O Forças Terrestres é um dos sites da Trilogia Forças de Defesa (www.fordefesa.com.br), especializado em Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia
Poster da Tanks Encyclopedia que apresenta os 25 principais MBT – Main Battle Tanks do mundo. Diferentemente dos outros posters que o ForTe já compartilhou, este traz o EE-T1 Osório e o TAM argentino. Clique na imagem para ampliar e baixar a versão em alta resolução.
Muito bacana, tem alguns ali q nem o nome eu havia ouvido mencionar?. O Type 10 japonês assim como o K-2 são absurdamente tecnológicos pelo q se vê em vídeos pela internet afora . Espero q o futuro projeto nacional do EB de uma família de blindados nós traga uma grata surpresa principalmente no caso do MBT, q no nosso caso creio q será um MMBT.
Bacana O poster. Mas só achei muito difícil de entender que em pleno 2020, nem sequer um único modelo de blindado brasileiro moderno, mesmo um estilo modesto como o TAM argentino, apareceu. E o Brasil com parque automobilístico e tecnológico substancial. Sinto muito, mas o Osório não cabe aí.
Lamentável
O EB não tinha dinheiro para comprar o Tamoyo que era bem mais barato que o Osório.
O Osório é colocado porque ele é um veículo reconhecido, por muitos como um exemplo da capacidade e engenhosidade brasileira, tendo sido muito mais barato para ser desenvolvido e tendo o mesmo desempenho de tanques muito mais caros. Muitos veem o Osório como um exemplo de que não se precisa criar bestas com mais de 70 toneladas, sendo que um veículo com menos de 50 toneladas já oferece proteção suficiente.
Alguns dos MBT´S aí, não passam de cópias com modificações, não são verdadeiros MBT´s, construídos do zero, por esses países, tirando isso, está excelente.
É verdade! O “pior” também e ver que além de não operarmos nenhum tanque moderno da lista e ainda ver nuestros hermanos del sur emplacar seu MBT nela. Como brazuca me sinto derrotado por “7×1” nesse quesito! Aí né mole não!
Karl Bonfim, salvo esteja enganado, peço a ajuda dos mais entendidos no assunto, o TAM não aguenta uma salva do nosso Leopard 1A5! O Leo é mais pesado e mais blindado. o TAM, sem querer desmerecer o excelente projeto, não poderia ser consuderado um MBT, mas…. posso estar enganado, Salvo melhor juízo! Existem já estudos (Couraça de Aço) visando a substituição dos Leos mas eu acho que a defesa AA de médio alcance, algo mais urgente em nosso TO.
Num embate entre TAM e Leo 1a5 vai vencer o que acertar primeiro.
O Leo é mais blindado, mas é blindagem de aço com no máximo 70mm no casco e na torre chega a uns 250mm(isso com a blindagem espaçada), enquanto o TAM é de uns 50mm a blindagem também de aço(não sei a da torre). O TAM leva vantagem em sua mobilidade (é difícil achar um tanque com a mobilidade equivalente a do TAM), mas no fim como ambos tem um canhão de 105mm equivalentes em capacidade de penetração, vai vencer o primeiro que acertar um tiro no outro.
Sei disso, inclusive que pode ser um dos casos de análise do GT nova couraça para a modernização dos leo 1a5.
Eu não levei muito em conta essa modernização por(pelo que conheço) ter apenas ainda 1 unidade, apesar de ter sido aprovado pelo exercito argentino.
O que mais chama a atenção dos militares brasileiros é que mesmo na pindaíba que os argentinos estão eles conseguem manter uma frota de TAM operativa, muito mais facilmente que o EB, tanto que a idéia para o futuro é ter uma família para facilitar a logística e a manutenção.
Olá Fred, não sou nenhum especialista mas conheço o básico desses tanques.
Ambos são muito modernos e atendem as especificações de seus exércitos, mas dá para fazer algumas análises e comparações.
Ambos utilizam canhões de 120 mm, o Leclerc tem uma câmara do mesmo tamanho do Leopard 2, M1A1 e M1A2.
A Tonelagem do Leclerc é maior tendo 57,4 toneladas, em comparação as 54 toneladas do tanque Italiano.
O início da produção e desenvolvimento do Leclerc é mais antiga que a plataforma italiana, porém o tanque Italiano teve sua última unidade entregue mais cedo, tendo o tanque Italiano tendo começado a produção em 1995 a 2002, e o Leclerc em 1990 a 2008.
Em termos de tripulação o tanque Francês tem menos tripulantes já que não possui recarregador porque o sistema é automático, diferentemente do italiano.
Analisando as duas plataformas vemos que o Leclerc tem vantagem em tecnologia, já que digamos possui um “recheio” maior em peças eletrônicas além dos computadores abordo, os Italianos se não me engano estudaram uma evolução do projeto.
A ideia original da pergunta era aprender mais um pouco, eu conheço pouco dos dois MBTs. Tenho uma curiosidade grande, principalmente sobre o Leclerc. Tem sido usado pelo EAU no Yemen. Eles são equipados com blindagem modular que pode ser configurada de várias formas. Há fotos interessantes, embora alguns tenham sido posto fora de combate por danos de minas e mísseis, não tenho notícia de nenhum que tenha sido completamente destruído. Em pelo menos um caso o motorista morreu pelo impacto frontal de míssil, mas o resto da tripulação sobreviveu e o MBT não foi destruído. É um MBT que passa batido nas discussões aqui, e não entendo muito bem o motivo.
Os amigos engraçadinhos lá de cima não tem interesse em aprender, pelo visto. Obrigado Cássio e Lu, pelas informações. Eu aprendo muito com os comentários aqui, tem reportagem que não leio mais, mas venho pelo debate nos comentários. Já foi muito mais instrutivo, hoje muita coisa boa se perde no meio dessas bobeiras.
Carlos
4 anos atrás
Faltou na arte aparecer o caminhão que transporta o Zulfiqar!
Karl Bonfim
4 anos atrás
Numa boa, tem tanque “esquisito” nesta lista que eu nunca ouvir falar, Ramses II, Asad Babil (devem ser do Egito e da Síria) e outros, apesar de eu não ser um especialista, técnico, ou possuir grande entendimento no assunto, a olhos vistos, percebi-se que são meras cópias de afamados tanques russos.
Olhando essa foto me vem a pergunta: Qual seria o comprimento ideal para o cano do canhão e até que ponto isso é relevante? Os americanos e israelenses parecem preferir um cano mais curto enquanto os chineses e russos dão preferencia a um cano longo.
O cano mais longo, não garante apenas maior penetração(como já foi mencionado) como garante maior precisão e principalmente maior alcance.
