VÍDEO: Seminário de Defesa Nacional do Ministério da Defesa
Hoje, sexta-feira (13), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, ao lado dos Comandantes das Forças Armadas, realizaram palestras no Seminário de Defesa Nacional na Escola Superior de Guerra, em Brasília (DF).
O evento foi transmitido online e ofereceu a oportunidade aos participantes de acompanharem os diálogos voltados para o tema “Defesa Nacional e os Programas Estratégicos das Forças”.
Fizeram parte do grupo de palestrantes os comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do Exército, General Edson Leal Pujol; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.
Enfim, sem uma colaboração política e da própria sociedade quanto à compreensão da importância do tema defesa fica dificil manter o poder de dissuassão atual, que é considerado muito baixo pelos próprios comandantes das respectivas forças, que dirá ampliar esse poder. E olhamos os cronogramas dos projetos e sempre tem em comum a ampliação do prazo de entregas em relação ao planejado. Posso estar equivocado, mas a impressão que tenho é quase de um desespero estampado no rosto deles para que seja “cumprida sua missão constitucional”. Verifiquei em outro video o comandante do EB dizendo as forças não devem se meter em política, isso é fato, contudo tampouco devem se omitir ou se acomodar quanto aos assuntos referentes a defesa nacional, e penso que infelizmente é o que ocorreu durante muitas décadas. O que nos flta é um orçamento minimamente constante para que os projetos assumidos não sejam descontinuados ou atrasados. É dificil de entender aceitarem passivamente um FX2 da FAB durar quase 20 anos para ser decidido.. Dinheiro existe sim pois foi doado bilhões agora para o fundo eleitoral…só essa brincadeira já quase quitaria o FX2…portanto o que falta é priorizar a defesa, e comandantes que enfiem de modo carinhoso na cabecinha dos poderes envolvidos a necessidade de se prover meios para que a as obrigações de nossa constituição seja cumprida
1- ” O que nos flta é um orçamento minimamente constante para que os projetos assumidos não sejam descontinuados ou atrasados”
Nos últimos 5 anos ( dados do Portal da Transparencia ), o orçamento pra Defesa foi de, em média, aproximadamente 100 bilhões de reais. É muito dinheiro. Esse povo que vai fazer o seminário vai dizer pra onde vai quase 80% desse dinheiro? Botar a culpa “apenas” e fazer comparação com o que foi gasta com Fundo Eleitoral, como se uma coisa anulasse a outra, é errado.
Houve cortes? Sim. Mas o montante destinaeo a Defesa ainda assim foi alto. Isso não é um orçamento minimamente constante?
Imagine se o povào descobre quanto se gasta com pensão e soldo de militar nesse país, e o estado das FA’s em equipamentos…
2-a sociedade , de modo geral, não compreende o papel das FA’s do seu próprio país, porque as próprias FA’s se acham o “clube do bolinha”, e durante muito tempo, nunca se deram ao trabalho de dialogar com o próprio povo do seu país, como se isso fosse uma tarefa indigna. As próprias FA’s criaram pra sí uma imagem de “um mundo a parte”, e nunca tiveram a preocupação de “chegar junto” com a população. Coisa que vem mudando aos poucos, graças as redes sociais, mas ainda longe do ideal.
Ola amigo…nem menciono os ultimos 3 anos…porem. acompanho o assunto defesa a muito tempo…sempre a pasta da defesa foi lider nos cortes orçamentários…tinha corte era a pasta com maior perda…sempre foi assim…ai o que havia sido planejado era postergado…isso que falo em minimamente constante…poupar de cortes no minimo projetos ja em execução…vc acha normal quase 20 anos para vir o gripen???
Que o GF sempre mete a tesoura, sem dó, na verba pra Defesa, isso é fato. E que isso, obviamente, vai impactar negativamente nos programas e modernizações das FA’s, isso tambem é fato.
Mas seria interessante nesse seminário, se os palestrantes explicassem quais foram as medidas de contenção de gastos e melhor gerencia de seus recursos, quando houve cortes…
Putz…Cidadão nenhum duvida da necessidade de FFAA, Sr General, isso é discurso de comuno-globalista. Dê nome aos bois….joga nas costas do povo??
Ele aparentava estar irritado
Pra que está se perguntando sobre aquele grupo de trabalho da defesa AA que montaram lá no começo do ano, o Mário Sergio Porto (possui excelente canal no yt) mandou email perguntando sobre e a resposta é aquela que todo mundo imagina: por causa do Covid está parado. definitivamente não é um país sério.