Chefe militar dos EUA: Covid-19 não se originou em laboratório, segundo o ‘peso da evidência’
O ‘chairman of the joint chiefs of staff’ diz que a origem ‘natural’ é mais provável
O principal general do Pentágono disse que a inteligência dos EUA estudou a possibilidade de o surto de coronavírus ter começado em um laboratório chinês, mas que o “peso das evidências” até agora apontava para origens “naturais”.
O chefe do estado maior conjunto, General Mark Milley, falava no dia de uma reportagem do Washington Post sobre os comunicações do Departamento de Estado em 2018, no qual diplomatas dos EUA levantaram preocupações de segurança sobre o Instituto de Virologia de Wuhan (WIV), que estava conduzindo estudos sobre coronavírus de morcegos.
“Durante as interações com os cientistas do laboratório do WIV, eles observaram que o novo laboratório tinha uma séria escassez de técnicos e pesquisadores treinados adequadamente, necessários para operar com segurança esse laboratório de alta contenção”, disse uma mensagem datada de 19 de janeiro de 2018, segundo o Post.
Os diplomatas pediram mais apoio dos EUA ao laboratório para tratar das preocupações, mas nenhum apoio foi dado no momento em que o governo Trump estava cortando o alcance dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) no exterior.
A versão oficial de Pequim do surto inicial é que o vírus Covid-19 (Sars-CoV-2) foi transmitido a humanos a partir de animais nos mercados de animais selvagens de Wuhan, embora algumas autoridades chinesas tenham divulgado teorias de conspiração sugerindo que ele foi projetado em um laboratório de armas biológicas dos EUA.
Os telegramas relatados pelo Washington Post surgiram em um momento em que o governo procura concentrar a culpa pela pandemia na China e na Organização Mundial da Saúde. O senador republicano Tom Cotton levantou a possibilidade de que a pandemia tenha sido um ataque deliberado de armas biológicas chinesas, embora ele tenha argumentado que a transmissão natural de animais para seres humanos ou um acidente de laboratório eram cenários mais prováveis.
“Há muitos boatos e especulações em uma ampla variedade de mídias, sites e blogs etc.”, disse Milley a repórteres no Pentágono na terça-feira. “Não deve ser surpresa para você que tenhamos um grande interesse por isso, e tivemos muita inteligência analisando isso. E eu diria que, neste momento, é inconclusivo, embora o peso da evidência pareça indicar ser de origem natural. Mas não sabemos ao certo.”
A maioria dos cientistas diz que esse coronavírus provavelmente se originou em morcegos, mas chegou aos seres humanos através de um animal intermediário.
Não há evidências conclusivas de que isso tenha acontecido nos notórios mercados “úmidos” de Wuhan, onde os animais selvagens eram vendidos para consumo. A análise dos 41 primeiros pacientes Covid-19 na revista médica The Lancet descobriu que 27 deles tiveram exposição direta ao mercado de Wuhan. Mas a mesma análise descobriu que o primeiro caso conhecido não teve essa exposição.
FONTE: The Guardian
Pirados, lunáticos e viraticos. “A origem das espécies” continua esquecida ou deliberadamente ignorada.
Note que a parte da ciência que é usada para se propagar merda (me perdoem a palavra grosseira) não é questionada e sim aquela que vai contra os interesses (sejam eles políticos ou de cunho financeiro). A pessoa manda lixo via celular, pede dizimo via cartão (a equação de Schrödinger funciona), vacinam o cachorrinho fofo (e muito caro) contra paravirose e raiva etc…, mas tudo isso é colocado de lado graças a opinião. As pessoas parecem ter esquecido o que é opinião e o que é algo que obedece a leis da natureza. A COVID já é conhecida desde 2002 quando ocorreu o primeiro surto, é citada em artigos desde então. Virologistas chineses já alertavam que o costume de se manter animais vivos em mercados era uma bomba relógio.
A coisa chegou a tal ponto (ignorância) que o Trump tenta por a culpa na OMS pela omissão dele. Basta ver o festival de asneiras que Ele falou até há umas três semanas atrás sobre a COVID. Se os EUA assim como Nós não levaram a serio a China (que ergueu 2000 leitos em uma semana além de tocar a quarentena) então que levassem a serio a Coreia do Sul (que não brincou com a ciência).
PS-. Acho a OMS bem lenta, muito conservadora, basta ver a questão sobre o uso de mascaras (que são até o momento a maior barreira contra a transmissão do vírus pelos assintomáticos). Agora querer jogar nela a culpa depois de ver a Itália arder por semanas é muita hipocrisia.
Gordon,
O gato de Schrödinger é uma entidade quântica. Rsrsrsrs.
Quantas bombas relógio precisam serem detonadas, para que a China tomasse uma attitude e fechasse e proibisse êsse comércio repugnante de animais exoticos?
A OMS recebe somas vultosas do govêrno Americano, mas a mesma falhou em cumprir imparcialmente com suas obrigacões de alertar imediatemente o mundo, e tomar as providências necessárias para mobilizar as nações a inicializarem contra medidas em preparação para tragédia biológica que estava para acontecêr a nível global.
Olha o resultado aí. Uma catástrofe humanitária, seguida de um colapso econômico planetário.
A retenção dos fundos destinados a OMS por parte do govêrno Americano, é apenas o começo de uma série de medidas a serem tomadas brevemente contra a instituição.
Cabeças irão rolar na organização. Inclusive a nível penal.
Sr Tadeu, a OMS virou o novo Irã do Trump para essa corrida eleitoral. Quero ver Trump convencer aquela parte do eleitorado que não é declarado republicano ou democrata que é tudo culpa da OMS apesar de ter sido alertado(por pesquisadores dos EUA) desde o inicio quando a China fechou na base do manda quem pode e obedece quem tem juízo uma província inteira. Basta ver o histórico de “sábias e cientificas” palavras dele nas redes sociais desdenhando da letalidade da coisa. O Pais que tem a maior agencia de inteligencia do Mundo, que monitora tudo que quer, que mandou o homem pra Lua em 1969 etc.. precisa do aval da OMS para agir preventivamente? Os Sul Coreanos, Alemães, etc…então tiveram sorte?
Com uma previsão de 200 mil mortes o twitter do Trump vai estar bem criativo nesse ano eleitoral.
Gordo,
Eu não estou defendendo as declarações do Trump.Tenho conhecimentos o suficiente para avaliar a situação. Desde princípio, venho acompanhando as coletivas de imprensa da OMS. Eu fiquei bastante inquieto, com a postura oficial dêles, quando minimizaram a gravidade do problema.
Me perguntava o tempo tôdo, o porquê tamanha passividade.
Desde os anos 90, a comunidade científica vinha advertindo sôbre uma grande pandemia no futuro . Até mesmo livros para leitôres leigos no tema, foram publicados.
Eu não estou nem defendendo e nem acusando as políticas de Estado, dos países afetados fora da China.
Estou acusando a China por imperícia, negligência e omissão, e a OMS por conspirar para minimizar a dimensão do problema.
A China quando se deu conta do foco epidêmico, fechou as fronteiras internas, mas não impediu que milhares de pessôas em Wuhan , deixassem país.
Estou fazendo uma reclamação científicamente fundamentada.
E não ficou inquieto com o anuncio de que seria uma “gripezinha” aqui no Brasi?
