China fecha acordo com Iraque para construção de 1.000 escolas e aumenta presença no Oriente Médio

91
China Iraq

Uma semana após EUA anunciarem que as forças norte-americanas não estarão mais presentes em Bagdá, governo chinês fecha contrato para construção de escolas e ganha cada vez mais espaço na região.

Através do encontro entre o primeiro-ministro iraquiano, Mustafa Al-Kadhimi, e representantes da Power Construction Corporation da China e da Sinotech, Pequim assinou um acordo para construir 1.000 escolas no país com a assinatura de 15 contratos na quinta-feira (16).

Uma semana após EUA anunciarem que as forças norte-americanas não estarão mais presentes em Bagdá, governo chinês fecha contrato para construção de escolas e ganha cada vez mais espaço na região.

Através do encontro entre o primeiro-ministro iraquiano, Mustafa Al-Kadhimi, e representantes da Power Construction Corporation da China e da Sinotech, Pequim assinou um acordo para construir 1.000 escolas no país com a assinatura de 15 contratos na quinta-feira (16).

De acordo com o South China Morning Post, a Power China construirá 679 escolas e as outras 321 serão construídas pela Sinotech. As escolas fazem parte de um projeto nacional para construção de 7.000 novas colégios, enquanto o governo tenta reconstruir o sistema educacional após anos de guerra.

Entretanto, um ponto a ser observado é a inserção progressiva da China no Oriente Médio enquanto os EUA retiram suas tropas.

Os acordos foram assinados uma semana após Washington anunciar que havia encerrado formalmente sua missão de combate 18 anos depois que os EUA invadiram o país para remover Saddam Hussein.

No entanto, cerca de 2.500 soldados norte-americanas permanecerão em funções consultivas.

Notavelmente, a administração Biden tem priorizado o desafio que o gigante asiático cada vez mais impõe sobre seu país e tira o foco do Oriente Médio para realocar tropas e armamentos à Ásia.

Enquanto isso, Pequim tem intensificado seu envolvimento na região preenchendo a lacuna deixada pelos EUA nos últimos anos.

Segundo a mídia, em agosto, durante uma conversa por telefone com o presidente iraquiano Barham Salih, o presidente chinês, Xi Jinping, disse que a China continuaria a apoiar os esforços de reconstrução no país.

A embaixada chinesa em Bagdá, afirmou que o Iraque é hoje um dos principais destinos dos investimentos chineses no Oriente Médio, principalmente na indústria de petróleo, já que o maior comprador de petróleo iraquiano é o governo chinês.

FONTE: Sputnik News

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

91 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Antoniokings
Antoniokings
3 anos atrás

Enquanto a China constrói escolas, os EUA levam a morte.
Não é preciso dizer quem ganhou ‘corações e mentes’.

‘Ataques dos EUA mataram milhares de civis, diz jornal’

”The New York Times’ teve acessos a milhares de relatórios militares que apontam para falhas em ações no Oriente Médio.’

internacional.estadao.com.br/noticias/geral,ataques-dos-eua-mataram-milhares-de-civis-diz-jornal,70003931296

Joelson
Joelson
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Ah o tempo! O tempo é o senhor da razão!
No noroeste da China, campo de concentração de muçulmanos, e nesses lugares há escolas para ganhar os “coração e mentes” da turma de Ala, com torturas, trabalhos forçados, lavagem cerebral, experiências médias (chineses são PHD nisso) e uma tal de morte!
O amor é lindo e se tem um povo que a dor do irmão dói no outro é o tal do povo que segue Ala!
Fiquemos tranquilos… muçulmano adora uma torre ou um metrô bem lotado…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Joelson
3 anos atrás

Educação é a senhora da razão.
Mesmo que seja para educar radicais islâmicos que insistem em propagar uma guerra santa e transformar o Mundo em um Califado.
Ainda que sejam financiados por países ocidentais ‘democráticos’.

epoca.oglobo.globo.com/tempo/noticia/2014/05/novo-bataque-terroristab-mata-31-pessoas-na-china.html

A China soube erradicar esse extremismo religioso a contento.
E nem precisou mandar ninguém a Guantánamo.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Talibã, Daesh, Al Nusra, Boko Haram…Todos esses grupos terroristas são criações dos eua…São grupos de mercenários criados e recrutados pela inteligência dos eua em parceria com regimes sanguinários locais como a Arábia Saudita, que não lutam por causa religiosa alguma…Nos atentados da França por exemplo descobriram que os elementos “fundamentalistas islâmicos” do Daesh que perpetraram os ataques na verdade eram indivíduos que frequentavam boates, não frequentavam mesquitas, não praticavam a religião islâmica, só tinham relacionamentos casuais com mulheres, faziam uso de bebidas alcoólicas, jogavam vídeo game e que eram usuários de drogas…Enfim, que eles não tinham ou não praticavam nenhum hábito da cultura e religião muçulmana…A dificuldade dos eua na “guerra ao terror” é que o terror são os eua…Mentem, bloqueiam, invadem, esfolam, destroem, matam, abusam e, depois, fogem para deixar os escombros em disputa…

