O sistema de defesa aérea de Singapura
O Ministro da Defesa, Dr. Ng Eng Hen, testemunhou uma demonstração das capacidades do Sistema de Defesa Aérea da Ilha (IAD) da Força Aérea da República de Singapura (RSAF) no Campo II de Lim Chu Kang em 17 de dezembro.
Durante a visita, o Dr. Ng recebeu um resumo sobre as capacidades do sistema IAD da RSAF, interagiu e agradeceu o pessoal de serviço da RSAF e da Agência de Ciência e Tecnologia de Defesa (DSTA) por sua dedicação e compromisso com a defesa de Singapura.
Como parte da jornada contínua para manter as capacidades operacionais e de ponta de Singapura em defesa aérea, a RSAF trabalhou em estreita colaboração com a DSTA para integrar e aprimorar o sistema IAD para garantir que a RSAF seja capaz de lidar com ameaças novas e emergentes com eficácia.
Hoje, com a integração de componentes-chave, como o Radar Multi-Mission (MMR), radar do System for Hybrid Interceptor Knowledge of Recognised Air (SHIKRA), o Sistema de Gerenciamento de Combate Inteligente (CMS) e o Sistema de Mísseis Aster 30 no sistema IAD da RSAF, é capaz de ver mais, atirar mais longe e é mais inteligente.
Parte das capacidades das Forças Armadas de Singapura de Próxima Geração (SAF), o sistema IAD é capaz de neutralizar efetivamente um amplo espectro de ameaças aéreas para proteger os céus de Singapura dia e noite.
Falando após a visita, o Dr. Ng expressou confiança nas capacidades do sistema IAD da RSAF para salvaguardar a segurança de Singapura contra ameaças aéreas. Ele disse: “Eu acho que os singapurianos podem se confortar por termos este sistema instalado. É necessário um esforço contínuo, integração ao longo de 15 anos, e mesmo quando tivermos terminado esta fase, vamos olhar para a próxima fase do Sistema de Defesa Aérea da Ilha … Estou confiante de que o projetamos bem, tanto da perspectiva da RSAF quanto da DSTA e DSO … esses sistemas nos servirão nas próximas décadas e é o culminar dos esforços empreendidos nos últimos 20 anos – apenas melhorias constantes, incluindo cada peça e procurando por lacunas a preencher.”
O Dr. Ng estava acompanhado pelo Secretário Permanente (Defesa) Sr. Chan Heng Kee, Chefe da Força de Defesa, Tenente-General Melvyn Ong, Chefe do Executivo da DSTA Sr. Tan Peng Yam, Chefe da Força Aérea Major-General Kelvin Khong, bem como outros oficiais superiores do Ministério da Defesa e SAF.
Sistema de defesa aérea da ilha da RSAF
O Sistema de Defesa Aérea da Ilha (IAD) da Força Aérea da República de Singapura (RSAF) é um sistema de Defesa Aérea inteligente em rede e multicamadas que integra sensores avançados, sistemas de armas capazes, elementos de comando e controle e ferramentas de tomada de decisão. Como parte da jornada evolutiva para manter as capacidades operacionais e de ponta de Singapura em defesa aérea, a RSAF trabalha em estreita colaboração com a Agência de Ciência e Tecnologia de Defesa (DSTA) para integrar e aprimorar o sistema IAD para garantir que a RSAF seja capaz de lidar com novos e ameaças emergentes de forma eficaz.
Com a integração de componentes-chave, como o Radar Multi-Mission (MMR), o Radar do System for Hybrid Interceptor Knowledge of Recognised Air (SHIKRA), o Sistema de Gerenciamento de Combate Inteligente (CMS) e o Sistema de Mísseis Aster 30 no sistema IAD da RSAF, é capaz de ver mais, atirar mais longe e é mais inteligente. Parte das capacidades das Forças Armadas de Singapura de Próxima Geração, o sistema IAD é capaz de neutralizar um espectro mais amplo de ameaças aéreas para proteger os céus de Singapura dia e noite.
- Ver mais: Com um conjunto de sensores avançados de alerta antecipado, incluindo o MMR e o radar SHKIRA, o sistema IAD da RSAF pode detectar, identificar e rastrear melhor ameaças aéreas, de aeronaves a munições aéreas e veículos aéreos não tripulados (UAVs) em tempo hábil forma e fornecer consciência situacional aérea abrangente para as operações diárias da RSAF.
- Atirar mais longe: Com a integração dos sistemas de Defesa Aérea Baseada em Terra (GBAD) da RSAF, incluindo o Aster 30 e o Sistema de Mísseis SPYDER, o sistema IAD da RSAF é capaz de engajar, interceptar e neutralizar um espectro mais amplo de ameaças aéreas que vão desde aeronaves, para alvos menores, como munições aéreas e UAVs em um alcance mais longo e com maior precisão.
- Ser mais inteligente: Desenvolvido em conjunto pela RSAF e DSTA, a Rede de Combate integra sensores, sistema de gerenciamento de combate inteligente (CMS) e sistemas de armas para aumentar a resiliência evitando um ponto único de falha. O CMS inteligente e os Sistemas de Apoio à Decisão (DSS) também incorporam tecnologias como Inteligência Artificial (AI) e Análise de Dados (DA), reduzindo a carga cognitiva exigida dos operadores para fazer sentido de informações de fontes múltiplas para uma decisão mais rápida e robusta – realizar o processo para neutralizar ameaças aéreas e proteger os céus de Singapura.
