Estudo sobre espionagem dos EUA e Alemanha no Brasil e em mais de 120 países
As comunicações secretas de quase todas as nações do mundo são transmitidas através de equipamentos criptográficos – utilizados na cifragem e decifragem de mensagens – há mais de meio século.
Entre as décadas de 1950 e 1990, a empresa suíça Crypto AG era a maior fornecedora em nível mundial dessas máquinas, que guardavam diálogos confidenciais e informações sigilosas de mais de 120 países. Em fevereiro de 2020, o jornal Washington Post revelou que a companhia era controlada pela Central Intelligence Agency (CIA/EUA) e os aparelhos eram fraudados e manipulados para fins de espionagem contra os seus próprios clientes.
Interessado em investigar a parceria da agência americana com a empresa suíça e as interferências no Brasil, o professor do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST/UFF) Vitelio Brustolin, juntamente com os docentes Dennison de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Alcides Eduardo dos Reis Peron, da Universidade de São Paulo (USP), publicaram há pouco mais de dois meses na revista acadêmica Cambridge Review of International Affairs o artigo “Exploring the relationship between Crypto AG and the CIA in the use of rigged encryption machines for espionage in Brazil” (Explorando a relação entre a Crypto AG e a CIA no uso de máquinas de criptografia manipuladas para espionagem no Brasil).
Os documentos que o estudo apresenta relatam que, através do controle da empresa, a CIA e a BND possivelmente sabiam de todas as decisões que foram transmitidas via criptografia pelas autoridades brasileiras ao longo da segunda metade do século 20 – Vitelio Brustolin
Além da CIA, o artigo apresenta evidências históricas e documentais do controle da agência de inteligência alemã BND (Bundesnachrichtendienst) sob a Crypto AG. A empresa suíça passou a colaborar com essas agências de inteligência em 1958 e foi adquirida por elas em 1970.
A condução das atividades da CIA na empresa era compartilhada com outra agência estadunidense, a National Security Agency (NSA). Diante desse contexto, o professor Vitelio explica que é preciso reescrever décadas de história com base no que a CIA e o BND sabiam e nas ações e omissões de seus respectivos países em relação a esse golpe de espionagem.
“As agências controlavam a Crypto AG, sendo que a CIA se impõe sobre seus parceiros alemães. A inteligência norte-americana desenvolvia a tecnologia das máquinas de criptografia, sabotava os algoritmos para que se tornassem decifráveis e escolhia os alvos para vendas.
Assim, as mensagens secretas dos países, que deveriam ser criptografadas, eram ouvidas sem nenhum problema pelos estadunidenses e pelos alemães. Além disso, pelo menos quatro países estavam a par da natureza das operações ou receberam informações coletadas: Israel, Suécia, Suíça e Reino Unido”, relata o docente.
Ainda assim, apesar de todas as dúvidas e denúncias que pairavam sobre a Crypto AG, o Brasil continuou a adquirir os seus equipamentos. As últimas operações financeiras são bem recentes: registros do Portal da Transparência comprovam a compra de hardware, software e licenças da Crypto AG, entre 2014 e 2019 – Vitelio Brustolin
Para Vitelio, a capacidade de decifrar rapidamente a criptografia das mensagens enviadas pelos países que utilizavam os equipamentos foi uma enorme vantagem para os Estados Unidos e Alemanha. “Alguns exemplos internacionais foram marcantes, como a crise dos reféns na invasão da Embaixada dos EUA no Irã, em 1979, quando autoridades americanas puderam acompanhar conversas sigilosas entre diferentes governantes iranianos. A fraude nas máquinas também permitiu que os americanos fornecessem informações secretas do governo argentino aos britânicos durante a Guerra das Malvinas, em 1982, o que colaborou para a derrota da Argentina”.
O docente relata que os gestores estadunidenses vendiam máquinas adulteradas inclusive para países aliados, enquanto os parceiros alemães eram mais reticentes em relação a tais procedimentos. “Essas tensões acabaram por levar o BND a deixar a sociedade na empresa em 1993. A partir daí, a agência americana seguiu sozinha na condução oculta da Crypto AG, que se tornou ainda maior do que era, especialmente em 2004, quando adquiriu uma das suas principais concorrentes no negócio de equipamentos de criptografia. Em 2018, a CIA vendeu a empresa, que foi então desmembrada”.
