PIB do 1º trimestre da China cresce 18,3%, o mais rápido em 30 anos
O governo da China anunciou nesta sexta-feira (16) que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 18,3% no primeiro trimestre de 2021, o mais rápido em três décadas desde que os dados foram divulgados.
Com os principais indicadores econômicos apresentando uma expansão de mais de 20%, uma publicação do Global Times sustenta que a China deve registrar a maior taxa de crescimento entre as principais economias, além oferecer a maior contribuição para a economia global, acima dos EUA.
“Alguns analistas estão otimistas com o PIB da China, que pode aumentar com um crescimento de dois dígitos no segundo trimestre. Para o ano todo, a taxa de crescimento pode chegar a 9%, disseram analistas, bem acima da meta estabelecida pelo governo de mais de 6%”, escreve a publicação.
Nos primeiros três meses de 2021, o PIB da China cresceu 18,3%, chegando a US$ 3,82 trilhões (cerca de R$ 21,3 trilhões). No mesmo período do ano passado, houve uma contração de 6,8%, dado que a economia enfrentou graves problemas em razão da pandemia do coronavírus.
O varejo social disparou 33,9%, e o investimento em ativos fixos aumentou 25,6%. A produção industrial da China cresceu mais de 24,5% neste trimestre.
Devido à pandemia da COVID-19, no primeiro trimestre do ano passado, o PIB chinês caiu 6,8%. Foi o primeiro indicador negativo desde 1992. No segundo trimestre, foi observado um aumento de 3,2%; no terceiro, 4,9%; e no quarto, 6,5%.
Durante todo o ano de 2020, a China teve uma expansão econômica de 2,3%, sendo a única grande economia a alcançar um crescimento positivo no ano passado.
FONTE: Sputnik News
NOTA DA REDAÇÃO: Veja nos gráficos abaixo as previsões de crescimento do PIB da China e dos EUA em paridade de poder de compra.
Com mais dinheiro no Bolso , os chineses demandarão mais proteína e grãos.
Penso que o Brasil vai crescer quase 4% esse ano…
Olá amigo…. tem outros fornecedores também, apesar do Brasil ser um dos maiores, se não o maior, player destes produtos… concordo que o Brasil tem tudo para ser o principal fornecedor…mas penso que algo poderá ser exigido em troca…. 5 G??? É assim no mundo dos negócios… Consta que nossos Sabre da FAB vieram da Russia devido a pressão desta justamente para equilibrar naquela ocasião a balança comercial…Veremos
Com o volume de produção capaz de atender a demanda Chinesa por um preço competitivo? Só EUA e Brasil! Penso que nada será exigido de maneira formal do Brasil no que tange o 5G ,mas os chineses podem mobilizar a bancada ruralista para levar o 5G. O Caso Rússia é um tanto diferente , pois eles tinham a opção de não comprar…
Tb pensei nos EUA como principal concorrente… mas creio que a relações deles com os Chineses estão pior do que as nossas com as China… com as mudanças realizadas nas relações exteriores e as sinalizações obtidas a poucos dias a relação Brasil e China tende aumentar, em prol do pgragmatismo!!! E ai realmente o Brasil está um passo a frente nesse qiesito
Asia Central e Africa irão substituir o Brasil aos poucos, são linhas de suprimento mais curtas e mais fáceis de defender.
“Asia Central e Africa irão substituir o Brasil aos poucos, ” bem provável, realmente, linhas de suprimentos mais curtas e fáceis de defender. Ao menos, aparentemente, hj em dia certas questões que em tempo de paz parecem ser de um jeito, em tempo de guerra poderão mudar drásticamente … com as novas tecnologias que surgiram e estão surgindo.
Nenhum desses países tem 2 safras + safrinha por ano , nenhum desses países tem os recursos hídricos que o Brasil tem , nenhum desses países tem a estabilidade climática do Brasil , nenhum desses países possui suporte tecnológico agrícola similar ao do Brasil , nenhum desses países tem o suporte técnico que temos no Brasil, nenhum desses países tem biosfera favorável a agricultura e pecuária que temos aqui. Quanto a logística…nossas rotas comerciais são muito mais seguras e com o Ferro-grão somado as novas matrizes energética mais baratas seremos imbatíveis em preço e qualidade.
Colega Gabriel, de fato, hoje a situação é como você descreve. Mas não podemos esquecer que o grande crescimento da produção de commodities agropoecuárias exportáveis pelo Brasil veio a partir da década de 90, “grosso modo”, com os resultados de pesquisas, melhorias no financiamento de produção e na infraestrutura (essa, porém, ainda muito deficiente). São apenas três décadas de alta produção/produtividade. Isso pode ser replicado em vários países da Africa e mesmo de regiões da Ásia (por exemplo, em poucos anos o Vietnã implantou e desenvolveu a cultura de café conilon, base do café solúvel, e hoje está competindo em preço e volume com o Brasil). Penso que a China tem focado nisso, justamente para reduzir sua dependência de uma ou poucas fontes de abastecimento alimentar. Infraestrutura, por exemplo, eles estão financiando “com força” na África e Ásia, para encurtar e dar mais eficiência à cadeia logística que vai suportar o incremento do comércio bilateral com essas regiões. Quanto às condições naturais, vastas regiões da África e Ásia são bastante similares ao que encontramos no Brasil; isso não seria impedimento à elevação de produção agropecuária nessas áreas.
Temos que mudar, urgente e radicalmente, o paradigma de desenvolvimento nacional, em três áreas: educação de base de qualidade, de modo a formar mão-de-obra e cidadãos de alto nível; incentivo à pesquisa científica e tecnológica, e aí, avaliar inclusive a conveniência de “reinventar a roda” em certas áreas, pois a própria “reinvenção” seria matriz de formação técnico-científica (não dá, evidentemente, pra fazer isso em todos os setores); e, por fim, apoio decidido à indústria nacional, inclusive a de defesa, com um “Buy Brasil” lastreado em planos de desenvolvimento setorial, amparo financeiro e programas de retenção de inteligências e empreendimentos no país.
A China está fazendo o dever de casa dela, para dar melhores condições a seu povo. Temos que fazer o nosso.