Plataformas do Sistema de Defesa Aérea da Ilha da RSAF
Sensores:
Aerostat
O Aerostat, um sistema de balão amarrado, opera a 2.000 pés (600 m) com uma linha de visão clara sobre o espaço aéreo e marítimo de Singapura. Com um alcance de detecção eficaz de até 200 km, o Aerostat fornece cobertura de radar de baixo nível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Radar Agile Multiple Beam (AMB)
O radar AMB é um radar tridimensional compacto e de alta mobilidade projetado para vigilância de baixo nível. Com um alcance de detecção eficaz de 60 km, ele detecta voos baixos e alvos aéreos em movimento mais lento, como helicópteros.
Radar FPS 117
O FPS 117 é um radar de defesa aérea tridimensional de longo alcance e alta precisão com um alcance de detecção eficaz de até 250 milhas náuticas (463 km).
Gulfstream 550 – Alerta Antecipado Aerotransportado (G550-AEW)
O G550-AEW é equipado com um pacote de missão de última geração, incluindo o radar Active Electronically Scanned Array (AESA), que possui um alcance de detecção efetivo de mais de 200 milhas náuticas (370 km) e fornece persistência, capacidade climática de detectar, identificar e rastrear ameaças aéreas.
Multi-Mission Radar (MMR)
O MMR é um radar móvel tridimensional com um alcance de detecção eficaz de até 350 km e 100 km para vigilância aérea e localização de armas hostis, respectivamente.
System for Hybrid Interceptor Knowledge of Recognised Air (SHIKRA)
O radar SHIKRA é um radar móvel tridimensional com uma alta taxa de atualização que fornece alta fidelidade e precisão de alvos aéreos. Com um alcance de detecção eficaz de até 100 km, ele fornece cobertura de radar de baixo nível para o RSAF.
Sistemas de defesa aérea terrestre (GBAD)
Sistema de mísseis Aster 30
Com operações de defesa aérea 24 horas por dia, 7 dias por semana, desde agosto de 2020, o sistema de mísseis Aster 30 substituiu o sistema I-HAWK e foi integrado ao sistema IAD da RSAF.
O sistema de mísseis Aster 30 é um sistema de mísseis superfície-ar (MSAM) de médio alcance capaz de engajar e interceptar um amplo espectro de ameaças aéreas, como aviões de combate, helicópteros, UAVs e munições guiadas com precisão.
O sistema de mísseis Aster 30 tem um alcance de interceptação de até 70 km contra aeronaves de caça e tem a capacidade de engajar várias ameaças aéreas simultaneamente.
Sistema RBS 70
O sistema RBS 70 é um sistema de mísseis de defesa aérea de curto alcance, portátil, operando com base no princípio de condução de feixe de laser. Com um alcance efetivo de interceptação de até 8 km, o sistema RBS 70 pode ser implantado em configurações montadas e desmontadas para aumentar a flexibilidade operacional.
Surface-to-Air Python-5 e DERby-Air Defense System (SPYDER)
O sistema de mísseis SPYDER é um sistema de defesa aérea para todos os climas com recursos antiaéreos e antimuniões, e possui mísseis avançados guiados por infravermelho e radar com um alcance de interceptação eficaz de até 15 km. O sistema de mísseis SPYDER é equipado para engajamento de 360 graus contra ameaças aéreas e é capaz de engajar vários alvos aéreos simultaneamente.
Rede de Combate
A Rede de Combate projetada e desenvolvida pela RSAF e DSTA, integra os sensores, sistemas de armas e Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS) inteligente e alavanca tecnologias para permitir a disseminação rápida e contínua de informações e dados críticos para todas as entidades dentro do IAD sistema.
A Rede de Combate aprimora as capacidades da RSAF para operações 24 horas por dia, 7 dias por semana, pois fornece uma cobertura aprimorada de defesa aérea em toda a ilha com mão de obra reduzida e também tem alta resiliência, pois evita um único ponto de falha.
Sistema de gerenciamento de combate inteligente (CMS)
Capaz de analisar, priorizar alvos e recomendar ações, o CMS inteligente reduz a carga cognitiva sobre os operadores enquanto continua a fornecer uma imagem abrangente da situação aérea em tempo real, organizando e combinando dados de várias fontes para permitir uma tomada de decisão mais rápida e melhor.
O CMS inteligente e os Sistemas de Apoio à Decisão (DSS) também incorporam tecnologias como Inteligência Artificial (AI) e Análise de Dados (DA) para avaliar situações em tempo real para atribuir e alocar os sistemas de armas mais eficazes para lidar decisivamente com ameaças aéreas em potencial e proteger os céus de Singapura.
FONTE: Ministério da Defesa de Singapura
É basicamente o SAMP/T com outro nome.
Porr@ de Barak, Barata, quem gosta de barata é escorpião, nós vamos de CAMM-ER.
Aonde eu compro essa bola de cristal de vocês que sem sequer o RFP estar publicado vocês já sabem o resultado antecipadamente.
O CAMM-ER vai dentro do SAMP/T. E parece que o MEADS não está agradando os europeus, com risco de ser cancelado https://www.defensenews.com/global/europe/2020/12/04/german-industry-lead-prepares-for-possible-collapse-of-tlvs-anti-missile-program/
Tanto o SAMP/T e MEADS são transportáveis pelo C130 segundo o site dos fabricantes. Barato e ruim é o Spyder meia boca. Barak MX é outro nível.
MEADS não usa o CAMM-ER, e sim o Iris-T.
Vai no SAMP/T
Barato e ruim é ter a disposição canhões de 35/40mm que não conseguem acertar nem teco teco.
Sonha com CAMM e acorda com canhões de 40mm! Oh dura realidade…
Exatamente!
Estimados Senhores camaradas do Forte!
Excelente demonstração da responsabilidade com a Nação, de continuidade de um programa de defesa. Um exemplo a ser seguido por nossos governantes.
