Projeto estuda a formação de forças-tarefas blindadas

Santa Maria (RS) – Em 19 de outubro, o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC) recebeu militares do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), dando início ao Projeto Unidades Blindadas.

O objetivo é formar uma Organização Militar (OM) composta por Esquadrões de Carros de Combate, orgânicos dos Regimentos de Carros de Combate (RCC), e por Companhias de Fuzileiros Blindadas, dos Batalhões de Infantaria Blindados (BIB), formando Forças-Tarefas Subunidades (FT SU) no âmbito da 6ª Brigada de Infantaria Blindada.

A regulação do projeto prevê 6 fases, com início imediato, por meio de um estudo de situação e preparação das OM. Na sequência, serão realizados intercâmbios e exercícios no terreno de Pelotões de Carros de Combate e de Fuzileiros, intercâmbio nível SU e integração do Estado-maior das OM. O projeto culminará, no ano de 2022, com o término do ciclo de prontidão do Comando de Operações Terrestres para o 1º RCC, já com a FT formada, sob responsabilidade da 6ª Bda Inf Bld.

Durante o processo, serão levantados pontos fortes, óbices, bem como soluções para a formação destas OM, viabilizando a máxima integração de Forças-Tarefas Blindadas.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

146 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gabriel
Gabriel
4 anos atrás

Excelente a idéia.
A aproximação, cadê vez maior, da Cav com Infa trará excelentes resultados.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
4 anos atrás

Será esse o fim dos RCBs ?

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  Diego Tarses Cardoso
4 anos atrás

Na verdade não. Passaríamos a ter um monte de RCBs. Pelo menos conceitualmente.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Alfa BR
4 anos atrás

Seria o fim dos RCCs na verdade então.

Washington
Washington
Responder para  Diego Tarses Cardoso
4 anos atrás

Acho que os RCBs terão vtr sobre rodas.

Guacamole
Guacamole
4 anos atrás

O timming desse monte de treino e mudanças organizacionais me parece indicar que o Brasil está mesmo levando a sério uma possibilidade de conflito, mesmo que curto, com nossos “hermanos” na venezuela.
O que faz com a teoria de todos aqueles usuários do Força de que o Brasil, pra levar a Defesa a sério, precisaria de uma ameaça concreta estavam mesmo certos.

Guina
Guina
Responder para  Guacamole
4 anos atrás

Essa afirmação sempre foi verdade e não limitada somente ao Brasil.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Guacamole
4 anos atrás

Eu acho que não viu, acho que é mais uma reestruturação do EB, que está buscando se tornar mais moderno e eficiente nos seus recursos.

Alessandro
Alessandro
Responder para  Guacamole
4 anos atrás

Eu já acho que não tem nada haver com a Venezuela, e sim com uma HIPOTÉTICA chance de transformarem o Brasil no próximo pária contra os interesses dos europeus e americanos, já que alguns governos insistem nessa FALSA narrativa que estamos destruindo a Amazônia.

Acho que isso ligou o alerta dos militares brasileiros, e sinceramente estou achando isso muito bom, já tem até parlamentar querendo aumentar para 3% ao ano os gastos com defesa, mas por enquanto está no papel o projeto.

Washington
Washington
Responder para  Alessandro
4 anos atrás

Alessandro
1) estamos derrubando florestas
2) garimpeiros não são milícia cívica, como o governo quer fazer crer, e por último…
3) Deus não existe

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Washington
4 anos atrás

Eu ouço essa conversa de que o Brasil está destruindo a Amazônia desde que eu estava no primário,e até hoje a floresta continua lá. Tudas as críticas ao Brasil não passam de paranoia de ecoterroristas e globalistas com interesses obscuros.

Jefferson
Jefferson
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Abra o Google maps e veja as áreas dematadas no entorno de toda a floresta Amazônica. Muita coisa já foi desmatada.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Jefferson
4 anos atrás

Normal. Todos os países destruiram suas florestas,o Brasil ainda preserva mais do que todo mundo.

Henrique
Henrique
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Sim, quando a ciência não existia. Fazer isso no século XXI é a maior amostra de idiotice e irracionalismo possível. Você já ouviu falar dos rios voadores? Sem a Amazônia não tem chuva no sudeste, ou você acha que a chuva vem de São Pedro?

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Henrique
4 anos atrás

“Faça o que eu digo,mas não faça o que eu faço.” Muito conveniente,não é?Faça-me o favor.Se eles tiveram o direito de destruir suas florestas,nós também temos.Se eles ligam tanto para o meio ambiente,que mandem demolir seus edifícios para plantar árvores.

Sequim
Sequim
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

É mais do mera ideologia. Olha no mapa o que está na mesma latitude do Sudeste: o deserto da Namíbia. O que impede que o Sudeste brasileiro seja um imenso deserto é a Amazônia. Esse (des)governo é tão estúpido que manda as equipes brigadistas do IBAMA voltarem pra cada num dia e depois manda voltarem ao combate aos incêndios 24 horas depois. É o suprassumo da incompetência.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Responder para  Sequim
4 anos atrás

Se você ainda não percebeu, temos um probleminha maior que salvar arvores e os unicórnios que você quer proteger, senhor eco-bambi.

Henrique
Henrique
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Primeiro: todos os países europeus tem leis ambientais extremamente rígidas.
Segundo: sem a Amazônia não apenas a existência dos brasileiros como também de toda a humanidade estará condenada.
Você já ouviu falar na ciência? Na razão? Na lógica? O seu pensamento é completamente irracional e perigoso. A Amazônia deve ser preservada custe o que custar e quem a destrói deve ser punido. Quem se beneficia com o desmatamento é um punhado de magnatas, não os brasileiros.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Henrique
4 anos atrás

“todos os países europeus tem leis ambientais extremamente rígidas.”

E o que adianta agora?Fazer leis rígidas depois que só restou um percentual mínimo de florestas é muito fácil.É o mesmo que dar uma aspirina a alguém que já tá todo coberto de bala.

sem a Amazônia não apenas a existência dos brasileiros como também de toda a humanidade estará condenada.

Isso é paranoia de ecoterroristas.Mudanças climáticas sempre existiram e sempre vão existir.A terra já foi coberta de vulcões,de desertos,gelo,e mesmo assim várias espécies sobreviveram a cada uma delas.Temos uma capacidade de adaptação que nenhuma outra espécie jamais teve.

A Amazônia deve ser preservada custe o que custar e quem a destrói deve ser punido

Sim,vamos punir os pobres coitados que só estão tentando ganhar o pão de cada dia.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

O cara é doutrinado com baboseira de militância ambientalista e vem falar de ciencia. O professor Ricardo Felício, 30 anos de pesquisas, destrói toda essa frescura com ciência de verdade.
Esse eé o tipo que engole aquelas imagens com girafas fugindo do fogo na Amazônia. E unicórnios também.

