Após mortes de soldados, China diz à Índia para não ‘complicar a situação atravessando a fronteira’
Nova Délhi — A China “fez representações solenes” à Índia e instou Nova Délhi a não “complicar” a situação ao longo da Linha de Controle Real (ALC) “atravessando a fronteira ou adotando qualquer ação unilateral”, disse Pequim.
A declaração da China veio depois que o Exército confirmou a morte de três soldados indianos em um “confronto violento” com tropas chinesas na noite de segunda-feira em meio ao processo de “desescalada”. Não houve comentários oficiais imediatos do Ministério das Relações Exteriores, mesmo quando o ministro das Relações Exteriores S. Jaishankar, o ministro da Defesa Rajnath Singh e o chefe da equipe de defesa Bipin Rawat e os três chefes de serviço realizaram uma reunião de emergência para desescalar a situação e difundir as tensões crescentes.
Os três soldados indianos mortos em confrontos incluíam o comandante da unidade destacada no vale do rio Galwan. O Exército disse que houve baixas “de ambos os lados”.
“As tropas indianas na segunda-feira violaram seriamente o consenso dos dois lados, cruzando ilegalmente a fronteira duas vezes e realizando ataques provocativos contra soldados chineses, resultando em sérios confrontos físicos”, disse o ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi ao Global Times.
O diário em inglês, apoiado pelo governo chinês, informou que Pequim “fez representações solenes com o lado indiano e pediu que restringisse estritamente suas tropas da linha de frente de cruzar a fronteira ou tomar qualquer ação unilateral que possa complicar a situação na fronteira”.
Em sua declaração, Wang disse: “A China e a Índia concordaram em resolver as questões bilaterais através do diálogo para facilitar a situação na fronteira e manter a paz e a tranquilidade nas áreas fronteiriças”.
Mais tarde, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse que não tinha informações sobre o “confronto violento” que levou à morte dos três soldados indianos. Ele, no entanto, disse que dois soldados indianos entraram ilegalmente no território chinês duas vezes em 15 de junho, em uma “grave violação” do consenso alcançado anteriormente entre os dois países.
“Eles provocaram e atacaram o lado chinês, levando a uma luta física severa. A China fez protestos e representações ao lado indiano ”, disse Zhao. “A China exige que o lado indiano restrinja os soldados da linha de frente e evite movimentos unilaterais que complicarão a situação na fronteira.”
O que aconteceu antes
No início do dia, o ThePrint relatou como os dois lados estão trabalhando ativamente para reduzir as temperaturas, mesmo quando o impasse na fronteira continua no leste de Ladakh.
Acredita-se que Nova Délhi e Pequim tenham estabelecido contato “regular” entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério das Relações Exteriores da China por meio de canais diplomáticos, segundo a reportagem.
Índia, Rússia e China estão programadas para manter um diálogo trilateral em 23 de junho. Isso deveria acontecer em março.
FONTE: The Print
Imaginar que há algum tempo atrás, eram sempre os EUA a intermediar questões diplomáticas como essa. Vendo a Rússia ocupando esse papel mostra como o mundo geopolítico mudou.
Nesse caso acho que a Rússia tem muito mais relações com ambos. Sem contar que ninguém deseja uma briga entre dois países com armas nucleares na sua vizinhança. Já faz anos que ocorrem problemas naquela fronteira.
A Rússia vendo armas pra ambos. Ela tem mts interesses em jogo.
A China já reduziu a aquisição de armamento russo quase que por completo. Hoje são mais um concorrente do que clientes.
A China não cria nada, apenas copia , ela ainda precisa dos russos para ter acesso aos originais , senão não teria o exército que tem hoje.
“Augusto”, é a chamada pirataria reversa xing ling!!!
Augusto, é o único país do mundo que, depois dos EUA, colocou em operação um avião stealth, e tem mais 2 a caminho. A antiga potência russa ainda patina para lançar o seu primeiro, e os europeus não têm nem protótipos…
Acho melhor se informar direito. A China como a India, tem reservas de mercado para manter relação com paises estrangeiros. Exemplo: separar no mimimo 1 bilhão de dolares em compra de armas para Russia, EUA e Europa. Más quanto vale um bilhão de dolares na econômia Russa, Europeia e Americana?
Com certeza o interesse de manter aquela região em paz não está nos planos do titio Sam que vende armamentos para,se não me engano, dois dos três países que controlam áreas neste setor . Pro tio Putinsk ter briga entre dois grandes players atômicos bem ao lado de casa não é nada interessante.
Não apenas para a Rússia, mas para toda a Ásia.
Os principais fornecedores de armamentos para a região são a china e a Russia.
Caro Vinicius,
Os EUA ofereceram intermediacao mas foi de pronto rejeitada pela China.
então o mundo mudou mesmo
Mudando só para a pior kkkk
Acho que não. É apenas uma rusga local. Achei a postura interessante da India. Sempre é bom mostrar para a China que ela possui uma série de frentes para “combater”.
Os três países fazem parte dos BRICS.
Oque não quer dizer nada… Brics não é nenhum tipo de aliança…
Mundo multipolar…
Dê uma olha na origem do aparato militar indiano e chinês e verás que a Rússia desde muitos anos tem boas relação com os dois; no campo militar inclusive é mais próximo deles que os EUA
https://www.rt.com/news/492047-twenty-indian-soldiers-killed-china/
Ao menos 20 soldados indianos morreram nessa escaramuça . O lado chinês ainda não divulgou suas baixas.
No Tymes of India diz que ao menos 43 chineses ou tiveram ferimentos graves ou morreram e que há relatos do aumento de atividade de helicópteros chineses para transporte de vítimas na região.
Será que terá uma guerra entre China e Índia ?
Os turcos derrubaram um mig31 russo matando os dois pilotos e algun tempo depois compraram o sistema S300. É a tal da geopolítica.
Tu errou tanto nesse comentario que eu não sei direito por onde começar… os Turcos compraram o S-400 e o avião abatido foi um Su-24
Segundo a internet, era a Índia que tinha o melhor exército de montanhas até semana passada
Mas sengundo a China, foi a Índia quem cruzou a fronteira, ou seja, que invade fica mais exposto.
Prezado, o que a China diz não se escreve, basta ver tudo que ela falou sobre a não militarização do mar do sul da China, aconteceu tudo ao contrário, chinês não tem palavra.
Os americanos podem ser uma praga desprezível… mas os chineses são piores.
Americano praga desprezível?
Cheiro de comuna na área.
