Uruguai e Brasil negociam transferência de radar móvel, aviões Super Tucano e blindados
O site infodefensa.com noticiou que o Uruguai negocia com o Brasil a transferência de um radar móvel de tipo não especificado, blindados e aviões Super Tucano.
Depois de aprovada a transferência em 2018 de 25 carros de combate M-41C que pertenceram ao Exército Brasieiro, o Uruguai busca agora a transferência de pelo menos oito Veículos de Combate Obuseiros Autopropulsados M-108 e alguns blindados EE-11 Urutu.
O radar de móvel ajudaria na cobertura da área norte do Uruguai e os Super Tucano substituiriam os FMA IA-58A Pucará desativados em 2017.
Muito boa notícia, o Brasil ajuda um país vizinho com equipamentos e nisso se ajuda no controle da região fronteiriça, além de fortalecer sua influência regional .
Exatamente, é semelhante ao que os EUA fazem conosco e com outros países na sua zona de influência(em um nível muito menor obviamente). O Brasil é o único país com condições de exercer um papel de liderança na região, mas é preciso ter mais iniciativa nesse sentido.
Olá Allan. Creio que esse tipo de cooperação tem muitos impactos positivos. Havendo material excedente nas forças armadas brasileiras, seria ótimo cede-los para os países amigos, o que evitaria que eles empenhassem recursos escassos para a aquisição de material militar de outros países, cuja impacto seria muito maior se fosse aplicado na região (seja em ações civis na área de educação, saúde, saúde animal, infraestrutura, etc). A conta é sempre essa. Se o Brasil for incapaz de ajudar, outro país o fará.
Olá, Camargoer. Sem falar que, por termos experiência com os meios e ferramental disponível, a manutenção seria dada por nós. O que pode significar algum recurso extra ou no mínimo manutenção do adestramento das equipes técnicas e continuidade da parceria estratégica!
Olá Tomcat. Concordo com você. Eu sempre apoiei esse tipo de operação de cessão de material excedente.
Vender é uma coisa… doar é outra completamente diferente.
Doar equipamentos que deixarão o serviço é uma coisa…. doar Super Tucanos é outra…
Aguardemos os detalhes meu caro.???
Uruguaio é irmão ! Já fomos o mesmo país um dia
Uruguai é nosso! Nem deveríamos ter devolvido =XXX
Devolveram pra quem?
Em 31 de julho de 1821, o Uruguai foi anexado ao “Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarve”, sob comando do rei Dom João 6º. A região foi batizada de “Província Cisplatina“, que significa “aquém do Rio da Prata”.
Não foi devolvido….
Perdemos em campanha militar…
Fomos batidos em sarandi e Passo do Rosário (este último em território nacional)
1825, Desembarco dos 33, Declaratória da Independência (25/ago) Rincón, Sarandí e Paso do Rosário ( Ituzaingó), mais a conquista das Missões por Rivera.Depois da Convenção de Paz, e com mediação Inglesa, se chega a saída negociada de dar a Independencia a um novo Estado.
Perfeito Alejandro
Hoje o 4 RCC mantém um mirante na posição brasileira de Passo do Rosário.
Ainda pretendo refazer toda a marcha da tropa brasileira desde Livramento até o local da batalha.
Ali lutaram Bento Gonçalves e Mallet.
Ja fui 2x…desde Santana do Livramento. Parei na estrada e imaginei aquela batalha.
Do lado uruguaio, admiro muito a posição histórica de Artigas e Lavalleja
Me parecem patriotas honrados, comprometidos com a causa.
Mas ainda tenho dúvidas se Rivera era um patriota ou oportunista, mudando de lado sempre que conveniente.
Abraço
Rivera foi o caudilho por excelência, fundador do partido Colorado e com grande participação no encaminhamento da formação do estado uruguaio. Patriota, valente, muito oportunista. Um anti herói.
Não é verdade. A guerra jamais seria vencida pelas forças argentino uruguaias. Colônia é Montevideu sempre estiveram de posse brasileira, duas cidades mais estratégicas, e o canal da prata estava bloqueado pela armada brasileira. Economia da Argentina estava destruída. Uruguai se tornou independente por pressão britânica. Se tivessem vencido a guerra, Uruguai seria uma província Argentina.
O Império também estava arruinado, tendo que custear a guerra de independência e as revoluções em Pernambuco.
