‘Tanque’ dos anos 1970 e blindados da Guerra do Vietnã: o que foi exibido no desfile da Marinha para Bolsonaro
O desfile da Marinha pela Esplanada dos Ministérios e pela Praça dos Três Poderes nesta terça-feira (10/8), em Brasília, ficou marcado por veículos que soltavam uma fumaça preta que não estamos mais acostumados a ver atualmente
De acordo com especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, isso se deve ao fato de esses transportes serem antigos e usarem tecnologias ultrapassadas.
“Muitos desses carros de combate têm motor a diesel, que solta muita fumaça”, complementa o pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos, coordenador da ECSB/Defesa, entidade que faz publicações sobre veículos militares.
“É óbvio que quanto mais antigo o veículo, mais isso se agrava. Imagina os modelos produzidos nos anos 1980 e 1990, quando não existia essa preocupação ecológica?”, diz Nelson Ricardo Fernandes da Silva, major da reserva do Exército e analista do portal Gestão de Risco.
De forma geral, os veículos militares que passaram pela capital se dividem em três grandes grupos: os “tanques”, os veículos blindados de transporte de pessoal (conhecidos pela sigla VBTP) e os lançadores de mísseis.
Os tanques
Os veículos que tinham um canhão no topo são os modelos SK-105 Kürassier, que começaram a ser produzidos na Áustria a partir dos anos 1970.
Aqui vale uma pequena ressalva: a palavra “tanque” não é tecnicamente correta.
“Esses veículos são chamados de tanques porque na época da Primeira Guerra Mundial os britânicos desenvolveram esse tipo de viatura e não queriam que os alemães soubessem”, contextualiza João Marcelo Dalla Costa, especialista em veículos blindados e ex-professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
“Daí eles diziam que iam entregar 50 tanques de lavar roupa em tal local, quando na verdade estavam falando de veículos blindados de combate”, completa.
Os SK-105 Kürassier são usados no Brasil exclusivamente pelo Corpo de Fuzileiros Navais, uma das forças que integram a Marinha e que vão participar dos treinamentos de um exercício militar, a Operação Formosa, ao longo dos próximos dias.
As Forças Armadas compraram 17 unidades no final dos anos 1990, e elas chegaram ao país a partir de 2001.
“Trata-se de um veículo que já está obsoleto, e a Marinha quer substituir essa frota”, aponta Bastos.
“Já andei nesses blindados e, na hora em que vi aquela fumaça, imaginei que o comandante deveria estar se borrando, com medo de que o veículo parasse na frente do presidente. Aquela fumaça preta significa que o motor está desgastado, a ponto de estourar e deixar o comandante na mão”, completa.
Os blindados de transporte
Durante a passagem das tropas pela Praça dos Três Poderes, também foi possível notar a presença de veículos sem um canhão no topo: esses são os VBTP, responsáveis por transportar soldados e oficiais de uma forma relativamente segura de um ponto até outro.
E há vários modelos com tamanhos e formatos diferentes na frota dos Fuzileiros Navais brasileiros.
O M113, por exemplo, é usado desde a época da Guerra do Vietnã, que durou entre 1959 e 1975. Uma de suas características visíveis é a presença da lagarta, aquela esteira que substitui as rodas convencionais e permite a locomoção por terrenos acidentados.
Os especialistas destacam que os blindados usados no Brasil não são os mesmos da década de 1960 e passaram por uma série de melhoramentos e atualizações. Mesmo assim, eles continuam ultrapassados diante das várias opções disponíveis em outras partes do mundo.
Outro blindado que deu as caras em Brasília foi o AAV-7A1, também conhecido como Clanf (ou Carro sobre Lagarta Anfíbio), de origem americana.
Ele também tem as esteiras, mas é bem maior e pode até se locomover na água — daí o “anfíbio” no nome.
“Sua função durante uma batalha é desembarcar primeiro e garantir a defesa de uma certa localização para outras tropas virem em seguida”, explica Costa.
Os lançadores de foguetes
Por fim, um terceiro componente do arsenal da Marinha brasileira exibido para Bolsonaro foi o Astros II, um sistema de lançadores de foguetes produzido pela empresa brasileira Avibras.
“Essa é a nata da tecnologia militar brasileira, o que temos de mais avançado junto com o veículo blindado Guarani [que não integra os treinamentos de Formosa]”, avalia Costa.
“Hoje, nossos foguetes têm entre 30 e 80 km de alcance, mas está em processo de construção um equipamento com 300 km de alcance, que permitirá defender toda a nossa região costeira”, informa o especialista.
Além desses veículos mais “poderosos”, o desfile contou com caminhões convencionais, que fazem apenas o transporte das tropas, mas não contam com nenhum tipo de blindagem.
Frota ultrapassada?
Para os especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, o fato de muitos veículos serem antigos e terem décadas de uso é algo que está dentro das possibilidades brasileiras.
“É evidente que nossa tecnologia está ultrapassada em relação ao que temos de mais avançado em outras partes do mundo, mas ela é condizente com o potencial bélico dos outros países da América Latina”, diz Oliveira.
“Talvez o Chile e a Venezuela se sobressaiam um pouco, já que possuem equipamentos de origem russa”, discorda Silva.
A falta de verbas parece ser um grande entrave para modernizar esses transportes blindados militares.
“Há muito tempo a Marinha quer substituir esses veículos, mas isso depende de dinheiro e o país atravessa uma situação complicada financeiramente”, conta Bastos.
Costa concorda e aponta que o desfile talvez tenha servido para o Corpo de Fuzileiros mostrar que precisa trocar urgentemente seus equipamentos.
“O comandante da Marinha usou essa operação para mostrar ao presidente e à cúpula militar o estado decadente em que se encontram seus veículos”, acredita o especialista.
“Os Kürassier, por exemplo, são fundamentais, mas provavelmente devem estar com uma disponibilidade baixíssima. Com certeza eles colocaram os melhores ali para desfilar.”
“Se os melhores estão assim, imagina os outros… A maior parte deve estar inutilizada ou num estado que não é apresentável”, completa.
Leia a matéria completa acessando o site da BBC Brasil, clicando aqui.
Tem como criticar a reportagem? não tem.
Passaram vergonha a toa.
Eu sempre tento olhar pelo lado bom, principalmente em situações difíceis, agora creio que a maioria da população sabe que nossas FA, despõem em sua maioria de meios antigos, e que é necessário uma reorganização nas forças, uma melhor gestão, para que elas se equipem com equipamentos mais atuais.
Só que as vezes tem o lado ruim, e o lado pior. Esse aí é um exemplo…
Essa frase é digno de um poeta
Temos um indivíduo psicopata. Que incapaz de ser um honrado e patriota militar. Cuja ficha ficha constava ser incapaz de pensamento lógico, e ser extremamente ambicioso.
Num momento infeliz da nossa história, ganhou uma eleição por exclusão e se tornou presidente. E hoje este pateta bisonho quer enterrar a democracia por não ser afeito cumprir regras e regulamentos. E muito pior, cria todas as oportunidades para ridicularizar nosso país e suas forças armadas.
Esse
pateta bisonho
e o unico que subiu o planalto desde 88 que procura de fato fazer algo de acordo com os anseios da população e nao apenas de uma casta do estamento. Olha o nível do comentários dos caras, so sabem ofender e ficar jogando adjetivos depreciativos
Canarinho.
Vou depreciar mais ainda.
Há pelo menos seis eleições que eu não voto, simplesmente para não ser cumplice destes bichos bisonhos, narcisistas e desprepados para o cargo. Um país do tamanho do Brasil com uma forte economia, os nossos recursos naturais, Uma nação com duzentos e vinte milhões de pessoas. Não merece isto.Este despreparado não perde oportunidade de humilhar generais. Simplesmente porque não teve a capacidade de ser um deles. Entrou na política e sempre pertenceu ao baixo clero. Os atuais comandantes das tres forças deveriam ter a dignidade do General Mark Milley e o comandante dos Fuzileiros Americanos que souberam dizer ao Trump que são funcionários de estado. E não pertecem aos doidos de plantão.
Você não vota, mas não faz diferença porque alguém entra. Vivi o bastante para ver a diferença de quem quer o bem do Brasil e de quem só quer roubar. O problema são vocês mesmos brasileiros com essa cultura fraca sem propósito. Que aplaude o Faustão de domingo e as novelas e os jornais da Globo e não se dedica a estudar mais quem são esses políticos, seus pensamentos e o que fazem em benefício da população. Estuda mais e se ontere do que esse presidente está fazendo de fato e não de ouvir falar. Aliás, conclusão do de ouvir falar é da cultura desse país. Mentes com deficiência de raciocínio lógico. Leia nas entrelinhas, se esse presidente está sendo perseguido pelos políticos corruptos e ministros do jud. que sempre fizeram caca, é porque ele é o certo! Não percebe isso?
Quem cara pálida ?
Eu conheço este país todo e já estudei nossa história.
Infelizmente aqui não se produz estadistas. Simplesmente o nosso sistema politico é inadequado. As classes politica e judiciária são detentoras dos maiores privilégios do planeta terra. O Bolsonaro latiu muito e não mordeu. É um fraco e despreparado sim. Não uniu o país. Se juntou com picaretas e é pai de filhos boçais e desonestos. Basta ver o trato que ele deu a esta pandemia e outros assuntos de governo. E tem mais. Se a maioria gosta dos programas televisivos aos quais o senhor se refere. Não é o meu caso. Pode ser que haja um retrocesso decorrente das eleições próximas.
‘Os anseios da população’, no momento, é que ele vaze.
É o seu e de sua trupe,pois a população está vendo toda a maquinação contra ele .
Sonha agente cubano.
Não antes de 2026 !
Desde 88 e tem 2 projetos kkk o gado não pode ver uma vergonha que ja quer passar ..
A ficha dele não estava errada em dizer que é ambicioso e incapaz de pensamento lógico…embora tenha armado uma bela arapuca para os militares que se aproximaram dele, fez a todos de buchas de canhão.
Ninguém armou nada, os militares é que fizeram questão de atravessar a rua pra cair na arapuca.
Concordo. Pagarão caro por isso.