Imagine só que um grupo de soldados de uma nação estrangeira, como a Inglaterra ou França, simplesmente ocupe todo o seu país, instale bases militares e ande “desfilando” pra cima e pra baixo com um monte de soldados exibindo armas de fogo perto de crianças, invadindo casas e matando pessoas aleatoriamente tratadas como terroristas, como o seu vizinho ou um parente seu, por exemplo. E isso sem falar nos “danos colaterais” provocados pelos seus drones de ataques. Essa situação era a vida diária dos iraquianos.

Para mim terrorista é quem invade países para dominar as nações dos outros, nessas invasões muitos civis inocentes morrem devido aos ataques dos invasores, estas potências invasoras matam civis se usando de métodos terroristas mas chamam isso de “dano colateral”, só no Iraque foram mais de 500 mil crianças mutiladas pelos ataques dos eua, fora os milhares de civis mortos, temos que chamar de terrorista é quem invade e mata pessoas de outras nações.

Países “civilizados” são civilizados só internamente, para com os outros não são nada civilizados…

sergio
sergio
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

E se vc não consegue educá-los vc os elimina ne kings ?
Realmente eles não enviam para Guantánamo não, os chineses realmente são mais práticos quanto a isso, eles mandam logo todo mundo pro saco.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  sergio
3 anos atrás

sergio

Quem foi morto não foi para Guantánamo.
Os americanos mantinham campos de concentração lá e na tristemente famosa Abu Ghraib.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  sergio
3 anos atrás

Semana passada saiu reportagem de que Israel deu ajuda a grupos radicais islâmicos na Síria.
Por isso que nunca vimos nenhum ataque a israelenses por parte do ISIS e FSA durante os anos de guerra mais pesada.

XFF
XFF
Responder para  Joelson
3 anos atrás

Joelson, você está acreditando numa mentira que a Casa Branca te conta. Você não acha estranho os EUA se apaixonarem por causas de Muçulmanos da China de dia pra noite?

Na verdade, a estratégia do Tio Sam era usar os Muçulmano Uigures pra criar conflitos pra desestabilizar a China.
O governo Chinês foi mais esperto, e criou vários mecanismos pra neutralizar essas ameaças.
Vários Uigures Chineses estavam lutando em vários lugares no Oriente Médio com grupos terroristas treinados por OTAN+EUA.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  XFF
3 anos atrás

Exatamente.
Tentaram usar os uigures para fazer política.
Perderam.
Tentaram criar uma base de ação no Afeganistão.
Perderam de novo.
Ao final, foram expulsos da Ásia Central e as perspectivas para os americanos no reto do continente não são nada favoráveis.
Vide a presente reportagem.

sergio
sergio
Responder para  XFF
3 anos atrás

“O governo Chinês foi mais esperto, e criou vários mecanismos pra neutralizar essas ameaças.”
Exatamente, tipo banhos turcos ” gás ” , “campos de trabalhos ” todos esses mecanismos cortesia do tiu Stalin

Hélio
Hélio
Responder para  Joelson
3 anos atrás

Graças a Deus. Enquanto isso os defensores da liberdade treinam é armam radicais islâmicos para justificarem guerras e distribuir o dinheiro do contribuinte aos embaixadores da morte.

Roque
Roque
Responder para  Joelson
3 anos atrás

Você é louco ou só é desinformado? Uigures foram usados para desestabilizar o governo chinês.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Joelson
2 anos atrás

Mr Joelson.
Os Estados Unidos fizeram exatamente o quê no Iraque ?
Melhorou alguma coisa? Qual foi o legado ?

Pablo
Pablo
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

“Enquanto a China constroi escolas, os EUA levam a morte”
A mesma China que fez um genocídio com o próprio povo e na praça da paz celestial em 1989?
A mesma china que fez um genocídio no Tibete?
A mesma china que deu sumiço nos jornalistas em wuhan?
A mesma China que prendeu o médico ao avisar do covid?
A mesma china que ameaça massacrar Taiwan?
Tu e tuas abobrinhas nao tem limite!
Me diz uma coisa, quando tu vai embora pra China? Quando?????????

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Responder para  Pablo
3 anos atrás

Nunca. Lá ele falaria alguma bobagem e já seria “sumido”.
Baita esperto.

Pablo
Pablo
Responder para  Jagdverband#44
3 anos atrás

Mas claro. Esperto não, hipócrita mesmo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Pablo
3 anos atrás

Este tipo de gente adora o socialismo para os outros..

