China Brasil flags

Declaração é do chanceler chinês Wang Yi

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse neste sábado (10) que a China quer trabalhar com o Brasil para promover sua parceria estratégica abrangente a fim de continuar fazendo novo progresso.

Wang fez o comentário em uma conversa por telefone com Carlos Alberto Franco França, ministro das Relações Exteriores do Brasil.

Ao parabenizar França por sua nomeação como ministro das Relações Exteriores, Wang disse que como grandes países em desenvolvimento, representantes das economias emergentes e parceiros no Brics, a China e o Brasil são forças importantes impulsionando a multipolarização do mundo e compartilhando interesses comuns extensivos e estreitos.

A China, segundo Wang, sempre valoriza e desenvolve as relações com o Brasil de uma perspectiva estratégica de longo prazo, colocando o Brasil em uma das direções de prioridade para seus laços estrangeiros.

Após o surto da pandemia da covid-19, a China e o Brasil têm combatido a pandemia com solidariedade e superado as dificuldades juntamente. Apesar da tendência adversa, a cooperação pragmática tem crescido, com progresso estável em muitos projetos grandes, o que reflete completamente a forte resiliência da cooperação dos dois países, disse Wang.

Ao indicar que o vírus é o inimigo comum da humanidade, Wang disse que atualmente a pandemia no Brasil e outros países na América Latina está ainda muito severa.

A China se compadece com o Brasil e apoia firmemente os esforços do governo brasileiro para conter a pandemia e restaurar sua economia, disse Wang, acrescentando que a China, dentro de sua capacidade, quer continuar com a cooperação de vacina com o Brasil para satisfazer sua necessidade urgente.

Ele disse que as economias da China e do Brasil têm vantagens complementares óbvias e grande potencial de crescimento, e que a cooperação é de interesse fundamental dos dois países e povos.

Os dois lados devem promover o crescimento estável do comércio bilateral e expandir ativamente a cooperação em 5G, economia digital, inteligência artificial e outras áreas. Acredita-se que o Brasil fornecerá um ambiente de negócio justo e aberto para as empresas chinesas operando no país, disse Wang.

Ao destacar que a China e o Brasil buscam políticas estrangeiras independentes e respeitam a soberania e integridade territorial um do outro, Wang pediu que os dois países continuem a se entender e a se apoiar nos assuntos relacionados com seus interesses fundamentais respectivos.

Mirando a nenhum terceiro lado, a cooperação China-América Latina se foca no desenvolvimento comum e cooperação pragmática, o que satisfaz as necessidades dos dois lados, disse Wang, indicando que o Brasil desempenhará um papel importante e ativo nesse respeito.

Por sua parte, França, que agradeceu a Wang os parabéns, assinalou que as relações Brasil-China são de grande significado estratégico e que os dois países têm feito cooperação saudável em várias áreas.

O chanceler brasileiro acredita que a conversa telefônica injetará ímpeto na cooperação bilateral.

O Brasil espera desenvolver ainda mais as relações harmoniosas com a China e realizar a cooperação a longo prazo, disse Franca, sugerindo que os dois países façam uso completo e melhorem os existentes canais de comunicação e mecanismos de cooperação bilateral, fortalecem seu diálogo estratégico e continuem a aprofundar suas relações.

Ao agradecer à China sua ajuda generosa ao Brasil desde o surto da pandemia, França lembrou que a China é um produtor importante de matérias-primas farmacêuticas no mundo.

Indicando que o Brasil está em necessidade urgente de vacinas e suprimentos médicos na luta contra a pandemia, França disse que seu país espera contínuo suporte forte da China.

A cooperação científica e tecnológica é de grande significado aos dois países, e o Brasil quer fortalecer a cooperação com a China nas áreas como a economia digital e 5G, e manter a comunicação estreita com a China na promoção da cooperação China-América Latina, acrescentou França.

FONTE: Agência Brasil/Agência Xinhua

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

148 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
francisco
francisco
3 anos atrás

Se o Bidem não abrir o olho vai perder o grande aliado na América do Sul. A China está a todo vapor atacando de todos os lados e aplicando a politica do morde e assopra contra o Brasil.
Uma hora ela ataca o governo e outra hora acena com o envio de vacinas.

Welington S.
Welington S.
Responder para  francisco
3 anos atrás

Impossível Biden não se atentar contra isso. Duvido muito que ele irá querer ter um polo chino na AL. Me lembro, mais ou menos, de uma jornalista da Globo News que fez uma pergunta que não deveria fazer a porta-voz americana e essa mesma porta-voz americana disse com total clareza de que os EUA não fará política agressiva contra o Brasil pois o Brasil é seu maior aliado da AL, ou seja, os que estavam querendo ver o circo pegar fogo entre Brasil e EUA, caíram do cavalo. O recado foi a maior prova de que os EUA, não importa quem governe por lá, não fará do Brasil como um inimigo mortal ao ponto deles mesmos verem este Brasil jogando pro lado da China e Rússia, por exemplo.

bob
bob
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Se é assim, porque excluiu o BR de suas visitas à América do Sul?

Welington S.
Welington S.
Responder para  bob
3 anos atrás

E desde quando isso significa alguma coisa?

sergio
sergio
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Nada realmente, seria um gesto mais simbólico do que qualquer outra coisa.

Spitfire
Spitfire
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Olá amigo… acho que a China já fincou um pé na AL, na Argentina… já montaram inclusive uma misteriosa base lá, que nem o próprio governo argentino tem acesso ( https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/03/160318_china_base_patagonia_fn ). A Venezuela de braços dados com a Russia… o Brasil com fortes relações com a China… já foi amigo, e eles sabem disso… Os EUA estão pagando o preço de longo período como xerifes do mundo e não valorização dos países vizinhos no continente, abrindo espaço para esses outros alinhamentos…A posição imperialista cobra o seu preço. Na minha opinião, nossa geração está presenciando a queda de um dos principais impérios que já existiu (EUA)… estão em decadência… é uma pena porque sempre foi um exemplo de prosperidade e qualidade de vida para sua população, mas para mim está claro que estamos diante da ascensão da China como principal potência mundial e a queda dos EUA… e essa questão da pandemia em muito acelerará essa situação… É só comparar o crescimento da economia mundial e inclusive dos EUA e da chinesa… A história assim confirma, inúmeras potências do passado que caíram e outras surgiram… e as que caem o tombo é grande….

Welington S.
Welington S.
Responder para  Spitfire
3 anos atrás

Olá amigo. Muito bem colado. Havia me esquecido desse detalhe em relação a base misteriosa na Argentina ao qual, sequer os próprios militares argentinos mete o pé lá, e na questão Venezuela, onde vemos cada dia mais a Rússia entrando ali e os chineses se aproximando cada vez mais.

De repente, os EUA acordaram pra vida e estão vendo a ascensão da China. Agora já é tarde demais! Quem tornou o que a China é hoje foram os próprios políticos americanos que injetaram muito dinheiro na China e achavam que a China simplesmente ficaria quieta, na dela, sem estar planejando sua volta triunfal mundial e pisando justamente na cabeça da Águia com toda força possível em vários aspectos.

É como venho dizendo: Não há mais como parar o Dragão Vermelho (China) em sua ascensão. A Águia (EUA) sofrerá e muito ainda! O Dragão Vermelho vem com muita força cobrar os países que, naquele tempo, o fatiou em pedaços.

Nessa ”brincadeira” toda, eu espero que o Brasil cresça.

Miguel Brandão
Miguel Brandão
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Independente de se estabelecer uma relação de causa e efeito entre as mudanças climáticas e o aumento de CO2 na atmosfera (uma série histórica com boa correlação), as pressões por uma economia “descarbonizada” atingirá diferentemente os países do mundo. Quem tiver tecnologia para “descarbonizar”, com construção de usinas nucleares não vai sentir tanto. A matriz energética do mundo é baseada em cerca de 80% em combustíveis fósseis (27% no carvão mineral e zerar isto não será trivial para alguns países). Não vai se mexer no gás, entre as fontes sujas, é a mais limpa. Para os demais países tropicais do mundo, basta levar a solução brasileira de produção de energia limpa (biomassa) e para aqueles países que dispuserem de potencial hidráulico, melhor ainda. A guerra comercial se dará sob argumentos ambientais. Não duvido da capacidade chinesa em descarbonizar sua economia, mas se houver entraves de qualquer natureza, eles não terão escrúpulo em continuar a crescer com a matriz suja, assim como os EUA. A Índia já liberou sua economia para produzir etanol (menos açúcar e mais etanol). A lei que permitirá usineiros venderem etanol diretamente aos postos de combustíveis está avançando no Congresso Brasileiro. Países que dependem de exportação de petróleo vão sentir. Resta a questão de fornecer os materiais críticos para esta nova economia. Em termos de terras raras os EUA tem Mountain Pass, a China tem os depósitos de Baotou, segundo Ela, em exaustão. Austrália e Canadá sempre conseguem encontrar jazidas em seu território. A África é um mundo inexplorado. A Rússia é uma incógnita. E a plataforma brasileira sempre foi pródiga em sua abundância. Assim, vejo o Brasil e a África como um teatro de muita disputa entre americanos/europeus contra os chineses/russos. Os japoneses correrão por fora.
Cenário futuro: matriz energética limpa e fornecimento de materiais críticos. Não será garantia de alto crescimento, mas estamos no jogo.

sergio
sergio
Responder para  Spitfire
3 anos atrás

Concordo, com certeza estamos presenciando o fim do império americano, eu só lamento que as garras da Águia, são mais suaves que as garras do Dragão.

