Biden: ‘Não haverá um momento Saigon no Afeganistão’
(New York Times) – Os combatentes do Talibã invadiram Cabul em meio a cenas de pânico e caos ontem, trazendo um fim rápido e chocante ao governo afegão e aos 20 anos da era americana no país. A capital do Afeganistão caiu para o Talibã muito mais rápido do que muitos imaginaram que aconteceria, deixando a maioria dos afegãos sem saída.
O presidente Ashraf Ghani, do Afeganistão, fugiu do país, e um conselho de autoridades afegãs disse que abriria negociações com o Talibã sobre a forma da tomada de controle da insurgência. No final do domingo, os insurgentes haviam praticamente selado oficialmente o controle de todo o país.
Os EUA correram para evacuar diplomatas e civis, enquanto milhares se amontoavam no terminal doméstico de civis no aeroporto, em busca desesperada de voos para fora. Os legisladores pressionaram o governo Biden sobre como a inteligência poderia ter falhado tanto e por quanto tempo os militares ajudariam a manter o aeroporto de Cabul.
O Talibã começou sua ofensiva em maio, quando os EUA começaram a retirar as tropas e rapidamente dominaram os militares afegãos, aos quais os EUA gastaram mais de US$ 83 bilhões para apoiar nas últimas duas décadas. Eles varreram o país com velocidade impressionante: Mazar-i-Sharif, a última grande cidade do norte, caiu apenas um dia antes de Cabul.
Kunduz, a cidade do norte, que caiu no último domingo após fortes combates, oferece uma profecia assustadora para o país. Dias depois de os novos líderes insurgentes terem dito que não queriam brigar com o povo, os moradores agora dizem que vivem com medo.
Na visão de Washington, a queda de Cabul deixou o governo Biden diante da perspectiva antes impensável de se, e como, se envolverá com um governo liderado pelo Talibã – ou cederá toda a influência no Afeganistão ao grupo extremista brutal.
O presidente Biden entrará na história, de forma justa ou injusta, como o presidente que presidiu um ato final humilhante no experimento americano no Afeganistão, em sete meses de um governo que parecia exalar a competência tão necessária.
Chegou atrasado, João Bidê… já teve…
A força do afegão é o Islã, e assim é a fé de qualquer muçulmano, que tira o medo da morte e só tem o medo do castigo de Deus, ao mesmo tempo que essa fé também cura. O Alcorão está nas veias dos afegãos, o Afeganistão está numa área chamada Khurasan pelo Hadith do profeta Muhammad S.A.W e existe uma profecia que diz que da terra de Khurassan (Região onde está o Afeganistão ), surgirá bandeiras brancas com a shahada islâmica e bandeiras negras e nenhum império vai conseguir detê-los, e quando eles marcharem eles irão sacudir os tronos dos impérios, e até o mais poderoso reino ou exército irá perder pra eles.
“Oh você que chora de lamentações mundanas, vocês já nos testemunharam? Enquanto suas lágrimas caem meu corpo está repleto de sangue, meu cavalo está exausto, mas a poeira levantada pelo meu cavalo durante a minha batalha e que entra no meu nariz, não se mistura com o fogo do inferno, eu não sou dos covardes! Vou morrer como muçulmano!”
Hino de bravura afegã.
Esse é o povo da forte fé, esse é o povo muçulmano, religião do povo forte…Isso é que é POVO!…Allahu Akbar..!!…
Cara, ate 1978 nao tinha nada disso! O resultado atual é uma combinação de chefes tribais corruptos querendo poder, assim como a corrupçao consome aqui, lá tambem ocorre e por ser um local pobre as pessoas se voltam a grupos que usam a religiao para seus planos politicos. Essa interpretaçao fanatica do Corao se deu devido as madrastas que o Paquistao fez na fronteira deste nos anos 80 e doutrinou toda uma geração, assim como fizeram no Ocidente com o “Multiculturalismo” e “respeito a natureza”, criou uma geração de homens de soja!
Sobre muculmano ser isso ou aquilo, de boa, vc ja ouviu falar das guerras arabes-israelences ou do Golfo Persico, muculmanos se rendendo aos milhares? Parece que nao……
Os verdadeiros culpados são John Rambo e coronel Trautman por terem treinado e lutado ao lado do Talebã…
Homens de soja, kkkkkkkkk, essa foi muito boa!!!
” Homens de soja “, até ver teu comentário, Pedro, não tinha notado isso. Li novamente e achei essa pérola … realmente foi muito boa!! kkkk
Vai pra lá com mulher e filha se tiver coragem.
Países “civilizados” são civilizados só internamente, para com os outros não são nada civilizados…
Aquele desespero do povo não é pelo medo do Talibã e sim pela oportunidade de se conseguir algum asilo político nessas potências invasoras…É a mesma situação dramática que se ocorre naquelas balsas ou barcos improvisados que saem da África pra tentar levar migrantes e refugiados a Europa…
Já tem até uma vaga de trabalho pra ele…
https://www.daybook.com/jobs/APjftrJrSCTJyTqBL
?
Já tem até uma vaga de trabalho pra ele…
https://www.daybook.com/jobs/APjftrJrSCTJyTqBL
?
O terrorista de um é o libertador de outro…
A chave da questão, a meu ver, foi a frase que ouvi na BBC, creio: ‘Os afegãos não entram em luta perdida’. Assim fez o Talibã (que dizem não ser um grupo único, mas uma aglomeração de tribos, inclusive pelo interesse de não serem destruídas pelas demais) há 20 anos, frente aos americanos, assim fizeram as forças governamentais agora.
Não
A força do povo afegão não vem do islã. Vem deles mesmos. Havia islã contra Alexandre Magno?
Sugiro a exclusão deste post. Terá implicações jurídicas. Basta um print da tela e encaminhar ao MPF e Polícia Federal
Não deu nem tempo.
No Mundo tem guerreiros lendários! Tuategs, Beduínos, Ninjas, Afegãos, Vietcongs, Etc…E mais uma vez, vemos um império ser enterrado no Afeganistão. É impossível vencer esse povo. Alexandre FALHOU…Napoleão falhou e as potências atuais falharam…O Afeganistão até hoje nunca foi dominado por ninguém…
A louca do Alexandre Magno passou do Afeganistão, chegou até a Índia e Napoleão nunca foi por lá, parou no gelo da Rússia.
Caio, eu escrever isso agora, Napoleão nunca nem chegou perto do Afeganistão e Alexandre o Grande subjugou a Bactria (inclusive se casou com uma princesa de lá para cimentar suas conquistas. Para que não sabe a Bactria fica na atual região entre o Afeganistão e o Paquistão.
Tem gente aqui que deturpa muito a historia, e quem não a conhece acaba acreditando nessas mentiras que o povo escreve aqui.
Napoleão não chegou nem perto do Afeganistão.
Os únicos que conquistaram aquele buraco foram os Mongóis.
Até hoje os descendentes dos soldados do Khan vivem lá.
O povo Hazara, cerca de 15% da população afegã, estão lá pra não deixar que ninguém se esqueça dos maiores guerreiros que o mundo já conheceu.
E diga-se de passagem, tão F… agora, pois os Hazaras são Xiitas e os talebãs sunitas.
Lucas, os persas e os gregos também conquistaram a região e mantiveram suas influencias naquela região por séculos.
Os gregos chegaram a formar um reino poderoso na região. Até hoje existem etnias que vivem por lá que são descentes dos gregos.
Obrigado pela correção.
Alexandre conquistou a Bactria, que ficava praticamente aonde hoje é o Tajiquistão. Sua afirmação é correta.
Além dos hazaras, os tajiques do Afeganistão também são descendentes de um povo invasor que ocupou o país no passado.
Lucas, os tajiques parecem terem sido descentes dos Persas, provavelmente remontam das dinastias persas Aquemênidas e Sassanidas. E bem antiga sua descendência. Mas os mongóis fizeram uma limpeza étnica no pais. Não foi muito inteligente o Xã que governava a região na época ter mandado matar os embaixadores mongóis, tiveram que lidar com a irá de Genghis Khan.
Como você escreveu acima realmente são guerreiros muito ferozes esses afegãs. São descendentes dos guerreiros mais terríveis da historia.
Sds.
Belo comentário, como um adendo existe um povo daquela região, salvo os nuristanis que alegam ser descendentes de soldados do exército de Alexandre o Grande.
Obrigado Galdino!!!
E verdade, até hoje esses descendentes possuem claros traços de europeus.
Alexandre da Macedônia conquistou a região até a sua morte, quando então o Império Selêucida foi formado ali.
Allan, a base de poder dos Selêucidas foi formada em torno da Mesopotâmia e posteriormente na Síria. A Bactria, chegou a se tornar um reino autônomo sob o governo de senhores de guerra gregos, ficando de fora da influencia Selêucidas.
Antioco III reconquistou a região e avançou até o Indo, igual Alexandre, mas se voltou para o Ocidente para enfrentar Roma. Após a desastrosa batalha de Magnésia, onde foi humilhado pelas legiões de Roma, Antioco teve que abdicar de boa parte dos territórios fora da Síria, inclusive a Bactria.
Sds.
Agressor’s, Ciro, Alexandre o Grande, Seleuco III, Genghis Khan e Tarmelão, são alguns dos conquistadores que subjugaram o Afeganistão.
O Rambo sabe como são os afegãos!!….
Agressor’s que os britânicos e o soviéticos também devem saber.
Como o Gabriel escreveu abaixo, são guerreiros terríveis, mas já foram conquistados no passado.
