Exército dos EUA vai aposentar centenas de helicópteros Apache AH-64D
O Exército dos EUA deve se livrar dos velhos helicópteros de ataque AH-64D Apache para abrir espaço para novas aeronaves, de acordo com um aviso publicado no site de contratação principal do governo dos EUA esta semana.
O Comando de Contratação do Exército – Redstone Arsenal (ACC-RSA) está procurando empreiteiros para desmontar centenas dos helicópteros restantes da Força na configuração AH-64D.
“O Comando de Contratação do Exército do Governo dos Estados Unidos (USG) – Redstone Arsenal (ACC-RSA) está conduzindo uma pesquisa de mercado para determinar fontes potenciais para a desativação do Apache AH-64D para o Gerente de Projeto do Helicóptero de Ataque Apache (PM AAH) dentro do Escritório Executivo do Programa para a Aviação (PEO AVN)”, diz o aviso. “O USG busca identificar fontes potenciais que possuam conhecimento, capacidades e experiência para atender aos requisitos necessários para desativar o helicóptero de ataque Apache AH-64D, fornecido diretamente ao governo.”
O Apache Project Office está procurando novas parcerias inovadoras com a indústria para fornecer planos, procedimentos, informações de produção e relatórios que tratam da desativação de 3 a 7 aeronaves AH-64D por mês. O escopo de trabalho adicional inclui pequenos reparos para maximizar a reutilização de componentes para a produção do Apache AH-64E.
O edital dá mais detalhes e informa que o período de execução desta obra é de janeiro de 2022 a dezembro de 2027 com a primeira entrega solicitada em junho de 2023 e a última entrega solicitada em março de 2027.
O Apache AH-64 construído pela Boeing é o helicóptero de ataque do U.S. Army. É capaz de destruir alvos blindados, pessoal e materiais em condições obscuras do campo de batalha.
A frota atual da Aviação do Exército contém os modelos AH-64D Longbow Apaches e AH-64E. O Apache é enviado para batalhões de reconhecimento armado e unidades de cavalaria do Exército Ativo e da Guarda Nacional do Exército. A aeronave é projetada para apoiar equipes de combate de brigada em todo o espectro da guerra.
Acho que vai acabar indo para Taiwan boa parte desse material
Rafael Gustavo de Oliveira
“Acho que vai acabar indo para Taiwan boa parte desse material”.
Você leu o texto amigo Rafael?
“O escopo de trabalho adicional inclui pequenos reparos para maximizar a reutilização de componentes para a produção do Apache AH-64E”.
As aeronaves apache modelo D serão desmontadas e todos os seus componentes serão reaproveitados na variante AH-64 Guardian-E
Sim eu li amigo adriano…. Acontece que leitura, interpretação e opinião são coisas bem diferente vc não acha?….acho que isso pode desculpa….mas enfim é só opinião
Boa!
Vdd… opinião bem esdrúxula… mas opinião…
Não tenho bola de cristal, mas prevejo vários comentários kkkl
Quais são as diferenças entre as versões?
Jagd…
Falando de forma bem resumida…
O padrão americano de geração imediatamente anterior, que é o da matéria, é o modelo D ( praticamente todos os A foram convertidos para esse padrão ), com radar Longbow, que é um tipo de ondas milimétricas capaz de, salvo melhor juízo, rastrear mais de 120 alvos e engajar 16 ao mesmo tempo. Usa motores GE T-700 701C.
O E é a evolução atualmente sendo entregue, que incorpora conectividade com drones e novos motores 701C, além de um link 16 de comunicações seguras. Some também a adoção de um rotor aprimorado.
Há diversas variantes específicas para outros operadores, mas creio que a de maior destaque é a britânica, produzida sob licença pela Westland, com motores Rolls Royce.
valeu pela info
Parece que eles querem reaproveitar o máximo de peças,sistemas e estruturas compatíveis com a versão AH-64E para fazer prateleira de reposição e também para versão D remanescente além de usar os recursos economizados com a operação da versão D e logística para a versão E para financiar a compra de mais AH64E,resumindo vão matar o Apache D para comprar o Apache E.
Pode ser que eu me engane, mas serão repostos (se forem) uma quantidade bem menor de helicópteros.
É visível que as Forças Armadas americanas estão cortando efetivos e equipamentos em todos os setores.
O último a levar ‘uma facada’ foi o Corpo de Fuzileiros.