Esse cara jamais trabalharia na iniciativa privada. Os generais não precisavam cair nessa.
O povo vê a situação das forças armadas todos os anos no 7 de setembro e ninguém liga. Quem sente fome quer saber de comida no prato e não tanque de guerra.
Ahhh, tá. O resto é primeiro mundo. Só pessoas inteligentes e bem formadas, sqn. Pensamento, no mínimo, infeliz e xenofófico.
Pena que não tiram a bola de ferro e não nós deixam livres…
Escroto
Ui, que grande patriota.
Tinha vergonha, de um comentário tão baixo.
A Amazônia está a ser cobiçada pelos malvados Europeus, mas depois descartam uma região inteira.
Pessoas que falam, porque não conseguem só ouvir.
Eu nunca disse ser um “grande patriota” Rui Mendes, talvez você até seja, sabe… Desses que só faltam ejacular na cueca ao ouvir o hino nacional ou ver a bandeira tremular…
Deixo essa denominação aos muitos que aparecem aqui alardeando seu amor a nação, a família e a deus…
Onde se ensina patriotismo nas escolas, se formam fascistas quando adultos.
Uma imagem diz mais que mil palavras.
Bicho, eu moro no Rio de Janeiro e nunca me atreveria a criticar o Nordeste pelo seu voto, olha o nível de governadores e prefeitos que meu estado e minha cidade elege desde sempre, Cabral, Cesar Maia, Pezão, Crivella, Witzel, etc. Olha o nível de deputados que elegemos, a começar pelo bolsonero que ficou 28 anos no congresso as custas de rachadinha, seus filhos aprenderam tão bem o esquemão e por aí vai.
Dobre a língua pra falar do nordeste e seu voto.
O que atrapalha o Brasil são os politicos corruptos e patetas que temos e não o povo. O povo nordestino não tem culpa de mazala alguma neste país. Os politicos sim. Só a Bahia ganhou mais medalhas de ouro que muitos países tidos como ricos e desenvolvidos
as custas de rachadinhas
, imagino que vc deva ter provas muitos contundentes e irrefutaveis da sua acusacao. Olha eu esperava aqui nesse forum pessoas com um pouco mais de responsabilidade antes de ficar repetindo frases prontas. Mas aqui, nao deixe o tempo passar, pegue as suas provas e leve ate o ministério publico para tomar as devidas atitudes, tem muita gnt caluniando e difamando o PR toda hora doido para encontrar algo concreto que o possa incriminar. Nao decepcione essa turma
Mais provas?! Sério mesmo? Achei que as provas eram tão fartas quantos os vários depósitos de 2 mil Reais no caixa eletrônico da ALERJ. Já são tantas provas que ele fica a todo tempo tentando barrar as investigações.
Da até pena de ver gente como você defendendo o esquema de graça.
E o Andre Ciciliano do ParTido que desviou 49 milhões pode né?
Provas é oque não falta, porem é só começar andar que o responsável do caso é trocado ..
Aguardando as provas !!
Ainda aguardando as provas de corrupção do poder executivo……..só blablabla…..e narrativas….Mensalão, petrolão, fundos de pensão……etcetcetec
Prezado Canarinho.
O MP e a Justiça do RJ estão providenciando tudo dentro do estrito processo legal.
O Sr Filho nº1 terá toda a oportunidade de se defender.
Apesar de eu achar a situação dele bem delicada.
Qual o seu problema com rachadinhas? Eu por exemplo adoro!
A ALERJ toda por sinal…..veja quem são os campeões…..petezada tá firma à décadas rachando
O Paulo editou o comentário dele ou vocês tão viajando que pelo fato de ele ter falado da fome ele disse dos nordestinos e, ainda, que está criticando a urgência que pretere o investimento em material militar?
A questao nao eh o voto do povo, isso nao muda nada e serao sempre os mesmos eleitos. A questao eh a quantidade deles e quanto eles consomem.
A imagem nao esta culpando o povo pelo seu voto. As opcoes de voto sao sempre as mesmas. A imagem critica que o Nordeste eh subdivido em 11 estados e para cada um, existem a mesma quantidade de politicos e cargos de indicacao (ou mais) que os outros estados do Brasil. E mais, no Congresso e Senado existem muito mais politicos do Nordeste, uma area onde a inegualidade eh historica, o que permite que em pleito, estes defendam apenas o que eh de seu interesse: Nao mudar nada e continuar no poder.
O pais como um todo perde com isso.
Sendo que em media, cada parlamentar custa US$7.4 milhoes por ano. So perde para os EUA como politicos mais caros do mundo!
Onde você estava enquanto o PT e o PSDB saqueavam os cofres da nação ?
No tempo do PT Eu estava ocupado viajando de avião, comendo picanha a semana toda, enchendo o tanque do meu carro e da minha moto, vendo a felicidade estampada no rosto do povo, pleno emprego, até mesmo as forças armadas com materiais melhores, valorizados, sem estarem envolvidos em esquemas de corrupção com vacinas, etc. Afinal quem se junta com os porcos, vai comer a lavagem deles até se lambuzar. Hoje os oficiais generais só são lembrados quando aparecem nas denúncias de corrupção. Triste fim de Policarpo Quaresma!
Parabéns pelo seu rico comentário
Como voce é b@b@c@
Caro Cançado. Seu comentário é preconceituoso.
Preconceituoso!!!!
Não vi nada relacionado ao Nordeste no comentário, mas talvez o mesmo tenha sido editado.
Apenas para esclarecer pessoas que ficam presas a dogmas e ideologias criadas pela mídia ou própria sociedade, em um futuro a médio prazo o Brasil se torne dependente energeticamente de toda aquela região.
Estou participando de um levantamento de custos e planejamento referente a um grande projeto que visa a implantação de inúmeros parques de geração enérgica oriunda de tecnologias Solar e Eólica. Este projeto, que é totalmente privado, envolve grandes empresas multinacionais mas também, as maiores empresas nacionais das áreas. Além dos parques geradores de energia, será feito todo um trabalho de sustentabilidade do negócio, com alta capacitação de um grande número de pessoas e construção de polos de produção (já seguindo os padrões Indústria 4.0). Dentro deste projeto, já estão sendo feitas análises para mudanças de arquitetura na própria tecnologia, voltada para ser mais eficiente de acordo com a região.
Outras pessoas envolvidas no projeto apontam que, devido a atual demonstração de fragilidade do modelo hídrico (sem contar seu impacto natural), ocorrerão migrações para outras tecnologias menos vulneráveis. E amigo, não existe melhor região (no Brasil) que o nordeste para implementação das duas arquiteturas mencionadas. Seja na terra daquela região, seja no mar. Estas mesmas pessoas apontam que, em 40 anos, tem potencial para estar produzindo entre 40% e 60% dos MW gerados diariamente no nosso país.
Fantástico !!!
Irretocável oh grandioso e sapiencial Zeus !!!
A economia a gente vê depois,lembra?
Engraçado o mundo inteiro quase aderiu o lockdown e olha que não tem nem metade dos mortos do Brasil .. já aqui , não salvou nem economia e nem vidas , afinal somos epicentro da covid desde o início , economia a gente vê depois só que você esqueceu de falar dos 2,3 milhões gastos em 20 dias de férias e dos aumentos de salários acima do teto pra ele e pros seus ministros , alem de ter general recebendo 100 mil ..
Suspeito que voce nao entendeu nada do que mostra aquela imagem.
Vou desenhar para voce:
Conte quantos parlamentares, congressistas, politicos e afins e some seus aparentados e cargos de indicacao que existem naquela imagem. Estime o quanto cada um deles custa para a riqueza do Brasil e, em seguida, compare o IDH de cada um desses pequenos estados com o resto do Brasil.
Se a area total do Nordeste fosse divida em estados com areas condizente com a media nacional, ao inves de 9 estados, teriamos 3 ou 4; ou seja quase 3x menos politicos e mamadores, alem de uma taxa mais egualitaria de senadores e congressistas por regiao. Para o nordeste, existem 9 senadores, enquanto que para o Sudeste, existem apenas 4.
Recentemente a França remanejou a divisao politica do pais, agregando mais “departamentos” em “regioes” maiores com o intuito de reduzir o numero de cargos publicos e politicos inuteis. Deveria servir de exemplo para o Brasil, pois eh esse tipo de reforma, do tipo reforma politica, que o pais precisa. Menos politicos e mais eficientes.
É comovente também ver as dificuldades que as filhas solteiras dos militares passam.
As pobrezinhas custaram aos cofres públicos só 11,6 Bilhões de Reais em 2020.
É difícil mesmo a situação das FFAs
Segundo uma pessoa (não lembro se foi o PR) elas vivem uma vida muito sacrificada.
Devemos apelar a quem?
Aos Voluntários da Pátria?
Àqueles que juraram defender o País com a própria vida?
Ou seria ‘Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!’ ?
Que dilema!
Olha…Nunca me imaginei concordando com o Antoniokings…
Nunca é tarde.
Junte-se aos bons!
Existe um kit, provado historicamente que soluciona esses problemas…
Soluciona? lembro de sua ‘estréia’, além de vitimar seu inventor, deixou de herança o ‘Terror’ e depois o Napoleão.
É, meu amigo. Só que quando a coisa descende a esses níveis vistos no Brasil, essa “solução” tende a brotar por si mesma.
No Brasil? Duvido.
kkkkkkk
Creio que esse tema já foi debatido. E acho que a grande maioria concorda que isso sai muito caro. Por mim isso não existia, mas, foi um direito dado, por lei. Infelizmente.
É.
Eu mesmo tenho uma prima cujo pai, casado com a irmã do meu pai, ao morrer como coronel reformado do EB, a deixou com os tais benefícios de filha solteira. Ele morreu em meados dos anos 90. Até hoje ela recebe, mora lá na zona sul do Rio, cheia de mordomias. Viaja aqui para Beverly Hills para fazer compras mínimo uma vez por ano, e hoje mesmo está passando férias lá em Monaco. Só para ter uma idéia, eu que moro aqui desde 1989, nem cafezinho tomo em Beverly Hills, porque para mim, sai muito caro.
