S-400 - 3

ANKARA, Turquia – Os militares turcos transportaram de 5 a 6 de outubro seu primeiro lote de S-400 de fabricação russa para o porto de Sinop no Mar Negro, onde o país planeja testar as capacidades do sistema de defesa aérea de longo alcance, uma fonte do Exército Turco fonte confirmou ao Defense News.

O S-400 será testado no campo de teste de Sinop, e as autoridades da aviação civil da cidade proibiram todos os voos entre Sinop e Unyem, a leste do campo de teste, a uma altitude inferior a 25.000 pés.

Oficiais relataram que o S-400 será disparado para o leste durante os testes.

As baterias foram transportadas para Sinop em caminhões militares com tração nas oito rodas. Oficiais militares disseram que um lote de 10 drones Banshee, fabricados no Reino Unido, também foi transportado para Sinop para os testes.

A Turquia testou pela primeira vez o sistema de defesa aérea S-400 em caças F-16 de fabricação americana em novembro. O primeiro lote do sistema foi entregue a Ancara em julho de 2019. A Turquia e a Rússia estão atualmente negociando a compra de um segundo lote com base na coprodução ou compra off-the-shelf com transferência de tecnologia.

S-400 lançando míssil antiaéreo

A Turquia concordou com a aquisição do S-400 de US$ 2,5 bilhões no final de 2017. Ela disse que ativaria o sistema em abril de 2020.

Sob pressão de seus aliados da OTAN, principalmente dos Estados Unidos, a Turquia silenciosamente adiou o processo de ativação, citando a pandemia COVID-19.

Desde a compra do S-400, Washington suspendeu a parceria turca no programa multinacional Joint Strike Fighter, liderado pelos americanos, que constrói o jato de combate F-35. Os EUA também ameaçaram sancionar a Turquia se ela ativasse o sistema de defesa aérea.

“Quando ativar … um sistema de defesa aérea tão crítico … que é um assunto que não deve ser divulgado ao público”, disse Ismail Demir, principal oficial de compras de defesa da Turquia. “Quanto do sistema foi ativado? Essas questões não estão em conformidade com as deliberações geoestratégicas de um país”.

FONTE: Defense News

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

81 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

Bem que o Brasil poderia no mínimo comprar alguns sistemas SPYDER de Israel.
Essa história de fabricação nacional até 2030 é bem difícil de acontecer e até lá tem longos 10 anos de espera.
Continuar apenas com Igla, RBS e Gepard fica complicado ??

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

As forças armadas são tão corruptas quanto o Sistema Político. Esse papo de que no Exército não há corrupção é “conversa para inglês ver”.

M.@.K
M.@.K
Responder para  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Do jeito que você se expressou, dá a impressão de que a corrupção é institucionalizada nas FAA… há a possibilidade de corrupção nas FAA sim, mas creio que seja em situações isoladas.

Veiga 104
Veiga 104
Responder para  M.@.K
4 anos atrás

Perfeito.

gordo
gordo
Responder para  M.@.K
4 anos atrás

Nas FAA existe gente honesta e também não honesta na mesma proporção que existe em outros segmentos de nossa sociedade. Infelizmente atos não honestos acabam tendo mais destaque que os de honestidade (que tenho certeza são a maioria absoluta). A questão ai é o corporativismo que evita punição justa (para alguns), isso é comum em todos os nossos segmentos da sociedade, cito por exemplo o judiciário que é recheado de casos de impunidade ou justiça bem lenta. Nosso Presidente também é um exemplo disso, foi expulso e aposentado, em Israel ou EUA o que Ele fez teria uma punição bem mais salgada. O que o Vinicius fala ai é reflexo de impunidades e não que há uma massa de corruptos generalizada nas FAA.

Edison Castro Durval
Edison Castro Durval
Responder para  gordo
4 anos atrás

Mas o Corporativismo não seria uma expressão da corrupção sistêmica da nossa sociedade?
Não seria a expressão empresarial da lei do Gerson?
Eu tenho para mim que sim!

Agnelo
Agnelo
Responder para  Edison Castro Durval
4 anos atrás

Prezado
Boa tarde
Procure uma Circunscrição da Justiça Militar e se surpreenderá o quanto o tal do corporativismo num passa nem do outro lado da estação…..
Sds

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  M.@.K
4 anos atrás

Situações isoladas?Meu caro,a corrupção pode ser isolada nas forças armadas do Canadá,da Noruega ou da Coreia do Sul,afinal de contas,a corrupção é isolada nessas sociedades como um todo. Mas no Brasil,onde a corrupção é sistêmica em todos os setores da sociedade,achar que as forças armadas são os únicos grupos onde a corrupção é a exceção e não a regra é no mínimo ingenuidade. A sociedade brasileira é corrupta,se as nossas forças armadas são compostas por brasileiros,então são corruptos também.

M.@.K
M.@.K
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Você acabou de dar a resposta: se as FAA são de fato corruptas, a nivel institucionalizado como vc diz, é pq existe uma nação totalmente corrupta de onde vem nossas FAA… então o problema não as FAA, elas são apenas o reflexo e os valores de uma sociedade…

Salim
Salim
Responder para  M.@.K
4 anos atrás

Corporativismo exacerbado e desproporcional a realidade brasileira e corrupção travestida pois tiram proveito dos impostos pagos pelo povo. Vantagens extras via penduricalhos salários também e corrupção ativa, bem como aumento salario desproporcional para entrar regime previdência que continua com privilégios muito superior ao proporcionado a população. Fora o baixo retorno de atualização equipamentos e ao descontrole total fronteiras.

