Segundo o Afeganistão, a Armênia usou mísseis balísticos Tochka-U (OTR-21)

Segundo o Afeganistão, a Armênia usou mísseis balísticos Tochka-U (OTR-21)

As forças da Armênia e do Azerbaijão continuam a combater pelo sexto dia seguido, com muitos vídeos e propaganda nas redes sociais.

Vídeos e informes indicam que ambos os lados começaram a empregar mísseis balísticos táticos.

Enquanto escrevíamos este post, notícias chegavam de que forças do Azerbaijão estavam atacando Stepanakert, a capital da República de Artsakh, com mísseis balísticos.

Há possibilidade de que alvos civis sejam alvo dos ataques.

O Azerbaijão continua publicando vídeos dos ataques de drones contra forças armênias.

Tanques do Exército do Azerbaijão
Artilharia do Azerbaijão
Soldado armênio com um lançador de míssil antiaéreo de ombro
Perdas do Azerbaijão até 2 de outubro, segundo o MoD da Armênia

O vídeo acima é de um suposto ataque de míssil balístico tático LORA do Azerbaijão contra uma ponte armênia

Aeronave An-2 do Azerbaijão sendo abatida pela artilharia antiaérea armênia

Subscribe
Notify of
guest

155 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Moreno
Claudio Moreno
4 anos atrás

Boa tarde Senhores camaradas do Forte e da Trilogia!

Está cada vez mais claro a lição de casa que nossos governantes precisam fazer e pra ontem!
Aparelhar nossas forças armadas com defesa anti aérea de médio e longo alcance, principalmente para as unidades blindadas e OMs estratégicas.
Outra lição é a adoção de VANT de observação e ataque.

CM

fewoz
fewoz
Reply to  Claudio Moreno
4 anos atrás

Não sei que fim deu a questão de artilharia antiaérea. Uma época até falaram do Pantsir, mas depois nunca ouvi falar mais nada no assunto. Seria possível desenvolver algo do gênero com base no Astros?

FighterBR
FighterBR
Reply to  fewoz
4 anos atrás

Já existe um programa para compra de sistemas antiaéreos. Desde o ano passado já estão avaliando vários sistemas.

pampapoker
pampapoker
Reply to  FighterBR
4 anos atrás

O fx do exército então … Brasil, sempre avaliando.

Alexandre
Alexandre
Reply to  FighterBR
4 anos atrás

Pra quê comprar sistemas antiaéreos se já existem os Astros2020?

Não é melhor aumentar a produção da frota de Astros e desenvolverem mísseis de cruzeiro a um alcance de 1000 km??

Na minha concepção não vale a pena comprar sistemas antiaéreos dos outros, se nós já temos o nosso próprio sistema que é o Astros2020. É só aumentar a frota dos Astros, de 36 para 101 sistemas por exemplo, além é claro, desenvolver um míssil de cruzeiro com um alcance máximo de 1000 km para ser disparado pelos próprios Astros2020.

Last edited 4 anos atrás by Alexandre
Bardini
Bardini
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

O ASTROS é tão inútil na defesa aérea quanto olho azul em gente feia.
.
ASTROS: Artillery SaTuration ROcket System
.
É um MLRS: Multiple Launch Rocket System
Não tem nada nele relacionado a defesa aérea. E nem como MLRS ele é a última bolacha do pacote.
.
Míssil de cruzeiro é simplesmente uma bomba guiada com sistema próprio de propulsão.
.
A única coisa que serve para defesa aérea no ASTROS, são os caminhões em si, que serviriam de base para montar sobre eles um sistema de AAAe.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Nada disso, é só adaptar os Astros para dispararem mísseis de cruzeiro, como já fizeram com o MTC 300.

É possível sim desenvolver um míssil de cruzeiro a 1000 km de alcance máximo para ser disparado pelos Astros2020. É só uma questão de adaptação e planejamento.

Se fosse comprar um sistema antiaéreo, o ideal para o Brasil seria o MiM-104 Patriot, porém sairia muito caro.

Bardini
Bardini
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

O Míssil Tático de Cruzeiro 300 é, oras vejam só, um míssil de cruzeiro!
.
“É possível sim desenvolver um míssil de cruzeiro a 1000 km de alcance máximo para ser disparado pelos Astros2020.”
.
Tá, e dai?
Onde entra isso: “Pra quê comprar sistemas antiaéreos se já existem os Astros2020?”
.
Pq o Patriot é o “ideal” para o Brasil?

Alexandre
Alexandre
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Sim, o AV-MTC 300 é um míssil de cruzeiro com alcance máximo de 300 km, sendo esta também uma versão para exportação. . ”Pq o Patriot é o “ideal” para o Brasil?” Porque ele é um dos melhores sistemas antiaéreos e mais eficientes do mundo. E também dispara mísseis de cruzeiro de até 2000 km de alcance máximo, a depender do protótipo, além de ser um grande interceptador de mísseis inimigos. Para o nosso país é bom porque o Brasil tem uma extensão territorial muito grande e necessita sim de uma boa defesa antiaérea. Ele é um excelente sistema para… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

Tu tais fazendo uma sopa enorme com diferentes sistemas, comparando banana com abóbora. . Míssil de cruzeiro é um míssil que voa em um perfil subsônico, em baixas altitudes, muitas vezes contornando o terreno e que tem finalidade em bater alvos terrestres. É uma bomba guiada com o motorzinho no rabo. . O Patriot emprega um míssil capaz de bater ameaças balísticas a grandes altitudes. É um míssil supersônico com perfil de voo totalmente diferente de um míssil de cruzeiro. Voa muito, muito, muito mais rápido e mais alto. . Se tu montar um Patriot em Brasília, tu NÃO tem… Read more »

Last edited 4 anos atrás by Bardini
Alexandre
Alexandre
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Você é quem se confunde com tudo isso, achando que o sistema Patriot não é ideal para o Brasil. Óbvio que ele atuaria em ação conjunta com os Astros2020. Míssil de cruzeiro é tudo o que a nossa defesa antiaérea precisa, fora os interceptadores, é por isso que nós temos os Astros2020 que são capazes de dispararem mísseis de curto, médio, longo alcance e agora de cruzeiro. Eu sinceramente acho desnecessário comprar o Pantsir sendo que o Brasil pode investir em mais sistemas Astros para dispararem mísseis de cruzeiro. Nós temos tecnologia pra isso, a Avibras já mostrou e vem… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

Cara, vai aprender o que é um míssil de cruzeiro e para de falar bosta.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Quem tá falando bosta é você

Rafael
Rafael
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

amigo vc tá viajando na maionese
Astros é um sistema de saturação, totalmente diferente do emprego antiaéreo.
Falar que é possível transformá-lo em sistema antiaéreo basicamente vc só reaproveita o veículo laçador, pois a tecnologia é totalmente diferente. Além disso o BR infelizmente n tem a capacidade de criar um sistema desses. Seriam necessários anos de estudo e testes.

