Bolsonaro autoriza presença temporária de forças dos EUA no país para exercício militar
Combinação das forças militares dos dois países, chamada de CORE, foi concebida durante conferência bilateral entre Brasil e EUA em outubro do ano passado
O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto em que autoriza o ingresso e a permanência temporária de militares dos Estados Unidos no território brasileiro para a realização de um exercício conjunto com o Exército de 28 de novembro a 18 de dezembro de 2021, na região do Vale do Paraíba, no trecho entre os municípios de Resende (RJ) e de Lorena (SP).
Os exercícios combinados das forças militares dos dois países, chamados de CORE (Combined Operations and Rotation Exercises), foram concebidos durante conferência bilateral realizada entre Brasil e EUA em outubro do ano passado, com o objetivo de incrementar a cooperação entre os dois Exércitos, conforme comunicado da Secretaria-Geral da Presidência.
O primeiro exercício foi realizado entre janeiro e março deste ano, em Fort Polk, no Estado norte-americano da Louisiana, e a previsão é que as manobras conjuntas ocorram todos os anos até 2028.
“Ressalte-se que iniciativas como esta se inserem no contexto do Acordo Bilateral entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Cooperação em Matéria de Defesa, firmado em Washington, em 12 de abril de 2010, e promulgado pelo Decreto nº 8.609, de 18 de dezembro de 2015”, destacou a nota da Presidência.
O Ministério da Defesa, por meio do Comando do Exército, é a instituição responsável pela organização e execução do chamado Exercício de adestramento CORE 21.
FONTE: Reuters, via Época
Com certeza que os consultores do Pentagono instaram o Governo brasileiro a “recusar” sob qualquer circunstância, qualquer tentativa de China e Rússia de fazer a mesma coisa.
Ressalte-se que iniciativas como esta se inserem no contexto do Acordo Bilateral entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Cooperação em Matéria de Defesa, firmado em Washington, em 12 de abril de 2010, e promulgado pelo Decreto nº 8.609, de 18 de dezembro de 2015”, destacou a nota da Presidência.
Os americanos não precisam fazer isso, os próprios militares brasileiros já o fazem por eles, a propaganda é tão forte aqui contra esses países que os americanos não precisam mexer um dedo para convencer os líderes brasileiros a tomarem essa decisão, é a maior propaganda que os americanos poderiam ter em toda a história do Brasil, com o sujeito que ocupa o Planalto sendo o maior exemplo dessa submissão, mais submisso do que isso apenas se deixassem os EUA anexar o Brasil, se bobear, deve ter até pessoas defendendo essa causa, e não me surpreenderia se algumas aqui do blog estivessem nessa complacência mútua totalmente equivocada.
Não seria má ideia viu…
O “sujeito” que ocupa o planalto é o seu Presidente, querendo você ou não.
Sim, o escolhido nas eleições… mas continua sendo um puxa saco de americano.
Engraçado o “puxa-saquismo” q vc mencionou…comprar Pasadena por 50X o preço que valia não é puxa-saquismo? Pagar 3 bilhões ao departamento de justiça americano para encerrar o processo de corrupção de Pasadena não é puxa-saquismo?…Mas puxa-saquismo é treinar com os americanos, trocar de experiência e aprendizado, coisa q eles fazem rotineiramente na selva Amazônica com o BIS, coisa bem normal a presença de estrangeiros aqui. Puxa-saquismo não seria apoiar o Macron para internacionalizar a Amazônia? Vai entender a cabeça desses caras de esquerda…
Amiguinho só não esquece que quem falou em um pacote de 20bi pro Brasil acabar com as queimadas foi os EUA ..
Me lembro que quando Biden ganhou, a esquerda correu nas bolas dele. Aí é puxa saco do bem.
Biden de esquerda ????
Ué. Me conte mais sobre isso.
Mas não deixa de ser um sujeitinho abobado….
É o presidente mas continua sendo um escroque…
Velho… para de viagem..
A Kalashinikov tem representação oficial no Brasil..
Rússia n treina aqui tb, porque prefere ter como aliado a Venefavela..
A FAB continua comprando Iglas e os Hinds estão em manutenção feitas por russos.
Mesmo assim russos já visitaram o CIGS e precisou da mesma autorização.
Nem sei pq isto é notícia.
E por falar nos Sabres, muitos morderam a língua apostando que os russos não cumpririam o acordo no que diz respeito a manutenção e armamentos da aeronave…
Fácil não é..
Ué, cumpriram??????? Começou semana passada???
Venefavela????
Sai um espelho, para a mesa 1.
Voce nem mora no Brasil. E se mora, sua semântica é lusitana.
Depende… a turma left adoram a Venezuela e a Argentina..
Mas para lá não vão..
Vão para Miami e Europa
E outro pra tua mesa. Acho-te uma graça querendo falar mal do Brasil como se seu país fosse a locomotiva econômica da Europa…
Tantos portugueses educados e corteses frequentando esse espaço e vem tu aqui querendo azedar o debate.
