Huawei-5g_00

Tema foi tratado em visita de conselheiro de segurança de Biden ao Brasil

Segundo matéria da Folha de São Paulo, o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, ofereceu ao governo Jair Bolsonaro apoio para que o Brasil se torne um sócio global da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em troca do veto à participação de empresas chinesas no 5G brasileiro.

A entrada do país no programa de cooperação dentro da aliança militar foi discutida com Sullivan e o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, na manhã desta quinta-feira (5) em Brasília. Sullivan esteve ainda no Palácio do Planalto, para encontro com o presidente Bolsonaro.

A política oficial de Washington é que a presença de fornecedores considerados não confiáveis —como a Huawei e outras empresas chinesas— em redes de comunicação de quinta geração impedem o aprofundamento na cooperação de defesa e segurança.

Por isso, o acesso do Brasil ao programa da Otan só seria possível sem a participação dos chineses no 5G brasileiro. Em tese, segundo explicou um interlocutor, a adesão do Brasil na parceria dependeria do aval de outros integrantes da Otan, mas o apoio americano é considerado determinante.

Ao acenar com a possível entrada do Brasil num projeto de cooperação da aliança, o governo Joe Biden tenta angariar o apoio da ala militar do governo Bolsonaro nos esforços contra a presença da Huawei nas redes de 5G.

A eventual ascensão do Brasil como “sócio global” da Otan permitiria aos militares condições especiais para a compra de armamentos de países que integram a organização. Também abriria mais espaço para a capacitação de pessoal militar nas bases da aliança ao redor do mundo.

A associação também cria mecanismos de assistência de membros da Otan em situação de conflito internacional. No caso de alguma operação militar em cenário de contenda, o Brasil poderia ser chamado a participar, mas estaria liberado a decidir não se envolver.

Na América do Sul, o único país que tem o status de “sócio global” da Otan é a Colômbia, o mais tradicional aliado dos EUA na região e com amplo histórico de cooperação militar com os americanos. Possuem o mesmo status Afeganistão, Austrália, Iraque, Japão, Coreia do Sul, Mongólia, Nova Zelândia e Paquistão.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

290 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rodolfo L.
3 anos atrás

Duvido, quero ver se tem bala na agulha pra se alinhar assim com os EUA e deixar nosso maior parceiro comercial fora do leilão.

sergio
sergio
Responder para  Rodolfo L.
3 anos atrás

E com uma proposta dessas nem valo o risco, Nada contra, mais de boa, em que esse status favoreceu a colombia, vamos comprar caças,fragatas, tanques, que nosso orçamento não nos permite manter?
Se vc vai pegar confusão com a china a proposta tem que ser praticamente irrecusável.

Agressor's
Agressor's
Responder para  sergio
3 anos atrás

Nosso país além de ser colônia, agora parece que se encaminha para virar área de teste. O primeiro teste será entrar em guerra com a Venezuela em nome dos eua. Eu espero que este atual “presidente” daqui só chame pra morrer pelas ideias dele só quem lhe elegeu.

Fazer parte da OTAN nos daria o “privilégio” de ter bases estadunidenses em nosso território, tal como acontece na europa hoje, militarmente dominada pelos eua desde o final da Segunda Guerra Mundial. Eles poderiam entrar e sair à vontade. Bisbilhotar como bem entendessem, mas ai do brasileiro que tentasse cruzar as portas de uma dessas bases.

Quem sabe eles até conseguiriam por as mãos em grandes segredos nossos como o processo de beneficiamento do urânio por ultra centrifugação por levitação magnética. Só nós temos essa tecnologia, graças ao esforço dos cientistas de nossa Marinha de Guerra. A partir desse estupendo acordo, seria só uma questão de tempo para eles nos dizerem para quem e por quanto poderíamos vender nossas commodities. Alguém ai, que não seja lambe-botas, está entusiasmado com esta espetacular e generosa oferta?

Se fosse bom negócio eles não ofereceriam para nós!! Não deve se permitir que o nosso país entre na OTAN, lembrando que algumas nações da europa ocidental e principalmente os eua sempre questionaram nossa soberania na Amazônia. Agora eles estão preocupados com Rússia e China mas aguardem que logo depois os mesmos vão voltar suas atenções para o Brasil por causa da Amazônia, vai ser uma facada nas costas da nossa nação e devemos ficar do lado de ninguém somente do lado do Brasil!..

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  Agressor's
3 anos atrás

Alem das bases, teriamos o privilégio de comprar os equipamentos obsoletos da OTAN. que chique!!! tem coisa mais fina que sucata gringa? eu nao conheço.

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  sergio
3 anos atrás

Discordo craque. Tem oferta mais generosa que essa? o BR arca com os custos que um 5G nao Chines traria, nega os investimentos chineses aventados, e em troca ganha uma cartão de otári..digo, cliente preferencial dos equipamentos velhos da OTAN. todos ganham. Imagina as FAAA equipadas com sobras Albanesas de T-55, Nossos F-5 finalmente ganhando reforços de seus xarás europeus,muito melhor conservados nas décadas que passaram nos museus.De fato, um acordo que todos sao ganhando.

PACRF
PACRF
Responder para  Rodolfo L.
3 anos atrás

Concordo. O Brasil precisa investir em sua própria indústria de defesa ao invés de ficar dependente das “sobras” da OTAN ou de quem quer que seja. No mais, valem as relações comerciais multilaterais fundamentadas no pragmatismo da diplomacia e dos bons negócios, evitando alinhamentos automáticos.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  PACRF
3 anos atrás

Manchete que acabei de ler:
‘Sem noção, Bolsonaro diz a enviados de Biden que Trump foi roubado nas eleições dos EUA’

PACRF
PACRF
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Essa estória (com “e” mesmo) de eleição roubada nos EUA é uma atitude anti-democrática de maus perdedores. Bolsonaro e seus filhos políticos foram eleitos diversas vezes por meio das urnas eletrônicas e nunca questionaram suas eleições. Desde 1996 milhares de políticos foram eleitos pelas urnas eletrônicas sem que uma única fraude fosse comprovada. Bolsonaro é o único presidente que, mesmo eleito, questiona sua própria eleição.

Slow
Slow
Responder para  PACRF
3 anos atrás

Exatamente ele quer é causar .. o próprio Aécio ficou 4 meses auditando votos pra chegar a conclusão de que não teve fraude .

francisco
francisco
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Qual fonte? a reunião foi a portas fechadas.

Tomcat4,2
Responder para  francisco
3 anos atrás

No mínimo deve ser a imaginação tosca de algum riporti da Foice de SP ou o Antagonista !!!rs

PACRF
PACRF
Responder para  francisco
3 anos atrás

Essa notícia já está amplamente divulgada pela imprensa. Obviamente, trata-se de uma notícia de bastidor, porém a forma como nosso presidente está obcecado por esse tema, é improvável que não seja verdade.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  francisco
3 anos atrás

Será que os assessores de Biden, incrédulos, comentaram após a reunião?
Ou será que o boquirroto presidencial comentou no cercadinho?
O fato, é que todos em Brasília já sabem disso.

horatio nelson
horatio nelson
Responder para  Rodolfo L.
3 anos atrás

até eu q sou de extrema direita concordo q a huawei não somente deve participar como ganhar por ter os preços mais atrativos….além do mais ja somos espionados por todos os paises civilizados o celular do pr deve ser monitorado por meno menos uma duzia de paises, o br nasceu pra ser uma colonia q fornece comodites a fazenda do mundo, nunca terá um papel de protagonismo e com o futuro regime q assumira ano q vem a china se dará muito bem por aqui…resumindo o que é um peido pra quem ja está cgd!

Matheus
Matheus
Responder para  horatio nelson
3 anos atrás

Late woof woof

LUCIANO DO PRADO
Responder para  horatio nelson
3 anos atrás

Não é somente uma questão de preço ( que já seria suficiente para os chineses participarem ), mas a tecnologia da Huawei é superior a qualquer outra nesse quesito, eles já estão em testes do 5G puro (alta velocidade de banda, baixa latência e milhões de coneções), enquanto a maioria das outras empresas ainda está na primeira fase do 5G, apenas com a capacidade de banda aumentada.

BBW
BBW
Responder para  LUCIANO DO PRADO
3 anos atrás

Errado. a tecnologia da Huawei é baseada na CISCO. Sou especialista e já trabalhei com ambas.

Sergio Cintra
Sergio Cintra
Responder para  LUCIANO DO PRADO
3 anos atrás

Corroboro essa informação técnica. Tenho filho trabalhando em empresa de telecomunicações que relaciona diretamente com técnicos – diga-se de passagem, BRasileiros – da fornecedora de equipamentos Huawei e que a velocidade de atendimento é dinâmica – e diz que sempre foi assim, nas ocorrências de adequações aos processos e também para acatar correções de possíveis “bug’s” são rápidos e acessíveis. Há o fato dos novos equipamentos e /ou atualizações cada vez menores, disponibilizando custosos espaços operacionais, e menos necessidades de integração física.
Não tenho nenhum favorito e nem vínculo político com quem quer que seja, mas também não permito omitir de informações que possamos ter benefícios. Podemos usar de transmissões e ter-se criptografias nativas inviabilizando qualquer “bisbilhotagem” alheia, agora se deixar vender autonomia a quem quer que seja, “a” ou “b”, isso serei contra e defendo a nossa “soberania”, mesmo que a independência seja longa para conquistarmos.