Last edited 4 anos atrás by Rafael
rui mendes
rui mendes
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

Não, não é ele que está errado, és tu.
Sistemas anti-aéreos, nada têm a ver com um MLRS, nada, como ele disse, só o camião dá para aproveitar.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Relaxa Bardini, o cara não sabe o que sistema lançamentos de foguetes, não sabe om que é um míssil antiaéreo e um de cruzeiro.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

vcs são os sabixões então kkkkkkk

pampapoker
pampapoker
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

Humildade e o inicio de tudo. Eles estão certos em seus argumentos.o Astros e um sistema de saturação. na guerra do golfo ele foi um dos sistemas que ganharam atenção da coalizão para ser atacado pela Coalizão. Vc sabe o que quer dizer ss40 ss50.

Samuel Castro
Samuel Castro
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

Só pode estar trollando mesmo. Nunca vi alguem achar que dá pra transfornar um Cruise Missile num AAA de longo alcance num piscar de olhos como pensa esse Alexandre ai.

carlos campos
carlos campos
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

O xings ia falar alguma baboseira da China ou da Rússia.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Bardini, com todo respeito, mas pelo que tempo que acompanho aqui, dá pra ver que você é um dos caras que mais contribuem aqui nas boas discussões baseadas em argumentos técnicos. Mas você é bom para tecer explicações complexas, mas, pelo visto, não consegue tecer explicações para casos que pedem explicações simples. Claramente o Alexandre está fazendo uma total confusão e não conhece a finalidade do emprego do Astros e a diferença para um sistema antiaéreo. Nesses casos, é mais fácil apresentar uma explicação simplificada do que tentar explicar algo mais complexo para alguém que aparentemente não está entendendo nada… Read more »

Canarinho
Canarinho
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

Alexandre me permita intrometer no assunto, e tentar junto ao colega Bardini lhe explicar. Um sistema de saturação de foguetes, mesmo que no caso dos Astros em que permita o lançamento de um missil de cruzeiro, esta anos luz de ser capaz de lançar um míssil anti aereo. Um missil antiaereo tem que ter acima de tudo um motor foguete adequado com sistema de guiamento adequado e busca adequado(seeker) Ou seja, teriamos que desenvolver um missil do zero e acredito que ate mesmo a plataforma lançadora do astros, ou o aproveitamento do container de lancamento (acredito que seja isso que… Read more »

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

Link para o Manual de Campanha C 6-16 – Bateria de Lançadores Múltiplos de Foguetes.

https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/395/1/C-6-16.pdf

Dá uma lida Alexandre. Dá uma lida.

Last edited 4 anos atrás by Alfa BR
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

Deixa de ser sem noção cara. O que eé que tem a ver míssil de cruzeiro com míssil antiaéreo ? Pelo amor de Deus , quando foi que o Patriot foi feito pra derrubar caça?
O sujeito não sabe diferenciar entre um penico e um balde.

João
João
Reply to  Bardini
4 anos atrás

“Sistemas com Patriot, S-300, SAMP/T e afins, só tem grandes alcances contra alvos balísticos. É alcance de propagandista.
Contra aeronaves e demais meios, estão TODOS limitados a curvatura da terra e até onde o radar pode enxergar. Se o radar não enxergar o que está abaixo da curvatura da terra, um Patriot é inútil.”

O radar do tipo OTH, cuja tecnologia o Brasil domina e até já emprega num protótipo, tem a capacidade de detectar naviões e aeronaves além da linha do horizonte, resolvendo esse problema da curvatura da terra.

Bardini
Bardini
Reply to  João
4 anos atrás

OTH não proporciona uma solução de tiro. Ele pode até ver que existe algo lá atrás da linha do horizonte, mas ele não entrega isso com precisão.
.
Pq tu acha que não existe nenhuma versão embarcada em um navio AAW desse tipo de sistema, se ele é tão capaz?

Last edited 4 anos atrás by Bardini
rui mendes
rui mendes
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

Agora compreendo melhor certos comentários por aqui.
O nível de conhecimento militar, está há vista.

Cristiano
Cristiano
Reply to  Bardini
4 anos atrás

??

Last edited 4 anos atrás by Cristiano
Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

ASTROS é artilharia, ARTILHARIA de foguetes, não um sistema antiaéreo, na cabeça dos foguetes não tem radar, é mais fácil vc abater um drone com um estilingue do que um foguete do ASTROS.

Samuel Castro
Samuel Castro
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

O cara pensa que foguete e míssil é a mesma coisa kkkkkk

É só ativar um interruptor que o foguete ganha um radar e virar AAe.

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

Indepentende da bobagem do astros anti aereo e da salada de fruta feita com outros sistemas, fiquei realmente curioso de pq especificamente teríamos q ter 101 sistemas. É um número muito específico e certamente demandou certo estudo para se chegar a essa conclusão

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  fewoz
4 anos atrás

Olá,

Nada. Mas pergunta pro Tutu ele sabem muito.

