Ministério da Defesa

Sediada no DF, instituição promoverá estudos relacionados a temas de interesse de defesa

O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), editou um Decreto que cria a Escola Superior de Defesa. A instituição será sediada no Distrito Federal. O decreto também altera a estrutura regimental e o quadro de cargos e funções do Ministério de Defesa.

De acordo com o comunicado divulgado pelo Ministério da Defesa, “a escola realizará estudos, pesquisas, extensão, difusão, ensino e intercâmbio, em temas de interesse de defesa”. O foco prioritário são os servidores civis dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de instituições de interesse, podendo atender também os militares das Forças Armadas e Auxiliares.

O novo braço acadêmico do Ministério da Defesa foi discutido dentro de um estudo de reorganização da pasta, que previa a criação de uma secretaria voltada ao ensino e à cultura. Tanto a Escola Superior de Defesa quanto a Escola Superior de Guerra, que foi fundada em 1949, no Rio de Janeiro, ficam subordinadas a uma nova secretaria da Defesa voltada ao ensino e à cultura. A nova escola vai absorver parte do pessoal da septagenária Escola Superior de Guerra.

À época dos estudos sobre a criação da nova instituição de ensino, o Ministério da Defesa afirmou que não haveria alteração de efetivo de pessoal, apenas remanejamento dos servidores civis e militares ficando em torno da metade dos servidores em cada escola. Ainda segundo o a Defesa, após o término dos remanejamentos, cada escola ficará com aproximadamente 225 servidores entre civis e militares.

Atividades em Brasília

Desde 2011, a Escola Superior de Guerra vem desenvolvendo atividades na capital federal. Primeiro foi montado um “núcleo” da ESG em um anexo na Esplanada dos Ministérios, até que a ESG assumiu o campus da antiga Escola Nacional de Administração Fazendária (Esaf). O campus dispõe de 422 mil metros quadrados e conta com auditórios, escritórios administrativos, biblioteca, refeitório, vestiários e alojamentos a um custo estimado de R$ 5,8 milhões ao ano. Em 2020, foram matriculados 370 pessoas nos cursos regulares na ESG campus Rio e 350 em Brasília.

Mesmo com as mudanças na área de educação do Ministério da Defesa, e cursos tradicionais, como o de “Altos Estudos em Política e Estratégia”, continuarão no Rio, pela proximidade com outras instituições de ensino, como a Escola de Guerra Naval e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Já as disciplinas que requerem mais interação com conhecimentos civis, como o curso de “Diplomacia e Defesa”, devem ser em Brasília.

O Ministério da Defesa afirma que desenvolver atividades acadêmicas na capital federal é preconizado na Estratégia Nacional de Defesa (END). Segundo a pasta, a unidade instalada em Brasília possibilita “atender os civis, assessores de alto nível, lotados nos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como outras autarquias e instituições”.

FONTE: R7

Inscrever-se
Notificar de
guest

110 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
João Vitor
João Vitor
3 anos atrás

Tá… então se eu entendi bem criaram uma instituição pra fazer o trabalho que outra já faz…

Medo que eu tenho de sermos atacados um dia e dependermos dos nossos generais pra algo…

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Responder para  João Vitor
3 anos atrás

Sugiro que como ponto central dos estudos
tomem o General Giap do Viet Minh, pois na situação que vejo as forças armadas do Brasil só vai dar para guerrilha na floresta mesmo.

Romão
Romão
Responder para  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Caro João, instituições como essa “boa nova” servem justamente para criar a doutrina de que gente como o general Giap não é um exemplo a ser seguido, por razões político-ideológicas. Eles querem mesmo é continuar com a velha doutrina da escola das Américas mas agora com novíssimos equipamentos da Elbit para que a turma do Heleninho possa andar a grampear linhas telefônicas por aí. Eles estão sofrendo de insônia, ultimamente. O pior de tudo é que, quando uma administração próxima, começar a cortar essas regalias todas, eles vão todos twittar para denunciar o “desmonte”.

Nonato
Nonato
Responder para  Romão
3 anos atrás

A turma do Maduro quer voltar.
Por isso essa sanha de ofender as forças armadas…

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Boa kkkkk

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Excelente.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Joao Moita Jr
3 anos atrás

kkkkkk

Anthony
Anthony
Responder para  Joao Moita Jr
3 anos atrás

UAI João……. Vem p “guerrilha” na floresta então…. Rs

So toma cuidado, pq “os seus” tem o “hábito de esquecer” onde está a própria tropa e jogar “desfolhante” em cima!

SELVA! BRASIL!

Michel
Responder para  Anthony
3 anos atrás

Então pelos seu escrito o exército brasileiro teria se saído bem durantes os combates, por exemplo, no Vietnã?

Ficar gritando “selva” é relativamente fácil. Lutar de verdade em selvas é outra coisa…

Anthony
Anthony
Responder para  Michel
3 anos atrás

Vai servir primeiro e depois volta aq p opinar…..

Faz feio não…rs

francisco
francisco
Responder para  Joao Moita Jr
3 anos atrás

A guerra de guerrilha já era utilizada pelos brasileiros, desde o Brasil colônia, foi essencial na luta contra os holandeses no nordeste. Portanto não precisamos estudar nenhum comunista.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  francisco
3 anos atrás

Claro que precisa estudar.
Todo ensinamento é bem vindo.
Além do mais,os melhores guerreiros de selva são os comunistas do Vietnã.
Ou vc tem dúvidas com relação a isso?

Foxtrot
Foxtrot
Responder para  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Nem para isso.
O mundo, as guerras, tecnologias e táticas mudaram muito do Vietnãn para cá.
Soldados escondidos em túneis na floresta, ninhos de metralhadoras etc, não são trunfos para um exército moderno.
Nossas Faa,s pararam o tempo, e a única doutrina que conhecem é da WWII da qual tiveram um papel mínimo, e manuais de guerra na selva dos vietcongs.
Quando escrevo aqui que temos oficiais generais desatualizados e despreparados para guerra moderna, ainda aparece gente para malhar.
Olha aí a prova, criam uma “escola de guerra”, porém não há melhor escola do que o campo de batalha.
Nosso MD, não tem sede própria, não temos comando conjunto de nada, não temos integração de meios, equipamentos, táticas etc.
Mais uma grande fábrica de oficiais desatualizados !
Durma-se com um barulho destes !