Oras Bolas gajo se a Europa fosse um corpo Portugal seria o Martelo ? (P/ “Português” Martelo menor osso do corpo humano)
Duvido se a Marinha chinesa ou Russa ou mesmo as duas resolvese deslocar grande força para um exercício em conjunto com seus aliados aqui na AS que o Pentagono não entra em contato para instar uma recusa.
Um exercício em alta escala aqui nos mares da AS envolvendo as marinhas de Rússia e China e os países aliados. Um convite ao Brasil, cairia bem em Washington?
É um caso a pensar, eu acharia ótimo, como escrevi acima, Rússia e China são parceiros comerciais do Brasil, por que não seriam bem-vindos para treinarem aqui? Não entendo essa paranóia.
China já passou por aqui.
https://www.naval.com.br/blog/2013/10/29/marinha-do-brasil-realiza-exercicio-inedito-com-a-marinha-da-china/
Só porque você tem uma tara patológica por russo e chines não quer dizer que um cidadão normal tem que ter. Apenas sua opinião no mundo alucinógeno, ponto.
Aliás, falando neles, treinar com o russos seria formidável, na minha opinião. É uma nação amiga, parceira comercial, não sei por que o pessoal se grila tanto, não estamos em guerra com ninguém, até treinar com a venezuela, pra mim, tá valendo, a genmte sempre aprende alguma coisa.
Poisé..
N vejo problema algum.
Russia treinando com o Brasil?????
Já estiveram no CIGs…
Se acertaram algo não sei dizer
Perfeito Rodrigo
Há exercícios, intercâmbios e compras de materiais com aliados aos montes aqui no Brasil. Só agora, com os EUA, da essa “notícia”….
Infelizmente, a imprensa nacional, e pior, a análise de quem as lê vai de mal a pior….
Outros países também já foram convidados a realizar exercícios aqui é nós em seus países, mas nem todos tem interesse, pcp doutrinário.
Outros vibram com a ideia.
Sds
Exato. O Brasil treina com vários países. Nas Cruzex, e também nas antigas Tiger e Mistral, militares e aeronaves de vários países vem ao Brasil e também precisam de autorização.
Qual a diferença? Qual o motivo dessa autorização virar notícia??
Com certeza também, e digo absoluta, você não sabe de nada. Deveria começar sua sentença com “EU acho que”. Fica mais apropriado e menos vergonhoso.
Sempre tivemos melhor relacionamento com os países ocidentais em termos de exercícios militares. Recentemente tivemos uma equipe de paraquedistas brasileiros participando de uma competição militar na Rússia, já é um começo para melhorar as relações e quem sabe no futuro participarmos de exercícios em conjunto com os russos.
Sensacional, concordo plenamente.
Tanta palhaçada. Esse tipo de exercício ocorre o tempo todo, aonde parte acontece em um país anfitrião, e parte no outro. Eu mesmo já participei de um nas Filipinas com soldados e fuzileiros filipinos, e depois eles vieram a Fort Hood para terminar conosco. Nada demais. Simples adestramento e intercâmbio.
Exactamente! Mas, tudo é motivo de critica. Quando cabe a critica, ela deve ser feita….quando não cabe, fazê-la por fazer é apenas oposição e politicagem rasteiras.
já vieram treinar no CIGS, os chineses, os Russos eu não sei, aliás o Bonoro autorizou pesquisa nuclear com os russos, coisa muito mais importante.
Exatamente.
Exato.
Ainda bem.
Certamente, o próximo Presidente convidará esses senhores a se retirar do País.
Ressalte-se que iniciativas como esta se inserem no contexto do Acordo Bilateral entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Cooperação em Matéria de Defesa, firmado em Washington, em 12 de abril de 2010, e promulgado pelo Decreto nº 8.609, de 18 de dezembro de 2015…………………..#bolsonaro2022
Que seja o acordo que for.
No momento, a presença deles não é desejável aqui no Brasil
Claro, mas se fosse da China tu seria o primeiro a soltar foguetes.
Afinal é nossa maior parceiro comercial né .. até tem motivos .
O que uma coisa tem a ver com a outra?
Ou ta falando isso por viralatismo tambem?
Tá, um treinamento entre americanos e brasileiros aqui não é desejável, mas chineses, russos e iranianos na Venezuela fornecendo armamentos e treinamentos é normal, não é?
Pode reclamar à vontade. Vai ter americano com brasileiro em simulação de combate, sim! E se reclamar muito chamaremos outros membros da OTAN também!
Não temos nada a ver com russos, chineses e iranianos na Venezuela.
Essa pauta não não é nossa.
É um grande problema para os americanos e espero que eles não nos metam nessa furada.
Não queremos fazer parte de nenhuma ‘Aukus’.
Como assim “Não queremos” ? Fale por você, não pelos outros
fale assim, eu não quero.
Boa kings, chineses, russos e venezuelanos não são problemas do Brasil, e sim dos EUA, eles que se entendam.