M.@.K
M.@.K
Responder para  Salim
4 anos atrás

Concordo com vc em partes que há muita incoerência no proveito de impostos e que isso seria uma espécie de corrupção. Mas não esqueça que isto que vc falou é na esfera moral e não legal…não esqueça: não são os militares que fazem as lei… eles apenas usufruem das mazelas legislativas de polícicos que por acaso são eleitos pelo povo…

RENAN
RENAN
Responder para  M.@.K
4 anos atrás

Amigo explica porque temos mais de 250 oficiais general na ativa e 5 mil na reserva?
Explica porque um capitão da reserva tem o soldo de 5 mil e vem 10 no holerite ?

Explica porque existe crédito imobiliário para militares saído do orçamento da defesa? Tirando recursos de projetos importante para a nação e beneficiando o indivíduo.

São formas de “cala boca”, assim militar não pode reclamar de benefício de político, e dos benefícios de juízes pois também tem o rabo preso.

É uma corrupção crônica.

Existe também os programas militares onde a a contração de um oficial da reserva por alguma empresa. São tantas formas de esvaziar o cofre que não tem como relatar todas.

O Brasil só vai mudar quando tiver uma reforma estrutural, onde servidor público não seja um Deus e sim um trabalhador.

O salário é x aceita não obrigado próximo,
O salário é x aceita sim. Ótimo terá toda a estrutura para trabalhar, quer fazer uma faculdade pois bem presta o vestibular passa e vai estudar, sai da carreira militar e estude.

A mas preciso de um engenheiro mecânico ótimo abre a vaga por concurso público, o preciso de 1000 cozinheiro ótimo, edital e contrata uma empresa terceirizado.
O dinheiro do ministério da defesa tem que ser usado para o bem da nação não em benefício dos seus funcionários.

Como funciona o contrato militar dos soldados dos EUA? Usa algo parecido para nossos soldados, mas adaptado a nossa realidade, olha soldado não é para carpir, pintar, limpar, é para realizar operações militares. Chega de usar soldado como mordomo, cozinheiro, mecânico, etc.

M.@.K
M.@.K
Responder para  RENAN
4 anos atrás

Caro Renan

Vejo seus argumentos com bastante coerência, mas também carregado de muita mágoa e certa inveja… estamos falando aqui de corrupção… de crime e não de ética ou moral… concordo plenamente que o que os militares possuem passa longe da ética ou da moral… mas pensa um pouco: é crime toda esta “mordomia”? Claro que não… eles aproveitam as brechas legais em leis elaboradas por políticos que por acaso são eleitos pelo povo.   E não esqueça que os integrantes das FAA também são o povo e assim como os médicos, os engenheiros, os advogados, os empresários, os repórteres, etc, olham para os interesses deles, com o apoio de políticos eleitos por eles.  

Você fala em corrupção crônica… concordo contigo. Mas não esqueça que vc mesmo disse: é crônica, é da essência do povo ser corrupto, conforme a tua visão… o que você vê, ou acha que vê nas FAA é apenas o reflexo disso tudo… se há corrupção nas FAA, como vc diz, é pq ela, a corrupção está no âmago da nação.

Você diz que o Brasil vai mudar quando tiver uma reforma estrutural… verdade? Acho ingenuidade de sua parte. Se o sistema é falho na sua origem, nos seus valores, no seu pensar, tu achas que reforma vai mudar alguma coisa??? É melhor se sentar então. Outra: tu culpas os Funcionários Públicos como sendo Deuses. Cara, deixa de mimimi… vai fazer um concurso público e para de se queixar. Eu sei , não é fácil, também tentei e nunca consegui.. Hehehe…. Estamos à beira da Reforma Administrativa e muita coisa vai mudar… mas nunca vão poder comparar totalmente as atividades da iniciativa privada com a pública. É o sonho de alguns recalcados em querer planificar tudo na mesma coisa, mas esquecem que a atividade pública carrega o princípio do risco.   

Por fim, comparar os EUA com Brasil é outra ingenuidade, né? Tu fala e adaptação… nosso plantel normativo já é uma grande adaptação evolutiva de leis europeias e até americana. Se não mudar o jeito de pensar do brasileiro, acho difícil implantar ideias perfeccionistas.

Por fim, também acho exageros os gatos com pessoal com as FAA, tão exageros como os gatos inúteis com Bolsa Família que são gatos a fundo perdido: dinheiro que é distribuído para quem não produz nada. Minha visão… 

RENAN
RENAN
Responder para  M.@.K
4 anos atrás

Não amigo não é crime, sabe o que me enoja, os militares para ter cargos tem um continente enorme além do necessário, assim justifica o cargo superior, outra coisa que a maioria quer soldados para fazer suas obrigações, não está correto, então prefiro um contingente menor e mais tecnologia.
E que o gasto total com pessoal seja limitado por lei em no máximo 50% isso incluindo pensão, indenização, ativa, reserva, ajudas e prêmios, tudo.

Quanto aos benefícios eles conseguiram pressionando os governantes, ou você acha que os militares não usam o psicológico de uma revolta para conseguir um benefício? Basta ver a votação de sua previdência lotaram a audiência.

