sendo a gestão da economia. Principalmente na pandemia. E olha que nem teve um lockdown da pesada como foi na China , Europa e EUA.
A pandemia caiu como uma luva para esse desgoverno, pois agora achou um bode expiatório pela tragédia econômica.
Lembrando que em 2019 não tinha pandemia por aqui, e o pibinho teve o mísero 1% de crescimento. O posto ipiranga é um assassino econômico.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Mgtow
2 anos atrás

se a economia tá tão ruim pq teve 3 milhões de empregos, crescimento de 4 por cento e superávit de 20 bilhões?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos Campos
2 anos atrás

Caro Carlos. O Brasil (assim como todos os países) estão passando por um período de volatilidade. Tem sido muito difícil avaliar os índices econômicos. Contudo, alguns números são bastante ruins. A taxa de desemprego está em 12%, tendo atingido um pico de 15% e que esteve abaixo de 6% por anos. Outro ponto importante é a elevada taxa de ociosidade do setor industrial em torno de 50%. Também é preocupante observar uma disparada da inflação mesmo em um período de elevado desemprego, baixo crescimento e elevadas taxas de juros. Segundo o IBGE, o segundo trimestre de 2021 teve um crescimento de 12%, mas estes números refletem mais a recomposição do PIB negativo ao longo de 2021 do que um crescimento. O PIB neste momento está em níveis de 2007. Portanto, existem uma capacidade de produção instalada ociosa (o que se reflete nas elevadas taxas de desemprego) e mostra que há um potencial de crescimento econômico sem que isso signifique novos investimentos. Se a estimativa para 2021 foi de um PIB de 4,5%, a previsão para 2022 é menor que 1%, inferior ao crescimento vegetativo da população (que tem uma taxa de fecundidade 1,7 filhos por casal e com elevação da taxa de mortes geral devido a crise da Covid).

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Sim. Mas agora explica oq tá ruim se a economia da sinais de atividade?

André Macedo
André Macedo
Responder para  Carlos Campos
2 anos atrás

Quais sinais de atividade? Ganhar 3 milhões de emprego depois de perder 5 milhões? Olha a inflação, a terceira maior do G-20, olha o valor do real derretendo, 119 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar e mais 20 milhões passando fome… Você está enxergando um palmo à sua frente, no máximo, o “crescimento” que ocorreu está longe de ser um crescimento real, se perdeu muito mais que ganhou, fora que mesmo esses ganhos podem ser apenas picos de curto prazo e estão longe de indicar uma tendência crescimento.

As principais agências de investimento e estudos financeiros projetam recessão econômica pra 2022, o Itaú já mudou a projeção de 0,5% pra -0,5%, quem acha que o Brasil está economicamente bem é iludido ou rico.

https://finance.yahoo.com/news/2022-threat-recession-haunts-brazil-060110634.html

Mgtow
Mgtow
Responder para  Wagner
2 anos atrás

Essa gente vai entregar o país em estado de terra arrasada.

Luiz Guilherme Di Calaça
Responder para  Wagner
2 anos atrás

Na China, para-se tudo com o surgimento dos primeiros casos.

Slow
Slow
Responder para  Luiz Guilherme Di Calaça
2 anos atrás

Dão deslike mas não desmentem pq sabe que é verdade ..

LUCIANO DO PRADO
Responder para  Wagner
2 anos atrás

O problema é que o governo atual não viu a economia nem antes, durante e depois.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Wagner
2 anos atrás

Wagner… a pandemia caiu de presente no colo do incompetente do Paulo Guedes. Em 2019, muito antes da pandemia, o PIB do Brasil ja era ridiculo. Se a pandemia nao tivesse acontecido tanto o Paulo Guedes quanto o Bolsonaro ja teriam caído dado os altos indices de inflacao. Esse governo negacionista que temos deveria é dar graças a Deus que a pandemia veio na hora certa para acobertar o desastre economico que ja estava acontecendo. Nao venha com esse discurso barato para encobrir a incompetencia economica do DESgoverno Bolsonaro.

J-20
J-20
Responder para  Wagner
2 anos atrás

E foi exatamente assim que a China agiu: economia só será focada depois de lidar com uma doença com um potencial destrutivo.
Eu queria ir para a China e não pude, pois o país estava fechado, cidades inteiras confinadas, chegando até a afetar comunidades pequenas de camponeses como é o caso da casa dos meus familiares. Meu pai só pôde vir para o Brasil em abril de 2021, depois que a situação foi controlada.
O que isso significa? Que o fechamento das fronteiras e controle de circulação das pessoas lá afetou pesadamente a economia local, registrando alguns meses de déficit.
E o que aconteceu com o Brasil? Vocês, burros como são (é exatamente assim que os chineses acham que os brasileiros são), não fizeram nada e só pioraram a situação com o reforço das conspirações anti-vacina, difusão de medicamentos inadequados e desdém com um possível lockdown, com o uso errôneo de liberdade individual.
Aliás, para os chineses, a maior fraqueza do Ocidente é o endeusamento da liberdade individual. Esse excesso de individualidade vai contra as principais bases do confucionismo, que é o que esteve por trás do sucesso da China como uma civilização

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

É a locomotiva do Mundo.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

E pelo numero de engenheiros que formam por ano será o cérebro também

MGNVS
MGNVS
Responder para  Gabriel BR
2 anos atrás

Exato. Sem contar o fato de que a cada ano que passa, aumenta o numero de estudantes chineses se formando em intercambios nas universidades dos EUA.