Serão repostos, sim. A versão É será a padrão em serviço. Conversão de D em E e construção de novos E. Pelo menos por muito tempo ainda será a maior frota de helis de ataque do mundo.
Ele coloca o mesmo comentário em vários fóruns e toma a mesma pancada em tudo que é lugar…
Tipo vc minion?
Já pode tirar o ovo da boca…
Se tiver preço, qualidade e oferta,que o Brasil não durma no ponto.
Para quê, para toda vez que for voar precisar de um telefonema para Washington? Passo, melhor o TAI ATAK.
Espero que o brasil entre na fila pedindo alguns.
Essa parceria com os mestres tem que funcionar!
Nessa nossa parceria caracu, a gente só leva no kkkkk. EUA parou de importar aço BR, e o que o gov. brasileiro fez? Deu um presente. Prorrogou a importação de etanol americano sem tarifa prejudicando nossa indústria de álcool.
estão ferrando nossas refinarias e esse asno presidencial está adquirindo combustível americano ao invés de aumentar a produção aqui,bela auto suficiência…
caro; quando dollar está em alta, as usinas implementam a produção do açucar para exportação , o álcool fica reduzido, e aritmética básica. O governo está correto em importar etanol americano, agindo assim ele mantem o etanol competitivo.
Estamos ferrados amigo com esse débil mental que tá presidencia. O cara ta destruindo tudo, e não vêlimites para agradar os EUA. ´Tem que ser parado
Ferrado vc já está disseminando suas bobagens!
Então, em 2022 vota no Molusco que o STF vai liberar, ai quem sabe a gente volta a ter relações com países que nos trarão mais benesses: Cuba, Venezuela, Irã, etc
Aquele porto em Cuba que seria alugado aos americanos manda lembranças.
Concordo plenamente, e o pior que votei nele, mas em 2002, vou dar o troco. Campanha contrária já estou fazendo no facebook.
Espalhador de fake news detetado.
Fake News? Foi divulgado pela própria Casa Branca…
“ Prorrogou a importação de etanol americano sem tarifa prejudicando nossa indústria de álcool.” Sabe o que eu acho? Pouco.Que sirva de lição para essa turminha do agronegocio que são os principais financiadores desse governo entreguista e vendilhão da pátria.Agora a fera que eles ajudaram a criar se voltou contra eles
Pois é. Dois anos de governo e essa “irmandade” nos trouxe o que de bom? Um reconhecimento de parceiro “extra otam”? Na prática, nada. Na prática, não beneficiou as FA’s em nada. Só fez uma covardia, fazendo com que, enquanto todo o restante da sociedade teve uma compreensão e aceitou reformar a previdência, ele foi lá, tirou os militares e ainda fez uma reestruturação da carreira para o oficialato.
Sinceramente, a parceria com os indianos, nesses dois anos de governo, foram muito mais vantajosas do que a com os EUA.
Até quando vocês vão ficar ressuscitando o PT pra validar os argumentos de vocês? Eu, particularmente, sou eleitor do governo atual e mantenho minha crítica.
1) Até o momento, essa tal “irmandade” não nos rendeu nenhuma vantagem relevante. Pelo contrário, acabamos de ver nosso aço ser sobretaxado.
2) Não houve nenhum benefício para as FA’s, salvo um corporativismo e um aumento do já sufocante custeio das forças.
São praticamente dois anos de governo e nenhum benefício dessa relação. Idem quanto à Israel.
Quero ver como vai ficar a posição do governo caso o Trump não ganhe. Se vai chamar de “My brother” o governo democrata, se vai atrás da China ou se vai simplesmente aceitar o isolamento, uma vez que os europeus já não estão muito satisfeitos com o governo brasileiro (saliento, nesse ponto, que discordo das críticas deles quanto ao meio ambiente. Embora seja um defensor dessa pauta, vejo o Brasil fazendo, no mínimo, o seu dever de casa. Enquanto eles fazem muito menos).
Quanto ao nosso agro, realmente devem estar dando pulos de alegria, com mercado nos sendo fechados na Ásia e na Europa. Além do que, o que foi feito de tão relevante quanto ao agro?
Eles estão se virando por sim mesmo, como o apoio da ministra Tereza Cristina, mas sem nenhuma ação que se destaque em relação às que eram feitas pelos governos anteriores? Que linha de crédito “a mais” foi lançada para o Agro? Qual grande plano de desburocratização foi lançado? Qual avanço teve na demarcação de terras indígenas? E eu estar citando essas questões não quer dizer que eu as defenda. Apenas estou lembrando de propostas de campanha.