Fosse eu presidente desta zona mandaria eles enfiarem a OTAN nos traseiros deles, o Brasil tem plena capacidade de se proteger militarmente, não faz por que não quer, preferem manter os cabides de empregos a ter tanques, aviões e navios modernos e capazes.
O que não falta é país no mundo para cooperar com o Brasil, a saber África do Sul, Índia, Paquistão, Turquia, Coréia do Sul, Israel, etc, etc.
As asneiras q escreve combinam perfeitamente com “Inimigo do Estado”.
Parabéns … escolheu o nome certo
Apareceu o primeiro do cabide de empregos, PEC 32 neles!
SDS Inimigo!
Esse negócio de Brasil na OTAN é da turma que considera trocar feijão por fuzil.
Mais uma doideira das muitas que temos assistido ultimamente.
Essa pauta do EUA no Brasil nao te interessa pq tu e chinês.
É brasileiro adora babar ovo do “ ocidente “ ??? continua assim que você vai longe .
Vai ficar no joystick do video game dando o ‘maior apoio’.
Pois é “divagar” , bom mesmo é babar ovo dos primeiros dos últimos.
Tem o BRICS que mesmo se arrastando deve ser ocidental, tudo uma babação total ! Q feio.
A questao não é “babar ovo” do ocidente….a questao é que somos do ocidente.
Quanto à treinar com russos, chineses ou qualquer outros, basta os nteresses serem demonstrafos por eles. Te garanto que não seriam negados….mas, tanto os norte-americanos de nascença, como os sino-russos genuínos que comentam aqui, não perdem uma única oportunidade de escrever merd@ e destilar seu ódio e raiva, misturados com deboche e cinismo.
Eu chamo isso de xenofobia seletiva. Treino é treino. Ganha-se experiência seja com quem for, e esses caras não entendem isso.
Somos ocidente ? ??? nosso país é chamado de república de bananas cara ..
Tu chamando os outros de baba ovo?
Sim pq ?
É um exercício e o segundo depois de o primeiro ser feito nos EUA.
Vão invadir o Brasil?
Por que não é desejável?
ué o acordo é do ParTido, e pq não seria desejável treinar com uma tropa com experiência de combate real?
Fique tranquilo que o próximo Presidente convidará essa turma a se retirar do País e deixará bem claro que não serão bem-vindos nos próximos (espero) muitos anos.
Qual turma seria bem vinda? O país precisa de dinheiro e tecnologia e parceria estratégica. Que sábio conselho daria , sendo bem pragmático ? Não vale responder como vendedor medíocre que ao invés de enaltecer o próprio produto, denigre o da concorrência.
Qual turma?
NENHUMA!
Não precisamos de militares estrangeiros aqui.
E quem seria? Deus existe….e por isso, não será o atual e nem o que tu idolatra, aquele que possui 1 dedo a menos……
Qualquer reclamação, procure o novo Presidente em Brasília em 2022.
Ah!
E ele vai pedir música no Fantástico.
Adivinhe quem é?!?!?!
Aguarde…..não conte com o ovo no fiofó da galinha……falta 1 ano ainda……quem ri por último, ri melhor….
Não é desejável para você. E você não responde pêlo Brasil. O que você pensa ou deixa de pensar é totalmente irrelevante para o país.
O que o sr. escreveu também vale para si mesmo.
Tá certo!!! Em questões militares vamos juntos com os EUA, mas por acaso teremos a qualidade de vida da classe média americana ou será apenas para os pobres brasileiros na forma de soldados servirem como “bucha de canhão” para os EUA?
Bucha de canhão? Quando, onde e por que isto ocorreria? É apenas um exercício militar!!! Um treinamento!!!!
Por quê motivo? Só por que vc não quer?
Disse quem, o tonho da lua…toinho!
Por que? Eles vão invadir o Brasil???? Não seja mais patético do que ja é!!! Eles vão vir….e vou pedir para darem uma passadinha no Rio e te fazerem uma visita….huehuehue
Ih rapaz!
Aqui o ‘bicho pega’.
Já botaram até uns caras do EB para correr.
Alguns americanos seria até mais fácil.
Vai que tem uma ‘rapeize’ do talibã por aqui para dar uma ajuda.
Americano já gosta.
Não duvido…….aí é um “paraíso”…….lugarzinho “sereno e tranquilo”…….quando não é traficante, é miliciano…..e se não for nenhum dos dois, tem policial corrupto…..e comandando tudo, 4 governadores presos e/ou respondendo processos criminais …..lugarzinho bem bacana…..
Não é que seja em ‘paraíso’.
É a realidade da maioria do País.
Não é uma calma e tranquila estância do interior gaúcho.
De onde vc acha que saiu o seu Presidente?
Aqui no RS, temos estâncias fantasticas….tu não conhece, não é? Mas, não gosto da vida rural…só gosto para passear….por isso, moro em uma cidade com todos os confortos da vida urbana.