Wellington
Wellington
2 anos atrás

Esse vírus foi/é muito conveniente.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Wellington
2 anos atrás

Conveniente por reduzir o crescimento econômico que a China teria no mesmo período sem a pandemia? Sem o vírus o PIB chinês teria crescido pouco mais de 12% no período, com o vírus ficou na casa dos 10%. Além disso, as projeções econômicas colocam a China crescendo algo na casa de 4,5% neste ano, menos do que no período pré-pandemia.

Também vale lembrar que a taxa de natalidade chinesa caiu mais do que as expectativas mais pessimistas previam no ano passado (um fato reconhecido pelo próprio governo chinês). É possível (quiçá provável) que 2021 foi o último ano de crescimento para a população chinesa.

Dito tudo isto, não vejo como exatamente o vírus está beneficiando a China, muito pelo contrário.

Mgtow
Mgtow
2 anos atrás

Bom dia irmãos da trilogia.
Economia pujante nunca visto na história.
O eixo econômico mundial sai do Atlântico e se desloca para o indo-Pacífico.
Quem tiver inteligência se atrela aos chineses para morder uma fatia desse bolo. A China tem algo de muito nobre nas relações com os seus parceiros, adotam o ganha-ganha.
Diferente dos escravagistas ocidental no trato com os parceiros, que é aprofundar na miséria os países da periferia do capitalismo para drenar os recursos dessas nações. Para dar estado de bem estar social e América way of life a sua população.
Por isso digo, quem não quer perder o bonde da história, junte se ao dragão.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Mgtow
2 anos atrás

sim, sim, as filipinas tem seus pescadores assediados pela guarda costeira da China, assim como outros países da Região, tenho certeza que eles estão “ganhando” muito…. acorda pra vida, a China é hoje o que os EUA são e os Ingleses foram.

Scarface 1
Scarface 1
2 anos atrás

Espero que o Brasil mantenha boas relações com o dragão, não vejo a China com bons olhos, da mesma forma que tenho pé atrás com EUA e a UE.

Temos que ter uma diplomacia que seja benéfico ao Brasil e tire o olho gordo seja de Chineses, Americanos ou quem for.

Tá na hora de investir na diplomacia e nas nossas forças armadas, o mundo tá mudando e talvez não pra melhor.

Scarface 1
Scarface 1
Responder para  Scarface 1
2 anos atrás

Temos que agradar, mas também ser agradados. Sem se curvar a ninguém.

Além de aumentar o tamanho do porrete.

Augusto L
Augusto L
2 anos atrás

8 comentários e nenhum acertou bolas nenhuma.

E por favor editores “Global Times” serio? Se fosse SCMP ou Al Jazeera ainda teria credibilidade.

Vocês querem um fato legal, o a China cresceu menos no 4 trimestres de 2021 que os EUA e há expectativas que só volte supera-los no primeiro trimestre de 2023. Ou seja pela primeira vez desde os anos 70 os EUA vão ter um PIB anual maior que o Chinês.

Um segundo fato, previsões anteriores a pandemia mostravam o PIB chinês em meados da década de 2030s estaria abaixo do norte americano, com a divulgação recentemente, do próprio órgão chinês, do início do declínio populacional chinês o que era esperado para próxima década pode acontecer antes.

E enquanto falamos as grandes economias desenvolvidas estão em um monstruoso processo de re-equipação de industrias com o uso de tecnologia.

Além disso estamos a beira de um colapso financeiro, os baby boomers estão morrendo, o que significa que a sua riqueza será distribuídas para as novas gerações dos países desenvolvidos, seus filhos, que irão gastar na economia local e não investir em países em volta do globo.

A globalização acabou.

Augusto L
Augusto L
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

Correção:

“Um segundo fato, previsões anteriores a pandemia mostravam o CRESCIMENTO do PIB chinês em meados da década de 2030s “

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

Caro Augusto. Um dos meios mais efetivos para avaliar uma informação é buscar fontes primárias, como FMI, BancoMundial ou até os pŕóprios institutos de estatística de cada pais para conferir os números. Segundo o Banco Mundial, a China cresceu 8% em 2021 e provavelmente crescerá 5% em 2022, o que corrobora a notícia do Global Times. https://www.worldbank.org/en/country/china/publication/china-economic-update-december-2021#:~:text=China's%20economy%20is%20projected%20to%20slow%20in%202022.&text=We%20project%20real%20GDP%20growth,the%20government's%20continued%20deleveraging%20efforts.

WSilva
WSilva
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Não importa a fonte, esses cabeças ocas não acreditam em nada além do tiozão do zap. rs

Augusto L
Augusto L
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Camagoer, isso não desfaz o que eu falei. O Crescimento chinês foi menor que o americano no quarto trimestres de 2021 e a expectativa e que fique assim para os 4 próximos, ou seja, o ano de 2022 como um todo. Só voltando a ter um crescimento maior no 1 trimestre de 2023.

