Austrália seleciona o Boeing AH-64E Apache Guardian
Em 15 de janeiro de 2021, a Ministra da Defesa da Austrália, Senadora Hon Linda Reynolds CSC, anunciou que o vencedor do projeto LAND 4503 é o Boeing AH-64E Apache Guardian.
Este projeto visa substituir o Tiger Armed Reconnaissance Helicopter (ARH) atualmente em serviço pelo Exército Australiano. No Livro Branco de Defesa de 2016, foi decidido que os Tigres seriam substituídos no período de 2021-2030.
Três concorrentes estavam na corrida para cumprir os requisitos para novos helicópteros de reconhecimento armado. O Bell Helicopter AH-1Z Viper, o Boeing AH-64E Apache Guardian e o Airbus Helicopters Tiger atualizado. Em outubro de 2019, a Airbus Helicopters sofreu um revés no projeto, pois o governo rejeitou uma oferta de 22 helicópteros Tiger atualizados.
Os Tigres são operados pelo 1º Regimento de Aviação, controlando o 161 Esquadrão Recce e 162 Esquadrão Recce, em Robertson Barracks/Darwin.
A entrega dos Apache Guardians começará em 2025. A aquisição é dividida em três estágios de entrega, começando com uma capacidade operacional inicial projetada (IOC) em 2026 e uma capacidade operacional total (FOC) em 2028.
O número de helicópteros a serem adquiridos será de até 24 AH-64E Apache Guardians.
É… Quem pode, pode!!!
E o que faríamos com apaches aqui no Brasil?
E o que faremos com os Gripens????
Qual tem mais serventia para o país? qual seria usado e qual arrumariam o que fazer para justificar a compra?
Qual a serventia? Qual a serventia de militar brasileiro se aposentar com subsídio tão elevado com idade tão precoce? Privilegios para filhas de diversas idades e condições. Qual a finalidade pública disso? Na minha opiniao tudo isso é desvio de função. Uma coisa é ser trabalhador, outra é sugar o Estado.
Ta e tu viu eu defendendo regalias aqui?
Jefferson,
Desculpe a pergunta, mas como escreveu quer dizer que os militares só sugam o estado?
Aperta a tecla “F5″…
https://veja.abril.com.br/blog/radar/saude-marinha-vai-comprar-mais-de-35-mil-garrafas-de-vinho/
Tin-tim!
Jantou!!!
O mesmo que a Austrália
Comprar e arranjar o que fazer depois.??
Pérola do dia.
Pérola e tu que consegue ganhar um oscar todos os dias, a Austrália está anos luz em nossa frente, mas como tu e cego e doente, nao percebe que tem umas mil necessidades no EB antes de um helicóptero de ataque!
Daqui a pouco tu fala nos vants Venezuelanos, que so tu diz que existe.
“A reportagem veio no mesmo dia em que Maduro anunciou na televisão estatal que a Venezuela em breve iniciaria a fabricação de drones para defesa nacional. Maduro não deu mais detalhes, mas apresentou dois protótipos de veículos aéreos não tripulados (UAV). Em 2012, o Irã admitiu exportar sua tecnologia de UAV para a Venezuela, incluindo seu drone Mohajer-2, o mesmo tipo pilotado pelas forças do Hezbollah e de Bashar al-Assad na Síria, informou o Jerusalem Post na época.”
https://dialogo-americas.com/articles/iran-may-be-providing-military-equipment-to-venezuela-report-warns/
Ou seja: os venezuelanos operam VANTs há quase uma década. O VANT venezuelano chama-se Arpia, uma cópia do Mohajer-2. A discussão deveria ser se eles já operam versões de ataque e suicidas ou não.
Não sou a favor de termos helicópteros dedicados apenas ao ataque. Nosso TO é bem mais propício a solução colombiana de armar os blackhawk, teríamos 2 em 1. Alias, oficias da Aviação do EB visitaram a Colombia para conhecer os Arpia III. Manter helicópteros apenas para ataque não seria economicamente viável.
Exatamente, so que os generais acham que tudo que os outros compram nos tambem temos que comprar pra bonito e deixar outras necessidades maiores pra depois.
já no Brasil ………………………….
Governo federal vai gastar R$ 4,5 milhões em jantares para militares O pregão eletrônico foi publicado nesta 6ª feira (15) e prevê eventos para o ano O governo federal lançou nesta 6ª feira (15.jan) um edital de licitação em que prevê gastar mais de R$ 4,5 milhões (R$ 4.596.177,20) em coquetéis, almoços e jantares promovidos por militares. O pregão eletrônico será realizado pelo Ministério da Defesa.