Renato B.
Renato B.
Responder para  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Que eu saiba o livro dele é leitura obrigatória há tempos.

Nonato
Nonato
Responder para  Joao Moita Jr
3 anos atrás

A quem interessa falar mal do seu próprio país dia e noite?
Deve ter “ganhado o dia”.
Isso tudo é ideologia chinesa e venezuelana tentando desestabilizar o país…

Romão
Romão
3 anos atrás

A Escola Superior de Guerra, criada ainda nos tempos de Getúlio Vargas, serve pra quê , então? Mais um cabide de emprego para generais de pijama duplicarem salário. Parabéns!

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Responder para  Romão
3 anos atrás

Exato.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
3 anos atrás

Maravilha!!! Deveriam ter nomeado a Escola Dos Super Homens Da Defesa…
Porque teriam na teoria que planejar e executar uma estratégia “superior” sem artilharia anti aérea de verdade, helis de ataque de verdade, MBTs modernos, etc, etc. E nem falemos da total incapacidade ou meios de garantir a superioridade aérea, ou negação do mar e proteção de uma das mais largas costas do mundo.
Mais uma “instituição” que gerará muitos diplomas e certificados belíssimos, dignos de Harvard e Princeton e claro, empregos muito bem remunerados e comitivas para viajar pelo mundo fazendo “estudos e avaliações”.
Eta, Brasil…

Anthony
Anthony
Responder para  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Fica tão feio opinar sobre o q não se tem o mínimo de conhecimento a respeito……

Mas foi “divertido”…. “Norteamericano”…

Bjunda!

Romão
Romão
3 anos atrás

Poderiam investir a “baba” que essa loucademia vai custar nos próximos 10 anos para encomendar mais lotes do IA-2. Só para lembrar aos senhores que ainda tem muito “tiro de guerra” usando o “Mosquetão”. Como diria o Casoy: Isso é uma… vergonha!

Henrique
Henrique
Responder para  Romão
3 anos atrás

Os tiros de guerra nem mais deveriam existir, mais um exemplo de quão esclerosada é a atávica essa força é.

Luciano
Luciano
Responder para  Henrique
3 anos atrás

Eles surgiram como uma solução política para a resistência a Lei do Recrutamento, do início do século passado, e do fim da Guarda Nacional. Concordo com vc, Henrique, gasto desnecessário!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Henrique
3 anos atrás

Olá Henrique. Defendo insistentemente a extinção do TG. É um desperdício esférico. É um desperdício por qualquer lado que vocễ olhe.

Caio
Caio
3 anos atrás

Do jeito que os gastos administrativo vão cada vez menos para equipamentos, já começo a acreditar na piada carioca” se o Brasil entrar em guerra, vamos ter que pedir ajuda aos traficantes”

Slow
Slow
Responder para  Caio
3 anos atrás

https://www.google.com/amp/s/www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/em-viagem-que-durara-12-dias-mourao-visita-egito-dubai-e-grecia%3Famp

Viajem de 12 dias com 32 pessoas a troco de que ? Kkkkkk a prioridade deles é essa .. só falta ser pego com 39kg se cocaina dnv ..

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Slow
3 anos atrás

“Neste domingo (26/9), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRBT), embarca em viagem oficial com passagem por três continentes: África, Ásia e Europa. O primeiro país ao qual o general chegará é o Egito, seguido pelos Emirados Árabes, onde discursará na ExpoDubai, maior exposição de tecnologia e inovações do mundo. O último destino do presidente é a Grécia”.

“Se” ao menos dessa viagem sair benefícios comerciais na área civil e militar,talvez até valha a pena, mas errado ele não está,tem que se reafirmar laços com esses países e ampliar o comércio e o relacionamento governamental.

Slow
Slow
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

Acontece que à viagem não é pra buscar nenhum benefício para o Brasil ??

Michel
Responder para  Slow
3 anos atrás

Mas se forem pegos novamente em flagrante, no caso de países muçulmanos o negócio vai ficar feio. Senão vejamos:

Imagino que devam começar as punições com um sermão;

Depois, umas 100 chibatadas aplicadas em praça pública;

Logo em seguida, encarceramento;

E na continuação fuzilamento ou enforcamento também públicos;

No Islã a lei é bastante severa quando se trata de traficantes…

Flanker
Flanker
3 anos atrás

Lendo essas notícias, eu nem me espanto mais. Uns anos atrás, na administração do tenente-brigadeiro Rossato, a FAB iniciou uma reestruturação que previa redução de organizações, enxugamento de cargos, etc. Nisso, os Comandos Aéreos Regionais foram extintos, as Bases Aéreas também, foram criadas as Alas e outras modificações implementadas. O que ocorreu poucos anos depois? Os Comandos Aéreos foram recriados, as Bases Aéreas foram recriadas e as Alas foram mantidas. Assim, comparando hoje com a estrutura de antes, vemos que o que existia continua existindo e, além disso, novas estruturas foram criadas e mantidas, as Alas. Um exemplo: em Anápolis, temos a Ala 2, comandada por um coronel e também a BAAN, comandada por outro coronel. Enfim, Brasil sendo Brasil.

Romão
Romão
Responder para  Flanker
3 anos atrás

Sabe o que vai acontecer ? A próxima administração (seja ela da orientação ideológica que for, isso pouco importa) vai cortar o orçamento em pelo menos 1/3 para fechar as contas sem quebrar a tal “regra de ouro”. Aí eu só quero ver o chororô pelos próximos 10 anos…

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Romão
3 anos atrás

Romão, o único chororo é o nosso que gostariamos de ver as FFAA fortes, enquanto os salarios altos, pensoes e beneficioss estiverem sendo pagos aos os oficiais eles estarão rindo atoa…infelizmente é assim q banda toca…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Rodrigo
3 anos atrás

Que mal pergunte o que é um salário alto para você ?

