DSEI 2021: MBT Challenger Mk3 com o Trophy MV APS
O MBT Challenger Mk3 está exposto na feira de defesa e segurança DSEI 2021 no Reino Unido com o sistema Trophy MV APS.
A Rafael Advanced Defense Systems Ltd anunciou no final de junho que seu “Trophy Active Protection System” foi selecionado para a próxima fase de avaliação detalhada e integração pelo Ministério da Defesa para o tanque de batalha principal Challenger 3 do Exército Britânico.
A empresa afirmou que a seleção é resultado de um estudo conduzido pelo MoD como parte do programa de atualização liderado pela contratada principal Rheinmetall BAE Systems Land (RBSL), que envolverá integração detalhada e testes de sistema desta variante Trophy mais leve (Trophy MV ), para se adequar aos requisitos específicos deste veículo.
Desenvolvido pela Rafael em resposta a ataques anti-blindados bem-sucedidos, o Trophy APS oferece proteção madura e comprovada em combate contra ameaças de foguetes e mísseis e, simultaneamente, localiza a origem do fogo hostil para uma resposta imediata. O Trophy é o único APS comprovado em combate totalmente integrado no mundo e foi instalado nos tanques Merkava das Forças de Defesa de Israel desde 2010, e também foi instalado nos APCs Namer. O Trophy também foi fornecido a quatro brigadas de MBT Abrams do Exército dos EUA e em breve será fornecido à Alemanha para seus MBTs Leopard.
O Trophy fez inúmeras interceptações de combate sem ferimentos às tripulações ou tropas desmontadas ou danos às plataformas desde sua primeira interceptação operacional em 2011. O Trophy acumulou mais de 1.000.000 de horas de operação, incluindo 5.400 testes de campo bem-sucedidos, e agora está sob contrato para produção em série de mais de 1.800 sistemas.”
Você pode ver o sistema em ação abaixo.
Guerra é cara.
Somente para quem tem café no bule.
Até poderíamos! O problema é que estão trocando o nosso “café no bule” por picanha e stella…
Pois é, e continuando nesse ritmo poderá ficar tão cara que ninguém mais conseguirá fazer uma. Aí vai ser tudo na base da guerrilheiros e mercenários, como no filme do Stallone.
Imagina o melhor MBT do mundo agora com o sistema Trophy.
E imaginar que por aqui não temos nem MBT com blindagem reativa.
Qualquer RPG básico atravessa a blindagem do Leopard 1 do EB, como faca na manteiga.
Qual o melhor MBT do mundo?????
Merkava.
Com certeza um dos melhores.
Ele já disse qual é para ele o melhor, já que ficas-te muito admirado, diz lá tu qual é o melhor?
Qual melhor MBT do mundo?
Este Challenger 3 não deve ficar muito atrás dos melhores…
Pergunta: acompanhando aqui no Forte, percebo que alguns países tem MTB com 30 anos de uso e segundo fontes pensando em criar novos MBT, um exemplo é a Itália com o Ariete.
Por que não há um esforço brasileiro para se aproximar de 1 ou 2 países para construir um MBT para os próximos 30-40 anos? Com isso aproximar indústrias, criar engenheiros na área (diversos profissionais de áreas distintas), produto para exportação, linha de produção, cadeia logística etc…geração de riqueza REAL para os envolvidos. Seria algo tão produtivo!
É uma comédia um país tão rico economicamente como o Brasil e com território gigantesco ter que ir pedir esmola nos desertos dos EUA ou na Alemanha (se eu fosse militar pediria exoneração de tanta vergonha).
Dinheiro existe, há muito dinheiro no Ministério da Defesa, basta acompanhar o orçamento gigantesco do Brasil, acompanhar a parte de gastos com folha de pagamentos (privilégios e mais privilégios), ou seja, essa desculpa de não ter dinheiro NÃO é real, é apenas uma mentira contada e repetida há anos.
Aliás, o Estado brasileiro é extremamente rico…aqui em SC o governador é bombeiro militar aposentado com 48 anos, ganha 28 mil reais por mês (uma sociedade que tem uma aberração dessa deve ser muitooo rica), além disso terá aposentadoria de governador para sempre, 33 mil reais.
POR QUE estou frisando essa questão de dinheiro? Porque é a raiz de todas as desculpas, porém ela não existe de fato…uma empresa que paga fortunas para seus funcionários e diz estar falida não tem lógica alguma, isso é uma falácia, uma mentira.
Internamente temos falta de dinheiro, falta de planejamento. Externamente, os outros países sabem que nós sempre vamos dar algum “calote”, seja com falta de dinheiro, falta de entregas de materiais, falta de comprometimento a longo prazo, falta de encomendas, etc. Muito melhor ficar só entre eles mesmo.
Com base nesse seu raciocínio que ,penso eu, seria interessante o Brasil se juntar com a Italia via Iveco no desenvolvimento de uma nova versão do Aríete .
Parceria Brasil/Israel seria ótimo. Temos tudo para agregar valor em produto com grande potencial em nossa defesa e de exportação. Seria base plataforma de toda uma familia de blindados esteira.
Os MBTs ocidentais estão cada vez mais caros, pesados e complexos. Imaginem a manutenção disso!
Estão todos.
Talvez seja por isso que parece haver um maior desenvolvimento dos tanques médios (CV90, Lynx, etc…)
O Challenger é bruto demais, isso que é tanque de guerra, um dos pesos pesados, se tratando em MBTs, sem o Trophy ele já possuía uma taxa de sobrevivência absurda, imagina agora equipado com tal sistema.
Não é a toa que recebeu apelido de Megatron ,o bicho é bruto!!!