Me salta aos olhos a tenacidade em concluir o programa e a importância de se entender que trata-se de uma projeto nacional e não de um partido político (infelizmente vejo muitos comentários neste sentido tanto aqui como em outros sites de discussão sobre defesa) eu separei uma porção do texto que em minha opinião é evidência tudo o que disse e que temos de aprender com eles:
“é o culminar dos esforços empreendidos nos últimos 20 anos – apenas melhorias constantes, incluindo cada peça e procurando por lacunas a preencher.”
CM
Cingapura é o país mais bem administrado e bem sucedido do mundo.
Administrar aquele bairro com status de país é fácil
PauloR,
Acho que se aplica aqui a frase bíblica ” o fiel no mínimo também é fiel no muito”.
Se déssemos as redias do Brasil para eles por 30 años sem limites, façam o que for preciso para por o país na linha, eu não tenho medo de errar… Eles fariam um excelente trabalho. Bem melhor que os nossos últimos 30 anos, em que a “redemocratização” nos aleijou na educação (só pra dizer um exemplo, acabou com Educação Moral e Cívica & OSPB), afundou ou nossa outrora próspera indústria Naval ( fuder…am com o Loyd Brasileiro e hoje pagamos madeira pra todo mundo transportar as riquezas que produzimos), como sociedade somos desonestos, imorais, sem cultura, violentos (em casa) mas um cordeiros nas ruas (aceitamos passivos a criminalidade em todos os níveis).
Chega de acharmos desculpas para nosso fracasso e menosprezar as conquistas dos competentes.
CM
Foi o fim de ospb que arruinou o país.
Atualmente é maconha, baile funk e músicas descendo até o chão.
É isso que ocupa a cabeça de grande parte dos jovens hoje em dia.
“Bem melhor que os nossos últimos 30 anos, em que a “redemocratização” nos aleijou na educação (só pra dizer um exemplo, acabou com Educação Moral e Cívica & OSPB)”
Só um adendo:
Praticamente TODOS aqueles que ocupam e ocuparam nos últimos tempos os cargos mais importantes do país são dessa época onde supostamente tínhamos uma melhor educação e onde “aprendiam” educação moral e cívica na escola.
Isso não adiantou de absolutamente nada. Aliás é justamente a turma dessa época que geralmente flerta com movimento antivacina, terra plana, dentre outras ignorâncias, e que atualmente governa nosso país sem nenhuma moral ou civilidade.
Isso bjj, um monte de gente acima dos 50 tomando cloroquina dizendo que a educação no tempo deles era melhor… melhor mas não sabe diferenciar um fake News de um fato científico, é no mínimo controverso, digo que a educação neste país nunca existiu mas estas pessoas jamais darão o braço a torcer pois seria ir conta eles mesmos!
Pela minha experiência de vida, no Brasil, quanto mais estudado, mais rico e quanto mais importante o cargo ocupado: mais bandido e imoral é o sujeito.
Vejo isso direto na área pública, tanto civil quanto militares.
As pessoas mais interessantes que eu conheci na vida não tinham ensino superior, as piores tinham.
Como resultado do seu raciocínio acredito que sua proposta para melhorar o país seja fechar as escolas superiores, não é?
É justamente a turma contra a OSPB que nunca leu um único artigo cientifico na vida e de repente reivindicava comprovação científica para Hidroxicloroquina, mas quer nos fazer de rato de laboratório e cobaias para vacinas, essas sim, de comprovação cientifica altamente duvidosa e de SEGURANÇA muito mais duvidosa ainda, com comprovados casos de sequelas indesejáveis .
Agora temos no grupo um sujeito que está além dos próprios laboratórios e critica os que são cautelosos com vacinas que não tiveram tempo suficiente de testes, são feitas a toque de caixa, que nem gozada de coelho. Tomar vacina sem segurança é que nem tentar matar a fome comendo carne estragada: vai dar merda.
Poe a rede esgoto la doutrinando as pessoas por 30 anos e você vai ver a ilha se tornar pior em tudo
Essa mesmo rede Globo apoiou e enriqueceu com os militares.
Achei que fosse com o PT!
Todos os ignorantes que pensam que o Brasil começou em 2002.,.pensam assim.
Acho que foi justamente o contrário, começaram a desconstrução do Brasil.
Duas observações, primeiro é que nunca acabaram com a educação, ela nunca existiu, basta ver o tanto de senhores e senhoras que não tem o menor conhecimento de ciência neste nosso momento de pandemia, o que existe é um saudosismo no estilo “no meu tempo era melhor” e segundo, concordo com a observação do loyd, isso foi um crime contra a pátria mas como tudo que é público se tornou mais “teta” para espertos que benefício para a nação!
Nós 20 anos anteriores a esses 30 que diz, a escola era para muito poucos , o poder político só para os amigos_ e aí de quem falasse mau_ as riquezas a mais poucos ainda e com caminho para o estrangeiro, a indústria ficava limitada a quem podia pagar e ainda consumindo muitas “bondades” governamentais, as obras já eram superfaturadas e de necessidade duvidosa, e os traficantes já se enraizavam nas favelas “invisíveis” vendendo as drogas pra honesta gente no poder.
Boa isso mesmo Nativo! Agora cabe a vôo, e todos nós mudarmos isso!
Você se lembra em quem você votou para Presidente? Para Senador? Para Deputado? Para Prefeito? Você está cobrando deles o cumprimento das propostas de campanha? Você tem os e-mails e os outros meios de contato para cobrar deles?
Eu me lembro de tudo acima e todos os dias assim que abro minhas redes sociais eu cobro elogio, exijo prestação de contas. Como disse anteriormente aqui neste tema, chega de desculpas, chega de falar e não agir, não se trata de uma coisa de partido político e sim de uma ação de Estado, de Nação.
A probabilidade do camarada ser mais dos que reclama, aponta, crítica, mas não faz p…ra alguma é grande, mas em fim já fui assim também, mas tive caráter para mudar (como tive recentemente, para reconhecer públicamente que errei na questão dos estudos sobre o sistema de defesa anti aérea tripartícipe).