China, Venezuela e Cuba para nós, Miami e Paris para ele.

Aladaf
Aladaf
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Isso eh a mais pura verdade. O problema do socialismo eh quando acaba o dinheiro dos outros. Ai fica ruim.

ALISON
ALISON
Responder para  Pablo
2 anos atrás

se enterra…

MSOMOZ
MSOMOZ
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Sabe nada inocente! Já ouviu a frase. Pais não tem amigos e sim interesses?

Alem
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

“Eu não preciso ler jornais
Mentir sozinho eu sou capaz
Não quero ir de encontro ao azar”

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Você acha mesmo que a China está construindo escola no Iraque porque ela mais boazinho do mue o EUA? Onde estava a China quando os iraquianos precisavam se librar do Sadam?

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Responder para  Reinaldo Deprera
3 anos atrás

Os Iraquianos não precisavam se livrar de Saddam, o Iraque virou o inferninho que é hoje justamente por que os EUA o derrubaram pra levar a “liberdade” ao povo iraquiano, liberdade essa que transformou o Iraque em um estado falido.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  MATHEUS AUGUSTO
3 anos atrás

Nenhuma ditadura é benéfica..

Vocês choram que o Brasil foi uma ditadura brutal…

Ai acham que o Saddam e família era benéfico ao Iraque ?

Tomcat4,3
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

E quem disse que o Sadam e sua família eram um problema???
Titio ,gente boa, Sam só destruiu o país e matou Sadam (idem pro Kadafir) por ele estar se direcionando a comercializar o petróleo Iraquiano na base do Euro ou ouro em detrimento do dólar(calcanhar de Aquiles do titio,super do bem, SAM).
Nações teem interesses, não se faz nada por bondade e iluminismo, simplesmente interesses e posicionamento globais !!!

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Reinaldo Deprera
3 anos atrás

‘Você acha mesmo que a China está construindo escola no Iraque porque ela mais boazinho do mue o EUA?’

Não sabemos.
O que sabemos é que os EUA nunca constroem nada nesses países.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Reinaldo Deprera
3 anos atrás

A China está fazendo o que ela faz a séculos, Comércio!! Isso o Japão fez nas décadas passadas quando empresas japonesas compraram várias empresas estadunidenses de tecnologia e autopeças, e um dos presidentes do conglomerado disse a celebre frase:”O COMÉRCIO É UMA GUERRA.”

E na terra das bananas verdes, os políticos ficam vendo quem rouba mais e os escravos ficam só dançando quadrilha e carnaval,e outros iludimentos folclóricos. O povo gosta é de pão e circo. Enquanto ainda existir essa cultura nem um país vai pra frente, aja vista o braziu que o povo prefere um futebol de qualidade a uma educação excelente…é ridículo e inacreditável ao mesmo tempo, um povo que defenda tanto bandidos e corruptos….

Agressor's
Agressor's
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Realmente é uma notícia que contrasta muito bem com a outra que vemos no poder aéreo : “Documentos do Pentágono revelam guerra aérea ‘profundamente falha’ dos EUA no Oriente Médio”

Os eua se tornaram a primeira economia global graças a algumas grandes empresas e ao mercado de capitais, mas a China fez o trabalho de formiga, indo atrás das folhas, comendo pelas beiradas, e carregando pra dentro dos seus formigueiros espalhados pelo mundo todo e deixando eles cada vez maiores. Não é a toa que o maior IPO do mundo vai ser de uma empresa chinesa chamada Ant Group. A China é a grande vencedora e merecedora por trabalhar tanto, a colheita é próspera!

Jose Pereira
Jose Pereira
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Nunca vi tanta bobagem ser proferida por uma única pessoa.
Formado na Escola Dilma Rousseff .

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Tiveram acesso porque lá existe um nome chamado imprensa livre.

Na China não se sabe mais nem da tenista que criticou o Governo ou dos cientistas de Wuhan que inicialmente alertaram sobre a COVID.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Tá bom.
Assange livre!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

É diferente de imprensa livre, de divulgar dados classificados…

Até você consegue entender a diferença entre os dois assuntos..

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Eu sei que documentos classificados podem ser até os gastos do Presidente com cartão ‘corporativo’.

Conta outra.

carcara_br
carcara_br
3 anos atrás

Quando eu vejo comentários como da última matéria só posso torcer pra que a china dê certo, Infelizmente a tal “liberdade” americana, que nós importamos, é tóxica e autodestrutiva. Espero que atropelem mesmo enquanto o “ocidente” se perde num mar de ceticismo descerebrado.

