IDV 1

A IDEX 2021 (International Defence Exhibition & Conference), maior feira de defesa do Oriente Médio, que acontece entre 21 e 25 de fevereiro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, reúne os principais fabricantes do setor no mundo, entre eles a Iveco Defence Vehicles. A marca apresenta para os clientes e visitantes seus novos desenvolvimentos, como o MTV – Medium Tactical Vehicle e o SUPERAV Land 8X8, além dos mais recentes sucessos comerciais.

MTV – Medium Tactical Vehicle

A Iveco Defence Vehicles se beneficia da experiência consolidada no segmento de defesa com o LMV (Light Multirole Vehicle), adotado por 14 países, e o MPV (Medium Protected Vehicle), em serviço na Itália e no Líbano.

Os veículos já foram amplamente implantados em operações de combate, onde um grande número de soldados foram salvos durante ataques, com minas terrestres e dispositivos explosivos improvisados (IEDs), por exemplo, cumprindo um dos objetivos principais exigidos pelos requisitos de proteção.

Agora, o portfólio tem um veículo totalmente novo, o MTV, apresentado na IDEX pela primeira vez. Os veículos multitarefas da Iveco Defence Vehicles contam com modelos entre 7 e 19 toneladas de PBT: MUV (Multirole Utility Vehicle), LMV 1 e LMV 2, MPV e agora o MTV, com PBT de 12 toneladas, que preenche uma gama muito solicitada pelo mercado.

O MTV é uma plataforma de veículos modular e versátil, base comum para todas as suas variantes. Este veículo de alto desempenho se adapta com eficiência a uma variedade de usuários: Exército, Fuzileiros Navais, Marinha, Força Aérea, unidades de operações especiais e polícias militares.

Os elementos comuns às diferentes variantes são o motor diesel de 6 cilindros de 6,7 litros, capaz de atingir 207 kW de potência e 1000 Nm de torque, transmissão automática e tração 4×4 permanente com três diferenciais blocantes.

A proteção é uma característica fundamental do veículo, e a marca fez uso de seus profundos conhecimentos adquiridos com as plataformas LMV e MPV. Variantes do MTV, cabine curta e longa, são fabricadas com aço balístico e se beneficiam de um material adicional, que aumenta os níveis de proteção balística e de resistência à explosão de minas.

Em termos de transporte de militares, as versões Soft-Top e Hard-Top podem acomodar uma equipe de 2 + 2. A pick-up pode acomodar uma tripulação de duas pessoas. A versão ‘ambulância’ pode acomodar uma tripulação de 2 + 2 pessoas deitadas ou 2 + 4 pessoas sentadas. Para outras utilizações, como para polícias militares, o veículo pode acomodar uma tripulação de 2 + 6 pessoas.

Além disso, a MTV se beneficia de modernos sistemas digitais, com CANBUS J1939, pronto para sistemas C4I, em combinação com EMI / EMC de acordo com os padrões MIL-STD 461 e AECTP 500.

A plataforma MTV foi selecionada pelo Ministério da Defesa holandês para o projeto que prevê a aquisição de veículos de PBT de 12 toneladas, sendo 120 unidades equipadas com uma estação de arma controlada remotamente. Este projeto foi a maior venda na Europa para veículos multitarefas nos últimos 10 anos, tanto em termos de orçamento como em número de veículos.

Em 28 de novembro de 2019, a Iveco Defence Vehicles assinou o contrato com o Ministério da Defesa holandês para fornecer inicialmente 918 unidades do MTV. Em dezembro de 2020, um lote adicional de 267 veículos foi encomendado pelo Ministério da Defesa holandês aumentando a frota para um total de 1185 unidades.

SUPERAV Land 8X8

A Iveco Defence Vehicles tem uma longa tradição de excelência no desenvolvimento de veículos do tipo plataformas blindadas que datam da década de 1930, quando a fábrica foi implantada em Bolzano, norte da Itália. Desde então, a empresa desenvolveu modelos 4×4 blindados para o Exército Italiano, mas a experiência mais significativa vem do desenvolvimento do veículo blindado Centauro 8×8 e seu sucessor, o Centauro 2.

O novo veículo blindado SUPERAV Land 8×8 representa uma nova era para a evolução desse segmento na empresa. A inspiração veio do SUPERAV 8×8, veículo blindado anfíbio, protagonista do programa ACV 1.1 do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, projeto que conta com a parceria da BAE Systems com a Iveco Defence Vehicles.

O modelo foi desenvolvido de forma independente pela Iveco Defence Vehicles, começando do projeto SUPERAV 8×8, com a finalidade de fornecer um veículo modular para operação terrestre com maior nível de proteção e capacidade de sobrevivência, com destaque para o sistema de alto nível de confiabilidade, exaustivamente avaliado durante milhares de horas de desempenho exigente e testes de capacidades.

Equipado com um motor multifuel de 6 cilindros de nova geração, com 700 cavalos de potência e torque de 3.000 Nm, com uma transmissão automática de sete velocidades acoplada a retardador, o SUPERAV Land 8X8 oferece excelente desempenho em termos de velocidade e aceleração, com a melhor mobilidade da classe em todos os tipos de terrenos.

