Lukashenko quer sistemas de mísseis russos Iskander com capacidade nuclear
O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, quer que os sistemas de mísseis russos Iskander com capacidade nuclear sejam implantados no sul e no oeste do país, disse ele em uma entrevista a uma revista de defesa russa publicada no 13 de novembro.
A Rússia é um aliado próximo da Bielorrússia, que a União Europeia acusou de criar uma crise em sua fronteira, levando milhares de migrantes e forçando-os a tentarem cruzar ilegalmente para a Polônia. Bruxelas está se preparando para sancionar Minsk.
Lukashenko disse à revista National Defense que precisava do sistema de mísseis balísticos móveis Iskander, que tem um alcance de até 500 quilômetros (311 milhas) e pode transportar ogivas convencionais ou nucleares.
“Preciso de várias divisões no oeste e no sul, deixe-as ficar (lá)”, disse ele.
A Polônia e a Lituânia, membros da UE, ficam a oeste da Bielorrússia. Seu sul faz fronteira com a Ucrânia.
Lukashenko não deu nenhuma indicação sobre se havia mantido negociações com Moscou sobre o recebimento do sistema de mísseis.
O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Bielorrússia e Rússia são formalmente parte de um “estado de união” e há anos negociam para se aproximarem.
FONTE: Daily Sabah
Algumas bombinhas atômicas só por precaução kkkk. Em tempo, fato interessante é que a Bielorussia fez uma transição menos radical durante o fim da URSS, é um país bem “soviético” com estatais cheias de burocratas e serviço publico obrigatório para desocupados. A oposição é financiada pelos Estados Unidos, o cara ganha uma pensão vitalícia pra fazer campanha contra o governo e defender os interesses americanos tipo Guaidó e Moro.
Exatamente!!!
O problema é que está preso…
Bem, do Soviete há apenas simbolismo, nada mais.
isso mesmo
Espero que Putin não concorde com esse pedido.
Por quê não concordaria? Com a OTAN cada vez mais tentando cercar a Rússia, torna-se extremamente necessário para esta fortalecer a Bielorrússia. Aliás, a Rússia já deveria ter mísseis nucleares instalados lá há muito tempo.
Ela vai discordar, fazer um discurso incrivelmente belo sobre a estabilidade da europa e o papel de protagonismo que a Rússia deve assumir, mas estranhamente devem aparecer caminhões que se parecem com lançadores de iskander e mísseis que se parecem com iskander, mas que na real não são nada disso.
Diria que a Rússia é hoje o menor dos problemas Europeus. Com o avanço de refugiados, isso já vem acontecendo faz quase 10 anos, gerados pela política externa tacanha dos EUA a extrema direita Europeia vem ganhando força. Pelo andar da coisa, com manifestações nazistas na Polônia (com direito a gritos de ódio contra judeus) não duvido que os Russos atendam o pedido, porque sabem bem o que acontece quando essa gente nacionalista toma o poder.
Mas então amigo gordo nos faça uma analise sobre os países que estiveram e estão com suas fronteiras e braços abertos para os imigrantes e quais os resultados internos para estes países que receberam e recebem estes imigrantes, já lhe adianto estive na Europa conheço um pouco do resultado, muito pouco mesmo, mas confesso que o que vi e ouvi não foi nem um pouco positivo.
Ninguém em são consciência tirando os russos que tem muitos recursos naturais vai financiar a Venezuela, mesmo os Chineses exigem contrapartida em Petróleo, não sei agora, mas até ano passado eles tinham um grave problema de fluxo de caixa.
Paulof na verdade questionei o gordo quando ele se refere como a direita trata o tema imigração em contraponto a retórica de portas abertas da esquerda, em especial da tragédia que essas imigrações causam aos países como pude presenciar na Europa, mas nem precisamos ir tão longe onde moro já convivo com uma “invasão” de bolivianos e venezuelanos.
