nuclear-bomb-explosion2a

As Forças Armadas Brasileiras necessitam da bomba nuclear para dissuadir interferência estrangeira em nosso território nacional?

Ao receber 20.000 apoios, a ideia se tornou uma Sugestão Legislativa e será debatida pelos Senadores.

Se você ainda não confirmou seu apoio à questão, clique aqui.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

288 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
TIRINGA
TIRINGA
4 anos atrás

Se quisermos nos manter um país livre e longe do jugo estrangeiro, necessitamos de armas de destruição em massa. Porém, jamais para ser usada e sim apenas como meio de negociação.

Luiz
Responder para  TIRINGA
4 anos atrás

Esse assunto não se discute, desenvolve se em segredo. Trazer o assunto a público só cria polêmica e chama intenção internacional para por pressão e suprimir qualquer possibilidade. O nosso senado é uma piada e só piora a situação.

FERNANDO
FERNANDO
Responder para  Luiz
4 anos atrás

Concordo com vc.
Isso mesmo, desenvolve em segredo.
Latino americano é FODA!!
Tudo é motivo para politizar e polemizar!

Fábio Bezerra
Fábio Bezerra
Responder para  FERNANDO
4 anos atrás

Infelizmente, aqui no Brasil, temos políticos bem ” inteligentes” que fizeram o grande desserviço a nação em colocar no texto constitucional. Aí a necessidade de se ter um debate no congresso.
Mas concordo que esses assunto deveria ser discutido em segredo, mas por causa desse ” probleminha de está na constituição” as FA e o governo estão amarrados legalmente.
Parabéns ao Ulisses Guimarães, Fernando Collor e Fernando Henrique que ferraram com a nossa defesa e podendo nos impedir futuramente de nos defender de uma invasão para se tomar a nossa amazônia.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Luiz
4 anos atrás

A finalidade deste debate é só fazer mais um circo midiático para reforçar na sociedade a imagem de um governo patriota e nacionalista. Que se preocupa com os interesses da nação e que luta pelo nosso progresso. Então eles vão debater mesmo. Só debater!

Eder
Eder
Responder para  Luiz
4 anos atrás

Concordo contigo. Esta certíssimo. Porem hma arma dessa é criada para impor respeito e pra isso o mundo precisa saber da existencia

Mameluco Pernambucano
Mameluco Pernambucano
Responder para  Luiz
4 anos atrás

Assuntos estratégicos, de Segurança Nacional num grau altamente sensível, não se debate publicamente, se executa e no momento oportuno de acordo com a necessidade, aí sim, torna público.

Cristiano GR
Cristiano GR
Responder para  Luiz
4 anos atrás

É como comprar uma pistola para defesa de casa ou pessoal. Não se alardeia. Se compra bem quietinho, e de preferência uma que possa ser usada em uso velado, bem escondida e, se algum vagabundo aparece, primeiro se dá um tiro de aviso. Esse tiro de aviso se equivaleria a, depois de termos o míssil completamente funcional, fazer um teste de propaganda, amplamente divulgado.

Fabio
Fabio
Responder para  Luiz
4 anos atrás

E quando souberem? E as sanções? Como fazer a transição?

Fabio
Fabio
Responder para  Fabio
3 anos atrás

O Brasil deve buscar a sua independência em todas as areas bélicas, industrial, infraestruturas ,tecnologia científica e agricultura

Agressor's
Agressor's
Responder para  TIRINGA
4 anos atrás

O neocolonialismo das grandes potências nunca deixou de atuar sobre os países menores, eles ainda colonizam e exploram países mais fracos só que hoje de uma forma mais mascarada. E o principal instrumento empregado para alcançar isso é a corrupção, através da corrupção eles compram e põem no bolso a classe dirigente e assim aparelham as instituições chaves do país alvo para domina-lo e o manter sob sua influência. Os países que não seguem esta linha acabam alvos de guerra econômica e tomados pelo uso da força.

Desde a era Vargas que “forças ocultas” vem interferindo sistematicamente no Brasil sabotando nossos esforços de crescimento e consolidação de nossa soberania e impedindo que possamos explorar e desenvolver nosso grande potencial. Mas grande parte do nosso povo não entende que as nossas nações “amigas” nos sabotam desde que este país foi fundado, pois entre nações não existe amizade e sim apenas interesses. São em sua maioria um povo de racistas e xenófobos que nos desprezam, nos atribuem como “macacos” e nos querem apenas para nos explorar e espoliar. Explorar a nossa nação e espoliar todas nossas riquezas até não sobrar mais nada que seja do interesse deles.

Infelizmente não tem o que se fazer neste país, e não adianta se indignar. A coisa aqui fugiu tão do controle a tal ponto que institucionalizou-se. Tomou todas as instituições do país! E tudo isso é mantido e sustentado por influência de “forças ocultas”. As únicas saídas para esse país são apenas duas, o aeroporto ou uma mudança radical de mentalidade da sociedade. O pensamento nacionalista, as suas ideias ou ideais, são as únicas saídas para nos livrar-nos desta situação.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Agressor's
4 anos atrás

Não é só a corrupção…… indiretamente, o discurso q o Meio Ambiente está ruim, que drogas não devem ser combatidas, q FFAA não servem pra nada, q Policia é só matador e sao ruins, q o Judiciario não serve pra nada etc etc etc enfraquecem o Brasil no cenário internacional e interno.
E assim, se vai sabotando de dentro o Brasil.
Por que os países q tem esse discurso contra o Brasil, são os q atuam aqui ilegalmente e também são os q não cumprem o q nos cobram em seus territórios?

Fábio Bezerra
Fábio Bezerra
Responder para  Agressor's
4 anos atrás

Perfeita colocação!!

Paulo V S Maffi
Paulo V S Maffi
Responder para  TIRINGA
4 anos atrás

Ter só pra falar que tem não adianta nada. Se não tiver ICBM, lançado de múltiplas plataformas, não faz sentido… Não vai passar de mais um passivo para consumir recursos. Deveríamos pensar seriamente em um sistema de defesa aérea, em desenvolver mísseis balísticos, alavancar o programa espacial nacional, depoooois embarcar nessa loucura.

Elias E Vargas
Responder para  Paulo V S Maffi
4 anos atrás

Nos já temos um lançador de microsatélites (VLM), que pode ser adaptado como um míssil de alcance intermediário e quanto a ogiva já temos decodificada a W-87 de padrão norte-americana.
Além do VLM, encontra-se em estágio avançado de desenvolvimento um lançador de combustivel líquido baseado no motor L-75, que queima alcool com oxigênio.
Com um missíl intermediário teriamos condições de monitorar em tempo real toda a Amaônia Azul, não apenas com ogivas atômicas, mas com ogivas hiperbáricas contra alguma ameaça naval de peso.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  Elias E Vargas
4 anos atrás

O VLM ainda não esta pronto e ele e de desenvolvimento em conjunto com a Alemnhã. E a sua capacidade de carga e muito pequena para uma posivel ogiva que desenvolvamos.
Obs. Que para desenvolver a ogiva, levariamos uns 10/20 anos e diminuir seu tamanho, de 5/10 anos.

Elias E Vargas
Responder para  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

A Ogiva em sí não é tão problemática e sim as ligas metalicas para construir o envólucro, porém, esse problema já foi resolvido com o desenvolvimento da tecnologia para construir o vaso do reator co futuro submarino de propulsão nuclear.
Uma ogiva W-87 americana da qual podemos construir uma similar pesa apena 367 kg.
Outro problema é desenvolver um software compativel para um missil que é diferende ao de um lançador de satélites.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Responder para  Elias E Vargas
4 anos atrás

A capacidade do VLM é pra colocar cerca de 150kg em órbita baixa. Me diz que ogiva caberia nisso… além do mais, como já falado, seu desenvolvimento é em parceria com a Alemanha. Eles nunca nos ajudariam se desconfiassem que o intuito é esse. Aliás, boa parte do atraso do projeto deve se dever a isso. Sem falar que o projeto está muito atrasado pq houve problemas no desenvolvimento do motor S-50 pela Avibras.
Nós sequer conseguimos desenvolver um veículo lançador de pequeno porte em parceria com a Alemanha e o pessoal já acha que podemos desenvolver um ICBM… só rindo kkkkkk

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Responder para  TIRINGA
4 anos atrás

Então só precisa de um único mini nuke. Um desses carregados em uma mala. Detonem lá no senado, aonde os piores inimigos do Brasil, mais nocivos do que qualquer exército estrangeiro, se reúnem. E só anunciar que haverá uma votação aonde propinas milionárias rolarão e estarão todos lá dentro…

Cristiano GR
Cristiano GR
Responder para  Joao Moita Jr
4 anos atrás

Esqueceu de comentar a turma do SB Solta Bandido, digo stf.

Salete de copacabana
Salete de copacabana
Responder para  TIRINGA
4 anos atrás

Gostei da viajada na maionese. Não há como se manter “livre” e “longe” do jugo estrangeiro. Esse papo tá mais por fora que asa de caneca. Não temos condições de desenvolver nenhum armamento complexo sem ajuda externa. E mesmo que tenhamos a BA, dq adiantará? Basta não comprarem soja q fechamos as portas e não poderemos comer urânio enriquecido. Em pleno século 20, somos meros exportadores de matéria prima com nome pomposo (commodities) e nos vangloriamos de produzir jatos na Embraer, que voam com… o motor alheio!

Os delírios neste blog estão nas alturas. Todos dando uma importância estratégica que o Brasil não tem.

Nos últimos 20 anos mudamos de extremos no espectro politico e só tomamos bolada no queixo, no plano internacional.

Mas o que importa é brigar com a China, nosso maior parceiro comercial.

Graaaaaande Brasil.

DaGuerra
DaGuerra
4 anos atrás

“bomba atômica brasileira”? É sério desse jeito?? O Povo Brasileiro e a Nação devem dispor de Armamento Nuclear devido às ameaças advindas de poderes nucleares inclusive em nossa fronteira Amazônica, no caso a frança, além do UK que inclusive já dispôs de tais artefatos na guerra das Falklands, do partido comunista chinês, que vem se imiscuindo em nossos assuntos internos mas principalmente e ultimamente do partido “democrata” americano.

Lucas
Lucas
Responder para  DaGuerra
4 anos atrás

Ah sim, pq os Republicanos só querem o bem do Brasil e não vão interferir nos nossos assuntos internos.
Atenção: contém ironia.

Lucas
Lucas
Responder para  Lucas
4 anos atrás

Que mania de achar que a nossa relação com os EUA não é uma relação de poder (que nitidamente tende pro lado deles).
Sempre foi.
Nossos auto intitulados “patriotas” adoram receber uma ordem de norte americano.
Trump já falava, America First.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Lucas
4 anos atrás

Os patriotas do outro lado queriam Ciro, mas agora ele se uniu a Lula, que correu beijar os pés da Rússia e China.
Resumindo: Patriota é quem ama o Brasil, o resto é conversa.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  Diego Tarses Cardoso
4 anos atrás

Não gosto do Lula, más ate Bolsonaro foi pedir ajuda da China para participar de leilão de petroléo no Brasil, esqueceu?

Jorge knoll
Responder para  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

Não esqueçam que a China é dona de 30% dos campos de petróleo da nossa costa marítima, em dispõe de parceria com a Petrobras para explorar petróleo à 7 mil metros do fundo do mar.
Sem falar que é dona de cooperativas, firmas, dona da Bandeirantes(100%), e da Globo (30%). Como também tem montadora de automóveis no país.(Chery)

André Amorim Mondelo
André Amorim Mondelo
Responder para  Diego Tarses Cardoso
4 anos atrás

Se fosse só beijar os pés da Rússia e da China dos males o menor, o problema e que eles não paravam por ai, queriam beijar os pés do Fidel, do Chaves, do Morales e agora querem ter a moral de falar do atual governo (que a meu ver está errado em usar uma postura ideológica em politica externa). E como você disse Diego patriota e quem ama o Brasil.

Cristiano GR
Cristiano GR
Responder para  Lucas
4 anos atrás

Não, ele ia falar Brazil First. Por favor!

DaGuerra
DaGuerra
Responder para  Lucas
4 anos atrás

Não lembro de ameaça alguma do Presidente Trump, apenas do candidato democrata Biden.