Ela já teve tantos “namorados”, que hoje tem até dois netos. Mas claro, “casada” nunca foi.
Trabalhar? Também não…
Por mim cortava essa mamata dessa corja toda e colocava tudo em valores próximos ao dos trabalhadores comuns com teto máximo de uns 10.000 e essa turma que não casa(só mora junto ou casa na igreja apenas) e aplica dindin cortaria o benefício de uma vez.
Poxa.
Será que vc descobriu um dos motivos do apoio dos militares a esse néscio, bem perto da Reforma da Previdência?
‘Governo promete militares fora da reforma da Previdência’
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/21/politica/1550705847_336027.html#:~:text=Governo%20promete%20militares%20na%20reforma%20da%20Previd%C3%AAncia%20para%20mitigar%20resist%C3%AAncia
Desculpa.
O título está errado.
Seria “Governo promete militares na reforma da Previdência para mitigar resistência’.
Mas, foi nos termos ‘camaradas’ que todos conhecemos.
Fica a correção.
Porquê o mito não resolve isso ?
Afrontar fidalgo caramurú não é facil.
Se o número for este, a cada década damos 2 porta aviões da classe Nimitz (US$ 10 bi cada, ou R$ 50 bi cada) para as mocinhas…
Olá Jacinto,
É exatamente esse tipo de conta que deve ser feita quando olhamos pra esse número absurdo de filhas de militares mamando nas tetas do estado.
As filhas solteiras dos outros servidores públicos civis também recebem pensão e o gasto é ainda maior que dos militares. Ficam falando como se isso fosse culpa dos militares mas foi coisa de políticos.
Olá SmokingSnake,
Sim, existem muitas outras filhas desse Brasil a fora recebendo pensão: filhas de ex-servidor público, ex-governador, ex-juíz.
Mas dois errados não fazem um certo.
Como esse é um fórum militar, e a questão da “falta de recursos” e o sucateamento dos meios sempre vem a tona, é sempre importante questionar onde o dinheiro do orçamento das forças armadas está sendo aplicado.
Em tempo: o Brasil é o país das mamatas.
o problema é que se gasta muito pagando pensão pra gente que aposentou com 40 anos e com filha de gente que era engraxate no quartel do que se gasta com a manutenção do próprio arsenal e com os militares da ativa
Devemos lembrar que os atuais membros do Poder Judiciário estão sujeitos às regras gerais da Previdência Social.
Coisa que os militares se recusam veementemente a aceitar.
E elas não namoram, não casam! São virgens puras! Para não perder as regalias elas só “amigam” e muitas tem filhos.
Não acho que ser feito de piada e exposto a uma situação que beira o ridículo vai fazer bem frente a opinião publica.
Pelo contrario pode causar um mau estar e questionamentos de pq tendo um dos maiores orçamentos do governo a defesa tem equipamentos em tal estado?.
Prezado, foi exatamente o que eu quis dizer, “que é necessário uma reorganização nas forças, uma melhor gestão”
Sim nesse ponto eu concordo plenamente, sempre fui favorável a um choque de gestão e uma profunda reformulação da nossa defesa e das nossa forças
Que parecem ter parado no tempo, uma mentalidade dos anos 60/70 vigora lá e parece institucionalizada, uma mentalidade totalmente ultrapassada que não se adequa aos tempo atuais, que só consegue apresentar como única solução para os seus problemas aquele mantra repetido a exaustão de “2% do Pib”….
Ainda estão lutando contra o comunismo, vai esperar o quê??
hahah é tem toda razão…
Realmente ainda estão lutando e preocupados comunistas, inimigo interno e outros supostos “perigos” que estão tentando destruir o Brasil desde a época do Estado Novo do Vargas…
As vezes me pergunto se o material histórico que esse pessoal tem acesso não foi atualizado desde o final dos anos 60…
Nunca lutaram contra nada que nao ameaçasse as mordomias oficiais. Vergonhoso.
Bingo!!
Seria interessante o povo brasileiro saber quanto esta pangando para ter estes equipamentos sucateados. Dinheiro tem, mas a estratégia de defesa é gastar tudo com pessoal.
Caro Palpiteiro, o povo brasileiro deveria saber o quanto se gasta em todos os ministérios, e como está sendo gasto, não apenas no da defesa.
Bom, de certa forma tem: basta abrir a LOA. Tem o portal da transparência tb. E tem pra todo o Gov.
Mas requer vontade de abrir e fuçar lá. Tá tudo lá.
não se paga caro pra esses equipamentos não, o problema é que as forças armadas gastam mais com pessoal e manutenção de quartel do que com os armamentos em si, se os caras pegassem essa molecadinha do alistamento obrigatório e colocasse eles pra aprender la dentro a dar manutenção nas coisas em vez de colocar os caras pra capinar e pintar meio fio não tava essa merda que ta esses blindados
Penso de igual forma sobre o ocorrido ,por um lado o escárnio de quem só sabe lacrar e nem tenta conhecer sobre o assunto defesa e por outro um bom motivo e justificativa para investimento em equipamentos modernos para as forças armadas.
Mídia lacradora… fazer o que . Quando vão cair na real que estão no Sec 21? Enquanto isso ? caminhando e cantando e seguindo a canção ? ou meus heróis morreram de overdose ?
O Presidente da República expos a Marinha a esse desfile patético. Pior, para fazer algo absolutamente dispensável: entregar um convite. Aliás, o Presidente da República e seu atual Ministro da Defesa parecem que não se cansam em expor nossas Forças Armadas a situações delicadas, no jargão popular: “saias justas”.
Caro PACRF. Considerando que as forças armadas são sistematicamente submetidas a constrangimentos, podemos começar a pensar que isso tudo é intencional. Resta saber por que?
Creio que esses sucessivos constrangimentos impostos às FAs são uma ação orquestrada do Presidente da República para se vingar delas, mais especificamente do Exército, por sua expulsão quando ainda era tenente por fatos amplamente conhecidos. Posteriormente à sua expulsão, como é do conhecimento de todos, o STM acatou recurso determinando sua transferência para reserva remunerada na patente de capitão.
pior que é coisa que se resolve dando manutenção em vez de ficar pintando meio fio e capinando quartel o dia todo, a russia mantem t-34 operacional e is-2 até hj em estado operacional, os EUA mantem sherman em estado operacional, o brasil não consegue manter o motor de armas dos anos 70 funcionando? pra mim é falta de zelo
Bem, o importante é que passamos o recado e mostramos a pólvora aos que querem tomar a amazonia. Aqui tem pólvora para os canhões de bronze e podemos transformar a Amazônia em carvão para nossos blindados darem muitas voltas ao mundo. Abram os olhos americanos, chineses e russos. Vocês tem armas nucleares, mas podemos bloquear o sol e criar uma nova era do gelo com a fumaça de nossos blindados.
O desfile foi apenas simbólico e conforme a arte da guerra, ninguém mostra suas forças ao inimigo.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se você não falasse isso ninguém saberia, que grande gênio. Sério que você escreveu isso mesmo? Edita que ainda dá tempo de esconder a vergonha.
Edit: Em tempo, realmente não deveríamos mostrar nossos blindados de última geração nem nossos S400 e F22s. Vamos esconder nosso poderio interestelar dos inimigos.
Estamos cheios de “cascavéios”, e agora decidiram que irão modernizá-los…
Kkkkk, faz isso não.
Caro Francisco. Creio que foi um desastre para a imagem das forças armadas.
Isso é verdade, o inimigo não pode ver nos F-15, S-400, F-22 e os Leopard 2A7 e nem as bombas atômicas.
Estão dizendo que o mecânico dos tanques é o Ricardo Salles.
kkkkkkkkkkkkkk
Melhor ler isso do que ser cego.
É sério, isso?
E pensar que tem gente que realmente acredita nisso. Eu morro e não vejo tudo.
Imagine se mostrasse…
Que forças? Que inimigos?
Caro MFB. O “desfile” era para o público interno principalmente a militância digital de apoio ao governo. Tenho a impressão que para este público ficou um gosto amargo de frustração.
Com certeza. Eu, toda vez que vejo esse sujeitinho que se diz presidente humilhar as FAs, fico extremamente chateado. Mas a hierarquia as impede de tomar alguma atitude. Uma coisa que aprendi sobre poder, sobre cargos públicos, é que existe um pós. Hoje você é o mandatário, o diretor, o superintendente, amanhã você não é. O PR não leva isso em consideração e sofrerá as consequências no futuro.
Não vi nenhum mandatário sofrer consequência nenhuma em meus 56 anos. Ele pode ganhar menos do queria, mas sua vida e dos demais políticos está tranquila. Vide o próprio Lula que está muito bem. As razões são muitas mas a impunidade é fato.
porem vc não leva em consideração q tbm tem muitos oficiais leais ao governo…sublevações vão ocorrer e haverá guerra civil…q venças os mais fortes
Eu nem considero uma guerra civil e muito menos apoio uma derrubada do “gênio” que nos governa. É impedimento ou derrota nas eleições o caminho. Depois disso ele vira um gatinho assustado e solitário. Anotem aí. Vai se arrepender amargamente de ter passado um período na presidência. O país seguirá, as FAs seguirão, e só restará a ele a a lei e alguns aliados na república de rio das pedras.
Sério que aguem acredita na possibilidade de guerra civil?
Nem em 64 quando o III exercito ficou ao lado do Brizola houve condições (e olha que os ânimos e condições no período eram muito mais muito mais acirrados).
Felizmente não existe um quadro de deterioração do estado que leva a um ato trágico como guerra civil, sim há uma polarização de setores e desavenças mas não existem condições de desgaste que levem a uma ruptura do estado.
No fim só resta torcer para que a sociedade em geral tanto civil quanto militar perceba que a polarização só traz danos a imagem do estado brasileiro como um todo (como pontuou o The Guardian nomeando de “banana republic”).
Olhe, em Banania pode não rolar uma guerra civil (duradoura) mas isso não quer dizer que o Pequi Roído não tentará o golpe.
.
No fim o PR ganhou hoje. Na sujeira que colocou na MB, que se rebaixou a ele, e no número de deputados que votou pelo papel fraudável.
