Arreaza e Lavrov

O chanceler russo, Sergei Lavrov, confirmou na terça-feira (22/6) que seu país continuará apoiando a Venezuela no setor de defesa, já que especialistas viajaram ao país latino-americano para manter vários tipos de equipamentos militares.

“Os militares venezuelanos foram abastecidos com sistemas russos de produtos militares, e nossos especialistas trabalham, de acordo com o contrato, implementando regularmente as medidas necessárias para manter esse equipamento”, disse Lavrov após encontro com o chanceler venezuelano Jorge Arreaza.

Além disso, Lavrov observou que a cooperação em defesa continuará no futuro. “Continuamos as negociações sobre o fornecimento de novos lotes de um ou outro tipo de armamento, seguindo os desejos que nossos amigos venezuelanos nos transmitem com base em sua avaliação das necessidades de suas forças armadas e de segurança”, disse o oficial.

Apesar de várias sanções dos EUA, Rússia e a Venezuela assinaram 12 acordos de cooperação nos setores de defesa, energia e financeiro.

FONTE: teleSUR

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

81 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Up The Irons
Up The Irons
3 anos atrás

O que eu mais quero ler esse ano no campo da Defesa é: “começam as entregas do AV-TM 300 pro Exército Brasileiro.”
Chegarão num ótimo momento!

TM_300_Retoque.jpg
Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Up The Irons
3 anos atrás

Há uns 5 anos leio matérias dizendo que esse míssil estaria em “fase final” de desenvolvimento e até agora nada da produção começar. Acho que até o término deste século ele ficará pronto. Isso se o EB não desistir do projeto assim como a FAB fez com o MAR-1.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

A FAB cancelou o MAR-1 ?

Guacamole
Guacamole
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

A FAB nunca pediu pele MAR-1.
Foi um míssil desenvolvido pela Mectron quando ainda era controlada pela Odebrescht como um projeto paralelo. Só a Odebrescht tinha musculatura financeira pra tocar dois projetos ao mesmo tempo.
Se me lembro bem, tinham muitos problemas em equilibrar o míssil ( ele tinha uma distribuição de peso ruim) e o projeto foi cancelado pois arrumar os erros para um míssil que provavelmente não seria vendido nem mesmo para a FAB era joga dinheiro fora.

Isso tudo é de memória. Posso ter errado algo. Fiquem livres pra corrigir eventuais erros.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Guacamole
3 anos atrás

Nada disso. O míssil foi até vendido ao Paquistão. E a FAB estava sim envolvida no projeto, tanto que depois ela disse que havia o suspendido devido a dificuldades técnicas.

Barak MX para o Brasil
Barak MX para o Brasil
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

O Paquistão não chegou a comprar o míssil.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Barak MX para o Brasil
3 anos atrás

Chegou sim, tem matérias sobre isso.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Guacamole
3 anos atrás

https://www.aereo.jor.br/2019/04/15/fab-projeto-do-missil-antirradiacao-mar-1-esta-supenso/

A FAB participou do desenvolvimento do MAR-1 desde o começo, através do DCTA.

Então é mentira de que a FAB “nunca pediu” o míssil. Se o seu desenvolvimento começou, foi porque havia o interesse dela.

nonato
nonato
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

Certo.
Não conheço detalhes.
Mas só pela argumentação.
Participar, ter interesse não significa encomendar.
Acho que foi essa a discussão
Ou, por outra linha, o outro colega pode ter dado a entender que o projeto era totalmente privado, o que pode ser sob o ponto de vista financeiro…
Apenas para colocar outro ângulo de observação.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  nonato
3 anos atrás

Não. A fala dele, “a FAB nunca pediu o míssil”, não deixa margem para interpretação. Faz parecer que a Mectron desenvolvey o projeto alheio às vontades da força aérea, o que não é verdade. O grau de envolvimento não vem ao caso.

