Independência do Brasil - 1888

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado “Grito do Ipiranga”.

De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: “Independência ou Morte!”. Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.

A moderna historiografia em história do Brasil remete o início do processo de independência à transferência da corte portuguesa para o Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.

Outras datas consideradas historiograficamente para o evento, embora menos populares, são a data da coroação do Imperador (1 de dezembro de 1822) ou mesmo a do reconhecimento da Independência por Portugal e pela Grã-Bretanha (29 de agosto de 1825).

À época, em 1822, a data tomada como marco da Independência foi o 12 de outubro, dia do aniversário de Pedro I e de sua aclamação como imperador, conforme registrado pela historiadora Maria de Lourdes Viana Lyra, titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, e publicadas em 1995.

A conclusão de seu estudo indica que o “grito” foi uma construção “a posteriori” e que acabou consolidado no quadro encomendado a Pedro Américo (reprodução acima), produto da fértil imaginação do pintor, onde, entre outras incoerências, mostra D. Pedro cercado pela Guarda Imperial (os hoje chamados de Dragões da Independência), antes dele ser proclamado Imperador.

FONTE: Wikipedia

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

155 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
gordo
gordo
3 anos atrás

Nesse ano de 21 o sete de setembro será marcado pela espectativa do que será o oito de setembro. Depois de hoje alguém amanhã vai acordar bem menor do que estava ontem.

Renato Carvalho
Responder para  gordo
3 anos atrás

Não falou nada com nada.

Flanker
Flanker
Responder para  Renato Carvalho
3 anos atrás

Se vc for de direita, vai achar que a esquerda acordou mais fraca, hoje. Se for de esquerda, vai achar o contrário. Entendeu?

Jorge Knoll
Responder para  Renato Carvalho
3 anos atrás

VOCÊS se intitulam “patriotas” por serem militares, mas nós CIVIS somo tanto PATRIOTAS e brasileiros que nem vocês.
Não existe classificação de brasileiro, de 1ª ou 2ª, assim como se classifica carne de 1ª ou 2ª.
Fostes infeliz, e o Presidente e seus simpatizantes não são mais patriotas que nós, por vestir ou ostentar o VERDE/AMARELO nas vestimentas.

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
Responder para  Jorge Knoll
3 anos atrás

Um dos grandes erros do regime militar (1964-1985) foi achar que nós, os militares, detínhamos o monopólio do patriotismo. E se isso por um lado foi bom, pois a esquerda concordava com esse premissa (tanto que ensinava que patriotismo “isso é coisa para milico”), por outro levou as gerações posteriores que cresceram sem sentido de Pátria, Nação, Estado.
Gostem ou não do Presidente Bolsonaro, a história vai julgá-lo por ter resgatado esse valor tão caro a um país.

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
Responder para  gordo
3 anos atrás

Estamos vivendo o Sete de Setembro mais importante desde 1822!

gordo
gordo
Responder para  Alexandre Esteves
3 anos atrás

É bem provável que sim, já que se tornou uma aposta alta no campo político. Tenho para mim, ainda falta a avenida paulista, que foi um tiro no pé pelo numero baixo de participantes em Brasília para algo que deveria ter dimensões bem maiores já que o valor da aposta é grande. Se realmente o numero de participantes for menor que o esperado, já que vimos uma mobilização bem grande nas ultimas três semanas, o Presidente corre risco de ver um avanço forte das linhas contra pessoas próximas a Ele nessa semana. Foi uma aposta bem imprudente já que a economia pauta a vida, ninguém quer saber do JN e o que falam, fosse assim o Lula não teria eleito a Dilma e Ela não teria sido reeleita. Questões como família, direito disso ou daquilo, voto impresso, etc vem depois da carteira de trabalho assinada, é simples assim, e alguém que pratica a politica desde que foi “afastado” da carreira militar deveria saber. Esse Sete de Setembro entra para a História.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  gordo
3 anos atrás

Rapaz, não sou um dos apoiadores da manifestação, mas não foi pouca gente em Brasília. A estrutura da Esplanada dos ministérios pode fazer parecer o contrário, mas que tinha muita gente tinha. E rapaz, pra juntar aquele tanto de gente, com sol de Brasília no lombo, com a seca que está aqui, não é fácil não!

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Acabei de ver uma foto aérea de um grande jornal, se em um show do Sandy e Junior for aquilo de gente podemos dizer que o show foi um fracasso, não sou um estatístico mas parece que não chega nem perto de encher um estádio como o do Palmeiras!
Vamos aguardar as imagens da Paulista mas até o presente momento a mensagem passada é de que o apoio do presidente realmente se restringe a um núcleo duro que não pode ser maior do que as pesquisas tem mostrado, pouca gente para quem quer promover uma revolução, pouco até pra falar em urna!

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Carlos Gallani
3 anos atrás

Sim Carlos, creio nisso tbm. O Bolsonaro tem um núcleo duro e nada mais. Cerca de 20% a 25% do eleitorado. É muita gente pra evitar um impeachment, especialmente por serem pessoas mais dispostas a irem para as ruas. Pessoas que, como eu, não apoiam mais o Bolsonaro, nunca irão pra uma manifestação com bandeiras do PT. Por isso que, mesmo que tenham sido abaixo da expectativa, essas manifestações geram capital político ao Bolsonaro, ao menos pra se manter. Já para se eleger, o papo é diferente. A rejeição é gigantesca. Por isso que defendo que, ano que vem, o maior atentado contra o Brasil será aqueles que se propõe a terceira via não abrirem mão de seus egos e projetos de poder para lançar uma única candidatura no primeiro turno. Pq creio sim que havendo um nome razoável no primeiro turno, sem divisão de votos, nem Lula nem Bolsonaro se elegem.

Slow
Slow
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Não é o povo que impede o impeachment e sim o Arthur Lira que esta sentado em cima do maior número de pedidos feito contra um presidente .. mas como o presidente mesmo disse “ eu sou o centrão “ é um pouco difícil ter votos pra isso acontecer.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Felipe… Bolsonaro é tao incompetente, tao burro, tosco e inapto que nao vai ter a menor chance de reeleicao e mais… assim que perder o “foro privilegiado” ele vai ser preso por varios crimes contra o Estado Democratico de Direito, principalmente depois das asneiras que disse ontem. Eu sempre critiquei Bolsonaro aqui pelo simples fato dele ser extremamente incompetente e inapto em TUDO que faz. Fui chamado de “esquerdalha, petista, comunista e bla bla bla…” mas veja so como o tempo mostra a face da verdade. Se o Lira tiver vergonha na cara ele abre o Impeachment desse imbecil do Bolsonaro, dxa ele inelegivel por 8 anos e abre espaco para que a Direita coloque na eleiçao um nome de mais bom senso e mais aceitacao publica. Se Bolsonaro cair, Lula jamais ganha de novo pois o PT ainda é muito mal visto. Mas contra o Lula o Bolsonaro nao tem chance. Simplesmente pq Bolsonaro esta DESTRUINDO o Brasil. Vamos ver como vai ser a manifestacao do dia 12/09 promovida pelo VemPraRua e MBL, pq eles sao de Direita. Ae teremos um parametro.

gordo
gordo
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Sr Felipe com certeza pouca gente não foi e ainda resta ver o que vai ser a Av. Paulista, mas reitero o que disse, pelo tempo de mobilização que vimos e para o proposito que queriam continuo acreditando que foi abaixo do esperado, é esperar para ver.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  gordo
3 anos atrás

Pouca gente para o que o PR queria.
O suficiente para sepultar a ‘terceira via’.
Estão postando na internet que ele disse em Brasília: Cadê o pessoal?

Agnelo
Agnelo
Responder para  gordo
3 anos atrás

Cara….
Eu tenho a mais pura certeza q vc não viu as imagens de Brasília…..

Slow
Slow
Responder para  Agnelo
3 anos atrás

Cara foi pouca pessoa comparado com as estimativas, que seria em torno de 3 milhões. Isso ja tem mais de um mês que é anunciado pelo presidente e inclusive bancada com dinheiro público, foi muito abaixo do esperado …

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Slow
3 anos atrás

Não encheu nem a metade da parte do canteiro em que estavam.
O show do KLB estava bem mais cheio.

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Com 20% ou 25% da população, deveria encher muito mais. E não é porque teve muita gente que o governo tem apoio suficiente para se reeleger ou se sustentar. A quantidade de pessoas que tem ojeriza a esse governo é muito maior. Segundo as pesquisas, o Bozzo não ganha de ninguém no 2º turno. Nem do Cabo Daciollo.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  100nick-Elã
3 anos atrás

E não devemos esquecer do ‘fator evangélico’ e em parte do ‘ruralista’.
Não estavam lá porque tinham convicções, mais por causa do Pastor ou do fazendeiro.

Slow
Slow
Responder para  gordo
3 anos atrás

Era esperado algo em torno de 3 milhões de pessoas e na paulista tinha em média 125 mil kkkk baita tiro no pé …

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/09/07/ato-pro-bolsonaro-reune-125-mil-em-sp-6-do-esperado-por-organizadores.htm

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Alexandre Esteves
3 anos atrás

O que tem de importante? Um monte de imbecis passando pano para um péssimo governo?

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
Responder para  Inimigo do Estado
3 anos atrás

Não creio que 57 milhões de eleitores possam ser tachados de imbecis. Isso é muito arrogância de quem se acha intelectual, aceita ser colônia de Cuba ou da China e ser governado por um bandido de 9 dedos, que financiou ditaduras em detrimento de seu povo.

Reitero, foi o resgate de uma data histórica, que nunca teve tanto sentido nos últimos 199 anos.

Faver
Faver
Responder para  Alexandre Esteves
3 anos atrás

O que vi na rua, Alexandre, foi campanha política antecipada. Só isso, com os de sempre. E eu esperava mais e me surpreendi com adesão menor. Não foram milhões…

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
Responder para  Faver
3 anos atrás

A campanha foi antecipada desde que o STF anulou a condenação do ‘Bandido de 9 Dedos’. Para o Presidente é questão de salvação de seu governo, demonstração de apoio popular, pois segundo os “isentos” institutos de pesquisas, ele não tem apoio popular.

