Kim Jong Un

(CNN) – Os EUA estão monitorando informações que sugerem que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, está em grave perigo depois de passar por uma cirurgia, segundo uma autoridade dos EUA com conhecimento direto.

Uma segunda fonte familiarizada com a inteligência disse à CNN que os EUA estão monitorando de perto os relatórios sobre a saúde de Kim.

Kim recentemente perdeu a comemoração do aniversário de seu avô em 15 de abril, o que levantou especulações sobre seu bem-estar. Ele foi visto quatro dias antes em uma reunião do governo.

Outra autoridade dos EUA disse à CNN na segunda-feira que as preocupações com a saúde de Kim são confiáveis, mas a gravidade é difícil de avaliar.

O Daily NK, um jornal on-line da Coreia do Sul que cobre a Coreia do Norte, informa que Kim teria recebido um procedimento do sistema cardiovascular em 12 de abril.

Kim recebeu o procedimento do sistema cardiovascular por causa de “fumo excessivo, obesidade e excesso de trabalho”, de acordo com o site de notícias, e agora está recebendo tratamento em uma vila no condado de Hyangsan após o procedimento.

Depois de avaliar que a condição de Kim havia melhorado, a maioria da equipe médica que o tratava retornou a Pyongyang em 19 de abril e apenas uma parte permaneceu para supervisionar sua situação de recuperação, de acordo com o site de notícias. A CNN não pode confirmar independentemente o relatório.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

134 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
4 anos atrás

O médico era da CIA ???

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Então quer dizer que se Putin tiver um disenteria, foi a CIA que pôs laxante na comida dele? Cada uma em…

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Eu não duvido nada, a CIA tentou matar Fidel com um charuto explosivo kkkkkkk

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Não foi um charuto; foi um supositório com motor turbo na rabeta.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Parece que a Coreia do Sul desmentiu a informação.

Tiago
Tiago
Responder para  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Mano, acho que o cara tava brincando, sabe…
Acho que ele NÃO ACREDITA que o medico era da cia rsrsrs

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  Tiago
4 anos atrás

Pois é, o pessoal não entende uma zoeira. ??

Camargoer
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Caro D.F. As vezes a situação é tão louca que a ficção parece fazer mais sentido que a realidade. Coisas “imprecionantes” acontecem.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Já averiguei por aqui…
FAKE NEWS

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Joao Moita Jr
4 anos atrás

Que seja… mas deixa a zoera seguir em frente..

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Hehe

Dr. Iran Moreira
Responder para  Joao Moita Jr
4 anos atrás

Averigou tanto que está sendo confirmado por toda mídia especializada… “Manja” muito eihn…

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Melhor. O Paciente era um Camponês Proletário da Coréia do Norte. ?

Tomcat4,2
4 anos atrás

Assisti agora cedo na CNN q caso ele☠️, sua irmã pode vir a assumir o controle da nação até q um de seus filhos tenha idade para fazê-lo. Agora, ela poderia entrar pra história como a pessoa q acabou com o regime tirano ou ser a pessoa q atacou a Coreia do Sul e acabou com o regime e o país ?.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Responder para  Tomcat4,2
4 anos atrás

Ela é quem cuida da imagem do irmão e recentemente foi colocada no politburo ( órgão que dirige o partido comunista ), parece que ela é uma pessoa de confiança do irmão. Se ela esta tão ligada politicamente a ele duvido que ela venha a fazer uma abertura política caso ele venha a falecer!

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Tomcat4,2
4 anos atrás

Ela é pior que ele.

Nelson
Nelson
Responder para  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Ela mata rindo.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Sabe me dizer se ela está disponível?
#superlike

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Tomcat4,2
4 anos atrás

Ela é um pouco mais radical que o Irmão , mas tende a continuar a politica econômica reformista de Kim Jong Un. A Politica Externa vai ser mais dura com o Ocidente, pois ela é mulher de personalidade forte.
Penso que devido as hostilidades do Ocidente e aliados em relação a China , a Coréia do Norte receberá fortes aportes econômicos chineses nos próximos anos levando o Regime Coreano a um fortalecimento só visto na época da URSS.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Gabriel BR
4 anos atrás

Boa análise Gabriel. Ainda tendo compreender qual a reflexão que a galera daqui busca para negativar um comentário. Se é algo relacionado ao conteúdo do texto, no caso de comentário flagrantemente discordante dos fatos. Se é algo relacionado ao autor do texto. Ou se simplesmente negativam por ser uma opinião contrária à opinião que possuem.
Analisando seu comentário:
1) Ela é um pouco mais radical que o irmão e tende a ter relacionamento mais difícil com o ocidente. De fato, há algumas notícias de trazem indícios que ela é mais radical que o irmão, especialmente em relação ao ocidente. Se o relacionamento com o Kim já é complicado, tende a ser mais complicado com ela. Portanto, você não está errado nesse ponto.

2) Há sim um clima embrionário de hostilidades em relação à China e a tendência é piorar. Na prática, o que começamos a ver, é uma forte tendência de migração de multinacionais que estavam operando na China para outros países. Os chineses tentarão fazer algo para impedir ou diminuir essa movimentação. Logo, analisando a conjectura da situação, pode ser sim que a China queira estreitar mais ainda as relações com seu principal aliado na região.

Portanto, como não há questões que afrontam os fatos em seu comentário, penso que o problema de alguns aqui seja com você ou você tenha magoado alguns coraçõezinhos que já estão convictos de que a China irá sofrer represálias do mundo ocidental e que ficará quietinha. E mais, talvez aqueles que pensem que a Coreia do Norte esteja fadada à miséria eterna em razão de seu regime comunista ditador, tenham ficado chateados.