Walter Baere
Walter Baere
Responder para  Spitfire
3 anos atrás

A base “misteriosa” é apenas uma central de acompanhamento de satélites que tem uma órbita polar ou quase polar, seus dados e acompanhamentos estão descoberos nesta parte do hemisfério sul.

camargoer
camargoer
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Caro Welignton. O Brasil e EUA tem um longo histórico de boas relações diplomáticas, contudo o que aconteceu durante o período do Ernesto Aragão foi uma sucessão de erros diplomáticos que prejudicaram os interesses comerciais do Brasil no curto prazo. A longo prazo, o Brasil continuará sendo um parceiro dos EUA.

Welington S.
Welington S.
Responder para  camargoer
3 anos atrás

Olá camargo. Fato! Apesar do Brasil ser ”aliado” dos EUA, em minha concepção, jamais que os EUA permitirá que o Brasil acabe indo pro lado chino-russo por incompetência deles mesmos. Por isso citei a questão da repórter da Globo fazendo uma pergunta que não deveria a porta-voz do governo Biden. Aquela resposta foi um banho de água fria na galera que queria ver o circo pegando fogo entre Brasil e EUA.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

A questão não é de competência, mas de alinhamentos de interesses. O Brasil e a China, gostemos ou não, têm economia que se complementam bem e concorrem em poucos mercados. Já em relação aos EUA, no grande motor econômico brasileiro da atualidade – o agronegócio – há concorrência entre Brasil e EUA na soja, no milho, proteína animal etc..
É isso que a tigrada ideológica não consegue entender: o motivo pelo qual o maior parceiro comercial do Brasil ser a China não é uma questão de política internacional, mas a forma como as respectivas economia estão direcionadas.

Richard Stallman
Richard Stallman
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

É por isso que o Brasil TEM que concorrer com a China, agronegócio não dá futuro pra ninguém. O Brasil deveria ter no mínimo umas 30 zonas francas como a China fez, e atrai o máximo de indústrias instaladas na China pra cá.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Richard Stallman
3 anos atrás

E concorrer como, se a China investe maciçamente em educação enquanto a gente faz o exato oposto? Os chineses estão formando 600 mil engenheiro por ano.

sergio
sergio
Responder para  Richard Stallman
3 anos atrás

Eu já discordo um pouco, lembre se que a fome já extinguiu impérios, veja por exp. a dependência de Roma do Egito, hoje nos fabicamos alimentos para 1,5 bilhão de pessoas, e muita gente que depende de nosso agro.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  sergio
3 anos atrás

O agro da dinheiro e não esqueça da indústria que existe por causa do agro. O que acontece é que gastamos mal o dinheiro.
Então tanto faz se a nossa economia for altamente industrializada que o desperdício de recursos vai continuar o mesmo se não mudarmos.

Caerthal
Caerthal
Responder para  sergio
3 anos atrás

Este número está mais próximo de 800 milhões de almas, o que também é muito.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  Richard Stallman
3 anos atrás

Ok. Más cadê a qualificação de mão de obra para isso?
Vivemos num pais, que dispensa os mais experientes por causa da idade e não contrata os mais novos por falta de experiência.
Poucas empresas investem em treinamento de novos funcionário, menos ainda na qualificação dos que ja tem e raríssimas as que investem em pesquisa e desenvolvimento com o próprio dinheiro.

paulo
paulo
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

em que mundo vc vive? o brasil nunca foi aliado dos EUA. acha mesmo que este nos vê assim? somos meros exportadores de matéria prima, com um bando de imbecis vendo “comunismo” até na bandeira do japão. enquanto isso, o barco afunda na incompetência generalizada. a inda falam mal do PT. rsrsrsrs

Welington S.
Welington S.
Responder para  paulo
3 anos atrás

Se você for ousado e procurar só um pouquinho, verá que, em resposta a um amigo aqui, eu coloquei o aliado entre aspas.

Paulo Siqueira
Paulo Siqueira
Responder para  paulo
3 anos atrás

Show de baboseiras!

Machado
Machado
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

EUA não são nossos aliados. São nossos concorrentes diretos. Até parece que somos importantes para eles. Somos considerados de segunda classe latinos americanos. E ainda tem gente que baba ovo dessa nação. Putz. Nunca vão nos defender na ONU em contrário aos seus aliados tipo Reino Unico, França, Austrália, Canadá, Japão, Coréia do Sul, Israel. Se não nos aproximarmos da Rússia e China estaremos sozinhos. Então para nossa própria sobrevivência é melhor ser aliado da Rússia e China e conseguirmos apoio no Conselho de Segurança da ONU, OMC entre outros órgãos internacionais. Sem contar o histórico de sabotagens a nossa soberania, desenvolvimento tecnológico entre outros. tem muito agente duplo infiltrado no Brasil que se vende por um punhado de dólares. Esses caras se auto proclamam patriotas. rs

Chevalier
Chevalier
Responder para  Machado
3 anos atrás

Lá vem mais blablabla esquerdista. Mas tudo bem, já somos colonia chinesa mesmo. Unica parceria com os comunistas imperialistas é parceria caracu.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  camargoer
3 anos atrás

O Ernesto pecou em relação estratégica com os EUA a troco de nada, em não dar mais abertura a empresas chinesas no Brasil, em falar mal da China, mas não vi esses interesses comerciais prejudicados no curto prazo, vi o contrário, vide as ações da VALE VALE3 subirem, vi soja em preços recordes e se tivesse mais eles compravam ainda mais caro. a Austrália sim achou que mesmo dependente da China, podia peitar eles sem sofrer nada, e tomou sanções.

Caerthal
Caerthal
Responder para  Carlos Campos
3 anos atrás

Quem bom que a China bloqueia a venda de aviões Embraer há mais de 3 anos. Relação estratégica!

Caerthal
Caerthal
Responder para  camargoer
3 anos atrás

Corrija primeiro o seu texto. Chanceler Ernesto Araújo.

Capa Preta
Capa Preta
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

Simples entender, o Biden pretende nós isolar no a América do Sul, vai nos jogar na influência chinesa.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Responder para  francisco
3 anos atrás

Os americanos nunca nos viram como aliados, aliados para eles é a Europa, o Brasil, para os americanos, esta muitos níveis abaixo.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Plinio Carvalho
3 anos atrás

Eu diria que nem mesmo a Europa é vista tanto assim como aliada. Para os americanos, apenas os países de origem anglo-saxônica são considerados aliados absolutos, os restantes são apenas parceiros de ocasião.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

Aliados em termos, né?
Porque em época de pandemia deram um ‘dane-se’ ao resto do Mundo e desviaram até equipamentos médicos.
Agora, com as vacinas, também não querem nem saber.
Enquanto a China e a Rússia exportam vacinas e insumos às custas de sua própria população, nos EUA estão jogando vacina fora.
Não dão nada para ninguém.

camargoer
camargoer
Responder para  Plinio Carvalho
3 anos atrás

Caro Plinio. Os EUA tem diferentes níveis de parceria dependendo do assunto. A América Latina não apresentar os problemas que existem no Oriente Médio ou na Ásia. Portanto, o Brasil (e outros países latinoamericanos) aparecem mais como parceiros comerciais do que como aliados estratégicos. Aliás, a linha de isolacionismo dos EUA durante o governo Trump inviabilizou qualquer parceria diplomática entre os EUA e qualquer outro país.

Foxtrot
Foxtrot
Responder para  francisco
3 anos atrás

“Uma hora ela ataca o governo e na outra ela assopra”.
Sério mesmo ?
Achei que era ao contrário, quem atacou os chineses desde o início foi o governo e seus representantes, não ?

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  francisco
3 anos atrás

Uma hora ela ataca o governo

Pode falar o que quiser do regime chinês – do qual sou crítico – mas o fato é que eles são pragmáticos. Não quero defendê-los mas ele só atacaram o Brasil depois de terem sido atacados por membros do Governo, que tal qual o anterior, não sabe o significado da palavra “pragmatismo”.

bob
bob
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

Pragmáticos uma ova. São totalitários e não aceitam menos que a subjugação do mundo todo!!!! Vc está redondamente enganado com o PCC.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  bob
3 anos atrás

Kkkk e eles são os únicos.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  bob
3 anos atrás

Bob, o fato de serem totalitários e possivelmente desejarem a subjugação do Mundo não tem nada a ver em serem pragmáticos ou não na busca por esse objetivo.

