Principal cientista nuclear do Irã morto em ataque, afirma a mídia estatal
O cientista Mohsen Fakhrizadeh era visto como a força por trás do programa de armas nucleares do Irã. Notícias do Irã dizem que ele morreu em um hospital após ser atacado em um veículo
O principal cientista nuclear do Irã foi baleado e morto na sexta-feira enquanto viajava em um veículo no norte do Irã, informou a mídia estatal iraniana.
O cientista, Mohsen Fakhrizadeh, foi considerado a força motriz por trás do programa de armas nucleares do Irã antes de ser discretamente dissolvido no início dos anos 2000, de acordo com avaliações da inteligência americana.
A televisão estatal do Irã disse que Fakhrizadeh foi gravemente ferido no ataque e que os médicos tentaram salvá-lo no hospital, mas não conseguiram.
FONTE: New York Times
Piscou primeiro e morreu. O Mossad não brinca.
A possibilidade do Mossad agir no Irã, e principalmente no Norte do País, é zero.
Os que tentaram, foram pegos e devidamente neutralizados.
Pode ter sido crime comum, ou naquela região, agentes americanos ou turcos.
Ou sauditas, os sauditas falaram que se o Irã desenvolver há bomba nuclear eles vão desenvolver também! Mas o Mossad já matou cientistas nucleares iranianos dentro e fora do Irã!
Os americanos mataram Soleimani e o sujeito que assumiu a Guarda Revolucionária é bem mais agressivo do que ele.
Matar um ou outro cientista, não resolverá o problema dos EUA e Israel, visto que o projeto nuclear iraniano é muito grande e desenvolvido.
Sempre tem outro (ou outros) para assumir o cargo.
Essa política por parte dos EUA é equivocada;
Mas faz tempo que os EUA não matam dessa maneira, quando o fazem é como no general com drones ou forças especiais, por isso não acho que sejam os americanos, mas isso tem cara de Israel ou Arábia Saudita, os americanos podem ter ajudado com a inteligência mas não executaram a ação!
Naquela região não há como agir com drones ou forças especiais.
Provavelmente foram usados membros recrutados no País.
Se é que foi morto a mando de outros países.
Ainda não se sabe nem a motivação do .crime.
O Irã tem cinco etnias, várias delas querem ser autônomas. É fácil recrutar agentes no seio de um regime ditatorial, que não respeita a vontade das minorias.
Quer queira ou não, o assassinato tem sim atrasado o programa nuclear iraniano. Outro fato a se registrar é que ele ocorre logo após a Reunião entre AS e Israel.
Com certeza era importante, mas não insubstituível. Tenho que concordar que para se ter um programa desse porte e grau de desenvolvimento tem que ter muito mais gente. A grosso modo é como um time de futebol que se estrutura desde os roupeiros, nutricionistas até o técnico e dirigentes, não é pouca gente. A questão ai soa mais como um recado para os demais cientistas, caso tenha sido realmente um atentado Israelense ou de qualquer outro Pais. Cabe salientar que Biden propõe voltar ao acordo com o Irã e isso pode ser que de outro rumo para alguma possível retaliação. É aguardar para ver.
Questão é o medo, O Mossad assustaram cientistas alemães que desenvolviam mísseis de cruzeiro para o Egito, se nem no Irã você está a salvo, você não está salvo em lugar nenhum, fora que Israel tem sim membros dentro do Irã, sempre se infiltraram dentro dos inimigos, na vdd é prioridade manter os olhos perto dos inimigos.
O que os analistas internacionais estão comentando é que foi um ataque do Governo atual americano (Trump) para criar dificuldades diplomáticas para o próximo governo (Biden).
Vendo o que Mnuchin, Secretário de Tesouro dos EUA (trumpista de carteirinha) está fazendo com o próprio País não duvido disso.
É uma espécie de política de terra arrasada antes da entrada de Biden.
Interessante de assistir.
Que analistas são esses? Divulga as fontes aí, meu chapa, ao invés de ficar entrando aqui pra falar que a chance do mossad fazer um ataque desses é zero ou que naquela região é impossível agir com drones ou com forças especiais. Você leu isso aonde? Você mora no Irã, naquela rua, e viu o assassinato? Você tem fonte no mossad, e ele te falou categoricamente que não pode operar dentro do Irã? Fala sério.
E você , pode provar que foi o Mossad ??
É uma possibilidade de ser o Trump, mas não acredito, pois ele tem as eleições para se preocupar, fazer um ataque ao Irã no momento seria um tiro no pé.
Troca o fornecedor, mofou !
Que analistas internacionais?
Ninguém está dizendo que foi o Trump.
O modus operandi da operação é uma das diversas metodologias do Kidon Mossad.
Você está pressupondo a motivação estratégica e/ou tática dos americanos nesse tipo de política. Mas já imaginou que a ideia pode ser exatamente escalar as ações iranianas? Matar os moderados para pessoas mais agressivas assumirem a função e escalarem as ações, justificando assim atitudes mais duras?
