Escudo-EB

Currículo do general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

Nascido em 28 de agosto de 1958, na cidade de Iguatu-CE, Paulo Sérgio entrou no Exército em 4 de abril de 1974, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, onde concluiu o curso em 1976. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras em 1976.

Como Tenente Coronel, comandou o 10º Batalhão de Infantaria, em Juiz de Fora-MG, no biênio 2003-2004. Como Coronel foi designado para o cargo de Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico junto a Embaixada do Brasil no México.

Como Coronel ainda, foi classificado por término de missão no exterior na na Diretoria de Avaliação e Promoções (DAProm), em Brasília-DF, onde desempenhou a função de Chefe da 1ª Seção.

Como Oficial General, foi Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste; Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé-AM; Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, em Manaus-AM; Comandante da 12ª Região Militar, em Manaus-AM; Subchefe de Operações do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, em Brasília-DF; Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas, em Brasília-DF; e Comandante Militar do Norte, em Belém-PA.

Dentre as condecorações com que foi agraciado, destacam-se:

  • Ordem do Mérito Naval Grande Oficial;
  • Ordem do Mérito Militar Cavalheiro;
  • Ordem do Mérito Militar Oficial;
  • Medalha Militar de Ouro com passador de Platina;
  • Medalha do Pacificador;
  • Medalha de Serviço Amazônico com passador de Prata;
  • Medalha do Mérito da Força Expedicionária Brasileira;
  • Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes;
  • Medalha da Vitória;
  • Distintivo de Comando Dourado;
  • Medalha Marechal Osório – O Legendário;
  • Ordem do Mérito do Ministério Público Militar – Grau Grande Oficial;
  • Ordem do Mérito do Judiciário Militar;
  • Medalha do Mérito Eleitoral do Pará.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

105 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
JuggerBR
JuggerBR
3 anos atrás

A pergunta é: Alinhado com o PR ou com os valores democráticos e o papel constitucional das Forças Armadas?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  JuggerBR
3 anos atrás

Só o tempo dirá.

Nilo
Nilo
Responder para  Defensor da liberdade
3 anos atrás

Saberemos quando o aloprado surtar e exirgir “Meu Exército” onde está você?
E ele vai surtar.

Olho aberto
Olho aberto
Responder para  JuggerBR
3 anos atrás

Alinhado com os valores democráticos e o papel CONSTITUCIONAL das Forças Armada, vale o que esta escrito na CF e tao somente. A linguagem tem que estar alinhada a realidade e nao ao imaginario, o que temos de realidade é a CF, fora dela é o imaginario, visto no ativismo. Que os demais poderes se atenham ao seu papel Constitucional.

Nascimento
Nascimento
Responder para  JuggerBR
3 anos atrás

O questionamento fica: O EB quer realmente ser de Estado ou percebeu que sendo baba ovo do governo consegue mais indicações, boquinhas e recursos financeiros do mesmo?

Sabemos que as FAs sempre foram corporativistas (assim como toda instituição pública desse país, infelizmente), mas até antes não haviam se politizado. Após a politização das instituições civis pós-regime militar como OAB e demais UFs, agora veremos a politização das forças armadas e futuramente provavelmente das forças de segurança estaduais (o presidente já deseja isso para ganhos políticos).

Na minha opinião o Judiciário e as demais instituições públicas deveriam ter ficado fora desse emaranhado de jogo político. Ficaram assentados quase sempre no maquiavelismo de que os meios justificam a tomada do poder. Infelizmente, o STF, instância máxima do Judiciário, vem mostrando que o viés político partidário é cada vez mais fácil de ser identificado. Se não mudar o critério da nomeação dos ministros, tudo vai ficar no mesmo: o nomeado devendo favor ao presidente da República que o indicou.

Instituições como as Forças Armadas não podem enveredar para a política. A missão e o caminho que devem seguir são apontados na Constituição, que é nossa Lei Maior. Nossas instituições civis e militares não podem ficar subordinadas ou dependentes dos caprichos orçamentários e de indicação dos governantes. Pois as gestões políticas passam, mas as instituições ficam. O que no futuro, caso ocorra uma mudança de gestão/governo, passe a desagradar determinadas instituições que tenham se acostumado com determinadas benesses orçamentárias e indicações, o que pode levar a atos que usem o equipamentos de Estado com intuito ilícito e indevido fora das finalidades legais para atender interesses pessoais corporativos ou de ideologia pessoal.