Quanto ao “meu” presidente, ele também é “teu”. Ano que bem, nem ele, e nem aquele outro, vão se eleger…..
?????
Mesmo nos sombrios 14 anos de mandato do outro lado, que eu não posso dizer para não cair na spam..
O Brasil, a despeito da propaganda não deixou de ser um aliado importante na guerra ao terror ou sofreu qualquer tipo de represália do Governo americano.
Do Governo chinês que vc tanto ama, basta não falar bem que eles embargam o país.
Quando o Brasil sofreu embargo chinês, diz aí.
É séria está pergunta?
Cada vez q eles enrolaram para liberar insumos de vacinas pq aqui se falou algo que desagradou o governo chinês e isto amiguinho matou muita gente, mas para vocês é irrelevante ou inventam embargos sanitários para a exportação de produtos agrícolas brasileiros.
E isso é embargo por acaso? Embargo vem de lei macho. Isso aí foi um mero desentendimento.
Já que você não lê noticiário, um certo país andou retendo IFA para produção de vacina. Até mesmo segurando envio da vacina pronta. Mas isto não deve ser importante.
PR e seus filhos falaram mal da China desde o começo da pandemia , inclusive deu até um rolo com embaixada da China , teve alguma ameaça e embargos ou sanções ? Então n fala bosta ..
Só demora em liberar insumos de vacinas.
Ué , mas não era o pr que era contra a “ Vachina “ ? Esqueceu que ele desautorizou o capachuello a comprar as 45 milhões de doses ?
Atraso de insumos vacinais e da própria vacina pronta, não são embargos??
Falou falou da China tempo todo e falou que não queria nenhuma vacina chinesa .. inclusive cancelou 45 milhões de doses que o capachuello tinha comprado , ta lembrado ou vai falar que esqueceu ?
Quando os paraquedistas do EB estavam na Rússia cerca de 1 mês atrás, o senhor estava aqui elogiando.
Agora vem com essa de “expulsem os Yankees”..
Tua credibilidade nesse fórum já está no subsolo do porão.
Na verdade, nem soube disso.
Se soubesse, teria criticado do mesmo jeito o dinheiro gasto nesse momento tenebroso do País.
Dinheiro mal gasto o país é sustentar você em alguma repartição pública.
Não fala bobagem….agora a desculpa é pelo gasto? Quem não te conhece, te compra…..
Para a sua infelicidade e a dos demais fanáticos aqui do fórum, as forças armadas brasileiras e as americanas sempre mantiveram laços de amizade e continuarão assim por muito tempo independentemente de quem ocupe a cadeira presidencial daqui ou a de lá.
Mas, nunca é tarde para mudar.
Aliás, tendência que vem se alastrando por boa parte do Mundo.
Engraçado, durante os outros governos, militares e aeronaves de vários países, incluindo EUA e França, foram autorizados e vieram ao Brasil….sem problema algum……não faça critica apenas por ser o autorizador quem é!! Politicagem, não!!
Durante os outros governos o País não estava desse jeito.
Ainda mais com um demente sugerindo armar todo mundo em vez de comprar feijão.
O que tem a ver um simples exercicio militar com a situacao economica do país?? Ora….por favor….tente outra!
Realmente.
Nada.
Tirando o fato que custa dinheiro muito dinheiro, dinheiro esse que está faltando para saúde, educação, habitação, infra-estrutura e etc.
Até para o ‘auxílio-modess’.
Não fala bobagem….o dinheiro já estava previsto há tempos para esse exercício. E em todos os governos, todos, sem exceção, houveram contingenciamentos de orçamento nos mais variados ministérios.
Tem erros e mau uso do dinheiro, com certeza….nesse e em todos os governos…..mas, no caso específico de um exercício militar desse tipo, não é um exemplo disso.
E essa conversa de ser contra o exercício por causa dos custos, não vem com conversa mole….olha teu primeiro comentário à respeito, lá no começo…..logo, o teu problema, é por serem militares dos EUA.
“Antoniokings
2 dias atrás
Certamente, o próximo Presidente convidará esses senhores a se retirar do País.”
Presidente covarde e submisso! É o complexo de vira-latas ao extremo! É vergonhoso ter um sujeito desses na presidência do meu país!
Não entendi seu comentário, ele autorizar a execução de um exercício é ser covarde e submisso?
Sendo que nossos militares também já fizeram exercícios em solo americano.
Deixe as ideologias de lado e analise de forma coerente a situação, infelizmente a politicagem tomou conta até da trilogia.
Pessoal nem sabe ler, interpretar textos e prestar atenção nas datas, etc….e você quer que energúmenos tenham direita e esquerda. Difícil né ?
Paulo freire deve estar orgulhoso quando vê o que ocorreu na educação deste país nos últimos 40 anos. Para quem prefere verificar e não apenas acreditar em meros comentários , basta verificar os números do PISA referentes ao Brasil. Mas boa parte da culpa , na minha modesta opinião, vem dos pais que acham que 100% da formação do caráter e educação é terceirizada a escola. Resultado são estes comentários paupérrimos/anedóticos .