Já escrevi aqui, o fanatismo é prejudicial dos dois lados da discussão. E outra, estamos passando por uma situação sui generis no presente século e talvez na história da humanidade, considerando a inter relação entre as economias hoje. Ninguém sabe ainda o impacto econômico disso tudo. Já há quem diga que o impacto será pior que a depressão de 1929. E quando a economia colapsa, todo o restante está passível de mudanças. Quem antes pregava o liberalismo econômico, pode começar a pregar protecionismo, reserva de mercado para o Estado etc. Quem antes era a favor da liberdade total dos indivíduos, pode começar a flertar com o controle sob a vida das pessoas.
Enfim…como se diz, muita coisa pode mudar, inclusive, nada.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Responder para  Gabriel BR
4 anos atrás

Ela foi responsável pelas reuniões do irmão com o presidente sul coreano e com o Trump, ela também representou a Coréia do Norte nos jogos olímpicos de inverno que foram realizados na Coréia do Sul, não creio que a política externa seja mais dura com ela.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Tomcat4,2
4 anos atrás

Mulher quando dá uma de tirana é pior do que homem!!!! Atenção, não é um comentário misógeno, quem é casado sabe o que eu estou falando!!!! kkkkkkkkk

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Tomcat4,2
4 anos atrás

Vai depender de quem a China aprovar, na verdade!!!

Fellipe Barbieri
Fellipe Barbieri
4 anos atrás

É muito difícil saber o que se passa na fechada e faminta Coréia do Norte e também pouco se sabe sobre aspectos da vida pessoal de Kim Jong Un e sua saúde … Não quero parecer insensível, mas a irmã e suposta sucessora de Jong Un me parece ser mais amigável ao ocidente, Coréia do Sul e Japão e talvez seja quem vá acabar com a nefasta ditadura que a muito assola o famélico povo norte coreano que se encontra encarcerado pela dinastia Kim …

O que me preocupar é a China que talvez possa ver seu mais antigo aliado regional se jogar nos braços do ocidente e com toda a certeza não vai ficar só olhando …

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Responder para  Fellipe Barbieri
4 anos atrás

“Não quero parecer insensível, mas a irmã e suposta sucessora de Jong Un me parece ser mais amigável ao ocidente, Coréia do Sul e Japão e talvez seja quem vá acabar com a nefasta ditadura que a muito assola o famélico povo norte coreano”.

Duvido muito,se ela tentar mudar o regime ou até mesmo acabar com o programa de misseis e desenvolvimento nuclear,certamente o generalato poderia passar o cerol nela e escolher um deles para assumir.

Seria o fim da dinastia familiar e entraria uma junta militar…

MMerlin
MMerlin
Responder para  ADRIANO MADUREIRA
4 anos atrás

Possivelmente. Principalmente porque o maior item de exportação Norte Coreano é a heroína, controlada pelo regime e gerenciada pelos generais do exército. Depois que o little Kim assumiu, a produção de narcóticos alcançou escala industrial, que atende quase todo o mercado asiático e Europa Oriental. Se a irmã do rapaz tiver qualquer indisposição quanto este modus operandi da economia, nem chega a assumir.

Marcos10
Marcos10
Responder para  Fellipe Barbieri
4 anos atrás

Ninguém ali vai largar a mamata, nem ela, nem os generais, até porque muitos iriam para a cadeia e os outros iriam fazer o quê se só sabem viver da exploração do povo.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Fellipe Barbieri
4 anos atrás

“(…) e talvez quem vá acabar com a nefasta ditadura que a muito assola o famélico povo norte coreano que se encontra encarcerado pela dinastia Kim”

Isso TALVEZ fosse acontecer se o generalato norte-coreanos e a China permitissem.
Ou seja, nunca.
Além do mais…tú já viu algum ditador abrindo mão do próprio poder?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Fellipe Barbieri
4 anos atrás

Eu não vejo assim, que ela pode vir a ser mais amigável com o Ocidente, eu acredito, mas que ela vai acabar com a ditadura não, e com os testes nucleares também não, a coreia do norte mesmo falida tá para atingir a tríade nuclear, estão testando lançamento de mísseis balístico a partir de subs, o que faria com que um ataque a CN, fosse a sentença de morte de qualquer país, só restaria ao mundo se conformar com o fato de a CN ser uma potência nuclear como EUA, FRA, UK, RUS,CHI, IND, ISR e PAQ….Fora o fato de o Ocidente não ser confiável, apunhaladas por trás ja Ocorreram

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
4 anos atrás

Se Kim Jong Un morrer quem assume é o Kim Jong Dois?

Percival
Percival
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

quem assume é KIM JONG X

tadeu54
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Não, o Kim Jong Un é o Kim III ( vovô e papai já reinaram e bateram as botas ), quando esse também morrer vai ser sucedido pelo Kim IV.

Camargoer
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Olá DF. Boa. Talvez o correto seja ” DOIN”.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Kim Jong 1.5

Camargoer
Responder para  Joao Moita Jr
4 anos atrás

Kim Jong II, a missão. Agora é pessoal.

Verinha Playmobil
Verinha Playmobil
4 anos atrás

E a Coréia do Sul acabou de reconduzir um governo pró China, e anti EUA e Japão (mais que o normal).