Tem dois jeitos de ocorrer uma reforma profunda, ou somos destruído por uma guerra longa e dolorida, e nossos novos governos. Outra forma são pessoas que não se ofendem ao confrontar o contraditório, se reunir e cada um expor seus pontos de vista, Unidos podemos ser mais fortes, sozinhos não somos nada. Com um pouco de tempo duas décadas é muito provável conseguir milhões de pessoas interessadas nesta discussão e assim realizar mudança de filosofia na sociedade. Agindo primeiro no bairro, depois na cidade, depois no estado, depois no Brasil. Sabe você já imaginou se dez mil pessoas transferir seu título de eleitor para uma cidade que tenha 50 mil pessoas, pode facilmente eleger um número bom de vereadores e o prefeito, assim indo aos poucos mudando a cultura das pessoas e mostrando o poder da comunidade.

Quanto a ser funcionário público acho imoral tirei 930 na parte teórica do Enem e 750 na redação, nunca prestei concurso público, e todas as provas que prestei até hoje passei (SENAI 14 anos, ETEC 21, UNIFESP).

Me enoja saber que um pai de família perde parte de seu rendimento para pagar meu salário.

Permita me a levar luz sobre o bolsa família.
Você já ouviu falar que tem que dar a vara em vez de dar o peixe.

Pois bem te provo que o bolsa família te dá a vara ao invés do peixe.

Mas antes é bom lembrar que casos de desvio de dinheiro é problema da polícia não do programa bolsa família. Pois como tudo neste país tem golpista para todos os lados.

A única contra partida do bolsa família é que seu filho tenha 75% de presença na escola.

Você já fez algum trabalho voluntário? Eu já tentei ensinar um senhor de 60 anos a ler e a escrever.
É muito difícil, agora imagina pegar um pai de família e ensinar ele a ler a escrever e depois formar o mesmo até o ensino médio. Te digo missão quase impossível.
Uma pessoa de 45 a 55 anos que nunca leu para se formar será muito difícil.
E por causa disso está fora do mercado e trabalho.
Mas este pai de família sabe que seu filho na escola ele ganha mais dinheiro do que ajudando no trabalho da família seja ele qual for.
Assim está criança estará tendo a oportunidade de pegar a vara na mão, ao frequenta o ensino regular irá se formar no ensino médio, irá ler, escrever, fazer contas, será um cidadão.

Sim a vara do bolsa família é dada as crianças de hoje que serão o futuro da nação do amanhã.

O bolsa família representa um gasto de 16 bilhões ano, o que não é nada para o nosso PIB, pode ter certeza é melhor 16 bilhões na base da pirâmide social do que em qualquer outro lugar, isso porque o miserável aquele que sobrevive com menos de UU$ 1,9 dólares por dia, não irá guarda o dinheiro ele irá consumir alguma coisa no comércio local, o comércio local irá gera imposto, e devido a este consumo irá manter um emprego, e irá reabastecer seus estoques girando a roda da economia

Um forte abraço

RENAN
RENAN
Responder para  RENAN
4 anos atrás

Para ter cargos tem um *contingente* enorme

Kira
Kira
Responder para  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Penso da mesma forma. Há toda uma mística que as forças armadas são o baluarte da moralidade e não são. Há corrupção como em toda administração brasileira. Também há pessoas de bem é Claro. Além disso, é uma força inchada e perdulária. O fim último de um soldado e matar o inimigo. Um desperdício tanto soldado no administrativo. Gastar tanto com pessoal é uma vergonha. Uma força especializada, enxuta, com equipamento no estado da arte seria o ideal, mas vivemos no Brasil….

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Vinicius Momesso
4 anos atrás

O que tem a ver com a p…. da matéria???? Pessoal ao invés de comentar a notícia começa com esse mimimi!!

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Marcelo Andrade
4 anos atrás

Milico detected!

Heli
Heli
Responder para  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Colega, se for para comprar um sistema AA de Israel, que fosse o Arrow ou a versao terrestre do Barak (melhor opção). O Spyder tem curto alcance pois é baseado no missil ar-ar Phyton 5.

Carlos Serrat
Carlos Serrat
Responder para  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Você , para ter credibilidade no que afirma , tem que matar a cobra e mostrar o pau . Se , as Forças Armadas são tão corruptas aponte os atos , quem praticou e quando foram praticados . Aguardo .

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

Pois é. Não se vê avanço nenhum nas FA’s. Nada mesmo, nem de segunda mão. As Taís relações estratégicas com os EUA e com Israel simplesmente não rendeu nada, pelo contrário. Nos últimos 2 anos, nossas relações com nossos vizinhos, com os indianos, com os árabes e com os chineses, nos rendeu muito mais do que essa tal brotheiragem com EUA e Israel.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Felipe Morais
4 anos atrás

Você esperava que o Trump colocasse umas 10 baterias Patriots na mala do Bolsonaro antes dele sair da Casa Branca?Não é assim que funciona. Para que o Brasil opere armas avançadas,primeiro é necessário mostrar o interesse. O EB teria que trabalhar junto com o Itamaraty para comunicar aos americanos ou os israelenses que há o interesse em na aquisição de seus equipamentos,eles então decidiriam se venderiam ou não. Caso a resposta fosse negativa,ai sim você teria motivos para reclamar,mas se isso não aconteceu,não dá para culpá-los.