Emerson Musskopf
Emerson Musskopf
Responder para  Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
4 anos atrás

Ricardo Felício não destroi nada, fala um monte de baboseiras que os alienados querem ouvir… Ninguem dentro de qualquer circulo científico dá a mínima para as asneiras sem fundamento que ele diz… Aquilo só convence os desprovidos de conhecimento… O primeiro grande prejudicado pelo desmatamento da Amazônia será o agronegócio das regiões sul e sudeste… Ou seja nosso sustentáculo econômico…

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Responder para  Henrique
4 anos atrás

Ciência? Lógica? Razão?
O que você entende disso, eco -bambi? Quando os europeus se preocuparam com isso? Qual é a taxa de preservação das florestas europeias , cobaia de neocolonizador?
Já ouviu falar em ordem de prioridades ou será que o eco-bambi ainda não percebeu que nosso maravilhosos ministros do STF e nossos brilhantes governadores ao invés de extermimarem o china vírus, exterminaram milhões de empregos ?

Emerson Musskopf
Emerson Musskopf
Responder para  Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
4 anos atrás

Alemanha em dezembro de 1945, o,05% do território coberto por florest, o Brasil em dezembro de 45 tinha 80% do território com florestas, hoje temos 60%, e a Alemnha tem 20%, nós desmatamos e eles reflorestaram… pergunto… Qual economia cresceu mais e com mais sustentabilidade econômica, a nossa ou a deles, de 1945 até hoje?

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Sim, numa epoca sem ciência e onde a madeira era materia prima para tudo, de casas á navios. Pior que lá apesar disso, eles tinham e ainda tem, rezevas florestais onde ninguem invade e constroe fazendas. Já aqui…

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

Tem que invadir mesmo.Para quê meia dúzia de índios vai querer tanta terra?Pelo menos os pecuaristas e mineradores querem movimentar a economia,gerando emprego e renda.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

1°-Amigo, o calculo de aréa demarcada, leva em conta a historia da tribo que lá vive. Se vivem lá há quantos séculos com base em registros históricos e arquiológicos, se são nômades ou fixos. Se forem nômades a aréa e maior, não adianta falar que é, tem que ter registros disso. Isso e feito assim em todos os lugares do mundo.
2-Invadir area demarcada e crime, quem não cumpre a lei e criminoso vagabundo e por definição, não deveria nem apoiar e nem ser apoiado por um governo eleito para fazer caler a palavra ordem da nossa bandeira.
3-Gerar renda, plantando, criando animais e ate explorando as riquezas minerais até pode ser feito pelos indios ou com autorização deles em regime de participação. E assim que é feito nos EUA, não queremos ser como eles em tudo?
Más aqui não querem assim, dizem que inviabiliza o empreendimento. Estranho que só atrapalha aqui, nós EUA não.
4-Você pode até não concordar com as leis, más ou você muda elas por meio democrático ou as cumpre. Quem não cumpre a lei por não concordar com uma, o vaz em outras.
Não concordo com reserva, invade.
Não concordo com o limite de velocidade, ultrapassa.
Não concordo em ter dificuldade em ter arma, compra sem registro.
Não concordo em não poder vender drogas, vira traficante.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

Se for para seguir essa lógica,então todos os brasileiros têm que abandonar suas casas e deixar tudo para os índios,já que no passado eles viviam praticamente em todo lugar.Onde os índios viviam no passado não tem importância.Não estamos mais em 1500.

Os verdadeiros crimonosos foram os políticos que inutilizaram uma grande porção do território nacional.

Só que os índios não fazem nada,eles não exploram a terra e nem deixam ninguém explorar.Não existe essa de “regime de participação”,os índios reclamam até se tentam levantar uma fiação nas terras deles.É por isso que Roraima até hoje não é ligada ao SIN,e nós somos obrigados a comprar energia da Venezuela.

O que eu acho engraçado é que a esquerda gosta tanto de falar em redorma agrária e em acabar com os latifúndios dos grandes fazendeiros mas não falam nada a respeito dos latifúndios dos índios.Pelo menos os fazendeiros geram riquezas para o país,enquanto que os índios não geram absolutamente nada além de despesas.

Não querem que o governo coloque um poste sequer nas terras “deles”,mas querem que o EB vá até eles para levar medicamentos.Quants hipocrisía.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Índio tem que se modernizar e se integrar no resto do povo. De fato, não estamos mais em 1.500 nem a Amazônia é zoológico .

Flanker
Flanker
Responder para  Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
4 anos atrás

Amazônia não é zoológico……e tb não é terra para criar gado e plantar soja pra servir de ração de porco dos chineses….Nem um extremo nem outro! Existem muitos exemplos de exploração sustentável e geração de renda naquela região. O que não pode, definitivamente, é derrubar a floresta de forma indiscriminada e poluir os rios e toda a vida que depende deles com o mercúrio dos garimpos. Desafio você, o Allan e todos que pensam como vcs, a comerem peixes retirados dos rios que passam pelos garimpos de lá….
Manter a floresta absolutamente intocada é utopia e não precisa ser assim…existem muitas grandes empresas que retiram madeiras nobres da floresta em forma de rodízio….há muitos exemplos. O que não pode é derrubar e destruir tudo só para criar gado e plantar soja. Sem floresta amazônica, não tem chuva em praticamente toda américa latina.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Responder para  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

Mimimi do cacete. Índio tem que se misturar com o resto do povo , não ficar nessa palhaçada de viver como bicho.

Henrique
Henrique
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Isso só mostra a sua ignorância, amigo. Você espera que a Amazônia tenha o mesmo destino da floresta atlântica pra aí fazer alguma coisa? A sua mentalidade (e da do presidente e seus apoiadores) é completamente irracional.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Henrique
4 anos atrás

Não,a floresta tem que ser preservada,sem discussão quanto a isso. Mas não da forma que vem sendo feita. É inadmissível que mais de 60% de todo o nosso território seja área de preservação. Há certas reservas indígenas que são maiores do que certos países,toda essa terra para meia dúzia de gatos pingados,onde não se pode nem fazer uma estrada ou construir levantar uma fiação de energia.Tudo isso é um atraso ao nosso desenvolvimento.

Não seja ingênuo,colega.Acha mesmo que os outros países estão preocupados com a questão ambiental?Nada disso,eles só não querem nos ver crescer,querem que o Brasil seja para sempre um país “em desenvolvimento” pois eles sabem que se usarmos todo o nosso potencial,principalmente para a agropecuária,seriamos imbatíveis.

Irracional é o que esses ecoterroristas e globalistas querem fazer para atrasar o nosso crescimento como nação.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Responder para  Henrique
4 anos atrás

Irracional é você vir com sofismas baratos de militância adolescente aqui.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Amigo, olha no google as imagens de satelite, aa fotos das cidades e olha em volta da onde você mora. Moro no Rio de Janeiro, aqui tem uma região chamada costa verde que cada vez menos tem verde e mais tem co domimios de luxo e favelas em volta.
O que era bom, esta virando um inferno, com tráfico e milicia. E apesar disso tudo, o presidente ainda fala em transformar aquilo lá numa cancum, levando ainda mais gente rica e tudo o entorno que falei, poia no Brasil não tem organização e metodo na coisa pública.