Esse é o problema de analisar fazendo a leitura a partir de um único viés: acaba fazendo pressuposiçoes baseadas em uma única lente de leitura de mundo. Deveríamos, na verdade, analisar todas as possibilidades, mesmo as mais improváveis e indesejáveis, mesmo as mais duvidosas. Só assim teríamos uma visão abrangente e menos parcial dos fatos.
Uma dica é usar mais as palavras “SE”, “ENTÃO”, “ENTRETANTO”. Se os EUA intentam isso, então acontecerá aquilo, e sempre em probabilidades: entretanto pode acontecer aquilo outro, numa remotíssima possibilidade.
Algo assim.
Mataram o general em contra partida pegaram o cacoeta, o serviço secreto dos Persas também não dorme.
Sauditas não são tolos. Eles financiaram o programa de armas nucleares do Paquistão. Por que? Ao meu ver, foram muito inteligentes. Pagaram pelo serviço e não correram o risco de terem instalações destruídas por Israel e/ou EUA. A grande dúvida é se o Paquistão transferiu ou não armas nucleares para a A.S.
Sim transferiu. Eles tem os códigos as cabeças de guerra do Paquistão. E os misseis da China.
https://www.youtube.com/watch?v=e-LMwVoQbS4
https://www.youtube.com/watch?v=iAgCI1a1Nj4
Também é sabido que o Irã tem a sua bomba, porém assim como os Sauditas eles compraram já pronta. Mas agora eles estão fabricando.
Falou o “especialista” em contra-espionagem do Irã
oeihioeahioeaiaeohoeihaeiohaeiohaeiohaeioehaoiehioaheiohaeioheioaheaiohaeiohaeioahioehioeahioeahioehioehioaheioheaioheoiahoeia
O melhor comentário do dia.
Falou o chefe de operações secretas do Mossad de férias no Brasil.
Não estamos de férias no Brasil, mas preocupados com os buscapés palestinos lançados de Gaza.
Muito trabalho que ocupa todo nosso tempo.
Recebeu um raríssimo like meu, em homenagem à fina ironia e ao humor inteligente.
V.Sa. é um iludido.
A última ação do Mossad foi o sequestro do Eichmann.
Se você prefere acreditar nisso, bons sonhos para você.
Mossad como algo expressivo acabou há muito tempo.
Kidon Mossad. Respirando no cangote dos inimigos, dia e noite.
???????????
Kuuuuunnnn serteeeza!!!
Eu acho uma piada a sua petulância em achar que sabe o que acontece dentro de um dos serviços secretos mais capazes do mundo….
A última ação publicamente revelada do Mossad foi em Dubai em 2010.
Como dito anteriormente, tentativa de Trump de minar o Governo Biden.
Isto é mais que evidente.
https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,cenario-execucao-de-cientista-pode-complicar-esforcos-do-governo-biden-com-o-ira,70003531427
Reportagem agora é fonte?
Estadão notícias? Bela porcaria.
Kkk
tu que pensar, ele mataram depois todos os membros do massacre nas olimpíadas de Munique, seuquestraram um talarico que atual no programa nuclear deles, que afirmou que sim Israel tem armas nucleares, ele foi sequestrada na Itália, matou um traficante de armas em Dubai, entre outros que ele mataram ou sequestraram. A última Ação do Mossad foi Eichman kkkkk
Amarante morreu envenenado, hora de liberar investigação.
Verdade. A “leucemia galopante” que matou o Ten Cel Amarante em uma semana não colou!!
Porquê , se foi envenenado , qual a razão de encobrir isto. Só se tem pessoal com rabo prezo aqui.
Diz a lenda que a Arábia Saudita possui armas nucleares. Foram obtidas do Paquistão. A Arábia Saudita ajudou a financiar as armas nucleares paquistanesas. Os mísseis são DF-3 e DF-21 chineses comprados à preço de ouro.
Será?
Não penso que seja lenda. O próprio Khan, pai do programa de enriquecimento de urânio do Paquistão, que levou ao desenvolvimento de armas nucleares, usava como argumento o seguinte: as civilizações Cristã, Judaica e Hindu tinham suas próprias armas nucleares, apenas a civilização Islâmica não tinha. Por isso era importante que todos os muçulmanos ajudassem seu país a desenvolver a primeira arma nuclear islâmica. O dinheiro necessário era absolutamente irrisório para a Arabia Saudita, mas provavelmente dinheiro demais para o pobre Paquistão.
Leonardo, quando você menciona “civilização islâmica”, é importante lembrar o cisma entre os muçulmanos, divididos entre as diversas vertentes sunitas (cerca de 85% do total de fiéis) e xiitas (os cerca de 15% restantes).
O Irã lidera o xiismo, e boa parte dos sunitas não veem os xiitas como muçulmanos, mas como apóstatas.
Então, o Irã não teria nenhum benefício desse programa nuclear paquistanês, em um eventual pan-islamismo.
Pelo contrário, a rivalidade entre sunitas e xiitas é talvez mais violenta do que a de qualquer ramo do islamismo em relação ao judaísmo.