O problema é que as nossas forças armadas falam muito e não fazem nada,são estudos e mais estudos,palestras e seminários regados à lagosta e vinhos caros,licitações intermináveis e no final o que eles fazem é uma modernização meia boca de algum equipamento qualquer e adiar a aquisição de novos equipamentos em 10 ou 20 anos. Isso para não mencionar a falta de ambição dos oficiais,que nem mesmo cogitam operar um sistema como o S-300,muito menos alguma coisa de categoria mais elevada.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Felipe Morais
4 anos atrás

Amigo, você tem certeza? Tem lido as notícias? É novo aqui? Tá sabendo que há uma pandemia?

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
Responder para  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

Realmente é uma vergonha esta situação dos sistemas de defesa antiaéreas ,no caso dos BRICS o Brasil é o mais fraco em equipamentos,até a África do sul é melhor do que a gente,deve ser por isso que os Europeus estão se impondo perante o Brasil,vai ver se os Europeus dão lição de moral em uma china/Índia?…
O que será que tem que acontecer para que “autoridades”criem vergonha na cara?

WELLINGTON RODRIGO SOARES
Responder para  Alexandre ziviani
4 anos atrás

Concordo plenamente, ano passado Macron já ameaçou o Brasil, até o Canadá kkkk…Agora o Biden também e pelo o que tudo indica, ele será eleito presidente.
Infelizmente nossas forças são limitadas, mal administradas e nossa política dispensa comentários.

Astolfo
Astolfo
Responder para  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

Tal como tudo indicava Hillary eleita presidente?

WELLINGTON RODRIGO SOARES
Responder para  Astolfo
4 anos atrás

Concordo, mas hoje não é o mesmo cenário do passado. Na época Trump era favorito nos principais estados, pois nos EUA a votação não é vencida por quem tem maior número de votos, até porque a Hillary recebeu quase 3 milhões de votos a mais, porém perdeu nos Estados com mais peso.

Welington S.
Welington S.
Responder para  WELLINGTON RODRIGO SOARES
4 anos atrás

Biden? Por hora não. Trump irá levar essa, porém, como dito, uma hora ou outra os demôniocratas voltarão com força total para incitar guerras e tenho certeza de que a primeira será contra o Brasil.

Felipe Morais
Felipe Morais
4 anos atrás

U$ 2,5 bilhões. Alguém sabe qual é a composição do sistema adquirido pelos turcos? Quantas baterias e quantos lançadores por bateria?

E a matéria fala em um segundo lote sendo negociado, com transferência de tecnologia. Será que essa transferência tbm irá incluir a fabricação dos mísseis em território turco? Que se não incluir, adianta de nada. Principalmente com a atual situação das relações turcas com a Rússia.

Matheus S
Matheus S
Responder para  Felipe Morais
4 anos atrás

Foram dois regimentos que compreende quatro divisões(batalhões na designação ocidental), com opção de se pedir mais um lote regimental. Um batalhão possui duas baterias, cada uma equipada com até doze lançadores (TELAR). Uma configuração ideal para os clientes de exportação teria de quatro a oito TELARs por bateria.

O maior problema dos clientes de exportação é a composição total do sistema. Pelo que eu tenho visto até o momento, grande parte dos países que adquirem esse sistema, preferem que seja operado sozinho, o que é totalmente diferente da composição do sistema russo em camadas. Essa aparente doutrina de emprego do sistema pode levar a deficiências operacionais por não ter outros meios de ser apoiado e a questão de ataques de saturação, mísseis anti-radiação e a ameaça de mísseis de cruzeiro ficam sem solução.

Por exemplo, a composição do sistema russo S-400 sempre vem acompanhado do Pantsir, onde o mesmo pode ser colocado em camadas dentro da mesma arquitetura de comando e controle do sistema S-400.

Pelo que eu conheço até o momento, as autoridades turcas sublinharam repetidamente que o S-400 operaria sozinho. Embora os turcos estejam planejando colocar o seu sistema Hisar que pode operar em altitudes baixas e médias, mas que terá que esperar até meados da década de 2020, antes de entrar em serviço, o que complementaria a composição do S-400. 

Quanto ao fato da configuração final do S-400, se pode testemunhar alguns componentes opcionais, como sensores adicionais e um grande número de variantes do interceptor 9M96 para melhorar a resiliência do sistema contra ataques de saturação (o S-400 TELAR padrão pode transportar 16 mísseis 9M96). O novo S-350 Vityaz  também pode entrar na lista restrita da Turquia. Além disso, não há razão para descartar a possibilidade de uma aquisição subsequente para os sistemas Pantsir, especialmente dado o fato de que esse sistema é uma opção estratégica para o complemento do S-400, conforme se vê na configuração russa que opera na Síria que anexarei na foto.

pantsir.JPG
RENAN
RENAN
4 anos atrás

Quem pode pode, quem não pode fica sonhando.
Coitado do Brasil.
Só de dinheiro dos pensionista dava para comprar 3 deste a cada dois anos
Se pagasse somente o soldo aos reservista sem as inúmeras ajudas, mais 3 a cada 2 anos
Em apenas 2 anos teríamos 6 sistemas s400 igual da Turquia. Sem a necessidade de aumentar os gastos com o ministério da defesa.
Em 6 anos teríamos 18 sistemas para cobrir o Brasil.
Pois auxílio e benefício não é salário (soldo) então podem ser cortados.