CM

Daniel Silva
Daniel Silva
Reply to  Claudio Moreno
4 anos atrás

Sim, os eventos deste confronto, a meu ver, demonstram: a) drones/VANTs de ataque (apoiados por meios de reconhecimento, em especial outros drones) tem uma excelente custo benefício, considerando os danos que podem causar; b) os mesmos drones, empregados massivamente, obrigam o oponente, em tese, a ter uma rede antiaérea multicamada (come meios aéreos e terrestres de curto/médio alcançe) em todas as suas bases/tropas/estruturas vitais, o que é muito mais caro e praticamente impossível de se conseguir, é o mesmo efeito de uma ameaça de ataque de saturação por misseis de cruzeiro, por uma fração do preço; c) o Brasil está… Read more »

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Daniel Silva
4 anos atrás

O primeiro veiculo destruído do último vídeo era inflável , virou 1000 pedacinhos

Rudi
Rudi
Reply to  Rene Dos Reis
4 anos atrás

Correto

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Rene Dos Reis
4 anos atrás

o terceiro também , o tanque evaporou.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Claudio Moreno
4 anos atrás

O quê me espanta e o número se MBTs destruidos, 200 isso e quase 2/3 do quê temos em o quê, duas semanas de conflito. E sâo veículos mais capazes que os nossos.

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

São?

Peter Nine-nine
Peter Nine-nine
Reply to  Caio Cipriano
4 anos atrás

A questão não é tanto se o são, mas os LeoBR não comportariam tão melhor mediante os mesmos ataques. Acho que esse é o ponto.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Peter Nine-nine
4 anos atrás

Verdade. O quê se vê e que as falhas estão na doutrina de emprego ultrapassado e falta de equipamento adequado ou o uso inadequado do equipamento.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

Voltamos aí começo do artigo lá encima; a carência total de meios anti aéreos no Brasil, com exceção dos Iglas. Os Leopards brasileiros não passariam de alvos de oportunidade sem cobertura anti aérea.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Joao Moita Jr
4 anos atrás

É mesmo João? Agora conte algo aí que 90% dos que comentam aqui já não sabem…

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Caio Cipriano
4 anos atrás

Blindagem melhor e calibre de canhão tambem. Logo são sim.
Obs. No quesito sensores são equivalentes aos nossos.

Last edited 4 anos atrás by Cristiano. de Aquino Campos
Helton Poza Drechsler
Helton Poza Drechsler
Reply to  Caio Cipriano
4 anos atrás

Não adianta querer defender, nó estamos fracos contra quem quer a Amazônia, e temos que nos armar e muito!

Last edited 4 anos atrás by Helton Poza Drechsler
Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

Os tank são vulneráveis na parte de cima, embora os mais atuais tenham de algum modo diminuído tal vulnerabilidade, não é atoa que alguns mísseis são feitos para explodir em “cima”

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Flávio Henrique
4 anos atrás

O armata tem blindagem reativa para cima.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Cristiano. de Aquino Campos
4 anos atrás

Blindagens nunca ganharam uma guerra. Hoje é um dos maiores alvos do TO.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

Meus Panzers chegaram em Paris em 1 Mês, devastando tudo em seu caminho. Grüße Genosse

Last edited 4 anos atrás by Heinz Guderian
Entusiasta Militar
Entusiasta Militar
Reply to  Claudio Moreno
4 anos atrás

O nosso querido Exército Brasileiro esta fazendo sua parte planejando o futuro, só precisa de recursos …

https://www.youtube.com/watch?v=4SifyB11KTE

Marcos10
Marcos10
Reply to  Claudio Moreno
4 anos atrás

Não existe lição de casa. Nossos governantes são da mesma estirpe tem cem anos.
Já tem uma década que a França nos ameaça sem que tenhamos feito nada de concreto. Como nada fizemos, os outros também começam a nos testar. Agora foi a vez dos EUA nos ameaçarem com sansões econômicas.

GILBERT
GILBERT
Reply to  Claudio Moreno
4 anos atrás

A grande maioria da população acha que é jogar dinheiro fora que nem precisamos de forças armadas que nós somos da paz e que quando dois não querem um não briga, acreditam que é mais fácil um ataque alienígena ao planeta que nos entrarmos e conflito armado.

Welington S.
Welington S.
Reply to  GILBERT
4 anos atrás

O brasileiro só vai acordar e dizer que ”sim, precisamos de forças armadas urgente” a partir do momento em que houver uma guerra em que o Brasil se envolva. A América do Sul está virando um barril de pólvora onde temos claramente um inimigo ao lado do Amapá, Guiana Francesa, e mais um outro inimigo acima de Boa Vista, a Venezuela e quem nega isso está agindo de má fé. E eu acredito piamente que, Trump sendo reeleito, ele terá que agir com força militar pra acabar de uma vez por todas com o que acontece na Venezuela mesmo que… Read more »

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
Reply to  Welington S.
4 anos atrás

A Guerra Russo japonesa de 1904 responde o seu comentário.

Richard Stallman
Richard Stallman
Reply to  Welington S.
4 anos atrás

E desde quando a França é inimiga do Brasil? O Bolsonaro tem birra com a França e só.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Richard Stallman
4 anos atrás

Desde o século passado franceses advogam internacionalizar a Amazônia. O corredor triplo a é a mais recente ideia nesse sentido. E a estratégia do Exército de promover a integração amazônica necessariamente povoando a região diz algo sobre a única maneira segura de evitar a guerra sobre isso (guerra capitaneada pela ONU com desculpas ambientalistas e de direitos humanos indígenas). O Bolsonaro simplesmente está tentando fazer o que os militares sempre quiseram.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Richard Stallman
4 anos atrás

Bem dito, haja pessoas lúcidas a comentar este delírio.
Muito inventam algumas pessoas.
A França é parceira do Brasil, não é inimiga.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Welington S.
4 anos atrás

Porque o Trump tem que queimar o dinheiro do contribuinte americano intervindo na Venezuela? Ele tá doido para tirar do Afeganistão, que é muito mais problemático do que o falastrão do Maduro.

Carlos
Carlos
Reply to  GILBERT
4 anos atrás

Tu tens razão Gilbert. Na minha opinião deve-se investir de forma pesada e inteligente nas Forças Armadas. Não quero projeção de poder, mas uma defesa forte e um aviso de: não entre sem ser convidado. Talvez um dos motivos do povo pensar assim, seja a carência de investimento em outras áreas, por má gestão ou de propósito…

Tiago Guimaraes
Tiago Guimaraes
Reply to  Claudio Moreno
4 anos atrás

O Brasil deveria comprar para defesa aerea o Iron Dome de Israel.

