OPINIÃO DO LEITOR: Mudança de Local da Escola de Sargentos das Armas – ESA
Por Tadeu José Braga de Souza
Boa tarde, aproveitando essa oportunidade democrática, que o site Forças Terrestres nos ofereceu como seus leitores, de expor nossas sugestões, gostaria de apresentar a minha opinião sobre a propagada mudança da ESA da cidade de Três Corações (MG).
Tenho acompanhado as publicações em diversas mídias, dando como prováveis vencedoras, as cidades de Ponta Grossa (PR), sede da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada; e a cidade de Santa Maria (RS); sede da 3ª Divisão de Exército.
Ambas pertencentes ao Comando Militar do Sul, o que aumentaria ainda mais a concentração de tropas no sul, um erro a meu ver.
Pois bem, sugiro que esta mudança se dê para a Vila Militar, no lugar da 9ª Brigada de Infantaria. Fazendo com que haja uma integração da parte educacional ou de formação na região do estado do Rio de Janeiro.
Esta mudança, além de ser mais econômica para o escasso orçamento do Exército, também proporcionaria a liberação de um enorme contingente de Oficiais e Praças para recompor ou criar novas organizações militares onde seriam mais necessárias. Exemplo: as regiões Cento-Oeste e Norte.
Acredito também, que deve haver um estudo de mudança da Brigada Paraquedista da Vila Militar. Haja vista a dissociação da referida Brigada e a locação do 1º GT agora na ALA 2 em Anápolis (GO). Assim sendo, estas instalações também poderiam ser ocupadas pelo CA – LESTE, tornando esse em um centro de adestramento de grandes proporções.
NOTA DA REDAÇÃO: Os leitores que tiverem textos de opinião sobre os temas abordados no Forças Terrestres e quiserem vê-los publicados no site, podem enviá-los para os editores no e-mail redacao@fordefesa.com.br.
Estou estudando, com fé em deus esse ano passarei e ingressarei nas fileiras do EB. Gostaria que a ESA não fosse tanto para o Sul, ao meu ver, ela poderia ir para o RJ, já que a EsSLog se encontra lá ou para parte central do país, a ex: Goiânia. Saudações a todos do Blog.
O Estado do Rio de Janeiro já é sede da principal organização educacional militar Agulhas Negras, pois minha sugestão é que vá para outro lugar até para não concentrar tudo no mesmo lugar e dar oportunidades para outros estados da federação.
Quer entrar na boquinha, piá?
Penso que escola Militar não deva ser instalada num território coalhado de milicianos e traficantes que controlam territórios. Pode contaminar alguns alunos ou estes serem vítimas.
Com todo respeito a opinião do leitor.
Você falou sério? No Rio de Janeiro?
Com todos os problemas socias que existem, você quer colocar a Escola de Formação de Sargentos lá?
Na Vila Militar? Quantos instrutores e monitores seriam voluntários para a nomeação? Claro, na falta de voluntários, você designa e transfere e pronto, mas para uma Escola de Formação?
E onde seria o campo de instrução?
Ou os Cursos teriam que se deslocar até Resende, para usar o campo de instrução da AMAN ?
Que idéia sem pé nem cabeça.
Espero que a escolha seja uma cidade média, com aeroporto, com campo de instrução próximo e com uma Brigada próxima (as OM da Bda) para proporcionar o apoio necessário em material.
Concordo! O camarada que deu essa opinião não tem a menor idéia da besteira que escreveu!
Concordo. Esta concentração militar no RJ remete a época imperial de nosso país. Esta mentalidade centralizadora limita bastante uma atuação mais distribuída das nossas FA.
Campo Grande MS
concordo! Unica coisa certa da ideia do nosso caro amigo, é a retirada da Brigada Paraquedista do Rio de Janeiro, e acho que isso ja deveria ter sido feito a muito tempo.
Concentra tudo em Resende, otimiza recursos e pessoal.