E sim, os Chineses são bastante pragmáticos, o Allan acertou em cheio.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Allan Lemos
3 anos atrás

A China tem feito diferente..

Inve$tindo em políticos, impren$a e $indicato$ brasileiros..

Isto por si só já um fator para ficar com o pé atrás com eles.

Spitfire
Spitfire
Responder para  francisco
3 anos atrás

Acho que o país tem que ter um comportamento pragmático, simples assim…e exigir respeito….podemos até, infelizmente, não termos respeito no aspecto militar devido a questão atual de nossos equipamentos, e o fato do país ter poder muito limitado de dissuassão contra as potências, principalmente devido a não possuir armas nucleares, mas o Brasil tem um grande mercado consumidor e para oportunidades de investimentos que todos querem explorar. Infelizmente, apesar de nossa forte semelhança cultural, os EUA não valorizam a relação com o Brasil como prioritária, e isso faz tempo. Isso até ajudou muito em incentivar a parceria mais aprofundada do Brasil com os BRICS e outros países, como alguns países Europeus. Em consequência, os EUA que foram por muito tempo nossos principais parceiros comercias perderam o posto para a China, hj nosso principal parceiro comercial. A gestão anterior nos EUA, bem como o governo brasileiro atual ensaiaram uma maior aproximação entre os países, porém infelizmente, o que se viu na prática foi vantagens obtidas pelos EUA, e nada para o Brasil, exceto promessas ou aspectos que de fato pouco ou nada evoluíram. Já o governo atualmente eleito nos EUA além de continuar não considerando a relação prioritária, ainda embarcou na narrativa internacional da Amazônia, e isso é péssimo. Claro que devemos voltar a buscar parcerias que nos tratem com respeito devido aos aspectos já elencados, mas tampouco a China tem tb se mostrado respeitosa… Apesar dos ganhos obtidos nos últimos tempos com esse alinhamento junto a China (o satélite CBERS é um exemplo disso), o que esse embaixador daquele país já falou daqui e do governo atual é desmoralizante e na minha opinião é inaceitável o Brasil não ter exigido sua substituição, pelo bem da relação entre os países… Sei que vão falar que também saíram criticas daqui, dos filhos, membros do governo, etc, mas quando falamos de embaixadores ou ministros de relações exteriores representam a mensagem oficial de um país para o outro e ai é bem diferente. aqui o ministro já foi trocado, inclusive com fortes indícios de pressão internacional justamente de nosso principal parceiro. O mesmo deveria ocorrer do outro lado. Infelizmente a relação do Brasil para com a China tb está caminhando para uma política de submissão, e isso é péssimo. O Brasil deve valorizar seu potencial e buscar outros canais, o que parece que está fazendo, a exemplo do estreitamento da relação com a Índia e conversas com a Rússia…quem sabe assim esses 2 grandes players (EUA e China) voltem a dar o devido valor ao Brasil.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  francisco
3 anos atrás

Somos clientes, quem nos quiser que ofereça coisa melhor.

camargoer
camargoer
Responder para  francisco
3 anos atrás

Caro Francisco. A Chine efetivamente tem fornecido o insumo para a fabricação de vacinas no Brasil. Aceno é outra coisa. A China é o maior parceiro comercial do Brasil (assim com também é o maior parceiro comercial dos EUA). As relações Brasil x China forma comprometidas nos últimos dois anos mais pelas ações desastradas do Ernesto Aragão do que por uma ação morde-assopra da China. Houve momentos nos quais foi necessário a atuação da ministra da agricultura para contornar o bloqueio do Itamaraty.

José Carlos de Oliveira
Responder para  francisco
3 anos atrás

Realmente, a China é a Pedra no sapato do Governo “Legitimo” do Bidê, e Ainda fica Arrumando Problema com O Presidente da Russia o Cahmando de Assassino e agora com a mesma Russia em referencia a Ucrania, Problemas com o Irã que acaba de fazer um acordo milionario com a China, A campanha milionaria e desastrada no Afeganistão etc.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  francisco
3 anos atrás

O Irã já deu Tchau pros EUA, pois a China vai colocar muito dinheiro lá, e é um dos maiores consumidores de petróleo mundo, os EUA estão pelo que eu sei pressionado a AS por direitos humanos, estão fazendo fazendo FONOP no mar da India, a administração Biden acha que eles tem os EUA da década de 90 onde não tinha URSS e eles faziam o que quisessem. se o Brasil ficar acuado e parar no colo da China, então já era, acabou, não vão ter dinheiro para fazer 4ª Frota ter meios necessários para encher o nosso saco e dos chineses no atlântico sul, os EUA estão colocando navio até no Mar no Negro para pressionar a Rússia, onde esses navios não iam durar 1 dia de conflito.

paulo
paulo
Responder para  francisco
3 anos atrás

quem ficou no morde-assopra foi o imbecil do governo, que achou que tinha bala na agulha pra enfrentar os “pérfidos chineses comedores de criancinhas”, com teorias estapafúrdias sobre “globalismo”, “comunismo” etc e tal. deu no que deu. mas a realidade da vida se impôs. nada como a humilhante resignação do brasil perante a realidade de que a china pode tirar nosso presidente do buraco em que se meteu.

Caerthal
Caerthal
Responder para  paulo
3 anos atrás

Narrativas, narrativas, ..

Algum fato concreto?

Marco
Marco
Responder para  francisco
3 anos atrás

Eu acho que os EUA sempre tiveram uma política desastrosa com América do Sul. Nunca nos consideraram como aliados de verdade, são sempre interesses. Faz o que eu quero, senão não tem conversa, Faz o que eu quero, senão as relações vão esfriar, faz o que eu quero, senão não tem cooperação…. Isso é aliado? O embaixador americano já tá mandando recado da cúpula do clima, senão….vai esfriar isso, aquilo, OCDE, quer dizer, entendeu? Eu tenho um amigo que só é meu amigo em cima de ameaças? Pior ainda esse amigo é muito bom em inventar desculpas para justificar suas atitudes, e todo mundo diz amém !!! Tem que ser bom para os dois lados, senão não é parceria. O triste é que o outro lado, ou outros lados, sempre demonstraram disposição em aumentar a relação sem ” ameaças a isso ou aquilo” pelo menos o que me parece. ( Triste porque não compactuo com suas ideologias), mas se preservarmos nossa soberania e o benefício for mútuo podemos crescer juntos. Por isso acho a política americana desastrosa para AL, obrigando os países da região a olhar para o leste, ou oeste e parar de olhar para o norte, mesmo com qualquer vacilo nosso.

eggfilho
eggfilho
Responder para  francisco
3 anos atrás

Deus me livre …… vao morar na china quem ta disposto a este bobagem

Tiago Gimenes Dos Santos
Tiago Gimenes Dos Santos
Responder para  francisco
3 anos atrás

Em que momento a China atacou o Brasil? Eu via com muita frequência ataques do governo brasileiro contra a China e em raras situações o embaixador chinês se manifestava.

Ataques contra nosso país vem frequência justamente dos EUA e da Europa principalmente com relação a Amazônia.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Tiago Gimenes Dos Santos
3 anos atrás

Petróleo, recursos minerais, recursos hídricos, vasta fauna e flora, território gigantesco… Realmente os EUA tem tudo pra ‘democratizar’ o Brasil. Um lobo pode brincar como um cão, latir como um cão e se comportar como um cão. Mas não se esqueçam, um lobo ainda continuará sendo um lobo. Ditado tradicional Russo…

Marcos Cooper
Marcos Cooper
Responder para  francisco
3 anos atrás

grande aliado? Onde? Quem? O Brasil? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….
Brasil não digno desse respeito não. Aliado que sempre fica contra as decisões dos americanos,porque ” somos um país pacifista”,não queremos pagar o preço político por tal ação…
Depois da SGM nunca mais fomos aliados de verdade.

Jefferson
Jefferson
3 anos atrás

Se os países ricos estão sendo comidos pela China, imaginem o Brasil. Somos muito pequenos!
A China é uma carreta e nós somos um Fiat 147.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Responder para  Jefferson
3 anos atrás

O Brasil já foi devorado faz tanto tempo, que agora está sendo arrotado.
E ao invés de lançarem uma CPI Guedes, lançam a CPI da porrada.
Como me disse um amigo aqui, amigo esse que trabalhou no Brasil muito tampo, o Brasil é um circo aonde os atores principais são Judas vestidos de palhaços, e o povo cheio de alegria se divertindo com tudo isso.

Abs

Spitfire
Spitfire
Responder para  Jefferson
3 anos atrás

Alternativas? India, Russia, Africa do SUl, Suécia, Itália…aprofundar relação com estes países que ainda não tem uma posição mais ofensiva ao Brasil….(EUA, China, França e Alemanha tá complicado!!!)

Spitfire
Spitfire
Responder para  Spitfire
3 anos atrás

Poxa….esqueci do UK. Esse é um parceiro de longa data nosso, inclusive no segmento defesa, vide nossas fragatas e agora o Porta Heli. Com o Brexit penso ser promissor quanto a futuros acordos comerciais….