A simples pressão da Inglaterra não iria nos fazer abdicar de um território ocupado desde 1816.
O exercito das províncias unidas operavam dentro do nosso território, sem serem molestadas.
A Guerra é para fazer valer sua vontade.
Se nossa vontade não foi conquistada, perdemos.
O seu argumento é o mesmo usado pelos que afirmam que os americanos não foram derrotados no vietnam
Ituzaingo não decidiu nada, após o combate, as duas forças recuaram para seus territórios. Nenhum centímetro foi conquistado.
Em ituzaingo, dentro do território brasileiro, após a batalha os brasileiros tiveram que retrair, sem conseguir derrotar os castelhanos. Retraída sob condições difíceis, deixando muito.material e bandeiras para trás.
Fomos batidos fragorosamente em Sarandi, onde Osório fez seu batismo de fogo em ato de bravura ao cobrir a fuga de de Bento Manoel.
Se tivéssemos vencido estas duas batalhas, não precisaríamos da mediação britânica.
Brilhante argumentação. Um abraço!
Não havia sentido em anexar uma província que falava outra língua e lutou pela sua independência. Foi o caminho certo.
Tirando o Uruguai da orbita argentina, e de cara se livrando do custo de armazenagem de equipamentos já obsoletos. EUA sempre foram mestres nisso!
Caro Pedro. Creio que dizer que o Uruguai estaria na “órbita” de influência da Argentina pode estar equivocado. O fato é que o Uruguai faz fronteira com o Brasil e é de interesse do Brasil que o Uruguai tenha uma situação de equilíbrio institucional e social.
Quanta desinformação.
A maior população de Imigrantes lá é disparado a de Argentinos.
E em segundo lugar Brasileiros.
O Governo uruguaio, agora de Direita, criou até um programa pra atrair os “ricos” argentinos, com impostos mais baixos que os de lá. Deu até briga entre os governos.
E lógico que atrás dos ricos foi o povão.
Esses dias estavam até reclamando do alto número de imigrantes argentinos pois o país está sendo “invadido” pelos hermanos que fogem da destruição do próprio país.
E Brasileiro é igual barata. Basta saber que algum lugar tá melhor que aqui, já vão correndo. Gauchada então, vão pra lá de mala e cuia.
hahahaha, essa foi boa , centopeia falante ! E deve estar chapada também. E ultimamente a fonte de notícias primárias, não só aqui , mas pelo visto em todos os lugares parece ser o já famoso “vozes na minha cabeça! ” . Deve ser uma agência de notícias nova, VNMC !
Acho que a fonte foi o conceituado Instituto de Pesquisas Orientais TIREIDO KU.
Argentinos, venezuelanos, cubanos e dominicanos.
Pelas suas negativações não o que pensa a absurda maioria dos leitores. kkkkkkkkkkkk
Dados: Tirei da cabeça.
Esse tipo de doação pode parecer um negócio ruim, mas ajuda a manter o nosso bom relacionamento com os vizinhos e também melhora a segurança, esses Super Tucanos devem evitar voos clandestinos vindos pelo Uruguai!
Vindos do Paraguay, atravessando a Argentina e o RS….
O termo “transferência” me assusta. Vão pegar super tucanos que já são em pequeno número na FAB e transferir para a FAU?
Mais de 80 unidades operacionais na FAB. Vamos transferir unidades antigas, possivelmente atreladas em algum contrato de modernização/manutenção favorável a empresas brasileiras.
E a FAB pode estar querendo se livrar de variantes antigas para comprar novas unidades.
Exato!
Você realmente acredita nisso? Contrato de modernização/manutenção atrelado?
Primeiro vc compra…. depois vc doa… e não o contrário.
Marcos,
Com todo respeito à sua opinião.
Mas eu tenho fundadas dúvidas se a FAB vai adquirir novos AT-29 para substituir. A FAB queria 180 deles inicialmente, o governo disse que não, daí reduziu para 126, o governo disse que não, daí reduziu para 99 e o governo disse que não, daí, reduziu para 76 com opção de mais 23 e somente então é que foi aprovado.
