Exame de Valor Balístico da munição 155 mm do obuseiro M109 A5+BR
Rosário do Sul (RS) – De 13 a 15 de julho, o Comando da Artilharia Divisionária da 3ª DE coordenou a realização do Exame de Valor Balístico (EVB) da munição 155 mm, do blindado M109 A5+BR, no Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã).
Na oportunidade, os exercícios de tiro real foram aproveitados para a continuação do processo de integração do Sistema Gênesis com os novos obuseiros, além de contribuir para o adestramento das guarnições das peças.
A atividade interdisciplinar técnico-operacional obteve sucesso, com a participação do Comando de Operações Terrestres, Comando de Artilharia do Exército, 3º Grupamento Logístico, 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, Bateria de Comando da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, 3ª Companhia de Comunicações Blindada, Centro de Avaliações do Exército e Indústria de Material Bélico do Brasil.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Foi um ótimo investimento
Com certeza. o problema é o local, no sul do país não há local adequado para disparos de longo alcance, esses abuses devem ser transferidos para o centro -oeste para atingir seu potencial e facilitar deslocamento.
quem disse que não há local adequado?
Já ouviu falar no bioma Pampa? Já viajou pelos vastos campos de cultivo do RS, SC e especialmente o Paraná?
Sem querer ser bairrista, o RS, sozinho, tem área de 281.748 km². Santa Catarina e Paraná, somados, tem 294.661 km². A metade Sul do RS, que compreende o pampa e a campanha tem vastidões de campos e planícies.
Moro em Bage/RS, bem no meio da campanha gaucha, posso afirmar que aqui o que nao falta é campo plano ate perder de vista!
Sim, conheço toda essa região. Já fui muitas vezes a Bagé. Sou de Santa Maria.
Bueno, “temo” em casa então.
Isso aí, índio véio!
30 tiros :10 com munições iluminativas (M1124) e 20 – com HE (M795).
Os carregadores nem começaram a suar…
Neste caso certamente procurou-se certificar a munição, mas entendo que poderiam ser utilizados tres obuseiros para verificar eventuais influencias específicas do canhão propriamente dito. Aliás, certamente diferenças existem, por isso que averigua-las também justificaria um ensaio mais amplo. Mas sem dúvida foi um teste muito válido. Parabéns!!! Que se mantenham em forma e preparados!
Este sim é o obus mais moderno na AL atualmente.
e os poderosos 2S19-Msta de Maduro? São mais modernos e novos de fábrica.
Não creio que possuam a eletrônica destes M-109 A5 BR+ que são próximos ao M-109 A6 Palladin.
Amigo Tomcat4,2!
Infelizmente o Msta-S dos venezuelanos é bem mais avançado (incluindo a aparte da eletrônica) se comparar com qq(!) versão de M109. Possui sistema de controle de tiro automatizada “Sucesso-S” incluindo correção de elevação e recuperação de mira automáticas. Com isso permita execução das instruções avançadas como ToT , leque , evasão e contra-ataque em modos automático ou semi-automático. Na sua melhor performance uma bateria (8 Msta-S) cospe 3 toneladas de chumbo grosso em 1 minuto. Somente perde para Coalizão-SV e PzH..
Obviamente isso sem entrar nos detalhes tipo “quem opera” ou se tem bastante papel higiênico :).
Um grande abraço!
Valeu ScudB, que máquina hein, então ficamos com o segundo lugar.rs
” integração do Sistema Gênesis com os novos obuseiros, além de contribuir para o adestramento das guarnições das peças”.
Interessante essa informação.
Então o Sistema de artilharia Gênesis desenvolvido entre Inbel e Avibras já está pronto?
Porquê não se sabe nada sobre esse sistema?
No que se baseia esse sistema de artilharia? (C3, cálculo de tiro etc etc).
Ps: a pesquisa e desenvolvimento de uma munição guiada nacional para esse obuse aumentaria e muito as capacidades do mesmo.
Poderiam utilizar as mesmas tecnologias do SS40G e SMKB.
O sistema Genesis já vem sendo testado desde um exércicio da AMAN que teve alguns anos atrás. Tem até matéria sobre aqui no forte.
Muitos não tem noção do que é o Centro de Instrução Barão de São Borja (Saicã). É maior do que muitos municípios. Tem todo o tipo de terreno, desde lagos e pântanos até cerros de pedras. Campos de areias movediças e espaço para tiro de tubo em qualquer calibre. Por fim, uma reserva natural das melhores.
A área total do CIBSB é de 50083 hectares.
Obrigado pela resposta Matheus.
Tem o link da matéria?
Quais são os meios da 3ª Companhia de Comunicações Blindada?
Olá Colegas. Como ocorre a detonação do explosivo dentro do canhão para lançar a granada? E o que a granada detonar quando atinge o alvo?
Não sei todos, alguns podem ser percussão e alguns são ignição eletrica.
Veja estes chineses treinando o disparo de munição sem o canhão!!!
A detonação do propulsor do projetil é eletrica.
Devem usar esta doutrina para emboscadas onde ja se saiba de antemão a passagem obrigatória do alvo.
https://youtu.be/Mumt5M0gusE
Não sei se esta munição que usaram ai seria de obus ou canhão sem recuo
Se trata de foguete type 63-2 de 107mm.
Amigo Camargoer!
No caso do M109 – um primer M82 (dispositivo de ignição) parafusado e acionado por aquela cordinha ridícula.
Ja o acionamento da espoleta de projétil pode ser feito por meio de temporizador (que o carregador ajusta conforme os dados balísticos iniciais matematicamente calculados e elevação do ponto de detonação para efeito de cobertura) , sensor de aproximação ou espoleta de contato que pode ser ajustada com manipulações bem simples para ter acionamento imediato ou com atraso (tipo 0.01s ou 0.1s) para projétil penetrar o alvo ou camada de terra para efeito maior . Um caso particular seria um ajuste da espoleta de projétil de fragmentação (chamamos de “ultima esperança”) quando obus com tiro direto tenta se defender contra infantaria infiltrada bem nas proximidades da posição da bateria. Neste caso a espoleta esta sendo acionada praticamente algumas dezenas de metros após sair do cano (e destravar o ultimo mecanismo de segurança de acionamento acidental. Coisa surreal. Milhares de estilhaços (na forma de prego sem cabeça) faz um infante (atingido) parecer um porco espinho..
Um grande abraço!
Agora se acabaram as munições hahahahah