Logicamente, a FAB não iria participar do projeto(gastar recursos) se não tivesse interesse em encomendar o míssil.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

Recentemente o Ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, aprovou a proibição de importação para seu país de mais 108 itens bélicos para elevar a autossuficiência do país e estimular a indústria de defesa nacional. A Índia por um tempo importou muitos equipamentos estadunidenses, franceses e russos durante toda a sua existência, mas ao mesmo tempo estava investindo na sua própria indústria bélica atrás dos bastidores, para assim que ficasse pronta, passaria a não ser mais necessário importar equipamentos de ninguém. Os equipamentos do exterior serviu como um “tapa-buraco” hoje o buraco já está quase tapado!

Isso se chama política industrial. E política industrial tem de estar conectada diretamente com os interesses nacionais. Isso é o que o mundo inteiro faz, enquanto que em nosso país a sociedade é iludida com falsas políticas e discursos desenvolvimentistas das nossas republicas oligarcas.

Nacionalismo incomoda muito. Vejam a irritação que causa o discurso em favor da defesa dos nossos recursos naturais, por exemplo. Não é de hoje que o Brasil tem potencial para ser um dos maiores países do mundo, em todos os aspectos, temos tudo aqui, não dependemos de ninguém…Pena que o próprio brazileiru não vê isso…

Michel
Responder para  Up The Irons
3 anos atrás

Por que? Entraremos em guerra com a Venezuela? E caso ocorra algum embate esse míssil será o fator decisivo de vitória? Ou você acha que os EUA virão nos ajudar?

A República Federativa do Brasil deveria buscar integração com a Rússia e a China. Principalmente nos campos econômico, tecnológico e educacional.

Compreender como se dá o processo educacional público russo ou chinês e, na medida do possível, aplicá-lo nas escolas públicas em benefício dos jovens brasileiros, pode ser um caminho a ser trilhado.

Há décadas servimos às nações cêntricas ocidentais e o resultado não me parece nada bom. Por que continuar a trilhar o mesmo caminho?

Ou seja, ousar, buscar novos caminhos e novas soluções para o futuro da nação. Formar um novo paradigma de desenvolvimento nacional

Essa retórica de “iminência de contra “os comunistas” guerra termina sempre do mesmo jeito que qualquer outra guerra.

Porque no final quem se ferra na frente de batalha são os jovens pobres, esquecidos pela sociedade (independente de etnia), moradores dos cortiços, dos guetos, das periferias.

A paz, colega, a paz.

francisco
francisco
Responder para  Michel
3 anos atrás

Mais um sonhador. Nesses 20 anos de governo esquerdistas o que o Brasil ganhou? cadê a tecnologia em armas que a Russia ou a China deram ao Brasil do PT?
Rússia e China são países predadores, não dão nada, só tiram dos outros.
A Venezuela, com essa parceria, vai empobrecer mais ainda. Estão pagando a Russia em ouro e quando acabar as reservas? sifu…

ALISON
ALISON
Responder para  francisco
3 anos atrás

Tu não entende nada de nada mesmo… Mostra ai onde qualquer governo brasileiro se aproximou de Rússia ou China no nivel que o individuo que vc criticou alegou. Isso nunca aconteceu.

Mas Vários governos brasileiros já fizeram isso com os EUA e nas últimas décadas nada de positivo nos trouxe.

Se vc olhar os atos de Lula por exemplo em suas gestões vai ver muito mais um político de centro que de esquerda.

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
Responder para  francisco
3 anos atrás

E não vai ser os EUA que vão ajudar o Brasil, se rolar um conflito aqui os EUA e a Europa vão é tomar a Amazônia de vez e justificar que nosso pais não consegue proteger o pulmão do mundo! parem de sonhar com Rússia, China, USA ou ets no ajudando estamos sozinhos, cada vez mais estamos isolados do mundo, so não vê que é terraplanista!

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  francisco
3 anos atrás

E por que o Governo compraria armas russas e chinesas?
Para os militares ficarem dando ‘chiliques’?

Mangano
Mangano
Responder para  Up The Irons
3 anos atrás

Também já perdi as contas dos anos que vejo matérias sobre o matador e nada de se tornar operacional…. Dúvida: já li que o alcance de 300km foi estabelecido pensando na exportação (vetada exportação de maiores alcances pelos tratados de mísseis) mas que o Av-TM teria potencial para distâncias bem maiores…. Alguém mais especializado teria mais informações sobre? Qual seria o alcance possível em uma versão não para exportação?