Foxtrot
Foxtrot
3 anos atrás

Um conselho para China, espero um novo governo brasileiro que tenha mais bom senso e noção!
Para o Brasil seria hiper interessante, mas !

Pedro Bó
Pedro Bó
3 anos atrás

Tem que combinar com o Dudu Bananinha antes.

PauloOsk
PauloOsk
3 anos atrás

Enquanto isso Biden continua ameacando o Brasil sempre que pode na questao da Amazonia. Por mais que eu seja de direita, esse negocio de alinhamento automatico nao ta com nada. O Brasil tem que ser pragmatico, e comecar a tratar os EUA, Franca, etc da mesma forma que nos tratam.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  PauloOsk
3 anos atrás

A lógica tem sido, China oferece parcerias e investimentos e EUA cobranças e ameaças. Ai fica difícil defender os EUA e sua parceria.

PauloOsk
PauloOsk
Responder para  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

Exatamente. O problema no Brasil, tanto faz esquerda ou direita, eh o alinhamento automatico. Parece que gostamos de ser capacho.

Mondelo
Mondelo
Responder para  PauloOsk
3 anos atrás

PauloOsk, penso da mesma forma, mesmo que vejamos os gringos como aliados eles nunca nos viram como seus aliados.

Esse negocio de misturar politica externa com ideologia e a maior furada e não e nesse governo que isso começou.

O Brasil tem que ser pragmático em sua politica externa e parar de ser capacho das potencias.

Pedro
Pedro
3 anos atrás

Parceria estrategica ao estilo “Caracu”!
Essa semana o Centro de Controle Chines da praga do virus chines confessou que TODAS as vacinas desenvolvidas na China se mostraram de baixa eficacia! E nos aqui mendigando e pagando US$ 50 a dose de uma vacina que alem de nao ter eficacia, esta matando gente já.
Infelizmente os anos dourados da diplomacia brasileira que foi de 2019 a março de 2021 encerraram (onde voltamos a ter relevancia mundial). Voltamos a ser cachorrinho de estimaçao de tirano comunista assassino, basta ver que tivemos mais de 300k brasileiros mortos por um ataque chines ao país, e ainda há gente (seria gente mesmo?) que defende esses caras. Basta ver as idiotices escritas por uns aqui…..
Nos nao precisamos da China, basta ver a alta demanda mundial por graos e materias primas, mas para a China ter um Brasil de 4 retirando daqui o que precisa é excencial. Infelizmente as pessoas que enxergavam isso, foram retiradas do governo principalmente pela pressao de quem justamente deveria defender o país, neh generais?

https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/china-admite-vacinas-eficacia/
https://www.boasaude.com.br/noticias/13768/autoridades-chinesas-admitem-que-vacinas-produzidas-no-pais-tem-menor-eficacia.html

Mondelo
Mondelo
Responder para  Pedro
3 anos atrás

Mas Pedro qual a diferença de ser cachorrinho de estimação dos Chineses, éramos durante esse período do atual governo cachorrinhos dos americanos. Qual e a direção de ficar de quatro para qualquer uma dessas potencias?

O Brasil demonstra um amadorismo enorme em questão de politica externa. Não somos pragmáticos e ainda enxergamos o mundo como era no período da guerra fria. Tanto pela direita quanto pela esquerda. Esse amadorismo não vem desse “governo” mas os anteriores de esquerda também eram.

A “direita” teve a chance de fazer a diferença nesse governo, mas infelizmente o atual governo prefere ficar fazendo circo ao invés de governar esse país de verdade. O desafio e enorme o pais já estava quase quebrado quando esse governo assumiu. O Brasil precisa de um governante serio e que seja patriota de verdade e não ficar se submetendo a outros países.

Gabriel
Gabriel
Responder para  Pedro
3 anos atrás

disse tudo.. Os Chineses quebraram a nossa perna e depois nos vendem as muletas e de baixa qualidade. O PCC já enviou milhões aos sindicatos brasileiros, já compraram parte da rede bandeirantes e estão forçando cada vez mais a entrada do 5G deles no Brasil. O pior é ter gente cega que não enxerga que não se pode confiar em ditadura comunista sempre comparam com os EUA que apesar dos seus problemas é uma democracia, já a China tem campos de concentração até hj e censura total do regime

Pedro
Pedro
Responder para  Pedro
3 anos atrás

Boa tarde. Favor tomar os remedinhos. Obrigado!

MFB
MFB
Responder para  Pedro
3 anos atrás

Fonte: WhatsApp

Victor Filipe
Victor Filipe
3 anos atrás

A parceria estratégica deles aqui seria a mesma que em outros países. eles nos dão alguns dólares enquanto vão tomando conta dos setores estratégicos, logística, energia, transporte, comunicação, alimentação… vão adquirindo cada um desses de pouco em pouco até terem o controle informal do pais.

Em alguns anos seriamos refém da boa vontade deles.

Tem gente que acha isso uma maravilha…

carcara_br
carcara_br
Responder para  Victor Filipe
3 anos atrás

Não entendi, por que você não reclama de terem feito isso nos últimos 500 anos, só agora percebeu?
Por isso a China é tão importante.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  carcara_br
3 anos atrás

Minha consternação com isso que a china esta querendo fazer não quer dizer que eu também não goste do que já fizeram.

A matéria esta falando do aqui e agora e das ações da china e não uma reflexão histórica do passado triste e submissivo de nossa republica.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Responder para  Victor Filipe
3 anos atrás

Se Getúlio Vargas voltasse do além, não haveriam paredões suficientes para esse “nacionalistas” modernos brasileiros.

Caio
Caio
Responder para  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Bastariam os generais dos anos 60 e 70. Que os “nacionalistas” de ZAP zap não conhecem, não sabem nada do que eles fizeram, mesmo com seus nem se compara a qualidade daqueles com esse de hoje.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Joao Moita Jr
3 anos atrás

“Subdesenvolvimento não se improvisa. É obra de séculos”

Nelson Rodrigues

Caio
Caio
Responder para  Victor Filipe
3 anos atrás

Seno fizerem só iara mostrar como as elites política, e militares, são burras! Incapazes de aprenderem com o passado de igual dominação.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Victor Filipe
3 anos atrás

Mas os eua já fazem isso por aqui a décadas, então porque os chinas não podem também?

sub urbano
sub urbano
3 anos atrás

A direita brasileira é passageira (não passa de 22), a China é Eterna.

Up The Irons
Up The Irons
Responder para  sub urbano
3 anos atrás

Eu não acredito que ainda existam pessoas inocentes que acreditam em “pragmatismo” nas relações internacionais com a ditadura chinesa! Amigos, entendam: NÃO existe iniciativa privada na China com o conceito que o conhecemos no ocidente. Não há como você comprar qualquer coisa, que seja uma caneta ou um celular xingling sem dar dinheiro e mais poder para o PCC, porque TUDO que está lá é do Estado e funciona de maneira análoga aos seus interesses estratégicos. Olhem os megacapitalistas americanos, que desde a década de 80 montaram suas fábricas lá por conta da mão de obra mais barata (escravidão o nome, né?), e agora se arrependem amargamente de terem alimentando e criado a cobra que os irá picar, com possíveis bloqueios navais no Mar da China Meridional no futuro e roubos descarados de projetos por meios de espionagem. Sem contar o financiamento da ditadura norte-coreana.
Os Estados Unidos nunca foram santos, nem os países europeus, mas a China é algo muito pior porque não possui pudor algum! Olhem o que estão fazendo no continente africano com a debt trap policy e as inúmeras violações de direitos humanos com seu próprio povo!

Jorge
Jorge
Responder para  Up The Irons
3 anos atrás

O salário mínimo da China é maior que o do brazil já faz tempo! E eles ainda tem Educação, Saúde, infra estrutura, transporte de muita qualidade. Fora o resto…

Se norte americano já sabia que lá o trabalho é escravo pra quê então levaram suas fábricas para lá já que são tão cheios de ‘pudor’? Esse ‘pudor’ se chama hipocrisia. Então, a China não é, na verdade, é hipócrita, segundo seu ponto de vista.

Espionagem??? Como assim? Quem mais espionou/vigiou e espiona/vigia? Quem possui o maior aparato para tanto,são os EUA. A rede chama-se “Five Eyes”. Vá ler sobre Assange, Snowden, Chelsea Manning e etc. Vai ler e saber como é, fora do marketing, a grande liberdade de imprensa norte americana.
Ditadura??? Quais, os EUA não tem suas mãos inteiras enfiadas nelas? A da Coréia do Norte é uma das poucas em que eles não são patrocinadores diretos.

A China é muito pior para os norte americanos e seus fieis vassalos. A China vem mostrando outra alternativa em termos de Modo de Produção, uma alternativa Soberana e mais eficiente que a norte americana.