Sim, eles são uma praga desprezivel. Me chama de comuna aí
Se tu é comuna eu não sei…..mas, que tem um problema com mulheres, isso tem……
O mundo vai se arrepender muito em permitir a expansão chinesa. Quando a coisa ficar feia, vão correndo chamar o tio San novamente….o resto é ideologia juvenil
Tio Sam está cheio de problemas internos, acho muito mais provavel uma segunda guerra civil nos EUA, do que alguma retaliação contra a China.
São exatamente iguais com relação aos interesses mas executam de forma diferente
mais recentemente no caso do porta aviões comprado por uma “empresa” para transforma-lo em hotel.
Chinese are in indian territory
They attacked first
Nostra, participe no idioma do site mané. Quer escrever em inglês, vá para um site de discussões neste idioma. Se acaso você é brasileiro, então vai o recado:”deixe de ser paga pau de gringo mané”.
CM
Ele é indiano. da um tempo claudio, ele sempre fala com todo mundo numa boa e deve ser mais facil pra ele traduzir do Indu para o Ingles. que é uma lingua com um entendimento mais facil e é mais simples, visto como o portugues é mais complicado que o ingles e com muito mais regras, corre o risco de na tradução do Indu para o portugues acabar se passando a ideia errada.
(até onde eu sei, ele é indiano)
Aparentemente, ele é indiano.
Hence why inspite of being surrounded by large Chinese numbers and attacked by suprise none of the Indian soldiers retreated, they fought hand to hand from dusk to midnight. Indian were in smaller numbers , they went there for talks unarmed as previously agreed by the Chinese side only to be attacked by large no of Chinese.
Interessante sua narrativa.
Só reforça que não se deve confiar nos chineses.
Nostra, participe no idioma do site mané. Quer escrever em inglês, vá para um site de discussões neste idioma. Se acaso você é brasileiro, então vai o recado:”deixe de ser paga pau de gringo mané”.
CM
Não garoteia. Nostra é indiano, e traz muitas boas informações.
Que xenofobia vergonhosa…
Não seja mau educado! Que coisa feia!
Cláudio…. Suck a di### e deixe o homem falar a língua que quiser.
Talvez não tenha conhecimento do tradutor no pc.
É mais complicado traduzir este seu portugês para o inglês do que entender o inglês do Nostra. Tente aprender inglês, vai te fazer muito bem, mas principalmente tente apreder bons modos.
melhor comentário até agora
Provavelmente teve muitas mortes do lado chinês mas a China não vai divulgar.
E provavelmente é a China que esta fazendo provocações
eu realmente não vejo o porque da china fazer provocação com a índia.não é interessante pra ela ter briga bem na frente de casa.
Li que a China anexou 60 km² de território indiano, o que talvez leve a uma guerra mundial
Passa a fonte para podermos ir a fundo.
https://www.telegraph.co.uk/news/2020/06/12/china-annexes-60-square-km-india-ladakh-simmering-tensions-erupt/
China hides casualties , since it is a security state.
They only revealed their casualties in 1962 war in 1994
Nostra, participe no idioma do site mané. Quer escrever em inglês, vá para um site de discussões neste idioma. Se acaso você é brasileiro, então vai o recado:”deixe de ser paga pau de gringo mané”.
CM
O Nostra é indiano, jornalista de defesa se não me engano. Ele sempre faz postagens técnicas de alta qualidade. É uma honra que ele participe aqui, todos nós somos beneficiados.
Ele sempre posta conteúdos muito relevantes e agrega bastante às discussões. A colaboração dele é sempre bem-vinda, e o idioma não é barreira nenhuma.
pra que ofender o amigo ? já te foi explicado ..quem tá fazendo papel de mané não é ele….
A situação ta tão ruim que se a humanidade chegar a 1/01/21, será uma conquista e tanto.
Chegar vai chegar, a quantidade de humanos que haverá nesta data é que não dá pra saber.
O que eu posso recomentar é levar a vida igual alcoólicos anônimos… Cada dia é uma vitória!
Abraços.
Bora” bebemorar”!
CM
olha, tomcat, é tanta noticia ruim que não duvido nao. Talvez seja nossas ultimas postagens aqui ahahaha
Acredito que devido às dificuldades econômicas a guerra deverá ocorrer em 2023.
A coisa lá não está legal não e o cabeça da Onu ,o Guterres já está pedindo moderação e ao que parece os dois lados teem se empenhado em desescalar a tensão na região, tomara que consigam pois já há conflitos, guerras e matança demais neste mundo e uma guerra entre países com mais de bilhão de habitantes pode gerar uma quantidade absurda de mortes.
A ONU é igual a um órgão sexual de um cara de 90 anos: inútil.
olha, aqui no RS temos ditados gaúchos… pra essa situação temos dois:
Mais inútil que buzina em avião e mais inútil que olho azul em gente feia.
🙂 🙂 🙂
?????olho azul em gente feia foi top?
Na minha terra chamamos o segundo de Barraco com piscina…
O cara de 90 anos ainda usa o órgão sexual dele para Urinar…
Não generalize. Muitos ainda estão em plena actividade.
?
Não quis te ofender Nonato!
É só uma piada, não fique chateado.
Respeite os idosos.
?
E isto ai Mestre Nonato!!! Depois que inventaram a azulsinha, o equipamento volta para o combate!!!
Agora é só falta uma outra pilula para o veinho lembrar porque a arma esta em posicao de sentido!!!
Kkk
Duas forças armadas numerosas, relativamente bem equipadas, masssss…. sem experiência em combate e ” sabe-se lá” com qual nível de treinamento. Isso será interessante de se observar.
Sem experiência em combate?
Índia já esteve em guerra com o Paquistão, logo possui alguma experiência.
Desde 1948 a Índia se envolveu em quatro conflitos armados.
20 Soldados indianos mortos depois do confronto com a china,esses comfrontos sempre ocorreram e voltaram a ocorrernaquela regiao de terras altas do himalaia
Nesta matéria diz q fontes militares indianas afirmam haver 34 militares indianos desaparecidos q podem ou estar mortos ou terem sido capturados pelos chineses.
https://www.globaltimes.cn/content/1191837.shtml
Misinformation / rumour mongering
Official army spokesperson clarified everybody accounted for including those who died
https://conexaopolitica.com.br/mundo/china-anexa-60-km%c2%b2-da-india-em-ladakh-a-medida-que-surgem-tensoes-entre-as-duas-superpotencias/
Então a coisa é bem pior do que se mostra até agora e pode aflorar numa guerra realmente. E nada como um dia após o outro pra turma que baba pela China ver a mesma colocar suas garras expansionistas pra fora em meio ao seu falso bom mocismo e a mentirada que paga à mídia mundial pra nos mostrar e desinformar enquanto segue seus duvidosos e nada bondosos planos.