OSEIAS
OSEIAS
Responder para  Up The Irons
3 anos atrás

O que eu mais quero ler é Brasil vende 100 tucanos, AVTM 300, Guarani, Astro 2020 e outras coisas para a Ucrânia.

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  OSEIAS
3 anos atrás

E levar calote, como levou calote da Ucrânia no programa aerospacial, que o brasil comprou e não levou?

IBIZ
IBIZ
Responder para  Up The Irons
3 anos atrás

Provavelmente, daqui a algumas décadas, quando o mundo estiver usando uma nova tecnologia que tenha superado os misseis ai nós poderemos ver a entrada em operação do primeiro míssil de cruzeiro brasileiro.

Mgtow
Mgtow
3 anos atrás

Fico super feliz com essa noticia. Venezuela precisa se apegar cada vez mais com China e principalmente com Russia para proteger suas riquezas da sanha do imperialismo ocidental.Só que tem que aproveitar cada vez mais dos conhecimento tecnicos em todos os campos que esses dois grandes parceiros disponibiliza aos seus aliados para se tornar cada vez mais autonoma e autossuficiente. igual o Irã.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Mgtow
3 anos atrás

O imperialismo oriental é de boas..

Mgtow
Mgtow
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

“imperialismo oriental”…..Que malabarismo hein!
Se vc conseguir me mostrar algum caso de bloqueio economico, sanções comerciais, pirateamento(roubo) de navios com suprimentos , sequestro de divisas praticados por Russia e China, eu apago o meu comentario acima.

737-800RJ
737-800RJ
Responder para  Mgtow
3 anos atrás

Vale roubo na cara dura das terras alheias, tipo a Rússia tomando a Criméia da Ucrânia e a China invadindo e ocupando ilegalmente o Tibet? É o famoso imperialismo do bem!

Pablo
Pablo
Responder para  737-800RJ
3 anos atrás

Sobre a China, faltou o mar do sul da china, que só eles dizem ser deles.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  737-800RJ
3 anos atrás

Maioria da população da Criméia são russos que votaram pela separação da Ucrânia, e união com a Rússia. Princípio da autodeterminação dos povos em vigor. Achou ruim vai lá tomar a Criméia dos russos.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Mgtow
3 anos atrás

Bloqueio económico?
A União Soviética também conta?
Se assim for foram algumas décadas de bloqueio que começou em Berlim e alastrou a todos os países de Leste.

francisco
francisco
Responder para  Mgtow
3 anos atrás

O calote da dívida da Rússia foi um sequestro de bens e divisas de outros países credores.
A china vive ameaçando Taiwan, além de roubar o pescado de outros países (piratas). Argentina e o Brasil sofrem com a pirataria chinesa.

Tomcat4,2
Responder para  francisco
3 anos atrás

Francisco, não adianta mostrar o óbvio a esta turma, como o que vc exemplificou, eles só veem o que lhes é oportuno.

Faver
Faver
Responder para  Tomcat4,2
3 anos atrás

o contrário também é válido. Os dois lados usam e abusam de sua própria visão. Não existe santos na busca dos interesses. Lembro de dois cenários Tomcat… EUA: não permitiu o uso do canhão vulcan no AMX (mesmo com governo Pró-EUA na época), não permitiu a venda de navios com o sistema Phalanx para o Brasil, reclamou das centrifugas de enriquecimento nuclear do Brasil… Mui amigo, mas defendido aqui pela maioria. Do outro lado, a Russia forçou a barra para o Brasil comprar os tais helis de ataque, que não eram a melhor opção…
Quanto a história todos olham para o doce de seu agrado. A China sempre considerou Taiwan uma província rebelde e isto faz mais de 50 anos. A Criméia era província russa, com maior população russa morando lá, e foi doada para a Ucrânia pelo ditador Nikita Khrushchev. Na briga com a Ucrânia a Rússia pegou de volta. O caso do Tibete foi um assalto mesmo. No mais deveríamos valorizar o que é nosso e fortalecer nossas alianças.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Mgtow
3 anos atrás
Mangano
Mangano
Responder para  Mgtow
3 anos atrás