Você tentar ler Paulo Freire ou qualquer livro com conteúdo digno ,para evitar ser mais um papagaio de YouTube e ZAP ZAP. Iria até descobrir que o Brasil só tornou a escolaridade básica obrigação 120 anos, em média após Europa, EUA e Japão. O que acaba por balizar a falta de argumentos próprios para criticar alguém.
A última crítica que o sujeito leu sobre Paulo Freire foi no Blog do Olavo.
Aí vc vê o ‘MAB’ criticar o trabalho de um dos maiores educadores e filósofos de todos os tempos, aclamado mundialmente.
É muita castimonia.
Então “tonho da lua”, para de tomar chá do Daime. Me refiro a educação nos últimos 40 anos. Aumentou a parcela que lê e escreve, porém note o nível de analise crítica e interpretação de texto pífio, estilo o seu. E contra fatos não há choro. Resultado ! Qual posição o país ocupa no PISA. Se tudo é tão perfeito e bom, o mínimo que uma pessoa preparada deveria fazer é mostrar que aprendeu. Mas , o resultado é o que vemos aqui, idolatria sem pé nem cabeça. Se fosse bom teria resultados, nem que na marra nestes 40 anos. O que noto é uma legião de “antonioskings” da luas , aviltando o parco conhecimento e ainda querendo na marra, impor uma verdade esdruxula do mundo paralelo que vive. Vida que segue, o país não está desta maneira a troco de nada. Desconheço pessoas com mais de 60 anos , que ao menos terminaram o ensino médio, primariamente em instituições públicas, com nível tão baixo de conhecimento , dialética e interpretação. Ao passo que as mais novas…..
Deve estar triste, pois seus preceitos foram ignorados.
Sim, sim… mas não esqueça dos comentários sobre os comentários. Tão ruins quanto.
Poxa Heinz, agora tu entregou o jogo, os EUA deixaram a gente treinar lá, pq os EUA são submissos ao Brasil.
É para o Brasil se sentir ‘importante’.
Lembra da OTAN?
Tadinho.
Equus, leu esta parte?
“Cooperação em Matéria de Defesa, firmado em
Washington, em 12 de abril de 2010, e promulgado pelo Decreto nº 8.609, de 18
de dezembro de 2015”.
Quanta ignorância em um comentário, esse acordo foi assinado antes do bolsonaro e nossa tropa foi la esse ano treinar tb, o biden e covarde e submisso tb??
Seguindo essa tua lógica, o Trump também é?
Afinal os PQDs e a FAB estiveram la no EUA no inicio do ano fazendo exercícios.
Tu tem razão! A semelhança da situação é digna de comparação, afinal, é como se o Brasil tivesse a capacidade de invadir e conquistar os EUA.
Uns falam com o coração, outros com o cérebro e os demais com o dinheiro.
E tem ainda alguns que usam o final do sistema digestivo pra se comunicarem. Se os EUA quisessem invadir o Brasil, o ponto que faria toda a diferença seria esse exercício. Sem isso não teriam a menor chance. Ah tá… Se poupe e nos poupe!
E os EUA, caso quisessem invadir o Brasil, precisariam de um exercício conosco para isso? Esse exercício seria um primeiro movimento para a invasão?? Ora, por favor.. …onde vcs deixam o cérebro quando escrevem???
Não precisa ir nem tão longe. Mês passado teve o Exercício Conjunto Tápio 2021 com presença de tropas americanas da USAF, destacando a presença de dois helicópteros HH-60G Pave Hawk, que chegaram por um C-17 da Guarda Aérea Nacional de Nova York.
É a primeira vez que os EUA fazem exercícios com o Brasil?
É uma repetição da novela do submarino Americano na Base Brasileira?
Essa novela é que nem malhação. Não acaba nunca.
Piada rsrs
É apenas um exercício! Esse pessoal nacionalista sempre fazendo tempestade em copo d’água. Quer se isolar dos EUA para ter “independência”? Tudo bem, mas não vai ter acesso a tudo aquilo que os americanos dispõem a nós entregar, metade que o EB tem vem dos EUA.
Mas o que eles nos entregam? Sucatas do tempo da Guerra do Vietnam, por exemplo?
meu deus, ele só autorizou um treinamento, e essa relação com os EUA era igual até no tempor do ParTido, deixa de estérico.
Um povo fraco e pequeno precisa de ídolos grandes!
A grande maquina do mal…governada por um punhado…movida pela ingenuidade dos tolos…
Não votei no asno amigo, mas vergonhoso é o seu comentário !
Em que parte da matéria você não enxergou a pequena palavra E.X.E.R.C.Í.C.I.O?
Eles não irão montar uma base militar e ficar aqui no Brasil meu caro, como está na matéria, é uma autorização para PRESENÇA TEMPORÁRIA.
Ter eles aqui para um treinamento conjunto, goste ou não, é uma oportunidade de aprendizado, ainda mais com um país que a cada nove anos entra em conflito em algum lugar no mundo.