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

levando em consideração que o salário mínimo do brasileiro que trabalha feito um burro não chega a 1.200 reais, que o salário médio do brasileiro ronda em torno de 2.500, que um professor não ganha mais do que isso e que o soldo dos conscritos não passa muito do salário mínimo, qualquer coisa acima dos 20k é um salário altíssimo. Isso pra não falar no acumulo de salários. E não adianta, não são só militares não. Funcionalismo público no Brasil, sobretudo o federal, paga muito bem, paga bem acima do mercado e para o funcionário produzir pouco. Com os militares não seria diferente.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Jadson S. Cabral
3 anos atrás

Soldo Base

Guarda-Marinha e Aspirante a Oficial – R$ 7.315,00
Oficiais Subalternos – R$ 7.490,00 a R$ 8.245,00
Oficiais Intermediários – R$ 9.135,00
Oficiais Superiores – R$ 11.088,00 a R$ 11.451,00
Oficiais Generais – R$ 12.490,00 a R$ 14.031,00

Soma-se a isso

Adicional militar
Adicional de habilitação
Adicional de compensação orgânica
Adicional de permanência
Gratificação de localidade especial 
Gratificação de representação

Sem falar de linhas de credito especiai consedida com juros e prasos amistósos.

Fonte: https://www.naval.com.br/blog/2021/02/23/tabela-de-salarios-dos-militares-das-forcas-armadas-para-2021/

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Romão
3 anos atrás

Acho que boa parte do serviço público merece este expurgo. O tanto que eu já tretei com funcionário público nesta vida, algumas na justiça, você não faz idéia. Na época da UFRPE então, não sei como não fui expulso de tanto tretar com os professores kkkkk

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Romão
3 anos atrás

Por que ?

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Quer uma lista?

Porque os militares ainda não aprenderam que eles não devem se intrometer na política.
Porque muitos deles se mostraram resquícios da ditadura.
Porque muitos deles se mostraram extremante despreparados para as funções que ocupam, vide Pazuello, Capacho Neto, Heleno, o grandão lá da secretaria de governo que eu esqueci o nome… um bando de incompetente.

Slow
Slow
Responder para  Jadson S. Cabral
3 anos atrás

Na eleição haviam 5 professores e 1 capitão “ expulso” do exército que ficou 30 anos como deputado e aprovou 2 projetos , alem dos vários casos de rachadinha. Não tem muito oque esperar ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Da um exemplo da falta de consideração.

solipsi rai
solipsi rai
3 anos atrás

é isso ai … eles não veem a hora do “PAPAI” sentar na cadeira em 2023, para o libero geral… isso aqui não tem mais jeito já era..!!

Sérgio
Sérgio
3 anos atrás

Então, essa “escola”/instituição fará exatamente o que a ESG faz?!
Onde estará a participação civil nisso tudo? Defesa não interessa só a classe politica (nunca se interessou na verdade ksksk) e as FAs, também, a socidade como um todo. Eu gosto de Defesa e não sou militar, gostaria de ter acesso a mais conhecimento, mas parece que não irei me beneficiar disso.

Dinheiro jogado no lixo? Talvez, o futuro dirá o resultado, mas era necessário criar isso no momento? Bom, acho que não.

Chico Tripa
Chico Tripa
3 anos atrás

Ohhh beleza! Cargos, viagens, diárias e mais um monte de benesses, fora salários dobrados…. sim porque isso aí será mais um cabide de emprego maravilhoso para um monte de of. superiores/of generais das 3 forças. BraZilZ$$$$ão….vamos que vamos. Parece até que estão deixando uma “bomba relógio” armada, tudo dentro da “lei”, que beneficia e muito, uma casta muito bem de vida dentro da empobrecida população brasileira cujo país foi mergulhado numa tragédia economica e hoje já se encontra com a economia em frangalhos. Mais essa missão para o próximo governo que assumir resolver. Tentar reconstruir tudo novamente! Até lá continuo vendo um túnel no final da luz!

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
3 anos atrás

Ué, a mamata não acabou? kkkkk

Agressor's
Agressor's
Responder para  Sincero Brasileiro da Silva
3 anos atrás

Acabou sim, só que apenas para nós…Através de “reformas” como da trabalhista, previdência, fundão eleitoral…Que vcs arrumem agora outro Getúlio Vargas pra desfazer tudo isso…. 😀

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Agressor's
3 anos atrás

Qual o direito que você perdeu na reforma trabalhista ?

O que deveria acabar é a praga da CLT, isto sim.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Faz muitas décadas que jogamos nossos votos no vaso sanitário e damos descarga. Infelizmente um político pior que o outro! É triste, não sei o que vai acontecer. O braziu, apesar de subdesenvolvido, é um país rico em todos os sentidos. A falta de governantes com vergonha na cara para fazer as coisas acontecerem está custando caro para o povo brasileiro, nossos governantes só fazem nos sabotar e a maioria das pessoas só querem praia e festa. Estamos entrando em um túnel sem saída e quando a coisa estourar vai ser terrível. Estou cada vez mais desiludido…

cerberosph
cerberosph
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Todos os direitos, Agora no dissidio tem que negociar tudo de novo: por ex tenho plano de saúde e auxílio alimentação a mais de 10 anos e agora estão querendo acabar.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  cerberosph
3 anos atrás

A única coisa que mudou e pra melhor é a falta de obrigação de filiação sindical.

Estão querendo é diferente de ter acabado.

O auxílio alimentação há muito tempo virou moeda de troca.