Essa história de subsidiar indústria(Campeões Nacionais) só serve para enriquecer picareta. Ao meu ver o ideal é subsidiar pesquisas e industrias relacionados ao Agro e a Mineração de maneira a agregar valor ao que já fazemos e aumentar nossas autonomia em relação aos insumos e maquinas importadas. Quanto a indústria de defesa o melhor é fabricar projetos sob licença e somente naquilo que é sustentável do ponto de vista orçamentário das forças armadas… No mais importa pronto mesmo.
BRF faz parceria com empresa de tecnologia de Israel, especialista em proteina de alimentos.
Interessante.
se o governo conseguir vacinar a população vai crescer 3, quatro ano que vem se e somente se, as reformas saírem.
Eu baseio os meus dados no FMI e no Banco Mundial.( Minha estimativa é bem conservadora)
Como diz Kissinger “Quem controla os alimentos controla o mundo” . Nossa produção é forte e a demanda está a crescer vertiginosamente no mundo.( E seguirá assim por décadas)
Carlos Campos, com essa nova CPI e mais a pandemia acho difícil essas reformas saírem esse ano.
E infelizmente acredito que mesmo saia, vai acabar sendo uma “reforminha” igual as outras.
Sds.
Antes era a Reforma Trabalhista. O País não cresceu.
Depois veio a Reforma da Previdência. O País não cresceu.
O mantra agora é a Reforma Administrativa. O País não vai crescer.
O Brasil precisa mudar sua estrutura. Geral.
Investir em saúde, saneamento, educação, pesquisa, distribuição de renda e etc.
Caso contrário vai ficar patinando o resto da vida.
Antonio, as reformas são necessárias para fazer esse pais crescer. Pagamos muitos impostos e temos uma maquina publica gigantesca que não nos gera retorno nenhum, muito pelo contrario.
Qualquer forma de investimento fica estagnado enquanto a máquina burocrática continuar gigantesca e o dinheiro continuar saindo pelo ralo.
As reformas precisam vir, mas precisam ser mudanças de verdade (não pode ser “reforminhas” iguais as que você citou) que façam atrair mais investimentos para o país.
Sds.
A questão não é essa.
Qualquer reforma que se faça e que possa economizar algo é prontamente apropriado por outros setores.
Exemplo da Reforma Trabalhista.
Falaram que com a desregulamentação que facilitaria as contratações os empregos aumentariam, pois os empresários teriam mais liberdade para contratar e demitir.
Bom. E o que ocorreu?
Apenas os empresários se apropriaram dos ganhos e não efetivaram nada em relação ao mercado de trabalho.
Apenas aumentou o trabalho precário.
E ficamos sempre nessa. O Brasil é difícil.
Se não mudar a estrutura do País, oferecendo melhor distribuição de renda que levará ao aumento do mercado consumidor interno e etc., nada melhorará.
É justamente isso o que estamos assistindo há décadas.
Perfeita colocação. Porque o que faz o empresário contratar ou não é a demanda. Se tem demanda e ele precisa aumentar a produção, ele contrata, ainda que não considere a legislação trabalhista do seu agrado. Agora, se não tem demanda, o empresário não vai contratar mais empregados só porque ficou mais fácil ou “barato”.
O resultado da reforma foi a precarização do trabalho sem aumento do emprego.
Aliás, como aconteceu em reformas similares feitas na década de 90 na Espanha, na Inglaterra etc.
Concordo plenamente.
É isso aí!
SDS
É o que sobra para o Brasil, o eterno exportador de matérias primas.
Sempre foi.
Não troco uma boa Fazenda por indústria nenhuma.
Claro. Vai pastar onde dentro de uma fábrica?!
No gramado da fachada junto com a senhora sua genitora , seu bufão!
Pergunta pros sul coreanos se eles preferem fazenda ou indústria.
kkkkkkkk. essa foi otima!
DEUS te ouça amigo.
E os chineses acharam que 18,3% foi abaixo das expectativas.
Esperavam 19,1%
https://www.yicaiglobal.com/news/china-183-gdp-jump-in-first-quarter-is-less-than-expected-despite-over-nine-year-high-
Para isso, o “mico” maluco que ocupa a presidência terá de pedir de joelhos. A China não depende tanto do Brasil como pensam. Existe uma fila de países dispostos a tomar uma fatia do Brasil, a esticar um tapete vermelho e receber os chineses e seus investimentos. Não tenho bandido de estimação, mas precisamos de um presidente de verdade LOGO. Estamos completamente isolados.
Desse jeito vamos ser para sempre a fazenda do mundo. Cadê nossa indústria e nossa tecnologia?
Tá cheio de coreano na Austrália e Nova Zelândia.
Aqui no Brasil o povo quer legislação trabalhista da década de 40 e adora socialismo …não dá para industrializar assim!
Existe uma teoria de que a pandemia foi propositadamente criada pelo dragão asiático, planejada exatamente para reduzir o tempo em que a China alçaria a primeiro posto de principal potência econômica e militar! Estando previamente preparada para melhor lidar com as consequências dessa crise criada enquanto os demais seriam pegos totalmente de surpresa… Sinceramente não tenho como afirmar que de fato isso foi planejado, porém os resultados que estamos assistindo evidenciam que de fato a China se beneficiou dessa situação, onde vemos ainda que está lucrando muito com a exportação de insumos para a vacina e hospitalares… Aparentemente, foram “cirúrgicos” em sua estratégia.
Me explica essa lógica aí: se o resto do mundo está quebrado, como diabos os chineses lucram se os outros estão quebrados, e uma parcela considerável da economia chinesa é voltada para exportação?
Economia é jogo de soma zero, ou todos ganham, ou todos perdem.
“Economia é jogo de soma zero, ou todos ganham, ou todos perdem”
Não! Não é não..
Realmente me expressei mal, economia não é jogo de soma zero. É o trabalho que está corroendo meu cérebro…. a cachaça também…
Olá Gabriel. Concordo com você. Economia não é um jogo de soma zero. Também não tem uma direção preferencial de crescer sempre. A riqueza pode crescer ou pode ser aniquilada, dependendo das decisões das autoridades econômicas.
Exato!