Melhor ir estudar história filho, Alexandre não só conquistou a região bem como se casou com uma princesa daquelas bandas, Roxana da Bactria, sabe a província de Balkh do atual Afeganistão ? Então, fora Alexandre a região do Afeganistão sempre esteve na zona de influência persa, inclusive foi da região Afeganistão/Tajiquistão de onde iniciou-se o renascimento persa pós-conquista islâmica. O dari, tajique e farsi são idiomas inteligíveis entre si porque são o mesmo idioma, persa. Eles são um povo difícil de se subjugar ? Sem dúvidas, mas já estiveram sob domínio de vários povos, principalmente persas.
E o Afeganistão enterra mais um império…
“Não negociamos com terroristas”. Mais um império enterrado no Afeganistão….
Independente da “guerra de torcidas”, a realidade bateu na porta do Presidente Biden.
Quem apostava que seria o “articulador” que o momento precisava, perdeu.
E quem diria, a mesma chinelada que levaram os russos, agora levaram os americanos.
Mais uma prova que mesmo uma grande potencia, com toda tecnologia e armamentos disponíveis, pode não ter sucesso na empreitada militar, quando houver uma resistência interna organizada.
O governo afegão era extremamente corrupto e apenas um fantoche dos EUA. A conquista Taleban foi rápida porque poucos afegãos estavam dispostos a morrer por esse governo que caiu….
Duvido que tenham preferencia por um governo taleban. Muitos serao executados agora, “dispostos ou nao a morrer por um ou outro governo” e vao morrer sem ter lutado.
Uma correção: a retirada Sovietica do Afeganistao foi super bem dirigida na epoca, sem cenas como essa, sem falar que o governo fantoche ainda durou, 3 anos, ate que o mesmo caísse para guerrilheiros locais que estavam muito bem armados e motivados contra um exercito que estava sem pagamento de salarios a varios meses (motivado pela queda da URSS).
Nem no Vietna a retirada e queda foi tao repentina e para alguem tao fraco como o Taliba, comparado ao exercito e guerrilha do Vietna do Norte.
Pedro,
A retirada soviética do Afeganistão foi, ao contrário, bastante traumática.
Os ataques as tropas em retirada eram constantes… Houveram casos de forças russas que foram simplesmente “esquecidas”, deixadas para trás…
Ao todo, oficialmente, 523 soldados soviéticos morreram durante a retirada.
Compare com a quantidade de soldados que estavam lá no momento, sem falar que na epoca a guerrilha afegã era muito mais forte que o Talibã hoje, e ainda conseguiu deixar um governo fantoche por tres anos. Comparada com a do Biden, essa retirada foi extremamente organizada, sem falar que muitos desses mortos eram desertores que estavam tentando fugir para o Ocidente pelo Paquistao e outros que estavam (esses sim) defendendo ate o fim as rotas de fuga, especialmente paraquedistas ilhados em montanhas e passos.
Realmente tem muita lógica (ironia). Os que morreram, ou eram traidores ou eram heróis. Pelo menos admite que alguns morreram.
Como é possível comparar uma retirada sob ataque com o que está a acontecer agora?
Você não tem vergonha de mentir descaradamente? a retirada soviética do Afeganistão foi tranquila e organizada, poste as suas fontes? de onde tirou esses 523 soldados soviéticos mortos durante a retirada? mostre as suas fontes. Não vale o Pânico da Jovem Pan, já aviso.
E nunca a URSS deixaria russos para trás, como os russos também nunca deixariam, isso é contra a doutrina militar deles.
Quantos ficaram para trás na 2GM? Milhões deles.
pedro
Perfeito!
A retirada está a ser assim tão caótica? Não me parece que hajam ataques e mortes de americanos. E ainda não acabou. Ainda tem alguns milhares de soldados a proteger a retirada.
E comparar com a retirada Soviética?
Perfeito, Gabriel.
Sun Tzu diz:
“Há 5 fatores fundamentais para o sucesso de uma guerra: doutrina, terreno, clima, comando e disciplina.”
“Não avance somente contando com poderio militar.”
“Nenhuma guerra terá sucesso sem a influência moral”
Bom, vamos destrinchar…
O poderio militar é importante, mas ele é apenas uma parte da equação… Alguns podem até alegar que os americanos não tiveram uma derrota militar no Afeganistão, mas o fato é que não se vencem guerras apenas vencendo batalhas… A vitória final consiste em subjugar um povo por completo, tal como aconteceu com os alemães após a Segunda Guerra Mundial. E isso nunca aconteceu no Afeganistão…
Por fim, toda a guerra somente terá sucesso se houver amplo apoio popular… E isso já é um problema nos EUA a mais de uma década, com relação ao Iraque e Afeganistão.
Enfim… o resultado já estava escrito…
Só não se esperava que a queda do Afeganistão viesse com tanta rapidez após a retirada americana…
Irretocável caro _RR_ !!!
Perfeito _RR_, na verdade o quarto ponto levantado por você foi o mais decisivo na minha opinião. E essa e grande falha da doutrina militar dos americanos no pós guerra. Eles entram em suas guerras sem pragmatismo e confiam muito em seu poderiam militar, mas seu alto comando e muito influenciado por decisões politicas pontuais que impedem uma vitória total em um conflito.
As guerras devem ser sempre o ultimo recurso, mas uma vez recorrido a esse recurso, deve-se buscar uma vitória total, independente da politica aplicada.
Eu fico é impressionado em como um país que investe bilhões por ano em inteligência ( dinheiro de seu contribuinte) consegue falhar tão miseravelmente em planejar situações, os órgãos de inteligência dos Estados Unidos devem gastar tudo em pizza e golfe, não é possível…
E aquela ilhazinha lá vizinha da China acreditando que os EUA vão mesmo conseguir barrar uma invasão que pode acontecer a qualquer momento, tolinhos os Yankees não conseguiram vencer um grupo mal armado e maltrapilho sem qualquer treinamento militar pela segunda vez na história más não se preocupem pessoal, o coração dos Yankees estarão com vcs também!!!..háháhá…
Agressor, se me permite uma pequena (não tão pequena assim) observação… a questão de Taiwan é bem mais complexa e “ainda” acho que a curto prazo, a China não queira invadir (tomara). Mas se eu estiver errado, e a China desembarcar à força em Formosa, o Japão irá se contrapor, pois nesta escalada, serão os próximos a serem conquistados. Neste cenário hipotético, os EUA obrigatoriamente serão arrastados em defesa do Japão, visto sua aliança com o país do Sol Nascente. Mas se por conveniência, os EUA não cumprirem seu acordo de defesa mútua, abrirá precedentes para uma corrida armamentista nuclear global, principalmente para países que se sentem ameaçados por grandes potências ( Coreia do Sul, Ucrânia, Polônia, Turquia…). O que vc acha? Abraços.
Vc acha que Japão vai se meter com a China por causa de Taiwan? O Japão não está nem aí para Taiwan. Pra eles são todos chineses. Não vão se envolver em uma guerra por briga de chineses…..Esquece.
Nem Austrália, nem ninguém no pacífico vai entrar numa dessa pra defender Taiwan.
E a China não vai atacar o Japão.
Oi Zorann, acho que a questão de Taiwan para o Japão é mais simbólica, de queda de braço. Se Taiwan cair, a China vai estar a poucos quilômetros das ilhas Senkaku e o domínio total do mar da China Meridional e Oriental, isto é, o Japão terá que comer na mão da China, ai não vejo mais uma questão de demonstração de poder ou honra, mas sim de sobrevivência. Se a China ficar por Taiwan, talvez as coisas se acomodem, mas acho difícil a China pisar o pé no freio. Após dominar todos o Mar Meridional, o próximo passo será dominar o Mar Oriental, Amarelo, Mar das Filipinas, Mar do Japão, Pacífico… concordo contigo, não vão invadir o Japão… não precisam disso, mas acho difícil o Japão ficar quieto: questão de sobrevivência. Abraço!
Claro, a China não vai atacar o Japão, a China pode atacar Taiwan, porque essa ilha, já fez parte da China.
Negativo, Japão não vai fazer nada….se não vale a pena aos EUA, muito menos ao Japão….
Inclusive o Japão não valeria a pena para a China tambem….
Taiwan não valeria a pena aos EUA Coreia ou Japão…mas vale a pena para a China….eis a questão…
Positivo!
O que Taiwan tem a ver com Japão? pelo amor….
Se o primeiro ministro de finanças do Japão se preocupa com uma possível invasão de Taiwan pela China, é sinal que a ideia (temor) já deve estar circulando por pelos escalões do governo japonês:
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/07/13/japao-alerta-para-crise-de-taiwan-e-riscos-da-rivalidade-entre-eua-e-china
Mas quem sabe tu pergunta pros japoneses e tira esta dúvida pra nós, pois também fiquei curioso… 😉
Isso é propaganda implantada pelos EUA para usar o Japão como pano de fundo para seus interesses.
Achei esta interessante análise do cenário que corrobora o que falei:
https://www.frontliner.com.br/tensoes-com-a-china-podem-levar-o-japao-a-guerra/
Eu li mestre, mas acho improvavel. O Tema é desenvolvido de forma correta sob a otica militar, mas viés político e economico é mandatório ali nesta questão. São Chineses encerrando o ultimo ato de uma guerra civil interna na qual infelizmente os capitalistas perderam. Enquanto a China era ainda um país de camponeses comunistas, era possivel impedir que atravessassem o mar para pegar o governo refugiado de Formosa (Taiwan)….mas agora a lagartixa virou dragão…e o preço de protege-la fica inviavel para EUA e Japão. Mas por outro lado, isto pode ser uma força para Japão forçar a China a reconhecer Senkaku….a coisa deve ser quente, mas se China aceitar Japão ficaria tambem satisfeito e ninguem falaria mais nisto….Acho que a China irá invadir e em breve, mas não acho que haverá guerra com americanos e Japoneses….nem acho que Taiwan irá reagir….podemos ficar surpresos, mas a verdade é que a classe empresarial Taiwanesa não está nem ai….e ai voce sabe como funciona né…igual o Afeganistão sem ninguem entender como foi tão rapido…
Melhor para os EUA que o Japão vá à guerra contra a China, do que eles. Mas eu duvido que um país sofisticado como o Japão vá entrar nessa. Não vai colar.