Provavelmente não comprarão mais nenhum, alegando as mesmas bobagens orçamentárias falsas de sempre…
Olá Fabio. Creio que a FAB jamais cederia aviões que fizessem falta para a suas operações. Após tantos anos operando o A29 tanto em Natal quanto nos “terceiros”, creio que já exista uma planilha bem estruturada que sinaliza o número mínimo e o número ótimo de aeronaves que precisam estar operacionais. Qualquer aeronave além do número “ótimo” representa custo para a FAB. Faz mais sentido ceder estas aeronaves excedentes do que mante-las estocadas em algum PAMA.
Camargoer,
Isso significa que a FAB ficará sem reservas…
ST eu sou contra. O Pama-LS está repleto de tucanos ao relento, precisando de destino. Seriam os primeiros na fila para doação, à meu ver, não os A-29
Com um programa de modernização pago pelos donatários, seriam um belo projeto de influência política para o Brasil. E há interessados: Uruguai, Bolívia, Paraguai, etc… O Brasil doaria a aeronave e a contrapartida seria a modernização pela EMBRAER.
Pena que a visão geo-política brasileira é sempre no sentido de entregar de graça e ainda ser criticado pelo donatário…
Que notícia mais furada. Vão transferir um radar, não sei de que modelos, não sei quando e não sabemos o que ele faz. kkkkk
Talvez seja o M60 SABER.
O Radar deve ser o SABER M60 da Bradar.
Usado e móvel….O Saber M60 é muito novo.
Como sempre falando bosta ..
https://www.youtube.com/watch?v=7o8gT_-70Lo
https://www.naval.com.br/blog/2019/09/13/china-doara-fragata-ao-uruguai-como-parte-de-acordo-de-cooperacao-em-defesa/
Essa noticia é velha, nao foi aceita pelo atual governo.
Só não explicaram se o Uruguai vai comprar ou quer tudo por doação, doar Super Tucano é o fim da picada…
Da última vez não foi doação?
E pelo o que li aqui, o ST não será o atual e sim os mais antigos. Sinceramente, não vejo problema nisso.
Como assim? Na FAB não existe Super Tucano atual e mais antigo. São todos do mesmo padrão, mesma versão, mesma suíte eletrônica.
Caro Flanker. Concordo com você sobre a uniformidade da frota de A29, contudo existem aviões que foram entregues no início do contrato e outros que foram entregues por últimos. Imagino que a FAB tenha uma matriz de horas de voo para planejar o emprego dos aviões, evitando que que muitos sejam levados para manutenção ao mesmo tempo ou que precisam de manutenção programada sem a perspectiva de outro avião ser disponibilizado. Mesmo neste contexto, alguns aviões devem ter voado mais que outros (não necessariamente os mais velhos). Lembro que a FAB não tinha este controle com os F5E mas implementou um planejamento para os F5M. Contudo, eu imagino que os todos os A29 tenham um número de horas mais ou menos equilibrado, em virtude do rodízio de aeronaves.
Camargoer, a FAB possui o registro e acompanhamento das horas de voo de todas suas aeronaves, de todos modelos. Isso é básico para gerir disponibilidade, suprimentos, manutenções programadas e tudo mais relacionado a cada célula. A finalidade é manter a máxima disponibilidade e uma vida util média para todas as células.
Quanto aos F-5, esse controle tb sempre foi feito. Por exemplo, a manutenção/revisão geral dos F-5 é feita a cada 1200 horas de voo. E esse controle é feito desde o recebimento até a desativação de cada célula. O qie a FAB não tinha para os F-5 era o CLS, que foi implantado para os itens modernizados no F-5.
Errado. Os primeiros ST não podem receber blindagem, as luzes de alerta não são de LED entre outras coisas.
Blindagem, luz de LED, etc…..são suíte aviônica? E tu sabe informar a partir de qual exemplar da FAB passou a ser possível a instalação de blindagem? A partir de qual deles foram instaladas luzes de LED?
Foi oferecimento do Brasil.
Nem a FAU estava ciente, além dos radares Thales antigos que tinha pedido, dos Tucanos, nem o Exército dos Urutu. Infodefensa não costuma ter um correspondente muito prudente….
Mas vc publicou uma noticia da negociação…Ou não?
Bonilla…me faz lembrar a compra dos KC130 espanhóis.
Deveria fazer o mesmo com o Paraguai. Mais para o futuro, Suriname e Guiana idem.