Tadeu
Esqueça esse negócio de que a pandemia se originou de comércio de animais exóticos.
No Oriente (não só na China) as pessoas comem esse tipo de alimento há milênios e nunca tiveram problemas com coronavirus.
Isso é mais uma fake news sem nenhuma comprovação.
Esqueceu de um fator preponderante para o contágio: A temperatura ambiente. Wuhan estava em pleno inverno e o Orinete Médio tem temperaturas médias muito altas!
Olá Marcelo. O inverno afeta a transmissão de vírus que causam doenças respiratórias de várias formas. A primeira é a tendência das pessoas ficarem em lugares fechados devido a calefação. A redução na ventilação aumenta a chance de contágio. No frio, as vias respiratórias ficam mais secas, o que facilita o ataque do vírus. Por outro lado, dizer que o vírus fica ativo no frio e desativado no quente também pode ser uma possibilidade, ou talvez que a maior quantidade de luz solar durante o verão ajude a neutralizar o vírus exposto ao ambiente que que isso aumenta a quantidade de radiação UV sobre as superfícies.
Isso de comer animais exóticos é apenas uma questão de pontos de vista.
Na Índia ficariam horrorizados ao verem vc comendo carne de vaca, assim como em Israel considerariam repugnante o seu costume de comer carne de porco.
Por séculos na China tem se comido qualquer coisa que ande e que no os devore antes. Além disso, dever terrivelmente difícil controlar a alimentação de uma população de 2 Bi de pessoas.
Vá pro nordeste e verá como é diferente o costume alimentício por lá.
Mais conhecimento e menos doutrinação política. Pra se criticar algum país se deve pelo menos, conhecer um pouco sobre a sua realidade.
Na na ni na não…
O OMS demorou demais para declarar a Pandemia, até aqui no Brasil já se reclamava disto bem antes.
Mais de uma vez o Thedros falou que a coisa estava tranquila na China e estava bem longe disto.
Não impediu nosso presidente de fechar a fronteira na Venezuela, não é desculpa.
Se fechasse sem a declaração da Pandemia ia ser uma choro sem fim da imprensa brasileira.
Tranquila não estava mesmo.
A OMS demorou; um provável discurso de normalidade que o Xi possa ter lhes passado (pensando na economia, claro) teria sido a causa.
Analisando bem, parece compreensível o delay pra cair a ficha dos chineses, já que é uma doença que se confunde com pneumonia (além da SARS e H1N1), altamente contagiosa (ao ponto de passar pela proteção das máscaras comuns) e com transmissão assintomática, fazendo eles levarem um tempo pra entender a dinâmica e o perigo que isso representava a si e ao mundo.
Se o Cov-2 tivesse iniciado em outro lugar, teria soado o alarme antes? Impossível saber né… mas acho que não.
O alarme soou. Mas quem ouviu foi silenciado pelo PCC
Camargoer,
Mutações aleatórias são fatos biológicos. Eu entendo e aceito, sem a menor sombra de dúvidas, que essas mutações provocam diversidade horizontal dentro de uma mesma espécie.
O que eu não concordo, é com o paradigma darwiniano da origem das espécies via seleção natural, como sendo o único mecanismo capaz, de gerar mutações verticais, culminando em espécies dotadas de genótipos e fenótipos distintos, resultantes de
interpolações acidentais nas sequências das bases dos DNAs das espécies.
Minha tese é a seguinte:
Se fôrmos aplicar entropia na origem das espécies, fica impossível a diversificação vertical da mesma.
A informação degrada (entropia) com o tempo, portanto uma informação complexa, não poderia se originar de uma informação menos complexa.
Sómente uma manipulação via um agente inteligente externo (não biológico) , poderia controlar a entropia inerente aos sistemas biológicos, com o fim de manipular uma evolução dirigida a uma complexidade sistêmica como a que presenciamos aqui no planeta Terra.
Saudacões,
Olá Tadeu. Legal a questão é tropica. Se o mecanismo de cópia genética fosse o único, a informação seria perdida mesmo. Ocorreria a mesma degradação de fazer sucessivas cópias de cópias. Em algum momento, a cópia ia ter tanto ruído que a informação estaria perdida. E impossível evitar que de vez em quando ocorra um erro durante a replicação do código genético. Por outro lado, o código genético tem um mecanismo de gravar a mesma informação de modos diferentes (as combinações de bases degenerados). Então de vez em quando ocorre um erro na replicação do RNA do vírus mas isso nada muda na expressão da proteína. Na maioria das vezes esses erro inviabiliza a expressão da proteína e essa mutação acaba extinta. Em um número muito pequeno de vezes esse erro resulta em uma proteína melhor. Daí ocorre um passo evolutivo. Além disso, a célula tem um mecanismo de revisão da cópia genética, que corrige a maioria dos erros, mas nem todos. Aliás, a evolução depende dessa capacidade da cópia genética apresentar uns errinhos de vez em quando porque dela depende o aparecimento dos mutantes que a seleção natural irá privilegiar. Uma vez li que a árvore da vida se parece mais com uma figueira com raízes que se interligam e cheia de conexões. O fato interessante sobre a interferência entropica na evolução seria que no fim tem sido ela, a entropia, que impulsiona as mutações e a seleção natural a que determina a variação sobrevivente. Excelente debate.
É óbvio que o chefe das forças armadas americanas irá colocar panos quentes kkk só um bobô acredita nisso ou muito ingênuo é inculto, infelizmente são a maioria da população .
Caro Bruno. É óbvio que a “teoria da conspiração” é mais interessante que a realidade, do mesmo modo que é mais interessante ver os “melhores momentos” que assistir o jogo inteiro. Eu sempre lembro que Hollywood sempre faz a explosão em câmara-lenta porque uma explosão real é bem chata.
é obvio que vc é um analfabeto débil mental q ri da propria limitação.
“só um bobô acredita nisso ou muito ingênuo é inculto”
amigo, acho que é exatamente o contrário.
você tá indo longe demais com teorias da conspiração. abre o olho.
aqui no Brasil o pessoal tá se passando.
Algo que gosto muito nesse site é que ele nunca se rendeu pra essa ignorância de criticar a ciência.
Porque afinal de contas os militares sempre se beneficiaram muito com ela.
Lembro de um artigo, no Poder Naval acho, sobre radares e como a curvatura da terra afeta eles. Coisa fina.
Será que os bolsominions irão acreditar agora que não foi um vírus chinês, tendo em vista que foi um militar AMERICANO??? do alto comando que falou ou irão ainda acreditar em Olavo do caralho, weintraub, Dudu e Carlos bolsoasno????⁉️
É óbvio que Olavo nunca falha. O General é um comunista fabiano.
Acredito que seja válido chamar de vírus chinês por causa da origem, não por causa da “criação” ou o que quer que seja. Sem entrar nessa bobeira política.
Então também Podemos chamar:
Gripe Espanhola de Vírus Americano
H1N1 de Vírus Mexicano e Americano
Cólera de Vírus Indiano e Bengala
Ébola e AIDS de Virus Africano
Sífilis de Vírus Europeu
Varíola de Vírus Egípcio
Temos um Cheng aqui agora, que coincidência. Está digitando de Pequim ou algum hotel no Brasil pago pelo partido ?