PS: Pequim com marionetes por todo o globo e o povo achando que vive em democracia

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  Verinha Playmobil
4 anos atrás

Ser pró-EUA ainda vai, mas ser pró-Japão é de lascar, os coreanos não podem esquecer que o Japão massacrou seu povo por muitos anos.

Verinha Playmobil
Verinha Playmobil
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

sua reiterada incapacidade de leitura de texto é prova da falência da educação brasileira ou da falta de educação em casa, no caso de faze-lo de forma deliberada.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  Verinha Playmobil
4 anos atrás

Tá certo eu sou analfabeto, mas vá lá na Coréia do Sul e convença um coreano médio a ser amiguinho de um japonês, mesmo o primeiro sabendo que seu avô no passado teve o reto dilacerado por uma baioneta japonesa.

Verinha Playmobil
Verinha Playmobil
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

releia o primeiro comentário e verá que não foi dito nada do que você presume/afirma…

MMerlin
MMerlin
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Sim. Infelizmente o comportamento dos militares e “cientistas” japoneses se sobrepõem ao incrível expansionismo obtidos pelo país.
Mas jugar de longe é fácil. Nesta época, um conflito enorme de poder ocorria entre o Imperador e as forças militares do japão. Tanto que muitos invasões o primeiro nunca foi a favor (basicamente a exceção foi a China devido ao histórico deste para com o primeiro).
Grande parte das atrocidades cometidas pelo Japão, principalmente as experimentais, nunca chegou ao imperador. E, mesmo chegando, este não teria poder político nem força para punições, uma vez que boa parte de seus gabinetes era gerenciado pelos militares.
Uma mancha permanente na história de um grande país. Espero que ambos os países (Coréia do Sul e Japão) um dia possam se reconciliar de forma permanente. Estas duas economias, se trabalhassem juntas, teriam o poder de dominar o avanço tecnológico civil.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Defensor da liberdade
4 anos atrás

isto é verdade… na ásia o sentimento anti japão é ainda muito forte.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
4 anos atrás

Quando o pai dele morreu levaram dois dias para confirmar a morte, se o Kim Jong Un morrer não vão divulgar logo, vão primeiro definir a sucessão e depois começar a limpa ( a morte ) de quem for contra o novo líder só depois vão divulgar a morte e o sucessor!

ALEX TIAGO
Responder para  Fabio Araujo
4 anos atrás

Não sei quanto tempo ele vai morrer pelo que eu vi na mídia ele tem esposa e bem provavel que ele terá filhos sendo assim como ele assumirá o poder quando necessário.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Responder para  ALEX TIAGO
4 anos atrás

A irma dele é uma das pessoas de confiança dele e tem subido dentro do alto escalão e provavelmente ela que é descende direta dos Kim possa assumir se o irmão morrer. Outra coisa se ela assumir vai ser temporariamente até que algum dos sobrinhos tenha idade para assumir ou vai ficar no cargo em definitivo?

Nilo Antonio Rodarte
Nilo Antonio Rodarte
Responder para  Fabio Araujo
4 anos atrás

Isso se algum deles sobreviver por mais um mês… Esses regimes desse jeito ou sucumbem após a morte dos lideres ou vai haver uma guerra interna por poder quando o lider que controlava tudo pelo medo e pela força não precisar mais ser temido e nem tiver mais o controle da força.

Caio
Responder para  Nilo Antonio Rodarte
4 anos atrás

As ditaduras tem uma sobrevivência maior do que você conhece, vide o Iran o aitola revolucionário morreu, mas outro logo assumiu, Síria morreu o pai, governa hoje o filho, Cuba morreu Fidel assumiu o irmão. sem democracia o poder se resume a um grupo fechado da família ou dos comparsas.

Cadu
Cadu
Responder para  Fabio Araujo
4 anos atrás

Sem dúvida ela vai assumir, ela é a segunda na escala de sucessão. Ela nunca vai abrir mão do poder. Isso não existe ela também ao que dizem tem filho.

Cadu
Cadu
Responder para  Fabio Araujo
4 anos atrás

Na verdade, não importa de ser a favor ou conta o novo líder. A Matança ele ocorrer para mostrar forças, poder e serve para mandar recado.
Essa cartilha todos os ditadores seguem.
A sucessão nesse caso, parece simples. A irmã deve assumir, na hierarquia familiar dos Kim, ela parece ser a segunda.

Pedro
Pedro
4 anos atrás

Capeta hj vai tirar o atraso! Chicote e tridente prontos para receber seu mais novo membro dos ” Clube dos genocidas vermelhos”. Ah, esquecendo, PT, PSOL e jornalistas em geral no Brasil de luto.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Pedro
4 anos atrás

Não se esquecam de Churchill e Truman.

Camargoer
Responder para  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Caro Vinícius. Acho que todos aqueles que lideram uma nação em guerra escrevem capítulos de heroísmo e covardia em suas biografias. Truman autorizou duas bombas atômicas sobre o Japão mas também foi quem colocou limites a LeMay, Groves e até MacArthur. Discordo que seja fácil definir um líder como genocida ou estadista. Para a maioria ao menos. Alguns, por outro lado, conquistaram consenso na história.

Caio
Responder para  Vinicius Momesso
4 anos atrás

Churchill? É mais um tupiniquim fã de Hitler

Camargoer
Responder para  Pedro
4 anos atrás

Caro Pedro. Seu comentário é apenas preconceituoso. O fato de você discordar daqueles que pensam diferente não é direito para ofender alguém.

Nilo Antonio Rodarte
Nilo Antonio Rodarte
4 anos atrás

Que vá pro colo do capeta de ponta cabeça!!!