A desvantagem é que por seu comprimento fica muito mais difícil de operar em ambientes confinados, como cidades.
No geral um canhão mais longo se sai melhor no combate a longas distâncias em campo aberto e o de cano corto é mais fácil de operar em ambientes confinados onde pela pequena distância dos engajamentos a maior capacidade de penetração do canhão mais comprido não faz diferença.
No caso russo e chino tem mais a ver com questões da munição empregada do que com outros fatores.(dependendo da geração um 125mm 2a46 é inferior em penetração a um 105mm L7).
Marcelo Andrade
4 anos atrás
Legal esse poster mas, na boa, o Merkava é um monstro!!! Esses israelenses são f……!!!
Também gosto do Merkava, minha escolha pela doutrina de uso mesmo, letalidade e sobrevivencia em campo batalha regular e assimétrico. Vários foram atingidos e a grande maioria sobreviveu tendo pouquíssimas perdas totais e/ou tripulação.
Heinz Guderian
4 anos atrás
Acho que de todos esses ai o mais blindado(melhor proteção, sistema ativo n conta) é o Challenger 2. É um excelente blindado e que não é muito falado como o abrams, leopard e T90.
Amigo Gilson!
Equipamento militar tradicionalmente projetado pensando na pior situação possível – uso de dispositivos nucleares. Logo esta sendo protegido dos varios fatores e um deles , como Voce sabe , PEM. Por tanto, hoje em dia , a resposta é não. Nosso colega Carvalho2008 esta absolutamente certo.
Um grande abraço!
Entusiasta Militar
4 anos atrás
Se eu pudesse escolher o MBT ideal para o Exercito Brasileiro comprar com certeza seria o Charllenger ii e/ou o Type 10, mas ambos sao fora da nossa realidade … o challenger é pesado demais e o type 10 é caro demais … é triste quando um País nao consegue desenvolver seus próprios equipamentos de defesa e depende de outros para conseguir equipamentos usados.
O Armata russo lançou um novo conceito que está se alastrando. A torre não tripulada e carregador automático separado dos tripulantes. A partir deste blindado já surgiram outros projetos, principalmente o Franco-Alemão liderado pela KMW. Canhão de 130 mm. alma lisa tb se consagra. Ninguém que ter menor poder de fogo.
Não foi o Armata que lançou isso, tem projetos ocidentais com esse mesmo conceito que datam do fim dos anos 80 como o m1 ttb e o challenger1 falcon(esse feito a pedido da Jordânia).
O correto seria dizer que o Armata é o primeiro a reunir varias tecnologias em uma plataforma e que será o primeiro a entrar em produção.
Oficialmente ambas as versões eram ee-t1 Osório. Chamavam a versão com canhão de 120mm de ee-t2 só para distinção interna na empresa.
rdx
4 anos atrás
Curiosamente, o TAM nunca foi um MBT
willhorv
4 anos atrás
Challenger 2, Arjun e Merkava são verdadeiros monstros bruta-montes sobre lagartas!!!
O Brasil deve desenvolver algo como um tanque médio como aquele recém lançado pelos NA. Não vejo outra saída ou coisa maior que isso. E se pensar, nem precisamos.
Agora já de Hélis de ataque sangue puro, estes sim! São necessários. Assim como mais Hélis de manobra.
João Gabriel
4 anos atrás
Já que tem o Osório, poderia ter o Tamoyo também né.
Tecnologia embarcada do EET2 Osório nem se compara ao Tamoyo 3. Fora o canhão. Mesmo o Tamoyo 3 estava bem abaixo, próximo do EET1, mas do EET2 nem se compara.
No dia 22/05/2020 na BR467 Cascavel – PR, VBTR Guarani capotou após manobra para evitar colisão com veículo civil.
Segundo reportagem o blindado perdeu o equilíbrio após queda em desnível de pista. Felizmente os dois ocupantes passam bem.
Não demora muito haverá quem diga que o projeto é falho, muito alto, centro de gravidade ruim etc, etc, etc.
E pq vc acha que do primeiro lote pra cá já capotaram 3 e um perdeu o cubo de roda junto com a roda? Kkkk. Projeto é mal feito. Embora um carro mais alto ajuda na proteção contra minas, o Guarani realmente ficou muito alto e fino (altura do assoalho em relação ao chão). É só comparar com outros carros mundo a fora. E outro detalhe, esse tipo de acidente você não vê nem com o Urutu, ou seja, ultrapassado, freio ruim mas capotar não capota fácil igual o Guarani não (e olha que o Urutu está na pista há décadas e o Guarani desde 2014). E isso não estou citando outras caçadas desse projeto, no ponto de vista de um mecânico de blindados.
O que me espanta e EB ter todos estes projetos da engesa/bernardini nas mãos, vários equipamentos equivalentes mercado para absorver tecnologia e vai com Iveco em projeto inferior ao que e feito Itália. Lembro que primeiros cascavéis foram feitos no parque fabril do exercito em SP. São projetos década 70 e poderiam ser atualizados. Embora EB já esta revisando projeto para sanar falhas operacionais e melhorar tecnicamente o mesmo, conforme matéria recente. Provavelmente esta melhoria ira sanar estas deficiências.
Salim, embora o exército tenha em reserva algumas unidades de projetos antigos, fazer uma licitação para modernizar projetos que não tiveram uma grande evolução como o Cascavel seria difícil, fora que muitos teriam de mudar muitas coisas como a estrutura, armamento e tecnologia abordo fazendo com que o preço se tornasse o mesmo de uma parceria conjunta.
O Guarani foi feito com bases em especificações nacional da plataforma Italiana, ele não seria pior em desempenho ao que era previsto nas especificações do exército.
Mas concordo que o Cascavel é um ótimo blindado tanto que em muitas análises o exército pretende manter ele em operação por mais tempo, o programa de modernização dele não é de agora faz tempo que eles tinham esse projeto em estudo, as recentes atualizações incluíram melhorias na tecnologia abordo, visão noturna o que muito importante para um apoio a infantaria em missões noturnas.
Caro Lu Felipe, exemplo temos cascavel, hj em operação aqui, oriente médio, africa e america sul. Se fosse modernizado trazendo benefícios importantes e com valor justo, teríamos um potencial enorme de repotencializacao aqui viabilizando ate num modelo novo baseado neste sucesso. Seria viabilizado nova estrutura nacional de produção/reforma desta familia já aceita mundialmente.
A altura é para proteger o blindados de explosivos improvisados, e minas.
A altura também protege a tripulação da onde de choque, a onda de choque pode provocar problemas na tripulação como traumas.
