Operação Formosa 2021 - 1

Realizada desde 1988, a Operação Formosa é o maior treinamento militar da Marinha do Brasil no Planalto Central. Este ano, a operação, pela primeira vez, contará também com a participação do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Nesta terça-feira (10/8), pela manhã, comboio com veículos blindados, armamentos e outros meios da Força de Fuzileiros da Esquadra, que partiu do Rio de Janeiro, passará por Brasília, a caminho do Campo de Instrução de Formosa (CIF). Na oportunidade, às 8h30, no Palácio do Planalto, serão entregues ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, os convites para comparecerem à Demonstração Operativa, que ocorrerá no dia 16 de agosto, no CIF.

A Operação Formosa tem o propósito principal de assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais como força estratégica, de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa.

Este ano, a Operação Formosa envolverá mais de 2.500 militares, da Marinha, do Exército e da Força Aérea, que simularão uma operação anfíbia, considerada a mais complexa das ações militares, empregando mais de 150 diferentes meios, entre aeronaves, carros de combate, veículos blindados e anfíbios, de artilharia e lançadores de mísseis e foguetes. Foram transportadas 1.500 toneladas de equipamentos do Rio de Janeiro para Brasília, num deslocamento de mais de 1.400 km.

Os profissionais de imprensa interessados em realizar a cobertura jornalística da Demonstração Operativa no Centro de Instrução de Formosa, que será realizada no dia 16 de agosto, devem se credenciar junto ao Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD), enviando o nome, número de documento de identidade e nome do veículo de comunicação para o e-mail: ccomsod@defesa.gov.br.

Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil em evolução no terreno
Sistema ASTROS realiza lançamentos múltiplos de foguetes

Serviço:

  • Operação Formosa 2021
  • Dia: 16/8 (segunda-feira)
  • Horário: 9h
  • Local: Centro de Instrução de Formosa – Rodovia BR 020, km 65, Formosa-GO.

DIVULGAÇÃO: Marinha do Brasil

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

177 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Matheus S
Matheus S
3 anos atrás

As pessoas estão indo à loucura nas redes sociais por conta dessa passagem no Planalto. É comentário de todo tipo.

Nascimento
Nascimento
Responder para  Matheus S
3 anos atrás

Para um país com tradição golpista, não é pra menos. Mas tb não vejo com bons olhos quem critica sem provas.

Se as ”inxtituissõins du ixtadu demucraticu di direitu” fizessem sua parte, por que medo quando as FAs passam pelo planalto?

A verdade é que nem os políticos, militares e togados da Suprema Corte prestam, cada um só luta pela manutenção de seus privilégios…

Não atoa, ameaçam com prisão e milhões de processos por calúnia e difamação qualquer blogueirinho ou youtuber que os desmoralize, algo que não existe em nenhuma democracia. Na América do Norte, Europa e demais países desenvolvidos, a liberdade de expressão é total, mesmo se xingar a Suprema Corte ao vivo na televisão, não dará em nada, já aqui…

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Responder para  Nascimento
3 anos atrás

“Discurso de ódio”, o problema disso é quem define o que é ou não discurso de ódio, quem tem a capacidade para definir isso? quem pode definir isso? a sociedade? o estado? a mídia? seja quem for, tem um poder gigantescos nas mãos, um poder que não deveria estar na mãos de ninguém, se quem definiu o que é discurso de ódio classifica seu discurso, ainda que não seja, com discurso de ódio ele te censura e já era, e não pense que isso é difícil, basta incluir seu discurso no “no discurso de ódio”.

Nascimento
Nascimento
Responder para  Nascimento
3 anos atrás

Nos EUA, na Itália e em qualquer país desenvolvido NÃO HÁ prisão para ”discurso de ódio” ou para xingamentos contra autoridades públicas, a menos que estejam é claro, no exercício da função (como desacatar um policial em exercício ou um juiz num tribunal), agora, prender cidadãos por xingarem políticos, juízes e militares em manifestações políticas? Só aqui e em países subdesenvolvidos.

Veja que o Trump dizia que o Obama havia nascido na África, vi jornalistas italianos dizerem frases xenófobas contra africanos e homofóbicas contra membros da sua suprema corte, e mesmo assim NADA foi feito contra eles, o mesmo vale para diversos outros democratas que xingaram Trump de diversas formas. Por que? Pois a 1ª emenda garante a liberdade de expressão SOB QUALQUER circunstancia. Nos EUA existem milícias como os Bogaloos que pregam a anarquia, existe os Black Panther que pregam uma revolução armada, nenhum deles será ameaçado a menos que viole outros direitos naturais. Só em banania e em outras republiquetas prendem cidadãos por xingarem políticos, juízes, militares e afins.

Aqui, a elite política, judiciária e militar se apoderou disso para prender por qualquer ofensa ou xingamento, não atoa vemos o STF prendendo diversos jornalistas e o comandante da FAB ameaçando prender políticos por simplesmente chamarem os militares do Min Saúde de ”corruptos”.

As instituições democráticas que sustentam nosso Estado Democrático de Direito também tem discricionariedade pra investigar e punir tais ofensas e ataques à nossa democracia.”

É… É exatamente isso que um legalista diria, mas em que país desenvolvido isso ocorre? Nenhum. Vivem de apelo à autoridade…só sabem citar “mas a constituição diz”, “o entendimento dos tribunais”, como se fosse uma entidade sobrenatural que muda a realidade através de um pedaço de papel, ou como se a Constituição de 88 fosse um exemplo do mundo livre ocidental (não é).

Porque países desenvolvidos não prendem, nem ameaçam, nem condenam a pagar multa? Pois falar não afeta liberdade de ninguém e nem viola nenhum direito alheio, se um americano me chamar de wetback (costa molhada, apelido xenófobo e pejorativo contra latinos) que direito eu perco? Nenhum, eu fico ofendido se eu quiser. Se eu chamar eles de obeso, que direito eles perdem? Nenhum.

Aqui existe uma elite que quer tapar a boca dos outros que a xingam.

A sociedade já decidiu que era crime ser negro, estrangeiro, mulher, gay, religioso, ateu e qualquer grupo de pessoas que já existiu. Pelos padrões morais e legalistas seus, vc não poderia argumentar moralmente contra esse tipo de lei. Criminalizar ideias é imoral e perigoso em qualquer nível. Argumento inválido, a “justiça” não pode decidir o que é crime ao seu bel-prazer, se isso for válido, a sociedade pode definir que é crime se declarar contra privilégios ou até mesmo xingar e criticar o STF ou os militares e mandar prender quem se declara contra eles e por assim vai..

Basicamente indivíduos são donos de seus próprios corpos e também possuem igual valor juridicamente, logo quando um indivíduo pratica algo que não fere a propriedade de ninguém, porém alguém determinou que aquilo era um crime baseado num critério subjetivo e prende este indivíduo; o verdadeiro criminoso torna-se quem usou a violência primeiro, e no caso seria a “justiça, FAs e políticos”.

Slow
Slow
Responder para  Nascimento
3 anos atrás

Xingar um juíz da suprema corte é liberdade de expressão ? Para de hipocrisia né .. por mais que você não gosta você tem que respeitar ..

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Slow
3 anos atrás

Cara, respeito é uma via de mão dupla, qual repeito você acha que esses juízes têm pelo povo? Para você pedir respeito, primeiro tem que ser digno de tal.

Nascimento
Nascimento
Responder para  Slow
3 anos atrás

Sim, é em países desenvolvidos. Você não tem o direito de ser respeitado. Acha mesmo que nunca será xingado nem criticado em toda a sua vida? O complexo de superioridade que o senhor tem é digno de um ditador…

Helio
Helio
Responder para  Nascimento
3 anos atrás

O problema não é a linha tênue ou mesmo quem define isso.

O problema é que, no caso do STF por exemplo, ele é a vítima, o juiz e o parquet. No meu entendimento, isso é ilegal, mas eles entendem que não e quem define são eles. É questão de tempo para o Congresso vá pela mesma linha, se considere vítima de alguma coisa e assuma também a função de juiz e parquet, e um eventual presidente faça o mesmo (não acredito que o atual consiga fazer). As funções privativas definidas na Constituição estão sendo “moduladas” conforme a ótica de quem tem interesse nisso, e parte da população aplaude.

Ou seja, o problema não é o fato em sim. O problema é como a democracia brasileira lida com isso.

francisco
francisco
Responder para  Nascimento
3 anos atrás

A China, Cuba e Russia nunca foram golpista. Os comunistas chegaram ao poder, nesses paises, por meio de eleições.

Tomcat4,2
Responder para  Nascimento
3 anos atrás

Pois é Nascimento, eis o Brasil de hoje infelizmente . A mídia nacional é a mais promíscua da história e não se vê punição pra tanta notícia fake tentando minar o governo, que não é,como qualquer outro, perfeito mas está trabalhando enquanto apedrejado e sem notícia de corrupção.

