Exército Brasileiro apresenta VBTP-MSR 6×6 Guarani na Argentina
Buenos Aires (Argentina) – No dia 28 de maio, no quartel da Dirección de Arsenales (Dir Ars), ocorreu a apresentação de uma VBTP-MSR 6×6 Guarani, do 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado, ao Comandante do Exército Argentino, General Agustín Humberto Cejas.
O evento contou também com a participação do Diretor Geral de Material do Exército Argentino, General Sergio Javier Pucheta, e marca o início de 30 dias de avaliação operacional do veículo, emprestado pelo Exército Brasileiro à Força coirmã.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Mimimi em 3,2,1…que a Argentina compre muitos antes que alguma sucata entre no lugar para impedir qualquer venda externa do Brasil
Se pagasse , mas quem paga somos nos e o lucro vai para Itália. Saudade da ENGESA e dos militares que a criaram.
E esta camuflagem do Exercito Argentino de deserto, pode isso Arnaldo?
A camuflagem deles não serve somente para deserto, a pampa gaúcha tem os mesmos detalhes da camuflagem, os campos abertos e pastagem seca, é muito apropriada para os descampados da Argentina.
Tu conhece o pampa?
Sim Sr.
As condições do pampa la e o mesmo daqui?
Dá uma olhada nessa imagem do CIBSB – Saicã. O uniforme dos argentinos ficaria muito bem camuflado nesse meio.
Sim, conheco bem a região, pois moro no pampa. Mas a camuflagem do EB se adequa bem ao terreno.
Eu moro em Santa Maria e tb conheço bem a região do pampa, campanha, …..quanto uniforme, acredito que o do EB se adequa, sim. Mas, um multicam se adequa bem mais.
http://www.3rcmec.eb.mil.br/images/2019/tiro_das_armas_coletivas/DSC_0172.JPG
Aquela da Ford?…..
Tu claramente não conhece a Argentina.
A parte ocidental da argentina é quase toda árida-semi árida. A camuflagem é adequada.
Camuflagem Multicam. A mesma adotada pelo US Army, Inglaterra, Austrália, Bolívia e outros países mais, com pequenas variações. Uniforme moderníssimo e adaptável a qualquer terreno. Dispensa uso de uniformes diferentes. Ver https://multicampattern.com/
Não é bem verdade mas ele é bem multifuncional.
ela é made in EUA
OCP
Senão me engano ele é feito na China.
O Moita está certo. Omni Consumer Products FTW!
Os uniformes foram fabricados na China.. o padrão é o Multicam/OCP mesmo.
Típico de argentino: tem a farda mais bonita/cara do mundo, mas carece de equipamentos. Vai entender. A propósito: loja boa que vende multicam original made in Brazil: http://www.forhonor.com.br
Dúvida:
Se não me engano a blindagem dos Guaranis é Stanag nível 2 e suporta tiros de calibre 7.62 mm a 30 ou 40 metros de distância, mais ou menos isso. Caso receba tiros de metralhadora .50 a uma considerável distância, digamos 300 metros, conseguiria ter alguma eficiência ou o projétil passaria com facilidade? Volta e meia penso nisso, mas não faço ideia de como seria!
O básico é STANAG Level 2, mas a proteção pode ser expandida com blindagem adicional, que protege o blindado de uma .50:
https://allteccomposites.com.br/site/blindagem_defesa/
.
O Guarani ter esse nível de proteção sem as placas, é algo racional e passa longe de ser um problema para esse APC que visa mobiliar a baixo custos nossa Infantaria Mecanizada. O que é um problema gravíssimo, são os M113, que são empregados como se fossem VBCI ou IFV, na sigla em inglês.
Da uma dor no coração toda vez que eu leio que o M113 atua como IFV, não porque você ta errado, mas porque é ridículo usar ele nessa função mesmo…
Pelo geral, os exércitos da região usam eles nessas funções. Inclusive em exércitos que tem blindados específicos pra essa função.
Eu quero muito ver o guarani equipado com essas blindagens. Bichão deve ficar bonito, mas aparentemente o exército brasileiro não deve ter dinheiro para adquirir-las pois não temos a urgente necessidade. Agora, parece que também não sabem fazer propaganda, pq um dos itens vantajosos desse veículo, por assim dizer, é justamente a modularidade. Por que não exibir alguns veículos com a blindagem total???
Trazendo divisas que não sejam apenas de commodities, que vendam!
Olha o nível do fardamento dos caras para o nosso, da até vergonha. Kkkk
Do que adianta andar de terno se sua casa está caindo aos pedaços?
