Exército Brasileiro participa da 6ª Mostra da Base Industrial de Defesa do Brasil
Brasília (DF) – O Exército Brasileiro é uma das instituições expositoras da 6ª Mostra da Base Industrial de Defesa do Brasil (6ª BID Brasil), evento iniciado na última terça-feira, 7, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) com apoio do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores, o evento divulga produtos, serviços e tecnologias da base industrial de defesa e reúne 82 expositores de 38 instituições públicas e privadas. A programação se estenderá até esta quinta-feira, 9.
O Exército Brasileiro participa da Mostra com um estande dedicado ao Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP); com a apresentação do Sistema de Cadastramento de Produtos e Empresas de Defesa (SisCaPED); e com as exposições de exemplares da viatura blindada para transporte de pessoal Guarani (VBTP-MR, 6×6, Guarani), de uma viatura do Sistema ASTROS 2020 e de equipamentos de um laboratório de defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN).
Na quarta-feira, 8, dentro da programação do evento, foi realizado, em um dos auditórios do Centro de Convenções, o painel “Base Industrial de Defesa: Proteção, Desenvolvimento e Geração de Empregos”, que foi acompanhado pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, pelo Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio, e pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Amaro. Pouco depois, o General Paulo Sérgio visitou os estandes da Mostra.
“Este evento é fundamental para que o Exército fique face a face com empresas que o apoiam nos Programas Estratégicos”, ressaltou o Coronel Ronaldo Soares, da 4ª Subchefia do Estado-Maior do Exército. O Presidente da Abimde, Roberto Alves Gallo Filho, também destacou a relevância da Mostra. “O evento foi criado para que fosse capaz de colocar em contato as empresas e os tomadores de decisões. E, aos poucos, foi-se tornando um símbolo de sucesso, de oportunidades e de networking entre as Forças e as empresas”.
Também prestigiaram o evento o Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Freire Gomes; o Comandante Logístico, General de Exército Teophilo; o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Arruda; e o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Amin.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Um belo exemplo dos esforços de modernização do EB. Mas falta muito progresso nos quesitos anti aereo e MBT.
Alguém sabe qual é o blindado da última foto, à direita? Obrigado.
Veículo de comando de bateria do sistema ASTROS.
AV-VBL, usada como veiculo de comando pra bateria do ASTROS, mas tambem pode ser usada como veiculo de transporte enttre outras configurações.
Saudações! Fiquei muito animado com esse drone da Xmobots o Nauru 1000
Muito interessante e parece que os caras tem um know-how bacana.
Espero que saia mais coelhos desta cartola! Que seja grande e com alguns dentes rs
Na terceira foto tem um obuseiro da segunda guerra mundial..é isso mesmo??
Onde ??
Nesta foto o general está conhecendo um fuzil moderno de verdade rsrsrs.
teve tá chorando por dentro.
Rsrsrs
Acho que é da Taurus
Versão Taurus do M-10
Correção M-110
Nunca, o M110 é um fuzil para atirador designado em 7,62. Ele está segurando um fuzil de cano curto em calibre 5,56. Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Muito provavelemnte é só mais umT4 estilizado.
Os dois são T4.