Dilbert_SC
Dilbert_SC
Responder para  Tomcat4,2
3 anos atrás

O Presidente da República tá abraçado com o Centrão (o chorume da política brasileira) e você ainda acha que não tem corrupção….

Coitado.

Slow
Slow
Responder para  Dilbert_SC
3 anos atrás

Tem um caixa 2 assumido que é ministro famoso onyx kkkkkkk fora os outros que se for citar é muitos ..

Flanker
Flanker
Responder para  Slow
3 anos atrás

São muitos*

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Tomcat4,2
3 anos atrás

A mídia é assim em todo lugar do mundo. É só ver a campanha de linchamento que fizeram contra o Trump durante todo o mandato dele.

Matheus S
Matheus S
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

Sinto em te dizer, mas o Trump cumpriu a maioria da sua plataforma de campanha, cumpriu seu dever para com seus eleitores, coisa que o nosso presidente obviamente não cumpriu. Não há sequer um paralelo em comum entre Trump e Bolsonaro, por mais que a mídia tanto nacional quanto estrangeira possa tentar colocar uma sintonia política semelhante que simplesmente não existe.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Tomcat4,2
3 anos atrás

Se tem uma coisa que não estão fazendo é trabalhando.

Salim
Salim
Responder para  Tomcat4,2
3 anos atrás

Mídia ruim e só trocar canal e governo investir em educação ( o que não ocorre pela roubalheira reinante e impune ). Agora governo sem postura e forças armadas desgovernada levam pais ao caos. Em todos os poderes a coisa está medíocre, pra nao dizer pior.

Slow
Slow
Responder para  Tomcat4,2
3 anos atrás

Muito pelo contrário é o governo que divulga fale news 24h por dia e ainda por cima falsica até relatório da TCU .. quase todo dia o presidente tem que se retratar com o gado no cercadinho ..

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Matheus S
3 anos atrás

Posta aí algum grupo para nós vermos os arroubos do gado inocente…

Jhonn
Jhonn
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

Carrapatos esperto estão sem $$$ para mamar .

Flanker
Flanker
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

Tem gente falando a favor e gente falando contra.. ..uns pensam que é intimidação por conta da votação da PEC do voto impresso amanhã que os militares está o querendo intimidar …..outros pensam, e aplaudem, achando que os militares estão indo pra lá para pressionar e garantir a vontade de Bolsonaro…..na realidade, gado existe em todos os lados…..e na realidade também, isso nada mais é do que uma operação que já está programada há bastante tempo…..o resto todo e histeria de um país que tem sua população manipulada por todos ps tipos de interesses, de todos os lados….

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Flanker
3 anos atrás

Flanker, quantas vezes, antes da operação formosa, houve um desfile na praça dos três poderes??? Sabe me dizer?
Parece que a histeria está vindo de você e outros apoiadores que estão simplesmente se fazendo de cego para o simbolismo desse ato. Na Administração Pública existe um negócio chamado análise de conveniência e oportunidade. Você acha mesmo que quem planejou esse desfile inédito não analisou a conveniência e oportunidade de realizá-lo hoje? Um dia antes da votação de algo que o presidente vem falando por aí, que, se não aprovado, o que não deve ser, não teria eleições? qual o meio que ele teria para impedir eleições? Não seria justamente com esses mesmos que estão desfilando aí? Não tem simbolismo nesse ato? Não tem uma tentativa de recado? Negar isso é se fazer muito de cego pra apoiar político viu, vou te falar.

Flanker
Flanker
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Acho que vc não entendeu o que eu escrevi no começo do meu comentário. Eu disse que, no meu entendimento, ambos estão errados. Fazem escândalo por um desfile militar e, ao mesmo tempo, os que fizeram o desfile, nesse momento, não deveriam ter feito, mesmo que já estivesse planejado. É esse tipo de histeria e dicotomia que existe hoje em dia, em que se discute e polemiza absolutamente tudo!!

Matheus S
Matheus S
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

Foi no Twitter.

Camargoer
Camargoer
Responder para  Matheus S
3 anos atrás

Caro Matheus. Bolsonaro é um político profissional. Seus gestos devem ser avaliados politicamente. Gestos mal calculados podem ter resultados inesperados. Um bom político sempre sabe as consequências. Um político ruim joga com a sorte.

Matheus S
Matheus S
Responder para  Camargoer
3 anos atrás

Vamos aguardar as consequências ou a falta dessas.

Ricardo Rosa Firmino
Ricardo Rosa Firmino
3 anos atrás

Um necessário e belo exercício, que a Marinha já realiza a algum tempo..pena que até isso irão conseguir politizar..

gordo
gordo
Responder para  Ricardo Rosa Firmino
3 anos atrás

Infelizmente não há como não politizar, note que é um desfile para entregar um convite para manobras que acontecem semana que vem. O convite não poderia ser entregue por alguém indo de carro ao invés de blindados, qual a necessidade disso? Fazer pressão para aprovarem uma PEC? O cidadão foi gentilmente “desligado” do Exercito no final dos anos 80 e desde então é político e consegue se eleger Presidente da Republica e não sabe fazer política.
Já faz algum tempo que ouvi de um amigo que essa gestão seria as Malvinas brasileira, e olha depois desse desfile vou ter que concordar com Ele.

Ricardo Rosa Firmino
Ricardo Rosa Firmino
Responder para  gordo
3 anos atrás

Sim gordo é isso mesmo..não precisava nem de convite impresso..um telefone bastava..quem está politizando é o Bolsonaro mesmo..desnecessário…ou será desespero??

Camargoer
Camargoer
Responder para  Ricardo Rosa Firmino
3 anos atrás

Olá Ricardo. Lembro de um filme do Paul Newman, “O veredito”. A história é sobre um advogado fracassado. Em determinado momento, ele comete um erro no tribunal. “Fiz o que nunca deve ser feito. Fiz uma pergunta que não sabia a resposta”. Os gestos de um bom político sempre ocorrem no espaço que ele controla. Lembro do maior erro político de Collor que foi ir para a televisão pedir para que “não me deixem só”.

Jorge
Jorge
Responder para  Ricardo Rosa Firmino
3 anos atrás

Prezado;
Concordo com o senhor. E acredito que é desespero, sim, além de muito despreparo… Só que não é apenas dele. Uma parte do braço forte e mão amiga, dentro do governo, estão juntos nessa grande estratégia.
Que tem tudo para ser um ‘tirambaço’ pela culatra, dentro do congresso, além de mais um desastroso gravame no cenário internacional.

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Responder para  Ricardo Rosa Firmino
3 anos atrás

É desespero.

Igor
Igor
Responder para  Ricardo Rosa Firmino
3 anos atrás

Convite impresso auditável.

bjj
bjj
Responder para  gordo
3 anos atrás

É um papelão atrás do outro. O primeiro foi convocar todo mundo para “provar” a vulnerabilidade das urnas e passar vergonha ao vivo. Agora isso. Tudo por um projeto que, mesmo que fosse aprovado, não mudaria em absolutamente nada a vida de nós, povão.
Se esse esforço utilizado na tentativa de aprovar o voto impresso fosse direcionado ao que realmente importa, o governo não estaria afundando na lama.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  bjj
3 anos atrás

E o pior é que tem militar seguindo essas sandices.
O Presidente está, claramente, jogando tudo para salvar a própria pele.
Porque enquanto estiver no cargo, estará protegido.

Canarinho
Canarinho
Responder para  bjj
3 anos atrás

Mas vc acha que o voto, nessas urnas eletronicas, de fato e isento de corrupcao? Nao te incomoda a forma como a tal auditoria foi tratada na eleicao de 2014?

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Responder para  Canarinho
3 anos atrás

Não existe no mundo sistema infalível, qualquer brasileiro que diga que a urna não pode ser fraudada é um inocente ou esta mal intencionado, o voto impresso é apenas um auxilio para dificultar a fraude e, caso a fraude aconteça a algum dia, garantir uma melhor forma de auditar as eleições, como alguém que se diz a favor da democracia pode ser contra eleições mais transparentes e seguras?

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Plinio Carvalho
3 anos atrás

Há 25 anos se utilizam urnas eletrônicas. Centenas de milhares de vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, governadores, senadores e presidentes foram eleitos utilizando-as.

Nesses 25 anos de governo em que foram utilizadas urnas eletrônicas, houve todo tipo de mudança de governo, de partidos, de linhas políticas nos três níveis de governo.

Nenhum partido político até agora, e eles são os maiores interessados em ter uma eleição limpa, afinal ninguém entra no jogo de dados sabendo que o dado é viciado, questionou de forma consistente a segurança das urnas. Tanto que nas últimas duas edições do evento em que o TSE chama os partidos para testarem a inviolabilidade da urna nenhum partido enviou representante.