Gostaria de ver outras potências como França, chineses, ingleses ou russos para a mesma finalidade, mas para isso tem que haver convite formal, se o presidente, o ministro da defesa ou o chefe das forças armadas não fazem semelhante convite a outros países, paciência.
Os treinamentos com outros países, não apenas com os EUA, acontecem ha muitas décadas!!! Achem outro morivo para criticar….existem varios, mas não esse!
3..2…1..
EUA treinando em uma de suas colônias quando for necessário nos invadir estarão afiados. Contaram até com o apoio dos nossos militares e uma boa parcela de canarinhos pra isso!
Até a próprio presidente daqui apoiara ..
Você nem sabe que existe.
Por que (é para quê) exatamente eles nos invadiram? Se quisessem isto não precisariam fazer “visita”. A cooperação com os EUA é coisa que vem desde a segunda Guerra, e nossas ffaa muito se beneficiam disso.
Exatamente Henrique. Mas eu acho que êle não sabe do que está falando.
Claro que sabe. A opção pela narrativa falaciosa é intencional.
com treinamento ou sem treinamento aqui, invadiriam do mesmo jeito, larga de ser maluco.
É um gozador!
kkkkkkkkkkk
As fôrças armadas americanas podem colocar o Brasil de joêlhos, sem a menor necessidade de invadir pôr terra o território brasileiro. Essa é a crua realidade.
O Brasil e os Estados Unidos são nações históricamente amigas. Gostem ou não gostem.
Aí eu concordo com você, acho que nossas forças regulares durariam uma semana no máximo.
É bom que os generais se sentem bem humilhados com a presença do estado-da-arte da defesa e vão afogar suas mágoas em bastante coquetel com camarões e bebidas finas, ai vão procurar mais carguinhos nos ministérios pra engordar mais ainda seus vencimentos. A mamata vai acabar!
Ou irão afastar as “tristezas” em viagens das Mil e Uma Noites em riquíssimos potentados árabes.
Com tudo pago com o dinheiro do povo brasileiro que não está podendo nem mais comprar botijões de gás, diga-se de passagem.
Bem, treinamento é treinamento.
Mas, qual tipo de treinamento e com quais unidades?
Número de tropas?
Unidades?
Vão utilizar blindados?
Eu tenho uma sugestão, estamos com um problema na fronteira entre Paraguai e Mato Grosso do Sul, eles poderiam treinar por lá.
Ou quem sabe numa favela no Rio de Janeiro!
Entrar numa favela do Rio não é treinamento, é combate real.
cabe salientar que não seria permitido o uso de armamento pesado, como granadas, at-4 , carl gustav.
E nem faz sentido isso.
Ali é trabalho de polícia.
Poxa, mas deixa a polícia adentrar nos condomínios de luxo também. Por que tanto preconceito com as favelas, sr. nazista?
Ué, se tiver alguém cometendo atos ilícitos em condomínios de luxo, que a polícia entre e prenda.
Está me chamando de Nazista?
Parece que você realmente desconhece a história.
Admirar um grande General, e um dos maiores estrategistas militares, não é admirar ou compactuar com o Nazismo.
No mais, não tenho mais nada a responder a você, passar bem.
Por que em favelas do R.J.? Então você queria que estadunidenses entrassem em favelas e metralhassem os pobres e negros e mulatos e mestiços e brancos de lá? É isso? Tá vendo? Esse é o “patriotismo nacional”. Os estadunidenses devem achar você diferenciado à beça dos outros brasileiros. Devem gostar muito de você.
Lá, nas favelas, é lugar de muita gente que se tivesse ajuda estatal para morar em condomínios decentes, bem construídos, arborizados e tudo o mais, daria muito valor a essa oportunidade caso a tivesse.
Demais a mais, os mandatários, os chefões dos morros cariocas estão preferencialmente residindo em condomínios de luxo, e fazem parte das castas e classes altas nacionais, altíssimas, por sinal.
Nesses locais de acesso apenas às elites nacionais, trabalham pessoas que sabem de muita coisa, inclusive na portaria…
Bem, agora os americanos aprenderão a capinar e pintar muros e guias como nosso exército.
Vai lá na Brigada Paraquedista – que são os caras que vão treinar com o americanos – e veja se você aguenta uma manhã de treinos com eles.
Ou pra te ajudar, vai num batalhão da PE com mais de 90% de efetivo profissional.
Passa só uma semaninha lá.
Depois volta aqui falar da vergonha que passou.
Quem pinta muro e meio fio é conscrito.
Se você não sabe a diferença entre o conscrito e o soldado profissional, que hoje representam mais de 80% do EB, nem deveria estar aqui comentando.
Tem gente que adora pagar um mico…
Êsses caras não tem a menor ideia de como são os treinamentos da segunda maior fôrças armadas das Americas (Brasil).
?????
E se experimentarem pudim de leite moça, não vão querer outra coisa.