Palavrinha simples… endividamento… os paises precisam continuar provendo suas necessidades… exemplo são os programas sociais em curso, inclusive no Brasil… a custo de que.. maior endividamento… grande parte da economia mundial aumentou drasticamente seu endividamento…outra coisa, o que é crise para uns é oportunidade de negócios para outros…
Oportunidade em especial para o impérios bancários, que nunca viram tantas oportunidades desde a segunda guerra mundial.
Verdade
Não é não, nunca foi!
Olá Alexandre. Concordo com você.
“Defensor da liberdade” sugiro que fosse estude melhor sobre economia.
Não e bem assim que as coisas funcionam.
Para você chegar a resposta sobre sua “dúvida” me responda uma coisa, você acha que os lucros dos bancos vem de quem tem dinheiro ou de quem precisa de dinheiro, agora com a resposta faça uma analogia e tire as conclusões.
A Terra também é plana…
Não creio amigo… mas para mim isso não importa em nada, pode ser ate quadrada!!! Não me afeta em nada!!! Agora a pandemia afetou!!!
Conspiraçãozinha de YouTube, para preguiçoso mental, que não diz porque as grandes empresas investiram tanto na China nos últimos 40 anos, nem como estão lucrando muito até hoje, e muito menos por que os bilionários ficaram ainda mais ricos nessa pandemia, com um “singelo” detalhe a imensa maioria ocidentais( inclusive alguns brasileiros que triplicaram seus BILHÕES).
Como disse em meu comentario, se é conspiração ou não não posso afirmar… agora quem tem mais lucrado com a situação são eles!!! Isso é fato!!!
Estamos vendo nessa guerra biológica travestida de “pandemia” do que a China é capaz. Não estão só dando um recado de que
não estão blefando e de brincadeira como estão fazendo uma demonstração
de força contra o ocidente, pra mostrar que também tem capacidade de
infligir ações de escala global.
Uma nova guerra mundial se mostra cada vez mais inevitável, pois
chegará um ponto em que o ocidente ficará encurralado e entrará em
desespero por sua hegemonia estar ameaçada com a consolidação da
ascensão econômica e geopolítica da China no mundo. As pessoas
ingenuamente teimam de ficarem com negação em relação a isso, se
apegando a ideia de que isto jamais se dará por razões racionais mas não
se dão conta de que tudo que ocorre está se dando exatamente por razões
irracionais como ganância, cobiça e avidez. Pela ânsia funesta por
dinheiro e poder que movem cada vez mais as nações do mundo. A história
nos mostra como essas coisas sempre acabam e não será diferente dessa
vez…
Tenso amigo…. muito tensa a situação!!! Não creio que o EUA ficarão inertes esperando a China inverter o jogo… Taiwan é um ponto nefralgico!!! Seria ai o gatilho.??? ..
Caro Spifire. Durante as pandemias anteriores (H1N1, gripe aviária, gripe suína). a China foi bastante afetada. O que eles fizeram foi criar uma estrutura de produção de insumos e fabricação de vacinas, preparando o país para uma nova pandemia que viria mais cedo ou mais tarde. Eles tem uma estrutura de fabricação de vacinas que nenhuma outro país tem, eles tem parque industrial que fabrica materiais para hospitais… eles fizeram um rígido controle da circulação de pessoas para evitar o espalhamento do vírus. Quem ficou para trás foi por escolha própria ou incompetência administrativa.
Ola amigo. Na verdade o que ocorre la dentro da China pouco ficamos sabendo, ou melhor, apenas o que o PCC permite. Como eles resolveram la dentro sabemos de pouca coisa. Suas explicações são interessantes, mas casos de crises anteriores de gripes ou outras doenças altamente contagiosas assolaram outras partes do planeta tb… tivemos ebola, principalmente na africa e H1N1 que afetou o mundo inteiro… capacidade de fabricação de vacinas outros tem tb, tanto é que não tem só a chinesa sendo utilizada. Olha a china esta em 94 em numero de casos, sendo o pais mais populoso do mundo… se destaca em muito frente a potencias tecnologicas (EUA, europa toda , Israel, Japão, Canada etc) são paises muito avançados nesta area tb.. e bem menos casos do que paises minúsculos… por exemplo Cuba… veja o ranking abaixo … é para se surpreender… se os dados da china são reais, o que tb não da para saber, fizeram alguma magica incrivel…
https://www.trt.net.tr/portuguese/covid19
Grécia, Noruega, Dinamarca, Bélgica, Portugal, entre tantos outros (na casa dos 11 milhões de habitantes ou menos) e Montenegro e outros (este último com menos de 1 milhão de habitantes) tem mais casos do que a China com 1,394 bilhões de habitantes)!!!
Vejam que temos alguns países muito antigos também…Ou os dados de caso da China estão incorretos, com muitos mais casos do que o informado, ou tem caroço nesse angu…
Muito bem. Percebo o mesmo que vc.
Pode nao ser conspiração, mas se nao estiver enganado, em 2020, a China foi a unica econômia que cresceu.
Civilização milenar. Impossível não terem aprendido muito.
Quis dizer que a so a China ganhou com a pandemia, pois eles estao exportando muito para combate a pandemia (EPIs, insumo para vacina, equipamentos), nao acham nem um pouco estranho???
Mesmo que achem que nao é conspiração, é no mínimo estranho.
Muiiiiittttoooo estranho
Caro Pablo. Então eles combinaram com os russos.. porque ao mesmo tempo que montaram uma infraestrutura de produção de vacinas e insumos, os outros países escolheram destruir a sua base industrial, fechar seus laboratórios e cancelar os programas de fabricação de vacinas.
Todos os paises fizeram isso?
https://www.bol.uol.com.br/noticias/2021/03/19/auxilio-de-r-3-mil-e-isencao-de-imposto-veja-como-foi-o-lockdown-na-china.htm
Cresceu porque conseguiram controlar rápido a pandemia.
E o crescimento foi de apenas 2%.
Bem baixo para os padrões chineses.
Eles é que falaram que controlaram, acredita no que o governo chinês diz?
O medico que alertou o governo acabou sendo preso e posteriormente morreu de covide, jornalistas que cobriam a pandemia la na cidade que surgiu o virus, sumiram, mentiram pra OMS dizendo que nao tinha contágio e que nao precisavam se preocupar. O resultado o mundo inteiro conhece!!!