Fora zap zap, gabinete do ódio e marketing norte americano, temos para ler e aprender sobre Ciências: Economia, Ciência Política, Geopolítica/geoestratégia, Filosofia, História…

Agnelo
Agnelo
Responder para  Jorge
3 anos atrás

Não é possível q vc acredita na China mundo dos sonhos….
As pessoas defecam nas lixeiras nas ruas…. poluição insana, províncias q vivem na idade média, devidamente controladas para não conhecerem a parte moderna, os velhos q trabalhem ou seus filhos cuidem, pq não há previdência….
ABRE O OLHO

Agressor's
Agressor's
Responder para  Agnelo
3 anos atrás

Mas qual é a diferença disso para o braziu hoje?

Jorge
Jorge
Responder para  Agnelo
3 anos atrás
  • Não tem nenhum mundo dos sonhos lá…se lá as pessoas defecam na lixeira, eu não sei. Mas aqui, em muitas cidades, elas defecam nas ruas!!!
  • “(…) províncias que vivem na idade média…(…)” Vá para o interior do Nordeste no Brasil e faça sua comparação.

Um país com mais de um Bilhão de habitantes, tem sim seus problemas, certamente.

Vá estudar, vá ler. Sai do mundinho zap zap. A China apresenta resultados de dar muita inveja em praticamente TODAS as áreas se comparada aqui.
Você acha mesmo que trabalho escravo consegue fazer um país uma potência econômica?
Eles empataram faz algum tempo com os EUA em quantidade de patentes e Artigos Científicos de ponta! Sem Educação???

Jacinto
Jacinto
Responder para  Jorge
3 anos atrás

O salário mínimo na China está em aproximadamente R$ 1.900,00.

Gabriel
Gabriel
Responder para  Jorge
3 anos atrás

Que comparação sem noção, se vc vivesse na China não ia conseguir nem abrir esse site que seria censurado pelo governo, eles contam com campos de concentração por todo o país, dizimam diversos grupos éticos e aniquilaram o Tibete. Mil vezes viver no pais dos Americanos “MALVADOS” do que dos Chineses

Jorge
Jorge
Responder para  Gabriel
3 anos atrás

Vá ler, estudar, pra aprender a argumentar. Item por item eu apresentei argumentos facilmente comprováveis. E em cima deles teci meu comentário.
Quanto a viver na China, eu não vivo, não. Mas conheço pessoalmente família de militar que tem filho piloto de Boeing e que saiu daqui, da Gol, pra trabalhar lá. Já fazem 6 anos e ainda não quis voltar.
Quanto a censura, tem gente pelo país sendo obrigado a contratar advogado porque falou mal do atual presidente.

PauloOsk
PauloOsk
Responder para  sub urbano
3 anos atrás

O problema nao eh nem o seu espectro político, a esquerda vai voltar e unica coisa que muda eh de quem vamos puxar o saco. Enquanto os reais interesses do Brasil fica pra traz. Nao existe pragmatismo nessa terra, infelizmente.

Guacamole
Guacamole
3 anos atrás

Um país que pensa pra frente não aceitaria isso automaticamente ou rejeitaria sem nem pensar dias vezes. Se fizer, é por ideologia pura, seja de direita ou de esquerda.

Um país que quer se desenvolver provavelmente estaria aberto a esse tipo de proposta mesmo que sofresse algum tipo de sanção.

País que quer crescer vai incomodar que já é grande. Faz parte do jogo.

Ou fazemos isso ou vamos ser o que o General Mourão disse que é o “destino manisfesto” do Brasil: ser o celeiro do mundo…….e nada mais…….

bob
bob
3 anos atrás

Sai fora PCC! Caminhos estratégicos é só invasão comercial, e subjugação. Pode ser até mesmo militar!!!! Com china não queremos nada. Nem mesmo que olhem para nós.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  bob
3 anos atrás

Disse o cara que COM CERTEZA tem várias coisas “made in China” compradas…

Cleber
Cleber
3 anos atrás

O Biden vem a America do Sul e nao vai pisar no Brasil . Estranho neh ?

camargoer
camargoer
Responder para  Cleber
3 anos atrás

Olá Cleber. Segundo as noticias publicadas recentemente, autoridades do governo dos EUA irão visitar Colômbia, Argentina e Uruguai. Isso reflete o desastre que foi a política externa conduzida por Ernesto Aragão, que se orgulhava do fato do Brasil ser um pária diplomático.

Jorge
Jorge
Responder para  camargoer
3 anos atrás

“Desastre” é pouco… Foi uma mistura de boçalidade e vassalagem mesmo!

camargoer
camargoer
Responder para  Jorge
3 anos atrás

Olá Jorge. Ernesto foi o primeiro chanceler “demitido” pelo congresso. Isso foi inédito na história do Itamaraty. É uma boa medida do que forma esses dois anos.

Mondelo
Mondelo
Responder para  camargoer
3 anos atrás

camargoer, do jeito que você escreve parece que os problemas do Brasil começaram a apenas dois anos.

Devo lhe lembrar dos 16 anos de amadorismo dos governos de esquerda. Até presidente da Republica o congresso já “demitiu” (e a esquerda insiste em dizer que foi um golpe).

O congresso pressionar o executivo não e novidade nesse pais.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
3 anos atrás

Peça de propaganda: desenha uma China magnânima com um Brasil indigente, e tanto que até a França se põe a falar por ele. Não sei porque o patriotismo desse site não demonstra nem leve urticária frente a tamanha arrogância de velhos e novos poderes com aspirações coloniais mal disfarçadas por retorica rasteira.

Antoniokings
Antoniokings
3 anos atrás

Lembro, quando o atual PR assumiu o posto, das discussões sobre intercâmbio com os EUA, entrada na OTAN, OCDE e outras ‘viagens’.
Lembro também que falei (na verdade, profetizei (ah! minha modéstia): ‘Não esperem nada dos EUA. O negócio do Brasil é a China’.
Não deu outra.
Era óbvio demais.
Pelo menos nesse campo, estamos voltando à realidade.

João Adaime
João Adaime
3 anos atrás

“Chineses podem comprar no Brasil, só não podem comprar o Brasil”.
“Vamos negociar com todo mundo, sem viés ideológico”.
Quem disse isso, esqueceu de combinar com seus filhos e alguns ministros.
Por que o medo de aceitar investimentos chineses aqui? Se a China construir uma ferrovia em nossas terras, não poderá levá-la embora depois.
O Brasil precisa agir conforme seus interesses. Como todos os grandes fazem. Não aceitar isto, é reconhecer que somos um peão no tabuleiro do xadrez mundial. Ou vamos disputar a séria A ou vamos nos contentar em ficar eternamente jogando na série D.

fewoz
fewoz
Responder para  João Adaime
3 anos atrás

João, o problema do brasileiro é a megalomania de pensar que está na série A. Não está e nem nunca estará. Nesta série, apenas EUA e China jogam. Nem na B estamos.

O Brasil deveria se concentrar em resolver seus problemas mais urgentes como desigualdade social, péssima saúde, educação básica, segurança, infraestrutura, tributação complicada, burocracia e desindustrialização, só pra citar alguns.

O inimigo não é China, EUA ou Europa, mas o próprio Brasil. Enquanto não tivermos uma agenda única nacional que pense a médio/longo prazo e com continuação de projetos essenciais, nada vai melhorar. Relações Exteriores são importantíssimas, claro, mas a prioridade deveria ser arrumar a casa primeiro. Não temos motivos para arranjar briga com qualquer país.

João Adaime
João Adaime
Responder para  fewoz
3 anos atrás

Caro fewoz
Faço minhas tuas palavras.
Vida longa e próspera.

4lex5andro
4lex5andro
Responder para  fewoz
3 anos atrás

Desigualdade nunca foi problema, nem no Brasil nem em país nenhum.

O cerne da questão no país é a pobreza, tanto crônica como a resultante do ataque à qualquer iniciativa micro de geração de riquezas no país.

É preciso garantir as liberdades fundamentais, como credo, propriedade e expressão.
Retornar à separação (de fato) entre os poderes, voltar ás pautas reformistas e privatizações.

Reduzir o Estado (que pesa 30% de carga tributária sobre uma nação pobre), menos Brasília e mais Brasil.

fewoz
fewoz
Responder para  4lex5andro
3 anos atrás

Desigualde não é o problema?

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_income_equality#/media/File:GINI_index_World_Bank_up_to_2018.svg

Olha este mapa e verá rapidamente que os países menos desiguais são os mais desenvolvidos. Isso é um fato e nem precisa estudar muito.

Incrível como eu você fala nas “liberdades fundamentais”, citando especialmente credo como uma delas. Por acaso não existe liberdade hoje em dia? Isso é tentar achar pêlo em ovo e chamar atenção para um não-problema, como muitoas na direita maluca brasileira fazem, desviando o assunto dos assuntos reais.

Privatização? De qual empresa? Vai privatizar tudo para deixar nas mãos dos brasileiros ou dos estrangeiros?

Redução do Estado é mera fantasia de liberais malucos, que acham que o setor privado vai resolver tudo. O Brasil parece ser o único país que acha que o Estado não tem um papel fundamental no desenvolvimento. Impressionante.
Desigualde não é o problema?