.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  carcara_br
3 anos atrás

Pois é.
Os americanos gastaram muitos trilhões de dólares em guerras, levando morte e destruição ao redor do Mundo.
Isso a pretexto de levar conceitos de democracia e desenvolvimento que só servem a eles.
Continuamos na mesma pobreza e decadência de sempre.
Que venham novos tempos!

Agressor's
Agressor's
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

A história é sempre contada pelos vencedores e a propaganda faz a cabeça dos ingênuos…veja o uso da mídia e dos meios de comunicação dos eua…o uso do cinema e da imprensa pelos estadunidenses sempre apresentando os alemães e os japoneses como bandidos e eles como mocinhos…hoje os bandidos são os Russos, Chineses e Muçulmanos…amanhã pode ser nós Brasileiros se nos opusermos aos interesses deles…

A história estadunidense é toda feita de guerras desde o começo…primeiro contra os Índios que sempre foram retratados como vilões, depois contra os mexicanos que sempre eram apresentados como bandidos e dos quais tomaram quase metade do seu território…o que mais causa nojo nisso tudo é a hipocrisia e demagogia de muitos que lamentam os ataques contra o world trade center mas não lamentam as mortes perpetradas pelos estadunidenses mundo afora…exterminando inocentes…bombardeando populações civis sem necessidade…é só recordar Hiroshima e Nagasaki seguido por Vietnã, Coreia, Iraque, Síria, Afeganistão e etc…sem falar nas ditaduras sanguinárias da América Latrina que mataram centenas de milhares a mando deles…

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  carcara_br
3 anos atrás

Carcará, com todo respeito, o ocidente merece muitas críticas. Mas não está perdido em um mar de ceticismo descerebrado. É uma exceção. Especialmente quando o assunto é aquele que estava sendo tratado, que não vou repetir, respeitando a política do blog, cujos editores apagaram os comentários justamente pq saíram do assunto da matéria. E essa exceção é totalmente passível de críticas, assim como endossei e endosso as críticas a esses fanatismos “descerebrados”, como você bem coloca. Mas, não podemos omitir que o fato de termos essa divergência de opiniões é um dos grandes méritos do “ocidente” e seus regimes predominantes de governo. A burrice está na unanimidade. Quanto a “China dar certo”, sim são merecedores, pois estão trabalhando muito por isso. Mas não se pode omitir que há vários aspectos da sociedade e regime chinês que não temos nada de elogiar.

Lucas
Responder para  carcara_br
3 anos atrás

Liberdade pros estadunidenses.
Pro povo da América Latina eles patrocinaram diversas ditaduras (tudo em nome da liberdade).

sub urbano
sub urbano
3 anos atrás

Enquanto isso americanos fazem acordo com o Estado Islamico para produzir mil terroristas.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Responder para  sub urbano
3 anos atrás

Só mil? É bem mais!

Antunes 1980
Antunes 1980
3 anos atrás

China constrói infraestrutura gigantesca na África, e agora investindo muito na reconstrução do oriente médio. Tomara que estes investimentos também cheguem logo ao Brasil.

Quem cai na conversa de comunismo, acredita que os Estados Unidos e OTAN são bonzinhos e China e Rússia são os vilões do mundo.

Porém vendo estes fatos, isso deve gerar uma dor de cabeça nas mentes dos fanboys e euroboys.

Joelson
Joelson
Responder para  Antunes 1980
3 anos atrás

O importante é ter comida no prato, liberdade a gente vê depois! A tá… çei!

Antunes 1980
Antunes 1980
Responder para  Joelson
3 anos atrás

Tenta escrever algo contra o sistema, as bigtechs americanas vão te deixar fazer isso tranquilamente… A tá… çei!

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Antunes 1980
3 anos atrás

Ontem, estava assistindo um interessante documentário sobre a guerra de magnatas americanos contra o Presidente Roosevelt que resolveu taxar as fortunas deles para financiamento do New Deal.
Capitaneados por Morgan e du Pont criaram uma ‘Liga Americana pela Liberdade’ para sabotar a política do Presidente acusando-o de marxista.
Acredite, pois é verdade (olha a tal ‘liberdade aí, de novo).
Essa ‘Liga’ lançou um candidato nas eleições de 1936, chamado Alf Landon, que segundo esses magnatas seria o ‘nosso homem lá’.
Foi esmagado por Roosevelt nas eleições.
Como se vê, a ‘liberdade’ deles é diferente da nossa.
Atualmente, arrisco-me a dizer que até o resto do povo americano.

Carlos
Carlos
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Você tem tempo livre /disponível pra ver documentário?
Impressionante!