Paulo fiz um outro comentário que não sei porque não foi liberado ainda, aparentemente ou eu ou você não entendeu o que escrevi em resposta ao gordo, quando questionei o gordo foi em relação a critica injusta a meu ver que ele fez a direita que tende a ser contra a imigração desenfreada, e citei nesse comentário que fiz e ainda está na moderação que tive a oportunidade de presenciar a situação da Europa e o que tem acontecido com a chegada dos imigrantes apesar de um período pequeno que lá estive, bem como o que tem ocorrido com a presença especialmente de bolivianos e venezuelanos em minha cidade, de forma bem simplista infelizmente não há nada de positivo nessas imigrações, entendo o problema vivido por essas pessoas, contudo, acredito que o problema foi criado por eles em seus respectivos países por escolhas politicas erradas, e por eles deve ser resolvido, diversos países membros da UE por conta do discursinho do politicamente correto e de portas abertas estão vivendo uma crise por inúmeros fatores que em outra oportunidade citarei mas que estão diretamente relacionados a imigração.
Eu não fiz uma crítica a vc, ou a sua colocação, apenas acrescentei que apenas os russos tem como financiar aquela país que virou a Venezuela, quem conhece e trabalhou lá, vê os russos os únicos com estômago de colocar dinheiro lá, é de chorar vc ir em um convescote em Caracas.
Na Bielo russia deve ser a mesma coisa, infelizmente é assim, tá cheio de desgoverno no Mundo.
Olá meu caro Francisco. Considere que o que acontece na Europa na atualidade é resultado pleno das políticas já obsoletas da Guerra Fria. Durante a Guerra Fria foi comum as guerras por procurações, como resultado, crises de refugiados ocorreram, só que isso nos anos 1960, 1970 e 1980, quando os países africanos e do Oriente Médio não eram tão populosos.
Exemplo, a Nigéria em 1980 tinha 73mi de habitantes, hoje, em 2021, dispõe de monstruosos 210mi de habitantes, uma crise de refugiados na atualidade terá outra magnitude do que teria em 1980. Ou seja os países africanos mais que triplicaram sua população de 1980, só que olha o intrigante, a política externa da Europa e dos EUA não mudou desde os tempos da Guerra Fria, o resultado? Crise de refugiados de milhões e milhões de pessoas, tal crise é mais do que justificada, pois devo constatar que foi os EUA ao lado do europeus que destruíram as nações dessas pessoas.
Tudo que acontece na atualidade quanto aos refugiados não merece e nem deve ter preocupação ou questionamento por parte da Europa ou EUA, pois foram eles que geraram tais crises em prol de um lucro momentâneo.
Amigo Renato muito boa suas colocações, contudo, não da para culpar só os EUA e os europeus, quando no fundo por pior que pareça, e mesmo da forma como ocorreram tais explorações quem permitiu e quem continua a permitir ainda são os próprios povos dos países explorados, é da natureza dos povos e das nações dominarem outros povos e outras nações, vide a história, agora se seu semelhante, seu próprio conterrâneo não se preocupa com o seu próprio povo sua própria nação porque achamos que outros iriam se preocupar, é da natureza do ser humano tal comportamento gostemos ou não, no fundo não importa de fato os motivos o que importa a meu ver é quando esses povos vão mudar, se é que vão, e essa mudança é interna, é claro que fatores externos influenciam mas se for ficar nessa retórica esperando pela ajuda estrangeira já sabemos o que acontecera, não haverá mudança, e para que essa situação de explorados mude esses países tem que admitir que eles por inúmeros motivos e problemas INTERNOS é que permitem serem explorados, eles próprios é que são responsáveis pela exploração que sofrem, pois se continuarem com essa conversa de que a culpa é dos exploradores, mesmo que de fato seja, esse ciclo nunca mudara, você, eu, um país, um continente, etc.. só é ou será explorado se permitir, então cabe a estes interromper esse ciclo e a mais ninguém, até porque quem está explorando e sendo beneficiado não vai querer parar de explorar sem algum motivo muito forte. Amigo Renato acabei me estendo mas o que me referi no outro comentário foi sobre a crítica do gordo em relação aos europeus de direita serem contra a imigração desenfreada, o que vem de encontro as minhas palavras acima em relação a defender os interesses de seus países, o que a meu ver é extremamente justo e legal, e não ficar abraçando o politicamente correto só por conveniência do momento de parte da população, sem entender as consequências que isso está causando e causará.