Não 100, concordo contigo… acho que o Japão só iria à guerra com a ajuda dos EUA. Mas penso que se a China expandir seu domínio marítimo às costas do Japão, este ficará acuado e poderá exigir apoio dos EUA, sob pena de desgastar sua influência (EUA) com seus aliados… o Afeganistão foi o primeiro passo disso…
Última vez que respondo a você, seu QI e seus modos não compensam manter qualquer nível de debate, mas é óbvio que agora o Talibã mudou de nível, não se trata mais de uma guerrilha, agora eles são donos de um país inteiro – então tem sim, muito a perder. Eles são inteligentes, a forma como tomaram o Afeganistão comprova isso. Mas o desejo de beneficiar os EUA de alguma força é tanto, que vocês distorcem a realidade. Vá lá, vá torcendo por isso com bastante vontade, quem sabe seu desejo se torna realidade. Espere uma estrela cadente e faça o pedido. E tem mais, mesmo que o Talibã seja doido para tentar isso, não terá força militar para tanto.
Você é o famoso lacrador de internet .. debater com você é uma perca de tempo .
Sem qualquer treinamento militar, ponto e vírgula, o treino deles é em ´´live´´.
Meanwhile, at the Kabul Airport…
We’re attacking! We’re defending! We’re counter attacking!
https://youtu.be/rmWVMOFvhcI
Nunca mais haverá uma resistencia tão dramática e heroica igual a que os Russos protagonizaram contra os Alemães. E uma batalha igual a de Kursk. Ali foi quebrada a espinha dorsal dos nazistas.
Biden nao durará muito como fantoche…..digo, presidente! Certamente o Partido Democrata vai querer se eximir da incompetencia total que foi a retirada e vai jogar no já caquetico presidente a culpa! Com isso, o plano real dos Democratas vai entrar em sequencia, afastando Biden e colocando quem eles sempre queriam, a maluca e fanatica da K. Harris!
A culpa é do Trump. A culpa é do Bolsonaro…A China venceu…kkkkk… ;D
Esses “governos” estadunidenses são uma piada…
Vale lembrar que quem comecou essa guerra foi Bush, o amiguinho da Enron.
Inocente achar tudo isso é culpa do Biden e nao de todos os incompetentes que vieram antes dele…Bush, Obama e Trump.
Olá Blind. Bom ter noticias suas. Fico pensando até que o ponto a “inteligencia” dos EUA fez uma armadilha para Biden assim como fez para Kennedy no caso da invasão da Baia dos Porcos. Acho esta .da conspiração mais interessante
Bush, Biden, Trump, Obama, Harris. Tudo farinha do mesmo saco. Todos fantoches de Wall Street, Shell, Lockheed Martin, GE, Enron, Israel, etc, etc.
Por isso já não sou partidário não, mas independente.
Abs
Olá João. Eu ainda mantenho esperanças em Kamala Harris. Acredito que Biden não irá se candidatar á reeleição, cumprindo apenas um mandato, deixando a oportunidade para Harris ser a primeira presidente dos EUA. Inclusive é interessante que ela está sendo poupada neste momento de crise.
Camargoer
No fundo, são todos americanos.
Talvez os únicos que se possa ter esperança são Bernie Sanders (político) e Noam Chomsky (sociólogo).
Esses são boas pessoas.
Olá AntonioK. Existem bons políticos nos EUA (inclusive na direita democrática). Eu não acho que a cidadania ou DNA sejam fatores determinantes para o caráter de alguém. Existem governos corruptos, existem regimes corruptos, mas não existe país corrupto.
Bernie Sanders não acredito nem um pouco, vendeu-se ou amedrontou-se. Eu tinha muitas esperanças em Tulsi Gabbard, jovem, bonita, inteligente, coerente e com ideais humanistas. Mas me decepcionei também. Tulsi Gabbard é traidora ou, na verdade, não era realmente sincera em suas convicções. Já Kamala Harris, que provavelmente assumirá, já que o Biden sofre de demência e, por isso, uma hora não conseguirá mais, também é decepcionante. Realmente, minha esperança de político bom nos EUA terminou com a decepção em Tulsi Gabbard.
Você não quis dizer “presidenta”? Kkkkk
Mas Trump voltará em 2024 para livrar o mundo da estocadora de vento yankee.
Caro Allan. Acho que será muito elegante chama-la de “Ms President”. Happy birthday to you..
Allan, se por ventura acontecer alguma coisa com o Biden e Kamala assumir a presidência, duvido que sobre alguma coisa da América para o Trump em um eventual segundo mandado. Essa dai consegue ser pior que o Obama e o Biden juntos.
Sim, começou e enquanto estava no poder ele estava com 90% da vitoria em suas maos. Infelizmente em 2011 ja com Bin Laden morto, o presidente na epoca para nao perder votos internamente se recusou a sair de lá, e ainda, para posar de pacifista, começou a impedir ações militares mais eficazes e reduziu o efetivo de tal forma que possibilitou que o Taliba fosse se re-organizando, especialmente com apoio Paquistanes. A Trump restou fazer o certo, sair de lá pois o gasto ira imenso e para resolver os problemas de seu antecessor teria que enterrar lá mais US$ 1 tri no minimo. Ai veio o veio gagá e fez uma bela porcaria e agora tem gente q joga a culpa em uma pessoa que a mais de 10 anos nao esta no comando!
Decida-se.
Obama fez mal por não retirar mas Trump fez bem (ironia).
Foi no tempo de Obama que começou a retirada deixando alguns milhares de soldados.
Obama não retirou mais cedo e na totalidade porque sabia no que ia dar, não para ganhar votos. É a primeira vez que ouço que ao retirar ia perder votos.
Principalmente o mentiroso-mor, trump.
Biden têm culpa na desorganizada retirada, mas ponto, fica por aí.
Quem deu a cadeira aos talibans, não foi ele, foi o mentiroso-mor.
A políticagem americana é menos imunda que a nossa. Mesmo saindo das mãos de um ídolo fale criado na internet como o Trump. Eles ainda possuem cérebros preocupados com o país que com certeza não vão deixar um circo desse nível acontecer,se para infelicidade deles tal destino se realizar,. parabéns estarão.a nível Brasil de latrina política.
Caro Caio. A política nos EUA é tão corrupta quanto a brasileira ou quanto a europeia. Sem dúvida, existem muitos políticos bem intencionados, talvez até a maioria, mas existem políticos corruptos. O Estado nos EUA também tem muitos servidores bons e inteligentes, mas tem servidores corruptos. Não existe qualquer evidência que a política no Brasil seja pior (ou melhor) que nos EUA.
Sinceramente, Camargoer, acho que você é mais inteligente do que isso. O seu comentário é tão absurdo que eu só posso acreditar que você estava sendo sarcástico.
Olá Allan. A política nos EUA é tão corrupta quanto no Brasil, e talvez um pouco mais hipócrita em relação às questões morais (como ocorreu semana passada com a renúncia do governador de Nova York envolvido em um escândalo sexual. O estado de Illinois tem um longo histórico de governadores cassados por corrução. A legislação de financiamento de campanha nos EUA permite inúmeras negociatas. Lá como aqui, a máfia do lixo domina as prefeituras das pequenas e grande cidades.
Não se sabe se o governador de NY é culpado ou inocente. A esmagadora maioria das acusações trazidas à tona nessa época do “metoo” são falsas, como no caso da do juíz Brett Kavanaugh.
De todo modo, nos EUA casos de corrupção são excessões, aqui são a regra.
Caro Allan. O fato de um político ser gay, ter uma amante ou qualquer outra questão pessoal nunca deveria ser tomada como questão política. Por outro lado, assédio (moral ou sexual) é mais sério. O mesmo se aplica para professores ou gerentes de lojas de roupas. Também acho necessário ter uma discussão séria sobre a corrupção mas sem cair na discussão moral. No livro “Estação Carandiru”, tem uma frase de um detento que sempre me impressionou. “Muito deus na boca de ladrão não presta”. São inúmeros os casos nos quais aquele que tem um discurso moralista e anticorrupção são pessoas envolvidas em casos de corrupção.
Allan, nem da para levar a serio alguém que acha que a lava a jato aqui só trouxe instabilidade politica aqui no pais.
E melhor você nem perder o seu tempo.
Sds.
Lá tem fundão? Qual a porcentagem do congresso e senado americano que é eleito pelo povo? Enquanto os nossos são eleitos pelo ”partido”.
Compare os escândalos de corrupção que o Brasil teve, Mensalão, Petrolão, Covidão.
A corrupção na Rússia, nos EUA e na Itália não afeta em quase nada a vida comum do cidadão, a nossa afeta e muito.
a Transparência Internacional publica o relatório anual Índice de Percepção de Corrupção (IPC).
Caro Nascimento. O financiamento de campanha nos EUA é feto principalmente por meio de doações de empresas. Não existe financiamento público de campanha. Os valores são vultosos. Chama a atenção o fato que a nomeação dos integrantes das diversas comissões é feita pelos partidos em função da capacidade de arrecadação de cada político. Aqueles que conseguem mais doações são indicados para as comissões mais importantes. Lembro de um economias contar um caso bastante interessante. Ele dava uma palestra (acho que era o Paulo Batista Jr em Davos) e no momento das perguntas, alguém na plateia pediu a palavra e começou a fazer um longo discurso sobre a corrupção no Brasil de modo bastante agressivo. Antes de responder, o economista perguntou de qual país ele era e a pessoa da plateia disse “Italia”. A plateia fez um silêncio constrangedor. O economista apenas agradeceu e passou para outra pergunta.