1 Cheng com passaporte Britânico (BNO) e Brasileiro.
Concordo com você… sejamos justos, cada um com o seu devido nome!
E justiça seja feita, o Coroca-19 é o vírus chinês!!!
Poder pode, não vejo problemas. Cada um tem seu nome científico e seu nome popular. Vez ou outra algum vírus, um acontecimento ou outra coisa científica/histórica acaba recebendo um nome popular de um lugar ou que faz referência a uma pessoa, basta que este nome “cole”, como um apelido.
Os nomes que você citou, exceto a gripe espanhola que já tem referência a um local poderia muito bem receber estes nomes populares que você citou. Acredito que um dos motivos de isto não ter acontecido possa ser a facilidade de falar os nomes que essas doenças tem hoje. É fácil falar e gravar AIDS, as pessoas absorveram essa denominação e pronto.
Usar o termo vírus chinês é uma forma de manipulação (ser manipulado).
Tu tá servindo de massa de manobra pro interesse dos outros.
Pensa bem.
Adriano Madureira
Interessante as semelhanças nos comportamentos de Trump e Bolsonaro.
Trump anda criticando e quer demitir Faucci. Bolso, o Mandetta.
Trump quer reabrir o País de qualquer maneira. Bolso, também.
Trump anda brigando com os Governadores. Bolso, também.
Impressionante que quase todos os Países, principalmente os mais relevantes, discordam totalmente do fim do isolamento e da volta às atividades.
E ontem, pasmem, Trump ameaçou fechar o Congresso determinando um recesso.
Bolsonaro aposta no uso da cloroquina,assim como o Trump,e agora o astronauta Pontes aponta um remedinho milagroso até pior do que o “remédio de Bolsonaro”…
Enquanto Trump aposta na hydroxicloroquina por lucro,já que o mesmo tem muito a ganhar caso a droga funcione,Bolsonaro só está seguindo o americano por seguir e acreditar na eficacia.
A cloroquina para Bolsonaro é a bala de prata que salvará a vida de brasileiros,quiçá do mundo…
Em seu twitter ele falou:
“O tratamento da COVID-19, a base de Hidroxicloriquina e Azitromicina, tem se mostrado eficaz nos pacientes ora em tratamento. Nos próximos dias, tais resultados poderão ser apresentados ao público, trazendo o necessário ambiente de tranquilidade e serenidade ao Brasil e ao mundo”.
ele citou o caso do cardiologista Roberto Kalil, do Hospital Sírio-Libânes, que tomou cloroquina após ser diagnosticado com covid-19.
O médico contou que tratou dezenas de pacientes com o remédio. “Essa decisão poderá entrar para a história como tendo salvo milhares de vidas no Brasil. Nossos parabéns ao Dr. Kalil”, disse Bolsonaro no pronunciamento.
Ele,o Messias, quer entrar para a história por ter feito algo relevante a população brasileira e porque não dizer,global.
Ele se diz preocupado com a população,mas ao mesmo tempo como um grande estrategista que é,quer reabrir igrejas e templos,acredito mais que para agradar seu eleitorado e seus amigos pastores, do que ser algo feito em nome da fé.
Mas vamos ver oque irá acontecer com essa nova gestão no Ministério da saúde,espero que corra bem,se não correr,saberemos de quem é a responsabilidade.
Olá Adriano. Admitir que está errado é difícil e doloroso. Trocar uma ideia “gravada” nos neurônios demanda desligar sinapses antigas e religar outras. Essa operação literalmente causa dor. Há inúmeros experimentos comportamentais que mostram uma sequência de ações comuns das cobaias quando o ambiente é alterado. Imagine um botão que antes era usado pela cobaia para liberar uma ração for desligado. Primeiro, a cobaia vai continuar apertando com a esperança que em algum momento tudo volte como antes. Como nada muda, a cobaia passa a morder o botão e em muitos casos até urinar e defecar sobre o botão como demonstração de frustração. Depois disso, a cobaia fica isolada em um canto, inerte. Apenas depois disso ela passa a procurar uma outra fonte de alimento. Com gente é iguai.
Carmagoer,
Brilhante descrição do mecanismo de condicionamento comportamental propôsto por Skinner.
A esquerda demontra claramente como é eficaz a modificação do comportamento
operante, dos que foram programados via recompensa/punição.
Mas a inteligência americana e seus sócios pelo mundo sempre usou Skinner sem nenhuma cerimônia.
Olá Tadeu. Todo mundo usa o condicionamento. O exército treina os recrutas por condicionamento. Eu ensino minha filha por condicionamento, a gente aprende a dirigir um carro por condicionamento. O ponto importante seria ter consciência de como funciona o mecanismo para não ser ludibriado por ele. Eu seria capaz de lembrar vários casos de condicionamento por reforço positivo e negativo de governos democraticos e de governos não democráticos de esquerda e de direita.
Pois é Camargoer;
É! Mas a cobaia, no ambiente democrático, poderia demonstrar frustração mordendo o dedo do tratador sem consequências terminativas.
Não restringe só a esquerda, cara.
Vocês precisam acordar dessa hipnose onde a culpa de tudo é da esquerda.
Aloooou?
Olá Lucas. A esquerda é pop… o pop não poupa ninguém.
Duvido muito kkkkkkkk quero ver o fritador de hambúrguer questionar essa.
Infelizmente, quando confrontado, ele simplesmente chamará o general de comunista e continuará com o mesmo discurso.
Os chineses podem não ter criado o vírus,mas foram eles que o tornaram uma pandemia,tanto por ação direta(suprimindo informação) ou indireta(fazendo a OMS papagaiar suas mentiras e ignorar relatos taiwaneses).
Meu colega seja racional, países com meses de vantagem em termos de informação não estão conseguindo interromper a cadeia de transmissão, imagina os chineses que foram os pioneiros.
Quer criticar o governo chines, tudo bem, eu ajudo, mas faça pelos motivos certos, essa atitude está tornando o mundo um lugar mais perigoso, pelas tensões geopolíticas e na possível reticência em compartilhar informações científicas que teremos de agora em diante.
Concordo com você… tentar parar esse tipo de vírus é como tentar interromper a gravidade…. esse vírus é uma força da natureza, o fato do mundo de hoje ser globalizado impede a interrupção da epidemia.
A China é culpada de ter escondido os fatos sobre o vírus, mas nada tem a ver com a disseminação pelo mundo, ninguém conseguiria se preparar para isso, basta ver o número de mortos nos EUA, o país mais preparado do mundo pra reagir a qualquer epidemia.
Mas a análise dos fatos atuais só se dará de forma racional no futuro, não temos muitas informações realistas na atualidade, são muitas informações contrárias jogadas pra estender a gravidade do vírus chinês.
Parar não foi possível em lugar nenhum até agora, mas controlar chineses , coreanos e alemães foram capazes, só pra deixar bem claro a diferença para não cairmos num conformismo suicida como os Americanos. Em relação a chamar o vírus pelo local de origem é apenas racismo você não faz isso com outras doenças não existe motivo pra começar a fazê-lo agora.
Bom dia.
Nunca vi adotarem essa postura com relação ao ebola, cujo agente da doença é um vírus, descoberto em 1976, a partir de surtos ocorridos ao sul do Sudão e norte da República Democrática do Congo, próximo ao Rio Ebola, mesmo nome dado ao vírus.