SE forem retirar vão ter que arrumar uma maneira da pessoa poder usar o auxílio exclusivamente para comprar alimentos ou o mais fácil…Dar o dinheiro direto e a pessoa faz o que quiser com ele.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Eu acho que você não faz a mínima ideia do que é a CLT… sim, eu sei que ela tem problemas. Sim, eu concordo que reformas têm de ser feitas. Mas você é só um papagaio de pirata que vive repetindo o que os outros falam sem ter a mínima ideia do que está falando.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Sincero Brasileiro da Silva
3 anos atrás

Vc não entendeu.
Não acabou a mamata.
Acabou a maminha.
kkkkkkk

Slow
Slow
Responder para  Sincero Brasileiro da Silva
3 anos atrás

Pois é haha faz arminha ..

Romão
Romão
3 anos atrás

O GTE está trabalhando como nunca, com esse tanto de general, almirante e brigadeiro fazendo a ponte Rio-Brasília pra participar de palestra com temáticas conspiratórias, todo dia. É um escárnio com o contribuinte.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Responder para  Romão
3 anos atrás

O governo devia extinguir o GTE, o presidente já tem o seu avião presidencial, então extinguindo o GTE os ministros do STF e parlamentares iam ficar sem jatinho, seria uma tacada de mestre.

Allan Lemos
Allan Lemos
3 anos atrás

Que bom que o EB está com suas prioridades em dia rsrsrs.

Carvalho
Carvalho
3 anos atrás

A Maçonaria, o Clube Militar, e a TFP irão organizar o currículo acadêmico:

Carvalho
Carvalho
Responder para  Carvalho
3 anos atrás

Algumas disciplinas do curso basico:
– Patrimonialismo e carreira;
– Deus é fiel;
– Logística de ilícitos em aviões da FAB;
– Gerenciamento gradual de expectativas (técnicas de esperar para ver);
– Gestão de rachadinhas;
– Técnicas de evasão do Queiroz,

Romão
Romão
Responder para  Carvalho
3 anos atrás

Se eu pudesse sugerir algumas palestras também:
– Empreendedorismo pastoral; – Peculato no século XXI (crime ou rachadinha?); – Como escapar de auditoria do MINdef na sua unidade; – Como implementar a prática do Beach Tênis no seu clube militar; – Como fomentar a prática de pesca ilegal em reserva ambiental marítima, controlada pela Marinha e ficar impune

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Carvalho
3 anos atrás

Esqueceu da ‘Logística de entregas de vacinas: Case 01: Entrega de suprimentos médicos em Manaus – ‘Capital’ do Amapá’ – Curso Ministrado pelo ex-Ministro da Saúde e expert em logística (mas não em Geografia).

Curso 02 – Geografia – Identificação das Capitais dos Estados Brasileiros.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Carvalho
3 anos atrás

E será uma Escola bem ‘moderninha’.
Terá até aula de ecologia:
O primeiro curso terá o tema : ‘Como a abertura das portas do Inferno após as eleições de 2018 influenciou o clima no Brasil com o aumento do calor e secas na Região Central do País.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Responder para  Carvalho
3 anos atrás

Mais algumas disciplinas:
– Mudando o entendimento do STF para soltar corruptos;
– Como desviar recursos públicos na pandemia pelos governadores e prefeitos;
– Usando dinheiro das estatais para comprar parlamentares;
– Editando MPs com ajuda dos empresários;
– Logistica de obras em outros países com dinheiro público;
– Como fazer rachadinhas sem aparecer no relatório MP (aula inaugural ministrada pelo dep. André Ceciliano – professor doutor convidado)
– Queima de arquivo, o crime perfeito: Celso Daniel
– Governando o Brasil perdendo a eleição: como entrar com ação no STF direcionada aos “amigos”

Slow
Slow
Responder para  Carlos Crispim
3 anos atrás

Como identificar um minion .

Flanker
Flanker
Responder para  Slow
3 anos atrás

Por que? Nada do que ele escreveu está errado. Assim como não estão erradas as msgs anteriores, como as do Carvalho.

Slow
Slow
Responder para  Flanker
3 anos atrás

Só faltou ele falar :

MUUUUUUUUUUH

Rafael
Rafael
3 anos atrás

Não esqueçam do Instituto Pandiá Calógeras e sua pujante produção científica e intelectual.

Romão
Romão
3 anos atrás

Enfim… Tentei me calar mas não pude. Quero propor a realização de uma importante palestra nos umbrais de tão nobre instituição pátria: – Como usar dinheiro público para “saborear” uma deliciosa panicat brasiliense (que tem diploma e é tão prevenida que lança seu faturamento num CNPJ de podóloga, psicóloga ou dentista), declarar gastos médicos e ainda, de lambuja, ganhar um desconto camarada no IRPF.

Henrique
Henrique
3 anos atrás

Já que o mindef não serve pra nada deveriam criar algo como o Oberkommando der Wehrmacht, pelo
Menos acabaria a farsa.

Agressor's
Agressor's
3 anos atrás

Amigão, esse é o sistema que nos rege desde a queda da nossa monarquia…E já é algo enraizado na nossa cultura e sociedade…E isso não é algo que mudará apenas de um dia para o outro…É a República Velha ou República das Oligarquias que se perpetra e incorre até os dias de hoje em nosso país… Somos hoje produto de nossa história, do nosso passado… Uma mistura do novo com o antigo…

A República não nos tirou somente o passado, mas também o futuro!..

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Agressor's
3 anos atrás

Não é como se na monarquia fosse muito diferente. Só ver que no primeiro movimento da monarquia para bater de frente com a oligarquia do agro (lei Áurea) ela caiu. A única diferença na República é que os militares passaram a ser ferramentas da oligarquia brasileira e ter papel ativo na política do país.

Agressor's
Agressor's
3 anos atrás

E com relação as “revoluções do povo” jamais soube de algum destes governantes “revolucionários do povo” que não vivesse em ricos e suntuosos costumes… A miséria é somente para o povo…Um governo corrupto e marginal não é de “esquerda” nem de “direita” nem de coisa nenhuma, é tão somente uma parcela podre da sociedade que se instalou no controle de uma país e de uma nação fraca e tolerante…A Venezuela “socialista” hoje comandada por suas dondocas socialites disfarçadas de militares, que o digam..