Mestre Camargoer,
Acho que sua analise precisa ser ponderada sob o ponto de vista do americano:
Portanto, apesar de corrupção ser uma doença global, não há como comparar o nivel de corrupção no Brasil versus EUA…lá é muito menor….e as penas são quase eternas…não tem este negócio de vai lá paga dois anos e fica tudo bem dando entrevista….quem é pego vai quase a falencia….o Estado pega tudo…
Caro Carvalho. Os EUA tem um regime penal mais rigoroso que o brasileiro em todos os níveis, desde infrações de trânsito, corrupção e crimes de colarinho branco. Outros países também têm sistemas penais mais rigorosos, incluindo a pena de morte, mas são mais corruptos que o Brasil. Creio que não é possível fazer esta relação entre sistema penal x corrupção política.
Camargo meu caro se os EUA tivessem uma políticagem do nosso nível(sim a políticagem lá também existe sem dúvida)seriam um servo da China e não rival a ser superado.
Olá Caio. Acho que é preciso cuidado para que a retórica não seja mais inflamada que a realidade. É como misturar “crime de rachadinha” com “embaixada chinesa”. Confunde muito e explica pouco.
É outro Vietnã, abandonaram os cidadãos vietnamitas para serem mortos pelos vietcongues…Viram as imagens dos estadunidenses fugindo da embaixada de Cabul? Usaram os mesmos helicópteros que em Saigon né?!…
Se entendesse de história saberia que quem negligenciou com a Indochina e por consequência provocou a Guerra do Vietnã foi a França.
Conta outra, têm graça.
E o Afeganistão, túmulo dos impérios, continua indomável. Se isso é uma qualidade ou uma maldição eu já não sei. Os persas, macedônios, ingleses e soviéticos conhecem bem essa sensação que os americanos estão experimentando.
É esse pessoal aí que querem defender Taiwan da China??..KKKKK… 😀
Se a china atacar Taiwan com um bando de soldados armados e treinados estilo Taliban, mais ser um massacre, agora se for contra um Exercido convencional, a vitoria esta garantida.
O regime que a URSS apoiava ainda permaneceu no poder por 3 anos, após a saída dos russos. E ficou um ano ainda, antes de cair, após a queda da URSS. A URSS não perdeu no Afeganistão, seus objetivos políticos mudaram.
Depende. Se vc olhar pelos politicos do PC, perderam e feio, pois aquele principal pilar de sustentação do comunismo que era as FAs, sairam de lá iradas com o tratamento dado pelo PC no Afeganistao e especialmente ao voltar e ver a situação terrivel que o povo da URSS passava. Tanto que delas partiu o tiro de misericordia para acabar com a URSS.
Se vc olhar pelo povo da URSS e suas republicas, pode-se dizer que sim, foi uma vitoria pois com essa guerra a praga chamada “Comunismo” desmoronou e permitiu alguma melhoria de vida. Mesmo hj a Russia tendo seus problemas, o nivel de bem estar é milhares de vezes melhor que nos anos 80!
Perfeito comentário pedro!!!
Caro Pedro. Discordo que os militares soviéticos desejavam a dissolução da URSS. È preciso lembrar que ele deram um golpe de estado e prenderam Gorbachev exatamente para interromper a processo de abertura política. O irônico foi que a Glasnost/Perestreika levariam á dissolução da URSS e o golpe de estado para encerrar a Glasnost/Perestroika também levou à dissolução da URSS.
Não sei se dá para generalizar os militares dessa forma. Principalmente num exército tão grande. Certamente haveriam várias fações. Entre a Perestroika e o Ieltsin era uma grande confusão.
Olá HCosta Você tem razão. Foi como escrevi. De um lado o processo de abertura levaria ao colapso da URSS. Do outro lado, a interrupção do processo de abertura levou ao colapso da URSS>
Olá Teropode. A crise do Afeganistão, o acidente de Chernobyl, a queda do Muro de Berlin, o colapso da Alemanha Oriental, o fracasso das negociações em Oslo, a resistência da linha dura ao processo de abertura, a pressão por ampliaçao do processo de abertura…. acho que não havia como a URSS sobreviver. Gorbachev imaginava que o processo de abertura seria o único caminho que poderia dar sobrevida para a URSS. A crise foi maior que o tempo necessário para a recuperação. Neste contexto, eu temo pelo prolongamento da crise institucional brasileira se nos levará a um beco sem saída parecido.
Os Soviéticos venceram no Afeganistão tanto quanto os Americanos venceram no Vietnã.
Na verdade, a URSS perdeu a guerra toda…. ela acabou…. sucumbiu frente ao ocidente…..
Mas a Rússia sobrevive e está mais forte do que a URSS jamais foi. E crescendo.
Onde está a crescer?
Quem disse isso não fui eu, foi um analista da revista “The National Interest”, conhece? – procure o texto “Por que os EUA devem parar de subestimar a Rússia.” – lá ele diz categoricamente: a administração americana precisa parar de encarar a Rússia como uma potência declinante, porque a atuação dela na Síria e na Venezuela mostram ser uma potência em expansão, não em declínio”. Mas ele disse o óbvio, quem é inteligente logo percebe que sim, a Rússia foi uma potência declinante logo após a queda da URSS. Seu poder militar, econômico e político decaiu até atingir um pico muito baixo durante o governo de Boris Yeltsin, onde a Rússia praticamente tornou-se um “Brasil gelado”, pois não tinha soberania, estava uma bagunça, endividada, roubada por oligarcas corruptos, sofrendo com terroristas chechenos, roubada pelo ocidente, etc. Depois que Putin assumiu, ele deu jeito em tudo: a Rússia voltou a crescer economicamente, iniciou o processo de retomada do poder militar, resolveu o problema com os chechenos, combateu e conteve os oligarcas e reiniciou o poder político da Rússia. Hoje, a Rússia não é mais uma potência em declínio, mas em ascensão: cresceu em área, anexando a Crimeia; deteve os americanos na Síria; criou super armas; tem peso político em todos os continentes. Ora bolas, os russos estão aqui do nosso lado, a Venezuela faz fronteira com o Brasil, já estão no nosso cangote. Criaram uma usina nuclear na Bolívia também, aqui do nosso lado e você pergunta onde cresceram? é cegueira ideológica ou é falta de cognição sua mesmo?
Perdeu a Ucrânia e continua a manter os seus ditadores pelos vários países. Mas está cada vez mais difícil.
E veja bem o PIB da Rússia principalmente ao longo dos últimos 20 anos. Não está grande coisa.
E chamar a Venezuela e a Síria um poder em expansão, sim tem algo de verdade. Pior do que está deve ser difícil.
Mas há um problema. Qual é o país aliado da Rússia que consegue ter uma economia desenvolvida?
Claro que os EUA não devem subestimar a Rússia. Mas não é pelo seu poder económico, é pelas suas ações de apoiarem regimes ditatoriais e sanguinários e pela interferência criminosa em governos ocidentais.
A Ucrânia ela já tinha perdido em 1990. Recuperou parte depois. Pare de olhar pib, pare de acreditar em toda propaganda e critérios criados pelo Ocidente, o que vale é pib por paridade de compra. Aliás, a Rússia é um dos países que mais cresceram em pib ppr em todo mundo e o que mais acumula ouro. Nunca vi pobre acumular ouro, mas se quer acreditar nas mentiras da mídia para satisfazer seu ego ideológico, vá em frente, o que importa é a realidade – não o que vc pensa. E é até bom que vc pense como pensa. “Qual o país aliado da Rússia que consegue ter uma economia desenvolvida?” Nenhum, só a China – a maior economia mundial e só ela representa 1/5 do mundo. Mas siga em frente com sua ideologia idiota de gado, quem sou eu para contrariar sua religião.
Realmente utilizar dados para comparar é algo nunca visto. Peço desculpa (ironia).
E já pensou na razão de a Rússia ser assim? É uma coisa boa? Será um país/economia exemplar?
Realmente utilizei a palavra aliado de uma forma errada. Devia ter dito os países protegidos pela Rússia, ou melhor, os ditadores que a Rússia gosta tanto de controlar. Na Ucrânia não resultou assim tão bem.
Mas mesmo assim a China aliado da Rússia? Tem algum tratado de defesa entre os dois?
Olha, os EUA são a maior e única hiperpotência do mundo. As forças armadas americanas são invencíveis. A Rússia é uma potência declinante, o fato dos russos já estarem infiltrados na Venezuela de forma irreversível, fazendo fronteira com o Brasil, é só um concessão que os EUA estão fazendo. O mundo é lindo, cor-de-rosa, Bolsonaro é o cara, Olavo de Carvalho, que filósofo! Bom, agora que entramos em acordo, pode dormir tranquilo e em paz. Está tudo bem. O mundo não mudou muito desde 1990, ou 1950, tempos da Guerra-fria, que aliás, os EUA venceram. E sempre vencerão. A China cairá em breve. Viva a América. Força e paz.
Relaxe. Até não me importo com um maior protagonismo da China. Até acho que tem sido muito discreta na sua atuação.
A Rússia de Putin é diferente. E aí é que parece que querem regressar aos tempos da União Soviética em que se algum país comunista ousasse ter alguma liberdade, seja de que tipo for, mandavam-se os blindados.
E não entendo um coisa, a presença Russa na Venezuela é algo assim tão importante? A mim parece-me uma tentativa humilhante de o regime se manter no poder.
E da mesma forma que os EUA supostamente não irão defender Taiwan, a Rússia irá defender a Venezuela?