Quanto a adesão, que estava programada apenas para SP e DF mas contagiou o país, observa as imagens, e não os comentários de jornalistas da Band, Record, CNN ou ‘globolilxo’.

Agressor's
Agressor's
Responder para  gordo
3 anos atrás

É a República Velha ou República das Oligarquias que se perpetra e incorre até os dias de hoje em nosso país. A grande maldição brasileira é a riqueza de suas terras, onde oligarquias deitaram em berço esplêndido e nunca mais saíram. Somos hoje produto de nossa história, do nosso passado. Uma mistura do novo com o antigo. O problema do Brasil começou quando foi proclamado a república.

Dom Pedro II foi o maior líder da história do Brasil, nunca aceitou aumento de salário, sempre ajudou os pobres, sempre viajava pelo mundo atrás de inovações tecnológicas para trazer para o Brasil. Quando D. Pedro II do Brasil subiu ao trono, em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta. Em seu último ano de reinado, em 1889, essa porcentagem era de 56%, devido ao seu grande incentivo à educação, à construção de faculdades e, principalmente, de inúmeras escolas, que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.

Tínhamos um monarca de primeiro mundo mas o Brasil ainda estava se formando e era profundamente agrário, o Império iniciou a transição para a industrialização. Na monarquia tinha-se planos para aumentar a infraestrutura como as grandes ferrovias que surgiriam. Mas o Brasileiro hoje desconhece a própria história graças ao golpe republicano e a desgraça dessa doutrinação marxista de hoje. A republica foi o maior câncer que o Brasil já teve.

A história sempre se repetirá! Ou como farsa, ou como tragédia. Povo que desconhece por completo sua história, está fadado ao desastre de manter-se prisioneiros sempre nos mesmos calabouços, em uma vida sem virtudes e gozo, vivenciando tragédias e desgraças. Em uma sobrevida de martírios, lágrimas e cadáveres. Condenados a viver na esperança trágica ilusória, ainda que um dia – nem que seja além túmulo – serão felizes…

No início da década de 1850, o Império do Brasil tinha estabilidade interna e prosperidade econômica. A infraestrutura do país foi sendo desenvolvida, com o progresso na construção das estradas de ferro, do telégrafo elétrico e de linhas de navios a vapor que uniam o Brasil em uma entidade nacional coesa.
__________________
O país continuou a prosperar e a diversidade social aumentou durante a década de 1880, incluindo o primeiro movimento organizado pelos direitos da mulher.
__________________
O liberalismo adotado por sucessivos gabinetes governamentais favoreceu a iniciativa privada e resultou em décadas de prosperidade econômica.
__________________
O comércio internacional brasileiro tinha alcançado um valor total de 79 bilhões de réis entre 1834 e 1839. Esse valor continuou a crescer anualmente até chegar em 472 bilhões entre 1886 e 1887 (um aumento anual de 3,88% desde 1839).
__________________
O crescimento econômico brasileiro após 1850 podia ser comparado favoravelmente aos Estados Unidos e outras nações da Europa.
__________________
A renda nacional, que chegava em 11,795 bilhões de réis em 1831, foi parar em 160,840 bilhões em 1889. A economia era a oitava maior do mundo em 1858.
__________________
Para se ter ideia do potencial econômico do Brasil durante o império: Se tivessem sido capaz de sustentar o nível de produtividade alcançado em 1870 e conseguido aumentar o ritmo das exportações em um igual àquele verificado na segunda metade do século XIX, sua renda per capita em 1950 teria sido comparável a média per capita das nações no oeste europeu.
_________________
Durante este período ocorreu um desenvolvimento em grande escala, antecipando iniciativas similares nos países europeus.
_________________
Existiam cinquenta fábricas em 1850 cujo valor era maior que sete bilhões de réis. Ao final do período imperial em 1889, o Brasil tinha 636 fábricas (taxa anual de 6,74% desde 1850) que valiam 401.630:600$000 réis (crescimento de 10,94% desde 1850).
_________________
A zona rural ecoava com o tinido de trilhos de ferro sendo colocados enquanto ferrovias eram construídas no ritmo mais furioso do século XIX; de fato, a construção nos anos 1880 foi a segunda maior em termos absolutos em toda a história do Brasil. Apenas oito países no mundo inteiro colocaram mais trilhos nesta década do que o Brasil.
_________________
A primeira linha férrea tinha apenas quinze quilômetros, aberta em 30 de abril de 1854, época em que muitos países europeus não possuíam esse meio de transporte. Crescendo para 718 quilômetros de linhas por volta de 1868, chegando a 9 200 quilômetros ao final do império em 1889 (com mais nove mil em construção), tornando o Brasil o país com a maior rede ferroviária na América Latina.
_________________
Fábricas também se espalharam pelo Império em um ritmo sem precedentes na década de 1880, e as cidades estavam começando a receber os benefícios das companhias de gás, eletricidade, saneamento, telegrafia e bonde.
________________
O país foi o quinto no mundo a instalar esgotos modernos nas cidades, o terceiro a ter um tratamento de esgoto e um dos pioneiros na instalação de linhas telefônicas. Além disso, foi a primeira nação da América do Sul a adotar um sistema de iluminação elétrica pública em 1883 e o segundo nas Américas depois dos Estados Unidos a estabelecer uma linha telegráfica conectando-o diretamente com a Europa em 1874. A primeira linha surgiu no Rio de Janeiro em 1852. Em 1889 existiam 18.925 quilômetros de linhas conectando a capital com províncias brasileiras distantes como o Grão-Pará, até mesmo ligando o Brasil com outros países sul-americanos como a Argentina e o Uruguai.
________________
O Império do Brasil era admirado internacionalmente por seu sistema democrático e também respeitado por sua liberdade de imprensa. Na política existiam partidos sólidos e competitivos, um parlamento ativo, uma imprensa livre, liberdade de expressão.
O presidente argentino Bartolomé Mitre chamou o país de uma (democracia coroada), enquanto o presidente venezuelano Juan Pablo Rojas Paúl afirmou ao saber da queda de Pedro II que (terminou a única república que existia na América do Sul o Império do Brasil). O Brasil do último ano de reinado do imperador era uma nação próspera e internacionalmente respeitada que mantinha uma liderança incontestável na América Latina.
_________________
Em 1889 o Império do Brasil tinha entre a quinta e sexta marinha mais poderosa do mundo em 1889, possuindo os navios de guerra mais poderosos no hemisfério ocidental.
_________________
A armada era constantemente modernizada com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos de guerra naval. Adotou a navegação a vapor na década de 1830, a armadura de ferro na década de 1860 e os torpedos na década de 1880.
_________________
Dom Pedro II era amado pelo povo brasileiro e era considerado com (respeito, quase veneração) na América do Norte e Europa devido às suas ações e ideais democráticos, liberais e progressivos.
_________________
O primeiro-ministro britânico William Ewart Gladstone afirmou que Pedro era um modelo para os soberanos do mundo e o considerava um grande e bom soberano. O escritor brasileiro Machado de Assis posteriormente lembraria dele como um homem humilde, honesto, bem instruído e patriótico, que sabia como fazer de um trono uma cadeira por sua simplicidade, sem diminuir sua grandeza e respeitabilidade.
_________________
O Brasil estava à beira da fragmentação quando Pedro assumiu o trono em 1831. Cinquenta e oito anos depois, o país estava em paz interna havia mais de quatro décadas, a escravidão tinha recentemente sido abolida, o sistema representativo estava consolidado e a liderança militar estava em mãos civis (algo que era incomum nos países hispano-americanos).
__________________
O Brasil é, ao lado de nós mesmos, a grande potência no continente americano, afirmou James Watson Webb, o ministro dos Estados Unidos para o Brasil, em 1867. A ascensão do império foi logo notada em 1844 por John C. Calhoun, o então Secretário de Estado dos Estados Unidos (Ao lado dos Estados Unidos, o Brasil é o mais rico, o maior e mais firmemente estabelecido de todos os poderes americanos).
__________________

FONTES:

Barman, Roderick J. (1999). Citizen Emperor: Pedro II and the Making of Brazil, 1825–1891. Pg. 159
__
Barman, Roderick J. (1999). Citizen Emperor: Pedro II and the Making of Brazil, 1825–1891. Pg. 319
__
Sodré, Nelson Werneck (2004). Panorama do Segundo Império 2ª ed. Pg. 197
__
Sodré, Nelson Werneck (2004). Panorama do Segundo Império 2ª ed. Pg. 201
__
Fausto, Boris; Devoto, Fernando J. (2005). Brasil e Argentina: Um ensaio de história comparada (1850–2002) 2ª ed. Pg. 50.
__
Lyra, Heitor; Eulalio, Alexandre (1977). História de Dom Pedro II (1825–1891): Ascensão (1825–1870). Pg. 200.
__
Barsa (1987). «Batráquio». Enciclopédia Barsa : Encyclopædia Britannica do Brasil. p. 270.
__
Lyra, Heitor; Eulalio, Alexandre (1977). História de Dom Pedro II (1825–1891): Ascensão (1825–1870). Pg. 13.
__
Vasquez, Pedro Karp (2003). O Brasil na fotografia oitocentista. p. 38.
__
Viana, Hélio (1994). História do Brasil: período colonial, monarquia e república 15ª ed. Pg. 496.
__
Topik, Steven C. (1996). Trade and Gunboats: The United States and Brazil in the Age of Empire. Pg. 56.
__
Calmon, Pedro (2002). História da Civilização Brasileira. Brasília: Senado Federal. Pg .222.
__
Calmon, Pedro (2002). História da Civilização Brasileira. Brasília: Senado Federal. Pg. 225.
__
Calmon, Pedro (2002). História da Civilização Brasileira. Brasília: Senado Federal. Pg. 226
__
Lyra, Heitor; Eulalio, Alexandre (1977). História de Dom Pedro II (1825–1891): Ascensão (1825–1870). Pg. 309.
__
Vainfas, Ronaldo (2002). Dicionário do Brasil Imperial. Pg. 539
__
Calmon, Pedro (2002). História da Civilização Brasileira. Brasília: Senado Federal. Pg. 336.
__
Carvalho, José Murilo de (2007). D. Pedro II: ser ou não ser. Pg. 86.
__
Carvalho, José Murilo de (1993). A Monarquia brasileira. Pg. 65.
__
Calmon, Pedro (2002). História da Civilização Brasileira. Brasília: Senado Federal. Pg. 217.
__
Lima, Manuel de Oliveira (1989). O Império brasileiro. Pg. 87
__
Calmon, Pedro (2002). História da Civilização Brasileira. Brasília: Senado Federal. Pg. 265.
__
Parkinson, Roger (2008). The Late Victorian Navy: The Pre-Dreadnought Era and the Origins of the First World War. Pg. 128.
__
Munro, Dana Gardner (1942). The Latin American Republics: A History. Nova Iorque: D. Appleton. Pg. 273-274.
__
Barman, Roderick J. (1999). Citizen Emperor: Pedro II and the Making of Brazil, 1825–1891. Pg. 400.
__
Barman, Roderick J. (1999). Citizen Emperor: Pedro II and the Making of Brazil, 1825–1891. Pg. 306.
__
Lyra, Heitor; Eulalio, Alexandre (1977). História de Dom Pedro II (1825–1891): Ascensão (1825–1870). Pg. 259.
__
Vainfas, Ronaldo (2002). Dicionário do Brasil Imperial. Pg. 201.
__
Carvalho, José Murilo de (2007). D. Pedro II: ser ou não ser. Pg. 222.
__
Smith, Joseph (2010). Brazil and the United States: Convergence and Divergence. Pg 7.
__
Smith, Joseph (2010). Brazil and the United States: Convergence and Divergence. Pg 18.
__
Almeida, Paulo Roberto de. Formação da diplomacia econômica no Brasil.2. ed. São Paulo: SENAC, 2001, p.503.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Agressor's
3 anos atrás