A Venezuela simplesmente regrediu décadas em todos os setores…. Seja industrial ou de serviços graças a esse papinho furado de socialista do século 19. “Aproveitar conhecimentos técnicos”? Você acha que Rússia e China estão fazendo TOT de graça agora? Pode ter certeza que são bem capitalistas nesse aspecto… Querem é vender armas e lucrar com isso… Além de usar o país como presença militar na região e vc vem falar do “imperialismo” dos “americanu malvadu?”

francisco
francisco
Responder para  Mgtow
3 anos atrás

Proteger suas riquezas de quem? A Venezuela está transferindo o seu ouro para a Russia. Quando acordarem vão estar mais pobres do que nunca.

MFB
MFB
Responder para  Mgtow
3 anos atrás

Mas você é venezuelano? Ou é mais um projeto de colono lambe botas?

OSEIAS
OSEIAS
Responder para  Mgtow
3 anos atrás

Vc é um completo alienado, chego a ter pena desse tipo de pensamento. Vcs tem um raciocínio raso, opaco e míope. Se as potencias ocidentais não prestam automaticamente a oriental presta! Tenho uma novidade para vc, nenhuma presta e todas querem apenas nos tornar vassalos. Existem na Venezuela tropas especiais russas defendendo minas de ouro, onde esse mineral é embarcado diretamente a Moscou, e o que sobra ao povo venezuelano é fugir para países fronteiriços, pois os ricos a muito se foram para EUA ou Europa. Deixa de puxar saco de chines ou russo ou americano e vá defender seu povo. Depois volta para o jogo online.

Gilson
Gilson
3 anos atrás

Eu sinceramente não sei como isso vai acabar, só sei que: Nicarágua, Afeganistão, Síria, Vietinã e outros começarão assim. Há só sei também que Venezuela, é aqui do nosso lado. Resta saber se haverá invasão?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Gilson
3 anos atrás

P q invadir a Venezuela ?

Hcosta
Hcosta
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Uma invasão tem sempre os seus riscos, quer seja diretamente pelas perdas de vida em ambos os lados e criar uma situação irreversível ou pela retaliação internacional, se não for feita sob alguma proteção internacional (ONU, etc).

Mas existem várias formas de fazer pressão que podem ser mais eficazes e que não implicam o confronto direto como sanções económicas.
Na caso da Venezuela basta ir atrás do dinheiro sujo dos dirigentes e o estrago que isso faz.
O problema é quem beneficia com esses esquemas e não são os Venezuelanos.
Mas é preciso manter pressão diplomática de uma forma coerente e firme.
Os problemas de um país terão sempre influência negativa num país vizinho.
Num conflito, interno ou externo, normalmente há os poucos que ganham muito e muitos que perdem.
Numa situação normal, estável, todos ficam a ganhar.

ALISON
ALISON
Responder para  Hcosta
3 anos atrás

Parece saido da boca de um estagiário lezado que tinha aqui no trabalho…

Hcosta
Hcosta
Responder para  ALISON
3 anos atrás

Pois, é tudo preto ou branco. Ou se invade ou não se faz nada…
Um país como o Brasil pode e deve fazer alguma coisa. E tem poder e instrumentos para isso e a vários níveis de gravidade.

Dito isto eu não sei qual deve ser a posição do Brasil.
Mas para ter relevância convém fazer alguma coisa.
Estar à espera que os outros façam alguma coisa por nós tem um nome.

C M
C M
Responder para  ALISON
3 anos atrás

O que ele disse de errado?

Ninguém tem a ganhar com a situação atual da Venezuela (exceto EUA, Rússia e China).

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Gilson
3 anos atrás

O Brasil não devia permitir que a Venezuela seja invadida, nem que a Argentina tente tomar de novo as Falklands, deixa as potências longe da Gente, precisamos de distância deles.

Johan
Johan
Responder para  Carlos Campos
3 anos atrás

Exatamente, qualquer invasão na AL pode servir de trampolim para possíveis aventuras.
Venezuela não merece também uma guerra, já é um povo sofrido cheio de mazelas e qualquer conflito armado só iria piorar a situação.

