Helicóptero militar russo abatido na Armênia
A Rússia diz que um de seus helicópteros militares foi abatido na Armênia, perto da fronteira com o Azerbaijão, matando dois militares
A Rússia disse na segunda-feira que um de seus helicópteros militares Mi-24 foi abatido na Armênia, perto da fronteira com o Azerbaijão, matando dois militares.
O incidente ocorreu perto da fronteira com o enclave de Nakhchivan no Azerbaijão.
As forças armênias e azerbaijanas lutam há seis semanas na região de Nagorno-Karabakh, que fica dentro do Azerbaijão, mas está sob o controle da etnia armênia desde 1994.
Nakhchivan fica a cerca de 40 milhas de Nagorno-Karabakh e não ficou claro se o abate do helicóptero estava relacionado com o conflito.
O ministério da defesa disse que o helicóptero estava acompanhando um comboio militar, mas não esclareceu o propósito do comboio. A Rússia tem uma grande base militar na Armênia, mas fica a cerca de 90 milhas de onde o helicóptero foi abatido.
FONTE: Associated Press
Putin, novamente resolveu 2 problemas de uma vez. O acordo de paz foi muito celebrado do Azerbaijão, Baku ficou muito grato com Moscou, enquanto na Armênia manifestantes invadiram o parlamento e quebraram tudo! Putin não gosta das atuais lideranças armenias pró-ocidente! A carreira desses políticos está acabada. Rússia vai enviar mais de 2000 homens para o enclave, garantindo que dessa vez terá paz. Turquia também é outra vitoriosa do conflito.
Análise natural, atualizada e correta dos fatos.
O que vier escrito depois disso em tom diferente ta fora da realidade
Eu dei uma lida no documento que resolveu a disputa (uma tradução em inglês) e eu fiquei com a impressão de que os armênios continuam controlando Nagorno-Karabakh, embora tenham perdido as demais províncias que ocupavam no Azerbaijão.
Enquanto a Turquia obteve uma clara vitória, ao apoiar abertamente o Azerbaijão e ser determinante no resultado do conflito.
Não entrem nessa que Rússia e Turquia são adversários. Putin e Erdogan atuam conjuntamente na região, e levam seus planos de vento em popa. Muito teatro, jogo de espelhos, mas enfim…
Hoje em dia eu não queria estar dentro nem de um helicóptero e nem de um blindado.
Nada pior que estar dentro de um helo, e ver o piloto suando frio, voando baixo e errático nos vales para sobreviver manpads. Vi até ateu confesso rezando.
Ninguém respeita mais, toda treta algo russo e derrubado.
Trágico
Putin esta muito sossegado com a morte possível de soldados russos … temos que aguardar o que vira depois disso …
No mapa, em verde área restantes da “República de Artsakh” com Armênios, mas controlado pelos Russos.
Em roxo, regiões recuperada pelo Azerbaijão em batalha.
Grifado estão as regiões que serão devolvidas para o Azerbaijão em 15 , 20 de Novembro e 01 de dezembro.
As linhas serão estradas a ser construídas para ligar a região com Nakhchivan e Armênia:
https://ibb.co/cgWwL4f
Era essa a minha dúvida. Então a região de Nagorno-Karabakh não foi totalmente recuperada pelo Azeribaijão, mas se tornará um tipo de “protetorado” russo que nem fica totalmente sobre o controle armênio nem retorna totalmente ao Azerbaijão. É isso?
Aliás, obrigado pelo mapa.
E desde quando uma vida russa valeu algo para o governo russo ? Apenas quando rola um interesse político por trás !
.
Essa é uma das boas diferenças entre democracias plenas e ditaduras… Não que a vida valha muito para democracias, mas nesse caso, a impressa e a opinião publica tem a liberdade de correr atrás e fazem a máquina pública se mexer… Exemplo ? Vietnam, Afeganistão… etc.
.
Ditaduras ? Se o partido não ver um interesse na situação, apenas mais bucha de canhão.
O orgulho é um mal da sociedade humana.
Uma guerra sem sentido algum.
Apenas para amaciar o orgulho de uns políticos vagabundos, que alias,
existem aos montes num certo país da América Latrina.
Podiam ter sentado com pessoas civilizadas e ter resolvido o problema de forma pacífica, mas, preferiram tirar as diferenças e deu no que deu.
Já notaram que tudo só sobra para Russia? kkkkkkk
De derrubada em derrubada de aparelhos russos, Putin vai expandindo a influência do País.
Assim sai caro.
Se onde esse veio tem muitos outros.
E pode colocar muitos nisso.
Ah, certo: se deduzirmos que o Putin não se importa mesmo com a perda de soldados, então tá barato.
Não seja piegas.
Por enquanto tem saido mais caro para quem tem derrubado, Turquia foi S-400, Helicópteros Kamov, e caminhões Kamaz etc.
Para o Azerbaijão, como este mostrou interesse no Su-35 e a ele foi proposto um MiG-35 que, até então estava na concorrência com o JF-17. Agora o contrato sai…
Repetindo: se deduzirmos que o Putin não se importa mesmo com a perda de soldados, então tá barato.
COmo estou perplexo como o poderia das novas armas empregadas nesta guerra e nada aqui em nosso País sendo feito. Somos o maior quintal do mundo desprotegido.