Só na tua cabeça que um corvade fujão é um grande líder. Fosse um líder de verdade o Brasil teria tido uma guerra civil aos moldes da guerra de secessão americana, para debelar o golpe de 89.

A6MZero
A6MZero
Responder para  Inimigo do Estado
3 anos atrás

D. Pedro II tinha seus defeitos, um do seus maiores foi colocar-se contra o projeto de industrialização do Mauá, claro que com um senado controlado pela bancada cafeicultora ele não teria outra opção sem comprar uma briga mas mesmo assim foi um erro que causou atraso a industrialização do país.

Agora não se pode negar que foi um grande líder e muito melhor que aqueles que o sucederam, ele era um democrata, um estudioso e um real estadista que colocava os interesses da nação se não em primeiro plano ao menos sempre como ideal de governo.

Ele também era muito hábil em manter o senado sob controle com constante alternância entre os partidos liberal e conservador na presidência do conselho de ministros.

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Responder para  A6MZero
3 anos atrás

E além de se opor a industrialização do nosso país ainda foi pau mandado da Inglaterra ao exterminar o Paraguai de Solano López, cometendo verdadeiro genocídio por lá, que Caxias ao perceber o mal que estava fazendo, se recusou a continua-lo e foi substituído pelo genro de pedro II.

A6MZero
A6MZero
Responder para  Rafaelsrs
3 anos atrás

O excesso na Guerra do Paraguai sim é uma macula no império, diversos pensadores e figuras ilustres da época foram contrários e a repercussão internacional foi desastrosa.

Quanto a Inglaterra ter sido a “mandante” do conflito hoje a maioria dos historiadores está contra essa tese, no inicio do conflito o Brasil e a Inglaterra estavam com relações rompidas devido a Questão Christie, aliás a guerra foi um dos motivos do fim da questão e restabelecimento das relações já que o Brasil necessitava de empréstimos para financiar e modernizar o exercito que encontrava-se em estado de penúria.

Outro ponto que vai contra essa tese é que a Inglaterra tinha empréstimos pendentes com o governo López e seria vantajoso para ela uma resolução negociada do conflito.

Kornet
Kornet
Responder para  gordo
3 anos atrás

Gordo,vc como todos os demais esquerdistas não cansam de passar vergonha.
Só falta dizer que o povo não foi e os adePTos do 9 dedos encheram as ruas.SQN.

LUCIANO DO PRADO
Responder para  Kornet
3 anos atrás

Amigão, esse tipo de discussão que você tenta iniciar não leva a nada, o povo que frequenta o forum daqui, seja de direta ou esquerda, geralmente tem um nível intelectual maior do que isso, e mesmo nas discussões onde existe divergência, a maioria tenta manter o respeito e nem sempre há divergência entre os lados.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Kornet
3 anos atrás

Kornet… ou HORNET… vc é so mais um chifrudo revoltado defendendo o BolsoCORNO. Sai da Terra Plana do Maluco de Carvalho e vira gente.

Up The Irons
Up The Irons
3 anos atrás

Independência (sempre!) ou morte!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  Up The Irons
3 anos atrás

” Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo BRASIL “

FERNANDO
FERNANDO
3 anos atrás

Acredito que temos que rever o dia da Independência.
Houve libertação mesmo, em 7 de setembro ou um continuismo?
Sei que vou levar porrada aqui, mas, vai lá.
Para mim o dia da Independência deveria ser a data da Inconfidência MineiraFoi a primeira tentativa de libertação.
E não está associada a portugueses.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  FERNANDO
3 anos atrás

A Inconfidência Mineira tinha seus problemas, primeiro que era um movimento de elite, e não era abolicionista, como considerar um movimento assim como o dia da independência?

pangloss
pangloss
Responder para  FERNANDO
3 anos atrás

Fernando, acho que é oportuno lembrar que a Inconfidência Mineira buscava libertar apenas a região produtora de ouro (as “Minas Gerais”) e o corredor de escoamento de tal produção, até o litoral do atual Estado do RJ.
Na falta de algum outro herói que pudesse personificar a República, os militares de 1889 acabaram escolhendo Tiradentes para personificar seu movimento. Era o melhor que havia à mão.

Matheus S
Matheus S
Responder para  pangloss
3 anos atrás

Os militares de 1889 acabaram escolhendo o errado. Ali, era uma oportunidade de aclamar o verdadeiro patriarca da independência do Brasil, Joaquim Gonçalves Ledo – um notório republicano. Até nisso, os militares erraram.

O primeiro manifesto da Independência do Brasil escrito no início de agosto por Ledo foi um documento assinado pelo próprio Dom Pedro. Em tese, esse documento tem mais valor histórico real do que o mero Grito do Ipiranga. O texto foi escrito pelo Joaquim Gonçalves Ledo, o verdadeiro patriarca da Independência, não Bonifácio. Este último só aderiu a “revolução” como ele mesmo chamava depois que viu que a Independência seria decretada com ele ou sem ele, e não perderia a oportunidade de se fazer presente no movimento. Os irmãos de Bonifácio tentaram aprovar na Câmara o título injusto que acabou assumindo anos depois, mas foram decisivamente derrotados na Câmara pelos verdadeiros líderes do movimento.

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
Responder para  FERNANDO
3 anos atrás

Por sua optica, o do continuísmo, o Dia da Independência deveria ser o da elevação do Brasil a Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves!

wilhelm
wilhelm
3 anos atrás

Bizarro ver como uma data tão importante para a Pátria foi sequestrada por um grupelho de pilantras e transformada em uma espécie de culto a insanidade messiânica. A impressão que dá é que o país simplesmente não consegue fugir da velha lógica corporativista e anti-democrática que marca o imaginário popular e político dos brasileiros.

Enfim, ainda que com um sabor amargo, é importante lembrar a importância desse dia. Espero que as gerações que estão nascendo hoje possam viver dias mais tranquilos no futuro, pois das que estão vivas hoje em dia não dá pra esperar muita coisa.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  wilhelm
3 anos atrás

Vai um conselho de quem foi cara pintada para tirar o Collor e hoje vê gente que falava contra o Impeachment dele mentindo que foi em manifestação ou que era a favor, para não passar vergonha.

Apaga o seu post, se for patriota de verdade vá a manifestação da sua cidade.

A manifestação não é pelo PR, ele é passageiro.

É por liberdade, que não vai demorar muito vai ter gente do outro lado também indo para a cadeia por falar mal de algum figurão.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Nossa bandeira jamais será vermelha.
Será ‘crise hídrica’.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Meu caro, sou até a favor de por a cor encarnado no Ordem e progresso, esta cor representando todos os Brasileiros que deram a vida pelo país, pela ordem etc… e não o vermelho da china, cuba etc….Abraços

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  Saldanha da Gama
3 anos atrás

Adendo, nem china, nem cuba, nem coreia do norte, eua, frança, inglaterra, alemanha, rússia….Uma coisa que invejo nestes países, é a idolatria e patriotismo ofertada a eles pela população, coisa esta que é difícil de encontrar no BRASIL, o ilustríssimo NELSON RODRIGUES tinha razão mais uma vez. Abraços

Caiu
Caiu
Responder para  Saldanha da Gama
3 anos atrás

Reflete qual é a condição para ser patriota, de um assalariado em nosso país. Que além das dificuldades financeiras, ainda sabe que qualquer problema jurídico pode mofar na cadeia, enquanto um bem nascido ou malandros que transportam e recebe centenas de milhares pra lá e pra cá, não ficam se quer uma semana detidos. Pensa nisso antes de cobrar patriotismo do povo pobre.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Saldanha da Gama
3 anos atrás

Saldanha

Nossa bandeira vai acabar sendo azul, laranja, preta ou outra cor qualquer, porque essas pessoas estão conseguindo a proeza de vilipendiar as cores verde-amarela.
Muita gente, mas muita gente mesmo, já tem vergonha até de usar a camisa da seleção de futebol.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

O mais escroto é como num país que detém as maiores reservas de água doce e de rios sofra tanto assim com “crises hídricas” e o povo passe fome em filas por restos de ossos em um lugar que é considerado o celeiro do mundo e o maior exportador de carne bovina mundial…Acredite, o sucateamento da nossa defesa é o menor dos nossos problemas hoje…Como dizia o Nelson Rodrigues: “Subdesenvolvimento não se improvisa; é obra de séculos”…

E viva a república democrática dos estados unidos do brazzziiiuuu…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Agressor's
3 anos atrás

Pelos últimos dados, o PR conta com cerca de 25% do eleitorado e em um eventual segundo turno chega a 33-35%.
Esse é o percentual histórico da direita mais raivosa no Brasil.
O problema (e sério) é que a situação está indo ladeira abaixo com uma crise sanitária grave, uma economia que não se recupera, um desemprego altíssimo e persistente, uma inflação que está voltando e até o risco de um apagão.
O PR, esperto, está querendo trazer à tona uma pauta que ninguém tem interesse: Liberdade de expressão? Ministro do STF?
Quem está interessado nisso?
O gás está caríssimo. O feijão aqui no RJ já está a R$ 8,00.
A gasolina a R$ 7,00 e alguns postos de bairros ricos a R$ 7,99.
Aí vem o sujeito falar de STF.
Fala sério.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

E muito pior, 580.000 mortos em 18 meses.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  EduardoSP
3 anos atrás

E preocupação do sujeito, esta semana, é editar uma medida retirando a obrigatoriedade do uso da máscara.
Em que mundo esse cidadão vive?