Jacinto
Jacinto
Responder para  DaGuerra
4 anos atrás

Memória seletiva. O Trump já ameaçou elevar as tarifas do aço brasileiro em 2019, mas como teve de recuar da ameaça, neste ano ele fez pior: reduziu a cota do aço brasileiro nos EUA, o que vai reduzir a as exportações do aço brasileiro para os EUA, Para sorte da indústria siderúrgica, a China fez o oposto e vai portar mais aço do Brasil. É por isso que os EUA vão ficando cada vez menores e a China cada vez maior na relação econômica com o Brasil, e o “patriotas” do bolsonarismo apludindo o Trump e esculhambando a China.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Jacinto
4 anos atrás

Se quiser conferir a declaração oficial, está no site da Casa Branca: https://www.whitehouse.gov/presidential-actions/proclamation-adjusting-imports-steel-united-states-082920/

Astolfo
Astolfo
Responder para  Jacinto
4 anos atrás

Sim, é a mesma coisa ameaçar aumentar taxas de importação do aço e ameaçar o Brasil com sanções econômicas por causa da Amazônia, isso se o biden não falar abertamente em intervenção. Te falta senso de proporções.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Astolfo
4 anos atrás

A diferença é um é conversa e o outra é realidade. A do Biden é conversa, já a redução da importação de aço brasileiro pelo Trump é bem real.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Jacinto
4 anos atrás

Aumentar tarifas não é ameaça, mas propor sanções sim.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  Diego Tarses Cardoso
4 anos atrás

Dá quase no mesmo, são formas de pressão politica politicabpara conseguir o que quer.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Diego Tarses Cardoso
4 anos atrás

E qual a diferença, além da nomenclatura? Os dois servem para colocar um cabresto bem curto no outro país. E como o Bolsonaro não larga as bolas do Trump, ele aceita.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  DaGuerra
4 anos atrás

Então, o Badem ameaça o Brasil em caso de não preservação, e o Thrump, vai ameaçar o Brasil, caso este não permitabos EUA e suas empresas, explorar as riquezas da Amazômia verde e azul.
Aliás, ele nos ameaça de retaliação se não proibirmos a China de participar da licitação do 5G. Como se a China não pudesse nos espionar se ela quizer ou se os EUAs já não fizessem isso.

Jorge knoll
Responder para  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

O Trump saiu da OMS, é contrário ao controle de emissões de gases no Hemisfério, e que os EUA tinham assinado ao participarem da Conferência do Clima (COP-21) realizada em Paris, em 2015,foi assinado um novo acordo visando frear as emissões. Na oportunidade, houve consenso global acerca do tema, determinando aos 195 países signatários o controle do aumento da temperatura média do planeta, buscando o controle do aumento da temperatura média do planeta, buscando limitá-lo a 1,5ºC. Como também é contrario a Defesa do Meio Ambiente, e também no controle de armas automáticas, fuzis ao cidadão norte-americano. Não se esqueçam os genocídios, ou atentados nas escolas e Universidades norte-americanas.

Jorge knoll
Responder para  DaGuerra
4 anos atrás

Biden não é reacionário como Trump, e não esqueçam que os democratas sempre procuraram o diálogo, e que a democracia imperasse nos países ditatoriais, na defesa do direitos humanos.

André Amorim Mondelo
André Amorim Mondelo
Responder para  Lucas
4 anos atrás

Mas pelo menos eles não ameaçaram o Brasil com sanções econômicas.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
4 anos atrás

Se o Senado aprovar e o Brasil realmente quiser fazer, não haverá sanções de todos países?

Não seria um tiro no pé economico se isso acontecesse?

Só uma das questões envolvendo esse tema complexo.

OSEIAS
OSEIAS
Responder para  Rui Chapéu
4 anos atrás

Sim haverá sansões esse é um fato. Mas nossa economia está mais atrelada ao agronegócio na china e eles não vão deixar de comprar. Outra coisa muito interessante é: qual o maior preço que vamos pagar, sansões ou uma invasão de nosso território? Pois a esquerda francesa e democratas americanos querem para nosso agronegócio já nos ameaçaram. Coreia do Norte é o maior exemplo, ninguém mexe mais com eles. Somos um pais riquíssimo com as portas abertas. Abraço

sj1
sj1
Responder para  OSEIAS
4 anos atrás

Exato, levantaram essa bola recentemente, o fato de sermos uma potência em commodities e alimentos torna possíveis sanções contra nós quase inviáveis, pois a China não pode deixar de comprar alimentos e aço nosso por exemplo. E ainda podemos em contrapartida bloquear importações de produtos de alta tecnologia como veículos e eletronicos. Vc consegue viver sem celular e carro importado, mas eles conseguiriam viver sem o nosso aço e alimentos ? Mas os EUA com certeza aplicariam sanções. A Embraer iria a falencia logo em seguida, mas como somos um país com apenas 10% de industrialização, não sei se o impacto seria assim tão devastador quanto estão gritando.

OSEIAS
OSEIAS
Responder para  sj1
4 anos atrás

Exato em sua palavras, somos uma economia muito fechada, nos compramos muito dos americanos e europeus, não acho que eles iriam muito além, pois isso nos jogariam de vez para a China e seu 5G, o ocidente iria discursa para seu eleitorado e ficaria nisso.

sj1
sj1
Responder para  OSEIAS
4 anos atrás

Talvez nos tornar o maior exportador de alimentos do mundo seja estratégico para a defesa, hoje os EUA são o primeiro no mundo e nós somos o segundo.
Ainda, sob este prisma, ficarmos mais atrelados economicamente aos EUA seria uma péssima jogada geopolítica, pois facilitariam as sanções.

Será que existe alguma alma no comando desse país que analisa esse aspecto ? Pergunto sem nenhum viés ideológico partidário. Curioso é que ninguém no fórum está levantando isso, que é algo relevante.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  OSEIAS
4 anos atrás

Nisso, e bloquear toda a cooperação militar e transferência de tecnologia militar. Especialmente na aréas de foguetes e nuclear.
Isso nós atrasaria por umas decadas e nós colocaria em depedência da Russia e China nessas areas.

OSEIAS
OSEIAS
Responder para  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

Olá Cristiano, mas qual transferência estamos recebendo sobre foguetes que realmente seja significante? Nuclear ninguém passa. Se decidirmos por esse caminho, teremos consequências, mas qual seria a consequência de necessitar e não ter? Não precisa fazer nada agora, até porque com essa pandemia e crise econômica, isso não seria possível agora, mas negar as futuras gerações a possibilidade não podemos fazer isso. Abraço

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  sj1
4 anos atrás

Não veja só pelo lado da agricultura, há um sem número de coisas que importamos que poderão ser embargadas, até mesmo fertilizantes, medicamentos e equipamentos hospitalares.

Como já disse aqui o Brasil tem o direito de ter armas nucleares, mas tal plano não virá sem custos e teremos que preparar o lombo para tal.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Já ate vejo os EUA nos tratando como o Iran e a Coreia do Norte. Isso se não fizerem como fizeram como no Iraque.

Xerem
Xerem
Responder para  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

Cristiano. de Aquino Campos o Brasil e gigante ,rico e nao e Ira ,Coreia do Norte somos mil vezes mais fortes mais de 200 milhoes de habitantes se acontecer isso sera ate melhor ,pois vamos nos tonar potencia ao nos virarmos nos 30!

Xerem
Xerem
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Defensor da liberdade os fertilizantes se faz aqui tinhamos a PETROFLEX que o traidor e lesa patria do FHC privatizou a preço de banana ,mais tem N pessos que estao vivas que trabalharam com isso e sabem fazer ,medicamentos e equipamentos tambem fazemos aqui o Brasil nao vai parar por causa disso nao so vai trocar de fornecedor ou voce acha que Russia ,China ,ira ,India etc vai deixar de fazer negocios conosco por causa dos EUA? Nao vao mesmo muito pelo contrario !

Xerem
Xerem
Responder para  sj1
4 anos atrás

sj1 A EMBRAER vai a falencia porque ? E so comprar motores (turbinas ) da Russia ,Europa ou da China ,avionicos da Russia ,China ou desenvolve aqui na AEL ,alias na Russia tem tudo que precisamos e so negociar ,comprar ,trocar e na China idem ,podemos negociar com o Ira ,Coreia do Norte etc ,isto e se estivermos sob sançoes ,mais o problema e o seguinte sera que os EUA nao vao afundar nossos cargueiros com nossas exportaçoes como fez na segunda guerra mundial acusando Alemanha sozinha ?Por isso na minha opiniao que se fabrique 26 submarinos no minino ,sendo 20 Diesel eletrico e 6 nucleares ,12 Tamandares ao inves de 4 para Ingles ver ,6 Fragatas de 7 toneladas e umas 12 patrulhas oceanico sendo modular para se assim a MB quiser colocar armamento pesado nelas juntando aos 3 que ja temos tudo com misseis e torpedos fabricados aqui sem depender de ninguem ,e o mais importante nossa BOMBA ,MISSIL nuclear de todos os tipos ,ICMB pode esquecer ,pois os EUA nao deixaram nunca ,pois serao explodidos como fizeram com o unico que fabricamos no inicio dos anos 2000 matando 21 cientistas nossas e depois derrubando um aviao da gol matando mais 8 cietistas nossos e um Paquistanes que a midia ,governo ,FFAA escoderam do grando publico desse Brasilzao afora,EB se modernizar melhor como artilharia de tubo que e da segunda guerra mundial,MMBT vao comprar um novo em 2028 ja esta certo que nao vao modernizar os Leopard e graças as Deus por isso chega de sucata ,sistema antiaereos que seja Russo que nao nos ameaça em nada etc ,FAB e so fechar a compra dos Gripens com mais 72 alem dos 36 e se nos der as sançoes mesmo tem a Russia e a China para comprarmos !

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  OSEIAS
4 anos atrás

Deixa eu ver se entendi, você esta dizendo que as sanções, não iram importar pois a China e nosso maior parceiro comêrcial e não irá roer a corda. Então, isso quer dizer que as sanções seram dos países ocidentais, tipo os EUA. Paises estes que o nosso governo apoia, obedece e valoriza mais que a China?
Ok

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

Será interessante, ver o Bolsonaro e o Araujo, ter que pedir ajuda da China contra os embargos dos EUA e OTAN.

OSEIAS
OSEIAS
Responder para  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

Bingo. A China se interessa em seu território as encrencas que estão envolvidos com vizinhos e ter seu fluxo de matéria prima estável. China não se mete na vida politica de nosso país. Já os americanos são notórios por se intrometer aqui. Quero deixar claro, que não sou esquerdista, nem comunista, mas as coisas mudam muito, antes éramos amiguinhos do Trump, se ele perde, vamos voltar a ser capacho dos democratas ainda mais. Temos que ter garantias, e a única é essa. Chinês não é santo, nunca me esqueço do golpe do ValeMax, mas não confio nem um pouco na politica americana. Essa mesma que se diz a maior democracia e defensor da liberdade, mas reconhece o estado ditatorial chinês mas não reconhece a democracia de Taiwan, isso valeu para os franceses, alemães e os outros socialistas. Quem manda é o interesse no dinheiro, simples assim, se esses caras acharem que vale apena vir aqui bagunçar, eles viram. Iraque era aliado americano contra o Irã e deu no que deu. Acabaram com o país.

André Iappe
André Iappe
Responder para  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

Penso que até a China gostaria de se impor ao fato do Brasil tentar desenvolver artefatos nucleares e ICBM, quem tem não quer que os outros tenham.
Mas se o mundo impor embargo aos commodities brasileiros de forma geral, os preços dos mesmo no mundo inteiro iriam disparar, principalmente os de alimentos que de modo geral são a fatia mais cara e importante de qualquer família no mundo, então o mundo inteiro veria o preço disparar, até nos EUA. Não se substitui o segundo maior exportador de alimento no mundo da noite pro dia. Isso levaria até uma década para a África ser viável como substituta ao Brasil.
Sou a favor de comprar esta brica com o mundo, e no primeiro ano o valor dos alimentos no Brasil seriam uma fração do que pagamos hoje.

Andrew Martins
Responder para  OSEIAS
4 anos atrás

Um exemplo de embargo que nos receberíamos com certeza, envolve o setor aeroespacial. Por exemplo, a Embraer não teria acesso a peças que não são fabricadas aqui, o Gripen se limitaria as 36 unidades entregues e não teríamos acesso a peças de reposição, etc. Boa parte da indústria que dependente de peças americanas e europeias morreria.

Xerem
Xerem
Responder para  Andrew Martins
4 anos atrás

Andrew Martins e so trocar o fornecedor para Russia ,China etc.Vai ser ate melhor porque ai essa naçao mais rica do mundo acorda de uma vez por todas ai voce vai ver vamos fabricar de tudo e mais um pouco .

Alem Miranda
Responder para  Rui Chapéu
4 anos atrás

Ainda assim acho que os benefícios de poder se defender seriam melhores que os malefícios das sansões.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Alem Miranda
4 anos atrás

Depende da competência do Brasil em saber gerenciar as retaliações econômicas (que sem dúvida ocorrerão), em saber expor os motivos tornando o processo no limite de transparência (para demonstrar que futuramente não representaremos um potencial perigo), em saber controlar a segurança do projeto (tanto a de construção quanto o nível de acesso aos dados) e, a meu ver o principal, que é saber tornar o projeto independente da volatilidade política que tanto assombra nosso país.