Antoniokings
Antoniokings
3 anos atrás

O Presidente só está retribuindo o que ganhou das F.A.
Famoso: ‘Uma mão lava a outra”.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
3 anos atrás

Off-Topic:

Essa notícia faz algumas semanas que saiu, mas acho que não deixa de ser uma boa notícia para ser posta aqui…

TCU suspende processo de desestatização da Ceitec[No prazo de 60 dias, o Ministério da Economia deverá enviar uma série de informações ao TCU. A desestatização está suspensa até nova deliberação do Tribunal].

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou ao Ministério da Economia que interrompa o processo de desestatização do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec) até nova deliberação do Tribunal.
No prazo de 60 dias, o Ministério da Economia precisará enviar uma série de informações à Corte de Contas.
A decisão dos ministros foi baseada em voto do revisor da matéria, ministro Vital do Rêgo, que considerou frágeis as justificativas apresentadas pelo governo federal para fundamentar a desestatização da empresa.
“Os motivos que conduziram à liquidação da Ceitec não se sustentam, carecendo de maior fundamentação, pois se apoiaram em análises que não ponderaram relevantes perdas e dispêndios de recursos públicos como consequências imediatas desta linha de ação”, disse o ministro revisor. 

No prazo de 60 dias, o Ministério da Economia deve enviar ao Tribunal informações que demonstrem o atendimento do interesse público para promover a liquidação da empresa, considerando sua posição estratégica na produção nacional de semicondutores e o capital intelectual constituído pela Ceitec. 

O Ministério também deve apresentar ao TCU os resultados obtidos para regularização do terreno onde se localiza a Ceitec e os recursos necessários para a execução dos serviços de descontaminação e descomissionamento da sala limpa da empresa, estimados em R$ 140 milhões. 

“Empresas que são orgulho do Brasil, como a Embrapa ou a Embraer, têm décadas de maturação. Vamos desistir da Ceitec depois de 8 anos de vida? Que impaciência nossa, que falta de compressão que governo brasileiro tem de se desfazer da única empresa brasileira de um produto tecnológico estratégico”, argumentou Vital, lembrando que o Ceitec tem um produto de sucesso comercial, o chamado Chip do Boi, usado para monitorar rebanhos eletronicamente.

Vital lembrou em seu voto vencedor os elevados custos da dissolução da empresa, na qual o governo federal já investiu R$ 400 milhões ao longo de sua existência e que não dá lucro – argumento da equipe do ministro Paulo Guedes para fazer dessa a primeira desestatização da gestão Bolsonaro.
A desmobilização das instalações em Porto Alegre terá um custo extra de mais R$ 140 milhões, segundo o TCU.

Esses gestores estão cagando para nosso desenvolvimento tecnológico, eles se importam somente em lucrar de alguma forma,e a tentativa de fechamento da CEITEC está envolta em uma história nebulosa …

Por exemplo,a Casa da moeda do Brasil, que poderia estar usando um produto seguro,que tem certificação de segurança, usa produto de uma empresa chamada Fedrigoni ,que possui uma patente em conjunto com a CMB, que estabelece parâmetros de segurança que devem ser usados no fornecimento das capas – justificando que as compras ocorram sem licitação.
“A patente que a Casa da Moeda tem com esse fornecedor garante, de certa forma, uma exclusividade para essa empresa [Fedrigoni]. Porque quem quiser fornecer para a Casa da Moeda terá que comprar da empresa que hoje é a fornecedora diretamente”. 

Os ataques do governo federal à Ceitec, desde 2019, deixaram o caminho ainda mais escancarado para a Fedrigoni.
Entre os sócios-administradores dessa empresa no Brasil está Michel Jacques Giordani, padrasto de duas sobrinhas de Salim Mattar, ex-secretário especial de desestatização da gestão Bolsonaro.
À frente da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Mattar trabalhou ativamente para o desmonte da Ceitec, enfrentando discordâncias dentro do próprio governo. Foi a primeira e única estatal colocada em liquidação enquanto ele ocupou o cargo.

O governo Bolsonaro escolheu uma das menores estatais para iniciar os trabalhos de privatização. Mesmo assim, enfrenta questionamentos que travam o processo. Afinal, a Ceitec é única da América Latina que atua na produção de chips e semicondutores, utilizados na fabricação de componentes eletrônicos. A pandemia e as mudanças climáticas vêm reduzindo a oferta desses insumos no mundo todoimpactando até no ritmo de produção de automóveis.

As conexões entre as famílias de Salim Mattar e Michel Jacques Giordani, da Fedrigoni, não vieram à tona no requerimento da senadora Leila Barros, mas foram lembradas por internautas que acompanhavam a transmissão de uma audiência pública sobre a estatal no último dia 23.
A audiência, intitulada “Denúncias de irregularidades no processo de liquidação da Ceitec”, foi realizada no âmbito da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, por iniciativa de Nilto Tatto (PT-SP). 

https://www.brasildefato.com.br/2021/09/01/chip-do-passaporte-brasil-boicota-tecnologia-nacional-e-usa-produto-menos-seguro-sem-licitacao

Fontes:

https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/destaque-da-sessao-plenaria-de-1-9-tcu-suspende-processo-de-desestatizacao-da-ceitec.htm

https://www.metropoles.com/brasil/tcu-interrompe-processo-de-fechamento-da-unica-fabrica-nacional-de-chips

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

O que a CEITEC até hoje desenvolveu, para compará-la com a EMBRAPA ou a EMBRAER( que senão tivesse sido privatizada ia ser mais uma IMBEL da vida) ?