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_income_equality#/media/File:GINI_index_World_Bank_up_to_2018.svg

Olha este mapa e verá rapidamente que os países menos desiguais são os mais desenvolvidos. Isso é um fato e nem precisa estudar muito.

Incrível como eu você fala nas “liberdades fundamentais”, citando especialmente credo como uma delas. Por acaso não existe liberdade hoje em dia? Isso é tentar achar pêlo em ovo e chamar atenção para um não-problema, como muitos na direita maluca brasileira fazem, desviando o foco dos assuntos reais.

Privatização? De qual empresa? Vai privatizar tudo para deixar nas mãos dos brasileiros ou dos estrangeiros?

Redução do Estado é mera fantasia de liberais malucos, que acham que o setor privado vai resolver tudo. O Brasil parece ser o único país que acha que o Estado não tem um papel fundamental no desenvolvimento. Impressionante. País nenhum cresce sem investimento público, sobretudo em infraestrutura.

camargoer
camargoer
3 anos atrás

Olá Colegas. Por dois anos, apontei os problemas que o Ernesto “Renato” Aragão causava ao Brasil. Este tipo de comunicado diplomático tem como objetivo restabelecer as linhas diplomáticas entre os dois países. Em relação ás relações bilaterais Brasil x EUA, há um histórico de quase 200 anos (os EUA foram os primeiros a reconhecer a independência do Brasil, o Brasil e os EUA lutaram juntos na segunda guerra, etc). Contudo, a América Latina nunca foi uma prioridade na política externa dos EUA, principalmente no pós-guerra. A Guerra Fria deslocou a atenção para a Europa e depois Sudeste Asiático, e o petróleo e a Guerra ao Terror para o Oriente Médio. O que é interessante notar que nos últimos anos, as relações Brasil x EUA estiveram mais próximas durante os governos FHC e Lula do que nos últimos dez anos.

carcara_br
carcara_br
Responder para  camargoer
3 anos atrás

O que me preocupa é que estão fazendo “o certo” pelos motivos “errados”. O Ernesto era um representante da base ideológica que ajudou Bol so na ro a se el e ger, Vejo o Brasil se movimentando em direção a Rússia e China nas últimas semanas, com direito a declaração pública do presidente de acordo sobre produção de vacinas, muito mais como retaliação pela perda de apoio depois da saída do governo Trump. E que apoio seria esse que deixou o governo tão ressentido? Seria apoio econômico? Seria apoio em relação às vacinas? Não, apoio a um projeto político de direita com características po pu listas (pra não escrever o nome correto) que, em geral, não representam os interesses da população.

fewoz
fewoz
Responder para  carcara_br
3 anos atrás

Este apoio que você cita é muito provavelmente a entrada na OCDE.

4lex5andro
4lex5andro
Responder para  fewoz
3 anos atrás

Que a OCDE cobra a restauração da L-J, que vem sendo dilapidada exatamente, não pelo atual executivo.

Dilapidada pelo desgoverno anterior, na forma de seus indicados, a saber, a ”suprema” côrte do judiciário.

Por que a Ocde nunca palpitou nada antes no país??????
Simples.

Por que antes o Brasil teve a entrada na organização vetada e depois desprezada na primeira década dos 2000s, e só agora de 2019 em diante, se teve um governo no Planalto a voltar com essa pretensão.

O que se mostra bem feito.
Que aponta o erro crasso de um judiciário aparelhado e um senado omisso, e por conta disso, a L-J desmontada, vai junto o acesso do Brasil à Ocde.

O golpe está aí, armado pra 2022. Só ”cai” se quiser.

FERNANDO
FERNANDO
3 anos atrás

rsrsrs
Nossa, olha a análise aqui é muito imparcial!!!
Pelo que tenho lido, não é o interesse do Brasil que conta,
mas, o dos Estados Unidos!!!
Vou comprar uma camisa da seleção americana de
soccer para todos vocês.
Parabéns 5ª coluna, vocês estão fazendo um
grande trabalho para o TIO SAM.
ACORDA BRASILLLLLLLLLLLLL!!!

sub urbano
sub urbano
Responder para  FERNANDO
3 anos atrás

concordo plenamente

Matheus
Matheus
Responder para  FERNANDO
3 anos atrás

Pessoal aqui prefere vender a mãe pros Americanos do que apenas estudar uma possibilidade de parceria com a China.
É f#$%.

Mensageiro
Mensageiro
Responder para  FERNANDO
3 anos atrás

Vcs vão ficar velhos e seus comentários e desavenças sobre EUA ou China de nada adiantará. Pq? Pq não temos controle sobre esses países. Temos controle sobre o nosso! Foquem suas energias pra que nosso povo tenha educação de qualidade, saiba interpletar textos e contextos pra não sermos reféns eternos dos piores líderes do país.

A C
A C
3 anos atrás

Jah foi falado em comentarios anteriores: o Brasil precisa de pragmatismo e nao vies ideologico.
Paises serios sao pragmaticos e buscam os seus interesses. Por outro lado, em paises “pequenos” tomadores de decisoes buscam interesses privados, seja para atender a um grupo ou a si mesmo.

Sabe como o Brasil eh percebido no exterior? Como aquele cara bacana da outra rua que a gente quase nao ve ele, alias quase nem lembra o nome porque ele nao participa muito das festinhas e encontros da turma. Pode ateh estar presente mas geralmente fica para o canto das conversas importantes. Tambem nao eh ameaca para ninguem e nem disputa pelas meninas bonitas do bairro apesar de ser boa pinta. Alias, ouvem ateh que ele tem problemas serios: bate em si mesmo de vez em quando e sua atencao estah mesmo voltada para sua propria casa. Depois de se bater, olha no espeho e diz que eh grande e tem se vangloria dizendo que seu futuro eh promissor. A casa eh uma bagunca soh mas tem a absoluta certeza que vai arrumar a propria casa daqui a alguns anos enquanto se violenta e mutila quase que diariamente.
Enquanto isso os influentes da turma do bairro vao tomando as decisoes e ditando as regras atraves de arranjos pragmaticos ou mesmo na forca.

fewoz
fewoz
Responder para  A C
3 anos atrás

Seu resumo é perfeito.

Maurício.
Maurício.
3 anos atrás

Tem um pessoal preocupado que o Biden não vai visitar o Brasil? Fod@-se o Biden, tem um pessoal que não gosta da China por ser uma ditadura, mas esses dias o Eduardo Bolsonaro postou uma foto com a ditador Saudita assassino e um monte de gente bateu palmas, inclusive negando que a AS fosse uma ditadura, sim, as mesmas pessoas que criticam a China curtiram o ditador Saudita, ah a hipocrisia…
Dane-se os EUA, se a China quiser fazer parcerias com o Brasil, tudo bem, desde que não seja parcerias caracu tipo a que a Embraer ia se meter esses tempos atrás.

Alex Rocha
Alex Rocha
3 anos atrás

Paulo você tocou em um ponto crucial e que venho batendo faz tempo. “patriotismo. Os brasileiros por si só não são patriotas, não defendem seu pais numa discussão quanto mais se for preciso pegar em armas. O Brasil está muito polarizado e perdeu sua identidade como nação. Temos uma cultura podre de valorizar o fácil em detrimento da disciplina. Brasil pais de festas e futebol e só.

Quando vemos a história olho com grande espanto por exemplo o caso da união soviética durante a segunda guerra. Quando a Alemanha a invadiu tentou tomar Stalingrado, Stalin na ocasião disse a toda população nem um passo atrás e milhares de pessoas morreram para defender sua terra.

Por mais tirano que era o governo de Stalim os russos em um golpe de pinça enganaram o exercito alemão e atacaram na sua retaguarda, no final Paulos o comandante foi obrigado a se render.

Stalim foi um governo realmente genocida, porém mesmo sua população sabendo disso defenderam sua terra com unhas e dentes.

Aqui no Brasil se acontecer uma invasão é capaz de muitos brasileiros quererem fazer negócios com o invasor na esperança de ganhar algum dinheiro.

Não somos patriotas.

E qual é a culpa disso? A culpa é que nosso sistema de ensino é falho e com esta de que a escola é laica pregam ideologias e conceitos que deturbam a democracia.

Entendam, se estamos numa democracia, estes valorem devem e têm que serem ensinados desde pequeno as crianças. Quando abrimos espaço e retiramos estes valores da escola abriu-se um espaço imenso para que para nosso país entrasse num declínio maior.

At;

ALEX ROCHA
ALEX ROCHA
Responder para  Alex Rocha
3 anos atrás

Concordo com seu pensamento em numero e grau…

O Brasileiro têm que entender e reconhecer a sua nação. O Brasil ainda não é potência pelo seu próprio desleixo e por sempre se curvar diante de outros aceitando o que os players mundiais nos impõe.

Temos todas as condições para chegar a este ponto.

4lex5andro
4lex5andro
Responder para  Alex Rocha
3 anos atrás

É impossível perder o que nunca se teve.
O Brasil jamais foi uma nação.

