China aprova três vacinas COVID-19 para ensaios clínicos
PEQUIM, 14 de abril (Xinhua) – A China aprovou três candidatos à vacina COVID-19 para testes clínicos, disse nesta terça-feira um funcionário do Ministério da Ciência e Tecnologia (MOST).
Uma vacina de vetor de adenovírus, desenvolvida por uma equipe de pesquisa liderada por Chen Wei, um acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia e pesquisador do Instituto de Medicina Militar da Academia de Ciências Militares, foi a primeira a ser aprovada para entrar em ensaios clínicos, disse Wu Yuanbin, diretor geral de ciência e tecnologia para o desenvolvimento social do MOST, em uma entrevista coletiva.
A primeira fase do estudo clínico foi concluída no final de março e a segunda fase começou em 12 de abril.
É a primeira vacina COVID-19 do mundo que entrou na segunda fase de ensaios clínicos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Acompanhado por sua filha, Xiong Zhengxing, um homem de 84 anos em Wuhan, foi vacinado em 13 de abril, tornando-se o voluntário mais velho na segunda fase do ensaio clínico.
Comparada com a primeira fase, a segunda fase removeu o limite de idade para inscrever voluntários com mais de 60 anos.
Como os idosos representam uma alta porcentagem dos pacientes gravemente doentes com COVID-19, a vacina deve criar um escudo de segurança para eles, disse Chen.
Tomando o adenovírus defeituoso modificado como vetor, a vacina transporta o gene da proteína dos espetos (espículas) do coronavírus, a principal proteína de superfície usada pelo vírus para se ligar a um receptor para invadir células, de modo que o corpo do indivíduo produza a memória imunológica da proteína. Quando o verdadeiro coronavírus ataca, o corpo identifica a proteína das espículas e interrompe sua invasão, de acordo com Chen.
Os 108 voluntários que completaram a primeira fase do ensaio clínico em 27 de março encerraram a observação médica centralizada e estão em boas condições.
A segunda fase recrutará 500 voluntários e apresentará o grupo de controle do placebo para avaliar ainda mais a imunogenicidade e a segurança da vacina. A partir das 17h em 13 de abril, 273 voluntários foram vacinados.
FONTE: Xinhua
Algo muito importante a esclarecer: Este post é material pago?
Enquanto isso, os EUA rompem com a OMS.
Go. Trump!
Você está no caminho certo!
Seja lá para onde for…
Cortar dinheiro de um grupo de incompetentes, que deixaram um vírus perigoso se espalhar pelo mundo? GO TRUMP, GO!
Que coincidência, né?
Caro Pangloss. Não existem coincidências em política e ciência. O vírus foi isolado e deu RNA sequenciado; o seu mecanismo é conhecido; a técnica de fazer vacinas é de domínio mundial (tanto o Butantâ quanto a Fiocruz sabem fazer essas vacinas). Era uma questão de tempo e pessoal. Provavelmente a China disponibilizou recursos, alocou pesquisadores e montou uma rede de laboratórios. Outros países com mais recursos poderiam ter feito o mesmo. Outros países não fizeram, contingenciaram verbas, dificultaram o trabalho dos cientistas, etc. Eu ficaria surpreso pela sorte de um instituto de pesquisa com deficiência de pessoal e de material de consumo tivesse proposto uma vacina antes dos chineses.
Carmagoer,
So uma perguntinha fácil, com uma resposta simples: você tomaria essa vacina chinêsa?
Vai começar… solta pecinha?
Olá WVJ. Solta pedacinhos de RNA. Serve?
Olá Tadeu. Tenho razões muito fortes para não ser voluntário nessa fase. Então a resposta simples seria não. Por outro lado tomo a vacina contra o influenzae anualmente também porque tenho fortes razões para evitar adoecer de gripe.
Aaaaaa….. Camargoer… c ta de s@canagem ne?
Nao reconhecendo a “coincidência” do virus ter iniciado la e eles terem a 1 vacina? De um instituto que “nao tem tradicao” como o de Atlanta nos EUA?
De onde vc tirou a informacao (sic!) de que “outros paises” contigenciaram (numa emergencia mundial!), verbas, dificultaram o trabalho de cientistas, etc?
Se oriente!