Dizem que os russos venderam lançadores de mísseis para os venezuelanos,mas não os mísseis.
Se for verdade seria preocupante.
Iskanders?
Esse ano um Barak 8 do Azerbaijão interceptou um míssil Iskander lançado pela Armênia. O Barak MX está sendo oferecido ao Brasil…
https://www.middleeasteye.net/news/azerbaijan-armenia-israel-russia-missile-fired-shot-down
Barak 8 interceptou míssel Iskander? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Agora conta a do papagaio.
Tive uma ideia mais interessante, vamos chamar os russos pra negociar, enquanto ajudamos a diminuir as tensões militares na região não fazendo ameaças vazias e condenando ingerências estrangeiras que se contraponha a soluções politicas. Enquanto isso deveríamos manter o dialogo aberto entre os governos venezuelanos e colombianos.
A propósito uma interceptação n significa grandes coisas até porque não divulgariam quantos passaram antes de terem conseguido sucesso.
Ou você estaria sugerindo que o sistema barak é a arma defensiva absoluta? Pk 100? Qual a probabilidade real de interceptação nos diga aí, já que vc parece fazer propagando pro fabricante, aproveite e nos dê uma informação clara.
Mas se apenas um no meio de 100 foi interceptado ainda assim a informação é válida porque serve de contraponto à propaganda de invulnerabilidade absoluta do Iskander , que segundo os russos é imparável porque voa alto , tem velocidade hipersônica, manobra e lança iscas.
Se o F117 considerado até então “intravavél” para sistemas de defesa aérea, foi abatido. Mesmo que seja um no meio de cem, a informação não deixa de ser verídica.
Nunca vi nada nesse sentido mas se você viu – e eu não duvido que tenha visto – a analogia serve para ele também.
Você mesmo sempre diz: — O difícil para os sistemas de defesa anti aérea não está em detectar, mas sim em travar no alvo e conseguir a solução de tiro.
Ah, sim!
Tinha entendido “imparável”.
Sem dúvida!
Só foi aceito a alegação após mostrarem uma senhora pisando nos destroços cheios de buracos.
Apenas um abatido em 100 é uma taxa de sucesso extraordinária do atacante, 99% de sucesso. Mas… Nunca se sabe a notícia exata
Sem dúvida Fabio!
Meu comentário nem é tanto voltado ao Iskander que também é dito ser hipersônico, mas à narrativa dos fanboys chineses e russos de que não é possível nenhuma defesa (nem , em tese) contra as armas hipersônicas e que elas são a bala de prata, a arma absoluta, para superarem o Ocidente num hipotético conflito e colocá-lo de joelhos ante a supremacia chinesa, porque são absolutamente impossíveis de interceptar. De acordo com essa narrativa o Ocidente tinha que capitular antes da guerra começar porque o enfrentamento seria perda de tempo.
Em tendo havido esse abate de um Iskander, míssil que os fanboys adotam a mesma narrativa de “imparável” e que é uma arma emblemática para eles, cai por terra a narrativa. Não que isso faça diferença tendo em vista que esse pessoal vive numa realidade paralela e só ouve o que lhes é favorável.
Eles adotam a tática da fustigação, como uma bateria de obuseiros batendo uma área para apoiar as tropas que avançam. São a linha de frente.
Velocidade e manobrabilidade possuem efeitos semelhantes a redução do RCS no domo de defesa de um sistema antiaéreo não precisa ficar decorando folheto de propaganda de fabricante basta ter alguma noção espacial e domínio de alguns conceitos de física básica.
combine as características (velocidade, manobrabilidade e baixa observabilidade) e você entenderá a dificuldade que é interceptar um projétil destes.
Continue atacando espantalhos…
“… e vc entenderá a dificuldade que é interceptar um projétil destes.”