O problema que vejo é que a altura está acima do comum, pois isso afeta o centro causando uma instabilidade, isso poderia ser corrigido com a adoção de uma suspensão dinâmica, fizeram isso na Mercedes Benz modelo A, que tinha problemas na estabilidade fazendo o modelo capotar várias vezes depois que colocaram uma suspensão dinâmica isso resolveu em boa parte esse problema.
Fora que o terreno no qual o blindado opera é sempre um problema para qualquer tripulação e nesse acidente, o blindado realizou uma manobra para não bater em um veículo civil onde perdeu o controle em uma valeta o que fez ele capotar.
Isso não faz dele um projeto mal feito.
Será mesmo que é “muito alto e fino”?
Quem sabe seriam as “outras caçadas desse projeto, no ponto de vista de um mecânico de blindados.” (sic)
VBTP-MR Guarani
Peso 14.3 t
Comprimento 6.91 m
Largura 2,7 m
Altura 2.34 m
GTK Boxer
Mass 24,000 kg (standard); 36,500 – 38,500 kg (combat)[2]
Length 7.93 m (26 ft 0 in)
Width 2.99 m (9 ft 10 in)
Height 2.37 m (7 ft 9 in) (baseline vehicle)
VBCI
Mass VCI: 28.5 t (normal combat load).
Length 7.6 m
Width 2.98 m
Height 3 m
Ratel (South Africa)
Mass 18.5 tonnes (20.4 short tons; 18.2 long tons) (Ratel-20/Ratel-60)[7]
19 tonnes (21 short tons; 19 long tons) (Ratel-90)[8]:48–54
Length 7.21 m (23 ft 8 in) (hull)[4]
Width 2.5 m (8 ft 2 in)[4]
Height 2.39 m (7 ft 10 in) (Ratel-20)[8]
LAV III
Mass 16.95 t
Length 6.98 m (22 ft 11 in)
Width 2.7 m (8 ft 10 in)
Height 2.8 m (9 ft 2 in)
M1126 Stryker ICV
Mass ICV: 18.16 short tons (16.47 t)
MGS: 20.69 short tons (18.77 t)
Length 22 ft 10 in (6.95 m)
Width 8 ft 11 in (2.72 m)
Height 8 ft 8 in (2.64 m)
LAV-25
Mass 12.80 tonnes (12.60 long tons; 14.11 short tons)
Length 6.39 m (21 ft 0 in)
Width 2.50 m (8 ft 2 in)
Height 2.69 m (8 ft 10 in)
Lembrando que eu falei altura do assoalho em relação ao chão. Da uma pesquisada nessa altura. E eu falei cagadas e não caçadas kkkkk, corretor. Parece que vc também é mec auto e já trabalhou com o Guarani, Urutu, Cascavel e Leopard, então vamos lá. Quanto tempo vc levou pra tirar o conjunto de força dele? Eu, com outros caras experientes demoramos 1 dia todo e ainda se perdeu quase todo o consumível (Comparando com o Leopard que tiramos em 40 minutos sem perder muita coisa de consumível). Já prestou a atenção na grossura da Barra estabilizadora e dos braços de direção? Além de expostos são finos pra um carro desse tamanho (Isso estou comparando ele ao Urutu). Quantos Guaranis vc já mexeu que tem problema no ar condicionado? É um problema crônico que várias delas estão tendo (experiência do pessoal que atua direto com ele no Rio). Já teve problema com as baterias? Como ele não usa bateria comerciável, quando da problema e não se tem em estoque pode esperar a aquisição, pq só a Iveco fornece (diferente do Urutu que bateria e qualquer outra peça do motor vc encontra em qualquer padaria). Fizeram um carro 6×6 baseado em um 8×8. O 8×8 vc pode mandar ver na altura, já o 6×6 vc tem que dar uma segurada (assoalho ao solo). O mesmo motorista que dirige Urutu, dirige Guarani, então me explica, pq o Guarani esta capotando e o Urutu nao, sendo que o Urutu ainda é mais empregado que o Guarani? E olha que o Guarani tem clinometro, diferente do Urutu, que é no pêlo. Urutu só causa acidente de batida pq o sistema de freio é uma merda, mas capotar é difícil de ver.
O Powerpack do Leopard é a grosso modo, um bloco plug and play, feito pra ser extraído em pouco tempo. Se tu entende do assunto, não deveria nem ter comparado o Guarani, que é outro mundo.
.
A “grossura” da barra estabilizadora e braços de direção devem ser fruto de resultados de simulações em software. Boa parte das coisas do Urutu/Cascavel, podem ter sido projetadas a modacaralha, com coeficiente de cagaço gigantesco, pois na época não existiam os recursos de análise que existem hoje.
.
O problema do Guarani, ao que me parece, se chama BARRANCO. Olha quantos desses capotamentos aí envolvem um barranco. Em se tratando de barranco, até os israeli capotam seus Merkava…
Pq o conjunto de força do Guarani não pode ser engate rápido igual do Leopard? Isso, além de ser uma maravilha de se trabalhar em tempos de paz, no combate a gente conseguiria levantar um Guarani sem mesmo retrair tanto, perdendo tempo, enquanto o Leopard com o socorrão troca ali mesmo. Eu comparo pq é possível fazer isso no Guarani também, pq não fazem? É pra ver a gente se ferrando pra fazer manutenção mesmo kkkk. Esse negócio de software não é comigo não, acho que so um pouco raiz kkkk, mas aparentemente parece ser frágil. Quanto a sair todo o cubo de roda com a roda junto também É muito doido. Já vi Urutu quebrar 3 prisioneiros e nem a roda cair.
É um projeto feito para o Brasil, visando usar componentes de origem comercial que já existiam dentro da logística BR ou que demandavam adaptações de pequena monta. O conjunto propulsor é de origem civil e o mesmo vai ser no caso do LMV, que usa motor de uma van/caminhãozinho da IVECO.
.
Não era pra ninguém ficar se ferrando… Mas o que os caras queriam era blindado barato para ter condições de comprar o que se precisa. Barato é um negócio muito complicado e o Guarani de fato é bem barato pelo o que entrega.
.
Tem que ver a conta que foi feita. Colocar uma motorização mais top, que de menos trabalho, poderia custar muito caro na hora da compra, do que adaptar uma civil. A hora de quem trabalha com manutenção dentro do EB, vai ser paga de qualquer forma, tendo trabalho ou não.
.
E ele é um VBTP. Não vai fazer a linha de frente. Se um der pau, não faria tanta falta quanto um MBT, ai sim, entra a questão de colocar ele rápido de volta em operação.
.
O que tem que ser visto é como deixar esse blindado ainda mais redondo pro EB… Pq o bicho é barato e tem de ser comprado aos montes ainda.