Será que Putin vai aproveitar essa “desculpa” pra botar o Azerbaijão pra correr de Nagorno, ou será que a Rússia vai deixar mais essa passar, igual o carão que passou na Siria com o SU-24 abatido …
Só o tempo dirá.
A tripulação esqueceu de ligar as 5000 chavinhas pra defesa do helicóptero….
Kkkkkkkk, 5k chavinhas foi bom, kkkk
Desde a guerra na Síria, a quantidade de aeronaves russas de asa fixa ou móvel derrubadas impressiona.
Se países ou grupos extremamente limitados conseguem isso, fico imaginando um eventual conflito contra a OTAN. Tenho pena do exército vermelho.
Já eu fico imaginando as milhares de aeronaves (milhares mesmo) americanas que o pobre Vietnã derrubou em um conflito moderno contra Rússia ou China.
Não deixa de ser um sinal de alerta, contudo se fosse equipamento da otan operando contra MANPADS russos o resultado seria diferente?
Vejam esta interessante análise do sr Rodolfo;
Importante destacar que essa derrubada (provocativa ou acidental mesmo) gerou o pretexto imediato que Putin precisava para congelar, controlar e encerrar o conflito, exigindo do Presidente do Azerbaijão fim total da ofensiva e fazendo o incompetente premier armênio com anteriores políticas anti-russas capitular e se humilhar.
A Rússia acaba de anunciar com consentimento expresso de ambos os países contendores que empregará 1960 tropas na linha de conflito de Karabath, com dezenas de blindados e centenas de equipamentos. Ficarão lá por 5 anos..com prorrogação de mais 5 anos, conforme “aceito” pelo presidente Illyev do Azerbaijão. Eis a “ compensação “ à Rússia pelo abate esquisito deste Mi-24 Hind.
Escanteou e marginalizou diplomaticamente por completo Erdogan que patrocinou parte dos meios militares azeris para marcar posição em um formato de resolução de conflitos na região, além de afastar qualquer chance futura de Azerbaijão e Armenia serem cooptados pela OTAN na área. Além disso com essa presença de “tropas de,paz” neutraliza ainda mais qualquer tentativa de expansão da OTAN pela Georgia , que já possui dois territórios ocupados pelos russos (Abkhazia e Ossetia do Sul).
Não conseguiria jamais ter esse sangue frio estratégico de Putin. Se fosse Netanyahu aplicaria um ataque devastador, porém talvez sem este resultado político e estratégico que resultará no congelamento do conflito com seu controle.
O acordo já estava sendo discutido antes do abate do Mi-24, por conta da queda de Susha. Os armênios tiveram de se “humilhar” nesse acordo, pra não perder todo o restante da região.
Depois disso os russos deram um murro na mesa e disse acabou essa porcaria e num instante os dois países chegaram a um acordo de paz!
Putin é um enxadrista “frio e calculista”. Agora os azerbaijanos estão gratos a ele e os armenios estão totalmente dependentes dele para manter o que sobrou da região. E algo me diz que essas tropas “de paz” russas nunca mais irão abandonar a região.
Com certeza estas tropas serão eternas por ali. Tchau flert com o ocidente por aquelas bandas, tio Putinsk manja dos paranauês geopolíticos !!!
Imagino o que ele faria com uma Venezuela
Párias como Trump, Bolsonaro, Maduro e Erdogan deveriam aprender com Putin como se faz política externa. …. Ops, melhor não.
Ali sim é um verdadeiro estrategista, só comendo pelas beiradas.
Já virou tradição, não importa onde e não importa quem esteja guerreando: alguma aeronave russa será abatida. Depois é só dizer que foi engano e pedir desculpas.
Perde-se uma aeronave e ganha-se um País.
Eu que não gostaria de ser piloto russo, toda vez que o Putin precisa de uma desculpa é o deles que entra na reta.
Quem assistiu o tropa de elite deve lembrar a hora que o policial do BOPE morre na emboscada.
Acho que os caras do Azerbaijão ficaram igual ao traficante, deu Kaká, tô ferrado agora não vai existir nem Azerbaijão para conta história.
A sorte que a Rússia tava brigada com o atual governo da armênia, senão ia ser a desculpa perfeita para os bombardeio russo.
O Azerbaijão teve que dobra os joelhos e pedir mil desculpas. E prometer comprar muitas armas russas para reparar o mal, igual o cara da Turquia que comprou até S400.
Acho que o Azerbaijão irá pagar alguma indenização a família dos soldados russo ainda.
Que situação vergonhosa.
A armênia deu sorte senão teria perdido todas as regiões graças suas táticas da segunda guerra mundial.
Uma grande lição ou se atualiza ou será suprimido facilmente pelo adversário.
Tem comentários dizendo que o TO de lá não se aplica aqui.
Porém um país que invista uns 5 bilhões de dólares em drones, que seja nosso vizinho poderia dizimar os equipamentos militares do Brasil, além de prejudicar nossa infra estrutura.
Lógico não venceria o Brasil pois drone acaba e temos um contingente enorme.
Mas o estrago inicial é enorme.
Não vale apena correr riscos devemos nos aprofundar na defesa anti drones até 30km, nos aprofundar no ataque com drones.
Pois o futuro já chegou e adivinha estamos atrasados.