O Timor Leste também deveria ser alvo, uma vez que há 20 anos o Brasil atua naquele país ajudando na reestruturação após se libertar da Indonésia. O Brasil vai precisar de uma presença mais forte naquela região, uma vez que a economia mundial vai se concentrar por lá nos próximo anos.
Prezado Zeus
Eu pensei nos países de língua portuguesa da África, assim como a Namíbia, a quem estamos ajudando a constituir sua marinha de guerra, mas acho que já os perdemos para a China. Infelizmente.
Em governos passados o Brasil investiu muito naquele continente, inclusive perdoando a dívida para conosco, porém depois ficamos sabendo, através da “Lava Jato”, que a “ajuda” foi apenas uma forma de desviar recursos para o bolso de poucos.
Abraço
Concordo plenamente.
Acho que devíamos priorizar esse tipo de relação com os países vizinhos, países da África que dividem conosco a Costa Atlântica e os países da Comunidade de Língua portuguesa.
Na prática seria uma extensão do influxo geopolítico brasileiro a esses países, que já dispõem de certa influência cultural e, em alguns casos, comercial, do Brasil. Talvez recuperemos um pouco do mercado de armamentos leves que perdemos a partir da década de 90 do século passado
Vou mais longe. Acho que os blogues versados em assuntos militares poderiam pautar acontecimentos desses países. P. Ex.: Moçambique vive um sério conflito há mais de três anos contra insurgentes do EI chamados de Al- Shabaab. O governo pediu ajuda a Ruanda que enviou tropas. Seria interessante uma opinião militar sobre o assunto.
Sobre o tema em Moçambique:
https://www.youtube.com/watch?v=h8eDoLa7nOE
https://www.youtube.com/watch?v=ofn8ETGWL1c
https://www.youtube.com/watch?v=otggpQC81MM
Austrália e Portugal, esses sim ajudaram Timor Leste, quando ainda estavam sob domínio Indonésio, e logo a seguir á saída da Indonésia, mandaram para lá soldados, quando ainda milícias Timorenses fíeis à Indonésia causavam o caos, fora a ajuda ao estado Timorense, na formação de um estado e sociedade, Independentes, sólidas e fortes.
Actualmente Timor é uma nação orgulhosa, independente e com um futuro risonho.
Caro Rui
Veja este vídeo, por favor. Depois a gente volta a conversar.
Abraço
https://youtu.be/mG2aH2jv3T4
Ainda bem que o Brasil também ajuda, mas antes de isso …
Uruguai é um país mais rico que o Brasil em termos de PIB per capita.
Mas o Brasil que doa equipamentos para o Uruguai.
Vejam se a Alemanha doa blindados e aviões para a Suíça.
Uruguai é tão rico que nem entrou na era dos supersônicos. Desativou seus M26 para adotar o moderníssimo CC M41. Agora, planeja equipar-se com a incrível quantidade de 08 peças do revolucionário M108. Acredito que devemos fazer essas doações, mas devidamente atreladas a contratos de manutenção e modernização, além de Cursos e intercâmbios pagos no Brasil. Doações, manutenção e recuperação além da capacitação de operadores totalmente gratuitos, é algo que nem os americanos fazem. Falta total de visão estratégica.
O cara acha que o Brasil estará fazendo essas coisas de mãos beijada kkkkkkk. Meu Deus.
Me diga o que ou Uruguaios pagaram pelos M41? Foram recuperados de graça, receberam cursos de graça e até o transporte foi de graça. O trabalho deles foi o de ir buscar em Santana do Luvramento.
Meu amigo, meu comentário foi em relação ao comentário do Rafael. Obviamente que eles não pagaram nada, todo mundo viu isso. O que de fato comentei é em relação ao A-29. Agora, pode sim significar que eles acabem pagando pela manutenção dos outros blindados. Tudo será uma questão de conversa, embora eu pense que na questão do A-29, isso terá que ser feito de todo jeito.
Temos que aprender com os mestres americanos; levem o material que desejarem, mas no estado em que se encontram. Qualquer parafuso a mais, somente mediante contrato com empresa nacional. Assim eles movimentam a indústria e desovam o material obsoleto, gerando receita e emprego.
Os últimos blindados que o Brasil doou para o Uruguai foi de mão beijada, sim!
Por que agora seria diferente? Muito mais fácil eu presumir que será feito da mesma forma do que presumir que o Brasil irá lucrar algo com essa doação.