E interessante que vc só citou 1 carro 6×6 (Ratel) com a mesma característica do Urutu (Os dois eixos juntos na traseira e não na dianteira) que também pode ocasionar essa instabilidade pra capotar, bem lembrado.
Wilson
Correto, o Armata lançou primeiro, em linha de produção, ainda que sofrendo alguns ajustes. Esses MBT são muito avançados em instrumentação eletrônica. E a Russia não é exemplo de perfeição neste campo. Abço.
Nao pode nem reclamar, se náo e negativado tambem. Ate duvida/pergunta negativam. Lutamos contra fascismo segunda guerra, porem estamos descambando neste erro atualmente patrocinado por alguns Lessa pátria.
Marcos10
4 anos atrás
O que o Osório faz ali, já que nunca entrou em linha de produção?
Tem muito tanque que nunca foi produzido em série e que aparece por causa dos recursos que tinha.
Saldanha da Gama
4 anos atrás
No quadro, Osório se destaca entre os maiores. tem um design harmonioso e atual…Impressionante o tamanho do canhão. Bem que poderiam se associar a um grande fabricante internacional Para suprir nossa demanda e se sustentar na cadeia de produção e exportação. Teríamos um veículo nacional, atualizado com o que há de melhor, grande poder de fogo e novo, a meu ver, melhor que adquirir usados e defasados.
Resta achar a documentação técnica para fazer isso. De qualquer modo demandaria investimentos pesados para uma atualização e encomendas em quantidades significavas. Como o compromisso primeiro da nação é manter os altos salários, mordomias, firulas e etc., dinheiro não há. De fabricantes de blindados, viramos importadores de equipamentos de terceira mão.
Boa tarde Marcos, por isso ressaltei de uma associação com um fabricante internacional, usariam o desenho do Osório, agregando tecnologia de última geração, não estaríamos sós no custo…E a facilitaria exportação, minimizando custos e mantendo a cadeia produtiva ativa….Abraços
Não resolve. Alguns componentes principalmente da versão p2 (canhão de 120mm) foram removidos pela falta de peças no mercado para manter operando. Atualmente pelo que conheço só a versão p1 estaria em condição operacional limitada.
Isso sem falar que a versão de série nunca ficou pronta.
Bom dia, mas um questionamento… Como me perdem os documentos técnicos desta forma? Para mim um item de segurança nacional, neste caso, o EB lembra empresa de fundo de quintal, nem barraca de feira cometeria um desleixo deste tamanho ou uma atrocidade desta complexidade, abraços
O que o EB tem guardado é o que restou do projeto.
Vale lembrar que no caso do Osório, não houve participação do EB por meio do CTEx como houve no Tamoyo. Até o Eb conseguir a posse dos protótipos e de outros equipamentos e documentos da massa falida da Engesa muita coisa se perdeu.
CRSOV
4 anos atrás
Se nas gravuras foram mantidas as mesmas proporcionalidades com relação ao tamanho real de cada tanque dá para perceber que o Merkhava 4 de Israel é um tanque de guerra muito mais imponente que os demais e creio esteja equipado com o Estado de Arte no que se refere a armamentos e eletrônicos !!
Peter nine nine
4 anos atrás
Mas se o Osório nunca vingou, como pode este estar na “lista”.
Peter nine nine;
mas é um poster de uma enciclopédia! Nada mais.
sub urbano
4 anos atrás
O Olifant na verdade é um centurion modernizado na Africa do Sul aos trancos e barrancos devido as sanções internacionais contra o Apartheid. Foi usado na Guerra em Angola. Ficou a maior parte do conflito na reserva contra a Força Expedicionária Cubana, tendo os Ratels (o cascavel sul africano) enfrentado os T-54 cubanos no mato. A estrategia era impopular entre as tropas sul africanas obrigadas a encarar as couraças soviéticas com blindados de reconhecimento, mas era necessaria pois com alguma ajuda soviética os cubanos colocariam mais 200 T-54 no mato.
Dario Renato
4 anos atrás
Um dos melhores MBTs da atualidade, provavelmente superior a mais da metade destes que estão listados, é o Type 90 japonês e foi solenemente ignorado.
Heitor
4 anos atrás
Osório? Nem saiu dos protótipos…
Sincero Brasileiro da Silva
4 anos atrás
Espero que um dia alguém com boa vontade ressuscite o Osório…
Mosczynski
4 anos atrás
É propaganda do World of Tanks para ter tanque que não existe?
Muito bacana, tem alguns ali q nem o nome eu havia ouvido mencionar?. O Type 10 japonês assim como o K-2 são absurdamente tecnológicos pelo q se vê em vídeos pela internet afora . Espero q o futuro projeto nacional do EB de uma família de blindados nós traga uma grata surpresa principalmente no caso do MBT, q no nosso caso creio q será um MMBT.
Verdade, além do desing de ambos serem totalmente bonitos.
Espero que o EB desenvolva uma família de blindados nacionais.
Bacana O poster. Mas só achei muito difícil de entender que em pleno 2020, nem sequer um único modelo de blindado brasileiro moderno, mesmo um estilo modesto como o TAM argentino, apareceu. E o Brasil com parque automobilístico e tecnológico substancial. Sinto muito, mas o Osório não cabe aí.
Lamentável
O Osório está na lista.
Concordo com o Joao. Ele esta ai na lista mas nao esta em campo. DO que vale?
Está na lista mas concordo com o João Motta, o Osório não cabe aí. Físicamente existe MAS, nem uma unidade que seja foi comprada pelo exército.
O EB não tinha dinheiro para comprar o Tamoyo que era bem mais barato que o Osório.
O Osório é colocado porque ele é um veículo reconhecido, por muitos como um exemplo da capacidade e engenhosidade brasileira, tendo sido muito mais barato para ser desenvolvido e tendo o mesmo desempenho de tanques muito mais caros. Muitos veem o Osório como um exemplo de que não se precisa criar bestas com mais de 70 toneladas, sendo que um veículo com menos de 50 toneladas já oferece proteção suficiente.
Sem dúvida não cabe na lista. Se fosse para colocar todos os protótipos, este poster deveria ter, no mínimo, o triplo de tamanho.
Pelo seu recheio tecnológico. Canhão 120mm. e ser leve eu torço pelo Type 10
Por que o Osório está na lista se não passa de peça de Museu? Todos os outros ao menos viram uma linha de produção.
Alguns dos MBT´S aí, não passam de cópias com modificações, não são verdadeiros MBT´s, construídos do zero, por esses países, tirando isso, está excelente.
Verdade, um exemplo é Olifant mk2, que na realidade é basicamente uma modernização do Centurion Britânico, assim como o Norte Coreano.
