EUA anunciam cessar-fogo entre Azerbaijão e Armênia
Os Estados Unidos anunciaram neste domingo (25) que autoridades de Azerbaijão e Armênia entraram em acordo e respeitarão um cessar-fogo humanitário. A medida entrará em vigor na próxima segunda-feira (26), às 8h no horário local, segundo comunicado conjunto do Departamento de Estado dos EUA e dos governos de ambas as nações.
“Parabéns ao primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan e ao presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev, que concordou em aderir a um cessar-fogo efetivo à meia-noite. Muitas vidas serão salvas”, escreveu o presidente dos EUA, Donald Trump, no Twitter.
O anúncio foi feito após o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, manter reuniões separadas com os ministros das Relações Exteriores de ambos os países na sexta-feira (23). Durante as conversas, manifestantes de ambos os lados se reuniram em frente ao Departamento de Estado segurando bandeiras e estandartes tanto da Armênia quanto do Azerbaijão.
Apesar do anúncio promissor, novos combates explodiram na região separatista de Nagorno-Karabakh neste domingo (25/10). Além disso, outros dois acordos de cessar-fogo mediados pela Rússia foram quebrados, levantando questionamentos sobre a promessa de paz entre as nações.
As potências mundiais querem evitar uma guerra mais ampla que envolveria a Turquia, país que expressou forte apoio ao Azerbaijão, e a Rússia, que tem um pacto de defesa com a Armênia. Pouco antes do início das negociações em Washington, o presidente turco, Tayyip Erdogan, disse a repórteres em Istambul que esperava que Moscou e Ancara pudessem trabalhar juntos na resolução do conflito.
Reiterando a demanda turca por um papel na mediação – liderada há muito tempo pelos Estados Unidos, Rússia e França, Erdogan disse: “A Turquia acredita que tem tanto direito quanto a Rússia de se envolver pela paz”. Pompeo, entretanto, chegou a acusar os turcos de alimentarem o conflito ao apoiar o lado azeri. Ancara nega as acusações.
Cerca de 30.000 pessoas foram mortas na guerra de 1991-94 pelo domínio de Nagorno-Karabakh. Os armênios consideram o enclave como parte de sua pátria histórica. Para os azeris, as terras foram ocupadas ilegalmente e devem ser devolvidas ao seu controle.
FONTE: CNN
Parece que não durou muito!
Armenia and Azerbaijan Accuse Each Other of Violating Truce
https://www.newspura.com/post/armenia-and-azerbaijan-accuse-each-other-of-violating-truce
Bom dia Senhores camaradas do Forte e da Trilogia!
Jogada política dos desesperados!
Que influência tem Trump e os EUA nestes dois países, que seja significativo a ponto de barrar o conflito? O que fez os EUA para acabar com a guerra da Chechênia? O que fez os EUA para impedir a anexação criminosa da Crimeia pela Rússia, e acaso está fazendo alguma diferença o tal apoio a Ucrânia para mitigar o conflito em que a Ucrânia está mergulhada?
Penso que foi mais um tiro no pé que Donald “Pato” Trump, deu em sua campanha de reeleição.
O Cáucaso sempre foi um caldeirão e eles se acertam entre eles, sem a mediação de ninguém, quando não houver mais nada de valor estratégico para destruir eles param, retomam a vida e esperam o próximo conflito. É isso! Triste mas é isso!
A lição que fica para nós brasileiros é: Mantenhamos nossa unidade e identidade nacional, não permitamos calados que índios e ONG’s desunam nosso povo, que o congresso faça mais merda como a Reserva Ianomami Raposa do Sol Nascente.
CM
Pois é,esse é um dos meus maiores medos. Os índios,que nem deveriam ter tanta terra,incentivados por nossos inimigos internos e externos,podem tentar lançar uma campanha pela independência daquelas terras em região de fronteira,eles seriam apoiados pelas potências que fingiriam apenas estar preocupadas com a
paranoiaquestão ambiental. O EB deveria ocupar essas terras de forma permanente,e é mister que o Brasil construa o quanto antes um arsenal de armas nucleares.A Russia tb anunciou acordo de paz e não conseguiu. Ngm está conseguindo. Acho que até que a OTAN expulse a Turquia nada vai melhorar.