Mas o Welington tem certeza que agora o Brasil vai lucrar milhões com essa doação! kkkkk
Meu Deus.
Cursos nao, pq o Uruguai já usa o M41.
Durante a Copa do Brasil e as olimpiadas, o Uruguai fechou a fronteira. O Brasil nao precisou se preocupar. Saiu barato, vc nao acha?
O uruguay foi o primeiro cliente da Embraer…Da Marcopolo…é sócio comercial e pais amigo do Brasil. Acho que tem muitas coisas por trás dessas doeçoes que a gente nao sabe….
Há quantas décadas isso?
Não faz muito…e no climax da pandemia, o pequeno Uruguay fez uma enorme doação em remédios pro Brasil…Lembra?
É uma questão de prioridade do Uruguai não gastar dinheiro com supersônicos. Se ele quiser tirar dinheiro de uma outra área, como saúde e educação, e colocar em defesa, consegue comprar supersônicos. Como exemplo temos países africanos muito mais pobres e que possuem aviões supersônicos. Aliás, existem países mais pobres que o Brasil e melhor equipados. Prioridades.
As últimas doações para o Uruguai o Brasil além de doar o equipamento, custeou a manutenção e ainda entregou com frete grátis (se bobear, ainda entregou com tanque cheio). Não teve nada de atrelamento a contratos de manutenção e modernização.
1. O Uruguai tem, sim, PIB per capita mais alto que o Brasil.
2. O padrão de “riqueza” sul-americano não tem nada a ver com o europeu. Isso é comparar dois mundos diferentes.
Com dois vizinhos gigantes, o Uruguai sabe que não vale a pena investir muito na sua Defesa. Creio que seja mais inteligente concentrar seus esforços na Marinha, que é onde não há mesmo como deixar de lado.
Informa-te, pois a Alemanha e outros países Europeus, dão material militar, mas só dão o antigo, como fez a Alemanha para o Libano, Espanha para a Mauritânia e Portugal para S.Tomé e Príncipe.
Era o que mais faltava pagar por blindados M41 ou artilharia M108.
Tu querer comparar a economia, indústria e o nível tecnológico da Suíça e do Uruguai…
Tu tá de s…gem com a nossa cara, né não?
Geopolítica… sabe o que significa um Estado tampão? Pois é… o Uruguai é um. A Suíça não.
Não quis comparar isso.
Só afirmei que países não saem doando material para países mais ricos do que eles.
Não doa para a Suíça, porque a Suíça não aceita material doado, mas a Alemanha doa material militar e muito, como as lanchas de ataque, para Libano, material para alguns países Africanos, como lanchas de patrulha, para Mauritânia.
E outros países como a Espanha,Portugal, UK e França também doam.
Alguém já ofereceu uma doação para a Suíça e ela recusou???
Você só confirmou minha tese: a Alemanha doa para países mais pobres do que ela.
A Suíça é dos países mais ricos do mundo, poucos países têm algo que já não queiram, que a Suíça precise e quando precisa, compra novo.
Fala sério né cara, Uruguai tem PIB per capita maior mas tem 3 milhões de habitantes…
Ainda assim tem dinheiro para comprar esses equipamentos. É uma questão de prioridades.
Existem vários países pequenos muito bem armados. Prioridades.
IDH é uma coisa, PIB per capita é outra. Eu apagaria essa bobagem.
A renda per capita dos uruguaios é maior que a dos brasileiros. Mas o custo de vida lá, é no minimo 35% mais alto… é um país caríssimo, importa quase tudo, há preços quotados em peso e preços quotados em dólar.
Doar os equipamentos terrestres acho provável, mas doar Super Tucanos ? Estes será que não serão vendidos ?
Vendidos para que? A própria reportagem diz que é pra substituir o dragonfly que, além de serem obsoletos e com HH pra lá de gastos, bebem mais que eu quando estava na facúl.
Praticamente nenhum equipamento adquirido do exterior, seja novo, seja doado ou seja comprado de 2a mão podem ser vendidos sem a anuência do país fornecedor.
Antes de vendermos e entregarmos os São Paulo, pedimos “bença” à França.
Esses equipamentos americanos doados passarão também pela “bença” americana.
Pelo que está no texto do tópico, seria para repor os Pucará que foram desativados em 2017, não os A-37 Dragonfly.
Ou isso… rs.