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Carlos
3 anos atrás

Tenho o péssimo hábito de dormir muito tarde.
Tenho tempo para ler e assistir muita coisa.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Então o Roosevelt esmagou os magnatas para defender o taxamento das grandes fortunas norte-americanas da época para que a esconomia daquele país se recuperasse da pior recessão da história. Bom, contextualizando:

  • O EUA que recém saia do século XVIII/XIX, período ultra liberal naquele país e que foramaram as bases para o status daquela nação até hoje
  • A recessão de 29 foi a pior recessão da história
  • Haviam fortunas no EUA daquela época, que ainda hoje não são proporcionalmente tão grandes. Em alguns casos a fortuna pessoal, Pessoa Física, era equivalente ao PIB do EUA
  • …etc, não sou economista

O documentário que você assistiu é aquele que fala dos Illuminati correto?

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Reinaldo Deprera
3 anos atrás

Não. Está passando no History Channel.
E é para vc ver que os milionários, via de regra, estão cag. e andando para seus países e sua população e só querem saber de seus ganhos.
E quando se sentem ameaçados, apelam para um tal de ‘liberdade’ que só eles têm.
Otários são os que caem nesse conto do vigário.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Responder para  Antunes 1980
3 anos atrás

Você usa produtos eletrônicos?
Você usa telefone?
Você assiste televisão?
Você usa internet?
Você come comida não orgânica?

Para com tudo isso e vira um puritano. Camarada.

Leonardo Cardeal
Leonardo Cardeal
Responder para  Reinaldo Deprera
3 anos atrás

Sensacional… é isso ai mesmo. O fato é que ninguém é santo e quem tenta provar que lado A é bom,ou lado B é bom, não passa de um tonto. Os defensores da tal direita, ou os defensores da tal esquerda.

Opiniões são sempre importantes, mas dogmatizar capitalismo ou socialismo , Rússia ou EUA é pura rixa de rua. Fato é que até hoje o sistema mais difundido é o capitalismo, e assim é.

Will Durant já dizia que a máquina política triunfa porque é a minoria unida, contra a maioria dividida.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Antunes 1980
3 anos atrás

As políticas das bigtechs são todas preogressistas. Apenas se aproveitam da liberdade do Ocidente para acabar com elas.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Joelson
3 anos atrás

Acho que esse assunto de ‘liberdade’ já não tem tanto ‘IBOPE’.
Ainda mais quando a liberdade deles é nutrida com a destruição da nossa.
Agora o tempo é de ‘arroz, feijão, saúde e educação’.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Pode não ter para quem tem…

Acha que a liberdade e oxigênio nunca irão acabar.

Rogerio
Rogerio
Responder para  Joelson
3 anos atrás

Por isso os brasileiros sempre escravos dos políticos, tem a cervejas, forró, funk e mulheres, tá td certo

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Antunes 1980
3 anos atrás

Isso. O Brasil tem que ser pragmático e se unir à China. Ideologia não deve se confundir com geopolítica.

Wellington Kramer
Wellington Kramer
3 anos atrás

Que maravilha são os chineses. Sempre preocupados com a educação e o bem estar dos povos.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Wellington Kramer
3 anos atrás

Pois é.
E pelo jeito, logo saberemos se eles são maravilhosos mesmo.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Responder para  Wellington Kramer
3 anos atrás

Você acha que política pública é só entrar em “comunidades” com caveirão e fuzil? Ou tem que investir no social também? Acho que a China pretende fazer lá no Iraque o que só se promete e não se faz aqui no Brasil!

Pablo
Pablo
Responder para  Yuri Dogkove
3 anos atrás

Ótima política pública na praça da paz celestial, ótima política pública contra jornalistas em Wuhan, ótima política pública no mar do sul da China, ótima política pública contra o médico que alertou sobre o covid.
Quem sabe tu e o Tonhão abobrinha vao pra la usufruir dessas maravilhas de políticas.

Slow
Slow
Responder para  Pablo
3 anos atrás

Certo seria lançar 2 bomba nuclear contra a população né ou invadir países e matar varias pessoas mundo a fora ..

Pablo
Pablo
Responder para  Slow
3 anos atrás

Se o imperador japonês tivesse se entregue como foi proposto, nada disso aconteceria.
Outra coisa, da uma olhadinha quantos genocídios os japoneses fizeram com civis chineses e prisioneiros de guerra antes de vir falar alguma coisa.

Wellington
Wellington
Responder para  Yuri Dogkove
2 anos atrás

Ao que me consta, os EUA fizeram uma grande obra de infra-estrutura no Iraque. Ou estou enganado?