Daria dinheiro de sobra para equipar o Brasil

Douglas
Douglas
Responder para  RENAN
4 anos atrás

Ninguém quer ser militar já, se você tirar o incentivo financeiro ai só sobra recruta com fundamental que vê a carreira militar como uma esperança, mas o pessoal técnico vai tudo corre.

RENAN
RENAN
Responder para  Douglas
4 anos atrás

O único incentivo deve ser salário, pois assim não se torna um fardo ao país, se um militar ganhar 10 mil de salário tendo curso superior, não me importo.
Agora gratidão, ajudas, incentivos apenas onera o trabalhador CLT que tem que sustentar luxo de uma casta.
Não acho justo está história da reserva o cara se mantém praticamente com o mesmo salário da turma da ativa. Isso é ridículo.
O financiamento de moradia é ridículo, o militar é um cidadão e deve procurar as instituições financeira do país e pagar o mesmo juros que todos os cidadãos pagam.
O bem individual não precisa superar o bem coletivo.
Para que ter 5 mil oficial general na reserva? Gastando 1,7 bilhões de reais por ano apenas com estes 5 mil.

Tem 167 mil pessoas nesta reserva quais destes tem condições de ser convocado para uma guerra ?
A reserva poderia existir mas por exemplo o cara fica 7 anos na reserva e depois é aposentadoria. Assim diminuí o peso para o Brasil. Podendo comprar equipamentos decente.

Edison Castro Durval
Edison Castro Durval
Responder para  RENAN
4 anos atrás

Senhores o problema não é salário e a aposentadoria.
Nenhum país do mundo faz a paridade do aposentado militar ou civil, já no Brasil a festa é liberada, nós demais países o valor chega no máximo a 60%.
Além é claro das filhas e não me venham com a desculpa que foi proibido, pois basta o militar contribuir um pouco mais que o direito de mamar nas tetas está garantido.

Salim
Salim
Responder para  Douglas
4 anos atrás

Isto se da pelo inchaço descomunal de pessoal nas forças armadas, o cara entra e fica frustrado, dai os melhores vão atrás de seus ideais, sobra os acomodados, dai denota a lerdeza e icopetencia administrativa com corporativismo vergonhoso e imoral. Lembro que salario imoral só tem os subalternos, os oficiais gozam de salários e benefícios bem superior a media brasileira.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  RENAN
4 anos atrás

O problema não é dinheiro. O que mais existe nesse país é pobre comprando carro zero. Poderíamos fazer um acordo com os russos e pagar o S-400 em prestações a se perder de vista. O verdadeiro problema é que os oficiais não têm ambições de operar um sistema dessa categoria,pensam pequeno.

RENAN
RENAN
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Amigo eu penso da seguinte maneira, porque os militares fazem de tudo para ter mais militares, mais promoções, mais benefícios e nada de armamento com real condições de se opor a qualquer um?
Simplesmente porque qualquer país que mostrou estar se equipando para impor suas vontades, foram destruídos.

Portanto a cabeça do alto comando certamente raciocina assim, se eu ter equipamentos de ponta terei que ir a guerra pois os políticos não vai abaixar a cabeça.
Agora no estado que está ( armamentos de faz de conta)eu fico em paz e morro na reserva ganhando uma baba sem fazer nada.

Ex: Nicolas maduro ameaça arrebenta nossos dentes.
O que fizemos para responder nada?
Pois não temos condições bélicas para responder.

O francês diz claramente sobre internacionalização da Amazônia.
O que podemos fazer nada

Nem ameaça a guiania francesa podemos

Mas 90% indo para pagar pessoas tá ótimo.
Imagina se gastos for de 2% do PIB
Terá aumento para todos e vai criar mais benefícios certeza

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  RENAN
4 anos atrás

“Pois não temos condições bélicas para responder.”

Cara,você está equivocado,o Brasil não teria condições de responder a uma agressão de uma potência,mas o Maduro ameaçar o Brasil?Só se ele não tiver amor a própria vida,nem a Venezuela multiplicada por 10 conseguiria vencer o Brasil em uma guerra.

RENAN
RENAN
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Sério ?
Baseado em que ?

Imagina 10 vezes a Venezuela

Vai dar mais ou menos

F16 13*10= 130
SU30 23*10= 230

Tucano 32*10 =320
Karakorum 23*10=230

Mi 35 48*10= 480
Mi 17 10*10=100

S300. 3*10= 30

Lançador de ombro 5000*10= 50000

S125 28*10=280

Buk m2 28*10=280

Etc
Você realmente não sabe o que escreve
Eu não lei em consideração os que caíram e os que não tá operacional peguei os números de compra e coloquei aí.

No meu ver não temos condições de decolar nada, nem helicópteros para ir atacar a Venezuela.

Eles tem 5 mil lançadores de ombro.

O caça deles basta estar no ar e com míssel que abate os f5

Sem superioridade aérea o único jeito é ir por terra ? Como ? se será bombardeado sem meios anti aéreo.

Resta uma tomada de praia, vixi será um barquinho afundando atrás do outro sem cobertura aérea.

Resultado um massacre em terra até que comandos consiga sabotar significativamente a comunicação e a cadeia de comando da Venezuela.

Ou você realmente acredita que o Brasil é o único especialista no combate na selva amazônica? Você deve acreditar que só o Brasil tem comandos altamente treinados.