O que mais tenho visto foram instituições de ensino públicas e militares ativos ou da reserva das FAs promovendo protestos e movimentos políticos.

OBS: Não desejo proibir ideologias. Pois esse tipo de visão se insere na liberdade individual de pensamento das pessoas, mas DESDE que não interfira no bom e fiel cumprimento da missão funcional das instituições públicas de ensino e de segurança nacional.

Bueno
Bueno
Responder para  JuggerBR
3 anos atrás

O que saiu era alinhado com qual valores ?

Fez live com Rau Jungmann, dando audiencia para este comuna,um dos donos da empresa de temas ” de defesa para o Brasil” é colunista da Carta Capital.

“Sobrevivência do PT é condição da sobrevivência da democracia
A situação exige uma oposição impecável e incisiva, mas ao mesmo tempo sóbria, calcada em ideias”
https://www.cartacapital.com.br/opiniao/sobrevivencia-do-pt-e-condicao-da-sobrevivencia-da-democracia/

Gilmar Mendes teve encontro reservado com comandante do Exército em 2020
https://www.gazetadopovo.com.br/republica/gilmar-mendes-reuniao-comandante-exercito-general-pujol/

Rau Jungmann tem sido porta voz da ala da esquerda das Forças Armadas.
Se Lula chegar ao poder em 2022, Forças Armadas não criarão qualquer impedimento
https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/jungmann-militares-nao-criarao-qualquer-dificuldade-se-lula-vencer-em-2022/

André
André
Responder para  Bueno
3 anos atrás

Eu gostaria de saber em que mundo vocês vivem, insistência escrota de ficar tacando tudo como “esquerda ou direita”, vocês são todos iguais massa de manobra de governantes populistas, vocês gostam do discurso que os convém.
Pessoas que pensam na política apenas como direita e esquerda na verdade não entendem nada de política.

horatio nelson
horatio nelson
Responder para  JuggerBR
3 anos atrás

na verdade nosso amado lider compartilha dos mais elevados valores democraticos ao qual as forças armadas tbm compartilham desde sempre, inclusive na contra-revolução de 64 onde nossa liberdade absoluta foi garantida,devido a isso vc pode tecer comentarios como este, ao qual em outros paises onde se teve “revoluções” seria censurado!

ALISON
ALISON
Responder para  horatio nelson
3 anos atrás

O lou.co do site apareceu ai em cima… Volta pra revista da Mônica…

Bueno
Bueno
3 anos atrás

editor, o que eu postei esta fora das regras?

Bueno
Bueno
Responder para  Bueno
3 anos atrás

Tenho tentado colocar uma resposta , não tem ido.. por ter links de sites deve esta sendo barrado.

O que saiu era alinhado com qual valores ?
Fez live com Rau Jungmann, dando audiência para este comuna, um dos donos da empresa de temas ” de defesa para o Brasil” é colunista da Carta Capital.
“Sobrevivência do PT é condição da sobrevivência da democracia
A situação exige uma oposição impecável e incisiva, mas ao mesmo tempo sóbria, calcada em ideias”

Gilmar Mendes teve encontro reservado com comandante do Exército em 2020

Raul Jungmann tem sido porta voz da ala da esquerda das Forças Armadas.
“Se Lula chegar ao poder em 2022, Forças Armadas não criarão qualquer impedimento”

Jungmann tem sido porta voz da ala da esquerda das Forças Armadas.

traidores.JPG
Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Bueno
3 anos atrás

Surtou!

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Bueno
3 anos atrás

‘Ex-ministro descarta atos autoritários dos novos comandantes, vê baixa governabilidade e Congresso omisso sobre defesa.’
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/04/militares-disseram-nao-a-bolsonaro-e-sim-a-democracia-diz-jungmann.shtml

Flanker
Flanker
Responder para  Bueno
3 anos atrás

As FFAA não devem participar de NENHUM governo. Sua função é de Estado e, sendo assim, não podem tomar parte de governo A ou B. Sua função é muito superior à esse ou aquele governo. É superior a brigas e embates ideológicos. Se mantendo afastadas de governos, sejam do partido que for, se mantém absolutamente neutras, que é o que devem ser….neutras!

Nilo
Nilo
3 anos atrás

Dos muitos artigos enxovalhando Mourão como insitador de autogolpe e flerte com a ruptura, a Globo começou desde ontem inundar os seus veículos com elegios a Mourão e como a saída para o Brasil.
O que querem é a volta do bolsaglobo.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Nilo
3 anos atrás

Talvez pq o Mourão seja, neste momento, realmente a saída menos amarga para o Brasil, o PR e sua trupe de trapalhões já esgotaram a paciência de todos os setores das sociedades civil e militar!