Serie coincidência, haverem três grupos de porta aviões nas imediações do litoral chinês, ou seria uma forma de aviso à China por atitudes mais moderadas. Lembremo-nos que esses tipos de estratégia é sempre usada por aqueles dirigentes que se acham fragilizados no poder. Montar um outro foco para a população e para os políticos saírem do foco principal.
A movimentação chinesa foi em Aksai Chin, território ocupado pela China desde 1962, e desde então reivindicado pela Índia. Não teve nenhuma tomada de território.
2020 dá um tempo !
A coisa parece ter sido muito pior do que imaginado no primeiro momento, falam em combate corpo a corpo… Mas, creio que nenhum dos dois países deve estar desejando realmente uma crise dessas proporções numa hora tão complicada do planeta.
Corpo a corpo como nas guerras de 4 mil anos atrás?
Lembrando que a Índia conta com suas tropas Gurkha, que são guerreiros corpo a corpo desde essa época.
E deixa de ser!?
China não é Paquistão! China não é Vietnã! Entenderam?
E daí???
É bom que a China também entenda que a Índia não é o Tibet!
Sincero,
Os soldados chinêses gastam quase que 60% de tempo de trenamento, em aulas de dotrinação política.
Os soldados chineses carregam o equivalente a soma de mil e quinhentos dólares em equipamento, sendo que quase a metade do valôr é o fuzil.
Só como referência : Um soldado Americano carrega quase dezoito mil dólares em equipamentos.
A India está muito mais preparada para uma guerra do que a China.
O fuzil que custa 5 mil dolares nos EUA custa 500 dolares na China. Entao esta comparacao de valor soh vale em calcular o custo de investimento de cada pais em equipamentos, mas nao a quantidade/qualidade de equipamento que cada soldado usa.
Vou destruir sua argumentação fraca com um link. o M4 nos EUA custa por unidade uma media de $673.10 dólares, isso em valores de 2012. O porque o rifle fica tão barato? porque existe algo chamado economia de escala, basicamente quanto mais armas o exercito compra, mais barato o custo unitario fica, isso acontece com todos os equipamentos militares.
https://www.militarytimes.com/off-duty/gearscout/2012/04/21/u-s-army-places-order-for-24000-m4a1-carbines-with-remington/
Vc nao destruiu nada e dispenso a sua arrogancia em enquadrar o meu pensamento como fraco. Quer me dar argumentos convincentes? Agora me passe o valor que o exercito chines paga no teu rifle.
Teu argumento foi uma porcaria, mostrou total desconhecimento do assunto e mostrou um valor totalmente irreal para uma arma. 5 mil dolares… deve estar louco…
Dito isso o fuzil padrão do Exercito chines (QBZ-95) em 2014 era de 4,300 Yuans atualmente o dolar ta a 7 Yuans e a conversão direta é de 608 Dolares. em 2014 o valor do dolar ficou na casa dos 6,50 salvo engano http://en.people.cn/n/2014/1206/c90000-8819167.html
O mesmo Vietnam de quem os Qin tomaram aquele ferro em 1979…
Sim. E você não é muito certo da cachola.
A China tem tomado território por ali e depois diz que é deles e que a Índia que está invadindo que nem fazem no mar do sul da china. Pior que a mídia sempre acredita nesse mentira toda desses chineses, vão pintar a Índia como os vilões, que não teve morte do lado dos chineses e que a China só quer a paz.
A mídia não acredita na mentira apenas a propaga conforme os desígnios de quem pagar mais, infelizmente.
Além do Mar do sul da China, esqueceste do Tibete!!!
Mas é aquilo, a Índia compra Su30, Rafale, Mirage2000, Tejas, S-400, mas os chineses estão ali dentro do quintal deles…
Alguém ressuscita o Barão do Rio Branco???
Olá senhores! Eu considero todo conflito militar como fútil em que no final somente inocentes pagam. Voltando ao tópico eu acredito que esse seja o primeiro conflito moderno que será lutado em montanhas! Eu li em alguns relatos que a carga útil dos helicópteros fica reduzida a metade até a um terço. Portanto apoio aéreo aproximado fica muito limitado! Também os veículos perdem muita potência! Acredito que o MBT Abrans com sua gulosa turbina não funcionaria direito nesse TO, mas como os MBT empregados são convencionais poderá ser o primeiro confronto de blindados acima de 3.000 metros. No final será mesmo uma guerra praticamente corpo a corpo
Tem um livro chamado Como A Natureza Mudou A História do Erik Durschmied em que ele conta como foram os conflitos entre austríacos e italianos nos Alpes durante a primeira guerra mundial. Em alguns casos morreu mais soldado por avalanche do balas inimigas. A logística era terrivelmente complicada e dizem que décadas depois ainda se encontram cadáveres de soldados mumificados. Era um ambiente perigoso que ficou ainda pior com o conflito.
A China desenvolveu o MBT Type 15 exatamente pra ter um carro de combate moderno e leve q se nova neste ambiente e ao q parece há deste veículo,assim como outros equipamentos militares e muitas tropas chinesas naquela região já a alguns meses.
Pedro, turbinas funcionam melhor que motores a pistão em grandes altitudes, pode observar que até mesmo aviões a hélice utilizam motores turbohelice atualmente, motores a pistão só são usados em aeronaves de menor desempenho, logo em se tratando de motores, os M1 levam vantagem com suas turbinas gulosas… Não posso dizer o mesmo quanto a mobilidade nesse ambiente com suas 60 t.
Um conflito entre duas potências assim não ocorre desde quando?
“‘Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é’:
seguindo os ensinamentos de Lênin.
Em que livro , qual pagina? Ou esta se referindo daquelas fakes (tipo Decálogo) da internet? Ta seguindo bem diretinho as regras da Große Lüge..
Parece-me que em nenhum livro do Vladimir, mas que assim procedem (ao menos em Terra Brasilis) há décadas, isto é um fato inegável.
Saudações ScudB
Tudo indica que este tal Decálogo so existe em “Terra Brasilis” para seitas “estereofônicas” baterem uma na outra.. 🙂
Parece-me que ele (os tais dez ditos) tem origem lá no norte, por volta de 1947. Mas, em tempos de feiquinius, vai saber.
Esse ano a coisa esta complicada!
Daqui a pouco, tudo volta ao normal.
Este problema vem de décadas, não é de agora, neste momento começam a concentração de tropas dos dois lados e a tensão na região é enorme, podendo ocorrer outros atritos que podem aumentar em termos de escala…se os governos destes países não sentarem para conversar , é um risco grande de conflito entre ambos…
O dragão tá se achando, inimigos e desafetos ele já tinham de sobra, agora esta caçando briga, encarando de frente, Índia, Vietnã, Filipinas, Japão, se continuar assim até a Rússia com que faz fronteira vai entrar na roda, espera para ver!