Jodreski
Jodreski
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Floresta continua lá é pq tem muita floresta, mas o que foi derrubado do tempo do seu primário até os dias de hj não cresceu de volta. Brasil precisa ter uma ideia/plano para suas florestas. Vamos derrubar tudo? Vamos proteger só 50% do que restou hj, vamos proteger 100% do que restou, enfim.. o que não podemos permitir é que em pleno século 21 ainda exista grilarem de terras, isso é totalmente descabido (assim como garimpo ilegal).

Anthony
Anthony
Responder para  Washington
4 anos atrás

Essa”afirmativa” só você (e o pessoal das federais), acreditam né?

Flanker
Flanker
Responder para  Anthony
4 anos atrás

Vc se refere às Universidades Federais? O que vc tem contra as mesmas? Eu e meus 4 irmãos nos formamos na UFSM….e, só por isso somos “comunistas”?….hehehehe…..te afirmo que nenhum de nós é de esquerda. Lembre-se que toda generalização é inconsequente e irreal.

Anthony
Anthony
Responder para  Washington
4 anos atrás

Perdeu uma grande chance de ficar calado. … Rs

Welington S.
Welington S.
Responder para  Washington
4 anos atrás

Deus existe e cale sua boca ai rapá.

Washington
Washington
Responder para  Welington S.
4 anos atrás

Vc já viu ele? Ouviu?
Tem um autografo ?
Deixa de ser besta e moloide….
Deus é uma invenção

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Washington
4 anos atrás

Quando o cara lê a Bíblia e é fiel nos caminhos de Deus, ele vê, ouve e tem o maior autógrafo que alguém pode dar: O sangue de Jesus derramado na cruz.

Washington
Washington
Responder para  Diego Tarses Cardoso
4 anos atrás

Jesus também não existiu.
Vc acredita Naquela maluquice de santíssima trindade ????
Kkkkkkkk

SPQR
SPQR
Responder para  Washington
4 anos atrás

E por acaso você também não é corpo, alma e espírito?

Você parece ter 15 anos, hein? Ainda tem tempo de aprender a respeitar as crenças dos outros, assim como respeitamos a sua crença na inexistência. E sinceramente, o ateísmo militante é muito chato. 🙂

Washington
Washington
Responder para  SPQR
4 anos atrás

Meu caro ateismo militante é a única opção frente a esta onda conservadora evangélica corrupta que está tomando conta do mundo.
Pior do que ser chato, é ruminar terços, ostias, evangelhos e o que mais vem para entorpecer as mentes desta massa de ignorantes a sustentar bispos, pastores, messias e outros espertalhões ou lunáticos que andam governando o pais

Flanker
Flanker
Responder para  Washington
4 anos atrás

Se vc acha assim, é seu direito….mas, não é seu direito ofender os outros por conta de sua crença na existência de Deus.

Washington
Washington
Responder para  Flanker
4 anos atrás

Frankel,
O sujeito pode acreditar no que quiser: Deus, JC, goiabeira, Buda, Alá….ou qualquer outra idiotice que o ajude a tentar dar sentido na sua vida.
Mas não venha tentar impor seu conservadorismo retrógrado nas leis e nas políticas públicas do país.
Isso se chama laicismo. Uma das maiores conquistas da humanidade.

Welington S.
Welington S.
Responder para  Washington
4 anos atrás

Teu cy que Deus é uma invenção 🙂

Flanker
Flanker
Responder para  Welington S.
4 anos atrás

Ele tem o direito de pensar assim…..mesmo que nós não concordamos com a opinião dele.

Flanker
Flanker
Responder para  Washington
4 anos atrás

Deus não existe…..na SUA opinião….e tens todo o direito de pensar assim…..só não pode querer que todos pensem como tu.

Washington
Washington
Responder para  Alessandro
4 anos atrás

Estamos destruindo a Amazônia, e o governo tenta disseminar o embuste de que madeireiros e garimpeiros formam.milicia cívica

Alessandro
Alessandro
Responder para  Washington
4 anos atrás

Estamos destruindo a Amazônia desde 1500 junto com toda essa gringaiada que ainda persiste aqui dentro, estão levando toras e mais toras pra fora do país, e ainda temos 82% da mata nativa conservada, se fôssemos nos basear nos falsos números e propagandas disseminadas sobre a Amazônia ela já não existiria mais desde 1850, então conta aquela do papagaio.

Washington
Washington
Responder para  Alessandro
4 anos atrás

Dá uma olhada nas imagens de satélite no Google Earth e veja o que aconteceu em Rondônia, Acre e ao longo da BR163.
Já ouviu falar no arco do desmatamento?
É melhor acreditar no papagaio…

Alessandro
Alessandro
Responder para  Washington
4 anos atrás

O problema existe ninguém está negando, a questão é que as estatísticas apresentadas pelo divulgadores do apocalipse não batem.

Agora ficar demonizando todos os projetos que tenta conter esse problema que não seja a visão ideológica desses ambientalistas radicais tbm não vai resolver.

Washington
Washington
Responder para  Alessandro
4 anos atrás

As estatísticas do INPE batem
Estamos perdendo florestas.
Não é a toa que o diretor do INPE foi exonerado.
Não vi ainda nenhum projeto consistente deste governo para conter o problema, a não ser esconder e varrer para baixo do tapete.
Mourão não sabe o que está fazendo. Na verdade nunca soube. O próprio Vilas Boas já dizia que ele é um gaúchão fanfarrão.
Este governo não precisa ser demonizado. Até porque demônio não existe, assim como Deus.. Este governo é simplesmente inepto.
Militarmente falando, comete o erro primário de não saber qual batalhas travar, nem em identificar seus inimigos.

Capela
Capela
Responder para  Washington
4 anos atrás

Esse cidadão foi ministro do outro governo inepto o que ele fala tem valor ou não também? https://www.youtube.com/watch?v=bx7ndZHisSo&fbclid=IwAR2hvK7d8ux6HxIL-64lPkS1ReyeAH8Drp-Pq2rVhdZSpaHeNuCjSQInoI0

Washington
Washington
Responder para  Capela
4 anos atrás

Ele fala que temos desmatamento ilegal e desmatamento legal.
Mas que não é “descontrolado”.
Não fala em números. Nem.pode. Simplesmente porque não sabe.
Se vc se sentiu confortável com a fala dele, bom pra vc.

Capela
Capela
Responder para  Washington
4 anos atrás

Engraçado devo ter mandado o vídeo errado pois no meu ele fala muito mais coisa, sobre as ongs criminosas, sobre os interesses de governos estrangeiros e outras coisas,para de ser desonesto elemento.

Washington
Washington
Responder para  Capela
4 anos atrás

Não mandou o vídeo errado não…
E não posso chamá-lo de desonesto…
Vc apenas não tem capacidade de discernir o que é realidade e o que é a ração midiática que te dão para engolir.
Gadinho!