Camargoer
Responder para  Nilo Antonio Rodarte
4 anos atrás

Caro Nilo. Uma coisa é a divergência política… outra coisa é um criminoso que deve ser processado, condenado e punido… a dignidade e a vida humana precisam ser defendidos como valores absolutos.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Camargoer
4 anos atrás

Então o que existe é uma divergência política das pessoas em relação ao Kim Jong Un e não um criminoso que deve ser processado, condenado e punido? O cara consegue ser pior que o Maduro a nível social e administrativo. A Coréia do Norte só sobrevive devido a dependência da China e da exportação de Narcóticos.
A dignidade e a vida humana precisam ser defendidos como valores absolutos sim. Mas este direito vale apenas para quem acredita nele. Genocidas sociais devem ser tratados como tal e não defendidos com um argumento como “divergência política”.

Camargoer
Responder para  MMerlin
4 anos atrás

Olá Melin. Vou defender e exigir o respeito á pessoa humana como sempre fiz. A vida e a dignidade humana são valores absolutos. Sou livre para discordar das ideias sem que isso seja um ataque pessoal. Um criminoso comum ou genocida deve ser processado, condenado e punido, mas a aplicação da Lei é o contrário da vingança. Um ditador é um ditador e eu o desprezo os ditadorzinhos e os psicopatas que sonham em tomar o poder. Lembro quando perguntaram a Prestes sobre seu apoio a Vargas, ele disse que pessoalmente gostaria de dar um tiro entre os olhos de Vargas pelo ódio que sentia (por ter enviado Olga de volta á Alemanha) mas que naquela eleição, apoiava a candidatura de Vargas (contra Eduardo Gomes). Portanto, existe sim uma linha divisória entre o sentimento pessoal de vingança (algo intrínseco ao sentimento humano) e a expressão pública do desejo de ódio (que é o contrário de qualquer valor civilizatório).

MMerlin
MMerlin
Responder para  Camargoer
4 anos atrás

Mas ninguém está falando em vingança. O Nilo uso uma expressão que apenas reflete a falta que o Kim vai fazer no mundo caso seja abatido pela doença. A forma de expressão talvez tenha causado essa confusão.
Referente a aplicação da lei, como comentei anteriormente, concordo. Mas lembre-se, na Coreia do Norte tem um regime diferente do nosso e a pena máxima é a de morte.

Camargoer
Responder para  MMerlin
4 anos atrás

Olá Merlin. Entendo. Em nenhum momento eu concordo com o regime da Coreia do Norte ou apoiaria qualquer ditadura. Espero não ter passado essa impressão. Tem sido cada vez mais comum alguns exageros nesses debates sobre ditaduras e ditadores.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Camargoer
4 anos atrás

Nem entrei no mérito do apoio ao regime. Não existe explicação lógica para um pessoa defender regimes como do Kim e do Maduro, que não seja a própria falta de caráter.
Apenas considerei estranho o uso da palavra vingança uma vez que não existe relação direta entre as partes.

Camargoe
Camargoe
Responder para  MMerlin
4 anos atrás

Olá Merlin. Usei o termo “vingança” no contexto de “desejar a morte de um genocida ou de qualquer outra pessoa”. Um genocida, um latrocida ou uma mulher traída que mata o ex-amante, devem ser processados, condenados e punidos no rigor da lei apropriada. Uma lei que viola o princípio do valor absoluto da vida e da dignidade humana também é criminosa. Alguns colegas comentam aqui e já comentaram em outras postagens desejando ou festejando a morte de pessoas indignas (ou até dignas). Discordo veementemente dessa postura. Desejar a punição de um criminoso é justiça. Desejar a morte de alguém (criminoso ou inocente) é vingança.

Pablo
Pablo
Responder para  MMerlin
4 anos atrás

Se o cara que mandou matar o próprio tio e irmão não é criminoso, então nao sei mais o que e crime.

Camargoer
Responder para  Pablo
4 anos atrás

Caro Pablo. Concordo com você. Uma pessoa que manda matar o tio (nem precisa ser alguém poderoso, pode ser o sobrinho do seu vizinho) eh um criminoso que deve ser processado, condenado e punido no rigor da Lei. Isso nada tem a ver com desejar a morte dele. A diferença entre o ódio por vingança e a aplicação da lei está nessa comparação. O fato de uma pessoa cometer um (ou muitos) crimes requer a aplicação da Lei, jamais a expressão do ódio. Nada justifica desejar a morte de alguém, seja um criminoso, genocida ou adversário.

Pablo
Pablo
Responder para  Camargoer
4 anos atrás

Em alguns lugares, sentença de morte esta na lei, portanto nada mais justo que essa lei para quem manda matar sem nenhum remorço

Camargoe
Camargoe
Responder para  Pablo
4 anos atrás

Caro Pablo. A Penda de Morte o princípio absoluto do valor da vida, assim como a escravidão viola o princípio absoluto da dignidade humana. Existem outras “leis” que violam esses princípios absolutos, como o que proíbe as mulheres irem á escola. Portanto, o mesmo princípio absoluto da garantia da vida e da dignidade humana que torna nula a “lei” que rege uma ditadura também torna nula as “leis” em outros lugares que violam o mesmo princípio (como a escravidão e a pena de morte). O mesmo princípio que torna a vida e a dignidade humana valores absolutos em uma contexto social amplo também impera no contexto pessoal. Se a vida e a dignidade humana é um valor absoluto, valem em qualquer contexto, o que torna injustificado desejar a morte de qualquer pessoa mesmo nos casos em que se deseja vingança.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Camargoer
4 anos atrás

Concordo Camargoer, compartilho dos mesmos valores, a vida humana é intocável mas o gordinho maluco não está sendo executado ou abandonado para ser devorado por lobos, se morreu foi de causas naturais ou erro médico pelo que podemos supor com tão pouca informação, sendo assim, já vai tarde!

