Nota de Falecimento: Jornalista Ronaldo Olive
Faleceu no dia 31 de Março, o renomado jornalista Ronaldo Olive, especializado em assuntos militares.
Natural da cidade de Niterói, nasceu em 1942. Começou sua carreira jornalística em 1961 escrevendo para o jornal Praia Grande em Revista, já com ênfase na temática militar.
Foi durante muitos anos colunista de aeronáutica e espaço do Jornal do Commercio, do Rio e Janeiro, logo em seguida estendendo suas atividades para publicações internacionais, como os anuários britânicos Jane’s, revistas Interavia e International Defense Review (Suíça), Special Weapons e Full Auto (EUA) e, desde o número 1, redator da revista Tecnologia & Defesa.
Divulgamos abaixo um vídeo do canal de Ronaldo Olive no Youtube, de 16 de junho de 2020:
Meu grande amigo de muitas décadas. Até a véspera de sua morte conversei com ele. Lutou o bom combate.
Meus pêsames a Família e meu sentimento de gratidão aos esforços do compatriota em favor da formação de uma cultura de defesa no âmbito da sociedade brasileira.
Poxa! Que notícia muito triste, estou arrasado … uma perda irreparável. Este veterano me ajudou muito com o seu conhecimento em armas… muitas dúvidas que tive, ele me auxiliou no meu trabalho. Apesar de ser umas das maiores autoridades em armas do Brasil e até mesmo do mundo, sempre se mostrou humilde e nunca se negou a compartilhar o seu conhecimento. Quando o procurei, pela primeira vez, em meados de 2016, prontamente me passou o seu contato e de lá para cá, mantivemos um canal bem espontâneo sobre o mundo bélico. Meus sentimentos à família… muita luz a todos.
-Olive, obrigado por tudo, agora estarás em uma nova missão!
Meus pêsames a família!
Meus sentimentos p/ seua entes queridos, lembro de ter lido muitos de seus textos ao longo de décadas que acompanho o tema Defesa. Vai com DEUS, mestre.
Meus sentimentos à família. Aprendi muita coisa lendo seus livros e artigos em revistas especializadas.
Que Deus o tenha.
Meus sentimentos a família. Descanse em Paz.
Meus pêsames à família e amigos! Que deus os conforte!
…
Ontem perdemos também o grande historiador Frank MacCann. Professor da Universidade de New Hampshire e pesquisador de história militar, MacCann estudou a FEB e o exército brasileiro. sua obras são referências para o assunto, em especial “Soldados da pátria: História do exército brasileiro”.
Professor MacCann era, além de uma sumidade, uma pessoa muito solícita, ajudando todos os interessados na história militar. Ele foi um exemplo e exerceu grande influência nas minhas pesquisas, sendo um dos raríssimos autores nacionais a abordar meu tema de pesquisa (alimentação no exército). Sou muito grato pelas obras e conversas. Saudades e gratidão eterna!
Muito triste, meus sentimentos, uma excelente pessoa e um ótimo profissional, tive a honra de conhece-lo qdo participei de uma manobras junto com a associação de Veteranos do CFN em 2004 em Itaóca, realmente uma grande perda para o jornalismo militar…Vá com DEUS e ADSUMUS!!
Meus pêsames a família.
Era grande colaborador da Magnum, a qual fui voraz leitor. Suas matérias bem escritas eram da melhor qualidade.
Realmente lamentável. Nossos sentimentos aos familiares. Nosso jornalismo está mais pobre e triste. Homem lúcido e ponderado, profundamente técnico e humilde.