Também existe a lenda que os iranianos adquiriram algumas armas nucleares da Coreia do Norte !! Os cientistas nucleares do Iran eram presença constante nos testes nucleares da Coreia do Norte !! Creio que alguma expertise e porque não algumas peças cruciais de armamentos nucleares e alguns quilogramas de plutônio e urânio altamente enriquecido possam ter chegado ao Iran por via aérea e disfarçados de material diplomático que não pode ser violado !! rsss
Olha que eles ajudaram a Financiar as armas do Paquistão não tenho dúvidas, agora que eles tem, eu não sei não, acho difícil, mas não tenho duvidas que o Paquistão daria armas para eles de graça, pq o Paquistão é um país que geralmente ajuda outros países mulçumanos sem pedir muito em troca.
Clark que é lenda.
Eles adimitiram que tem sim. Assim como o irã as possui.
https://www.youtube.com/watch?v=e-LMwVoQbS4
“… devidamente neutralizados.”
Que eficiêêência.
Os iranianos falaram o mesmo nas bases sauditas.
‘Neutralizadas’.
Você é um comediante Tonho.
Israel sempre teve facilidade de infiltrar agentes no Irã porque existe uma enorme comunidade (cerca de 250 mil) de judeus de etnia persa em Israel. Aliás, uma coisa curiosa em Israel é a enormidade de etnias por la… entre eles os judeus negros da Etiopia (falashas) que se dizem descendentes da da rainha de Saba, os judeus chineses de Kaifeng…
Fonte ?
Não mais eficiente que a sabotagem do VLS, no entanto. Com tal ação os americanos atrasaram o programa espacial brasileiro em uns 50 anos, matando as mentes por trás do projeto. O VLS viabilizaria um ICBM e o SARA Suborbital um MIRV. O SARA sofreu um “acidente” em 2015 no momento do lançamento. São projetos idealizados no regime militar: O EB faria a bomba, a FAB faria o veículo lançador e a MB faria um submarino nuclear. Color fechou o buraco de cachimbo e ficou rico, o VLS sofreu um “acidente” que matou tds os cientistas e o Almirante Othon foi preso… Muy amigos esses americanos kkkkkk
Fonte: minha imaginação.
Coronel previu que base de Alcântara sofreria sabotagem dos EUA:
https://youtu.be/eRQfxcv9fIs
Sabotagem do descaso do governo da época com os recursos necessários, o que custou a vida de muitos.
Fonte: Da minha cabeça, Vozes
Pois é. Economia de material, compra no menor preço e descaso agora se chama sabotagem….
Incompetência agora é sinônimo de sabotagem?? Era melhor os EUA terem focado em sabotar a China, que em pouquíssimo espaço de tempo desenvolveu um programa espacial robusto e não muito atrás de países como o próprio EUA e a Rússia.
O Brasil não têm tradição na área de ciência de foguetes. A coisa mais normal do mundo é que alguns explodam antes de surgirem foguetes bem sucedidos (aconteceu nos EUA, na Alemanha, na URSS, na China…). Mas por algum motivo existe esse mito insuportável que houve sabotagem no VLS. É uma piada, é ridículo. Não foi necessária NENHUMA sabotagem. Todo projeto de foguete deve partir do pressuposto que os protótipos iniciais irão explodir. A AEB e a FAB erraram em manter os cientistas e engenheiros mais críticos para o projeto tão próximos do veículo lançador. Claro, em algum momento eles deveriam estar fisicamente próximos do projeto, mas ainda assim o que ocorreu nunca deveria ter sido possível naquela magnitude.
Foram os americanos que obrigaram que nossos cientistas -verdadeiros heróis- ficassem tão próximos do VLS? Isso nunca poderia ter ocorrido.
O VLS ter explodido, em si, não é um grande problema. Se o Brasil quisesse, construiria mais 500 VLS… o problema é que não se quer destinar verbas para esse programa, e mesmo que essas verbas surgissem, seriam consumidas por agências jurássicas como a AEB, pois não há vontade real do Brasil em possuir um programa espacial vigoroso. Outro problema, claro, é que o núcleo de conhecimento responsável pelo avanço do programa faleceu nesse acidente, e é muito difícil desenvolver profissionais desse nível no Brasil antes deles irem para o exterior.
PARE com essa mania nojenta de culpar os americanos por “sabotagem” no VLS, porque é patético. O Brasil é muito melhor que isso.
Se voce somar que cerca de Vinte tecnicos e cientistas serem a espinha dorsal de um projeto desta dimensão e projeto não ser devidamente documentado tecnicamente, Vera que está mania de alguns de criar fantasia conspiratoria e meio fantasiosa. Como vc citou, projeto aeroespacial e caro e necessita nr técnicos em quantidade e qualidade. Neste setor o que manda e qualidade e confiabilidade.
Falha nos procedimentos de segurança estratégica gritante, ao permitirem que a nata de engenheiros e técnicos estivesem na rampa de lançamento, todos juntos ao mesmo tempo.