Hora de Trump passar o rodo, antes que seja tarde demais.
E ocupar a China e colocar um novo governo.
“Hora de Trump passar o rodo, antes que seja tarde demais.
E ocupar a China e colocar um novo governo”..
Depois você acordou todo molhado de seu sonho,não foi?!
China não é Iraque,China não é Afeganistão,Panamá,granada ou El Salvador meu amigo…
Se não atacar logo, por vontade própria, provavelmente depois pode ser tarde demais.
Lógico que não é El Salvador.
Até Cuba os Estados Unidos poderiam ter resolvido rapidamente.
Melhor atacar do que deixar para depois…
Neste momento, os Estados Unidos têm superioridade.
Daqui a 10, 20 anos, não sei…
Melhor agir antes que seja tarde demais.
Deixaram a Alemanha e o Japão colocar as asas de fora, quase perdiam a guerra…
Rapaz, isso é a visão sinocêntrico do Mundo, abaixo do Céu para eles, só existe a China e eles vêm toda aquela região como sendo deles por ordem divina.
A China é o Império do Meio.
Durante quase toda a História da Humanidade foi a maior potência de todas.
Só está readquirindo seu papel de ‘principal protagonista’ entre as Nações.
Relaxa.
Na hora que o império de areia cair, faltará financiamento para os que trabalham para eles nos blogs…
Inclusive repassando farto material de divulgação…
Veja essa interessante animação do gráfico com os PIB de 1800 até 2040.
Vc verá o problemão que os EUA terão de enfrentar.
https://www.youtube.com/watch?v=4-2nqd6-ZXg
Lembro que diziam a mesma coisa da União Soviética. Chegou a ter uma taxa de crescimento maior que o dos EUA em alguns momentos. Porém todo mundo sabe como essa história terminou. Chegou um momento em que o motor simplesmente parou e ainda veio uma certa usina explodindo para zonear tudo.
Como está na moda dizer: A China está em outro patamar.
Olhe o tamanho da população dela. De sua produção industrial. Do tamanho de sua economia.
A China tinha muito espaço e necessidade de crescer, a questão é se um regime extrativo (do povo e do meio ambiente) vai conseguir sustentar esse crescimento, se a inclusão que ocorreu nas últimas décadas vai mudar o regime ou se o motor vai travar como ocorreu com a URSS. São várias possibilidades.
Pessoalmente achei as eleições indefinidas do Xi Jinping um sinal preocupante, com risco do China desandar para um governo personalista estilo Putin. A América Latina sabe muito bem o estrago que faz um governo de um caudilho.
Pessoalmente eu acho o Governo Trump desastroso e está arruinando os EUA.
Depois da ajuda de Putin, hoje, John Bolton, um ex-assessor dele disse que ele também pediu ajuda à China.
Quando a pessoa recebe ajuda de dois países inimigos ………
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/06/trump-pediu-ajuda-da-china-para-ser-reeleito-afirma-ex-assessor-em-livro.shtml
Os EUA tem seu próprios problemas e já são outra história. Vejamos o que o povo americano vai escolher.
É pior do que parece e o conflito pode escalar. Imagino como devem estar os operadores SIGINT de China, India e Paquistão nesse momento, só na base do café bem pretinho, energetico e uma cocaína de quebrada. Adrenalina a mil.
A China está pedindo penico.
Não aguenta a India de um lado e os 3 porta aviões americanos do outro.
Sem falar que teria que parar exportações.
Como iria bancar seus apoiadores quinta coluna no ocidente?
A ditadura chinesa é uma praga. Mas não podemos fala nada, segundo a quinta coluna, já que eles compram nossa soja.
Tem certeza que estão comprando a nossa soja? Que me lembre eles andam dando preferência para aquele nosso grande aliado e megainimigo deles lá na América do Norte. Aquele mesmo que acabou de torpedear a candidatura brasileira ao BID.
Estão comprando sim. A China equilibra as compras entre os EUA e o Brasil para não depender de nenhum deles. Mas é uma idiotice os membros do governo ficarem criticando a China. O Brasil não tem nada a ganhar, já que a opinião do Brasil hoje é irrelevante, e só tem a perder, já que a retomada da nossa economia será pior do que a de outros países.
O Agro até que foi pouco afetado pela pandemia. Produção de grãos é um setor muito mecanizado. Mas concordo que a diplomacia de ministros maluquinhos não ajuda e os EUA estão fazendo a festa com essa inépcia.
O Agro tem sido o motor de nossa economia nos últimos anos. Foi o agro que puxou o nosso (pequeno) crescimento no ano passado.
É verdade, que estas escaramuças são previamente agendadas e desta vez passou dos limites? Foi pura trocação de tapa??
Pensa como deve ter sido uma briga feia, Centenas de soldados saindo na porrada, provavelmente com facas, pedras, pedaços de metal e jogando uns aos outros em abismos.
Parece que foram 300 contra 50.
Infelizmente nenhum vídeo até o momento.
Dos 20 mortos indianos, parece que 17 morreram depois de hipotermia.
A região fica a 4.000 m, helicópteros e motores de veículos perdem potência…
E ninguém sabe os mortos e feridos chineses, só sabem que vários foram transportados de helicóptero.
Falei do número dos que se confrontaram.
300 chineses contra 50 indianos.
Vi em algum lugar.
Quanto aos mortos chineses se falou em 43.
Mas nada oficial.
Opá!!! tá 1 x 0 para China desde a última guerra! Tô casando 10 zão na China!
Acho que as casas de apostas não aceitam apostar na China.
kkkkkkkk
A situação dos comunas Chineses é que já está complicada: Exercito nuclear de milhões de Indianos por terra, a US Navy estrangulando a saída para mar e a Austrália cortando suprimento de comida! Falta só um paizeco de cuzões e melancias que tem aí seguir a Austrália e os vermelhos vão ter que comer todos os cachorros e morcegos ainda sobreviventes naquele inferno comunista!
Os indianos são surpreendentes, não se deixam intimidar pelos chineses como os americanos, partem pra cima sem medo algum de o inimigo dispor de armas nucleares, são guerreiros de respeito, nada de yoga nessa hora!!!
Por isso, os chineses têm medo.
A opinião pública indiana apoia.
Já os Estados Unidos está cheio de bxxxa mole.
Imprensa minimi.
Trump tinha que passar logo o rodo e jogar um extintor de incêndio na boca do dragão numa ação preventiva.
O dragão se aproveita dessa fragilidade americana.