Manuel Souza
Manuel Souza
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Tenho pena de vc. Não conhece a realidade de seu próprio país. O atual presidente derreteu. As pessoas estão sendo bondosas em falar que ainda 25% apoiam ele. Pior governo da História do nosso país. Toda hora inventa uma pauta para mudar o foco da incompetência dele. Bangu 8 estará cheia em pouco tempo. Nunca vamos esquecer os 580 mil mortos. Nunca. Quem apoia um governo canalha desse são traidores da pátria. E serão julgados como tal. Quem não apoia nossa Constituição é inimigo do povo. Porque todo o poder emana do povo e a Constituição é a materialização escrita dos anseios e das aspirações de nosso povo. Todos temos que nos submeter a ela e respeitá-la. Uma manifestação ridícula que pede que rasguemos nossa Constituição para proteger um incompetente não merece consideração de nenhum brasileiro. Que o Poder Judiciário e o Poder Legislativo ajam conforme manda a Constituição e punam quem deve ser punido sob pena de estarem cometendo o mesmo crime.

Kornet
Kornet
Responder para  Manuel Souza
3 anos atrás

Pena tenho de o Brasil ter pessoas como vc,pois querem impor sua falsa narrativa aos outros.
Se o PR derreteu,como vcs esquerdistas pregam,quem tá liderando e eleito sao os outtos né?
Se orienta cara,aceite a realidade.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Kornet
3 anos atrás

Os outros, não.
O OUTRO!
Vc sabem bem quem é.

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Kings, a culpa da crise hídrica e do preço dos alimentos da cesta básica é de São Pedro, que não manda chuva, do comunismo, do Globalismo Internacional e da esquerda. Menos do presidente. Ele até tentou investir em obras, já que é uma vergonha o país com maior potencial hídrico do mundo passar por isso, mas foi impedido pelos comunistas. E aqui em SP, Estado que o PSDB governa desde que me conheço por gente – e olha que já tenho certa idade – a Sabesp não conseguiu realizar obras de prevenção por culpa de São Pedro e também dos comunistas.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Agressor's
3 anos atrás

Oque falta aos gestores brasileiros é visão estratégica, passam-se governos e continuamos presos a uma matriz energética frágil, dependente do clima.

Um país com um enorme litoral, rico em vento, sol e ondas, mas que em grande parte é composta de energia proveniente das usinas hidrelétricas. 

a utilização das termelétricas se intensifica, a emissão de poluentes na atmosfera com a produção de energia também se expande.

As bases do setor elétrico brasileiro sempre foram as hidrelétricas, mas, devido a problemas de gestão política e falta de chuvas, as bases são cada vez mais as térmicas.

Temos que investir em outras formas de geração de energia, ou então em um futuro bem próximo, apagão poderá ser algo inevitável e até constante.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Infelizmente…. Anos e anos no governo, e não fizeram boas infraestruturas…. Até sabotaram Belo Monte, q poderia gerar energia, mas está só com uma das 18 turbinas operantes….. sobrando pras termoelétricas….
Foi muito desgoverno…… sem infra de energia, sem infra de reservatórios…. Infelizmente….

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Agnelo
3 anos atrás

Tem de ter muito mais investimento.
Usinas nucleares, eólicas, eólicas offshore, solares, biomassa e por aí vai.
Proteger as nascentes dos rios e investir, se necessário, em usinas de dessalinização de água para consumo.
Aqui é tudo esperando a natureza e a providência divina.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

A bandeira queiram ou não será vermelha…

comment image

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

kkkkk

Slow
Slow
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Kkkkkkk nesse governo oque mais tem é crise

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Slow
3 anos atrás

Qual será a próxima do Bozó?! Já foi voto impresso, impeachment de Barroso, impeachment de Moraes, Blindado da dengue, Operação casinha da Barbie, acho que agora será voto em braile…

Sempre inventa algo para chamar a atenção enquanto grandes problemas estão ocorrendo no país, sempre desviando o foco.



Slow
Slow
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

Agora é alguns caminhoneiro protestando contra o Moraes e o Presidente pedindo pra eles parar ???? alem de tudo é frouxo

Kornet
Kornet
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Primeira vez vez que concordo com vc ,agente cubano.
Nunca foi,não é e jamais será.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Kornet
3 anos atrás

Estou esperando o Min. Moraes liberar meu dinheiro.
O Ouro de Moscou.
kkkkkk

wilhelm
wilhelm
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Deixa de ser cínico; a manifestação é totalmente planejada e executada pelo governo e por grupos que vêem vantagem na manutenção dele (empresários do agronegócio, evangélicos, militares corporativistas, etc) e não possui outro intuito senão demonstrar força política em um momento de fraqueza e baixa popularidade. Não há e nunca houve absolutamente nenhuma pauta em favor da “liberdade” nessa micareta, até porque até pouquíssimo tempo atrás o próprio Bolsonaro, por exemplo, fazendo algo que acusa seus perseguidores de fazer, usava e abusava da Lei de Segurança Nacional para perseguir os seus opositores. Você viu algum “patriota” reclamar disso? Lógico que não.

O atual governo é medíocre, incapaz e caótico.Por mais que eu não goste do STF, não participo dessa palhaçada de hoje por dois simples motivos: primeiramente, porque as coisas não resolvem na força e o Brasil já passou da conta no histórico de crises institucionais e constitucionais, sendo que reconhecidamente grande parte dos problemas atuais são reflexos de crises ocorridas em épocas passadas; e, em segundo lugar, pois não acredito nesse teatrinho do Bolsonaro, que tanto critica alguns ministros, mas ao mesmo tempo passa pano para figuras como Tofolli e indica seres deprimentes como o petista Kassio Nunes para a corte. Você viu o Bolsonaro criticando o Kassio Nunes por aí? Pois é, eu também não.

Assim como você me deu um conselho, devolvo outro: você não está em um grupinho de WhatsApp aqui. Bolsonarista dizendo que vai pra rua defender a liberdade soa tão realista quanto lulista dizendo que vai pra rua defender os pobres. Guarde, portanto, suas frases de efeito para quem é suficientemente cabeça fraca para levá-las a sério.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

‘A manifestação não é pelo PR, ele é passageiro.’

Na boa.
Vc está falando sério ou está tentando inflar a manifestação com alguns incautos?
Fala sério.

Up The Irons
Up The Irons
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

AntonioKings, você acha que as manifestações aqui deveriam ser tratadas no estilo chinês, do tipo trabalho de campo forçado, cadeia ou coisa pior? Eu penso que todos possuem o direito de manifestar suas opiniões políticas!

wilhelm
wilhelm
Responder para  Up The Irons
3 anos atrás

Não sou o quotado, mas você poderia me apontar em qual momento exatamente o colega deu a entender que as manifestações deveriam ser reprimidas no “estilo chinês”? Falando assim, a impressão que dá é que você quer simplesmente denegrir a imagem do outro comentarista tomando como base algo que ele não disse ou é simplesmente incapaz de interpretar uma frase simples.

Entre a ditadura chinesa e a ditadura verde e amarela, eu fico com a democracia. Por mais problemas que ela possa ter, ainda assim é infinitamente superior as duas primeiras opções.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Up The Irons
3 anos atrás

Que mané, China!
Preocupe-se com o precipício que estamos caindo.

Pablo
Pablo
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Tu passa defendendo o presidente da China e as mer… que ele faz, sempre te manifestando em defesa do pcc, mesmo que isso prejudique nações mais fracas, ja defendeu até o Maduro e agora vem com esse papinho e essa moral de cueca. Vai te enxergar e tomar vergonha nessa cara deslavada!

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Pablo
3 anos atrás

Rapaz.
Se um Presidente que está levando o País dele ao posto de maior potência mundial está fazendo m…..,imagine o que o nosso está fazendo.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Kkkkkk! Boa!!!

Pablo
Pablo
Responder para  EduardoSP
3 anos atrás

Boa? Quer dizer que tu concorda ?

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  EduardoSP
3 anos atrás

O sujeito pede, né?

SDS

Caio
Caio
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Patriotas de verdade cobram os políticos que estão no mando da nação, e não apenas os idolatram, como se fossem crianças, em busca de super heróis.

Carlos
Carlos
Responder para  Caio
3 anos atrás

BINGO!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  Caio
3 anos atrás

Exatamente, a idolatria deveria ser para os símbolos nacionais e não para ideologias, partidos políticos ou políticos….