A curadoria gastronômica do edital inclui jantar à francesa, que tem preço de referência de R$ 190 por pessoa. Em ocasiões como esta, haverá opções como timbale de robalo com risoto de cítrico de camarões, postas de bacalhau assadas ou tornedor ao molho de vinho do Porto com purê de emmenthal (veja abaixo mais detalhes do menu).
A licitação também exige licores como o italiano Frangélio e o sul-africano Amarulla e bombons finos para o momento da despedida. Pensaram até na decoração. A compra prevê gastar, por exemplo, R$ 413 em cada um dos 76 arranjos de flores para ficar sobre aparador. Para decorar outros cantos do ambiente, foi escolhida a coroa de flores do campo com mais 30 rosas e complementos, ao preço de R$ 249 – serão arrematadas 52 delas.
As compras são “destinadas ao cerimonial militar e eventos protocolares de caráter institucional da Secretaria-Geral do Exército ? SGEx e órgão participantes”, como informa o edital. As cerimônias não serão realizadas apenas no Ministério da Defesa. Outras unidades das Forças Armadas receberão os bufês, como Batalhão de Polícia do Exército, Escola Superior de Guerra, Colégio Militar de Brasília, Batalhão de Guarda presidencial, entre outros. São reuniões que chegam a reunir mais de 7 mil pessoas.
Os preços citados são os valores estimados pelo governo federal, que pode conseguir desconto e fechará pelo preço mais barato oferecido durante o leilão.
Cardápio de almoço ou jantar à francesa
Confira as opções exigidas no cardápio, por preço estimado de R$ 190.
Opção 1:
1. Entrada:
1.1. Salada de trigo sarraceno com frango defumado;
1.2. Rúculas ao molho de framboesas.
2. Principal:
2.1. Timbale de robalo com risoto de cítrico de camarões;
2.2. Medalhão flambado com Torteloni de ricota com passas e nozes envolvido em molho de
tomates.
3. Sobremesa:
3.1. Petit gateau com coulis de frutas vermelhas;
3.2. Laminas de abacaxi e melão doce com raspas de limão.
Opção 2:
1. Entrada:
1.1. Pannete cozido ao dente com lascas de salmão e mousseline de limão;
1.2. Salada crocante de alface com amêndoas e grana padano.
2 Principal:
2.1. Fraldinha ao molho chimichurri acompanhado de batatas ao murro;
2.2. Arroz de pato.
3. Sobremesa:
3.1. Quindim vintage;
3.2. Frutas vermelhas com chantilly.
Opção 3:
1. Entrada:
1.1. Salada de camarões com maçã verde;
1.2. Salada de trigo sarraceno com frango defumado.
2. Principal:
2.1. Tornedor ao molho de vinho do Porto com purê de emmenthal;
2.2. Posta de bacalhau assada acompanhado de batatas e tomates italianos.
3. Sobremesa:
3.1. Pavê de maracujá com chocolate;
3.2. Torta de nozes.
Mesa de café:
– Café de primeira linha;
– chá diversos sabores;
– Frangélico e Amarulla;
– Petit four;
– Bombons finos; e
– Barrinhas de chocolate com menta
Fiquem em casa!
Vejam sua moeda virar pó. Vejam mordomias para as Castas!
E vejam suas Forças Armadas encherem a barriga com comida cara.
E dai vcs falam:
Ahhhh………
Tem que ter mais verba pros militares!!]
Não. Tem é que cortar verbas.
Cortar mamatas, despedir metade desse povo, rever todas aposentadorias dessas castas.
Mas isso nunca será feito.
Esqueçam Brasil forte, o lema deveria ser:
Casta forte, mão amiga é a sua pra pagar minhas mordomias.
Manaus é um exemplo do que acontece se você não ficar em casa. Fizeram manifestação contra lockdown, os bolsonarista sádicos comemoraram o recuo do governo e agora estão morrendo sem AR e hospitais recusando doentes por falta de leitos.
Tao morrendo pelos roubos do governo estadual, pra comecar!
Sobre falta de leitos no estado, é so usar o estádio de Manaus elefante branco, que ficou de “legado” da copa do mundo!
Hospital Getulio Vargas do Governo Federal não morreu ninguém por falta de Oxigênio??
Será que Angela Merkel usa esse argumento quando ela comete um erro tipo mas veja bem o Hitler e tal
O povo ta pagando pelos roubos do governo estadual do AM, que recebeu bilhões em verbas do governo federal para combate a pandemia e usou em tudo, menos pro covid.
