Arquus lança o Fortress Mk2
Esta terceira semana da Arquus e-xpo é uma oportunidade para a Arquus apresentar a mais recente adição à sua gama de veículos táticos: o Fortress Mk2.
Projetado para responder à intensificação das ameaças encontradas no campo de batalha, o Fortress Mk2 combina a mobilidade muito alta do Fortress e novos recursos em termos de proteção e poder de fogo. Mais agressivo e ainda mais protegido, o Fortress Mk2 é um veículo moderno e de alto desempenho, muito bem adaptado aos compromissos operacionais atuais e futuros. Combina mobilidade, poder de fogo e proteção em um único veículo multiuso, desenvolvido para atender às demandas dos clientes e parceiros da Arquus.
Projetado para transportar um grupo de combate de 11 soldados por todos os terrenos, o Fortress Mk2 combina proteção ideal contra todas as ameaças balísticas e minas encontradas no campo de batalha e capacidades de mobilidade off-road sem precedentes, graças às suspensões independentes e ao motor muito potente.
Para enfrentar melhor a evolução das ameaças no campo de batalha, o Fortress Mk2 é projetado de forma nativa com níveis muito altos de proteção, tanto contra ameaças balísticas quanto contra minas e IEDs, graças a uma inovadora arquitetura da parte inferior do corpo. Essa nova proteção, particularmente coerente e equilibrada, faz do Fortress Mk2 um dos Armored Personnel Carriers 4×4 (APC) mais protegidos do mercado.
Este aumento na proteção foi alcançado sem aumento de massa, graças ao uso das mais recentes tecnologias Arquus em termos de armadura e arquitetura corporal. Esta grande evolução foi, portanto, concluída, mantendo a mobilidade excepcional do Fortress. Desde a sua apresentação em 2014, o Fortress sempre foi muito popular devido às suas excelentes capacidades off-road, e logo foi adotado por uma unidade das Forças Especiais da Europa.
O Fortress Mk2 é um veículo à vontade em todas as circunstâncias, fora de estrada e para atravessar obstáculos, graças às suspensões independentes e ao chassi comprovado, resultado de décadas de experiência operacional. O Fortress Mk2 mantém o motor de 6 cilindros e 340 cavalos de potência, que fornece uma relação potência/peso de 23 cavalos por tonelada, uma velocidade máxima de 120 km/h e um alcance de 1.200 quilômetros.
Graças à sua mobilidade e poder de fogo, o Fortress Mk2 pode transportar e acompanhar a infantaria no campo de batalha, fornecendo suporte operacional ao fogo.
Sua excepcional mobilidade e configuração interna permitem o transporte seguro de um grupo de combate completo e seus equipamentos, em todos os terrenos e com um alto nível de conforto, garantindo que eles estejam bem descansados tanto física quanto mentalmente antes da ação.
O Fortress Mk2 foi especialmente projetado para transportar a linha Hornus de Estações de Armas com Controle Remoto (RCWS) da Arquus. Como parte do programa Scorpion, a Arquus criou uma nova linha francesa de RCWS que acomoda uma ampla gama de armamentos, de 5,56 mm a 12,7 mm, incluindo 7,62 mm e HK40. Equipamento comum para todos os novos veículos de combate do programa Scorpion, esses sistemas equiparão os novos veículos de combate do Exército Francês. O Fortress Mk2 é equipado de forma nativa com a suíte vetronics Battlenet da Arquus, projetada para operar com as torres Hornet e apresentando o Blue Force Tracking (BFT).
Além do Hornet RCWS, o Fortress Mk2 pode acomodar uma grande variedade de armas e sistemas, como circulares manuais protegidas de 7,62 mm, 12,7 mm ou 14,5 mm, lançadores de granadas ou detectores acústicos e a laser.
Esses desenvolvimentos tornam o Fortress Mk2 um veículo ágil, bem protegido e bem armado, capaz de atacar em todos os terrenos e condições. De acordo com todos os veículos anteriormente da ACMAT, o Fortress Mk2 é rústico, durável, confiável e modular, o que simplifica e reduz as necessidades de manutenção. Personalizável, pode ser configurado no volante à direita ou à esquerda.
Para todos os veículos de sua gama, a Arquus apresenta uma oferta de serviço completa e inovadora, garantindo um tempo de atividade ideal em todos os teatros de operação. Graças à sua plataforma logística em Garchizy e sua rede internacional, a Arquus pode garantir a disponibilidade de peças de reposição em qualquer lugar do mundo em um prazo muito curto.
FONTE: Arquus
11 soldados ai dentro devem ficar apertado hein.
Mas você não sabe nem o tamanho do veiculo. Foto é foto, dimensões é outra coisa kkkkk
Isso mesmo, imagens enganam para o bem e para o mal. Para saber as reais dimensões do veículo só vendo-o ao vivo ou tendo um olhar técnico de perito em imagens.