Imprensa minimi e os democratas.
A India esta cercada pela China de um lado e o Paquistão de outro, e sendo que a China nesse momento esta fragilizada pela pandemia, nada melhor do que atacar agora, se atacarem a China todo mundo será solidário com a Índia, mas pode ser que se enganem… A China sempre derrotou a Índia em 3 guerras.
China defeated India only once in 1962
In 1967 India defeated china
Vc conseguiu errar tudo.
A Índia está cercado por aliados chineses, como Paquistão, Bangladesh, Mianmar.
A saída pelo é complicada, visto que a China é muito mais poderosa que a Índia no quesito naval.
Além disso, na Índia a pandemia se alastrando com o número de casos se aproximando de 400 mil. Atualmente, junto com Brasil e EUA, é um dos maiores focos da doença.
Paralelo a isso, a Índia entrou em crise econômica com o lockout e a popularidade do Primeiro Ministro vem caindo bastante.
É importante lembrar que a Índia tem vastas regiões sob domínio de uma guerrilha de tendência maoísta e lá encontramos lugares em que o Governo nem coloca o pé.
E a China está cercada no mar por Japão, Estados Unidos e Coréia do Sul. Um bloqueio naval deixa os Qin de joelhos em questão de semanas.
Já há a previsão da PLAN atingir o tamanho das marinhas americana e indiana somadas em 2050, mas parece que Xi Jinping quer arrumar briga com todos antes desse objetivo ser atingido.
Parece que não aprenderam nada com a Alemanha de 1914, que tinha as mesmas vulnerabilidades da China atual, entrou na guerra antes da hora e caiu devido a um bloqueio naval.
O problema da China é que não há nenhum local em que ela tenha 200km de mar aberto. Do Japão até Taiwan há uma cadeia de ilhas cada uma a menos de 200km de distância de cada e de Taiwan as Filipinas idem. E do outro lado, na Indonésia e Malásia não há nem 100km de mar aberto. Em suma, a China está cercada de ilhas que facilitam um bloqueio naval.
Eles estão construindo dezenas de ilhas artificiais para poder controlar toda a região.
Paralelo ao fortalecimento sem precedentes de sua Armada, creio que não terá muitos problemas com isso.
O problema é que as ilhas canalizam o tráfico marítimo, já que navios não conseguem “voar” sobre elas. Ao canalizar o tráfico, as ilhas impedem a dispersão da frota, concentrando-a e tornando-as vulneráveis em todos os sentidos. A rigor, o fato de não haver saída dos mares da China com mais de 200km torna toda a marinha chinesa extremamente vulnerável a baterias de misseis anti-navios como o Brhamos ou o SSM-700K Haeseong, RBS-15 e até o bom e velho Exocet.
China and Pakistan only
Bangladesh and Myanmar not an option currently .
Bangladesh has pro Indian government even though it is highly Islamic
Myanmar is balanced , India conducts cross border military operations in Myanmar with the blessings of Myanmar . Myanmar will stay neutral.
India in last few years also targetted militant groups of Myanmar supported by China and finished them almost completely .
The last information is kind of classified information lol unknown to Indian public.
E vc acredita que a pandemia na China está sob controle ??
E a Rússia ?? Lógico que para eles não seria interessante um conflito entre ambos…mas tenho certeza que os russos ficariam mais do lado hindu do que chinês …..em geopolítica para os russos, é muito conveniente os hindus que historicamente possuem boas relações com eles há tempos…
Aquela região compreendia entre China, Índia e Paquistão sempre foi problemática.
Logo as coisas se resolvem.
Há muito mais em jogo do que um simples pedaço de terra nas alturas.
Liberdade para o Tibet !
Fora comunismo no Brasil também!!!
O Foro de São Paulo tentando tomar o poder como fez em outros países.
Maduro agradece.
Até parece que do lado chinês não morreu ninguém.
Chinese casualties
Indian intelligence – 43 KIA
CIA – 35 KIA
My sources – 63 KIA
Casevac helicopter flights by Chinese side continued for 36+ hours to evacuate their dead and injured troops from Indian side .
Chinese have not revealed their no of deaths .
Casualties will increase because in high altitude regions , recovery from wounds is very low . Many fell down cliffs and into freezing river .
Indian casualties might also increase because of above reason.
Thank’s for this infornations mister Nostra !!!
Are there any vídeos available?
Of the fight?
Send here as breaking news.
Mr. Galante will thank you.
Não interessa a ninguém uma escalada na tensão fronteiriça entre China e Índia – nem a chineses e indianos.
O mundo está começando a sair de uma pandemia e as consequências econômicas ainda estão sendo mensuradas. Tudo o que não precisa nesse momento é um choque entre as duas principais potências militares do Sudeste Asiático para afundar a economia local e de quebra retardar a recuperação econômica ocidental.
The Chinese attack was premeditated and planned , they wanted to escalate and take advantage of India. They planned it months ago .
Previously such fights occur but nobody died , this time they killed the Indian CO and 2 others who went to talk as per agreement on sight .
Today intelligence reports that China has massed heavy troops along Chushul region while asking to de escalate . Why bring in more troops if you want to de escalate ?
Chinese did same in 1962 , they signed panchsheel friendship agreement with India and next month attacked India
Chinese philosophy has always been to take advantage of other nations by stabbing in their back by offering friendship or assurances .
Justamente. Henry Kissinger tratou isso em seu livro:” Sobre a China”.
Mr. Nostra,
At least, India has no illusions about how the Chinese government conducts it’s deception tactics. Never trust the Chinese; never ever.
I expect more problems between the two nations in the near future, as a result of India replacing China as a source for manufacturing goods.
Western companies are going to migrate from China to India very soon.
A China é que tem tentado causar problemas na região.
Sempre aproveitam as crises para de dar bem…
A China pode ficar encurralada pois os maiores produtores de alimentos são:
EUA, Brasil, India e Australia
Os editores poderiam colocar uma serie de graficos interessantes
https://youtu.be/-f-PQyFatzE
Caro Carvalho,
Esse gráfico disponibilizado mostra apenas a produção de soja. Não é um bom parâmetro, pois é o calcanhar de aquiles da China.
Na realidade, a China é o maior produtor de alimentos da atualidade, seguido de perto pelos EUA e quase o dobro da produção do Brasil. Seguem alguns números:
Grãos – Soja + Milho + Trigo + Arroz etc. (2017)
1 – EUA – Acima de 400MM ton.
2 – China – Acima de 400MM ton.
3 – Índia – 300MM ton.
4 – Brasil – 240MM ton.
Carnes – Bovina + Suína + Aves (2017)
1 – China – 72MM ton.
