Nova área de adestramento de tiro é inaugurada em Campo de Instrução de Três Barras (SC)
Três Barras (SC) – O Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), em Três Barras (SC), inaugurou, no dia 14 de dezembro, o novo Polígono de Tiro. A nova área de adestramento é caracterizada pela alta tecnologia do sistema de alvos. Carros de combate Leopard e viaturas blindadas Guarani participaram da atividade.
A tecnologia do Polígono permite que o alvo indique, através de um chip, que foi acertado. O objetivo principal é o treinamento constante para acertar o primeiro tiro, o que é determinante no combate blindado.
“O Polígono de Tiro vai trazer mais adestramento, mais capacidade profissional e tropas em melhores condições de cumprir as missões”, afirmou o Comandante Militar do Sul, General de Exército Valério Stumpf Trindade. “Essa inauguração vai permitir que a gente treine as tripulações para que estejam capacitadas no combate moderno e sejam capazes de atingir o alvo de forma rápida”, comentou o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Fábio Benvenutti Castro.
Os disparos inaugurais foram executados com os carros de combate Leopard pelo Comandante Militar do Sul, General de Exército Valério Stumpf Trindade; pelo antigo Comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), General de Exército Freitas; pelo Comandante da 5ª DE, General de Divisão Fábio Benvenutti Castro; e pelo Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, General de Brigada Sérgio Martins.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Qual será a distância em linha reta e lateral deste terreno?
O terreno deste campo de instrução possui uns 10km no sentido norte-sul e uns 12km no sentido leste-oeste.
A nova área permite que sejam empregadas futuros canhões de 120mm no adestramento?
Meio óbvio….
Estive em três barras em 1982, ano da guerra das Falklands. 14°brigada inteira e o pessoal da 5° do Paraná.
Disparo de obus e morteiro 120mm, manobras de carro blindado e deslocamento dos grupos de combate em formação, 3 esclarecedores a frente em V. Não dá para ver o final do campo de instrução, é enorme.
Olha o local é grande, eu conheço.
Mas, fui lá em 1986, muita coisa deve ter mudado.
No Cascavel se acerta ao primeiro tiro?
Nem com reza das brabas. É tudo no manual e não conta com sistema eletrônico de mira.
Bem, estive uma vez neste campo nos anos de 1986.
O campo é grande, muito grande, mas, não sei dizer se a área de tiro é grande, mas, acredito que pelas fotos entre o blindado e o alvo deve ter entre 500 e 800 metros.
O que já é muito bom.
Campo enorme já preparado para as futuras aquisições com certeza.
Eu não sei o tamanho desse Campo de Instrução de Três Barras, mas parece ser muito grande. Se for do tamanho do Campo de Instrução Barão de São Borja, o Saicã, aqui no RS, ele é gigante. No Saicã, acredito que dê para usar qualquer arma do inventário das FFAA. Já fui lá algumas vezes.
O terreno deste campo de instrução possui uns 10km no sentido norte-sul e uns 12km no sentido leste-oeste.