Todo dia a galera do Super Trunfo inventa uma nova. Agora o fardamento do EB virou ruim…
Aliás, o fardamento do EB não só pode como está passando por uma atualização, mas daí a falar que o atual é horrível em relação ao argentino é piada.
A camuflagem é boa o suficiente para a maior parte do território nacional. Faz o arroz com feijão, muito diferente do que alguns pouco entendidos podem pensar.
Só por que uma determinada coisa pode ser melhorada não significa que seja ruim em seu estado atual.
Exatamente!!
Faz alguns anos que eles fizeram uma compra grande e completa do “UCA”, Uniforme de Combate Argentino. E compraram da Norinco…
.
Aparentemente, parece top.
.
https://www.youtube.com/watch?v=za9VUAqDsE0&ab_channel=Ej%C3%A9rcitoArgentino
Variação sob licença do Multicam do US Army. A Bolívia também adotou. Ver https://multicampattern.com/
Pare de falar besteira pelo amor de Deus. O novo uniforme do EB será parecido com este aí. Inclusive, os militares que foram participar do exercício culminating, estavam já utilizando o novo uniforme.
Olá Welligton. O que nunca entendi no EB são os coturnos pretos brilhando. Sempre me impressionou os coturnos do exército dos EUA na cor do uniforme (parecido ao que o oficial argentino está usando na porta de entrada do Guarani).
Olá Camargo. Não me lembro onde foi, mas li um comentário de que o EB também irá trocar o coturno. Parece que estão testando alguns coturnos novos de empresas brasileiras. Não me vem a cabeça agora o nome das duas empresas que li citado. Eu acho o coturno assim até que bonito. Dá um destaque muito legal ao militar, principalmente nos desfiles militares. Agora para o operacional mesmo, aí eu concordo com você.
Olá Wellington. Sobre desfiles, eu lembro de uns vídeos das militares chinesas marchando, com uns vestidos vermelhos e lenços e boinas brancas. Lindas.
É, lindo, mas quero ver na hora do vamos ver…
Olá Antonio. Olha que legal. Tem umas militares que são lindas.
https://www.youtube.com/watch?v=dbWA51VwTHU
Concordo. Hora de modernizar. Coturno de couro e lona, lustrado e brilhando, é coisa mais do que arcaica.
Se nao me engano, os pqd tambem usaram um novo modelo de coturno nesse exercício.
Será? Tenho cá minhas dúvidas…
O uniforme que usaram lá no exercício.
Não é regulamentar e nem existe previsão de ser adotado. Não sei qual foi a intenção. Testes ou apenas para o exercício.
A mesma camuflagem que parece ter sido fita em aula de pintura a dedo com crianças de sete anos de idade…
Vai lá e reclama com o EB querido.
Bom dia, se não me engano, este coturno dos “pqds” é de quem já efetuou os saltos, os que não o fizeram, eram chamados de “pé preto” e usavam os coturnos negros…Lá pela década de 1970 era assim, não sei agora… Abraços
.
General
Esse é o uniforme regulamentar. Ver o RUE. Regulamento de Uniformes do Exército em http://www.sgex.eb.mil.br. Apenas colocaram a estrela americana no peito, pois eles não olham para a gola para identificar o posto.
O uniforme que o General está usando é o antigo. DESCONSIDERE. O restante, são os atuais aos quais o EB recebeu para testes.
Outra imagem boa também.
Uniforme não regulamentar. Não existe para venda nem é autorizado. Apenas utilizado no exercício.
É aquele famosa frase “Só pra inglês ver”
Meu Deus do céu. Que dificuldade em ENTENDER que é justamente este uniforme NOVO, ao qual o EB recebeu vários deles, para testar. É esse uniforme que está em TESTE. Usaram este uniforme no exercício conjunto. E quem é que falou aqui que o uniforme está à venda e já foi autorizado?
Diferença mínima entre esse que vc fala que é de teste e o que é padrão do EB. Esse de teste é mais verde que o outro, mas a padronização da distribuição de cores e formas é muito semelhante. Algo no tipo do multicam seria muito melhor, creio eu. Mas, não sou especialista em uniformes.
Vi em outro site que o EB tambem adotou uma nova farda de caatinga
Sim.
Este aqui.
Nao mostra, se nao os vira lata vao achar algum defeito
Para o uso em caatinga tem alguns pontos de evolução louváveis, mas também possui seus pontos de melhoria.
Caraca, que lindo esse uniforme da Catinga. Sensacional.
Olha o nível de evolução de um para o outro. O triste e que isso já era para ter sido feito a pelo menos uns 20 anos e toda a tropa.
Quem tá falando besteira é tu. O uniforme já foi adotado? Não! Então esse atual uniforme é feio e defasado.