Nao…pra recuperar o escuadrão 01 de ataque, onde se deram de baixa os Pucarás.
Pelo que diz na Infodefensa, serão 06 Super Tucano de primeira geração, não especificando se será doação ou venda. Acredito que deverão ser unidades usadas retiradas diretamente da FAB. Eles não tem orçamento para comprar unidades novas.
Acredito no seguinte: ST = Venda / Blindados = Doação | Sem esquecer também do contrato de manutenção que sem sombra de dúvidas o Brasil fará caso tudo isso se concretize.
Dinheiro ( e crédito) tem, mas nao estamos vivendo um bom momento para investir enormes somas em defesa. Hoje existem outras prioridades.
Não têm dinheiro?
Basta fazer como a maioria por aqui, queria que o seu país fizesse.
Comprar armamento, para podermos dar uma de maus e o dinheiro, sai da educação, saúde, obras públicas ou qualquer outro lugar, o bem estar do povo que se f…
Estive no Uruguai há +/-8 anos , e tinha muito Chinês lá , na época tinha navios da Marinha Chinesa lá. na maioria das lojas de roupas e eletrônicos os donos são Chineses.
Conheci um Capitão reformado da Marinha Uruguai que me falou entusiasmando que fez intercambio no Porta Avião MG.. mas demostrava preocupação com envolvimento da China e Argentina e que o Uruguai estava enrolando com os Chineses.
Estive no Uruguai há +/-8 anos , e tinha muito Chinês lá , na época tinha navios da Marinha Chinesa lá. na maioria das lojas de roupas e eletrônicos os donos Chineses.
Conheci um Capitão reformado da Marinha Uruguai que me falou entusiasmando que fez intercambio no Porta Avião MG.. mas demostrava preocupação com envolvimento da China e Argentina e que o Uruguai estava enrolados com os Chineses.
Caro Bueno. O mais adequado é buscar dados oficiais nas páginas do governo do Uruguai. Geralmente, conclusões baseadas em impressões pessoais podem levar a conclusões equivocadas
Camargoer, concordo com vc, tanto que não deve ter lido que são minhas conclusões, se assim entedeu vc esta sendo um bom exemplo de conclusões equivocadas.
em momento algum vc deixou isso claro… volta pra escola blz? rsrsrs
Convido pra vc realmente visitar o Uruguay. se vc achar um chines em Montevidéu, pago 100 dólares.
A maioria das lojas de eletro sao argentinas, da mesma forma que a maioria dos frigorificos sao brasileiros. Nunca os navios da marinha chinesa estiveram aqui nos ultimos 20 anos….o que sim temos sao pesqueiros chineses.
Deve ter sido engano, talvez atracaram na Argentina e foram de Ônibus para o Uruguai.
tudo normal..
Cada pais tem suas ambições
Moro no Uruguay e posso dizer que se temos poucos chineses. Pode estar confundido com a Ciudad del Este, no Paraguay.
Deve ter confundido mesmo…
A China senda o pais com a maior população do Mundo é normal que saiam em busca de trabalho e vida melhor, la não tem muito emprego… 🙂
Aqui como em toda AL esta lotado de Chines , nada contra eles, muito estão serviço do PCC, são patrocinados pelo PCC e tem que dar retorno…
Difernde da India que não emche os bolsos dos seus cidadãoas para imigrarem e dar retorno $$ para o seu pais.
não foi só Mujica.. todos presidentes do Uruguai buscaram $$ parceria com China…
Normal!!, qual problema nisto!
até os tribais Talibã que não são tão Fã $$ de China está buscando parceria 🙂
O Brasil deve apoiar e ser parceiro do Uruguai, e não deixar espaço vazios de poder nos pampas… deve ser do nosso interesse, apoiar e fortalecer o Uruguai…Interesse de segura de fronteira, econômica e política.
Devo ter confundido… acho que foram passear no Uruguai quando desfilaram na Venezuela ou quando navios da Marinha da China estiveram no Brasil.
Diferente da Índia que não enche os bolsos dos seus cidadãos para imigrarem e dar retorno $$ para o seu “pais” partido.
Olá Teropode. Eu verifiquei agora a taxa de fertilidade (filhos/mulher) no Uruguai nos últimos anos. Ela esta estabilizada em 2,0. Maior que a brasileira que está em 1,7. Não consegui levantar os números de imigração no Uruguai por países de origem nos últimos anos, mas encontrei que em 2020 a taxa de imigração foi de -0,87 por 1000 habitantes (isso significa que mais pessoas estão deixando o Uruguai do que imigrando para lá).