Ola Bruno. O contágio pelo Ebola é por meio do contado com sangue e fluidos oriundos daqueles que estão contaminados. Fica mais fácil controlar a disseminação. O HIV também é relativamente fácil de controlar. O Corvid-19 e outros vírus tipo influenza são transmitidos por via aérea. Por isso é tão difícil controlar a disseminação.
carcara_br
Trump está tentando transferir a culpa pela sua incompetência para a OMS.
Os EUA estão sofrendo um desastre de consequências inimagináveis.
Ele fez a pior aposta da humanidade. Imaginou que a pandemia mataria 3000 pessoas em NY. e depois seria contida, viu o exemplo de wuhan e achou que as medidas de contenção chinesas foram blefes, pois bem, não foram…
Kings,
Varios paises do mundo tem criticado a OMS. Que incompetencia voce esta vendo por aqui?
Olha o seu Brasil para aonde esta indo.
Porque voce nao culpa essa tragedia, ao governo da China?
Voce vai seguir idolatrando a China se esse virus tocar na sua porta?
Poiseh…
A China alertou pneumonia misteriosa a OMS no 31/12/2019 e comunicou oficialmente no 3/1/2020 aos EUA e a OMS sobre possível novo vírus q causou pneumonia misteriosa, porém EUA não estavam nem aí, pois estavam brigando com Irã (acredito tudo mundo já esqueceu)
Os EUA tiveram 60 dias para preparar, porém não fez nada, o Trump ainda falou no 29/02/2020 o seguinte: Our country is doing so great. We are so unified!
So apos a declaração de Pandemia pela OMS no dia 11/3/2020, os EUA só caíram a ficha no dia 13/03/2020, justamente 70 dias após a alerta feita pela China ao Governo Americano.
Naamã
Está ‘ensaiadinho’, né?
A Taiwan acusou a OMS tenha negligênciando a alerta via e-mail no 31/12/2019, porém a ilha não mostrou o tal e-mail como prova concreta. Vários canais de TV taiwanês também pediram o governo local e CDC taiwanês divulgasse a tal prova de alerta, porém até agora nada
Vão dizer que é uma conspiração dentro de uma plano que é parte de outra conspiração e finalizar com a frase “É exatamente o que querem que você pense” (risada maléfica e trovões ao fundo)
Caro Renato. Todas essas coisas já estava criptografadas no filme “007 contra o Satânico Dr No”. Se você ouvir o filme de trás para frente, você ouvirá o código genético do CoronaVírus. GAACCAAUUUAACCGGCUUUAGAAGCUAA..
Eu n acompanho muito o noticiário, mas não me lembro de ninguém ter dito que o vírus foi criado em algum laboratório chinês, se falou isto merece ser ridicularizado.
O que se fala e os chinófilos se retorcem de ódio é que o surto é chinês por ter sido originário da China e qual o problema nisto ?
Só pra lembrar…
Merece ser tão ridicularizado quanto o Lulla que disse nas suas lives para platéias amestradas que a facada do Bolsonaro foi falsa.
Chamou de Bolsominion já sei que queima.
Até parece que alguém americano, chinês ou de qualquer canto vai admitir a produção deste vírus que parou o mundo.
Qualquer laboratório do mundo que tiver acesso ao vírus pode fazer o sequênciamento genético e com isso saber se ele foi criado ou não. Más tem gente que quer acreditar que todos os cientistas, civis e militares, de todos os países do mundo, mesmo aqueles que são rivais da China, estão protegendo ela.
Caro Caio. Caso eu tivesse desenvolvido esse vírus, eu colocaria um vídeo na internet dizendo para depositarem todo o ouro de Fort Knox em conta secreta em um banco suíço em 24 h. Caso contrário eu liberaria um vírus muito mais mortal. Deixaria claro que o coronavírus foi apenas uma amostra do meu poder. Também diria que depois de confirmar que todo o outro foi depositado na minha conta, eu iria liberar o contra-vírus que funcionaria como “vacina” e imunizaria todas as pessoas da Terra. Por fim, diria que já havia passado 1 minuto.
Dr Evil!!! Lol
Caro João… então o pequeno “Pink” perguntou ao inescrupuloso “Cérebro”, “O que faremos amanhã Cérebro?” Ao que o gênio respondeu sem pestanejar. “Faremos o que fazemos sempre. Vamos conquistar o mundo”.
Para ficar perfeito tem que trocar bilhão por milhão.
Pra falar tanta bobagem com tanta certeza acho q vc é o Caio Coppola.
E você criança sem argumento.
Esse negócio de vírus de laboratório chinês, cloroquina e etc. faz parte da grande onda de fake news que anda governando alguns Países.
Evidente que isso é uma baboseira.
Em tempo.
Se continuar nesse ritmo, em cerca de dez dias os EUA terão cerca de 1 milhão de casos.
Tá feia a coisa por lá.
Feia mesmo.
E aqui, vai dar ruim?
O problema no Brasil é a baixíssima taxa de testagem na população.
Não se sabe ao certo o número de infectados e nem se mortos em necrotérios morreram pelo vírus.
Nossa habitual incompetência.
Kings, você acha que conseguiriam abafar os números que podem emergir à vista de todos?
Se fizéssemos um apanhado de opiniões, até pra praticar a capacidade de ‘análise de guerra’ entre nós mesmos, minha opinião seria que teremos acima de 100 mil mortos (ao fim de mais dois meses).
WVJ
Pelo que eu li, a Alemanha (por exemplo) está fazendo 15.000 testes por milhão de habitantes.
São Paulo, cerca de 316 testes e o Brasil cerca de 250 testes.
Especialistas calculam que o número de infectados no Brasil possa ser 10 vezes maior.
Olá AntonioK. Acho que o mundo inteiro está com esse problema de si notificação. Contudo, mesmo que apenas metade ou qualquer fração dos casos reais esteja sendo confirmado, o perfil da curva de disseminação, contágio e obitos será a mesma. Só vai mudar o número absoluto, mas os números relativos serão muito parecidos.
Camargoer
Mas, dá a falsa percepção de que os números são baixos e o perigo é menor.
E isso é gravíssimo.
Caro Antônio. Um exemplo. Araraquara tem um convênio com a UNESP para fazer os exames, por causa disso ela aparece com mais casos que as cidades ao redor. Seria um equívoco achar que lá estaria pior que em outras cidades. Contudo, as relações proporcionais de óbitos e casos de insuficiência respiratória são proporcionais ao de outras cidades. Araraquara pode ser usada como termômetro do que está ocorrendo na região.
Isso apareceu por causa da caça e consumo de animais silvestres.
A produção de carne e produtos derivados de animais necessita de um certo rigor fitossanitário. Animais domesticados tem suas doenças e respectivos tratamentos conhecido pela medicina veterinária , são criados em ambiente controlado do ponto de vista sanitário e de bem estar animal. Hoje no Brasil temos acesso ao rastreamento da carne e quase 100% do nosso gado bovino é criado a pasto ,resultando na carne bovina mais saudável do mundo.
O que me causou uma dúvida; Sendo o Brasil tão rico em gado, porquê a carne bovina é tão cara?
Monopólio dos frigoríficos e o frete mais caro do mundo.