Camargoer
Responder para  Carlos Gallani
4 anos atrás

Caro Carlos. O que discordo são os comentários desejando sua morte (ou a morte de qualquer pessoa). Acho razoável discutirmos as consequências politicas de sua morte, os cenários possíveis ou prováveis. Contudo, há um limite que nos faz evitar a barbárie que é o valor absoluto da vida e da dignidade humana. Eu preciso ser intransigente sobre essa questão pois o mesmo valor que tenho para desprezar KJU é o valor que defendendo contra as manifestações pela sua morte.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Camargoer
4 anos atrás

Entendo e compartilho dos mesmos valores, eu fico abismado com o argumento de alguns quanto nossa crise atual usando de desculpas da economia ou dos grupos de risco, fica claro um abismo filosófico que leva a uma situação nítida de falência moral, toda vida é absolutamente sagrada e não pode ser instrumento de barganha, a vida do gordinho tbm é sagrada, se ele tem que pagar algo que seja em vida e não com a vida, digo no caso dele ter falecido não representar uma grande perda para a humanidade.

Camargoe
Camargoe
Responder para  Carlos Gallani
4 anos atrás

Caro Carlos. Concordo com você. A imagem do abismo filosófico é apropriada. Qualquer exceção que seja imposta a um valor absoluto (como a vida e a dignidade humana) é uma violação inaceitável qualquer que seja a situação ou contexto.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
4 anos atrás

Morreu do vírus chinês

carcara_br
carcara_br
4 anos atrás

“está em grave perigo depois de passar por uma cirurgia” – Inteligencia Americana
“Depois de avaliar que a condição de Kim havia melhorado, a maioria da equipe médica que o tratava retornou a Pyongyang em 19 de abril” – Imprensa especializada Sul Coreana
Temos uma caso clássico de Kim Jong Un de Schrödinger.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Responder para  carcara_br
4 anos atrás

Uma coisa em comum nos relatos e que pode-se considerar como certo é que ele passou por uma cirurgia cardíaca de emergência. Como foi essa recuperação é que ninguém sabe ao certo. Outra coisa certa ele não estava nos eventos do aniversário da morte do avô que é um dos dias mais importantes da Coréia do Norte e isso não é normal, mas como a cirurgia de emergência teria sido dia 2 e o aniversário da morte do avô dia 15 ele ainda estaria em recuperação.

cerberosph
cerberosph
Responder para  carcara_br
4 anos atrás

Famoso morreu mas passa bem.

Camargoer
4 anos atrás

Olá Colegas. Há uma história até engraçada do que acontecia na URSS quando o Secretário Geral falecia. As rádios passavam a tocar apenas música clássica. Contudo, o mundo e a população soviética só ficaria sabendo que seria o novo Secretário Geral durane o funeral. Aquele que fosse o primeiro a cumprimentar a viúva durante o funeral seria aquele escolhido para ser o novo Secretário Geral. A sucessão na Coreia do Norte envolve muito grupos internos, interesses e divisões. Há três cenários possíveis. O primeiro (mas grave) seria a morte de Kim, o que tornaria necessário a escolha de um novo líder. A irmã ou outro parente de Kim só ascenderão ao poder se tiver grande apoio da burocracia e dos militares. Outra possibilidade seria alguém da burocracia civil ou militar (um ministro ou autoridade do partido) ser levado ao cargo para preparar a transição para um regime de inspiração chinesa. Também é possível um golpe militar que levaria á deposição de todo o governo seguido de um grande expurgo em todos os níveis do Estado. Acho que isso mudaria o grupo no poder mas manteria o mesmo regime fechado.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Camargoer
4 anos atrás

Existe um filme divertidíssimo – e sem nenhum compromisso com a história, é bom ressaltar – chamada “a morte de Stalin”.

Camargoer
Responder para  Jacinto
4 anos atrás

Olá Jacinto. Vou procurar. Valeu a sugestão.

Marcos10
Marcos10
Responder para  Camargoer
4 anos atrás

Há um quarto cenário: o regime entra em colapso, podendo o país ser reunificado. Resta saber o que os chineses fariam nessa situação. Bem provável que os chineses, se tiverem conhecimento da real situação de atual mandatário, e que seja ruim, já podem estar exercendo influência para determinar quem assume.
Na antiga URSS, por certo blindados entrariam no país para manter o país sob o regime ditatorial.