Se o Estado (e não o governo da situação) estiver preparado neste itens apontados. Tem o apoio. Na atual conjuntura, em meio a uma crise econômica devido ao COVID e ainda não existir previsão de saída, sem nenhum planejamento econômico e enquanto existir ainda uma pequena pretensão socialista ou comunista de alguns partidos, sou contra. É um tiro no pé se entrar na pauta do Senado em 2021 ou 22.

Achar que o Brasil vai conseguir “… dissuadir interferência estrangeira em nosso território nacional.” apenas porque tem um bomba é ilusão. Essa dissuasão é conseguida por uma soma de fatores. A bomba é apenas uma delas. A principal é a união. E de unido, nosso Executivo, Legislativo e Judiciário não tem nada.

Xerem
Xerem
Responder para  MMerlin
4 anos atrás

MMerlin voce ser contra e um direito seu ,porem,jamais ,todavia essas armas ficariam de posse de civil como e nos EUA por exemplo, nao interessa se de esquerda ou direita ,alias sonho em ver um Brasil nacionalista mais os traidores da patria nao querem apoiados pelos EUA!

MMerlin
MMerlin
Responder para  Xerem
4 anos atrás

Eu sou a favor de um país forte, de modo sustentável, apoiado pela economia e não devido a sua força militar. Principalmente porque o segundo depende do primeiro.

Pensar, no atual momento, em iniciar o desenvolvimento do artefato, de maneira pública, não é pensar a favor do país. Muito pelo contrário. Como eu falei, será um tiro no pé economicamente. E não estou falando dos custos de pesquisa…

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
Responder para  Alem Miranda
4 anos atrás

Defender de quem?

OSEIAS
OSEIAS
Responder para  Antonio Renato Cançado
4 anos atrás

de qualquer um que queira se aventurar por aqui com discursinho ambientalista.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  OSEIAS
4 anos atrás

Tipo, França e EUA?

OSEIAS
OSEIAS
Responder para  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

Esses também, pois hoje são nossos aliados, amanhã estarão em nossas portas. Mas até mesmo se chinês quiser se aventurar aqui atrás de recursos vão se arrepender.

MMerlin
MMerlin
Responder para  OSEIAS
4 anos atrás

Não precisa. A China, assim como fazem os EUA, utilizarão de influência econômica para conseguir o quer querem no país.

A desvalorização da nossa moeda está nos tornando dependente de exportações, uma vez que o mercado interno não consegue competir com o mercado externo.

Um exemplo clássico são dois de nossos principais commodities, o aço e a madeira, que em sua maioria estão sendo exportados, dobrando tempo de espera da compra até o recebimento da mercadoria por parte da indústria nacional.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  Antonio Renato Cançado
4 anos atrás

Básicamente da OTAN e dos EUA. só países da Europa Ocidental e os EUA, nós ameaçam com sanções e intromissões em nossos assuntos.
Obs. Eles tem um vasto histórico nisso.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  Alem Miranda
4 anos atrás

Só quero ver você falar isso, sem watssapz you tube, netflix, cartão de crédito, celulare carro americano e europeu nem pensar. A não ser os olhos da cara, sem poder ir na disney, nova yorque e o pior, todo o seu dinheiro, legal ou não, guardado fora do Brasil, bloqueado.
A nossa elite, politica e empresarial adoraria isso.

IBIZ
IBIZ
Responder para  Rui Chapéu
4 anos atrás

O Brasil não é uma Coreia do Norte e nem um Irã (apesar desse presidente com complexo de ditador medíocre e seus apoiadores radicais!). Índia e Paquistão também tiveram sanções, mas logo foram levantadas por conveniência das potências ocidentais e Israel tem e todos agem como se não soubessem.

Mauro
Mauro
Responder para  IBIZ
4 anos atrás

O sonho de consumo dos globalistas internos e externos, que se confundem, é a volta do PT ao poder. Por que será?

Estava indo tudo tão bem para os globalistas, estava tudo dando certo, reservas indígenas maiore que a Suíça para nove mil “índios”.. na fronteira com o Peru ainda por cima.. mais de 30 mil ONGs fazendo de tudo na Amazônia, até que o “ditador medíocre” apareceu e sujou tudo pra eles…

Atônito.
Atônito.
Responder para  Mauro
4 anos atrás

“Globalismo” parem de ler por ai. Coisa de quem acredita em hipóteses conspiratórias, rs.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  Mauro
4 anos atrás

Problema e que somos uma democrácia, e os globalistas e o PT podem um dia, voltar ao poder, e com armas nucleares.

Bardini
Bardini
Responder para  Mauro
4 anos atrás

Sabe pq existe tanta reserva indígena?
Pq é a ÚNICA forma de manter a floresta em pé!
.
Dá uma olhadinha rápida no Maps, no entorno delas e olha o tamanho do “patriotismo” agindo no seu entorno:
https://www.google.com.br/maps/place/Parque+do+Xingu,+MT/@-11.79941,-54.3944317,473542m/data=!3m2!1e3!4b1!4m5!3m4!1s0x930e5c4d46de5da1:0x4088762dfa080564!8m2!3d-11.8619751!4d-53.5281372
.
O tempo vai passar e só que vai sobrar vão ser essas reservas aí e as Florestas e Parques Nacionais… Olhe para o estrago já realizado em Rondônia. Aquilo ali é o futuro.

ALEX ROCHA
ALEX ROCHA
Responder para  Bardini
4 anos atrás

Bardini moro em Rondônia e essa falácia sua cai totalmente por terra pois os índios são os primeiros a vender madeiras a troco de dinheiro e depois dão uma que não sabem de nada.

O mundo esta crescendo e enquanto a tecnologia não evolui ao ponto de não precisar desmatar mais para desenvolver uma nação o Brasil têm o total direito de usufruir do seu espaço como bem entender.

Quanto a lei ambiental pelo menos aqui no estado ela é bem aplicada, cada produtor seja de gado ou agricultura é fiscalizado e muitas vezes sofrem com pesadas multas e apreensões pela PF e demais órgãos.

Agora o que não podemos tolerar é essa conversinha destes países, ao contrário do que muitos pensam eles precisam mais de nós do que nós deles, produzimos alimentos pra 1/4 do mundo e quero ver quem vai conseguir ocupar este espaço a curto e médio prazo.

Temos que parar com estas bobagens porque países desenvolvidos têm toda esta retorica mas não preservaram nada do seu território agora querem obrigar a outros a fazerem o mesmo.

O Brasil foi colocado como Cristo sendo que há países no globo que prejudicam o planeta muito mais do que o Brasil, exemplos disso, EUA, China, Índia.

O Brasil precisa focar, e parar com estas brigas e fazer as reformas necessárias para se desenvolver. Todo o premio é dependente de um esforço, queremos ser desenvolvidos então precisamos pagar o preço e ter condições de nos defender.

A Bomba já era pra estar pronta. Se não podemos fazer a frente que façamos secretamente e se alguém perguntar alguma coisa fala que foi terremoto e ponto final. Quando descobrirem já estará pronta.

Bardini
Bardini
Responder para  ALEX ROCHA
4 anos atrás

“Bardini moro em Rondônia e essa falácia sua cai totalmente por terra pois os índios são os primeiros a vender madeiras a troco de dinheiro e depois dão uma que não sabem de nada.”
.
Engraçado, pq as reservas dos caras me parecem estar beeeeem de pé, ao contrário do entorno.
.
“O mundo esta crescendo e enquanto a tecnologia não evolui ao ponto de não precisar desmatar mais para desenvolver uma nação o Brasil têm o total direito de usufruir do seu espaço como bem entender.”
.
Ahhh tio, não vem com essa aí não. Esse papinho aí só serve pra defender quem quer comprar terra barata, pra passar o correntão e faturar alto encima. Rondônia é só um dos exemplos onde isso aí aconteceu a rodo nas décadas passadas e ainda não parou… O que mais tem é “zé” defendendo isso aí pra virar “fazendeiro”.
.
O Brasil já tem terra por demais para sua agricultura. A tecnologia evoluiu e evoluiu muuuuito. Só não evoluiu pra fazendeiro que vive de compra de terra barata.
.
“Temos que parar com estas bobagens porque países desenvolvidos têm toda esta retorica mas não preservaram nada do seu território agora querem obrigar a outros a fazerem o mesmo.”
.
Baboseira!!! Argumento pífio, que não condiz com nossa atual realidade no tocante a mentalidade ambiental do Ocidente. A Europa é hoje, mais verde do que foi a 100 anos, quando sofria os extensos danos da industrialização. Tudo por conta de uma forte aplicação de políticas ambientais.
Nós nas décadas passadas, NO MESMO contexto dos Europeus e com a mentalidade de antigamente, destruímos o quase todo o bioma da Mata Atlântica, quando expandimos nossa ocupação ao longo da costa brasileira. Somos tão “culpados” quanto os europeus.
.
https://www.washingtonpost.com/news/worldviews/wp/2014/12/04/watch-how-europe-is-greener-now-than-100-years-ago/
.
“O Brasil foi colocado como Cristo sendo que há países no globo que prejudicam o planeta muito mais do que o Brasil, exemplos disso, EUA, China, Índia.”
.
O que tu iria esperar de um Governo que foi taxado de “inimigo do meio ambiente” e que defende esses mesmo argumentos pífios de whatsapp, que tu mesmo defende no teu texto? Quer compreensão, em plena década de 20?
.
“A Bomba já era pra estar pronta. Se não podemos fazer a frente que façamos secretamente e se alguém perguntar alguma coisa fala que foi terremoto e ponto final. Quando descobrirem já estará pronta.”
.
Não era pra estar pronta, sabe pq? Pq o Brasil teve de desescalar a corrida armamentista que tocava com a Argentina! Se tivessemos uma bomba, a Argentina também teria uma. E depois mais quem? Chile? Quantos mísseis estariam com coordenadas de nosso país?
Hoje, nós fiscalizamos todo o projeto nuclear argentino. Podemos fazer uma batida sem avisar, sem hora marcada e ver o que eles estão fazendo. Eles tem o direito de fazer o mesmo com o Brasil. Podem fiscalizar para onde foi todo nosso urânio produzido. O que tu acha que vai acontecer quando começam a sobrar pontas em uma batida desses e tudo ficar meio estranho pra eles???

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  Bardini
4 anos atrás

Adorava acampar em uma praia da costa verde do Rio de Janeiro. Águas claras e cercada de arvores, frenquentaabpor poucos.
Acampava, e fazia pesca submarina, preservando o local, levando todo o lixo inorgânico que levavos de volta para casa.
A praia começou a ser mais frequentada, e esta sendo destruida pelo lixo que deixam lá, as arvores estão virando lenha para churrasqueira e o paraiso esta ficando como o resto.
A mesma região que o nosso presidente quer transformar em uma Cancun.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

A beleza natural que tanto valoriza o local esta sendo destruida e logo vai perder seu valor.

Xerem
Xerem
Responder para  ALEX ROCHA
4 anos atrás

Alex Rocha mais a BOMBA ja se tem e ouvir falar que cada força tem 3 ,mais hoje em dia e saber diminuir as ogivas e colocar em misseis de cruzeiro etc ,nao sei se hoje temos tecnologia pra isso ,mais nada que nao possa ser feito, o brasileiro e inteligente e capaz o que falta e vergonha na cara e culhao !

Xerem
Xerem
Responder para  Bardini
4 anos atrás

Bardini que estrago que fizeram em Roraima ? E que futuro tem ali ? Por favor me esclareça !

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  IBIZ
4 anos atrás

Votei no Bonoro achando que o Doi-CODI voltaria mas fui enganado, até a hoje a dentadura não começou, o filho dele ainda diz que ele tem crises de choro, to desapontado

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  IBIZ
4 anos atrás

Conveniência em criar mais um problema para duas potências na região, já possuidoras de armas nucleares.
Já aqui, o nosso concorrênte direto que tem armas nucleares, são: França, Inglaterra e EUA. Será que eles topam aceitar isso? E se um dia, um governo de direita assir o poder?
Somos uma democrácia, e nem sempre seremos governados por Bolsonaro ou outro similar.