Capela
Capela
Responder para  Washington
4 anos atrás

Ele não sabe, quem sabe então,??? você ao menos sabe ministro de quais pastas ele foi, elemento vai plantar desinformação em outro lugar.

Edimur
Edimur
Responder para  Capela
4 anos atrás

Kkkkk isso ministro da Defesa kkkk só se for defesa de político ladrão

Alessandro
Alessandro
Responder para  Washington
4 anos atrás

Sinto muito mas não batem não, tanto é que querem modernizar aquilo lá contratando novos satélites para divulgar dados mais PRECISOS sobre a Amazônia, o Mourão tem conhecimento de causa do que acontece lá na Amazônia, não é um moleque que fica atrás do computador que fica repetindo um monte de besteira de jornalista que nunca pisou os pés lá, a defasagem tecnológica existe e é real, sem contar que há vários cientistas que já trabalharam lá dentro que vem denunciando há tempos o aparelhamento ideológico partidário que se formou lá dentro do INPE algo que não deveria existir.

O problema todo passa em demonizar aquilo que não sabe ou não quer saber por puro preconceito ou ignorância mesmo, 95% dos garimpeiros e grileiros são NATIVOS da região amazônica que tira o sustento da sua família ilegalmente por falta de uma educação ambiental que sempre prometeram e nunca cumpriram dar a eles, em vez de tirá-los da ilegalidade dando apoio com projetos sustentáveis ao meio ambiente, ambientalistas radicais junto com políticos oportunistas preferem tratá-los com seres sub-humanos deixando-os na MISÉRIA e por sua própria sorte, enquanto ONGs, alguns grandes latifundiários e empresas nacionais e estrangeiras se unem com dinheiro internacional e muita vezes público, EXPLORAM essas terras como se não houvesse amanhã, e depois pra aliviar suas pesadas consciência COMPRAM artistas e contratam empresas de publicidade pra atacar quem não submeter a seus interesses, distorcendo ou relativizando o problema.

Esse governo ou qualquer outro que assumir que NÃO FIZER A VONTADE dessa gente sempre será considerados ineptos, então vc está “correto”. Aliás esse governo atual até agora não tirou do papel e colocou em prática nenhum projeto do que propaga, então são ineptos duas vezes, por aqueles que esperam algo de diferente que tire essa gente humilde com o PIOR IDH do país da miséria, e pelos BARÕES do meio ambiente.

Fica uma pergunta para reflexão, pq se ouve tanto barulho por direitos humanos para traficantes e viciados, e não tem nada parecido assim para garimpeiros e grileiros? Será que eles são tão piores assim?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Alessandro
4 anos atrás

O governo tá sem fazendo pela região amazônica, só não faz mais pq não tem dinheiro, o Salles é o melhor ministro do Meio Ambiente que já tivemos, entre as medidas que ele tá colocando em prática, estão adote um parque e regularizando as terras na amazonia, pois vão multar quem se a terra não tem dono? assim que as regularizações estiverem prontas poderemos cobrar melhor dos países desenvolvidos o dinheiro que eles prometeram.

Alessandro
Alessandro
Responder para  Carlos Campos
4 anos atrás

Concordo, eu acho ele muito bem intencionado, tocou o DEDO NA FERIDA sobre os problemas ambientais, só acho que o governo atual poderia ter feito mais coisas já que se aliaram com o centrão, dinheiro há sim é “mau gasto”, e estou achando esses projetos dos parques ainda muito tímido pelo POTENCIAL que eles poderiam melhorar a vida dos habitantes da bacia amazônica, mas o Ricardo Salles é o melhorzinho de todos que já passaram por esse ministério.

Anthony
Anthony
Responder para  Washington
4 anos atrás

E os 13a de governos anteriores souberam “proteger” a Amazônia? Sério? Como?

“Militarmente falando” (SIC!), Os 13a anteriores de “governo” fortaleceram a defesa né? Só temos equipamentos de ponta e em quantidade né?

fala serio… Se orienta!

Wilson França
Wilson França
Responder para  Alessandro
4 anos atrás

Não entendo porque ficar defendendo grileiro, garimpeiro e madeireiro irregular. Isso não traz desenvolvimento pro país.
São terras públicas tomadas, impostos sonegados….
Mas tem gente que prefere fazer vista grossa a isso e ficar criticando os números apresentados.

Capela
Capela
Responder para  Wilson França
4 anos atrás

Não entendo porque ficar defendendo essas organizações criminosas que se intitulam de ongs, não entendo porque ficar defendendo países que nunca preservaram o seu meio ambiente e agora querem opinar no nosso país, não entendo porque defender ingerência de estrangeiros dentro do seu país, não entendo porque defender países que usam do tema ambiental para mascarar os reais interesses, não entendo porque defender o macron sendo que a frança sempre se utilizou e utiliza de inúmeros subterfúgios para boicotar nossa agricultura, não entendo porque defender os chinas que praticam atrocidades de todo tipo seja contra o meio ambiente seja contra as pessoas, é tanto não entendo que falta espaço para questionar, mas o pior deles eu não ENTENDO PORQUE TANTA FALTA DE PATRIOTISMO nossos problemas nós devemos resolver e não se prestar ao papel de marionete para os interesses de outras nações só porque perdeu a eleição, ou a democracia só vale quando ganha?

Jefferson
Jefferson
Responder para  Capela
4 anos atrás

Esse papo de atacar ONGs é uma bobagem enorme.

Alessandro
Alessandro
Responder para  Wilson França
4 anos atrás

São humanos e trabalhadores como vc e eu, só estão na ilegalidade, ninguém está dizendo que o que eles estão fazendo é certo, ao CONTRÁRIO, precisam ser reeducados, eles tem FAMÍLIA pra sustentar, pois 95% são nativos da região, não há projeto político de sustentabilidade ambiental para tirá-los dessa vida pois nossos políticos são uns VIGARISTAS, tratá-los como bichos não irá solucionar o problema.

Capela
Capela
Responder para  Alessandro
4 anos atrás

Amigo esqueceu de dizer que o dinheiro arrecadado pelas ongs criminosas que deveria ter como finalidade entre outras coisas o apoio aos nativos não tem esse destino, sabemos que essas ongs criminosas não fazem nada pelos povos nativos, na verdade essas organizações fazem de tudo menos aquilo que teoricamente deveriam fazer que é defender o meio ambiente, no fundo hoje não passam de militantes políticos.

Alessandro
Alessandro
Responder para  Capela
4 anos atrás

Capela, e eu nem falei sobre os problemas de saneamento básico, coleta de lixo e água tratada que boa parte dessa gente NÃO TEM e por causa disso estão poluindo o meio ambiente, ae “Fulaninho” metido a “intelectual verde” viaja para Europa e EUA para dar palestra e ganhar rios de dinheiro e prêmios, mas quando vai concorrer a vereador ou deputado no seu estado de origem, não passa nem pela porta, pq a população local já conhece a MÁ REPUTAÇÃO desse tipo de gente, pois NÃO TEM NENHUM projeto de sustentabilidade ambiental e muito menos ajudou a fazer o básico que eu citei acima para sociedade em que ele viveu.

