EUA restringem compras de equipamentos de Huawei e ZTE
País lidera campanha global para impedir que empresas chinesas assumam o fornecimento da estrutura necessária para redes 5G
A Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos votou a favor de limitar as compras de equipamentos de cinco empresas chinesas, entre elas Huawei e ZTE, porque considerá-las uma “ameaça à segurança nacional”.
Este é a mais nova movimentação dos EUA para restringir o uso de fornecedores chineses de tecnologia sem fio 5G e outras no país.
A medida, aprovada por unanimidade pela FCC, proibirá que os equipamentos de telecomunicações e de videovigilância de cinco empresas chinesas sejam autorizados nos EUA e derrubará as autorizações já existentes.
Em comunicado, a diretora da FCC, Jessica Rosenworcel, disse que o órgão regulador está tomando “medidas diretas para excluir equipamentos e fornecedores que não são de confiança”.
Os equipamentos da Huawei eram utilizados por empresas de telecomunicações americanas em áreas rurais para que os dispositivos com sistema operacional Android funcionem melhor, segundo a imprensa especializada.
A FCC listou em 2019 cinco empresas chinesas como “uma ameaça à segurança nacional” dos EUA, incluindo Huawei, ZTE, Hytera Communications Corp, Hangzhou Hikvision Digital Technology Co e Zhejiang Dahua Technology Co.
Desde o governo do ex-presidente Donald Trump, os EUA têm liderado uma campanha global para impedir que empresas chinesas, como a Huawei, assumam o controle de redes 5G, que permitem uma navegação muito mais rápida na internet e podem facilitar o desenvolvimento de veículos e técnicas autônomas para cirurgia controlada à distância.
De fato, o governo dos EUA já pressionou a União Europeia (UE) a impor restrições à Huawei, que está na vanguarda do desenvolvimento da tecnologia 5G.
Os EUA têm receio de que a China utilize as redes 5G da Huawei para espionagem, alegações que a empresa chinesa já negou categoricamente.
FONTE: R7/Efe
O Mercado de drones dentro do próprio EUA já é dominado pela China, o que custa deixar a mesma dominar o Mercado de 5G?
E pior.
Os chineses já preparam o 6G.
Concordo. No fundo, os EUA estão criando entraves para a Huawei não por questões de “segurança nacional”, e sim por questões de “economia nacional”. Esse é um problema que os EUA nunca imaginaram se deparar no pós-guerra: perda de influência na economia mundial. Afinal, nesse quesito, a antiga União Soviética nunca foi páreo para os EUA.
A China está sabendo bem como “espalhar” sua influencia, ao invés de dominar os países com armas está dominando com dinheiro e investimentos o que está se mostrando como uma grande estratégia.
Que deve ser combatida.
O produto chinês que o ocidental compra financia as balas que os. chineses usam…
Acho que “as balas” americanas matam muito mais inocentes no mundo a decadas… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
USA estão muitos certos! Vamos dizer não a China e aos chineses!
Se você pensa assim, cancele imediatamente seus planos de dados e fixo de internet, porque todas as operadoras do Brasil utilizam equipamentos chineses em alguma parte da rede.
Nunca é tarde para consertar os erros.
A China fez de tudo para Trump perder porque ele foi o único que teve a coragem de enfrentar a China, diferente de BObama e Biden…
Biden ta mantendo tudo que trump fez em relação a China e ampliando… vai se informar zé ruela…
Eles estão cuidando do deles, você tem argumentos pra sustentar isso como política pro Brasil?
Isso, e depois iremos voltar ao 2G. Na vdd até o 2G brasileiro era chinês.
Quanta besteira!!
Uma pessoa que propõe tal absurdo certamente odeia pobres.
Flávio, provavelmente você digitou isso através de um aparelho made in China, comece se desfazendo desse aparelho, seja PC ou smartphone, depois você tem o direito de falar sobre isso, falando disso com um aparelho chinês, seja em tecnologia ou mão de obra, não é nada além de hipocrisia.
No dia em que você jogar TUDO que você tem fora que seja “made in China”, a gente leva sua besteira em consideração…
Eu concordo com uma certa limitação as compras estrangeiras. Inclusive o Brasil devia limitar certas compras dos EUA e China, a pior coisa que existe é a dependência. Devemos ter formas de dissipar o mercado e sempre impedir a dependência.
Eu, isoladamente, não posso interferir nisso, porém o Estado sim. Tudo passa pelo ministério das exportações.
As exportações do BR também devem seguir normas, o bolsonaro, por exemplo, rasgou qualquer política seria na área alimentar, abrindo as portas para toda e qualquer exportações alimentícia, resultado: explosão de preços para os brasileiros e predominância de produção apenas de grãos que valorizaram. Hoje corremos risco de ver o arroz e feijão explodirem.