Silva
Silva
4 anos atrás

Ou a publicidade do Azerbaijão é muito superior ao da Armênia, ou realmente a Armênia está sofrendo inúmeras baixas, pois só se vê alvos armênios sendo destruídos.

Por outro lado, vemos de fato a face de um conflito.. um dos vídeos mostram os soldados ouvindo o míssil em trajetória, se curvando e procurando abrigo, logo depois o impacto. Nem viram o que atingiram…

Apesar de sermos entusiastas ao tema militar, a experiência e sentimentos de um conflito real é inimaginável.

Mauro Carvalho Lemes
Mauro Carvalho Lemes
Reply to  Silva
4 anos atrás

No primeiro vídeo, que aparentemente é destruição de uma ponte, um Lada que não para mesmo com a explosão. Aqui na nossa região achamos o carrinho um guerreiro.

Renato
Renato
Reply to  Mauro Carvalho Lemes
4 anos atrás

O Lada não desvia, não freia, continua indo em direção a uma ponte explodida como se nada tivesse acontecido. Toda pinta de vídeo FAKE!

Lu Feliphe
Reply to  Silva
4 anos atrás

Cada lado vai dizer algo a seu favor, principalmente pelo meio das redes sociais o que mostra que é um elemento útil para a divulgação desses vídeos o que já pode servir como propaganda.

Last edited 4 anos atrás by Lu Feliphe
Pedro
Pedro
4 anos atrás

Incrivel como um exercito do Azerbaijao que tinha uma superioridade numerica e qualitativa nao consegue avançar. Resta fazer videozinho fake de drone que conseguiu ja ser abatido as centenas! (ninguem se pergunta pq nao existe video deste material armenio destruido vindo de outro tipo de fonte?)

Enfim, quando achamos que ninguem mais seria pior que os Sauditas, aparece um superando!

fewoz
fewoz
4 anos atrás

Vídeos terríveis. É uma pena que soldados e suas famílias paguem por decisões estúpidas dos políticos. Triste que em pleno séc. XXI este tipo de coisa ainda aconteça. Meus sentimentos às vítimas e que a ONU faça alguma coisa pra resolver.

Last edited 4 anos atrás by fewoz
Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  fewoz
4 anos atrás

e que carnificina viu

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  fewoz
4 anos atrás

oh amigão, ONU? quando é que a ONU para guerra? nessa questão a ONU é mais inutil que o normal, para cessar esse conflito só intermediação de outras nações com influencias ali, Russia, Turquia e talvez a União Europeia.

fewoz
fewoz
Reply to  Plinio Carvalho
4 anos atrás

Sim, claro que a ONU é, muitas vezes, um órgão inútil (E um dos piores exemplos foi o que aconteceu Ruanda, em 1994). Mas isso não invalida seu propósito e nossa falsa esperança. Recomendo assistir ao filme “Sergio”, sobre as negociações de paz ocorridas no Timor-Leste.

Last edited 4 anos atrás by fewoz
Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  fewoz
4 anos atrás

Como assim “em pleno século 21?” A guerra é a política por outros meios,como bem disse von Clausewitz. Enquanto a humanidade existir,guerras continuarão acontecendo,é a natureza humana.

fewoz
fewoz
Reply to  Allan Lemos
4 anos atrás

Na verdade, não. Este é o momento de maior paz, talvez em muito tempo da História Humana. Temos, no máximo, escaramuças e conflitos de alguma intensidade. Não vemos grandes países ou potências em conflito direto. Elas procuram sempre atuar através de procuração. E isto já é um avanço enorme com o que aconteceu no passado, especialmente até a Segunda Guerra.

José Carlos David
José Carlos David
Reply to  fewoz
4 anos atrás

ONU? Isso é um órgão fictício.

Bardini
Bardini
4 anos atrás

https://defence-blog.com/news/azerbaijani-military-turns-soviet-biplane-aircraft-into-drones.html
.
O Azerbaijão está tornando velhas aeronaves em drones, para que os armênios façam o abate e entreguem a posição de sua AAAe…

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Grande Bardini,

Obrigado pelo link. Isto explica porque o AN2 não tentou manobrar. Embora a ho que a velocidade em que vinha o petardo, nem teria muito o que fazer.

Uma boa estratégia. Pena que a FAB se desfez dos inúmeros AT26 que tínhamos.

CM

Bille
Bille
Reply to  Claudio Moreno
4 anos atrás

A FAB tem infindáveis T-25 para essa nobre missão! Eles correm o risco de sobreviver ao impacto!

JORENE
JORENE
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Se for lança-missil aae portátil não existe posição a ser demarcada, pois a cada hora pode estar num lugar diferente.

JORENE
JORENE
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Uma coisa dá para reparar, tanto nas filmagens quanto no google earth, as posições fortificadas e trincheiras além de não serem muito profundas não são camufladas, e isto numa região de quase nenhuma árvore, na linha do front.

cavalerosi
cavalerosi
4 anos atrás

https://twitter.com/301_AD/status/1312100895765590017

Video mostrando as baixas azeris.

Rudi
Rudi
Reply to  cavalerosi
4 anos atrás

Só por curiosidade , mostrar imagem de soldados mortos não é crime de guerra ou contra a convenção de Genebra? eu acho que li a respeito em algum lugar…

Vilela
4 anos atrás

Sempre é triste uma guerra. Que falta de sabedoria dos governantes. ONU apresente-se!

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Vilela
4 anos atrás

vendo essas imagens desta terrível guerra com muita tecnologia entre dois pequenos países nem quero imaginas uma entre superpotências

SPQR
SPQR
4 anos atrás

No primeiro vídeo, o veículo segue em direção à ponte como se ela não tivesse acabado de ser explodida por um míssil balístico. Esses armênios são muito destemidos. Devia ser um entregador do uber eats, esses caras não param por nada…

gordo
gordo
Reply to  SPQR
4 anos atrás

Bem isso que iria comentar. O video parece ser real, mas a atitude do cara indo em direção há ponte como se nada houvesse acontecido é pra lá de estranha, me faz questionar a veracidade das imagens. Uma pessoa normal teria parado na hora, olha o tamanho da explosão.