WVJ
WVJ
Responder para  Rui Chapéu
4 anos atrás

A primeira reação de achar que precisamos de armas nucleares pra dissuasão, deve ser seguida pela reflexão sobre a conjuntura geral.
Em minha opinião devemos seguir o exemplo de países que possuem tecnologia mais que suficiente para produzir artefatos nucleares, porém optam por não fazer, contribuindo por um futuro de paz.
Acho que deveríamos investir pesado em tecnologia (geral), inclusive em mísseis hipersônicos que também são elementos fortes de dissuasão, e até o momento, não são interceptáveis, em vez de bancarmos os bad boys, isolando mais o país.
Se um dia quiserem tomar a Amazônia seria o mundo contra nós, como sugeriu o Biden; pra lidar com isso só se ameaçarmos explodir nukes na floresta pra acabar com tudo, essa é a ideia? Porque se for pra lançar contra forças hostis, não acho que teríamos nem chance.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  WVJ
4 anos atrás

Futuro de paz? Rsrsrs, meu caro, o que garantiu que o planeta não assistisse a mais uma guerra mundial foram justamente as armas nucleares.

WVJ
WVJ
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Seu pensamento é atrasado.
O Brasil perdeu o bonde com Collor e FHC.
Mas agora é séc. XXI, atualize-se. Eu pensava igual vc até uns anos atrás.
Imagine o finado Estado Islâmico com arma nuclear? Restringir o acesso de países periféricos passa por manter, mesmo quem pode construir uma, seguro o suficiente pra não fazê-la.
Futuro de paz sim, Brasil indefeso é outra coisa.
Drones, mísseis hipersônicos, microssatélites; há uma série de coisas a serem feitas por nossa defesa.
Fora que, sabendo como fazer, com cientistas e laboratórios aptos, podemos desenvolver uma se for preciso em poucos anos. Até lá, siga a Alemanha, Suécia, etc.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  WVJ
4 anos atrás

Você quer comparar o Brasil com países que vivem sob a égide da OTAN e não possuem riquezas naturais como as nossas? Rsrsrs. O Estado Islâmico era um país e eu não sabia? Rsrsrs.

Tá bom, continue sonhando com a utopia de um “futuro de paz” livre de armas nucleares. Mas ela só se tornará realidade no seu mundinho de arco-íris e pôneis cor de rosa.

WVJ
WVJ
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Deixa eu adivinhar sobre você:
Votou/votaria em Collor e FHC porque é liberal assim como é a favor da privatização (total) da Petrobrás; acertei rsrrrs?
Sempre votei no Ciro justamente por defender nossa soberania e recursos, então, foi gente como você que trouxe o país até aqui e não os seguiria pra lugar algum porque só fazem merda.
Sigo o Mourão, nunca o Capitão…
Falei que o EI era um país? (apesar deles almejarem isso?). Não disse isso. Apenas ilustrei um futuro onde cientistas nucleares de países quebrados possam ir ganhar dinheiro em lugares sem qualquer escrúpulo.
Eu também não falei que o futuro será sem armas nucleares porque sei bem que quem tem não irá abdicar delas; também não falei que não devemos tê-las, mas sim que devemos nos desenvolver ao ponto de poder fazê-las com facilidade (secretamente, claro) caso seja preciso.
Agora, se o plano de vcs é explorar a amazônia sem projeto sustentável, deixando alguns ricos e o rastro de destruição, aí meu caro, eu votarei até no PT pra me livrar de vocês.
Espero que faça um esforço de leitura e interpretação desse texto.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  WVJ
4 anos atrás

Votou/votaria em Collor e FHC porque é liberal assim como é a favor da privatização (total) da Petrobrás; acertei rsrrrs?

Jamais. Se eu pudesse votar naquela época, votaria no Dr. Enéas, o único estadista que o Brasil teve nos tempos modernos, e o único que poderia mudar os rumos desse país. Defendo o liberalismo, mas nunca fui e nem serei a favor da venda de empresas estratégicas, como a Petrobrás ou a Embraer. Então essa sua ginástica mental ai não tem nenhum fundamento.

Felipe Augusto Batista
Felipe Augusto Batista
Responder para  WVJ
4 anos atrás

Até concordo que não seja o momento de dar o passo final (construção) mas acho que o congresso deveria aproveitar para demolir as barreiras constitucionais, para que se chegar a hora só precisemos seguir em frente e não ficar debatendo mudança de constituição, que é um processo demorado.

WVJ
WVJ
Responder para  Felipe Augusto Batista
4 anos atrás

Se esse passo inicial não nos colocar em isolamento (sanções) realmente seria um adianto e um aviso, mas acho que daria B.O.

Celso
Celso
Responder para  WVJ
4 anos atrás

Exatamente isso! se tentarem invadir vão se tomar um buraco radioativo!!!

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Rui Chapéu
4 anos atrás

Não espere que nada de concreto saia disso. O nosso parlamento é tomado por esquerdistas. Aliás, eu duvido até que o capitão seja a favor que o Brasil tenha armas nucleares(ele não ousaria a contrariar os interesses de seu amo). O Nhonho e sua trupe de corruptos e traidores da Pátria certamente barrarão qualquer chance do Brasil caminhar na direção de construir armas nucleares.

O único político que tivemos que realmente sabia da importância da bomba atômica brasileira foi o Dr. Enéas, que tinha uma mentalidade de estadista. Mas os ignorantes prefiriram fazê-lo de chacota e achincalha-lo ao invés de ouvir a sua sabedoria.

Agora já era. Com esses políticos, jamais teremos uma arma nuclear.

Caio
Caio
Responder para  Rui Chapéu
4 anos atrás

E só fazer por baixo dos panos, isso por aqui, se tem expertise. E não deixar a imprensa estrangeirista saber de nada.

Atônito.
Atônito.
Responder para  Caio
4 anos atrás

Já ouviu falar no maior serviço de inteligência do mundo? Bem esse país “fictício” tem três agências que já espionaram o Brasil (algo amplamente relatado) a torto e a direito. Veja mais em uma época de políticos que usam redes sociais mainstream…

Caio
Caio
Responder para  Atônito.
4 anos atrás

Eu creio que reste alguma inteligência útil ao país, nos meios de governo tanto cívil quanto militar, é só botarem ela pra funcionar, que estas agências de inteligência da mídia, que muitos não se dão conta, não geram tanta facilidade.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Rui Chapéu
4 anos atrás

Pensa em como seria o Brasil se os EUA embargarem processadores para o Brasil… vê um futuro brilhante para o país?

Hélio
Hélio
Responder para  Rui Chapéu
4 anos atrás

De todos os países não, só dos EUA, são eles que se preocupam com a proliferação de armas nucleares porque com elas, eles não poderão exercer poder militar em tais países.

Funcionário dos Correios
Funcionário dos Correios
4 anos atrás

Não acredito muito que essa ideia vá para frente, mas vai saber né

Henrique
Henrique
Responder para  Funcionário dos Correios
4 anos atrás

fica esperto que se acontecer de ter a bomba é você que vai entregar a ela já que o Brasil não tem ICBM uahsuahsuahsuahsu

Alessandro
Alessandro
Responder para  Henrique
4 anos atrás

Pra que serve os lançadores de torpedos e mísseis do futuro subnuc que iremos construir?? E o AVTM-300 que está quase pronto que tbm pode ser modificado como é que fica??

Quem consegue construir ogivas nucleares pode criar vetores para transportá-las!

A questão aqui não é fazer a bomba agora, a discussão é ter o DIREITO de construir para nos proteger de futuras ameaças.

Bruno
Bruno
Responder para  Alessandro
4 anos atrás

Alessandro, o Henrique disse uma piada.

Alessandro
Alessandro
Responder para  Bruno
4 anos atrás

Poxa é vdd, agora que vi com mais calma que era para o “funcionários dos correios” rsrsrs…

Mil desculpas para o Henrique por seu ótimo humor.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Henrique
4 anos atrás

Vamos para o ICBM daí ?

OSEIAS
OSEIAS
Responder para  Funcionário dos Correios
4 anos atrás

A questão não é se vai para frente ou não. A questão é debater o assunto e não negar as futuras gerações a opção de ter ou não essa arma de defesa. Pois os grandões não largam as armas deles e estão modernizando elas. Porque eles podem ter armas e nós não, há população deles é melhor que a nossa? Esse debate tem que ser levado a pauta. Abraço

Alessandro
Alessandro
Responder para  OSEIAS
4 anos atrás

Exatamente, nem é questão de fazer a bomba nesse exato momento pois temos outras prioridades, mas é uma questão de SOBERANIA, temos que ter o direito de fazer a bomba e o VETOR a hora que bem entendermos para nos DEFENDER de futuras ameaças, e nenhum país principalmente quem já construiu pode nos negar isso, muito menos o próprio brasileiro.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  OSEIAS
4 anos atrás

Onde assino?

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Responder para  OSEIAS
4 anos atrás

“…a população deles é melhor do q a nossa?…” Cara, o atual governo federal já decidiu isso ja no começo do mandato com o fim da exigência (fim da reciprocidade) para vistos de cidadãos dos EUA. Fora varias outras ações praticas e discursos tipo “imagina se o Brasil fosse povoado por japoneses” dito por essa excrescência q ocupa a presidência. Nos brasileiros sermo menos q outros no mundo ja foi carimbado por quem dirige o proprio Brasil. Não sei se é maia cômico do tragico, sei q o fundo desse poço tem sempre um alçapão mostrando q vai mais fundo ainda.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  Fabricio Lustosa
4 anos atrás

Verdade Fabrício, inclusive quando nos curvamos ao poderoso governo da bolívia, quando invadiram nossa refinaria com seu exército….

Alessandro
Alessandro
Responder para  Fabricio Lustosa
4 anos atrás

“fim da exigência (fim da reciprocidade) para vistos de cidadãos dos EUA.”

Meu amigo vc está misturando alho com bugalho, o fim da exigência para visto foi um pedido dos ministérios do turismo e da econômia para melhorar o TURISMO e como consequência gerar empregos no Brasil, e não foi apenas para os americanos, foi tbm para outros países na qual é omitido por pessoas mal intencionadas pra gerar essa narrativa negativa.

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Responder para  Alessandro
4 anos atrás

A subserviência grotesca, tosca, cômica do atual governo para com o senhor do norte é algo muito claro para todos, inclusive o proprio mito nunca fez questão de esconder isso. Não é questão de ser mal intencionado ou negativo, é questão de reconhecer a realidade q simplesmente nao comporta tergiversação. Outros paises tb tiveram o fim da exigência, porém é obvio q o q chama a atenção, pelo andar da carruagem, é q essa iniciativa se deu após e dentro de um conjunto de ações maiores q envolveram acordos economicos sem reciprocidade e beneficio algum para o Brasil, muito pelo contrario, e posturas politicasbe discursos sem proveito nenhum para o Brasil.

Alessandro
Alessandro
Responder para  Fabricio Lustosa
4 anos atrás

Cara só agradeço a Deus de não ter mais gente com esse tipo de pensamento no ministério da economia senão estaríamos lascados hoje com esse pandemia, continua ae com essa narrativa que nos manteve atrasados por décadas e passar bem.

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Responder para  Alessandro
4 anos atrás

“…senão estaríamos lascados hoje com esse pandemia…” já estávamos, a pandemia só piorou, o Brasil é um dos negativos ícones mundiais em como lidou com a pandemia (o próprio Trump falou isso em um discurso). A economia brasileira está em frangalhos, todas as previsões são negativas e já eram antes da pandemia. O último “pilar” dito “técnico” desse governo mazelado, o tal do Guedes, está na corda bamba. E o atraso era de décadas atrás… Certo amiguinho, Brasil agora referência na modernidade e expertise econômica, estamos nos posicionando na vanguarda claaaaro, meu deus discurso parecido com aquele general iraquiano na ultima guerra do Iraque, falando que seu exercito estava massacrando os invasores e a realidade é que a capital já estava por cair. Passaremos todos mal e a culpa vai ser, na sua opinião e de seus correlatos, sempre daquele partido, daquela ideologia, do congresso, disso, daquilo. É o próprio PT revivendo com outro nome. O inferno são os outros.

Mauro
Mauro
Responder para  Fabricio Lustosa
4 anos atrás

Papinho furado, FHC, Lula, Dilma, PT e PSDB estavam lentamente e sem alarde entregando o Brasil e sua soberania de mão beijada aos globalstas…. Bolsonaro deu um para nessa gente e agora estão começando a nos ameaçar…

Só de debater se o Brasil necessia ou não da bomba já põe essa gente de barbas de molho…

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Responder para  Mauro
4 anos atrás

Quem são esses globalistas jovem, é o tal do Soros o bilionário comunixta que quer dominar o mundo? Quais entregas foram essas? A Vale do Rio Doce? Bolsonaro não está entregando nada??? Sério mesmo isso? As privatizações foram uma das principais bandeiras do Bolsonaro e de Guedes durante a campanha eleitoral meu caro, e estão sendo postas em prática. O “little bitch” duzamericanu falou em bom tom (filmado) para o Al Gore (q ficou com vergonha) que quer explorar a Amazônia junto cuzamericanu, sendo que o comédia nem sabe que o Al Gore faz parte da oposição ao Trump e é ambientalista. Porém mais um vergonha internacional menos uma dá na mesma para os seguidores do mito. Já ouviu falar que, finalmente, a base de Alcântara foi entregue em 2019? Ao certo todas essas entregas do atual governo são para “pessoas dibein” claro. O governo do mito serviu, ao menos, para mostrar quanta loucura impera nesse país. Credo.