Sim, eu acredito que a Rússia irá defender a Venezuela como defendeu a Síria. Sabe por quê? porque a Rússia fez muitos investimentos lá e não vai aceitar que os EUA faça-a perdê-los. Até agora, eu não vi Putin cometer nenhum erro grave e, se ele investiu na Venezuela só o fez porque sabe que pode defender seu investimento. Quanto a Taiwan, é uma questão profunda, de honra da China, é uma ferida na alma. Seria, por exemplo, como se o Havai resolvesse se separar dos EUA e uma potência estrangeira dissesse que bancava o Havai, caso os EUA o invadissem. Mas a China não tem pressa, cedo ou tarde Taiwan será novamente da China, ela está só esperando o momento mais propício e menos doloroso. Eu tenho a convicção de que a China consegue essa anexação sem sangue.
Acorda, estás a sonhar.
Mas independente do que vc acredite ou não, a realidade é uma só e a caravana vai seguir seu curso, ladrem os cães ou não. Não tem problema nenhum vc acreditar que pode voar, enquanto não pular de um arranha-céu.
Qual pib por paridade de compra, o que conta é o pib nominal, ou então, para ver a riqueza do povo em geral, é pib per capita, mas a Rússia está bem em qualquer um deles, não é o mais forte mas é dos mais fortes.
Não é o mais forte, mas não se sai mal, é uma potência também económica.
Perdeu sim, agora a saída foi mais organizada.
Macedônios subjugaram o Afeganistão e os Persas também.
Não haverá, no futuro, porque já houve, no pretérito.
E parece que a Rússia vai reunir-se com o Talibã hoje e pretende manter sua representação diplomática no Afeganistão. É um reconhecimento “de facto” de quem manda no país asiático.
E parece que a China afirmou que vai reconhecer o novo Governo afegão.
Como previsto, o Afeganistão entrou para a ‘órbita’ da China.
Diga-me com que andas, que te direi quem és.
A China tem 60 anos nas costas de violações à direitos humanos, óbvio que tem muito a ensinar e aprender com o Talibã.
Não confie nisso.
A China tem histórico de desbaratar movimentos islâmicos radicais.
Lá, eles não se criam.
Até a Rússia aprendeu vide o resultados que os guerrilheiros chechenos, muito mais aguerridos e preparados que o Talibã, conseguiram.
que vexame!
Uma guerra de 20 anos inútil que só serviu pra ser mais um papelão pros EUA.
Agora talvez o mundo aprenda a deixar esse vespeiro chamado Afeganistão a própria sorte.
“The graveyard of empires made another victimin.”
Já houve Biden, você e o Trump deixaram os barbudos crescerem novamente, agora há era, só uma nova caríssima guerra, a gosto dos seus patrões.
Caio.
A retirada já era cogitada desde antes de Obama.
Biden apenas apressou o que já era inevitável…
“Meu Deus, livrai-nos do veneno das cobras, do dente dos tigres e da vingança dos afegãos”
Rambo III.
Quem costurou o acordo foi o Trump, mas concordo que era inevitável.
Olá Renato. Eu concordo com você que a retirada das tropas dos EUA era inevitável e inadiável. O erro foi ter entrado. O erro foi ter ficado. Sair é o início da solução.
Bom ler você de novo Camargo, Eu até entendo o ataque dos EUA na esteira do 11 de setembro. Havia raiva mas também havia lógica. Naquele momento eles ainda tinham objetivos específicos e possíveis. Neutralizar Bin Laden e mostrar que a Al Quaeda não deveria ter abrigo em lugar nenhum já estava de bom tamanho. O erro foi assumirem objetivos impossíveis.
Essa cena do pessoal caindo do avião é de partir o coração
não deve ser nada fácil pra um piloto viver uma situação dessas. tem que levantar vôo e fim de papo.
Muito triste a situação…. EUA fugindo do país… levando apenas americanos e abandonando o restante da população local desesperada e largada a própria sorte!!! Pensando que existem crianças, mulheres e todos os demais que estarão agora à merce dos extremistas!!! Olha mais um comportamento lamentável do governo americano, já não bastasse aquela cena patética no início da pandemia de tomar as cargas de vacinas já compradas e à caminho de outros países e simplesmente desviavam a carga para os EUA no próprio aeroporto, e agora isso… o que seria para os EUA encaminhar algumas dúzias de aviões para possibilitar também a retirada do restante da população??? Agora resta a ONU fazer algo nesse sentido, caso contrário será um massacre jamais visto anteriormente….
A maior humilhação desse século
Olá Gabriel. Creio que a invasão do Capitólio foi mais humilhante para os EUA. Mas o Séc.XXI está só no começo.. ainda vai dar tempo de muita gente fazer besteira para superar isso. Sei lá.. vai que alguém decide invadir a Embaixada dos EUA ou invadir a Embaixada da China para protestar sobre sei lá o que…
A presidência Trump, e não é por ter sido eleito pelos Republicanos, foi uma sucessão de humilhações no mínimo semanais.
Pelas suas ações e por quem se sentia encorajado por elas.
Eu concordo, derrotas fazem parte do jogo, mas aquele momento foi terrível.
Na verdade uma guerrilha é como erva daninha, vc precisa carpir ou jogar mata mato com frequência e sempre ela vai insistir.
O que vc tem que fazer é colocar em campo a inteligência e coleta de informações, um grande contingente de forças especiais para a localização de alvos e ataques aéreos cirurgicos sistematicamente.
Minha nossa… Essas pessoas caindo do avião… Que desespero e aflição… É impressionante como a roda viva da História é precisa e impiedosa: outrora aliados dos talibãs na guerra de resistência contra a invasão soviética, agora os EUA é que são fustigados pelo mesmo açoite que ajudaram a criar. Geopolítica não é para amadores.
Os excessos que certamente ocorrerão nessa mudança estarão na conta dos EUA e de todas as potências estrangeiras que, pelos próprios interesses, interferiram no Afeganistão. O presidente que fugiu também tem culpa nessa história. Ninguém que pensa no próprio povo fica a frente de um governo que só se sustenta com apoio internacional. Caiu o fantoche do império. Vamos ver o que virá. Deus tenha misericórdia dos que não podem fugir…
Difícil saber qual foi a maior burrice: invadir o Afeganistão ou se retirar dessa forma
Como sempre, o Tio Sam representando demais o “Leão da Montanha”: Saída pela direita!
“Tantas palavras
Meias palavras
Nosso apartamento
Um pedaço de Saigon
Me disse adeus no espelho com batom…”
Caro Sincero, Bem lembrado… na voz de Emilio Santiago
Quem é o pai desse Mico: Bidê ou Trumpateta?
Olá Yuri. Creio que o pai é Bush Jr.
O pai é o “sistema” americano…. os PRs não passam de fantoches…. todos eles… dançam conforme a música…
Um invade, o outro decide sair, o outro saiu…
Quem decidiu invadir poderia ter ficado em casa….(Bush)
Quem decidiu sair poderia ter decidido manter….(Trump)
Quem saiu poderia ter ficado…(Biden)
Nada impediu nenhum deles sobre as decisões que acharam melhor por tomar…
Biden se desejasse teria ficado…..o que lhe impediu? estamos em 16 de agosto de 2021….
O que impediu Biden de ficar? a pressão militar. E os gastos inúteis, claro.
Você é o passador de pano aqui ?
Acho que todos erraram….ou talvez, não estamos vendo algo muito, mas muito maior….
na realidade, acho que estamos testemunhando a repriorização dos USA em face da admissão de que coisas muito maiores virão.
Acho realmente que haverá um entrincheiramento dos USA nas americas como forma de implementar seu ultimo cinturão de defesa geografica e economica.
Acho que a China em menos de 2 anos irá definir Taiwan e a locomotiva chnesa mesmo que tentem alocar breques com 100% de sucesso, até parar de crescer ela já teria superado os USA. Mesmo países relativamente rivais asiaticos já tem uma relação economia muito grande com a China. Tenho a impressão que eles USA perceberam isto e irão deslocar o polo de influencias para AL e tentar manter os mercados asiaticos apenas para que a China não avance mais, mas definitivamente, AL será a bola da vez. Europa já está imersa em seus problemas e com capacidade muito limitada.
O jogo vira para cá e precisamos saber como extrair o máximo disto….de um lado e de outro….
Não vamos extrair nada com um presidente que só anda de moto , ataca supremo , enche saco por causa se voto impresso , ataca democracia , sem falar no exemplos que somos em relação pandemia hahaha .. acho meio difícil o Brasil extrair algo , se bobear ele nem sabe aonde fica o Afeganistão , geopolítica ? Lkkk não sabe nem oque é isso ..
Haviam muitos poucos militares no Afeganistão, a retirada das tropas não era para provocar a queda do país todo desse jeito.
Pelo que parece o dementia Joe parou totalmente de dar suporte ao governo Afegão, nem para fazer ataques aéreos com drones foi capaz porque o taliban andava despreocupado a luz do dia, aí os militares acostumados a ter suporte aéreo quando chamavam se desesperaram, fugiram e se renderam.
Hoje a condenação ao “recuo”, eufemismo para retirada caótica, vem da mídia e setores liberais com mais enfase (CNN, NYT, FT, Washington Post, Anistia Internacional , mas nas pequenas e medias cidades americanas é de alivio pelo país não enviar tropas.
1 – Toda incursão no Afeganistão está fadada a dar errado por corrupção, pois a única riqueza daquele lugar é a papoula, e sabemos o que se faz com esta. Heroína.
2 – É um choque para a confiança dos aliados dos EUA, vê-los abandonando seus colaboradores afegãos. O quanto europeus e asiáticos podem confiar nos EUA, caso Russia e China tomem a ofensiva ?
Olá Bloq. Além da heroína, a papoula também é matéria-prima para a produção de morfina, que é um medicamento importante e necessário.
Parece que tem muito GAS tambem….
Os Europeus também estiveram a lutar no Afeganistão.
Portugal fazia a segurança do Aeroporto de Cabul e formação.
Prezados, o que acontecerá se o Taliban quebrar os “compromissos” com os chinas?