Governo esse do PSC base aliada de quem mesmo??? Governador que vai a cultos evangélicos com que mesmo??? Governador que tira selfie dentro de jatinhos com quem??? Coloca Wilson Lima e o nome do Capitão Rachadinha no Google Imagens que verás diversas fotos dos 2 Cheios de dentes!!!!
Sendo da base aliada ou nao, recebeu mais de 8 bilhoes, se nao me engano, e o que fez com esse dinheiro? Começou por respiradores superfaturados de empresa de vinho. So tu entrar no google e pesquisar. Some isso ao “legado” da copa, que como disse o poeta, “copa se faz com estádios e não com hospitais”, portanto, de um jeito ou de outro, o povo ta pagando a conta!
Esse MATHIAS é aquela figurinha conhecida nos fóruns militares?
Que tinha um “fórumzinho” de defesa falido, só com “canhotas”, aonde viviam de criticar tudo o que as FFAA fazem, xingar o atual governo por qualquer motivo e adoram endeusar o “Deus Molusco”?
Se for o mesmo, coitado de nós.
Veio aqui só pra tumultuar.
Éramos felizes com o Tonico e não sabíamos…
Isso não é verdade. O problema de Manaus não é falta de dinheiro. O oxigênio hospitalar 99% é um insumo barato. Quando meu pai ficou em home care no começo deste ano, uma regarga de 10m3 de O2 medicinal custava R$ 150, ou seja R$ 15 o m3, mas isso era para o consumidor final. Para hospitais o valor é bem menor.
O problema é que a indústria de gases local simplesmente não tem como triplicar a capacidade de produção em uma semana e por isso não está dando conta da demanda decorrente do aumento de casos da COVID. O que faltou foi um planejamento de como deslocar para lá a quantidade de gases necessária para o atendimento da demanda.
Quis dizer que o estado recebeu dinheiro suficiente pra combater a pandemia, o dinheiro foi usado, por exemplo, em respiradores de empresa de vinho e superfaturados.
Então faz o seguinte Mathias, fica em casa e espera o dinheiro brotar do chão. Só não vale depois vim reclamar que a inflação está alta e que a economia foi pro saco.
Eleitor do lulalau ou doriana sempre de plantão para atacar o presidente.
mimimi
É natural das pessoas quererem defender suas empresas, seus negócios, assim como querem defender suas famílias e para quem é comerciante, muito do defender sua família também depende do defender seu negócio, sua empresa, mas isso é muito difícil para a compreensão de que é funcionário público, uma casta cheia de privilégios e que, com poucas exceções, produz muito pouco e é um enorme ônus para o Brasil.
Tenho familiares que são funcionários públicos e se indignam de serem exceções em suas atividades. Um é policial civíl e dentro de 15 pessoas, apenas ele e uma colega são os que produzem e se sentem na obrigação de corresponder ao que recebem.
Então em SP só tem bolsonarista..
Porque aqui as pessoas saem, trabalham e se divertem.
Concordo,mas lembre-se que os maiores sugadores de recursos do país são o legislativo e o judiciário.
Quando teve uma matéria no Poder Terrestre, a uns 2 anos atrás, sobre os problemas que os australianos estavam enfrentando no Tiger e que eles iriam atrás de outra plataforma já testada, eu disse que seria Apache.
Tá aí. Helicóptero de patrão.
O programa de modernização do Exército Australiano tem sido exemplar. Os planos de aquisição e a atualização da doutrina deles poderiam servir de inspiração para nós.
Até a Austrália está dando um 7×1 em nós!
Qual serventia teríamos com os apaches?
Eu nunca vi o EB usar os Lepards em missao real, entao deveriamos nos livrar deles? Essa eh tua lógica?
eu falei em missão real? falei em necessidade!
todo exercito possui blindados, e helicópteros de ataque todos os exércitos possuem???
esse é a tua lógica?
Se ha necessidade? Soh quem sabe eh o EB… nao eu, nem voce.
So tu olhar qual e a missão desses helicopteros e ver se precisamos desempenhar aqui.
Pablo,
Um helicóptero de ataque não tem função exclusiva “antitanque”. Há várias missões que podem ser atribuídas a eles , que vai desde o reconhecimento, vigilância, escolta de outros helicópteros, escolta de forças terrestres manobrando, apoio aproximado, interdição, antinavio (por exemplo, atuando contra um desembarque), DEAD, atuação em guerra urbana, resgate além das linhas inimigas, função antihelicóptero, antidrone, eliminação de alvos de alto valor, etc.
Bosco
Sei das atribuições, so que temos outras necessidades que são mais relevantes no momento.
A mesma que terá na Austrália!