Gilson Moura
Gilson Moura
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

O crescimento americano de 2022 está sendo revisado para baixo de 3,8%, enquanto as mesmas fontes também colocam que o PIB chinês venha a ter um crescimento no PIB abaixo de 5%, não sei onde você está tirando que os 4 próximos trimestres serão maiores para os americanos e inferior para os chineses.

Poderia postar a fonte, por favor.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

Olá Augusto. Nos últimos 2 ou 3 anos, todos os índices econômicos foram afetados de um modo ou de outro pela pandemia. Acredito que não faz sentido algum qualquer análise isolada e até mesmo as comparações precisam ser feitas com cuidado. Segue os gráfico com as taxas trimestrais publicado pelo escritório de estatística do governo dos EUA. Acho que a discussão nem é se a China está tendo um crescimento maior ou menor que os EUA, mas por que o Brasil está patinando nos últimos 5~6 anos?

gdp3q21_3rd-chart-04.png
Slow
Slow
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

Não confunda pib de 1 trimestre com pib do ano ..

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

Caro Augusto. Você errou ao criticar os dados do GlobalTimes sem verificar outras fontes e checar os números. Eu também considero um equívoco fazer uma análise comparativa da China x EUA em um período tão estranho como o que estamos vivendo. Como expliquei, até o crescimento da China de 8% deve ser visto no contexto de uma recuperação em “V”. É normal que após uma grande queda, uma economia consolidada tenha uma recuperação. Os EUA também etão passando por esse tipo de flutuação. Ao longo dos últimos 20 anos (ou até mais), a China vem crescendo a taxas mais altas que qualquer outro país. Se ela vai ultrapassar os EUA este ano ou daqui uma década é irrelevante. O fato relevante é que a China tem conseguido manter elevadas taxas de crescimento por meio de um amplo programa de investimento público em infraestrutura, o que permitiu ao país se tornar uma das principais bases industriais do mundo, elevando o bem-estar material da sua população mas ás custas de um regime político de partido único, enquanto que no Brasil o modelo recente de inspiração neoliberal (a tal ponte para o futuro) tem sido incapaz de sustentar um crescimento econômico mas parece ser responsável pelo aumento da desigualdade do pais, o que está obviamente corroendo o apoio popular ao regime democrático.

Gilson Moura
Gilson Moura
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

Engraçado, você reclama dos outros comentários, mas o seu está impregnado de fake news e informações incorretas. Era melhor ter ficado calado.

Você aponta a falta de credibilidade e imparcialidade do Global Times, mas releva SCMP e Al Jazeera que também são fontes sem credibilidade, o SCMP desde a capitulação de Hong Kong com a Lei de Segurança Nacional aprovada não pode mais se dizer o mesmo dos anos anteriores, o SCMP não será mais o mesmo e Al Jazeera é órgão estatal do Qatar, por mais que neguem. 

Olha aqui, por exemplo: “Vocês querem um fato legal, o a China cresceu menos no 4 trimestres de 2021 que os EUA e há expectativas que só volte supera-los no primeiro trimestre de 2023. Ou seja pela primeira vez desde os anos 70 os EUA vão ter um PIB anual maior que o Chinês.”

Não sei de onde você tirou essa fake news. Provavelmente deve ter tirado da Jovem Pan.

Crescimento trimestral dos EUA:

1º trimestre de 2021: 6,3%
2º trimestre de 2021: 6,7%
3º trimestre de 2021: 2,1%
4º trimestre de 2021: 6,4%

Crescimento trimestral da China:

1º trimestre de 2021: 18,3%
2º trimestre de 2021: 7,9%
3º trimestre de 2021: 4,9%
4º trimestre de 2021: 4,0%

Como se pode avaliar, apenas no último trimestre os EUA cresceram mais do que a China.

WSilva
WSilva
Responder para  Gilson Moura
2 anos atrás

”Como se pode avaliar, apenas no último trimestre os EUA cresceram mais do que a China.”

Foi justamente o que eu falei no meu comentário, ele deve lido em algum canto que o pib americano no quarto trimestre foi maior do que o da China e assumiu que esse pib seria do ano. rs

Um baita juvenil.

Gilson Moura
Gilson Moura
Responder para  WSilva
2 anos atrás

Pior que ele faz a análise considerando o 4º trimestre como modelo para os próximos 4 trimestres de 2022. Essa é uma análise estupefada.

Ele fez uma afirmação de que 8 comentários podem ser descartados, porque ninguém conseguiu acertar coisa nenhuma. Ele mesmo não chegou a conclusão nenhuma, porque toda a tese dele é furada.

Olha só como a narrativa não se encaixa.

Olha o que o texto afirma: “De acordo com um relatório do Banco Mundial, o PIB dos EUA deve crescer 5,6% em 2021, e isso se traduz em uma taxa média de crescimento estimada de 1,05% no período 2020-2021.
.
“Tirando o efeito base e traduzindo em termos de dois anos para uma avaliação objetiva, o crescimento médio do PIB da China foi de 5,1% de 2020 a 2021, também liderando a maioria das economias do mundo, disseram analistas.”