Isso não é minha opinião. São fatos.

Agora, de repente, sem mais nem porque, resolvem inventar o medo de uma fraude eleitoral.

E um monte de inocentes úteis, que abdicaram de sua capacidade de análise em prol de algum sentimento de pertencimento e de superação de suas agústias e fracassos, embarcam nessa canoa furada.

Passam a acreditar em estórias, mentiras, “notícias” de whatsapp, Acreditam em “mitos”, e seguem cega e bovinamente o que o comando central determina.

Enquanto isso as questões realmente importantes (desenvolvimento educacional e tecnológico/ equilíbrio macroeconômico/ proteção do meio ambiente/ melhoria da saúde da população; redução das desigualdades/ melhoria do serviço público/ entre outras), que vão determinar o futuro do país, ficam relegadas a um canto, sem atenção e/ou ação de quem jurou “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. (Constituição Federal, art.78)

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  EduardoSP
3 anos atrás

A minha casa nunca foi assaltada, então devo concluir que as trancas e fechaduras são inúteis e portanto o melhor a se fazer é removê-las.

Slow
Slow
Responder para  Plinio Carvalho
3 anos atrás

Filho o Aécio ficou 4 meses auditando as urnas pesquisas ai .. e chegou à conclusão que não teve fraude , os papéis só servem pra facilitar a fraude ..

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Responder para  Slow
3 anos atrás

Então vc esta me dizendo que o Brasil, um dos países mais corruptos do mundo, é o único que criou um sistema infalível? (Modo irônico ativado) Avisem a google, microsoft, sony e tantas outras empresas (e governos) com problemas de invasão de seus sistemas que o segredo do sucesso é contratarem os programadores da infalível urnas eletrônicas brasileiras (modo irônico desligado). Como eu disse, quem afirma que as urnas eletrônicas brasileiras são seguras é um inocente ou esta mal intencionado.
Vários analistas de diversas universidades brasileiras que examinaram as urnas já vieram a publico inúmeras vezes falar de suas vulnerabilidade, é só pesquisarem.

Bjj
Bjj
Responder para  Canarinho
3 anos atrás

O que me incomoda é o fato de ainda numa crise econômica e de saúde pública o voto impresso ser a preocupação maior do presidente do país.

Qual foi afinal a grande “prova” que o Bolsonaro dizia ter sobre a suposta fraude nas eleições? Eu mesmo respondo: nenhuma. Só mentiras e conspirações. Isso por si só ja deveria ser motivo para esquecer esse assunto de vez e focar no que de fato importa.

Wilson Look
Wilson Look
Responder para  Bjj
3 anos atrás

Dar segurança para as pessoas de que seus votos realmente, foram computados em quem querem votar, não é importante?

E sendo sincero, o que não houve foi fraudes a ponto de comprometer uma eleição, o mais comum de ocorrer é panes nas urnas(o que leva a perda de todos os votos gravados nelas, o que pode influenciar nas eleições de vereadores em cidades pequenas) ou acidentes como quedas que fazem a mesma coisa de uma pane. Pena que nenhum hacker quis brincar com as urnas eletrônicas.

Bjj
Bjj
Responder para  Wilson Look
3 anos atrás

Seria importante se houvesse alguma prova real de fraude. Qual foi a prova apresentada pelo presidente? Nenhuma.
Então podem partir pra proxima conspiração que essa ja não se sustenta mais.

Wilson Look
Wilson Look
Responder para  Bjj
3 anos atrás

Não tem, porque não houve uma fraude no nível que estão procurando, quando ocorre são em poucas urnas, por isso que se considera como problema maior as panes e danos físicos nas urnas, pois isso é mais frequente e quase sempre termina com a perda total dos votos realizados, nesses casos o voto impresso impediria isso.

Meu interesse é justamente evitar que uma fraude ocorra, pois o risco existe e criar um elo a mais para tornar o sistema eleitoral brasileiro mais seguro deveria ter mais prioridade.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Bjj
3 anos atrás

Ele não as apresentou, mas isso não significa que as urnas sejam seguras e/ou que não seja necessário haver sistemas redundantes de segurança nas mesmas.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Canarinho
3 anos atrás

O que vc quer?
Que volte o papel?
Para algum bandido, miliciano ou outro do naipe manipular a apuração?
Como disserem, é como pedir a volta do orelhão.

Wilson Look
Wilson Look
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Como se não fosse possível fazer o mesmo com o voto eletrônico.

É só fazer o código reverter o embaralhamento dos votos que você sabe em quem cada pessoa votou, e isso já foi feito nos testes que o TSE faz periodicamente para verificar a segurança da urna, mas não corrigiram isso até hoje. A urna é igual a Enigma, basta alguém roubar uma que todas estarão violadas, já que todas usam exatamente o mesmo sistema de proteção, com exatamente a mesma criptografia.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Wilson Look
3 anos atrás

Creio que reverter o código é bem mais complicado que colocar meia dúzia de jagunços armados em Vila das Pedras burlando alguma urna física, né?

Wilson Look
Wilson Look
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Na verdade não é assim tão complicado, só que tem que saber programação, um hacker faria isso em segundos.

Slow
Slow
Responder para  Wilson Look
3 anos atrás

Vlw o hacker do zapi zapi , então era você hacker que o presidente ia levar na live de quinta-feira pra invadir a urna ? Só que ai ele
Lembrou que urna não era conectada a internet e cancelou .. hahaha

Wilson Look
Wilson Look
Responder para  Slow
3 anos atrás

Eu não sou hacker, sou apenas um técnico de informática e até hoje nunca achei um software 100% seguro, tanto é que ninguém na área de TI busca mais isso pois sabem que isso é impossível.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Slow
3 anos atrás

kkkkkk

Wilson França
Wilson França
Responder para  Canarinho
3 anos atrás

Eu sou a favor que volte o vale transporte em ticket de papel.
Não confio nesse sistema de bilhete eletrônico que passaram a usar. Minha tia falou que quando vc passa o cartão na maquininha do ônibus às vezes desconta mais do que uma passagem e vc não percebe.
Outra coisa importante é voltar orelhão com ficha. As fichas tem como auditar. Orelhão com cartão é um negócio meio fraudulento. Meu sobrinho me mostrou um vídeo que mostra descontando do cartão um valor maior que o devido.
Vcs aí que têm mais acesso, poderiam levar isso a nosso PR?

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Wilson França
3 anos atrás

Wilson

E aquele macete de puxar a ficha com um fio de cabelo na hora que o orelhão vai puxá-la?

kkkkk

Flanker
Flanker
Responder para  Canarinho
3 anos atrás

Mas, até hoje, Bolsonaro não reclamou de todas eleições em que foi eleito com foto eletrônico. Por que agora?

Slow
Slow
Responder para  Flanker
3 anos atrás

Então né eleito 6 ou 7 vezes deputado e os filhos eleitos pelas mesmas urnas kkk mas em 2022 vai ter fraude .. é cada uma …

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Slow
3 anos atrás

Mas, o que o néscio argumenta é que teve muito mais votos.
E estes foram roubados.
Ou seja, o fraudador não manipulou os votos o suficiente para o seu contratador ganhar.
Acredite.
Esse é o argumento dele.

Wilson Look
Wilson Look
Responder para  bjj
3 anos atrás

Se quiser de uma lida nessa matéria sobre o assunto:
https://jornal.usp.br/atualidades/cientistas-explicam-como-as-urnas-eletronicas-podem-ser-mais-seguras/

Até hoje ninguém conseguiu criar um software inviolável, a uns anos atrás uma empresa de games lançou um software para impedir que cheats fossem usados em um jogo ou que o mesmo fosse pirateado, estavam tão confiantes que ofereceram um prémio em dinheiro para quem conseguisse quebrar o sistema, no mesmo dia apareceram hackers mostrando como quebrar o sistema, a empresa cumpriu com a palavra, hoje esse sistema não é mais usado.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Wilson Look
3 anos atrás

Wilson, me responde só uma pergunta: se na apuração houver discrepâncias entre a urna e os votos impressos, que a solução? Se a discrepância for de 10 votos? Se forem 100? 1000? 10.000?
Qual é o plano? Fazer outra eleição? Fazer eleições até que não tenha discrepâncias? É esse o plano genial? Pq de uma coisa tenha certeza. Terão discrepâncias. Um colégio eleitoral de cerca de 147 milhões de pessoas. Ou seja, possíveis 147 milhões de votos impressos sendo manuseados por pessoas na hora da conferência final do voto. Você tem alguma dúvida de que votos impressos, manuseados por pessoas, serão extraviados, seja de propósito ou não? Pq se você não acredita nisso, melhor acordar para o mundo real.