Prezado
Difícil “dobrar” o efetivo da AMAN. Resende cresceu MUITO.
Mais uma organização militar no Rio Janeiro? Entendo seu ponto de vista Tadeu mas nosso exército já tem dezenas de organizações militares no Rio, incluindo as mais diversas instituições de ensino, diversos quartéis, organizações de logística, de paraquedismo e por vai, sem contar Gericinó. Em uma cidade onde é normal roubo de armas militares e com recrutas partindo pro crime organizado não acho adequado, na minha visão, manter todos essas organizações por ali. Já tem uma Marinha inteira no Rio com todo o seu arsenal de guerra, nossos Fuzileiros Navais e todas as suas estruturas estão ali e sem contar que FAB tem 3 Bases Aéreas por ali .
Olhando logisticamente seria Ponta Grossa. Mesmo nao tendo um aeroporto próximo ativo, a cidade tem varias rodovias que ligam de norte a sul passando por ela. A questão de aeroporto ate é relativa pois de Ponta Grossa ate o Aeroporto Afonso Pena em SJP que é regiao metropolitana de Ctba, precisasse de duas horas de viagem, muitas vezes mais rapido do que ir do Centro de SP a Guarulhos. Ressalta-se ainda que Ponta Grossa tem ferrovias e em um raio de menos de 150km existem unidades de artilharia, cavalaria, infantaria, logistica/suprimento e engenharia o que facilitaria estagios e treinamentos.
Concordo.
Na minha modesta opinião, Ponta Grossa é a melhor cidade, das que estão sendo analisadas inicialmente.
Mas porque a questão logística? É uma unidade escola, no máximo vai ser deslocada para o campo de instrução mais próximo.
Cara, logistica é tudo! Pq industrias sao em locais de facil acesso? Para ser facil de insumos e produtos serem recebidos e expedidos assim como sua mao de obra chegar com rapidez e facilidade.
Logicamente, pq uma escola tecnica teria que ser no meio do nada? Ademais, como os alunos e pessoal da mesma se deslocará? Tudo isso deve ser pensado.
Olha, Santa Maria no verão é uma sucursal do inferno e Eu levaria isso em conta além dos detalhes logísticos que foi citado em favor da cidade de Ponta Grossa.
Q isso??????? Não é tão quente assim……. kkkkkkkk
Tu não acha quente?
É minha aposta e torcida.
Olha companheiro, eu colocaria na cidade da Castro, colada a Ponta Grossa, com muito espaço virgem e com certeza terras mais baratas. O centimetro quadrado em PG, está os olhos da cara.
Respeito a opinião do colega.
Mas discordo totalmente.
É preciso TIRAR tropas do Rio de Janeiro.
Que possui uma absurda concentração de forças.
Uma herança do tempo em que era a capital do Brasil.
Tem sede de divisão de exército, brigada paraquedista, bases dos fuzileiros navais, escolas militares, bases navais, base da FAB, etc.
Não faz o menor sentido manter tantos homens das 3 forças na mesma cidade/estado.
Tem que “espalhar” isso pelo Brasil.
O erro estratégico é absurdo.
Em caso de guerra com uma potência militar, uma chuva de mísseis tipo Tomahawks, ou um ataque de caças bombardeiros, acaba com a nossa Brigada Paraquedista e 60% dos fuzeiros navais – duas das nossas melhores forças – em menos de 1 hora.
Sem falar na nossa Marinha, que afunda sem sair do cais.
É um absurdo ninguém tentar mudar isso.
E a mudança tem que ser política.
Pois se depender dos Generais e Almirantes, ficam o resto da vida lá.
Sair do quartel as 17hs e pegar uma praia em Copacabana é bom demais…
Exatamente. O Rio de Janeiro é um alvo estratégico devido a presença de tantas instalações militaries, e por conseguinte com uma alta concentração de tropas.
Além de tudo que foi citado, tem a concentração energética, tanto nuclear, como do petróleo.