Nilo
Nilo
Responder para  Carlos Gallani
3 anos atrás

Talvez?????

Mourão.png
Welington S.
Welington S.
Responder para  Carlos Gallani
3 anos atrás

”…já esgotaram a paciência de todos os setores das sociedades civil e militar!” Fale por você, cara. Você não é todo mundo pra tirar essa conclusão e dar por fim o que você acha. Tem muita gente que o apoia, principalmente militares. Então, menos. Bem menos.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Welington S.
3 anos atrás

A História do Brasil mostra que movimento de militares de baixa patente, onde o PR ainda encontra algum espaço, sempre fracassam.
Podemos incluir nesta situação, a Revolta da Chibata, as intentonas das décadas de 1920 no bojo do tenentismo, até o Golpe de 1964.
Todas as insurgências foram esmagadas.
Ainda mais, com a elite política e econômica contra esses movimentos.
Vale lembrar que alguns líderes tenentistas tiveram destaque apenas depois com a chegada de Vargas ao poder, aí já com apoio político e empresarial que justamente começa a faltar ao atual PR.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Carlos Gallani
3 anos atrás

Carlos

Começam a surgir os primeiros boatos que o próximo a ser rifado será Paulo Guedes.
Isso por pressão do Congresso.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Pra sair precisaria ter entrado, o que ninguém percebeu até agora ele ter feito. Bate o ponto todos os dias, recebe o salário, mas trabalhar, não trabalhou ainda…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  JuggerBR
3 anos atrás

Pior que é verdade.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  JuggerBR
3 anos atrás

Aliás hoje 01/04 é o dia deles, parabéns Paulo Guedes e Bolsonaro! ??????

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Tomara, que venha um empresário, alguém que paga boleto.
Economista ou financista, só como consultor, e olha lá!

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Responder para  Marcelo Baptista
3 anos atrás

acho que vem do centrão mesmo

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Ih, sai dessa, o Paulo Guedes está para sair desde o dia 1 de janeiro de 2019!!! Isso não passa de especulação para os investidores da Bolsa!

ao

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Marcelo Andrade
3 anos atrás

Subiu no telhado.
Bolsonaro está insatisfeito com economia, “mas sabe que seria pior se não estivesse aqui”, diz Guedes

Manuel Flavio Vieira
Manuel Flavio Vieira
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Só está satisfeito com a economia é a China…

Jacinto
Jacinto
Responder para  Nilo
3 anos atrás

O Centrão não quer o impeachment do Bolsonaro, já que ele deu as chaves do cofre (secretaria do governo) à Flávia Arruda – que é esposa do José Roberto Arruda. O Roberto Arruda, para quem não sabe, é o ex-governador do DF, que foi cassado e tem a distinção de ter sido o primeiro governador preso na história. Também foi condenado por falsidade ideológico, por ter assinado recibos falsos. E ainda está envolvido no “Mensação do Dem” e em outras coisas parecidas.

Nilo
Nilo
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

TCU diz: Petrobras vende refinaria por US$ 1,65 bilhão aos Emirados Árabes quando o valor de mercado é US$ 3,04 bilhões.
Isso é só o começo, espere para o que esta por vir.
Não a Centrão que segure (e não a cofre suficiente que sustente).

Flanker
Flanker
Responder para  Nilo
3 anos atrás

Há….do verbo haver.

Nilo
Nilo
Responder para  Flanker
3 anos atrás

?

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

só que tudo tem um custo e próximo ano é eleição. O Lira já deu o recado. Tudo tem limite. Aquele cujo nome não deve ser pronunciado só se segura no cargo ainda pq o povo não está pressionando como em 2016, grande parte pelo motivo da pandemia. Mas se ele forçar a barra demais, cai

Jacinto
Jacinto
Responder para  Jadson Cabral
3 anos atrás

Pois é, mas um processo de impeachment agora é complicado por causa do tempo que o processo demoraria. Com a Dilma, entre o recebimento pelo Eduardo Cunho até a cassação do mandato foram 9 meses. Se o processo fosse aberto agora e levasse o mesmo tempo, iria até fevereiro de 2022 – e a eleição seria 8 meses depois. Isso complicaria o calendário eleitoral dos candidatos, especialmente dos candidatos ao legislativo.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

E o que os analistas e cientistas políticos estão dizendo é que, com o fracasso em cooptar as F.A., começará o assédio às Polícias.
Sinal de provável confusão que parece ser o ambiente em que o atual PR sobrevive.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

Chave do Cofre? Chave do cofre é o Ministério da Infraestrutura, esse ninguém tira do Tarciso!!!