Expulsar a Turquia da OTAN já é sem tempo. Demorou!!! O que faz um país genocida e ditador na organização da democracia???
Ah, se fosse assim tão fácil, né? Expulsar e humilhar a Turquia da OTAN, e jogar ela de uma vez nos braços acolhedores da Rússia.
Para entender a profundo as enormes implicações de onde se encontra a Turquia, o melhor livro já escrito, e que consegui terminar após muitíssimas horas e dias afundado no buraco do tédio do Iraque foi The Grand Chess Board, escrito por Zbigniew Brzezinsnki. Acho que já foi traduzido ao português, é só procurar.
https://www.amazon.com/Grand-Chessboard-American-Geostrategic-Imperatives/dp/046509435X/ref=asc_df_046509435X/?tag=hyprod-20&linkCode=df0&hvadid=312721411869&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=4350071407597981066&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=m&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=9031172&hvtargid=pla-332905589017&psc=1
Agora virou moda antecipar a alegação de fraude antes mesmo das eleições. Assim é fácil perder eleição.
Vá plantar batatas.
Claudio Moreno,
Temo que o Brasil hoje esteja em uma situação muito similar a que a China estava na segunda metade do século XIX.
Todos os dias, vivemos nossa “guerra do ópio” na luta incessante contra o tráfico…
Potencias estrangeiras observam cobiçosas…
Temos uma elite frágil, quero dizer, humanamente frágil… ignorante em sua quase totalidade em relação ao mundo que a cerca; isto quando não estão alinhadas ao outro lado, servindo como porta vozes destes ou vetores de transmissão de ideologias alheias ao nosso credo e costumes… E daí saem boa parte de nossas lideranças; lideranças essas que, se não são completamente ineptas, simplesmente não se importam. Os poucos “bons” são rapidamente neutralizados ou absorvidos pelo “sistema”.
O povo se encontra dividido… Embora a maioria tenha aquele instinto de auto preservação e para com o País, não há uma consciência única; não há objetivo comum…
E some a isso forças armadas que, se não estão um desastre é por empenho de umas poucas almas abnegadas no alto comando, que insistem em assegurar recursos junto a políticos que não veem votos em militares… De toda a sorte, estão muito aquém do que se julga necessário…
Em suma, creio que nunca o Brasil esteve em uma situação tão vulnerável…
RR,
PERFEITO!
CM
Pensei a mesma coisa.
Influência política dos EUA na região é ZERO.
Com o fortalecimento militar do Irã e a debilitada situação americana no Afeganistão teremos o aniquilamento de qualquer influência dos EUA na Região.
Os analistas políticos já estão mencionando a aliança entre a oposição afegã/talibã com a China.
Consideram ainda o aumento da influência do Paquistão e Irã nas regiões sob sua influência naquele País.
Restarão apenas as clepto-monarquias árabes que não terão muito futuro com as mudanças em andamento no mercado de energia.
Fale mais mil vezes e talvez se torne vdd 10% do que que vc falou…
Talvez a neutralidade ajude.
Rússia não quer dor de cabeça, gastar recursos com a pobre Armênia.
Já a Turquia não vai se envolver mais do que já está, pois já está bem ocupada na Síria e na fronteira com a Grécia.
Ao olhos destas potências regionais, se este conflito terminar em um impasse, será bom para todos.
As últimas notícias vindas de lá reportam que os russos derrubaram meia dúzia de drones turcos nas imediações de suas bases na Armênia.
What nonsense.
Como eu disse, foi o que eu li.
https://eurasiantimes.com/russia-shot-down-a-total-of-nine-turkish-bayraktar-drones-near-its-armenia-military-base-russian-media-reports/
Doubly a lie.
you are a spiteful
EU? Eu sou a personificação da bondade. Bem, modéstia ao mesmo tempo.
Só que o que está lá sob o link é uma mentira descarada
Torcemos para que se efetive o acordo, porém o histórico não é nada favorável, ainda com o solo da área cheio de recursos minerais como dizem.
Seria tão mais simples aprender a dividir, como Bélgica, Holanda e Luxemburgo fazem com seus poucos recursos a quase cem anos.
Don’t hope it won’t.
O cara pálida, isto aqui é um site de assuntos de defesa brasileiro e em português, esteja à vontade para participar das discussões , mas seja educado e escreva no nosso idioma.