Essa foi boa, huahauahauahua
DF,
O frete no Brasil custa em média 30% do valor final do produto e a politica de campeões nacionais dos governos passados no mercado de frigoríficos prejudicou fortemente o Produtor e o Consumidor.
Estava falando do comentário do João, eu sei bem o pesadelo que é o comércio de carnes neste país. Outro fato assustador é a quantidade de pessoas que compram carnes de matadouros públicos, são mais de 30 milhões, 90% destes matadouros não tem condições sanitárias mínimas de funcionar, e enchem os bolsos de máfias e políticos. Até animais doentes são abatidos nesses matadouros, e recebem selo de inspeção da vigilância Municipal, comandadas na maioria dos casos por cabos eleitorais dos prefeitos.
Defensor
Essa é a realidade da ‘imensa’ maioria da pópulação.
É isso o que dá para comprar.
Basta mencionar a triste realidade de dezenas de milhões de pessoas que estão se amontoando nas filas para receber R$ 600.
Ontem eu li que chegam a 70 milhões.
Aliás , para padrões mundiais nossa carne de modo geral( aves , suínos e bovinos) é bem barata. Aqui até as pessoas com emprego mais simples conseguem comer carne todo dia…na Europa a classe média não tem esse privilégio!
Caro João. O frigorífico tem a opção de exportar ou vender no mercado interno. Se o quilograma custar US$ 1 lá fora, então o preço da carne aqui dentro vai ser R$ 5. O resto é o luar de Paquetá.
Caro João, a Índia tem um rebanho maior que o brasileiro e isso também não alterou as condições de nutrição da população. O fato de ter ou não um grande rebanho nada explica.
Por que países como China e Russia, tiveram uma safra baixa e precisaram recorrer ao mercado externo. Com isso , o incremento da procura sobre a demanda pressionou o preço e tornou , pros produtores da América do Sul, esses mercados mais atrativos que o mercado interno. Isso somado à alta do dollar, que faz com que a carne produzida em reais, seja mais valiosa quando vendida em Dollar.
Pois é Joao Moita Jr
Parece-me que esse é o motivo da carne aqui ser tão cara!
As exportações de carne bovina do Brasil registraram recorde de volume e faturamento em 2019, após forte demanda da China alavancar as vendas brasileiras de proteínas, disse nesta segunda-feira a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
O Brasil terminou o ano passado com 1,847 milhão de toneladas de carne bovina exportadas, avanço de 12,4% na comparação anual, e receita de 7,59 bilhões de dólares, alta de 15,5% versus 2018, segundo os dados da Abiec.
Os números demonstram o quanto a carne brasileira é bem aceita e tem boa competitividade no exterior”, disse em nota o presidente da Abiec, Antonio Jorge Camardelli.
Em 2019, a China se consolidou como maior compradora da carne bovina brasileira, com uma fatia de 26,7% no volume embarcado, afirmou a entidade. Dessa forma, as exportações para o país asiático saltaram 53,2% em volume e 80% em receita na comparação com 2018, para 494.078 toneladas e 2,67 bilhões de dólares.
Os dados fornecidos pela Abiec quanto à China não contabilizam as vendas para Hong Kong, segundo principal mercado da proteína brasileira, que somaram 342.874 mil toneladas em 2019 —retração de 13,1% contra 2018.
A China enfrentou graves surtos de peste suína africana em 2019, que fizeram com que sua enorme criação de porcos recuasse em cerca de 40% e levaram o país a acelerar suas importações de proteínas.
Assim, além do recorde para a carne bovina, as exportações de carne suína do Brasil também atingiram máxima histórica em 2019, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta segunda-feira.
https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2020/01/06/exportacao-de-carne-bovina-do-brasil-tem-volume-e-receita-recordes-em-2019-diz-abiec.htm
Impostos, que vai da agua que o gado bebe, sobre o solo por onde ele anda, sobre os remedios que ele toma, sobre a comida por ele absorvida.
De fato, o caso da vaca louca demonstrou bem a importância desse cuidado.
Uma suspeita é que tenha sido uma falha de segurança já que no laboratório Wuhan eles estudavam esses vírus e um funcionário pode ter se contaminado acidentalmente e ele ter sido o paciente zero. Os estudos para identificar a origem do vírus estão debaixo de censura e se foi um acidente no laboratório nunca saberemos. Mas uma coisa é certa o vírus não sofreu alteração feita pelo homem.
https://www.foxnews.com/politics/coronavirus-wuhan-lab-china-compete-us-sources
Olavo de Carvalho, Dudu e Carlos Bolsonaro desapproves.
O virus originou no laboratório em Wuhan. Se foi espalhado acidentalmente, será bastante difícil ou impossível de se averiguar.
O virus foi contrabandeado do Canada, por um casal de “cientistas” chinêses, há aproximadamente quatro anos atrás. O casal foi escoltado para fora a do laboratório e embarcaram com destino a Wuhan.
Acho que vou me arrepender de perguntar mas de onde veio essa desgraça de teoria cara?
Aí você acordou e caiu da cama??
Não, caiu da cama e só depois acordou.
Tadeu, baseado em que mesmo? É uma versão criativa, gostaria de saber quem criou e com base em que.
WVJ,
Existem fontes que nao podem serem publicadas aqui. Mas para voce ter uma idea mais clara dos fatos, vou resumir:
O casal em questao, Dra. Xiangguo Qiu, e o marido, Dr. Keding Cheng trabalhavam no Canada National Microbiology Laboratory em Winnipeg. O Diretor na epoca era o Dr. Frank Plummer.
No dia 4 de Maio de 2013, o novel corona virus chegou ao Canada, oriundo do Erasmus Medical Center em Rotterdam. O virologista holandes Ron Fouchier, enviou amostras do virus para o laboratorio canadense.
O laboratorio canadense, c unico certificado para manipular patogenos do nivel 4.
Varios cientistas chineses estavam trabalhando neste laboratorio, incluindo o casal. Os canadenses descobriram depois, que os chineses estavam espionando e contrabandeando materal biologico (amostras de patogenos) do Canada para Wuhan.
Foram todos expulsos do laboratorio, e do Canada.
Uma fonte disponivel para o publico e’ a seguinte: Um livro publicado no inicio deste ano com o titulo: Survival Strategies, Corona Virus Pandemic 2020. – A virus weaponized in China for biological Warfare.
Dr. Joel s. Holmes (engineer).
Delaware Publishing Company
Houston Texas
Será que o senhor é um agente secreto e recebe informações privilegiadas dessas “fontes que não podem serem publicadas aqui”???
Eu vi esse filme do jame bond.
Esses comentários são bem engraçados. Um bando de fanáticos resolve sempre brigar com os fatos se os fatos não são o que queriam que fossem em suas teorias da conspiração lunáticas, motivadas por um fanatismo politico imbecil.
A peste bubônica também é de origem natural e nem por isso os Mongóis deixaram de usa-la como arma biológica e como o comunavirus, também é de origem chinesa, zé !
Tem que gostar muito de teoria da conspiração para achar que os chinas fizeram este virus em laboratório. Nem novo ele é…
Mas que eles erraram na hora de conter o surto e melecaram o planeta inteiro isto é inegável.
Senhores, danem-se os chineses, americanos e europeus, temos que pensar em nós brasileiros.
Enquanto ficarmos babando nos outros, seremos eternos produtores de commodities e não produziremos uma única máscara, preferindo importar de quem pensa em si.