Mondelo
Mondelo
3 anos atrás

cooperação de vacina = $$$$

Mustafah
3 anos atrás

Com.edde governo americano atual que quer impor sua agenda de costumes e interesses sob a desculpa de aquecimento global, direitos humanos e já nos ameaça com sanções, a aproximação da China e inevitável, até porque essa já é nossa maior parceira comercial

Camargoer
Camargoer
Responder para  Mustafah
3 anos atrás

Caro Mustafah. Mudanças climáticas é um fato. Direitos humanos é uma conquista civilizatória. O Brasil já foi líder mundial em questões ambientais. Desde a Eco92 o Brasil liderou a agenda ambiental mundial. Até há pouco, era o Brasil quem impunha a agenda ambiental ao mundo.

Mondelo
Mondelo
Responder para  Camargoer
3 anos atrás

Mas isso não desculpa para as potencias europeias e americanas tentarem impor suas agendas aqui nesse pais. Somos um pais soberano.

Antes de quiserem parar de dar pitaco, deveriam tratar de reduzir os seus próprios poluentes.

Essas potencias estão usando o meio ambiente para poderem diminuir nossa soberania e poderem eles mesmos explorarem nossos recursos. Essa e grande verdade e e bom o Brasil ficar atento com relação a isso.

Munhoz
Munhoz
3 anos atrás

Com a seca chegando vai ter queimada , França e EUA já estão de olho!

Rússia e China já estão se antecipando para aproveitar a situação numa aproximação.

Nem sei se vai ter parada da Vitória este ano, quem sabe se o Bolsonaro vai assistir?

Pedro
Pedro
3 anos atrás

Venha simbora gastar seus dólares aqui em meu País, pode vim dinheiro de Marte, sendo investido e criando tecnologia, empregos, renda, superavit fiscal/comercial e divisas, sempre serão bem-vindos.

Pragmatismo já!

Blind Mans Bluff
3 anos atrás

Nas entrelinhas significa que vao pescar nas aguas brasileiras e se reclamar, perde a mesada.

Thiago A.
Thiago A.
3 anos atrás

“devem promover o crescimento estável do comércio bilateral e expandir ativamente a cooperação em 5G, economia digital, inteligência artificial e outras áreas. Acredita-se que o Brasil fornecerá um ambiente de negócio justo e aberto para as empresas chinesas operando no país, disse Wang.”

Ou seja vocês brasileiros continuam como fornecedores de matéria prima e nós chineses promovendo a nossa tecnologia!
Todo mundo quer o venha a nós.O vosso reino que é bom mesmo, ninguém quer saber!
Parcerias caracu tô farto amigo chinês, já nos basta o primo do norte. Comprem EMB-314, KC-390, Astros II etc, ofereçam uma boa compensação

Bardini
Bardini
Responder para  Thiago A.
3 anos atrás

Se o Brasil não vender e explorar o que ele faz de melhor e que é sua vocação, como é que vai vender o que não é o melhor?
.
Nós somos muito bons em commodities. Precisamos é focar em melhorar isso aí pra ser ainda mais agressivos nesse mercado.
.
Comprem EMB-314, KC-390, Astros II etc, ofereçam uma boa compensação
.
A China não precisa de nada disso aí…
Nós temos é sorte que a China não da uma de Rússia, tentando empurrar produto a base de embargo pra compensar balança comercial.
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/10/16/efeito-china-no-superavit-comercial-do-brasil-sobe-de-39percent-para-68percent-em-10-anos.ghtml

Jorge
Jorge
Responder para  Bardini
3 anos atrás

“(…) Nós temos é sorte que a China não da uma de Rússia, tentando empurrar produto a base de embargo pra compensar balança comercial.”

Nós temos é sorte que a China não da uma de EUA, tentando empurrar produto a base de embargo pra continuar dominando sem ser incomodada.

Edimur
Edimur
3 anos atrás

Tomara que de certo pq os EUA nunca se preocupou com o Brasil, so olha e gasta com Europa e Oriente e Ásia e nao vê que o potencial que tem o Brasil. Sao tão espertos e gastam rios para manter países pelo oro negro e esquece que aquilo vai acabar e o alimento e agua vai ser o pulo do gato !!!

Gabriel BR
Gabriel BR
3 anos atrás

As relações Brasil-China são de complementariedade , já o que os americanos e europeus têm para nós são as ameaças e o imperialismo. Não estou nem um pouco interessado em atender as pautas de costumes impostas para nós pela UE e EUA. Eu não quero importar a baderna liberal americana para o meu Brasil.

LUIS GAMA
3 anos atrás

DEVERIAMOS AUMENTAR E MUITO A COOPERAÇÃO MILITAR COM OS CHINESES ACREDITO QUE SEREMOS MUITO BENEFICIADOS COM ISTO TANTO A MARINHA, EXERCITO E AERONAUTICA. HOJE OS CHINESES SÃO NOSSOS REAIS PARCEIROS!!! NÃO CONTARIA MAIS COM OS IANQUES….ESTE BIDEN SÓ QUER TIRAR A AMAZONIO DOS BRASILEIRO..FORA IANQUES. e VOU ALÉM, SE APROXIMAR DOS RUSSOS TAMBÉM!!!!

LUIS GAMA
3 anos atrás

Deveríamos nos aproximar militarmente dos chineses, tenho certeza que a Marinha, EB e a Aeronáutica seriam beneficiados. Hoje nossos reais parceiros são os chineses!!!…os ianques só querem pegar a nossa Amazônia. FORA IANQUES!!!! E vou além deveria se aproximar dos russos também…eles possuem armamentos robustos, confiáveis e modernos.

Bardini
Bardini
3 anos atrás

Não existe desenvolvimento econômico brasileiro sem a China.

zézão
zézão
3 anos atrás

Famosa parceria caracu, os gookies entram com 5 G e nós com a banana.

Leandro Costa
Leandro Costa
3 anos atrás

Essa ‘carta’ é apenas trato diplomático, aproveitando a nomeação do novo MRE visando arrefecer qualquer tipo de atrito que tenha se acumulado no ano anterior e isso é prática diplomática comum.

Acho que é fundamental que o Brasil coloque os interesses nacionais à frente de qualquer interesse ideológico ou pessoal nos seus negócios com qualquer país. Ter relações amistosas com os Chineses ou quem quer que seja para conseguirmos o que queremos não significa adotar as mesmas práticas Chinesas em relação à sua política interna ou externa. Apenas pegar deles o que queremos.

Da mesma forma, caso esse cabo de guerra entre China e EUA é algo que pode ser EXTREMAMENTE bom para o Brasil. Só precisamos ter pragmatismo e trato diplomático. As duas maiores potências do Mundo cortejando o Brasil é uma oportunidade muito boa.

Infelizmente não tenho qualquer ilusão de que o governo atual ou algum que venha à seguir tenha qualquer habilidade ou até desejo em fazer com que isso se torne realidade.

camargoer
camargoer
Responder para  Leandro Costa
3 anos atrás

Olá Leandro. Você tem razão. É um documento diplomático que visa restabelecer a normalidade diplomática entre os dois países, depois do desastre que foi o período do Ernesto Aragão. Acordos diplomáticos resultam de anos de negociações e reuniões temáticas com especialistas (eu participei de algumas delas em relação ao Brasil x Japão). Eu também concordo que o Brasil pode tirar vantagem de disputas entre países, mas dificilmente há vantagem quando o Brasil entra em uma disputa. O Brasil era conhecido por sua capacidade de dialogar com praticamente todos os países, socialistas, capitalistas, democracias, ditaduras, desenvolvidos, em desenvolvimento… algo que foi destruído pelo atual governo. Talvez um próximo governo consiga restabelecer esses diálogos (lembro da boa vontade do mundo com Obama após o desastre que foi o governo Bush Jr. Talvez o Brasil receba a mesma boa vontade após encerrar este período obscuro).

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  camargoer
3 anos atrás

Eu enxergo o governo Obama como um outro desastre que ajudou à desestabilizar regiões inteiras do Mundo. O número de escândalos e fracassos diplomáticos no governo Obama é algo impressionante. Mas ele tinha uma vantagem que ajudou à, se não apagar, mas pelo menos borrar a má imagem que ele deveria ter. Essa arma, exatamente no Governo Obama, mostra como é a maior arma que qualquer país possa ter no cenário internacional e é algo que o Brasil desse governo atual jamais terá. Carisma e bom trato diplomático. Com isso você pode virtualmente sair por cima em quase qualquer situação negativa.

O Brasil realmente já foi muito bom nisso, mas é algo que veio se deteriorando já a alguns anos e chegamos no ápice dessa deterioração com o governo atual.

Como você mesmo disse, o Brasil precisa não se envolver em disputas, mas sim estar em uma posição aberta o suficiente e forte o suficiente para se aproveitar dessas disputas, sejam elas quais forem. Precisamos de um papel de maior liderança na América do Sul, nosso teórico quintal, mas precisamos sim dialogar com todos. Claro que nossa posição seria melhor caso tivéssemos uma maior estabilidade política e econômica, o que infelizmente vai demorar mais tempo para acontecer.