Onde eu disse que era fácil?
Interessante que na sua defesa da tese da invulnerabilidade do míssil russo vc incorre no erro que atribui a mim, que é o de desprezar a capacidade do sistema AA israelense apesar de um outro participante ter ventilado tal fato, e não eu.
Quanto aos “espantalhos ” , vou continuar fazendo as considerações que acho pertinentes enquanto o blog for dedicado à discussão de tecnologia militar e o dono do espaço permitir. O dia que o Galante mudar o perfil do blog para , digamos, alta costura, eu me retiro.
Se vai contra o senso comum, estou me lixando pra ele.
Ótima colocação Bosco, seu comentário foi perfeito. O Iskander é sem dúvida uma excelente arma, só que não existe armas imparáveis, nem no ocidente e nem no oriente
é serio que alguém além do bosco está entendendo que meus comentários são no sentido de dizer que o míssil é infalível?
https://youtu.be/-jsOB1STnZI?t=2280
Apesar dos deslikes para um fato que pode ser verdadeiro,o lançador só os serviços de inteligência devem saber.
A dúvida seria qual o missil seria usado? Russo,chines ou iraniano?
Se você se interessar, assista: https://youtu.be/-jsOB1STnZI?t=2280
Preocupante porque? É só não mexer com a Venezuela e ta tudo certo. O Brasil com o seu lacaismo olavo-bolsonazista jogou a venezuela no colo dos russos. A america do sul era pra ser o nosso quintal. Mas esses lesa-patria ficam nos colocando como cachorrinhos dos interesses de Washington meu caro.
Então a culpa da Venezuela estar há décadas vivendo uma ditadura de esquerda e se aproximar dos russos no início dos anos 2000 com as compras BILIONÁRIAS de SU-30 em 2006, S-300, Pechora e BUK-M2 em 2009 são culpa do “lacaismo olavo-bolsonazista”? A Venezuela só se transformou no MAIOR parceiro COMERCIAL e MILITAR da Rússia na América do Sul AGORA, no governo Bolsonaro? É culpa DELE e do que você chama de “olavo-bolsonazismo”, é isso? Não dá nem pra dizer que você está fazendo uma análise errada da situação porque é tão absurdo que nem sentido faz!
Entendi, você poderia explicar porque então nos 4 mandatos SEGUIDOS do outro espectro politico que esteve no poder (sem contar os 2 anteriores do partido que jura ser de direita) a América do Sul não se tornou nosso quintal, já que dinheiro mandamos e bastante para que se tronassem esse suposto quintal, será que esse dinheiro foi entregue aos donos errados dos quintais? será que foi falta de tempo apenas 4 mandatos seguidos? será o que então?
Francisco,
É inútil. Eles já têm o contradito na ponta da língua e é sempre desse jeito: “mas quem falou do Lula e do PT? Toda vez que se critica o Bolsonaro um gado fala do Lula e do PT… ”
Eles querem com isso dizer que não são militantes da esquerda corrupta que domina o país desde 85 e que são defensores de uma terceira via, e pior, acham que convencem alguém.
Vai jogar bingo coroa, se existem militantes da esquerda aqui, que ainda defendem o Lulismo, é porque há e existem os militantes do Bolsonarismo. Acorda, a idade e experiência, já deveriam servir para uma melhor discernimento.
Então, pra você, falar do Fato, de que o Bolsonarismo evoca a maldição do PT pra justificar cada mostra de sua incompetência, é uma tentativa de demonstrar que não é militante de esquerda? Sério mesmo,.que você acha que nao aprovar o governo atual é ser militante de esquerda? Querer uma terceira via, é ser militante de esquerda? Bosco, na moral, se dê o mínimo de respeito.