Penso que no Rio deveria ficar apenas as unidades da Marinha e as do EB e FAB deveriam serem todas mudadas para outras cidades próximas, ficando apenas unidades de defesa anti-aérea para defesa das unidades de geração e distribuição de energia, como também do porto e das unidades da MB.
As forças armadas precisam deixar o Rio e não vir mais organização militar pra cá. Sou carioca, nunca vi uma cidade com tanto quartel em locais centrais. As forças armadas deveriam sair da cidade do Rio e usar os terrenos para moradias populares.
Como diz Jorge ben. Moro num país tropical. Então treinar os futuros sargentos na região Sul, nem pensar. Cidade de Goiânia é o melhor local e não falta espaço e tem vários rios .
Pq aqui no Sul não? Qual seria o problema?
Clima
Se for por isso, entao aqui é o melhor lugar!
Aqui tem praticamente todos os climas, ou tu acha que o militar so vai estar no calor?
O que tem o clima? Aqui em Santa Maria faz 38…40 graus no verão e 0…-1….-2 graus no inverno. Melhor para treinar a tropa não existe.
Como eu morei na Amazônia e sou natural de Santa e bela Catarina. Te digo. Tãs equivocado. O calor nos trópicos é Sul Real para um sulista. Quem dirá para um sargento totalmente adaptado ao clima do RS.
Cara, tenho conhecidos que moraram na amazônia e outros que são de lá e moram aqui no RS agora. Todos dizem que o RS no verão não perde para o norte em matéria de calor. E se é difícil para um sulista se adaptar ao calor do norte, o inverso tb é verdadeiro em relação ao frio daqui. Então, essa história de clima não é impeditivo de nada. Se assim fosse, ninguém era transferido do sul e sudeste do Brasil para a região norte. E, só pra complementar, não é Sul Real….é surreal.
Se tu pegar a temperatura máxima no verão e a mínima no inverno, faz mais de 40 graus de diferenca.
Só pra ti ter uma noção do que falo, aqui em Bagé, ano passado, foi registrado 40 graus no verão (e nessa epoca do ano, fica acima dos 30 graus sempre) e -3,4 no inverno.
O Brasil é muito grande e diversificado. Não faz sentido fazer o treinamento num estado tão pequenininho como o Rio Grande do Sul
Cara….pequenininho? Se tu comparar com Amazonas, Pará, Mato Grosso, tudo bem….mas, não é pequenininho, não. Mas, deixa o tamanho pra lá….o que isso tem a ver? O que o tamanho do estado tem a ver com o treinamento? Todos já entenderam tua opinião, que tu não acha o RS uma boa opção. Ok, sem problema. Mas, não precisa fazer malabarismos e inventar motivos estapafúrdios para justificar tua opinião.
Ahaha, aqui e frio, pequeno e qual a próxima desculpa? Nome do estado começa com R? Nao tem o T de Ted?
Hahahaha
Tchê, aqui no Sul faz mais frio sim, mas também faz muito calor, muito mesmo.
De Santa Maria para cima o RS tem predominância do calor na maior parte do ano, com temperaturas entre 35 e 42 graus durante os 3 meses de verão. Mas penso que a ESA deve ficar onde é hoje e outras unidades, sim, devem ser mudadas p as regiões menos habitadas, principalmente as do Rio.
Faz sentido. O RJ reúne praticamente todas as unidades de ensino do EB.
AMAN, ECEME, IME, EsEFEX e EsAO.
A AMAN se localiza em Resende-RJ.
A EsA é uma escola de formação de Sgt combatentes, por isso o local necessita de características peculiares.
O IME, diferente das demais, está vocacionado para a formação de Engenheiros, que podem ser civis ou militares.
A EsEFEX é uma de Especialização, mediante seleção interna, para Of e Sgt.
EsAO é um Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.
ECEME de Altos Estudos, para Oficiais, mediante concurso interno.
Ou seja, não tem como fazer esse tipo de relação que você fez.