Não venha falar de Gripen, Tamandaré, mtc300, submarino nuclear pois estes ainda não estão operacional.

Hoje não temos nada a contrapor um país sucateado com décadas de embargos.
Olha imagina se não tivesse embargos, graças a Deus eles não podem mais se equipar.
E isso está dando tempo para nós equipar.
Acredito que a Venezuela seria vencida pelo Brasil só após um mês de conflito pois acabaria seus estoques bélicos, devido ao embargos.
Porém morreria milhões de pessoas neste mês, e certamente qualquer coisa no alcance dos SU30 seria destruído.

Em um combate entre as duas partes ambos com recursos infinito, para seus equipamentos, acredito que o Brasil venceria após milhões de mortes e uns 2 anos de batalha.
Pois o Brasil tem maior número de habitantes e uma capacidade industrial melhor.

Porém isso não quer dizer que conseguimos chegar a ocupar 100% do território da Venezuela pois não temos capacidade militar para isto.

Nem a Venezuela tem capacidade para ocupar o um estado do território brasileiro.

No meu ver se o Brasil for o atacante conquista 1/3 de território venezuelano após 2 anos de conflito.

Se a Venezuela for a atacante conquista parte de Roraima, em um mês e depois recua pois vai faltar suprimentos.

Agora você menosprezar um país que mesmo sobre um forte embargo tem equipamentos muito mais avançado que os nossos é ingenuidade da sua parte.

Imagina 10 vezes a Venezuela

Vai dar mais ou menos

F16 13*10= 130
SU30 23*10= 230

Tucano 32*10 =320
Karakorum 23*10=230

Mi 35 48*10= 480
Mi 17 10*10=100

S300. 3*10= 30

Lançador de ombro 5000*10= 50000

S125 28*10=280

Buk m2 28*10=280

Etc
Você realmente não sabe o que escreve

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  RENAN
4 anos atrás

Li as 3 primeiras frases do seu comentário e nem quis perder tempo lendo o resto porque já deu para notar que você é apenas uma criança que acha que guerra é um jogo de Super Trunfo. “O país A tem 10 blindados,o país B tem 11,então B> A” rsrsrs, estude mais,companheiro,leia mais,procure saber sobre como uma guerra funciona e depois venha debater. Tenha certeza de que ela é muito diferente do seu joguinho de ingênuo de Super Trunfo. Repito,nem a Venezuela multiplicada por 10,hoje,teria a mínima chance de vencer o Brasil.

Salim
Salim
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Allan, vejo Venezuela um grande risco pois estão se do abduzidas por Russos, Chineses e Iranianos. Estes paises terroristas estão loucos pra abrir conflito quintal EUA.

Leonardo Costa da Fonte
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Tem toda razão. Venezuela tem armas, o Brasil tem doutrinas…

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Leonardo Costa da Fonte
4 anos atrás

Só que a Venezuela não tem armas,além da defesa antiaérea.O Brasil é mais bem armado do que qualquer país latino americano.

RENAN
RENAN
Responder para  Leonardo Costa da Fonte
4 anos atrás

É sério que uma doutrina criada para um cenário de segunda guerra mundial, fará efeito contra um inimigo com armas modernas ?

RENAN
RENAN
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Olha você ainda não demonstrou nenhum conhecimento e argumentos para defender seu ponto de vista, por favor leia seu comentário e siga seus conselhos.

Vai estudar

Lu Feliphe
Responder para  RENAN
4 anos atrás

Renan, uma coisa é retórica de um líder e a outra é a sua agenda, uma guerra para a agenda de Maduro não traz benefício algum. A análise não é tão simples como escrever “o caça deles basta estar no ar”.

RENAN
RENAN
Responder para  Lu Feliphe
4 anos atrás

Olha vendo a história, faz todo o sentido. Ditadores criam guerras regionais para perpetuar no poder e despertar o sentimento nacionalista em seu povo.

Foi assim na Argentina, foi assim em outras ditaduras.

Lu Feliphe
Responder para  RENAN
4 anos atrás

Renan, uma guerra custa, envolve um complexo sistema logístico, além de todo o treinamento e meios em estado operacionais necessários, se Maduro quiser manter sua agenda (que é o que obviamente pretende assim como muitos do alto escalão lá) criar uma guerra regional seria a pior das opções.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  Allan Lemos
4 anos atrás

Carro zero dividido em 50 parcelas com juros de 6% kkkkkkkkk mas vai ver o carro, um ônix ou HB 20 pé de boi, 2 anos depois o carro parece escola de samba com tudo soltando pecinhas.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Acha que rico também não se endivida para comprar carro não?Rsrs. Cara,na verdade o rico brasileiro consegue até ser pior do que o pobre nesse aspecto,não importa se ele vai se endividar desde que ele tenha uma Mercedez melhor que a do vizinho. Não importa a classe social,a educação financeira do brasileiro é péssima.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  RENAN
4 anos atrás

Ah, começou! zzzzzzzzzz!!

RENAN
RENAN
4 anos atrás

Uma opção é aplicar a mesma regra a todos os 11,5 milhões de funcionários públicos
Que fora aplicada aos milhões de brasileiros CLT. Que tiveram seus contratos de trabalho suspenso.
E receberam no máximo 1813 reais.