Por fim, qual mercado novo se abriu por meio das relações internacionais para o agro brasileiro?
Pq o que vemos são maiores restrições europeias, com a desculpa esfarrapada da defesa do meio ambiente, restrição nos países árabes no início do governo, em razão das manifestações pró Israel, e, mais recente, restrições do mercado asiático.
Será que nossos “very Brothers” vão assumir essa demanda?
Pq o que estamos vendo são medidas protetivas do governo americano quanto a sua indústria e seu agro.
E sinceramente, errados não estão. Afinal, “America first”, certo? Só estamos precisando de um governo “Brasil primeiro” ou REALMENTE “Brasil acima de tudo”.
Mas ai, genialmente, renunciamos à nossas prerrogativas de ser membros da OMC em troca da promessa de apoio para entrar na OCDE. E aí, antes que você pergunte o que eu achava do PT, do MDB, do PSDB ou da PQ#, me responda aí, como ficará esse apoio caso os Democratas ganhem?
O interessante, é que quando o PT estava no governo e cobrávamos eles, vinha sempre alguém e dizia, e o PSDB, blablabla, ou seja, o problema é que as pessoas tem politico de estimação, e se esquecem delas mesmas. Politico trabalha para mim, não eu para ele. Bem, era assim que deveria ser.
Acho interessante sim, a aquisição de umas 24 células para o EB (apesar de meu sonho é ver o MI-28 no EB, mas já sabemos da nossa marxismo fobia, então esquece), com modernização local.
Mas o ideal será dotar-mos qualquer helicóptero de ataque que o EB resolva adotar com um pacote de sistemas de armas nacional.
Uma versão aérea da TORC-30 mm (nem sei se ela existe mais, pois os gênios resolveram adotar a importada UT-30), a versão Ar/Solo do MSS ou nacionalizar o Mokapa Sul Africano, foguetes guiados 70mm semelhantes ao LCPK e que a avibras disse dominar a tecnologia etc.
Comprar plataformas sem dominar a tecnologia dos sistemas de armas é uma baita burrice e tremendo tiro no pé.
Creio que o EB poderia negociar umas 30 células dessa versão do Apache, com um bom estoque de peças de reposição. Depois adaptá-los para uso de armamento de produção nacional ou sob licença.
Poderia ser uma boa ideia , resolveria o problema dos helicópteros de ataque e justificaria a parceria militar com o Tio Sam ( assim poderemos ver na prática, se essa parceira é uma via de mão dupla ou não ).
ai vc caiu da cama e acordou. ..kkk
Meu caro, no corpo da matéria há a informação de que esses helicópteros estão sendo desativados e desmontados para ter suas peças e componentes utilizados na versão E do Apache. Inclusive estão contratando empresas para fazer essa desmontagem e revisão dos componentes. Então, essas aeronaves não poderão ser vendidas ou doadas para ninguém. Serão desmontadas para ceder equipamentos para a versão mais moderna. A ideia do US Army é uniformizar a frota com a versão E, mais capaz.
Vai virar tudo peça de reposição para os novos Apaches E.
Uma tremenda maquina de guerra !
Prezados…
Esqueçam Apache…
O helicóptero de ataque que está na mira do EB é o ‘Viper’. Mais barato de adquirir, mais simples de operar e manter… e vai fazer praticamente o mesmo que o AH-64 nestas terras…
E não se esqueçam: antes de um helicóptero de ataque, tem toda a frota de Panther e Esquilo pra esquentar a cabeça…
Nada de apache para o Brasil,acho que o mais adequado seria ou UH-1W/Z ou T-129 Atak…
Sou a favor de helicopteros de ataque no EB,mas também não seria contrário caso viesse militarizados…
Mas eu li que haverá renovacão das aeronaves leves,se não me engano o nome do programa é TH-X e será para as três forças…
Certamente será para suceder os Bell,Airbus esquilo e talvez os panteras.
Acho que uns H-145M poderiam ser empregados na função de reconhecimento armado em apoio às tropas terrestres,como era a função do Bell OH-58 Kiowa.
Boa noite, Adriano.
Não creio que o Phanter possa ser substituído por algum tipo de menor porte.
Para substituição dos helicópteros de transporte médios, certamente haverá um tipo em específico, que talvez seja algo do porte de um H160.