Realmente, pelas fotos não dá para dizer se 11 soldados ficam apertados ou não dentro dele. Para isso é necessário saber das dimensões, e o texto não fala das dimensões internas do bicho.
Nem no site da Arquus ,no portfólio do Fortress Mk2, se fala em quantos soldados ou policiais ele transporta e outra, tem um enorme “DEVEM” na frase o que indica uma suposição devido ,exatamente, a falta de conhecimento para afirmar muchacho.
Um carro desse para 11 soldados não faz a mesma função de um 6×6 ou um 8×8?
Não creio que se sobressaia sobre um 6×6 não viu.
Mesmo sendo dos 4×4 blindados, admito que dentro de um conflito, eles só chegam após a cavalaria pesada: IFVS e APCS amaciarem o terreno, ou seja terem diminuído o nível de ameaças para as tropas permitindo a patrulha por esses caros, mas antes disso, me corrijam se tiver enganado, nem pensar.
Esse é o futuro da Infantaria Motorizada. Os australianos mobiliaram seus batalhões leves com o PMV Bushmaster:
espaçoso
Um brutamonte.
A dianteira desse carro lembra a frente dos capacetes das tropas imperiais de Guerra nas Estrelas, não?
Cumpre exatamente a mesma função do Guarani.
Procurei e não encontrei a informação, me parece que essa viatura nao é anfíbia….logo esta bem abaixo da categoria do Guarani em mobilidade
Ambos são APC sobre rodas capazes de transportar 01 GC no campo de batalha. Normalmente, esses veículos possuem proteção blindada contra disparos de armas leves e transportam armamento orgânico de até 20mm. Os APC modernos possuem boa proteção contra minas e IEDs e transportam RCWS.
Exemplos de APC
Sobre lagartas – M113
4×4 – VAB e Condor
6×6 – Urutu e Guarani
8×8 – Piranha III
Todos sabemos o que é um apc aqui meu caro…quando vc diz que cumpre a mesma função do guarani…você exagerou… imagine depender da engenharia para cada curso d´ água como obstaculo em sua patrulha…sem falar na tração totalmente diferentes…comparações são para viaturas semelhantes….estais trocando alhos com bugalhos
A função do APC é transportar um GC com proteção no campo de batalha. Se tem capacidade anfíbia ou não é outra história. Quem está trocando alhos com bugalhos é você.
Nem todos os 6×6 ou 8×8 são anfíbios.
Ao meu ver (posso estar errado) a grande vantagem do 6X6 é sua mobilidade em terrenos muito irregulares e lamacentos, já que com a evolução da blindagem essa mesma ficou mais leve e um 4X4 moderno consegue ter a mesma proteção blindada da grande maioria dos 6×6 ou mesmo de alguns 8×8. cabe aqui dizer que a diferença pode ficar a favor de um 6X6 poder levar uma torre com canhão de 30mm. então no contesto atual me parece que um 4X4 semelhante em capacidade como um 6X6 pode atua em até pouco mais de 70% dos TO (teatros de operações). Em outras palavras é importante ter um 6X6 mas não como a 20 anos a trás era. Hoje me parece fazer mais sentido possuir mais desses grandes 4X4 que 6X6. Diga-se de passagem que não temos nenhum 4×4 desse nível e nem previsão de compra, só o menores como o Lince que temos 13 e são de outra categoria.
como disse alfa br alí acima, “esse é o futuro da infantaria motorizada”….mecanizada não
Interessante como esse Arquus de perfil lembra o Gladiador-I.
Acho que o Gladiador-I foi outra oportunidade perdida pelo EB.
Mas segue o barco!
Amigos um Guarani em tese também leva 11 soldados, não sei qual o custo de um veículo como esse, mas qual seria a vantagem dele?
Exatamente amigo você disse a palavra certa “leva”, mas leva até onde? até a margem do rio? até atolar na lama?…o amigo rdx aí com certeza, não entende como é passar em uma estrada de barro em época de chuvas aqui no Brasil (não é cascalho não, é barro)…acho que nunca teve a oportunidade de desatolar um 5t do e.b, quanto mais pesada mais atola e com menos tração piorou…não vejo vantagem alguma em veiculo 4×4 para levar GC em combate para nós…o 6×6 do Guarani eu já acho que foi pouco, por mim caberia até um 8×8…o fato de ambas serem APC não as tornam comparáveis…são viaturas que se complementam…
Concordo com seu comentário até a parte que diz que o Guarani foi “pouco”, se o Urutu e Cascavél serviram (e ainda servem) muito bem por décadas sendo 6×6 porque o Guarani ,muito mais moderno e configurável, não serviria, nosso solo e nossos lamaçais continuam os mesmos.
Tem muitas potências com projetos novos baseados em 6×6(olha a França ).
Nem só de 8×8 viverão os exércitos!!!rs
Uma pergunta… É britânico?! Porque é feio que dói…. Rsrsrsrs
Francês… e concordo, muito feio!