Sendo assim, camarada Nativo, faça sua parte, saia da zona de conforto. Pois até este momento, o nobre camarada não tenha elevado a voz em protesto, ficou na moita, na zona de conforto. Vamos juntos eu, você e todos os patriotas que gastam do seu tempo, aqui na Trilogia, criar a mentalidade e a pragmatização necessários para fortalecer nossas FFAA (esse é o tema embutido do post), e para criar um ambiente político saudável e profissional.
CM
Leia-se: “… cabe a você, eu e todos nós mudarmos isso…” amaldiçoado seja o corretor automático.
Pois então eu voto pouco, realmente só naqueles que vejo algum retorno na vida pública e desde 2013 participei de muitas manifestações em minha cidade e fico feliz por isso, pois vejo os outros saindo dessa famosa zona de conforto.
Nós brasileiros NÃO TEMOS O DIREITO de acreditar em políticos honestos, dado o histórico deles em nosso país, o que temos é obrigação de cobra-los no cumprimento dos seus deveres.
A estrada é longa, mas já encontrar alguém como você, que mostra maturidade, já dá mais esperança.
Boa tarde Senhores camaradas do Forte e ao camarada Nativos certamente.
Nobre colega, vamos vencer essa guerra, muitas batalhas já foram iniciadas neste sentido, e mais recentemente ganhamos uma delas, no sentido de conseguir por em pauta a discussão de desenvolvimento de dissuasão nuclear pelo Brasil lá no senado.
CM
Vai resolver pobreza aumentando, venda de nossos ativos e riquezas por merreca, teremos sistema saúde que atenda melhor, educação vai ser universal e de qualidade, índice de assassinatos vai diminuir para níveis civilizados. Bomba atômica agora e a ultima das prioridades, tem que reestruturar e reequipar descentemente forcas de defesa, acabando o cabidao e gasto que não são para defesa. \se fizer a bomba vai transportar como…… não temos misseis, foguetes , aviões , submarinos que possa entregar pacote.
Visão meio fora foco, corre risco de explodir antes de ser usada.
Cirúrgico, mas acredito que nossa derrocada começou lá atrás… No fatídico 15/11/1889…
Irretocável seu comentário CM e concordo com cada letra,palavra ,frase. Excelente !!!!
A cultura que vc descreveu tem muito mais do que 30 anos. Redemocratização não tem nada a ver com isso.
Boa noite de ante véspera de Ano Novo a todos os Senhores camaradas do Forte!
EduardoSP, é fundamental recordar que a dita “re-democratização” teve como “cunha” contra inteira sociedade brasileira, a nova carta magna do país, que foi redigida pensadamente no sentido de em poucos golpes, porém precisos, matar várias gerações pensantes no Brasil e assim submeter toda a nação aos seus caprichos, uma delas, nos tornar subservientes de todas as nações que possuam poder dissuassório nuclear, pois esta nossa constituição “arrotada” pelo Ulisses (que as profundezas do Atlántico ô engulam cem mil vezes) nos impede de produzir nosso artefato nuclear, sem precisar nos rastejar aos ratos do senado. Foi na re-democratização que Sarney disse que produzimos produtos de defesa insignificantes, foi nesta linha que Collor o Salvador da Pátria e ladrão das poupanças, enterrou Cachimbo, e agora se o Deus todo poderoso assim ô permitir, quando fizermos nossos experimento nuclear, teremos que gastar para reabrir (penso que talvez dê para realizar os testes por computador)… Em fim cara, não me venha falar está bobagem de que a re-democratização não foi pensada por mentes não patriotas, talvez quem sabe as mesmas que sabotaram nosso VLS e que por desgraça à mais de 60 anos escutam nossas transmissões. Nem vou falar das brechas constitucionais que permitiram nascer atrocidades como o ECA.
CM
O Brasil foi dividido em mais de 5 mil municipios mesmo assim continua uma m…..
Mas justamente…
Justamente por ser um “bairro”, encrustado em um minúsculo pedaço de terra onde mal brota alguma coisa, é que não deveria ser absolutamente nada… Mas ao contrário, é uma das economias mais pujantes do planeta. Fosse um país do tamanho dos EUA, e muito provavelmente seria uma economia duas vezes maior que este último…
RR, falou e disse camarada.
CM
Tem muito brasileiro que come acem e arrota caviar por estas bandas RR por isso criticam este exemplo de administração q é Singapura.
Nunca vi um comentário tão irrelevante aqui no Forte como o seu PauloR
Perdão pela franqueza camarada Carlos, porém o senhor equivoca-se, pois estamos além de um espaço democrático, trata-se de um fórum de discussão. Mesmo que o comentário, não seja a expressão da maioria, ele constroi o que está sendo demolido sistematicamente neste país, que todos neste fórum idolatramos, desde 05/10/1988…eu me refiro ao sentimento patriótico, pois o senhor camarada Paulo, assim como nós, tomou do seu tempo para discutir um assunto que é de interesse nacional. Ademais uma nação poderosa e pujante se faz com o respeito ao co-cidadão e nisto o nobre camarada falhou feio.
CM
Concordo neste ponto em grau e genero.
Obrigado, já deu dislike ?
Esse “bairro” se bobear tem mais poder militar do que nós.
Caro Matheus, eles “tem”!
Como assim que um “bairro” tem mais dinheiro que um país de extensão continental? Ou será que nesse bairro dinheiro dá em árvore?
Olá Ga riel BR,
De aí a importância de aprendermos com eles! Sermos organizados, bons administradores! Isso começa aqui em baixo, na “galera”, saber que a pressão popular faz e traz resultados.
Eu não sei nada de Singapura, a não ser o fato de que são um Polo de tecnologia. Mas penso que na imensidão dos recursos e diversidades do nosso Brasil “idolatrado, salve, salve”, temos condições de recursos e mais fôlego econômico que Singapura.