Slow
Slow
Responder para  horatio nelson
3 anos atrás

O próprio eleitor do atual presidente sabe que ele vai perder , ta vendo porque tanta preocupação com voto impresso . Eles querem é sair imprimindo papel igual Trump fez e falar que estão jogando votos fora ..
É melhor ir pra palma da mão da China mesmo , afinal oque ganhamos com os EUA ? Alem de ser tudo mais caro nós não ganha nada no fundo sempre se fode ..

horatio nelson
horatio nelson
Responder para  Slow
3 anos atrás

uma observação ele não perderá por falta de voto e sim pela manipulação do tse…como ja dizia stalin não importa quantos votos o candidato terá só importa quem contará os votos…

Slow
Slow
Responder para  horatio nelson
3 anos atrás

E quem vai contar ? Aqueles que contaram 1,3 milhões de motos ? E foram desmentido pelo próprio sistema de contagem dos pedágios ?

Nonato
Nonato
Responder para  Rodolfo L.
3 anos atrás

A China é o maior perigo para a humanidade, seguido do partido democrata.

PACRF
PACRF
Responder para  Nonato
3 anos atrás

Caramba, o agronegócio brasileiro precisa saber, o mais rápido possível, que comercializa a maior parte de seus produtos com o país mais “perigoso” do mundo.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  PACRF
3 anos atrás

A maioria aqui acha que geopolítica é torcida de futebol. É quase impossível ter um debate sério neste espaço já que os caras tratam as relações internacionais como FlaxFlu.

PACRF
PACRF
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

Concordo! Afinal, bons negócios não são realizados em ambiente de FlaxFlu. São realizados em ambiente em que o pragmatismo e as “boas maneiras” da diplomacia imperam, pois dinheiro não tem sexo, não tem partido político, não tem religião, muito menos ideologia.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Responder para  PACRF
3 anos atrás

Boas maneiras da diplomacia imperam também com os países vizinhos cuja zona econômica marítima são invadidas e reivindicadas pela China, tal como as Filipinas?
Essa regra devia valer para o Vietnam comunista como a China, mas que pende para o lado americano?

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
3 anos atrás

Vietnã pendendo para o lado americano?

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/07/05/china-acelera-investimentos-no-sudeste-asitico-para-impedir-aproximao-dos-eua.ghtml

Vietnã é visto como um dos ‘alvos’ da ‘blitz’ de investimentos chineses no Sudeste Asiático.
A reportagem chama os investimentos chineses tanto no Vietnã como no resto da região como ‘farra de gastos’.

Tomcat4,2
Responder para  PACRF
3 anos atrás

Irretocável e assino embaixo PACRF !!!

Luiz Carlos Araújo Ribeiro
Luiz Carlos Araújo Ribeiro
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

Perfeito. Geopolítica não é futebol. Não se tem paixão. Se tem razão.

Caerthal
Caerthal
Responder para  PACRF
3 anos atrás

Eu queria conhecer um outro país que ameaça 5 vizinhos em uma mesma semana por MOTIVOS DIVERSOS…

rui mendes
rui mendes
Responder para  Nonato
3 anos atrás

Bom era o Trump, um homem exemplar, fino trato, culto e muito, muito verdadeiro, incapaz de mentir. 😉

Felipe
Felipe
Responder para  Rodolfo L.
3 anos atrás

isso já foi feito……o 5G foi dividido em 2 redes…..

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Rodolfo L.
3 anos atrás

A velha e desrespeitosa ladainha do Tio Sam.
Como perdeu a corrida tecnológica para a China. Agora fica com esta papagaiada de querer atrair países, com a finalidade de pagarem por esta perda. E mais tarde. Se for o caso, travarem as guerras deles. Terão eles condições de ocupar o lugar da China como nosso maior parceiro comercial ?
O que importa é a economia. Eles sempre dificultam as coisas na hora de comprar nossos produtos. Agora é tarde e o choro é livre

francisco
francisco
Responder para  Rodolfo L.
3 anos atrás

A China compra do Brasil, a preço de bananas, commodities,  sem nenhum valor agregado, os principais itens de exportação para lá são: soja, minério de ferro e petróleo. E a China exporta principalmente máquinas e material elétrico. Ou seja transforma o ferro brasileiro em produtos com valor agregado e vende pra cá.
A China só está comprando esses itens do Brasil porque pe bom e barato; Então amigos, trata-se de negócios vantajoso para eles. E eles só param de comprar se outro pais oferecer os mesmos produtos a preços melhores. .

Matheus
Matheus
3 anos atrás

A eventual ascensão do Brasil como “sócio global” da Otan permitiria aos militares condições especiais para a compra de armamentos de países que integram a organização”

Então não mudaria p*rra nenhuma? Esse “status” de parceiro da Otan no qual muitos salivaram não me parece lá muito vantajoso para o Brasil, porque abrir mão de uma parceira tecnologia de ponta com os Chineses em troca de migalha Americana? E o caso da Colombia ser o “unico parceiro da Otan” não significa bulhufas, Colombia é literalmente um estado totalmente subserviente ao vizinho de norte, coisa que o imbecil-mor em Brasilia provavelmente sonha com isso toda noite.

José Carlos David
José Carlos David
Responder para  Matheus
3 anos atrás

A Colômbia tem esse status e sua Força Aérea ainda opera os antiquados caças Kfir…de que adianta isso? Nenhum país latino-americano é respeitado pelas grandes potências…só querem nos sugar!

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  José Carlos David
3 anos atrás

olha que legal, poderemos comprar LRASM kkkk

Paulo Thiezer Pinho Lira
Paulo Thiezer Pinho Lira
Responder para  José Carlos David
3 anos atrás

Perfeitas colocações

Sou patriota mas não sou cego
Sou patriota mas não sou cego
Responder para  Matheus
3 anos atrás

Concordo, Matheus, Por que abrir mão de um 5G mais barato e melhor, o da Huawei, e onerar o consumidor brasileiro em 100 bilhões de custos extras ao adotar outros fornecedores? Qual a vantagem de pagar mais caro e ainda piorar as relaçoes comerciais com os chineses, principal parceiro? O Tio Sam vai botar grana na mesa ou só vai acenar para delírios militares do governo de plantão? As matérias abaixo sintetizam as vantagens de tecnologia e custos da Huawei no 5G: https://canaltech.com.br/telecom/o-que-aconteceria-com-5g-brasil-huawei-banida-174015/ https://www.brasildefato.com.br/2021/03/05/leilao-do-5g-no-brasil-sem-veto-a-huawei-expoe-fracasso-da-narrativa-anti-china

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  Matheus
3 anos atrás

Discordo craque. Independente de quem esteja em Brasília, esse “tesão” pela subserviencia eh caracteristico da cultura politica brasileira e parte cultural da elite tupiniquin e mesmo latino americana. Lula e Janio quadros, um dos unicos presidentes se nao me falha a memoria a tentarem uma politica externa independente e sem se importar tanto com o q os EUA iam pensar, foram rapidamente taxados de “demagogos”, “radicais” ,”anti americanos”.

ODST
ODST
3 anos atrás

Eu sinceramente colocaria algo mais na mesa de negociações. Se tornar um sócio OTAN não parece tanta coisa. Teríamos alguma facilidade para a venda dos nossos equipamentos?

Marcos
Marcos
Responder para  ODST
3 anos atrás

Concordo acho muito pouco se sócio global da OTAN, afinal países como Mongólia e Colômbia são sócios e não tem nada de expressivo nisso. Fora o Iraque e o Afeganistão que foram ocupados pela OTAN e que também fazem parte.

Welington S.
Welington S.
Responder para  ODST
3 anos atrás

Bom… temos o KC-390 em Portugal e na Hungria… já foi um grande avanço. Se o Brasil se alinhar, com certeza a facilidade para vender nossos produtos será melhor.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

sim, a LM ia deixar de vender C130 para vender nos vendermos C390, não confie em gringo, principalmente EUA, China e França

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Uma potencial divida de 100 bilhoes vale as “facilidades” ? a unica chance desse acordo ser digno seria a existencia de garantia, obrigatoriedade de compra pela otan de produtos brasileiros, nao só militares,q sao poucos, mas todo o resto da produzido pela economia.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Responder para  ODST
3 anos atrás

Teria que ter MUITA coragem para pedir isso!

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  ODST
3 anos atrás

haushausuhuashaus Brasil e similares n tem facilidade pra vender nem macaxeira nos mercados americanos, imagina vender produto de “alta” tecnologia.

José
José
3 anos atrás

Prometeram muito mais pra Ucrânia e olha o que aconteceu…

A miséria e brigas internas só almentando.

Somente os corruptos aproveitadores estão ganhando dinheiro por fora lá.

Manda OTAN pros quinto dos inferno, vai dar só despesa e atrapalhar nosso comércio.

Precisamos e de dinheiro!

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  José
3 anos atrás

Os Estados perderam a credibilidade. Não cumprem contratos e abandonam seus parceiros. Vide Iraque, Líbia, Afeganistão, Síria etc. E o caso do tratado com o Irã.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Antonio Palhares
3 anos atrás

Os Estados Unidos, quis dizer

João Fernando
João Fernando
3 anos atrás

A China acha o que disso?

João Adaime
João Adaime
3 anos atrás

Por mim tudo bem, mas antes pediria a opinião do Edward Snowden.

Jorge Augusto
Jorge Augusto
3 anos atrás

Foi mal mas ser parceiro da OTAN não é lá grande coisa atualmente. Que coloquem mais coisa na mesa ou a gente vê o que a China nos apresenta de melhor…

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Jorge Augusto
3 anos atrás

se o Brasil continuar crescendo, se o Brics se resolvesse a questão China e India, BRICS seria uma aliança militar do mesmo nível da OTAN, só trocaria a Africa do Sul

Hcosta
Hcosta
Responder para  Carlos Campos
3 anos atrás

Isso dos BRICS ainda existe?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Hcosta
3 anos atrás

no papel ainda !