Rudi
Rudi
Reply to  gordo
4 anos atrás

achei a explosao muito fraca…

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  gordo
4 anos atrás

Me pareceu bem real , cada um reage de um jeito, pode ser que pela surpresa ficou sem reação vai saber

gordo
gordo
Reply to  Rene Dos Reis
4 anos atrás

Concordo que parece bem real, mas é uma explosão e o carro segue mesmo tendo uma distancia razoável entre ele e a ponte, nem jogou para a direita que é algo instintivo para qualquer motorista. Pode ser que esse infeliz estava no whatsApp vendo algum vídeo e só viu quando já tava na ponte, como tu diz cada um reage de um jeito.

O Chato
O Chato
Reply to  gordo
4 anos atrás

Eu já me questiono quanto à data – e até local – de algumas imagens divulgadas. Em um conflito onde estão sendo utilizados VANTs o tempo inteiro você ver soldados agrupados como se nada acontecesse enquanto um VANT sobrevoa quase que exatamente sobre eles é um tanto quanto estranho. Se forem imagens do primeiro ou do segundo dia do conflito até dá para entender, mas considerar que isso ainda esteja ocorrendo seria bastante estranho. Além disso, cadê os Iglas e Verbas? A armênia até postou propaganda com um soldado portando MANPADS, mas e quanto ao campo de batalha? Os soldados… Read more »

Last edited 4 anos atrás by O Chato
JORENE
JORENE
Reply to  gordo
4 anos atrás

Também estranhei isso.

Jacinto
Jacinto
Reply to  SPQR
4 anos atrás

O vídeo está em “slow motion”

Marcius
Marcius
4 anos atrás

O cara do 2º vídeo disse: O furo de lá, o furo de lá,…….o furo de lá.. ( furou mesmo)

Doug385
Doug385
4 anos atrás

Imagens impressionantes. Deixam duas lições:

  • Quem domina os céus, domina o chão.
  • A guerra virou um espetáculo de mídia. Vence quem aparece mais.
  • Não há blindado que sobreviva ao míssil anti-carro, venha ele do céu ou da terra.
O Chato
O Chato
Reply to  Doug385
4 anos atrás

Apenas uma correção: não é possível falar que vence quem aparece mais. Apenas dá a impressão de vencer aquele que aparece mais.

Zorann
Zorann
4 anos atrás

Eu fico vendo esta imagem das perdas. Perderam mais de 100 drones, 10 helicópteros, mais de 200 veículos blindados. isto em 6 dias!!

Vcs percebem como nos, um pais de dimensões continentais, temos forcas armadas ridículas?

Defender um pais deste tamanho com 46 F-5. ou mesmo que fossem os 36 Gripens… e muito pouco.

Gastamos um baita orçamento de Defesa, para termos isso ai: forcas armadas inchadas, mal armadas,incapazes de nos defender por mais do que alguns dias ( e olhe la).

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Zorann
4 anos atrás

Sim.

Salim
Salim
Reply to  Zorann
4 anos atrás

Se VC colocar equipagem MB e exercito VC fica mais triste ainda.Náo consigo entender e muita mediocridade e desvio verba para fins escusos.

Hélio
Hélio
Reply to  Salim
4 anos atrás

E tem gente que defende que os números sejam ainda menores.

Rudi
Rudi
Reply to  Salim
4 anos atrás

O Brasil precisa ter também , tanques de balões para ser alvos e enganar o inimigo!

Rudi
Rudi
Reply to  Zorann
4 anos atrás

Cabides de emprego.

Robson Melo
Robson Melo
Reply to  Zorann
4 anos atrás

O que vai acontecer se o Brasil entra em guerra com uma potencia? O exercito vai ser massacrado igual esses soldados da Armênia. O Brasil não tem defesa anti aérea, não tem caças em quantidades razoáveis, não tem marinha, não tem mísseis balísticos… não nada para dissuadir o inimigo.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Robson Melo
4 anos atrás

Nem precisa ser uma potência… se fosse nós contra qualquer um dos que estão lutando agora, azerbaijão ou armênia íamos apanhar bonito também!!

Estamos nivelados pelas medíocres forças da américa do sul… essa é nossa sorte, mas mesmo entre as forças daqui nem somos os mais fortes…. seja pelo ar, pelo mar ou por terra…

sj1
sj1
Reply to  Jefferson Ferreira
4 anos atrás

Errado, esse é o nosso azar, por sermos rodeados por essas forças medíocres é que não investimos em defesa, tudo o que as potencias querem, um gigante burro e indefeso.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  sj1
4 anos atrás

Errado, o brasil é um dos países que mais gasta em defesa no mundo!! A verba atual em defesa é suficiente para termos os melhores equipamentos do mundo, tudo de 1º linha! O problema é como essa verba é distribuída, quase 80% é só para pagar pessoal… aí não tem jeito… pode ter orçamento de 1tri… As forças armadas ficou um negócio bizarro no brasil que gasta-se mais na atividade meio do que na atividade fim… e se houver uma emergência não temos meios disponíveis para se opor!! Só para efeito de comparação gastamos mais com defesa que Israel, Canadá,… Read more »

maicon
maicon
Reply to  Jefferson Ferreira
4 anos atrás

O Chile nos supera em vários quesitos, só observar o equipamento deles nas três forças.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Robson Melo
4 anos atrás

No desespero as forças armadas iriam correr para uma guerra assimetrica. Visto que numa guerra convencional nao ha a menor chance pra nos. E ai é que vão começar a morrer brasileiros com força. Vejam nos numeros do que aconteceu com o Vietna (e olha que eles na epoca tinham duas potencias ao lado com as costas quentes para dar suporte a eles, a Russia e a China) o numero de baixas norte vietnamitas foi absurdo, mesmo lutando em casa num cenario que os favorecia que era a floresta. E na epoca nao haviam drones, cameras com sensores termicos e… Read more »

Andre Amorim Mondelo
Andre Amorim Mondelo
Reply to  Canarinho
4 anos atrás

Canarinho, eu acho que nem chega nesse ponto. E só ver nossa “classe intelectual” os mais esclarecidos de nós, onde boa parte e a favor de internacionalização da Amazônia. Acredite, iriamos entrega-la sem que tiro algum fosse disparado.
Duvido muito que partiríamos para uma guerra assimétrica com alguma potencia, não faz parte da cultura do brasileiro esse tipo de situação.