O ESTADO do RJ reúne quase todas as escolas militares e unidades escolas do EB. Só não tem relação na tua cabeça. A ESA é uma das escolas militares sediadas na área do CML.
http://www.cml.eb.mil.br/fique-por-dentro/37-escolas-militares.html
Para de passar vergonha cidadão! O que vc sabe sobre isso? Conhece a ESA? Sabe o tamanho do seu efetivo? Quantos alunos forma por ano? Necessidade de instrutores e monitores? Vai dar pitaco em blog de culinária!
Vai você!
Aprenda a debater um assunto de forma civilizada e sem ataques pessoais, seu mal-educado. Não estou defendendo nada. Apenas fiz um registro que todas as escolas do EB estão sediadas no RJ. O EB manda a ESA para onde ele quiser. Eu preciso desenhar para você entender?
Então, não ESTÃO todas no RJ…..ESTARIAM todas no RJ se a ESA fosse para lá.
Você não leu este meu comentário. Ato falho no outro comentário.
“O ESTADO do RJ reúne quase todas as escolas militares e unidades escolas do EB…. A ESA é uma das escolas militares sediadas na área do CML.”
Ok.
Chega de inchar o Rio com instituições militares
Transferir para o sul não é concentrar tropa. ESA é uma unidade escola, não unidade operacional. Ademais, se é pra não concentrar tropa, porque transferir para o Rio?
discordo totalmente,
Desde a fundação do país ainda estamos em processo de interiorização, quase toda a demografia do Brasil esta próxima ao litoral e militarmente as FFAA estão concentradas entre Rio de Janeiro e o sul do Brasil, é só ver que historicamente os oficias das FFAA são maioria carioca ou gaúcho. Não existe prioridade nenhuma em mudar a ESA no momento, a mudança da brigada pqdt para o planalto é muito mais importante e até o momento nada foi feito, se for mudar a ESA o interior do centro-oeste ou do nordeste é muito mais produtivo pro desenvolvimento nacional e muito mais estratégico para balancear o efetivo militar pelo Brasil.
Concordo totalmente com você. Temos tantos outros problemas de maior vulto, que a última coisa que precisamos nos preocupar é onde vai ficar a ESA. A brigada paraquedista estar até hoje localizada no rio de janeiro é absolutamente inadmissível com um país das dimensões em que vivemos.
Com todo o respeito a opinião do leitor, mas acho que o Brasil e muito mais que o RJ (pelo que vi nos outros comentários, não é só eu que penso isso).
Existem mais de 20 Estados e mais de 5000 cidades no país, nao acredito que nenhuma outra sirva pra receber a escola.
Santa Maria, aqui no RS, tem o segundo maior efetivo de militares, mas isso nao quer dizer que seja o melhor lugar.
Outro detalhe, segundo eu vi nos jornais daqui, o investimento vai ser em torno de 1 Bi. Em tempos de tamanha crise que estamos, é realmente necessário esse gasto mesmo???
Tb acho desnecessária a mudança. MG está bem localizado no país. Não dá pra ser ao norte ou sul pois fica longe do resto, SP e RJ já tem várias outras.
Tudo tem que levar em consideração, não apenas a localidade, mas infraestrutura por exemplo. Santa Maria tem uma otima localização, fica bem no meio do RS, so que ja tem um grande efetivo e acho que não tem justificativa pra mudar ou levar para o RJ. Como a maioria ja falou, as forcas armadas precisam descentralizar do RJ.
Mas precisamos descentralizar também o Rio Grande do Sul. Passou da hora. Acho que a hora finalmente chegou.
E o que está centralizado aqui?