A fraude da Crypto AG no Brasil
Durante a Guerra Fria, um período de tensão geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos e seus respectivos aliados, as relações entre Brasil e Estados Unidos foram marcadas por momentos de tensão e reaproximação. “Dentre os momentos de maior proximidade, destaca-se quase todo o período do governo militar, de 1964 até 1985. Durante esse interlúdio, a política externa brasileira foi incondicionalmente alinhada aos EUA. Essa proximidade não inibia, no entanto, que práticas de espionagem e vigilância marcassem a relação entre os dois países”, ressalta o professor da UFF.
O Brasil é geopoliticamente importante, possui riquezas naturais cobiçadas e um mercado consumidor considerável. É cliente da Crypto AG desde 1955, quando a Marinha e o Exército compraram os primeiros equipamentos. Em 1970, o país adquiriu mais máquinas. “Os documentos que o estudo apresenta relatam que, através do controle da empresa, a CIA e a BND possivelmente sabiam de todas as decisões que foram transmitidas via criptografia pelas autoridades brasileiras ao longo da segunda metade do século 20”, pontua Vitelio.
Depois da Guerra Fria, novas tecnologias informacionais ganharam espaço. A popularização do uso de smartphones, computadores pessoais e outras formas de comunicação centradas em processamento de dados transformou a internet e a coleta massiva de informações em novos instrumentos para a interceptação e produção de estratégias de inteligência através de espionagem.
De acordo com o docente, o contínuo desenvolvimento dessas tecnologias se tornou mundialmente conhecido através das revelações do ex-contratado da NSA, Edward Snowden. “Ele denunciou que não apenas empresas estariam interessadas na coleta desses dados, mas também Estados. Snowden contou que os EUA teriam atualizado sua forma de coletar e interceptar dados, utilizando sofisticados sistemas com o apoio de empresas privadas. Ou seja, um arranjo semelhante ao que a NSA vinha conduzindo com a Crypto AG, desde 1950”.
Em diversos momentos, a empresa suíça foi denunciada, a exemplo de quando um de seus executivos foi sequestrado no Irã, em 1992, e confessou o esquema, ou quando reportagens passaram a revelar a fraude a partir de 1995. “Ainda assim, apesar de todas as dúvidas e denúncias que pairavam sobre a Crypto AG, o Brasil continuou a adquirir os seus equipamentos. As últimas operações financeiras são bem recentes: registros do Portal da Transparência comprovam a compra de hardware, software e licenças da Crypto AG, entre 2014 e 2019”, aponta Vitelio.
Para o professor, é estarrecedor que o país tenha continuado a adquirir equipamentos desta empresa, pois somente a suspeita de adulteração das máquinas já deveria ser suficiente para que parassem de ser utilizadas, já que se trata de algo delicado e relevante: a comunicação confidencial e estratégica de uma nação. “Por conta disso, é inviável confiar nos sistemas de comunicação encriptada que o Brasil obteve recentemente, já que fabricantes e especialistas garantem ser impossível retirar todas as adulterações já instaladas nas máquinas”, finaliza.
- Link do artigo aqui.
FONTE: www.uff.br
Nada de novo. Americanos, chineses, russos, europeus… todos espionam todos. Ingênuo é que não faz o mesmo e se choca com esse tipo de coisa.
Ou seja, Brasil é ingênuo! kkkkk
Nada de novo. . . Ainda tem uns patriotas que prestam continência para bandeira desse país, permite que um militar brasileiro seja subordinado sob comando estadunidense, e defende um alinhamento incondicional com os EUA numa verdadeira parceria CARACU. Interessante que tal alinhamento sempre se da de forma intensa quando os patriotas militares estão no poder! Pelo visto nossos patriotas de uniformes sempre foram o melhor para os EUA.
O problema é que o Brasil e espionado pelos EUA e Alemanha, mas não tem capacidade de espionar ninguém.
Espiona movimento social, fiscal da receita que investiga corrupção e faz relatório pra salvar filho de presidente envolvido com peculato!