Caiu
Caiu
Responder para  Saldanha da Gama
3 anos atrás

Isso mesmo Saldanha! por que essa turma das ideologias são tão verdadeiros, quanto o dólar do Paraguai.
Eu sempre vi esquerdistas cheios de dinheiro, só usando o discurso pra se dar bem.
Como hoje vejo a turma da moral e dia bons costumes, agredindo as mulheres da família, ou sendo uns vagabundos inúteis, e até viciados e malandros que se aproveitam da Bíblia, cobrando honestidade e moralismo, tenha Santa paciência.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Caio
3 anos atrás

As crianças o idolatram como um grande “mito”, mas de mito esse senhor não tem nada…

Faver
Faver
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Amigo..sem o PR não haveria manifestações de apoio ou contra. Hoje a política ou projetos de poder deturparam a memória do 7 de setembro. O país é maior que os indivíduos, a pátria é maior que salvadores… as pessoas passam e a nação fica. Os danos causados por governos anteriores não podem ser agravados pelos atuais. O Brasil tem de sobreviver a estes projetos medíocres de poder pessoal.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Legal que o Collor apoia a manifestação contra o STF e a favor do Bolsonaro.
Tire uma foto com ele ou com o Queiroz, pessoas honestissimas e patriotas

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Não sei porque, vendo a agitação de hoje e o abuso das cores nacionais me lembrei dessa frase:
“O patriotismo é o último refúgio do canalha.” – Samuel Johnson, 1775.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  EduardoSP
3 anos atrás

“Alguém já disse que o patriotismo é o último refúgio dos canalhas: quem não tem princípios morais costuma se enrolar em uma bandeira, e os bastardos sempre se reportam à pureza da sua raça. A identidade nacional é o último recurso dos deserdados. Muito bem, o senso de identidade se baseia no ódio, no ódio por quem não é idêntico.”

UMBERTO ECO

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Caro Rodrigo. Eu não entendi. Vocẽ defende as manifestações em favor do presidente ou contra ele? Acho que uma pessoa que defenda a democracia e as liberdades constitucionais, se colocaria contra os atos promovidos pelo presidente.

Lucas
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Essa prepotência que vcs exibem nos textos chega a ser engraçada.
Acha que assusta quem?
O Bolsonaro é um scam. Ele não tem plano. Não vai dar golpe. Não vai usar art 142.
Ele fala o que a base dele (tipo vc) quer ouvir pra manter vcs engajados.
E é só isso. É oco por dentro. Dá pra entender?

Lucas
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

No fim quem deveria apagar seu post é vc.

Hcosta
Hcosta
Responder para  wilhelm
3 anos atrás

Essa é uma das ameaças dos movimentos populistas como Trump. O certo e o errado, deus está ao meu lado, patriotas e traidores, etc…
Sequestram os maiores símbolos de uma nação, até coisas infantis como abraçar bandeiras, e deturpam para outra coisa que não é a democracia.
Mais uma vez, não é esquerda vs. direita, é democracia vs. ditadura. E, no caso de Trump, algo que é mais evidente nos seus apoiantes.
E o mais paradoxal é a facilidade em perceber os seus objetivos e as suas falsidades.

Faver
Faver
Responder para  Hcosta
3 anos atrás

Bingo! No final é tudo por poder! Projetos de poder onde familiares e amigos se dão bem! Anteriores e atuais.

Lucas
Responder para  Hcosta
3 anos atrás

Puxa fico feliz do ver o pessoal falando assim abertamente.
Eu nunca comprei a ideia do Bolsonaro. Ele sempre pareceu um malandro pra mim.
Mas por achar ele incapaz fui comunista, anti patriota, etc, etc.
Esse pessoal tá nutrindo um sentimento mto infantil pelo Bolsonaro e ainda não entenderam que daí não vai sair nada de tão bom.

Jefferson
Jefferson
Responder para  wilhelm
3 anos atrás

Amigo, fiz campanha para o bolsonaro em 2018, hoje simplesmente não suporto nem ouvir a voz desse sujeito. Pior aqui em SC, virado em malucos fanáticos. É assustador o fanatismo político, parece a Europa dos anos 30.
Ta um saco a divisão intencional dos brasileiros, assustador ver militares caindo nesse papo furado (muitos recebendo fortunas), mídia doidinha, congresso comprado pelo executivo…querem ver a bagunça que virou? Um simples ato de ilegalidade eleitoral: chefe do executivo em campanha antecipada e fazendo uso da máquina pública (gente, isso é crime e até 2010 todo mundo percebia isso).
O brasil regrediu 30 anos em 3 anos e o assustador é ver o silêncio das pessoas.

Camargoer
Responder para  Jefferson
3 anos atrás

Caro Antônio. Bolsonaro sempre foi um político sem expressão, com ideias preconceituosas e nunca inspirou liderança. Foi “figura engraçada” do CQC e do Pânico por anos. Em 2018, eu acreditei que os debates seriam suficientes para mostrar suas deficiências políticas e éticas. Mas foi uma eleição anormal, sem precedentes na história democrática do país. Temo que 2022 seja outra eleição anormal.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Jefferson
3 anos atrás

Tem muito dinheiro vivo circulando nessas manifestações políticas, quem será que paga?!

Há poucos dias pegaram um prefeito de um município sul-rio-grandense desembarcando com dinheiro vivo( R$500 mil) em Brasília, de onde é proveniente esse dinheiro?

E o cretino ainda teve a cara de pau de dizer que “R$ 500 mil nem dá pra comprar um carro bom”. Ainda, ele contou que essa não foi a primeira vez que foi flagrado com uma quantia significativa de dinheiro vivo, e que já foi “pego três vezes no Rio de Janeiro com muito mais que isso”.

Essa grana vem do agronegócio?! Dos evangélicos?! Do erário público?! De políticos e suas emendas partidárias?! de um orçamento secreto?! Isso tem que ser visto e apurado…

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  wilhelm
3 anos atrás

Patriotismo “paraguaio”!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  wilhelm
3 anos atrás

Meu caro, por incrível que pareça não foi um grupelho de pilantras não, realmente o grupo do “bem” não está neste “grupelho” tipo mst, black block… “incisos do artigo 5º, sendo protegidas, mais notoriamente, nos incisos IV (Livre Manifestação do Pensamento), VI (Liberdade Religiosa), XV (Liberdade de Locomoção) e XVII (Liberdade de Associação), outra, há o desejo do equilíbrio entre os 3 poderes, sem a dominância de um sobre outro, Em suma, queremos que a constituição seja seguida à risca literalmente, há sim muitos bolsonaristas, mas também há os que não o seguem, mas desejam um país livre, com os poderes equilibrados e que a constituição seja respeitada e seguida e não adotada conforme a situação… abraços

wilhelm
wilhelm
Responder para  Saldanha da Gama
3 anos atrás

em suma, queremos que a constituição seja seguida à risca literalmente,

Não, meu caro: “vocês” querem apenas alguma desculpa esfarrapada para continuar idolatrando o bezerro de ouro personificado na figura do Bolsonaro. A questão toda não tem nada a ver com liberdade, equilíbrio entre os poderes ou qualquer outra lorota dita pelos influencers pagos pelo governo: é só uma questão de idolatria e nada mais que isso. Se o problema fosse mesmo o STF, o governo já teria tomado a iniciativa ainda na época da Lava Toga e muito menos teria indicado um petista para compor a corte. No entanto, não o fez justamente porque o presidente está mais interessado em esconder os rolos da família do que preocupado em governar como um estadista decente.

Eu mal posso esperar para descobrir qual vai ser o próximo inimigo da nação no mundo mágico do bolsonarismo, onde todo mundo é culpado por tudo, exceto o governo. Já tivemos os governadores, as urnas, os americanos, as ONG’s e até mesmo o Leonardo DiCaprio; chuto que vão ser os senadores.

Caiu
Caiu
Responder para  Saldanha da Gama
3 anos atrás

Meu caro o problema dessa judicializacao da administração dos demais poderes é por vários motivos, entre eles.
Imagina só o presidente, que não acreditava na doença, deixando tudo normal em locomoção e relaxando na compra de insumos para tratamento da situação, o desastre seria pior.

Allan Lemos
Allan Lemos
3 anos atrás

Independência de quem? Éramos reféns da Corte Portuguesa, hoje somos reféns de uma outra Corte. Não há nada para ser comemorado.

Temem uma possível e improvável ditadura vindoura e ignoram a que já existe há tempos. A democracia nesse País sempre foi uma piada de mau gosto.

Carlos
Carlos
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

Pois é Allan, não conhecemos nem a nossa história…

Agressor's
Agressor's
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

“Se mil outros tronos eu tivesse, mil tronos eu perderia para por fim à escravidão!”

Princesa Isabel, 1888.

“Enfia o processo no #”

Lula.

NO SÉCULO XIX, SONHO DE PORTUGUÊS ERA SER “BRASILEIRO”

https://tokdehistoria.com.br/2016/09/20/no-seculo-xix-sonho-de-portugues-era-ser-brasileiro/

Vovozao
Vovozao
3 anos atrás

07/09/2021 – terça-feira, bdia, pela idade que tenho, por toda “”experiência “” acumulada, vejo hoje (2021), o 7 de setembro um dia triste, antes tinhamos orgulho em carregar nossa bandeira, ver os militares desfilarem por todos os rincoes do nosso pais; e hoje; qual orgulho temos?? Um tentando se perpertuar no poder; outros ou tentando voltar ou terem uma boquinha; enquanto isso…. população menos assistida passa fome, num pais tao rico e produtivo. Hoje NÓS, deveriamos sentir vergonha.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Vovozao
3 anos atrás

Olá Vovozão. Levará anos para que a população recupere qualquer sentimento pelo sete de setembro. Era uma data que sempre foi preservada por todos os ex-presidentes, inclusive durante o período militar. Era essencialmente uma data cívica. A contaminação do 07 de setembro foi muito ruim. Fico imaginando o mal-estar que será um futuro governo civil participar de uma parada militar.

FERNANDO
FERNANDO
3 anos atrás

Fui cara pintada também, estive nas manifestações, e as vezes fico p’ da cara com os rumos do Brasil, mas, não apoio e não dou autorização para este senhor que ai está governando nosso país.
Apesar de tudo, apoio a democracia, a liberdade, direito de expressão e sou fã dos militares brasileiros, e me acho tremendamente patriota!
Servi com muito satisfação o EB no ano de 1986, no extinto Deposito Regional de Subsistência/5, aqui em Curitiba.
Fico p’ da cara de ver gente metendo o pau nos anos 80, tinhamos a melhor música, jornais, programas de TV, filmes e olha, sempre fui de esquerda, estudei em vários colégios pagos aqui em Curitiba, e tínhamos diálogo entre quem apoiava a esquerda e quem não apoiava, era cada um na sua e tudo resolvia-se no VOTO.
Sim, havia respeito!
Sim, eu dou valor ao VOTO, sou de uma geração que só pode votar em 1986.
E não é nenhum porcaria que vai tirar este direito de mim!
Seja ele de esquerda, centro, direito ou extrema direita!
Hoje temos esta merda messiânica somada a política!
Um bando de zumbis que são teleguiados, e pior acham que estão defendendo a democracia e a liberdade.
Eu, não dou autorização a este senhor que governa nosso país para nada!
Ele não me representa!
PS: Apesar de ser de esquerda, não permito que me coloquem supositórios no anus ou coleira dogmáticas, religiosas ou política, não concordo com muita coisa que o senhor LULA fala por ai. E podem ter certeza, eu enfrentaria o mesmo se tivesse a oportunidade. Por que, ultimamente só fala besteira também!