O Urutu, Cascavel, Osório e Astros 2020 mostra que temos capacidade, luz sincroton, VSB-30, tudo fruto do trabalho brasileiro.
Vamos correr atrás do que é nosso e trabalhar sério, do contrário logo estarão colonizando marte e nós estaremos ainda brigando por causa de merenda roubada, triplex que a esposa comprou mas o marido não sabia e papelão no meio da carne.
Abraços
É me parece que realmente não foi criado em laboratório, já que vários cientistas e lideres militares assim o afirmam, realmente é um vírus de origem natural, transmitido por um animal, porém um FATO é que a China é quase que TOTALMENTE culpada pela disseminação dessa doença, eles sabiam que essa doença já existia, e não deram bola ao médico que descobriu o vírus, até o prenderam, e demoraram para fechar a cidade do epicentro do vírus. Ai depois que o cara morre, eles pedem desculpas, normal vindo de um partido comunista. Já se tratando do Brasil, o carnaval devia ter sido cancelado , mas não o Brasileiro prefere pular carnaval e ir para festa, do que não pegar uma doença dessa, agora já não adianta chorar pelo leite derramado, é aguentar as consequências que já estão ai, a economia que estava voltando a crescer mesmo que minimamente, provavelmente vai sofrer uma queda acentuada, nosso sistema de saúde pode entrar em colapso, principalmente nas regiões com menos recurso e pouca ou nenhuma disponibilidade de máquinário e médicos, isso se esse pico realmente acontecer, espero que não, e que saiamos dessa, que Deus proteja todos os Brasileiros, e também as pessoas das outras nações.
Heinz Guderian,
Herr General, o virus tem origem natural, mas…..
Os russos por exemplo; pegaram um vírus natural (Varíola) e o transfomaram em mum demônio, estocado em tanques de Hélio líquido.
Prefiro essa reportagem abaixo por ser mais imparcial. Estão investigando e, portanto, qualquer afirmação agora, como sempre, é apenas ação de torcida Fla X Flu.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2020/04/16/eua-investigam-hipotese-de-que-coronavirus-tenha-surgido-em-laboratorio-chines
Caro Johan. A Nature seria ainda mais imparcial (curiosidade, a revista Nature foi fundada pelo grupo de cientistas ao qual Darwin pertencia). Já foi publicado lá um estudo genético que descarta a hipótese sintética.
Creio que depois dessa confirmacao ter vindo do proprio Alto Comando Militar Americano entao as especulacoes sobre teorias malucas da conspiracao devam cessar. A nao ser que algum bolsominion continue tendo devaneios causados pela “demmencia olavensis”.
Não adianta, esse pessoal “patriota” tem minhoca na cabeça.
Eu os chamo de “patriotas CBF”
“Metem” uma camiseta da seleção e se acham o próprio Duque de Caxias. Piada.
Figther BR e Joao Vitor …
Patriotas porcaria nenhuma.
Esses que vcs citaram sao um bando de fanaticos de extrema direita sem projeto de governo algum a nao ser disseminar odio via internet para esconder a incompetencia do desgoverno Bolsonaro. Patriotas são aqueles que lutam por um país com mais educacao, saude, segurança, forças armadas otimizadas no nivel da arte mas sem se deixar levar por ideologias inuteis como vestir uma camisa verde amarela e sair em carreata em plena pandemia.
Lembram da época da Vaza Jato, quando surgiu um perfil denominado “pavão misterioso” nas redes sociais com documento forjados cheios de erros e teorias de que o Glenn estaria envolvido em uma conspiração com hackers russos para prejudicar o Moro e o governo? Pois então, a própria prisão dos hackers brasileiros pela PF derrubou aquela lorota toda e os minions não sentiram o mínimo desconforto de terem compartilhado aquele monte do bosta aos quatro ventos.
Se for necessário para reforçar a narrativa eles darão um jeito de tirar a credibilidade o militar, como fizeram no exemplo acima, provavelmente de uma forma bem tosca. Logo surgirá uma “foto” dele em um protesto anti-Trump, ou uma dele com um boné com o símbolo comunista, ou talvez até criem um general da reserva fictício revelando “tudo aquilo que não querem que a gente saiba” e refutando a fala do comandante.
Estou começando a achar que essa pandemia não é chinesa e sim uma vingança da mamãe natureza contra a humanidade.
De fato, tem algumas pessoas relacionando o estrago ambiental e o surgimento de virus. O fim do permafrost pode trazer algumas surpresas bem desagradáveis. Acho que é uma hipótese a ser estudada.
Outra coisa ruim é pensar que talvez o princípio ativo para debelar o covid-19 esteja sendo queimado por grileiros na amazônia nesse exato momento.
Olá Renato. O processo de evolução ocorre tanto nas regiões silvestres quanto nas regiões urbanas. Contudo, como esse novo vírus parece ter parentesco com um vírus conhecido que contamina morcegos, seria mais provável pensar que ele primeiro sofreu mutação e infectou um vetor em áreas silvestres e que teria ficado confinado por lá caso nenhum ser humano tivesse acessado a região, ou aprisionado o vetor e levá-lo para a área urbana ou depredado a área silvestre obrigando o vetor a migrar para regiões urbanas ou próximo a regiões urbanas. A degradação ambiental não gera vírus. A degradação ambiental permite o contato humano com novos vírus que estavam isolados.
Por isso eu falei em relação não em causalidade.
Olá Renato. Certo. O risco é o pessoal sair falando que a Mãe-Terra, a deusa Gaia, criou um vírus a partir do degradação do meio -ambiente para punir o ser humano, coisa e tal…. então tem achei melhor colocar que há correlação, mas não casualidade
A hipótese de origem em laboratório não está descartada… no momento as evidências (em parte fornecidas pela própria china) reforçam a hipótese de origem natural…
Caro Pimpolho. linguagem científica. A não ser que se tenha 100% de certeza (como dizer que o Sol e a estrela mais próxima da Terra) nenhum cientista irá afirmar categoricamente isso ou aquilo. O que se sabe com 100% de certeza foi como e quando o vírus evoluiu e foi transmitido para a primeira pessoa. Provavelmente nunca haverá certeza, mas já dá para ignorar a hipótese de vírus sintético.
Se é natural eu não sei, somente sei que os 3 primeiros casos que foram detetados em novembro não tinham nenhuma ligação com o suposto mercado de bichos em Wuhan, isto foi publicado por um instituto chinês.
Somente os casos detectados dia 15 de dezembro tinham ligação com o mercado.
E dizem que dia 13 de fevereiro ocorreu uma explosão no instituto de virologia de Wuhan.
https://www.youtube.com/watch?v=Huixs136uxY&feature=emb_logo
Queima de arquivo?
Olá Shinigami. Segundo noticias na NHK (tv pública japonesa) essa explosão foi de uma fábrica de produtos químicos. Nada a ver com o instituto de pesquisa.
https://www.youtube.com/watch?v=Huixs136uxY&feature=emb_logo
Este vídeo foi pego antes de ser deletado pelo governo chinês e foi no dia 13 de fevereiro, o chinês que postou o vídeo diz que a explosão foi no instituto e depois apareceu vários helis militares no local.
https://www.agrolink.com.br/noticias/explosao-em-fabrica-chinesa-mata-2-pessoas-e-fere-10_430199.html
Na China ocorreu explosão no dia 12 de fevereiro e 19 de março.
https://www.youtube.com/watch?v=k5-SuA2Nijw
O instituto de virologia fica em uma área urbana como no primeiro vídeo, não fica em locais distantes em fabricas industriais.