O problema não e esse, o problema e saber que e espionado é não fazer nada para se proteger. Nem sequer nos preocupamos em parar de comprar máquinas sabidamente grampeadas.
Essa internet que nós estamos escrevendo já é um ponto de uma rede administrada pela ICANN, sediada em… EUA, onde não por acaso, estão as demais (Google, Apple e todas as que são habituais em nossos meios de comunicação) colhendo nossos dados nos milissegundos. O Putin recentemente manifestou-se avisando em bloquear a internet na Rússia e criar uma intranet. Será um caminho?
Recentemente vimos o início dos testes do link BR-2, cujo objetivo é utilizar-se de conexões entre todos os vetores militares ( terra, mar e ar ) devidamente criptografado, mas a conexão é através de satélite, onde atualmente, “parte” da banda é dedicada e ainda não administrado todos os componentes do “engenho satélite” por nós.
Será que os pombos-correios oferecem (ainda) alguma segurança?
Como anda a nossa brigada cibernética?
E agora o Brasil vai cair fácil nas mãos da China, abriram as pernas para HUAWEI entrar no esquema 5G
Cair fácil nas mãos do chineses??? Nós já estamos nas mãos do MUNDO há muito temos. Só não nos espiona quem consegue ser ainda mais incompetente que a gente ou não tem interesse. Não tem pra onde correr. É ser espionado pela China, pelos EUA ou pelos dois, que é o que vai acontecer de um jeito ou de outro.
Pelo menos contra a China e a HUAWEI ninguém tem prova. Ninguém provou que a HUAWEI nos espiona. Já os americanos… essa sua xenofobia é gritante.
Você é ingênuo, ou se faz de idiot@.HUAWEI é controlada pelo PCC, pois não existe empresa privada na China.
Putz, então vamos estatizar tudo aqui, que sabe não teremos uma gigante do comércio eletrônico como a Alibaba.
Todas as tecnologias incorporadas no iphone foram desenvolvidas por instituições públicas. A Apple, que tem os méritos de conceber um produto revolucionário, jamais teria decolado sem financiamento público.
Estado mínimo para o povo , Estado máximo para os empresários… Nenhum país liberal de primeiro mundo chegou onde chegou sem a decisiva e intensa participação do dinheiro público! Isso é fato comprovado pela História!!!
E tem várias empresas privadas nos EUA e europa, todas sob-controle do governo americano. Qual a diferênça?
No momento, a única diferênça e que quem fala em interferência em assuntos nacionais, em sanções e nós limita a anos, tem sido EUA e Europa.
Pura verdade. Como também é verdade que os americanos, franceses, Israelenses e Russos fazem com seus aparelhos, normal, negar isso que e anormal.
“Não existem países amigos, existem interesses em comum”, interação humana é interesses.
Pelo menos os celulares e a rede 5G são os melhores do Mundo.
Não ganhamos nada com essas máquinas da reportagem.
Houve uma empresa que vendeu servidores com malware inserido pela NSA no processador na linguagem Assembly: Cisco (EUA).
Coisa linda de se ver…
Para cada dedo acusador para Huawei há o intencional esquecimento da Cisco, flagrada…
O Brasil não é um país para iniciantes…
Primeiro Comando da Capital?
Brincadeira, é o Partido Comunista Chinês.
A China é controlada pelo PCC! Quer maior prova de espionagem que esta?
Amigo, se os Russos, Chineses, Americanos queren nós espionar, eles não precisam de uma internet especifica deles para isso. De uma forma ou de outra eles conseguem. Ate porquê, os Chineses não querem saber o que eu ou você fala, o interessa deles e no quê o presidente fala, o general e o diplomata. EUA, Russia e China, se espionam a anos, você acha que se quiserem não nos espionam com ou sem o 5G. Só não acho justo, ter que pagar mais caro para tirar uma concorrente do pareo que aliás, já fornece tudo de telecomunicações há 20 anos para o Brasil, só por pressão dos EUA.
“Chineses não querem saber o que eu ou você fala”, engano seu. Dados são o petróleo do século XXI. Quanto mais dados uma empresa/Estado tiver, melhor suas learning machines, seus sistemas de engenharia social, etc, funcionarão. E isso inclui todo o tipo de dado, suas conversas, o pornografia que vc acessa, tudo!