Eu acho ridículo presidentes como o Bolsonaro babando ovo para os EUA e também acho ridículo presidentes como o Lula babando ovo para ditaduras nas nossas fronteiras.
Será que é tão difícil formar homens de verdade nesse país? Saber que o bolsonaro foi capitão, imagina a cabeça desse sujeito, extremamente fraco, ri de tudo, parece um bobalhão faltou alguém sugar o cérebro desse guerreiro na AMAN, talvez ele não saísse de lá como uma marica!
braziu: Produtor que mais vende pra CEASA
China: O “dono” da CEASA
Acho que deu pra entender a analogia.
Sua intenção foi boa… Mas não existe terceira via na politica global… Sem falar que limitar so tem sentido se vc Estimular o nacional a preencher a lacuna do importado, coisa que o inominável prega o contrário…
Ué mas pq? um chinês fez bullying com vc quando era pequeno? perdeu a mulher que vc gostava pra um chinês e é frustrado?
Diga-me… dada a sua eloquência, em caso de guerra contra a China, o sr. será um dos primeiros a pegar em armas e partir para a linha de frente, correto?
Se preocupa não, Flávio. O “governo” brasileiro só faz o que Washington deixa. Pode sair debaixo da cama…
Não é de agora que potências hegemônicas tratam dos países da América do Sul como se fosse o quintal deles, explorando os países e pessoas, e usando seus recursos naturais para o próprio benefício deles…
Se vc pensa que a China está comprando o braziu vc está errado, pois ela está comprando o mundo todo. Até nos EUA eles tem negócio. Estão crescendo numa velocidade assustadora. A China ao contrário dos eua, vai conquistar o mundo sem dar um tiro. Enquanto os Ocidentais jogam Dama os Chineses jogam Xadrez.
Interesse estadunidense ou chinês?…nós temos mesmo que escolher a quem “obedecer”?…porque aqui não se unem pelo interesse brasileiro?…
Meu comentário foi feito em concordância com o seu…
Significado de Concordância:
substantivo feminino
Ação ou efeito de concordar, de estar de acordo com; conformidade, acordo: concordância de testemunhos.
…
Estados Unidos e China estão juntos para ferrar o cidadão brasileiro…
Parabéns Flavio, ganhou o greencard..
Calma Xenófobo. Atenha-se apenas a Geopolítica e ao comércio mundial. Não existem mocinhos, apenas interesses e neste tabuleiro, NÓS brasileiros, somos meros peões!
Peões analfabetos…
Pois se mate… China produz tudo que vc usa no seu dia-a-dia… Até seus remédios controlados…
Que desespero.
Pois eu acho que nós deveríamos adotar um sistema misto, a china não apenas deve competir, como participar.
Deixe a paranoia americana pra eles, curioso como nunca houve dinheiro pra investir em países em desenvolvimento e depois que a china começou as potências lembraram, ou descobriram, que guardavam dinheiro no banco e podiam emprestar também.
Devemos também pressionar pela entrada de produtos brasileiros, além de commodities no mercado chinês, a tecnologia 5g é uma oportunidade única de se fazer um bom acordo comercial, com equilíbrio pra ambos os lados.
Se quer a entrada de produtos brasileiros mundo afora, tem de rezar para o Real continuar desvalorizado em relação ao Dólar. É isto que tem tornado nossos produtos industrializados (por pequenas e grandes empresas) mais competitivos no mercado externo.
Qual nosso histórico recente de costurar acordos comerciais? Os produtos brasileiros podem entrar na China pagando impostos médios menores do que os cobrados aqui pela entrada de produtos chineses. Temos que estar dispostos a mudar isto para acordos mais amplos.
“Os produtos brasileiros podem entrar na China pagando impostos médios menores do que os cobrados aqui pela entrada de produtos chineses”
Não é um política direcionada a china, também não podemos abrir mão de tudo, se não a onda chinesa engole. Digamos que é preciso achar um equilíbrio saudável entre os produtos deles, os nossos e do resto do mundo.
o último acordo que fizemos foi com o EFTA, o ministério da economia estavam em negociação com o Japão e a Coreia do Sul, mas a COVID paralisou tudo, até agora sem mais noticias.
Apelaram!!
Temos de comprar o melhor e pelo menor custo. Se este for chinês, que venha.
Medidas protecionistas deveriam ser consideradas crime contra a humanidade, pois a conta sempre sobra para os mais pobres, incapazes de ter acesso a produtos vitais mais acessíveis, condenando-os à pobreza e a miséria.
Como disse Marx, protecionismo é especular em cima da fome do povo.
Os mantenedores e propagadores de tais medidas deveriam ser presos e condenados.
Kkkkk o cara aparece para defender os pobres e no parágrafo seguinte cita Marx, precursor de uma ideologia que não oferece nada à humanidade além de pobreza.
A frase não deixa de ser verdadeira por causa disso. Examine a essência, não quem a disse.