A China cresceu em média no período 2020-2021 uma taxa de 5,1%, enquanto os EUA cresceram 1,05%, ou seja, a China cresceu 4,8x do que os EUA.

A China em 2020, como o texto afirma, foi um dos grandes países e poucos que cresceram, com o PIB aumentando 2,3% a taxa anual, os EUA caíram 3,5% a taxa anual. Mesmo no ano de 2021, para recuperar o atraso, os EUA só conseguiram ter um crescimento econômico maior do que a China no 4º trimestre de 2021 e as análises com base em estimativas do PIB americano e chinês desse ano não deixa a margem de dúvida, os chineses ainda terão crescimento acima do americano, o que não faz sentido nenhum a afirmação dele de que o crescimento chinês só será maior em 2023.

As estimativas para esse ano só estão piorando, várias organizações no final do ano de 2021 davam que os EUA cresceria 4% em 2022, a taxa foi diminuindo até chegar a 3,5%, algumas fontes indicam 3,2% o crescimento desse ano. A mesma coisa o PIB chinês, o crescimento desse ano estava acima de 5%, atualmente já está um pouco abaixo de 5% dependendo das análises.

Com relação a afirmação dele:
“Vocês querem um fato legal, o a China cresceu menos no 4 trimestres de 2021 que os EUA e há expectativas que só volte supera-los no primeiro trimestre de 2023. Ou seja pela primeira vez desde os anos 70 os EUA vão ter um PIB anual maior que o Chinês.”

Pode ter erro de escrita, já que se ele colocar o “s” antes do “4”, a afirmação seria que a China cresceu menos do que os americanos nos 4 trimestres de 2021, mas se ele queria afirmar que os americanos cresceram acima dos chineses apenas no 4º trimestre, ele deveria excluir o “s” do “trimestres” antes de “2021”. Vou assumir que ele errou na escrita.

Augusto L
Augusto L
Responder para  WSilva
2 anos atrás

VOCES QUE TEM PROBLEMAS DE INTERPRETAÇÃO.

“Vocês querem um fato legal, o a China cresceu menos no 4 trimestres de 2021 que os EUA e há expectativas que só volte supera-los no primeiro trimestre de 2023. Ou seja pela primeira vez desde os anos 70 os EUA vão ter um PIB anual maior que o Chinês.”

Se o pacote Build Back Better do Biden for aprovado a expectativa américa para 2022 será de 5% a.a enquanto a chinesa ronda de 4% a 5% somente em 2023 no primeiro trimestres que retornariam a ter um crescimento maior.

Augusto L
Augusto L
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

O que corresponde ao que eu disse, os EUA cresceram mais que a China no 4 trimestre e provavelmente ira crescer em 22/1, 22/2. 22/3 e /4. Eita dificuldade de interpretação

WSilva
WSilva
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

Negativo, a estimativa de crescimento para 2022 dos EUA é de 4% e da China 5%.

”os EUA cresceram mais que a China no 4 trimestre e provavelmente ira crescer em 22/1, 22/2. 22/3 e /4”

Cresceu mais no quarto trimestre e PERDEU em todos os outros anteriores, 1 trimestre só não faz verão.

WSilva
WSilva
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

”Ou seja pela primeira vez desde os anos 70 os EUA vão ter um PIB anual maior que o Chinês.”

A expectativa de crescimento para os EUA em 2022 está na casa dos 4% e da China 5%, não adianta nada os EUA crescer mais em trimestre X e perder nos outros restantes pois ganha aquele que tiver a maior média em todos os trimestres, e neste caso o vencedor é evidentemente a China.

Para os EUA crescer mais do que a China na configuração de hoje, a China teria que parar as máquinas, se a China parar as máquinas, o mundo para junto.

Augusto L
Augusto L
Responder para  WSilva
2 anos atrás

Esta na casa dos 3,5% a 4% porque o pacote de estimulo sofreu um impasse no congresso. Antes era de 5%. Enquanto o da China é incerto eles cresceram cerca de 4% no ultimo trimestres resultado da chegada da ominicron, politica de redução de energia do carvão e resultados da falência de empresas do setor de construção com alto índice de dividias.

A expectativa é incerta para 2022, já que a ominicron que esta chegando na China agora poderá paralisar o processo produtivo.

“Para os EUA crescer mais do que a China na configuração de hoje, a China teria que parar as máquinas, se a China parar as máquinas, o mundo para junto.”

A economia americana tem menos de 20% de dependência em comercio sendo mais da metade com Canada e México, sem contar com 68% PIB baseado em consumo. Resumindo eles não dependem do mundo, ja a China…….

Agora sabem porque o Xi Jinzinho esta com medo do juros altos nos EUA e Europa.

Gilson Moura
Gilson Moura
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

Errado.

O plano Build Back Better(BBB) foi reformulado, o atual representa gastos na ordem de US$2 trilhões. Provavelmente você não analisou no que seria gasto esse pacote. Os defensores do BBB acreditam que ele ajudará na recuperação econômica do país, mas há uma chance maior de agravar a inflação e desacelerar o crescimento econômico, não foi por acaso que o Manchin matou o Build Back Better devido a preocupações com a inflação.