Trabalho há 9 anos na área de telecomunicações e equipamentos chineses já fazem parte da rede das grandes operadoras desde de essa época. Mas claro que agora tem o “zap” das tias, tios e todo mundo que pode espalhar esse tipo de coisa como se fosse novidade.
Desta vez não houve participação chinesa, nem russa.
Ficou com o suspeito de sempre: EUA… Com um amiguinho metido a limpinho, Alemanha.
Mais um capítulo para o livro: “O Brasil é uma piada.” É impressionante a omissão e falta de interesse das instituições responsáveis. A MB e o Exército deveriam ser os maiores interessados. Mas não, optaram simplesmente por se omitirem e continuarem a comprar o equipamento. Tais fatos deveriam ser severamente apurados pelo MD.
Acho que isso acaba sendo um expoente da falta de importância que o brasileiro em si dá à própria segurança. Infelizmente somos um povo que acha que pode conquistar a simpatia de um gringo com futebol e samba. Terra do samba, da alegria, do folclore, o mundo se rende à nossa simpatia, e toda aquela conversa fiada.
Quais brasileiros? Conheço muitos, alguns vivem em Miami com a renda obtida aqui e outros passam o dia dando duro (aqui).
E os dois são iguais. Um só deu mais sorte que outro e resolveu cair fora daqui, mas ambos estão pouco se lixando pra qualquer coisa que não seja em seu benefício próprio.
Mas os nossos serviços de inteligência em especial a ABIN, não deveria agir como o brasileiro comum, por isso creio em cumplicidade.
Meu amigo, não existe gente nesse país que esteja preocupada de fato com a nação. Militares, agentes da ABIN, PF… o que for. Esse pessoal só está lá pra ganhar altos salários, por causa das regalias e pra dar carteirada. Esse pessoal tá pouco se lixando. O brasileiro tá pouco se lixando.
Vi numa reportagem da globo, sobre o sargento traficante que foi preso na comitiva do Bolsonaro na espanha. O juiz militar, ficou pásmo ao saber que ate aquela data, não havia nenhum procedimento de segurança básico de checagem de bagagens e passageiros, era tudo na confiança.
Na ocasião, foi droga más podia ser uma bomba num avião da presidência no exterior. Tem doido para tudo e muitos interesses que poderiam justificar um atentado.
Infelizmente essa e a nossa realidade.
Vai saber se não teve um “por fora”…
Tem coisas que são tão óbvias que é difícil de entender porque continuam assim. A única coisa que consigo pensar é que existem informações e procedimentos que não são divulgados, e que informações estratégicas não são mais passadas por tais máquinas, deixando os espiões sempre com a pulga atrás da orelha. Seja como for é muita ingenuidade achar que nada aconteceu ou que não continua acontecendo.
São óbvias e continuam assim devido a corrupção. Quem tentou e podia livrar o Brasil da corrupção, cansou, prefere ter uma vida pacata, não quer ser herói mais, grato pela tentativa de S. F. Moro.
Moro faz parte do esquema pows…
E ele certo. Já basta ter que conviver com o eterno arrependimento de ter deixado a magistratura pra acreditar num canalha mentiroso e ter seu nome aliado à corrupção… eu, sendo ele, caia fora daqui. Esse país não tem jeito.
E ainda vão impugnar a candidatura dele se tentar chegar a presidência, fica vendo. Retrocedemos muito no combate a corrupção, está vindo uma cpi dos deputados condenados contra os promotores da lava jato. Aqui o poste mija mesmo no cachorro. Se não tomarmos as ruas seremos logo uma ditadura.
Moro é mais sujo que puleiro de papagaio. Só não vê quem não quer. Especialmente no quesito aliança com estrangeiros.
Até 2019 estavam usando esses equipamentos.
Se eu aguentar que ABIN é uma piada e deveria ser dissolvida, os membros desse site concordariam comigo ou não?
E para levar a sério um órgão de Inteligência que recruta pessoal por Concurso Público?
Nem todo funcionário da ABIN é 007.
A maior parte, ou a quase totalidade, faz trabalho interno. Burocrático.
Todos os Oficiais de Inteligência são concursados. O trabalho interno, burocrático, a qual você se refere é somente produzir conhecimentos sigilosos para assessorar o Presidente da República.