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Bem, ao menos foi uma decisão acertada do TCU em suspender o processo, pois pelo visto tem muitos interesses ocultos na privatização da empresa…

“Se” há algo errado na direção e gerenciamento da empresa, que mude-se profissionais envolvidos na gestão e reveja oque está de errado para corrigir, mas agora fechar uma empresa que produz um produto que tem alta demanda no mercado, ou é amadorismo, ignorância ou má-fé mesmo…

A liquidação da empresa interessa e muito, o fator não é questão econômica e sim política…

https://www.brasildefato.com.br/pesquisar?utf8=%E2%9C%93&q=ceitec

https://www.brasildefato.com.br/2021/09/20/governo-abriu-mao-de-ter-sensores-baratos-e-eficazes-para-deteccao-precoce-de-covid-no-sus

FABIO FERREIRA FERNANDES
3 anos atrás

Deve ser defesa de manter a “força” inchada do jeito que está kkkk

Carlos Crispim
Carlos Crispim
3 anos atrás

Ai meu Deus, mais um cabidão de empregos!!!!!!!!!!!!! Mais um órgão
inútil para nomear generais e coronéis que não tem nada que fazer em
casa. É como um amigo meu sempre diz, não existe crise, não existe falta
de dinheiro, sempre dão um jeito de aumentar a folha de pagamento, a
criatividade dos “funças’ para criar órgãos públicos inúteis é infinita
!!!!!! A folha de pagamento obviamente será de milhões de reais por ano,
terá centenas de secretárias, assessores, copeiros, faxineiros,
motoristas, garçons, administrativos e etc. Depois vão abrir concurso
público, que vai gerar mais gastos, gratificações extras, encargos
especiais… Podiam pegar esse dinheiro e comprar algumas lanchas CB-90
pra marinha, ou alguns radares 3D, canhões noivos de 155mm, mas não ,
preferem gastar com pessoal, inacreditável !!!!!

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Carlos Crispim
3 anos atrás

Carlos, você esqueceu uma função importante ascensorista (Brasilia acho que é o unico lugar do mundo q ainda tem).

MFB
MFB
3 anos atrás

Mais um espaço de boquinha. “Acabou a mamata”. Pois é….

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Ao contrário da turma aqui que acredita no método Paulo Freire, estudar nunca é demais.

O problema que eu vejo é o não ajuste tecnológico de uma nova entidade de ensino.

Por que centralizar em BSB e não criar uma instituição desde o seu início pronta para o EAD ?

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Está treinadinho, né?
Atacar o maior educador que o Brasil já teve e reconhecido internacionalmente como um dos maiores do Mundo.
Mesma coisa que o 03 fez essa semana.
Ô paiseco!

Oráculo
Oráculo
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

“já teve e reconhecido internacionalmente como um dos maiores do Mundo.”

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA pausa pra respirar HAHAHAHAHAHAHA

Sabe que até acho justo Paulo Freire ser o Patrono da educação brasileira?

Alguém tem que levar a culpa por essa “M.” toda.
É um título merecido para esse enganador.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

“estudar nunca é demais”. É verdade. O Ministério da Defesa deveria mandar a grana pra criação dessa escola para o MEC adicionar em algum de seus programas. Enquanto as três forças se encontram numa penúria total, absolutamente desequipadas, o comando está pensando em criar escola pra servidor público civil. E aí você quer defender isso ainda? Haja paciência com lambe bolas do governo viu

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

É uma possibilidade…

Mas o MEC é um antro de comunas.. mandar qualquer lá qualquer coisa que seja pauta militar não acredito que va ser grande coisa.

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Tem comunas em todo lugar, até na tua cama, ao lado da tua mulher.

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Responder para  100nick-Elã
3 anos atrás

Não são dois?

Flanker
Flanker
Responder para  100nick-Elã
3 anos atrás

Pode ser……mas, tem fascist@ tb em todo lugar, até na tua cama, ao lado do vovô, teu marido…….corre vovó….só não tropeça nas pantufas!!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Milicos conspiradores e golpistas…ahahahahaha

Você mora no Brasil ? Até agora n vi golpe nenhum..

Slow
Slow
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Cara vai se informar desde quando método Paulo freire foi aplicado ? ..

Agnelo
Agnelo
3 anos atrás

Excelente!!!!
A doutrina da ESG, mesma de suas semelhantes pelo mundo, proporcionam um excelente instrumento para as lideranças das mais diversas instituições e setores consigam criar políticas e desenvolver estratégias q refletem resultado em todas as expressões do Poder Nacional.
Em Brasília, mas perto do “poder” poderá alcançar maior número de civis.
Infelizmente, a esquerda, estúpida e comprada, sem a menor noção do grande instrumento q a ESG é, sempre trabalhou contra ela.
Outro aspecto importante:
Hj, com o desenvolvimento da doutrina militar, pcp em sua vertente Conjunta, tem exigido as vagas da ESG quase q somente para a Caserna.
Já era hora de se disponibilizar mais vagas pra civis novamente.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Agnelo
3 anos atrás

Haja corporativismo hein Agnelo? Quer capacitar servidor civil, que mandassem essa grana pra ENAP, que já tem uma estrutura de educação a nível nacional. E os civis integrantes da Administração Pública, precisam se especializar é em gestão pública mesmo, não em temas relacionados à defesa. Vão ocupar o imenso terreno da antiga ESAF pra disponibilizarem cursos já disponibilizados na ENAP. E você aí aplaudindo, enquanto não tem defesa anti aérea, o MBT principal tem 50 anos….nem o fuzil da tropa toda conseguem atualizar. E você aí aplaudindo. Infelizmente, toda aquela admiração conquistada pelas FAs nas últimas décadas, vai se esvaindo com a ineficiência escancarada. Até pouco tempo eu, enquanto contribuinte, apoiava aquela proposta de aumento do percentual do PIB no orçamento da Defesa. Não apoio mais. Pelo contrário, hoje sou totalmente contra. Pq sei que, se aumentar, a prioridade vai ser aumentar o soldo, aumentar as estruturas e melhorar as “solenidades”. Triste fim da estima das FAs perante a sociedade.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Sugestão bizarra…. Incabível…. Infelizmente, se depender de vcs, o Brasil vai continuar com um pífio recurso humano civil para assuntos de defesa…
Opa!!!
Felizmente, não depende de vcs!! A Escola vai funcionar cumprindo brilhante missão, capacitando bons civis em assuntos de Defesa e mais ainda, na criação de boas políticas integradas de Defesa, Ciência e Tecnologia, Política, Economia e Assuntos psicossociais.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Agnelo
3 anos atrás