O veículo pode acomodar até oito militares transportados, enquanto as posições para a guarnição acomodam três militares. Graças a uma combinação ideal de potência, proteção e payload, o modelo garante maior capacidade de sobrevivência contra ameaças como minas terrestres e IEDs. O teto modular reforçado é projetado para maximizar a compatibilidade com diferentes sistemas de armas não tripuladas, permitindo proteção para a equipe e garantindo maiores volumes internos e excelente ergonomia.

O SUPERAV Land 8X8 é projetado para receber componentes como torres de armas, rádios, sistema de gerenciamento elétrico e sistemas de Comando e Controle.

O veículo é extremamente adaptável para ser implantado como APC – transporte de pessoal, CP – posto de comando, IFV – veículo de combate de infantaria e ARV – veículo blindado de recuperação.

Iveco Defence Vehicles

Iveco Defence Vehicles é uma marca da CNH Industrial N.V., líder mundial em bens de capital listada na bolsa de valores de Nova York (NYSE: CNHI) e no Mercato Telematico Azionario gerenciado pela Borsa Italiana (MI: CNHI). A IVECO Defence Vehicles dedica-se a fornecer soluções automotivas e de proteção inovadoras para atender às necessidades de clientes militares em todo o mundo. A empresa fabrica veículos de logística especializados, protegidos e blindados em sua fábrica em Bolzano, no norte da Itália, além de comercializar toda a linha comercial da IVECO, adaptada conforme necessário para atender às demandas dos usuários militares. Como consequência, a IVECO Defence Vehicles possui uma linha completa de veículos para atender a uma variedade de aplicações em defesa.

CNH Industrial

A CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI/MI: CNHI) é líder global no setor de bens de capital com experiência industrial, uma vasta linha de produtos e uma presença mundial. Cada uma das marcas pertencentes à empresa representa uma grande força internacional no seu respectivo setor: Case IH, New Holland Agriculture e Steyr para tratores e máquinas agrícolas; Case e New Holland Construction para equipamentos de terraplanagem; IVECO para veículos comerciais; IVECO Bus e Heuliez Bus para ônibus e automóveis; IVECO Astra para veículos para pedreiras e construção; Magirus para veículos de combate a incêndios; IVECO Defence Vehicles para proteção e defesa civil; e FPT Industrial para motores e transmissões. Mais informações podem ser encontradas no site corporativo: www.cnhindustrial.com

DIVULGAÇÃO: CNH Industrial

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Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
3 anos atrás

E o Guarani hein?

Pedro Bó
Pedro Bó
Responder para  Yuri Dogkove
3 anos atrás

Como esse é um evento voltado aos países abastecidos pelos petrodólares, talvez o pessoal de Marketing da Iveco tenha achado que não compensava expor o Guarani, já que os potenciais clientes podem pagar um pouco mais caro em outros equipamentos.

Afonso
Afonso
Responder para  Pedro Bó
3 anos atrás

Cara, faz bastante sentido sua visão. Não tinha considerado essa hipótese mercadológica. haha

João Adaime
João Adaime
3 anos atrás

Um conglomerado como a CNH precisa sempre apresentar novidades em feiras especializadas, uma vez que a concorrência é feroz em busca da liderança, da sobrevivência e do aumento das vendas.
Quanto ao texto, é preciso dar um desconto, pois foi divulgado pelo fabricante.

Oráculo
Oráculo
3 anos atrás

Guarani 8 x 8 subiu no telhado de vez…

João Adaime
João Adaime
Responder para  Oráculo
3 anos atrás

Caro Oráculo
Não deveremos nos surpreender se a Iveco “desenvolver” aqui o SuperAV 8X8 com o nome de Super Guarani 8X8.
Abraço

MMerlin
MMerlin
Responder para  Oráculo
3 anos atrás

Para que a IVECO vai construir um veículo 8×8, em outra planta, para concorrer com seus produtos produzidos em seu país de origem?
O número de veículos comprados pelo EB teria que ser enorme para compensar.

João Adaime
João Adaime
Responder para  MMerlin
3 anos atrás

Prezado MMerlin
O projeto Guarani prevê, ou pelo menos previa, uma versão 8X8.
Abraço

Guarani.jpg
MMerlin
MMerlin
Responder para  João Adaime
3 anos atrás

Previa. Mas uma coisa é prever, e a outra é ter recursos suficientes para comprar uma quantidade suficiente que compense a fabricante a construí-lo aqui.
Veja o valor da multa que o EB teve de arcar com a mudança contratual com a redução no número de viaturas 6×6.