Deixa de ser emocionado. Leia novamente o que foi dito. Feio deve ser é essa sua cara aí com essa sua falta de cérebro que está defasado. Me erra.
O Sr está se referindo ao corte ou padrão da camuflagem ? O corte realmente é novo, mas o padrão da camuflagem é o antigo, entretanto muito eficiente, LIZARD VERTICAL,uma adaptação dos portugueses ao padrão original LIZARD HORIZONTAL, dos franceses. Me refiro únicamente ao padrão, da estampa, e não à cor, tendo em vista que o nosso tem tons mais escuros. Nosso uniforme pode não ser tão versátil como o Multicam, mas considerando o ambiente específico de selva, o combatente, literalmente, some.
https://en.wikipedia.org/wiki/Lizard_(camouflage)
A FAB tambem ja está em processo de atualização/mudança do 10° Rumaer, agora quanto tempo isso vai demorar…..
A bota dos caras é show, moderna. Já a nossa ainda os velhos coturnos de couro.
Acho que o Guarani e uma das melhores opções, se não a melhor para a Argentina.
É uma das opções e a venda depende de outros fatores além dos préstimos que o veículo pode oferecer. Caso não se confirme os argentinos podem bater as portas dos EUA e ver se conseguem alguma coisa do estoque ou vão a China e pegam novo com o financiamento amigo Chinês que será pago em soja e alfajore.
O que o guarani nao pode oferecer que um americano ou chines ofereça?
Financiamento….
Me refiro ao blindado e nao a forma de pagamento.
É tudo a mesma coisa. Igual palio e gol. Já o Boxer alemão é um mercedes. Pra qm quer ser diferenciado e “pegar muie” kkk
E o boxer poderia ser oferecido aos argentinos sem que os britanicos vetem?
Você, ao escrever que Palio e Gol é tudo a mesma coisa, já começou falando bobagem….
Prezado
Depende do interesse de quem quer vender.
Vou lhe dar um exemplo real, mas não posso dizer nomes, se é q vc me entende…
Em um país, uma força q tem um efetivo relativamente pequeno de tropa pra guerra terrestre, resolveu trocar seu fuzil.
Como é uma tropa pequena, não há tanta necessidade de dominar os 5 escalões de manutenção, pois sairia muito caro.
Logo, decidiram fazer testes com várias armas de acordo com a oferta dos países/fabricantes.
Em primeiro lugar nos testes, ficou o SiG Sauer.
Em segundo lugar, ficou o Galil.
Em terceiro lugar, ficou o M-16 A2.
Porém………. a garantia de suporte logístico, aliado ao preço do terceiro foi tão, mas tão melhor q os outros, q aquela força, daquele país, escolheu adotar o M-16 A2.
A mesma coisa foi com o nosso Osório. Pelo preço de 800 MBT Osórios nota 10, os EUA deram 1200 (se não me falha a memória – mas a proporção é essa) M1 Abramns nota 8,5, possibilidade de aquisição do F-15, construção de bases (depois utilizadas na tempestade do Deserto) etc etc
Ou seja…. depende do interesse das partes envolvidas.
Estou me referindo que, ao meu ver, o guarani seria a melhor opção pra eles por ser um veículo moderno e ao mesmo tempo barato. Sem contar que, talvez, por ser um pais próximo, facilitaria em logística, e ate onde sei, o motor e argentino e nao possuem componentes britanicos que poderiam embargar uma venda pra eles. Se for comprar de qualquer outro país, creio que esses fatores seriam uma possível dor de cabeca.
Sem dúvida. Concordo contigo.
Espero que comprem, mas que acima de tudo, PAGUEM.
Como está o desenvolvimento de outras versões, como a que teria o morteiro, do Guarani??
desenvolvendo.
O tiro do 120 mm é um p@rr@dão. Se a plataforma não for REALMENTE estável, com um alcance de mais de 7.000 m, vai saber onde o tiro vai parar….. Pra manter o alcance útil de 7.200 m tem q ser bem feito.
Tão desenvolvendo…. vai dar certo.
Precisa de um reforço no assoalho bem substancial.
No M113, apenas os fuzileiros adotaram a versão porta morteiro, com duas unidades.
O fato do EB nunca ter tentado modificar alguns dos seus revela a complexidade do projeto.
Pelo que o Paulo Bastos me respondeu la no site dele,o projeto está quase concluido. Talvez ate o fim do ano apresentem a versao.