.
Esse número de deputados que votou com o PR é suficiente para não haver impedimento.
.
Não acho que encontrarão algo via STE para impugnar a chapa de 2018, esse tempo passou.
.
Resta observarmos bem os presidenciáveis e fugirmos dos loucos e procurarmos quem tenha projeto de estado e não de poder. Fazermos uma política de proposta e não de ego.
Papel fraudavel…. me conte mais sobre isso. Como um comprovante que o proprio eleitor verifica na hora, impresso, pode ser fraudavel? Vai ver a auditoria feitas as portas fechadas, naquela ocasiao com o Toffoli era menos fraudavel. Cada um…
O Pequi Roído, ungido bezerro de ouro por uma turma “religiosa”, não é amigo da Verdade.
.
Nossa urna deve ser questionada, isso faz parte da democracia. Ela é auditável hoje. No fim de cada sessão, os votos computados são impressos. A quantidade de presentes na sessão pode ser observado nesta impressão da urna e no número de eleitores que assinaram sua presença. Todas as urnas quando no TSE indicam a quantidade de votos e quais votos. Estes dois momentos são auditáveis, entre si. Há delegados dos partidos que fazem este cara crachá. Antes disso algumas urnas são escolhidas aleatoriamente para teste. Qualquer ruído as urnas podem ser mudadas, ou em caso de discrepância objetiva, descartadas.
.
A redundância da impressão, e consequentemente, de cédulas físicas para comparação adiciona um elo FRÁGIL ao processo eletivo. É muito mais fácil fraudar o impresso.
.
O que interessa ao PR é tornar nossa democracia mais frágil. Este é o ponto.
.
É um cortina de fumaça WinWin. Estamos nós aqui discutindo groselha enquanto que as ESCOLHAS do presidente durante a pandemia legaram meio milhão de Brasileiros mortos. Aqui reside a centralidade do BR hoje. Como de fato o executivo nacional “trabalha” em prol da população.
.
“Há, mais é difícil, o sistema pipi, popopo..”
.
É simples, observe COMO o PR agiu quando seu filho foi pescado por sonegação financeira. Mudou Cabeça da PF, tirou da justiça a COAF, mexeu no MPF… Ele age, quando de seu próprio interesse.
.
Pela vida da população, é de conhecimento geral e irrestrito, ele apostou na disseminação da “gripezinha”.
.
MEIO MILHÃO de brasileiros morreram na pandemia.
.
É alucinógeno como a narrativa dos BolsOlavistas permanece sendo aceita.
.
Banania não tá fácil.
Kkkkk boa.
Não sei do que estão reclamando!
Pessoalmente, eu achei que a MB pegou MUITO leve com esse desfile, tanto com a mídia quanto com a opinião pública.
Nenhum desfile da MB estará completo sem um sobrevôo dos fantásticos S2 Turbo Traders, que devem chegar em breve!
Ouvi dizer, inclusive, que estarão presentes no desfile do próximo ano, quando farão um sobrevôo, em formação, com o líder puxando uma faixa com os dizeres “Vanguarda Tecnológica da MB”.
Aí sim vocês verão o espanto e o terror na praça dos 3 poderes…
Quase enfartei de tanto rir…..kkkkkkkkkkkk
Mudou??
Já não é a França e os Europeus, que querem a Amazônia.
Nunca pensei que iria ver alguma das forças passando tanta vergonha, mds.
Talvez isso jogue uma real, e melhorem os meios do CFN, lembrem que no Proadsumos eles mostrava até M1A1.
Mostravam*
Segundo a Global Firepower em 2021 o Brasil é a 9° Potência Militar Mundial.
O desfile foi apenas simbólico e conforme a arte da guerra, ninguém mostra suas forças ao inimigo.
Como se o inimigo não soubesse cada equipamento que temos…
Vergonha, só isso que temos no inventário…
Em gasto e , usd 25 bi média ano, agora os equipamentos, tem pouco e obsoleto. Cadê o apoio governo que se diz patriota? 20 anos sofrendo com governos medíocres , incapazes e e de natureza ética desprezível.
Faltou você dizer quantos % é com folha de pagamento. O que mudou na estratégia de defesa baseada em pessoal?
Pra fazer o que você quer e muitos outros palpiteiros desse fórum, é preciso mexer nas leis. E quem mexe nisso é o Congresso.
Se nem uma política nacional de defesa decente eles conseguem, quanto mais propor uma reorganização eficiente.
Leiam sobre Goldwater-Nichols Act nos EUA.
A lei aprovada foi enviada pelo governo. O MD pode encaminhar um pedido de redução de efetivo que eles aprovam.
Continue repetindo essa besteira ( pra não usar outro termo ), até que você mesmo comece a acreditar nela…
Você não leu “a arte da guerra” pra estar falando isso….uma das premissas centrais da estratégia do Sun Tzu é se mostrar forte, o máximo possível, dissuazão. É justamente por isso que todo mundo faz parada militar, e só mostra o seu melhor em pessoal e equipamentos, ainda que seja um tanque ou míssil que seja só um protótipo, ou se só tiver uns três produzidos é esses que você deve mostrar.
Talvez ele esteja falando do canal do YouTube com mesmo nome.
Essas listas são bastante enganosas, tem a tendência de usar apenas números totais de pessoal, veículos, embarcações e aeronaves.
Não leva em conta a qualidade, capacidade, idade ou disponibilidade dos equipamentos.
O que causa absurdos como Itália, Austrália, Espanha e até Israel (inconcebível estar listado na 20º posição, sendo uma das forças mais bem equipadas, com uma enorme indústria de defesa e um arsenal nuclear a disposição) como potencias menores que Brasil no âmbito militar.
Papel e sites de internet aceitam tudo.
O Brasil tem um dos maiores efetivos em pessoal do mundo (cerca de 300 mil/350 mil militares) mas todo o resto é subdimensionado e obsoleto.
Nações com efetivos menores, como Itália, Espanha e Austrália, tem mais poderio militar que Bananil.
Uau mais poderoso do que Itália, Coreia do Sul, Turquia e Egito, mas isso no universo 17 ou 22 ?.
Caro Tutu. O resultado final para a imagem das forças armadas (atingiu todo mundo) talvez mostre que a ideia foi improvisada e decidida sem consultar os políticos mais experientes.
Isso tudo é irrelevante para os nossos Almirantes. A preocupação deles no momento é o desenvolvimento do submarino nuclear, como que isto, por si só, vá colocar a nossa pobre marinha, como um todo, em outro patamar.
Um submarino, sem data, to ouvindo isto desde 1980. Sem suporte nenhum de marinha superfície. Inacreditável seu comentário ( sem falar que já vai nascer com capacidade técnica muito inferior a atual)
Bom dia Salim, ” Inacreditável seu comentário” Em nenhum momento eu apoiei esta política e deixei isto claro neste trecho do meu comentário: como que isto, por si só, vá colocar a nossa pobre marinha, como um todo, em outro patamar.
Estão preocupados em construir uma sede para o comando da força em Brasília também. Esta faltando espaço.
Se o SK-105 apresentado ao presidente estava daquela forma , quero nem imaginar o resto, mas infelizmente estamos passando por um momento difícil por causa da pandemia e os gatos das nossas FA’s são coisas que impossibilita muita coisa, e a situação das FA’s podem piorar mais ainda se estão nessa situação com um presidente que se diz apoiador das forças armadas, imagina o que vai acontecer se algum grupo político que não vê com bons olhos essa proximidade das forças armadas com a atual política ganha as eleições e consegue a maioria no congresso, vão cortar cada centavo de verba só de vingança.
Se isso acontecer boa parte da culpa vai ser dessa geração de generais que ai estão que colocaram os militares no centro da política eles estão garantidos com seus altos salários quem vai sofre são as Forças Armadas como instituições.
Salário dupelo esta cegando nossas forças.
Na Venezuela começou assim também.
Mais humilhação que o atual presidente está causando é impossível. Vamos separar as coisas. O que acredito e espero que seja feita é uma mudança constitucional para expurgar completamente os militares da vida pública. Espero mais verba para equipamentos sim, mas que os militares seja colocados em seu devido lugar tambem, que é longe da política. Os homens de honra das FAs estão extremamente envergonhados e contrariados. A turma da mamata é que etsa gostando desse governo.
Sejam
Concordo em certa medida com você MFB. Até para preservar as Forças Armadas como instituições de estado. Os militares podem sim ocupar cargo público ou político, desde que já estejam fora da vida militar ou na reserva. Fosse o Brasil um país mais forte institucionalmente, isso não seria debatido. E veja bem, as Forças Armadas como instituições do estado são o elo da guarda e da ordem do país. Qualquer louco que queira um regime extremo precisa de um braço militar para se manter no poder. Não é atoa que ditadores pelo mundo afora tem militares subordinados a eles. Vejo muitos falarem de regime extremo socialista ou comunista. Primeiro isso jamais vai ocorrer justamente porque nas próprias Forças Armadas, esse tipo de ideologia é totalmente refutado. Segundo não haverá nenhum outro tipo de regime extremo, porque não haverá apoio nem da elite que domina o país a anos ou dos próprios militares, eles sabem que tem muito mais a perder com isso. Terceiro não irá acontecer nada disso, porque os tempos atuais são outros, há outras conjunturas. Salvaguardado se houver alguma coisa fora da ordem comum.
Ou seja, uma gorda fatia do oficialato.
Acredito que ja passou da hora de enxergarmos o amadorismo barato, o corporativismo cego, a mentalidade bananosa e a incapacidade intelectual/técnica/estratégica que representa o grosso das forças armadas, notadamente no comando. Claro, há excessoes, mas esses deveriam era ser a regra.