Caerthal
Caerthal
Responder para  Carlos Campos
3 anos atrás

Seria a aliança entre o peixe, o cavalo, o porco-espinho, o hipótamo e o urso. Dá uma liga incrível.

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  Caerthal
3 anos atrás

A OTAN por outro lado, reune a nata do poderio militar mundial. Polonia, Luxemburgo(isso mesmo, o pofexô faz parte da OTAN),Croacia, Montenegro e similares. Potencias de vasto poderio belico

Slow
Slow
Responder para  Carlos Campos
3 anos atrás

Brasil continuar crescendo ? Aonde isso ?

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Jorge Augusto
3 anos atrás

Exatamente.

Precisamos de investimentos, indústrias, empregos.
Quem está interessado em OTAN nessa altura do campeonato.
Isso nem diz respeito à gente.

Em tempo:
O novo Presidente do Peru anunciou que a prioridade do País é aumentar o relacionamento com a China.
Aí vem um sujeito com papo de OTAN.
Seria cômico se não fosse trágico

https://www.moneytimes.com.br/novo-presidente-peruano-prioriza-relacoes-com-a-china-em-primeiros-dias-de-governo/

MFB
MFB
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Eu até simplificaria a questão assim: “A OTAN é bonita mas não enche barriga.” Seria uma burrice tremenda excluir a China.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  MFB
3 anos atrás

Pois é.
Que coisa mais sem ‘pé nem cabeça’.
Trocar uma tecnologia útil para toda a sociedade por uma participação de segunda categoria em um organização militar que não tem nada a ver com a gente.

Caerthal
Caerthal
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Como se o novo presidente do Peru fosse parâmetro para alguma coisa que preste. Ele também restringiu o acesso da imprensa aos eventos do governo. Devemos copiar isso também?

A China nos vê como fornecedor de commodities. Commodities se vendem por si, não precisam de salamaleques.

Hélio
Hélio
Responder para  Caerthal
3 anos atrás

Já copiamos, o Bolsonaro já faz isso faz tempo, e faz muito bem nisso.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Caerthal
3 anos atrás

Bem, pelo menos ele percebeu que antes, com uma aliança com os EUA o País estava ladeira abaixo.
A propósito.
Ele já anunciou a saída do País do Grupo de Lima, que é uma organização formada por governos de extrema direita para bajular os EUA.
Não deu certo

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  Caerthal
3 anos atrás

Copiar? nao fomos nós que criamos isso? o cercadinho so pra apoiadores e chapa branca nao eh industria 100% nacional?

Heinz Guderian
Heinz Guderian
3 anos atrás

Me parece que alguém está desesperado, espero que nossas autoridades saibam aproveitar as cartas que possuem na mão, em benefício do Brasil.

MFB
MFB
Responder para  Heinz Guderian
3 anos atrás

O Eduardo bananinha, que tem vasta experiência internacional fritando hambúrgueres, vai aconselhar bem o presidente.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  MFB
3 anos atrás

Ele vai dizer que tem experiência no ramo porque trabalhava com celulares no Camelódromo da Rua Uruguaiana.

sub urbano
sub urbano
Responder para  Heinz Guderian
3 anos atrás

Jair “Cloroquina” Bolsonaro vai jogar o zap virado pra baixo e blefar com um valete. Ele é um gênio invertido.

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  Heinz Guderian
3 anos atrás

Quais cartas? UNO? Magic?

Carlos
Carlos
3 anos atrás

Parece que estou vendo… O Brasil querendo se mexer em relação a essa parceria e de repente vem: OTAN é Organização do Tratado do Atlântico Norte! Acho que você não leu as letras miúdas…Em quem dá para confiar em relação a isso?

Svezda
Svezda
3 anos atrás

Negócio da China……para os EUA. Nós, como sempre, aceitando miçangas dos colonizadores. Desta vez abdicaremos de tecnologia G5 em troca de porcarias militares obsoletas e imprestáveis dos “americanos”.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Svezda
3 anos atrás

Temos tecnologia 5G sendo fabricada aqui no Brasil pela Ericson, não há porquê adotar de ninguém mais.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Há pq sim. Deve-se adotar de quem oferecer mais.
Quanto os americanos irão investir em infra de comunicação? E os chineses?

Se brincar, nessa briga de foice, conseguiríamos até um custeio, por parte de um lado ou outro, de algum grande projeto nosso, como as ferrovias, por exemplo, falados no outro post.

Portanto, quem oferecer mais leva. Nesse caso, o interesse geopolítico principal é de americanos e chineses. Eles que se virem pra oferecer algo interessante.

Nascimento
Nascimento
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Acho que o governo não deve interferir nessa área do 5G. Se os chineses e americanos quiserem participar dos leilões e concessões, que participem, e que vença o melhor e que concorram no mercado, inclusive a ideia do ministro das comunicações disse que o Brasil adotará diversos tipos diferentes, de diversas empresas. Essa ideia de gerar reserva de mercado pra gringo (seja ele de olho puxado ou olho azul) é burrice.

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  Nascimento
3 anos atrás

Concordo, o governo brasileiro nao deve interferir na instalaçao de coisas tao banais como uma rede de telecomunicaçoes de alta tecnologia em territorio brasileiro. o governo tem que cuidar de pintar meio fio e produzir companhas de coletar coco de cachorro. que esse tema do 5g fique na mao invisivel do mercado estrangeiro certamente ele sabe o que eh melhor aos nossos interesses e agirá de acordo.

Welington S.
Welington S.
3 anos atrás

Posso estar errado, muito errado, mas acredito que o Brasil dará um ”pé na bunda” do 5G Chinês e entrará nessa. Houve conversas com o Ministro da Defesa e Comandantes; é a segunda visita de um alto escalão do governo Joe Biden ao Brasil. Vão apertar e muito sobre essa questão do 5G ainda, fato.

José
José
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Não duvido, mas só temos a perder se isso acontecer.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Será que da tempo? As eleições são próximo ano, se o atual presidente não ganhar talvez alguém que entre pode pensar diferente, ou até mesmo aceitar isso. O atual pode também colocar na balança os prós e contras, difícil afirma que direção esse navio vai tomar, vamos aguardar os próximos capítulos.

Barak MX para o Brasil
Barak MX para o Brasil
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Então pode jogar fora toda a rede tecnológica do Brasil se aceitarmos isso. Praticamente toda a infraestrutura de telecom do Brasil é Huawei. Pra telecom é mais vantajoso comprar de fornecedor Huawei ou outra chinesa diretamente da China do que comprar qualquer uma ocidental. Seria burrice aceitar isso.

Nascimento
Nascimento
Responder para  Barak MX para o Brasil
3 anos atrás

O Ministro Fabio Farias já aprovou a venda e concessão de diversos ativos e de diversas áreas de infraestrutura tecnológica do Brasil para empresas chinesas, não teria lógica mudar tudo agora, aos 45 do 2° tempo.

Se bem que nesse governo não ficaria surpreso se isso ocorresse…

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Seria mais uma burrada do governo atual.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Novo Presidente.
Nova licitação.
Isso se o Congresso não barrar qualquer iniciativa de boicote.
Ou mesmo o Judiciário alegando infração a alguma norma.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Devo lembrar que Congresso já se manifestou contra o boicote em licitações.
Se bem que foi na época do Rodrigo Maia.
Agora com esse novo Presidente, veremos.

Agnelo
Agnelo
3 anos atrás

Anos atrás, militares russos se surpreenderam de como o Brasil tem tanto vizinho e não tem problema com ninguém.

Sou pé atrás com tecnologia chinesa, pois simplesmente, tudo e todos lá respondem ao Estado, e quem acha q isso não é importante é bobinho por demais, mas ganharíamos quanto sendo parceiros deste nível da OTAN?
No campo militar, sim, e no resto?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Agnelo
3 anos atrás

Boa é a dos EUA e sem nenhuma espionagem, pode confiar amiguinho.

Caerthal
Caerthal
Responder para  Inimigo do Estado
3 anos atrás

O mundo acomodou bem ter os EUA como potência hegemônica por 30 anos. Espero sinceramente que tenhamos com a China uma convivência harmoniosa, mas não aposto um centavo nesse cenário.

Ter uma potência hegemônica comandada pela PC deveria dar calafrios a qq um que sabe ler.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Caerthal
3 anos atrás

‘O tempo passa, o tempo voa e a poupança Bamerindus continua numa boa.’
Conforme-se que o tempo dos EUA está passando.
E bem mais rápido que pudíamos imaginar.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Desculpe.
Podíamos.

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  Caerthal
3 anos atrás

Sim. So ver o historico Chines de 49 pra ca. Duas bombas nucleares explodidas sobre civis, dezenas de intervençoes e golpes orquestrados em prol de seus lacaios com dezenas mortos como consequencia. invasao militar, bombardeio de outra dezena de paises. estados satelites por todo o mundo. etc.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Agnelo
3 anos atrás

Agnelo, no campo militar sim o que? O que o Bolsonaro conseguiu com o “Very brother” Trump? Mais um toma lá, da nossa parte, em troca de uma promessa vazia? Assim como foram o tal status extra OTAN e a entrada na OCDE? O que ganhamos com isso?

Outra coisa. Já temos comprometimento de informações com os americanos. Então esse comprometimento de segurança é mesmo motivo pra comprarmos essa briga com nossos maiores parceiros comerciais? É mesmo motivo para vedar o uso de equipamentos de uma fabricante que já é fornecedora de boa parte dos equipamentos de nossa infra de comunicação?