Mas qual o intuito de para mudar a ESA? Eu conheci a escola, algumas instalações são antigas mas ao meu ver possuem uma infraestrutura muito boa, tem um ótimo campo de instrução, esta bem localizada, no sul de Minas Gerais, . Não vejo motivo nenhum para esse gasto visto a montanha de prioridades que nosso EB tem. Com relação ao RJ e RS concordo com os amigos foristas que já possuem muitos quarteis e escolas militares. Nossas forças precisam ser mais centralizadas e não acumuladas no sul e no litoral, visto também a escassez de tropas e meios militares no centro, norte e nordeste do pais.
Vai virar um museu sobre o ET de Varginha?
O Rio de Janeiro é um vasto e apetitoso cardápio para qualquer task force estrangeira mais robusta, a concentração de centros de comando e controle, de unidades logísticas e combatentes, princípio da manobra, bem como a maravilhosa geografia acidentada proporcionariam o teatro de operações perfeito para utilização, no princípio da massa,de interdição aérea por um NAe e sua escolta bem estruturada que com dois ou três vasos da classe WASP disporiam de excelente litoral para operações precursoras e de cabeça de ponte. Imposto o bloqueio naval à boca da Guanabara, destruindo a infraestrutura rodoviária intrincada da cidade, perderiamos, nas primeiras horas, capacidade mobilizadora e articuladora de meios, eminentemente de defesa antiaérea de ponto, mas também de tropas motorizadas, uma vez que duas ou três avenidas e uma ponte constituem-se as principais artérias metropolitanas no acidentado Rio de Janeiro. Sujeito tal quadro hipotético às benfazejas críticas e para reflexão dos nobres colegas.
Mudança de local? A EsSA deveria ser extinta, essa atual situação falida do exército é pelo alto número de concursados, todos os sargentos das forças deveriam ser temporários. Contratos de 5 a 5 anos com renovação ou não.
Deveria ter (e isso mexe com muita gnt e muitos interesses) uma melhor forma de ingresso, com concurso interno para promoção, interstício menor e sem estabilidade (não necessariamente com 10 anos ser mandado pra casa).
Um sistema tal qual o americano (linha de produção – turmas menores se formando a cada 1/2 semanas) seriam uma boa saída. Cursos menores voltados para a atividade-fim e uma pontuação para quem entrasse com curso superior (não a validação de um curso de tecnólogo). Isso é uma mudança de paradigma.
Só que isso mexe com lei. Lei é Congresso. Não dá pra esperar algo de bom de lá.
Tá, mas e tu forma esses sargentos temporários onde?
Flanker você sabe como funciona a formação dos sargentos combatentes? 6 meses em uma unidade operacional de algum comando militar e depois na EsSA. Simplesmente a formação se manteria nessa unidade escolhida pelo comando militar.
Aí todas as Unidades tb seriam Unidades de Formação?
Eu acho que a ESA não deve mudar de local. As forças armadas precisam urgentemente de reformas de redução de gasto com folha de pagamento. Essa é a única reforma necessária. Tanto as FA, quanto outros setores da administração pública brasileira precisam urgentemente de reformas para conter a crise fiscal gigantesca.
O BR nos próximos 10 anos passará per uma forte crise fiscal, grande empobrecimento social, aumento do distancianciamento de classes.
Percebo que muitas pessoas ainda não entenderam o que esta acontecendo. Vocês estão discutindo sede da ESA, enquanto deveriam discutir a parte mais importante de uma organização: a parte humana entrelaçada com a economia fiscal.
Aqui em SC temos um governador bombeiro MILITAR aposentado com 48 anos e soldo de 28 mil reais, somados a aposentadoria de governador de 31 mil reais até a morte. Sexta-feira ele foi afastado em um processo de impedimento ligado a um esquema gigantesco de corrupção.
Um governador que grava vídeos tocando violão no Instagram e vivendo em um Palácio na beira-mar norte em Florianópolis, local que ele disse em campanha que seria transformado em MUSEU. Na outra ponta, temos pessoas fazendo filas para receber 200 reais, pai e mãe de família desesperados que perderam os empregos.
Se eu entendi bem, ele propõe tirar duas Brigadas do RJ para acomodar a ESA na estrutura existente, que ficaria próximo do que já existe na cadeia de ensino.