Nós brasileiros precisamos para de reclamar e achar culpados para nossa mediocridade. À pelo menos duas décadas venho batendo nesta tecla, a de pressionar aqueles que elegemos. Gabinete da P. R., Senado, associações comerciais ( fiz tanto isso que já tive problemas com minha empresa a IS Brasil, mas eu não ligo). fazendo minha, as palavras do “Marcelo Ostra o MO lá do Naval” é preciso desenvolver a mentalidade de defesa, de plano de Estado!
CM
Olá Claudio Moreno,
Cingapura era um paupérrima vila de pescadores desnutridos e analfabetos, sem nenhum recurso natural, habitada por três povos distintos: Chineses , Malaios e hindus. Mas um dia um grande General estadista chamado Lee Kuan Yew decidiu fazer desse pequeno país um exemplo para o mundo e conseguiu! A combinação de um Regime forte e moralmente conservador conduzindo uma politica econômica liberal construiu o país mais prospero do mundo. Hoje Cingapura não tem pobreza ou desemprego , a moradia é de acesso a todos , a educação pública está entre as 3 melhores do mundo onde filhos da maioria dos milionários estudam em escolas públicas , a saúde pública é superior a dos países europeus , os impostos são baixos , 10% dos habitantes são milionários , a justiça funciona e é implacável com os vagabundos e os moralmente devassos( além de pegarem cadeia existe castigo físico com chibatadas , crimes graves e tráfico de drogas é pena de morte!). Esquerdista em Cingapura não ganha nem para sindico de prédio e os cidadãos são obcecados pela meritocracia.
Camarada Gabriel BR,
O senhor tocou em uma ferida aberta neste nosso adorado Brasil… meritocracia! Foi o tempo que o reconhecimento e sucesso no Brasil, vinha deste princípio.
Como falei anteriormente e certamente fui mal interpretado (ou levianamente tentaram deturpar o pensamento, mas o objetivo foi errático) quando nossos jovens do final dos anos 80 foram castrados mentalmente, moralmente, civicamente e como consequência políticamente, a meritocracia passou a ser coisa de “milico” e tudo que tivesse que ver com os governos militares tinha que ser banido, expurgado, ridícularizado, marginalizado. Dando lugar ao favoritismo, apadrinhamento… a juventude passou a adorar a bandidagem comum e a ostentação do modo de vida desses ratos. Vide o que a indústria do entretenimento vende… começou com o filme Pixote idolatrando um marginal, crescendo ao ponto de um Marcola da vida escrever um livro e virar Best Seller!
Dito isso, repito: vamos começar por nós, aqui a virar esse jogo. Não veremos em vida o resultado, mas ô colherão em glória nossos seres queridos das gerações à frente.
CM
Caramba tu tá inspiradão hein, mais um belo comentário o qual tbm endosso !!!
Aécio Neves que o diga!
Mais que a Noruega não!
É sim senhor
Não é não!
Cingapura é uma tecnocracia administrada por técnicos não por políticos. corruptos.
Um país infinitamente menor que o brasil tanto em área quanto em população com um sistema desses com boa parte dos componentes projetados e produzidos no país. Enquanto isso em terra brasilis:
EUA é melhor!
Não China é melhor!
Não, EUA!
Viva a liberdade econômica! Coisa
que aqui em Banania nunca vamos ter! Graças a nossa constituição socialista
https://www.google.com/amp/s/www.infomoney.com.br/colunistas/ifl-instituto-de-formacao-de-lideres/o-que-tem-em-comum-hong-kong-cingapuranova-zelandia-suica-e-australia/amp/
Tomara que nunca tenhamos mesmo. Porque aqui todo mundo quer levar vantagem em tudo. Pobre do consumidor e do meio ambiente se não tiver limite algum para as elites extrativistas desse país.
Singapura para quem é realmente liberal, não para quem usa o termo como bordão e propaganda política, é um pesadelo. Singapura esta mais para uma China , como modelo de gestão do estado ( regulamentação, controle e vigilância sobre os aspectos ínfimos da vida do cidadão ) do que uma democracia liberal ocidental . E essa liberdade econômica também é bem denifida, porque o papel e participação
do estado e fortíssimo. Como muitos líderes asiáticos ja disseram com diferentes palavras mas mesma significância(inclusive o “Pai” de Singapura) :” para nós vem antes o bem-estar e sobrevivência do nosso povo , os procedimentos e normas democráticas vem depois, e algumas vezes é necessário suspende-las” Ou ” o que importa para o nosso povo é a prosperidade, os meios para chegar lá são secundários.
Como podes ver valores bem diferentes dos nossos .
Thiago,
Não raro, quem pensa em liberalismo em terras tupiniquins, vai na direção de uma economia liberal somente ( livre mercado ), e não do liberalismo como um todo.
E penso que é realmente necessário separar as coisas para não se cair em confusão, visto que a realidade nos mostra que conceito de liberdade econômica pode existir independe do regime a ser adotado, coexistindo em boa medida até mesmo com regimes que não são democráticos ou livres.
De toda a sorte, a liberdade econômica em Singapura é considerada uma das maiores no mundo, mesmo que as liberdades individuais sejam mais restritas.
Enfim, é certo que se trata de uma cultura diferente, com valores bem específicos, mas isso não muda o fato de que a liberdade econômica foi que fez daquele país o “pequeno titã” econômico que é hoje.
Camarada Tiago,
Isto chama-se bem coletivo, bem maior que o individual, bem duradouro e perene, isto é patriotismo. Pois com as eras, o Silva, o Pinto, o Moraes, o Teixeira, Moreno ect passa e desaparece, mas o País o Brasil tem que permanecer. Em última análise o que um cidadão quer é, saúde, educação, moradia, segurança, perspectiva de vida longa e prospera ( é até isso que a cristandade recita como um mantra todo Natal), estes desejos naturais só podem ser alcançados com as qualidades governamentais dita pelo nobre camarada em seu comentário sobre Singapura.