2 – EUA – 40MM ton.
3 – Brasil – 28MM ton.
N – India – 10MM ton.
O problema é que essa produção gigante da China, ainda não a torna auto-suficiente. Ela é a maior importadora de alimentos do mundo:
Balança Comercial Agrícola (2017):
Brasil – +70 BB USD
Argentina – +33 BB USD
UE – +05 BB USD
EUA – +0,07 BB USD
China – -105 BB USD
Índia – Não divulgado na fonte.
Referência:
de BARROS, Alexandre L M. Relevância geopolítica do agronegócio brasileiro e desenho das estratégias comerciais. in Geopolítica do alimento: o Brasil como fonte estratégica de alimentos para a humanidade. EMBRAPA. 2018.
Ahh sim, sao os maiores produtores, pois precisam alimentar a população, e sua produção apenas supre uma parte da necessidade interna. Eles portanto não são exportadores, sao importadores.
Ja EUA, Brasil sao os grandes exportadores, seguido pelos demais. A India apesar de grande produtora, consome quase tudo tal como a China.
A verdade é que se o sapato apertar, EUA, Brasil, Argentina e Australia poderiam cartelizar… tal como OPEP dos alimentos…
Veja este outro geral:
https://youtu.be/8BVNvz19L6I
Na realidade, os EUA são grandes exportadores, mas também grandes importadores. Já tiveram o maior superávit do mundo nos anos 90. Hoje, a balança comercial deles é praticamente zero.
Já o superávit do Mercosul, em valores, praticamente cobre o déficit da China. O Mercosul é absurdo nessa área! Supre por quase 40% do déficit alimentar do mundo. Bizarro!
Minha opinião é que o Brasil tivesse uma Grande Estratégia e quisesse, de fato, pôr o p*u na mesa mundial, ele fazia esse cartel sugerido por você sozinho, com apoio do Mercosul. Precisa de americano nenhum não.
Outros superávits de destaque são: Austrália (26 BB USD); Indonésia (25 BB USD); Tailândia (25 BB USD).
Outros déficits de destaque: Japão (-68 BB USD); OM (-57 BB USD); Coréia do Sul (-23 BB USD).
Sugiro a você tentar arrumar este livro aí da Embrapa “Geopolítica do alimento”. Eu baixei um pdf na net não lembro como. É muito bom.
Abraços.
Legal , vou olhar!!
Obrigado Mestre GFC!!
Olha, uma coisa é ser uma OPEP da vida, um recurso concentrado em grandes empresas estatais ou privadas (poucos players), recurso lastreado em dólar, explorando um recurso finito, mas não perecível e que pode ficar estocado nas próprias reservas e cujo preço do barril tem uma tendência crescente (se não surgir um Covid 2.0)
Outra coisa bem diferente é um cartel sobre um alimento, produto perecível, com uma produção pulverizada por milhares de produtores rurais que competem entre si em diferentes países produtores, que também competem entre si, na forma de lobbies e subsídios.
Se pararem de fornecer para a China ou tabelarem um preço, não vai ser de imediato que surgirá outros consumidores para a soja que não foi consumida. E o que acontece com os produtores? Eles geralmente não tem caixa como os grandes conglomerados da área petroquímica para sobreviver por alguns meses ou anos para se adequarem a uma realidade diferente.
Organizar uma reunião e chegar em um consenso num cartel de uma dúzia de empresa petrolíferas é bem mais fácil do que organizar um cartel de alguns países com milhares de produtores raivosos.
“Vá plantar batata, milho, cana, coquinho, whatever!” Em qualquer (mono)cultura qualquer oscilação no preço pode ter um resultado catastrófico para o produtor. Parar/limitar a produção de soja e inundar o mercado de batata, milho, cana ou coquinho vai gerar um resultado também catastrófico para outros produtores e culturas.
E vocês esquecem que a China já sabe dessa vulnerabilidade, assim como os demais países asiáticos como a Coréia do Sul e Japão que também são super dependentes de produtos alimentícios. A África é a nova fronteira agrícola a ser explorada, cujo potencial de geração de alimentos pode ser muito superior que o das Américas.
Os países em questão estão comprando largas extensões de terra agricultável há anos.
Um cartel contra a China seria apenas um pretexto para acelerar a exploração agrícola na África pelos chineses. Seria um tiro no pé.
Na verdade, não temos muito o que fazer. Tantos os países produtores são reféns da China e de seu mercado consumidor, que repentinamente pode alegar qualquer problema sanitário e barrar a produção do país que desagrade o Partidão. Como a China é refém dos países produtores e de sua necessidade de abastecer o seu mercado interno.
Lembrando que da última vez que houve um aumento drástico do milho e do trigo, houveram revoltas populares nos países latinos (mais aparente no México), que depende muito do milho como principal fonte de alimento e também nos países árabes, que dependem do trigo como fonte primária de alimentação (muitos dizem que foi um dos fatores que desencadearam a “Primavera Árabe” mais tarde).
A China aliás, já vem sofrendo de escassez de proteína animal. Pois a produção doméstica de carne suína foi gravemente afetada pela “gripe suína”. Basicamente já não existe mais nenhuma produção doméstica de carne suína que é a base da alimentação chinesa. E isso foi antes da COVID 19… Imagina agora, com a população raivosa sem o seu bacon, com as trapalhadas do partidão com o Covid, com a guerra comercial com os EUA, com os preços dos alimentos aumentando… O que o governo chinês está fazendo para acalmar os ânimos?
Simples, bota a culpa do Covidão nas costas do EUA. Compra uma briga com a Índia e outros países vizinhos que ninguém mais vai lembrar do prato mais vazio.
Meu camarada,
Você escreveu bastante, mas confesso que não compreendi muito seu desenvolvimento e conclusão, perdendo objetividade. Entenda isso construtivamente.
Apesar do argumento “lastreado em dólar” não fazer sentido, bastante interessante seu argumento sobre a comparação de escassez de fontes entre petróleo e alimentos, onde, claro, a do petróleo, além de mineral (sua fonte é pré-determinada), é mais raro. Também importante a consideração sobre a pulverização de players, argumentando sobre a dificuldade de se viabilizar um “cartel” sobre. Eu poderia eu ainda estender à questão dos substitutos, no qual os alimentos possuem bem mais substitutos entre si que petróleo, ao menos pelo momento.
Mas no início você parece desdenhar da importância geopolítica dos alimentos, para depois indicar que é mega-importante, que as potências já se movimentam sobre a questão, que há uma inter-dependência entre China e Brasil e ainda sugeriu até a possibilidade de ter derrubado governos no oriente médio.