Atônito.
Atônito.
Responder para  Fabricio Lustosa
4 anos atrás

Cara quando você ler “globalismo” já pare, sabe-se onde é o “escolamento”, não dá para discutir nada sério em meio a hipóteses conspiratórias. É um debate infrutífero.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  Mauro
4 anos atrás

Bom era com a Telebrás né Mauro, que telefone era artigo de luxo e entrava na declaração do IR.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

E demorava anos para receber…

Elisandro
Elisandro
Responder para  Mauro
4 anos atrás

E para os reptlianos também, né? É cada coisa que esse povo inventa…

Xerem
Xerem
Responder para  OSEIAS
4 anos atrás

OSEIAS exatamente !

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Funcionário dos Correios
4 anos atrás

Creio que os senadores estão com falta do que fazer.

Mauro
Mauro
Responder para  Antoniokings
4 anos atrás

Deu ruim pros globalistas do PT e PSDB?? deu ruim, parça…. agora a pegada é outra..

Atônito.
Atônito.
Responder para  Mauro
4 anos atrás

Cara para com essa de “globalismo”, já está feio. Desculpa amigo.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Antoniokings
4 anos atrás

Faz tempo que estão, o PCC tá correndo solto e até agora nada de mudar a lei para cortar esse mal.
E a segunda instância ?

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Diego Tarses Cardoso
4 anos atrás

Temos de tomar muito cuidado com o que decidem nossos juízes.
Hoje mesmo, um juiz criou o ‘estupro culposo’ para não condenar, provavelmente, um apaniguado.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Funcionário dos Correios
4 anos atrás

A ideia é mostrar que o povo está interessado no tema, que ao menos uma parte dele deseja rever a situação.
Imagine 1 milhão de apoios, será que seria coisa de 1 milhão de loucos ?

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Responder para  Diego Tarses Cardoso
4 anos atrás

Seria, sim.

Caique
Caique
4 anos atrás

Eu acho assim, construí agora? Não, não precisamos disso nesse momento, agora devemos ter o direito de garantia nossa defesa no futuro, ninguém sabe o dia de amanhã, armas nucleares são para dissuadir eventuais ataque, garantir o direito a um futuro livre é essencial.

Alessandro
Alessandro
Responder para  Caique
4 anos atrás

Exato, a discussão tem que ser nessa linha de pensamento, ninguém quer fazer a bomba amanhã para jogar em ninguém, o Brasil precisa ter o direito de construir se houver algum tipo de ameaça.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  Alessandro
4 anos atrás

São para dissuasão, apenas para defender nosso território

Alex
Responder para  Saldanha da Gama
4 anos atrás

Mas o resto do mundo não vê assim. Infelizmente o Brasil tá acorrentado em vários acordos de paz mundo afora…. Uma idéia desse tipo vai deixar meio mundo com razão de uma intervenção e sanções, por mim já deveríamos ter essa bomba desde sempre.

OSEIAS
OSEIAS
4 anos atrás

Demorou para essa informação chegar aqui, já atingiu a marca de 20 mil.

Fabio
Fabio
4 anos atrás

Já passou da hora de possuirmos, pois qualquer filho da pu….ta, acha que pode invadir o brasil, outra o senado não tem competência ou moral, para dizer que sim ou não.

FighterBR
FighterBR
4 anos atrás

Não adianta ter tecnologia para produzir o artefato nuclear se não temos como construir um míssil/foguete com tecnologias nacionais. E com certeza se o Brasil tivesse armas nucleares, teria bloqueios econômicos.

Bille
Bille
Responder para  FighterBR
4 anos atrás

Se essa discussão trouxer a reboque financiamento para um veículo lançador, desenvolvido para satélites que pode levar uma carga útil interessante, já é um bom debate.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Bille
4 anos atrás

Nao precisa usar eufemismo. Até as pedras sabem que o VLS sempre foi um míssil balístico dissimulado.

Bille
Bille
Responder para  Jacinto
4 anos atrás

Buenas.
Não era, não nasceu com esse fim, mas sim poderia ser, caso lograsse sucesso. O pensamento era ter a capacidade de ciclo completo na exploração espacial.
Embora cogitado por muitos, não era uma opção à época.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Bille
4 anos atrás

Se o Brasil realmente quisesse um lançador de satélites teria ido pelo caminho do combustível líquido

Vinícius
4 anos atrás

É capaz dos nossos senadores acrescentarem mais restrições as armas nucleares na nossa legislação.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
4 anos atrás

Duvido o senado aprovar, a preocupação com as sanções vão pesar na balança.

Uma ação deste porte irá requerer mudança profunda de mentalidade da nossa sociedade, em especial dos nossos militares, que terão que abrir mão de muitas regalias para custear um programa deste nível, e suportar a perda financeira das sanções.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Acho que não vão querer mexer com isso porque para uma boa parte ali o que importa é pensar em como roubar. Incrível como eles gastam tempo do cargo bolando esquemas.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
4 anos atrás

Senhores, bom dia, nossa bomba está prontinha desde antes do collor fechar o buraco de teste de 320 metros de profundidade concretado, isto em 1990! Estão guardadas, sem o mecanismo de disparo…Temos que ter o direito de decidir nosso futuro, de como defendê-lo, assim como israel, coréia do norte, áfrica do sul, paquistão, índia e as grandes potências possuem. Dentre os países com maior extensão territorial e poder econômico, somos o único a não possuí-la. Realmente não corremos perigo agora (será?) por não termos inimigos, mas os oportunistas, aventureiros, sedentos de poder e dinheiro, estão espalhados pelo mundo, mascarados pelo politicamente correto enquanto for conveniente. A próxima guerra será travada pelo domínio das águas, de metais especiais que estão abaixo do solo e pela biodiversidade(medicamentos) que floresce acima dele. Não há amigos ou inimigos, há o interesse do momento!

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Saldanha da Gama
4 anos atrás

Já ouvi alguns dizendo que o Brasil construiu duas bombas, que seriam usadas em testes na Serra do Cachimbo antes do traidor da Pátria acabar com o projeto. Elas estariam guardadas no IME até hoje. Se for verdade, é obviamente segredo de estado.

sj1
sj1
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Duvido… mas seria ótimo.

IBIZ
IBIZ
4 anos atrás

Melhor ter e não precisar do que precisar e não ter!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  IBIZ
4 anos atrás

Onde assino?

Régis
Régis
Responder para  Saldanha da Gama
4 anos atrás

Eu também quero assinar.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  IBIZ
4 anos atrás

Beleza!
Vamos usar a bombar atômica contra quem tem uma também ou contra quem não ted?.
Se formos usar contra quem tem, como EUA, China, Rússia, França e até a Coréia do Norte, seremos pulverizados antes de usá-la.
Se for contra quem não tem, não precisa usar.
Belo dilema.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Antoniokings
4 anos atrás

Países como a Coréia do norte e o Paquistão põem abaixo este seu argumento.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Agressor's
4 anos atrás

Coreia e Paquistão, a princípio, têm inimigos palpáveis.
O Brasil, não.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Antoniokings
4 anos atrás

Em tempo.
Os inimigos deles também têm artefatos nucleares.

Ted
Ted
Responder para  Antoniokings
4 anos atrás

Usar bomba atômica contra o ted! O maluco o que fiz pra você? Nem te conheço.

Bardini
Bardini
4 anos atrás

Kacete! A direita no Brasil virou uma completa caricatura do atraso. A mentalidade desses “conservadores” parou literalmente, na década de 80. Não é possível! Vivem de alucinações enquanto conservam a burrice e tentam trazer de volta ao Brasil problemas que já foram superados.
.
Já se tem um Governo muito “bem visto” mundo a fora, aí vão puxar essa loucura de discussão de bomba atômica em um momento de M desses…
Qual finalidade de discutir uma porcaria dessas em um Senado repleto de ineptos no tema e com uma sociedade muito polarizada? Denegrir ainda mais a imagem das FFAA? Dar ainda mais munição pra oposição? Isolar ainda mais o Brasil? Sentar em uma jeba do tamanho do mundo via ONU e arranjar um sem fim de embargos? Tirar ainda mais investimentos do Brasil? Destruir todo o processo de estabilização das relações com a Argentina e ferrar com a ABACC?
.
Não, pq é isso aí ou quem propõe uma aberração dessas, na nossa atual situação, tá só tocando tambor pra maluco dançar. E olha… o que não falta é maluco no Brasil. O que não vai faltar é conservador burro falando em: “ainda mais u Enéas dizia isso e aquilo e blábláblá”.
.
E COM QUE DINHEIRO???
.
É papinho de 2% de PIB pra defesa, sendo que os 0,5% de PIB de aumento não existem sobrando em lugar nenhum!
Agora puxam um papinho de bomba atômica, sendo que o Brasil não conseguem nem terminar um projeto nacional, sem vergonha de básico de um ATGM…
.
A Amazônia brasileira é nossa!
Ah… mas não vem pra cima de mim com esse papinho de M de “Malvinas” brasileira aí não, amigão!
Vai arranjar uma jeba do tamanho do mundo pra sentar em cima em outro lugar!
.
Nesse ritmo aí, qual o próximo passo? Se isolar ainda mais do mundo e ter um Chávez abrasileirado? fazer declarações contra os gringos, que querem roubar a Amazônia do Brasil e Venezuela? Aprofundarmos nossa “democracia” com apoio de China, Rússia, Turquia, Irã e afins?
.
Não, obrigado, amigão!

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Bardini
4 anos atrás

Tá bom, Sr. Mestre da inconsequência. Daqui a uns 30 ou 40 anos, quando a ONU e as potências estrangeiras propuserem tornar a Amazônia um território sob administração internacional. Não fique choramingando pelos foruns da internet, ok? Não terás esse direito.

“Mimini ,não pode bomba atômica por causa da ABACC, mimimi a Argentina”, Ah vai ver se eu tô na esquina.

Bardini
Bardini
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Rapaz… tu já falou em retaliar os EUA no Aereo, se o Biden vencer e vier “lacrar” pra cima do Brasil. Retaliar os EUA!!!
.
O Brasil vai acabar perdendo a Amazônia por conta de gente cabeça fechada como você, que se perpetua pela porcaria que é o Governo, que já era um zorra, mas por incrível que pareça não para de piorar. O Brasil vai acabar perdendo a Amazônia, por conta de um posicionamento ambiental totalmente retrogrado, que os “conservadores patriotas e blábláblá” teimam em sustentar em plena década de 20. Não vai demorar 30 ou 40 anos não, amigão! Não vai dar nem tempo de fazer uma porcaria de bomba inútil.
.
Vai lá sustentar tua mentalidade de “retaliar” EUA, se o teu candidato não ganhar e a oposição vier de lacração. Aí sim tu vai ver surgir uma “frente ambiental em defesa da Amazônia” na ONU. Uma frente encabeçada por EUA, França, UK, Alemanha e afins, para realizar uma internacionalização da Amazônia nos próximos anos, só pra “zé” como você deixar de ser moleque.
.
E sabe o que é pior que isso??? Se hoje viesse a surgir uma frente de internacionalização da Amazônia, essa porcaria teria amplo apoio popular internamente. O nosso atual Governo está em campanha desde que se elegeu e continua a sustentar a porcaria da divisão interna do Brasil… aí “zé” como você, iria culpar os brasileiros por esse posicionamento “não patriota” “contrario aos interesses nacionais”, ao invés de olhar pro verdadeiro problema da questão toda, que é ter um câncer no Governo atuando de forma ridícula na questão ambiental, nos arranjando problemas que não deveríamos ter e que continua corroendo a estrutura da nossa sociedade e disseminando a radicalização da esquerda e da direita.
.
Aí depois que uma medida dessas surgir, vai ser bonito apoiar o câncer que seria ter um Chávez abrasileirado e uma extensa base de fanáticos “nacionalistas”, falando em patriotismo, em defesa de Amazônia e os interesses nacionais, tudo isso enquanto está aliando-se aos grandes camaradas Chineses, Russos, Venezuelanos e etc… e insultando os gringos em um palanque, junto de um Maduro da vida. Pq esse aí é o caminho, amigão!
.
Sabe qual a maior arma que existe, para manter a soberania da Amazônia? Uma política ambiental séria. É tão simples quanto isso. O dinheiro que gastariam em uma bomba inútil, que só serviria para arranjar problemas, poderia ser usado para RESOLVER PROBLEMAS.
.
No mais:
“E daí” que os grandes tem bombas atômicas e nós não? Qual o contexto que eles teriam para explodir uma dessas sobre o Brasil e sobre a América Latina? Neutralizar a Capital e ceifar a vida de milhares de inocentes? Destruir o polo industrial e ceifar a vida de milhares de inocentes? Como eles explicariam perante a história, um ataque atômico contra um país que não possuí tais armas e que é signatário de tratados de não proliferação? Vão repetir Hiroshima e Nagasaki em pleno século XXI, sem ter um contexto de WWII? E isso em uma época em que qualquer um tem opinião nas redes e podem existir enormes convulsões internas?
.
EUA, França, UK, Alemanha e outros… Esses caras usam bombas guiadas para atacar “terrorista” no OM! Os caras gastam uma fortuna por conta da pressão da opinião pública, que bate sem dó na questão dos “efeitos colaterais”. Como tu acha que seria isso em um contexto nuclear contra o Brasil??????

glasquis 7
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Desculpe mas algo não bate no seu comentário.