Luiz Trindade
Luiz Trindade
3 anos atrás

Me recordo quando era criança, antes da queda da URSS e se achava que a Terceira Guerra Mundial com eles era inevitável se vendiam nas bancas de jornal umas revistas de profecias ao qual tinha do Nostradamus. E uma de suas quadras diziam que viriam do oriente homens de olhos puxados que viriam para dominar o mundo e impor seu estilo de vida. Muitos zombaram perguntando quem de lá poderia fazer frente aos EUA e seus aliados… Ta ae hoje a resposta!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
3 anos atrás

Uma coisa que ninguem aqui pode negar:
Chineses sabem fazer negócio.
E isso mostra que não existe vácuo de poder.
Os EUA, por décadas, chamaram a AL de “república de bananas”, e não davam a mínima pra Africa.
A China se aproveitou e agora tem 2 pés e uma mão na Africa, e agora começam a fazer o mesmo na AL.
E agora se aproveitam da saída dos EUA do Iraque pra fazer o mesmo.
O próximo será o Afeganistão.

FERNANDO
FERNANDO
3 anos atrás

Interessante, lá eles estão abrindo 1000 escolas!
Aqui os governos estaduais e municipais estão fechando escolas!
Acredito que lá eles não coloquem 40 alunos(as) numa sala de aula,
e depois fiquem criticando os professores do porque a educação
não está adequada.
Aqui está a Lei que ferrou a educação brasileira, 5692/71, que transformou a educação numa merda.
Desejavam apenas atender os interesses capitalista do mercado e bloquear a entrada de pobres na universidade.
Hoje pagamos por este erro.
Parabéns para o Iraque, mais de 5 mil anos de história ensinaram alguma coisa para este povo.
Aqui, temos um monte de burros!!

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
3 anos atrás

“máquina de morte, devastação e roubo de riquezas”

Concordo em partes.
Concordo:

  • Foi uma máquina de mortes de terroristas

Discordo:

  • Devastação? Hoje o iraquiano vota para presidente e não é o Sadam que “vence” as eleições; pode comer fast food; pode ser macumbeiro ou ateu; não matam ele com “inseticida” só por causa da sua etinia. Dá até para falar que vive um espetáculo de liberdade e crescimento econômico, se comparado com o que vivia na época do Sadam. Se não fosse a turminha do contra, que, só para não dar certo faz de tudo, desde fazer comentários como o seu a até aqueles que, por razões geográficas, partem para os finalmentes e se tornam do Daesh ou Al-Qaeda
  • Roubo de riquezas? Não deveria nem comentar, mas irei por causa da falácia do petróleo. Se o Iraque vendesse toda a sua reserva de petróleo e desse o dinheiro para o EUA, coisa que não aconteceu com nenhum barril, ainda assim não pagaria os custos da Guerra contra o Terror no Iraque
Matheus S
Matheus S
Responder para  Reinaldo Deprera
3 anos atrás

Dá até para falar que vive um espetáculo de liberdade e crescimento econômico, se comparado com o que vivia na época do Sadam.”

Vocês são doentes.

Olha a democracia pujante que você afirma: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/iraquianos-votam-em-eleicao-parlamentar-mas-baixo-comparecimento-reflete-apatia/

Olha o crescimento que você afirma: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/iraque-estima-ter-perdido-us-150-bilhoes-em-corrupcao-desde-invasao-dos-eua/

Sabe, houve avanços sim, mas nada comparado à uma “liberdade” e “crescimento” que você afirma e mesmo se isso fosse realmente atingido após a invasão de 2003, não seria argumento em defesa da ação americana, pois nada mudará para as centenas de milhares de vítimas que perderam suas vidas desde a invasão dos EUA.

E não vou nem comentar o que isso significou para as próprias tropas que estiveram em ação no Iraque, o vídeo fala por si só: https://www.youtube.com/watch?v=LJQS3eLSXgA&ab_channel=DemocracyNow%21

MMerlin
MMerlin
Responder para  Reinaldo Deprera
3 anos atrás

Esquece. O foco aqui é valorizar o agito e expandir o acesso. Criticar a polarização e simultaneamente fomentá-la é uma prática jornalistica bem anti-profissional.

Importante que esta sua observação vale para comentários de AMBOS os lados.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Reinaldo Deprera
3 anos atrás

Todo mundo vota para Presidente no Mundo todo.
A única diferença é que mudanças de regimes não são admitidas através do voto.
Por exemplo.
A China nunca se tornará capitalista através do voto.
Os EUA nunca se tornarão socialistas através do voto.
Aliás em nenhum País ocorreu isso, pelo simples fato de que quem tem riquezas não abre mão delas.
De maneira alguma e muito menos através de eleições.
Vc acham que eles vão entregar ‘a rapadura’ assim? ‘Facinho’.
Aí que ocorrem as revoluções.
Portanto, esse papo de liberdade não é assim essa coisa toda.
Ela vai até onde te permitem.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

A única diferença é que mudanças de regimes não são admitidas através do voto.”

“A China nunca se tornará capitalista através do voto. Os EUA nunca se tornarão socialistas através do voto.”