A versão atual do BBB está repleta de gastos não relacionados ao crescimento econômico. Isso inclui um benefício para o Medicare, expandindo os créditos fiscais do Obamacare, créditos fiscais para fontes de energia politicamente preferidas(energias verdes) e mais subsídios ao programa de assistência domiciliar do Medicaid. 

A maior parte desses gastos é simplesmente uma transferência de contribuintes mais jovens para aposentados mais velhos. Pessoas com menos de 65 anos são as pessoas que iniciam ou expandem negócios e investem em empresas, e o empreendedorismo e o investimento são o que impulsionam o crescimento. Ajudar os aposentados a viver uma vida mais confortável pode valer a pena, mas definitivamente não é pró-crescimento.

O projeto também investe muito dinheiro em coisas que parecem pró-crescimento, como investimentos em educação e desenvolvimento da força de trabalho, mas não faz nada para resolver os problemas subjacentes que tornam os gastos governamentais atuais em educação e desenvolvimento da força de trabalho tão improdutivos.

Exatamente por esse motivo, algumas análises indicavam que mesmo se o pacote fosse aprovado, representaria um acréscimo de 1/5 no crescimento, para ser bastante otimista, isso representaria no máximo 4,5% de crescimento em 2022.

Outras análises como a Tax Foundation estimaram que o Build Back Better resultaria em 125.000 empregos equivalentes em tempo integral a menos e uma perda líquida do PIB de 0,48%.

Não adianta mais falar no que não foi aprovado, só entraríamos em uma cenário bem hipotético com grandes chances de todos estarem errados.

Vamos ao cenário real.

O Goldman Sachs agora espera que o PIB cresça a um ritmo anualizado de 2% no primeiro trimestre, 3% no segundo trimestre e 2,75% no terceiro trimestre, segundo estimativas publicadas na segunda-feira. Essas projeções caíram de 3%, 3,5% e 3%, respectivamente. Essas estimativas estão abaixo do que se configura o crescimento anual do PIB chinês que vigora entre 5,2% a 5,1%, embora algumas análises já indicam um crescimento abaixo de 5%.

WSilva
WSilva
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

”sem contar com 68% PIB baseado em consumo. Resumindo eles não dependem do mundo, ja a China…….”

E de onde vem os produtos consumidos nos EUA? rs

Por que os EUA gastam todo ano mais de 400 bilhões de dólares com exportações da China?

Esses 68% do pib americano baseado em consumo interno DEPENDE da China, ou você acha que os produtos para consumo caem do céu? rs

Gilson Moura
Gilson Moura
Responder para  WSilva
2 anos atrás

A maior parte da importação dos EUA de produtos da China são de maquinário para produção, portanto, a produtividade da economia americana depende da importação desse maquinário. A China é a mesma coisa, ela depende de importação de alimentos dos EUA, a segurança alimentar depende da importação desses “alimentos”.

Com relação aos EUA, a China é o país que mais exporta para os EUA, e a China é o terceiro país que mais importa dos EUA, mas ele está certo quanto ao Canadá e o México serem os principais parceiros comerciais dos EUA, mas errado quanto a taxa menor do que 20%, a taxa é maior do que 20% do comércio total dos EUA com a China, para ser um pouco exato, algo em torno de 23%.

Mas se formos basear simplesmente na taxa de relações comerciais que ele afirma, o mesmo pode se dizer da China. A taxa total da relação comercial com os EUA chega a quase o total de 24%, com os EUA sendo o país que mais importa da China e os EUA no posto de 6º lugar que mais exporta para a China, os principais parceiros comercias da China são a UE e o ASEAN, os EUA ficam em 3ª lugar.

“Esses 68% do pib americano baseado em consumo interno DEPENDE da China, ou você acha que os produtos para consumo caem do céu? rs”

Como a maioria das importações dos EUA são de maquinário para produção, entra na conta de “importações” no cálculo do PIB, a conta de consumo fica na conta de “consumo privado” no cálculo do PIB. Se os EUA importam produtos finais para consumo, no ano em que foi importado, ainda continua sendo contabilizado como “importações”, mas no próximo ano ele entra como “consumo” se for vendido.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

Ola Augusto L… por favor, faça uma analise imparcial do seu proprio comentario. Preste bem atencao no que vc escreveu. Nessa ansia de defender os EUA ou Russia/China, alguns aqui na trilogia acabam ate atropelando os FATOS. E fatos nao deixam de ser fatos so pq alguns nao concordam. E o fato é que mesmo com a pandemia e com a economia desacelerando muito, ainda assim a China cresceu mais que os outros países.