O resultado disso será só um. Nossa democracia dizimada com eleições sempre contestadas até que um dos grupos perdedores não aceite o resultado e parta para a disputa física.

Wilson Look
Wilson Look
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Me responda então porque é que quase todos os países que usam urnas eletrônicas atualmente usam justamente as de segunda geração, em que se tem o voto impresso?(um detalhe atualmente já existe as de terceira geração, em que o voto é totalmente separado do software, com o mesmo sendo impresso e tendo um QR code próprio, essa geração já está em uso na Argentina. Outro detalhe até onde eu saiba além do Brasil apenas o Butão e Bangladesh usam urnas de primeira geração, a Namíbia abandonou o uso a pouco tempo voltando a usar o voto em papel, por considerar o software da urna inseguro)

Mas se nossa democracia depende de um software, então ela é muito mais frágil do que eu pensava.

bjj
bjj
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Exatamente.

Qualquer eleitor mal intencionado pode votar e depois fazer um fisco dizendo que o comprovante físico registrou seu voto para outro candidato. Ai, como você disse, some um determinado número de comprovantes na apuração final e pronto, o sistema já perdeu toda a credibilidade.

O voto impresso, além de custar caro, só vai alimentar mais mentiras e conspirações contra o sistema eleitoral. Tudo isso por conta de supostas fraudes que ninguém ainda conseguiu provar.

Wilson Look
Wilson Look
Responder para  bjj
3 anos atrás

Olha como é feito nos países que usam as urnas de segunda geração, como França, Alemanha, Estados Unidos, ou mesmo as novas de terceira geração como a Argentina.

Flanker
Flanker
Responder para  bjj
3 anos atrás

Eu sou contra essa papagaiada de voto impresso, mas o que estão propondo é, ao final da votação, a urna imprimir um relatório dos votos, que seria comparado com os dados eletrônicos da própria urna. Eu tb pensava que seria isso que vc falou, um comprovante para cada eleitor ter o seu próprio voto impresso, mas parece que não é isso. Porém, com essa tal impressão dos votos, ao invés de se ter uma possível comparação física com a eletrônica, vai se abrir mais uma possibilidade de fraude.

Wilson Look
Wilson Look
Responder para  Flanker
3 anos atrás

Depende de como o voto impresso é aplicado. Se for apenas dados do voto sem nenhum tipo de segurança, como um QR Code por exemplo, a segurança do sistema eleitoral diminui, agora se for como é aplicado nos países que usam esse sistema então a segurança do sistema eleitoral é muito maior.

No geral a preferencia de quem mexe com segurança de informação são as urnas de terceira geração, a Argentina é um dos primeiros países a usar urnas dessa geração, ela corrige todas as vulnerabilidades das urnas de primeira geração, o modelo brasileiro, mas tem como ponto fraco a velocidade de apuração, que é bem menor.

O ideal para o Brasil seria, desenvolver uma urna nova do zero de terceira geração, do que adicionar uma impressora nas urnas existentes, para imprimir cada voto, pois a impressora da urna não tem capacidade para isso, mas ela imprime esse relatório que você falou ao final da votação, apresentando todos os votos de cada candidato, imprime também um relatório antes da votação para verificar se não tem votos gravados na memória na urna.(o que eu falei de ideal para o Brasil, não teria como ser usado nas eleições de 2022, não há tempo hábil para isso, pois não é apenas projetar uma urna, tem que repensar as regras do sistema eleitoral para que todas as vantagens da nova geração possam ser aproveitadas).

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Felipe Morais

Esse é o mesmo argumento do Trump.
Sabia que ia perder e já estava prevendo fraudes nas urnas.
E lá o voto é de papel.
Quer dizer.
É o mesmo script.
A mesma mediocridade.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  bjj
3 anos atrás

Assino embaixo, a inflação pode fechar nos 8%, o dólar não sai de 5,20, desemprego nas alturas, reforma tributária que aumenta impostos, e o presidente brincando de teoria da conspiração para a claque que o aplaude cegamente.

Slow
Slow
Responder para  bjj
3 anos atrás

“ Quinta feira na live vou provar a fraude “

Chega na hora “ não tenho provas que fique claro “

Agora levou a esquadrilha da fumaça pra tentar intimidar por causa da pec , esses tanque ou você morre de tétano ou de intoxicação . E tem gente que tem coragem de falar dos caças da Venezuela , um pais que mesmo com todos os tipos de embargos e sanções ainda consegue manter e se bobear em estado melhor que os nossos ..

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  gordo
3 anos atrás

‘Desfile militar’ na hora da votação da PEC, não vai dar boa coisa.
A derrota do Presidente vai ser maior.
Pelo menos é o que dizem os analistas políticos.
Agora, triste é ao que se presta algumas pessoas das F.A.

Renato Carvalho
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Analistas políticos da Folha?? Não seriam militantes travestidos??

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Renato Carvalho
3 anos atrás

Queriam que fossem analistas políticos de onde?
Das próprias F.A.?
Da Igreja Universal?
Do Brasiliense?
Do Clube dos Jogadores de Bocha de Ceilândia?
Cada uma…..

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Ele queria que fosse Olavo de Carvalho, Adrilles, Allan dos Santos, ou Augusto Nunes comentando kkkk

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Inimigo do Estado
3 anos atrás

kkkkkk

Camargoer
Camargoer
Responder para  Renato Carvalho
3 anos atrás

Caro Renato. Analistas políticos da Folha, Estadão, CNN, El país, e tudo faz fazem análises políticas. Muitos deles erram de vez em quanto. Poucos deles erram o tempo todo. Nenhum deles acerta o tempo todo. Um modo inteligente é acompanhar alguns deles, uns de direita e outros de esquerda. Uma boa ideia é escolher aqueles que são respeitados pelos dois lados (escolha um analista de esquerda respeitado pela direita e um analista de direita respeitado pela esquerda). Então compare as duas (ou três ou quatro) análises e tire a suas conclusões. Dá trabalho.

GFC_RJ
GFC_RJ
Responder para  Camargoer
3 anos atrás

Já eu particularmente também gosto daqueles que a extrema direita chama de “comunistas” ao mesmo tempo que a esquerda os chama de “neoliberais”…

O binarismo atual é uma verdadeira epidemia!

Camargoer
Camargoer
Responder para  gordo
3 anos atrás

Caro Gordo. Segundo as notícias, foi o presidente que “pediu para ser convidado”. Como um jaboti no alto da árvore, ele não subiu sozinho. Alguém colocou lá. Deve ter um motivo, mesmo que seja uma tolice.

Sou patriota mas não sou cego
Sou patriota mas não sou cego
Responder para  Ricardo Rosa Firmino
3 anos atrás

Levar blindados até o Palácio do Planalto, gastando uma fortuna com a desculpa de ir convidar o presidente para as manobras? A marinha já ouviu falar de e-mail ou telefone? Que piada, em dia de votação no congresso. Forças armadas tem de se dar o respeito, tem de ser e ESTAR isentas de apoiar os políticos de plantão. Vergonha para as forças armadas, para a marinha e para o Brasil ao redor do mundo.

Ricardo Rosa Firmino
Ricardo Rosa Firmino
Responder para  Sou patriota mas não sou cego
3 anos atrás

Sim Patriota uma enorme vergonha..bastava um telefonema..mas não, o vulgo presidente gosta de causar.. gosta de politizar tudo…sem dúvida vergonha maior é a Marinha se prestar a esse tipo de coisa..

Camargoer
Camargoer
Responder para  Ricardo Rosa Firmino
3 anos atrás

Caro Ricardo. Você tem razão, A MB faz estes exercícios há décadas, coisa que apenas os entusiastas acompanhavam. Agora virou tema da colunista político. Neste ritmo, daqui a pouco vai virar tema de colunista policial.

Ricardo Rosa Firmino
Ricardo Rosa Firmino
Responder para  Camargoer
3 anos atrás

Ola Camargoer você sempre é muito sensato nos seus comentários..infelizmente está descambando para caminhos desconhecidos..

Camargoer
Camargoer
Responder para  Ricardo Rosa Firmino
3 anos atrás

Olá Ricardo. Fiquei na dúvida se são meus comentários que estão descambando ou se é a situação politica do país.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Responder para  Ricardo Rosa Firmino
3 anos atrás

Quem políticos as forças armadas foi o presidente da República quando encheu o governo de militares da ativa e as próprias forças armadas quando aceitaram ser usadas como instrumento de intimidação. Afinal, é o presidente que diz que o “seu exército” estará ao lado do povo contra a “ditadura do supremo”, são os clubes militares que divulgam notinhas politizadas… Como é que você quer que encaramos isso com normalidade???
As forças armadas vivem dizendo que não têm dinheiro, mas pra fazer desfile com 150 blindados pra entregar um convite na praça dos 3 poderes tem, né? Coisa de República de bananas, de militar golpista.