Torço muito para que esse novo MRE seja mais pragmático no seu dia-a-dia à frente do Itamaraty porque o que o Brasil não precisa são de mais portas fechadas. Vi com bons olhos essa carta Chinesa e também a carta enviada para o Biden. Agora espero não apenas comprometimento por parte do governo, como também dos governos subsequentes em relação ao que ficar decidido na reunião.

A agenda ecológica vai dar tom à muitas das discussões internacionais acerca de desenvolvimento como algo absolutamente comum. É parte de uma espécie de ‘compliance’ internacional que vem sendo costurado (inclusive pelo Brasil, geralmente como o grande representante das nações em desenvolvimento, arrancando maiores concessões das nações desenvolvidas) ao longo de décadas. Ao mesmo tempo existe a oportunidade ímpar de se investir em desenvolvimento verde, sustentável e exportar esse conhecimento para outras áreas do Mundo, inclusive países desenvolvidos, sendo que um bom alvo para isso seria a própria China, que nunca realmente se importou com o meio-ambiente durante sua aceleração de desenvolvimento.

Mas… só o futuro dirá.

Camargoer
Camargoer
Responder para  Leandro Costa
3 anos atrás

Olá Leandro. Concordo com você sobre o governo Obama. Todos esperavam mais dele (principalmente em relação ao fim da guerra ao terror e uma pacificação das regiões ocupadas pelos EUA, como Iraque e Afeganistão). Ele teve um amplo apoio internacional quando assumiu a presidência, inclusive ganhando um Nobel da Paz pelo “que ele poderia fazer”. Sou pessimista quanto à capacidade do novo ministro de reeguer o Itamaraty. O desafio é enorme e seria necessário um embaixador experiente. Infelizmente, França não tem essa experiência diplomática para nos surpreender. Ernesto Araújo foi tão desastroso que qualquer um que fizer pouco dará a impressão que é um gigante. O ministro França é pequeno.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Camargoer
3 anos atrás

Sim, e como sabemos nem um novo MRE absolutamente genial e dono de habilidades sobrenaturais na área pode fazer milagres se o próprio governo não colaborar e fizer seu trabalho direito. Então não vejo como a situação pode mudar à curto prazo. Esperemos 2023.

Mondelo
Mondelo
Responder para  Leandro Costa
3 anos atrás

Perfeito Leandro!!!!

BrunoFN
BrunoFN
3 anos atrás

Fato .. EUA junto a UE .., então empurrando o Brasil pro colo de China e tb Russia .. depois n adianta chorar

4lex5andro
4lex5andro
3 anos atrás

Quando igrejas começarem a ser fechadas vai ser tarde.
Tem muito pseudo-patriota pronto pra ser vendido tal qual mercadoria pra o Pcc de Pequim.

Isso não tem nada nem de patriota e nem merece ser chamado de cidadão do Brasil.

Luiz Henrique
Luiz Henrique
3 anos atrás

Boa noite, senhores. Moderador, a equipe errou a escrita no início do segundo parágrafo, quando foi escrever ”Franco” se referindo ao ministro, acabou por escrever ”França”.
Bom, tá aí uma boa oportunidade, já que o ocidente passou o ano de 2020 criticando o Brasil e fazendo ameaças, precisamos de um aliado estratégico, coisa que o ocidente mostrou que não é. Cabe aos atual e aos próximos presidentes fazer com que essa aliança traga benefícios para nós e não vire apenas benefícios para os chineses.

O bloqueado.
O bloqueado.
3 anos atrás

Não é por boa vontade humanista e sim por interesses que a China está afagando o BR.

Pedro
Pedro
Responder para  O bloqueado.
3 anos atrás

Não é assim que todos os países do mundo agem em suas respectivas diplomacias? Por interesses? Ainda não conheci o país Criança Esperança que age por boa vontade humanista.

Luis Marcello
3 anos atrás

É impressionante a capacidade de engulir sapos que deve ter um diplomata , mas está certo faz de conta que te ouço e deixo voce pensar que somos TODOS cegos e não sabemos o que está por trás disso ! Inocente ….kkkk china vírus.

Capa Preta
Capa Preta
3 anos atrás

Traduzindo. “Após ataque biológico, estatais chinesas querem comprar empresas estratégicas e terras brasileiras em liquidação”

Agressor's
Agressor's
Responder para  Capa Preta
3 anos atrás

Ataque biológico iniciado contra eles mesmos?

Jorge
Jorge
Responder para  Capa Preta
3 anos atrás

Por acaso foi algum representante de estatal chinesa, da diplomacia da China, ou equivalente à Secretário de Estado dos EUA que apareceu em foto abraçado com michel temer pouco antes do “impeachment” da Dilma???

CRSOV
CRSOV
3 anos atrás

Se for uma parceria CARACÚ onde um entra com o caralh* e o outro com o *ú prefiro que não aconteça essa parceria !!

Control
3 anos atrás

Srs

Vamos a fato e dados:

Comércio Exterior
1 – As exportações representam perto de 14% do PIB brasileiro;
2 – Destas exportações cerca de 28% são para a China, o que resulta que tais exportações tem um impacto de aproximadamente 4% no PIB do Brasil. E destes 4%, a maioria (85%) , corresponde a commodities de baixo valor agregado, sendo o restante correspondente a produtos semi manufaturados. A China não importa do Brasil, há anos, produtos de maior valor agregado exceto .
algum avião da Embraer (que levou uma rasteira quando tentou produzir na China).
Por outro lado, as importações da China, apesar dos maiores valores corresponderem a produtos industriais de alto valor agregado, cobrem um amplo espectro (hoje importamos até parafusos), o que vem gerando a eliminação gradativa da produção local.
Ou seja, temos uma relação ruim quanto as trocas e uma indução a uma dependência tecnológica crescente.

Investimentos
Quanto a investimentos, a China tem mostrado um claro foco na busca de melhoria na infraestrutura de transporte para facilitar as suas importações de commodities, na obtenção de terras para a produção agrícola e no controle das infraestruturas de energia do Brasil. Investimentos para produção de bens de consumo são raros, até porque o maior interesse chinês quanto ao setor industrial de bens de consumo é favorecer a sua indústria.
Considerando o que desejamos para o país que será habitado por nossos filhos e netos, cabe uma análise fria sobre a atual relação econômica Brasil-China e se convém, de fato, manter e/ou ampliar o atual modus operandi; sem arroubos emotivos ou ideológicos.
Cabe sempre lembrar que países se norteiam por interesses; apenas pessoas agem em função de emoções.
Os governantes chineses, na melhor das hipóteses, estão em busca do melhor para a China e não o melhor para o Brasil. Aliás, como os governantes dos EUA, da Rússia, da Alemanha, da França, etc.
Sds

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Parceria Estratégica com o China =
5G China aqui;
Toparmos sermos fornecedores de comida barata para eles eternamente;
Comprarmos os manufaturados meia-boca deles.

Para mim dinheiro não tem ideologia…

mas eu não curto fazer negócios com quem faz ameaças ao Brasil e isto a China deixou bem claro senão tirasse o Ernesto Araújo( gostem dele ou não é uma escolha do PR do Brasil gostem dele ou não) os insumos das vacinas poderiam ser eternamente embargados.

Os EUA nunca exigiram alterar o Itamaraty dos tempos de Celso Amorim, Marco Aurélio Garcia e Samuel Guimarães, que passavam o dia inteiro fazendo desaforo para o nosso maior aliado, gostem dele ou não e continuou assim nos tempos sombrios do PT.

Se a China ou qualquer outro chegar aqui com um acordo justo que seja bom para todos eu não vejo problema algum em fazer parcerias estratégicas com ela.

Chega de parceria caracu…e muito tb tem que ser feito do nosso lado..

Se vai investir em uma parceria, que faça que ela renda frutos de verdade não só $$$$ para meia-dúzia.

Pedro
Pedro
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Se tem uma coisa de que os EUA entendem com relação ao Brasil é de relação caracu…
EUA, nosso maior aliado? Não sei se é inocência ou já partiu pra demência.

Roberto
Roberto
3 anos atrás

PCC não deve fazer nada conosco! China não e nunca! Estão subjugando tds os Países com quem querem “Parcerias”! Podem constatar isso na África, América central e Ásia!!!! São um verdadeiro Sangue suga. E Totalitários. Há inúmeras matérias sobre isso. É procurar. E a Rússia está no mesmo Prato. temos que vender a bom preço nossos produtos e só. Nada mais. QQ outra coisa é prejuízo na certa. É chinofobia, 100% E russofobia também. Os outros não são santos, longe disso, mas temos mais chances de sobrevivência com eles. De comunista, só quero distância. Esses dois Países são o inferno da Terra. Tem que ser isolados do mundo. Querem ter aquele regime assassino e totalitário, pois que fiquem eles com eles mesmos!