Pablo
Se eles cresceram ano passado e estão disparando esse ano é porque controlaram a pandemia.
E o que eu falei mais acima?!
Tem gente que nao acredita em teoria da conspiração, mas é estranho que ano passado so a China cresceu, o quanto estão ganhando através da pandemia exportando insumos pra vacina, EPIs, equipamentos e etc. Como é que se prepararam tao rápido pra cuidar do vírus la e no resto do mundo?????
Estão ganhando menos exportando itens para controle da pandemia, do que se estivessem exportando itens com maior valor agregado.
Preguiça mental e pelo menos não tentar enxergar conveniência que os chineses lucraram imensamente com esse vírus que surgiu em seu território.
Empresas chinesas que pertecem a ocidentais, japoneses, coreano e até taiwanês e vários outros detentores da riqueza mundial que se concentrou e não foi só na China.
Se a covid-19 foi planejada tem muito tubarão dasse lado ganhando muito, como sempre fizeram em crises mundiais.
A China leva o seu como testa de ferro, mas como patrão dessa situação ainda não. Eu duvido que não sejam os mesmos que emprestam dinheiro e vendem armas, para lados opostos em uma guerra os verdadeiros mercenários desse caos.
Existe teoria que o vírus escapou de um laboratório americano, ou seja, conspiração por conspiração a gente não chega a lugar nenhum.
Agora é preciso entender como a china foi capaz de se recuperar mais rapidamente que as outras economias, por que conseguiram controlar melhor a disseminação do vírus. E como isso poderia ser aplicado aqui. Claramente minimizar o problema, oferecer remédio milagroso, espalhar falsas informações não resolveram, pelo contrário.
que são teorias ok, mas….escapou de um laboratório americano??? como assim se os casos iniciais ocorreram na China??? “a china foi capaz de se recuperar mais rapidamente que as outras economias, por que conseguiram controlar melhor a disseminação do vírus”… porque se destacou tanto na tratativa deste problema? fruto de uma maior inteligência para lidar com a situação ou por estarem melhor preparados para tal ocasião? Seja qual for a resposta, interessante os demais países não conseguirem ter a mesma performance no tratamento do problema como eles tiveram!!! Mesmo a principal potência militar do mundo, com toda a sua tecnologia e estratégia não teve a mesma performance….
Pois é a maior potencia militar do mundo ficou muito preocupada discutindo se a doença era pior que uma gripe, se valia a pena fazer isolamento, se mascaras funcionavam, se existia tratamento mágico, se era parte de uma estratégia de guerra biológica.
A realidade foi dando uma surra ponto a ponto nesse pessoal, e no lugar de se dobrarem aos fatos preferiram dobrar as apostas com narrativas cada vez mais delirantes.
E se o modelo Chines for simplesmente melhor? Vai fazer o quê?
Foram os próprios americanos que abriram espaço pro questionamento ao espalharem desinformação e dar apoio a políticas equivocadas. Isso era previsível desde o dia 1 da pandemia.
“que são teorias ok, mas….escapou de um laboratório americano??? como assim se os casos iniciais ocorreram na China???”
Não vou ficar espelhando bobagem, mas como toda teoria da conspiração se apropria de dados reais tirados de contextos e usados com má fé sem o menor respaldo científico, se tiver realmente curioso procura esse lixo tóxico pela internet que você acha.
Eu não diria que fizeram tal coisa. Mas não me desce de esconderem no início e “não ser mortal” como foi dito no início. Também me pergunto como a China com tal população teve somente estes casos pífios em relação a qualquer outro país,isso em questão pelo fato de ser algo “novo” e desconhecido que vinha a ocorrer em pouquíssimo tempo. Fato que não é de novidade é que vão “tá” com o número um de potência econômica do mundo.
Spitfire, tem muita logica tudo o que você escreveu.
Os chineses estão lucrando muito com essa pandemia. E muito curioso que esse vírus tenha surgido no pais que está mais se beneficiando dessa situação.
Concordo com isso também.
Fonte: “minha tia do zap”
E logo devem começar a aparecer os resultados da nova política econômica de fortalecimento do mercado interno.
Teremos um País, com a maior população do Mundo, a maior economia, o mercado consumidor, maior importador e exportador.
Realmente, colossal.
Em tempo.
Saíram, há alguns dias, os números do comércio externo chinês.
No primeiro trimestre do ano, as exportações foram de US$ 708,98 bi (+49% a.a.) e as importações US$ 593,62 bi (+28%).
E o aumento do comércio dos EUA com a China foi de 61%, apesar dos EUA serem atualmente o terceiro maior parceiro comercial dos chineses.
Os EUA permanecem, pois, por larga margem como maiores parceiros. Tomar blocos regionais como uma único país não é aceitável porque está a se comparar cachos de uvas com uvas.
De toda forma, se se tomar os dados da Asean e Japão, nota-se a clara integração chinesa com seus vizinhos e a perda da importância relativa dos EUA.
Se tomarmos a UE, também, isso fica mais que evidente.
Europeus estão certo quando firmaram acordo com os chineses para abrir o mercado da China para empresas do continente, eles sabem que o futuro é a China. O fim dos americanos no domínio global esta com os dias contados e esse momento pode chegar mais rápido do que se imagina.
Penso que até 2025 a China será a maior potência.
Estudei nos EUA no ano 2000/2001.
Na sala de Economia, tinha um grande cartaz na parede, escrito: Será a China a próxima super potência?
E vários dados sobre a China e os EUA, como tamanho da população, território, PIB, crescimento médio do PIB, etc.
Ta ai o resultado.
Em 2014 a China ultrapassou os EUA como maior PIB em PPP. E em 2027 será equivalente à 1 EUA e Meio. Na década de 30 eles provavelmente estarão rivalizando com o PIB dos EUA + União Europeia somados.
No PIB convertido em dólares, a China deve alcançar os EUA nos próximos 5 anos.
É um monstro.
Assino embaixo.