Esse camuflado Multicam Scorpion, adotado pelo exército argentino é considerado o mais tecnológico e eficiente do mundo, adotado por diversas forças, esse tipo de camuflado dispõem de outras duas tonalidades, o Multicam Black em tonalidade preta e o Multicam Tropic com tonalidade verde escura, são muito eficientes, assisti um video do exercício de desembarque anfíbio da MB e uma das forças especiais, utilizam dessa camuflagem semelhante dos hermanos.
Abs
Os uniformes argentinos estão muito melhores que os nossos…
Pq está melhor? Tem q analisar a funcionabilidade da camuflagem no campo de batalha uai. E tbm já estamos atualizando os nossos, acrescentando tecidos atuais. Mas visualmente, não dá para ver qual é melhor, pq o nosso é útil para nosso ambiente.
Se o EB e a Iveco fizerem o dever de casa certinho, o Guarani tem tudo para fazer sucesso em países que não podem arcar com os custos e despesas de um Piranha ou de um Boxer.
Off-Topic: Gostaria da opinião de alguns ! Gosto do tema segunda guerra e quero adquirir jogos voltados a época, recentemente adquiri um PS4 e gostaria de comprar jogos de terceira pessoa,alguém conhece bons títulos?
Acredito que não seja a praia de alguns aqui mas certamente deve haver comentaristas aqui que gostem e conheçam jogos eletronicos bons sobre o tema…
Jogos em terceira pessoa na segunda guerra só me vem a mente o Sniper Elite 4, mas em primeira pessoa tem milhares de opções: Call of Duty WW2, Battlefield V, etc.
Eu não jogo muito e muito menos conheço sobre jogos em terceira pessoa. Acho melhor ver jogos em primeira pessoa mesmo, que existem aos montes por aí. Mas aí você vai ter que abandonar o console e comprar um PC, pq jogar FPS com controle é horrível.
WarThunder, é de graça na PStore.
Nos pagando em doletas e não em pickups da Ford pode comprar qtos quiserem!
Sei não… Essa farda do EB me lembra muito o uniforme britânico da epoca da Guerra das Falklands.
É um padrão de fardamento daquela época, baseado nos BDU ou Battle Dress Uniform. Gandola de serviço com quatro bolsos, coturno de couro e lona, calça com dois bolsos laterais grandes. Porém adotado com uma camuflagem nacional baseada no padrão Lizard (Lagarto), desenvolvida pela França. Já obsoletos, tanto o BDU quanto a camuflagem padrão Lizard.
Vlw. Não sabia dessa sobre o padrão Lizard.
Horrivel esse camuflado do uniforme do EB. Desatualizado para dizer o mínimo.
Parece ter sido feito por crianças em educação infantil em aulinha de pintura a dedo, não parece?
Com certeza!
Pior, usamos isso desde 1991, 30 anos insistindo nesse erro.
Interessante, é q onde vamos, somos elogiados por não copiarmos dos EUA e termos o nosso próprio.
Gozado,né? Pro q interessa somos capachos copiões, mas pro q interessa também, somos atrasados por não copiar…….
É muito mimimi com tudo. Os argentinos mal tem forcas armadas, mas sempre arrajam qualquer motivo pra falar mal do Brasil. Impressionante o viralatismo aqui. Quando copiam criticam, quando fazemos o nosso, criticam. Mas vao enche o saco no inferno!!!!!!
https://youtu.be/NVQOFTV15Cw muito desatualizada a camuflagem.
Me lembrou os norte-vietnamitas nos anos 1960.
Mesmo assim, tu passaria e nao veria nada
Nada que embuste e capim sem roçar, o que o EB é mestre não possam promover.
kkkkkkkkkkkkkkk
Bota mimimi SEU nisso: criticar o descaso com uniforme não pode. Ninguém falou em copiar ninguém, muito menos a Argentina ou outro país, e sim olhar para nosso umbigo, ser criativo e ter soluções locais adequadas. Em 1990 esse padrão era “a novidade” eu estava na caserna e achei o máximo, mas o mundo evolui e esse padrão deveria ter ficado lá onde nasceu, nos anos 90.
Mimimi é o teu, a roupa tendo 5 ou 50 anos e cumprindo com a funcionalidade para o que foi feito e o que interessa. Sempre a choradeira.
Em outras palavras, vc acha que um fardamento de 1971, se está vestindo um soldado está ótimo. Deve achar o máximo um fuzil com projeto/tecnologia dos anos 50 ainda na ativa.
Tem aviao de mais de 60 anos voando e metendo medo em meio mundo, nao vejo ninguem reclamar, a nao ser os inimigos.
Claro, ótimo argumento comparar fardas, tecido e fuzil com um B-52 que sofre atualizações periódicas.
Exatamente, Pablo.