Sds.

Welder
Welder
Reply to  Andre Amorim Mondelo
4 anos atrás

Cite dois nomes dessa “nossa classe intelectual”, desses “esclarecidos” imagino que são “grandes influenciadores” KKK. Por isso o Brasil tem que mudar a doutrina para ofensiva, tão vindo aqui dentro falando o que quer.

sj1
sj1
Reply to  Zorann
4 anos atrás

Comentário perfeito. Eu apenas acrescentaria que cedo ou tarde os F-5 e AMX tbm serão substituídos pelo Gripen, porém mesmo assim o panorama geral é o que você citou, meios em muito pequena quantidade. É que o Estado brasileiro aposta as fichas da defesa na guerra de guerrilha (inclusive já teve MD que disse isso publicamente), o que é um grande erro, pois esta pode durar décadas e mesmo após expulso o inimigo voltaríamos quase a idade da pedra e teríamos milhares de mortos ! E é isso que eu pergunto – Vale a pena ? Não seria melhor investir… Read more »

Last edited 4 anos atrás by sj1
Zorann
Zorann
Reply to  sj1
4 anos atrás

Eu discordo num aspecto: conflito . nenhum contra o Brasil que temos aí duraria muito tempo. Dificilmente mais de um ano. Ninguém vai cometer suicídio lutando contra um inimigo melhor preparado, que não podemos vencer. As tropas se renderiam, fugiriam, desertariam em massa na primeira oportunidade.

Ninguém quer morrer atoa. E os militares sabem a real situação deles. Não externam, dizem que fazem o melhor, que estão preparados, mas sabem.que não estão.

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
Reply to  Zorann
4 anos atrás

O que provavelmente iria acontecer com o Brasil é o que aconteceu com a Rússia na Guerra Russo japonesa de 1904,onde os russos,apesar de ter um país grande e exército grande levou uma surra do menor,mais bem treinado e equipado exército japonês…

sergio ribamar ferreira
Reply to  Zorann
4 anos atrás

Concordo com o sr. Zorann. Grande abraço

sub urbano
sub urbano
Reply to  Zorann
4 anos atrás

Brasil ia se defender só na base da Infantaria mesmo. Os melhores meios ficariam na reserva. É oq todos os países com recursos escassos fazem. Na Síria as melhores tropas só são usadas nas operações mais importantes depois voltam para o reduto alawita, no litoral, para descansar a mente e o corpo, o mar mediterraneo a frente, as montanhas atrás. Enquanto isso os conscritos fritando no front sendo decaptados pelos terroristas moderados apoiados pelos EUA.

Zorann
Zorann
Reply to  sub urbano
4 anos atrás

E você acha que a infantaria ia aguentar o tranco? Sem cobertura aérea virando alvo fácil para drones? Principalmente sabendo que o grosso dos melhores meios estão na reserva? Não mesmo. Perderíamos muito território, muita gente ia desertar sem o menor problema. E dependendo de como o invasor administre os territórios ocupados, muita gente não vai sentir saudades de como era antes. Ponha-se no lugar de um soldado tendo de defender uma área sem ter os recursos necessários, sabendo que vai morrer em vão. Você iria se alistar para passar por isto? Deixaria seu filho morrer por uma causa dessas?… Read more »

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
Reply to  Zorann
4 anos atrás

Iria ocorrer uma repetição da Guerra Russo japonesa de 1904,no caso do Brasil seria até pior porquê,convenhamos a classe política é bastante desmoralizada,até mais do que os Russos naquela guerra,esta estratégia de ondas humanas funciona ate o dia em que aparece um maxim ( no caso de hoje seriam drones e mísseis de cruzeiro) na frente.

jommado
jommado
Reply to  sub urbano
4 anos atrás

Milicada ia sumir,Grande parte são drogados e homoafetivos…ia ser só nego se rendendo.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Zorann
4 anos atrás

Depois do que vi nos ultimos dias, com um futuro sombrio cada vez mais factivel pra essa nação, fIco imaginando uma potência articulada ou uma coalizão atacando nosso pais. Seria um banho de sangue, uma carnificina de brasileiros que seriam jogados contra um inimigo que os comeriam vivos. Ai tem gente que fala que ”não nos renderiamos e lutariamos ate a morte, levariamos a guerra para um combate de guerrilha estilo Vietna….” Ok, acredito na coragem no brasileiro, mas quem fala isso desconhece o que os americanos fizeram depois que sairam correndo de Saigon, usaram B52 fazendo descer fogo do… Read more »

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
Reply to  Canarinho
4 anos atrás
_RR_
_RR_
4 anos atrás

Boa noite a todos. Primeiramente, fica evidente que manter posições estáticas próximas a linha de frente é mais que perigoso: é quase um suicídio… Definitivamente, movimento é vida… Também fica patente, para a defesa das tropas, de infraestrutura vital ao seu movimento e instalações na linha de frete, a necessidade de um sistema de defesa com maior mobilidade tática, que possa: cada unidade de tiro ( UT ) deve ter capacidade de operar de forma 100% autônoma, além do habitual dispositivo em rede com centrais de comando em controle e radares de vigilância. a UT tem que ser empanturrada de… Read more »

Last edited 4 anos atrás by _RR_
alexandre Ziviani
alexandre Ziviani
Reply to  _RR_
4 anos atrás

Pantsir?

Bardini
Bardini
Reply to  _RR_
4 anos atrás

Sem proteção EW, é só mais um alvo…
.
EW é o futuro.