Vale lembrar que 20 anos atrás nosso país poderia ter escolhido retornar a monarquia através de plebiscito.

Lembrando também que alguns consideram o parlamentarismo um regime e não apenas um sistema democrático ou monárquico.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  MMerlin
3 anos atrás

MMerlin

Não considero muito se o sistema é monarquia, parlamentarismo ou presidencialismo.
Para mim, o que importa é com que está o controle da riqueza.
Não há diferença se temos qualquer um dos três sistemas de governo se a sociedade está estruturada da mesma maneira, ou seja, uma casta que detém o poder e suas riquezas.
Por isso que disse que a estrutura da sociedade só muda com revoluções, porque ninguém entrega o ouro de graça.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Apenas expus uma situação histórica demonstrando que sim, é possível existir a mudança de regime admitida através do voto.
Está longe de ser normal, mas pode ocorrer.

Augusto
Augusto
Responder para  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Reinaldo Deprera, e fácil comemorar a “tal” liberdade que os americanos trouxeram para os iraquianos atrás da tela do seu computador. Duvido que você manter a mesma postura se vivesse em um pais que beira a anarquia e guerra civil.

Quanto ao petróleo, teve gente que ganhou muito dinheiro nessa historia e não foi o contribuinte de nenhum desses países:

http://entretenimento.band.uol.com.br/oaprendiz/noticias/10000030443/jornal-acusa-tony-blair-de-enriquecer-as-custas-do-iraque.html

Michel
3 anos atrás

Independente dos interesses envolvidos, esse investimento chinês em um local que conta com mais de 5.000 de História de civilização humana é louvável. Humanista ao extremo.

É como se a China, cuja civilização também está na alçada de milênios de existência, estivesse dando à mão a uma outra nação tão ancestral quanto a sua.

Falem (escrevam) quanto e o que quiserem. Contudo, nunca vi uma atitude dessas vindo dos EUA. País esse que tem predileção por arruinar sítios arqueológicos antiquíssimos e de inestimável importância para a humanidade através da movimentação de seus tanques de guerra.

Esses tanques enquanto avançam para o extermínio da população como fizeram nessa região do Tigre e Eufrates, arruinavam todo e qualquer artefato arqueológico.

Realcei a destruição arqueológica por ser pouco comentada, mas os outros malefícios que os EUA causam à população civil já terem sido bem expostos pelos comentaristas mais conscientes.

Uma coisa a mais. A China provavelmente auxiliará os iraquianos também na formação de educadores, professores, cientistas etc.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Michel
3 anos atrás

Incêndios repetitivos que envolvem a história do Brasil Colonial e Imperial e o passado do país também andam ocorrendo por aqui de uma forma suspeita. É estranho como tudo que guarda registro do passado sempre pega fogo misteriosamente com uma facilidade enorme por aqui, quase como se tivesse algum grupo por ai querendo reescrever a história de uma maneira para que se favoreça uma certa narrativa, não deixando fontes para que possam ser conferidas no futuro. Somos alvos de uma guerra de narrativas. Isso não é acidente (e nem descaso), é um projeto (um projeto oculto feito por forças ocultas, que não sabemos quem são, e que usam fantoches como cortina de fumaça para cumprir seus objetivos).

A “Esquerda” e a “Direita” daqui se acusam pra nos enganar sobre quem age por trás dessas coisas, mas essas “forças ocultas” não são as militâncias de Esquerda e nem as militâncias de Direita, são só fantoches de algo muito maior, são bodes-expiatórios de forças ocultas alienígenas (leia-se: estrangeiras, alheias ao nosso território), e esse projeto oculto de destruição histórica e cultural do Brasil se mostra acima de tudo como um gravíssimo problema de Segurança Nacional. Não se enganem, isso são obras de forças ocultas alienígenas, quem vcs pensam que são os culpados são só fantoches de algo muito maior. Trata-se de algo encomendado com o claro objetivo de desfazer todos os símbolos e traços sócio-históricos/culturais brasileiros, numa tentativa de desconstruir uma nação.

O que orquestram em nosso país é o mesmo que infligiram contra a patrimônio histórico cultural de Palmira na Síria e o mesmo que ameaçaram aberta e publicamente infligir contra o patrimônio histórico cultural do Irã, faz pouco tempo. São o que todas as forças invasoras ou potências colonialistas perpetram quando dominam uma nação mais fraca, elas destroem e põem fogo em tudo pois além da conquista física, se intercorre uma conquista cultural também, para que se apague qualquer traço da história ou cultura dos povos dominados e assim estabeleçam sua dominação cultural.

Todo país tem sua história, seja ela boa ou ruim, grande ou pequena. O Brasil, se continuar assim, será o primeiro sem história nenhuma. Se agem dessa forma e permitem que isso aconteça em nosso país, o que será lembrado de nós no futuro?