É uma asneira sem tamanho dizer que o fardamento brasileiro é ruim e está muito desatualizado. Todo dia a galera do Super Trunfo inventa uma nova.
Não só pode como está passando por uma atualização, mas daí a falar que horrível é piada.
A camuflagem é boa o suficiente para a maior parte do território nacional. Faz o arroz com feijão.
Só por que uma determinada coisa pode ser melhorada não significa que seja ruim.
Outro pronto para lutar nos anos 90.
Prezado,
A questão não é copiar EUA, Reino Unido, Australia, Russia, China, França ou qualquer outro país.
A questão é CRIAR algo que funcione, seja atual e por que não? Também agradavel aos olhos.
Agora se você acha “ótimo” um padrão de camuflagem de 30 anos atrás e coturnos pretos brilhantes, sem nenhuma tecnologia atual, sem amortecimento, chatos de calçar, sem vetilação adequada, quentes no verão, frios no inverno adequados para a tropa: parabéns você está pronto para lutar nos anos 80/90.
Quanto ao uniforme e aos coturnos, tudo pode ser melhorado e atualizado , mas tem uma coisa que vários aqui já falaram eu não entendo o motivo: o brilho dos coturnos. Vcs acham que isso atrapalharia a camuflagem?? Um coturno, por mais brilhante que esteja,no momento que o guerreiro desembarca no terreno, seja com pó ou com lama, nos primeiros 10 passos o brilho já era!!
Nunca usaram coturno na vida. Aposto. E outra, se dá polimento para preservar o couro. Algo que obviamente não é feito quando se está em operação.
Caro Leandro. Creio que a discussão nada tem a ver com quem usou ou não coturnos, mas com o fato dos calçados pretos usados pelos militares brasileiros se destacaram do uniforme de campanha, enquanto que uniformes mais modernos (principalmente dos EUA) usam calçados com cores e padrões integrados ao uniforme.
Camargo, o caso é que o coturno não fica totalmente preto. Por ser calçado e estar próximo do chão, ele normalmente adquire tonalidades bem mais próximas do terreno em está sendo utilizado do que preto. Mesmo andando na rua se houver muita poeira no ar, areia ou o que for, ele pega aquela tonalidade. Ainda fica preto, mas fica bem longe de ser o preto que vemos nas fotos. E olha que os coturnos que usamos atualmente são ainda bem melhores do que aqueles de uns 30 anos atrás que eram inteiramente feitos de couro.
A grande diferença entre esse calçado e o que vários outros países utilizam não é exatamente a cor, mas sim o material. Com materiais diferentes fica mais fácil e barato colocar um tecido que se integre melhor ao resto do padrão de camuflagem, ao passo que o coturno sendo de couro, geralmente temos as opções preto ou marrom.
À partir do momento em que se adota botas de materiais mais modernos fica mais fácil incluir a cor, já que ela seria ‘parte do pacote.’ Mas nunca vi qualquer problema com o nosso coturno. Em tempo de vacas magras a gente aperta aonde dá, e acho que não precisaria ser prioridade mudar isso. Acho até que vale mais à pena mudar apenas o ‘kit’ que se usa em cima do uniforme (suspensórios, bolsas para tamanhos e fins variados, mochila, reservatório de água, etc.) do que o uniforme em si, apesar de ter gostado muito do que vi nas fotos em que o Welington postou, já que ele funciona.
Caso fôssemos realmente mudar o uniforme, só espero que seja inteiramente fabricado aqui.
Olá Leandro. A cor do couro é uma questão de pigmento. Pode ser preto, azul, vermelho, verde, etc. A cor preta é a mais fácil de ser feita (não sei se a mais barata). Os coturnos de couro poderiam ser verdes.
Tá ai, outro dos anos 60, couro…
Parece que quem nunca usou coturno é você.
JCuritiba, meu coturno continua aqui numa boa, assim como botas de material sintético. Já usei ambos os tipos em diversas situações e ambas tem seus pontos fortes e pontos fracos. A questão na minha cabeça no momento é uma em relação à prioridades. A prioridade principal é no momento é sobre como economizar dinheiro aonde possível que cause o mínimo de impacto em possíveis operações.
O coturno funciona. Não é o melhor, mas funciona tranquilamente. Custa por volta de 80 pratas e é produzido aqui. Uma nova bota de material sintético, que pode ser importada (mas acho que tem algumas sendo feitas aqui), custa lá por 150 a 250 pratas. Considerando que o efetivo atual do Exército Brasileiro está lá para 250.000 homens e fuzileiros mais 15.000, fora outros da MB e FAB que usem coturnos, seria um gasto razoável. Faz as contas.
