17º Regimento de Cavalaria Mecanizado pratica tiro das armas coletivas
Amambai (MS) – Nos dias 29 e 30 de setembro, o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec) realizou o tiro das armas coletivas na fazenda Floresta Negra, localizada no município de Iguatemi (MS), cumprindo o calendário de instruções da organização militar.
Na ocasião, foram realizados os tiros de granada de bocal com fuzil automático leve (FAL) calibre 7.62 mm e o tiro de canhão 90 mm da viatura blindada de reconhecimento (VBR) Cascavel, onde os militares do Regimento puderam conduzir tiros reais em zonas de impacto cujas distâncias e demais condições simularam o emprego na defesa.
Os módulos de tiro aplicados nas guarnições tiveram elevado grau de dificuldade, exigindo dedicação e coordenação por parte dos militares. Apesar da exigência, o resultado foi excepcional.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Imagino o drama dos soldados tendo que atirar com esse monte de velharia, sendo que poderiam estar com armamento muito melhor se não fosse o fascínio do EB por velharias e a omissão do Estado Brasileiro.
Se prepara pra escutar uma ladaia enorme agora
Vão dizer que a culpa é do Detran-SP, que é um cabide de empregos.
Para treinamento é ótimo, ate´porque tem muita muniçao de 90mm e ela tem prazo de validade, mesmo estocada nas melhores condições, então por que não atirar? Estamos trocando aos poucos estes veículos que ainda dão um caldo em nosso TO para a funça a que foram destinados . Não é o melhor mas é o que temos pra hoje.
Já ouvi falar que um tiro desses de artilharia chega a custar até 8 mil Reais, é verdade isso? Alguém sabe mais ou menos o valor que custa um tiro desses?
1 Projétil M795 155mm americano custa 350 dolares, dever ser por ai.
Então beira os 2 mil Reais cada projétil. Fica até difícil treinar assim afinal eles pensam: dar tiro de artilharia pra treinar ou comprar mimos para nossos coquetéis??
Obrigado pela resposta!
Cada tiro é o salário de um soldado praticamente.
agora imagina a China que está fazendo exercícios de média e larga escala praticamente toda a semana, incluindo o uso de munições inteligentes. Devem estar gastando pouquinho.
Tem uma licitação na web que revela quanto o EB pagou em 2013 por 220 munições 90 mm HEAT. R$ 585.125,20…ou cerca de 2.600 por munição.
Xará……..para isso existe o simulador, o tiro real vem só no fim do curso ou manobra….é tudo administrado, é tudo contado e posso te garantir que não diminui a eficiência da instrução.
….É dinheiro do contribuinte e não é para ficar gastando munição a toa.
Ok, concordo contigo. Refleti sobre esse valor somente pra trazer luz as prioridades das forças militares somente isso.
Se comprasse em grande quantidade o preço seria muito menor, economia de escala, agora comprar 220 munições…um esculacho…
Pra que munição?
O importante é salário de marechal.
Exatamente!
O importante é acumular vários penduricalhos ao salário de ministro, povoar bastante ministério e depois da imagem bastante arranhada de corrupção, soltar notinhas ameaçadoras no Twitter.
Tiro de Carro de Combate ou outros de Cavalaria, como o Cascavel, não são tiros de artilharia. O que vc se refere é aos projéteis de artilharia, como dos M109. Como o outro colega colocou, o valor de um obus 155 mm é de 350 dólares…..mas, dependendo do tipo e aplicação, pode ser mais caro….o mesmo vale para os projéteis de cavalaria, como uma munição flecha, por exemplo, muito mais cara do que um projétil HE.
Treinar sempre pra se estar wm prontidão, apto a usar o q se tem e extrair o melhor pois isso pode definir o resultado, o vencedor de um conflito. Não basta ter X ou Y equipamentos, tem q saber usar, dominar o emprego do q se tem em mãos. Já dominamos a fabricação da munição de 90mm e começamos a fabricar a de 105mm dos Leo 1A5(a princípio a de treinamento).
Pelo que vi estão homologando a HESH e vi imagens da HE também.
Módulos de tiro tiveram elevado grau de dificuldade… isso se refere exatamente à que ? Dificuldade planejada para o treinamento ? Boa Noite e agradeço pela informação. Abraços.
Isso mesmo, dificuldade em engajar o alvo e realizar o disparo; o exercício e dividido em “modulos”, sendo uma especie de fase a ser cumprida para realizar o próximo modulo.
Mesma imagem há 40 anos.
pelo menos dessa vez tiveram vergonha de postar a foto do lançamento da granada de bocal…rs
Quanta pólvora ! Me sinto até mais seguro…
Quando eu prestei o serviço militar no 3° Esq C Mec em Brasília no longínquo ano de 1992 o Cascavel já era obsoleto, que triste ainda ver esse material sendo considerado hoje como nossa segunda linha de frente.
Vamos com calma.
O Cascavel é velho?
Sim, é praticamente um vovô dos campos de batalha.
Está obsoleto?
Sim, está. E bastante.
Mas ainda dá um “caldo”?
Sim, dá.
Guerra real não é Battlefield.
Na Síria, no Iraque e na Líbia também, tanques mais velhos do que esses foram e ainda são utilizados na frente de combate.
E em Nagorno Karabakh tanques mais modernos do que esses viraram fumaça atacados por drones suicidas.
O Talebã acabou de expulsar o maior Exército do planeta do Afeganistão usando como “cavalaria mecanizada” canhões de 30mm instalados em camionetes Toyotas.
Nem tudo é tão ruim quanto parece.
E todos sabem que o EB planeja trocar todos os Cascavéis.
Já está em andamento o processo de compra de 221 Centauros – todos sabem que a Iveco vai ganhar mais essa. Isso na primeira fase.
Ao mesmo tempo vão modernizar até 201 Cascavéis, lote inicial de 98.
É fácil entender o que será feito.
Vão trocando os Cascavéis mais antigos pelos Centauros, principalmente nas Brigadas da nossa “linha de frente”.
Ao mesmo tempo vão modernizando os Cascavéis que hoje estão em melhor estado.
Chegará um momento em que deverá ser feita uma segunda compra de Centauros para substituir os Cascavéis que estarão modernizados.
O problema é o prazo em que isso vai acontecer. Muito mais lento do que as nossa necessidades.
Já falei aqui que a melhor coisa que pode acontecer com o EB é a aposentadoria do Alto Comand das nossas FFAA.
Um bando de velhos com mentalidade do regim.e militar, que só pensam em garantir as benesses que julgam ter direito e depois morder um cargo público na aposentadoria.
Enquanto essa turma estiver no comando das nossas FFAA, as compras serão a conta gotas, muito abaixo do que o EB precisa.
Até que essa renovação de liderança ocorra, vamos torcer pra que esse pessoal mais novo vá conseguindo modernizar as FFAA do jeito que podem, mesmo que nessa velocidade de tartaruga.
Compra de 221 Centauros? Depois que os primeiros 20 ou 30 desembarcarem haverá um contingenciamento ou mesmo corte do orçamento e suspensão das remessas…e vai ficar por isso mesmo, sabemos como funciona.
<O Talebã acabou de expulsar o maior Exército do planeta do Afeganistão usando como “cavalaria mecanizada” canhões de 30mm instalados em camionetes Toyotas.>
Essas Toyotas fazem estragos desde a Africa até o Oriente Médio….
Tem que mantê-lo modernizado até 2040.