A esta altura quase todos aqui concordam que o orçamento das forças armadas é suficiente para sermos muito melhor equipados, mas estes recursos sao drenados para pensões imorais das filhas solteiras, criação de marechais e promoções pra aposentar. O salário, de fato , deveria ser mais elevado, por outro lado deveriam cortar os penduricalhos e mamadas tanto dos militares quanto dos civis. De positivo neste processo todo é a discussão sobre o papel das forças armadas, que devem estar afastadas da política e servir e respeitar o seu povo (e não ameaçar ou querer tutelar a democracia). Acabou -se a ilusão de que os militares possuem superioridade moral em relação aos civis. Há que serem melhor educados e treinados, equipados e remunerados, mas cortar as mordomias e os arroubos ditatoriais. Quanto mais cedo as FFAA fizerem a auto crítica em relação ao desastre e desgaste que tem sido a participação nesse desgoverno, mais rapidamente recuperarão a imagem, o rumo e a postura.
Caro Ramon. Ao lindo dos últimos 49 anos,, os maiores investimentos nas forças armadas ocorreram nos governos de esquerda. Talvez as forças armadas tenham cometido um dos maiores erros políticos conhecidos, a ingratidão.
Isso que eu sempre penso, o que adiantou romper os bons laços garantidos com os antigos governos, que foram os que mais investiram nas forças depois das redemocratização, por uma aventura tola e claramente infrutífera? A democracia é como uma roda, hoje eles estão por cima amanhã em baixo, e se um governo de esquerda for eleito em 2022? Vão ter quer construir de novo toda uma relação isso ao custo de que? Claramente as ações de hoje prejudicam muito as forças, e é por isso que eu defendo militar longe, muito mesmo, da politica.
Caro Caique. Eu faço uma avaliação parecida com a sua. É um fato que o atual governo está amplamente militarizado. Talvez uma geração de militares acreditassem que bastaria competência técnica para administrar o Estado, sem se dar conta da complexidade da sociedade brasileira. A administração pública em um ambiente democrático é feita por meio da política. Ao final do atual ciclo político, as organizações militares (PM e forças armadas) precisarão de uma ampla reforma. Creio que a polícia precisa ser desmilitarizada e as forças armadas serão reduzidas, qualquer que seja a orientação política do próximo governo civil. Seja de direita (liberal) ou de esquerda (trabalhista ou socialista), o próximo governo civil que for eleito terá que restringir a ação política dos setores militares. Alguns setores militares se mostraram uma ameaça á democracia (começando pelo tweet do general). Pode ser nos próximos anos ou na próxima geração, mas estes setores militares que se envolveram na política prejudicaram o futuro das forças armadas.
Militar não entende nada de política, acha que tudo se resolve na hierarquia e na ordem-unida. A sociedade é complexa e multifacetada, incluindo, vejam vocês!, até mesmo os milicos.
Tem que refundar essa OMs todas, contratem uma consultoria israelense, acabem com esse oficialato aristocrático e elitista, democratizem as forças, acabem com as babaquices como caol e fivela e corturno brilhantes!
Não vejo dessa forma Ramon. Os programas atuais vão continuar, com os contratos. Pode haver atrasos por falta de verba, o que já vem ocorrendo infelizmente. E as forças dispõe de o “mínimo de atenção”, se assim podemos dizer. Se sentar qualquer um da direita ou da esquerda na cadeira do Planalto o problema não será isso. O problema será sempre o devaneio político corrupto, e endêmico que assola o país há anos.
Lembrando: os politicos sao a representacao fiel do povo brasileiro.
Seriam estes equipamentos usados como alvo no exercício?
“A falta de verbas parece ser um grande entrave para modernizar esses transportes blindados militares.
“Há muito tempo a Marinha quer substituir esses veículos, mas isso depende de dinheiro e o país atravessa uma situação complicada financeiramente”, conta Bastos.”
O especialista perdeu uma excelente oportunidade de dizer que o orçamento do Min. da Defesa só perde pro orçamento da Saúde e e Educação,e dizer pra onde vai, exatamente, toda essa grana, ano após ano…
Dizer que as FA’s não tem dinheiro é um tapa na cara do contribuinte BR.
Exato. Gasta-se muito e mal, especialmente na MB. Note-se que a função dos SK no CFN é anti-carro (caça tanque) e, volta e meia, ouve-se falar em estudos para sua substituição por novo meio, com armamento de cano. Dada a situação orçamentária precária, provavelmente será um material usado, que precisará passar por uma extensa e cara atualização. Desconsidera-se que, para a função anti-carro, já existem modernos sistemas portáteis ou quase (inclusive NLOS como o Spike e o kornet), que podem ser adaptados a qualquer veículo. São muito mais eficazes que armamento de cano (que o digam os Leopard II Turcos na Síria). Seriam mais baratos que a aquisição e modernização de um mbt.
As culpas são de nossos políticos de quinta categoria dos últimos 30 anos que nada mais são do que reflexo de nossa sociedade contemporânea, também de quinta categoria — há exceções, claro, mas o grosso é isso aí– e de nossos militares que perpetuam a mamata de Forças Armadas inchadas que só tem orçamento pra pagar pessoal.
Eu entendi errado ou a matéria dá a entender, principalmente para o leigo que lê isso na BBC (e que vai colocar isso no Instagram com alguma crítica) que motor diesel é ultrapassado???
Não.
Que o fato de ser um veículo de 40 anos nas costas, com um motor diesel de 40 anos, é o que faz ele fumar daquele jeito, além de estar desregulado.
Se fosse um veículo novo, com um motor diesel moderno, não faria 20% daquele fumacê todo.
Caro Hélio. Está claro que ele se refere aos motores diesel da década de 70.
“Ah, mas o motor diesel solta fumaça daquele jeito mesmo”
Em um campo de batalha, aquela fumaça aquecida faria a festa nos visores termais de blindados inimigos, helis de ataque, etc.
Brasil dos patriotas, aonde aqueles que julgam ser patriotas esconde a realidade de seu país e posta em suas redes sociais uma foto de um desfile estrangeiro…
Estes são os patriotas que iam mudar o País ?
Nunca imaginei que as forças armadas brasileiras iriam se submeter a passar tamanha vergonha. O vídeo no final, por mais que seja engraçado, é uma humilhação total.
Olá Colegas. De um lado, a PEC foi derrubada pela Câmara e do outro as forças armadas ficaram com a imagem desgastada. Ontem escrevi que acreditava que o “desfile” serviria para movimentar a militância política de apoio ao governo. Considerando o resultado final, talvez a militância também tenha se sentido frustrada. Politicamente, foi um desastre ferroviário.
Bom dia…
A tempos espero a coragem dos militares de porem a cara para fora dos quarteis.
So sssim chegaram perto do povo brasileiro, podendo mostrar o seu valor e suas necessidades.
O que não é visto, não é lembrado.
Isso falamos dentro dos quarteis.
Mas essa cara para fora tinha que ser nessa situação política?
Militares são servidores públicos.
Têm de fazer seu papel que está descritos nas leis.
E só.
Imagine se outras categorias de servidores resolvem interferir nos assuntos da Nação.
Tipo golpe de estado patrocinado por Promotores Públicos insatisfeitos com o rumo da Nação.
Dá um tempo e tentem passar despercebidos, porque a situação do País está tão ruim que pode sobrar para vcs também.
Olá AntonioK. Concordo com você. Em um regime democrático, todos devem seguir a lei. Se uma pessoa passa a atuar fora da lei (juízes, promotores, militares, servidores civis, policiais, carteiros, marceneiros…) se tornam bandidos e devem ser responder por seus crimes. Se uma categoria passa a atuar fora da lei e essa atuação é tolerada pela sociedade, então o país vive um regime de exceção e deixou de ser uma democracia.
E por falar em Promotores, ontem a PF fez uma operação para desbaratar um grupo deles reunidos em um braço da operação chamada de Lava Jato no RJ que estava praticando ‘malfeitos’ (estou sendo legal com eles).
Surpreso?
Olá AntonioK. Lembro que no início da operação “curitibana”, perguntei a muita gente (amigos, familiares, até aqui na trilogia) e ninguém conseguiu responder. Primeiro perguntei quem sabia o nome de um juiz de primeira instância na cidade em que residem. Ninguém sabia (apenas um colega advogado sabia). Então, perguntei se não era estranho todo mundo saber o nome de um juíz de primeira instância de Curitiba? A decisão do STF mostrou que eu tinha razão. Havia algo muito errado com aquele juiz.
Pois é, Camargoer.
Deve ser comum, por exemplo, ver um Juiz que vai julgar a troca de um produto defeituoso das Casas Bahia falar para trocar o advogado porque é fraquinho.
Evidentemente que o ‘lanfranhudo’ seria desmascarado.
E causa espécie ainda não ter sido julgado e condenado pelos crimes que cometeu.
Pelo contrário, passeia livre e leve pelos EUA.
Com que dinheiro?
Não sabemos.
“Se uma categoria passa a atuar fora da lei e essa atuação é tolerada pela sociedade, então o país vive um regime de exceção e deixou de ser uma democracia”
Prezado, você acabou de exemplificar a classe política brasileira, em sua maioria.
É só analisar os últimos 15 anos(pra te poupar tempo) da política brasileira que irá encontrar N casos de atuação fora da lei, corrupção e mesmo assim a sociedade elege/tolera vários deles/a.
Caro Guderian. Acho que importante diferenciar a ação individual criminosa da ação de um grupo que age deliberadamente na implementação de um regime de exceção (que também são criminosos). No caso de ações criminais, o indivíduo (sozinho ou em grupo) age contrário ás leis e dentro do processo legal pode ser processado e condenado. Neste caso, as instituições agem com o rigor da lei sem exceção. O outro é um grupo que no poder passa a atuar de forma inconstitucional mas tolerado pela sociedade e pelas instituições, aplicando a lei de modo arbitrário para proteger os amigos e perseguir os inimigos. Neste caso, as instituições toleram que a lei seja aplicada com exceção, inclusive alterando a legislação para beneficiar ou prejudicar outras pessoas, grupos ou setores sociais.
golpe de estado patrocinado por Promotores Públicos insatisfeitos com o rumo da Nação.
Tipo deltan dallagnol e seus amigos…
E estamos convivendo com o legado que essa ORCRIM (nas palavras de Ministros do próprio STF) deixou e que já foi desbaratada pela própria Justiça.
Bom…os militares realmente botaram a cara pra fora dos quartéis nesse governo.
O problema é que, aparentemente, a sociedade, não tá muito contente com o que eles estão vendo nisso…
Tem sido desastroso, só ver que Eletrobrás tem tido lucro graças aos aumentos constantes da tarifa de energia.