M48 é um favor os Uruguaios ficarem com ele, nem para sucata serve.
Já os Super Tucano são melhores que os IA-Pucará e o radar, falta saber o modelo e condições, mas não custa acreditar que serão melhores que os actuais Uruguaios.
Investigue um pouco…o Uruguai tem bons radares. Esse radar é pra controlar a fronteira compartida.
M-108, não M48.
Párias???
O que és tu, a mais que eles???
Novo rico, deves estar esquecido, quando vos chamavam 3º mundo.
O tempo so vai mostrar que vc e jumento e nada mais
Urutu e M-108? Podem levar quantos quiserem. Radar móvel? Não sei qual seria, mas vá lá. Já os A-29, não sei. Se quiserem comprar, talvez possa ser. A FAB recebeu um total de 99 A-29. Desses, foram perdidos em acidentes ao redor de 10 unidades. Sobraram umas 89 células. O 2⁰/5⁰ GAV opera ao redor de 20 células. Cada um dos 3 esquadrões do 3⁰ GAV opera ao redor de 16 células. O EDA opera 12 células. O IPEV opera 2 exemplares. No total, são uns 82 exemplares ou pouquinho mais. Sobra uma meia-dúzia, mesmo. Só que ficaremos sem reserva. Mas, que seja. Entretanto, os A-29 tem que ser vendidos, não doados.
Obuseiro m108 só com aprovação do governo americano.
ja foi aprovado.
Excelente noticia. Pode se modesto mais deveríamos ter um sistema de FMS BR voltado a América do sul e a costa africana do atlântico. Temos um importante papel regional e manter forças vizinhas bem equipadas e sobre o nosso leque de influencia contribui
1 – para a proteção das nossas fronteiras contra crimes e
2 – Para Futuras oportunidades para empresas nacionais em eventuais modernizações ou prestação de suporte logístico a esses equipamentos cedidos
A China é o 2º maior parceiro comercial do Uruguai depois do Brasil, Claro que irão fazer de tudo para influenciar $$ as autoridades do Uruguai a seu favor.
Os Chinas são muito bonzinhos o yuan vem carimbando I love You, no idioma Universal
A China está fazendo o Seu papel… nada de Anormal no mundo dos mortais e das potências mundiais,
interesses..
Sabemos quais são os interesses dos Chineses e como lidar com esta poderosa “oferta” de grana?
Como potência regional o Brasil tem que se posicionar a favor dos seus interesses e ser mais pragmático…
Quanto que o Brasil teria ganhado se tivesse investido a grana do porto de Cuba no Uruguai ?
Acho que serial algo superior a Charutos Cubanos.
este assunto caberia melhor na discursão da mátria posta hoje do Forte “Como a China superou os EUA como principal fornecedor
global de bens”
Aí Uruguai vai fica mais forte que Argentina. Parabéns nossa província. Uruguai papai te ama .
Obrigado Inglaterra!
Agora Uruguai vai ficar mais forte que Argentina. Nossa província Uruguai estado satélite.
Os argentinos sempre dizem o mesmo…nem de um, nem de outro.
Boa tarde. Estas transferências são com ônus ou sem ônus ao Uruguai?
Se for nos moldes da doação dos 25 M41, eles não pagaram nem o transporte. Tudo por conta do EB. Pelo que vi na reportagem original, talvez paguem pelos Super Tucano usados. Os M108 já é certo que será doação. Eles até já vieram ao Brasil verificar as viaturas. Devíamos fazer como os americanos: escolham e levem, mas no estado em que estão. Qualquer parafuso ou serviço necessário, somente mediante contrato com empresa nacional.
Durante a Copa e as Olimpíadas o Uruguay fechou a fronteira…O Brasil nao precisou se preocupar. Saiu super barato.
Parabéns pela xenofobia!
Não vejo problema em doar, desde que sejam substituídos aqui por novos.
Para contribuir com o debate, o Brasil é um dos maiores investidores no Uruguai e brasileiros são os maiores compradores de terras naquele país, tanto que a Frente Ampla, grupo de esquerda que governou o país por vários mandatos, tentou aprovar uma Lei limitando a aquisição de terras por estrangeiros e não conseguiu.