Está no caminho para isso sim… concordo… a duvida é: como os EUA irão reagir? E se, como? Pq hj ainda é a maior potencia militar!!! Mas a janela está se fechando… o tempo está contra eles…
Verdade amigo!!! Todos querem beliscar um pedacinho desse mercado !!! Acho que seria a hora do Brasil fortalecer ainda + a relação com os Brics!!! Prioridade 1… e ja mandar de tabela um recadinho para o Bidê aue vem com essa historinha de desmatamento…
E verdade Spitfire, mas pela ultimo pronunciamento do “mito” para o Biden, ficou evidente da aonde vinha a pólvora.
Infelizmente somos amadores demais em politica externa e muito eficientes em perder oportunidades.
Sds.
E fazer investimentos furados.
Fonte: sputnik, ressalvas!
Se o fato acontece, não importa quem publica.
E a Sputnik tem sido uma excelente fonte de notícias.
Bem mais ágil que muitas outras agências de notícias.
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/04/15/china-pib-do-1-trimestre-avana-183-pontos-percentuais-em-base-anual-mercado-esperava-192.ghtml
Deu na cara dele. kkk
Difícil não embarcar nas teorias terraplanistas… No fim das contas eles tornaram o mundo ainda mais dependente deles… Coincidência tem limites.
Ganharem uma guerra com um ataque biológico sem dar um tiro.
A verdade e uma só. Toda vez que virem a foice e o martelo, podem ter certeza que milhões vão morrer.
Foram ninjas!!!
Fizeram os EUA provarem do próprio veneno.
Ninguém tá vendo os canhotos apaixonados pela nova “união soviética Kung Fu” que eles sonham que vai destruir o ocidente.
Ser vizinho deles ninguém quer…
Principalmente aqueles comunistas do agronegócio, da Vale e da Gerdau.
Claro, os cafetões de matérias primas, nada de novo.
O que os Russos e Chineses querem é o que os eua SÃO hoje…
O Ocidente destruiu a si mesmo quando decidiu aderir ao marxismo cultural da escola de Frankfurt ,acreditaram que iriam criar um paraíso na terra,e no final viram seu poder se esvaindo com delírios de pautas identitarias,lgbt,e feminismo,coisas que nem existem na china e Rússia,enquanto a China quer criar supersoldados,os EUA querem colocar travestis no seu exército,os russos/chineses devem estar dando gargalhadas do Ocidente isso sim.
É amigo acho que o maior desejo dos lacradores no final vai acabar se tornando o pior pesadelo deles assim que os comedores de gafanhotos assumirem o controle, e pra quem duvida vai acompanhando o que já está acontecendo em Hong Kong, acho é pouco kkkkkkkk.
Mais uma viúva americana histérica. Raivinha da China é? oh, que peninha
E pensar que nos anos 70 tínhamos um parque industrial muito maior que o deles… Mas o pessoal de 88 só queria saber de direitos e mais direitos sem deveres e agora estamos nesse lamaçal. A “nova república” é um absoluto FIASCO.
Nos anos 70 e 80 nem apareciam na lista de maiores exportadores.
Daqui a pouco, vão dobrar as exportações dos EUA, primeiro colocado àquela época.
É fácil crescer quando se é uma ditadura. Quando se pode simplesmente silenciar quem pensa diferente, ignorar as necessidades da população, poluir à vontade e permitir que cidadãos trabalhem até a morte por exaustão.
Difícil é fazer isso sendo uma democracia republicana que avança, ainda que aos trancos e barrancos.
Apesar de todos os apesares, o Brasil seguiu o caminho correto em 1988. A obrigação do Estado é garantir o bem estar, os direitos e a liberdade dos cidadãos. Ainda estamos muito longe do mundo ideal. Mas eu pergunto: quem aqui trocaria o Brasil pra ir morar na China??
Eu. É um país muito mais Pacífico, ordeiro com mais oportunidades e que avança. Não um que vive no marasmo, violência urbana e flatus vocis.
“quem aqui trocaria o Brasil pra ir morar na China??”
Eu trocaria fácil, muito mais oportunidade profissional e segurança infinitamente melhor do que aqui.
Alguns têm fetiche em ser escravos. Se você deseja que o regime chinês determine quais sites você pode acessar ou quantas vezes você pode viajar, fique à vontade.
Mas dizer que quer morar em um país ditatorial, e não em uma democracia, soa como um judeu dizendo que gostaria de ter vivido na Alemanha da década de 40…
Sinceramente você acredita que isso aqui seja uma democracia de fato, que você realmente tem algum direito, avalie bem o que está acontecendo no país antes de responder, talvez estejamos vivendo a pior das ditaduras, na qual você acredita que tem direitos e liberdades.
Se fosse fácil crescer sendo uma ditadura, todos os países seriam ditadura.
É melhor que ser pobre llivre.
Dããã!!!!!
Amigo, se tu acha que é melhor viver sob uma ditadura do que ser livre, ainda que pobre, só posso lhe recomendar uma visita urgente a um psiquiatra. Porque não há nada na sociologia, antropologia ou ciência política capaz de explicar um indivíduo que DESEJA ser dominado e coagido por um Estado autoritário, salvo, talvez, por algum tipo de desejo ou paixão reprimida.
Esse papo de ditadura e ser livre é para patricinha e mauricinho (isso é antigo) que quer viver às custas dos pais a vida inteira e ir surfar na California ou fazer luau no Havaí ou empresário que quer fazer ‘gato e sapato’ na sociedade..
Para 99% da população, pouco importa.
Precisa de saúde, habitação, alimentação, educação e tudo o mais necessário para uma vida digna.
E olha que os chineses já estão ganhando mais, comprando mais e viajando mais que os brasileiros.
Mas os norte coreanos passam fome, são pobres, nao conhecem internet, so veem noticias que o governo manda e ainda sao proibidos de sairem do país. Pq tu nao vai pra la?
E o pessoal do Zaire, Guatemala, Honduras, Haiti, El Salvador, grande parte do Bresil e etc,. etc. e et.c também.
Por que vc não vai morar lá e gritar: O que importa é liberdade!
Entao o que faz aqui? Pq nao foi ainda ?
Essa constituição de 88 e uma vergonha criada para manter uma casta de políticos no poder.
Mas a Constituição garante deveres sim. O problema do Brasil não é esse! Você por acaso gostaria de trabalhar 12 horas por dia sem nenhum direito?