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  FERNANDO
3 anos atrás

Muito bom Fernando.
Odeio o Sr. Luis Inácio Lula da Silva e queria, realmente, que ele estivesse preso.
Não respeito alguns ministros que estão no STF, nomeadamente o Sr. Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes e gostaria que todos eles passassem pelo impeachment previsto na constituição, assim como gostaria que os ministros tivessem um mandato temporário de 08, 10 ou 12 anos, no máximo.
Sou eleitor do Bolsonaro e apoiei até onde deu e, ainda hoje, com toda a repulsa que tenho a ele, consigo reconhecer méritos, como a composição inicial do time de ministros e os projetos que estão sendo tocados pelo ministro da infra estrutura.

Mas, porém, todavia, mesmo querendo que o Lula estivesse preso, concordando que STF precisa ser reformado e que alguns ministros não merecem estar lá, bem como tendo votado no Bolsonaro, também não autorizo que ele ataque instituições dessa forma e, muito menos, coloque em xeque meu direito ao voto.

1 quinto ou 1 quarto da sociedade brasileira vêm esse senhor como um messias, conhecedor de toda a verdade e dotado de toda a honestidade. Mas esse percentual não representa o Brasil e nem pode atentar contra o estado democrático de direito dessa forma.

Uma pena que os militares ou estejam omissos em relação a isso tudo ou estejam concordando com essa palhaçada. Estão conseguindo perder todo o prestígio que lutaram pra ter, junto à sociedade, após a redemocratização.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Caro Felipe. Defendo que o voto é algo pessoal e secreto. Você pode opinar e criticar o governo, tendo votado nele ou não. Isso é seu direito. Sobre o comportamento do presidente, há algo muito errado com ele. Sobre o ministério dele, acredito que foi um dos piores gabinetes que o país já teve.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Camargoer.
3 anos atrás

Camargoer, não é a primeira vez que você me alerta sobre o seu entendimento sobre o voto ser secreto e pessoal e não é a primeira vez que irei expor o meu entendimento sobre o assunto. O direito ao segredo do voto é direito subjetivo de cada cidadão brasileiro e não um dever imposto ao cidadão brasileiro. Esse direito garante ao cidadão brasileiro não ter que revelar o seu voto ou não ter o seu voto revelado. Mas, o cidadão brasileiro, até com base na liberdade de expressão, pode revelar seu voto, caso assim o queira. Então, por gentileza, não tente reprimir meu comentário, novamente, caso eu volte a revelar meus votos. Quanto ao trecho: “Você pode opinar e criticar o governo, tendo votado nele ou não”. Concordo. E amplio, se eu quero exercer adequadamente meu papel de cidadão, criticar o governo por seus erros é meu dever, tendo votado nele ou não. Assim como, no ímpeto de exercer minha cidadania de forma adequada, é de bom tom que eu reconheça seus acertos. Quanto ao trecho final, creio que sua opinião seja, de forma bem substancial, baseada na sua vivência profissional, dentro da academia. De fato, as escolhas do ministério da educação, assim como outros, foram lastimáveis. No ponto que conheço e acompanho, digo, com certeza, o quadro escolhido para o Ministério da Economia foi de excelência. Paulo Guedes escolheu um time de muita qualidade para suas Secretarias. Infelizmente, por responsabilidade da própria Economia e por fatores externos, pouco se fez e esse quadro técnico foi e continua se desfazendo. Acompanho bastante, também, o Ministério da Infraestrutura e, digam o que quiser do governo, mas o Tarcísio tem feito um trabalho e tanto, mesmo com um orçamento muito aquém do que deveria ter. Por fim, não há como falar que o Ministério da Agricultura não está desempenhando suas funções de forma satisfatória.
É o que eu defendo Camargoer. Temos que tentar ser racionais, sem se apegar aos extremos das discussões. Tentar reconhecer quando há o que reconhecer. E criticar, com afinco, aquilo que se tem pra criticar. E, infelizmente, esse governo que, repito, teve meu voto e minha confiança, errou demais e, hoje, já perdeu todas as bases que me fizeram dar meu voto de confiança.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Infelizmente, por responsabilidade da própria Economia e por fatores externos”. Apenas para evitar mal entendido, a intenção foi dizer que a responsabilidade foi do próprio ME e, por fatores externos, entenda-se todo o aspecto político, jurídico e contextual, a exemplo da necessidade de se lidar com uma pandemia. Em suma, pouco foi feito do que se pretendia/prometia.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Olá Felipe. De fato, você tem o direito de abrir o seu voto. Peço desculpas se pareceu uma crítica. O ponto que defendo é ser possível criticar as decisões do governo, tendo votado nele ou não. Os 3 ministros da educação, os 04 da saúde, o ministro da C&T. o primeiro ministro do Itamarary, da cultura, da justiça… foram péssimas escolhas.Também respeito muito a ministra Tereza Cristina da agricultura, inclusive já a elogiei várias vezes aqui na trilogia. O Posto Ypiranga é um desastre.

silvom
silvom
Responder para  Camargoer.
3 anos atrás

nunca antes na história do país, tivemos ministros tão ruins como estes citados

Camargoer
Responder para  silvom
3 anos atrás

Olá Silvom. Chama a atenção o fato da melhor ministra do atual governo ser uma mulher.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

É assim como funciona o “socialismo” e como agem os “socialistas” Felipe Morais, eles te reprimem ou cooptam com discursos “antiopressores” para defender causas de liberdade e justiça social….Pegaram a ideia?… 😀

Slow
Slow
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Da série “ Bolsominions arrependidos “ ???? não respeita alguns ministros do STF e quer dar uma de que não aceita que o Bolsonaro ataca o STF ?

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Slow
3 anos atrás

Isso. Da série “votei e não sou obrigado apoiar incondicionalmente”. Se os dois lados aprendessem essa lição, teríamos um país bem melhor e discussões bem mais qualificadas. Não esse Fla flu de medíocres. E é justamente isso. Não respeito alguns, mas somente aceito a forma constitucional de impeachment de ministros do STF, justamente por respeitar e valorizar a instituição. Fora essa hipótese, só há a hipótese da participação direta do povo, por meio do plebiscito, em que essa questão seria decidida pelo rito definido. Qualquer coisa fora disso é discussão de medíocre. E aí deixo pra quem se identifica com esse Fla Flu.

Pedro Bó
Pedro Bó
3 anos atrás

Independência de quem? Da já combalida Coroa Portuguesa, que perdera muito de seus status e poder quando das invasões napoleônicas? Dos britânicos e seu poder bancário/mercantil? Ou seria dos americanos, que declararam o Brasil parte do seu “quintal” com a Doutrina Monroe?

Aliás, tem a Teocracia neopentecostal logo ali na esquina esfregando as suas mãos, enlouquecida para transformar o Brasil em uma Gilead tropical e real.

Bardini
3 anos atrás

Que desgraça de 7 de Setembro.
.
Ter de assistir um Brasil em pleno 2021 sendo cada vez mais dividido por duas massas de aloprados, sendo que até as Forças Aramadas foram mais corrompidas do que já eram, no decorrer desse processo, é triste demais. Cada ano que passa, mais complicado fica. E pra mim, mais difícil é acreditar no Brasil.
.
A direita, se fizer média de idade de quem sai pra rua se manifestar, dá mais de 45 anos frouxo… Encontraram uma reserva de mercado no negócio dos votos, vendendo ilusão pra velho que não sabe usar internet e muito menos a cabeça para pensar. Daí surgem MALUC@S como os “Zés não sei das quantas”, falando o amontoado de porcarias que a velharada quer ouvir, só para usar o ibope e virar político relâmpago para encher os bolsos.
.
A esquerda, os mesmos lixos de sempre derretem a cabeça do jovem com ideias pra lá de ultrapassadas, que são embrulhadas em uma embalagem arco-íris, com dizeres de que “paz e amor resolvem tudo”. Tudo muito bonito, tudo muito “certinho” e politicamente correto, mas “paz e amor” não passa de discurso, pq o que impera é o ódio ao que se opõe. E discurso não enche barriga. É o blábláblá de sempre, onde falar e prometer um mundo de velhas novidades é muito fácil. E o pior dessa história toda, é que os malucos colocados a direita, foram o maior presente que a essa esquerda criminosa teve em toda sua história! É um Yin e Yang do kapeta!
.
Brasil: Jovem vs Velho. Pais vs Filhos. Famílias continuam sendo destroçadas por conta de política. Crise que nunca acaba, desemprego absurdo, tudo cada vez mais caro, pandemia, falta de esperança que não para de crescer… E os malucos de esquerda e direita abraçadinhos, enchendo os bolsos e rindo dessa desgraça toda, pq sabem que em 22 a vaguinha tá garantida por conta da polarização.
.
Ao centro, se tirar o que tem ladrão engravatado, não sobra praticamente ninguém. Não importa quem vença na esquerda ou na direita, como pode ser comprovado no atual momento do Governo. Dane-se o Brasil, o projeto é o “meu bolso, minha vida”.
.
Como “terceira via”, temos a grande opção chamada de “mais do mesmo”. Mas é um “mais do mesmo” que é planejado e bem assessorado, com blábláblá impresso e bom marketing. Poderiam chamar até de “Populismo 4.0”. E está ai uma coisa que somos referência e poderíamos exportar como uma ideia para o mundo, assim como a Alemanha exportou a sua “Indústria 4.0″…
.
A “justiça” é uma vergonha a parte, pois estes vivem em uma realidade a parte. Um “Brasil Paralelo” da vida real, aproveitando para citar também o pessoal que faz filminho e série de ficção histórica.
.
A mídia, como um todo, ou é descaradamente corrupta e ainda opera como se estivessem na década de 90, onde a internet não era uma realidade nas mãos do povo. Não sabem ou não querer aprender a como transmitir informação na era digital. Apenas tem o foco em lucrar com a divisão de um país, atendendo a sua reserva de mercado, seja ela a esquerda ou a direita. É um negócio. Tem que ser lucrativo, afinal por mais comunista que seja o jornaleco, ninguém trabalha de graça.
.
Forças armadas: Generais & Cia fazendo política abertamente, com a farda que vestem. Os pontos fora da curva tentando puxar todo o resto da instituição para um “Chavismo Brasileiro”. Bisonhos tomando conta por todos os lados, de olho em concorrer a um carguinho. Virou uma ZONA maior do que já era e o exemplo para os novatos é medonho. MEDONHO! Estão forjando mais uma geração de golpistas, sendo que estes estão afoitos pela cerimônia de formatura. Mas eles negam o golpismo. Se tiver golpe, é para “defender o Brasil”… Resta saber quem defende o Brasil do seu Exército.
.
E o pessoal da Venezuela que fugiu pra cá??? Esses aí devem olhar para a situação no Brasil e sentir uma sensação bizarra de déjà vu…