Se o Taliban acha que o Paquistão pode aguentar seus gastos está bem enganado, Islamabad hoje é 34 economia das 40 da Asia/Pacifico, vejo uma volta para século XIX, além de perder algum pedaço do território.
Nada. Vão perder dinheiro só isso rs A China não invade Taiwan q é dela por direito, não irá atacar o Afeganistão.
Não vai mesmo…já está acontecendo! Quem acreditou vai sofrer muito!
Os Estados Unidos da América é um IMPÉRIO em expansão, e como todo império, sonha em conquistar tudo e todos na face da Terra, mas vale lembrar que os eua de fato nunca venceram uma guerra, quem entende de história vai entender…
O governo “democrático” do Afeganistão era fantoche dos eua!!…
Acreditaram no Jão Bidê? Sua política democrata esquerdista de fronteira com o México é muito pior do que a do Trump, tudo que ele falou contra o Trump hoje faz a mesma coisa e pior. O que estamos vendo em Cabul é o resultado em votar em democrata, aqui no Brasil esses esquedistas de meia tijela idolatram bandidos, sequestradores, estupradores, Talibãs, apoiam ditaduras militares da China, CN , Cuba e Venezuela, vão vendo só, pra gente não terminar igual, ano q vem só tem um candidato: MITO.
O PCO – Partido da Causa Operária soltou nota:
“A vitória do Taliban contra o Imperialismo, é uma vitória de todo o Povo Oprimido”
https://twitter.com/pco29/status/1426634985012932612
https://pbs.twimg.com/media/E8xs8-4XMAM0XAm?format=jpg
Conseguiram sair pior que os soviéticos.
Entrega o q sobrou do exercito pro Dostum q o norte ele retoma pelo menos.
Polícia da Nicarágua faz operação em sede de jornal em meio a onda de prisões de opositores
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/14/policia-da-nicaragua-faz-operacao-em-sede-de-jornal-em-meio-a-onda-de-prisoes-de-opositores.ghtml
De junho até agora, o governo ordenou a prisão de 32 opositores, incluindo sete possíveis rivais do presidente Ortega, no poder desde 2007 e que disputará em 7 de novembro, pela ex-guerrilha de esquerda Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), o quarto mandato consecutivo.
Polícia da Nicarágua faz operação em sede de jornal em meio a onda de prisões de opositores
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/14/policia-da-nicaragua-faz-operacao-em-sede-de-jornal-em-meio-a-onda-de-prisoes-de-opositores.ghtml
E no Brasil:
No aspecto Jurídico:
STF não abre processo nem investiga, é inconstitucional…isto é básico….
Internet é dependencia do STF……? que torcida de realidade juridica…televisão tambem entra na dependencia????, pois existe desde os anos 50…e a constituição não foi feita para isto….ou seja, internet é igual a programa de TV, discurso de TV, ela entra em todas as casas, mas isto não é dependencia de ninguem….é lá na emissora….
O maximo que pode ser aliterado no ambiente digital, seria uma uma invasão física nos servidores de computação do S T F,
TV ou web ou radio, são canais abertos…de carater publico….
Meus Deus, que forçada de barra…
Alguem comete a infração “nas dependencias do S T F por que o radinho de pilha da guarita da portaria do S T F sintonizou no programa de radio opositor???? desde quando o meio de comunicação estabelece uma “dependencia fisica no receptor da comunicação”???
Radio? TV? WEB ? São diferentes na difusão?
Olha a ginastica….isto não é corromper os estado legal tirando da cartola interpretações que nunca existiram e nem podem existir???
Qual a diferença entre radio, TV e WEB??
So o STF referendou o STF…a PGR não, e os maiores juristas Brasileiros tambem não…
Somente o S T F referendou o S T F …a P G R não e os maiores juristas brasileiros tambem não…
.
É constitucional STF investigar ?
E Constitucional S.T.F investigar?
O amigo quer que seja, mas é tão básico e elementar que não. Nao se cria lei sem ser pelo caminho previsto, nao se investiga se nao pelo caminho previsto e como se não bastasse, a PGR ja manifestou o pedido de arquivamento e o STF ignorou. É o mesmo processo originado pelo Al Moraes. Quem julga não acusa nem investiga. É basilar
Não ha liberdade poética.
Fins não justificam meios
O cara colocou um anjo da guarda na PGR … ele não está la pra proibir investigação contra o presidente e sim investigar .
É ai que ocorre a quebra da lei e instituições quando uma quer que outra faça alguma coisa, a outra não faz e ai a outra acha que pode fazer no lugar da outra….mas a lei é uma só e está escrita….o que pode e o que não pode…
PGR tem a obrigação de investigar se tiver motivos, ja que ela não faz isso o STF que é superior faz … não tem nada de errado ..o STF não acha que pode , eles podem e não esta nada fora da constituição ..
Não há superioridade….se existisse um seuperior não haveria o equilibrio de poderes. É dai que deriva a quebra institucional….um está tentando prevalecer sobre o outro…
O equilibrio de poder é basilar constitucional….
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2021/08/17/cupula-da-pgr-pede-que-aras-apure-contragolpe-citado-por-bolsonaro
Chegou em um nível que a cúpula da PGR pede pro Aras fazer alguma coisa ..
Não adianta você querer passar pano . E o STF pode abrir sim uma investigação de ofício.
Iria por você se fosse preso ilegalmente com direitos constitucionais violados, pelo vizinho, o motorista do Uber, o padeiro, pois direito constitucional é sagrado e às violações dos direitos do individuo sempre tendem a aumentar quando isto acontece na historia humana
Olá Carvalho. Eu concordo com você que uma democracia não pode ser de conveniência. Ela vale para mim, para meus amigos e para meus adversários. Sobre o direito á opinião, existe um limite constitucional. Eu não posso ofender uma pessoa ou acusar alguém falsamente (crimes de calúnia ou difamação) alegando o exercício da liberdade de expressão. A própria constituição garante o direito do habeas corpus contra o arbítrio da justiça.
Corretissimo, então abre-se o processo por calunia, apura-se e confirmado julga-se e em caso condenatorio, multado ou prisão conforme a pena prevista.
Houve-se este rito? Não!
Não se destroi a democracia para proteger a democracia.
E novamente, o processo do S . T . F . é ilegal
Caro Carvalho. Eu não tenho conhecimento jurídico para avaliar o mérito deste caso específico. Se eu disser que está certo ou errado será apenas chute. Por outro lado, continuo um defensor teimoso da democracia, que tem sido atacada sistematicamente desde 2015. A lista de arbitrariedades é enorme. Neste contexto, o país vive um período de exceção na qual a Lei tem sido aplicada seletivamente dependendo da ocasião. Geralmente, é preciso algum tempo para entender o panorama geral. Acho que já dá para perceber o quanto o país se desviou da democracia nos anos 2015~2019. E temos que estamos em um regime de exceção. Novamente, apenas eleições gerais e livres talvez possam iniciar um processo de acomodação para recolar o país sob o regime de um Estado de Direito. Nada do que está acontecendo é normal e o preço cobrado esta sendo muito alto.
Não tem nada de ilegal , apologia ao AI-5 é crime .. ou qualquer outra coisa do tipo ..
Transcrição do Proprio STF em 2009. Materia conjur para não haver duvidas que o atual STF está reinterpretando a sua conveniencia:
https://www.conjur.com.br/2015-fev-05/clever-vasconcelos-livre-manifestacao-responsabilidade
Dentro desta perspectiva o Supremo Tribunal Federal já se manifestou, conforme trecho de ementa a seguir transcrito:
“O art. 220 é de instantânea observância quanto ao desfrute das liberdades de pensamento, criação, expressão e informação que, de alguma forma, se veiculem pelos órgãos de comunicação social. Isto sem prejuízo da aplicabilidade dos seguintes incisos do art. 5º da mesma CF: vedação do anonimato (parte final do inciso IV); do direito de resposta (inciso V); direito a indenização por dano material ou moral à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas (inciso X); livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer (inciso XIII); direito ao resguardo do sigilo da fonte de informação, quando necessário ao exercício profissional (inciso XIV). Lógica diretamente constitucional de calibração temporal ou cronológica na empírica incidência desses dois blocos de dispositivos constitucionais (o art. 220 e os mencionados incisos do art. 5º). Noutros termos, primeiramente, assegura-se o gozo dos ‘sobredireitos’ de personalidade em que se traduz a ‘livre’ e ‘plena’ manifestação do pensamento, da criação e da informação. Somente depois é que se passa a cobrar do titular de tais situações jurídicas ativas um eventual desrespeito a direitos constitucionais alheios, ainda que também densificadores da personalidade humana. Determinação constitucional de momentânea paralisia à inviolabilidade de certas categorias de direitos subjetivos fundamentais, porquanto a cabeça do art. 220 da Constituição veda qualquer cerceio ou restrição à concreta manifestação do pensamento (vedado o anonimato), bem assim todo cerceio ou restrição que tenha por objeto a criação, a expressão e a informação, seja qual for a forma, o processo, ou o veículo de comunicação social. Com o que a Lei Fundamental do Brasil veicula o mais democrático e civilizado regime da livre e plena circulação das ideias e opiniões, assim como das notícias e informações, mas sem deixar de prescrever o direito de resposta e todo um regime de responsabilidades civis, penais e administrativas. Direito de resposta e responsabilidades que, mesmo atuando a posteriori, infletem sobre as causas para inibir abusos no desfrute da plenitude de liberdade de imprensa” (ADPF 130, Rel. Min. Ayres Britto, julgamento em 30-4-2009, Plenário, DJE de 6-11-2009).
https://www.conjur.com.br/2015-fev-05/clever-vasconcelos-livre-manifestacao-responsabilidade
Qual sua opinião?
Olá Carvalho. Preciso de tempo para estudar o assunto. Direto não tem a vem com senso-comum.
vale a pena ver …5 min…era a decisão do S T F…antes….