Uma pequena compra de novas botas para pequenos grupos de operações especiais seria aceitável, na minha opinião, mas adotar isso para todas as forças seria algo completamente desnecessário no momento à menos que essas botas fornecessem uma vantagem operacional decisiva.
Na minha opinião isso simplesmente não é uma prioridade no momento.
Caro Flanker. Acho que quase todo mundo já notou que os EUA aboliram o preto e o brilho de seus uniformes de campanha. Quando vejo as fotos da MINUSTAH, eu percebo que os coturnos pretos realmente se destacam, ao contrário dos calçados dos militares que usam coturnos na cor do uniforme.
Até onde eu sei, as três Forças estão muito satisfeitas com o padrão de camuflagem que usamos. O que realmente tem variações é em relação ao material e o ‘corte’ do uniforme. Eu tenho duas calças padrão CFN, sendo que a mais nova tem bolsos laterais menores, porém é rip-stop e de fato é muito boa. Então já houve um avanço no sentido material, pelo menos, e de acordo com os posts do Welington S., parece que pelo menos o EB também está avançando nessa área. Como não me parece um problema o padrão de camuflagem, isso não foi mudado.
Acredito que pode sair uma venda sim.
Mas, acho que vão fazer meio a meio.
Vou fazer o mesmo comentário que fiz antes:
Argentina: “— Opa, vô comprá!”
Brasil: “— Opa, vô vendê!”
Inglaterra: “— Vai pá onde?”
Espero que meu diálogo fictício não se repita e o EB tenha 110% de certeza de não existir nenhum parafuso com tecnologia da Inglaterra ou de seus aliados nesse veículo.
Bem isso mesmo Rafaelsrs! Mas pelo fato de terem deslocado o veículo até lá, isso já deve ter sido avaliado.
estamos falando da negociação de aproximadamente quantos blindados? esses seriam para substituir aquela proposta dos americanos de 27 strykers há 1 ano atrás?
Parece q teve nova proposta
Os militares podiam usar máscaras PFF2 ao invés de máscaras de pano. O ambiente de apresentação de uma viatura não justifica a falta de cuidado. O preço das máscaras tampouco.
Eita, já criticaram o padrão do uniforme e, agora, as máscaras.
Bora galera, atividade, ainda dá pra criticar o penteado dos soldados, a postura e suas diferenças de altura.
Não percam tempo!
O penteado dos caras não faz diferença alguma. A máscara faz. Se você não entendeu isso até agora, pelo amor de Deus.
Não esqueça de criticar a maquiagem das soldados femininas tambem, pura cafonisse.
Ola Matheus. Eu nunca crítico uma mulher. Ou eu elogio ou fico calado.
Matheus, aí é outra coisa que não faz diferença. A máscara faz.
você podia ser presidente do país, tão preocupado com a saúde de nossos soldados.
Seria um alento, já que o atual não se importa com saúde de ninguém.
Ser melhor que o atual presidente qualquer um é.
Ver avaliação feita por um especialista americano em https://m.youtube.com/watch?v=jqMp-gPw4w0. Muito bom canal e excelente vídeo.
Munto bom, os caras testam tudo. Tem muito’ intindido ‘aqui, Para bom entendedor, meia imagem basta ( tem imagem pra todo gosto ) .
Desculpem a ignorância, mas existe a possibilidade/viabilidade de se fazer uniformes de kevlar a fim de se reduzirem os riscos de ferimentos em combate?
No Brasil.
Não.
Obrigado.
Qualquer material sintetico , que náo permite ao corpo trocar calor, transpirar e rápida secagem, fica inapropriado para uso em vestimenta, quanto mais para fardamento. Fardamento em kevlar fica inapropriado, alem de que teria que ter uma espessura razoável para ter qualquer proteção balística inviabilizando movimentação infante. Matéria prima e camuflagem e um desafio e se gasta muito dinheiro no desenvolvimento . Em paises continentais ou com missão mundial fica praticamente impossível adoção de um único material/camuflagem.
Obrigado.
Agora que nos chamaram de “Selvagens” acho difícil comprar um veiculo com nome de Guarani , mais fácil vender pro México que são indígenas como nós.
Mais fácil tentar se fazer de ofendido e meio que deixar entendido que a compra de uma centena desses veículos seria um bom pedido de desculpas.
Mas ele não fez nada que nosso próprio presidente já não tivesse feito bem parecido.