Another example
Al Khalid is license produced Chinese Type 90 IIM
So faltou finalizar a frase : “assim como o Norte Coreano” é basicamente uma modernização de T-72M.
Sim, quando disse “assim como o Norte Coreano”me referi a ser basicamente uma modernização de outra plataforma.
Entendi , mas a frase ficou estranha..
É verdade! O “pior” também e ver que além de não operarmos nenhum tanque moderno da lista e ainda ver nuestros hermanos del sur emplacar seu MBT nela. Como brazuca me sinto derrotado por “7×1” nesse quesito! Aí né mole não!
Karl Bonfim, salvo esteja enganado, peço a ajuda dos mais entendidos no assunto, o TAM não aguenta uma salva do nosso Leopard 1A5! O Leo é mais pesado e mais blindado. o TAM, sem querer desmerecer o excelente projeto, não poderia ser consuderado um MBT, mas…. posso estar enganado, Salvo melhor juízo! Existem já estudos (Couraça de Aço) visando a substituição dos Leos mas eu acho que a defesa AA de médio alcance, algo mais urgente em nosso TO.
Num embate entre TAM e Leo 1a5 vai vencer o que acertar primeiro.
O Leo é mais blindado, mas é blindagem de aço com no máximo 70mm no casco e na torre chega a uns 250mm(isso com a blindagem espaçada), enquanto o TAM é de uns 50mm a blindagem também de aço(não sei a da torre). O TAM leva vantagem em sua mobilidade (é difícil achar um tanque com a mobilidade equivalente a do TAM), mas no fim como ambos tem um canhão de 105mm equivalentes em capacidade de penetração, vai vencer o primeiro que acertar um tiro no outro.
A versão modernizada TAM 2C é superior aos atuais Leopard 1A5 BR, em termos de localizar, atirar primeiro e acertar.
Sei disso, inclusive que pode ser um dos casos de análise do GT nova couraça para a modernização dos leo 1a5.
Eu não levei muito em conta essa modernização por(pelo que conheço) ter apenas ainda 1 unidade, apesar de ter sido aprovado pelo exercito argentino.
O que mais chama a atenção dos militares brasileiros é que mesmo na pindaíba que os argentinos estão eles conseguem manter uma frota de TAM operativa, muito mais facilmente que o EB, tanto que a idéia para o futuro é ter uma família para facilitar a logística e a manutenção.
Tinham contratado um pacote contendo 74 TAM 2C. Não sei que fim levou…
O projeto ainda está lá, porém parado por falta de money.
Justamente isso, além do fato de os TAM 2AC, ser mais leve e portante mais adequado para ser usado em biomas como os pampas e o charco argentino. Segundo verdadeiroverdadeiros especialistas em tanques e blindados: https://www.youtube.com/watch?v=m40qj0Be63s e
https://www.youtube.com/watch?v=fbBojmLwDpg.
Poucos aqui comentam sobre o Leclerc e o Aríete. Gostaria de saber as impressões dos especialistas sobre esses dois MBTs.
O primeiro é francês e o outro italiano.
E um tem nome de piloto de F1 e outro de arma.
kkkk, gente, sacanagem,, o amiguinho está perguntando!!! kkkk
Olá Fred, não sou nenhum especialista mas conheço o básico desses tanques.
Ambos são muito modernos e atendem as especificações de seus exércitos, mas dá para fazer algumas análises e comparações.
Ambos utilizam canhões de 120 mm, o Leclerc tem uma câmara do mesmo tamanho do Leopard 2, M1A1 e M1A2.
A Tonelagem do Leclerc é maior tendo 57,4 toneladas, em comparação as 54 toneladas do tanque Italiano.
O início da produção e desenvolvimento do Leclerc é mais antiga que a plataforma italiana, porém o tanque Italiano teve sua última unidade entregue mais cedo, tendo o tanque Italiano tendo começado a produção em 1995 a 2002, e o Leclerc em 1990 a 2008.
Em termos de tripulação o tanque Francês tem menos tripulantes já que não possui recarregador porque o sistema é automático, diferentemente do italiano.
Analisando as duas plataformas vemos que o Leclerc tem vantagem em tecnologia, já que digamos possui um “recheio” maior em peças eletrônicas além dos computadores abordo, os Italianos se não me engano estudaram uma evolução do projeto.
Obrigado Lu!
Olá Fred! Envio a você um link com várias informações sobre MBTs. Saudações!
https://www.armyrecognition.com/weapons_defence_industry_military_technology_uk/analysis_top_15_most_modern_main_battle_tanks_mbts_in_the_world.html
Obrigado Cássio!
A ideia original da pergunta era aprender mais um pouco, eu conheço pouco dos dois MBTs. Tenho uma curiosidade grande, principalmente sobre o Leclerc. Tem sido usado pelo EAU no Yemen. Eles são equipados com blindagem modular que pode ser configurada de várias formas. Há fotos interessantes, embora alguns tenham sido posto fora de combate por danos de minas e mísseis, não tenho notícia de nenhum que tenha sido completamente destruído. Em pelo menos um caso o motorista morreu pelo impacto frontal de míssil, mas o resto da tripulação sobreviveu e o MBT não foi destruído. É um MBT que passa batido nas discussões aqui, e não entendo muito bem o motivo.
Os amigos engraçadinhos lá de cima não tem interesse em aprender, pelo visto. Obrigado Cássio e Lu, pelas informações. Eu aprendo muito com os comentários aqui, tem reportagem que não leio mais, mas venho pelo debate nos comentários. Já foi muito mais instrutivo, hoje muita coisa boa se perde no meio dessas bobeiras.
Faltou na arte aparecer o caminhão que transporta o Zulfiqar!
Numa boa, tem tanque “esquisito” nesta lista que eu nunca ouvir falar, Ramses II, Asad Babil (devem ser do Egito e da Síria) e outros, apesar de eu não ser um especialista, técnico, ou possuir grande entendimento no assunto, a olhos vistos, percebi-se que são meras cópias de afamados tanques russos.
Talvez seja igual o T-72 iraquiano que eles chamavam de leão da babilonia
Esse tanque é Egípcio.
Ramses II é uma modernização dos T-54 feita pelo Egito, Asad Babil é o T-72M1 fabricado sobre licença pelo Iraque nos anos 80.
Ramsés… renascido das tumbas dos faraós…
Olhando essa foto me vem a pergunta: Qual seria o comprimento ideal para o cano do canhão e até que ponto isso é relevante? Os americanos e israelenses parecem preferir um cano mais curto enquanto os chineses e russos dão preferencia a um cano longo.
Mais longo, maior penetração. (mantendo demais características).
Sendo mais preciso, em um canhão com cano mais longo o projetil tende a ter maior velocidade inicial.