Mais uma Zoonose.( Sars, o Ebola, a Mers e o vírus Nipah) ataca países. Só que dessa vez em nível de Pandemia
The Guardian sendo The Guardian.
“…neste momento, é inconclusivo, embora o peso da evidência pareça indicar ser de origem natural.”
Mas a fala continua – “Mas não sabemos ao certo.”
Logo ou o Pentagon não sabe nada ou sabe mas avaliam que não é “seguro” falar o que realmente sabem… de uma forma ou de outra a culpa é do PC Chinês, pois foram suas ondas de fome e miséria que levaram de vez, e definitivamente, o povo para essa “exótica” culinária de forma desenfreada ou foi mesmo no Wuhan Lab.
https://www.foxnews.com/politics/coronavirus-wuhan-lab-china-compete-us-sources
Caro Oganza. Para saber em absoluto seria necessário saber em absoluto, mais ou menos como dizer que o Sol é a estrela mais próxima da Terra. Isso é uma certeza em absoluto. No caso da origem e da forma como o vírus infectou o ser humano não existe essa certeza em absoluto. Há a hipótese mais provável um vírus conhecido que infectava morcegos sofreu uma mutação e foi transmitido para pessoas por um mamífero terrestre.
Falou, falou e não disse nada. Infectava? Quer dizer que não infecta mais? Seria metonímia? Não claro que não, apenas charlatanismo intelectual.
Caro Oganza. Nenhum cientista sério faz uma afirmação que tem 100% de certeza se não tiver 100% de certeza. Se for 99% não é certeza, é muito provável. Se for Zero também é uma certeza, se for 1% é pouco provável. O problema é 50% de chance. Nesse caso qualquer coisa está certa ou errada. É um gato-preto cruzando a estrada.
A metonímia é sua, assim como seu sofisma. Quando tiver alguma coisa relevante fale, o que é uma raridade dado a quantidade de galhofa que postas.
Caro Oganza. A ideia do gato cruzando a estrada é uma referência ao gato de Schrodinger. Nem morto nem vivo dentro da caixa. É a situação do 50%. Nem sempre óbvia.
Como disse, um sofista. Nada mais, nada menos. Assim a fraude se mostra e o Tempo é dono da Verdade… até Luc Montagnier já se manifestou e tomara que assim ele se salve dizendo a verdade dessa vez.
Caro Oganza. O debate não é sobre mim ou você. É sobre a afirmação do Pentágono que o vírus provavelmente teve origem natural, que foi a mesma conclusão do artigo publicado na Nature Medicine há um mês. Só isso.
E ainda é monotônico… só um artigo? Sério? Já existem 7 que eu li e que são o contrário da Nature, imagina os que eu não lí. Realmente é um esquenta banca em uma eterna autofagia acadêmica. Os relatórios sobre você estavam corretos. Você não tem autoridade nem de palpiteiro leigo.
Olá Oganza por favor, coloque os links ou os títulos dos artigos para todos lermos. Eu agradeceria bastante. Acho que isso tornaria o debate bem mais rico.
Olá Oganza. Além daquele artigo publicado na Nature (“The proximal origin of SARS-CoV-2”) encontrei um recentemente publicado no Curent Biology (IF 9) “Probable Pangolin Origin of SARS-CoV-2 Associated with the COVID-19 Outbreak”. Recomendo a observação cuidadosa da Figura 2 sobre a árvore filogenética do vírus. Sobre os relatórios, se puder compartilha-los seria ótimo, mas fico feliz de não ser caracterizado como ameaça. Nunca achei que fosse.
Você é o acadêmico de plantão. Inclusive seus títulos e posição no LIEC da UFSCar lhe dá acesso aos fóruns internos/fechados sobre o COVID-19 que eu não tenho acesso… o que me espanta é eu ter que lhe dizer isso diante da sua incapacidade de achar no mínimo 10 artigos públicos de contraponto sobre a discussão.
Você corrobora aquilo que sempre falei: 70-80% da academia brasileira é vegetativa e viciada em sua bolha autofágica. Isso já está mudando e em 20 anos vamos colher uma safra fabulosa com o que semeamos na última década.
Olá Oganza. Concordo que tive muita sorte na carreira acadêmica e sou grato a muita gente. Como disse, fico feliz de não ameaçar ninguém. Eu creio que estamos buscando informação sobre a origem do vírus em lugarem diferentes. Além das ferramentes do Scopus e WebOfScience, há o Google Acadêmico que é de acesso livre. Encontrei nessas bases de pesquisa apenas estudos que confirmam a origem natural do vírus (sugeri duas, uma publicada na ‘Nature Medicine” e outra na “Current Biology”). Se você tiver uma ou duas boas referências que concluem pela origem sintética do vírus, será ótimo para o debate.
Camargoer;
meu, você tem mesmo todos esses acessos de informações sobre o Covid-19?
Olá Edson. Gostaria de ter esse acesso privilegiado. Eu consigo apenas conversar (,atualmente) por rede social com vários colegas especialistas de outras instituições de pesquisa. Também acabo lendo um ou outro artigo científico antes de ser publicado quando algum colega pede minha opinião ou alguma revista pede para eu avaliar um artigo. De vez em quando participo de uma ou outra reunião (participava porque agora está tudo paradão) de planejamento ou coisa assim onde as coisas são faladas mais informalmente, cientistas não gostam de guardar segredo. Acho que o que o Oganza quer dizer tem mais a ver com todos esses anos lendo artigos, participando ou assistindo bancas, orientando alunos, indo a congressos… isso tudo vai montando um cenário amplo das coisas. O meio acadêmico estaria mais parecido com a internet, com dados espalhados em milhares de pessoas que podem ser contactadas, confusa e de hierarquia horizontsl e constantemente alterada, do que uma estrutura rígida de hierarquia vertical e disciplinada.
De fato, os chinês comem de tudo! Porém o que causou eles comerem de tudo, foram 5 guerras (2 guerras de ópio com Inglaterra, 2 guerras civil e a 2ª guerra mundial varrida pelo Japão), uma invasão de 8 nações saqueando a China e também uma revolução, tudo isso, resultando em 137 anos de tempos sombrios que teve seu início em 1839 até 1976.
O morcego nunca entrou no cardápio da comida chinesa! Aqueles vídeos dos FakeNews na verdade ocorreram na Indonésia, Filipinas e Palau. Um dos vídeos é de uma Influencer digital de viagem q filmou ela mesmo tomando Sopa de morcego em Palau q é uma comida exótica daquele país arquipélago pacífico. Ela estava imitando o Andrew Zirmmen q já comeu morcego na Indonésia.
É MUITO FÁCIL JULGAR SEM PASSAR PELO O QUE O PAÍS PASSOU…
Pois é, e se não fosse o PC Chinês o povo Chinês seria o mais próspero do mundo ainda na década de 80… proporcionalmente seriam um Japão, só que nominalmente 10 vezes mais rico… não meu caro, o PC Chinês é a praga. Conheço a China, por 5x fui lá e por 5x driblei as autoridades e conheci o interior… a miséria do interior. Tudo dentro do Partido, nada fora do Partido. O PC Chinês é o câncer do comunismo em metástase.