Olá Leandro. Ao menos, o presidente argentino pediu desculpas pela frase infeliz. Reconhecer o erro é ao menos sinal de que existe uma assessoria diplomática com inteligência. O que mais me irrita é que esse tipo de deslize cai na conta do povo argentino (aqui, cai na conta na nossa conta) como expressão coletiva de estupidez de um povo, o que é um erro. Fala-se mal da Cristina, mas ela tinha muito mais talento diplomático. Não lembro dela ter dado tais deslizes.
Exatamente. E por mais que eu desgoste de certos presidentes passados, todos eles tinham muito mais tato diplomático do que o nosso presidente atual. Parece que gosta de queimar pontes.
Olá Leandro. Um tolo que fica em silêncio entre sábios, se passa por sábio (uma verdade bíblica). Uma pessoa inteligente se cerca de pessoas mais inteligentes que ele para o aconselharem e ajudarem. Um estupido se cerca de pessoas mais estupidas para esconder, por comparação, a sua estupidez.
Exatamente meu caro!!!
Ate o presidente argentino tem vergonha de ser argentino. Ai fica difícil.
Meu caro, indígena é o méxico, nós viemos da selva, há uma conotação de primata…..Por isso venho repetindo aqui várias vezes, eles são o escorpião naquele caso do elefante para atravessar o rio…. Abraços
Caro Saldanha, Não use a régua da estupidez de uma pessoa para medir uma nação, senão acabamos dando razão aos que nos chamam de selvagens a partir das tolices ditas pelo presidente brasileiro.
Caro Camargoer, Não disse que todos professam o que o fernandez vomitou… Eu não ofendi a nação argentina, mas não confio nos políticos e militares, Afirmo o que disse sobre a natureza do escorpião, quando eles tiverem condições, conseguirem uma coalizão de países aqui do continente, é melhor o BRASIL ficar atento… Ahh sim, cadê a repercussão contrária ao que ele vomitou, aqui no Brasil, aqui no fórum? Mas se fosse o presidente eleito…..Abraços
Olá Saldanha. Estamos em pleno debate da estupidez que o presidente argentino disse (mesmo tendo pedido desculpas ontem). Ao que parece, a frequência de tolices ditas em Brasília supera as vindas de Buenos Aires. Se por um lado, o presidente argentino nos ofendeu (como fez Reagan ao nem se lembrar do nome do Brasil em sua visita ou como fizeram em uma copa ao tocar “Aquarela do Brasil” na hora do “Hino Nacional”), as tolices que saem de Brasila nos causam prejuízos financeiros e sanitários. Nesta disputa, os argentinos estão melhores que os brasileiros.
Eu trabalho com argentinos, e nunca, nunca foram desrespeitosos conosco.
A não ser quando falam de futebol, ai a coisa descamba, desde quando Maradona foi melhor que o Pelé. Bando de comendor de alfajor!!! #$%#$%.
E aquele gol roubado com a mão! @@$%%¨!!!!
Foi a mão de Deus.
kkkkkk, mas Deus não é brasileiro? kkkk, só para descontrair .
Olá Marcelo. Sendo Deus brasileiro e aquele gol foi feito pela mão de Deus, a conclusão é que os argentinos têm mais fé do que os brasileiros. Eu nunca poderia comparar o Papa Francisco com o Bispo Malafaia. Eles estão na vantagem.
Mas nós temos o Inri Cristo. Estamos na vantagem! kkkkkkkkk E eu posso atestar, pois ele é da minha cidade e é um senhorzinho gente boa!
Ola Felipe… Inri Cristo era figurinha carimbada no CQC.. junto com o capitão.. de lá só se salvava a Mônica Iozi.
Ola Marcelo. Infelizmente não vi Pele jogar, mas vi o Maradona. Creio que pelo foi o maior do Brasil e Maradona o maior da Argentina. Não sei se dá para falar mais do que isso.
Haa não, seu isentosinho! Tudo no Brasil é otimo e so brasileiro pode espinafrar brasileiro, e vc vem contemporizar.
@#$@#$@#$!!!
Bricadeira, Camargoer, só zuando. O povo na rede leva tudo muito na ponta da faca, muito CorinthiansxPalmeiras / FlaxFLu /GreNal.
Olá Marcelo. Fique tranquilo. Mesmo sendo corinthiano, reconheço que o Palmeiras tem um time melhor (mas nunca foram campeões do mundo).
Nem muito menos duas vezes. Embora eu normalmente desconsidere uma dessas vezes porque… bem… foi esquisita demais até para mim hehehehe
Oi Marcelo, não tem nada a ver esse negócio de Corínthians x Palmeiras. Nada a ver mesmo. É Timão. Não tem parmera em lugar algum 😛
😀
é noix. kkkkk
Olá Rodrigo. O Reinaldo Azevedo publicou uma coluna sobre a fala do presidente argentino com o título “Fernandez prova que o Brasil não tem monopólio da estupidez”. Lembro de governos anteriores do Brasil e Argentina no qual havia um diálogo diplomático muito elevado entre os dois países. Essa fala do presidente argentino está no nível do “vírus chinês”.