Jacinto
Jacinto
Responder para  Marcelo Andrade
3 anos atrás

A chave do cofre é quem negocia emenda parlamentares. É da Secretaria de Governo.

Manuel Flavio Vieira
Manuel Flavio Vieira
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

O José Roberto Arruda foi preso na Operação Caixa de Pandora, ocorrida em 2009, por crime que ele cometeu no ano anterior. A Flávia Arruda, que só tem 40 anos (nasceu em 1980), até 2010 era repórter da TV Bandeirantes. Fonte:
https://www.camara.leg.br/deputados/204354/biografia

A Flávia tem alguma culpa por crimes que o marido cometeu antes de se conhecerem??????

Jacinto
Jacinto
Responder para  Manuel Flavio Vieira
3 anos atrás

Para parafrasear Jesus Cristo: “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”

Ted
Ted
Responder para  Nilo
3 anos atrás

Calma! Ano que vem vence a concessão da rede Globo. E ai tchau querida.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Ted
3 anos atrás

Segundo o art. 223 do CF, a não renovação de concessão de TV precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em votação nominal.

Ted
Ted
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

A constituição Federal já foi rasgada a muito tempo. A teta acabou, dita TV está falida. Vai ser mais fácil do que pensão.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Ted
3 anos atrás

Você é muito ingênuo .

Ted
Ted
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

Segundo a Folha de SP. William bonner e mais 20 funcionários todos autuados pela receita Federal por sonegação fiscal. O cerco está fechando.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Ted
3 anos atrás

Você realmente é é ingênuo se acha que autuação por sonegação fiscal faz cócegas neste pessoal.
A família Marinho é a família mais rica do Brasil, e o patrimônio deles, quando se incluem ativos além da participação na Globo é de mais de R$ 100 bilhões.

Ted
Ted
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

O processo vai para o STF. Dia 5/7/2021. Assume novo ministro. Indicado por quem????

Jacinto
Jacinto
Responder para  Ted
3 anos atrás

Se for aprovado no Senado ne?

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

Prezado Jacinto

Todos sabem que os grupos de mídia do Brasil pertencem a algumas poucas famílias.
Apenas cinco famílias controlam cerca de 50% do mercado brasileiro.
Podemos citar os Frias, Mesquita, Marinho, Saad, Macedo (Record), a então Abril da família Civitta, os Sirotski da RBS, Sempre Editora do Grupo SADA da família Medioli e algumas poucas outras.
E tenho certeza absoluta que os interesses dessas poucas famílias não os mesmos do Brasil

Jacinto
Jacinto
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Antonio,

As pessoas pensam que a Globo (para usar o exemplo do tópico) tem concessão para atuar em todo território nacional. Não tem. As concessão de TV têm limitação territorial. Salvo engano meu, a Globo tem concessões para atuar em uns 4 ou 5 estados apenas. Nos estados em que ela não tem concessão, ela faz um acordo com quem tem concessão para que esta retransmita o sinal e chamam isso de “emissora afiliada”. No Rio Grande do Sul a Globo não tem concessão; quem tem é a RBS da família Sirotski (que você menciona) que faz um acordo com a Globo para retransmitir a programação; Em Alagoas, a Globo também não tem concessão: quem tem é a Organizações Arnon de Mello, do Fernando Collor que retransmite o sinal. Na Bahia, a retransmissão do sinal da Globo é feito pela Rede Bahia que é da família do falecido Antonio Carlos Magalhaes; No Maranhão é o Grupo Mirante da família Sarney.
O mesmo ocorre com as outras emissoras: O SBT, que não tem concessão no Paraná, usa a concessão do Grupo Massa, do Ratinho.
A lista é enorme.
Mas pelo o que você pode perceber, existe uma estranha coincidência nisso tudo: é que as famílias que controlam as emissoras afiliadas parecem ter um gosto por política: Massa é governador; Collor é Senador; ACM Neto é Prefeito, Sarney foi presidente e senador…
E se não é político profissional, é empresário (importante) em outros setores (farmacêutico, construção civil, etc.).
Então, quando dizem que a mídia é controlada por poucas famílias, isso não é exatamente correto. Estas famílias são apenas as faces mais visíveis e reconhecíveis de uma estrutura política-empresarial muito mais ampla e complexa, cujo interesse se alinha conforme a conveniência do momento.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