Sinceramente, o “partidarismo” de alguns comentaristas é de “dar vergonha, da vergonha alheia”.
Quando ocorreram as CRUZEX (Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira), poucos eram os acéfalos que não conseguiam diferenciar que opinião política não pode ser usada como argumento contra os benefícios de operações conjuntas, em particular com Forças melhores preparadas e equipadas.
Infelizmente, os mesmos acéfalos de sempre (se não for um ou dois apenas, com vários emails/nomes) poluem os comentários, com colocações sem pé nem cabeça, totalmente partidários (se for da ideologia/bandeira que defendo é bom, se não é ruim).
Quanto ao Exercício? que venham mais do mesmo tipo!
Eu tenho cerebelo!
Só perguntei quantas tropas, unidades, se vão trazer blindados, etc.
E ainda dei como sugestão de uma escursaozinha, por alguns ambientes difíceis aqui no Brasil.
Este povo de direita e esquerda, além de não saberem pensar, são partidários!
Realmente chega a dar vergonha!
Mas, concordo que estes exercícios ajudam a nossas forças armadas a ganhar mais experiência.
Até porque pra nós brazileirus tanto faz mesmo o alinhamento, um ou outro, EUA ou China. Somos dominados de qualquer jeito…
Perfeito comentário Gabriel. Essas matracas vêm aqui para poluir e degradar a qualidade do site.
Como eu percebi que alguns colegas não tiveram tempo de ler a matéria e outros leram muito por cima, sem se atentar a detalhes, vou resumir:
Acordo bilateral firmado em 2010 (governo Lula).
Decreto promulgando o acordo em 2015 (governo Dilma).
Primeiro exercício ocorreu nos EUA entre janeiro e março deste ano.
O segundo exercício ocorrerá aqui no Brasil de 28 de novembro a 18 de dezembro deste ano, tendo como palco a região do vale do Paraíba, entre Resende (RJ) e Lorena (SP).
O atual presidente apenas teve de assinar decreto autorizando a entrada e permanência de tropas estrangeiras, conforme manda a legislação.
O acordo bilateral, iniciativa do Lula e da Dilma, prevê que as manobras conjuntas ocorram até 2028, quando então poderá ser cancelado ou prorrogado.
Ressalto que não estou tomando partido nem a favor ou contra o Lula, a Dilma ou o Bolsonaro. Apenas ressalto pontos importantes do acordo.
A questão não é quem assinou o acordo, mas a conveniência de termos isso aqui nesse momento.
Totalmente fora de propósito, em momento inadequado (até pela pandemia), situação política, crise financeira e etc.
Parece mais uma das papagaiadas megalomaníacas do néscio (lembra da entrada na OTAN?).
Quanto mais treinamentos, melhor. E isso é absolutamente normal com exercícios que incorporem militares de outros países em solo Brasileiro.
Qual a novidade nisso ? isso acontece em todos os países e também no Brasil há décadas, exercícios conjuntos, nada mais. Matéria bem tendenciosa da Época… Realmente tá na hora de se fazer a regulação da mídia.
Pois é. Nos 13 anos do PT, várias vezes militares americanos estiveram por aqui em diversos exercícios. Agora é diferente porque?
Exercício militares com outros países sempre são importantes fontes de troca de experiências! Todos ganham!
Faz o seguinte, no próximo treino chama a galera toda.
Chinês, russo, americano, inglês, australiano, francês, alemão, venezuelano, cubano e mais alguns amiguinhos que a turma da direita e esquerda goste.
Faz uma baita treinamento na Amazônia e deixa a magia acontecer. Qualquer coisa se alguém sumir, diz que foi a sucuri que comeu.
risos, risos.
Só não pode trazer o talibã pq aí os EUA não participará ..
Nem os russos…
KKKK Rachei com a magia
A galera reunida.
E o presidente seria maluco de recusar? kkkkk
Sabe o que o Brasil irá ganhar com essa “hospitalidade”? A mesma coisa que Luzia ganhou atrás da horta…
Quanta baboseira.
Acordo fechado no governo do PT.
E os caras chamando Bonoro e entreguista.
Geração Paulo Freire é dose de aguentar…
Geração Paulo freire ? Sabe me dizer quando metodo dele foi aplicado ?
Não sei dizer, mas minha irmã se formou e fez mestrado em Letras na UERJ, Português-Literatura, e foi obrigada a ler as baboseiras dele e debater em sala de aula. Imagine gerações que passaram pelas universidades públicas brasileiras e acreditaram no que leram… Na sua opinião, isso influenciaria suas metodologias de trabalho… ou não?
Leia Pedagogia do Oprimido e tente não rir com diversas afirmações sem sentido e tentativas vazias de filosofar.
Por que você não discute o fato dele ter alfabetizado 300 adultos em 40 dias? Não que eu ache o Paulo Freire o máximo, mas só vejo críticas às suas visões políticas. Não vejo nenhum destes desmistificadores questionar o feito dele, só batem na mesma tecla, suas opiniões políticas.