Reparem como aqui os projetos nacionais são sempre enrolados por varias décadas até ficarem ultrapassados ou comprometidos…isso é dirigido para que nos mantenhamos no clientelismo e dependentes dos estrangeiros…só compramos e pagamos, e qualquer passo que damos para frente somos puxados de volta pra trás…temos todas as condições e os recursos para erigir uma grande nação, mas somos sabotados para sermos impedidos de realizar qualquer progresso…
Ainda tem gente que acha que países como os eua querem que o Brasil prospere, que tenha empresas e indústrias competitivas pra concorrerem com as deles, quando na verdade eles querem é um novo México, mais uma república de bananas controlada por eles…
Nossos governantes só seguem os protocolos do consenso de Washington entre eles o de entregar todo o patrimônio e riquezas do nosso país…O braziu tem que começar a pensar, e deixar de ser um pais de oportunistas, e pensar em estudar e se educarem…pensar como um pais de primeiro mundo…tá na hora do povo ser uma lava jato em geral…nós temos que começar a pensar da mesma maneira, e educarmos os nossos filhos a serem pessoas honesta e trabalhadoras…
Quando eu vejo este monte de abobrinha..
Lembro do meu pequeno tempo trabalhando na indústria de defesa brasileira…
e confronto com a realidade.
Porque é abobrinha? Lá nos EUA existe uma lei que permite que depois de algumas décadas documentos secretos fiquem livres para acesso a consulta pública. E lá vc encontrará inúmeros documentos sobre operações escusas deste país de golpes de estado, assassinatos políticos, ações de limpeza étnica e da promoção de todo tipo de ditaduras e grupos terroristas. E até mesmo sobre operações secretas de false flag promovidas por meio de atentados contra sua própria população.
Se hoje existe um regime teocratico no Irã é porque foi em consequência das práticas colonialistas dos EUA sobre aquele país, que de fato age como um estado terrorista!
É impressionante como aqui ainda existam pessoas que defendam estas potências estrangeiras como nações aliadas e amigas do nosso país. Fica claro em suas ações de como suas intenções são movidas por motivações de carater escuso, de modo a impedir que outras nações ascedam e não ameacem a hegemonia política-econômica delas.
O Irã admitiu faz poucos dias que estava enriquecendo mais urânio do que podia pelo acordo nuclear, e logo depois acontece isso? E esse ano esta complicado para o programa nuclear iraniano, teve o ataque à planta de enriquecimento de urânio e agora esse assassinato!
O Irã está enriquecendo mais urânio, pois não está mais obrigado a seguir o acordo que os EUA boicotaram.
E foram bem claros nisso.
Se o acordo voltar….
Agora, fica claro que a política de confrontação americana falhou tanto no Irã quanto na Venezuela.
O Irã continua com seu programa nuclear e a Venezuela voltou a fazer exportações de petróleo regulares para a China.
Os EUA saíram do acordo, mas a Europa e a Rússia permaneceram e o acordo ainda é válido, a questão é os EUA saíram pois sabiam que os iranianos estavam descumprindo ou os iranianos por conta da saída dos americanos passaram a descumprir? É a palavra de um contra a do outro, o único fato certo é que no momento o acordo esta sendo descumprido!
E é por isso que as algumas das sanções estão retiradas.
O que continua é a tentativa americana de tentar bloquear que faz negócios com o Irã que, certamente, não está mais dando resultados.
a AIEA diz que não.
Mas o Irã deve continuar com seu programa nuclear sim, e os que quiserem se contrapor que o Irã faça os familiares destes chorarem.
O Irã confirmou que esta violando os termos do acordo, estão usando umas centrífugas que não poderiam usar e enriquecendo mais urânio que deveriam!
https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/11/18/interna_internacional,1207555/ira-admite-ter-violado-acordo-nuclear-ao-operar-centrifugas-avancadas.shtml
E o que os EUA querem?
Acabam com o acordo, pressionam todos os países a não negociar com o Irã e quer que os iranianos sigam o acordo?
Sem chances!
E agora ficaram no pior dos Mundos.
Não têm mais nenhuma influência sobre a situação e os outros países estão voltando a negociar com o Irã
Se ele seguir os termos do acordo ele terá urânio enriquecido para seu programa de energia nuclear mas não terá urânio com o nível de enriquecimento para armas nucleares e dessa forma ele poderá manter o programa nuclea
Acredito que sirva de exemplo ao Brasil, no âmbito da segurança dos cientistas brasileiros de programas tão extratégicos, como o do SNB Álvaro Alberto.
Aqui as nações estrangeiras não tem com que se preocupar. Nós mesmos tratamos de nos livrarmos de nossos cientistas de programas estratégicos. Quando isso não se dá em situações questionáveis, como a do Othon e a de Alcântara, a situação interna do país, no que tange ao fomento à pesquisa e desenvolvimento, já trata de fazer com que nossos cientistas de destaque (e mesmo os não tão destacados) fujam do país e vão trabalhar para outras nações.