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Bardini
3 anos atrás

O brasil virou um circo de horrores de fieis conservadores de direita, que lutam por nobres valores familiares, mugindo e seguindo um boiadeiro com problemas mentais…

Flanker
Flanker
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

Concordo, sinceramente. Só não esquece os seguidores e líderes do outro lado. São tão patéticos quanto.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Flanker
3 anos atrás

Sim, de um lado vemos os acólitos do Messias de Glicério, o Jim Jones colostômico, com seus seguidores evangélicos, que lutam pela defesa da família e dos bons costumes, tudo em nome da pátria.

E do outro lado temos São Luis inácio do Caetés e seu séquito de apoiadores, que são tão fanáticos quanto os Bolsominions,seja mortadela ou coxinha,no fim o tempero é o mesmo…

Flanker
Flanker
Responder para  Bardini
3 anos atrás

Perfeito, Bardini!!!!!!

Tutu
Responder para  Bardini
3 anos atrás

Comentário perfeito.

Faver
Faver
3 anos atrás

Se me permitem um comentário vou falar o que sinto no momento… eu sempre gostei e admirei o 7 de setembro. Sempre desfilei por escolas e participei de bandas marciais. Quando podia ia ver os blindados do exército e fiquei feliz em levar o meu filho ver. Coisa de Brasileiro mesmo. É com muito pesar que vejo neste momento os símbolos brasileiros usurpados por grupos brigando por poder. Não tivemos desfiles devido a pandemia, o que ao meu ver é compreensível. Só que no atual momento o país foi tomado por protestos de lados opostos em prol de projetos distintos de poder, que não me representam, e em minha opinião estão destruindo esta data simbólica. Estes grupos, a esquerda ou direita, não me representam e podem destruir o país. Sinto pelo desabafo, mas espero que o país passe por isso e possamos sobreviver a este caos, patrocinado por interesses que não são os da maioria da população.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Faver
3 anos atrás

É com muito pesar que vejo neste momento os símbolos brasileiros usurpados por grupos brigando por poder”. 

Concordo com o senhor amigo,usurparam mesmo… hoje em dia chega me dá nojo escutar o hino nacional, algo que eu gostava muito de ouvir todo dia as 07h da manhã ao ir para o trabalho…

Agressor's
Agressor's
3 anos atrás

A república nos destruiu cultural e socialmente, além de nos entregar de bandeja ao controle das oligarquias político-econômicas. No passado o Brasil caminhava rumo ao futuro, mas hoje não dá nem pra dizer que o Brasil caminha pra trás, afinal lá atrás era mais avançado que hoje.

Antes era “Império do Brasil”, hoje é “República das Bananas”. Infelizmente a república de banana foi instaurada e permanece até os dias atuais, a maioria sabe que o segredo é estimular a indústria, mas os nossos congressistas atuam a serviço dos interesses estrangeiros e desestimulam a economia prejudicando até às ferramentas pública e de defesa do próprio Estado. A república foi um aborto que nos arrasou para sempre, o Brasil nunca mais vai ser o que ele foi naquela época!

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Agressor's
3 anos atrás

A República foi de longe o pior mal que já se abateu sobre esse País. Dado a nossa herança maldita, sempre foi muito provável que o Brasil se tornaria uma nação pobre, infelizmente tivemos o azar de termos sido colonizados por um povo de segunda classe da Europa, ao invés de um povo elite. Entretanto, tivemos um último raio de esperança de nos tornarmos algo mais durante o Império, quando tínhamos um líder forte e inteligente e o povo ainda não era caso perdido. Mas logo tudo se acabou com o golpe, destituíram o governante legítimo e condenaram-nos a ser uma nação miserável e de miseráveis por toda a eternidade.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

Caro Allan. Discordo. O pior que aconteceu na história do Brasil foram trẽs séculos de escravidão, que relegaram uma sociedade racista, violenta e desigual. Apenas 67 anos separam a declaração de independência da proclamação da república. São eventos correlacionados, promovidos pela mesma elite latifundiária para garantir seus privilégios. Ao longos do segundo império, o Brasil era analfabeto, agrário e beato. Ao longo da república velha, o Brasil continuou analfabeto e agrário.

Wagner
Wagner
3 anos atrás

A baixa adesão fortaleceu o STF,que hoje mandou prender um amigo estrangeiro do beato salu.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Wagner
3 anos atrás

Ex-braço direito de Trump é detido pela PF no aeroporto de BrasíliaJason Miller prestou depoimento à Polícia Federal por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Investigação apura organização de atos antidemocráticos no Brasilcomment image

Miller veio ao Brasil para participar da Conferência de Ação Política Conservadora, a CPAC, organizada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro e da qual participaram o presidente Jair Bolsonaro e ministros do seu governo.
No domingo, ele esteve com Bolsonaro no Alvorada.
Os advogados de Jason James Miller e Gerald Almeida Brant disseram por meio de nota que seus clientes “não tiveram acesso integral aos autos dos aludidos inquéritos, motivo pelo qual valeram-se do direito constitucional ao silêncio”.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Wagner
3 anos atrás

Olá Wagner. Ontem, conversando com meu sogro, lembrei que ao longo dos dois últimos anos, todos os eventos políticos tiveram uma elevada expectativa que resultou em decepção. Disse que provavelmente aconteceria o mesmo hoje. Provavelmente, a montanha irá parir muitos ratos ainda.

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
Responder para  Wagner
3 anos atrás

Baixa adesão? Meu amigo, desliga a rede globo.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
3 anos atrás

Independência de quê? O governo ontem assinou uma lei proibindo as redes sociais de excluírem perfis que não seguem suas regras. Ficamos independentes de portugueses para sermos escravizados por brasileiros?

Alex
Alex
3 anos atrás

Não existe fato histórico “bonitinho, épico” quando se é despido da narrativa romanceada que normalmente o acompanha para tentar torná-lo “palatável” para a posteridade. Ainda mais quando um fato passado carrega grande simbolismo como os são as histórias de luta de emancipação de países, como no caso do 7 de Setembro para nós.

A “desconstrução” da narrativa “gloriosa” envolvendo essa do quadro do Pedro Américo é um exemplo típico, e acho louvável para se conhecer a verdade, mesmo que alguns mais nacionalistas não gostem, até porque a reboque dessa desconstrução, fatos que na visão deles, sejam mais “indignificantes” venham a tona – eu não penso assim, muito pelo contrário, para mim a humanização dos fatos, separa quem quer conhecer a História de quem quer ler romance: D. Pedro montava jegue (ou burro), e fazia essa viagem de cunho político a uma cidade do interior paulista, daí aproveitou para visitar a Marquesa de Santos, que para a infelicidade dele, não era a Maitê Proença (os mais velhos entenderão, kkkkk). Teve uma diarreia violenta pelo caminho e estava se aliviando num matinho providencial, quando foi alcançado pelo mensageiro que lhe trazia mensagem do José Bonifácio avisando-o do quê a Corte Portuguesa havia decidido sobre a colônia.

A sua “insurreição” nada mais foi do que sua luta por conseguir ser rei/imperador de uma nação nova no cenário mundial. Daí vem outra crítica, muito ventilada principalmente por historiadores de viés mais a esquerda: que a “independência” do Brasil nada mais foi do que o resultado de uma briga fratricida por um “lugar ao Sol”, no caso de gente da Corte/elite portuguesa que estavam aqui contra os que estavam lá, e não “brasileiros”, porque aí se estaria referindo aos índios …… e índios nesta época, nem gente eram pelos conceitos antropológicos/religiosos das pessoas “civilizadas” de então …..

Bem, em relação aos países americanos, claro que esse tipo de visão é válido para todos os países, à exceção do Haiti, onde a expulsão dos colonizadores franceses resultou na ascensão de uma parte dos nativos locais, mas cuja penalização pela “ousadia” por terem expulsado os colonizadores europeus, custou-lhes sanções não só da França, mas de outros países europeus, que até hoje se faz sentir indiretamente no sentido econômico.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Alex
3 anos atrás

Olá Alex. Eu ainda tenho dúvidas se prefiro a “Marquesa de Santos” ou “Dona Beja”. Quando visito Araxá, penso na Maetê Proença cavalgando em pêlo (ṕroibido para menores). A independência do Brasil foi uma decisão de mudar por cima para manter tudo igual por baixo. O risco para a elite escravocrata e latifundiária seria um um processo de independência republicano e revolucionário. Por outro lado, o processo brasileiro preservou a integridade do território. Provavelmente, um processo revolucionário e republicano levaria a fragmentação do território em diversas repúblicas caudilhas.

Alex
Alex
Responder para  Camargoer.
3 anos atrás

“A independência do Brasil foi uma decisão de mudar por cima para manter tudo igual por baixo” – muito bom poder de síntese ?