Tá de sacanagem…

Nascimento
Nascimento
Responder para  Agnelo
3 anos atrás

O Google e o Facebook também respondem ao Estado Americano…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Agnelo
3 anos atrás

A questão é técnica também.
A Huawei está para apresentar, entre 2025 e 2030, a rede 5.5G com dez vezes mais capacidade que a 5G.
E já estão especulando para depois de 2030 a rede 6G.

Enquanto isso, os EUA não têm nenhuma empresa nessa área e ainda quer atrapalhar a nossa vida.

https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n177838/huawei-acelera-desenvolvimento-do-55g.html

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  Agnelo
3 anos atrás

Concordo. A China é o unico país do mundo que o estado monitora a tecnologia produzida por suas empresa. Em terras da liberadade como as europas e os Eua, isso certamente nao acontece. A CIA,NSA,FBI nao tem feitio pra essas coisas, devem ate corar em so pensar em fazer isso.

Carlos
Carlos
3 anos atrás

“A eventual ascensão do Brasil como “sócio global” da Otan permitiria aos militares condições especiais para a compra de armamentos de países que integram a organização. Também abriria mais espaço para a capacitação de pessoal militar nas bases da aliança ao redor do mundo”

Respeito as opiniões contrárias, mas não consigo acreditar nisso.

Ah! E antes que alguém dê chilique! Não estou defendendo negócio com a China, mas se o 5G dela for melhor para o país que seja…

João Vitor
João Vitor
Responder para  Carlos
3 anos atrás

Devo acrescentar que fazer negócio com determinado país não condiciona o Brasil para determinado modelo político como alguns emocionados “patriotas” narram. Pode ser com a China ou com as Ilhas Salomão…se render divisas para nosso país estaremos lá fazendo negócio.

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  João Vitor
3 anos atrás

Discordo. meu estado faz muito comercio com o Japao e por aqui ja estamos nomeando um imperador aos moldes niponicos. No estado vizinho, como eles lidam muito com a Holanda, ja se propos a figura de um rei, monarca constitucional,

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  Carlos
3 anos atrás

Eh super possível.eles provavelmente cumpririam. N tem nada a perder com essa proposta. Ganham um otar, digo, um cliente novo pra onde vender os equipamentos velhos que ficariam mofando nos seus estoques. Doutrinam os Militares BR em doutrina de combate e uso das armas OTAN,criando ainda maior dependencia Brasileira de seus produtos . e de brinde, alimentam o historico complexo de vira lata latino americano dando a possibilidade dos militares BR conhecerem equipamentos de ponta em suas bases, ofertando vagas de “estágio” na Ucrania, estonia, Kosovo,etc, lugares que ninguem quer estacionar tropas. abrindo no estilo “matar dois com uma cajadada so” a possibilidade de afastar ainda mais o BR de um parceiro BRIC, no caso a russia, as possibilidades de ganho sao muitas.eh um Brechó de sobras de potencial muito vantajoso pra OTAN. O BR perde dinheiro duas vezes, tendo que gastar pra colocar seu 5g na compatibilidade com um operador ocidental, e pra comprar equipamentos velhos. tudo que a OTAN gastaria seria o “sedex” pra mandar os equipamentos e com um prato de comida pros militares BR enviados pra “estagiar ” na europa.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
3 anos atrás

Que “vantagens” essa “parceria militar” traria para o Brasil? Digo isso porque escuto há mais de três décadas que “o Brasil é parceiro do EUA”, e quando olho para os equipamentos das Forças Armadas Brasileira me dá vontade de chorar…

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Sincero Brasileiro da Silva
3 anos atrás

quando olho para os equipamentos das Forças Armadas Brasileira me dá vontade de chorar…

Ué, e só porque você é parceiro de alguém é obrigado a dar-lhe coisas de graça? Dinheiro não nasce em árvore. Se o Brasil quiser o Patriot, eles vendem, se o Brasil quiser o F-35, eles vendem. Mas fazer o quê se o governo e os militares daqui não querem abrir a carteira? Eles já nos ajudam muito através do FMS, mais caridade do que isso é pedir demais.

AK-130
AK-130
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

É, vende sim. Igual venderam F-4 Phantons para nós, igual venderam os canhões originais do AMX…

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  AK-130
3 anos atrás

Confesso que não sei em qual contexto se deu essas negociações, só que as coisas mudam. O F-35 foi feito pensando em exportação, quanto mais venderem, melhor. Quanto ao Patriot, eles nos venderiam assim que disséssemos que compraríamos o S-400 caso eles se recusassem.

glasquis 7
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

O Chile não tinha aceso ao Black hawk até que decidiu comprar 5 MI Russos… Curiosamente e depois da visita de alguns generais americanos, o Chile cedeu a opção de compra ao Peru e pasmem… logo depois lhe foram oferecidos ate 12 UH 70.

Casualidades da vida militar dirão alguns.

rui mendes
rui mendes
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

O F35 não foi feito pensando na exportação, ele foi feito para os sócios do programa, mas depois, os EUA também o vendem a países da OTAN e a outros países amigos, mas não vendem a todos que o queiram comprar.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  rui mendes
3 anos atrás

Obviamente os EUA não venderiam para possíveis adversários. Mas o Brasil não se encaixa em tal categoria, sempre fomos países aliados e parceiros independentemente dos presidentes no poder lá e cá, por isso não teríamos problema em adquirir esse caça.

João Vitor
João Vitor
Responder para  AK-130
3 anos atrás

Não nos venderam simples F-4 por não confiarem em nós… Aí venderam F-14 pro Irã e tomaram golpe. Acho é pouco.

Nascimento
Nascimento
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

Concordo. O Brasil esta mal equipado por culpa própria, os EUA não deve dar nada ao Brasil de graça (e olha que já doam muita velharia pra cá).

Logo não há lógica aceitar esta parceria, uma vez que o problema para as FAs estarem mal equipadas é delas próprias, e não de falta de acordos internacionais.

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  Nascimento
3 anos atrás

Qual a necessidade de forças armadas fortes? invadir o suriname? bombardear a bolivia? O BR é um país satélite das grandes potencias. N tem projeto nacional algum de desenvolvimento. seus recursos sao expoliados sob a conveniencia dos governantes, o que resta as forças armadas defenderem? nada. lhe resta o papel que tem hj, viver de mamatas do estado,pintar meio fio, fazer bico de bombeiro em alguma enchente, emfermeiro em comunidades afastadas,etc.

João Vitor
João Vitor
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

Os EUA claramente nos vêem como ameaça há anos, sabem que o Brasil já é isso tudo usando apenas um fio de cabelo de seu potencial. Imagina a situação deles se o Brasil for potência bélica vizinha e com interesses próprios…bem desconfortável pros senhores lá de Washington. Então não…eles não darão nada de decente pra nós… aliás nos sabotam sempre que possível, só lembrar deles dando esporro na Ucrânia pela parceria com o Brasil para o foguete VLS (segundo e-mails vazados).

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  João Vitor
3 anos atrás

Bobagem. A supremacia deles não seria ameaçada se tivéssemos uma dúzia de F-35 por aqui. Quanto a parceria com a Ucrânia, ela não deu certo por conta da nossa própria incompetência e também a dos Ucranianos, não por causa dos EUA, que acertadamente tentaram defender os seus interesses.

Se eles não quisessem nos “dar” nada de decente, não teríamos o Gripen, que conta com tecnologias americanas. Então isso ai que você falou é idiotice, coisa de gente que gosta de ficar na zona de conforto ao invés de assumir responsabilidades, o que atrapalha o desenvolvimento militar do Brasil é o próprio brasileiro, não os EUA.

João Vitor
João Vitor
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

O que atrapalha o desenvolvimento do Brasil sim são brasileiros…os brasileiros que querem comprar equipamento pronto americano em detrimento do desenvolvimento interno de produtos. Ah então quer dizer que os EUA apenas protegem seus interesses? Tá parecendo político americano democrata em campanha tentando se vender como o bonzinho ao lado do republicano.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  João Vitor
3 anos atrás

É lógico que o desenvolvimento nacional de produtos militares é o ideal, ninguém discute isso. Mas eu tenho consciência de que vivo no Brasil real, você parece que vive no da fantasia.

E sim, os EUA defendem os próprios interesses, assim como a Rússia defende os dela, a China os dela o Reino Unido os dele. Todas as grandes nações fazem isso, mas o Brasil não faz, hora é abrindo as pernas para os americanos, hora para os chineses, dependendo de quem está ocupando a cadeira de presidente. Não há um projeto de nação, é por isso que estamos nessa situação.

João Vitor
João Vitor
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

Quem aqui falou em uma dúzia de F-35? Tu tá criando critérios específicos pra conversa ir pro teu lado. O que eu quero é no futuro o Brasil podendo produzir por exemplo um caça de última geração nosso…isso sim é poder. Essa é a possibilidade apontada por mim como temerosa pelos gringos. Se liga.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  João Vitor
3 anos atrás

Eu falei, citei uma dúzia de F-35s como exemplo, se o Brasil quisesse, eles seriam vendidos.

Sim, eu também quero que no futuro o Brasil possa produzir um caça de última geração, e um destroyer de última geração, e um míssil de última geração e um MBT de última geração.

Mas como eu disse no comentário anterior, eu vivo no Brasil real, não no do mundo da fantasia. O Brasil está fadado a ser uma nação de segunda classe graças ao povo. Só o que nos resta é comprar produtos de prateleira mesmo, pelo menos para fingir que temos forças armadas.