Olá Cavalho. Espero que até amanhã o cão de guarda libere meu comentário. Riso. Inclusive deixei um link de um artigo no Conjur para contribuir com debate.
Olá Carvalho. Pelo que entendi, o artigo coloca exatamente o meu ponto de vista. A liberdade de expressão é garantida (sendo proibido a censura prévia), mas aquele que expressa uma ideia deve arcar com a responsabilidade. Caso tenha cometido um crime, irá responder por ele no rigor da lei. Por outro lado, encontrei um outro artigo no mesmo Conjur especificamente sobre a prisão do Roberto Jefferson (https://www.conjur.com.br/2021-ago-13/streck-supremo-acerta-prender-roberto-jefferson). Pelo que entendo, a prisão preventiva pedida estaria relacionada com a “continuidade” do crime de ameaça à ordem democrática. Enfim, ele teve a liberdade de se expressar a sua opinião, e o fez de modo reiterado. Agora deve deve responder pela sua manifestação. Não houve censura prévia. Sobre a legalidade da prisão, isso eu não sei avaliar. Como escrevi, o país vive um regime de exceção democrática desde meados de 2015, na qual a lei tem sido aplicada seletivamente, inclusive por meio de inclusão de nova legislação ou interpretação da lei para atingir especificamente uma pessoa ou um grupo.
Corretissimo….não há censura previa, isto é constitucional.
No entanto, ocorre a responsabilização pela expressão realizada;
A responsabilização é por meio de processo, dentro do rito juridico que pode resultar em inocencia ou condenação, com multa ou cadeia.
Tudo isto foi e é atropelado pelo proprio STF na mais basica infração a carta magna.
Se fulano falou besteira, obvio tem de ser processado!!!
Mas o colega está entendendo o que ocorre com todos estes casos ai??? Ninguem esta julgado e condenado!!!! Estão simplesmente presos!!! Sem processo sequer concluido e alguns se nem ter acesso ao processo!!! Ou seja, voce está preso ainda na fase de investigação ( que inclusive investigação do S T F tambem é inconstitucional)
A PF encerrou o processo inicial concluindo não haver crimes e o cara abriu de novo!!! Circulo vicioso!!!
Veja o absurdo, Oswaldo Eustaquio ficou preso por 1 ano sem julgamento, em todo este processo ilegal e foi solto depois de um ano….pois não havia qualquer prova!!!! A PF esclareceu isto…agora o cara tá livre….quem paga por isto!!!!????
Em que país voce é preso assim!!!???
Isto é sério!!! Fica agora todo mundo com medo de se expressar porque sabe que o processo legal foi corrompido e a constituição rasgada.
Olá Carvalho. Eu também acho que estamos vivendo um período tenebroso no qual o Estado de Direito tem sido violentamente afrontado desde meados de 2015. Ás vezes é mais fácil avaliar o passado do que o presente. Acho que a divulgação do áudio do grampo ilegal da presidente pelo ex-juiz Moro é um bom marco do momento em que o país entrou em um estado de exceção (na época comentei indignado que se ele era capaz de cometer um crime contra a presidente, seria capaz de coisas piores contra o cidadão comum). De lá para cá, estamos metidos nesta crise institucional que está destruindo o país.
Corretissimo!
Agora, o que falar do daquele jornalista que ficou ate paralitico no presidio….o Oswaldo Eustaquio?
1 ano preso, sem julgamento, por processo i l e g a l, esta solto agora pois o inquerito da PF apurou que não havia nada.
Em que país alguem perde a liberdade sem julgamento e o processo ainda hoje esta em segredo sem advogados saberem de conteudo?
Olá Carvalho. A lista de vítimas do estado de exceção é bem maior. Tenho alertado destes abusos desde 2015. Quantas vezes eu citei Brecht nestes útlimos anos e foi chamado de esquerdopata? Aliás.. ainda sou. riso.
Na realidade…tudo começou com a mudança na Constituição para o 2o mandato do Fernando Henrique…
As pessoas acham que a Constituição é um apanhado de Direitos e Deveres mas é muito mais que isto….ela tem um conjunto de equilibrio em que se voce mexer de um lado, desequilibra outro…
Por exemplo:
o S T F é uma instancia em que apesar de paramento jurídico, possui caráter politico. Não é pré requisito ser juiz mas sim, ter notorio saber juridico….
Estes notaveis são empossados apos indicação do executivo e aprovação do Senado, ou seja, duas instancias políticas. Desta forma, a primeira caracteristica política ganha peso pois somente é aprovado aquele que se conjuga com os aprovadores.
Mais do que aprovador, tem haver comquem designa para aprovação, o Presidente.
O processo não previa reeleição de Presidente e assim, havia um risco muito menor de varios ministros ao longo do tempo serem escolhidos pelos mesmos presidentes ou partido destes. Mas veja, com reeleição e ainda a possibilidade de emplacar um sucessor, um mesmo grupo politico pode emplacar 16 anos e em 16 anos voce patrocinar micro alterações constitucionais que no todo, desfiguram a constituição e equilibrio original.
Isto pode ser exemplificado por exemplo na PEC da Bengala, onde ministros do S T F tiveram a aposentadoria compulsoria prorrogada para 75 anos, reduzindo-se mais ainda a alternancia de poder .
Ou seja, depois de 16 a 20 anos, voce tem uma cristalização de pensamentos e forças políticas que podem representar o encerramento de alternancia ou funcionamento da republica com novos ares, independente de quem sejam os empossados mais recentes. E sabemos ainda como efeito colateral, que muito tempo no poder pode estabelecer relações que corrompem….com o proprio congresso….
Diga-me….vejo o que voce vê?
Olá Carvalho Fui contra a emenda da reeleição valer para FHC. O certo seria que ela valesse para o seu sucessor. Contudo, a ideia em si de permitir uma reeleição foi boa. Prefeitos e governadores que fizeram bons governos foram reeleitos. Temer mostrou que o presidente leva vantagem para ser reeleito mas não é garantia. Em termos gerais, FHC, Lula e Dilma fizeram bons governos no primeiro mandato, o que lhes garantiu a reeleição. Assim como a PEC 88 (que ampliou de 70 para 75 anos a aposentadoria dos ministros do STF) foi casuística, a proposta de sua revogação agora também é. Um erro não anula outro erro. A PEC88 reflete o clima de exceção democrática que o país vive desde 2015
sou contra reeleição….isto tende a eternizar grupos….mesmo que exista algum bom administrador não vale a pena pois eterniza castas e grupos…existe um bem maior que é oxigenar e preservar a alternancia de poder…
Olá Carvalho. Creio que a lei prevê casos nos quais uma pessoa pode ser presa durante a fase de investigação. Acho que os colegas da área de direito sabem explicar isso melhor do que eu. Acho que dizer que uma prisão é ilegal porque o processo está na fase de investigação pode ser equivocado em alguns casos. Em outros pode ser mesmo resultado do abuso de poder. Então é preciso caracterizar no que a decretação da prisão preventiva foi abusiva, e não no fato da prisão preventiva em si.
Flagrante por exemplo sim, que é um evento fisico….mas manifestação de pensamento não….está naquele texto….
Veja por exemplo Ives Gandra Martins, um dos maiores juristas de nosso tempo e inclusive participou de corpo presente, mente e pensamento nas reuniões da Constituinte elaborando o texto Constitucional…
https://revistaoeste.com/politica/ives-gandra-martins-critica-prisao-de-roberto-jefferson/
Atente que a analise reflete extamente o que falei….não é uma questão se Fulano falou algo passivel de imputação de pena, é uma questão de tratar o caso de forma ilegal e arbitraria ao inves do caminho juridico legal o que neste aspecto, pode e começa qualquer um a ser tratado assim sob o mesmo rsco….tal como falado do caso daquele jornalista Oswaldo Eustaquio, voce ser preso e não haver a peça legal acusatoria para o advogado apresentar a defesa…e ai arrasta-se no limbo, no vacuo, pois enquanto o processo não é apresentado, voce não consegue se defender para ser julgado…
Olá Carvalho. No caso do “BobJeff” (por quem nutro enorme desprezo desde quando ele fazia parte da tropa de choque do Collor) eu ainda sou incapaz de ter uma opinião fundamentada sobre o tema. Como envolve muita política (as ofensas de Bolsonaro, a disputa de 2022, etc) estou com muita dificuldade de ter uma opinião isenta. Contudo, há anos manifesto minha crítica à política de amplo encarceramento adota no Brasil. Em tese concordo com você que no caso de erro da justiça, é impossível reparar o dano, principalmente nos casos mais comuns em primeira instância. Lembro do caso daquela mãe acusada de colocar cocaína na mamadeira da criança, que chegou a ser espancada por outras presas na cadeia. E era apenas leite em pó. Então, de um lado, a justiça brasileira há anos abusa do poder de encarcerar, principalmente pobres. Sob este ponto de vista, o problema da prisões arbitrárias é antigo e não pode ser considerado conjuntural. Por outro lado, acho que hoje podemos ver que o período de 2015~2018 foi de anormalidade política. Quase tudo o que vem ocorrendo desde então foge do que foi o período democrático de 1988~2013. O caso da prisão do “BobJeff” é apenas mais uma questão polêmica em quase uma década de fracasso democrático.