Vc que tanto defende uma invasão americana a Venezuela, tem medo de uma invasão ao Brasil?

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  glasquis 7
4 anos atrás

1 – Eu defendo os interesses do Brasil. Se tirar Maduro for bom para o Brasil, então eu apoio, não importa o meio que seja usado para se chegar a esse objetivo.

2 – Não defendo uma invasão para tomar nenhuma parte do território venezuelano, mas sim um para derrubar Maduro(apesar de saber que os EUA têm interesses obscuros). Enquanto eles defendem,de forma velada por enquanto, a transformação da Amazônia em território internacional.

3 – A questão da Venezuela é humanitária. As pessoas estão passando fome. Não podem nem ao menos satisfazer suas necessidades fisiológicas com dignidade, pois lhe faltam insumos básicos como papel higiênico. E também não têm democracia e liberdade, são reféns de um projeto de ditador. A nossa situação é ruim, mas não a esse nível.

Bardini
Bardini
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Você claramente vive em uma realidade paralela. Um mundo de fantasias…
.
Aqui, no mundo real, fazer uma Guerra de intervenção, para depor ditador nunca terminou bem, por melhores que sejam as intenções para com a população oprimida, o passado recente se nega a nos entregar um caso de “sucesso”.
.
E Guerra, não sei se tu sabe, CUSTA MUITO DINHEIRO!
.
No mais: tu vai pegar em mãos nosso equipamento de péssima qualidade e ir até lá na Venezuela, arriscando voltar pra casa em um saco preto ou vai ficar em casa, assistindo tudo junto das mães dos moleques de 18 anos, que vão estar fazendo esse trabalho sujo?
.
Ahhh… e não me vem com papinho de “eu defendo os interesses do Brasil”, não. Sua mentalidade e suas opiniões, não representam os interesses do Brasil. O que você defende aqui, são os seus interesses, e só. Pra isso aí virar os interesses do Brasil, falta muito. MUITO!

Glasquis 7
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Uma intervenção militar na América do Sul, por parte do tio Sam, abre precedente pra eles invadirem qualquer país da região por que eles declaram: Narco Estado, perigosso, anel de fogo, etc.

Não se esqueça que para os americanos é mais fácil por um presidente na América do Sul do que no próprio país.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Bardini
4 anos atrás

Bardini, vc não entendeu que não estão procurando a Jeba, a Jeba tá procurando a gente, e por causa de uma besteiras, como Amazônia, é minha casa, Amazônia é o pulmão do mundo, (pulmão do mundo são os oceanos), Bolsonaro incentivar tacar fogo na Amazônia, Bolsonaro faz macumba para o climar do Planeta Aumentar, Bolsonaro na Verdade é um Dragão que sai do Palácio a noite para queimar a floresta, Bolsonaro vai permitir garimpo na amazônia inteira até não sobrar mais floresta, Bolsonaro matou todos os 6 bilhões de Brasileiros de COVID, Bolsonaro nasceu.

Bjj
Bjj
Responder para  Carlos Campos
4 anos atrás

O Bolsonaro prometeu na campanha que “acabaria com a industria das multas ambientais”. Assumiu o governo e as multas do Ibama começaram a cair e o desmatamento aumentar. Além disso, nomeou provavelmente o pior ministro da área em muito tempo.

Se ele está levando a culpa pelo desastre ambiental desse governo, é por conta das próprias falas e atitudes. Se tivesse realmente preocupado, teria mudando de postura e ministro, e não botando a culpa nos índios, ONGs e ribeirinhos. Neste caso, é ele que está procurando a Jeba e não adianta ficar passando pano.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Bjj
4 anos atrás

Ele disse que acabaria com as industria das multas, se existe uma industria das multas quem acabar mesmo, mas o que se vê nesse ano é um número gigante de multas, não houve redução que prove uma vontade do governo em não fiscalizar, o desmatamento não aumentou, pode pagar dados anualizados, o que houve em certos perídios de tempo foi uma aceleração do desmatamento, mas como um todo continua baixo, foi maior em governos de pessoas que hoje acusar o governo de permitir desmatamento ilegal, o que ele tem que fazer é calar a boca e parar de falar besteira,,, quanto aos índios, os próprios vendem madeiras em reservas, extraem ouro, e os ribeirinhos derrubam sim a floresta, conheço um monte deles que faz isso, sou aqui do Amazonas e tem bastante grana envolvida, o que Ministro Salles quer é uso da Floresta de forma consciente sem ecofascismo, usando de forma racional e causando o menor impacto ambiental possível, o grande desastre ambiental propagado pela mídia não aconteceu nesse governo, mas simplesmente estão noticiando de forma que se parece que o mundo vai acabar, até o IBAMA que falaram que o não ia fiscalizar, colocaram a culpa no Bolsossauro, sendo que foi congresso que não deu a grana suficiente para o IBAMA fazer o trabalho dele….. então está longe de eu estar passando pano para o Bolsonaro, pq não está tendo esse desastre ambiental que a mídia tá falando, se quiser falar do Bolsonaro, mas área economica a gente fala junto.

Flanker
Flanker
Responder para  Carlos Campos
4 anos atrás

6 bilhões de brasileiros? E mortos de covid ainda por cima?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Flanker
4 anos atrás

sim pra você vê como o Bolsonaro é incompetente, essa 6 BILHÕES de vida nunca voltarão

bjj
bjj
Responder para  Bardini
4 anos atrás

O problema é que a desinformação política atingiu níveis inimagináveis no Brasil. Esses dias estava dando uma olhada no youtube, em canais de temas militares, e precisa ver o nível de conspiracionismo e propagação de notícias falsas e distorcidas que rola por lá. Imagine agora o que rola nos grupos privados de Facebook e Whatsapp. Tem uma turma grande incentivando uma turma maior ainda a abraçar qualquer pauta em nome do “patriotismo”, sem pensar na viabilidade e consequências.

A única coisa que essa turma de “patriotas” conseguiria com essa história de bomba atômica seria colocar o Brasil de joelhos aos pés da China, tanto para evitar o colapso econômico em função sanções quanto para tentar evitar o completo sucateamento das forças por conta dos embargos de armas. Seria trágico, mas também irônico.

Bardini
Bardini
Responder para  bjj
4 anos atrás

Mas é bem por aí que caminha a coisa.
.
Eu não duvido em nada que uma porcaria de proposta dessas surgiu de um aglomero desses de Youtube. Tocaram um tambor pra ganhar views e um bando de maluco foi dançar…

sj1
sj1
Responder para  Bardini
4 anos atrás

Existem maneiras de se evoluir no projeto nuclear sem acontecer esses cenário macabro todo, nÃo precisa começar amanhã. Primeiro virar uma potencia econômica, depois militar convencional, adquire a tecnologia de lançamento de satélites, e começa a estudar profundamente o mecanismo da bomba e em um momento oportuno a fabrica em espaço curto de tempo ou fica como o japão, que disse uma vez que se quiser tem tecnologia pra fazer a bomba da noite pro dia. Ficando nesse estágio muito avançado ficaria apenas uma questão de aguardar o momento oportuno.

Luiz Henrique
Luiz Henrique
Responder para  Bardini
4 anos atrás

Essa baboseira começou com um ex´militar do youtube que adora falar asneiras, ele representa a síntese da mediocridade das ideias de parte dos militares brasileiros, que adoram apelar para teorias conspiratórias anacrônicas ao invês de encarar com pragmatismo os desafios nacionais.

Obs: Esse canal fez até live com o ilustre e ilibado senhor Roberto Jeferson contra o “desespero da esquerda”.: .

Bardini
Bardini
Responder para  Luiz Henrique
4 anos atrás

Já identifiquei, sendo que vi um vídeo a respeito do TNP.
.
Eu não sei nem o que comentar… se fosse uma sátira não representaria tão bem o que você escreveu.

Caio César
Caio César
Responder para  Luiz Henrique
4 anos atrás

Deve fazer um ano talvez que ele fez um vídeo colocando a posição do Brasil igual a do Iraque do Sadam, dizendo que assim como lá, “eles” estão se preparando para nos próximos anos nos indadir. Esse tipo de discurso só levou aos comentaristas a chegarem a uma conclusão: a de que precisamos ter a bomba. Meu comentario foi censurado e desde então não acessei mais, mas depois de saber dessa do Roberto Jeferson, me dá alívio de não dar mais audiência para aquilo.

sj1
sj1
Responder para  Bardini
4 anos atrás

Mostra a camisa da seleção quando as botas tiverem pisando nas nossas praias que vai resolver.

Fernando
Fernando
Responder para  Bardini
4 anos atrás

Todo mundo é a favor da bomba até o Brasil tomar sanções e o cidadão comum perder o emprego e ser lançado na miséria.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Fernando
4 anos atrás

Exato. E esta seria a realidade. Para que entrar em guerra com o Brasil. Como o Bardini falou, guerras custam caro. É só nos asfixiar economicamente que vc vai ver aonde vai terminar a força de vontade dos que se dizem “patriotas”.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Bardini
4 anos atrás

Perfeito.

Sem contar que daqui a pouco, o Brasil fará cem 100 sem entrar em conflito algum.
Que continue assim.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Antoniokings
4 anos atrás

Digo, cem anos.

Welington S.
Welington S.
Responder para  Bardini
4 anos atrás

A bomba nuclear agora tem lado político? Como pode ter tanta certeza assim de que foram os de Direita que colocaram essa pauta pra frente? Fala em criatura do atraso e você é um aí, mongolóide.

Luciano
Luciano
Responder para  Bardini
4 anos atrás

Alguém com alguma lucidez, com uma visão pragmática das coisas! Ufa! Achei que aqui tava predominando a diplomacia de baixo clero do Ernesto Araújo! Há de se ser pragmático nas relações internacionais. Nossa vantagem sempre foi jogar com o soft power e se isso nao nos trouxe vantagens maravilhosas, nao nos trouxe grandes problemas! Acabamos de ver o exemplo de um conflito como o da Armênia e Azerbaijão, que deveria nos trazer soluções pragmáticas para a Defesa Nacional, como resolver a questão de uma AAAe eficiente, por exemplo, e não ficar gestando o ovo da serpente. Pé no chão! (antes que alguém brade “e os petralhas tinham diplomacia?” Estes não estao no governo e devemos pensar nos problema atuais que já temos e nao ficar criando novos….para além dos que já foram criados nos últimos anos!)

Agressor's
Agressor's
Responder para  Bardini
4 anos atrás

O Paquistão e o Irã de hoje são exemplos que põem abaixo todos estes discursos de bravata disseminados por potências estrangeiras para impedir que outras nações rivalizem com elas. Estes discursos de ONG estrangeira já estão mais batidos do que os discursos políticos daqui.

Heitor
Heitor
4 anos atrás

Não tem assuntos mais importantes pra tratar no Senado? Por exemplo, criação de empregos, já que o “Posto Ipiranga” não tem interesse em planejar isso. Um assunto totalmente sem fundamentação desse, espero que os senadores nem compareçam pra discutir isso.. sinceramente… Não é pra isso que eu ainda voto em senador.

Alessandro
Alessandro
Responder para  Heitor
4 anos atrás

Como vai gerar emprego se o senado e o congresso tá mais preocupado em CPI das “fake news” e soltar bandido no Brasil??

Isso sem contar as narrativas negativas que o próprio brasileiro faz contra o país como aquela do “fim da exigência para visto americano” que foi a pedido dos ministérios do turismo e da economia para atrair o turismo e gerar mais empregos.