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

Sim. se vc é parceiro mesmo dos EUA, vc ganha dinheiro e equipamento gratis ou bem barato. Israel, Egito, Marrocos, recebem bilhoes todo ano em “ajuda militar” Dos EUA. Se o Tio Sam propoe que o BR gaste pra instalar 5g ocidental em detrimento do chines, mais barato. devia dar uma contraproposta digna. Essa proposta do jeito q esta, eh humilhante.

Alexandre
Alexandre
3 anos atrás

Nenhuma novidade os estadunidenses oferecerem cenoura pro burro, o problema é que o burro já está acostumado a segui-los sem nada receber. A China já reduziu em muito seu investimento no Brasil. Lembrando que os EUA são concorrentes direto do Brasil na área agrícola. A vivandeira patriota genocida vai manter o alinhamento incondicional com os EUA e com isso só os estadunidenses ganham. O mais interessante é o fato de que o Brasil se tornou tão insignificante no cenário internacional que a missão estadunidense é encabeçada por um conselheiro da defesa! Isso por si só deixa evidente o quanto a vivandeira não possui prestígio algum em relação aos EUA.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
3 anos atrás

Sonho das vantagens dessa parceria: Arleigh Burke, Abrams, Tomahawk, AH-1Z Viper, F-15.

Realidade das vantagens: Era tudo um sonho.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Sincero Brasileiro da Silva
3 anos atrás

Viper é um trambolho do século passado, helicóptero de ataque para o Brasil tem que ser o T-129 ATAK.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Inimigo do Estado
3 anos atrás

Se fosse para ter um helicóptero de ataque made in USA, o nome ou é apache ou Bell 360 invictus…

comment image

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Sincero Brasileiro da Silva
3 anos atrás

Existem parceiros e “parceiros” SB da Silva…

Lí agora que os eua estão oferecendo o Boeing F-15EX para a Ucrânia…

Pôis para eles é um ponto estratégico na região, principalmente por ser vizinho da Rússia, pode ser um benefício para Kiev, mas não deixa de ser um alvo pintado nas costas também…

comment image

Russos, americanos, chineses e eurobambis, nenhum deles são confiáveis ! Não existem parceiros, aliados ou amigos, existem interesses, e quando você perde seu valor,é quando você vira um ativo descartável, um indesejável.

rui mendes
rui mendes
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

E os tropicalbambis são confíáveis???

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
3 anos atrás

Não acredito que alguém que se porte como subserviente em uma mesa de negociações possa sair com alguma vantagem!

carvalho2008
carvalho2008
3 anos atrás

Não falei?

O que o Brasil deve colocar é….

  • Ok, mas OTAN é Atlantico Norte….meu interesse é Atlantico Sul….esta oferta é pobrinha….mas dá para continuar sentado a mesa e conversar…o que mais vocês tem aí?
  • Tem um FMS de gratis?
  • Tem algum acordo economico compensatório? Porque deixar de vender para eles nos produtos concorrentes com o prorio EUA é que não deixarei de fazer…
  • Dá para continuar conversando…o que mais?
carvalho2008
carvalho2008
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

PS.: botar a China na cadeira para conversar tambem…e deixar os americanos saberem….vamos subir o passe ai e aumentar a o valor dos negóciose outras parcerias…não é somente a licença não……

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

Justamente. A bola está com chineses e americanos. Que façam os lances. Nosso governo tem que agir pra mudar essa imagem desses cara de que a negociação sempre tem que acontecer de cima pra baixo. Quer a China fora? Abra a carteira então e nos mandem dólares.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

Exato. Política pendular. Quem dá mais, leva, mesmo que nós saibamos quem vai levar. Eles não precisam saber.

Deixa a China fazer uma oferta incrível e vê o que os americanos fazem para melhorar a deles, etc.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

O problema é que os EUA estão oferecendo melancias quando estamos querendo comprar maçãs.
Qual a relação entre 5G e armas de segunda mão?
Não estamos precisando de armas e sim de infraestrutura para melhorar esse país.

rui mendes
rui mendes
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Mesmo.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

Exatamente Carvalho ! Washington tem interesse em prejudicar as relações Brasil-China, quem ganhará com isso são eles…

Portanto, que tipo de compensação financeira receberíamos caso Pequim resolvesse retaliar comercialmente?!

Eles assumiriam e compensariam as perdas econômicas caso os chineses nos retaliassem no agro-negócio, na siderurgia ou no setor petrolífero, no setor de infraestrutura ou qualquer outra área?!

É preferível ficar em cima do muro nessa briguinha estados unidos- China, eles que se entendam ou não, e não nós puxem para suas rusgas geopolíticas.

Essa disputa pela liderança mundial entre Estados Unidos e China projeta-se no tema da tecnologia 5G, infraestrutura de rede de telecomunicações móveis e fixas.
Os Estados Unidos não possuem nenhuma empresa global líder em tecnologia de 5G, diferentemente da China, a qual possui a Huawei. 

A briga é econômica mas eles vem com essa historinha de que a 5G ameaça a segurança nacional dos países,mas a verdade é que o país que liderar o 5G terá forte influência sobre a economia global, e eles sabem que não tem como competir com os chineses.

Hoje, a tecnologia usada em redes de transmissão de dados e voz é dominada globalmente por três multinacionais: a Ericsson, a Nokia e a Huawei. Ou seja, é um mercado restrito. No Brasil, não há dados oficiais sobre o market share de cada empresa.

 Por isso, muitos temem que a exclusão da Huawei diminua a competição, o que tende a elevar os preços dos produtos (é a velha lei da economia de demanda e oferta). “Restringir a participação de qualquer empresa significa diminuir a competição e vai contra os interesses do país”, diz Paulo Tavares, especialista em 5G da Accenture.

Um estudo da Oxford Economics, encomendado pela Huawei, mostrou que restringir a participação de um fornecedor na construção da rede de 5G pode aumentar o custo de implantação de 8% a 29%. O estudo analisou oito países, entre eles Estados Unidos, Índia, Japão e Alemanha. Além de encarecer o investimento, a restrição à competição reduziria o PIB per capita em US$ 100 por pessoa, em média, até 2035, na comparação com o cenário de concorrência irrestrita.

Eles adoram se envolver nos assuntos dos outros, recentemente descobri que eles até se intrometeram em assuntos nacionais, como a operação prato em 1977.

Temos que ter independência e deixar de bater continência para os outros, sejam esses quem forem…

rui mendes
rui mendes
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

Que têm ser atlântico norte e o vosso interesse ser no sul, é para serem sócios da otan, não membros da otan e mesmo sócios, teriam que mais membros da aliança concordar, mas eu também não aceitaria, no lugar do Brasil, pois os Chineses nunca mais perdoariam isso.

João da Lua
João da Lua
3 anos atrás

Falou com a sabedoria do Olimpo.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
3 anos atrás

Impossível não lembrar da piada do Costinha do político brasileiro que foi negociar no FMI… kkkkk

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
3 anos atrás

Nessas horas eu parabenizo a Índia por saber negociar com americanos e russos, e tirar “vantagens de verdade”, e só não negociam com chineses porque são inimigos! Haja habilidade.

João Vitor
João Vitor
Responder para  Yuri Dogkove
3 anos atrás

Cara… não é nem habilidade… é sacudir o cheque e pronto…”olha só, se vier com conversa mole eu dou o contrato pro concorrente”, pronto, fim de papo.

Apollo
Apollo
Responder para  Yuri Dogkove
3 anos atrás

A Índia ? kkkk O Modi não soube negociar porr# nenhuma. Acreditou na OTAN e agora vê as águas indianas serem invadidas pelos navios da OTAN sem nem ao menos pedirem autorização para isso, Só o que tem é notícia sobre isso, foi o maior erro geopolítico dos últimos anos. Quem sabe negociar de verdade é Portugal, que deixa logo bem claro, quem pagar mais leva e ponto final. Com Portugal é assim “dinheiro na mão, calcinha no chão, dinheiro não viu, calcinha subiu” O Modi na Índia só está é ferrando a população, é um fascista descarado.

Caio
Caio
3 anos atrás

Será que aceitando nossos líderes civis e militares vão saber aproveitar, essa é a maior questão.

Helio Edduardo
Helio Edduardo
Responder para  Caio
3 anos atrás

Não. Simplesmente, não saberão.

Antunes 1980
Antunes 1980
3 anos atrás

Acredito que esta negociação deve ficar pra o final de 2022 quando o Bolsonaro sair da cadeira.
A decisão mais sensata seria em favor da China.
Os Estados Unidos só nos oferecem sucatas em termos militares.
O momento de arriscar é agora !

Marcos
Marcos
3 anos atrás

OFF

Projeto 8X8 enfim andou! Foi autorizada a compra de 2+7 veículos (2 protótipos + 7 veículos para experimentação doutrinária)

h) adquirir, com recursos do Prg EE GUARANI, 02 (duas) VBC Cav-MSR 8×8; 

15) Adquirir, com recursos do Prg EE GUARANI, 02 (duas) VBC Cav-MSR 8×8, como Lote de Amostra. 

16) Obter o lote de 7 (sete) viaturas destinadas à experimentação doutrinária, após a aprovação da avaliação pelo Centro de Avaliação do Exército (CAEx).