Exatamente.
E todos são do grupo que se costuma chamar de ‘direita’.
E como eu disse, tenho certeza absoluta que os interesses dessas famílias não são os mesmos do Brasil.
Por exemplo: Imagine a campanha que esses grupos fariam se tivesse uma lei criando imposto sobre heranças, jatinhos, iates e etc. para financiar, um auxílio ‘pandemia’
Sai de baixo.
Seriam reportagens e editoriais todos os dias bombardeando a lei.
Quem é mais experiente já viu isso e não se deixa enganar.
A não ser que seja burro ou mal intencionado.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Eu acho que esta coisa de direita e esquerda é binário demais para se explicar as relações entre imprensa/empresa e o governo. A rigor, é só ver a questão do controle da dívida pública por meio de superavit/deficit fiscais para ver como estes rótulos são fluídos. Hoje, discute-se a questão do teto de gastos, que é uma forma de controlar a dívida pública. A esquerda defende a extinção do teto de gastos enquanto a direita defende sua manutenção.
Mas se voltarmos no tempo, veremos que no governo Lula I esta discussão não existia, pelo simples fato de que o governo Lula produzia superavit fiscal, o que o colocaria à direita da direita atual.
E, pelo o que o pessoal do mercado financeiro me dizia na época, todos as grandes instituições financeiras e o empresariado apoiariam o Lula em 2014 se ele prometesse controlar o PT (o que ela faria com facilidade) a abandonasse a desastrosa “nova matriz econômica” do Guido Mantega, que nos levou à crise (nunca de fato superada) de 2014/2015.
O estranho é que mesmo os meus amigos do PT (minha família é de S. B do Campo e conheço vários petistas históricos com os quais rompi politicamente – mas não na amizade – pós o escândalo do CPEM) achavam que o Lula seria o candidato em 2014 e estranharam quando a Dilma concorreu à reeleição…

Nilo
Nilo
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

?

Ted
Ted
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

Que maravilhoso! Então a partir do ano que vem as afiliadas terão programação própria e independente. Vai abrir espaço para novos profissionais criativos e dinamizando o mercado jornalístico com sangue novo.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Ted
3 anos atrás

E qual a logica economica de se ter programação propria para uma emissora regional? Produzir conteúdo audiovisual e complexo, caro, exige estrutura, equipamentos e pessoas e é arriscado porque se a audiencia nao for boa é prejuizo. Sendo afiliada todos estes custos é da emissora principal, tudo o que vc tem de fazer e retransmitir a programação deles e faturar.

Ted
Ted
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

Começa sem dar o passo maior que a perna. Gerando caixa e investindo com sabedoria. Os prefeitos tem necessidade da mídia em maior ou menor grau.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Ted
3 anos atrás

Uma grande parte dos municipios tem emissoras locais que sao chamadas de tvs comunitárias, especialmente depois da digitalização do sinal aberto que ampliou a quantidade de canais disponíveis. Se a sua tv for sintonizada em antena digital procure por estes canais e vc verá a qualidade da programação…

Flanker
Flanker
Responder para  Ted
3 anos atrás

Tu acredita, em sã consciência, que a Globo vai deixar de existir assim, de uma hora pra outra? Mesmo que o Congresso vote pela perda da concessão, ações e recursos na justiça irão ocorrer instantaneamente….e isso leva anos. Eu, particularmente, estou pouco me importando se a Globo vai acabar amanhã ou durar mais mil anos, mas acabar com um império desses não é assim tão fácil.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Flanker
3 anos atrás

O futuro da TV aberta não é bom. Todas elas estão perdendo faturamento, porque o público está imigrando em massa para os serviços “over the top content plataform” (serviços como a Netflix, Disney Plus, Amazon Prime). A Globo está investindo pesadamente em sua plataforma (Globoplay). O problema é que para este tipo de serviço ser bom e ser lucrativo, a empresa precisa ser capaz de produzir conteúdo, para não depender da boa vontade e do preço de terceiros. E não existe nenhuma empresa no Brasil com a capacidade de produção de conteúdo que a Globo tem. É por isso que a plataforma dela já cresceu 112% ano passado…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Ted
3 anos atrás

Pelo jeito, o atual PR é mais um que a Globo vai derrubar.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Responder para  JuggerBR
3 anos atrás