Caro Anthony. Uma empresa farmacêutica dos EUA (Moderna) também divulgou que está desenvolvendo uma potencial vacina e que também teve autorização para ir do teste in vitro para os testes clínicos (sem passar por cobaias) que ficou sob responsabilidade do Niaid (um outro órgão do governo dos EUA de pesquisa em saúde). O CDC, o NIH e outros centros de pesquisa nos EUA têm grande tradição em pesquisa (lembrando que o CDC tem quase 50 anos e a FIOCRUZ tem mais 100 anos).
Camargoer,
Essa startup, a Moderna, é aqui em Cambridge. Lá atrás em Fevereiro êls mostraram um diagrama do genoma do Covid-19.
A corrida para criar a vacina começou entre vários laboratórios americanos, há quase trees messes atrás.
Olá Tadeu. Acho que você colocou a palavra “corrida” bem de modo bem apropriado (acertou de novo na sorte.. riso). Quando várias instituições começam uma corrida em busca de uma solução biotecnológica como uma vacina, muitos resultados serão duplicados e muitos erros serão repetidos. Quando há uma coordenação distribuindo tarefas entre vários grupos em um trabalho colaborativo, o resultado chega mais rápido, mas não há um vitorioso. Provavelmente, os chineses têm essa capacidade de colocar os institutos de pesquisa deles sob uma coordenação. A Europa têm excelentes institutos de pesquisa (você mesmo mencionou alguns em outro comentário) mas não há uma coordenação européia distribuindo tarefas. Desse modo, vencer a corrida é uma questão de sorte (teoria das filas.. todas as filas no caixa de supermercado tem a mesma velocidade média, mas uma vai acabar antes)
Esse é um dos grandes (dos vários) problemas dos americanos.
Seus antigos ‘centros de pesquisa’, empresas e etc. de tradição estão perdendo importância no Mundo atual.
Anthony,
Estou surprêso com o commentário do Camargoer. O Instituto Pasteur na França,
Oxford na Inglaterra, Alemanha e Israel estão bem avançados no desenvolvimento da vacina.
Você sabe muito bem que o desgoverno anterior deixou o país com uma enorme dívida e com o orfanato praticamente sem folga.
O ministério da educação tem mais de 200 mil servidores.
E a maioria não são pesquisadores.
Muitos desses pesquisadoras fazem pesquisas nas áreas de humanas de utilidade muito duvidosa para o progresso de um país.
Enquanto a China tem o segundo maior Pib do mundo e lá professores universitários não podem ficar criticando o governo nem batendo panela (cheia) nem pichando viadutos…
Lá pesquisador tem de trabalhar.
Na China, cidadão em geral ou servidor público que falar mal do governo tem pelo menos três possibilidades não excludentes:
rua, cadeia ou cemitério (supostamente por corona vírus).
Criaram o vírus e a vacina, parece novela mexicana.
Pois é, quem diria, o veneno e a cura.
Blind,
O caduceu representa exatamente isso.
Olá Tadeu. Vi uma entrevista do Pres. Carter sobre o verme da Guiné e ele sugere que a imagem representaria essa doença ao invés de serpentes.
Eu assisti um discurso do Obama defendendo investimentos em saúde, pois considerava que poderia ocorrer um pandemia, uma nova gripe espanhola.
Aí, veio o Trump……..
E acabou com a unidade de pandemias que o Obama criou. A favor do Trump devo dizer que apesar de demora pelo menos ele entendeu que era um problema sério. Alguns ainda estão engatinhando nesse ponto.
pois eh…… vindos do mesmo lugar! muito… Conveniente! nao?
Olá Anthony. Ao contrário de conveniente isso seria uma condição necessária. O virus apareceu na Chiba, onde eles tem recursos e condições de pesquisa. Provavelmente os chineses consideram um erro esperar outros países encontrarem uma vacina para uma doença que obrigou seu país para ao custo de 1%, 2% ou até mais do PIB.
Aguardando o pessoal que acha que a China “inventou” o vírus comentar ……
Se não o inventou, ao menos está tirando muito proveito dele.
Caro Pangloss. A oportunidade estava aberta a todos os países. Talvez os EUA possuam uma estrutura de pesquisa maior e melhor que a dos chineses, contudo teria sido necessário coordenar os trabalhos para cada um fazer uma parte e com isso obter o resultado em menor tempo. Os chineses fizeram.