MFB
MFB
3 anos atrás

O … presidente ou presidente …, pediu um desfile em Brasília amanhã. Isso não é um país sério. As FAs viraram um brinquedinho do …. E pensar que já foram a instituição mais respeitada.

silvom
silvom
Responder para  MFB
3 anos atrás

O nosso líder … quer aproveitar para fazer pressão no Congresso, desfilando os blindados no DF

Felipe
Felipe
Responder para  MFB
3 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkk pediu desfile????? essa é dá boa hein….põe dessa pra mim

Welington S.
Welington S.
Responder para  MFB
3 anos atrás

Tá falando bobagem. Ele não pediu nada! Conhece o ministro da Defesa, Braga Neto? Então.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Se tivesse bom senso, falaria: ‘Braguinha’. Deixa pra depois.

Camargoer
Camargoer
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Olá AntonioK. De onde menos se espera é de lá que nada sai.

Camargoer
Camargoer
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Caro Welington. Temos duas possibilidades. Na primeira, Bolsonaro pediu o “desfile” e os militares apenas seguiram ordens. Neste caso, tem uma motivação política. Na segunda, foi uma iniciativa do Braga Neto, então existem duas alternativas. Ele consultou o presidente, que topou, ou fez sem a autorização. No primeiro caso, a responsabilidade é de Bolsonaro. Na segunda deveria ser demitido. OU, no fim das contas, quem manda é Braga Neto.

Jorge
Jorge
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Quem escolheu o dito cujo? Quem deu Posse?

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  MFB
3 anos atrás

a assessoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) informou que ele e a deputada Tabata Amaral (sem partido-SP) entrarão com uma ação na Justiça a fim de proibir a exibição militar.

“É um absurdo gastar recursos públicos em uma exibição vazia de poderio militar. As Forças Armadas, instituições de Estado, não precisam disso. Os brasileiros, sofrendo com as consequências da pandemia, também não precisam. O Brasil não é um brinquedo à disposição de lunáticos”, afirmou Alessandro Vieira em nota divulgada pela assessoria.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

Não poderia esperar outra atitude do senador Alexandro Vieira. Pelo menos um voto meu valeu a pena.

luiz jorge
luiz jorge
Responder para  MFB
3 anos atrás

e continua diferentemente do STF

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
3 anos atrás

Aí esta uma brigada que dá para equipar com material de 1 linha padrão otan (leopard 2a7, Puma,M-777, etc….) perfeito para mostrar a bandeira no exterior, foi criado para isso..conseguiria se manter pq é pequeno….sejamos realistas, e.b é muito grande para investimentos absurdos

Caio
Caio
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
3 anos atrás

Rafael com 22 de bilhões de dólares de orçamento, igual ao da Turquia com e um efetivo igual ao da Colômbia que gasta metade disso. as nossas forças deveriam estar muito melhor equipadas, principalmente em quantidade. Porque material para mostrar bandeira, daqui a Deus sabe quando, teremos um submarino nuclear, sem armas nucleares.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
3 anos atrás

Então vai ser um desfile.

Ricardo Rosa Firmino
Ricardo Rosa Firmino
Responder para  Nilton L Junior
3 anos atrás

De escola de samba??

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Responder para  Ricardo Rosa Firmino
3 anos atrás

O Samba Do Criolo Louco…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Jony ta mais pra brega.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Ricardo Rosa Firmino
3 anos atrás

Sera que é mikareta da CPI.

LUCIANO DO PRADO
3 anos atrás

Venezuela agora?

ricardo taer
ricardo taer
Responder para  LUCIANO DO PRADO
3 anos atrás

Pois então, tanto que criticou o governo populista da Venezuela.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  ricardo taer
3 anos atrás

Cada vez mais parecendo uma republiqueta das bananas…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás
Camargoer
Camargoer
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

Caro Adriano. 2014/2015 foi o fim de um ciclo de expansão econômica, dando início a um novo período de recessão, geralmente de 2~4 anos. A recuperação econômica coincidiria com a eleição presidencial de 2018. O grupo politico que assumiu o poder em 2016 contava com essa recuperação natural para ser reeleito. Contudo, a crise política gerada pela cassação de Dilma e as consequência da Lavajato afetaram a economia profundamente. Neste contexto, a eleição de 2018 levou um outro grupo ao poder bastante frágil politicamente, como fico claro pelos nomes dos ministros empossados em 2019. Novamente, havia uma expectativa de uma recuperação econômica natural (após uma grande recessão sempre há uma recuperação, que seria a tal curva em “V” do Posto Ypiranga). A pandemia desorganizou a economia e o governo, que combinada com a fragilidade política do grupo no poder, levou o país a uma situação de crise continuada.

Augusto
Augusto
Responder para  Camargoer
3 anos atrás

Caro Camargoer, a crise econômica de 2014 foi gerada pelas politicas econômicas desastrosas do governo PT, principalmente na “gestão” da Dilma. Não adianta você querer distorcer a historia. Não existe essa de recuperação econômica espontânea se a politica econômica continuar sendo desastrosa.

Quanto a lava jato, na sua cabeça então, e melhor deixar esses políticos vagabundos continuarem roubando para evitar um crise politica.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  ricardo taer
3 anos atrás

Ele sempre foi fã do Chávez, pesquisa aí, não é difícil de achar.

Agressor's
Agressor's
Responder para  LUCIANO DO PRADO
3 anos atrás

Esse atual “presidente” do nosso país é o líder mais próximo ao estilo de Hugo Chávez que o braziu já teve no período democrático recente. Ele se cercou de militares, cria embate com outros poderes, desacredita o processo eleitoral e tenta calar a imprensa. Todas medidas tiradas do manual chavista.

E as semelhanças entre ambos não se esgotam só nas coincidências biográficas ou no modo como souberam explorar bem as redes sociais. Ambos operaram avanços sobre as Supremas Cortes e apostaram nos embates com instituições democráticas, especialmente com a imprensa. Ambos também incentivaram ou promoveram o armamento da população civil e militarizaram o Estado ao mesmo tempo em que interferiam em órgãos investigativos, expurgavam servidores públicos não alinhados e tentavam levar os dados oficiais a apoiar narrativas de seus governos, nem sempre condizentes com a realidade.

Apesar de defenderem ideologias diferentes, ambos são líderes populistas. Os populistas alegam conhecer e defender a vontade do povo e argumentam que são as instituições os empecilhos para que eles as coloquem em prática. O viés anti-instituições em Bolsonaro é tão claro quanto era em Chávez…

GFC_RJ
GFC_RJ
Responder para  Agressor's
3 anos atrás

Aí está um post no qual eu concordo com você profundamente. Não mudaria uma vírgula.

Rafael Laginha
Rafael Laginha
3 anos atrás

Não é que viramos uma Venezuela? Agora é rumo padrão Coreia do Norte!

Os militares ganham tanto dólar fazendo cursos no exterior para aprender o modus operandi dos comunistas?

Pelo visto tem muito comunistinha enrustido nas FA!

Cada vez mais as FA são mais avacalhadas e desmoralizadas. Uma pena.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Responder para  Rafael Laginha
3 anos atrás

Se enganou quem achou que as forças armadas tinham mudado de 64 pra cá… Se enganou quem achava que as forças armadas não eram iguais a qualquer outros órgão da administração pública, cheio de gente que só se preocupa com o próprio salário… não são militares, são palhaços. Aliás, palhaços somos nós que alimentamos esses covardes fardados e ainda batemos palma por fazerem o mínimo, isso quando fazem.

Camargoer
Camargoer
Responder para  Jadson Cabral
3 anos atrás

Olá Jadson. O atual alto comando cursou Aman durante a década de 70, ainda sob a doutrina da segurança nacional e da guerra interna. O que poderia ter sido uma transição natural de uma geração formada nos anos de chumbo para uma geração formada na redemocratização foi bastante prejudicada. Acho que até os entusiastas dos assuntos de defesa já compreenderam que as forças armadas terão que passar por uma profunda reforma nos próximos anos.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Camargoer
3 anos atrás

“Acho que até os entusiastas dos assuntos de defesa já compreenderam que as forças armadas terão que passar por uma profunda reforma nos próximos anos.”
E por quê eles mudariam?
Nenhum deles foi julgado após o fim da Ditadura, ao contrário do que aconteceu com nossos vizinhos.
Eles tiraram o deles da reta na reforma da Previdência, sendo que
é justamente eles quem mais a onera.
Entra ano, sai ano, e o alto soldo e as benesses do alto comando são pagas em dia, as custas do contribuinte ( benesses essas que foram ampliadas pelo atual governo, diga-se de passagem.. )
E agora eles voltaram a sentir o gostinho de mexer os pauzinhos no governo, igual durante a Ditadura.
E, o melhor de tudo: não temos nenhum vizinho com força militar pra nos ameaçar. Então eles simplesmente não precisam se preocupar com ameaças externas, o que os permite ter tempo de sobra pra…pensar besteira.
Porquê eles mudariam? Pra eles, tá ótimo assim.