São um VIGARISTAS que só querem ganhar dinheiro com esse discursinho politicamente correto sobre o meio ambiente.

nonato
nonato
Responder para  Wilson França
4 anos atrás

Quando chegaram os grileiros e madeireiros?

Anthony
Anthony
Responder para  Washington
4 anos atrás

Comédia…rs

oswaldo
oswaldo
Responder para  Alessandro
4 anos atrás

Concordo totalmente com vc.

gordo
gordo
Responder para  Alessandro
4 anos atrás

Eles não precisam invadir, basta que imponham sanções econômicas e tudo se resolve sem um único tiro. Não produzimos nada de tecnologia aqui, montamos muito coisa e só. Nossa balança comercial é basicamente agro e minério de ferro. Caso se confirme a derrota do Trump teremos que ter uma mudança de postura ou sofreremos isolamento, e ironicamente poderá ser a China a bóia de salvação desse governo.

Capela
Capela
Responder para  gordo
4 anos atrás

Sr. gordo, é isso que eles querem que acreditemos, vamos lá você acha que compram minérios e produtos agrícolas porque gostam de nós, você acha que é fácil substituir fornecedor do nosso nível de qualidade, preço e volume, não eles não tem opções, sinto lhe informar mas não é como fazer compras no mercado da esquina, apesar de nossos produtos não terem o nível tecnológico são essenciais para sustentar o desenvolvimento desses países em especial o dos chinas.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Guacamole
4 anos atrás

Eu acredito que o mundo está no ponto de ebulição de algo maior, china se preparando para invadir Taiwan, EUA a beira de uma guerra civil, Turquia extremamente ativa na região do Cáucaso, norte da África e oriente médio, A Europa nunca esteve tão desunida desde a década de 50(Partidos extremistas crescendo e problemas com multiculturalismo) e o Brasil com as más relações com a Venezuela.

Wilson França
Wilson França
Responder para  Rodrigo
4 anos atrás

Isso não seria uma grande novidade. O mundo nunca foi um lugar realmente pacífico. A história da humanidade é a história das guerras.
Volte nós séculos e verá que era muito pior no passado. Na idade antiga e na idade média era guerra o tempo todo.
Hoje vivemos um período muito melhor.
É claro que uma reviravolta sempre pode ocorrer, mas hoje se valoriza mais a paz do que a guerra. (Exceto alguns, que ficam desejando guerra, desde que por trás da internet e sem ter que ir para o front).

Jean Jardino
Responder para  Rodrigo
4 anos atrás

Europa desunida, so se for na sua cabeça mongoloide….

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Jean Jardino
4 anos atrás

Deve estar unida sim, Grecia se afogando nos balkas entupida de migrantes até os dentes nos balcãs e Alemanha não faz nada, Paises divididos quanto a turquia e Russia, sem contar o crescimento de partidos de direita no continente em decorrência da crise de imigração. A Europa vai ser muito estavel nos proximos anos sim, amiguinho.

Capela
Capela
Responder para  Jean Jardino
4 anos atrás

Quem é o MONGOLÓIDE realmente??????

Agressor's
Agressor's
Responder para  Guacamole
4 anos atrás

Países como os EUA estão se lixando se um governo de um país é democrático ou ditador, déspota, tirano, etc… O que importa é se o governo do país ajuda ou não os EUA a explorarem e pilharem os recursos do país em questão. Os EUA recrutam, subornam e até matam pessoas importantes, para quê não sirvam aos seus próprios países.

Paulo Siqueira
Paulo Siqueira
Responder para  Agressor's
4 anos atrás

Isso é exclusividade americana?Verdade mesmo?Todas as outras potências não invadiram e não pilharam outros países?Pensava que países como China,RU,Russia ,Turquia,França estivessem no mesmo barco…que alívio!

Agressor's
Agressor's
Responder para  Paulo Siqueira
4 anos atrás

A diferença deste pessoal para os americanos é que os americanos costumam colocar fogo nas coisas e depois sair como heróis por ter apagado o incêndio.

Capela
Capela
Responder para  Agressor's
4 anos atrás

Ainda bem que SÓ os EUA fazem isso né, se não fossem SÓ eles o mundo estaria perdido, kkkkkkk.

Chevalier
Chevalier
Responder para  Agressor's
4 anos atrás

Décadas de ladainha “anti-imperialista” dá nisso, uma mente distorcida e míope.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Chevalier
4 anos atrás

Brasil, país do futuro dos Estados Unidos.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Guacamole
4 anos atrás

Prezado
Boa noite
Talvez, por haver mais divulgação por meio das novas mídias, pareça q isto está ocorrendo mais.
Porém, anualmente, há o Período de Adestramento, q vai desde o Básico de Pelotão, Companhia e Batalhao até o Avançado com as Brigadas, Divisões e Comandos Militares de Área.
A Operação Amazônia foi do CMA. A Operação Membeca envolve a 1ª DE com todas as suas Bda e AD e mais a Bda Inf Pqdt. Por aí vai…. anualmente, planejado sempre no ano anterior.
Sds

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Guacamole
4 anos atrás

Sempre defendi que precisamos ter uma Coreia do Norte ou Irã aqui do lado. Precisamos ter um inimigo externo para que as nossas forças armadas não fiquem na morosidade. Pacifismo não faz um país evoluir.

Capela
Capela
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Caro Allan com os inimigos internos que temos os “anti patriotas” quem precisa de inimigos externos, já não basta termos uma cuba aqui dentro e você quer arrumar mais problemas kkkkkk.

Washington
Washington
Responder para  Capela
4 anos atrás

Toda vez que ouço alguém falar em.patriotismo e Deus….
Encosto a bunda na parede e boto a mão na parede…

Washington
Washington
Responder para  Washington
4 anos atrás

boto a mão na carteira

Xerem
Xerem
Responder para  Washington
4 anos atrás

Washington ta botando o que ja esta arrombado na parede porque ? Ja era cara a porteira ja foi para o espaço !

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Capela
4 anos atrás

Capela,se um país não conviver com o medo de um inimigo externo,ele acaba invariavelmente ficando displiscente com a sua defesa.Por isso é bom que o Brasil tenha um inimigo externo.Assim como Israel e Índia.Por isso torço para que a tensão com a Venezuela aumente ainda mais,mas sem precisar chegar às vias de fato.

Capela
Capela
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Eu entendi Allan só quiz tirar uma com os lacradores mimizentos, afinal pior inimigo do que esses não há…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Responder para  Guacamole
4 anos atrás

Acho que não, isso sempre aconteceu lá no RS.

O pessoal olha para o nosso vizinho ao norte do Brasil e tenta conectar uma manobra nas planícies do Austral Rio Grande do Sul às fronteiras de nossa Floresta Amazônica distantes a milhares de quilômetros.