Agressor's
Agressor's
3 anos atrás

D Pedro II: falava 17 idiomas

Lula: êú nun çêy nein portugueis

Lucas
Responder para  Agressor's
3 anos atrás

Vou usar o mesmo tipo de falácia de vcs:
E o Bolsonaro? Fala quantos?
No mais, vc tá insinuando que ele sabe usar o português?
Ele tem vocabulário de vagabundo, 500 palavras no máximo.

Flanker
Flanker
Responder para  Lucas
3 anos atrás

Concordo. A cada 10 palavras, tem um “Tá ok?”…..ou então um “Tem Que ver Isso daí”. Mas, o vocabulário do ex tb é mais do que limitado. Uma coisa não invalida a outra.

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
Responder para  Lucas
3 anos atrás

Ao menos fala português, se comparado ao 9 dedos; ao menos, consegue fazer uma frase inteligente e com sentido e nexo, ao invés da ‘Dilmanta’…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Agressor's
3 anos atrás

Caro Agressor. A propósito, Donald Trump falava outra língua além do inglês?

Adriano Madureira
Adriano Madureira
3 anos atrás

Esse 07 de setembro, se era para demonstrar força e poder de fogo, pode ter sido mesmo um tiro no pé…

jogar xadrez não é para qualquer um, quis atacar, agora se prepare para o contra-ataque.

Sem título.jpg24.jpg
Flanker
Flanker
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

E hoje, 08/07, aqui no RS Já há 23 pontos de bloqueio por caminhoneiros, nas estradas estaduais e federais. Começando a bagunça.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Flanker
3 anos atrás

São os idiotas úteis…Isso existe em ambos os lados.

Oque será que esse presidente mediocre irá apresentar agora para desviar o foco?! Qual será sua próxima pauta esdrúxula ?!

Adriano Madureira
Adriano Madureira
3 anos atrás

Ver o gado tirando selfies com Fabrício Queiróz nesse sete de setembro como se ele fosse um homem probo, é de morrer de rir, mas muito mesmo…

Flanker
Flanker
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

Será que eles acham que a rachadinha é mentira ou são descerebrados, mesmo?

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Flanker
3 anos atrás

Para mim eu não tenho opinião formada sobre isso,vai que você está certo…

Vai que 50% ache que é mentira comunista,25% são realmente descerebrados e 25% sabe que é verdade e está cagando para o fato…

RENAN
RENAN
3 anos atrás

Texto: o liberdade

Gostaria de ser livre.
Livre gostaria de ser.

Sou CLT, gostaria de ter a liberdade de optar por contribuir ou não com o INSS.
Pois creio que nunca serei beneficiado nem com 1/5 do que paguei.

Dizem que meus impostos vão para saúde, educação, segurança.

Gostaria de ser livre para não pagar imposto para a educação e para a saúde.
Pois é necessário ter um plano de saúde e pagar uma escola para meus filhos em escola particular.

Isso sim seria ser livre poder escolher com que quero contribuir. Pois não pagaria aquilo que não vejo retorno.

Tenho direito de ir e vir, porém com meu carro tenho que pagar pedágio. Oras os impostos construiu aquela estrada, os impostos são para a manutenção de estradas porque pagar pedágio? É correto? Deveria existir vias privatizadas apenas as construídas por empresa privada. Então eu teria que escolher pego uma estrada publica livre de pedágio ou pego a estrada ao lado privada ?
Aí sim seria correto ter a opção de escolha ser livre para decidir.

Onde está a liberdade que espero? Hoje apenas sou obrigado a contribuir com o que não concordo. Com o que me lesa e não há retorno.

Onde está você liberdade?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  RENAN
3 anos atrás

Caro Renan.
Em uma democracia moderna, baseada no Estado de Direito, ninguém é obrigado a nada senão por lei. A lei diz que quem tem um emprego via CLT, com carteira registrada, deve contribuir com o INSS. Assim, os benefícios da CLT estão relacionados com a contribuição da CLT. As férias remuneradas, o limite de jornada de trabalho, as folgas pagas, etc, estão relacionadas ao fato de você ter um registro em carteira. Você tem opção. Pode pedir demissão e buscar um trabalho informal. Você é livre para fazer esta decisão. Sobre os impostos, você também é livre para sonegar (mas tem que lembrar que terá que arcar com as consequências disso, como terá que arcar com as consequência de qualquer outra decisão. Você também é livre para trocar os significados das palavras. Chamar “abacaxi” de “fusca” e usar a conjugação do pretérito para descrever o futuro (só que ninguém vai entender o que você escrever, mas isso pode ser um problema para os outros, não para você). A bônus da liberdade é exercida com o ônus da responsabilidade.

RENAN
RENAN
Responder para  Camargoer.
3 anos atrás

“As férias remuneradas, o limite de jornada de trabalho, as folgas pagas, etc, estão relacionadas ao fato de você ter um registro em carteira”

Tá e onde estes benefícios está relacionado com o INSS?
Nada disso é pago com o dinheiro que contribui para o INSS.

A contribuição obrigatório ao INSS é um ônus sem bônus.
Pois as regras são desfavorável ao contribuinte e a cada ano fica mais desfavorável.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  RENAN
3 anos atrás

Caro Renan. Art.13 da CLT.

Agressor's
Agressor's
3 anos atrás

Com muita tristeza lembro claramente quando eu era mais novo e via a imagem do Enéas montada como a de um louco e totalmente caricato…Eu não entendia que aquilo era uma manipulação e hoje me corta o coração de ver que eu e muitos adultos a minha volta na época foram totalmente cegos e feitos de massa de manobra...

Hoje eu me envergonho…Me da uma tristeza no coração pois eu achava que aquele senhor era um palhaço…Lembro quando ele aparecia na TV era motivo de risadas…Todos tiravam sarro e o chamavam de maluco…Mas agora depois de adulto eu pude conhecer quem ele era de verdade!!!…Que desperdício…Quanta frustração e desgosto…Uma pessoa excelente…Mestre em tudo que se envolvia…Uma pessoa integra, de caráter, honra e disciplina indelével…Preocupado com o futuro do seu país, que tinha o prazer de informar e educar as pessoas com seu vasto conhecimento…Como me arrependo em, mesmo sendo criança, pensar que um cara tão gabaritado fosse um mero idiota ou palhaço…idiota e feito de palhaço fui eu!!…

O mal do Brasil é o brazileiro…Temos as maiores riquezas que a natureza poderia dar…Mas temos a maior pobreza que poderíamos ter…Que é a de vergonha na cara…Este sujeito sacrificou sua vida pelo estudo e disciplina…Foi um Cientista e Cristão…Que foi transformado pela mídia em um palhaço…As entrevistas que faziam com ele eram ridículas…Incrível a forma desonesta como conduziam…interrompendo, cortando, distorcendo…Não deixavam ele falar ou pegavam uma frase e deturpavam ao máximo o que ele falava…Sempre covardes, interrompendo todas as vezes que ele desenvolvia alguma argumentação…Sempre o distorcendo de forma maliciosa…Tentando coloca-lo contra a população…Em vez de fazerem perguntas que fossem interessantes ao eleitor buscavam fazer perguntas que o levassem a defender-se ou entrar em contradição…

Só faziam tentar colocar palavras na boca dele…Tentavam a qualquer custo faze-lo tropeçar em seus próprios argumentos de forma baixa, distorcida e implícita…mesmo quando o que ele dizia fazia total sentido…Ridículo…O intuito não era entrevistar e sim desconstruir ele como candidato...A maior desconstrução feita de um estudioso e não corrupto já feita pela mídia na História…As pessoas podem até discordar de algumas convicções dele mas é algo inegável a integridade moral e ética que ele tinha…O cara tinha tudo para ser um marginal mas se tornou um renomado médico com várias formações…O que prova que quando a pessoa quer ser digna ela não encontra obstáculos para o seu sucesso.…

Olhando os discursos e as propostas o sujeito era uma pessoa a frente do seu tempo…Escrachava toda mentira que os políticos contam dizendo logo…Eles prometeram isso…Mas isso não é possível…A economia não comporta…E ainda o ridicularizavam…Por isso não investem em educação…Que é pra manter o nível de ignorância do povo…

Infelizmente a maior parte de nós é culpada pelo fracasso da cultura e da educação do braziu…O braziu é o único país do mundo onde os “malandros” são inteligentes e os que estudam são os ignorantes…Neste pais quem diz a verdade nunca é levado a sério!…O resultado disso é uma sociedade cada vez mais analfabeta, promíscua, irresponsável e sem nenhum princípio moral ou caráter…”Quanto mais a sociedade se distancia da verdade, mais ela odeia aqueles que a revelam” George Orwell.

Flanker
Flanker
3 anos atrás

Vendo as imagens das manifestações de ontem, dos dois lados, os discursos, e quem discursou, só sinto uma coisa: ânsia de vômito! O Brasil está fadado ao fracasso total com essas duas opções, que por mais raivosa que sejam uma contra a outra, não percebem o quão parecidas são. Principalmente no mal que fazem ao país!!! Pobre Brasil!

MGNVS
MGNVS
3 anos atrás

Uma imagem vale mais do que mil palavras.

20210627_141303.jpg
Adriano Madureira
Adriano Madureira
3 anos atrás

Off-Topic:

Ótima notícia…

Sem título.jpg24s.jpg
Adriano Madureira
Adriano Madureira
3 anos atrás

Off-Topic:

Ótima notícia ! Espero que isso se confirme na sabatina…

Pôr um evangélico submisso a Bolsonaro no STF não seria algo saudável

Sem título.jpg24s.jpg
Azor
Azor
3 anos atrás

Espero que para 2022, no bicentenário da Independência, não tenhamos ou arroubos totalitários que ocorreram este ano.

100nick-Elã
100nick-Elã
3 anos atrás

Vamos saudar a pessoa símbolo da honestidade e probidade. O nosso grande Roberto Jeferson. Bom, é até verdade que ele se meteu em corrupção no passado, mas agora está arrependido e defende o nosso mito. Isso é prova inconteste da sua honestidade e seriedade.

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
3 anos atrás

Muito menor? Desliga a rede globo de tua casa!