Vc queria que fosse como? Apadrinhamento? É cada um.
Não
Selecionados dentre os já concursados, como muitas das agências pelo mundo.
Complementando
Concursados de outros órgãos federais e até estaduais.
O pessoal da segurança presidencial, por exemplo, são das FFAA, PF e Polícias estaduais.
Poderia, inclusive, selecionar dentre as diversas áreas como Agricultura, saúde, segurança, economia etc
Exatamente.
Meu amigo, nos Estadosu Unidos, a CIA vai em cada faculdade recrutar alunos naquelas feiras que tem todo o ano.
E eles estão competindo contra Microsoft, Apple e AMD como qualquer outro.
Só que o Brasil não tem CIA, Microsoft, Apple e AMD.
Temos ADA, CV, Liga da Justiça e muitas outras organizações que estão se infiltrando no Estado.
Imagine esse pessoal todo sendo ‘indicado’ para os órgãos de informação do Estado.
Não dá ideia, não.
Como se concurso público fosse parar o crime organizado de pagar os estudos de garotos que no futuro trabalharão para eles…
Tá bom.
Você confia em quem?
No sujeito da ‘melissa’ que é indicado pelo ex-PM expulso da Corporação, que é amigo do Pastor da comunidade que é do grupo político do Bispo da bancada da Bíblia que vota com o Governo em troca de benesses.
Dá um tempo, cara!
Quando vc foge da ideologia seus comentários ficam bem melhores, faça mais isso.
Faço isso para dar um ‘choque de realidade’ nos incautos. Ou iludidos.
Além do nome escroto, as próprias funções dela são uma bagunça. Ela é responsável tanto pela inteligência interna quanto a externa, nas grandes potências isso é dividido entre duas ou mais agências, e também concorre nas mesmas funções com outras agências como a Polícia Federal e as inteligências das forças armadas. Deveriam reformar completamente o serviço de inteligência br.
O problema é que, considerando-se o histórico BR, criar mais uma agencia só pra “espionagem externa” seria apenas mais um órgão inchado, pleptocrático, burocrático e que só serve pra onerar ainda mais os cofres públicos.
É, até onde eu sei a CIA é órgão de inteligência exclusivamente externo, que só pode operar dentro do solo americano se for supervisionado pelo FBI.
O FBI é a PF deles que cuida de tudo a nível federal, incluindo terrorismo doméstico.
E a NSA é o serviço de cyberwarfare deles. Esse aí ninguém sabe o que faz, fora o que o Snowden nos disse.
Prezado
Na verdade a nossa PF faz aqui o q o FBI, ATF e o DEA fazem lá. E mais, parte do q o Serviço Secreto.
Nossa PF, em comparação aos EUA, é beeeeem sobrecarregada.
Mas experimenta falar em tirar funções deles.
A diretoria da PF é a mais uma que só pensa no próprio umbigo, pouco se importando com os interesses do país.
.
Querem tudo pra eles, mesmo sabendo que não vão conseguir executar as missões. O que importa são os cargos de chefia a que terão direito e as verbas que poderão utilizar.
O Ministério da Justiça já cogitou várias vezes criar um órgão nos moldes da NSA. A PF fez campanha contra, pressão em ministros, deputados e senadores.
Aqui tudo funciona errado.
Na Rússia, China ou EUA eles escolhem os mais inteligentes e capacitados para fazerem parte dos orgãos de inteligência! Aqui no Brasil escolhem os “apadrinhados” de fulano e beltrano…
O importante para ABIN é investigar gente que faz oposição ao presidente, já era fato extensa espionagem do EUA nos governos Lula e Dilma(e muito antes disso até) mas o que foi feito ? Nada, mas pra que né, afinal a confiança nos EUA tem que ser incondicional.
Só para lembrar quem usava a ABIN para espionar concorrentes, e os agentes ainda foram presos por meros PMs ?
https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/coisa-de-estado-policial-pm-de-pernambuco-prende-4-agentes-da-abin-que-espionavam-o-governador-eduardo-campos/
Nem para fazer espionagem interna prestam, eu fico triste porque nós pagamos tantos impostos para sustentar gente incompetente…
O que houve com os caras depois? Foram soltos ou cumpriram pena por algum crime? Existe lei que permita contraespionagem dos estados contra a União? Nos EUA se a polícia estadual aprendesse agentes da CIA, o que aconteceria com os agentes?