Incabível né Agnelo? As forças armadas tem que se manter como uma ilha, tendo que criar uma nova estrutura pra cada vírgula de seus interesses né? O engraçado que você fala em integração entre a Administração civil com a Administração militar, integrando conhecimentos e aprendizado, mas abomina qualquer ideia de integração de estruturas né? A ENAP está lá, com infra estrutura técnica e tecnológica, com recursos humanos logísticos, então pq é tão incabível pra você assim? Incluir cursos com a temática de defesa, economia, política etc, contratando apenas doscentes dessas áreas de conhecimento? Inclusive, se o Sr. Se der o trabalho de entrar no site da ENAP, verá que a instituição está promovendo cursos e seminários de outras áreas, além da gestão pública. Pouco tempo atrás, inclusive, promoveu um curso com uma das consultoras de investimento mais famosas do Brasil. Então qual é o problema? O problema é que, pra vocês, só serve se for pra inchar a estrutura da defesa com mais um imóvel, mais um quadro funcional etc etc. E depois ficam choramingando pela falta de recursos.

E mais importante do que incluir servidores civis na temática de defesa, tecnologia, economia etc, é incluir servidores militares na temática de gestão pública. Pq o que mais falta nas FAs é gestão.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Não…
Para quem acha q assunto de Defesa se inclui em ciências políticas ou humanas, pode ser, mas não é….
As Ciências Militares não são o q se acha q é….
A integração para o q pode ser ministrado por civis já ocorre, mas o CORE, não, pq o CORE é de quem é formado no assunto…. É quem não é militar, não é formado no assunto….
Simples assim….
Quem ministra os mais altos níveis de assuntos médicos?
Advogados?
Jornalistas?
Engenheiros?
Passa num escritório de arquitetura e procura uma receita médica….

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Agnelo
3 anos atrás

“felizmente não depende de vocês”. É essa cegueira que vai acabar com as forças armadas. Você virar pra um contribuinte e falar isso só representante a visão interna perante a sociedade. Mas sabe o que vai acontecer? Vou cantar a pedra aqui pra você. As forças armadas entraram de cabeça na atual estrutura de governo. Assumiram postos importantes. Se mostraram pra sociedade, tendo, inclusive, escancarado alguns casos de ineficiência. E, a cada dia, mostra mais que não estão muito preocupados com a pátria. O problema, pra vocês, que não estão muito preocupados com o que pensam de vocês, é que, pelo que se desenha, o próximo governo será ocupado por alguém que não vai muito com a cara de vocês. Alguém que antes das eleições já tem “ameaçado” com represálias. E é nessa hora que vocês vão se arrepender de terem desprezado tanto a opinião pública. Em outros tempos, a sociedade ficaria do lado das FAs. Pelo caminho que as coisas estão indo, ninguém vai se importar tanto com represálias a vocês. Afinal, vocês tiveram e estão tendo a chance de mostrarem que as FAs merecem todo o reconhecimento que conquistam no pós redemocratização e estão simplesmente jogando no lixo. Mas vocês não se importam né? Tudo bem…

Agnelo
Agnelo
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

O q tem política com Isso?
Vc acha q a credibilidade das FFAA está baseada num governo??????
Tolinho……
Por que vc acha q o Min Fux elogiou as FFAA, quando repreendeu o PR?
Vc acha q os médicos militares q são os únicos em centenas de cidades mudaram?
Vc acha q as ações nas fronteiras q apreenderam cada vez mais mudaram?
Vc acha q a Op Pipa, umas das maiores missões humanitárias do mundo, mudou?
Vc acha q o desempenho das FFAA junto as outras nações em exercícios e operações mudou?
A credibilidade das FFAA não está baseada em recalcados, está firmada no exemplo diário de estar junto da sociedade. Simples assim….
O próximo governo vai acabar com os benefícios????? HAHAHAHAH
Os militares, q trabalham em
média 80 horas semanais, vão ganhar o dobro???? Ou vai dobrar o efetivo de 3/4 do EB pra todos trabalharem 40 horas???
Ótima ideia!!!!!!!!!! Q sonho!!!!!! Ganhar o dobro ou trabalhar só 40 horas!!!!

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  Agnelo
3 anos atrás

Faça um favor para si e para o Brasil: aliste-se no exército americano.

Agnelo
Agnelo
Responder para  100nick-Elã
3 anos atrás

?????
Não entendi……
Pra começar…. A doutrina veio da França…. Depois dos EUA….

Mas faça um favor pra si…. Vai pra Cuba…..

100nick-Elã
100nick-Elã
3 anos atrás

Todo castigo para corno é pouco, brasileiro merece que o Bolsonaro crie mais e mais cabides. Meu desejo era que a família miliciana dominasse o Brasil mesmo. Tomara que o Brasil salve os EUA, temos tamanho para sustentar os EUA por muito tempo. A principal sangria no bolso dos brasileiros não é nem a corrupção ou o privilégio exorbitante dos militares, mas o setor bancário. Só para pagar juros para os bancos, a maioria banco estadunidense, consumimos 5% do pib. A previdência corresponde a 6% do pib e eles falando que a Reforma da Previdência iria salvar o Brasil, ninguém citou, sequer mencionou, uma revisão do pagamento dos juros bancários. E olha, nessa conta de 5% do pib, estou falando só dos juros, não estou nem falando da parcela da dívida em si. E grande parte dessa dívida foi gasta para construir mansões em Miami, nada de hospitais, escolas, ferrorias, estradas, obras para evitar falta de água ou combater seca no Nordeste, nada disso. O Brasil tem mais é que encher os EUA de dinheiro, assim talvez o salve da derrocada (mesmo assim está difícil). Que os EUA construam muito porta-aviões e façam muitas guerras com a contribuição do suor brasileiro.