O cano mais longo, não garante apenas maior penetração(como já foi mencionado) como garante maior precisão e principalmente maior alcance.
A desvantagem é que por seu comprimento fica muito mais difícil de operar em ambientes confinados, como cidades.
No geral um canhão mais longo se sai melhor no combate a longas distâncias em campo aberto e o de cano corto é mais fácil de operar em ambientes confinados onde pela pequena distância dos engajamentos a maior capacidade de penetração do canhão mais comprido não faz diferença.
No caso russo e chino tem mais a ver com questões da munição empregada do que com outros fatores.(dependendo da geração um 125mm 2a46 é inferior em penetração a um 105mm L7).
Legal esse poster mas, na boa, o Merkava é um monstro!!! Esses israelenses são f……!!!
Também gosto do Merkava, minha escolha pela doutrina de uso mesmo, letalidade e sobrevivencia em campo batalha regular e assimétrico. Vários foram atingidos e a grande maioria sobreviveu tendo pouquíssimas perdas totais e/ou tripulação.
Acho que de todos esses ai o mais blindado(melhor proteção, sistema ativo n conta) é o Challenger 2. É um excelente blindado e que não é muito falado como o abrams, leopard e T90.
O Challenger II tem o ronco mais Fod@ dentre todos os MBTs:
https://www.youtube.com/watch?v=ROLgkay2nfA
O Megatron:
https://www.youtube.com/watch?v=mO_gvcOZnTY
Música para os ouvidos!!!????
O TAM Argentino está entre os principais???
Um PEM é capaz de desabilitar tanques?
Não! Obtanque é uma caixa metalica e como toda caixa , é uma gaiola de faraday…o pulso eletromagnetico escorre pela superficie e nao adentra.
Pergunta..isso vale para uma Fragata ou Corveta também?
Amigo Gilson!
Equipamento militar tradicionalmente projetado pensando na pior situação possível – uso de dispositivos nucleares. Logo esta sendo protegido dos varios fatores e um deles , como Voce sabe , PEM. Por tanto, hoje em dia , a resposta é não. Nosso colega Carvalho2008 esta absolutamente certo.
Um grande abraço!
Se eu pudesse escolher o MBT ideal para o Exercito Brasileiro comprar com certeza seria o Charllenger ii e/ou o Type 10, mas ambos sao fora da nossa realidade … o challenger é pesado demais e o type 10 é caro demais … é triste quando um País nao consegue desenvolver seus próprios equipamentos de defesa e depende de outros para conseguir equipamentos usados.
Comparado a um Leopard 2A7, o Type 10 até está barato. O problema é a restrição na exportação de arma que está na constituição japonesa.
Os caras colocaram “EE-1 Osório” na imagem que representa a versão “EE-2”, equipada com o canhão 120mm
.
Galhofagem pra pegar view da gurizada…
O Armata russo lançou um novo conceito que está se alastrando. A torre não tripulada e carregador automático separado dos tripulantes. A partir deste blindado já surgiram outros projetos, principalmente o Franco-Alemão liderado pela KMW. Canhão de 130 mm. alma lisa tb se consagra. Ninguém que ter menor poder de fogo.
Não foi o Armata que lançou isso, tem projetos ocidentais com esse mesmo conceito que datam do fim dos anos 80 como o m1 ttb e o challenger1 falcon(esse feito a pedido da Jordânia).
O correto seria dizer que o Armata é o primeiro a reunir varias tecnologias em uma plataforma e que será o primeiro a entrar em produção.
Oficialmente ambas as versões eram ee-t1 Osório. Chamavam a versão com canhão de 120mm de ee-t2 só para distinção interna na empresa.
Curiosamente, o TAM nunca foi um MBT
Challenger 2, Arjun e Merkava são verdadeiros monstros bruta-montes sobre lagartas!!!
O Brasil deve desenvolver algo como um tanque médio como aquele recém lançado pelos NA. Não vejo outra saída ou coisa maior que isso. E se pensar, nem precisamos.
Agora já de Hélis de ataque sangue puro, estes sim! São necessários. Assim como mais Hélis de manobra.
Já que tem o Osório, poderia ter o Tamoyo também né.
Não pq o Tamoyo era bem inferior ao Osório.
Se for a versão III do tamoyo ai não é muito inferior não.
Tecnologia embarcada do EET2 Osório nem se compara ao Tamoyo 3. Fora o canhão. Mesmo o Tamoyo 3 estava bem abaixo, próximo do EET1, mas do EET2 nem se compara.
Salvo melhor juízo, o Tamoyo era considerado um Tanque “médio”, e não um MBT.
Exatamente. TAM e Tamoyo são da mesma categoria
Boa madrugada Senhores,
No dia 22/05/2020 na BR467 Cascavel – PR, VBTR Guarani capotou após manobra para evitar colisão com veículo civil.
Segundo reportagem o blindado perdeu o equilíbrio após queda em desnível de pista. Felizmente os dois ocupantes passam bem.
Não demora muito haverá quem diga que o projeto é falho, muito alto, centro de gravidade ruim etc, etc, etc.
CM
Vai ter que atualizar/instalar ABS, ACC, ESC, ASR etc, falhou no teste do Alce.
E pq vc acha que do primeiro lote pra cá já capotaram 3 e um perdeu o cubo de roda junto com a roda? Kkkk. Projeto é mal feito. Embora um carro mais alto ajuda na proteção contra minas, o Guarani realmente ficou muito alto e fino (altura do assoalho em relação ao chão). É só comparar com outros carros mundo a fora. E outro detalhe, esse tipo de acidente você não vê nem com o Urutu, ou seja, ultrapassado, freio ruim mas capotar não capota fácil igual o Guarani não (e olha que o Urutu está na pista há décadas e o Guarani desde 2014). E isso não estou citando outras caçadas desse projeto, no ponto de vista de um mecânico de blindados.
O que me espanta e EB ter todos estes projetos da engesa/bernardini nas mãos, vários equipamentos equivalentes mercado para absorver tecnologia e vai com Iveco em projeto inferior ao que e feito Itália. Lembro que primeiros cascavéis foram feitos no parque fabril do exercito em SP. São projetos década 70 e poderiam ser atualizados. Embora EB já esta revisando projeto para sanar falhas operacionais e melhorar tecnicamente o mesmo, conforme matéria recente. Provavelmente esta melhoria ira sanar estas deficiências.
Salim, embora o exército tenha em reserva algumas unidades de projetos antigos, fazer uma licitação para modernizar projetos que não tiveram uma grande evolução como o Cascavel seria difícil, fora que muitos teriam de mudar muitas coisas como a estrutura, armamento e tecnologia abordo fazendo com que o preço se tornasse o mesmo de uma parceria conjunta.