É assim mesmo. O pessoal que votou no sete peles pro Brasil não virar Venezuela agora defende as mesmas ações do Hugo Chavez e do Maduro.
Vou apoiar o fechamento da imprensa pq eles mostram a incompetência e as atrocidades cometidas pelo MEU PRESIDENTE

Flanker
Flanker
Responder para  Ted
3 anos atrás

Fechar canais de televisão é um dos passos para uma ditadura. Chavez e Maduro fizeram isso na Venezuela. Existem todos os tipos de imprensa. Existem redes de TV e jornal que são a favor desse ou daquele governo ou ideologia. Todos os governos sofrem pressão e críticas pesadas da imprensa, vinda desse ou daquele canal ou rede.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Flanker
3 anos atrás

A CF, neste tema, condicionou a não renovação de concessão de televisão à aprovação pelo Congresso Nacional em votação nominal justamente para coibir este tipo de coisa. Em 2009 eu participei como delegado de uma emissora do CONFECOM – Conferência Nacional das Comunicações – promovida pelo Ministério das Comunicações e uma parte dos participantes ligados à esquerda tinha uma tara em cassar a concessão da Globo – assim como os bolsonaristas hoje e com os mesmos argumentos. O que um rapaz que trabalhava no Min. Com disse a este grupo foi que isso era impossível. A não renovação precisa ser fundamentada e depois aprovada pelo Congresso em votação nominal; e que se neste procedimento fosse apurado que a não renovação era perseguição, poderia ficar caracterizado o desvio de finalidade e ato de improbidade administrativa que acarretaria perda do cargo, suspensão de direitos políticos, multa e etc…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

Paralelo a isso, o Governo vem financiando a transmissão de novelas evangélicas na Record.
Ah! essa religiosidade do PR chega a me emocionar.

Flanker
Flanker
Responder para  Jacinto
3 anos atrás

Pois é isso que eu digo. Acabar com uma rede de comunicações, e ainda mais a maior do país, é algo extremamente difícil. Se engana muito quem pensa o contrário.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Flanker
3 anos atrás

Flanker,
Isso daí é conversa para animar torcida; o impressionante é a torcida acreditar.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Nilo
3 anos atrás

A Globo quer de volta os 5 Bi anuais que o Governo Federal investia em propaganda!! Secou a torneira!!!! A ordem é mostrar tudo de ruim do geverno, que não é perfeito, erra muito mas acerta tb. Mesmo quando a notícia é boa mas eles têm que mostrar, no final tem sempre um “mas..”! Não assisto mais pois sçao só dois assuntos: O número diário de mortes pela Covid e o que o Bolsonaro falou hoje!

Mk48
Mk48
Responder para  Marcelo Andrade
3 anos atrás

Perfeito.

Falando de Globo, quem tambem perdeu a mamata de faturar com palestras nos órgãos públicos federais foram os colunistas Miriam Leitao, Merval Pereira e Cia. Ltda.

A Globo não vai acabar, mas ela já encolheu muito e vai continuar encolhendo.

A Folha de SP é outa que tá esperneando pq sentiu o golpe no faturamento tbm.

Caio
Caio
3 anos atrás

Espero um bom trabalho, mesmo com as condições financeiras e políticas do momento atual.

Nilo
Nilo
Responder para  Caio
3 anos atrás

Congratulações, este governo insano acabou, se tem uma coisa que a Globo sabe fazer é farejar carniça.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Caio
3 anos atrás

De dinheiro os militares não podem reclamar. Não tiveram cortes como o do IBGE, que apenas liquidou a capacidade de se fazer o trabalho primordial deles, o Censo…

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  JuggerBR
3 anos atrás

Se voce não sabe está aberto Concurso Público para contratar temporariamente pessoal para o Censo que está atrasado por conta da Pandemia.

O Chato
O Chato
Responder para  Marcelo Andrade
3 anos atrás
pangloss
pangloss
3 anos atrás

Boa sorte ao novo Comandante do Exército, em sua árdua missão de manter as FFAA como instituições de Estado, e não de Governo.
O General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira é, hoje, peça-chave da estabilidade institucional do Estado brasileiro.

ivan
ivan
3 anos atrás

Acho que grande parte da vida desses generais é gasto concedendo medalhas uns aos outros, absolutamente por nada. Poderíamos e deveríamos cortar pela metade o número de oficiais generais das três forças (forças???) e ninguém nem notaria a ausência.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  ivan
3 anos atrás

Claro que notaria, na economia da folha de pagamentos…

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  ivan
3 anos atrás

Caraca, assunto chato esse!! Já deu!! Voce acha que tem quantos Oficiais Generais por cada Força? 5.000? E os mais de 56.000 Vereadores, 1.500 Deputados Estaduais, 513 Deputados Federais e 81 Senadores, os quais NÓS damos emprego de 2 em 2 anos? O militar mereceu estar onde chegou por sua própria determinação e esforço. É facil ohar um General e julgar ele no fim de carreira sem olhar os 45 anos para trás!