Como vai melhorar o país se o próprio brasileiro se AUTO SABOTA?? Ae fica difícil mesmo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Heitor
4 anos atrás

se depender dos Senadores, o Brasil não vai ter mais empregado, pq a bost@ da CLT precisa de mais uma reforma, não aquele remendo do Temer.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Carlos Campos
4 anos atrás

O Brasil precisa de um forte ajuste fiscal, mais do que reforma da CLT. Da forma como vamos, nossa dívida se tornará impagável e iremos pelo caminho da Argentina, declarando a moratória.

Alex
4 anos atrás

Com essa turminha da era de aquário no senado? Se fizerem uma reunião com dois vai ser um milagre. Infelizmente o Brasil acordou tarde e agora fica esse dilema: Se fizer vira alvo de sanções e blá blá da ONU e patotas, se fica no berço esplêndido se curva para os ditames de UE e dos EUA ( que aliás não é aliado mas o amigo interesseiro). Fabricar não é o problema, mas caso isso tome forma vai ter pressão por parte das agências de controle sem falar com o mal estar diplomático com EUA e nossos vizinhos.

Allan Lemos
Allan Lemos
4 anos atrás

É uma pena que não haja estadistas no Brasil que reconheçam a importância do País ter a sua bomba atômica. Os traidores da Pátria jamais deixarão um projeto de lei nesse sentido ser aprovado. Não espero nada de concreto, mas só o fato deles serem obrigados a debater o tema já pode ser considerado uma pequena vitória. É bom trazer o assunto à luz.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Uma discussão inútil. O Brasil simplesmente não tem como alocar recursos no desenvolvimento de uma arma atômica, nossa dívida está caminhando para uma situação insustentável.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Jacinto
4 anos atrás

Nossa dívida é a nossa bomba atômica.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Antoniokings
4 anos atrás

A divida brasileira ainda pode ser controlada, mas precisa fazer um ajuste fiscal dos mais severos. O problema é que precisa peitar o funcionalismo público…

jairo
jairo
Responder para  Jacinto
4 anos atrás

Mais fácil peitarem o funcionalismo, militares inclusive, do que peitarem a Faria Lima, né?

Jacinto
Jacinto
Responder para  jairo
4 anos atrás

Você acha? Quantos votos há na Faria Lima? No funcionalismo público há 11,5 milhões de eleitores direto e se incluir a família deve chegar a ns 20 milhões de eleitores.

jairo
jairo
Responder para  Jacinto
4 anos atrás

Se vc me indicar um parlamentar ou chefe de governo que prioriza e coloca em prática oque os seus eleitores esperam dele e não oque o mercado espera dele eu até começo a acreditar que eleitor é definidor de política pública no Brasil.

Jacinto
Jacinto
Responder para  jairo
4 anos atrás

Não é o eleitor, mas o grupo eleitoral. Veja só como o funcionalismo é no Brasil: uma grande parcela dos trabalhadores tiveram redução em suas remunerações por conta da pandemia. E o funcionalismo? O STF considerou inconstitucional reduzir o vencimento dos servidores.
E veja a consequência disso: o Estado terá uma arrecadação muito menor do que o normal, mas uma das suas principais despesas – a folha de pagamento – se mantém a mesma. O que isso significa é que todos os serviços do Estado (saúde, educação, tudo) serão prejudicados para que o funcionalismo público seja favorecido.

Nico 88
4 anos atrás

Tem que ter muito peito e dedicação pra participar do clube atômico. Isso é tarefa pra Homem e governo sério. Coisa que o Brasil não tem a muito tempo.

RPiletti
RPiletti
Responder para  Nico 88
4 anos atrás

Como é? Abandonou a tua posição e quer arrastar os outros contigo?

Nico 88
Responder para  RPiletti
4 anos atrás

?

Melkor
Melkor
4 anos atrás

O senado poderia gastar nosso dinheiro debatendo as dezenas de pedidos de impeachment de alguns juízes que estão legislando, interferindo nos demais poderes e aumentando a insegurança e criminalidade do país. O inimigo externo existe, mas os americanos (assim como os troianos) dão um exemplo de que inimigos dentro do país fazem o que os externos não conseguiram em duas guerras mundiais e várias outras regionais; destruir a economia, fomentar a guerras internas de classes, destruir a educação, destruir a base da sociedade.

Oséias
Oséias
4 anos atrás

Apoiei. Provavelmente a ideia vai ser rejeitada pela comissão, mas só o fato de obrigarmos uma instância oficial de poder do país a se declarar sobre o assunto, nem que seja para apresentar os argumento contrários, já é um início para um debate aberto sobre o assunto.
Fato é que diversas decisões sobre assunto tão importante foram tomadas de forma totalmente obscuras ou sem debate prévio. Desde o famigerado artigo da constituição incluído no apagar das luzes até o circo burlesco do Collor de Melo jogando uma pá de cal (literalmente) dentro de um suposto poço de testes.

RENAN
RENAN
4 anos atrás

Tomara que seja transmitido ao vivo está apreciação

Foxtrot
Foxtrot
4 anos atrás

Infelizmente o Brasil não tem competência, seriedade ou visão estratégica para ter armas nucleares.
Basta observar como estamos em armamento convencional.
E outra, do que adianta gastar uma fortuna para construir armamento nuclear e depois colocar sob controle de alguma “nação amiga” como está acontecendo hoje com nossos programas estratégicos como o PEB, CCT, Guaraní etc.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Foxtrot
4 anos atrás

Como é? Como assim colocá-lo sob o controle de uma nação amiga? O que quer dizer?

Foxtrot
Foxtrot
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Basta ler nas entrelinhas e entenderá.
Mas resumindo não somos capazes, competentes, sérios de manter um arsenal nuclear.

GERSON DA ROCHA AGUIAR
4 anos atrás

Com tanta outras coisas para se preocupar, como educação, saúde, emprego e desenvolvimento tecnológico e mais…chega ser piada isso.

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
4 anos atrás

Além de não precisar, o Brasil NÃO TEM CONDIÇÕES, sob vários aspectos, de ter um arsenal nuclear…

Talisson
Talisson
Responder para  Antonio Renato Cançado
4 anos atrás

Precisa, sim. Tal como pessoas precisam de armas, celular pra chamar 190 e trancas nas portas e janelas. Qualquer coisa fora disso é só narrativa. Agora, dinheiro pra bancar e cenário político favorável é outra história.

João Adaime
João Adaime
4 anos atrás

Como diz o Jack, vamos por partes:
1) Esta não é uma iniciativa do Senado. É uma iniciativa popular e a Casa precisa, ao menos, apreciar. Quando? Só o tempo dirá.
2) O próprio presidente deveria acertar com os senadores que eles mantenham o que diz a Constituição. Nada de armas nucleares.
3) Depois disso, seguir a música do Ney Matogrosso, “Por Debaixo dos Panos”.
No mundo real, ninguém segue regra nenhuma, a não ser que seja do seu interesse.

Pedro
Pedro
4 anos atrás

Acho que só desse assunto entrar na pauta já está valendo….

Carlos
Carlos
4 anos atrás

Como eu disse num comentário num outro dia, minha preocupação é com a segurança, protocolos, acessos… principalmente a nossa segurança. Um artefato desses cair em mãos erradas (parece roteiro de filme). Além disso, como é um assunto que gera polêmica, piadas… Caso venha à votação, fico com mais medo ainda é do senado, tipo… Ah coloca essa pauta (em benefício próprio ) junto…

filipe
filipe
4 anos atrás

Eu diria , o Brasil necessita de pelo menos 360 ogivas nucleares, evoluir o SNBR alvaro alberto para SSBN e aproveitar o casco de 6000 toneladas , instalando pelo menos 6 SLBM , atenção os actuais SLBM serão substituídos por misseis hipersonicos iguais ao zircon russo, o Brasil deve se focar no desenvolvimento de misseis hipersonicos, misseis balísticos estão já um pouco desfasados por serem uma tecnologia dos anos 60, actualmente em 2020 ,o que amedronta são misseis hipersonicos.

Bardini
Bardini
Responder para  filipe
4 anos atrás

Essas crianças de hoje em dia estão assistindo muita porcaria no Youtube…

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  Bardini
4 anos atrás

Não se esqueça de 2.000 Abrams ou Armatas.

Glasquis 7
Responder para  filipe
4 anos atrás

Criatura, tu tá tirando essas ideias de onde?

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  filipe
4 anos atrás

Concordo

Wellington
Wellington
4 anos atrás

Pessoal boa tarde!
Eu acho que sim o Brasil deveria sim ter uma arma nuclear como forma de dissuasão porém a época para isso já passou o time pra isso foi na década de 70 não fizemos falar deste assunto agora é burrice ou falta de caráter todos sabemos que a constituição proíbe uma bomba melhor seria discutir uma nova constituição aí sim poderia se falar disso mais creio que o tempo já passou!

Lucas
Lucas
4 anos atrás

Gosto muito das matérias.
Mas tem cada comentário…

Diogo de Araujo
4 anos atrás

Qualquer coisa que decidam, espero só não passar vergonha como aconteceu com o MANSUP. Se não temos capacidade, assinem essa budega e nos poupe.

Guina
Guina
Responder para  Diogo de Araujo
4 anos atrás

Não sei de onde esse povo tá tirando que o mansup fracassou. Me mostra aí as fontes dizendo que o projeto já foi tombado e depois você vomita essa asneira.

bjj
bjj
4 anos atrás

Em relação ao armamento nuclear, acho que o Brasil, assim como outros países, deveria ter o direito de possuir. Não me parece justo que meia dúzia de países, que são justamente os que estão sempre envolvidos em algum tipo de conflito, tenham o monopólio deste tipo de força.

Porém, este não é o tipo de decisão que se toma sem consequências. A retaliação econômica, acompanhada de um isolamento internacional (maior que o atual) seria certa. Seria uma retaliação econômica sobre uma economia combalida por uma crise que não acaba nunca e que ainda por cima foi atingida em cheio pelo covid.

Outra questão pouco debatida é que as sanções econômicas certamente viriam acompanhadas de embargos de armas, como no caso do Irã. Conseguiríamos receber os Gripen cheio de componentes americanos e britânicos? E os submarinos franceses? E as fragatas alemãs? E possíveis acordos futuros da área de defesa? Vamos trocar tudo isso por uma bomba atômica que talvez não tenhamos condições de entregar nem fora da América do Sul?

Acho que no final das contas esse tipo de arma, neste momento, não seria benéfico para nós. Primeiro porque não temos nenhuma ameaça concreta, de guerra ou invasão, que não seja bravata de político (antes que citem a França, ameaça de verdade foi na guerra da Lagosta). Segundo porque seria um baque econômico que nos afundaria ainda mais, e para a maior parte do país ainda é preferível ter empregos e comida na mesa do que bombas atômicas. Terceiro porque, tanto em função das restrições econômicas quanto em função de prováveis embargos de armas o estado geral das forças armadas provavelmente se deterioraria ainda mais. Enfim, acho que devemos ter o direito de possuir, mas no momento não é prudente este “investimento”.

Matheus S
Matheus S
Responder para  bjj
4 anos atrás

Não se preocupe, esse pessoal defensor da bomba pensou em tudo. Estão achando que vai ser apenas um “embargozinho” nas exportações brasileiras e que somos tão plenamente capaz de resistir aos embargos quanto os russos, iranianos, chineses e norte-coreanos, realmente, ótimos exemplos.

bjj
bjj
Responder para  Matheus S
4 anos atrás

Pois é. O “patriotismo” vai pagar as contas e botar comida na mesa dessa turma.

sj1
sj1
4 anos atrás

Matéria clickbait, foi somente uma idéia legislativa que teve 20 mil apoios, nada mais.

Talisson
Talisson
Responder para  sj1
4 anos atrás

Pensei a mesma coisa. Pela “regra” do e-cidadania, com 20mil apoios deve ser debatido. Várias vezes vi propostas para derrubar o desarmamento explodindo o número de apoios e nenhuma delas foi debatido. Votei e acompanhei várias. Se a proposta vai contra a ideologia do governo ou do presidente da casa ela simplesmente é ignorada.

Tamandaré
Tamandaré
4 anos atrás

Precisa nem debater. Eles vão dizer que “NÃO” e pronto! Todo mundo já sabe disso… rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Tamandaré
Tamandaré
4 anos atrás

Amigos,

o Brasil já perdeu este bonde. Nos anos do Regime Militar, tivemos um programa nuclear “secreto” no Brasil. Nas 3 forças armadas, foram desenvolvidas – de modo independente – tecnologias de enriquecimento de urânio e design de reatores.
O programa paralelo da Marinha (á época chefiado pelo hoje Contra Almirante Othon Pinheiro) foi de longe o mis frutífero. De lá nasceram as ultracentrífugas brasileiras e então dominamos o ciclo de enriquecimento do urânio. Mas infelizmente, não houve a efetiva construção e teste de um artefato atômico. Eram ainda fins dos anos 80, estávamos em tempo para tal. O programa ainda estava sendo descoberto pela mídia e sabotado pelos novos caciques de Brasília (após a saída de Figueiredo). Tinhamos o fator surpresa a nosso favor.