Quase metade dos trabalhadores são informais, pra eles as leis nem existem. Esse formalismo boboca de achar que um papel escrito vai dirigir a realidade é insuportável.
Alguém sensato aqui, muito boa colocação.
Muitos sao informais pq nao querem ter obrigações. Um pequeno comerciante pode abrir um CNPJ no Sebrae gratuitamente, pagar o imposto mensal que serve como tempo de contribuição para aposentadoria. So que quando a policia prende um carrinho de lanche (ou similar) pessoal acha um absurdo, mas não pensam no colega que trabalha legalizado.
Tenta abrir uma empresa hoje, aí tu volta aqui e me diz se não temos deveres a cumprir.
Ver a tenebrosa bandeira estrelada ofuscada pelo vermelho da esperança e da prosperidade me dá uma tranquilidade muito grande. A ultima imagem das bolinhas achei bem adequada.
Otima oportunidade pra ti ir pra Coreia do Norte por exemplo, so deixa teus eletronicos aqui, la tu nao vai poder entrar na internet pra dizer o que tu pensa.
Boa viagem.
Mudar essa situação depende so de uma coisa!!! Sair do comodismo!!! Ficar esperando que outros resolvam os problemas não mudará a situação!! Falo isso no sentido da nação como um todo e não pessoal!! Seu comentario foi preciso em elencar os graves problemas que temos!!! Mas a populacao brasileira se acomodou, a criticar nas midias sociais, bater panelas (pasmem acho que eles morrem de rir com isso), e agora apanhar por tentar sair para trabalhar enquanto a bandidagem é solta!!! Mas uma hora a coisa vai estourar!!! Aind não está ruim o suficiente!!! A conta chega!! Não tem jeito!!!
Infelizmente somos latinos. Cultura passional extrema e zero disciplina.
Ihhh….lá tem lockdown, não?? Alô stf …
Pra quê lockdown na China se o vírus não circula mais por lá? Lockdown tem que ser feito no início e de forma severa igual a China fez.
Sei……
A China está vencendo a Terceira Guerra Mundial, nós estamos pagando o preço, Brasil Celeiro do Mundo e não dos Brasileiros…
Antes fosse celeiro, daria uma ideia de prosperidade e abundância. Nós vamos ser mesmo é o favelão do mundo, miséria e subdesenvolvimento.
Verdade.
Um dos maiores produtores de alimentos do Mundo e que voltou ao Mapa da Fome.
Voltou ao mapa da fome? Quando que saiu???
Nessa conta de culpados, coloque o povo, que são os maiores. Sofrem com políticos corruptos mas nao deixam de aplaudir e colocar no poder, seja vereadores, prefeitos, deputados, senadores e presidente.
Pablo exatamente. O povo e o maior culpado, afinal nossa classe politica vem da aonde?
O brasileiro fica se matando por politico de estimação e por jogador de futebol, sendo que eles não dão a mínima para eles. Ficam colocando esses caras no pedestal e esquecem dos seus próprios problemas.
Aqui também alguns tendem a ficar se matando por causa de EUA e China, mas a verdade e que nenhum desses países dão mínima para o Brasil. Ambos somente estão mais preocupados com suas próprias agendas. Não existem mocinho nos dois lados. Ambos estão buscando a supremacia global (no caso dos americanos em tentar mantê-la), com o destaque para os chineses pelo seus extremo pragmatismo no qual os fizeram chegar aonde chegaram agora.
O brasileiro deveria pensar mais em projeto de nação e parar de ficar se preocupando com coisas supérfluas. Temos tudo para ser uma grande nação, temos de tudo aqui, somente falta uma consciência de nosso povo. Precisamos ser mais pragmáticos também em nossa politica de estado.
Paulo e Spitfire muito bons os comentários de vocês.
Ótimo complemento seu tb amigo… Quem já não caiu nessa polarização??? é a estratégica mais antiga do mundo é dividir para conquistar… Infelizmente nossa sociedade foi fragmentada com essa história de direita x esquerda!!! Não que cada um não deve ter suas convicções políticas e ideológicas, mas passado o pleito deveríamos ter uma união nacional!!! Ai a história seria diferente!!! Mas infelizmente no dia seguinte a posse as forças que mamam no estado já articulam contra o governo eleito e o povo embarca nessa!!! Mas nunca é tarde para abrir os olhos!!!
O Dragão Vermelho agradece a Águia que o sustentou e o fez crescer chegando aonde chegou.
Hoje, o Dragão Vermelho, está demostrando toda sua força enquanto a Águia, vai ficando cada dia mais senil.
Gostei da analogia. Mas gostaria de destacar que o “Dragão” já existia na forma de uma civilização poderosa bem antes da “Águia” pensar em nascer.
Obligado, Amélica…ass: chineses….kkkkk
Ta, legal. Mas o que isso tem com o blog Forças terrestres ? ou assumiram que virou um blog sobre a China
O ForTe discute também geopolítica e estratégia.O Exército Chinês vai ser beneficiado com a economia chinesa cada vez maior.
Bolsominions piram. São incapazes de entenderem que o crescimento e fortalecimento do Exército Chinês têm a ver com o crescimento da economia Chinesa…
Acho que nao precisa ser direita ou esquerda pra entender isso, e só ter um cérebro. Cérebro falta em muitos brasileiros que adoram levar a nossa classe política no céu
Política, Economia, História, Geografia e Sociologia, entre outros assuntos. As Sociedades de países que não levam a sério esses tópicos, e quando digo sério me refiro ao entendimento amplo, profundo, diversificado e bem explicado, e desde que o conhecimento seja acessível a todos os cidadãos que manifestarem interesse independente de etnia, credo e posição social, serão sempre povos ou sociedades fadados ao fracasso. Inclusive a nível militar.
Se você não entende a relação, você não entende nada. Volte algumas casas…
O Brasil perdeu toda sua influência na África para China, países que temos laços étnicos e culturais que em tese devíamos ter uma influência forte .
Em alguns anos todo consumo do produtos agrícolas pela China não virá do Brasil, virá da África, e só olhar o plano de bases militares pela China.
Quando isso acontecer imagina o impacto no agronegócio brasileiro?