Essa polarização político-ideológica que assola o nosso país hoje já deveria ter acabado, os eua e demais potências dominantes continuam intervindo e desestruturando estados para controlar seus mercados e roubar seus recursos! Infelizmente toda a potência tem essa finalidade só nós resta abrir os olhos e reagir. O lobo como lobo do homem. Não importa quem seja, pois a lógica de dominação sempre beneficiará o dominador. Tomar partido de qualquer um deles dá no mesmo : assumir cabeça de colono…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Não vejo mal nisto…

Eles vão construir a infra-estrutura, como muitas empresas brasileiras já fizeram muitas obras de infra-estrutura no Iraque. O que eu acho difícil é colocarem professores.

O árabe não aceita bem a imposição de outras culturas e não será a China a impor a sua. Se tentarem, não serão diferentes dos EUA, Rússia, GB e outros que tentaram e fracassaram.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Em troca de dinheiro as obras não são de graça.

Sobre a China, não ter pretensões de dominação mundial você está contradizendo o seu grande timoneiro o Xis Champinha atual proprietário do país..

E você sabe….contradisse o grande mestre, some…

Gabriel BR
Gabriel BR
3 anos atrás

A China é uma civilização de 5000 anos e esse sempre foi o modo chinês de fazer politica exterior. Cooperação e promoção do desenvolvimento mutuo. Um mundo melhor começa pelo fim da hegemonia Ocidental.

Gabriel BR
Gabriel BR
3 anos atrás

Eu adoraria ter um Campus da Universidade de Pequim no Brasil…me encantaria que nossos filhos e netos tenham acesso a uma educação séria e decente sem precisar sair do país.

FERNANDO
FERNANDO
3 anos atrás

Putz, hahahhahahah
Até o Olavo de Carvalho pulou fora da canoa.
Sabia que esta merda toda não duraria muito tempo.
Ishi, agora vão dizer que o Carvalho virou esquerdinha.
heheheheheheheheh
hhehehehehehehehe
A DIREITA Latina Americana é uma piada.
Criticam os Democratas e não se lembram que são estes mesmos democratas que aceitam eles nos Estados Unidos, pois se fosse Republicano enfiam o pé na JACA.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  FERNANDO
3 anos atrás

Ninguém deporta mais estrangeiros que os governos democratas

FERNANDO
FERNANDO
Responder para  Gabriel BR
3 anos atrás

Mostra os números!!!!
Quero ver!!

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  FERNANDO
3 anos atrás

Procura você , não desocupado não

FERNANDO
FERNANDO
Responder para  Gabriel BR
3 anos atrás

Ué, quem acusa tem que mostrar as provas?

paulof
paulof
3 anos atrás

Quantas escolas realmente vão abrir, quem conhece essas paragens sabe que uma coisa é o papel, os americanos no Afeganistão colocaram muito dinheiro em infraestrutura, assim como a India, mas o que sai do papel é nada, o mesmo ocorre no Brasil se colocou um saco de dinheiro nas Universidades e nada, eu quero ver a efetividade do gasto, infelizmente essa notícia nunca aparece.

paulof
paulof
Responder para  paulof
3 anos atrás

Sobre sitio arqueológicos, no território curdo os pré-históricos dizem que funcionam bem em termos de escavação.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  paulof
3 anos atrás

Isso é problema do Iraque e da China.
Eles não te devem satisfação alguma

sub urbano
sub urbano
Responder para  paulof
3 anos atrás

Só o laboratorio de física do MIT vale mais que a USP. Isso que o Brasil gastou com educação é balela. Índia enviou um foguete pra Lua e tem um radiotelescópio só pra tentar escutar alienígenas (ate agora nada) kkk

Edson
Edson
3 anos atrás

Esses malditos comunistas!!!! Agora vão construir escola… Macacos me mordam… Eles não sabem que esse país está repleto de bombom atônito, produtos químicos cancerígenos, marcianos azuis e outras cositas más….. Vamos levar mais democracia.. mandem todos os BB 52 repleto de democracia em recipientes de 500, 1000 e 1500 libras.
Em nome de Jesus…. Amém

LUCIANO DO PRADO
2 anos atrás

Aqui no Brasil a China, através da Huawei, tem parceria com diversas instituições de ensino superior e oferta cursos e certificações na área de TI gratuitamente, as mesmas certificações de empresas como a Cisco, Nokia e Ericsson custam valores que boa parte, se não a grande maioria dos estudantes brasileiros, não podem pagar.
Não dá pra saber qual é realmente o objetivo dos chineses a longo prazo, mas dar educação gratuita, e de qualidade (já fiz um dos cursos), não me parece algo a ser visto como negativo.