Faver
Faver
Responder para  Johan
3 anos atrás

A França é nossa vizinha territorial. Se quiser tem problema.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Carlos Campos
3 anos atrás

[Carlos Campos].
“O Brasil não devia permitir que a Venezuela seja invadida, nem que a Argentina tente tomar de novo as Falklands, deixa as potências longe da Gente, precisamos de distância deles”.

E quem é o Brasil para permitir algo amigo?! Não temos nem moral e musculatura para brincar de polícia do continente, não conseguimos nem resolver nossos problemas internos, oque dirá dar uma de Xerife…

É cada uma que se lê…

francisco
francisco
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

Mais um sonhador que não entende nada de geopolítica.
O Paraguai também pensava que o Brasil não era nada e sifu.
A história do Brasil é farta em tentativas de nações estrangeiras que apostaram na fraqueza dos brasileiros e se deram mal.
Holanda, França, Inglaterra e até mesmo a Russia com suas tentativas de implantação do comunismo no Brasil, se deram mal.
Nem mesmo os USA tiveram a coragem de invadir o Brasil, preferiram pagar para que o gigante Sul-Americano entrasse na segunda guerra a seu lado.

ALISON
ALISON
Responder para  francisco
3 anos atrás

Incrivel a quantidade de besteira que alguem consegue comprimir em tão poucas linhas…

Hcosta
Hcosta
Responder para  francisco
3 anos atrás

Só os Portugueses tiveram coragem para invadir e manter o Brasil…

O Brasil deve ser um dos poucos países no mundo com menos risco de invasão.
Senão para que serve um exército tão grande?

Glasquis 7
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

Deveria ser a maior potência da América Latina. Séculos esperando que o Brasil assuma seu papel protagônico e de liderança na região.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Glasquis 7
3 anos atrás

Concordo?‼️Sim, deveria… Mas nunca conseguiu fazer o dever de casa direito… Temos que fazer uma reestruturação militar, político e econômica para que tal coisa aconteça, para que no futuro possamos ter um papel de liderança no continente.

J R
J R
Responder para  Glasquis 7
3 anos atrás

Perdemos essa chance quando o Collor tampou aquele buraco lá no Pará. Não existe potência sem poder nuclear.

Pablo
Pablo
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

Tem certeza o que falou?

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Pablo
3 anos atrás

Sim meu caro,”mas” onde você acha que eu errei?

Porque oque eu disse, faz o maior sentido, um país tem que ser militarmente, politicamente e economicamente forte para ter relevância no cenário regional e internacional…

Pablo
Pablo
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

Te referiu a América Latina, quem e mais forte?

francisco
francisco
Responder para  Carlos Campos
3 anos atrás

A Venezuela já está invadida pela Rússia e China. Hoje as invasões são mais sutis, basta dominar o pais economicamente, controlar a imprensa, as redes sociais e colocar políticos fantoches para controlar a população.

ALISON
ALISON
Responder para  francisco
3 anos atrás

Isso que vc falou parece muito com a agenda do inominável…

Agressor's
Agressor's
Responder para  francisco
3 anos atrás

Perfeita sua síntese…não poderia ser mais precisa…

Agressor's
Agressor's
Responder para  francisco
3 anos atrás

É o que chamam de guerra de quarta geração…

Glasquis 7
Responder para  Carlos Campos
3 anos atrás

Até que em fim um comentário lúcido!

Hcosta
Hcosta
Responder para  Carlos Campos
3 anos atrás

Não permitir já seria uma ação.
Alguém sabe qual é a posição do Brasil neste e em outros assuntos?
Ou melhor, se será a mesma ao longo do tempo e de outras presidências?
Para marcar tem que jogar.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Carlos Campos
3 anos atrás

A Rússia deveria auxiliar a Venezuela a combater esse embargo criminoso dos EUA.
Inicialmente, ajudando na área do petróleo.
Algumas coisas estão sendo feitas, mas deveriam ser incrementadas.