Camargoer
Responder para  Marcos10
4 anos atrás

Olá Marcos. Eu considero improvável a curto prazo que algum grupo pró-ocidente assuma o poder na Coreia do Norte. Toda a burocracia e aparato militar estão envolvido com o atual regime. A queda do muro do Berlin e o colapso da URSS mostraram a necessidade de uma transição gradual, como fez a China, liberando a economia mas mantendo o controle político (o massacre em Beijing serve como contra-exemplo ao golpe de estado fracassado que tentou derrubar Gorbachev e acabou derrubando a URSS). O mais provável é ascensão de um regime pró-Beijing mas não consigo avaliar se por meio da sucessão familiar, pela ascensão de um membro do partido ou como resultado de um golpe militar.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Camargoer
4 anos atrás

A Irmã dele é favoritíssima ao cargo, não existe oposição a dinastia Kim dentro da Coréia do Norte.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Camargoer
4 anos atrás

Prezado Camargoer
Ainda é cedo para sabermos o que aconteceu, está acontecendo ou acontecerá.
Mas no caso da morte do Kim, vejo mais dois cenários: a China coloca no poder um fantoche ou simplesmente transforma a CN num protetorado. Trata-se de um arsenal nuclear que precisa ser controlado e uma grave crise interna é a última coisa que o Xi Jinping vai querer.
Abraço

Camargoer
Responder para  João Adaime
4 anos atrás

Olá João. Esse seria um dos cenários possíveis mas acho menor provável. É mais provável que um grupo (pró-família) ou um grupo de oposição (pro-partido) assuma o poder e peça as bençãos da China. Se um grupo pró-ocidente tentar assumir o poder, os militares dão um golpe para retomar o regime fechado pró-China. Uma interferência da China pode prejudicar o reconhecimento do novo governo.

wagner
wagner
4 anos atrás

Quem controla o regime é Pequim,duvido que eles adota um moderado no comando do país.

Camargoer
Responder para  wagner
4 anos atrás

Caro Wagner. O regime da Coreia do Norte tem o apoio chinês como contraponto ao apoio dos EUA á Coreia do Sul, contudo acho difícil que os chineses sejam capazes de ter total controle sobre os norte-coreanos. Creio que a Coreia do Norte tenha bastante autonomia. Creio que um grupo precisará o apoio de Beijing para assumir o poder na Coreia do Norte (o que implicará assumir alguns compromissos políticos para manter o apoio financeiro e militar) mas isso não quer dizer que Beijing tem a capacidade de escolher qual será o grupo que assumirá o poder.

Cadu
Cadu
Responder para  wagner
4 anos atrás

Na verdade, acredito na interferência da China só em caso de um risco iminente de guerra civil. Acredito que a sucessão já está bem claro, o poder ainda vai ser comando por um Kim, no caso a irmã. Que vai seguir a mesma cartilha.

Carvalho
Carvalho
4 anos atrás

Strossner

Antoniokings
Antoniokings
4 anos atrás

Trump, meu filho!
Foca no corona e esquece o Kim que é mais jogo para você e os EUA.

Orivaldo
Orivaldo
4 anos atrás

O Gordinho comeu de mais e prejudicou a Saúde; Ora pois. os únicos gordos da Historia da Coreia do Norte, são o Neto, Pai e Avô

sub urbano
sub urbano
4 anos atrás

Fake News. Dia 14 e 15 Kim estava discutindo com o Politburo medidas contra o tráfico de eletrodomésticos da China. O motivo: o povo estava gastando seu suado dinheiro ganho nas feiras livres (cujos preços são dolarizados ou renmimbizados) em produtos contrabandeados da China ao invés dos produzidos pelas fabricas estatais. Tem duas boas fontes sobre a Coreia do Norte na net: North Korea Economy Watch que da pra acompanhar até os preços do arroz e diesel e o 38 North outro site muito bom. Esses jornais sul coreanos são sensacionalistas, colocam coisas como opositores sendo executados com tiros de canhão e etc, são exagerados. Claro que opositores são executados, mas por fuzilamento, de forma discreta.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  sub urbano
4 anos atrás

Agora você bugou…

Norte Coreanos contrabandeando produto da China..

Pobre povo…

Nem da Coréia do Sul podem contrabandear.

Victor F.
Victor F.
Responder para  sub urbano
4 anos atrás

Curiosamente a Coreia do Norte tem dois excelentes veículos de imprensa, enquanto a do Sul só tem “sensacionalistas”. Não seria o contrário?

Blind Mans Bluff
Blind Mans Bluff
4 anos atrás

Se morrer, uma praga a menos e ainda corre o risco do comunismo cair por la.

paddy mayne
paddy mayne
Responder para  Blind Mans Bluff
4 anos atrás

Nesse momento é muito improvável. Com a China ao lado e todos os demais países ocupados com o covid, pouca coisa mudará. E a Coréia do Sul não é Alemanha para bancar uma reunificação.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Blind Mans Bluff
4 anos atrás

O regime norte coreano é monarquia absolutista, não é comunismo.

Camargoe
Camargoe
Responder para  EduardoSP
4 anos atrás

Caro Eduardo. Concordo que a Coreia do Norte não é comunista, mas uma ditadura de extrema-esquerda.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  EduardoSP
4 anos atrás

A Coréia do Norte é uma monarquia comunista.

Camargoer
Responder para  Gabriel BR
4 anos atrás

Olá Gabriel. Formalmente, a Coreia do Norte eh uma república popular de partido único. Isso significa que partido e Estado estão unidos na mesma estrutura de poder. O chefe de governo tambem eh o chefe do partido. Não há previsão constitucional do poder passar para alguém da família. Não existe uma linha sucessória constitucional. Com a morte do chefe do partido, a executiva do partido escolhe um novo secretário geral que será o chefe de governo. Pode ser qualquer um. Os vivos escolherão. Haverá uma luta pelo poder internamente. A escolha do filho e depois do neto foi um modo de evitar um racha. Isso não significa que essa terceira sucessão será doesmo modo

Falcon
Falcon
4 anos atrás

Parece que ele ja teve morte cerebral. Mas em pais comunistas essa confirmação vai demorar mais algum tempo.