Antunes 1980
Antunes 1980
Responder para  Marcos
3 anos atrás

Centauro II?

rodrigo
rodrigo
Responder para  Antunes 1980
3 anos atrás

Não…deve vim o Centauro 1, pois colocaram no requisito do Exercito canhão de 105 mm e do Centauro 2 e 120 mm…

Barak MX para o Brasil
Barak MX para o Brasil
Responder para  rodrigo
3 anos atrás

Meu deus cara. Esquece Centauro 1. O Centauro 2 pode receber um canhão de 105mm. Quero saber de onde vão tirar Centauro 1 em bom estado e usado e além do mais, não tem como ele concorrer contra as outras ofertas de veículos novos.

Marcos
Marcos
Responder para  rodrigo
3 anos atrás

Você deve ter lido o documento errado. O canhão é no mínimo de 105 mm, ou seja, pode vir com canhão de 105, 120, 125 ou 130 mm. O que não pode acontecer é vir com canhão de 100 ou 90 mm

sergio
sergio
Responder para  Marcos
3 anos atrás

Mais quem ganhou ????

Marcos
Marcos
Responder para  sergio
3 anos atrás

Não foi informado. O Exército emitiu o RFI no começo do ano. Pelo que consta em outros sites especializados, diversas ofertas foram feitas.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Marcos
3 anos atrás

Fonte?
E pra quando é a compra?

Matheus
Matheus
Responder para  Marcos
3 anos atrás

Algum link sobre?

Marcos
Marcos
Responder para  Matheus
3 anos atrás

Copia o texto que ta em negrito e posta no google. Vai dar direto no documento que foi publicado hoje

sergio
sergio
3 anos atrás

Então os Americanos querem que a gente compre confusão com a China, e não tenha duvidas que essa confusão sera Bíblica, em troca de sermos parceiros globais da Otan, Eu realmente espero que da mesma forma que eu acho que isso e piada, nosso governo também encare desta maneira.

Pedro Bó
Pedro Bó
3 anos atrás

Agora seria o momento propício para o MRE, MCT e outras pastas do Executivo Federal sentarem com os chineses e obterem mais vantagens de Pequim como contrapartida a adoção da tecnologia do 5G.

Funcionário dos Correios
Funcionário dos Correios
3 anos atrás

Da para barganhar coisa melhor em, acelerar a questão da OCDE, mais OTAN e alguma outra facilidade da para começar a pensar, fora isso acho muita desvantagem

João Augusto
João Augusto
3 anos atrás

Que furada.

Helio Edduardo
Helio Edduardo
3 anos atrás

Prezados,

Fico aqui imaginando o quanto deve ser colocado sobre a mesa por EUA ou China para que o País faça uma escolha estratégica destas.

Do meu modesto ponto de vista, muito, mas muito mesmo.

Parceria militar para compra de equipamentos com vantagens?

Que vantagens?]

Mais prazo para pagar em dólares ou euros ou permitir pagamento em reais? Participação de empresas brasileiras no desenvolvimento de caças de 6ª geração, misseis, etc, ou a ToT a que já estamos acostumados, e que é uma p*rcaria? Apoio militar irrestrito em caso de necessidade ou fica num “se quiser, apareça”?

Uma escolha assim não se faz da noite para o dia, não se faz sem ir ao “outro lado” e também negociar. O que queremos da China? O que podemos ganhar?

Francamente, a notícia mais me preocupa do que satisfaz. Na verdade, considerando o estado das coisas, me causa certo temor.

Devo ser uma besta, porque tenho certeza de que o Brasil vale, e muito, para um e para outro. O que falta é o brasileiro saber disso e topar peitar os grandes. Não vá me dizer que tanto um quanto outro pode abrir mão do comércio conosco! Nem, tampouco, que a China pode se virar sem nossos minérios ou nossa comida!

Isso sem falar que nosso mercado consumidor não é nada desprezível!

José
José
Responder para  Helio Edduardo
3 anos atrás

Foi você quem disse que deve ser um besta…

Num falei nada…

Marcos
Marcos
3 anos atrás

a adesão do Brasil na parceria dependeria do aval de outros integrantes da Otan

Aqui que mora o perigo. Algum país Europeu simplesmente vai dizer não e fica por isso mesmo. Relações diplomáticas entre o Brasil e a China vai pra as cucuias.

O certo é deixar os EUA e China se matarem na oferta. Quem fizer a melhor oferta, leva! E que o Brasil tire proveito com mts compensações. A China pode construir toda a frota de superfície que a Marinha do Brasil precisa.

A China tem cacique pra investir bilhões em infraestrutura. É do interesse deles melhorar a logística do Brasil para baratear a importação de commodities.

Carlos Campos
Carlos Campos
3 anos atrás

Com certeza tem mais coisa envolvida, queremos dinheiro! o PG quando falou com Xi um tempo atrás, disse até em acordo comercial com a China, um acordo US-Brasil bem vantajoso ao Brasil pra mim seria o mínimo razoável para vetar o 5G chinês, além de que depois podíamos agradar a China reduzindo impostos em alguns itens importando, e diminuindo imposto de exportação em soja, ferro e outra coisa.

XFF
XFF
3 anos atrás

1- O Governo Federal e os Militares vão cair numa grande armadilha se aceitar esses tipos de propostas dos EUA.
A ideia dos EUA é manter o Brasil colonizado e controlado em troca de migalhas. Brasil está em paz com seus vizinhos, há ameaças contra nosso país, qual a vantagem do Brasil entrar no OTAN? Só pra dizer que tem aliados poderosos? Além disso, a OTAN consome grandes recursos dos membros que nem os Europeus querem pagar, fora a perda de soberania que o país vai sofrer ainda mais.

2- Se o Brasil cair nessa aventura, a China vai aplicar sanções pesadas que vai afetar a nossa economia de forma bem pesada. Quem irá comprar os nossos insumos? Os EUA? Só lembrando que os EUA são nossos concorrentes na área agrícola.

3- A Austrália resolveu seguir os EUA nessa aventura e a China aplicou Sanções pesadas contra economia do país. Hoje a economia da Austrália despencou de forma absurda devidos as sanções Chinesas.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  XFF
3 anos atrás

Se o Brasil cair nessa aventura, a China vai aplicar sanções pesadas que vai afetar a nossa economia de forma bem pesada. Quem irá comprar os nossos insumos? Os EUA? Só lembrando que os EUA são nossos concorrentes na área agrícola””””””” China ia cag@r para nós sermos parte da OTAN ou não, nem em questão de 5G eles aplicariam sanções ao Brasil, a não ser que gente passasse a falar mal da china, Taiwan livre, Tibet livre, mandar navio para o mar do sul da china, direitos humanos na china e blá blá blá. Tem muito dinheiro para se fazer aqui, eles não iam deixar de ganhar dinheiro e pagar mais caro na hora de comer simplesmente pq o Brasil é amiguinho do peito da OTAN. pessoamente sou contra entrar nesse acordo

rui mendes
rui mendes
Responder para  XFF
3 anos atrás

Que entrar na OTAN?
Serias e dependendo de mais aprovações, sócios globais e não membros da OTAN.
Teriam o que têm a Colômbia, o Iraque, a Austrália, o Japão, a Coreia do Sul, Paquistão e Nova Zelândia, aliás como diz no texto em cima.

Nonato
Nonato
3 anos atrás

Tem que enfrentar a China.
Para isso os EUnidos deveriam cobrir as importações chinesas.
Inclusive colocando a Embraer na cadeia de suprimentos do F 35.

Matheus
Matheus
Responder para  Nonato
3 anos atrás

Ah sim claro… tambem deveriamos pedir pra reabrirem a linha de montagem do F-22 em Gavião Peixoto.

Cada m*rda que leio aqui.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Matheus
3 anos atrás

mas é claro, quem paga mais leva.

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Responder para  Nonato
3 anos atrás

“Inclusive colocando a Embraer na cadeia de suprimentos do F 35.” ???????????

Fernando C. Vidoto
3 anos atrás

Sócio global é muito pouco. O interessante seria tornar um membro OTAN, mas é um processo que demora anos para se concretizar.

Eu negaria a oferta e pediria a oferta de membro. Esse é o momento de extrairmos acordos interessantes com os EUA.

*Pessoal esse acordo é em relação ao 5G e não sobre pararmos a exportação de commodities para a China !

Att.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Fernando C. Vidoto
3 anos atrás

Eu negaria a oferta e pediria a oferta de membro. Esse é o momento de extrairmos acordos interessantes com os EUA.

Não seria interessante nem para nós nem para eles. Se nem aliados de longa data dos EUA como Austrália, Israel e Japão entram na aliança, a chance do Brasil entrar é zero, acho que o próprio estatuto nos proibiria. Mesmo se entrássemos, seriamos expulsos na primeira oportunidade, no momento em que fosse requisitado que o Brasil enviasse tropas para responder a agressão à um dos demais membros e o governo e militares daqui se recusassem.

Fernando C. Vidoto
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

Eles já tem influencia da Austrália, Israel e Japão!

O movimento de fazer o Brasil entrar na OTAN é justamente ganhar influencia politica por aqui!

…ou perder o Brasil de vez para a China para os próximos 50 anos.

Vem na minha que o Brasil fecha com a OTAN. Vai dar um salto de qualidade nas nossas forcas armadas. (mas como disse no meu comentário anterior, como MEMBRO !)

Att.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Fernando C. Vidoto
3 anos atrás

Entrar na OTAN não significa que tenham um salto de qualidade.
E é impossível Brasil entrar na OTAN. Esses 3 países que mencionou já teriam entrado há muito tempo se pudessem.

Fernando C. Vidoto
Responder para  Hcosta
3 anos atrás

Bem, tudo tem um preço.

Não sou eu quem esta criando um movimento diplomático. São os EUA. (quem esta atras de nos, são os caras !)