Então assim os milhões de professores que tiveram que ficar sem da aula por exemplo deveria receber apenas os 1813 reais.
Os militares da reserva que não trabalha mais deveria ficar apenas com 1813 reais afinal de contas vale para um tem que vale para todos.
Extender a regra a todos os funcionários públicos que não prestará serviços aí pais durante a pandemia. Já ia ajudar.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
4 anos atrás

O que impressiona são as dimensões do míssil.

Quantos andares tem?

Kkkkkkkkk

ScudB
ScudB
Responder para  Rogério Loureiro Dhierio
4 anos atrás

Quase 2 e meio. São 7,5 metros. Bem menos que Scud…

Salim
Salim
Responder para  Rogério Loureiro Dhierio
4 anos atrás

Também vejo meio desproporcional a meios israelenses, europeus e americanos, também chamou minha atenção o caminhão transporte, parece que saiu da segunda guerra, pelo menos chines capricha visual.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Salim
4 anos atrás

E por falar em desproporcional, surgiram as primeiras imagens no novo míssil balístico norte-coreano.
Trump não curtiu.

Salim
Salim
Responder para  Antoniokings
4 anos atrás

Parece as maquetes Iranianas rsss estes Coreanos fizeram estagio Ira rsss

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Salim
4 anos atrás

Até os norte-coreanos estão assegurando que a morte e destruição chegarão a todos os EUA em caso de ataque.
Quem diria.

Gabriel BR
Gabriel BR
4 anos atrás

A Turquia comprou o sistema com transferência de tecnologia , a ideia dos turcos é trabalhar em um sistema antiaéreo de fabricação própria .

Gabriel BR
Gabriel BR
4 anos atrás

Para nós compensa mais fazer um sistema nacional ou comprar em primeiro momento um sistema mais simples como o BAMSE.
Mas porque um Sistema Nacional ? A Razão é que um sistema nacional poderia ter um alcance maior que 300 km assim como também ser fabricado sob medida para a realidade do Brasil.

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Responder para  Gabriel BR
4 anos atrás

BAMSE is an absolutely useless system for Brazil. This is clearly not what is needed for the national Brazilian air defense system.

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Responder para  Evgeniy (RF).
4 anos atrás

Given the current threats and possible in the future, the ideal for Brazil would be the Israeli “Spyder”.
And a specially designed complex with a block of RBS-70 missiles, on a light chassis and with an automated guidance system.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Evgeniy (RF).
4 anos atrás

Essa é de fato uma excelente opção também , mas acho o BAMSE um sistema mais barato( podendo ser adquirido em larga escala) e que também atenderia as necessidades do Brasil. Posteriormente com a transferência de tecnologia por parte dos suecos poderíamos desenvolver um sistema Brasileiro.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Evgeniy (RF).
4 anos atrás

Evgeniy (RF).

Estás equivocado, pois no início deste ano o Exército brasileiro enviou uma comissão para avaliar o sistema BAMSE. Caso o mesmo fosse inutil sequer teria sido avaliado.

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Responder para  Gabriel BR
4 anos atrás

I know I read it.
This is probably due to the Brazilian-Swedish cooperation. Unlike Spider, the BAMSE complex does not have a further breakthrough in modernization. That’s why he looks strange.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  Evgeniy (RF).
4 anos atrás

Não doutor, o sistema que se enquadra melhor nas nossas necessidades é o CAMM-ER, pois nos daria a vantagem da padronização, já que o CAMM vai para as corvetas Tamandaré.

Salim
Salim
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

O spyder usa misseis phiton e derby bem mais utilidos no Brasil que Camm que ainda náo operamos.

WELLINGTON RODRIGO SOARES
Responder para  Gabriel BR
4 anos atrás

Amigo o melhor seria o sistema antiaéreo Spyder de Israel, eles utilizam mísseis que a FAB já opera, além disso, são superiores em alcance ao sistema Sueco, mas na atual situação o que vier é lucro kkk…

manoel gilson de brito
manoel gilson de brito
4 anos atrás

infelizmente o Brasil, não aprende o dever de casa desde a 1ª guerra mundial, e de la praca quantas guerras o Brasil, presenciou. A amazônia falavam que era paranóia que o mundo estava de olho, agora a ficção está se tornando realidade. O que o Brasil, precisa mais ver para acreditar que o mundo está mesmo de olho na amazônia.

Antunes 1980
Antunes 1980
4 anos atrás

Enquanto isso na terra da lagosta e do caviar.

Nossa capacidade de abater aeroplanos continua incrível.
comment image

Bardini
Bardini
Responder para  Antunes 1980
4 anos atrás

Se o EB estivesse armado com essa versão GDF-007 da foto, capaz de disparar munições AHEAD, nós estaríamos muito bem na fita. Isso aí é coisa que está no patamar do MANTIS.
.
A versão que o EB tem são os pré-históricos GDF 001, rsrs.

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  Bardini
4 anos atrás

Essa versão é operada remotamente?

Entusiasta Militar
Entusiasta Militar
4 anos atrás

Os equipamentos militares russos são os melhores do mundo … quando operados pelos russos é claro …
Mas, na mão desses toupeiras turcos vão acabar derrubando algum avião de passageiros e matando centenas de pessoas

RENAN
RENAN
Responder para  Entusiasta Militar
4 anos atrás

Perdoe me descordar, acredito que um país que convite a séculos envolto em conflito deve saber operar vários equipamentos militares, é lógico que não irá também como os Russos mas não devem ser tão Rui como os sauditas

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
4 anos atrás

É bom mesmo a Aviação Civil ser avisada! Esses testes podem dar m…….!