Perfeito, professor. Estamos, aqui na América do Sul, na pior safra de governantes da História. Horror, o horror!
Ola Sequim. Eu não lembro de um período nos últimos 50 anos que tenha demandado tanto a existência de estadistas e um período que existam tão poucos estadistas. Fosse isso localizado em um ou outro país, seria compreensível. Contudo, estamos nos afogando neste mar de estupidez.
Infelizmente, isso é algo que me parece estar ocorrendo ao redor do Globo. Estadistas ainda existem, mas são poucos, na minha humilde opinião.
Olá Leandro. São poucos. Quando o mundo está na calmaria, qualquer um passa a impressão que sabe o que está fazendo. Em um momento de crise como o atual, os picaretas ficam descobertos,
Leandro, ontem assisti um vídeo do Delegado Cunha, numa conversa com o outro policial, e ele falou uma coisa que é o que eu noto, infelizmente os bons não querem se envolver com politica, ou ficar a frente da liderança, pois eu até concordo, tá um jogo sujo desgraçado, deixando os medíocres ou canalhas tomarem o controle, e eu concordo com ele.
Mas tenho fé em Deus de que iremos “eliminar” (heheh) estes tipos no futuro.
Marcelo, mas acho que isso é uma verdade também já a algum tempo. É o famoso ‘esse aí é inteligente demais para se meter em política.’ Infelizmente parece ser a regra hoje em dia.
No fim eles tem que vir pedir aqui na “selva”…
Este ai já volta sem o “toca-fitas”
Notei comentários sobre o equivalente em qualidade com os concorrentes, mas este tipo de compra envolve também uma ótima linha de financiamento, já que a Argentina esta com graves problemas econômicos ainda. O que temos no Brasil, linhas de financiamento, que possa ajudar esta venda, BNDES, BB, governo a governo?
Pois a China tem linhas de credito ótimas apoiando sua indústria, e os EUA nem se fala.
Olá Marcelo. O BNDES seria a via preferencial. Também existe uma vantagem no comércio Brasil-Argentina que pode ser feito em moeda local por meio de uma câmara de compensação. Os argentinos pagam suas importações do Brasil em pesos, mas o exportador brasileiro recebe em reais. O mesmo para os importadores brasileiros. Isso significa que o governo da Argentina poderá, em tese, pagar o equipamento militar importado do Brasil em pesos, o que seria uma excelente solução para o problema de escassez de moeda estrangeira. Os EUA tem um banco ExIm Bank que faz o mesmo papel do BNDES. Eles também tem o FMS, mas que deve ser pago em dólar por quem compra material militar dos EUA (é pago ao governo dos EUA) mas também não existe nenhuma compensação comercial (offset) quando se usa o FMS. Se os dois presidentes calarem a boca e deixarem os seus respectivos vice-presidentes conversarem, o negócio tem grande chance de ser aprovado.
Camargoer, concordo, mas acho com o nível intelectual dos dois acho difícil ficarem de boca fechada, são limitados demais para isso.
Ola Marcelo. O Brasil passou por um período de retrocesso diplomático com o ministro anterior. Um desastre que prejudicou o país economicamente, politicamente e sanitariamente. Foi o resultado de colocar um diplomata em início de carreira, sem experiência e sem inteligência política. Está agora onde nunca deveria ter saído;
Gostaria de deixar a sugestão aqui para os moderadores, criem um tópico/ discussão sobre camuflagem, parece que a galera gosta, e eu também!
Pagando bem, que mal tem? Podem comprar a vontade se é de prateleira, pois da parceria com a Embraer para produzir o KC-390 não brotou a encomenda de uma unidade sequer da parte deles.
Sobre a declaração de que eles vieram de barco da Europa e nós da selva foi algo de fato infeliz e que demonstra despreparo de quem não conhece o próprio povo argentino, o qual tem alguma parte formada por nativos americanos. Ocorre que tanto la como cá há o joio e o trigo. Conheço argentinos que são ótimas pessoas e outros que não valem nada. Há muitos aqui em Floripa.
Ademais, os últimos europeus que vi desembarcando nesse canto do mundo para ficar de vez foram os Royal Marines. Esses sim vieram de barco.
Que bacana o fardamento dos hermanos, parece roupa de marca!
A Iveco Argentina já falou de um 8×8 com eles. Isso é política e lobby da fábrica BR.