Oficialmente a CIA não pode operar dentro do território americano. Sua função é espionagem externa, mas é bem provável que a prática seja diferente. oficialmente quem faz espionagem interna é a NSA e o próprio FBI.
Eu acredito que se um agente secreto for pego pela polícia de algum condado, eles não saberão muita coisa sobre o sujeito e não terão como descobrir. Mais tarde receberão um telefonema de alguém muito importante mandando soltá-lo e todo mundo ficará sem entender nada, exceto alguns, que saberão, mas não têm como provar nada e é melhor nem se meter.
É possível ver casos assim em filmes.
Não
A Dilma mandou representantes reclamarem com o governo americano.
O próprio vice-presidente americano atendeu, J. Biden, e deu risada…. sim, deu risada….
Todo mundo espiona todo mundo.
Mas há recursos para melhorar isso.
Que eu saiba, o conteúdo criptografado é só decriptografado por quem recebe a msg.
E a própria mensagem pode ainda ser “codificada”, não sensório texto “em claro”, antes de ser criptografado.
Sds
Sim caro Angelo, a mensagem só pode ser decodificada por quem tem a “chave”, mas você acha que comprar equipamento de uma empresa já dita não confiável, mesmo que a gente possua a “chave”, é seguro? O Brasil nos últimos anos formou um numero considerável de desenvolvedores, cientistas da computação e outras pessoas relacionadas a área, mas quando foi que o governo se mobilizou para iniciar um extenso programa de repaginação cibernética? Como o governo acha que é seguro a utilização de sistemas estrangeiros para troca de dados confidencias ? Tivemos recentemente o vazamento de dados de mais de 200 milhões de brasileiros inclusive de gente importante, isso é só uma amostra de como o Brasil atual é sensível nessa área (e em muitas outras). O fato é que o Brasil atual virou um brega a céu aberto, o ultimo que sair apague a luz se ainda sobrar luz.
Sem duvida, o ideal (“idealzaço”!) é desenvolvermos nosso próprio material.
Mas há cuidados q permitem dificultar bastante a decriptografia de “intrusos”.
No “pau da goiaba”, com os recursos q certos países tem, acho difícil manter sigilo de algo por muito tempo.
Já pensou no quanto o Snowden foi bom pros EUA??
Pra NSA manter a vigilância sobre alguém precisava “bisbilhotar” tudo q o alvo “falava” no e-mail pessoal, funcional, celular pessoal, funcional, “do crime”, telefone fixo de casa, fixo do trabalho…….
Agora, todos tem cuidado e só utilizam o telefone seguro e o e-mail funcional para troca de msg sigilosas.
Não ficou mais fácil ou menos trabalhoso?
Ou produzir relatórios para filho de apadrinhado se safar da prisão.
Nem preciso dizer quem é.
A MB e o EB ainda usam máquinas desse empresa e não vê problema nisso. A empresa brasileira Kryptus já faz equipamentos para criptografia empresa essa subsidiaria da Embraer. Agora não sei se os caras as estão utilizando como contra espionagem ou não temos futuro como nação mesmo, bora abrir empresa no Paraguai pois as condições são bem melhores que aqui.
Não temos futuro.
” Para o professor, é estarrecedor que o país tenha continuado a adquirir equipamentos desta empresa, pois somente a suspeita de adulteração das máquinas já deveria ser suficiente para que parassem de ser utilizadas, já que se trata de algo delicado e relevante: a comunicação confidencial e estratégica de uma nação. “Por conta disso, é inviável confiar nos sistemas de comunicação encriptada que o Brasil obteve recentemente, já que fabricantes e especialistas garantem ser impossível retirar todas as adulterações já instaladas nas máquinas”, finaliza”.
O Brasil é uma piada ! É como aquele corno que leva chifre e não toma nenhuma atitude…
Precisamos desenvolver nossa criptografia e os sistemas para seu uso, só assim começaremos a ser de fato independentes.