Qual a serventia teria um cérebro em vc? Isso aqui é um blog para tratar de assuntos militares, para entender o que é escrito aqui é necessário um conhecimento mínimo sobre o assunto. Por favor, nos poupe de perguntas fora do contexto e de sua pauta sindical.
E só tu fazer o favor de não trazer tua presença aqui.
Até que enfim, vão se livrar desse lixo do Tiger!
Existem diferentes versões do Tiger. A versão dos australianos é diferente da versão francesa, por exemplo. Da parte dos franceses, nunca vi dar problema… A versão alemã é uma completa Joça que deu pau no Mali.
Os australianos compraram um protótipo do Tiger na época, com várias modificações onde a Airbus prometeu mais do que pode cumprir. E o acordo de suporte previsto no contrato da época era muito ruim, o que resultou em vários problemas que afetaram a disponibilidade das aeronaves. Os australianos gastaram um nota arrumando as cacas do contrato e fecharam novo contrato de suporte que vai terminar em 2025, quando as aeronaves vão ser substituídas.
.
Interessante saber qual será o destino desses Tigers, já que muitos terão menos de 20 anos nas costas, embora os caras lá voam pra kcete as aeronaves e sem nenhuma dó. O primeiro Tiger a bater 2.000 horas de voo foi um Tiger australiano.
.
No mais: fontes australianas citam 26 mil dólares a hora. Completamente fora da nossa realidade, caso alguém tenha cogitado algo…
“Da parte dos franceses, nunca vi dar problema…”. Igual equipamento russo: na mão deles tudo funciona e muito bem, já na dos compradores…
Mas convenhamos que não deve ser um heli que presta, muito cedo a substituição e não querem nem saber de atualizar os mesmos.
Sempre se ouvia falar que os Australianos estavam muito descontentes com os Tigers.
Agora vão eliminar o problema de vez.
Culpar uma máquina, o Tiger em si, não é correto. É algo preguiçoso…
.
Os australianos tem a maior parcela de culpa nisso aí, pois fizeram uma série de trapalhadas e burradas dentro desse contrato.
.
The original tender strategy was to purchase an ‘Off the Shelf’ system with commonality with other ADF systems. What was purchased was a system that “…at the time of contract signature, the gun system, the missile system, the electronic warfare system, the rocket system and associated ground support system had minimal commonality with any systems currently in use within the ADF” (Australian National Audit Office 2005, p.40). This is then different to the comment made by the DMO to the Australian National Audit Office that the system would “…will provide for interoperability between the ARH capability, and North Atlantic Treaty Organisation forces.” (Australian National Audit Office 2005, p.38). This was never the intended reason for purchasing the system, the reason was to have a de-risked project that procured an off-the-shelf system with commonality with other ADF weapon systems. Indeed, what was purchased was a developmental aircraft, not in service with any other nation and having little commonality with other ADF systems. The question is why did this occur?
.
The Tiger has been accepted with 76 capability deficiencies, 60 of which are critical. In accepting these deficiencies, Defence again did not follow their own processes, in that Defence did not seek the Minister of Defence’s approval to accept the capability with deficiencies (Australian National Audit Office 2016; Australian Aviation Online News 2016).
The situation became so bad with the actual performance of the helicopter that Army pilots’ refused to fly the aircraft, which was tantamount to a worker’s strike (McPhedran 2012).
.
Leia a partir da página 71: https://www.iaca.int/iaca_old/images/Research/Michael_Callan_Masters_Thesis_2016.pdf
E a parte dos tiger da Alemanha?
Pra mim continua um projeto falho. Parece as armas russas que em todo conflito não funcionam por milhões de motivos, menos de que são de qualidade duvidosa.
veja essa noticia : https://www.sbtnews.com.br/noticia/governo/159015-governo-federal-vai-gastar-r-45-milhoes-em-jantares-para-militares
Se nao me engano, sao 5 (ou 7) versões.
As vezes o que manda e o calor desse universo.
O Iraque não tem helicópteros de ataque?
Sr. Bardini. Na sua opinião, qual seria o ou os helicópteros que atendessem as necessidades das três Forças e não só do EB ? Obrigado.
Ola Sérgio. Sem querer me intrometer mas ja me intrometendo rsrs, na minha opinião de leigo a aeronave que mais se encaixa no perfil do EB seria o AW-129 Mangusta. Tanto o Tiger como o Apache , só para ficar entre os equipamentos mencionados na matéria, são máquinas extremamente caras tanto como custo de aquisição como de manutenção, além de ser muito mais complexas sob todos os aspectos . O Mangusta custaria uma fração do Tigre , é uma aeronave menos complexa, mais leve , menos problematica, de experiência e eficiência comprovada, um vetor confiável teve um ótimo desempenho em TOs como o Afeganistão, em condições climáticas extremamente críticas. Pelo que tenho acompanhado a aeronave recebeu bastantes elogios.