Hoje, seria quase impossível. Ao primeiro sinal de anormalidade nas instalações nucleares brasileiras, a ONU e a AIEA certamente já desceriam pesados embargos sobre nós!

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Tamandaré
4 anos atrás

Parceiro, sem ofensas mas se preocupar com a ONU ou a AIEA é bobagem. Com alguma organização e secretismo, poderiamos tranquilamente driblar as inspeções de qualquer organismo internacional, eles não são onipresentes. É para esse tipo de coisa que serve a ABIN e os serviços de inteligência das forças armadas.

Atônito.
Atônito.
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

E para isso eles tem CIA, NSA…

Tamandaré
Tamandaré
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Meu caro Allan,

Não se preocupe, não me ofendo. Você foi bastante educado. Não me xingou nem usou-se de palavras baixas. Fique tranquilo! 🙂

Bem, eu até concordo com você. Mas o ponto é: hoje os EUA dispõem de um verdadeiro arsenal de ferramentas de vigilância, incluindo monitoramento em massa de comunicações até mesmo em mídias sociais. Os brasileiros participantes de uma eventual “organização secreta” para projetar, confeccionar e testar um artefato nuclear bélico precisariam de um nível de secretismo e organização inconcebível hoje, em meu ver.

Além do mais, ao primeiro sinal de um possível trabalho oculto brasileiro em prol de armas atômicas, os EUA já imediatamente cairiam em cima disso e investigariam muito mais ativamente e a fundo qualquer movimentação minimamente suspeita. Considero que nem temos chance! Fosse ainda nos idos de 2008 (no máximo), poderia dar certo!

Não tenha dúvidas de que o big five (EUA, Rússia, China, UK e França) monitoram rotineiramente – em conjunto e em separado – os passos pelo menos dos países mais prováveis de desenvolverem essa tecnologia militar tão sensível; Coréia do Norte, Alemanha, Turquia, Japão, Irã, Iraque (no passado), Argentina, África do Sul (que supostamente até teve uma ogiva operacional, vide o famoso Incidente Vela de 1979).

Enfim, acho bastante improvável. O nível de vigilância desses países é incalculável! AIEA e ONU seriam apenas braços legais desse monitoramento, mas certamente importantes para tal (não possuem poder legal de fazer absolutamente nada, mas sua vigilância não é desprezível).

Boa noite! 🙂

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Amigo, se dependermos desses órgãos do Brasil que você citou, estamos lascados…

Entusiasta Militar
Entusiasta Militar
4 anos atrás

Eu apoio essa discursao e ja assinei a petição por outro lado, estamos falando de algo que levaria no minimo 10 anos para se concretizado e que nesse interim, viriam sançoes economicas e politicas muito grandes contra o Brasil e somente uma nação unida, com um congresso determinado, uma justiça imparcial e um presidente forte poderiam suportar isso.

Acho que o Brasil dividido como esta hoje, com um presidente vacilao, que é atacado diariamente pela propria midia nacional e que difamam o Brasil no exterior por pura questoes ideologicas nao teria essa coesao necessaria para suportar sançoes.

Tomcat4,2
4 anos atrás

Votei a favor, mesmo concordando que o “time” para desenvolvermos tal armamento já passou(por mais que dizem haver mais sobre esta questão do que imaginamos, tudo guardado a sete chaves).
Mas, se ao menos ao se discutir este tema já for o suficiente para que se dê maior atenção à defesa nacional(e quem sabe levarem,mesmo q de forma mimizenta esta questão ao conhecimento do povo,pelos jornais etc.) e ao reequipamento das forças com o que há de melhor para se contrapor à necessidade de se ter uma nuque ,já será um ganho e tanto .

Carlos Alceu Gonzaga
Carlos Alceu Gonzaga
4 anos atrás

95 comentários até agora. Li todos e conclui que não devemos ter bombas atômicas dado o nível das discussões. Não temos o nível mínimo de conhecimento e cultura para tal. Infelizmente.

Tamandaré
Tamandaré
Responder para  Carlos Alceu Gonzaga
4 anos atrás

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Confesso que não poderia discordar! Tem certas pessoas que vejo por aqui e penso “graças a Deus que esse indivíduo ainda não entrou na política. Seria um reforço de peso aos retardad0s já existentes em Brasília”.

Blind Mans Bluff
Blind Mans Bluff
4 anos atrás

Que loucura.

Guacamole
Guacamole
4 anos atrás

Alguém aqui acham mesmo que algum político brasileiro vai querer apoiar essa ideia?
Não confio nessa gente nem pra passar com meu cachorro na rua.

fewoz
fewoz
4 anos atrás

1. Se a economia já não está boa sem sanções, imagine com elas. Ninguém aqui consegue imaginar o que isso significa (Perguntem ao iranianos e russos). Seria uma retração econômica enorme. Se ficarem desempregados por isso, não reclamem.

2. Nem os EUA, Europa ou China estariam contentes com o Brasil desenvolvendo armas nucleares. Diferentemente do que alguém comentou aqui, a economia do Brasil não depende exclusivamente da China. As restrições econômicas viriam de todos os cantos.

3. Brasil e Argentina possuem acordo através da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABAC), o que significou um avanço depois de muito tempo de desconfiança mútua. A construção de um artefato do tipo poderia causar um enorme atrito com nosso terceiro maior parceiro comercial e com todos os outros vizinhos, criando uma corrida armamentista desnecessária.

4. Como se tudo isso não bastasse, o país tem outras prioridades, algumas até mesmo vergonhosas para um país desse tamanho, tais como: saneamento básico; segurança pública; elevado índice de desigualdade; educação básica; saúde…

É lamentável que o Senado tenha que perder tempo com sugestões de tios de “zap”, que não sabem fazer nada além de bradar um falso moralismo cristão nos quatro cantos do país, além de encontrar “comunistas” em cada esquina.

AMX
AMX
4 anos atrás

Será um circo dos horrores as opiniões dos senadores sobre isso, tenho certeza.
Ainda assim: só o fato de isso ir a debate, entrar na pauta, já considero um baita milagre.

Brasil!!

Agressor's
Agressor's
4 anos atrás

É isso mesmo, eles vão debater. Só debater!

Infelizmente, o poder econômico influencia a política mundo afora. Isto, porque existem corruptos que vendem a suas almas para conseguir dinheiro e poder. E nesse quesito, somos campeões mundiais.

Continuamos como os índios na época de Cabral. As potências estrangeiras manipulam os governos para explorar o país e o povo não tem a mínima ideia disso.

Estes políticos brasileiros são os responsáveis por todas as mazelas que assolam o país, corrupção, má administração, incompetência… E mesmo assim alguns brasileiros acreditam que eles querem fazer “o melhor pelo Brasil”.

Thom
Thom
4 anos atrás

O problema disso é que isso virar um bomba ideológica.
Dissuasão melhor não existe.

sub urbano
sub urbano
4 anos atrás

Tem que tirar esses 80 nukes de Israel na imagem. São puro fake news kkk

sub urbano
sub urbano
4 anos atrás

Reitero: se esse governo entreguista aprovar qualquer coisa relativo a bomba atômica eu mudo meu nick para Boi Bombeiro.

Up The Irons
Up The Irons
Responder para  sub urbano
4 anos atrás

Se eles fossem entreguistas como os governos anteriores, entregando nosso dinheiro pra ditadores africanos, cubanos e venezuelanos, eu aposto que seu comentário não seria de protesto. Se fosse, então eu mudaria meu nick todos os dias e opções não faltariam: Amigo, Botafogo, Sardinha, Drácula, Do reino, Lindinho, Guerrilheiro, Italiano, Natal, Solução…

Jacinto
Jacinto
Responder para  Up The Irons
4 anos atrás

O atual é tão entreguista quanto o anterior, a diferença é apenas o destino do dinheiro. O Bolsonaro já afirmou e reafirmou várias sua intenção de efetivamente entregar a exploração da Amazônia aos EUA.

Luiz Floriano Alves
Responder para  Up The Irons
4 anos atrás

Essa vara de criaturas não tem capacidade de avaliar uma questão séria, como esta. São diligentes, sómente, ao rever os seus proventos e “carrapatos”. Carrapaticida, neles…..

Zé Quinudo
Zé Quinudo
4 anos atrás

Votei sim lá.., mas a coisa tem q ser low profile, sem histeria. Temos que concluir o vlm primeiro e a constelação de satélites.., investiria tudo nisso aí. Depois só arrumariamos a constituição retirando as retrições à produção da bomba. Só isso já deixaria a turma toda com a pulga atrás da orelha. Daí para frente seria só deixar no vácuo quaisquer indagações sobre a posse da bomba, como faz Israel.

Talisson
Talisson
Responder para  Zé Quinudo
4 anos atrás

Penso da mesma forma. Mas infelizmente o assunto indo para o Senado e logo depois a Globo fazendo sua devida histeria, trará para nós os piores holofotes.

Ricardo Cesar Martins Santos
4 anos atrás

Sim, mas com esse Senado chinês, acho difícil!

Luiz Trindade
Luiz Trindade
4 anos atrás

Nem vou confirmar… Ridículo isso. Temos brasileiros morrendo pela Pandemia de Covid e o Senado discutindo se o país precisa de arma nuclear?!? Pelo Amor de Deus… Será que perdemos realmente o bom senso da política desse país?!?

Mantena
Mantena
Responder para  Luiz Trindade
4 anos atrás

O quê tem uma coisa haver com a outra.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Responder para  Mantena
4 anos atrás

Já ouviu falar em recursos financeiros ou será que também não tem nada a ver?!?

AMX
AMX
Responder para  Luiz Trindade
4 anos atrás

Ridículo é não ver que o pandemônio é inflado e altamente contestado pra ser tratado como uma “verdade” desse tamanho.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Responder para  AMX
4 anos atrás

Nada a ver… Vamos votar para ter armas atômicas e sofrer sanções econômicas então… Tenha santa paciência com limitação de pensamento!!!

sj1
sj1
4 anos atrás

Uma coisa é certa: o excesso de Democracia e Polarização são um entrave a sermos uma potência em qualquer sentido. Mas eu não vejo luz no fim do túnel, povos latinos não pensam a longo prazo.

Ted
Ted
Responder para  sj1
4 anos atrás

Segundo entrevista com Almirante Othon, guru do programa nuclear brasileiro, O Brasil consegue fabricar um artefato nuclear em 4 meses com as atuais ultra centrífugas operando em Resende RJ

Charles Dobignies
Responder para  Ted
4 anos atrás

Em caso de um conflito ou necessidade, em 4 meses o Brasil já era..

Luiz Floriano Alves
Responder para  Charles Dobignies
4 anos atrás

Colocamos presidentes, com esperança de tornar esse paizz, uma potencia. Se revelaram reles ladravazes, a soldo de empreiteiras, e amealhando recursos no exterior em paraísos fiscais. Só teremos poder atômicpo com um governo patriota, que tenha estatura moral para e3ncarar um projeto destes. A pressão mundial será enorme. Chile e Argentina correrão a fazer o mesmo.

Ted
Ted
Responder para  Charles Dobignies
4 anos atrás

Sejá macho! Morra guerreando ou se esconda com as mulheres no porão

Luiz Floriano Alves
Luiz Floriano Alves
Responder para  Ted
4 anos atrás

Esse Brahamos é um sistema de futuro, Tipo de arma qque decide um combate. Com a velocidade de ataque deixa poucas opções de defesa. Imaginem quem vai a luta com o Bofors 40 mm. como obstáculo a esse míssil. Nem vai perceber o que os atingiu.

Emmanuel
Emmanuel
4 anos atrás

O submarino nuclear, que é um “brinquedo” mais barato, tá rolando há décadas e é cheio de desvios de verba nas mais diversas formas possíveis e imagináveis, imagina bomba nuclear.
Deixa disso.
Larga disso.
O Brasil é o único país que não precisa ser invadido. Bota um preço que a galera de Brasília entrega na boa.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Emmanuel
4 anos atrás

E se negociar direito, ainda consegue parcelar!

sj1
sj1
Responder para  Emmanuel
4 anos atrás

O submarino nuclear com certeza é muito mais complexo do que uma ogiva nuclear. O ICBM tvz seje igualmente complexo. Nós hoje não temos a bomba pq simplesmente o Brasil não tem projeto de Estado, e não sabe o que quer a nível mundial.