Aliás, quase a totalidade do arroz exportado pelo Uruguai ao Brasil, é produzido por brasileiros
Boa noite!!! Sobre a matéria publicada em Infodefensa, teria umas consultas:
Alguem sabe os radares móveis que estao sendo substituidos no Brasil?
O tema dos ST está bem claro que se está negociando. Particularmente acho que é uma muito boa opção para substituir os Pucarás e levantar o perfil operacional da FAU, para cuando chegue o novo interceptador que substuirá o A37.
Depois de fazer uma leitura dos comentários, algumas coisas gostaría de opinar:
-é visível que o Br e o Uy tem hoje uma politica conjunta de defesa das fronteiras e que as relações entre os dois países NUNCA esteve tao positiva.
acredito que os ST virão como forma de reativar a produção da Embraer, colocando novos ST no acervo da FAB.
existe um aumento no tráfico ilegal vindo desde Bolivia e Paraguay, atravessando a Argentina e o RS. O Uruguay precisa de meios para controlar de melhor maneira a fronteira.
Sobre as M108, ja a um tempo estao falando nisso, acho que ja esta até assinado.
os Urutús, se bem inferiores aos Morwag Piraña 6×6, dependendo da quantidade seão valiosos para refrescar os meios do exército que estao se desgastando com a enorme tarefa de controlar a fronteira.
O que o Brasil e o Uruguay estáo ensaiando pode ser a semente de uma aliança militar na America do Sul, em a sombra ideológica de turno.
grato pelo espaço.
A Fau insiste que desde 2017 não foi mencionado o tema Super Tucano
Interesante, por que desde 2 meses se fala de una proposta basileira para reativar o Esc 1.
Tbm ngm sabia dos KC130…Veremos.
“O que o Brasil e o Uruguay estáo ensaiando pode ser a semente de uma aliança militar na America do Sul,”
Outra ???
Sem perfil ideológico.
“Sem perfil ideológico.”
Outra ???
Poderiam oferecer alguns cascaveis…
Acho que somente quando tiver um substituto….
Mas não está sendo estudado o Iveco Centauro?
Lindão!!!!!
Estimados amigos, como aficionado a los temas militares y lector asiduo de esta publicación les dejo mi opinión. De concretarse dicho acuerdo lo interesante en ese paquete serían los A-29, que estimo no serán más de 6 y para los cuales hay pilotos Uruguayos calificados volando en escuadrones de la FAB de este modelo. Me genera la duda si ofrecerán A-29 o Tucanos modernizados. Cualquiera de ellos es una muy buena opción. Ni que decir que el A-29 es la opción primera.
Lo otro interesante es el Radar, que no se sabe aún modelo, pero supongo será alguna variante del M-60 Saber. Lo Urutu no me llaman la atención, al igual que los M108 que ya están negociados. También decir en este sentido, existen negociaciones con otro países por material más “moderno” y con más poder de fuego.
Um dia vc pode pagar um pacote da CVC e visitar o Uruguay. se vc achar um chinês na rua, pago 100 dólares pra vc.
E a gente compra muita coisa do Brasil tbm.
Párias??????
Alejandro, está claro que alguns por aqui não querem ter uma discussão minimamente racional. Pra piorar, não respeitam ninguém.
o Mujica faz 7 anos que ja nao está no poder. China é um grande parceiro comercial do uruguay, como tbm é do Brasil.
Nem a Força Aérea ,nem o Exército uruguaio confirman nada, alem das negociações por 8 M 108 de 2019,e por dois antigos radares Thales. O resto….
É um acordo POLÍTICO. Veremos.
Radares Thales móveis?
Não que eu seja contra mais chama a atenção o Super Tucano, Temos tantos assim ?? para ceder ou que seja vender alguns para o Uruguai
Sim…como 90 ST.
A FAB possui ao redor de 89 A-29 e utiliza ao redor de 82, distribuídos em 5 esquadrões e mais o IPEV.
Teropode, como você se sente sendo mais negativado que o Kings defendendo a mãe Rússia (sem ofensa camarada Kings)? rs
Mas sinceramente, sem pé nem cabeça essa sua afirmação… Só faltou dizer que a terra é plana, triste.
Será que “abril” mesmo a porteira? kkkkkkkkk