O Guarani foi feito com bases em especificações nacional da plataforma Italiana, ele não seria pior em desempenho ao que era previsto nas especificações do exército.
Mas concordo que o Cascavel é um ótimo blindado tanto que em muitas análises o exército pretende manter ele em operação por mais tempo, o programa de modernização dele não é de agora faz tempo que eles tinham esse projeto em estudo, as recentes atualizações incluíram melhorias na tecnologia abordo, visão noturna o que muito importante para um apoio a infantaria em missões noturnas.
Caro Lu Felipe, exemplo temos cascavel, hj em operação aqui, oriente médio, africa e america sul. Se fosse modernizado trazendo benefícios importantes e com valor justo, teríamos um potencial enorme de repotencializacao aqui viabilizando ate num modelo novo baseado neste sucesso. Seria viabilizado nova estrutura nacional de produção/reforma desta familia já aceita mundialmente.
A altura é para proteger o blindados de explosivos improvisados, e minas.
A altura também protege a tripulação da onde de choque, a onda de choque pode provocar problemas na tripulação como traumas.
O problema que vejo é que a altura está acima do comum, pois isso afeta o centro causando uma instabilidade, isso poderia ser corrigido com a adoção de uma suspensão dinâmica, fizeram isso na Mercedes Benz modelo A, que tinha problemas na estabilidade fazendo o modelo capotar várias vezes depois que colocaram uma suspensão dinâmica isso resolveu em boa parte esse problema.
Fora que o terreno no qual o blindado opera é sempre um problema para qualquer tripulação e nesse acidente, o blindado realizou uma manobra para não bater em um veículo civil onde perdeu o controle em uma valeta o que fez ele capotar.
Isso não faz dele um projeto mal feito.
Eduardo Oliveira
Será mesmo que é “muito alto e fino”?
Quem sabe seriam as “outras caçadas desse projeto, no ponto de vista de um mecânico de blindados.” (sic)
VBTP-MR Guarani
Peso 14.3 t
Comprimento 6.91 m
Largura 2,7 m
Altura 2.34 m
GTK Boxer
Mass 24,000 kg (standard); 36,500 – 38,500 kg (combat)[2]
Length 7.93 m (26 ft 0 in)
Width 2.99 m (9 ft 10 in)
Height 2.37 m (7 ft 9 in) (baseline vehicle)
VBCI
Mass VCI: 28.5 t (normal combat load).
Length 7.6 m
Width 2.98 m
Height 3 m
Ratel (South Africa)
Mass 18.5 tonnes (20.4 short tons; 18.2 long tons) (Ratel-20/Ratel-60)[7]
19 tonnes (21 short tons; 19 long tons) (Ratel-90)[8]:48–54
Length 7.21 m (23 ft 8 in) (hull)[4]
Width 2.5 m (8 ft 2 in)[4]
Height 2.39 m (7 ft 10 in) (Ratel-20)[8]
LAV III
Mass 16.95 t
Length 6.98 m (22 ft 11 in)
Width 2.7 m (8 ft 10 in)
Height 2.8 m (9 ft 2 in)
M1126 Stryker ICV
Mass ICV: 18.16 short tons (16.47 t)
MGS: 20.69 short tons (18.77 t)
Length 22 ft 10 in (6.95 m)
Width 8 ft 11 in (2.72 m)
Height 8 ft 8 in (2.64 m)
LAV-25
Mass 12.80 tonnes (12.60 long tons; 14.11 short tons)
Length 6.39 m (21 ft 0 in)
Width 2.50 m (8 ft 2 in)
Height 2.69 m (8 ft 10 in)
Lembrando que eu falei altura do assoalho em relação ao chão. Da uma pesquisada nessa altura. E eu falei cagadas e não caçadas kkkkk, corretor. Parece que vc também é mec auto e já trabalhou com o Guarani, Urutu, Cascavel e Leopard, então vamos lá. Quanto tempo vc levou pra tirar o conjunto de força dele? Eu, com outros caras experientes demoramos 1 dia todo e ainda se perdeu quase todo o consumível (Comparando com o Leopard que tiramos em 40 minutos sem perder muita coisa de consumível). Já prestou a atenção na grossura da Barra estabilizadora e dos braços de direção? Além de expostos são finos pra um carro desse tamanho (Isso estou comparando ele ao Urutu). Quantos Guaranis vc já mexeu que tem problema no ar condicionado? É um problema crônico que várias delas estão tendo (experiência do pessoal que atua direto com ele no Rio). Já teve problema com as baterias? Como ele não usa bateria comerciável, quando da problema e não se tem em estoque pode esperar a aquisição, pq só a Iveco fornece (diferente do Urutu que bateria e qualquer outra peça do motor vc encontra em qualquer padaria). Fizeram um carro 6×6 baseado em um 8×8. O 8×8 vc pode mandar ver na altura, já o 6×6 vc tem que dar uma segurada (assoalho ao solo). O mesmo motorista que dirige Urutu, dirige Guarani, então me explica, pq o Guarani esta capotando e o Urutu nao, sendo que o Urutu ainda é mais empregado que o Guarani? E olha que o Guarani tem clinometro, diferente do Urutu, que é no pêlo. Urutu só causa acidente de batida pq o sistema de freio é uma merda, mas capotar é difícil de ver.
O Powerpack do Leopard é a grosso modo, um bloco plug and play, feito pra ser extraído em pouco tempo. Se tu entende do assunto, não deveria nem ter comparado o Guarani, que é outro mundo.
.
A “grossura” da barra estabilizadora e braços de direção devem ser fruto de resultados de simulações em software. Boa parte das coisas do Urutu/Cascavel, podem ter sido projetadas a modacaralha, com coeficiente de cagaço gigantesco, pois na época não existiam os recursos de análise que existem hoje.
.
O problema do Guarani, ao que me parece, se chama BARRANCO. Olha quantos desses capotamentos aí envolvem um barranco. Em se tratando de barranco, até os israeli capotam seus Merkava…
Pq o conjunto de força do Guarani não pode ser engate rápido igual do Leopard? Isso, além de ser uma maravilha de se trabalhar em tempos de paz, no combate a gente conseguiria levantar um Guarani sem mesmo retrair tanto, perdendo tempo, enquanto o Leopard com o socorrão troca ali mesmo. Eu comparo pq é possível fazer isso no Guarani também, pq não fazem? É pra ver a gente se ferrando pra fazer manutenção mesmo kkkk. Esse negócio de software não é comigo não, acho que so um pouco raiz kkkk, mas aparentemente parece ser frágil. Quanto a sair todo o cubo de roda com a roda junto também É muito doido. Já vi Urutu quebrar 3 prisioneiros e nem a roda cair.