Nesse caso, é impossível desassociar ambos. Você não pode supostamente falar contra a pobreza sendo que a ideologia que ele defende a causa. Seria a mesma coisa que Hitler defendendo os direitos humanos.
O protecionismo serve justamente para proteger a indústria e os empregos locais. Nem tudo se trata de luta de classes.
George Orwell chamava isso de “duplipensar”: manter na mente duas crenças contraditórias ao mesmo tempo. Falar uma mentira deliberada e passar a acreditar nela.
Os EUA acusando os chineses daquilo que sempre fizeram. E fazem.
O que a China esta fazendo mundo afora é estender a sua influência através da compra. Diferente das potências ocidentais que só retiraram e deixaram só a destruição por onde passaram. No fim o que estamos vendo é a Ásia recobrar seu lugar de sempre na história do comércio mundial…
Kkkkkkkkkkkkk. Seu nick é complicado.
Choro de perdedor.
Basta a China embargar todo o seu fornecimento de terras raras pra essa gente para eles caírem todos de joelhos…ela tem o poder para pôr todas as potências do mundo hoje de joelhos sem dar um único tiro e provocar no mundo algo muito pior que a crise do petróleo de 1973…
“Se os EUA e a UE quebrarem a China vai junto (e vice-versa)”
Sim…E essa foi a grande jogada da China contra eles…
Liberalismo no fiofó dos outros é refresco.
Parabéns companheiro.
Viva la revolucion, viva Che, Fidel e Cuba que está sempre livre.
No início dos anos 90 elegemos o Collor e o neoliberalismo, tínhamos o mesmo tamanho da China. E agora?
Agora estamos lascados e com o Fernando e mais uma tropa igual a ele batendo palma porque não pensa e tem medo de comunismo.
Os EUA estão desesperados, pois há muito tempo surgiram concorrentes fortes para seus produtos de bost@, em especial os de elevada tecnologia, o mundo já não depende mais do parque tecnológico deles, no pós guerra fria.
Seus porta aviões também só metem medo em paisecos como o Brasil, assim como suas sanções, com os países aumentando as operações de bilateralismo. Só resta agora aos EUA punir seu próprio povo na ânsia de demonstrar algum poder.
A China está ansiosa, para esta no topo da liderança mundial, governar o mundo não é para amadores!!!
Pela quantidade de positivos e negativos em cada comenário, dá para notar que estamos diante de uma guerra ideológica, que para muitos, é maior que os interesses brasileiros.
O que é melhor para o Brasil? Comprar o melhor equipamento, pelo menor preço… ou pagar mais caro para prejudicar nosso maior parceiro comercial?
O melhor para o Brasil é o respeito à soberania do consumidor. Se Joãozinho quer comprar um Xiaomi, pois cabe no orçamento dele, que compre. Se José quer comprar uma Ferrari para pegar mulher, que compre também. Não é o governo quem deve decidir o que é melhor para Joãozinho ou para José.
Voce realmente nao entendeu meu comentario
Estamos diante da verdade.
Viva la revolucion, viva Che, Fidel e Cuba que está sempre livre.
Ué, mas o Biden não era o cara do bem?
Viva la revolucion, viva Che, Fidel e Cuba que está sempre livre.
Do bem? Lembro do pessoal dizer que o Biden era manipulado pela China e q se ele ganhasse as eleições os EUA iam acabar.
Na minha visão ele é o que eu esperava, o que qualquer presidente dos EUA vai ser em relação a politica externa.
Tá na hora de abrir o olho pra fake news. De verdade.
Comparado com o Trump, sim, ele é. Porém, ele ainda é o presidente dos EUA. Então na régua geral ele está longe de ser do bem.
Eu lembro da história da Crypto AG e penso:
“É o sujo falando do mal lavado”.
Estão jogando WAR e tiraram a cartinha “conquistar 24 territórios”…
As 100 empresas mais tecnológicas da China são estatais. Esse papo de “livre mercado” não existe lá e nem o facebook e o whatsapp entram naquele lugar…
É interessante isso. Recebi dois Routers Cisco para realizar um serviço. A surpresa que vinha escrito “Made in China”.
Lembrou-me de Napoleão proibindo a Europa de comercializar com a Inglaterra. Deu certo? kkkkk
[OFF] Estava lendo uma matéria no Sputnik uma entrevista com o Ahmadinejad
e me deparei com isso
“In my first meeting with Mr. Putin at the UN in 2005, I asked him if nuclear weapons could have prevented the collapse of the Soviet Union. These weapons were highly developed, yes, but they did not stop the collapse of the USSR. Because weapons, in principle cannot improve human relations. Today, the capitalist world order led by America is in decline. Can American atomic bombs stop the collapse of US global hegemony? I don’t think there is a single wise person in the world who would say yes,” the Iranian politician added.
Ok da próxima vez que alguém falar em bomba atômica, ou de como são loucos os iranianos usarei a citação….