Camargoer
Camargoer
Responder para  Willber Rodrigues
3 anos atrás

Olá Wilber. O país escolheu o caminho da anistia geral e irrestrita. Pode ter sido um erro ou um acerto. Ainda não sei dizer. Creio que o problema foi a resistência das forças armadas de assumir que o golpe de 64 foi um erro, que alguns militares cometeram crimes de tortura e assassinato. Os acertos das grandes obras de infraestrutura e de modernização do país não anulam os erros e crimes cometidos pelo regime. O país poderia ter construído Itaipu, por exemplo, em pleno regime democrático. Os últimos 30 anos mostraram que é possível ter crescimento, riqueza e bem-estar numa democracia. Os abusos e privilégios serão revogados quando o país voltar á normalidade. Meu medo é que para manter os abusos e privilégios é preciso manter um regime de exceção.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Camargoer
3 anos atrás

“O país escolheu o caminho da anistia geral e irrestrita”
Particularmente, considero isso um erro, e dos grandes.
Nenhum país muda jogando uma parte tenebrosa da sua história pra debaixo do tapete e não punindo severamente quem foi ( ou foram ) o responsável(eis) por isso.
O problema desse país é que temos um grande histórico em tolerar o que não deveria ser tolerável. Nem nos EUA, país onde o lobby da indústria de armas é quem manda no governo, e que vive pulando de uma guerra pra outra, você não vê um militar de alta patente dando pitaco no governo. Os militares de lá sabem muito bem qual seu papel constitucional, e que não devem estar acima de sua Constituição.
O problema é que uma boa parcela de nossos militares ( fiz questão de não generalizar, vejam bem ) simplesmente se esquecem disso, ou acham que estão acima do bem e do mal, e que a Constituição é só uma lei qualquer.
Espero, sinceramente, que a sociedade BR, de moso geral e em todos os seus setores, comecem a finalmente se questionar e tenha um debate sério sobre qual é, exatamente, o papel e a utilidade de nossas FA’s.
Vou dizer algo, e sei que serei negativado/xingado por isso, mas a verdade dolorosa é que o atual modelo das FA’s não passa de um estorvo pro povo pagador de impostos e pro resto da sociedade. Tá mais do que na hora de termos um sério debate pra discutir isso.

silvom
silvom
Responder para  Willber Rodrigues
3 anos atrás

ainda mais para torturadores. Estão virando até marechais agora

Flanker
Flanker
Responder para  silvom
3 anos atrás

Marechais??

Adriano Madureira
Adriano Madureira
3 anos atrás

Pelo visto alguns das forças armadas estão se deixando ser atores desse ridículo reality show do Bolsoasno…

Poucos tem a vergonha de não participarem desse circo montado, desse enorme cercadinho de aberrações.

Só o “Mito” para achar que engana mentes mais inteligentes de que ele com esse teatrinho de escoteiros na esplanada, coincidentemente, no mesmo dia da votação do voto impresso…

seus gorilinhas tiveram a grande e inédita ideia de um desfile, onde o Mazzaropi presidencial e o Ministro da Defesa, receberão convites para comparecer à Demonstração Operativa, que ocorrerá no dia 16 de agosto.

Até o mais completo boçal sabe muito bem que essa exibição militar não passa de uma “tentativa de intimidação” por parte de Bolsonaro.

O desfile de 150 blindados de Bolsonaro é muito parecido com o ameaçador cortejo de Newton Cruz à frente de 116 tanques às vésperas da votação das Diretas-Já, em 1984,até nisso a ele falta autenticidade…

Todo dia um surto diferente; cada vez mais forte. E o problema não é só ele, mas o fato de ter juntado uma horda de fanáticos a uma seita, neles incluídos muitos militares.

E triste ver que no comando do país há um delinquente expulso do Exército por indisciplina e por planejar atos terroristas.
Quando era soldado, se comportou como um arruaceiro e foi expulso. entretanto, agora que é um arruaceiro, quer brincar de soldado. 

Oque falta a esse senhor é um bom tratamento psiquiátrico!

Cláudio quadros
Cláudio quadros
3 anos atrás

Minha preocupação quando troca preside te por represália paralisar todos programas militares policiais levando vez sepultamento forças militares no Brasil .temos toma cuidado para politizar tudo .para não prejudica força armada do Brasil.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Cláudio quadros
3 anos atrás

Já pensei nisso, caso entre um novo presidente… Ele poderia mandar todo esse generalato, almirantado e brigadeirada para vestir pijama, colocar novos chefes militares e por quê não, desequipar as forças armadas, atrasando seus programas com cortes de verbas…

Caio
Caio
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

O pior que se aposentarem eles será quase tão vergonhoso quanto o que acontece com os juízes, aposentadoria integral e altíssima, as custas da reles plebe.

Camargoer
Camargoer
Responder para  Caio
3 anos atrás

Olá Caio. No fim do governo Figueiredo, no dia anterior á posse de Tancredo (que estava internado), o comandante do EB em Brasília pretendia impedir a cerimônia de posso (com Sarney). Naquela noite, Figueiredo o demitiu. Quando o militar chegou pela manhã no quartel já estava exonerado. Figueiredo se negou a passar a faixa para Sarney mas foi até o hospital cumprimentar Tancredo.

Camargoer
Camargoer
Responder para  Cláudio quadros
3 anos atrás

Ola Claudio. Acho que apenas um doido iria paralisar os programas militares em andamento. Existem contratos, empregos, investimentos, etc. Contudo, passado este período será muito importante discutirmos o papel das forças armadas na sociedade brasileira. Sobre as PM, a situação é outra. Elas não funcionam. O modelo de duas polícias, sendo uma militar, não resolveu o problema da segurança pública. Isso tem que mudar.

Maximus
Maximus
Responder para  Camargoer
3 anos atrás

Baseado em que tu afirmas que as PM’s nao funcionam??

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Responder para  Cláudio quadros
3 anos atrás

Por parte do novo presidente, que será provavelmente o Lula eu acho pouco provável, já que a meneira mais fácil de garantir o apoio dos militares é aumentar ainda mais as benécies, presentiar com brinquedinhos novos… Aliás, foi no governo Lula os maiores programas das forças armadas se tornaram realidade, né? Os militares não negam e é justamente isso que ele já tá usando pra conseguir se aproximar dos militares.
Agora, por parte do congresso e da sociedade… essa politização é extremamente nociva e os militares podem se arrepender muito no futuro. Mas é bom quebrar a cara pra aprender

Adriano Madureira
Adriano Madureira
3 anos atrás

Interlocutores da cúpula do Exército classificam de “totalmente inusitado” o desfile de blindados que a Marinha irá realizar nesta terça-feira em Brasília para entregar um convite a Jair Bolsonaro que poderia ser enviado até por e-mail.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
3 anos atrás

Veja a fala de alguns militares questionados pela Revista Sociedade Militar por meio das redes sociais da revista online

“Pra começar não vejo por que motivo um exercício com blindados da Marinha no interior do centro Oeste, onde é a CABEÇA DE PRAIA? Se houver é algo desnecessário, inusitado e … infantil. O ato, se ocorrer mesmo, beira o inacreditável… indigno de ser da lavra de um oficial general das nossas instituições militares.”

“Acho esse desfile de tanques na esplanada uma provocação, uma coisa que não deveria acontecer nesse momento em que nós estamos vivendo, um clima extremamente tenso, e o Lira já externou que vai levar a plenário o voto impresso, que é a bandeira de Bolsonaro, mas que vai levar proforma, que será derrotado… não vejo isso com bons olhos… “

“Já tem ato em “favor da democracia marcado”, e se aparecer um militante na frente de um blindado? Igual na CHINA… Ai ferrou! vira a foto do ano… do século… A coisa vai ficar linda e a merda vai crescer mais ainda… haja incoerência, meninice, bisonhice… e ver militares metidos nisso me dói. Me faz questionar nossa habilidade em uma guerra verdadeira… ”

“Desnecessário, isso nunca aconteceu… entregar uma carta é?!… ta parecendo puxassaquismo puro desses caras da Marinha.. .só podia ser! se é que vai acontecer… depois de tanta crítica vão cancelar… ”

“Bem na data da votação do projeto na Câmara… será que esses caras não podem ajudar o país a evitar crises? Está ficando complicado assim…mesmo que não haja como provar, é obvio que vai soar como tentativa de intimidação… ”
“se é “infantil” como ele diz, sem dúvida vai ocorrer, já que o PR agora é o menino maluquinho sexagenário”

“Provavelmente mais aglomerações e desperdício do dinheiro público em tempos de Pandemia.”