É um projeto feito para o Brasil, visando usar componentes de origem comercial que já existiam dentro da logística BR ou que demandavam adaptações de pequena monta. O conjunto propulsor é de origem civil e o mesmo vai ser no caso do LMV, que usa motor de uma van/caminhãozinho da IVECO.
.
Não era pra ninguém ficar se ferrando… Mas o que os caras queriam era blindado barato para ter condições de comprar o que se precisa. Barato é um negócio muito complicado e o Guarani de fato é bem barato pelo o que entrega.
.
Tem que ver a conta que foi feita. Colocar uma motorização mais top, que de menos trabalho, poderia custar muito caro na hora da compra, do que adaptar uma civil. A hora de quem trabalha com manutenção dentro do EB, vai ser paga de qualquer forma, tendo trabalho ou não.
.
E ele é um VBTP. Não vai fazer a linha de frente. Se um der pau, não faria tanta falta quanto um MBT, ai sim, entra a questão de colocar ele rápido de volta em operação.
.
O que tem que ser visto é como deixar esse blindado ainda mais redondo pro EB… Pq o bicho é barato e tem de ser comprado aos montes ainda.
Eduardo Oliveira;
o que, a altura do piso até o teto do carro, influencia no caso de capotamento em desníveis, você poderia me explicar melhor?
Simples. Quanto mais próximo do solo mais estável é um veículo, principalmente na curva. Exemplo simples é assistir qualquer corrida profissional.
E eu não falei teto kkkk, falei altura do ASSOALHO para o solo
Mas e a proteção IED, com fica?
E interessante que vc só citou 1 carro 6×6 (Ratel) com a mesma característica do Urutu (Os dois eixos juntos na traseira e não na dianteira) que também pode ocasionar essa instabilidade pra capotar, bem lembrado.
Sou leigo! Informei aqueles que consegui coletar
Mesmo no poster o Merkava passa a impressão de ser muito “parrudo”.
Wilson
Correto, o Armata lançou primeiro, em linha de produção, ainda que sofrendo alguns ajustes. Esses MBT são muito avançados em instrumentação eletrônica. E a Russia não é exemplo de perfeição neste campo. Abço.
Nossa, estão negativando até a “impressão” que temos, desculpe.
Capela, é o puro e simples gosto do espírito de porco…. Abraços
Nao pode nem reclamar, se náo e negativado tambem. Ate duvida/pergunta negativam. Lutamos contra fascismo segunda guerra, porem estamos descambando neste erro atualmente patrocinado por alguns Lessa pátria.
O que o Osório faz ali, já que nunca entrou em linha de produção?
Pela impressão que ele causou na época.
Tem muito tanque que nunca foi produzido em série e que aparece por causa dos recursos que tinha.
No quadro, Osório se destaca entre os maiores. tem um design harmonioso e atual…Impressionante o tamanho do canhão. Bem que poderiam se associar a um grande fabricante internacional Para suprir nossa demanda e se sustentar na cadeia de produção e exportação. Teríamos um veículo nacional, atualizado com o que há de melhor, grande poder de fogo e novo, a meu ver, melhor que adquirir usados e defasados.
Resta achar a documentação técnica para fazer isso. De qualquer modo demandaria investimentos pesados para uma atualização e encomendas em quantidades significavas. Como o compromisso primeiro da nação é manter os altos salários, mordomias, firulas e etc., dinheiro não há. De fabricantes de blindados, viramos importadores de equipamentos de terceira mão.
Boa tarde Marcos, por isso ressaltei de uma associação com um fabricante internacional, usariam o desenho do Osório, agregando tecnologia de última geração, não estaríamos sós no custo…E a facilitaria exportação, minimizando custos e mantendo a cadeia produtiva ativa….Abraços
Saldanha,
O problema é que, mesmo que se o EB tivesse a intenção, toda a documentação técnica, ou seja, o projeto em sí, ninguém sabe onde está.
Marcos, eu li aqui mesmo, alguém postando sobre onde estariam os desenhos do mesmo….Abraços
O EB tem posse de alguns documentos técnicos sobre o Osório, mas a maior parte se perdeu e com o que tem não é possível reativar o projeto Osório.
Infelizmente uma pena Wilson, obrigado pela informação (acabaram de vez com meu sonho…kkk) abraços.
Jovem Wilson
Nada que uma engenharia reversa não resolvesse, se esta fosse a vontade do EB.
Sds
Não resolve. Alguns componentes principalmente da versão p2 (canhão de 120mm) foram removidos pela falta de peças no mercado para manter operando. Atualmente pelo que conheço só a versão p1 estaria em condição operacional limitada.
Isso sem falar que a versão de série nunca ficou pronta.
Bom dia, mas um questionamento… Como me perdem os documentos técnicos desta forma? Para mim um item de segurança nacional, neste caso, o EB lembra empresa de fundo de quintal, nem barraca de feira cometeria um desleixo deste tamanho ou uma atrocidade desta complexidade, abraços
Muita coisa se perdeu quando a Engesa faliu.
O que o EB tem guardado é o que restou do projeto.
Vale lembrar que no caso do Osório, não houve participação do EB por meio do CTEx como houve no Tamoyo. Até o Eb conseguir a posse dos protótipos e de outros equipamentos e documentos da massa falida da Engesa muita coisa se perdeu.
Se nas gravuras foram mantidas as mesmas proporcionalidades com relação ao tamanho real de cada tanque dá para perceber que o Merkhava 4 de Israel é um tanque de guerra muito mais imponente que os demais e creio esteja equipado com o Estado de Arte no que se refere a armamentos e eletrônicos !!
Mas se o Osório nunca vingou, como pode este estar na “lista”.
Peter nine nine;
mas é um poster de uma enciclopédia! Nada mais.
O Olifant na verdade é um centurion modernizado na Africa do Sul aos trancos e barrancos devido as sanções internacionais contra o Apartheid. Foi usado na Guerra em Angola. Ficou a maior parte do conflito na reserva contra a Força Expedicionária Cubana, tendo os Ratels (o cascavel sul africano) enfrentado os T-54 cubanos no mato. A estrategia era impopular entre as tropas sul africanas obrigadas a encarar as couraças soviéticas com blindados de reconhecimento, mas era necessaria pois com alguma ajuda soviética os cubanos colocariam mais 200 T-54 no mato.
Um dos melhores MBTs da atualidade, provavelmente superior a mais da metade destes que estão listados, é o Type 90 japonês e foi solenemente ignorado.
Osório? Nem saiu dos protótipos…
Espero que um dia alguém com boa vontade ressuscite o Osório…
É propaganda do World of Tanks para ter tanque que não existe?