Mk48
Mk48
Responder para  Marcelo Andrade
3 anos atrás

Acompanho o relator.

Antônio
Antônio
3 anos atrás

NADA MUDA NAS FFAA! A tropa segue a Constituição, independente do presidente, seja Collor, FHC, Lula, Dilma ou Bolsonaro. Este fez um movimento muito ruim, mas o futuro mostrará que foi fumaça. Infelizmente, ele é maior responsável pela pressão do centrão e do $TF. Se escutasse mais o Mourão talvez não tivesse tanto rabo preso por seus filhos. A INSEGURANÇA DO PODER FAZ UM PRESIDENTE SE ISOLAR NO SEU MUNDO PARALELO.

Antoniokings
Antoniokings
3 anos atrás

Coloquemos os pingos nos ‘is’.
Seja lá o PR tentou, que seja um balão de ensaio, fracassou vergonhosamente.

MFB
MFB
3 anos atrás

Espero que ele faça um bom trabalho e continue defendendo a constituição com o antecessor.

Nilo
Nilo
3 anos atrás

Ex-porta voz do Bolsanaro: Rêgo Barros acaba de publicar: Afirma que o atual presidente busca “adentrar as cantinas dos quartéis com a política partidária”.
Suas citações memóraveis:
“Memento Mori”, expressão latina “Lembre-se de que você é mortal”
..o poder “inebria, corrompe e destrói”..
…auxiliares presidenciais que se comportam como “seguidores subservientes”…
…”Os líderes atuais, após alcançarem suas vitórias nos coliseus eleitorais, são tragados pelos comentários babosos dos que o cercam ou pelas demonstrações alucinadas de seguidores de ocasião”…
.Isolado, admoestado, depois expelido como coisa ordinária, sem valor, inútil aos propósitos escusos. (Diz o ditado:quem bate esquece, mas quem leva o tapa…)
Sabe quem é não?? É:
General de Divisão do Exército Brasileiro, Doutor em Ciências Militares Otávio Santana do Rêgo Barros

Carvalho
Carvalho
3 anos atrás

Por incrível que pareça, todas estas manifestações do Bolsonaro, apesar da gtande repercussão, são absolutamente inócuas.
Ninguém mais dá bola para o que ele diz.
Ele não tem condições intelectuais de propor algo mais profundo do que roubar rachadinhas.
O pais já sabe que precisa se virar sem ele.
Não fez nada no Exercito, não fez nada no Congresso….não vai ser agora que vai se revelar um.prodigio.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Carvalho
3 anos atrás

A agenda de propostas dele parece que saiu de uma conversa de botequim do Méier.
Fim do horário de verão, aumento dos pontos da carteira de motorista, desligamento dos radares das estradas e por aí vai.
Esse é o limite da capacidade intelectual dele.

Mk48
Mk48
Responder para  Antoniokings
3 anos atrás

Prezado Kings,

Nessa mesma régua que você mediu a capacidade intelectual do Bolsonaro, te pergunto quais foram as de Lula e Dilma ? Quais serão as Huck, Ciro , Boulos e Doria ?

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Mk48
3 anos atrás

Prezado Mk48

Sob os Governos Lula e Dilma víamos uma política fortíssima de distribuição de renda, de universalização do Ensino e dos serviços públicos para a população de baixa renda.
E tudo isso com controle fiscal que produzia superávits além de grande saldo na balança comercial.
Talvez isso tenha incomodado as elites econômicas.
Afinal não teve deputado que disse:’Quem não tem dinheiro não tem de fazer faculdade’?
Vc imagina alguém da elite brasileira pagando imposto para pobre estudar em Universidade Pública?

Carvalho
Carvalho
3 anos atrás

Jango quando se encontrou com o Gen. Ladario, comandante do III Exercito em Porto Alegre, ouviu que poderiam resistir ao golpe, mas que haveria derramamento de sangue.
Jango sabia que o Exercito estava dividido, mas preferiu o exílio.
Bolsonaro divide o Exercito por razões mesquinhas.
É um autoritário sem autoridade.