Se eles acharem que não vale a pena, ai, todos esses esfôrços que estão fazendo serão inúteis. No grito eles não ganham.

Se for impossível o Brasil entrar na OTAN, melhor ficar com o 5g chines mesmo.

Att.

gari
gari
Responder para  Fernando C. Vidoto
3 anos atrás

vantagens de entrar na OTAN? quais? poder comprar equipamento que não vamos? vão nos defender de quem? as possíveis ameaças militares ao brasil são da OTAN, e ai?
Tem que negociar mais, GV foi um ditador e perdeu muitas oportunidades em reconstruir a europa com medo de perder o poder, mas soube negociar a entrada na IIGM.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Fernando C. Vidoto
3 anos atrás

antes de brinquedinho caro nas FA, nós temos que pensar em nossa população, tem que vir é dinheiro, ou seja compras

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Fernando C. Vidoto
3 anos atrás

Membro é impossível. E traz rabos beeeeem mais presos.

Caique
Caique
3 anos atrás

O Brasil de Bolsonaro vai cair certinho na armadilha geopolítica dos EUA, eles vão nos oferecer migalhas por nosso maior parceiro comercial, nossa balança comercial depende da China, boicotar nossa maior parceiro comercial, principalmente em um governo com relações não tão amistosas vai ser um tiro no próprio pé, Jesus!

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Caique
3 anos atrás

quem tá falando em boicotar china rapá, 5G é troco de pão, a gente só não pode fazer o que a UE e os EUA estão fazendo na china que é falar mal e colocar pressão.

João Vitor
João Vitor
Responder para  Carlos Campos
3 anos atrás

Retirar a China por razão política é boicote sim…é um contrato de bilhões de dólares

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  João Vitor
3 anos atrás

Vamos supor que vc tá certo, ele perdem o 5G e deixar de ganhar bilhões e embargam o Brasil? aí vc acha que não ia ter reação nenhuma, os chineses iam Washington Mr. Biden o Brasil nos vetou no 5G, como vc é agora o principal vendedor de soja para nós, pode por favor não subir os Preços? O Biden responderia: claro que vou fazer o possível para vcs terem soja a preço bom, pode até comprar terras aqui nos States, o diplomata chines e o Biden se abraçariam….. Diplomata Chinês chega em Canberra, e fala: Senhor Scott, nos embargamos o Brasil, o senhor poderia por favor nos vender minérios a preço baixo, mesmo depois de a gente ter boicatado vcs? Scott responde: Sim vamos fazer o possível para manter os preços de minérios baixo para vcs……. Ou seja China perde o 5G do Brasil, mas se tentar fazer algo demais de cara, ela não vai deixar de ganhar alguns bilhões, ela vai perder bilhões, EU NÃO DEFENDO ESSE ACORDO, a OTAN que se exploda, mas se o Brasil vetar China, ela vai ficar put@, mas temos como contornar depois com menos impostos de exportação e importação para eles, até mesmo um acordo comercial MERCOSUL-CHINA.

Greyjoy
Greyjoy
Responder para  Carlos Campos
3 anos atrás

É justamente por isso que a China tem comprado cada vez mais países africanos, seja com promessas de investimentos ou armas.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Greyjoy
3 anos atrás

para fazer da Africa um lugar viável vai levar décadas, umas 2, além de que India a Malásia e Filipinas estão crescendo muito e demandado certos que temos aqui. mas é que aquela nada dura para sempre.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Adotar tecnologia 5G chinesa é o mesmo que entregar a senha de todo mundo ao governo chinês: Inaceitável.
Mais ainda, temos tecnologia nacional do setor, por que utilizar algo estrangeiro se temos aqui ?

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Você também acredita em chip na vacina de covid?
Os chineses já têm controle sobre várias linhas de transmissão de alta tensão no Brasil, já têm redes de 4g por aqui a décadas, etc.

rodrigo
rodrigo
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Faz o seguinte, quando estiverem instalando um telefone ou internet perto da sua casa, veja de onde e os equipamentos que eles colocam????

Barak MX para o Brasil
Barak MX para o Brasil
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Você usa tecnologia chinesa a todo momento.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Que besteirol. Até pq os americanos nunca comprometeram a segurança da informação no Brasil né? Que argumento pífio

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

“Que besteirol. Até pq os americanos nunca comprometeram a segurança da informação no Brasil né? Que argumento pífio”.
{ Felipe Morais ]

Eles espionam até aliados de primeira categoria, porque não iriam comprometer nossa segurança?!

Lembro de Edward Snowden falando sobre as práticas que a NSA e outras agências governamentais dos EUA usaram não apenas no Japão, mas na maioria dos países com os quais os EUA são atualmente aliados, que incluíam o plantio de malware em diferentes computadores que gerenciam os setores governamentais, de infraestrutura e financeiros para que, em caso de algum aliado se volte contra os EUA, esse país poderia ser efetivamente fechado em retaliação. 

Aí você vem com essa de que ” os americanos bonzinhos nunca comprometeram a segurança da informação no Brasil”?!

Quem garante isso?!

Quem garante que os computares e os programas de nossas centrais energéticas e de outras infraestruturas vitais como aeroportos, portos, sistemas de vigilância não tenham programas semelhantes escondidos para caso o brasil dê uma de peitar Washington?!

Eles não teriam receio de enviar um worm Stuxnet só para causar o caos caso fosse necessário…

Acredita em falácia de “aliado verdadeiro” é o mesmo que acreditar em história de conto de fadas…

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

Adriano, não sei se você percebeu, mas o meu texto é uma ironia.
O Diego fala que selecionar a China é o mesmo que entregar a senha para chineses (pois eles comprometeriam a segurança da informação no Brasil).
E eu, claramente de forma irônica, respondo para ele que isso é um besteirol, até pq os americanos nunca comprometeram nossa segurança da informação né? (Ironia).

E, no fim, reforço: “que argumento pífio” (o dele).

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Diego, se a gente não dá senha, eles hackeam de qualquer jeito, seja EUA ou China, ou qualquer outro, a questão é quem vai ter mais facilidade? eu defendo que parte do 5G seja encripitado e nacional onde mandaríamos coisas secretas, deixa os EUA e a China se matarem,

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Melhor e mais barato sistema de espionagem do mundo, basta assinar e ficar com o flango.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Qual será a novidade? Atualmente, todas as operadoras usam material da Huawei…

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

confiemos e Implantemos a 5G americana, certamente os dados ficarão em um lugar seguro, ao invés de mãos chinesas…
comment image
comment image
comment image

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

E o pior é que os EUA não tem o que oferecer nessa área.
Tentaram adquirir participação na Nokia e na Ericsson e foram rechaçados.
Eles dependem da tecnologia de outros e querem barganhar com o Brasil.

José
José
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Clone do Mickey foi boa.
Kkkkkk
Com sua permissão gostaria de usar a expressão com uma certa turma aqui.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Experimente conversar com alguém sobre um produto com seu celular perto de vc.
No primeiro site que abir, o Google de mostra ofertas desse produto.
Como ele sabe?
Simples.
Executivos da empresa afirmaram que, EVENTUALMENTE, eles conseguem detectar conversas mesmo com o celular sem ligação.
Pediram desculpas, mas continuam escutando tudo.

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Ja achei caro, ainda tem que assinar?? burocracia. Bom mesmo é o plano espionagem da NSA, CIA. vc n assina nada, quando vê, ja ta sendo espionado em nome da ” liberdade “

CIDADAOMEDIO
CIDADAOMEDIO
Responder para  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Mickeys feios. Mickeys de chernobyl,

100nick-Elã
100nick-Elã
3 anos atrás

Teremos um lugar especial na OTAN, ao lado da Ucrânia. Seremos prósperos e com uma economia pujante igual a eles.

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  100nick-Elã
3 anos atrás

Aliás, quando me “mandarem ir para Cuba, comunista”, vou mandá-los “à Ucrânia, neonazistas”.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  100nick-Elã
3 anos atrás

entre Cuba caquética e pobre, prefiro a Ucrânia, tem mulher bonita, praias e eu não preciso de caderneta de limite de compras do governo.

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  Carlos Campos
3 anos atrás

O que está fazendo aqui? por que ainda não está lá?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  100nick-Elã
3 anos atrás

eu tava em cenário hipótetica entre Cuba e Venezuela, prefiro liberdade e capitalismo tipo Suíça, então se vc puder me conseguir um visto permanente para lá eu aceito, Luxemburgo, Japão, Austrália e Cingapura eu aceito também, qualquer coisa te mando meu email.

Hcosta
Hcosta
Responder para  100nick-Elã
3 anos atrás

Talvez se não estivessem em guerra com um certo país e sendo explorado durante décadas talvez a economia estivesse em melhor situação.

carvalho2008
carvalho2008
3 anos atrás

Eu não tenho a menor dúvida de que o Brasil será a chave do equilibrio desta disputa economica e nova estratégia global.

Para os EUA, isto quer dizer um nivel de parceria tão ferrenho e até mais caro do que o que ele ja realizou com Israel

Caique
Caique
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

Na minha opinião não só o Brasil, entra nessa conta ai a Argentina e uns países do continente africano, mas para isso os EUA tem que revolucionar seu jeito de fazer diplomacia.

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Caique
3 anos atrás

Com certeza…o problema é que os demais citados já estão com o Pé chines lá dentro….e até politicamente….os EUA dormiram no ponto….ficou de braços com os países europeus e esqueceu….