.
O que eu não entendi foi o pessoal falando que estão concentrando força demais no RJ nessa ideia aí, rsrs…
.
Aquilo lá viraria uma grande “universidade” do EB. Não acho a ideia ruim, não. Mas também não pensei muito a respeito.
.
A FAB poderia negociar com o EB o Campo dos Afonsos, já que os KC-390 vão pra outro local.
.
Aliás, alguém já sabe qual vai ser o destino do Campo dos Afonsos???
Pelo que ouvi vai virar uma base de “veteranos” (não sei o que quer dizer) e já sedia a UNIFA – EAO e ECEMAR, além do CDA e MUSAL (tem outras unidades ali)
Sinceramente eu entendo que a FAB tem um apego emocional com os Afonsos, talvez tenha aqueles problemas de termo de doação (para ser usado como campo de aviação)… acho difícil tirar as escolas da FAB de lá.
Acredito que esse movimento de instituições de ensino deveria ser capitaneado pelo MD (se o emprego é conjunto, seria muito bom que as escolas interagissem mais e melhor de forma a atingir num médio prazo uma melhor interoperabilidade). As forças deveria levar seus pleitos e o MD assessorar o processo para o pensamento conjunto. Nisso vamos descobrir que não basta uma mudança da ESA, talvez tenhamos que mudar mais coisas (ex: as 3 escolas de estado maior deveriam ficar mais próximas, e talvez o ITA e o IME tb).
Se fossem montar uma escola comum, para a formação básica da aviação de asas rotativas, o Campo dos Afonsos ficaria muito fora de mão para ser uma opção viável? Os paraquedistas saindo dali geraria mais um espaço a mais…
.
Sobre integrar com outras instituições e etc, eu só vejo amplo espaço para estrutura física de grande porte, lá pros lados de Brasília/GO. Mas como disse anteriormente, eu não pensei muito nesse assunto…
.
Do lado do CIGE tem um bom espaço, mas não sei se o terreno é da força.
Bardini, a VM não comporta uma estrutura enorme como a ESA. Não ha mais espaço para crescer, não tem um campo de instrução decente. Teria que disputar o gericino a tapa com as outras OMs que o utilizam. A ESA tem que estar localizada em uma cidade média, com campo de instrucao anexado a ela, com uma estrutura moderna para que possa dar as melhores condições tanto para os alunos quanto para os instrutores.
Tu, que conhece bem aquilo ali e outras estruturas, o que faria?
Eu começaria deixando a ESA onde esta. Formando Sgts Combatentes apenas, como sempre foi. A formação do sgt de logistica sim poderia ir pra SM. Mas acho que a idéia do EB é unificar a formação então vai ter que enfiar a mão no bolso e gastar um bom dinheiro com essa nova escola. A questão do Rio de Janeiro é que não há espaço para absorver uma escola com o tamanho necessário. A VM esta cercada pela cidade do Rio convive com sérios problemas de segurança nos seus arredores não tem campo de instrução com o tamanho necessario, se não me engano ja nao se pode nem mais realizar tiro de artilharia no gericino. A Brigada indo embora ( conversa que escuto a década) só vai deixar estruturas antigas que não tem como abrigar uma escola nova e moderna como quer o EB. Acho que só temos SM ou PG como locais ideais para a nova escola. Eu ficaria com SM, até pra ver se os novos Sgts chegam com um pouco do brio dos baguals rsrsrs.
Bardini
Vc acha que não há extrema concentração de intuições e organizações militares no Rio?
Tá bom então.
Que tal trazermos o Cigs pro Rio, as Bases Aéreas de Anápolis, com os Gripen, de Santa Maria, Canoas e Manaus, que tal levar as Bases Navais de Aratu, Vao-de-Cães, Rio Grande pro Rio, ja que lá não deve ter nenhuma. Vamos levar os Leopard pra Ilha do Governador.