Fruto de nossa memória curta ou abandono das aulas de História.
Pois não é a primeira vez que isso acontece.
Ao final encontraremos o País mais pobre, desigual e com a corrupção correndo solta.
Após a Ditadura, ao contrário do que aconteceu com as FA’s argentinas, as FA’s brasileiras ainda conseguiram manter, no imaginário popular, uma “aura” de competência e seriedade, e ainda eram bem vistas pelo povo, mesmo que esse mesmo povo não entendesse muito bem qual o papel das FA’s em seu país.
As próprias FA’s, nos últimos 3 anos, jogaram essa “aura” no lixo graças, entre outras coisas, a atuação de figuras como Pazuelo na frente do Min. da Saúde.
E agora, esse “desfile” só servir pra que a sociedade visse, talvez pela 1° vez, a verdadeira cara das FA’s.
Uma parcela dos milicos se esqueceram de que (ainda) estamos numa democracia e que esse governo, pro bem ou pro mal, vai ser substituído uma hora. Mas eles escolheram misturar sua imagem com esse governo, ao invés de manterem a imagem de suas instituições.
Os próximos governos, e a sociedade que vai elegê-las, podem não ser tão benéficas com os militares…
E a culpa será, única e exclusivamente, dos próprios militares.
No dia em que puserem oficiais cubanos treinando os novos oficiais na Aman, quando o EB for a guarda pretoriana do Andropov, Fidel ou Ceausescu tupiniquim, então vai ter dinheiro para tanques chineses de última geração e caças super modernos, para oprimir o próprio povo escravizado….
Na boa.
E precisa?
Talvez…
Mas por enquanto, tão servindo de guarda pretoriana pra miliciano defensor de terraplanismo.
Porque tem gente que CRÊ numa saudade de tempos que nunca existiram…
Os governos militares QUEBRARAM o país. Eu nasci e cresci com inflações estratosféricas, dívidas externas na lua, e herdeiro da fundação do Comando Vermelho.
Mas a imagem que fazem é de Itaipu e de uma segurança pública imaginária.
Eu mesmo fui ingênuo em crer que tinham melhorado um pouquinho desde então. Fui colega e vi várias turmas de fardados na FGV. Fizeram intercâmbios… A própria ESG, que já pisei como monitor num convênio com a FGV, mais da metade da turma eram de servidores de outras carreiras… Ou seja, os caras se abriram, puseram a cabeça para fora das academias militares… Mas para muitos parece que a essência ficou. Infelizmente.
Prezado GFC_RJ
Alguns desses tiveram lições de História ou viveram essa época, mas preferem ter uma memória seletiva.
Caro Monteiro. Todos os que foram eleitos exercem um mandato legítimo que deve ser respeitado. Podem e devem ser criticados por suas decisões e ações, mas o mandato é o exercício do poder soberano do povo. Caso o político tenha cometido crime eleitoral durante a campanha (e isso cabe ao TSE decidir), o mandato poderá ser cassado. Caso o político cometa um crime de responsabilidade durante o mandato, ele poderá ser cassado pelo poder legislativo. Caso o político cometa crime comum, ele poderá ser processado e cassado pelo poder judiciário. Os militares não são um quarto poder. Fazem parte do executivo.
Romper com a ordem democrática estabelecida não está no rol de atribuições das FAs.
Militar tem de aparecer quando há guerras ou catástrofes, para proteger a população. Se querem aparecer fora desta situação, deixem o mundo militar e se dediquem à política. O bom militar é como o bom servidor público civil: correto, e ninguém percebe. A face militar que a população está vendo é a de um general incompetente e mentiroso, assessorado por coronéis corruptos no ministério da saúde, liderados por um ex-capitão terrorista, irregularmente aposentado, e que exibe a face da loucura, do despreparo e do escárnio. Os bons militares devem estar revoltados e envergonhados, tal como os demais brasileiros lúcidos.
Para mostra isso que foi visto e para falar o vêm falando é melhor continuarem onde estão – o quartel.
Ficaram de fora da reforma da previdência;
Obtiveram aumento salarial durante a pandemia;
Receberam também recursos financeiros extras para “estudos no exterior”
Estão ocupando quase 7.000 cargos civis;
Possuem aposentadoria integral;
Têm o direito de deixar pensões para as filhas “solteiras” integrais, sendo estas vitalícias;
Durante a fase mais aguda da pandemia, mesmo com condições para ajudar DIRETAMENTE, NÃO abriram as portas dos hospitais militares para àqueles que bancam essa vida boa – ou seja, a população, o povo.
E o nobre colega vem me falar de valores morais? Só pode ser piada
Resumindo: era melhor ter ido direto pra Formosa e não passar vergonha na capital do País.
Jornalistas dos mais diversos meios de comunicação afirmam com fontes de dentro das FA que eles já estavam em Formosa e receberam a ordem de embarcar nas cegonhas e rumarem ao planalto para a pataquada de ontem, se isso se confirmar, pois o bolsonaro ainda pode decretar sigilo de 100 anos nessa ordem, é mais uma ação louca do bolsonero já que estaria utilizando os já escassos recursos das FAs pra isso.
Se desviaram 100km do trajeto, queimando caro e precioso combustível, desgastando tropa e equipamentos quando podiam ter mandado um email! Um Zap! Um telegrama!!
Pelo amor de deus.
Fomos reconhecidos como republiqueta de bananas pelo mundo civilizado, com blindados obsoletos e com grandes problemas mecânicos, passando a imagem de ameaçador da democracia.
O mundo já mandou a mensagem de que não aceitarão golpes militares na América latina, principalmente no Brasil.
Aí vem essa direita atrasada, porque quer voto impresso, é contra a vacina, quer golpe de estado em pleno século 21.
Graças a Deus já foram derrotados no voto impresso e em breve serão na urna também.
Aos militares que apoiam esse “senhor” que só pode ser comediante e de mal gosto, que vergonha !
Estamos decepcionados com os senhores .
o choro é livre… mas pode imprimir no guardanapo.
Não sou muito fã de comentar no site, mas essa reportagem é bastante tendenciosa.
Primeiro, qualquer motor a diesel, antigo ou moderno, quanto em alta rpm (normalmente em aceleração), indica falta de oxigênio, pois a queima do diesel foi incompleta, acontece na aceleração pois o diesel precisa de turbina pra comprimir o ar aumentando o oxigênio e existe um “delay” entre pisar no acelerador e o oxigênio chegar na quantidade ideal no motor.
Segundo, o SK105 é velho, mas é leve o suficiente pra fazer desembarque na praia, ja pensou desembarcar um MBT de 50 toneladas na fofa areia da praia? Vai ficar por la mesmo…
Terceiro, o M113 é velho, mas atende a necessidade e tem o Piranha III que a reportagem malandramente não citou, deve ser pq é o mesmo VBTP que o US Marines usam, mas não querem citar a coisa boa.
Quarto, O AAVP-7, clanf no BR, é usado por vari os países no mundo, US, japao, italia, é um equipamento sem paralelo no mercado militar, tanto que é alvo de constante repotencialização nos países que usam.
Terminei, o choro é livre agora….
Caro José. Creio que a reportagem mencionou que os os SK105 são velhos, que foram comprados usados e que seus motores a diesel usam uma tecnologia antiga. Não faz menção ao peso. A reportagem também diz que os M113 sã antigos, foram modernizados recentemente e ainda destaca que são diferentes dos modelos usados no Vietnan. Sobre o AAVP, a reportagem explica que é um carro anfíbio. O jornalista ouviu várias fontes e fez apenas juízo de mérito.
“já pensou desembarcar um MBT de 50 toneladas na fofa areia da praia?”
“já pensou desembarcar um MBT de 50 toneladas….”
“já pensou desembarcar….”
“já pensou…”
Pergunta pra ele como os EUA fizeram pra mandar Abrams e outros veículos pesados na Guerra do Golfo e na Invasão do Iraque..
Dica: não foi de paraquedas, e nem desmontados…
Textão e é o pessoal que esta chorando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Risco alto de pegar tétano neste monte de lixo.
Gado.
O exercicio ja estava agendado a meses
A parada foi somente com viaturas escaladas para aquele exercício
A parada e cerimonia foi agendada antes da definição da votação da PEC
O gov poderia ter cancelado? Poderia!!! Sem duvidas!!! Mas em seu contexto, porque faria?
Porque foi vergonhoso assistir o SK105 fumaçando igual fogueira de mato seco?
Se desviaram 100km do trajeto, queimando caro e precioso combustível, desgastando tropa e equipamentos quando podiam ter mandado um email! Um Zap! Um telegrama!!
Um desvio de 100k para passar pano demanda muito pano.
O que falta nessa reportagem é aquele dinheirinho que parou de fluir para o bolso do “jornalista” mas temos de reconhecer que o tiro do desfile saiu pela culatra.
Concordo. Está p…o que dinheiro saiu do dele para …
a TV Brasil (promessa de extinção na campanha) fazer assessoria de imprensa…
Também para blogs de extrema direita…
Também para mídias de fake news…
Também para a grande imprensa puxassaquista como Jovem Pano e TV Bispo…
Inclusive tem ex-militares militantes, como o tal Coronel, dirigente de “ONG”, cuja página chegou até a divulgar que a doença pandêmica atual não é contagiosa… Já ganha 23k BRL todo o mês do suado de nós todos (na reserva desde 2000, aos 42 anos! Não precisa dizer pra onde vai essa mera pensão após seu falecimento), mas não satisfeito, é atravessador de vacinas superfaturadas nas horas vagas… Só um hobby inocente.
Quem financia isso tudo??? Hm… Por que o Gen S.C. foi exonerado mesmo??? Ah, lembrei… Ele é “melancia”! Hm… Çei! Tá Serto.
Exato! Clap! Clap! Clap!
Esse papinho de “extrema-imprensa”, “imprensa esquerdista” etc. não engana mais ninguém, cresçam!
Ah, não se preocupem.
É só usar a ideia de um dos usuários do Forte de alguns posts atrás e usar os M113 como artilharia.