Agora eu pergunto, nós os “diferentes” temos o quê?
CM
Jesus………..
Cada dia uma pérola….
Coloquem no google: países com economia mais aberta do mundo
Vejam quem aparece.
E depois veja a vergonha que o cara passa, parece professorzinho de escola pública.
Tu passate mais uma vergonha camarada Rui , que se limita a ler as manchetes sensacionalistas tipo : os paises mais ” qualquer coisa ” da terra ,aí a materia faz um ranking , sem explicar bosta nenhuma, mas o camarada sai do site pensado que sabe o suficiente. Você já leu alguma reportagem ou matéria mais aprofundada sobre o Singapura ou sobre qualquer argumento?
Para você colega , se informe, forme sua propria base cultural e para de ler só as manchetes clickbait da internet por aí, se aprofunde mais , vale a pena : https://freedomhouse.org/country/singapore/freedom-world/2020
https://thediplomat.com/2020/02/the-singapore-model-advocacy-in-an-authoritarian-state/
Na se esqueça de pesquisar sobre o People’s Action Party, a quanto tempo ele mantém o poder em Singapura, quem foi
Lee Kuan Yew, e o que faz hoje o filho dele que cargo ele ocupa atualmente .
Ele faz o possível para resguardar Cingapura da deletéria influência do Ocidente e garantir o bem estar do próprio povo…e tem logrado muito êxito!
Se o Brasil quiser ser um país decente , o primeiro passo é se afastar do Ocidente.
Certamente Gabriel, ele faz o que ele acredita ser o melhor para a nação dele, minha intenção era apontar um modelo de gestão do estado e até uma caraterictas peculiar dos asiáticos, que não seguem a risco os dogmas ocidentais de democracia liberal e economia de livre mercado , que quer se impor como a única receita para o sucesso. Os povos asiáticos muitas vezes nos mostram justamente o contrário. Autoridades de Singapura chegaram ja a bater de frente com a imprensa ocidental que desejava que Singapura aceitasse o modelo ocidental 100%, sem titubear. Foi justamente em resposta a uma dessas críticas que Lee Kuan Yew declarou aquelas palavras.
Um dos poucos comentários com.base histórica. O DINHEIRO OCIDENTAL SIM! SUA CULTURA COM LIMITES.
Realmente o estado em Singapura se faz presente em uma grande parte da economia, mas isso não quer dizer que a economia seja livre. Pelo contrário, o governo tem participações em grandes empresas, mas essas além de não terem o monopólio, pois não existe regulação já que Singapura não pode ser jogador e juiz ao mesmo tempo, as holdings de Singapura são formados essencialmente por técnicos e são totalmente independente da política do governo, onde a ordem do governo é basicamente dar lucro para a empresa.
Esse princípio de governança corporativa não chega nem próximo do que temos no Brasil e provavelmente nem teremos.
Mais uma vez grato pela sua colocação
Matheus, que sempre vem para agregar, , pelo contrário o colega grosso e debochado gosta de passar vexame simplesmente quer atacar e criticar sem um mínimo de noção e sentido. O camarada aí , talvez desconheça a quantidade de participação do Estado de Singapura em várias empresas, a qual é proeminente em setores estratégicos da economia, ( Singapore Airlines , SingTel , ST Engineering e MediaCorp Economia di Singapore , só para fazer um explorar, todas possuem participação estatal) incluindo telecomunicações, mídia, transporte público, defesa, portos, operações aeroportuárias, bem como bancos, transporte marítimo, aéreo, infraestrutura e imobiliário onde o estado é proprietário de 90% das terras do pais e mais de 80 % das residências de Singapura . O Minha casa minha vida comparado ao projeto de moradias gerenciado por eles ao longo das décadas parece trocado para mendigos.
Vou dar um exemplo da influência do Estado e como ainda mesmo com grande presença, ele não detém o monopólio dos serviços e produção.
Uma holding, a Temasek, que controla mais de US$200 bilhões em ativos. As maiores empresas da bolsa de valores do país têm ligação com o governo. Companhia aérea, telefônica, engenharia e etc..
A Temasek como fundo de investimento tem participação em ações de uma empresa telefônica,(existem 3 em Singapura, que é uma cidade), além de ter participação em uma provedora de internet, existem 7 provedoras de internet e da Singapore Airlines(55%). Nenhuma dessas empresas tem qualquer monopólio sobre nada. Desconheço também a existência de privilégios. E sua gerência é totalmente privada. É uma empresa com fins lucrativos.
Se o governo brasileiro fizesse isso – ou seja, em vez de gerenciar estatais, criasse um fundo de investimentos que aplicasse dinheiro em empresas e cobrasse retorno, já seria um grande avanço no modelo de governança corporativo.
Um grande livro sobre esse modelo de governança que deveria ser lido por todos os políticos é esse que vou anexar na foto da minha mesa. Aconselho demais a ler esse livro.
Abrçs
Com certeza Matheus Singapura apresenta um ambiente favorável e atrativo para empresas e investidores, com alíquotas baixas e transparente. mas não é o modelo liberal que muitos pensam de estado “minimo ” para não dizer ausente, sem regras, sem intervenção, participação e incentivos estatais, muito pelo contrário. Sem mencionar as liberdades individuais, a liberdade de expressão,de imprensa , a possibilidade / liberdade até de possuir um carro por exemplo. Castigos físicos( fustigacao) usados legalmente no sistema educacional e penal , a pena de morte ….