“Bolsonaro sai de uma e entra em outra. Um gasto desnecessário.”

“Vou dizer uma coisa, se Bolsonaro colocar estes tanques na rua ele estará pavimentando sua saída. Escreve aí! Não tem nada de tanque nas ruas. A mídia deve estar implantando isso para derrubar o PR.”

“… Qual será o evento que foi marcado primeiro, o desfile ou a votação do voto impresso? O que será mais perigos para a nação; o desfile, a urna eletrônica que não transmite confiança ou a não aprovação do comprovante do voto impresso? ”

Adriano Madureira
Adriano Madureira
3 anos atrás

O show militarista será para entregar um convite a Jair Bolsonaro (sem partido) que poderia ser enviado até por e-mail. 
“É a primeira vez que vemos isso. Da parte do Exército, ninguém participará.
É totalmente inusitado. Coisa da Marinha com o Braga Netto”, disse um militar.

Camargoer
Camargoer
3 anos atrás

Caros Colegas. A MB faz este exercício desde 1988. Em nenhum momento foi necessário fazer um “desfile” para fazer um “convite” ao presidente para prestigiar as tropas. Segundo a coluna do Lauro Jardim, quem pediu o “desfile” foi Bolsonaro. Como ele é um político profissional, cada gesto que ele faz deve ser avaliado politicamente. Geralmente, eu uso um “termômetro político” para avaliar situações estranhas. “Qual seria o impacto se um dos presidentes antecessores tivessem feito determinado gesto ou feito determinada fala?”. Se a coisa fosse normal para os antecessores, deveria ser normal para o atual. Se tivesse soado estranho antes, então é estranho agora.

Marcos
Marcos
3 anos atrás

Depois que o Sputnik escondeu a aba de comentários, a massa migrou para cá, uma pena. Prefiro ver comentários como “Astros Antiaéreo” do que ler trocentos comentários sobre política. A Trilogia merece mais!

GFC_RJ
GFC_RJ
Responder para  Marcos
3 anos atrás

Engraçado… Eu sempre achei que os programas militares fossem, em suma, POLÍTICA pública… Acho que estava enganado. 

Camargoer
Camargoer
Responder para  GFC_RJ
3 anos atrás

Olá GFC Você não está engando. O forte é por excelência o espaço para discussão politica há anos.

Marcos
Marcos
Responder para  Camargoer
3 anos atrás

Discussão política é uma coisa, politizar a discussão é outra.

Camargoer
Camargoer
Responder para  Marcos
3 anos atrás

Caro Marcos. O cargo de presidente é político. É o maior deles. Todo gesto presidencial é político e cheio de simbolismo. Um bom político faz bom uso disto. Um político frágil acaba vítima disso. Como escrevi, a MB faz este exercício há décadas sem nunca ter sido notado. A decisão de expor os carros de combate em um momento de tensão política é um gesto político. Se foi intencional, foi um gesto horrível. Se foi acidental mostra que falta habilidade política ao presidente.

João Vitor
João Vitor
Responder para  Marcos
3 anos atrás

“Discussão política é uma coisa, politizar a discussão é outra”…. então meu caro, na verdade é rigorosamente a mesma coisa

Acho que com “politizar a discussão” vc quer dizer opiniões não condizendo com as suas.

GFC_RJ
GFC_RJ
Responder para  Camargoer
3 anos atrás

Não só de política, mas muito de história e geopolítica também.

Poderia-se responder ao meu próprio comentário para a divisão do termo “política” na língua anglófona. Tirado do Cambridge Dictionary:
– Politics – “means the activities of the government or people who try to influence the way a country is governed”.
– Policy – “means a plan of action or a set of rules agreed by a business, a political group or a government, saying what they will do in a particular situation”.

Isto é, a crítica específica é sobre “politics”, entretanto, política pública é “public policy”. Apenas que, como disse a definição acima do Cambridge, a “policy” é consequência da “politics”.
Como você mesmo disse, o Presidente da República é um cargo político. O próprio Ministro da Defesa é um cargo político também. E para completar, como disse aquele famoso… A GUERRA é uma decisão política… alíás, a continuação dela… por outros meios.

Camargoer
Camargoer
Responder para  GFC_RJ
3 anos atrás

Olá Antonio. Aristóteles afirmou que o “ser humano é um animal político” no sentido que ele passa a sua vida em comunidade e que necessita de coisas e de outras pessoas. Toda ação entre pessoas é uma ação politica. A ideia que existem ações neutras ou “técnicas” que ocorrem naturalmente sem a necessidade de uma ação política é bastante equivocada. Toda ação humana é precedida de uma decisão política. Ignorar isso também é uma decisão política.

Marcos
Marcos
Responder para  GFC_RJ
3 anos atrás

Não é necessário entrar no mérito da ação, é indubitável que é política pública. O grande problema é politizar o fato (Operação Formosa). Com ou sem “carta convite”, os blindados vão ter que passar pela BR 040 ou 002. O comboio está em movimento desde o dia 08 de julho. E como destacou a nota à imprensa, a entrega simbólica da carta foi planejada há muito tempo, antes mesmo dessa tal PEC ser levada a plenário

Em nenhum momento na carta da Marinha existe o termo “desfile”, logo, não vai ter nenhum desfile. Quem usou esse termo foi o jornalismo.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Marcos
3 anos atrás

Engraçado…
O próprio PR que começou a politizar tudo isso chamando de “meu Exército”, botando trocentos milicos de alta patente em cargos de chefia em ministérios ( lembram do Pazuelo? ) e estatais, mas somos “nós” que estamos politizando tudo…

Flanker
Flanker
Responder para  Marcos
3 anos atrás

Sério? 1 mês pra ir do Rio até Brasília????

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Responder para  Marcos
3 anos atrás

Não quer ler comentário sobre política em fóruns militares vai lá no Palácio do Planalto e no ministério da defesa e pede para o presidente e o Capacho Neto parar de politizar as forças armadas como se elas fossem uma milícia a seu favor e não uma instituição de estado.

Canarinho
Canarinho
Responder para  Marcos
3 anos atrás

Perfeito Marcos. A ala paga dos MAVs desceu toda para a trilogia.

silvom
silvom
Responder para  Marcos
3 anos atrás

mas é o governo que não separou os militares da política

Carlos
Carlos
3 anos atrás

Prezados, certa feita trabalhei no setor financeiro de uma empresa e as perguntas que que eu sempre fazia: quanto custa? É realmente necessário?

Camargoer
Camargoer
Responder para  Carlos
3 anos atrás

Olá Carlos. Minha esposa faz as mesmas perguntas quando quero comprar algo.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Responder para  Carlos
3 anos atrás

Ah, pros capachos do projeto de ditador tupiniquim fazerem demonstraçãozinha de força pra tentar intimidar o congresso tem dinheiro sobrando. Só não tem pra cumprir o dever deles.
Aliás, eu queria mesma saber porque o corpo de fuzileiros se desloca todos os anos do Rio para fazer exercício em Brasília com um total tão grande. Parece uma piada de muito mau gosto.

Jorge
Jorge
3 anos atrás

“(…) Lamentável também a postura deste ministro da defesa que se tornou carne e unha com o louco!”
Pois é. Concordo plenamente. Um arroubo de boçalidade atrás do outro. É muita afinidade…
Vale lembrar que, alguém aqui, faz poucos dias escreveu assim: Ex aluno da aman…isso diz tudo.

pangloss
pangloss
3 anos atrás

Quem poderia imaginar que Bolsonaro nutria tanta admiração pelo Chavez, hein????
Quanta semelhança na biografia e nos métodos!

Canarinho
Canarinho
3 anos atrás

O nivel dos comentaristas desse forum ja foi melhor. Voce acompanha o que tem se passado nesse pais nos ultimos tempos? A intrmissao do judiciario nos demais poderes? Os vicios da republica? Entao vc confia na forma como e feita a apuracao dos votos nesse pais? Nao percebe que esse homem que vc esta a ridicularizar e um dos poucos que ainda faz algum esforco em tentar algo decente para o povo brasileiro. A grande maioria dos que estao la ( e quase em sua totalidade contrarios ao presidente) estao se lixando para o pais e isso inclui voce. Comeco a suspeitar que algins que comentam aqui estao sendo pagos para difamar e inflamar opnioes contra o presidente e seus aliados.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Canarinho
3 anos atrás

“Nao percebe que esse homem que vc esta a ridicularizar e um dos poucos que ainda faz algum esforco em tentar algo decente para o povo brasileiro”
Da maneira como você fala, nem parece que você sabe quem fez parte, por 30 anos, da vida política, sendo um deputado e parlamentar medíocre, com propostas de lei que não beneficiavam nem o povo e eleitorado carioca dele…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Canarinho
3 anos atrás

Até agora este homem só fez alguma coisa para melhorar a família dele, né?
Porque não sei como um Senador que ganha 25 mil líquidos consegue comprar uma mansão por 6 milhões (oficial) ou 14 milhões (estimativas extra-oficiais).