Pode confiar. Lá garantia soy yo.
As Forças Armadas estão nessa situação não por falta de dinheiro,mas da total e completa falta de gestão e principalmente a arrogância e preguiça do alto comando.
O que mais me irrita é a megalomania desses senhores que ainda não sairam da caverna(quartéis) e acreditam nessa palhaçada de “Brasil putenfia”.
No fundo foi até bom a repercussão negativa para mostrar ao inepto alto comando a realidade.
Tem que refundar essa OMs todas, contratem uma consultoria israelense, acabem com esse oficialato aristocrático e elitista, democratizem as forças, acabem com as babaquices como caol e fivela e coturno brilhantes!
Independente do texto do autor, você assistiu o desfile e gostou do que viu? A imagem causa vergonha alheia, infelizmente.
Desfile ou mostra de armamento empregado no exercício…..diferença enorme….
Tu não precisas vestir-te como um, porque teu comportamento é sempre igual. Devias trabalhar no circo, seguir teu verdadeiro dom.
Cê tá dizendo que o CFN NÃO TEM manutenção adequada? É isso mesmo?
Não compreendo por que a nomenclatura “tanque” é tão repelida pelas forças armadas.
Me parece que essa é uma denominação mundialmente aceita, tanto que está chancelada na sigla que representa a força mecanizada mais importante: MBT = main battle tank
Compartilho do seu questionamento.
O termo tanque é amplamente utilizado em âmbito internacional.
No Brasil, as FA e especialmente o EB possuem um apego imenso com nomenclaturas, alterando-as periodicamente com fundamento em algum critério passageiro.
Veja como a “milicada” se importa tanto com expressões como “corda”, “bala” e “tanque”. Basta ver que diálogos que iniciem dizendo que “a terceira força aérea sempre foi priorizada” logo recebe a “correção” de que a nomenclatura está desatualizada, distorcendo, desfocando e até impedindo a real discussão.
O apego às nomenclaturas inúteis é a primeira coisa que um militar federal usa como forma de autodistinção. Aparentemente, pelo uso que reputam sem critério algum como adequado dessas expressões cria-se um clima de autopromoção que os separa “dos civis”. Quando o assunto é doutrina militar, no entanto, o conhecimento deixa de ser visível pra se tornar compreensível apenas por presunções num universo lacunoso.
Por outro lado, a imprensa especializada é muito tímida no Brasil e aceita se submeter às faltas de noção profetizadas pela cúpula militar. Basta ver a constante menção de que “no cenário sul-americano estamos bem”. Advogo que a imprensa especializada deveria ser a primeira a parar de fomentar esse tipo de paralelo e fazer comparativos com nações que possuem o mesmo orçamento e mesma relevância, como tem sido feito gradativamente aqui no Forte.
Veja o complicado termo “Navio-Aeródromo”: fale “porta-aviões” e alguns riem da sua cara.
Aí vemos a poderosa US Navy dizendo
um simples “Aircraft Carrier”…entre outros casos.
Na Escola Politecnica da USP tinha um professor que insistia em chamar LED de “diodo emissor de luz”…
“BBC Brasil” Opinião descartada.
A claro, porque o desfile foi realmente um exemplo de prontidão e tecnologia da Marinha Brasileira. Você assistiu?
Se desviaram 100km do trajeto, queimando caro e precioso combustível, desgastando tropa e equipamentos quando podiam ter mandado um email! Um Zap! Um telegrama!!
E a BBC é que é a culpada?
Ahahahahahahahahahah.
Bem!….mas pra GLO e somente GLO, está passando de bom. Jamais entraremos em confronto com nenhuma potência militar. Nossos donos não permitirão. E caso alguma potência militar (talvez China ou Russia……coisa bastante improvável), apontem seus canhões pra essas bandas, as verdadeiras FFAA para defesa da América do Sul, a 4a. esquadra e o comando sul, pertencentes ao dono estarão prontas. Equação simples desde sempre. Claro que muita gente não sabe disso mas, quem sabe, sabe que não é preciso de forma nenhuma gastar dinheiro com equipamentos militares, pesquisas e etc. A conta é simples…..pra quem sabe o lugar que a América do Sul ocupa e quem manda e desmanda por aqui. Oh conversa cansativa!
Você escreve muito mal! MAS! Você está certo, nossas forças são apenas para “nos defender” caso algum dos nossos vizinhos fique maluco e resolva vir de gracinha.
Teu político de estimação tá fora….a casa caiu…já era!
Procure um especialista em saúde mental, está a precisar. Melhoras!
É exatamente isso que eu venho falando, esse tempo todo. Quando vejo os ‘especialistas’ daqui dando pulinhos e gritinhos a cada foto que aparece dos nossos patéticos militares, eu digo exatamente isso, da defasagem e da obsolescência dos equipamentos, do fardamento, da aparência de sucata, das quantidades insuficientes, das táticas equivocadas, da falta de preparo, de conhecimento, e da total e completa incapacidade dos comandantes, dos navios, tanques e aviões velhos, etc.
Desculpem, mas isso só pode animar quem não tem noção nenhuma de coisa nenhuma. As imagens que aprecem de nossos combatentes me dão pena deles. Não durariam um dia num campo de batalha contra um adversário medianamente bem treinado e equipado. Têm a aparência e o equipamento de um soldado dos EUA da Guerra do VietNam. Na melhor das hipóteses, da invasão de Granada, em 1983, se levarmos em conta o capacete.
O ‘desfile’ promovido pelo psicopata que ora preside o país deixou isso muito claro, e só serviu mesmo pra fazer quem desfilou passar muita vergonha. Ele também, mas ele é burro demais pra se dar conta disso.
Pior pra nós.
É desespero de quem já sabe que perdeu as eleições em 2022.
Nada demais as críticas para o material que temos.Quem frequenta site militar já percebeu que potências foram armadas até os dentes lutarem contra guerrilheiros que usavam pickups comerciais 4×4 com algum armamento e voltam com o rabo entre as pernas.Agora mesmo vemos fotos dos talibãs com material americano deixados para trás.
Colocasse os SK em cima de carretas com pranchas e boa – esse artifício é utilizado em outras oportunidades, porque não agora? Ou foi mesmo de propósito para mostrar a precariedade de tais equipamentos e forçar uma decisão para aquisição de novos equipamentos pro CFN.
Os M113 foram modernizados e servem ao seu propósito.
Porque o CFN não foi contemplado com Guaranis?
O desfile poderia bem ser aumentado com os blindados do Exército e aeronaves da FAB que também farão parte da Operação, mas como disse, talvez tenha sido intencional.
Eu até cheguei a pensar nessa hipótese Douglas…
“Vamos enviar os SK-105 mais fumacentos, para mostrar a situação do CFN e eles soltarem aquela verba que sempre pedimos e eles sempre nós nega”…
E como já foi falado aqui no forte em renovação e aquisição de meios ao CFN, acompanho a opinião do especialista da matéria:
“O comandante da Marinha usou essa operação para mostrar ao presidente e à cúpula militar o estado decadente em que se encontram seus veículos”, acredita o especialista”.
Eu até cheguei a pensar nessa hipótese Douglas…
“Vamos enviar os SK-105 mais fumacentos, para mostrar a situação do CFN e eles soltarem aquela verba que sempre pedimos e eles sempre nós negam”…
“Vamos mostrar o quanto estamos vulneráveis”.
E como já foi falado aqui no forte em renovação e aquisição de meios ao CFN, acompanho a opinião do especialista da matéria:
“O comandante da Marinha usou essa operação para mostrar ao presidente e à cúpula militar o estado decadente em que se encontram seus veículos”, acredita o especialista”.
Agora que vi o vídeo!!!hauhauhauhauhauhahauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauahuahuahSacanearam legal na zueira!!!hauhauhauhauhauhauhauhauhauhuahuahuahuah
É a realidade do país que gasta mais com aposentadorias e pensões de militares, do que com a operação de suas forças armadas…
Não tinha visto o vídeo, agora que vi só uma palavra vem a minha mente: Lamentável!
Teropode, apesar do erro que eu escrevi, fui negativado apenas 19 vezes… não tente explicar que fumaça não tem relação com motor velho, que ninguem vai entender…
Para enfrentar makonheiros “comunistas” da USP ou para general brasileiro bater continência para soldado raso americano, está bom demais. É para isso que nossas FA servem. Afinal, o orgulho da nossa Marinha é babar pelos PA norte-americanos e pelo poderio deles, não é Agnelo “as forças armadas dos EUA são invencíveis em guerras de alta intensidade”.
Quanto custa uns dois cv90 usados? As viuvas dos militares podiam se juntar e compra~los. Assim aposentavam os sk-105
Duvido que não muito, tendo em vista que a república tcheca está querendo adquirir novos veículos de combate de infantaria (IFVs),em um programa de aquisição no valor de 50 bilhões de coroas, ou US $ 2,2 bilhões.
Um contrato, pelo qual Praga pretende adquirir cerca de 210 veículos para os militares do país,os veículos na corrida incluem o Ascod, fornecido pela General Dynamics European Land Systems, BAE Systems ‘CV90, e Rheinmetall’s Lynx.
Será que não temos capacidade de substituir esses IFV austríacos por 17 novos veículos ou até adquirir mais?!
US$ 2,2 bilhões? Isso dá R$ 11 bilhões de reais. Se a Defesa não gastasse R$ 6,5 bilhões por ano com as filhas solteiras dos oficiais, pagaríamos isso em menos de 2 anos. Falta dinheiro para a defesa?
Ifvs novos seriam otimos. Agora, pensando que fizemos um contrato bilionario com a SAAB, poderíamos aproveitar e conseguir alguns cv90 usados por um preço vantajoso. Ninguem nas FA fica atento a essas oportunidades?
Não é novidade para ninguém o estado dos SK-105 do CFN, temos as forças armadas que a maioria quer.