Aqui os americanos ja fazem a muito tempo. Com muita facilidade e tranquilidade. Qualquer iniciativa brasileira é rapidamente neutralizada por esses patifes. E é muito mais facil achar capachos traidores da terra que trabalham para Washington a troco de visto para a sua familia ir visitar a disney e fazer compras nos shoppings de Miami
Uma coisa é certa deve estar uma loucura no Irã todos os meios de segurança devem estar trabalhando como loucos para pegar o(s) assassino(s) e colaboradores!
Agentes do Mossad disfarçados de mulher, ou mulheres do Mossad, disfarçadas de iranianas. ????
Curioso, esses dias estava lendo sobre a morte de um cientista nuclear de Saddam Hussein pela Mossad nos ano 80
Mossad se inspirou na sua leitura
Se um cientista americano fosse atacado e morto nos EEUU por algum iraniano, seria terrorismo. Mas se os EEUU mata um cientista iraniano em solo iraniano, é autodefesa.
às vezes se me faz de difícil explicar esta diferença pros outros.
A diferença é que o Iran é um estado terrorista, que ameaça abertamente eliminar um país de oito milhões de habitantes.
Sómente uma pessôa geopolíticamente míope como você e outros que aparecem por aqui são capazes uma logical insensata como esta.
“A diferença é que o Iran é um estado terrorista, que ameaça abertamente eliminar um país de oito milhões de habitantes.”
Se refere a aquele estado que tem territórios ocupados em seus vizinhos, que anexa territórios mesmo sendo contra os tratados da ONU e que tem subjugado ao estado da Palestina?
“Sómente uma pessôa geopolíticamente míope como você e outros que aparecem por aqui são capazes uma logical insensata como esta.”
Este comentário vc deveria fazer se olhando no espelho.
Nao existe estado palestino. O povo palestino tambem nao existe. Na realidade eles sao transjordanianos.
Fala isso pra ONU e os países Árabes que reconhecem não apenas o Estado da Palestina como também os seus territórios, sendo estes Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental.
Se vc quer o reconhecimento de Israel como nação, deve ter o mesmo reconhecimento pelas outras nações, caso contrário não passa de pura hipocrisia.
A lei só é justa quando se torna igualitária. Usar ou reconhecer a lei, apenas para aquilo que lhe convém é uma prática comum de líderes tipo Maduro, Castro, Stalin, Hitler, Franco, Pinochet, Papa Doc, Somoza, etc.
Não adianta, se Israel e os EUA não quiserem, o Iran não terá armas nucleares. O resto é papo furado.
Depois não pode reclamar de prédios nos EUA e em Israel sendo explodidos.
Quando um país quer muito a bomba atômica, ele acaba conseguindo, eles(EUA) podem atrasar o programa somente. Pra evitar isso somente com botas no terreno, o que é inviável. Não tem como os EUA ocupar aquilo lá, já estão saindo do Afeganistão.
Eu não aposto nisso.
Conte isso para os aiatolás e os 80 milhões de iranianos. Bem como para russos, chineses, paquistaneses e outros que estão pouco de lixando para o que EUA e Israel querem ou deixem de querer.
Os aiatolás são uns velhos decreptos, espertalhões, que se aproveitam da ignorância do povo……povo esse que precisa sempre de um ditador de estimação, seja ele político ou religioso…..mas, espera sentado, abraçado no seu retrato de Hitler, pois Israel vai continuar lá. ….para seu desespero…..
Eu conheço alguns, de vez em quando aparecem aqui no boteco de domingo com calças mijadas e fedendo a pinga.
Um deles uma vez falou que que ia morreu, eu perguntei porque.
Ele falou que misturou 51 com Coquinho e as coisas não estavam indo bem.
Não entendi…….não consegui alcançar a finesse da ironia.. …
Basta os EUA entrarem em DEFCON 2, para que aitolás, os 80 milhões de iranianos, russos, chinêses e paquistanêses percam o contrôle intestinal e borrem as calças.
Só quem não conhece o poderio e a eficiencia dá máquina apocalípitica que é a tríade nuclear americana é capaz de soltar umas pérolas como a que você postou aqui.
Israel sequer tem capacidade expedicionaria, o país é excelente em sua auto-defesa mas um ataque desse nivel seria extremamente custoso para eles implementarem ainda mais tendo que sobrevoar diversos países inimigos. O unico país que poderia alavancar uma acao dessa magnitude seriam os EUA, mas isso custaria bilhoes de dolares ao país e eles com certeza tbm iriam envolver a Arabya Saudita nisso e nesse caso nao haveria consenso na comunidade muçulmana. E a Russia e a China jamais iam perder uma oportunidade dessas de indiretamente causar grandes danos as Forças Americanas ajudando o Iran com armamentos e informacoes sensiveis. Se Syria, Lybia e Afeganisthan ja foram um atoleiro para os EUA, um ataque ao Iran seria um pântano inteiro.
Você esqueceu os Jerichos?
Israel sambando na cara do direito internacional como sempre fez.
E ainda tem trouxa que acredita que o Ocidente se importa com direitos humanos…
Pense, quem vai defender Israel. Tem vários paises árabes fazendo acordo paz com Israel e não tem havido nada de anormal na relação dos mesmos, incluindo comercio crescente e turismo recíproco entre os mesmos. Se ONU fosse serio já náo teríamos armas nucleares mundo.