Não por ser o idioma inglês, podería ser espanhol, alemão ou o do kct, mas é que não sei outro idioma que não seja o meu. Sou brasileiro e preciso saber apenas este e felizmente fui muito bem alfabetizado. Se algum dia for ao exterior, por cortesia terei que saber o mínimo do dito idioma.
Camaradas se os Senhores não se importam de servem até aqui no Trilogia, submissos, eu ligo!
CM
Na verdade, a imprensa deveria omitir opiniões dos turcos e azeris, já que negam o que todo mundo sabe. Erdogan, candidato à forca num tribunal de guerra, solta em público suas falas fascitas e genocidas, assim, deve ficar à margem de qq coisa nesse conflito, bem como ser brecado pelas potências mundiais. Embargos à Turquia e Azerbaijão já!!!
Esqueceu de ler o comentário do Fabio Araujo antes de escrever o seu.
Não se apoquente.
Com o chute que os EUA estão levando no Afeganistão, não restará nenhum vestígio de presença americana na Eurásia/Ásia Central.
Esse mantra serve pra vc… vc é um tipico minion… o cara postou a noticia que os confrontos continuam… Vc posta extamente o contrario, o outro cara te chama atenção pra noticia dos combates que continuam e o que vc faz? ataca o cara simplesmente pq nao tem argumento.
ridiculo vc…
Se leu, não entendeu… triste a demência humana…
O cara tem o parafuso solto… Não adianta falar. É bater tambor pra doido dançar.
Eu acho que os indivíduos citados não fazem parte do governo e, por tanto, não podem ser mandados para isso. Inclusive nem sei de onde saiu a ideia de mencionar esses sujeitos.
De qualquer forma, o cessar fogo anunciado não foi respeitado. Esqueceram de combinar com os armênios e com os azerbaijanos.
Sgt, não diria ordem… Sim tentar dar uma ajuda na campanha do Trump.
Só que como eu disse lá em cima no início dos comentários, foi um tiro no pé. Já que apenas expôs a fragilidade da capacidade de resolver conflitos, que o governo americano está enfrentando, isto não é de hoje, vem desde que Obama assumiu.
Os Armenis e Azeris, vão parar quando eles quiserem. O Cáucaso é assim e sempre foi.
CM
Claudio Moreno
Esse Grim Reaper não tem mais jeito.
kkkkkk
Quem?
CM
Botando ordem? Esse cessar fogo foi até mais irrelevante que os anteriores. Antes, os acordos eram logo quebrados. Desta vez, o conflito não chegou nem a parar. Os EUA tem, simplesmente, zero influência na região. O máximo que poderiam fazer para realmente ajudarem seria bloquearem a exportação de material bélico com tecnologia norte-americana para o Azerbaijão (a armênia, no grosso, só consome material Russo), mas aí desagradariam os turcos e os israelenses, que estão fazendo uns bons trocados vendendo para o Azerbaijão (os drones vendidos pela Turquia e por Israel contêm “tecnologia” norte-americana para todos os lados).
Primeiro vc tem de entender de negócios para falar sobre comércio internacional e Rota da Seda.
A Turquia se habilitou para ser um dos principais pontos desta iniciativa chinesa.
Não por outro motivo, chineses, atualmente, são os maiores compradores estrangeiros de propriedades turcas.
Não lamente muito, pois essa é a nova realidade.
A predominância econômica chinesa é avassaladora.
Ainda mais naquela região.
Em tempo.
Vc está usando um ‘linguajar’ bem parecido com o finado HMS Tireless.
És tu?
A Rússia não intevem por motivos que vc sabe, mas ignora, como tipico minion… vou nem perder mais tempo com vc…
Esse ‘cessar-fogo ‘ ‘patrocinado’ (com aspas) pelos EUA é mais importante que acordo de Israel com o Sudão ou com os Emirados Árabes..
Ponto para os EUA.
HMS!
Dá um tempo!
Vc logo verá o resultado desse ‘isolamento’.
falta de pisa na infancia da nisso…
kkkkkk
PAZ!
Esse governo do Trump é uma fanfarrice só… kkkkkkk
Guerra continua, na verdade a Turquia já demonstrou na Síria que não teme as ameaças de retaliação comerciais dos eua, sobre a rússia é um jogo seja na síria, libia e agora Nagorno-Karabakh