As manobras no RS historicamente foram montadas para nos preparar contra os possíveis conflitos com os nosso vizinhos ao sul… nos “pampas gaúchos” que existem em ambos os lados das fronteiras de todos os países vizinhos.

Segue o jogo, a Amazônia é um Vietnã elevado a enésima potencia, é sabido que os tanques não se dão tão bem naquele ambiente.

Rodrigo LD
Rodrigo LD
4 anos atrás

Esses exercícios já são realizados anualmente em Rosário do Sul, envolvendo a FT 1RCC/29BIB e a FT 4RCC/7BIB, estando previsto mais um no próximo mês. O que se estuda agora é criar uma OM única reunindo as FTs em um mesmo local.

Antunes 1980
Antunes 1980
4 anos atrás

Por que os M113 não possuem proteção reativa contra RPG ou aquelas gaiolas.
Eles parecem ser vulneráveis até a 7.62mm, e ao meu ver carecem também de uma blindagem reforçada.

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  Antunes 1980
4 anos atrás

Sim, já estão obsoletos para a função em que os usamos.

Existe a demanda por uma Viatura Blindada de Fuzileiros (VCFuz) para substitui-los, mas falta $$$ para aquisição.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Responder para  Alfa BR
4 anos atrás

O M-113 é o Volkswagen Fusca do EB e de muitos outros exércitos sem grana…
Infelizmente não temos condições de adquirir seu sucessor e nem algum outro de emprego similar.

comment image

comment image
comment image
comment image
comment image

Nossa realidade operacional e financeiramente viável é o Iveco Guarani…
comment image

ScudB
ScudB
Responder para  Antunes 1980
4 anos atrás

Amigo Antunes!
Se tentar responder de forma rápida – M113 não pode e nem deve(1) ser considerada como base para tais “modificações”:

  • blindagem reativa “explode” e , literalmente, deforma o casco fino;
  • a “gaiola” (se for bem projetada e feita corretamente) serve para tentar interferir na espoleta das ogivas com carga oca (ou cumulativa , como é chamada em algumas idiomas). Não oferece nenhum tipo de melhoramento significativo em relacao de proteção geral e piora bastante mobilidade dificulta trabalho dos infantes dentro do campo;
  • dependendo do projetil ate um 5.45 atual (7N24 , por exemplo) tem performance melhor que 7.62×39 e fura maioria das placas dos blindados antiquados (independentemente do pais da origem).

Um grande abraço!

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Antunes 1980
4 anos atrás

Realmente eles precisam de uma blindagem mais reforçada, mas tiro de 7,62 eles aguentam, o que o M113 do fuzileiros levou de tiro no complexo do alemão, não foi brincadeira.. E ele ainda aguentou.

Salim
Salim
Responder para  Heinz Guderian
4 anos atrás

Exato, m113 aguenta 7,62 como guarani básico, dai pra cima só com blindagem extra . O guarani aguenta ieds de pequeno porte M113 náo, acredito ser esta sua maior deficiência. São blindados leve para trabalhar retaguarda . No Iraque USA utiliza blindagem extra nos M113a2 pata patrulha contra RPG.

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  Salim
4 anos atrás

Mas os nossos M113 não atuam na retaguarda…

comment image

Salim
Salim
Responder para  Alfa BR
4 anos atrás

Operam transporte infantaria cobertura MBT com lagartas. O Guarani tem limitações por ser roda . MBT vai na frente e tem segurar rojão o m113 so leva infantaria, não entra combate direto. Nenhum carro moderno transporte tropas atuais aguenta fogo MBT ou 30mm.

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  Salim
4 anos atrás

Eles operam lado a lado com os Leopard. Pode observar que em qualquer manobra eles acompanham os carros de combate e no assalto eles desembarcam os fuzileiros em cima das posições inimigas.

Isso é função de uma VBC Fuz, não uma VBTP, ainda mais com a proteção tão limitada como a do M113.

O problema não é ter que aguentar tiro de canhão 120mm, o problema é poder ser neutralizado por fogo de metralhadora .50.

Salim
Salim
Responder para  Alfa BR
4 anos atrás

Nos EUA usam m113 em patrulha com grades anti RPG, náo se existe armadura extra para .50 e se m113 suporta este peso extra. Guarani sem blindagem extra náo aguenta .50.

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  Salim
4 anos atrás

Olha aí.

Exercício de Certificação da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.

https://i.ibb.co/df0ykb1/image.png

Xerem
Xerem
Responder para  Salim
4 anos atrás

Salim tu e Indio ? Mim quer apito se nao der pau vaio comer !

DaGuerra
DaGuerra
4 anos atrás

Como assim?? O Centro de Instrução de Blindados CIBLD já faz isso e inclusive ministra cursos e estagio visando essa integração em FT Bld desde 1997.

Salim
Salim
Responder para  DaGuerra
4 anos atrás

Também achei estranha matéria, acredito eu que isto já estava implantado. Se náo esta, ta meio atrasado, tem correr atrás prejuízo.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Salim
4 anos atrás

A matéria se refere a deixar essa FT ECD ser empregada a qq momento. Haverá sempre uma FT constituída em rodízio de instrução, prontidão e capacitação. Cada uma com a “cabeça” de um RCC ou BIB.

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  DaGuerra
4 anos atrás

A organização das duas brigadas blindadas que temos é quaternária: dois Regimentos de Carros de Combate (RCC) e dois Batalhões de Infantaria Blindados (BIB).

FTs são formações temporárias constituídas a partir da junção de subunidades e frações de OMs diferentes.

FTs podem ser formadas entre um Pelotão de Carros de Combate e um Pelotão de Fuzileiros Blindado. Ou entre um Esquadrão de Carros de Combate e uma Companhia de Fuzileiros Blindada.

São OMs distintas mas que combatem “misturadas” entre si.

Daí, existe a intenção de criar OMs mistas, formadas por esquadrões de carros de combate e companhias de fuzileiros blindadas.

A intenção é facilitar o treinamento e a integração entre as equipes.

Já temos isso na prática, são os Regimentos de Carros Blindados (RCB) das Brigadas de Cavalaria Mecanizadas.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
4 anos atrás

Boa noite Senhores camaradas do Forte e da Trilogia,

A despeito da pouca (ou nenhuma proteção) que os M113BR apresentam, o que devemos focar no tocante a matéria é que com o desenvolvimento paulatino de nossas forças blindadas, isto nos levará a conseguir:

1. Apoiar e proteger os carros de combate com os armamentos e meios disponíveis, por meio do combate embarcado.

2. Combater o inimigo pelo fogo e movimento em ações de ataque ou defesa, por meio do combate embarcado, com ou sem o apoio de carros de combate.

3. Realizar o combate inicial, a fim de permitir o aproveitamento do êxito das tropas de cavalaria blindada.

4. Apoiar e proteger os carros de combate, por meio do combate desembarcado.

5. Combater o inimigo como infantaria a pé, quando necessário.

Os estudos do EB para a nova força blindada certamente está levando em conta as limitações orçamentárias e as necessidades da força.