João Adaime
João Adaime
Responder para  MMerlin
3 anos atrás

A história não é bem assim.
A encomenda de 2.044 blindados foi feita sem nenhum planejamento. Depois do contrato assinado, descobriu-se que a demanda era de 1.580 viaturas.
Mas a Iveco já tinha investido numa linha de montagem para fabricar em média 114 veículos ao longo de 18 anos. A nova encomenda reduziu a produção a 79 entregas anuais.
Antes disso, cogitou-se em encomendar somente 1.200 blindados, sendo uns 60 por ano.
Com apenas 60 por ano, acertou-se que cada blindado custaria mais 173 mil reais, para compensar as despesas da Iveco. Depois, aumentando para 79 viaturas, cada uma teria um custo extra reduzido para 77 mil por blindado (desconheço os cálculos desta proporção).
Porém, na assinatura do novo contrato, o Exército “esqueceu” de reduzir o acréscimo adicional por carro de 173 mil para 77 mil. Isto deu um custo adicional total de 273 milhões de reais.
Posteriormente o TCU descobriu o furo e está julgando a participação de quatro militares responsáveis, três generais e um tenente-coronel, todos hoje na reserva.
Legalmente a Iveco não precisa devolver a diferença.
O principal envolvido culpou a pressão que sofriam por parte do governo da época para fecharem o contrato. Parece que está convencendo os conselheiros do TCU, que estão cogitando multá-los em valores que variam de 30 mil a 5 mil. Para um prejuízo de 273 milhões.

MMerlin
MMerlin
Responder para  João Adaime
3 anos atrás

O custo mais alto por viatura com readequação do projeto com certeza foi imbutida uma multa por não cumprimento do contrato. Isto é assim tanto no setor privado quanto público. A diferença é que foi fragmentado e agregado ao custo maior por viatura.

Referente ao processo no TCU, um erro absurdo. Mas mais absurdo ainda o valor da multa, que desconhecia.

Oráculo
Oráculo
Responder para  MMerlin
3 anos atrás

Olha, se o EB se comprometer a comprar pelo menos 200 desses 8×8 – não sei qual nossa necessidade real – aposto que a Iveco monta eles aqui.

Não fabricar, montar mesmo, em modelo CDK.
Como várias montadoras de automóveis fazem/fizeram.

Traz o bicho desmontado de lá e utiliza uma parte da fábrica deles aqui como linha de montagem. Nacionalizando algumas coisas, pra justificar politicamente o investimento.

Gera empregos, renda, o EB ganha um 8×8 e a Iveco ganha dinheiro e um cliente de peso. O famoso “ganha-ganha”.

Aliás nossos generais já poderiam dar uma de loucos e tentar fazer isso com o Centauro 2, que eles estão loucos pra comprar mas não sabem como nem quando. Vai que dá.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Oráculo
3 anos atrás

Oráculo
Tua ideia é boa. Até sugeriria algumas mudanças no modelo italiano, como novas lanternas traseiras, retrovisores maiores e uns cromados na torre. Claro que estes itens seriam fornecidos por empresas brasileiras. Daí chamaria de Guarani 8 X 8.
Brincadeira à parte, só vejo um probleminha nisso. Cada Centauro II custa meio carinho, 3,5 milhões de dólares cada, cerca de 19 milhões reais ao câmbio atual. Ou 4 bilhões de reais os 200 que você aventou.
A título de comparação, o Guarani 6 X 6, “pelado”, custa algo como 5 milhões de reais a unidade.
Aí vem aquela dúvida atroz. Investe este valor em blindados ou mantém as mordomias do Congresso nacional?

MMerlin
MMerlin
Responder para  Oráculo
3 anos atrás

Oráculo. Também gostaria de ver mais esta etapa sendo executada.
Principalmente por firmar e fomentar a fábrica da IVECO no país, cuidado das linhas de produção do LMV e dos veículos 6×6 e 8×8 (superav). Para isto ocorrer é necessário um definição de foco do EB. Se decidir desenvolver, ou até mesmo comprar, um futuro MBT, esqueça qualquer possibilidade.
Mas torço para que o foco tome a direção das viaturas sobre rodas.

Maurício Veiga
Maurício Veiga
Responder para  João Adaime
3 anos atrás

Essa versão 8×8 com torre/canhão possui peso/altura compatíveis com embarque no KC390?!?!

João Adaime
João Adaime
Responder para  Maurício Veiga
3 anos atrás

Caro Maurício
Se você está se referindo ao Guarani 8 X 8, ele só existe no autoCAD, ou se preferir, num desenho na prancheta. Portanto, sem nenhuma informação sobre ele, é impossível afirmar se sim ou não.
Já o Guarani 6 X 6 foi desenvolvido para ser transportado pelo KC-390.
Se você se refere ao Centauro II, ele pesa algo em torno de 30 toneladas, o que supera a capacidade do KC-390, que é de até 26 toneladas. Além do que supera também a altura do compartimento de carga.
Abraço

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
3 anos atrás

SuperAV deveria ser o IFV 8×8 do Brasil. Pronto falei.

rdx
rdx
3 anos atrás

“A versão ‘ambulância’ pode acomodar uma tripulação de 2 + 2 pessoas deitadas ou 2 + 4 pessoas sentadas. Para outras utilizações, como para polícias militares, o veículo pode acomodar uma tripulação de 2 + 6 pessoas.”

Agora talvez o fã clube da Iveco aceite que o LMV é um veículo inadequado para ações de policia, ambulância e missões que necessitem de transporte de carga. Venho dizendo isso há anos.