A Participação do Estado de Cingapura na economia não reduz liberdade econômica como ocorre no Brasil. Cingapura é liberdade de mercado e não uma tirania de mercado.
ahh ta ate imagino como a corrupção e tratada la.
Quantos bilionários e milionários temos aqui? Com certeza capitalismo nunca faltou nestas terras e sempre sobrou especulação financeira, começa lá na colonia com a concentração absurda de terras e escravidão que cerceou por muito tempo uma imigração constituída por famílias. Seria interessante saber se em Singapura o judiciário trabalha de terça a quinta e se tem neto de militares recebendo pensão.
Liberalismo é bom para o Bolsonaro aposentado com 10 salários mínimos desde os 32 anos de idade. Os filhos dele nunca trabalharam na vida.
A metade dos militares brasileiros nunca trabalharam na vida, zero experiência, entram na academia com 18-23 anos e depois adeus, não sabem nada, zero experiência profissional e engajamento.
Quem derrubou o PT foi loucos como Olavo de Carvalho, isso que não gosto dele, mas é inegável reconhecer o engajamento. Os generais de escritórios não faziam nada, alias, ajudaram abertamente a desarmar a população e agora se orgulham de aparelhar a administração pública federal, muitos ilegalmente.
Jefferson…
As sociedades mais prosperas do mundo são justamente aquelas com o maior índice de liberalismo econômico e social ( especialmente liberdade de expressão )… E quando falo de prosperidade, não estou falando de PIB, e sim de verdadeiros indicativos, tais como o desenvolvimento humano e a renda per capita… E o Brasil está longe de ter uma economia liberal…
A grande falha do Brasil foi justamente manter durante anos um modelo baseado em consumo por transferência pura de renda, e endividamento público para cobrir investimentos do Estado, tudo regado a amplas intervenções estatais e sem propiciar um verdadeiro ambiente sadio para pequenos e micro empreendedores, sendo que são estes últimos os grandes motores do desenvolvimento em qualquer sociedade… E isso é uma constante nos últimos 60 anos…
Existem dois modelos que se mostram bem sucedidos até aqui: (a) o que poderíamos chamar de ‘capitalismo de Estado’, com total presença estatal em setores estratégicos, mas conservando considerável liberdade para pequenos investidores em negócios secundários ( sendo este segundo aspecto o que dá uma sobrevida a esse modelo ); e (b) o modelo que poderia ser chamado de ‘liberal’, com elevados índices de liberdade social e econômica, mantendo o Estado apenas em áreas consideradas essenciais ( saúde e ensino, pra começar ). Daí que não fazemos nem um e nem outro; nem sequer uma variante de ambos…
Em outras palavras, a queda do País ( ou de um governo e seu modelo ) está longe de ser obra de apenas um conjunto de pessoas como OdC. As sementes da catástrofe foram plantadas lá atrás, e ninguém fez nada para evitar que germinassem… E não faltaram oportunidades perdidas, quer fossem ainda durante o Regime ou após a redemocratização…
O liberalismo de mercado quando bem administrado de fato gera prosperidade e bem estar para o povo. MAS não tenho a mesma opinião quanto ao liberalismo politico e social que impera no Ocidente…esses últimos para mim são um desastre !!!
Gabriel.
Falando mais um pouquinho sobre a face econômica…
O mundo ocidental se tornou basicamente keynesiano, e isso lá pelos anos 20.
De lá pra cá, o modelo adotado pelo Ocidente foi de investimentos pesados em infraestrutura e setores essenciais lastreados em endividamento, puro e simples… E para turbinar economias no intuito de gerar divisas e sustentar as cargas do Estado, tomou-se por política a facilitação de crédito para o setor privado.
Ocorre que, embora essas medidas descritas acima tenham um efeito excepcional a curto prazo, elas podem induzir a distorções mercadológicas em nível maior ao desagregar a oferta de bens e serviços em relação ao consumo ( essa, aliás, foi uma das origens da grande crise de 29, quando viu-se o absurdo de produtores literalmente queimando/destruindo produção para manter o valor de seus produtos ).
Em outras palavras, não é o liberalismo que deve ser controlado, e sim as intervenções do Estado que devem ser bem medidas, com leis que sejam justas e garantam a liberdade de investimento com responsabilidade.
Quanto a face social…
Nada é pior para a liberdade ( e para o liberalismo como um todo ) que elementos sem virtudes a gozarem dela…
Sou obrigado a concordar que o Ocidente vem a cada dia estagnando-se. E isso, em boa parte, é devido a própria liberdade, que dá vazão a todo o tipo de elemento, inclusive tipos radicais e totalitários, cuja sedução de suas ideias, que prometem mudanças rápidas e para melhor, é muito grande.
Um outro ponto importante, que só contribui para o aumento do caos: há pessoas literalmente discutindo o que não sabem e ganhando notoriedade pública. Tem “conservador” que nunca leu um livro de conservadorismo, “liberal” que nunca leu um livro de liberalismo, e “esquerdista” que não sabe sequer o que é socialismo… Se vê muito disso nesse “chorume” que a internet vem se tornando…
Posto isso, não creio que haja uma solução a ser implementada. No meu entender, ela virá naturalmente, quando a realidade bater a porta e a maioria finalmente entender que não há solução de curto prazo para quaisquer problemas sociais, sejam eles quais forem.
Que diabos é “liberalismo politico e social”? Alias, que me importa liberalismo econômico sem liberalismo social.
“Alias, que me importa liberalismo econômico sem liberalismo social.”
Isso é problema seu como você mesmo deixa explicito em seu comentário! …fala sério …é cada um que aparece!
Então viva a Somália, a maior e mais prospera economia do planeta!