CM

Alfa BR
Alfa BR
4 anos atrás

O Exército Brasileiro possui duas brigadas blindadas (que são constituídas principalmente por viaturas blindadas sobre lagartas): a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e a 6ª Brigada de Infantaria Blindada.

Apesar da nomeação, que atende ao histórico e tradição, ambas possuem a mesma organição: dois Regimentos de Carros de Combate (RCC) e dois Batalhões de Infantaria Blindados (BIB), sendo assim uma Grande Unidade (GU) quaternária (constituída por quatro elementos de manobra).

A organização para o combate dessas Organizações Militares (OM) compreende a constituição de Forças-Tarefas (FTs) blindadas.

FTs são formações temporárias constituídas a partir da junção de subunidades e frações de OMs diferentes.

FTs blindadas podem ser formadas entre um Pelotão de Carros de Combate e um Pelotão de Fuzileiros Blindado. Ou entre um Esquadrão de Carros de Combate e uma Companhia de Fuzileiros Blindada.

OS RCC e BIB são OMs distintas mas combatem “misturadas” entre si.

Com isso em mente, existe uma corrente dentro do EB que pensa o seguinte:
se as unidades combatem juntas, fracionadas e emparelhadas entre si, por que não junta-las em uma unidade só?

Daí existe a intenção de criar OMs mistas, formadas por esquadrões de carros de combate e companhias de fuzileiros blindadas.

A intenção é facilitar o treinamento e a integração entre as equipes.

Nós já temos isso na prática, são os Regimentos de Carros Blindados (RCB) das Brigadas de Cavalaria Mecanizadas.

Os RCB são formados por duas Companhias de Fuzileiros Blindados e dois Esquadrões de Carros de Combate. São essencialmente uma Força-Tarefa permanente.

Bardini
Bardini
Responder para  Alfa BR
4 anos atrás

Por mim, passava o facão nas BCM e canalizava todos os recurso dessas estruturas que são tigres de papel, nas duas BCB, focando em ter essas duas Brigadas no estado da arte, com capacidade de atuar de forma expedicionaria incluindo dentro do próprio Brasil. De resto, seria tocar o proj Guarani. Inf Mec, etc e blablabla…
.
Agora, não tem como negar que armas combinadas são o futuro e se o facão fosse pegar ao contrário, nas BCB ao invés de BCM, poderíamos consequentemente sustentar mais Brigadas ativas, com as duas centenas de Leopards 1A5 sendo modernizadas…
.
Enfim, outro fator é que, se um futuro VBCI tivesse um canhão 30x173mm e mísseis AC, já seria uma força com maior poder de choque que as atuais BCB. A chave de toda força SL, reside no VBCI e não em uma MBT!
.
Tudo é questão de custo. Eu não vejo como continuar sustentando essas duas estruturas e ainda tocar o projeto Guarani e os demais, como AAAe e etc. Algo vai tem que ir pro facão, não tem jeito! Já passou do tempo.
.
Na nossa região, pode acabar sendo mais interessante a configuração das BCM do que as BCB. Tem que colocar na balança… Mas se as BCB estivessem no estado da arte, passariam por cima de muuuita coisa.

Flanker
Flanker
Responder para  Bardini
4 anos atrás

O EB possui 2 Brigadas de Cavalaria Blindada? Não são a 5a Brigada de Cavalaria Blindada e a 6a Brigada de Infantaria Blindada?

Bardini
Bardini
Responder para  Flanker
4 anos atrás

Só muda o nome. As estruturas são semelhantes.

Flanker
Flanker
Responder para  Bardini
4 anos atrás

Eu sei disso. Só falei sobre a nomenclatura correta.

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  Bardini
4 anos atrás

Creio que duas Brigadas Blindadas (sobre lagartas) equipadas no estado da arte, com tudo que tem direito, são suficientes.

As Brigadas de Cavalaria Mecanizadas poderiam ser isso: totalmente mecanizadas (sobre rodas).

Rafael
Rafael
4 anos atrás

Alguém já parou pra pensar que ninguém cobra os gringos que compram madeira legal/ilegal? Oq será né? Deve ser pq e mais fácil atacar o vendedor! Por mim fazia uma puta auditoria e mostrava que esses gringos que vivem gritando salve a amazônia são os que compram essa madeira, mas pra isso tem que ter um governo com culhoes que não e o caso e nunca foi! É esses países aí que vivem reclamando são todos uns hipócritas.

Capela
Capela
Responder para  Rafael
4 anos atrás

Rafael todo munfo sabe disso, é que a retórica lacradora mimizenta é assim mesmo.

Agressor's
Agressor's
4 anos atrás

A geopolítica hoje se resume em “o que é meu, é meu, e o que é seu, é nosso”. Toda potência é uma ameaça à paz, veja desde Roma até os dias atuais. Os donos do mundo riem. “Eu decido o seu futuro. Eu e meus fuzis. Estou rindo de vocês, com pena de vocês.”

joão Fernando
joão Fernando
4 anos atrás

Já temos um governo radical, já temos a bancada da Bíblia, agora pelo visto teremos as brigadas iranianas, ops, brasileiras. Quem diria, em vez de uma Venezuela vamos virar um Irã.

Astolfo
Astolfo
Responder para  joão Fernando
4 anos atrás

Parabéns joão, acho que esse foi o pior comentário que já li na história da Trilogia. Não tem conteúdo, não tem embasamento e consegue fugir completamente do tópico!

Como você tirou isto de uma notícia que mostra o EB se reorganizando? Não sei que efeitos essa nova OM traria, se positivos ou negativos, mas certamente não tem nada a ver com brigada iraniana(?).

Capela
Capela
Responder para  joão Fernando
4 anos atrás

Veja o lado positivo João, tinhamos um governo de RADICAIS LADRÕES, quer dizer que evoluimos agora é só de radicais.

Washington
Washington
Responder para  Capela
4 anos atrás

Rachadinha não é roubo?
Ah tá…..é distribuição de lucros advindos de atividade política.
Já comprou seu Cacau Show???

MMerlin
MMerlin
Responder para  Washington
4 anos atrás

A “rachadinha” está enraizada moralmente e sistematicamente na classe política a mais de 30 anos.
Arrisco a dizer que mais de 50% dos deputados estaduais e vereadores a praticam.

No Paraná, a Assembléia Legislativa avançou da idéia, criando funcionários fantasmas para os gabinetes. Estratégia preparada pelo chefe administrativo conhecido por Bibinho. Este ficou tão milionário que conseguir postergar o processo tanto tempo que o mesmo prescreveu. Seu ultimo habeas corpus for concedido pelo nosso famoso GM.

O que me surpreende é não terem começado a pipocar mais denúncias referente a prática.

Tomcat4,2
4 anos atrás

Creio que o EB já esteja movendo suas peças já pensando nos futuros equipamentos e em seu melhor emprego .