Augusto L
Augusto L
Responder para  MGNVS
2 anos atrás

Não tem nenhum dado errado que não apresentei vocês que não souberam interpretar.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

Augusto L. … eu nao escrevi que seus dados estao errados. Eu escrevi que apesar de vc nao concordar, mesmo a economia da China desacelerando, ainda assim ela cresceu muito mais que outros países. Isso é um FATO. Mesmo que vc nao concorde, nao vai poder alterar esse fato.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

Prezado.
Todas as previsões batem para um crescimento de 1,5% a 2% para os EUA daqui para frente.
E muito anos pra frente.
Desse modo, logo a China vai atropelar os EUA no PIB nominal, porque por paridade já deixe os americanos longe.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

mano, sinceramente, os baby boomers são a melhor geração que já existiu por um lado, rápido eles suplantaram a geração anterior e atualmente tudo tá na mão deles, os millenials são um desastre em termos gerais, a geração z parece que tem baixo QI….. quanto a industria 4.0 já disse que pra mim, essa a aposta dos EUA para se manter na frente da China, acontece que os Chineses não são burros, e vão usar a industria 4.0 também, fator o ruim é que eles não tem o poder de compra dos países ricos do ocidente, tá sendo uma disputa interessante. ao lado vem também as economias asiáticas pobres que crescem rápido tipo India e Vietnã.

100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

Bom dia, Bosco. Tudo bem com você?

Slow
Slow
Responder para  100nick-Elã
2 anos atrás

Kkkkkkkkkkkk vcs não perdoa uma

MGNVS
MGNVS
Responder para  Slow
2 anos atrás

SLOW… sem o Bosco e o AntonioKings aqui nao tem graça. No caso do Bosco eu rio muito das “bosquices” dele. Na falta de um bom filme de comedia na net eu venho na Trilogia ler os comentarios do Bosco para rir um pouco.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  MGNVS
2 anos atrás

Não invoque o espírito que ele pode aparecer.
kkkkkkk

MGNVS
MGNVS
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Henrique
Henrique
Responder para  100nick-Elã
2 anos atrás

Falei com ele…tá tiste

MGNVS
MGNVS
Responder para  100nick-Elã
2 anos atrás

Bosco e suas “bosquices”… e entenda-se por bosquices sendo: tolices, idiotices e cretinices.

André
André
2 anos atrás

Calúnias ocidentais?

Mauricio
Mauricio
2 anos atrás

Espalharam um vírus que colocou o mundo de joelhos, não podia ser diferente!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Mauricio
2 anos atrás

Caro Mauricio. Repetir essa mentira neste momento indica algum problema muito grave. Pandemias são eventos naturais e de difícil controle. Há 100 anos o mundo viu uma pandemia de influenza que começou nos EUA e se espalhou pelo mundo levada pelos soldados dos EUA que foram combater na Europa. As estimativas são de 100 milhões de mortos (mais que os mortos da I e da II Guerra juntos). Até este momento, a Covid foi responsável por 5,5 milhões de mortes. Graças a um amplo programa de vacinação mundial, a varíola foi erradicada. Nos últimos anos tivemos diversos surtos de influenza. Há algum tempo, foi descoberto um vírus no Brasil (que recebeu o nome Sabiá) muito mais mortal que o ebola (felizmente o surto foi controlado). Seu comentário é desrespeitoso com aqueles que perderem familiares e amigos para a Covid. Despreźivel. Abjeto.

Srs
Srs
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Porque você tem tanta certeza que o Maurício está mentindo? A China sofreu menos que outros países com essa pandemia,os países do Ocidente foram os que mais sofreram,existe documentários anteriores a pandemia mostrando que a China manipulava o coranavirus , o problema é que existe hoje no Ocidente vários que estão trabalhando como quinta coluna para China,são verdadeiros traidores um deles se chama Bill Gates .

Camargoer
Responder para  Srs
2 anos atrás

Caro S. Existem dois modos de manipular o material genético de um vírus pela inserção de trechos de outra virus ou pela indução de mutação todo o material. Estas duas técnicas deixam rastros no material genetico. Há um artigo publicado na Lancet com o primeiro sequência então genérico do SARS-Cov-2. Ele mostra a evolução deste vírus. Um vírus manipulado em laboratório deixaria pistas genéticas, como por exemplo, inserção de trechos de genes intactos de outros vírus inseridos ou até mesmo rastros de mutações induzidas em outros trechos. O fato de você afirmar que o viris foi manipulado no laboratório mostra desinformação ou má-fe e um enorme desrespeito com as pessoas que perderam familiares e amigos, algo desprezível e intolerável. Desumano e abominável.

André Macedo
André Macedo
Responder para  Srs
2 anos atrás

Quem tem que provar é acusação amigão, olha as medidas de combate da Nova Zelândia e Austrália, mitigaram e muito os danos. Nem os EUA que curtem uma bela mentira e false flag se atreveram a dizer que a China criou o vírus, quem é você pra acusar?