Tio Velho Comuna
Tio Velho Comuna
4 anos atrás

O problema principal dessa situação é que a Coreia do Norte é uma nação gângster comandada com mão de ferro por uma só família mafiosa fundada por Kim Il-Sung que teve décadas para preparar o seu sucessor, o filho Kim Jong-Il e esse teve alguns anos para prepar o filho Kim Jong-un. Pelo pouco que se sabe, o atual gordinho ditador não estava preparando ninguém para sua sucessão; aí que entra o problema! Já imaginaram uma guerra civil em um país miserável que têm armas nucleares? Não dá boa coisa não!

Dan01
Dan01
Responder para  Tio Velho Comuna
4 anos atrás

A China sabe bem disso e por isso nunca permitiria uma guerra civil ali.

Diogo
Diogo
4 anos atrás

A pergunta principal aí é: o que vai acontecer com a equipe médica e suas famílias caso ele sobreviva ou morra.

Zé Rato
Zé Rato
4 anos atrás

Se ele não recuperar, não queria estar na pele dos médicos, enfermeiros e técnicos de equipamento que participaram nessa cirurgia, nem fazer parte das suas famílias até ao décimo grau de parentesco.

Se ele recuperar e ficar bem de saúde, também não queria estar na pele dessa equipa médica, pois conhecem demasiadas informações privadas e confidenciais sobre ele.

Sagaz
Sagaz
4 anos atrás

Enquanto isso na AL há um outro precisando de uma cirurgia também…

https://m.epochtimes.com.br/venezuela-em-crise-maduro-nao-podera-pagar-pelo-armazenamento-de-petroleo/

Tomcat4,2
Responder para  Sagaz
4 anos atrás

Parece que Maduro cairá pelas mãos da economia, quem diria hein. Melhor assim do que a destruição de estruturas da já falida Venezuela em um conflito armado.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Responder para  Sagaz
4 anos atrás

Os bandidos do governo sempre arrumam um jeito de ganhar e ficar por cima dos outros

“Os venezuelanos denunciam que a Guarda Nacional está vendendo a US$ 4 por litro, o que se traduz em mais de US$ 100 para encher um tanque de um veículo de tamanho médio, enquanto o salário mínimo mensal no país não excede US$ 10.”

Tomcat4,2
Responder para  SmokingSnake ?
4 anos atrás

Soda Smoking, tbm me atentei pra esta questão entre os relatos do texto.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Sagaz
4 anos atrás

Agora então, com o Barril a 16 doletas!!! Fechou a tampa dele!!!

IBIZ
IBIZ
4 anos atrás

Tomará que morra! Ditador desgraçado!

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  IBIZ
4 anos atrás

Quanto ódio no coração. Existem dezenas de outros pelo mundo para você odiar também. Por aqui também já houve diversos ditadores que mereceriam o seu ódio também.

IBIZ
IBIZ
Responder para  EduardoSP
4 anos atrás

Odeio e desejo a morte de todo ditador seja qual for o ESPECTRO POLÍTICO dele!

Camargoe
Camargoe
Responder para  IBIZ
4 anos atrás

Caro Ibiz. Estou colocando um contraponto a esse questão do ódio e vingança. Como você, também desprezo todo ditador e os psicopatas que sonham com um poder não-democrático. Contudo, o fundamento democrático é o valor absoluto da vida e dignidade humana. Um ditador é desprezível por violar esse princípio absoluto. Por isso insisto que devemos desejar que um criminoso, qualquer criminoso, seja processado, condenado e punido no rigor da lei apropriada mas com o cuidado de nos mantermos ao lado digno da lei. Senão seremos também desprezíveis.

IBIZ
IBIZ
Responder para  Camargoe
4 anos atrás

Isso é o ideal, o civilizado; mas venhamos e convenhamos que o quê você chama de “lei” é muitas vezes um sistema burocrático, dominado por um corporativismo mafioso, corrupto, aparelhado por simpatizantes/membros dos grupos poderosos e no caso de ditaduras totalmente submisso ao tirano.

Camargoer
Responder para  IBIZ
4 anos atrás

Caro Ibiz. Existem três alternativas. Uma é o Estado de Direito Democrático no qual as leis respeitam o princípio da vida e dignidade humana como valor absoluto. O outro é o Estado de Direito não-democrático que ignora os direitos humanos e o terceiro é o Estado de Exceção que ignora a lei. Uma ditadura geralmente é um Estado de Exceção. Alguns regimes criam leis que protegem os privilégios da elite (a Africa do Sul foi por anos um Estado de Direito com leis baseadas no Apartheid. Um regime mafioso ou criminoso que aplica as leis para punir seus inimigos e ignora as leis para proteger seus amigos é um regime de exceção. Um regime democrático nem é fácil nem natural. Demanda esforço.

Antunes 1980
Antunes 1980
4 anos atrás

Seria a grande chance dos Estados Unidos invadirem esta ditadura genocida.
Um ataque relâmpago seria o suficiente para paralisar as forças norte coreanas.
Bombardeiros B-2, F-22 e F-35 já fariam um estrago considerável nas bases aéreas, e principalmente nas bases de lançamento de mísseis balísticos.
Aí por terra uma invasão sul coreana teria grande êxito.
Uma chance como esta não pode ser desperdiçada.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Antunes 1980
4 anos atrás

Isso, de motivo para um inimigo fraco e desunido se reagrupar!