Se fôssemos seguir um caminho semelhante nem precisaríamos de dois sistemas diferentes para cobrir médio e longo alncace. O S-350, por exemplo, poderia cobrir o médio alcance com os mísseis 9M96E, com alcance de 40 km, e o longo alcance com os mísseis 9M96E2, com 120 km de alcance. Cada veículo de lançamento transporta 12 mísseis, em uma bateria com 4 veículos de lançamento poderíamos levar 24 de cada tipo. O RBS 70 e Igla ficariam responsáveis pela defesa mais próxima e de baixa altura.
Eu gostaria do S300 e do S400, só não sei como seria para ele se comunicar com nossos centros de controle, pq o EB pediu arquitetura aberta para plugar ele na nossa rede defesa aérea, bora ver se os russos vão aceitar fazer essa conexão com sistemas dos EUA e OTAN
E iriam ser aero transportados no treno do Papai Noel. O IFF seria feitocom bandeiras amarelas e vermelhas, e a comunicação vomnossos radares do Cindacta que são todos de origem ocidental seria feita por telepatia
Ele não será aerotransportado assim como qualquer outro, afinal a FAB quase nunca terá aviões disponíveis para transportar mais de dez caminhões 8×8 por cada bateria, tendo ainda de fazer várias viagens porque parte de tudo teria de ser desmontado.
Sobre a comunicação, nada que não possa ser adptadado com nossos rádios e datalinks. Se até países da OTAN utilizam sistemas russos, não deve ser um impeditivo para nós.
Tu nao sabe do que fala, qualquer que couber no vagão de carga do 390 vai ser aero transportado, pois isto e vital em um país com nossa área territorial.
O único país membro da OTAN que usa um sistema Russo e a Grécia, meia boca porque não fala com seus radares de controle de área.
Se tu tens a solução magica, não perca tempo, va até os Turcos e venda para eles, pois estão quebrando a cabeça para derrubar seus próprios aviões
bjj…
É improvável que o Brasil venha a operar qualquer sistema de defesa aérea de procedência russa mais complexo que um Igla… E não é por birra…
Ocorre que todo o sistema de defesa brasileiro está sendo desenvolvido para ter uma arquitetura aberta e agregar dispositivos de procedência diversa, e russos normalmente não trabalham dentro dessa perspectiva.
Israelenses e suecos são os mais preparados nesse sentido, até por uma questão de necessidade, visando a sobrevivência de seu próprio parque industrial de defesa, posto seu consumo interno ser incapaz de sustentar todo o aparato de desenvolvimento de que dispõem.
_RR_
Não digo que talvez não haja alguma dificuldade técnica, mas creio que as coisas não sejam mais tão assim. Diziam que não se podia integrar equipamentos ocidentais nos caças russos e os indianos foram lá e equiparam seus Sukhois com mísseis e sistemas ECM israelenses. Os gregos utilizam os S-300, certamente integrados em sua IADS, ao lado do Patriot. Os próprios russos queriam equipar sua marinha com navios ocidentais, no caso dos Mistral. Acho que essa barreira de convivência entre sistemas ocidentais e não ocidentais está cada vez menor.
Toda a nossa doutrina AA e o ocidental:
Radares primários, secundários, DTs em fim tudo.
Para se ter um.sistema russo temos que jogar tudo no lixo inclusive a doutrina operacional que e totalmente diferente.
bbj,
No caso dos Su-30 indianos, tratou-se de um programa conjunto entre a Índia e a Rússia, no qual foi concebido desde o princípio um sistema de controle de fogo específico para eles, de modo que os indianos dominam ( male e má… ) o software ( fonte ) para a integração de sistemas para aquela plataforma.
O Mistral russo, salvo melhor juízo, seria um caso similar, com uma “casca” francesa e sistemas vitais de origem russa.
Tentar fazer qualquer integração sem o fabricante hoje é virtualmente impossível.
Até onde sei, os S-300 gregos operam em contato rádio e só… Não compartilham dados com a rede de defesa grega.
RR, se você pagar, os Israelenses fazem até burro voar, mas e aí que está problema:
Se já eu.oara comprar um sistema que não necessitaria nenhuma mudança drástica e hardware e software que utilizamos, imagina ter que pagar para integrar, não roda.
Outra questão:
Tu consegue imaginar o problema gerado com nossos aliados introduzindo n um sistema russo de AA de ponta.
Posso te afirmar que as trapalhadas do Erdogam estão custando muito caro as FAs Turcas, muito mesmo.
Pois sim, Juarez…
Mesmo os israelenses vez por outra dão com a fuça na parede quando estão tentando integrar alguma coisa e encaram alguma tromba política… Que dirá os turcos…
E sim… integrar sistemas de procedências diversas, mesmo que “primos” em origem, custa um olho da cara, mas temo que vai ter que ser feito… Vai ser a peso de ouro, mas não vai ter jeito… É isso ou comprar um sistema todo pronto, pagando o preço político em se estar preso uma única linha de fornecimento para ele…
No bolo da defesa aérea do Brasil, o SAMP-T seria o glacê, já que a cereja seria algo da magnitude do S-300/400. Embora o CAMM-ER seja a escolha mais racional, o miolo do bolo, o SAMP-T cairia bem para nós, daria para ostentar um pouco.
Singapura tem o meu respeito. Equipamento adequado e cobrindo divers alcances. Que nos sirva de exemplo.
Já dizia o poeta: Brasil sonha com spyder, camm, aster, barak e acorda com canhões de 40mm…
Bosco ?
Não é interessante para o EB e para a indústria nacional a Iveco ou Agrale fabricar um 4×4 com o sistema armadillo TA-4 da Mac Jee , segundo o fabricante ele é bem agressivo, uns 100 ao menos.
Digo TA-2 .
Até o Kuwait vai ter Apache, enquanto o Brasil continua com as Kombi… https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/kuwait-ah-64e-apache-helicopters
Me parece bem interessante esse sistema antiaéreo de Singapura para ser feito algo similar aqui no Brasil