Vc acreditou mesmo nas fake news bolsonarista .. ele não está paraplégico .
https://www.google.com/amp/s/www.metropoles.com/brasil/exame-mostra-que-oswaldo-eustaquio-nao-esta-paraplegico-diz-bia-kicis%3famp
Ater a lei e ritual da lei sempre….ela é que distingue o civilizado da brutalidade…mesmo quando torcemos para o dito cujo tropeçar….estamos vivenciando o momento em que ela pouco importa quando é “a” ou “b”….e no meio da selvageria…somente o forte vence….independente do lado…e o forte não é doce ou respeitador…
Não defendo golpe militar muito pelo contrario….defendo a lei…e se alguem for a favor de golpe militar, serei contra este alguem…
Olá Carvalho. Então já somos dois. Sou a favor da democracia, do Estado de Direito, da Soberania Popular, da garantia dos Direitos Humanos e da proteção ao Meio Ambiente (que são os quatro pilares da democracia moderna). Segundo um excelente observador político, não existe ameaça de golpe de estado porque ele já aconteceu. O que eu temo é o recrudescimento da violência do estado de exceção.
Aqui, o decrépito Sérgio Reis ameaça invadir na marra e promover quebra-quebra, é outro que já deveria estar com a batata assando, direito de expressão é algo muito diferente de direito de ofensa ou direito de intimidação…
“Não é um pedido, é uma ordem. É assim que eu vou falar com o presidente do Senado. Se em 30 dias eles não tirarem aqueles caras (ministros do STF), nós vamos invadir, quebrar tudo, e tirar os caras na marra”, disse o cantor.
Agora o fanfarrão boquirroto vem com historinha de estar deprimido e até passando mal por ter sido exposto em vídeo.
Se pinta como um grande patriota preocupado com a nação, mas deve R$ 640 mil à União, em impostos federais, mesmo tendo uma fortuna de R$240 milhões de Reais…
é sócio-administrador de duas empresas que possuem Dívida Ativa da União, a Vanelli Produções Artísticas e a Sérgio Reis Produções e Promoções Artísticas, a primeira deve, ao todo, R$ 438,1 mil à União. Deste montante, R$ 363 mil são em impostos federais não pagos, R$ 36,3 mil são em multas trabalhistas e R$ 38,8 mil são em FGTS atrasado. A empresa é considerada “inapta” pela Receita Federal, já que não apresentou declarações ficais. Ainda assim, ela segue na lista de devedores. Já a segunda companhia tem R$ 201,2 mil de dívidas tributárias.
Agora, segundo informações, Sergio Reis estaria deprimido e passando mal com uma crise de diabetes depois da repercussão do um áudio polêmico, segundo a coluna “Mônica Bergamo”. do jornal “Folha de S. Paulo”.
De acordo com a esposa de Sérgio Reis, Angela Bavini, o cantor foi “mal interpretado”.
“Ele está muito triste e depressivo porque foi mal interpretado. Ele quer apenas ajudar a população. […] Ele é querido e amado pelo Brasil inteiro, de direita, de esquerda. […] Está magoado demais. […] A diabetes dele subiu que é uma barbaridade por causa do estresse”, afirmou para a Folha de S.
A péssima repercussão do áudio estaria fazendo com que ele “caísse na real” sobre o resultado de participar diretamente de movimentos como o do 7 de setembro.
“Ele falou no impulso, mas estava conversando com um amigo”, afirma Angela, que disse que o artista se recolheu para descansar e, por orientação médica, não dará mais entrevistas nem falará com amigos, para evitar maiores aborrecimentos.
“A diabetes dele subiu que é uma barbaridade”, diz ela, creditando a situação ao estresse. “Às vezes, ele não tem noção do nome dele, do tamanho dele”, segue.
De boas intenções o inferno está cheio, agora como todo malandro falastrão, vem com desculpinha de diabetes, desculpa para não ser preso caso o caldo entorne…
Quer dizer,já está entornando :
Polícia Civil vai investigar ameaças de Sérgio Reis.O ex-cantor Sérgio Reis será investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal após áudio com ameaças de invasão ao Congresso Nacional e de bloqueio das rodovias no país até que o Senado afaste os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) dos seus cargos.
https://atarde.uol.com.br/famosos/noticias/2184195-policia-civil-vai-investigar-ameacas-de-sergio-reis
Temo que dentro alguns anos isso aconteça por aqui, transformando o pais em um narco estado.
Vale a pena lembrar como começa…e depois começamos a achar normal…
2020
Supremo da Venezuela exclui o Parlamento, de maioria oposicionista, do processo eleitoral
Controlada pelo chavismo, a corte máxima venezuelana se reserva à nomeação dos novos membros da autoridade eleitoral. Eleições legislativas estão previstas para dezembrohttps://brasil.elpais.com/internacional/2020-06-06/supremo-da-venezuela-exclui-o-parlamento-de-maioria-oposicionista-do-processo-eleitoral.html
https://brasil.elpais.com/internacional/2020-06-06/supremo-da-venezuela-exclui-o-parlamento-de-maioria-oposicionista-do-processo-eleitoral.html
Caro Carvalho. Já que você trouxe a Venezuela para a discussão, gostaria de mencionar que a oposição e o governo abriram negociações mediadas pelo México para a organização de eleições livres. Há anos eu alertei que o Brasil tinha comprometido a sua neutralidade e a sua capacidade de mediar a crise na Venezuela. Comentei que em algum momento, os atores políticos da Venezuela iriam iniciar negociações e o Brasil seria colocado de lado. Comentei que a solução para a crise na Venezuela começava para negociação entre o governo e a oposição para a realização de eleições livres. Era tão óbvio. Quem sabe da próxima vez a GloboNews me chama para dar entrevista..riso
Sim, mas antes havia uma gestão brasileira plenamente patrocinadora ao Chavismo ao passo que em 2017 ela mudou para opositora…
Ou seja, não tinhamos como ser mediadores imparciais nem antes nem agora…
Carvalho, esse cara somente enxerga a história pelo lado ideológico dele. Desde os tempos de Celso Amorim que o Itamaraty perdeu a neutralidade com relação a Venezuela, na época apoiávamos fortemente aquela ditadura, inclusive existem forte indícios que até enviamos dinheiro para eles pelo BNDS.
Com a entrada da “direita” (com aspas mesmo), mudamos nossa posição de apoiantes para oposicionistas, o que não minha opinião e um erro também. Temos muitos problemas para poder cuidar dos problemas dos outros.
Sds
Caro Carvalho. Durante o período Chavez e mesmo durante o primeiro mandato de Maduro, a crise política na Venezuela era tratada como assunto interno e o Brasil mantinha relações comerciais e diplomáticas com a Venezuela. A crise Venezuela se agravou nos últimos anos e passou a ser tratada como crise internacional a partir durante o governo Trump. Foi naquele momento que a diplomacia brasileira errou e eu comentei aqui exaustivamente que o Brasil estava assumindo uma posição que era contrária aos interesses do Brasil. Enquanto muitos colegas defendiam uma guerra ou a derrubada de Madura, eu afirmava que o Brasil deveria preservar a sua neutralidade diplomática para se colocar como um mediador entre o governo e a oposição, visando a realização de eleições gerais e livres. Eu estava certo.
Tribunal venezuelano proíbe exibição de documentário crítico do regime
https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-10/tribunal-venezuelano-proibe-exibicao-de-documentario-critico-do-regime
Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela anula sua própria decisão que lhe atribuia funções do Parlamento
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-39462149
Tribunal venezuelano responsabiliza ativistas de direitos humanos por terrorismo – 2021
https://www.moneytimes.com.br/tribunal-venezuelano-responsabiliza-ativistas-de-direitos-humanos-por-terrorismo/
Pois é, qualquer semelhança não é mera coincidência.
Esse acordo de retirada foi bipartidário, costurado pelo Trump e respeitado pelo Biden. Os dois sabiam que daria a mer#$#$d@ que deu. Jogar a culpa de toda incompetência no Biden é errado, deveriam então começar jogando a culpa no Reagan que lá atrás começou semeando isso com sua toda poderosa CIA. Só googlar que achamos fotos de encontro amistoso entre eles no salão oval.
Acabou o interesse financeiro que se lasque os ” fracos e oprimidos ” para serem ” salvos “. Sempre foi e continua sendo. Vai atrás dessa quem quer.
Parece até a cena do filme Guerra mundial-Z,triste imagem…
?width=1200&enable=upscale
Olá Adriano. Acho interessante ver o vídeo do qual esta imagem foi retirada. É interessante notar que as pessoas correm ao lado do avião acenando para a câmera. Outra coisa que é no mínimo curiosa é que são apenas homens jovens e nenhum deles têm malas. Não há família em fuga, não há crianças nem mulheres. Não há bagagem. Muitos jovens, alguns fazendo algazarra. Eu vi essa imagem ser repetida na TV e na internet, mas não lembro de alguém notar estas questões. Tenho a impressão que a imagem tenta emular a fuga de Saigon, mas está sendo erroneamente interpretada.
Excelente observação.
Ademais, a princípio, eu pensei que eles estivessem tentando atrapalhar a decolagem do avião, pois ficar na frente, durante o taxi, não parece algo cabível mesmo diante de tamanho desespero.
Alguns devem só querer emigrar e aproveitaram a boleia.
Ainda não retirou as tropas.
Ainda pior que identificaram que um dos helicópteros (CH-46, sim um CH-46) que participou da evacuação da embaixada em Kabul também participou da Operation Frequent Wind no Vietnã. https://www.helis.com/database/cn/8983/
Passageiros? Não eram “passageiros”. No desespero se penduraram no avião.
Mais uma Saigon na conta.
E os estadunidenses abandonam o povo a propria sorte.
Muito honroso.
O taleban ganhou força com os assassinatos por drones cometidos pelos presidentes estadunidenses. Atacavam casamentos e festas quando suspeitavam de que houvessem “terroristas” ou “insurgentes” no local. Matavam de baciada.
Isso alimentou o ódio que pessoas comuns, sem ligação com facções, sentiu e sente contra os invasores. O Taleban não perdeu a oportunidade. Porisso foi tão fácil.
https://www.democracynow.org/2021/8/17/afghanistan_azmat_khan
Não houve uma repetição de Saigon… Foi pior!