O problema mesmo é que vocês acreditam em qualquer m… que mandam no Zap e é conveniente dizer que existe uma conspiração “comuno globalista”, assim você não precisa refutar nenhum argumento, pode passar a boiada com conspirações ridículas, reptilianos e afins. Quanto ao Bill Gates, os bilionários vendem até a mãe se trazer lucro, isso é o capitalismo, apenas, está muito iludido se acha que eles se importam com algo além dos seus bolsos.

https://www.bbc.com/portuguese/geral-58368514

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  André Macedo
2 anos atrás

Olá Andre. Recomendo os artigos “Genomic characterisation and epidemiology of 2019 novel coronavirus: implications for virus origins and receptor binding” publicado na The Lancet e “The proximal origin of SARS-CoV-2” publicado na Nature Medicine. Estes dois artigos (que somados já acumulam mais de 15 mil citações) apresentam dados genéticos sobre a origem do vírus e são conclusivos sobre a sua origem natural. O fato aqui é que exstem EVIDẼNCIAS científicas da origem natural do SARS-Cov-2 suficientes descartar outras hipóteses sobre o vírus que não a da origem natural. Levantar essa discussão neste momento é desinformação ou má-fé. Ignorância é ignorar os fatos. Que venham as negativações para mostrar o nível de ignorância.

André Macedo
André Macedo
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Vou ler com certeza mestre. Já havia lido alguns que relacionavam o coronavírus e outras pandemias (passadas e futuras) com o desmatamento desenfreado, que coloca seres humanos em contato com novas doenças que podem sofrer mutações e nos infectar, antes mesmo da pandemia atual já havia esse alerta. Seria nosso filtro de Fermi?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  André Macedo
2 anos atrás

Olá Andre. É fato que as florestas e áreas selvagens são reservatórios de vários tipos de vírus e portanto o avanço da fronteira agrícola e outras formas de ocupação destas áreas eleva o risco de pandemias. Por outro lado, alguns vírus que já circulam entre a população humana e entre as populações de animais domesticados também estão sob pressão evolutiva, resultando em cepas que poderão ser mais letais ou transmissíveis. Uma das causas para o surgimento de cepas mutantes é a redução da cobertura vacinal, o que amplia a transmissão e circulação dos vírus (todos, como influenza, sarampo, polio). Quando mais um vírus circula, maior sua taxa de reprodução e consequentemente maior a chance de ocorrer uma mutação. A maioria das mutações dão catastróficas aos vírus, mas eventualmente, pode ocorrer uma mutação que provocará uma nova pandemia ou epidemia. Neste contexto, acho que o livro “O gene egoista” também ajuda a compreender essa dinâmica.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Mauricio
2 anos atrás

Portanto, vacine-se, use máscara, higienize as mãos e mantenha distanciamento social.
Chineses fizeram isso e se saíram bem.
Brasileiros e americanos não fizeram e afundaram.
Ah!
E não esqueça da dose de reforço e de vacinar seus filhos (se tiver).

Camargoer
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Olá AntonioK. Eu acho que temos que ser intolerantes com estes comentários abomináveis que só servem para criar uma falsa polêmica sobre um assunto extremamente sério como uma pandemia que matou milhões e ainda continua matando. Perdi familiares e amigos. Pessoas que amo adoeceram.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Camargoer
2 anos atrás

Prezado Camargo

Esse pessoal já está ‘manjado’.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Olá AntonioK. Infelizmente, ainda aparecem comentários preconceituosos e abjetos sobre doenças. Seria ótimo se todos nós protestássemos veementemente nestes momentos.

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

Impressionante, mas as políticas do Xi tem tido problemas, o setor de educação sendo tomado pelo estado, a disputa com a Austrália fez o país ter apagões, cidades tendo déficits em suas contas, acho que chegou a hora de o PCC trocar o Xi,

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Carlos Campos
2 anos atrás

Imagine.
Trocar o sujeito que está levando o País para a liderança mundial em todos os setores.
Será o ‘Pai’ de uma mudança histórica e sempre será lembrado assim.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

“É verdade esse ‘bilete’!” Há muito tempo se sabe que a economia chinesa não tem índices confiáveis, simplesmente porque são estabelecidos politicamente. Aliás, como no Brasil, que demora seis meses pra aprovar o orçamento daquele ano e, de tempos em tempos, estabelece projeções de gastos que não se confirmam e ninguém investiga pra saber o que aconteceu com o dinheiro. Da China vem mentiras, de nossa casa, desinformação e conspiração do estamento burocrático. Estamos bem na foto…

WSilva
WSilva
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

”Há muito tempo se sabe que a economia chinesa não tem índices confiáveis,”

Vamos imaginar que realmente não seja índices confiáveis, você em outras palavras tá dizendo que a China se tornou a segunda maior economia do mundo, e possivelmente será a primeira(já é em ppp) simplesmente por mentir em seus índices e que nada em relação a isso foi feito pela comunidade internacional que estão todos sentados sorrindo vendo a China ultrapassar suas economias? rs

Se é tão fácil assim, o Brasil precisa adotar esse método.

Gilson Moura
Gilson Moura
Responder para  WSilva
2 anos atrás

Ainda vai ter um aqui que vai afirmar que a China não é o maior país exportador e o segundo maior importador do mundo, são dados todos manipulados pelo PCC. É parte da conspiração comuno-globalista.

WSilva
WSilva
Responder para  Gilson Moura
2 anos atrás

Exatamente meu caro, mas estou ansioso para ver ele responder a minha pergunta.

Se prepara que vem teoria da conspiração das braba por aí…

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  WSilva
2 anos atrás

WSilva, e desde quando a economia de qualquer nação depende apenas da balança comercial pra crescer? Tá achando que a China é o Brasil?