Mk48
Mk48
3 anos atrás

Curriculo fraco para um Oficial General , 4 estrelas e para Comandante do EB.

Vamos ver como vai ficar.

A MB está muito melhor representada.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Mk48
3 anos atrás

O que seria um currículo forte? Participação em Guerras?

Mk48
Mk48
Responder para  JuggerBR
3 anos atrás

Não. Veja o curriculo do Comandante da Marinha.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Mk48
3 anos atrás

Po Mk48, você estava indo bem, não me sacaneia!!! kkkk

Mk48
Mk48
Responder para  Marcelo Andrade
3 anos atrás

????

Flanker
Flanker
3 anos atrás

Pelo que foi publicado na imprensa, antes da nomeação à Comandante do EB, o general era chefe do Departamento Geral de Pessoal da Força.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
3 anos atrás

Já viram que o novo comandante da FAB curte e compartilha tweets de extremistas de direita e teóricos da conspiração… o que esperar dos outros depois desse movimento vergonhoso em uma país que jura não ser uma república de bananas?
Parafraseando o Cunha, “que Deus tenha pena dessa nação!”

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Jadson Cabral
3 anos atrás

Sério? Então está alinhado ao Inominável…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Jadson Cabral
3 anos atrás

É para mostrar que é ‘moderninho’ e mostrar serviço ao chefe.
Mas, na hora que algo sério acontecer, como um impeachment, vai pular fora.
Tenha certeza disso.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Jadson Cabral
3 anos atrás

Cunha? Sério?

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Responder para  Marcelo Andrade
3 anos atrás

Sério.

pgusmao
pgusmao
3 anos atrás

Acho engraçado a mídia falar em “crise militar”, pois militares cumprem ordens e não há o menor risco de fazerem NADA, permanecerão em sua letargia como sempre, regada a bebidas e quitutes em alguna recepção do alto comando.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Responder para  pgusmao
3 anos atrás

se você não enxerga uma crise nesse movimento você está cego. Primeira vez na história que os 3 comandantes renunciam pq o PR chamas as forças armadas de suas e quer usá-las para se segurar no poder. Se isso não for crise, queria saber o que é…

Nilo
Nilo
3 anos atrás

Declaração de Bolsonaro sobre razões da demissão do General
Azevedo e Silva :” Nós sabemos o motivo morre aqui”….
….“Meu exército não vai contra o povo”.
É o retorno das forças ocultas que estão a fazer com que o Exército queira ir contra o povo, e tenha no Bolsonaro o “salvador”?. Levando em consideração as inúmeras declarações das altas patentes da Forças Armadas, de que não haverá por sua parte ações que fira seu papel constitucional, diria, no mínimo, que o Presidente está em contínua e permanente desestabilização da imagem das Forças perante a opinião pública.

Jorge Faustino dos Santos Filho
Jorge Faustino dos Santos Filho
3 anos atrás

O que fará o novo comandante?
O Brasil enfrenta ( por incompetência ou vontade de matar brasileiros do presidente Jair Bolsonaro) o maior pico de infecção e mortes por covid-19 que o mundo já viu ( quase quatro mil mortes diárias).
Não comprou vacininas e negou as medidas de prevenção. O que fez surgir variante do vírus mais contagiosa no Brasil.
E porque nossos Generais, que mesmo conhecendo o histórico vergonhoso dele na arma. Sabendo que ele é autoritário, ignorante, maldoso, que despreza à vida e cultua a morte, ajudaram a elegê-lo?
Basta conhecer a história das nossas forças armadas, em especial o exército, para saber de que lado estão nossos Generais.
Desde o golpe militar de 1889 eles acham que tem papel de tutela sobre os civis.
No mundo civilizado é o contrário. E por isso, tem forças armadas respeitadas e temidas.

Carvalho
Carvalho
3 anos atrás

Precisamos entender melhor o “grupo do Haiti” na formação da política do Exército.
Bolsonaro manipulação o Exercito ou o Exercito manipula o Bolsonaro?
O Haiti está para o Exercito Brasileiro como Argélia está para o Exercito Francês.

Henrique
Henrique
3 anos atrás

Esse governo é objetivamente um fiasco, os generais estão apenas criando um jogo de cena para não serem responsabilizados. O Bolsonaro não sabe mais o que fazer, o governo dele está na mão do centrão e a equipe econômica inoperante, a popularidade reduzida a poucos fiéis sem muita influência, o que resta é se segurar até o fim do mandato.