Felipe,
Se pra ter o seu respeito eu precisar estar em sintonia com a narrativa da extrema imprensa e com a das velhas raposas que acham que a memória do brasileiro é curta, temo que não o terei.
note que eu não falei no “meu respeito”, visto que não respeito idólatra de político e entendo que muito do problema que vivemos é por idolatria cega a políticos, seja de um lado ou do outro. Falei “no seu próprio respeito”, o qual, aparentemente, você perdeu em uma das tentativas loucas de endeusar seu político de estimação e demonizar a pseudo antítese dele, os quais, com suas peculiaridades, são dois populistas de quinta categoria que não valem um centavo.
Mais uma vez, se dê o respeito.
E a memória do brasileiro, de fato, é curta, visto que, pessoas como você, parecem ter se esquecido do lixo que era (e é) a esquerda endeusando o líder do partido mais corrupto do país, que sempre esteve acompanhado do que esse país tem de pior. Parece que, na sua memória, há uma válvula que despreza isso que acabo de citar, mas que valoriza ao extremo um cara que traiu todas as bases que o elegeu e que, atualmente, se encontra abraçado com parte do que este país tem de pior (velhas raposas). E isso não é narrativa de extrema impressa. Basta pensar um pouco e ter um pouco de boa vontade, que a percepção vem.
Mais uma vez, se dê o respeito. Você é melhor do que isso!
“Idólatra de político”
Deixa de ser zé ruela muleke…
Vai ver se eu tô lá na esquina.
Não lhe devo satisfações mas essa vai ser a última, muleke.
O voto que depositei no presidente lhe autoriza a fazer aliança até com o capeta desde que dentro da lei , de modo a viabilizar o seu governo e se por como um entrave ainda que temporário ao projeto de poder da esquerda globalista e progressista aliado à extrema imprensa.
Tenha brio na cara e nos diz quem você apoia para podermos aferir com quem ele faz alianças antes de posar de moralista, muleke.
Bosco… mas nao era justo o Bolsonaro que batia no peito e falava que com ele no governo nao teria “acordo” com o centrao e nem com as velhas raposas igual Roberto Jefferson, Valdemar da Costa, Arthur Lira e ate o Temer? E mais, olha a sua contradicao, vc disse que seu voto “autoriza” o presidente a fazer alianças ate com o “capeta” desde que esteja dentro da lei, mas nao foi justamente isso o que o P T tbm fez? Esta vendo caro Bosco, nada mudou com o atual governo, so a ideologia. Pq o roubo contra os cofres publicos e a corrupcao continuam, so que antes era o Lula e agora é o Bolsonaro e filhos.
É preocupante pq não temos ainda,tal arma e sistema antiaéreo para defender instalações vitais.
Muda p disco cara a Venezuela virou o resto de pais no tempo do ParTido.
Desde quando uma narcoditadura venezuelana é interessante pro Brasil?
Fazendo ligação e dando apoio às FARC, por consequencia, as ORCRIM e grupos terroristas transnacionais?
É interessante só pra cachorrinhos, lacaios e inúteis da maior bandidagem q já passou pelo Brasil na primeira quinzena dos anos 2000.
Vou dar a vc o mesmo conselho que dei ao antoniokings… belo dia me levaram a um psiquiatra que me fez ver que eu não era Radagast e sim o Carlos; que eu não morava na Terra Média e sim no Rio de Janeiro; que eu não tinha sido gerado por Eru e sim por seu Mário de dona Elza, meus pais. Demorou para eu ver isso mas quando vi foi revelador… saí do mundo da fantasia…. faça isso vc também e saia desse mundo inexistente.
“O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, quer que os sistemas de mísseis russos Iskander com capacidade nuclear sejam implantados no sul e no oeste do país”…
Nossa,ele não quer nada heim…
Interessante que a mesma Belarus que quer Iskanders com sistema nuclear,é a mesma que 81 SS-25 soviéticos com ogivas e um número desconhecido de armas nucleares táticas colocados no seu território.
E transferiu tudo após assinar um acordo em 1994 sobre a retirada do arsenal nuclear em troca de garantias de sua segurança.
“Foi um erro. Era um produto muito caro, que deveria, afinal ter sido vendido por um preço decente”, disse mais tarde o presidente Aleksandr Lukachenko.