Tenho família em HK, TW e na China Continental, volto para China anualmente, até hoje não consigo conhecer profundamente a China pela imensidão territorial, e tem gente acha consegue fazer isso apenas 5X…
Recomendo vc conhecer também o interior do Brasil, ex: Amapá, Pará, Amazonas e Maranhão! Trabalhava com manejo florestal, eu já morei no interior destes Estados; é fácil de vc escrever um comentário alheio numa urbana moderna!
Hipocritamente, a comparação feita por você q China teria um nível nipônico na década 80!
A revolução industrial do Japão teve seu início 1870, e teve uma empurrada com American Muscle pós 2ª guerra; até a década de 80, (1985, na metade da década) são 115 anos!
Você realmente acredito em apenas 35 anos, a incrível China consegue fazer o milagre com mais de 550 milhões de população analfabeta depois da 2ª guerra Mundial?
Sem conta, naquela época tinha 5 grupos de separatistas estavam tentando dividir a pizza territorial, separando a China!
Voltando ao nível próspero nipônico da década 80, nem KuoMingTang conseguiu fazer isso na ilha com sistema ROC (Republic Of China) q tem apenas quase 8 milhões de habitantes em 1950 até 1985 com 18 milhões de população!
Um belo exemplo, a Índia é um país democrático com uma DEMOCRACIA PREMATURA! O Modi está enfrentando o maior cão social da história na Índia, fez ele iniciando o controle da mídia.
Quando for para Índia, vai numa sala de cinema para assistir um filme de herói indiano Bollywood, você terá a sua conclusão!
Quanto mi-mi-mi… achei um de textão.
Hahaha meu grupo está/estava na China por 9 anos e com “representação” em 37 cidades… fomos espulsos com a pandemia pelo regime justamente por estarmos em 11 localidades sem a permissão do Partidão… graças a Deus não ficou ninguém para trás… que cidades eram essas? Todas com comunidades Cristãs que conseguimos estabelecer um contato… então sim meu caro, eu sei o que é a perseguição e a miséria na China, principalmente a perseguição religiosa contra Cristãos.
Ps.: Ou você é ignorante ou duvida da capacidade do povo Chinês, pois Taiwan virou o que é em 2 décadas. E lá literalmente só tinha chá.
Pps.: Haahaha adoro quando os manés me falam do Pará da Amazônia hahaha sou do Pará, do interior… Paragominas/Ipixuna. Nascido e criado, caçando e pescando, nas férias tocava e raiava boi de fazenda em fazenda e quando criança a luz elétrica era a diesel e desligada as 20:00 h… Tive Pais maravilhosos e pessoas que acreditaram em minha formação… rodei e rodo o Brasil e o mundo… já disse e repito: A China será obliterada quanto potência. “Mas não importa o que aconteça, sempre haverão chineses”. Churchill.
Certa religião financiada pelo imperialismo tentando politizar nos países alheiros, aí está o destino final!
Sim, Taiwan também teve um empurrão do Tio Sam, porém estava BEM LONGE de ter um nível igual ao Japão na década 80.
Quando a China autorizou a abertura econômica em 1976, a ilha teve um crescimento excepcional por causa da importação chinesa via Hong Kong.
Um paraense nato de Paragomina e Ipixuna (quase vizinhas de Belém) ingenuamente, acredita q as 2 cidades tem a maior miséria do Brasil (Lembrado a primeira cidade tem uma das maior feira agropecuária na região Norte do Brasil).
Mané, conheço o Pará desde Afua até Santana de Araguaia; de Marabá até Jacareacanga; de Santarém até Castelo de Sonho e de Laranjal até Terra Santa. POSSO AFIRMAR AQUI, VOCÊ NÃO CONHECE BEM SEU ESTADO!
Kkkkk… criança gritando, a China será obliterada kkkkk….! AGORA PODE BATER PÉ TAMBÉM… kkkkkkkkkkkkkkkk.
Pois é Cheng não ia dizer nada não, mas, no Brasil, costumam ser inimigos da Funai, fanáticos que acham que estão levando salvação,
Curiosamente enquanto tribos se fecham e passam fome recursos preciosos estão travados administrados por ministérios incompetentes, na realidade é de interesse de alguns ministros que essas tribos sejam cooptadas por seitas religiosas.
Para sua inglória você não está falando com um turista. Sou alguém que o Partidão classifica como inimigo… E sou com muito orgulho, pois o PC Chinês quer o Meu Brasil de joelhos… Não vai acontecer, não em minha geração.
Não terá a mesma sorte na próxima apenas ser expulso ?
Quem quer o joelho do Bolsonaro é o Trump, e ele já conseguiu!
Mais uma vez seus comentarios me dão admiração por vc. Desde 2010 lendo eles.
O Nobel de medicina de 2008 diz o contrário do general: https://istoe.com.br/novo-coronavirus-foi-fabricado-em-laboratorio-chines-diz-descobridor-do-hiv/
A teoria do cara é que era uma vacina pra HIV que escapou, não entendi…
Chineses misturaram a sequência genética do coronavírus com o do vírus da AIDS com objetivo de fazer pesquisas sobre o vírus da AIDS, mas involuntariamente alguém se infectou.
Parece uma teoria mirabolante demais, usar um vírus relativamente letal como vetor pra vacina não é uma boa, e se fosse o caso veríamos a expressão de proteínas virais típicas do HIV, por outro lado a sustentação desta linha argumentativa, pelo que deu a entender, parte da análise de uma única amostra, certamente o cientista vai sair do debate de opinião e fazer um artigo, mas não me parece algo plausível.
” já foi contestada por cientistas do Instituto Pasteur e do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) “
Não e bem assim. Em Wuhan há um grande laboratório de pesquisa de vírus. O vírus do convid19 possui cepas de outros vírus, o que pode indicar manipulação.
Olá Marcos. Há um mês foi publicado um artigo na Nature Medice com a análise do genoma do SARS Cov-2. Ele se parece com um vírus conhecido que circula entre morcegos, mas possui várias mutações que são facilmente explicadas em termos evolutivos. Um vírus sintético nao teria essa assinatura de mutações aleatórias. O fato do genoma ser parecido com um vírus anterior confirma sua origem natural. Fosse um vírus sintético, ele teria sequências de vários vírus como um mosaico.
Mas é exatamente essa a informação: o vírus possui cepas de outro vírus.
Olá Marcos. Qual estudo publicado sugere que o vírus foi manipulado? O estudo que eu li concluiu que o vírus teve origem natural.
Com certeza talvez agora alguns teóricos da conspiração( e uns Minions…) passem a acreditar na verdadeira origem do vírus, ainda mais que quem o diz é um militar de alta patente do governo AMERICANO…
nada mais pragmático que um militar ciente do peso de suas palavras. mais vale um “não sei” prudente, do que um “vírus chinês” espalhado ao léo tuiteiro, por quem não sabe o que diz e nem a que veio no mundo. de mais, nada de novo no front. sigamos em frente porque é “só uma gripinha”…
Sim a terra é plana os iluminatti se aliaram aos globalista internacional e a ciência é burra, faltou que a baixa letalidade não implica em alta contaminação.