A procedência do fornecedor também é outro ponto positivo, ate agora a colaboração com Roma se mostrou sempre frutífera. Por último e talvez não tão relevante, os italianos estão desenvolvendo o sucessor do Mangusta e quem sabe poderíamos entrar nesse programa como parceiros.
Obrigado pelas informações caro Thiago A.
Aguardando com curiosidade a resposta do colega Bardini . Abs
Olha uns Tiger sobrando no mercado aí pra atualização!!!
Nem vem com essa ideia. Não leu quantos problemas esta coisa apresentou para os militares australianos.
Se for pra comprar um helicóptero de ataque prefiro o AH-1Z Viper ou mesmo o Mi-28NH russo.
opções melhores, pelo preço de hora de voa, vai enfeitar o hangar aqui no Brasil
Tambem gosto do t-129, alem desses dois.
São helis com capacidades totalmente diferentes a qualquer aeronave na América Latina. A um bom preço, permitiriam a introdução de alguns países da região nessa doutrina.
“prefiro o AH-1Z Viper ou mesmo o Mi-28NH russo.”
Eu prefiro o AH 64 Apache, assim como prefiro o Mercedes-AMG GT Black Series ao GLA mas, como este ano tampouco ganhei a Mega sena da virada, tenho que me contentar com aquilo que cabe no meu orçamento e acho que os Tiger australianos caberão no orçamento de algumas nações sul-americanas.
quero nem de graça
Orçamento menor que o nosso e possui um exército mais poderoso! Mas o importante é manter regalias dos militares! Dizem ser patriotas mas não abrem mão de reglias para termos equipamentos de ponta!
Austrália disparou como maior potência militar do hemisfério Sul. Marinha, exército e força aérea, todos com equipamentos no estado da arte.
Aqui seria muito mais útil os battle hawks que apaches.
Neste ponto, seriam mais versáteis, mas sendo o objetivo ter helicópteros de ataque dedicados, aí não…
Por quê ‘Defense White Paper’ vira ‘Livro Branco de Defesa’ em português? Nunca entendi isso…
Em todas as línguas latinas é traduzido dessa maneira.
Se a Austrália quiser doar esses Tiger para a MB ela ficará muito feliz!
Sim, sim… Aí a MB deixaria de voar outros helicópteros, muito mais úteis a suas operações, para manter e operar os Tiger.
.
Até onde tenho conhecimento, a MB nunca manifestou interesse em uma aeronave desse tipo.
.
O caminho natural e correto, é o EB comprar asa rotativa de ataque e reconhecimento no futuro e, eventualmente, como opção a agregar, ele passar a operar embarcado com essas aeronaves nos navios da MB.
Não penso seja uma prioridade no momento, se bem que o EB seria bom, mas acredito ser bem mais interessante para nós o Mangusta italiano, ou até mais interessante se associar com eles no desenvolvimento do seu sucessor, o AW-249. Parece que estão procurando parceiros para tocar o projeto.
Esses Tiger australianos para o EB? Se o EB patina para armar com lançadores modernos de foguetes e .50 os HA-1, vc acha que teria o mínimo de lucidez comprar justamente esses helicópteros?? Ora, por favor…..
Baita máquina. Ver o processo de modernização e reequipamento do exército australiano é de dar inveja mesmo mas a questão é que lá ,ao que parece, o governo(e de tabela o povo q o elegeu) da valor e importância à defesa da nação e seus interesses diferentemente da classe política daqui(q reflete tbm seu povo,q por aqui ainda curte viver de pão e circo).
Infelizmente alguns comentaristas assíduos, costumeiramente, escrevem baseados em informações ou conhecimento “nenhum” e repetem e repetem e repetem as mesmas informações incorretas ou baseadas em achismos.
As necessidades primordiais do EB não são de um helicóptero de ataque desse padrão. Só conhecer um pouquinho de EB para concluir.
Aí o cara compara com a compra do Gripen, outro resolve falar mal do Exército, outro resolve falar mal do Governo, o outro sonha com uma Venezuela que não existe mais, outro fala de pensão das filhas que caiu fazem quase 20 anos, etc
Complicado demais.
Desculpa, mas as necessidades do EB é ter um helicóptero de ataque dedicados e este, também, atenderia ao EB… A diferença está em se o EB teria orçamento suficiente para operá-lo, aqui é que a porca torce o rabo… Mas o “padrão” é de um helicóptero assim, helicóptero de ataque puro sangue… Podemos dizer que o Mi-28 estaria no mesmo padrão do AH-64, a diferença é que o primeiro poderia caber no orçamento do EB, já o segundo….