WSilva
WSilva
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Certo amigo, mas eu gostaria que você respondesse a minha pergunta acima…

Manda ver, já estou vacinado. rs

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  WSilva
2 anos atrás

Eu também estou vacinado e sei que o mundo gira porque é redondo (what comes around goes around): sua pergunta é capciosa, faz crer que eu disse o que não disse, daí que não há resposta séria a ela. Aliás, você mesmo se respondeu ao dar o arremate irônico do ‘se é tão fácil assim’, o que prova que não deseja resposta alguma. Satisfeito?

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Alex.

Um País que exporta US$ 3 trilhões tem de ter uma economia gigantesca.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Olha, você sabia que, num mesmo período, os valores que a China declara ter exportado pros EUA não correspondem aos valores que os EUA declaram ter importado da China? E que isso acontece também nas importações chinesas/exportações americanas? E que isso se repete com todos os parceiros comerciais da China? E tudo por mera diferença no método de registro e estatística? Bom, não vou falar mais sobre isso: com tabu a gente não argumenta, deixa o tempo levantar o véu ou baixar a tampa do caixão.

André Macedo
André Macedo
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Amigão, os indicadores da China são analisados pelas mais diversas agências de investimento (sendo a segunda maior economia do planeta, é interessantíssimo para os investidores externos), não é só a China dizer que o crescimento foi X que isso vai colar, se fosse assim a Coreia do Norte teria crescimento de 1000% ao ano.

Gilson Moura
Gilson Moura
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Há muito tempo se sabe que a economia chinesa não tem índices confiáveis, simplesmente porque são estabelecidos politicamente.”

Tu já viu os dados do comércio exterior da China? Esses números são impossíveis de ser estabelecidos por critérios políticos.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  Gilson Moura
2 anos atrás

Não são os únicos dados a conferir. A economia interna influi no resultado externo e vice-versa (um sistema de gravitação de espectativas mútuas, nesse nosso capitalismo de faz-de-conta), e os únicos que sabem a verdade são os operadores políticos da economia chinesa, algumas dezenas de milhares de mandarins coordenando uma pirâmide de alguns milhões de comissários brutos e disciplinados.

Alexandre Galante
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Xará, recomendo a leitura:

Cracking the China Conundrum.jpg
Gilson Moura
Gilson Moura
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

A China é um país mercantilista moderno, a base do sucesso econômico chinês é a sua relação comercial com o mundo, e esses números sequer podem ser alterados por políticos. Esse modelo está mudando para uma economia de consumo e isso é até vantajoso para os chineses já que não usufruem daquilo que eles produzem.

Mas você está errado. Tem muitos indicadores que se pode analisar para se chegar a um consenso, um dos vários indicadores é a produção da indústria, volumes de carregamento nos portos, produção de energia, volume de aço fabricado entre outros.

algumas dezenas de milhares de mandarins coordenando uma pirâmide de alguns milhões de comissários brutos e disciplinados.

Não chega a ser muito diferente da maioria dos países do mundo, incluindo os EUA e mais precisamente o Brasil.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  Gilson Moura
2 anos atrás

‘(…)sequer podem ser alterados por políticos.” Os quais não deixaram nem por isso de querer se fazerem presentes nas mesas diretoras dos negócios privados, e isso desde antes de Xi Jinping.
“As a result of a Xi-directed campaign to expand the CCP’s role in business, the proportion of private enterprises with internal party committees has grown from 35.6 percent in 2012 to 48.3 percent in 2018; meanwhile, more than 90 percent of China’s top 500 private companies have a party presence. Following a top-level party declaration on the importance of further expanding the party’s influence over the private sector last September, the opening of cells in business is likely to increase far more rapidly (the latest figures are not yet available).
The risk in all this is that political interference in business will exacerbate already low productivity in the Chinese economy. Private companies have long struggled to get bank financing, the bulk of which goes to state enterprises even though they only account for about 25 to 30 percent of production. Before 2007, about 70 percent of China’s GDP growth was due to increases in productivity, driven in part by the fast-growing private sector, as well as the movement of people out of agriculture and into industry. But today productivity gains have largely disappeared.”
Em https://www.atlanticcouncil.org/blogs/new-atlanticist/the-risky-logic-behind-chinas-economic-strategy-politics-in-command/
Mas aposto que nem você nem ninguém verá uma conexão entre as duas coisas, certo?

Gilson Moura
Gilson Moura
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

“Mas aposto que nem você nem ninguém verá uma conexão entre as duas coisas, certo?”

Sabe o que é cômico? É que realmente não tem conexão nenhuma. kkkkkkkkk

Você tentou provar a sua afirmação que os dados do comércio exterior da China são manipulados pelo PCC e obstinadamente não conseguiu, por mais que você tenha se esforçado.

Inclusive em um dado momento, em uma das três fontes que você publicou, afirma que o peso do setor estatal da economia é o mesmo desde a década de 90, não diminuiu e nem aumentou, e na outra, divertidamente, alega que o peso da economia estatal está crescendo.

Pode continuar a sua pesquisa ai. O resultado não importa, o esforço compensa.