E terminou, confirmando a importância geopolítica, indicando que há uma crise alimentar na China que está fazendo com que o seu governo arrume inimigos externos para sua população a fim de maquiar tal crise interna.
Baseado no que falaste, eu concordo contigo que “cartel” a lá OPEP sobre o comércio mundial de alimentos não é viável e se me fiz entender assim lá em cima, não foi intencional. De fato não é.
O que eu posso manter é… os alimentos são uma baita questão geopolítica, desde o início da civilização até os dias atuais. Um grupete econômico de quatro países, numa região completamente marginal dos acontecimentos relevantes mundiais, responde por quase 40% das necessidade dos déficits globais. Isso deveria ser um instrumento de poder, mas como não paramos de perder oportunidades, não aproveitamos a contento.
Não aproveitamos porque, de início, não temos uma Grande Estratégia. O famoso “não sabemos o que queremos ser quando crescer”. E mesmo que tivéssemos isso em mente, atualmente, a nossa direção diplomática está péssima, inviabilizando qualquer acordo interno aqui na região, como externo para abertura e controle de mercados. Dessa forma, nossa sina atual é ser dependente da China e OM mesmo.
Grade abraço.
Nossa diplomacia está abrindo mercados em todo o mundo.
Inclusive vender frango para a India, boi para o Vietnam e Indonésia…
Vejam que a Argentina também é grande produtora e isto mostra o interesse chinês neles
Eh inegavel o discurso de odio mundial contra os chineses. Depois desta pandemia, se acentuou em elevado grau. Notamos isto em qualquer lugar, aqui no Canal, por exemplo.
O Chines, certamente, eh um dos povos mais discriminados da historia, foi humilhado por decadas por potencias estrangeiras, e com toda a razao isto esta gravado na memoria de cada um deles.
Podemos nao gostar deles, mas o respeito eh o minimo.
Agora, fortes como estao, certamente vao de alguma forma, devolver toda a humilhacao que sentiram e vao reclamar os teus direitos (que acreditam ter).
Toda a pendencia fronteirica que possuem certamente irao tentar resolver no grito, nao permitindo uma intermediacao estrangeira que nao os agrada.
E o que o mundo todo tem a ver com o passado da China???
Todos foram lá invadir e humilhar eles? Não!!!
Se teem birra que resolvam com a fonte da birra mas, que aceitem as consequências tbm !!!
A China declarou guerra ao Mundo? Ou suas pretencoes sao em questoes mal resolvidas. Pq a questao da fronteira com a India foi resolvida nas coxas pela Inglaterra. Hong Kong foi tomada pelos ingleses. Taiwan foi de uma guerra civil. Problemas internos deles eles que se resolvam, eles e os envolvidos.
A China não declarou guerra ao mundo. Apenas quer dominar e exportar seu jeito democrático e humano de lidar com pessoas, e sua transparência para lidar com problemas, como tem feito nos ultimos 70 anos. Apenas, nada demais.. chega a dar dó de tanta inocência deles… (Ironic Mod Off)
Na verdade a China não tinha nada a ver com a demarcação das fronteiras (oeste) com a Índia. Os territórios na região da Caxemira era uma disputa exclusiva, como bem disse, mal resolvida, entre Índia e Paquistão. A invasão chinesa tanto das fronteira oeste quanto do leste se deu como uma forma de retaliação ao apoio da Índia ao Tibet e ao asilo dado ao Dalai Lama pela Índia.
Como que a China nao tinha nada a ver com a delimitacao das fronteiras? As suas fronteiras foram delimitadas por ingleses…se falar em Tibet…o mesmo pertencia a China ateh o seculo 18.
Uma coisa eh a fronteira India X Paquistao e aoutra India X China.
Não é nunca foi uma questão de fronteiras entre India x China, mas seria uma questão de fronteiras de India x Tibet (isso se a China não a tivesse invadido)
Você parte do pressuposto que o Tibet sempre pertenceu a China. E segundo “pertencia a China até o século XVIII”, você passa essa impressão. Antes dos mongóis eles foram independentes por mais de 1000 anos, depois dos mongóis, mais 400 anos.
A história do Tibet é mais ou tão longa quanto as dos chineses:
500 AC primeiros registros de habitantes
Séc II Os primeiros Tibetanos e reinos tibetanos
Séc VII – IX Império Tibetano
Séc IX – X Queda do Império e fragmentação
Séc X – XII Renascimento cultural e religioso (Budismo)
Séc XIII – XIV Domínio Mongol
Séc XIV – XVIII Independência e expansão religiosa – relações amistosas com a dinastias Ming e Qing (no começo)
Séc 1720 – 1912 Estado Vassalo da dinastia Qing
~1900 O império Britânico invade Tibet
1912 – 1951 Independência 2.0
1951 – Invasão chinesa
Durante muito tempo o Tibet era independente e teve uma relação pacifica com seus vizinhos (dinastias chinesas, reinados indianos e khanatos Mongóis), graças à religião. Seria uma espécie de Vaticano asiático.
A dinastia Qing invadiu o Tibet para se contrapor aos mongóis (que também haviam invadido o Tibet) e ao assumir o controle da religião também domariam os mongóis, que haviam se convertidos ao budismo (chineses não queriam um novo Genghis Khan). Tibet se tornara um estado vassalo, mas mantinha a sua religião, cultura, autonomia, o Dalai Lama ainda como manda-chuva (nas aparências) e certa paz (com uma ou outra briga pelo poder entre a elite fantoche dos mongóis e dos chineses). Ironicamente graças à religião, os tibetanos foram de um estado independente e pacifico para um estado vassalo.
Mais tarde aparecem os europeus desbravando novos territórios. Os ingleses tem uma breve passagem invadindo o Tibet, pois temiam que os russos o fizessem, Dalai Lama foge para China, o vácuo de poder + presença de adoradores de chá, acaba incitando os tibetanos a se rebelarem contra todos os estrangeiros. Os Qing reassumem o poder, após renegociar com russos e britânicos.
E como já não era mais interessante usar a religião como meio para controlar a população resolvem fazem a primeira “limpa”, destruindo qualquer traço da identidade religiosa-cultural-tibetana. Dalai Lama acumula mais milhagens ao fugir para a India.
Aí, na China, aparece a queda dos Qing, a revolução comunista, I WW, II WW, Avengers Guerra Civil, uma zona…
Mas Tibet volta a se tornar independente, pois todo mundo está ocupado demais para se preocupar com um país no meio dos Himalaias. (Dalai Lama volta e acumula mais pontos de milhagens)
Chega 1951 e os comunistas assumindo o controle da China, invadem o Tibet e fazem novamente uma limpa na cultura/religião. (E o atual Dalai Lama segue os passos do anterior e foge para a India com passagens de graça, pois sua reencarnação anterior acumulou muitas milhagens)
No começo era o básico: partir para bombardeios de “perigosíssimos” monastérios, massacrar e torturar civis e prender líderes religiosos “terroristas”. Mas hoje já estão em melhores condições.