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Marcelo Andrade
4 anos atrás

Esse é o procedimento em todos os países

João Girardi
João Girardi
4 anos atrás

Mudando um pouco de assunto, alguém me explica porque o fardo aberto do soldado brasileiro em relação à outros países é todo zoado?
comment image

1- o soldado está usando o suspensório do ALICE por baixo do colete interceptor em vez de usar por cima, como é o correto visto pelas tropas americanas durante os anos 80 até o começo dos anos 2000 quando o ALICE foi definitivamente substituído pelo MOLLE
2- está usando um porta-carregador no cinto mesmo tendo porta-carregadores vagos no colete
3- o porta-carregador está com acesso bloqueado pelo colete em vez de estar por cima
4- o atirador é destro, não tem lógica o porta-carregador estar do lado direito.

Sobre o ponto número 1, eu queria comentar que já vi isso em outras fotos do EB, tb vi o CFN fazendo isso, em especial nas operações do Rio de Janeiro, deduzo então que seja algo comum e realmente não compreendo isso. De fato não entendo a razão disso porque parece um contra-senso total, visto que tanto o colete quanto o fardo aberto são de origem americana e feitos pra serem usados de uma maneira específica, e parece que isso mais dificulta que ajuda, mas por algum motivo no Brasil preferem usar assim.

Sobre o ponto número 4, um conhecido me disse que isso está no regulamento de algum manual do EB que o carregador tem que estar do lado direito, assim como o cantil estar do lado esquerdo.

Outra coisa que acho zoada é o cantil do lado esquerdo, no tempo que eu servi lembro que nos campos aquilo sempre terminava puxando o cinto pra baixo de um lado, pra rastejo era muito ruim. A solução pra isso seria usar dois cantis, um do lado esquerdo e outro do lado direito do cinto, igual os americanos fazem, ou migrar logo pro Camelbak de uma vez, mas me disseram que no manual o padrão de dois cantis é apenas para a tropa de selva, se for verdade isso é absurdo. Enquanto isso soldado raso americano usa dois cantis como refil pra camelbak:
https://youtu.be/B1B80EJVH2E?t=246

Antes que o pessoal me esculache, eu não sou especialista de nada, sou apenas um zé mané que gosta de militarismo e servi no Exército durante um ano, apenas observei as práticas de outros países com relação à equipamento individual e comparei com as tropas brasileiras e com a minha própria experiência individual, concluí que falta muita praticidade, e não é possível que o mundo inteiro esteja errado e o Brasil é que esteja certo.

E esse tipo de coisa me parece ser a regra na força regular mais bem equipada das forças armadas, as únicas exceções que encontrei são as polícias, que penso serem mais práticas por estarem confrontando bandidos todo dia, e as tropas de operações especiais das 3 forças, que por serem forças irregulares pois não estão tão presas ao regulamento equipamento e podem arrumar as coisas de um jeito que considerem mais prático.

Eu penso que nós temos que olhar pros outros países e ver o que fizeram de certo e incorporar como prática nas nossas forças armadas. Acho que antes do pessoal pensar em equipamento sofisticado, creio que esses problemas de regulamento e uso de equipamento individual tem que ser sanados urgentemente. O soldado não tem liberdade pra fazer melhoramentos no seu equipamento e o regulamento estabelecido parece ser bem anti-prático. Vc cria uma cultura em que o regulamento vêm antes da praticidade e que gera falta de iniciativa nos soldados.

Salim
Salim
Responder para  João Girardi
4 anos atrás

João, embora fora contesto, suas observações são bem praticas. O pessoal da ESG teria que avaliar regularmente a doutrina, porem náo e isto que vemos, hoje procedimentos são pautados na segunda guerra. Medidas simples que ajudariam bastante.

João Girardi
João Girardi
Responder para  Salim
4 anos atrás

Pois é, são coisas que não precisam de grandes regulamentos, apenas um pouco mais de liberdade pro soldado escolher seu equipamento e permitir inovações com base na experiência prática do militar.

Eu lembro que quando eu estava no NPOR uma loja de artigos militares visitou a nossa subunidade pra vender material militar, e tinham muitas coisas legais como coletes táticos de vários modelos, gorros impermeáveis, malvinão, porta-carregadores, camelbak e etc. Aí quando a gente se interessou em comprar os equipamentos, o tenente logo falou: não tem problema vocês usarem, mas só vão poder usar se todo o pelotão padronizar. Não preciso dizer que aquilo foi broxante e, tirando o malvinão, não compramos nada.

Penso que isso não seria uma “perda de disciplina”, muito pelo contrário: ensinaria o militar a ter zelo pelo próprio equipamento além de ser uma forma bem pedagógica de incutir iniciativa na tropa, que pode ser explorada para ensinar comando e inspecionamento de equipamento nos soldados rasos, pq obviamente as melhores soluções seriam imitadas pelos outros soldados, esse seria um esforço, ainda que tímido, em direção à profissionalização da força terrestre, então seria uma padronização mais inteligente oriunda da prática e não de um regulamento.

GILBERT
GILBERT
4 anos atrás

esses míssil é quase do tamanho de um estagio do VBS-30

Alexandre
Alexandre
4 anos atrás

Essa Turquia está procurando encrenca!!!