Já para os Esquilos e Bell, apostaria em uma variante do H135 produzido sob licença no País ou, se se pensar em guardar um trocado, do H130…
Se eu não estou enganado atualmente o H130 não faz parte do portfólio militar da Airbus helicópteros.
H-160 RR?! Seria uma boa aquisição caso acontecesse isso,uma aeronave bem dizer recentemente lançada no mercado…
“Já para os Esquilos e Bell, apostaria em uma variante do H135 produzido sob licença no País ou, se se pensar em guardar um trocado, do H130″…
O H-135 é show,mas se for para guardar um trocado,o H-130 não é uma aeronave ruim…
exatamente, um esquilo aqui tem muito mais utilidade que um apache!!
Com certeza. Na verdade, dentro da força de asa rotativa, muita coisa tem mais importância que um apache. Começando pelo Esquilo, passando pelo BlackHawk, terminando por resolver se finaliza as aquisições do caro Caracal.
Para pegar museu é melhor pegar o ATAK, na moral quem é que decide as compras das FAs mesmo, é um sucateiro?
É um bilionário, podre de rico, que não sabe nem onde coloca o dinheiro. Não vê, o quanto dinheiro sobra nas FA’s?? Ta jorrando dinheiro. Você sabe bem como é isso né? Afinal, com toda a fortuna que diz ter, deve saber como é chover dinheiro.
E como escrevi para o cidadão ali embaixo, está mesmo dizendo que o ATAK é sucata? É isso mesmo?
Tanto para o EB quanto para a MB a versão AH-1 W super cobra já seria mais que suficiente (e mais econômicas). Um mix de 18 verde-oliva e 8 cinzas, e fechou.
Mas pelo visto, vamos perder o bonde (novamente)…
Concordo com você. É mais do que suficiente. Tem muita coisa mais importante do que investir em um heli puro ataque. Especialmente no viper, que não é o mais caro, mas tbm não é nada barato.
Amigo _RR_….os esquilos que fazem papel de helicoptero de ataque estão chegando no final de sua vida util….o tempo esta correndo para o e.b….ainda acho que aqueles lotes disponibilizados de supercobra revisados seria a solução com melhor custo x beneficio para o e.b
Todos os Fennec do EB foram modernizados e além de Glass cockpit, receberam novos braços para armamentos e extenderam em ao menos 20 anos a sua vida útil, o exército tem um programa em curso para aquisição de mísseis Atgm para equipar eles ,o último dos 36 fennec’s foi enviado para a modernização tem poucos dias e 28 já foram entregues. Os Panther 5bm estão sendo modernizados
Tem o Battlehawk tambem…..não é um helicoptero 100% de ataque, mas parece ser uma alternativa interessante tambem….
Boa noirte, Rafael.
Justamente por isso falei em “esquentar a cabeça”… Mesmo que ainda se possa extrair uns anos a mais do Esquilo, resta claro que o dito cujo já está no limite do desenvolvimento. É beco sem saída para o EB…
O Battlehawk é simplesmente caro demais, logo ao ponto em que compensaria a adoção de um helicóptero de ataque puro…
Honestamente, penso que o EB deve fazer o feijão com arroz, como sempre fez.
Primeiro, o Caracal já é uma realidade, e determina que não haverá necessidade de se pensar em um transporte médio-pesado. Ele também torna o Blackhawk desnecessário, devendo-se, no meu entender, focar em um substituto único para os HM-2, HM-3 e HM-1, e outro para o Esquilo, garantindo assim um helicóptero de transporte médio capaz e um bom helicóptero de observação e infiltração. Enfim, padronizar ao máximo…
Se bem que qualquer plano de reequipamento tenderá a ir pra geladeira, de modo que o EB vai ter que se virar com o que tem…
Provavelmente vão fazer o possível para aumentar a vida útil dos Esquilo e tirar o que sobrar dos Phanter pelos próximos dez anos, no mínimo…
É a realidade…
Se não querem podem mandar que aceitamos!
As peças serão reaproveitadas. Irão desmontar os D para adquirir a mesma quantidade de E. Não é interesse deles a venda dos aparelhos. Além disso, a manutenção e a operação são caríssimas, longe da nossa realidade.
Ora bolas, estamos fazendo de um helicóptero de ataque de verdade e não um de brinquedo, logo o valor caro justifica-se! É cada uma…
Tem muito Helicóptero de ataque que tbm é “de verdade” e não tem o custo de operação tão caro como o Apache.