“Ainda assim, apesar de todas as dúvidas e denúncias que pairavam sobre a Crypto AG, o Brasil continuou a adquirir os seus equipamentos. As últimas operações financeiras são bem recentes: registros do Portal da Transparência comprovam a compra de hardware, software e licenças da Crypto AG, entre 2014 e 2019”
Que vergonha, hein, Forças Armadas Brasileiras… Que vergonha…
Como que uma instituição que quer se fazer grande possui tamanho grau de amadorismo?
Quando os serviços de “inteligência” só se preocupem com inimigos mortos ou simplesmente inventam novos, os “amigos” arrombam tudo, escrevendo no português claro.
Cans de escrever aqui que as ameaças reais ao Brasil são nossos eternos “aliados”.
Para quem não acredita em espionagem, sabotagem ao Brasil, aí está a verdade nua e crua.
Pior que nunca aprendemos a lição.
Enquanto o Brasil continuar cheirando traseiros de Europeus ocidentais e nortes americanos (e mais recentemente Israelenses).
Pedindo benção para eles para tudo, seremos suas “vadias” e eles nossos eternos cafetões.
Nosso motor foguete L-75 está na Alemanha até hoje passando por “testes”.
Nossa base de Alcântara está “alugada” as americanas.
Nossa base de Submarinos está se transformando numa Disney militar.
Nossos centros de defesa espacial não são secretos.
Nosso satélite SGDC está nas mãos de empresa americana.
Com uma canetada do “gênio”do Planalto, o país está cheios de agentes da CIA e a federal e ABIN não sabem quem são, pois não precisam se identificar para ninguém.
Não vejo nem mesmo o fundo do poço para o Brasil !
E viva o governo patriota, é uma piada! Se duvidar metade do itamaraty usa uma cueca da bandeira estadunidense.
Eu acho que devem usar Jockstrap, fica mais fácil quando forem copular…
Erra é humano….persistir no erro é burrice !!!!!
Ai eu me lembro que o exército pretende adquirir um sistema de defesa antiaérea de médio alcance e a primeira coisa que fazemos é eliminar todos os sistemas não ocidentais já no edital.
Basicamente ele vai se integrar tão bem a nossa rede de defesa quanto a nossa defesa é involuntariamente integrada a deles.
Mas é justamente por isso que o sistema não vai ser comprado de prateleira. Ou pelo menos é ideal que seja.
Legal esse tema ter voltado. Volta contar algo que aconteceu comigo: em 2003 eu estava fazendo uma pós na Unicamp quando o professor que dava aula de criptografia contou o que aconteceu com um aluno seu de Mestrado… segundo ele, ele aluno havia desenvolvido um novo algoritmo de criptografia no mestrado e publicado a sua tese de mestrado no site do Instituto de Computação da Unicamp (super inteligente não? Rsrsrsr). Um tempo depois esse aluno recebe um e-mail de uma pessoa dos Estados Unidos perguntando se o algoritmo apresentado na tese que estava no site estava já patenteado. O aluno inocentemente (pela segunda vez rsrsrs) disse que não… e nunca mais soube da pessoa que havia enviado o e-mail. Algum tempo depois quando foram patentear o algoritmo descobriram que ele já havia sido patenteado por uma empresa americana kkkkkkk No país dos tupinambás as pessoas são tão inocentes que publicam segredos em sites. Não precisa nem de máquinas de descriotogtafar, basta um espião fuçar nas pesquisas universitárias.
Você pode invalidar a patente se quiser e não há nada de errado em publicar artigos científicos demonstrar novas descobertas, alias você tem que fazer isso.
Vejam esse vídeo. Prestem atenção na parte que ele diz que o fabricante do equipamento colocou foto dos detalhes inclusive do chip e depois foi embargado… é ou não é um país de inocentes? Precisa de máquina de criptografia para espionar?
https://youtu.be/RhRg357jr04
Bom pelo menos já temos uma empresa para substituir essa Suiça, mas a ABIN deveria ser mais atuante quanto a isso, devia ter brigado para que o governo não comprasse da empresa, ou até mesmo ir na Suíça e ter tentado subornar alguém de dentro da empresa para abrir o jogo.