Agnelo
Agnelo
Responder para  100nick-Elã
3 anos atrás

Vc precisa parar de pensar nos EUA….. é algum recalque?
Procure o q o Ministro Tarcísio tem feito…. Grande ministro!!! Formado na AMAN e IME!!!

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Agnelo
3 anos atrás

O Tarcísio é uma das poucas ilhas de eficiência dentro desse governo. Eu te desafio a citar ao menos três nomes, cujo trabalho tem sido bem feito. Vamos lá, desafio lançado, três nomes, com os respectivos bons trabalhos. Valendo…

Agnelo
Agnelo
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Já percebeu q a Agricultura está produzindo muito muito mais??????
Já percebeu q a PF e PRF estão aprendendo muito muito mais????
Já percebeu q as Estatais estão arrecadando muito muito
Mais????
Sai da bolhas d mortadela!!!!

Flanker
Flanker
Responder para  100nick-Elã
3 anos atrás

E essa dependência é de agora, só deste governo incapaz e ineficaz? Ou vem acontecendo há décadas e décadas? Nos 16 anos de governo dos teus, o que mudou no final das contas? Não seja seletiva, vovó. Sua idade não é justificativa para desonestidade intelectual…..

Jefferson
Jefferson
3 anos atrás

Forças armadas ou holding de ensino? Nunca vi uma instituição ter tanta escola…
Tanto “ensino” para passar essa vergonha gerencial e mais recentemente apoiar abertamente e ideologicamente um governo medíocre com pautas terríveis para o país!
Estudam tanto para apoiar um governo que VENDEU a Embraer para uma empresa estrangeira (graças a Deus por causa da pandemia a Boeing NÃO conseguei comprá-la).
Por isso servidor público, principalmente militar, não devem se misturar com partidarismo.

Oráculo
Oráculo
3 anos atrás

Um absurdo gigantesco.
Bastava fortalecer a ESG e estava resolvido o problema.

Mas não, criaram um novo órgão já pensando em acomodar futuros oficiais superiores aposentados. Uma vergonha.

O EB precisando desesperadamente de uma artilharia antiaérea moderna, de um novo MBT, de terminar a troca dos FALs – que no ritmo atual vão completar 50 anos de uso – e tantas outras necessidades urgentes a força. E o que os nossos ilustres generais fazem? Se preocupam em gastar o nosso dinheiro em novos cabides de emprego para eles mesmos.

Inacreditável.

A falta de caráter do alto comando das nossas Forças Armadas só não é maior que a falta de vergonha na cara de todos eles.

Canalhas!

Michel
3 anos atrás

Que sejam apenas os desempregados civis a trabalhar em toda a estrutura desse colégio aí.

Que sejam patriotas e auxiliem a nação distribuindo renda aos civis através de emprego, pelo menos.

Militares estão muito bem protegidos, mas querem mais e mais e mais…

Fernando Vidal
Fernando Vidal
3 anos atrás

Imagino que essa nova escola seja voltada a formação de pessoal do quadro civil do Ministério da Defesa. A tempos o MD espera para ter o seu quadro de pessoal próprio e depender menos da cedência de pessoal das FFAA. Criar as carreiras de Técnico em Defesa Nacional a ser formado por profissionais de diversas áreas com a finalidade de prestar apoio técnico especializado ao ministério e a carreira de Analistas de Defesa Nacional, formada por pessoal de nível superior de diversas áreas de conhecimento para se dedicarem a os estudos e formulação das políticas de estratégia e defesa propriamente ditos. Essas carreiras senão estou enganado até já foram autorizadas mas nunca foram implementadas por resistência dos militares que não desejam abrir espaço em para civis oriundos do meio universitário.

Paulo Costa
Paulo Costa
3 anos atrás

Britanicos usam o FAL para criar novo fuzil de batalha.

Off target | Military | The Guardian

Paulo Costa
Paulo Costa
3 anos atrás

Usaram o maquinario do FAL para criarum fuzil mais moderno…

Para fal UK.jpg
Mustafah
Mustafah
3 anos atrás

Entrando nessa discussão, o ideal seri o deslocamento da ESG para BSA e o encerramento de suas atividades no RJ, o tipo de atividade desenvolvida pela ESG faz necessário que essa esteja próxima ao centro do poder político nacional.
Aliás, a maior parte das unidades militares estacionadas no RJ, deveriam ser movimentadas para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, o RJ deixou de ser a Capital da República mas manteve-se toda uma estrutura por existente, é sabedoria que dezenas de Coronéis e Generais não gostariam de mudar-se do RJ para outras regiões brasileiras, mas um EB moderno torna isso necessário, o mesmo aplica-se a Marinha e a FAB que deveria chamar-se FAC, Força Aérea Carioca.
Quanto aos Tiros de Guerra, são um resquício do que existe de mais atrasado e obsoleto sob qualquer argumento e deveriam ser sumariamente extintos.

Henrique
Henrique
Responder para  Mustafah
3 anos atrás

Sim, até por que essas regiões que você mencionou dependem muito de verba federal, esse deslocamento seria mais uma forma do governo federal investir na região. Muitas OM do RJ estão em lugares muito valorizados, disponibilizá-los para o desenvolvimento imobiliário iria esquentar o mercado no próprio RJ.

Mustafah
Mustafah
Responder para  Henrique
3 anos atrás

Exatamente Henrique, essa movimentação seria autofinanciavel com a venda das centenas de imóveis militares existentes no RJ e Niterói, além da eliminação do fornecimento de milhares de recrutas, cabos e sgts temporários a cada ano para mão de obra ao tráfico