Mgtow
Mgtow
Responder para  Gilson
3 anos atrás

Invasão de quê minion? Venezuela nunca fez nada conosco. Pena que tá cheio de gente como a ti, que sofreu uma intensa lavagem cerebral orweliana que faz vcs verem perigo onde não existe, e ver sossego onde é perigoso.O Brasil por conta do viralatismo que tomou de conta da nossa gestão, se absteu do seu papel historico de ser o lider nato aqui da america do sul, para se colocar como uma meretriz dos interesses americanos. Tenta meter as cara lá numa invasão. Tem coragem, ou é só channer de apartamento que não sai nem na quadra do condominio com medo de apanhar dos coleguinhas? Cada uma viu!

Johan
Johan
Responder para  Mgtow
3 anos atrás

Pelo jeito você não entendeu o que ele quis dizer. Em nenhum momento ele falou do Brasil invadir a Venezuela. Só sabe rotular os outros e nem sabe interpretar um texto simples…

Pablo
Pablo
Responder para  Mgtow
3 anos atrás

Antes de criticar, aprenda a interpretar texto!
Em nenhum momento foi falado em Brasil, a não ser por ti. É cada uma.

Welington S.
Welington S.
Responder para  Mgtow
3 anos atrás

Leia o texto novamente e pare de escrever em negrito pra chamar atenção. Tá desesperado por atenção cara?

Welington S.
Welington S.
Responder para  Gilson
3 anos atrás

Não é política do Brasil invadir outro país. Além disso, existe a ONU para que, assuntos como este, sejam discutidos detalhadamente. Agora, descartar, uma invasão, por parte da Venezuela, eu, por exemplo, não descartaria. Vale lembrar que a Venezuela, vira e mexe, faz suas ameaças e quebra de soberania espacial na Guyana. Automaticamente, a Venezuela teria que entrar em nosso território (o que já aconteceu uma vez), para então, invadir, militarmente, aquele país. A Venezuela, por exemplo, querer se aventurar em uma guerra contra o Brasil, eu, acho muito difícil. Apesar dos problemas que temos em relação á Defesa, nós somos o país mais poderoso da região disparado. O Brasil age da seguinte forma: Ultima Ratio Regis. Levamos até o final da palavra para que não tenhamos que derramar sangue. Se até o final não for resolvido, aí, sim, partiremos para a guerra.

ALISON
ALISON
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Como vc não descarta uma invasão suponho que deva ir voluntariamente no primeiro lote de gado que vai morrer nessa guerra sem futuro né?

Felipe Augusto Batista
Felipe Augusto Batista
Responder para  ALISON
3 anos atrás

Ele diz que não descarta uma invasão por parte da Venezuela para chegar à Guyana, ou seja, A VENEZUELA é quem iria começar a briga. E vc disse que ele seria parte do gado numa guerra sem futuro, qual a sua opinião então no caso de a Venezuela invadir nosso território como parte de uma ofensiva a um outro país vizinho? Ficar de longe olhando e deixar as forças armadas deles atravessar o nosso país impunes?

J R
J R
Responder para  Gilson
3 anos atrás

Invadir pra quê? Cada país sabe de si, se não queremos que se metam com a Amazônia, tbm não devemos nos meter com outros, parece também que finalmente o Maduro vem abandonando o “socialismo do sec XXI” e adotando uma maior liberdade econômica, talvez com inspiração da China. Sé espero que encontrem um caminho, pq esta de dar dó a situação da população, minha cidade mesmo já tem mais pedintes venezuelanos que brasileiros…

Carlos Campos
Carlos Campos
3 anos atrás

Enquanto os Russos e Chineses sugam a Venezuela, deveríamos ir no bonde também.

Mgtow
Mgtow
Responder para  Carlos Campos
3 anos atrás

Deveria tá preocupado com o teu país que ta sendo sugado até os ossos. Uma verdadeira drenagem de recursos e riquezas. Aqueles que ajudam nisso vestem camisa da CBF e se auto intitulam patriotas. Preocupe-se com isso.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Mgtow
3 anos atrás

Exatamente ! Dar uma de Rússia, China ou de estados unidos para quê?!