Algo como o Mangusta ou AH- 1 Cobra não seria mais adequados para nossa realidade ? Os Italianos estão desenvolvendo o sucessor do Mangusta, quem sabe aí está uma janela de oportunidade…
Sim… Aliás, o AW-129 Mangusta, especialmente sua versão T-129 turca, seria o desejável pelo EB…
É uma senhora derrota da AIRBUS Helicopter… Quem manda desenvolver algo ineficiente… Paciência!
Os apaches são máquinas indubitavelmente formidáveis, mas ao mesmo tempo exigentes e complexas. Algo previsível para um equipamento desse porte e tão sofisticado. Gostaria porém de deixar uma consideração que pelos comentários que leio parece que muitos desconsideram ou ignoram. Antes de chegar nesse patamar e maturidade ( o início do programa remonta a década de 70) o seu desenvolvimento foi um parto cheio de obstáculos. Como testemunha desse longo e complicado parto estão as críticas recebidas sobre a confiabilidade, disponibilidade e capacidade de manutenção do sistema que vieram do Congresso, do GAO e da mídia.
“Um relatório do GAO baseado em dados coletados em 1989 e lançado em 1990 foi particularmente crítico em relação às taxas de prontidão do Apache e ao tempo médio entre as falhas. O relatório considerou o Apache não confiável, difícil de manter e raramente pronto para o combate. O GAO sentiu claramente que muitos dos problemas com o sistema derivavam de seu ataque prematuro.
Um painel do Congresso investigando o Apache em abril de 1990 classificou o programa de ‘desgraça’. O congressista John D. Dingell (D-Mich.) Disse que o Apache é ‘outro exemplo vívido de colocar em produção um novo sistema de armas extremamente caro antes que o sistema tenha sido testado adequadamente’.”
Fico perplexo com as comparações toscas e as críticas rasas feitas em relação ao Tiger, bem mais recente e imaturo comparado com o AH-64. Sobretudo considerado que boa parte dos colegas possuem um ótimo conhecimento em matéria de equipamento bélico, me recuso acreditar que desconhecam as dificuldades enfrentadas pelo a Apache ou pior qualificar uma aeronave como Tiger de joça, é simplesmente ridículo.
Eu fico mais perplexo ainda que pessoas com tu, que devem viver em uma galáxia distante desconhece todos os problemas que até agora aAirbus não resolveu neste vetor.
Fatos e números são os pilares da nossa argumentação. Indisponibilidade, pessimo apoio logístico, baixa robustez construtiva. Se tiveres dúvida, converse com os Alemães, que conseguiram abaixo de briga vomitar 14 imundícias destas Agora, se tu quiseres entrar na “crista da onda” e negar fatos fique a vontade.
O tempo e senhor de todas as verdades.
Juarez , até parece que para solucionar todas as criticidades do Apache no começo da sua jornada não foram jorrados rios de dólares e ignorados algumas deficiências porque no complexo o sistema valia essa dor de cabeça. Idem para o JSF, seguindo sua linha de raciocínio, tendo vistas todas as dificuldades, custos absurdos, atrasos e erros cometidos deveriam simplesmente cancelar o programa. Desse maneira deveríamos concluir que O F-35 é um fracasso . Mas , não, não é.
Eu concordo que o Tigre seja caro, complexo e problemático e para alguns operadores poderia não ser uma boa opção. Os produtos yankees apresentam muitas vezes, pela maturidade e produção em massa uma vantagem, geralmente essa maturidade se traduz em soluções já implementadas para solucionar eventuais falhas e a quantidade absurda contribui a baratear os custos de aquisição e manutenção.
Mas ainda assim o Tigre é uma maquina e tanto, quando faz todo sentido para a França, está muito longe de ser um lixo, quem dera o Brasil fosse capaz de produzir um lixo desse.
A diferença em uma coisa chamada na escala de produção, o F 35 vai bater nas 5 ou 6000 células, o Tiver vai ter quantas mesmo.
O F 35 véi para mudar paradigmas,o Tiger veio mudar o que mesmo???
Mudar paradigmas é possível quando o equipamento é completamente operacional. Difícil modificar esse paradigma quando a sua frota de supertrunfo tem taxas média de capacidade de missão de apenas 11% , apresentando uma baixa disponibilidade por falhas frequente no DAS, escassez de peças e corre sério perigo quando voa em uma situação meteorológica adversa.