Curiosidade :
Lukashenko não é estúpido,ele não quer ter o mesmo fim de Saddan Hussein e Khaddafi,ou o de Slobodam Milosevic…
E a limitação de alcance de 300Km? Esses acordos internacionais são uma piada dependendo do aliado as superpotências simplesmente ignoram os acordos!
Fabio,
O MTCR não é um tratado que impõe restrições a quem não segue suas normas mas apenas um compromisso que os países membros têm entre si de modo a tentar evitar a proliferação de sistemas de entrega de armas de destruição em massa, que no caso são as de alcance acima de 300 km e carga útil de 500 kg.
Não sei o caso da Bielorrússia mas se o país recebedor já domina a tecnologia ou já tem meios de entrega citados, a um relaxamento das críticas por parte dos Estados membros.
a = há
Sei que alguns acham irritante as minhas correções ortográficas a posteriori mas “tô nem aí”
Eu atenderia ao pedido
Brasil não tem sistema de defesa contra mísseis ou foguetes! O nosso “Iron Dome” se resume a alguns canhões de 35/40mm…
Então não é um “iron Dome” Yuri, nossos sistemas estão mais para “platinum Dome”…
Os russos logo anexam de fato a Bielo Russía, o pib deles hoje é quase o mesmo da Lituania, e cada vez estão mais dependentes de Moscou.
Não é só em Belarus que o negócio está pegando:
O negócio está ficando tenso, a prostituta inglesa enviou 600 SAS para a Ucrânia, em meio a temores que a Rússia esteja prestes a invadir seu vizinho.
Agora, uma força britânica – consistindo de membros do SAS, o Regimento de Reconhecimento Especial, médicos, engenheiros, sinalizadores e até 400 paraquedistas de 16 Brigadas de Assalto Aéreo com base em Aldershot, Hants – está sendo montada.
“Entre 400 e 600 soldados estão prontos. Seu equipamento está embalado e eles estão prontos para voar para a Ucrânia e pousar ou saltar de pára-quedas. Eles treinaram para as duas eventualidades ”.
O oficial militar mais graduado da Grã-Bretanha, general Sir Nick Carter, advertiu que há um risco maior de uma guerra acidental estourando entre o Ocidente e a Rússia do que em qualquer momento desde a Guerra Fria.
O General Carter, Chefe do Estado-Maior de Defesa, disse: “Temos que ter cuidado para que as pessoas não acabem permitindo que a natureza belicosa de algumas de nossas políticas termine em uma posição onde a escalada leva a um cálculo incorreto”.
Esta imagem de satélite divulgada pela Maxar Technologies mostra uma visão de unidades blindadas e equipamentos de apoio em meio à presença de uma grande implantação de forças terrestres na extremidade norte da cidade de Yelnya, Oblast de Smolensk, na Rússia. O Pentágono está monitorando a região da Ucrânia em meio a relatos de um novo aumento de tropas russas na fronteira do país
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse no início desta semana que há quase 100 mil soldados russos perto da fronteira com a Ucrânia , gerando temores de que a Rússia possa estar se preparando para tentar confiscar partes da Ucrânia.
Zelenskiy disse que os países ocidentais compartilharam informações sobre movimentos ativos de tropas russas com Kiev, com o Ministério da Defesa ucraniano estimando o número de soldados russos que se deslocam perto da Ucrânia em cerca de 90 mil no início deste mês, apesar dos avisos dos EUA
O Ministério da Defesa da Bielorrússia acusou a Polônia de um aumento militar ‘sem precedentes’ na fronteira, dizendo que o controle da migração não justifica a concentração de 15.000 soldados apoiados por tanques, meios de defesa aérea e outras armas.
Enquanto isso, a Rússia condenou o aumento da atividade da Otan nos últimos dias em torno do Mar Negro e da Crimeia, e um comunicado do Ministério da Defesa disse que os caças russos tiveram que escoltar quatro aviões de reconhecimento da Otan sobre o Mar Negro em 24 horas.