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Tomcat4,2
4 anos atrás

O Eb está vivendo um momento com as Remax e UT30Br: Não tem gente especializada o suficiente para usá-las e não consegue manter gente especializada o suficiente.
Ele está vivendo o dilema do serviço militar obrigatório e voluntário, onde ele consegue buscar gente mais especializada e que ficaria tempo o suficiente para o custo com o aprendizado valer a pena.
Acho que num futuro não tão próximo veremos uma mudança no serviço militar.

Oráculo
Oráculo
Responder para  Diego Tarses Cardoso
4 anos atrás

A mudança que veremos é o urgente aumento do tempo de contrato do dito “soldado profissional” que hoje, se não me engano, saem do EB após 8 anos na ativa, sem chance de prorrogação.

Creio que o EB é o único exército no mundo que dispensa caras com menos de 30 anos, especialistas em suas funções, pelo fim de um contrato, sem possibilidade de ser ampliado.

Isso é uma aberração.
Homens treinados, capacitados que, de uma hora pra outra, perdem o emprego porque uma lei do tempo do Império impede sua permanência.

Depois não sabem como as milícias crescem tanto no RJ.
Todo ano EB dispensando centenas de homens treinados.
Antes era o tráfico que recrutava. Agora são os “ex”-agentes da Lei.

Tá tudo errado.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Oráculo
4 anos atrás

Prezado
Não, não é o único do mundo. O exército israelense manda grande efetivo pra reserva após os 3 anos de serviço militar obrigatório, inclusive comandos, pilotos etc.
O US Army trabalha com Up or Out até os 20 anos de serviço (acho q mudou pra 15).
Sds

Salim
Salim
Responder para  Diego Tarses Cardoso
4 anos atrás

Diego, alem falta pessoal qualificado tem mentalidade comando que náo acompanha, cada vez mais sera necessário pessoal qualificado e treinamento ponta. O SENAI poderia ser utilizado para treinamento, qualificando pessoal rapidamente, bem como diversos cursos técnicos segundo grau e fatecs. Porem EB vai criar estrutura , como de costume, com custo alto e cabidao e sempre atrasada tecnologicamente. Como disse acima a mentalidade do comando e retrógrada. Já escutei que maior medo deste comando atrasado e equipamento novo e os mesmos acomodados, náo se atualizam e náo querem se atualizar. Ai vão pegar salario extra governo e construir estrada que náo tem nada a ver com exercito.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Salim
4 anos atrás

Prezado
Está equivocado.
Há um intercâmbio enorme com o sistema S, tanto para o militar temporário q vai pra reserva (recruta ou profissional), quanto para o efetivo profissional q faz diversos cursos q são em proveito da Força, e após seu serviço, serve para a vida civil do cidadão já na reserva.
Sds

Salim
Salim
Responder para  Agnelo
4 anos atrás

Otimo, espero que evolua mais estes convênios com fatecs e universidades.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Diego Tarses Cardoso
4 anos atrás

Prezado
Creio q está equivocado. Quem opera com esses meios ( A torre particularmente) não é o recruta. É do efetivo profissional e este fica até 8 anos. Tempo suficiente. Quem fica mais q isso, o efetivo profissional de carreira, já “entra em uma antiguidade” q dificilmente opera esse sistema.
Sds

TOMKA
TOMKA
4 anos atrás
Tomcat4,2
Responder para  TOMKA
4 anos atrás

Muito interessante a matéria. Venceu pelo menor custo frente ao Pandur II ,tbm 6×6 .

Salim
Salim
Responder para  Tomcat4,2
4 anos atrás

Pena, nosso 8×8 ainda estar papel. Se colocar canhão 120 mm ficaria bem competitivo

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  TOMKA
4 anos atrás

Valeu Tomka pela divulgação.
Somemos a estes os já vendido ao Líbano e os possíveis a Argentina com a vinda do Rossi ao Brasil, como já disse anteriormente, aos poucos o blindado vai obtendo visibilidade.

CM

Salim
Salim
Responder para  TOMKA
4 anos atrás

Sempre defendi esta união Brasil/Israel pois temos linhas complementares. Já tem avião alerta antecipado com Embraer e agora esta boa noticia de guarani com equipagem israelense. Na minha opinião deveríamos ceder Alcântara para lançamento satélites israelenses compartilhando tecnologia. Temos mao obra barata ( com desvalorização dólar ficou ridícula ) Aço e demais matérias primas. Temos plataformas aéreas e terrestres que complementam industria israelense. Ate arriscou sistema astros para compor pacote vendas de Israel e KC390 e ST anabolizado com sistemas israelenses. Agregaria exportações com alto valor agregado viabilizando producão, bem como, acesso tecnologia ponta. Ótima noticia se for concretizada.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
4 anos atrás

Pergunta de um binfa, a defesa antiaérea fica ande nesse contexto.

DaGuerra
DaGuerra
4 anos atrás

Essa notícia é completamente estranha. Ora, que novidade existe nisso? Qualquer Exército monta FT para determinados combates. Flexibilidade é a chave da vitoria, não engessamento. Ora, um Comandante com meios disponiveis pode montar uma FT Bld forte em CC ou Inf Bld ou mesmo Art Ap. O CIBLD é o responsável para criar esta mística de AÇO, esse adestramento e espirito de corpo blindado entre as armas. Muito estranho… O RCB não é exemplo dessa FT, é uma unidade apenas e tão somente de Cavalaria, com missão voltada para a atuação da Bda C Mec.

Salim
Salim
Responder para  DaGuerra
4 anos atrás

Da guerra, conforme comentário acima SrAgnelo , em vez de criar FT para cada operação. Será criada unidades mescladas com estes meios que treinaram junto para pronto emprego com maior rapidez e entrossadas para operar melhor maneira. A doutrina de FTs e dos anos 90, hj a proposta e mais ousada e visa pronto emprego de unidade mista.

Hellen
Hellen
4 anos atrás

Mais do que normal os russos ajudando os venezuelanos ja que do lado de cá estamos fazendo de tudo pra agradar os americanos !!!!!
Os russos defedendo seus interesses e seus investimentos $$$ na venezeuela e o brasil ameaçando nosso vizinho so pra agradar os norte americanos !!!!

Cinturão de Orion
4 anos atrás

Cumprindo uma discussão antiga dentro do EB “blindado”: a implantação de doutrina e formação de Sub-Unidades até Grandes Unidades (de Cia a Bda) “conjuntas”, para emprego em cenários que exigem elevado poder de fogo, velocidade de movimento e flexibilidade de manobra como se fossem uma única Fração. Necessário.

Luiz Floriano Alves
Responder para  Cinturão de Orion
4 anos atrás

RTemos que avaliar melhor o uso dos blindados. O conflito da Armenia, com o Azerbaijão, nos mostra a superioridade dos drones de ataque. Praticamente exterminam o adversário. A um custo menor do que um MBT. Acho que os Brits estão equivocados. O MBT ainda é necessário. Mas, deve ter cobertura e apoio de APC, ou serão varridos do TO.