Duas dúzias para o Brasil como gesto de amizade verdadeira!
“Amizade verdadeira”,sei… Não há amizade verdadeira mas sim interesses verdadeiros…
Amizade? Sonha aí minion iludido. Os acordos que o australopitecus está fazendo com eles, esta colocando o Brasil em constantes desvantagens. O cara simplesmente está entregando a nossa soberania aos EUA
Nem os brasileiros tem “amizade verdade” com o Brasil. Imagine os americanos ou qualquer outro povo.
“Ain, para o Brasil não serve porque a manutenção e hora de voo são caros demais e blá blá blá…” É por esse tipo de pensamento que nossa Forças Armadas está sucateada! Quem pensa pequeno não chega a lugar algum! Tudo que é bom custa caro! Será que essa pessoa quando vai no açougue ela escolhe o fígado ao invés da alcatra? Ou quando vai comprar um carro escolhe um bem velho caindo aos pedaços ao invés de escolher um novo?
Depende. Tem gente que é pobre e não tem condições nem de ir no açougue.
“Será que essa pessoa quando vai no açougue ela escolhe o fígado ao invés da alcatra? Ou quando vai comprar um carro escolhe um bem velho caindo aos pedaços ao invés de escolher um novo?”
Mas o fato é que para comprar um carro velho ou novo precisa-se de grana,não é só comprar pelo bom FMS e achar que está tudo perfeito e já pode sair para voar…
Tem custo de treinamento para pilotos,para mecânicos,tem que montar ou ampliar instalações para receber os helicópteros e suas peças sobressalentes.
não é pensamento pequeno,não é vira-latice…
Comprar para ficarem expostos e guardados como joias caras que só sairão em dia de comemoração cívico-patriótica não terá utilidade alguma,melhor comprar militarizados.
como você é limitado. A sua analogia seria seria mais adequada se fosse “será que o pedinte, que ganha um trocado, vai ao açougue e compra o que der para si e para sua família ou será que ele espera os trocados dos dias seguintes para comprar a alcatra?”.
Já ouviu falar de responsabilidade fiscal? De necessidade de prévio empenho para se formalizar uma despesa? De necessidade de Dotação Orçamentária demonstrando que há recursos para fazer frente a uma despesa? Pois é. Vá atrás de saber o que é e as punições a quem não respeita isso. O gestor público tem que se virar com o que tem. Se o rico Estado brasileiro optou por comprometer a maior parte de seus recursos de defesa em custeio, não sobrando quase nada para investimento, o gestor precisa pensar em custo de operação e de manutenção, além do custo na da aquisição, sendo que tudo isso deve estar devidamente formalizado em processos administrativos.
Não tem mágica. Os recursos são limitadíssimos no que tange à investimentos nas FA’s.
Então, as FA’s não estão sucateadas por um eventual pensamento medíocre dos gestores de seus quadros. Estão sucateadas pelo pensamento medíocre de quem preferiu entupir os quartéis de pessoas, de quem preferiu encher o patrimônio das forças de imóveis funcionais, de quem prefere ter despesas com coisas supérfluas, desnecessárias e, as vezes, imorais etc. Também daqueles responsáveis por definir diretrizes e normas, inclusive financeiras e orçamentárias, para a atuação das FA’s (legislativo), bem como daqueles responsáveis por executar as ações nas FA’s (executivo), que, no geral, refletem o pensamento medíocre da sociedade brasileira, que relega investimentos na área de defesa como algo de baixíssima importância.
Bem eu quando vou no açougue, eu vejo quanto tenho na carteira e compro o que dá, graças a Deus eu posso comprar um coxão duro, detesto fígado!
Já o carro eu queria ter uma MB, mas no momento, só consigo andar de Ecosporte, mas mesmo assim, graças a Deus.
Então, o problema não é viralatice ou pensar pequeno, é olhar para a realidade a curto e médio prazo e ver que eu, agora, só consigo comer coxão duro, e ter dinheiro para comer toda a semana, ao invés de comer alcatra só uma vez por mês, se der!
Se eles consideram o Apache AH64D “Velho”, imagino o que será novo, a EB está a anos luz da USAF e US Army, temos de fazer um FX ou HX para Helicópteros de Ataque com urgência , e ir imediatamente para o T-129 Turco ou AW-249 da Leonardo, nada de querer velharias (EC665 Tiger + Mi-35M2 Hind + Mi-28N Havoc + AW129 Mangusta + Bell AH-1 Cobra + Bell AH-1Z Viper + Ka-50 Kamov + Denel Rooivalk + CAIC WZ-10 + HAL LCH) , vamos partir para projectos modernos.