O governo petista tentou criar uma area de influencia mas foi sabotado… Quem nao se lembra do “temosq nos alinhar com os paises ricos da europa e USA nao com angola, venezuela, bamibia etc”.
É possível ter uma boa relação com todos os lados, más infelizmente o Brasil escolheu o caminho da ideológica(esquerda×direita) e não o pragmatismo.
Politica essa que enviou bilhões de reais para ditadorzinho de terceiro mundo e ainda o pessoal da esquerda tem a pachorra de que querer falar do Ernesto.
Ambos modelos de politica externa fadadas ao fracasso (pelo menos para o Brasil).
Fonte: tia do zap
Tem fonte que desminta???
Sem nenhuma vocação ideológico, acredito que o nosso país só não vai pra frente pro conta desta disputa política que está ocorrendo no nosso país.
Infelizmente, brasileiro tem político de estimação, fica essa eterna briga de esquerda contra direita e que se dane o povo brasileiro. se fossemos mais unidos em pró do Brasil, com certeza seríamos a maior nação do mundo em todos os sentidos.
Muito legal. Envenenam o mundo com um vírus mortal e depois ficam de longe vendo a desgraça!
Acho que que só resta ao Titio Sam ficar sancionando empresas Chinesas para evitar o crescimento cada vez maior delas, sempre usando desculpas de “segurança nacional”.
São inimigos da humanidade que sequer escondem a estratégia torpe de mentir, oprimir, coagir e ameaçar todos aqueles que, seja no plano doméstico ou internacional, ousam criticar o regime chinês e suas pretensões imperiais.
Mais do que nunca o Ocidente deve unir forças para resistir as investidas chinesas. Porque apesar de todas suas vicissitudes, foi no Ocidente que floresceram as artes e as ciências, e foram as civilizações ocidentais que instituíram os direitos individuais e ergueram as bases para nossos estados republicanos e democráticos.
A China, por outro lado, não tem outro interesse a não ser governar sobre escravos servis. Isso nos não podemos aceitar.
Você acha mesmo que a Europa e os Estados Unidos consideram o Brasil uma nação ocidental? Para eles sempre seremos latino-americanos, um país que não é e nunca foi prioridade em parcerias estratégicas.
O que os EUA e a Europa pensam é irrelevante. Somos países de tradição ibérica, com fortes influências da cultura greco-romana, com um idioma derivado do latim e de religião cristã. Somos um país Ocidental, sob qualquer aspecto. Ser ocidental não é sinônimo de ser rico ou desenvolvido.
“Foi no ocidente que floresceram as artes e ciências”.
Colega, como assim? Foi a presença árabe em Europa que possibilitou o surgimento das primeiras Universidades ocidentais.
Foram esses mesmos árabes que reconheceram o valor dos textos clássicos da antiguidade greco-latina e os salvaram da sanha destruidora da igreja que os destruía alegando serem textos “pagãos”, ou os apagavam nos pergaminhos onde estavam registrados para escreverem as ladainhas.
Foram árabes que legaram ao Ocidente:
O Jogo de Xadrez;
O Jogo do Gamão;
A Arte da Caligrafia;
A arte da Tapeçaria;
A arte da Álgebra;
A arte da ornamentação com Azulejos;
A arte da Arquitetura Paisagística;
Os primeiros textos redigidos em sânscrito conhecidos pelo Ocidente;
Não vou escrever sobre a contribuição do extremo oriente para a nossa cultura ocidental. É muita coisa.
Se tentar escrever sobre a contribuição europeia para o Oriente, então, terá que escrever um livro. Você quer relativizar a importância das conquistas culturais ocidentais porque importamos tapeçaria e jogo de xadrez? Só pode estar brincando. Basicamente TODA a ciência moderna vem do Ocidente.
Duvida? Veja quais são as universidades mais importantes do mundo, que mais produzem conhecimento científico.
Veja de onde vêm a maioria dos ganhadores dos prêmios Nobel.
Veja de onde são as maiores empresas de tecnologia do mundo.
Veja de onde surgiu a internet, que você usou para escrever esse comentário.
Não adianta, meu caro. Contra fatos não há argumentos. O Ocidente CRIOU tudo isso, e o oriente, embora tenha feito algumas contribuições, jamais chegou ao nível de produção cultural que o Ocidente desfruta desde a época da Renascença.
A Universidade, ou seja, a casa do saber científico foi contribuição árabe ao mundo ocidental. Era esse povo (árabe) que inspirou e mostrou à civilização europeia como lidar com a ciência. Sem alicerce não há construção. Sem premissas e conclusões não há argumentação possível.
Se é que você me entende. E tenho dito.
A primeira universidade europeia foi a de Bolonha, na Itália. E não teve nada a ver com contribuição árabe, uma vez que a Itália jamais foi invadida por árabes. Similarmente, há na França e na Inglaterra universidades antiquíssimas que também não foram fundadas por árabes.
Seu discurso de que tudo que há de bom no Ocidente veio do leste ou dos árabes simplesmente não se sustenta em fatos, mas em interpretações tortuosas extraídas de factóides.
A civilização e a maioria das ciencias começaram no oriente. Em resumo: a China inventou o Brasil.
Tudo isso ai foi destruído pelo ocidente durante a Idade Média, Idade das Trevas, e não fosse o oriente ter preservado o que restava de saber não teríamos nada disso que você citou.
Tolices? Amigão, me diga uma área da ciência, qualquer uma (medicina, engenharia, filosofia, direito) que não tenha sido influenciada, de maneira COLOSSAL, pelos países ocidentais.
Basta me dizer uma! Está feito o desafio.
Se você considera os conceitos de democracia, de Constituição, de repartição dos poderes, de cidadania, de direitos humanos, de devido processo legal, de dignidade humana e de igualdade como ”destruição, miséria e morte”, isso é direito seu. É curioso que alguém pense algo assim, mas não vou discutir.
Se você menciona as mortes dos impérios coloniais europeus mas, convenientemente, omite as mortes causadas pelo regime de Mao Zedong, fica claro que seu comprometimento não é com a verdade, mas com uma pauta ideológica.
Me impressiona o esforço que você faz para criticar a liberdade e os direitos e para exaltar a escravidão e o autoritarismo.