Camargoer
Responder para  Antunes 1980
4 anos atrás

Caro Antunes. Um ataque dos EUA pode causar uma resposta da Coreia do Norte mais provável devido.a inexistência de um governo central do que com o líder vivo. Não vale o risco. O melhor seria deixar para ver como fica e depois fazer uma oferta irrecusavel

Adriano
Adriano
Responder para  Antunes 1980
4 anos atrás

Que comédia você hein. Acha que é fácil fazer um ataque relâmpago em larga escala? E sem que ninguém note os preparativos? Acha mesmo que a Coreia do Norte pode ser eliminada de forma repentina, sem reação nenhuma da China e da Rússia? Tá vendo filme demais.

jorge domingos
jorge domingos
4 anos atrás

vai morrer ou não vai morrer ?!! VAI MORRER !!! VAI TARDE DEMAIS. Se bem que gente ruim, o diabo protege….

Carvalho
Carvalho
Responder para  jorge domingos
4 anos atrás

Acho que o diabo tem seus protegidos mesmo….
Somoza foi bazucado
Kadaffi linchado
Ceausescu fuzilado
Sadan enforcado

Mas o Fidel morreu de velhice….e aqui no Brasil estão todos aposentados, com carro oficial e equipe de seguranças.

Tomcat4,2
Responder para  Carvalho
4 anos atrás

Hauhauhauhauhau esse vai pro hall da fama dos comentários Carvalho, show!!!

André Luís
André Luís
4 anos atrás

Tá morto, já.

Orivaldo
Orivaldo
4 anos atrás

De uma coisa eu sei. Se ele morrer alguns médicos irão morrer. Agora se ele sobreviver, também irão morrer

mendonça
mendonça
4 anos atrás

a CIA matou o tenente coronel José Alberto Albano do Amarante em 1981,junto com o MOSSAD ,a CIA está envolvida na explosão que teve no centro de lançamentos de alcântara, tambem matou João Verdi Carvalho Leite,um dos fundadores da AVIBRÁS.
então não duvido ,é bem possível…

ALEX TIAGO
Responder para  mendonça
4 anos atrás

João Verdi ex presidente da Avibras???A base de Alcântara queria ver tais documentos pra não sairmos falando besteiras por aí. Sem ofensas mas de onde tu tirou isso???

Mauricio Siqueira
Mauricio Siqueira
Responder para  mendonça
4 anos atrás

A CIA matou Odete Roitman tb, e inventaram q foi a Leila. Infelizmente ficará impune, igual a tenente coronel José Alberto Albano do Amaran, a explosão que teve no centro de lançamentos de alcântara, e João Verdi Carvalho Leite,um dos fundadores da AVIBRÁS.

paulo
paulo
4 anos atrás

Hugo Chaves morreu misteriosamente de câncer. Alguns desafetos mundiais sempre morrem de câncer… Agora o Xin Xin Lin tá nas últimas. Será algum fio cirúrgico contaminado com antraz “sem querer”? Ou pode ser câncer também. Ninguém fala nada, nem nega. Ao menos não se ouve pérolas como “é só uma gripinha”.

Camargoer
Responder para  paulo
4 anos atrás

Caro Paulo. Até 100 anos atrás, a expectativa de vida era de 30 anos. Poucas pessoas viviam mais que isso. 20% das crianças ou mais viviam até um ano. Viverv mais de 60 anos com saúde seria algo recente. Acima dessa idade seria normal ter câncer mesmo que pouco agressivo.

jorge domingos
jorge domingos
4 anos atrás

BOAS FÉRIAS PERMANENTES NO INFERNO. SE TIVER MUITO QUENTE LIGUE O VENTILADOR.

Carvalho
Carvalho
4 anos atrás

Sarney e a Rainha Inglaterra foram para o final da fila !!!

ZamZam Pampa
ZamZam Pampa
4 anos atrás

Mais um ponto pra CIA

Nilton L Junior
Nilton L Junior
4 anos atrás

“fumo excessivo, obesidade e excesso de trabalho” se fosse excesso de trabalho não estaria obeso, tchau querido.
A sucessão deve causar outros infarto

Dr. Mundico
Dr. Mundico
4 anos atrás

Alguém já lembrou que o Júnior é o único gordo da Coréia do Norte. Pois mesmo que o Júnior morra, a Coréia do Norte continuará no seu rumo autocrático e ditatorial. Além de viver debaixo da tutela chinesa, não há sentido em “democratizar” um país que já vive há quase 70 anos debaixo de um regime de força. Democracia não é remédio para nada e simplesmente não vai funcionar!
Bem ou mal, a Coréia do Norte já funciona daquele jeito, isolada, reprimida e tutelada por um estamento militar que garante o poder da “família imperial” e desempenha um papel de zona de influência dentro da articulação geo-política chinesa.
Qualquer forma de desenvolvimento norte-coreano passará necessariamente pelo crivo chinês, que tem na Coréia uma boa reserva e abastecedora de produtos baratos. Enfim, a Coréia do Norte é a franquia mais barata que a China tem.
Querer “democratizar” a Coréia do Norte apenas jogará o país num caos econômico, social e geo-político. Democracia nunca vai funcionar lá, milhões podem morrer de fome, no mínimo!
Melhor deixá-los seguirem o regime de capitania hereditária deles, para o próprio bem deles e dos seus patrões chineses. E do Júnior, claro.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
4 anos atrás

Eu era o médico! Ele operou fimose e entrou em estado grave após!

Pedro
Pedro
4 anos atrás

Saiu hoje na imprensa Sul Coreana, que de bobo o Jr não tem nada. Está escondidinho com medo do Coronavírus.