‘As atividades militares agressivas não provocadas dos Estados Unidos e dos Estados membros da OTAN na área do Mar Negro e o envolvimento dos Estados do Mar Negro representam uma ameaça à segurança regional e à estabilidade estratégica’, diz o comunicado.
Os navios russos também foram travados em um impasse tenso e de curta distância no Mar Negro com os navios dos EUA – o comunicado da defesa disse que o cruzador de mísseis Moskva, a fragata Almirante Essen e o navio de patrulha Pavel Derzhavin estavam rastreando os movimentos do USS Porter Destruidor e navio de comando da Marinha dos EUA Mount Whitney.
Prezado
O 22º SAS Rgt tem 4 Esqd, cada um com 16 tropa a 16 homens.
Ou seja, são 4 Esqd com 64 operadores.
Para enviar 600 operadores SAS, teriam q enviar TODO o 22º SAS, quanto mobilizar o 21º e o 23º….. q não são tão “ostensivos” assim….
Eu acredito q onde vc leu isso está exagerando….
A tradução está estranha.
O que me parece é que o efetivo do GT é de 600 militares, entre SBS, SAS, médicos, engenheiros, e paras.
O SAS hoje teria que ressucitar o David Stirling pra ter 600 operadores, kkkkkkk
O general continuou: “Temos de estar em guarda e garantir que prevaleça a dissuasão, mas, criticamente, temos de garantir que haja unidade na aliança da Otan e que não permitamos que ocorram lacunas na nossa posição coletiva.
“Se você olhar para a Otan como um todo, verá que é a aliança militar mais poderosa do mundo.
“Se isso irá tão longe [na guerra], eu claramente espero que não. Mas precisamos lembrar a todos que estamos lá para impedir.”
Ele acrescentou: “Acho que a segurança da área do euro atlântico é definitivamente pior do que era quando comecei como chefe, há 8 anos.
“Nós, como aliança, somos muito mais capazes do que éramos antes – mas isso reflete uma escalada das atitudes de todos e isso é um pouco perturbador.”
OFF-TOPIC: alguma noticia sobre o teste e disparo de um missil russo abatedor de satelites? Ja saiu em varios jornais. Dizem que os destrocos quase atingiram a ISS. Os EUA ja se pronunciaram contra.
Não é só os EUA que se pronunciaram contra, foi todo mundo. Como alguém destrói um satélite em órbita estável? Milhares de fragmentos diminutos, difíceis de serem rastreados, vão ficar em órbita por décadas atrapalhando o acesso ao espaço.
Russos fazendo russices.
Bosco… acabei de ver essa noticia em varios sites internacionais tbm. Essa é uma noticia preocupante. Isso mostra que a Russia esta se atualizando em armas de dissuasao a longa distancia e em armas de destruicao em massa, ja que ela nao tem a capacidade de enfrentamento convencional que a URSS tinha. Preocupante pq a Russia nao tera medo de usar essas armas se sentir-se ameaçada ou encurralada pelos EUA, e isso vai dar ruim para TODO O MUNDO. Numa guerra dessas nao ha vencedor, TODOS perdem.
Os EUA condenaram veementemente um teste anti-satélite russo na segunda-feira que forçou membros da tripulação na Estação Espacial Internacional a embarcar em suas espaçonaves por segurança, chamando-o de “um ato imprudente e perigoso” e dizendo que “não vai tolerar “comportamento que coloca em risco os interesses internacionais..
O Comando Espacial dos EUA disse que a Rússia testou um anti-satélite de ascensão direta, ou míssil DA-ASAT, atingindo um satélite russo e criando um campo de destroços na órbita baixa da Terra com mais de 1.500 fragmentos orbitais rastreáveis que também podem gerar centenas de milhares de pedaços de detritos orbitais menores.
https://www.theguardian.com/science/2021/nov/16/russia-defends-anti-satellite-missile-test
O administrador da NASA Bill Nelson disse em um comunicado que estava “indignado com esta ação irresponsável e desestabilizadora. Com sua longa e célebre história em voos espaciais humanos, é impensável que a Rússia colocaria em perigo não apenas os astronautas americanos e internacionais parceiros da ISS, mas também seus próprios cosmonautas. Suas ações são imprudentes e perigosas, ameaçando também a estação espacial chinesa. “
A tripulação a bordo da ISS teve que vestir rapidamente seus trajes espaciais e pular para dentro de suas espaçonaves caso a estação fosse atingida por algum entulho que passasse, de acordo com a agência espacial russa ROSCOSMOS. Duas autoridades americanas disseram à CNN que as medidas de precaução foram resultado direto da nuvem de destroços causada pelo teste russo.