Na verdade, temos as forças armadas que o generalato quer. O Brasil não gasta pouco com defesa (R$ 73 bilhões, no orçamento de 2020), o problema é que mais 80% do orçamento vai para pagamento de remuneração e aposentadorias. Pensa nisso: de um orçamento de R$ 73 billhões, R$ 6,5 bilhões vão para as filhas solteiras dos oficiais. E agora pensa no efeito a longo prazo disso: R$ 65 bilhões em 10 anos. A cada 10 anos o Brasil paga um USS Nimitz para as filhas solteiras dos militares.
A posição editorial que a Trilogia vem tomando é lastimável. Uma pena!
Bosco, você acredita que a Trilogia deveria focar nas publicações mais alinhadas à centro/direita e menos depreciativas as três forças?
Perguntei para entender qual posicionamento o colega Bosco esperava da trilogia, se só for realizado um determinado posicionamento por aqui, viramos o mesmo que o tão criticado Sputinik (sem ofensa caro Kings rs). É importante ler outras manchetes, inclusive tendenciosas por aqui, e como sempre criar um bom debate.
Srº Bosco, “lastimável” não é a posição da Trilogia, mas os rumos que o presidente e setores das FFAA estão dando ao nosso país.
Não será criticando eventuais linhas editoriais que os acontecimentos deixarão de ser reprováveis e vergonhosos em si mesmos, como foi o caso dessa patacoada em Brasília.
Uma coisa não deixa de ser e existir só porque discordamos dela.
Hoplita, desconheço o tempo que faz de sua participação na Trilogia mas o comentário do Bosco abrange muito mais do que vc demonstrou perceber em seu comentário.
Sr. Tomcat4,2
A minha participação na Trilogia é bastante sucinta nos comentários, mas, no caso em questão, isso é completamente irrelevante.
Não se trata de uma ou outra avaliação técnica de eventuais armamentos, mas da condição política lastimável que esse governo está deixando as FFAA e a própria nação.
Seria um descaso da Trilogia não tratar desses assuntos, cabendo aos leitores a liberdade de acessar, concordar ou não com o site, mas nunca de determinar sua pauta.
A repreensão do Sr. Bosco é descabida, pois ao invés de tratar do conteúdo resolve criticar o mensageiro.
Isso chama-se “caça cliques”, caro Bosco, é o que gera receita.
Exatamente Bruno e Bosco, a coisa vem se desenhando,infelizmente, a anos, a questão editorial da Trilogia !!! Trágico!!!
Discordo. Lastimavel é sua posição.
Se postar fatos lhe atingem e incomodam, és convidado a se retirar.
Boa caricatura esse textículo seu.
Mesmo que fossem leopards 2a7 seriam ridicularizados, por motivos ideológicos históricos a mídia brasileira odeia militares.
Se o equipamento for novo :
“Aiiim mas e a saúdi e educaçaum?”
Se for equipamento antigo:
“Kkkkk lata velha”
Mas que o comando da marinha deveria ter evitado essa vergonha pública ,isso deveria.
Serviu de “boneco de judas” na guerra midiática, cultural e baixo política presente no Brasil atual.
Discordo. Absolutamente sem fundamentos. O Grippen so está aí porque aconteceu de um governo de esquerda encarar a jogada. Ou nao?
Mais mentiras, o programa para adquirir um novo caça já tinha sido aberto antes deles. Arrastaram ele por mais de uma década de modo que até hoje a principal defesa ainda é o F-5 da década de 50.
“Atrasaram em mais de uma década” porque em 2002 se constatou o obvio ululante que 40% da população brasileira estava em estado de insegurança alimentar e a última coisa que precisávamos era de aviões de caça novos. Uma década depois o Brasil estava fora do mapa da fome da ONU, 40 milhões de brasileiros fora da linha de MISÉRIA e enfim pudemos comprar brinquedinhos novos pro nosso generalato.
O Gripen só está aí porque o brigadeiro Saito melou a propina entre o bêbado e o Sarkozy em favor do rafale
Se desviaram 100km do trajeto, queimando caro e precioso combustível, desgastando tropa e equipamentos quando podiam ter mandado um email! Um Zap! Um telegrama!!
O caça carros e antigo mesmo, mas os almirantes, generais,tenentes ,coronéis , capitães brasileiros estão andando de BMW, Hyundai, Lande Rover zerinhos, vilas militares padrão classe média alta com dezenas de conscritos servindo de semi escravos pra eles, muita picanha e leite moça, as madames que casam com eles esperando morrerem logo em shopping o dia inteiro, e as filhas já nascem aposentadas( Aposentadoria integral).
Que outras forças armadas do mundo tem isso?
O cidadão…sabe quanto ganha um tenente? Um capitão? vai andar de BMW COMO??? Das mordomias do Congresso e do Judiciário tu não fala nada, né…
Olha, realmente o soldo oficial não condiz com o estilo de vida que vejo muitos deles levando não ?
Mas aí tem as gratificações, os prêmios, os quiosques de capinha de celular ,de chocolate ou seja lá o que for que muitos tem no nome da mulher…..
Em Junho o General Braga Neto recebeu R$ 106 mil. Como, eu não sei, já que isso é acima do teto de remuneração.
Quando vemos fotos de algum desfile ou até mesmo vídeos de meios que outros países utilizam vemos o que interessa mostrar.Mas na vida real a coisa é outra.
Conversei com meu pai, velho de guerra em manutenção de motores diesel
Isso daí é daí diesel velho, que fica muito tempo dentro do tambor. basta buscar vídeos do mesmos Clanfs e SK-105 e verão que eles não fazem essa fumaceira toda.
Quem sabe depois desse espetáculo hilário, as mentes pensantes do oficialato, olham o CFN com mais carinho e dão um equipamento digno para os fuzileiros…
Dizem que o CFN tem 17 SK-105 a sua disposição, será que não tem grana para adquirir uma quantidade similar ou maior de um veículo com a mesma função?
Vejo países como a Lituânia, que fechou um contrato de aquisição de 88 veículos de combate de infantaria Boxer (IFVs),no valor do contrato de 385,6 milhões de euros (US $ 435,1 milhões) e a República tcheca, que pretende adquirir novos veículos de combate de infantaria (IFVs),em um contrato estimado em cerca de 50 bilhões de coroas, ou US $ 2,2 bilhões, para a aquisição de 210 veículos para os militares do país.
Os veículos concorrentes incluem o Ascod, fornecido pela General Dynamics European Land Systems, Rheinmetall’s Lynx e BAE Systems ‘CV90.
Será que não temos grana nem para comprar 17 míseros PSM Puma?!
Já vi notícia aqui no forte, países como a Argélia, com intenções de ter produção local do Boxer.
Em outro, o governo romeno com intenção de comprar até 173 IFVs Puma para suas forças…
Enquanto aqui em banânia, ficam brincando de Overhaulin e West Coast Customs.
Somos um país pacífico que por enquanto não está sujeito a nenhuma ameaça, mas nossos militares, que podem ser nossos filhos, irmãos, pais e netos, devem ser respeitados e merecem a segurança operacional adequada, pois mortes não são ocorridas somente no campo de batalha.
Churchill uma vez falou : “As maquinas vencerão as maquinas”, mas no nosso caso, não sei se um dia será possível, seja pela quantidade insuficiente ou pela idade das mesmas…
?fit=%2C&ssl=1
O especialista é tão bom que diz que o chile tem blindados russos… Mas sim estamos no geral defasados mas o exercito tem blindados mais imponentes que não estavam no desfile.
Esses 17 Sk105 da marinha foi assinado um contrato de modernização e a aquisição de outros 18 novos. O modelo da marinha foi fabricado nos anos 80.
O exercito publicou portaria de modernização de 201 EE9 Cascavel e vai abrir licitação para compra de 221 blindados novos de reconhecimento 8×8 com canhão de 105mm. Também vai modernizar 116 Leopard 1A5 e adquirir ao menos 200 carros de combate mais pesados usados talvez o Leopard 2A4 .
Estão fazendo o possível . Mais de 500 guarani foram entregues, sem falar dos M109A5 e os Astros 2020.
Que se dane a imprensa. o importante é ter mais desfiles na praça dos três poderes> com todas as três forças juntas e parando em frente a uma certa edificação cheia de vidro
Uau, super importante isso! Que opinião senhores, QUE OPINIÃO!!
SALVE AS NOSSAS FFAA, o resto é lixo>
Lixo são as FFAA, meu chapa. A gente viu isso ontem.
Tem que refundar essa OMs todas, contratem uma consultoria israelense, acabem com esse oficialato aristocrático e elitista, democratizem as forças, acabem com as babaquices como caol e fivela e coturno brilhantes!
Somos uma piada mundial.
Se a Venezuela com uma forcinha da Rússia, consegue sem muita dificuldade tomar Brasília.
Todos os equipamentos que possuímos são antigos, obsoletos e em pequena quantidade.
Arrisco dizer que duas centenas de T-72 na versão BME, BMP2 com mísseis kornet e com apoio aéreo da Rússia; como nos moldes da Síria, Brasília cairia sem chance alguma em 3 semanas.
A Venezuela não passaria de Roraima, e basta alguns Marmitex para os soldados deles desertarem a nosso favor .
Tudo o que eles tem e destinado a alto defesa, controle interno e pirotecnia barata. A logística venezuelana e sofrível, e só nossos submarinos imporiam um bloqueio naval que os podiam de joelhos em menos de uma semana.
E seus comandantes militares devem ter algum conhecimento em história, sabem que soldado brasileiro e doido, devem ter estudado sobre o que aconteceu com 80 % da população masculina do Paraguai quando se atreveram a agredir nosso território.
E o dia que a Rússia( ou china) mesmo com seu grande poderio militar se meter a besta de por os coturnos em continente americano seja lá onde for, nesse dia o oceano atlântico vai secar. Eles sabem até onde alcançam suas pernas.
E como vc pretende enfiar um T72 no meio da selva??
Olha só o campeão de críticas não embasadas falando… kkkkkkk
ao meu ver não tem nada de errado nos veiculos, alem da manutenção é claro, creio que os motores devem estar super sujos e estão a um bom tempo sem manutenção
Depois ainda reclamam porque não ganham apoio do Congresso…
Nunca desfilaram em Brasília para ir ao exercício e justo no dia que ia ter a votação de uma pauta cara ao presidente, decidiram fazer uma perninha e passar vergonha…