Isso só para citar algumas problemáticas
Mas tenho certeza que todos esses problemas serão resolvidos. Sabes porque ? Por um paradigma que o programa ja quebrou : o orçamento . Estouro após estouro, o orçamento virou um cheque em branco, praticamente ilimitado.
“5 ou 6000 celulas ”
Mas então concordarmos! Acho que você não leu meus comentários. Apontei justamente isso. A vantagem ( nem sempre) geralmente dos equipamentos yankees é justamente essa, a produção em massa o que permite diluir os custos tantos de manutenção quanto de produção. Outro fator que mencionei foi a maturidade, pois geralmente começaram antes e isso significa que encontraram as soluções também antes que os outros . Pois eles ja lidaram antecipadamente com problemas similares, com a vantagem de ter generosos recursos e uma “política” mais estável, pois não necessitam encontrar a todo momento uma concordância xom os parceiros.
O Tiger se encaixa perfeitamente no TO europeu, responde a requisitos e exigências desse países. Não é culpa do vetor se o comprador ( os australianos) pretende ter uma aeronave totalmente operativa para ontem mas mesmo assim compra uma aeronave ainda em desenvolvimento. Outra , o fato de ter escolhido o AH-64 , só aponta quanto confusa foi a gestão e a escolha. Como escolher um C-390 e depois se arrepender e perceber que precisava de C-17 Globmaster.
Quanto aos alemães , desde quando eles são referência quando o assunto é disponibilidade? Confira a quantidade de equipamentos não atualizados ou indisponíveis no arsenal deles. A culpa claramente não é dos equipamentos, mas negligente e despreocupada gestão alemão.
Você provavelmente é um daqueles do coro que denigriam o Rafale como uma jaca, um lixo … Hoje à realidade nós mostra que é uma máquina fantástica, porém talvez não se encaixa nos requisitos da FAB .
Sim, e uma máquina fantástica de torrar orçamento de FAe ainda, quando foi ofertado, era uma Anv incompleta operacionalmente e com com um RCS queno Furuno da barca de Niterói poderia detectar com um custo de hora viada acima de 25.000 euros.
Só doido ou com patrocínio de petrodolar saudita.
Quanto o Rafale , sua argumentação é típica de um fanboy de yankee. Quem quiser que fique com suas “certezas”.
“…relatório do GAO baseado em dados coletados em 1989 e lançado em 1990 foi particularmente crítico em relação às taxas de prontidão do Apache e ao tempo médio entre as falhas. O relatório considerou o Apache não confiável, difícil de manter e raramente pronto para o combate. O GAO sentiu claramente que muitos dos problemas com o sistema derivavam de seu ataque prematuro.”
A resposta e a seguinte:.
Quantos Apaches for construídos mesmo???
Voa, treina, opera e combate.
O Tiger faz o que mesmo?????
r”esposta e a seguinte:.
Quantos Apaches for construídos mesmo???
Voa, treina, opera e combate.
O Tiger faz o que mesmo?????”
Bravo !! Agora volte atrás e veja a epopéia que foi para ele alcançar este patamar, quantas críticas ( as mesmas que você agora direciona ao Tiger sofreu) sofreu da mídia , do congresso e GOA.
https://fas.org/man/dod-101/sys/ac/docs/920500-apache.htm
HOW THE APACHE HELICOPTER WAS DEVELOPED (Senate – July 20, 1992)
[Page: S9956]
[
The Birthing of the AH-64A by BRIG. GEN. GRAIL L. BROOKSHIRE Army Magazine, May 1992 – Criticism concentrated on the reliability, availability and maintainability of the system. McDonnell Douglas continued to make improvements from the time the Apache was placed into production until its operational employment in Desert Storm. The Army’s and contractor’s claims of improvement are born out by the steadily increasing availability rates, mission reliability rates, and hours between replacement of critical components for the Apache.
Qual e mesmo o/os mísseis ar solo integrados nele, qual o radar que ele opera fulll?
Quantas missões de combate real????
Alguém sabe informar o valor da hora de voo dos principais helicopteros de ataque do mundo?
Uma compra que os australinos se arrependeram foram os Tiger!! Baixa disponibilidade, etc. Vão trocar pelo Apache.