O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse que o teste “aumentará significativamente o risco para astronautas e cosmonautas na Estação Espacial Internacional, bem como para outras atividades de voos espaciais humanos”, acrescentando que “as alegações da Rússia de se opor às armas e à armamentização do espaço são falsas e hipócrita.”
Apenas alguns testes bem-sucedidos de armas anti-satélite foram realizados pelos EUA, Rússia, China e Índia.
‘Irresponsável’
Price disse que os EUA consultariam aliados e parceiros sobre uma resposta.
“Não quero adiantar-se a medidas específicas que possamos buscar, que nossos parceiros e aliados possam buscar, mas vamos continuar a deixar bem claro que não vamos tolerar esse tipo de atividade,” Price disse no briefing do Departamento de Estado de segunda-feira, acrescentando que os EUA queriam “deixar muito claro por que isso é tão perigoso, por que é assim, uma conduta tão irresponsável por parte de um Estado-nação”.
Price disse que os EUA conversaram várias vezes com altos funcionários russos para alertá-los sobre o perigo de tal teste, mas não disseram se houve uma comunicação diplomática formal com Moscou.
Quando questionado sobre relatos de que a tripulação da ISS teve que buscar abrigo, Price encaminhou repórteres para a Rússia e enfatizou que tanto os astronautas americanos quanto os cosmonautas russos foram afetados.
A estação espacial continua a correr risco de impacto de objetos pequenos demais para serem rastreados, pois orbita 220 milhas náuticas acima da Terra. Esses minúsculos objetos podem ser pedaços de rocha, micrometeoritos, partículas de poeira ou mesmo manchas de tinta que lascam dos satélites.
O Comando Espacial disse que está examinando a nova onda de destroços. “Estamos trabalhando ativamente para caracterizar o campo de destroços e continuaremos garantindo que todas as nações que fazem viagens espaciais tenham as informações necessárias para manobrar os satélites caso sejam impactados”, disse um porta-voz do Comando Espacial. “Também estamos trabalhando com a agência, incluindo o Departamento de Estado e a NASA, em relação a esses relatórios e forneceremos uma atualização em um futuro próximo.”
‘Um perigo’
O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse a repórteres em uma coletiva de imprensa na segunda-feira que “a preocupação mais imediata são os próprios destroços, que agora estão flutuando lá fora e podem se tornar um perigo, inclusive para a Estação Espacial Internacional”.
Kirby disse que o Pentágono está observando “de perto os tipos de capacidades que a Rússia parece querer desenvolver”.
“Nós observamos de perto os tipos de capacidades que a Rússia parece querer desenvolver e que podem representar uma ameaça não apenas aos nossos interesses de segurança nacional, mas aos interesses de segurança de outras nações com viagens espaciais”, disse Kirby. “E, novamente, temos sido muito claros, gostaríamos de ver normas para o espaço, de modo que possa ser usado com responsabilidade por todas as nações que fazem viagens espaciais.”
O incidente ocorre em um momento de aumento das tensões entre os EUA e a Rússia. Autoridades dos EUA soaram publicamente o alarme sobre o aumento de tropas da Rússia perto de sua fronteira com a Ucrânia e se juntaram às nações europeias para expressar preocupação sobre a crise de imigrantes na fronteira com a Bielo-Rússia, que as autoridades europeias descreveram como uma crise provocada pelo homem que a Bielo-Rússia criou com Apoio russo como ato de “guerra híbrida” contra a Europa.
Adriano… li todas as materias. Obrigado.