Os fins não justificam os meios.
Quais meios VC propõe para combater um pais que propõe te destruir e matar sua população. Situação difícil, porem acredito que forcas de defesa tem que proteger sua população independente da torcida internacional. Entre paises e difícil falar de ética e suporte da ONU visto que Rússia e China apóiam e vetam qualquer ação no conselho segurança.
Que os israelenses realizem a porcaria do ataque preventivo que tanto ameaçam fazer , mas não esse tipo de covardia.
Veja o cara era oficial de pais que se declara e tem atitudes hostis contra outro pais, ameaçando aniquilar população. Sendo responsável por projeto de obtenção bomba atômica com fins náo claramente de defesa, acredito sim ser alvo legitimo.Náo se trata divergência politica ou ideológica se trata de ameaça a população do outro pais.
Que covardia? Matar um cientista nuclear? Qual país nunca matou por motivações políticas, militares, científicas, geopoliticas, enfim ..os maos diversos motivos?
Similar ao falecimento suspeito do ten coronel da FAB José Alberto Albano do Amarante. E a pressão internacional que existiria (principalmente feita pelos países ocidentais) caso desenvolvessemos um programa nuclear?
É evidente que os EUA e Israel não estão muito pouco preocupados com a teocracia que existe no Irã (que também existe na Arabia Saudita), mas sim com um provável player internacional que não possa mais ser atacado ou invadido da noite pro dia devido ao armamento nuclear.. Similar ao o que ocorre atualmente na Coreia do Norte.
Enquanto isso Americanistas tupiniquins apoiando e rindo. Até o próximo alvo sermos nós, se é que já não fomos alvos…
Longe de mim apoiar as ditaduras orientais também, diga-se de passagem…
É só olhar a Arábia saudita. Por acaso alguma dessa gente se importa que é uma teocracia tirana e sanguinária?
Os caras estão há mais de 70 anos pesquisando e até agora não desenvolveram uma arma atômica. Isso só mostra o quão difícil é. E os lunáticos adeptos da bomba atômica brasileira acham que o Brasil tem condições de desenvolver uma kkk
Tecnologia nós temos, agora construir é outros quinhentos. Esse pessoal da bomba não sabe de nada.
No máximo 20 anos estão tentando.
Lembro que náo adianta nada bomba se náo tem como entregar no endereço inimigo. E urgente capacitação de misseis nacionais com capacidade detingir alvos distantes e adicionar esta capacidade lançamento misseis em nossos submarinos. Náo existe capacidade nuclear sem vetor capaz de levar o mesmo para neutralizar inimigo em seu pais.
Você precisa pesquisar um pouco mais meu caro! A bomba nuclear brasileira tinha, poço pronto, instrumentado, e data para a explosão do artefato (7 de setembro de 1990). Pesquise a fundo e vai encontrar muita informação publicada!
Eu ia postar exatamente isto e o poço tinha 320 metros de profundidade e todo concretado na serra do cachimbo… Ela(s) estão provavelmente guardadas em aramar
Pois é, o pessoal é muito simplista e não vai atrás de informações, assim como a Turquia, se o Brasil começasse agora, nesse momento o programa nuclear, iria demorar no minimo uns 15 anos até ter a primeira bomba pronta.
O que nos falta é o veiculo lançador…
Israel não brinca!???
CIA?
Mossad?
Sauditas?
Os três juntos?
Dependendo de quem o Irã culpar, será a bola da vez pra uma guerra regional.
Pelo jeito Trump decidiu deixar uns presentes de gregos pro sucessor resolver…
Desculpem….substituir generais é questão de doutrina….não desmerecendo….mas substituir cientistas físicos nucleares…que é mais um dom de ser uma assumidade na compreensão e visão da ciência…não é tão fácil.
E mesmo assim,se foi um trabalho da inteligência, seja árabe, americana ou israelita….deve ter um novo baralho no jogo! Mais por vir!!
Crime de guerra, o cara era civil e não militar, portador de conhecimento importante para a humanidade. A liberdade e o respeito à vida, pelo visto, só serve para quem os EUA querem que tenham tais direitos, vide von Braun no pós guerra.
Mais do que nunca torço pelo Irã ter suas armas nucelares. Questão de liberdade, autodeterminação dos povos e equilíbrio de forças. Para os que se contraponham, que o Irã faça seus familiares chorarem.
Se o Brasil amanhã quiser ter suas armas nucleares eu apoiarei também, e sou capaz de doar dinheiro para ajudar também.
O cara (cientista) era general brigadeiro do IRGC.
E daí?
Alvo legítimo. E não é o primeiro a sêr eliminado pêlo Mossad. Outros físicos nucleares iranianos já foram exterminados.
Se o Irã fizer retaliação contra Israel na mesma moeda, aí Israel fica chorando e acusando o Irã de patrocinador terrorismo.