Bah…é capaz da ABIN não estar sabendo disso até agora…
Devem estar preocupados em passar em concurso melhor e com o salário no final do mês
Todos relatórios de informações no Brasil, relatam a mesma coisa:
deixem os brasileiros trabalharem sozinhos, eles tem um pessoal que se denomina “canhotos”, que sabota o país a todo momento.
Novo relatório em 4 anos.
Se eu fosse o governante, eu continuaria comprando sim !
Só que passaria apenas algumas mensagens por ela é claro.
Ou seja vc usa este sistema para distrair e camuflar, e as informações realmente sensíveis vc usa outro método.
Me lembro quando logo no começo do governo Lula ele estava cercado com varias denuncias (vivia falando que não sabia de nada Rsss) ia cair era certo, até fazer uma churrasco com o Bush regado a caipirinha, olhando bem dentro dos olhos do manda chuva ele disse “Eu vou ser seu homem de confiança aqui na AL, pode ligar até de madrugada que eu vou te atender e te ajudar” engraçado parece que no dia seguinte aliviou a barra para ele, e ficou mais de 8 anos no poder .
Essa é a expectativa, a realidade no Brasil é possivelmente propina.
Não sei o porque do espanto. Me espanta é saber que uma compra como esta esta no portal da transparência, que no Brasil espião tem que fazer concurso público e licitação de inteligência tem que ter menor preço e seguir a lei 8666… País da piada pronta…
Todo País deve espionar outro País, independente de aproximação político, industrial, fronteiriço, ideológico, pactual ou econômico. Fato! Dia destes o Marrocos (pois é, o gigante Marrocos) teve infiltrados seus sendo descobertos na Bélgica.
Já pode mudar o nome de ABIN para ABB, Agência da burrice brasileira. Uma coisa dessas era para a ABIN ter detectado e frustrado tal ação.
Acho muito legal esse tema, vejo algumas pessoas criticado por utilizar a ferramenta da empresa tanto seu software quanto seu hardware, acho legal ver que alguns acreditam que por termos uma empresa no Brasil desenvolvendo criptografos que esses de fato são seguros. Sinto informar mas basta um pequena alteração no chip que compramos para que esse ao gerar o dado criptografado coloque ou fragilize o criptograma.
Não que eu defenda a China, mas uma coisa que a China fez e que os demais países fizeram foi justamente ter uma indústria eletrônica, para que essa possa sustentar projetos como esse. De nada adianta construirmos se comprarmos as peças.
Processadores da Intel para uso doméstico e comercial tinham um backdoor, a China colocava um pequeno dispositivo nas placas mães da Super Micro e de outros fornecedores para o mundo a fora.
Não a toa vemos hoje para os entusiastas vendo a China vender placa mãe a preço de banana com processador Xeon na plataforma X79 e X99.
E vale lembra que com a chegada do computador quantico a segurança dos algorítimos atuais é quebrada em poucos dias… o que antes no modo normal sem “cheat” poderia levar anos!
Esta história com a Crypto AG é uma piada… De péssimo gosto.
O que dizer?
Basta o trecho: “Para o professor, é estarrecedor que o país tenha continuado a adquirir equipamentos desta empresa, pois somente a suspeita de adulteração das máquinas já deveria ser suficiente para que parassem de ser utilizadas, já que se trata de algo delicado e relevante: a comunicação confidencial e estratégica de uma nação”.
O Brasil, definitivamente, não é um país para principiantes…
Alguém mais lembrou da tecnologia de comunicação que a FAB vai usar nos caças Gripen adquirida de ISRAEL depois de ler essa reportagem?! Brasil continuando sendo colônia; sempre tem que ter uma nação estrangeira pra ser idolatrar e se submeter.
Pelo que eu sei o sistema de rádio do Gripen é alemão, o SOVERON AR.
Nacionalidade errada, mesmo problema!
No meu canal têm dois vídeos sobre embargos aos projetos do Brasil:
Embargos aos projetos de defesa, aeronáutica e espaço:
https://youtu.be/RhRg357jr04
Embargos ao programa nuclear brasileiro:
https://youtu.be/4lOObCsUUNA
Grande Dannison! Viva a balburdia!!
Não sei por que tanta gente aqui está revoltada com o assunto. Espionagem e prostituicao existem desde que o mundo é mundo.