Heitor
Heitor
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Futuro para nós e presente para muitos países já rsrs

Bardini
Bardini
Reply to  _RR_
4 anos atrás

Os russos empregam EW a nível tático nas últimas décadas, como fator multiplicador de forças. É tão importante para eles, que eles podem criar uma nova força. . EW pode atuar tanto como elemento de ataque quanto elemento defensivo. . EW deve proteger até mesmo a AAAe contra UAVs/loitering munitions que o sistema AAe não consegue interceptar, seja pelo volume do ataque, seja por simplesmente não captar a aeronave (emissão de calor/reflexo radar/tamanho/incapacidade de engajar/afins). . EW pode ser usado para suprimir sistemas de comunicações e controle e empregado em PSYOP, aliado a Cyber. . EW pode ser usado operando… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Boa tarde, Bardini. A capacidade de operar de forma passiva já se constitui, por si só, em uma proteção. Aliás, é a melhor proteção eletrônica que há… Operar em rede, utilizando dos dados emitidos por uma outra plataforma para se obter uma solução de tiro, é também uma tática válida. Um sistema de defesa que opere dessa forma, nunca se constituirá em alvos fáceis… Embora esteja certo em afirmar que EW é sempre complementar ao dispositivo AA, esta capacidade sempre é uma faca de dois gumes, pois a mesma emissão utilizada para interferir, também pode denunciar a posição de quem… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Imagino ser por aqui o caminho EW:
comment image/revision/latest/scale-to-width-down/340?cb=20180208132012&path-prefix=it

Bardini
Bardini
Reply to  _RR_
4 anos atrás

Krasukha, Leer-3, Moskva, Murmansk e outros sistemas são operados dentro das cinco Brigadas EW que a Rússia já tem.
.
EW é feita em vários níveis. A nível companhia, eles tem essa estrutura da imagem.

Alfa BR
Alfa BR
4 anos atrás

Aparentemente trata-se de um assalto da infantaria armênia contra posições azerbaidjanas.

https://twitter.com/ShStepanyan/status/1311318670547746816

Antunes 1980
Antunes 1980
4 anos atrás

A surra armênia é evidente. Mesmo que em um primeiro momento o azerbaijão não avance.
As perdas da armênia logo serão insustentáveis.
Os drones turcos estão mostrando ao mundo uma guerra diferente da convencional.
Que isso sirva de lição para o MD investir pesado em defesa anti aérea e drones capazes de atacar.

sj1
sj1
Reply to  Antunes 1980
4 anos atrás

Estão ainda nas comissões, pra pensar em montar outra comissão pra planejar o plano de adquirir AA de média altitude… Assim como as Tamandaré, comissões e mais comissões …

Luciano
Luciano
Reply to  sj1
4 anos atrás

Regadas a vinho premiado, whisky 12 anos, acompanhados de lagostim, trufas e etc….tomaram gosto pelas benesses da “nossa política”! Já era!

Augusto Mota
Augusto Mota
Reply to  Luciano
4 anos atrás

E viagens internacionais, secretárias, assessores, fazpones, carros, motoristas… Tem dinheiro pra tudo isso, criam estatais inúteis, fazem concurso público para inchar a máquina, que daqui a pouco estão reclamando dos salários, e tome plano de cargos e salários, progressões, incorporações, aumentos acima da inflação, gratificações, jetons, extra-teto…Isso é o Brasil!

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  Antunes 1980
4 anos atrás

https://youtu.be/pU9AeU-gAP8

Contra fatos não há argumentos ☝️

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Antunes 1980
4 anos atrás

Com o palácio do Planalto alinhadinho com o centrão nada vai mudar. O establishment permanece. Que é, quem tem poder rouba e sai impune. Quem tentou mudar isso, grande S. Moro também foi traído como nós. Se ele tiver coragem pra 22 eu apoiarei, mas se eu fosse ele ficava de boa trampando na iniciativa privada. O povo brasileiro tem o que merece. Enqnto o MEC(governo) não colocar aula de como votar consciente na grade das escolas, vai ser mais do mesmo.

gari
gari
4 anos atrás

Muito triste essas imagens, espero que nunca venhamos a passar por isso. Tomariamos uma surra e tanto e continuariam comendo lagostas os (ir)responsáveis.

Luciano
Luciano
Reply to  gari
4 anos atrás

Pois é…e teve um forista que em outra matéria queria ver os vídeos dos soldados despedaçados!

Welington S.
Welington S.
Reply to  gari
4 anos atrás

Uma hora nós vamos, tenha certeza disso aí. As recentes ameaças ao Brasil sobre a internacionalização da Amazônia, não fará com que os europeus e agora Biden desista de vir aqui tomar o que é nosso por que eles sabem que, em comparação armada, eles são os melhores e tem a capacidade de acabar com tudo. Sem contar que nós temos também um outro inimigo chamado Venezuela, não se esqueça disso e, além disso, temos também a Guiana Francesa onde com certeza os franceses viriam da França em peso para a Guiana. Nós temos que nos preparar para o pior… Read more »

Salim
Salim
Reply to  Welington S.
4 anos atrás

Welington, acredito hj maior ameaça e Irá, China e Rússia na Venezuela. Eles estão trazendo guerra para quintal EUA. Se abrirem uma frente na Venezuela teríamos que solicitar ajuda internacional, pois só nos e Venezuela seria guerra demorada. Como consequência trariam tropas para Amazônia Colombiana e Brasileira, daí seria um passo para termos Amazônia comprometida. Temos que dotar FAB de caças ponta, F35 e mais g ripens urgente ( EUA daria aval visto ameaça Venezuela) e EB precisa de mais astros e acelerar míssil de cruzeiro e s40guiados. Com guerra relâmpago com FAB e EB não teríamos necessidade tropas estrangeiras… Read more »

sj1
sj1
Reply to  Salim
4 anos atrás

EUA e EU, esses são os potenciais inimigos a nos invadirem no futuro.

Luciano
Luciano
4 anos atrás

Espero que o EM do EB esteja acompanhando esse conflito com atenção!

Bispo
Bispo
4 anos atrás

Os vídeos deixam claro!.
Tecnologia de guerra atualizada “esmaga” qualquer força bruta.
Infantaria motorizada sem proteção aérea em camadas vira sucata.

ScudB
ScudB
4 anos atrás

Antes de qq analise das perdas armenianas e resultados desse blitzkrieg dos fantoches turcos basta lembrar uma empresa polonesa (Lubawa) e os negócios dela com Armênia.
https://www.lubawa.com.pl/en/144-centrum-prasowe/aktualnosci/2015/1854-lubawa-armenia-wins-a-contract-for-190-thousand-usd
https://www.lubawa.com.pl/en/signature-management-decoys
Boa diversão para todos!