Israel pode cometer atos terroristas,mas os outros não podem fazer o mesmo….
Tá explícito que o verdadeiro terrorista não é o Irã.
Lista os ataques terroristas realizados por Israel e os ataques terroristas realozados por muçulmanos radicais…..
Tá viajando…
Hahãm…e vc tá bem certinho…..
Perdeu Playboy, estuda um pouco e depois responde, ai perde credibilidade.
Irgun, Haganah, etc, etc.
Tá e os outros (do outro “lado”)?
Israel não chora. Israel contra ataca.
Chora sim, recentemente foram chorar no US congress para os EUA não venderem F-35 aos árabes.
Que crime de guerra que nada….o cara que trabalha com isso tem que saber que o dele tá na reta todo o tempo…..assumiu o risco…….baixa de guerra…..
O interessante é que o Irã já possui os lançadores, se conseguir fabricar uma ogiva… No nosso caso, em um hipotético programa de dissuasão nuclear teríamos que desenvolver tudo: lançador e ogiva. Países muito avançados tecnologicamente, como o Japão, anos atrás disseram que se quisessem poderiam fazer a bomba da noite pro dia, e o lançador eles também já possuem, logo, se surge uma emergência eles estão num caminho razoavelmente confortável. Se surge uma ‘emergência’ pra nós estamos lascados.
O problema nosso é só o lançador. Neste aspecto, o nosso programa foi um completo fiasco. Pura incompetência técnica e falta de capacidade de gerenciamento.
Se a arma nuclear se destinar às emergências, ela já falhou.
O objetivo de arsenais nucleares é dissuadir o inimigo.
Se for usada, todos perdem.
Ela serve pra um país não ser invadido, por isso o clubinho nuclear não quer que os outros a possuam.
Se o Irã já não tiver uma arma atômica, é totalmente crível que ele consiga ajuda técnica de aliados que já a possuem, principalmente a Coreia do Norte.
A Coreia do Norte já é parceira do Irã no program de mísseis.
Mas, creio que agora ainda não é o momento apropriado para isso.
O dia que o Iran possuir uma ogiva atômica, vai sêr bombardeado de cabo a rabo.
Isso é inevitável meu amigo, quando um país a quer muito ele a consegue. EUA já estÃo saindo do Afeganistao com o objetivo político alcançado pela metade. Não tem como eles ocuparem o Iran. Somente com bombas vc não consegue, tem que ter boots on the land.
Se com o palito de fósforo que foram as bombas atômicas sôbre Hiroxima e Nagasaki, o Japão arregou.
Imagina bombas termonucleares ou bombas de Neutrons (Israel possue as duas) destruindo os bunkers iranianos.
No need for boots on the ground.
Gosto da sua megalomania……”creio que agora ainda não é o momento apropriado para isso”….você jura, tem certeza, na sua cabeça doentia, que vc tem algum poder de influência ou decisão sobre esse assunto….hehehe…..só rindo, mesmo…..
As imagens do local esclarecem algumas
importantes coisas:
Foi tiro pra burro!
Muita destruição!
Não foi uma ação comum de violência criminosa.
Tem todas as características de uma Ação Direta.
Quem pode fazer? Obviamente: Israel, EUA e talvez Arábia Saudita.
Fato é q, em meio às bravatas iranianas, o recado foi dado: Quando queremos, fazemos. Fazemos porque podemos.
E o programa nuclear iraniano continua, podem estar próximos de suas armas atômicas (se é que já não possuem), continuam na fronteira de Israel e chegam cada vez mais voluntários à Síria e Líbano.
Cara, o risco para os operadores desse tipo de missão são altíssimos, qualquer vacilo, se são pegos…
Sem dúvida nenhuma. Mas é o q há para Op Esp. Ambiente negado e politicamente sensível, em tarefa sob ordem do mais alto nível em comando.
Anos atrás cinco cientistas nucleares do Iran foram mortos e nem por isso o Programa Nuclear do Iran parou !! Muito pelo contrário esse Programa Nuclear progrediu e quem sabe tem muitas outras instalações nucleares no Iran sem se quer os Serviços Secretos de outros países terem conhecimento !! Hoje mesmo esse cientista recém assassinado já deve ter um substituto a altura !! Se não tiver esse substituto no Iran ele será importado da Coreia do Norte, Paquistão e talvez até Rússia !! Ou seja de nada vai adiantar esse assassinato !!
E mais ou menos um recado, se teu chefe ou general não está seguro, imagina você. Desestimula bastante pessoal capaz , estimula êxodo de melhores cientistas e gasto maior em segurança que dificulta bastante parte operacional.
O Programa Nuclear do Iran não parou, está ótimo etc… como que vcs sabem sobre como realmente está o programa nuclear deles? Estadão? UOL? Folha? … parem de abobrinha…
Tanto não parou Rafael que a quantidade de urânio enriquecido a 4,5 por cento foi multiplicada por 12 nos últimos meses !! Isso o que é contabilizado pela AIEA, não sabemos se para o bem ou para o mal se existem instalações nucleares iranianas que não são vistoriadas. Eu acredito que desde sempre os iranianos escondem muita coisa !!