Outra vez comprei aquele livro Desconstruindo Paulo Freire. Ao final do livro percebi que joguei dinheiro fora. Usei para acender a churrasqueira, pois o livro em momento algum questiona o feito dele em Angicos, só bate nas suas visões políticas.
Deve ser porque ele é o Brasileiro mais homenageado mundialmente né .. só por isso .
hahahahaha, escolheu muito bem o “niquineime” . O cara É o resultado do método pífio e agora vem cantar de galo, para mostrar TODO o conhecimento ao longo destes… blargh anos. Se brincar deve ser estudante profissional, deve ter uns 35 anos e não consegue terminar nada.
Não sei o porquê de tanto piti… os EUA e o Brasil tem acordos de defesa assinados há muito tempo. E qual o problema de americanos treinarem por aqui com as forças brasileiras?
Se alguém souber, me explica, pois não vejo nenhum problema, é um acordo assinado.
Kkkkk tropas dos EUA não precisa nem
pedir … já podemos chamar de lacaio dos EUA ?
Mill vêzes sêr lacaio dos EUA, do que sêr lacaio da China. O Brasil e os EUA são nações com forte laços historicos, econômicos, politicos e culturais. Os EUA foi o primeiro país a reconhecêr a independence brasileira.
O EB só pode fazer treinamento com quem países que alguns aqui babam ovo, por favor, dá raiva de ler o comentário desse povo sem noção…. quanto ao treinamento os americanos depois que perderam no combate simulado lá nos EUA quiseram logo vir ao Brasil.
Olá queridos comentaristas. Acompanho estes fóruns e demais da trilogia a um tempo. Posso dizer que sou do povão e essa é minha primeira postagem. Não chego aos pés de nenhum dos senhores em relação a conhecimento de equipamentos, estratégias e geopolítica. Sou apenas um cidadão de 44 anos, que servi as fileiras do EB pelo período obrigatório no antigo 1º RCC ( Cavalaria Blindada ) que antigamente era sediado aqui no Rio de Janeiro. Mas hoje decidi externar minha opinião, pois fico entristecido em ver que as vezes ocorre um espécie de embate, que me parece em determinados momentos ocorrer de forma ofensiva, entre opiniões políticas diferentes. Se me permitem apenas opinar, como um leigo no assunto, creio que independente de opinião política, ou de grupos ideológicos A, B ou C ( ou até mais ), que tudo aquilo que soma em experiência, aprendizado, conhecimento, seja ele com qual força for, seja interessante. Sei que existe questões geopolíticas, questões de interesse, mas quando os exercícios são apenas de instrução e colaboração, não seria interessante haver essa “troca”, seja com quem for ?. Desculpe caso esteja errado em algo. Não tenho domínio do assunto, mas adoro a trilogia. Leio também o Naval e o Aéreo e gosto muito. Aprendo bastante. Um abraço cordial a todos.
Seu post foi mais lúcido do que o de muitos aqui. Por favor não se acanhe.
Obrigado
Seja bem vindo para comentar sempre que quiser.
Tem uns aí que só falam “groselha” e não param de postar.
Não se acanhe e participe das discussões.
Obrigado.
é esse povo maluco, vc está certíssimo, se fizessem treinamento com os alienígenas seriam bom também. treinamento sempre é bom.
Seja bem vindo. O 1⁰ RCC, onde vc serviu aí no RJ, está aqui em Santa Maria/RS, há vários anos.
Sinceramente, não entendi o sensacionalismo da manchete. A notícia deveria ser simplesmente informando sobre o exercício conjunto em nosso território.
Sobre o PR…
Segundo a CF88, Seção II – Das Atribuições do Presidente da República
(…)
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
(…)
XXII – permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente;
Segundo a Lei Complementar 90, de 1997…
Art. 1º Poderá o Presidente da República permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, independente da autorização do Congresso Nacional, nos seguintes casos:
I – para a execução de programas de adestramento ou aperfeiçoamento ou de missão militar de transporte, de pessoal, carga ou de apoio logístico do interesse e sob a coordenação de instituição pública nacional;
(…)
Art. 2° Em qualquer caso, dependendo ou não da manifestação do Congresso Nacional, a permanência ou trânsito de forças estrangeiras no território nacional só poderá ocorrer observados os seguintes requisitos, à exceção dos casos previstos nos incisos III e IV do artigo anterior, quando caracterizada situação de emergência:
I – que o tempo de permanência e o trecho a ser transitado sejam previamente estabelecidos;
Ou seja, ao menos NESTE caso, o PR simplesmente cumpriu a Lei e à Constituição…
Se tem de haver alguma notícia realmente surpreendente é essa… PR cumpre a Constituição!
Exato! Essa autorização não deveria ser nem notícia.
Em 1966 meu tio participou de treinamentos em Fort Hood e Fort Bragg. Vai ver na época Lyndon Johnson também era entreguista.
Tá ficando difícil acompanhar os comentários desse pessoal aqui.