O Chato
O Chato
4 anos atrás

Só gostaria de alertar para o fato de que a maioria dos vídeos e imagens presentes no artigo são oriundos de mídias estatais, logo, é preciso ter cautela sobre sua veracidade, seu local e sua data. Vendo vídeos de origem do Azerbaijão, por exemplo, faz parecer que está sendo uma surra unilateral, o que acredito não ser o caso. Além disso, aponto também para imagens onde tropas no solo parecem ignorar ou dar pouca importância para um VANT sobrevoando quase que diretamente sobre eles, o que não faz sentido em um conflito onde o oponente tem utilizado VANTs o tempo… Read more »

Last edited 4 anos atrás by O Chato
Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  O Chato
4 anos atrás

Nos primeiros dias do conflito ambos estavam divulgando vários e vários vídeos de ataques. A impressão q dava era de equilíbrio. A medida q foi passando a semana diminuiu cada vez mais as divulgacoes por parte da armênia. Agora eu tenho dificuldade de encontrar algo que os armenos fizeram e divulgaram. Ao que parece ou eles estão perdendo feio, ou deixaram de divulgar suas vitórias por algum motivo estratégico desconhecido.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
4 anos atrás

Situação complicada mesmo.

Carlos Campos
Carlos Campos
4 anos atrás

Ta vendo EB compra o ATOBÁ, coloca uns HellFire neles e tá pronto

Santiago
Santiago
4 anos atrás

Essa sequência de vídeos ficou claro uma coisa: Precisamos trabalhar forte na Guerra Eletrônica – EW (Eletronic War). Serviço para o Corpo de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica/Eletrônica das FAAs. Já temos Unidades de Guerra Eletrônica mas precisa aperfeiçoar. Por isso precisamos do radar Saber M200 que é um radar primário/secundário, com um bom alcance. Definir a área a ser defendida no TO. EX: 200Km quadrados. Você interferindo no sinal GPS do UAV (Unmaned Aerial Vehiculo). não sendo operado por frequência de rádio, com a mesma frequência de sinal você consegue paralizá-lo. É igual esses caras que utilizam aqueles Jammer… Read more »

sj1
sj1
4 anos atrás

A pergunta que eu lanço é: poderiam os Super Tucanos serem empregados para interceptar estes drones armados na linha de frente ? Que meios teriam para localizar estes artefatos de baixa performance ? Visual, FLIR etc. Creio que após localizados as metralhadoras .50 seriam suficientes, visto não valer a pena o uso de mísseis.

Bardini
Bardini
Reply to  sj1
4 anos atrás

Poder poderia, se fossem vetorados por um AEW&C como o E99 ou por alguns radares em terra, cobrindo a frente. . CAP com Super Tucano contra UAVs não seria muita “viagem na maionese”. Os UAVs dos Azerbaijão certamente estão voando alto, acima do teto de alcance dos MANPADs. Seriam “presas fáceis” para os ST, se localizados nesse perfil de voo. . A FAB teria de qualquer forma que colocar no ar um AEW&C, para cobrir o espaço aéreo confrontado. Os Gripens/ F-5 estariam no ar fazendo CAP. Não custaria muito colocar alguns Super Tucanos também, em pontos chaves cobrindo a… Read more »

Last edited 4 anos atrás by Bardini
sj1
sj1
Reply to  Bardini
4 anos atrás

Interessante. Eu sempre faço minhas perguntas considerando um possível cenário no Brasil, e como a FAB tem uma grande quantidade de STs isso me veio a mente. E pelo jeito o uso de drones veio pra ficar, não adianta Leopards 2 ou M1 se for pra serem pulverizados como as cenas que estão ocorrendo no Cáucaso.

tony
tony
4 anos atrás

Cara estou vendo a galera falando nos comentários que e necessário um sistema de defesa antiaérea eficiente, mais acho que isso não e nem o caso nesse conflito. Veja a Armênia tem o s300, mais não adianta ter o s300 se ele não consegue me acompanhar no deslocamento como o conflito ta mostrando , (parece as alcateias de submarinos alemães durante a segunda guerra. os combonhos são os blindados e os submarinos são os drones), ao ,meu ver eles precisão de uma defesa antiaérea que os acompanhe no terreno, que se desloque junto com eles, tipo uma divisão blindada que… Read more »

Mensageiro
Mensageiro
4 anos atrás

Caramba o Azerbaijão joga mísseis em soldados Armênios como se fossem terroristas. A guerra é mesmo uma imundice.
Mais alguém ficou com a sensação de que a força aérea do Azerbaijão estar melhor que a FAB?

Vald
Vald
4 anos atrás

Drones, cada vez mais protagonistas de guerras! Daí para uma skynet é um pulo.

Zeca
Zeca
4 anos atrás

A fase de conflito de pequena escala já acabou, agora é guerra em larga escala. Bairros residenciais estão sendo alvo de artilharia, mais uma vez as armas foram apontadas para os civis. Os armênios são mais transparentes, são cadastrando a impressão internacional e permitindo acesso à linha de frente conforme é possível. Os azeris, por sua vez, são bem mais fechados e não permitem câmeras próximas das suas tropas, como era de se esperar.

Oráculo
Oráculo
4 anos atrás

No Twitter tem vários vídeos do lado Armênio da briga.

https://youtu.be/fPw1rq9vdps

sub urbano
sub urbano
4 anos atrás

OFF2: Parece q o ataque foi perpetrado pela LCP: Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia que possui um acampamento na região. Na emboscada foram mortos 2 policiais militares e 7 foram feridos.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
4 anos atrás

Boa noite Senhores camaradas do Forte e da Trilogia!

Vendo a eficiência da tecnologia da informação, para a artilharia neste conflito, resolvi postar a notícia de que o EB finalizou os testes de aceitação do Gênesis da IMBEL.

Esse sistema aliado ao emprego de VANT, será mais que útil para a aquisição e calibração da artilharia.

CM

Luiz Floriano Alves
Reply to  Claudio Moreno
4 anos atrás

Não é a toa que o Trump criou a força Aero espacial. A guerra, hoje, prescinde de blindados e de massa de manobra. O fator chave é o dominio cibernético. Saturar o espectro eletro eletro magnético e combater com VANTs stealth é o caminho da Vitória.