A quantidade de inimigos que o Irã possui, dificulta indentificar qual foi o autor deste atentado.
Estados Unidos
Israel
Arábia Saudita
Turquia
Egito
Paquistão
Pra que todo esse estrago quando se pode server apenas um simples chá.
Eu espero que o irã tenha muitas peças de reposição e tocar o projeto adiante. E concretizar o mais rapido possivel. Não ha mais volta e nem podem mais paralisar o projeto. Os cães anglo-sionistas não darão paz a esse pais se apenas tiver em seu arsenal armas convencionais.
O porrête nuclear israelense é devastador.
Falou aquele que não gosta de mulheres…em todos os sentidos…..talvez por isso goste tanto de um regime teocrático muçulmano ……
Se o Irã promovesse o assassinato de um israelense dentro do território de Israel seria considerado um ato terrorista, logo o contrário também é verdade não importa qual seja o motivo. Israel paga de coitadinho mas é um estado terrorista que não respeita a lei internacional nem as decisões da ONU, e não tem o menor pudor de ultrajar a soberania das nações, já que conta com a simpatia da comunidade internacional, tanto que se pode ver aqui nos comentarios a torcida pró Israel, enaltecendo façanhas como essa que na verdada não passa de assassinato sem julgamento e ainda têm a desfaçatez de acusar a nação persa de promover a instabilidade na região. Abaixo a hipocrisia.
Coitadinhos dos iranianos….nunca mataram ninguém….ora, deixe de palhaçada….
Disse tudo, Benedito!
Terrorismo se combate com contra terrorismo.
O Iran deveria dar graças a Allah, pôr Israel ainda não têr despejado um Jericho em Natanz.
Kidon ?
Yes Sir.
Israel comete um crime de assassinato brutal e a Europa e os Estados Unidos ficam calados fingindo que não aconteceu nada.
Se o Irã retaliar Israel na mesma moeda, aí se pronunciam condenando, aplicando sanções e acusando o Irã de patrocinador de terrorismo.
Nós sabemos que o verdadeiros patrocinadores de terrorismo não é o Irã.
Que mundo injusto em que vivemos….
meus pêsames para os familiares desse cientista!
Uii…..assassinato brutal……coitadinho do iraniano….o país dele nunca matou ninguém……e ele mesmo, um nobre cientista que estava desenvolvendo um medicamento para curar milhões de pessoas……opa, não era bem isso……..ora, deixe de papagaiada……
Estava desenvolvendo um produto para a defesa do seu país, dentro de seu território, dentro das leis de seu país.
Deixe a picaretice de lado, Israel conseguiu suas armas nucleares, o Irã também tem o direito de ter as deles. E que faça o sangue daqueles que se oponham derramar, caso tentem sabotar.
Se fosse o Brasil você iria aceitar calado estrangeiros determinarem o que você deve ter ou não? Vai com tua vira-latice para lá.
O Brasil não é um estado terrorista.
Sua comparação é tôsca coma sua gente.
Todo Estado é terrorista, EUA chacinou mais de 100 mil civis em Hiroshima e Nagasaki, e não teve suas armas nucelares destituídas.
Hahahaha….esse jogo nuclear é pesado!! Quer desenvolver armas desse tipo? Pesquisa, investe, desenvolve, Mata, espiona, morre, coloca outros no lugar, segue em frente…..se quiser ter essas armas, precisa passar por isso, pois o jogo é pesado mesmo!! E parte do jogo é enfrentar espiões dentro do seu território!!! VIra-lata, chorão e sem raciocínio é quem fica se lamuriando e choramingando. Quer ter? Vai lá é aguenta as consequências……o resto é chororô dos verdadeiros vira-latas…..
Mais um terrorista que foi se juntar as 72 virgens. A familia deve estar orgulhosa pôr têr um mártir.
Acabo de ler no site Debka que o Iran prometeu dobrar os investimentos em seu Programa Nuclear !! Acredito que a essa hora todos os demais cientistas nucleares do Iran devem estar sendo fortemente protegidos e sua circulação bastante limitada !! Creio que esse assassinato da semana passada vai tornar muito mais difícil uma tarefa dessas no futuro !!
Kkk.. ótimo os comentários.
Mas cá entre nós: só quem é muito inocente que acha que não foi o Mossad. Tá na cara que um programa nuclear iraniano põe em risco a toda a nação israelense. O Mossad já fez isso anteriormente com o programa nuclear iraquiano e agora chegou a vez do Irã.
Agora pode ter certeza que as forças israelenses estão em alerta máximo e em pouco tempo o Irã vai contra atacar.
Ninguém pensou até agora que esse cara pode ter sido eliminado pelos próprios iranianos? Talvez estivesse passando informações ou quisesse desertar. Bem… todo mundo vai ficar calado e esperar pra ver o que acontece, não vão confirmar nem negar nada.
Há quem diga que foi um resgate…
https://youtu.be/nb8KyzT4-ts?t=40
É uma hipótese que não pode ser descartada !!