Já que no Rio não tem concentração de tropas.
É nítido quando a pessoa não sabe interpretar…
.
O RJ, na ideia do cara, perderia duas Brigadas para outras regiões do Brasil e entraria a ESA naquela estrutura. Onde é que isso aumentaria a concetração de forças no RJ?
Para que a mudança? Não dá pra entender, o local é equidistante das três principais capitais do país, é perfeito. O campo de treinamento é um parque de diversões para o fim. Agora ir para a Região do Rio de Janeiro… Não da nem pra pensar nisso.
Recife, temos uma área gigante no centro de instrução.
No Rio só vai dar maloqueiro
Curioso você dizer isso, uma vez que a taxa de homicídio de Pernambuco é maior que a do Rio.
Estados com fronteira a Paises,não devem ter fabricas ou locais de ensino,
das forças armadas,devem ter sim,quarteis e bases especielizadas.
Grandes cidades no mundo inteiro tem varios problemas urbanos.
Locais em altitude,mais frios,são propicios ao esporte,estudos e trabalho.
Nesta decada não devemos mudar nada.
Transfere pro Vale do Paraíba, onde já existem unidades em Caçapava, Pindamonhangaba, Lorena e Taubaté do Exército. E o EEAR em Guaratinguetá e CTA em SJC. Tem muito espaço, localização estratégica e poderia economizar em estrutura usando estes vários locais já existentes.
Amigos gostaria de saber a opinião dos leitores sobre a possibilidade de uma OM destinada a ESA na Amazônia?
Santa Maria fica no centro geográfico do RS. É uma cidade de porte médio (+/- 300.000 habitantes). É um entroncamento rodoviário do estado. É o maior entroncamento ferroviário do estado. Possui a Ala 4 da FAB e o aeroporto civil ao lado. Possui a UFSM com vários cursos e departamentos que trabalham em conjunto com EB e FAB. É sede da 6ª Bda Inf Bld e da 3ª Divisão de Exército. Possui inúmeras Unidades do EB e possui o segundo maior contingente militar do Brasil. Só na avenida do Exército (fora várias outras unidades espalhadas em outros bairros da cidade), temos o 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, 6ª Bateria de AAAé, 1º RCC, Centro de Instrução de Blindados, 4º BLog, 29º BIB e, no final dela, o CA-Sul e o CISM – nesse Campo de Instrução há um espaço gigantesco para instalar o que quiser lá. Possui uma indústria de construção civil muito atuante e ativa (oferta de moradia não falta). Possui uma enorme rede de serviços médicos e de saúde pública e privada (é uma das maiores referências em saúde do estado), além de um Hospital de Guarnição do EB. Enfim, estrutura para receber a ESA não falta. Na semana passada, a comitiva do EB e outros responsáveis pelo levantamento e escolha do local, passaram vários dias aqui na cidade. Agora, aguardemos a decisão final.
Por tudo isso que o Sr. Disse . Não deve ser neste local.
Por que? Então vc acha que tem que colocar em um local sem infraestrutura? Sem acesso facilitado? Sem uma Unidade da FAB na mesma cidade? Juro que eu não entendo raciocínios assim…..
E ainda tem Saicã (CIBSB) ali perto para treinar em campo com a Encouraçada… oportunidade inestimável.
Exato.
Boa tarde, gostaria de agradecer a gentileza do Site Forças terrestres em publicar meu texto, e aos leitores que dispuseram a comentá-lo. Obrigado.
Gostaria de dizer, que acho inoportuna a mudança da referida unidade no momento atual; mas, parece que o comando do Exercito, já tomou a decisão. E sobre essa decisão, é que elaborei essa sugestão.Sugestão que procura pautar pela racionalidade e eficiência.
O aspecto econômico; a infra estrutura está pronta, não necessitando de grandes obras nas instalações. Falam em até um bilhão na construção de uma nova unidade.