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

Biden sinalizou que para ocupar o espaço que está sendo disputado, vão ter que abrir a carteira e serem generosos. Vamos aguardar. É uma boa oportunidade para negociações com ambos os lados.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

Eles acharam que com o fim da Guerra Fria, a ordem mundial vigente ia durar para sempre, e o papel dado a China seria sempre de ser uma fábrica para manter o padrão de vida alto dos eua e europa, mas a China quer mais, e eles dormiram no ponto mesmo! com o Belt and Road vão ter que abrir a carteira e não vai ser barato.

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Caique
3 anos atrás

Se os EUA não tiverem um plano de multipolarização Ocidental, sozinho ele perderá…e a Europa….já está descartada….eles terão de levar os encargos migratórios sociais que pesarão muito….a solução é focar aqui….será o unico polo ocidental de mão de obra barata e com carencias de estruturas…

Fernando C. Vidoto
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

Exatamente isso que eu penso! Se eles não revolucionarem agora… Perdeu!

Hcosta
Hcosta
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

Índia não conta? Indonésia? Filipinas, etc…?
Não é por acaso que o foco é no sudeste Asiático e Índico.

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Hcosta
3 anos atrás

Conta sim…mas investir na India e outros asiaticos ainda assim continuaria a financiar os chineses, pois os paises asiaticos ja tem uma inercia de movimento e comercio local muito grande com os chineses…este é o problema….

Hcosta
Hcosta
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

Sim mas esta zona do mundo parece ser muito mais estável do que a América Latina. Há sempre algumas exceções mas tem crescido e com potencial para crescer ainda mais.
Já disse várias vezes. Os problemas na AL são problemas do Brasil. Não sei qual a melhor posição para o Brasil mas deve ter uma.

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Hcosta
3 anos atrás

Integrar as Americas é muito mais facil que Asia….

Quando digo isto, não quer dizer abandonar Japão, Coreia do Sul ou India….devem continuar forte lá….mas os investimentos nestes países nem tem sinal de que aumentando poderiam aumentar qualquer inflexão em favor dos EUA mais do que já é…

Hcosta
Hcosta
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

Mais para o sul. Vietname, Indonésia, Filipinas e acrescento os do Índico central.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

Que parceria? Israel só suga o contribuinte americano, não tem nada em Israel que os EUA já não tenha há muito tempo. A relação EUA/Israel está mais para parasitismo.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

Na minha opinião, se o governo brasileiro souber e tiver interesse em jogar esse jogo, é bem o que você disse mesmo. Mas, tenho muito receio da fragilidade desse governo nessa negociação por duas razões:
1) A afinidade ideológica que o governo, especialmente na figura do presidente e seus filhos, com os EUA, mesmo com um governo democrata.
2) A possibilidade de barganha dos americanos e europeus nesse caso usando outras pautas, como, por exemplo, a pauta ambiental.

Portanto, não sei se chega ao ponto de o Brasil ser a “chave do equilíbrio”. Mas acredito que será o ponto em que o Brasil pode ter uma mudança drástica em sua relações internacionais.

E, na minha opinião, a melhor alternativa é ser o mais pragmático possível. Pois as ameaças virão dos dois lados. E o Brasil deve escolher aquele que oferecer mais e melhor.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Felipe, é realmente preocupante que nessa hora a gente tenha um mongoloide no poder.

Fernando C. Vidoto
Responder para  Leandro Costa
3 anos atrás

A aprovação pela OTAN seria pelo congresso brasileiro ( sem falar que é um processo que pode demorar 1 década até a conclusão).

Att.

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  Felipe Morais
3 anos atrás

Sim…as ameaças virão dos dois lados e portanto, é essencial ser pragmatico e alertar que quem nos empurrar, poderá empurrar de vez para o outro lado….e indo ao outro lado…que empurrou perderá…mas é importante ter em mente uma coisa….a europa está tão perdida que é e será incapaz de decodificar isto….ela já possui problemas enormes internos e deixa paulatinamente de ler e saber jogar o jogo externo….o populismo tambem avassala a europa….

rui mendes
rui mendes
Responder para  carvalho2008
3 anos atrás

Deves pensar que vcs foram os únicos a quem eles pediram isso.
Nem únicos, nem dos primeiros.

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  rui mendes
3 anos atrás

não…não fomos….

….mas a quem resta desbalancear? todos os convidados já aderiram e a balança continua pendular….somaram todos os pesos e ainda sim são insuficientes…

Rafaelsrs
Rafaelsrs
3 anos atrás

“Não deixe a huawei espionar vocês não, deixa só a gente espionar vocês pô!!”
Estado-unidense é uma raça deveras engraçada!! Huawei é o estado-da-arte em 5G, aí os americanos inventam que eles querem espionar usando a rede 5G, sendo que tem rede 4g chinesa por aqui a tempos, tem chineses comandando redes de transmissão de energia no Brasil todo, etc.
Aí acenam com migalhas que não teremos dinheiro pra comprar pois como vários foristas já colocaram: gastamos mais de 60% do orçamento de defesa com pessoal…

Glasquis 7
3 anos atrás

Ainda estamos engolindo metanol do ultimo acordo quando Trump jurou que apoiaria o Brasil na candidatura ao conselho de segurança da ONU.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Glasquis 7
3 anos atrás

Trump pensava que o Brasil ia entrar na OTAN.
Não sabia muito bem o que dizia, dava para perceber a sua “competência” para relações internacionais.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Hcosta
3 anos atrás

não é por acaso que o Bozó simpatizou com ele…

Zorann
Zorann
3 anos atrás

Que se dane os EUA…. tem de comprar o que é melhor. Vamos lá barganhar com a China algumas vantagens comerciais a produtos brasileiros

rodrigo
rodrigo
3 anos atrás

Só esqueceram de avisa que 90% dos equipamentos atuais de telefonia no Brasil são da Huawei…Imagina o custo para troca tudo isso????

Satyricon
Satyricon
Responder para  rodrigo
3 anos atrás

Correto. Os equipamentos 4G atualmente implantados são majoritariamente chineses. Adotar outros equipamentos irá gerar incompatibilidade em algumas redes entre 4G/5G, o que torna a proposta americano inviável tecnicamente, a menos que decidam bancar também vá troca dos atuais equipamentos 4G. Como isso não ocorrerá, ficará à cargo das operadoras. Aí já viu, vão no de mais fácil e econômico.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Satyricon
3 anos atrás

Incompatível como? Não é um padrão de comunicação?

José
José
Responder para  Leandro Costa
3 anos atrás

O sinal é software são uma coisa, hardware é completamente diferente.
Como mudar satélites, antenas e demais componentes em curto prazo?
5G da Hwui vai aproveitar bastante da infraestrutura já instalada.

Zorann
Zorann
Responder para  Leandro Costa
3 anos atrás

Muitas das tecnologias usadas nesses equipamentos são chinesas. Em muitos casos os equipamentos podem ser incompatíveis com outros ocidentais que usam tecnologias diferentes.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
3 anos atrás

Eu recusaria na hora, se eu quiser ter 5G chinês por que o governo vai me impedir, é ele quem vai pagar a operadora no meu lugar?

Vicente Júnior
Vicente Júnior
3 anos atrás

Gente, não vale à pena.

Barak MX para o Brasil
Barak MX para o Brasil
3 anos atrás

Parceria ridícula dos EUA. A infraestrutura de Internet do Brasil é dominada pelos chineses.

Tiago Gimenes
Tiago Gimenes
3 anos atrás

Mongólia? Caramba um país quase esquecido que conseguiu sobreviver a URSS e a China, achei que eram mais alinhados com na nações orientais.

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
3 anos atrás

Pqp, essa subserviência brasileira alcança cada vez mais outros níveis. Tem q se trocar a palavra inclusive, subserviência já é pouco. E esses “patriotas” q amam QUALQUER coisa q o senhor do norte mande, o q é isso? É uma tara sexual em ter orgulho em ser um little bitch? Uma espécie de sadomasoquismo. Minha nossa senhora, nem roteirista de ficção escreveria algo pior do q o atual governo brasileiro e os “patriotas” q o apoiam são, a realidade consegue ser pior q a imaginação. Mais do q um pesadelo para o futuro do Brasil como nação de fato soberana.

Felipe Morais
Felipe Morais
3 anos atrás

Essa proposta é imoral e completamente desrespeitosa. Ainda mais depois de termos recebido as “incríveis promessas” de sermos aliados extra OTAN e de apoio na entrada na OCDE. Não resultaram em exatamente nada. Inclusive, mesmo com o alinhamento quase automático do governo brasileiro ao Trump, preferiam dar a preferência para os argentinos.
Enfim, os caras realmente nos tratam de cima pra baixo. Passou da hora de mostrar pros americanos que, no mundo, há opções além deles. Se quiserem nos chamar de “brother”, tem que ter o “da cá” tbm. Chega de só “toma lá”.
Aliás, cadê os U$ 10 Bi do Binden que prometeu na campanha?

Meu receio é que o governo atual cometa mais uma burrada, aceitando essas promessas ridículas. Seguinte, querem rir, nos façam rir tbm. Venham com dólares para investimento em nosso país. Se não vierem e os chineses abrirem a carteira, que sejam eles mesmo.

E problema na segurança da informação temos com os americanos e, provavelmente, tbm teremos com os chineses. Nada de novo em terras Brasilis.

Antoniokings
Antoniokings
3 anos atrás

Uau!
Que negoção!
Trocar os produtos de 5G mais competitivos do mercado além da cooperação econômica chinesa por uma participação inútil numa organização que não diz respeito a nós.

XFF
XFF
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Pois é.
A guerra comercial entre EUA e China não é nossa guerra. Brasil tem que ficar fora dessa guerra e mirar apenas interesses nacionais.