Imigração em massa da etnia han na região, para diluir a presença tibetana; casamentos forçados de mulheres tibetanas com homens chineses, economia majoritariamente controlada por chineses han, inclusive o ex-Palácio do Dalai Lama e alguns monastérios que muitas vezes só servem como atrações turí$tica$. Os tibetanos puro sangue estão literalmente ferrados e se quiserem mais oportunidades eles precisam se curvar ao PCC para conseguir alguma migalhas (que sobraram da etnia han).
Concluindo a nossa pequena aula de história. Sim, seu professor vermelhinho tem toda a razão, a China é maravilhosa e precisa invadir não só o Tibet, mas a India, Taiwan, Japão, Coréia, EUA e Europa.
Brasil também, pois não falta muito para encontrarem algum registro de algum navegante chinês que aportou aqui e apontando que Brasil sempre pertenceu aos chineses historicamente.
Eu, como o Dalai Lama, já estou acumulando milhagens quando isso acontecer…
Essa vitimização dos chineses como um dos povos mais humilhados e que mais sofreram nas mãos dos colonizadores em toda a história…
A China não sofreu uma colonização total como os países vizinhos, não teve seu território conquistado totalmente, ainda tinha certa liberdade e autonomia, algo que países colonizados não tinham e o período ao qual sofreram a colonização foi muito mais breve se comparado com outros países. Diria que os indianos sofreram mais nas mãos do Império Britânico do que os chineses sofreram (Episódios de fome avassaladora, campos de concentração e outros horrores inimagináveis). A Índia, países africanos, os Latino Americanos teriam mais direito a dar o troco do que a China.
Como nação poderosa que são, isso lhe daria o poder de dar o troco? Sim, certamente poderia. Ainda que seja meio irracional punir as gerações que mal aprenderam sobre história os erros que seus antepassados cometeram séculos atrás. Mas enfim, guerras e conflitos são todos irracionais.
Ironicamente os chineses estão fazendo o mesmo que as potências colonialistas do passado, subjugando nações mais fracas e explorando economicamente elas. Quem está sofrendo a punição são as ex-colônias e não os ex-colonizadores…
Dizem que os humilhados serão exaltados. Mas também não precisa exagerar…
Nao eh questao de mais ou menos. Eh o que eles sentem e irao se contrapor a isso. Nao eh acreditar ou nao, fatos sao fatos. COnverse com um chines sobre isso. Opiniao deles e nao minha.
Essa é a narrativa deles. Essa é a história contada pelo governo para a população, não muito diferente de governos populistas que se valem de narrativas para inflamar a população em um pseudo-nacionalismo (Déjà Vu?). Ou como os livros de história contam de forma enviesada sobre seus heróis nacionais. Vá perguntar sobre Napoleão Bonaparte para um inglês e para um francês para ver respostas diferentes. então “fatos são fatos?” O que existe são versões diferentes sobre um mesmo fato. Cada pessoa escolhe a sua versão seja por crença ou se foi imposta indiretamente. Agora…
Essa história de: “vá perguntar para um chinês” tem o mesmo crédito de eu mandar alguém perguntar lá no posto Ipiranga… Terceirizar a sua opinião com um “são fatos”, “é o que eles sentem”, “vá perguntar para a um chinês”…. pelo menos elabore mais a sua própria opinião…
Se eu perguntar para um chinês na China ou um imigrante que tenha família no continente, mesmo que ele se sinta diferente eu sei a resposta que irei obter (é muita liberdade de expressão). Se for um chinês de Hong Kong, Taiwan ou mesmo um exilado, já não teria tanta certeza…
A história contada por eles, nos faz crer que sempre houve apenas uma China durante milênios, quando na verdade, houveram várias Chinas, com várias dinastias, reinados conflituosos, warlords e até mesmo uma civilização estrangeira dominando o território chinês.
É estranho o governo comunista chinês reclamar para si territórios/estados vassalos que as dinastias e reinados passados alguma vez já possuíram (ou não) ou quando tentam por soft power lembrar o glorioso passado da China, quando por muito tempo eles tentaram apagar a todo custo qualquer resquício, seja conquistas, livros, cultura, religião ou língua que remetia ao seu passado “vergonhoso” das dinastias passadas ou de seu breve passado como República da China. Apenas para inflar as conquistas e sucesso do Partido Comunista Chinês.
É o clássico “apague os seus erros quando convêm e pegue para si os créditos de outrem também quando convêm”?
Agora me diga: A China teria direita ao Tibet (lembrando que o Tibet já foi um Império a parte)? Teria direito aos territórios na Índia, que na verdade faria fronteira apenas com o Tibet se a China não o tivesse invadido?
Excelente comentário caro Roger !!!
Obviamente se morreu soldados chineses eles não vão divulgar o numero correto. Assim como o Caso do Covid 19
Além de péssimos pilotos, os indianos tambem são soldados medíocres.
Paquistão e China que o diga.
Detalhe… saíram na porrada mão na mão, pedras e porretos, não houve uso de armas de fogo…
Irônico…. Me lembra daquela frase erroneamente atribuída ao Einstein:
“Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras.”
Acho que pulamos a III Guerra Mundial… Mas se pensarmos que a Guerra Fria foi a terceira, talvez esteja certo? XD
Mas, se começarem uma “desavença séria” entre os indianos e os chineses. As exportações brasileiras, para o China, ficariam como? Por onde passariam os navios?
Não se preocupe! Depois de explodir umas 4 bombas de hidrogênio esses problemas desapareceram.
Pelo mar.
No leste da China.
nonato;
mas a Índia não negaria essa passagem?
Negar onde?
O sul da Índia é distante do leste da China.
Os navios não precisam passar próximo da costa da Índia.
E a marinha indiana é mais para defesa, tem menos navios e submarinos.
Claro que poderia mandar alguns submarinos para lá, mas a Índia não tem esse cacife todo para bloquear todo mar do sul e leste da China. Não sozinha…
Já imaginou o tempo e o custo do transporte?
Não se preocupe. A Marinha do Brasil irá escoltar os cargueiros brasileiros!
Infelizmente, é piada.
Os cargueiros não são brasileiros, são chinos. Depois de embarcado, problema de quem comprou.
A india no meio de dois inimigos difíceis. A China começando ficar mais arrogante. Mais dia menos dia o caldo vai engrossar.