“Se” eles quiserem dar uma de mercenários sugando recursos alheios,problema deles,agora querer que o Brasil se meta nessa história e dê uma de bandido,aí é querer demais…

Há muito tempo atrás, eu vi um desses patriotas que entram e saem daqui, dizendo ser favorável a uma invasão americana com ajuda do Brasil, e que após derrubar o governo ditatorial e comunista de Maduro, poderíamos enviar tropas do EB e de capacetes azuis, e que para pagar o custo da ocupação, o Brasil deveria se apropriar dos campos de petróleo, jazidas de diamante e Coltan.

Uma opinião mais do que cretina de alguém amoral e com grande senso de patriotismo,querer que o EB dê uma de Waffen-SS…

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Adriano Madureira
3 anos atrás

deixa o Maduro lá, nada de US por aqui, se a Venezuela tá dando tudo para todo mundo, dinheiro fácil, pq não pegar também? a situação é essa, não quero guerra na Venezuela, quero dinheiro,

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Mgtow
3 anos atrás

Caro Mgtow, chega de H1P0CR!S!A!!!!!
Até parece que antes do atual governo, o Brasil era uma Noruega/Suíça, o berço da honestidade, e do desenvolvimento social e econômico.
O Governo dito anterior, foi o mais corrupto que esse país já teve, e olha que em sua quase totalidade a maioria foi corrupto, eles fizeram um verdadeiro assalto aos cofres públicos brasileiros, posso citar N fatos aqui, mas comentarei apenas alguns como: Estádios para a copa e olímpiadas super faturados, envio de dinheiro e financiamento para ditaduras, escândalos de corrupção do menor até a maior autoridade do país, e tem muito mais, se eu for parar para comentar todos passaria dias aqui. Lembrando que a atual situação do país é decorrente de anos de governos ruins e politícas públicas errôneas e não somente da atual gestão, (que tem seus erros também, não posso eximir) mas, chega dessa H………A , ninguém engole mais essa história, camarada.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Mgtow
3 anos atrás

tu tem problemas cara, eu até te levaria a sério, mas falar que só um lado roubou ou tá roubando é no mínimo sinal de falta de inteligência. já não basta ter problema com mulher, aí o resto da cabeça não funciona direito. Sabe pq tu se doeu? pq eu falei a vdd, esses países estão se lixando para Venezuela e seu povo, querem só os recursos naturais e seu lugar geográfico, o que vc não gostar admitir é que não existe potência boazinha, Russia, China, EUA, Jp, Fra, UK, Ale, entre outros, todos tem passado sujo, se espremer a bandeira desses países sai sangue de países mais pobres.

Gabriel BR
Gabriel BR
3 anos atrás

Não vejo problema algum , vejo oportunidades para as nossas forças armadas desengavetarem projetos.

Tutu
3 anos atrás

Se a Rússia reclamar dos A-29 para Ucrânia, vamos mandar o link dessa notícia para eles.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Tutu
3 anos atrás

A-29 naquela região, com Buks, Tors, etc, é um pato para brincar de tiro ao alvo.

carcara_br
carcara_br
3 anos atrás

Na situação deles é o esperado. Agora a quem interessa a manutenção das animosidades eu não sei. Ao Brasil que não é.

MFB
MFB
3 anos atrás

Qual Venezuela? A do Norte de nicolas maduro ou a do Sul em que viveremos em breve?

Gilson
Gilson
3 anos atrás

Eu sinceramente não vejo mal algum, Rússia, China e Irá ajudar a Venezuela economicamente, já que: EEUU e Brasil, não ajudam. E aí? o que fazer então com a ajuda economica e militar que a Venezuela tem desses três países citados. Só não atende quem não quer. Se os EEUU, pode meter o dedo aqui porque que eu não posso meter o dedo na América Latina também. E agora o dedo está sendo apontado para América do Sul. Se vai haver uma querra, na América Latina, envolvendo o Brasil, não sei é cedo pra saber. Mas tropas Russas e apoio militar chinês e iraniano, na Venezuela? pra que esse movimento todo? e o Brasil, não deveria saber? ou deichar pra lar? e aí depois que as bases navais, bases aéreas estiverem prontas? vai adiantar falar alguma coisa?