A concentração de tropas: A saída da 9 ª brigada da cidade do Rio de Janeiro e interior corresponderia em uma diminuição substancial de tropas. Visto que, as incorporações da E.S.A são de pouco mais de mil (1000) alunos por turma ao ano.
Campos de instrução: Algumas das melhores tropas do Exército, treinam em campos de instrução do Rio. Ex: Camboatá; Gericinó ; Forte Imbuhy; etc…
.
Bom, para terminar, é claro que eu gostaria que nosso Exército tivesse um Fort Irwin para o treinamento de nossas tropas, principalmente os sargentos, pois como bem diz a frase no pavilhão de comando da E.S.A.” SARGENTO: Elo fundamental entre o Comando e a Tropa”
O projeto do EB prevê centralizar as duas etapas da formação de sargento, que hoje possui o curso básico realizado em 13 Unidades espalhadas pelo país e o curso de qualificação, que é realizado em Três Corações, atualmente. Com essa centralização, o efetivo passaria a ser de 1400 alunos. Hoje, a ESA conta com 1 Campo de Instrução contíguo, com 4,6 km quadrados e outro, distante 20 km, com aproximadamente 25 km quadrados. Em Santa Maria/RS, o CISM possui possui uma área de 65 km quadrados, sendo 50 km quadrados disponíveis para treinamento militar e os outros 15 km quadrados são de mata nativa preservada. E, aproximadamente 160 km distante de Santa Maria, existe o Campo de Instrução Barão de São Borja – mais conhecido com Saicã – que possui mais de 500 km quadrados.
Manda para Manaus ou Belém, assim o cabra já se aclimata e cumpre os primeiros anos por lá.
A minha opinião é que a ESA N Ã O precisa sair da cidade de Três Corações (MG).
Mas cabeças melhores acharam o contrário.
Por quê RJ? Ja deixou de ser polo estratégico ha muito tempo, além de tampouco ser a capital. Tirando a MB, nao vejo o porquê centralizar o poder militar aí.
Péssimo! A ESA deve permanecer onde se encontra pois já há tradição de décadas naquele local, posição central no território, além de contar de 2 campos de instrução sendo o principal à distância de marcha à pé. Também está próxima das principais unidades do Exército. O sul tem clima adverso no inverno que aumentará custos com energia e ainda vai contaminar o Exército com mais do ridículo “gauchismo” que tanto atrapalha a Cavalaria e os Blindados. Proposta estapafúrdia! Na congestioada vila seria ainda pior! Agora….pode ter algum general querendo com essas mudanças agradar alguma …corrente política pra faturar mais uma estrela…
Hoje, existem dois Campos de Instrução à disposição da ESA: 1 com menos de 5 km quadrados e outro com 25 km quadrados. Em Santa Maria, existe o CISM, com 50 km quadrados e na região, o CIBSB, com mais de 500 km quadrados.
“….e ainda vai contaminar o Exército com mais do ridículo “gauchismo” que tanto atrapalha a Cavalaria e os Blindados…..” Quanto à isso, só posso lamentar pela sua pequeneza de espírito….pena, só isso posso sentir….apenas um coitado.
Quer dar pitaco sobre uma instituição nacional ao passo que critica um regionalismo, justamente um dos componentes de qqr nação. Que baita mentalidade, de cabeça pra baixo…
Não tem que levar nada pro RJ, tem sim é que tirar de lá.
Pelo que o EB divulgou desse projeto, as opções de cidades são apenas três: Ponta Grossa, Santa Maria e Recife. Então, particularmente penso que não adianta nem discutir outras cidades alem dessas três. Mas, minha opinião apenas.
Além*
Eh que nossos estrategistas não entendem nada de nada e ai começaram a concentrar tudo. Bom para o inimigo que ao atacar concentrar tudo em u ponto só e resolve tudo!
Rio de Janeiro?
Cidade extremamente perigosa, com uma Vila Militar no meio de um buraco que ninguém quer servir lá.