Flanker
Flanker
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Concordo plenamente com o que tu escreveu….e não é ironia! Entretanto, falando em filho, o ex-presidiário tb tem algo a explicar quanto aos filhos dele, não é?
Pau que da em Chico, da em Francisco….

C M
C M
Responder para  Canarinho
3 anos atrás

Nao percebe que esse homem que vc esta a ridicularizar e um dos poucos que ainda faz algum esforco em tentar algo decente para o povo brasileiro.

Canarinho, a tua fé na honestidade do “Camarada” Bolsonaro é comovente. Meu amigo, quando a poeira baixar tu vai cair do cavalo…

Jadson Cabral
Jadson Cabral
3 anos atrás

Todo dia o louco das mais dois passos e todo mundo fica assistindo pra ver até onde ele vai. Um dia pode ser tarde pra tomar uma atitude…
Agora mais essa. Não existe nenhuma justificativa lógica para isso a não ser uma tentativa clara de intimidação e de demonstração de força. Uma pena as forças armadas se sujeitarem a esse papel ridículo.

João Vitor
João Vitor
Responder para  Jadson Cabral
3 anos atrás

Li uma opinião sobre isso que diz que Bolsonaro já não tem nem mais espaço pra dar um passo pra trás como ele fazia sempre depois de dar dois pra frente no golpismo… nem é mais possível essa estratégia de tão longe que foi…seu secto, incluindo rádios ( concessões públicas) já fala literalmente clamando tomada de poder pelas armas, sem elipses ou ambiguidades… literalmente.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
3 anos atrás

Assistiram esquadrão suicida 2, a farda do exército de Corto Maltese parece a do EB kkkk

João Vitor
João Vitor
Responder para  Inimigo do Estado
3 anos atrás

Pensei que só eu tinha pensado isso, pensei estar louco, o padrão de camuflagem é igualzinho.

Nilo
Nilo
3 anos atrás

Ao Exército defensor das instituições republicanas da Nação ao Exército que se presta ao papel de uma, no mínimo, coincidência desastrosa de um desfile,….voto impresso, distritão, fundo eleitoral, ameaça a saúde pública campanha antivacina, impacto negativo na imagem de protetor do meio ambiente, liberação de 382 novos agrotóxicos, cortes na educação e pesquisa, alta taxa de desemprego, aumento do custo de vida,……
Que papelão estão fazendo a Instituição do Exército passar, a benefício de quem?

Atitador 33
Atitador 33
3 anos atrás

Acompanhoa site a muitos anos, é a primeira vez que vejo 90% dos que aqui comentam, analisar a matéria usando mais a razão, que o estômago. Esse país ainda pode ser consertado e colocado nos trilhos, o que mata esse pais são os extremos.
Abs

Antoniokings
Antoniokings
3 anos atrás

Creio que grande parte da atuação dos militares deve-se à manutenção de seu ‘status quo’ e benefícios correlatos.
Sabem que em um governo mais ‘incisivo’ suas regalias podem cair e aí ficam alvoroçados.
No final, assim como juízes, promotores, policiais e etc trocam algumas sobras um pouquinho melhores do banquete para manter isso que está aí.

Flanker
Flanker
3 anos atrás

Tem água (rios, represas, etc) lá em Formosa? Afinal, será uma operação anfíbia, não?

Carlos Gallani
Carlos Gallani
3 anos atrás

Como Brasileiro e patriota meu sentimento é de pura vergonha e desilusão!

João Vitor
João Vitor
3 anos atrás

No caso de aplicação da já existente lei proibindo manifestação político-partidaria de militares da ativa não precisa de mudança formal nenhuma, apenas que o presidente, ministros ou superiores digam para o agitador: “Bom dia! O senhor está preso!”. Pronto, resolvido.

João Ricardo
João Ricardo
3 anos atrás

Se for discurso com o “odio do bem, Pode”, caso contrario não! Respeitem o presidente do Brasil e prem de balela e o resto é só mimimi de quem perdeu a teta gorda que tinha…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  João Ricardo
3 anos atrás

“o resto é só mimimi de quem perdeu a teta gorda que tinha…”
Se for a teta pro Centrão e pro Fundo Eleitoral ( que a bancada governista e até os filhos do PR votaram a favor disso ), ela não se perdeu não…

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  João Ricardo
3 anos atrás

Respeito não, só não chamo ele de animal por que os animais não merecem tamanho insulto. repasse para a Prato Feito agora, que ele não vale um pequi roído.

Estou aqui, venham me pegar!

Marcos
Marcos
3 anos atrás

Com esse governo parece que aflorou o espirito golpista de alguns oficiais, que tem a mente ainda nos anos 60 essa distribuição da cargos aos oficias serve somente para inflar seus altos salários porque investimento na melhoria de equipamento e material não vi nada até agora. Infelizmente as Forças Armadas tão se prestando ao papel ridículo enquanto ao Presidente eu tenho minhas dívidas sobre sua sanidade mental.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
3 anos atrás

Gosto muito desses desfiles militares com participação de presidentes! Brasil, Venezuela e Coréia do Norte estão de parabéns!!!

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
3 anos atrás

O cara tá desesperado, por isso apela para intimidação, e a maior prova que isso não surtirá efeito será às 16:00hs quando a pec do voto impresso será varrida do mapa!

IBIZ
IBIZ
3 anos atrás

Séria um momento lindo se não fosse um movimento (mais um na longa lista das forças armadas brasileiras!) golpista! As forças armadas brasileiras se reduziram oficialmente a uma mera milicia a serviço de um pseudo ditador!

Allan Lemos
Allan Lemos
3 anos atrás

Eu só quero ver o circo pegar fogo.

Carvalho
Carvalho
3 anos atrás

Tem certas coisas que devem ser evitadas:
Chutar a Santa na TV…
Buzinar na frente de hospital…
Fazer desfile de tanques em frente ao Congresso neste momento
Vários adjetivos podem ser atribuídos ao Braga Neto:
Amadorismo é o mais leve

Felipe Morais
Felipe Morais
3 anos atrás

A operação formosa acontece há muito tempo e que continue assim. É excelente, por si só. Mas esse desfile em Brasília, inédito, é patético. Mostra a que papel as forças armadas infelizmente estão se colocando. O papel de passar vergonha por causa de um governante. Enquanto apoiador das forças armadas brasileiras, entusiasta da área de defesa, torcedor para que exista uma mentalidade de defesa no Brasil e a consequente melhoria da situação das forças, me sinto envergonhado.
Que papel esdrúxulo estão prestando por causa de um homem arrogante e birrento que está passando pela presidência e que não aceita ser contrariado.

Só tenho a lamentar o fato de que toda a credibilidade que as forças armadas conseguiram, a duras penas, no pós redemocratização, está sendo jogada no lixo.

Bilau Gates
Bilau Gates
3 anos atrás

Podiam ter feito o treinamento como todo ano, mas se prestaram a uma encenação ridícula incluindo veículos sucateados para fins meramente políticos e puxasaquismo, os quais aliás não foram atendidos. Mais uma vergonha para a conta dos bons militares que não concordam com essa palhaçada…

Salim
Salim
3 anos atrás

Infelizmente estas velharias so servem para desfile e intimidador população civil. Obsoletos e em baixa quantidade. Usd 25 bi ano para isto. Tinha que ter vergonha. Valor bélico baixíssimo. Aonde estão levando a moral do pessoal sério de nossas forças.

Slow
Slow
3 anos atrás

O mais engraçado é que a pouco tempo atrás , em uma matéria do aéreo sobre caças da Venezuela, vários comentários falando que os caças nem voava sendo que voaram e olha só no Brasil? ??? esse desfile foi da esquadrilha da fumaça ? Só tanque caindo os pedaços e saindo mais fumaça que chaminé ..

ANDRE ZANATTI
ANDRE ZANATTI
3 anos atrás

Deveriam aproveitar o deslocamento e já fechar o Congresso e o STF, nem Bolsonaro e nem Lula… o Brasil precisa de mais 30 anos de governo militar pra consertar o estrago que esses ladrões vagabundos fizeram aos cofres públicos, emprestando dinheiro pra ditadores ao redor do mundo, dinheiro que não voltou e querem continuar a roubar mais e mais ????????????!