Morro, mas não vejo de tudo.
Na rastro da ascensão meteórica do “gênio” Bolsonaro aparecem essas figuras impolutas da raça…
Pois bem, vamos lá.
O português é uma língua neolatina, mas também com forte influência árabe. Veja o gigantesco e clássico trabalho “Dicionário de Arabismo da Língua Portuguesa” de Adalberto Alves e ficarás com vergonha de exigir um purismo que os próprios portugueses não aceitam.
E o que dizer da álgebra (al- jabr) ou dos algarismos que utilizamos (indo-arábicos) que sepultaram os números gregos e romanos? E Aristóteles que só chegou ao Ocidente cristão através das traduções e comentários de Avicena e Averróis?
Por outro lado, a origem do liberalismo nos século XVII se deu em bases de governos escravistas e coloniais. De onde tu achas que veio a acumulação primitiva de capital para a industrialização da Europa e dos EUA? Estima-se que só o sistema atlântico América-Europa explorou, entre os séculos XVII e XIX, 12 milhões de trabalhadores compulsórios. Uma baita receita para financiar suas nações e a revolução industrial.
Por fim, o Brasil não é formado só por descendentes de europeus, mas também de africanos e povos originários. É esse povo, quer goste ou não, que constituiu nossa cultura, modo de vida e visão de mundo. A própria língua portuguesa do Brasil possui 356 mil unidades lexicais, dessas, 65 mil são de origens indígenas e 30 mil dos dialetos africanos.
Portanto, somos no máximo meso-ocidentais. Não temos motivos para nos sentirmos órfãos em eventual declínio europeu ou dos EUA. Arrume outra desculpa para justificar tua “guerra de civilizações” entre o Ocidente e o Oriente. Nós, a rigor, estamos fora.
Ainda bem!
Impressionante sim, mas como é bom poder contar com trabalhadores sem direitos e em grande quantidade, salários baixos e todo tipo de pirataria barata e roubo de propriedade intelectual. Assim ajuda muito.
É, a China conseguiu unir uma visão marxista com o capitalismo.
Não sou de esquerda mas há um ponto que merece destaque se estes números a exemplo do que aconteceu no Brasil há alguns anos não forem “mascarados”.
Porém a que custo? Lembro da celebre frase dita por Heroides “os fins justificam os meios”
Se as previsões de players da área econômica se confirmarem, o PIB chinês passa o americano em 2028 (acho que essa matéria saiu até aqui nesse site por dezembro/20 ou janeiro/21), naquela que é, talvez, a única métrica relevante para aferir o tamanho de uma economia em que os EUA ainda estariam a frente da China, pois nas demais todas, os chineses já estão na dianteira (PPP, volume de negócios em varejo e/ou atacado, seja físico ou virtual, mercado de automóveis – que é um símbolo da cultura pop americana, etc, etc).
E a partir da segunda metade deste século, os EUA já nem seriam a segunda economia mundial, posto que seria ocupado pela Índia.
E se continuarem a misturar economia com política até então, certamente também terão perdido o status de maior economia ocidental para a União Europeia, visto que essa parece seguir com mais afinco os ditames da realpolitik do ex-chanceler Adenauer na economia, sendo então “ungido” parceiro econômico preferencial dos chineses, que aliás de certa forma já vai se concretizando aos poucos, por exemplo, iniciando quando eles assinam um acordo amplo de cooperação econômica com os chineses na véspera da posse do Biden, sinalizando que a desconfiança dos europeus em relação aos EUA, não se restringia somente ao governo “errático” do Trump.
Pra quem gosta de geopolítica e olha de forma desapaixonada, não há nenhuma surpresa na ascensão da China ao posto de superpotência, se levarmos em conta que desde a sua unificação em 220 A.C., a China só não foi protagonista no cenário mundial nos últimos 200 anos.
Por exemplo, quando do início da Guerra do Ópio na segunda metade do séc. 19, a economia chinesa ainda era maior que a economia europeia e antes, no período das navegações (sécs 16, 17) a economia chinesa chegou a ser quase 4X maior.
Enfim, a economia parece, apenas, “retornar” a um período que o planeta já viveu antes, ainda mais quando a China reativa a chamada Rota da Seda, e que certamente nos países por onde passar a tal rota (Oeste da Ásia, Oriente Médio e Europa), o pessoal está babando com os olhos só nos cifrões. Ainda mais quando esta nova Rota vai incluir novos participantes que não existiam na Rota original, como os países africanos.
Não nos surpreendamos caso o discurso ideológico anti-China dos EUA começar a “perder o encanto” num futuro breve, a medida que a infraestrutura da rota vai se consolidando.
Agora é a vez da China, mas os EUA e a Rússia continuaram sendo as nações mais poderosas da face da terra, EUA+ Rússia juntas têm 14 mil bombas nucleares.
Hã? São mais poderosos porque ostentam não sei quantas ogivas, é isso? Mas, e teriam culhão de disparar, justamente para mostrar que são poderosos?
Se só ostentarem sem disparar, vai mostrar uma forma de “poder” que lembra aquela anedota do cara que ameaça bater nos outros, ninguém está impedindo que ele concretize a agressão, mas ele grita: “Me segurem! Me segurem, porque se não vou bater nele!”
Tempos diferentes, situações diferentes, mas o Japão pagou para ver a mão e deu de cara com um Royal Flush, experimente acuar um gato em um quarto fechado e verá do que ele é capaz, tudo é possível quando se está em uma situação difícil.
Pois é! Os caras vendem tecnologias e nós vendemos “commodities”, ou seja banana, café, batata e etc e etc….E alguns acham o máximo. Estamos fadados mesmo ao fracasso como grande nação. Jamais passaremos de ” fazendão” dos ” donos” do mundo.
Eu planto manga e uva e tenho padrão de vida acima de 80% da população. O negócio não é a fonte de riqueza, mas para onde direcionam ela, e no Brasil é para uma minoria ligada ao governo.
Se fosse por isso a Austrália e o Sul dos EUA seriam subdesenvolvidos enquanto a região Sudeste brasileira e as regiões industrializadas da Índia seriam exemplos de desenvolvimento apenas devido a industrialização.
Segue o marketing chinês pelo mundo…