Dizer que o CAIC WZ-10, MI-28 é uma velharia é no mínimo não saber nada de helicopteros..
A aeronave tem um motor moderno,o WZ-9 que desenvolvem 1.350 cavalos de potência cada, com base em um projeto civil Pratt & Whitney Canada (PT6C-67C) encontrado em outros helicópteros chineses.
A Pratt & Whitney Canada é forneceu aos chineses o software disponível para converter os motores civis em sistemas de nível militar.
fornecendo uma velocidade máxima de mais de 300 kmh e um alcance de serviço de mais de 800 quilômetros.
Os motores WZ-9 são totalmente montados na China, sem dependência de assistência estrangeira. A transmissão foi concluída com a ajuda da empresa ítalo-britânica da AgustaWestland.
Mas chega de velharia ,o T-129 Turco,aw-129 ou AW-249 da Leonardo,certamente seriam os mais adequados.
Pq “com urgência”?
O FX tinha o objetivo de substituir aviões velhos. O FX2 passou a ter o objetivo de substituir aviões velhíssimos, que, a cada dia que passa, colocam mais a vida de seus pilotos em risco.
Pq Helicóptero de ataque teria essa mesma urgência?
Urgente, no Exército, é pensar em atualizar o seu quadro funcional, diminuindo a despesa. É pensar em diminuir seu patrimônio, vendendo imóveis que não agregam em nada na atividade fim da força. É continuar a implantação do SISFRON. É adquirir um sistema de defesa anti aérea de média altura. É atualizar sua artilharia. É dar continuidade a seus projetos, como o Astros, Guarani e LMV. É pensar na substituição de outros helicópteros da força de asa rotativa.
Enfim, tem milhões de coisas mais importantes que um helicóptero de puro ataque, inclusive, a substituição dos Leopards.
Cara você ta chamando projetos como o Viper, KA 50, AW 129, Mi 35 e 28 de velharias. Teve até a ousadia de chamar o caríssimo Tiger de Velharia. Fale dos projetos, de suas falhas e deficiências. Mas velharia? kkkkkkkkkkkkkkk
você ta achando que vive na Suíça, meu caro? Qualquer um deles colocaria medo em qualquer coluna de blindados, das poucos que se tem, da América do Sul. Qualquer um desses Helicópteros seria uma salto extremo de qualidade no EB. Até pq pra quem não tem NADA, ter algo, já é um salto de qualidade. Portanto, sintonize de novo com a terra e o país que você vive.
Sobre o AH-64 para o Brasil:
“O CAVEX não analisará a aeronave Apache. Ela não foi disponibilizada pelo governo americano para o Exército do Brasil e, mesmo que fosse, por seus altos custos de aquisição e de manutenção, estaria fora da realidade orçamentária da Força Terrestre brasileira”.
[ 23 de fevereiro de 2015]
Há não ser que a situação orçamentária não mude,essa é o posicionamento da aviação do EB…
https://www.forte.jor.br/2015/02/23/exercito-brasileiro-ja-organizou-os-testes-para-o-airbus-tiger/
Acho que o mais realista para o EB,seria uns desses aqui…
https://www.forte.jor.br/2019/04/19/helibras-apresenta-o-helicoptero-h145m-ao-comando-de-aviacao-do-exercito/
Adriano, acho muito provável que o H-145M venha para as forças armadas brasileiras em substituição principalmente ao esquilo mas também aos uh-1 huey, mas em funções utilitárias. Isso não impede, entretanto, seu uso em versões armadas, eventualmente.
Sim,provavelmente…Apesar de que nós já recebemos aeronaves novas H-135 que foram para a MB,que acredito que também poderiam ser armadas como o H-145 implementando o kit H-force…
pelo menos uma meia duzia desses para o porta helicópteros seria bom!
O Brasil, precisa de helicópteros tipo (apache), para atuar na vigilância da amazônia.
É neste momento que o Exercito Brasileiro deveria fazer uma proposta de compra ao Exercito Americano, compra de oportunidade.
Eu gostaria muito de ver estas belezinhas voando no EB,bem que o Brasil poderia aproveitar agora que eles estão sendo aposentados sendo tirados fora de serviço nos EUA e através do FMS adquirir alguns para o EB,FAB e para a MB