Quem deve estar feliz é o Carlo Kopp. Há muito tempo, antes da escolha do Tiger, ele já era fã do AH-64. http://www.ausairpower.net/longbow-aa.html
Bosco todo o Aussie Army está feliz com a decisão. Vão se livrar de um troço inoperavel, verdadeiro lixo que só deu problemas e mais problemas. Este vetor e uma vergonha, ninguém consegue operar Full, tem enormes restrições em TOs como desertos, os motores literalmente usinam.O próximo da lista e o NH 90, só superado em problemas pelas nossas kombis
Os “aussie” estão felizes mas não deixam de ser no mínimo desnorteados.Queriam um vetor operativo pra ontem mas escolhem uma aeronave em desenvolvimento e ainda incluem modificações inexistentes até aquele momento, mas pior depois de se arrepender percebem que o ideal é o AH-64 . Como se alguém escolhesse o c-390, mas depois percebe que o ideal era C-17 . Opa duas categorias diferentes ne ?
Evidente de são de categorias diferentes:
O Apache boa, treina opera e combate, enquanto o Tiger e a legítima rainha de hangar, seguindo a linha dos demais produtos da casa, a citar:
A 400
A 380
EC 725
NH 90
Typhoon
E o pior e que nem no reino do faz de conta eurobambilandia eles funcionam.
Verdade …mas me fala uma coisa: avisasse o exército francês que o Tiger não voa e “usina ” em ambiente e clima desértico ? Parece que eles não sabem e continuam usando o Tiger no Mali , depois de te-lo empregado por anos no Afeganistão.
https://www.australiandefence.com.au/news/tiger-in-combat-the-french-army-experience
https://www.liberation.fr/planete/2017/10/23/attaques-jihadistes-le-niger-sous-le-feu_1604937
https://www.lemonde.fr/afrique/article/2017/10/05/des-soldats-nigeriens-et-americains-tues-dans-une-embuscade-au-niger_5196282_3212.html
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Tongo_Tongo_ambush
Isso acontece quando os yankees mandam ( ilegalmente) seus soldados bancar uma de Rambo no mundo real, sem nenhum suporte. Aí quem foi apoiar , salvar e evacuar Rambo ? Justamente Bambi ?
Ainda bem para os australianos! Mesmo atrasados, se deram conta da burrada que fizeram lá atrás e agora compraram um helicóptero de verdade! Nunca é tarde para fazer a coisa certa….
FlanKer, discurso e argumentação de fanboy, porque pode-se muito essa usar mesma linha argumentativa para denegrir o próprio Apache no começo da próprio carreira assim como tantos outros vetores, exemplo o F-35 que apresentou erros como a troca nos rebites estruturais .
No mais o Apache é outra categoria, um helicóptero de ataque pesado, muito mais caro e complexo( ja li que era indicado como uma das aeronaves que requeria maior reparação por parte dos pilotos) até do Tiger , muito mais leve, de produção mais recente, com vantagens e desvantagens em relação ao produto da Boeing. Só para citar um entre tantos pontos , o alcance do Tigre é o dobro do Apache. Um dos primeiros requisitos para o Tiger foi o de reconhecimento armado.
Meu caro, a questão é simples: o helicóptero funcionou para os australianos? Sim ou não? O Apache, hoje, funciona? Sim ou não? Respostas simples…sim ou não……e os australianos querem um helicóptero que funcione e ponto final.
Austrália investindo pesado na renovação das suas Forças Armadas.
Novos blindados, novas fragatas, helicópteros de ataque, F-35…
O que um vizinho “guloso” como a China não faz…
Esses helis tiger australianos serão MT bem vindos aqui no Brasil!!!?????
Em algum museu talvez ou em um desmanche.
Não obrigado….existem opções melhores no mercado, estes troços cheios de problemas que obrigaram os australianos a comprar novos vetores (AH-64)
Pra que vamos querer esses” lixos”, o Brasil pode optar por opções bem melhores, pagando 4 vezes mais para requisitos e exigências que nem correspondem a nossa realidade e nosso TO. Pra que pagamos aquele lixo do São Paulo, poderíamos ter optado pelo Nimitz bem mais capaz e condizente com nossas exigências. Assim como os Australianos que erraram feio em pegar a joça do Caberra, o BPE espanhol fraco e meia boca. Deveriam ter optado por uma San Antonio, uma Tarawa, uma Wasp…
Se é para fazer comparações toscas bora colocar tudo mesmo cesto, afinal tudo serve para o mesmo propósito e respondem as exigências , até orçamentárias …afinal é tudo o mesmo precinho.
Já escrevi e vou repetir…..os australianos se deram conta do erro que foi adquirir o Tiger e partiram para outra. Quem sabe, talvez, um dia, o Tiger seja tudo aquilo que os próprios fabricantes esperam dele. Mas, para os australianos não serviu e eles não queriam esperar a maturação do projeto Ponto. E o AH-64, mesmo com todos os problemas iniciais apontados por ti, hoje é confiável e capaz. Ponto. O resto é argumentação pra encher linguiça.