Engano seu… rs
O Pangloss não comentou em relação a pesquisa e sim ao alto nível de dependência de equipamentos médicos que o mundo tem em relação a China, uma vez que, como disse o ministro da Saúde, 90% deles são produzidos na China.
Fato.
Qdo uma indústria dos EUA anunciou uma vacina dois meses atrás eu pensei que poderia ser a mesma coisa com sinal trocado.
Mas não deve ser nada de guerra biológica, deve ser apenas a mãe natureza nos punindo por comer(em) bichos escrotos.
Caro Alexandre. Uma vacina contra o SARA Cov-2 era uma questão de quantas pessoas estariam trabalhando coordenadas e quanto recurso teria sido disponibilizado. O Brasil poderia ter feito isso. Os EUA poderiam ter feito isso. Os europeus poderiam ter montado um consórcio. Não fizeram, Os chineses fizeram.
Carmagoer,
Discordo. Uma vacina tem que passar por uma serie de testes e estudos clinicos. Primeiro em cobaias, e depois em sêres humanos. Todo o processo de ensaios clínicos até o inicio da produção demora mais de um ano.
Fazer o PCR do virus, qualquer laboratório equipado com o sequenciadôr pode fazêr o “mapeamento” do RNA viral, em questão de dias.
Tanto em Boston, quanto em Israel, a vacina ja está teóricamente pronta. Mas ate aonde eu saiba, ainda não começaram os ensaios em cobaias.
Olá Tadeu. A primeira etapa em vitro demora porque são muitas variáveis até acertar. A etapa em cobaia seria mais problematica. Talvez possa ser ignorada em casos de emergência. Fico pensando até que ponto zebra fish, camundongos, cães ou primatas possam ser usados para testar uma vacina que causa uma doença respiratória em seres humanos. Vou consultar um colega sobre cobaias para SARS. Meus colegas estão usando zebra fish para avaliar toxicidade de Nanopartículas.
Alendre,
O assunto é complicado. Vou simplificar para você: quem cria a doença, também pode criar a cura.
Na realidade Tadeu, cria-se a doença e simultaneamente cria-se a vacina (ninguém liberaria um patógeno intencionalmente no meio ambiente sem possuir a cura), dissemina-se a doença internamente como álibi e posteriormente a globalização se encarrega de espalhá-lo a nível mundial, causando uma catástrofe tanto humanitária como econômica.
Aguarda-se um determinado tempo e anuncia-se a “milagrosa descoberta de uma vacina”, justamente pelo país ditatorial comunista que foi o foco inicial de disseminação da doença.
Produz-se a vacina localmente e vende-se a fórmula para a imunização de seis bilhões de seres humanos ao redor do planeta.
É capaz até do grupo de cientistas chineses levarem o Prêmio Nobel de Medicina 2020.
2Hard4U,
Eu havia pensado nessa possibilidade, e até cheguei a comentar aqui, usando a mesma analogia; ou seja, a “crise” na China poderia sêr um álibi. Um País com mais de um bill de habitantes, em cujo o epicentro da pandemia têr somente três mil mortes, em uma metrópole de onze milhões, em cujos Cinco milhões já havia deixado a cidade, antes da quarentena.
Somente aquêles que estão cegos por causa de sua idolatria pêlo modêlo governamental dos chinêses, ignoram essas extranhas coincidências.
Tadeu ninguém ganha com a economia mundial parada, principalmente a China que depende da sua economia para exercer influência.
Everton,
De acôrdo. Seria um tiro no proprio pé. Mas acidentes acontessem. Já aconteceu antes na Russia. em um laboratório microbiológico em uma pequena cidade , construída para sediar puesquisas de bioarmas.
O genoma do Covid-19 deve ser o código mais estudado do mundo no momento. Se ele fosse artificial provavelmente já teriam encontrado até o nome do técnico responsável.
Arma biológica é um termo bonito, mas seu uso é problemático e muito menos prático que os autores de ficção gostariam.
Será que os generais de sofá sabem que explodir uma arma biológica no próprio território não é uma atitude muito inteligente?
Penso a mesma coisa, o tombo econômico da China nesta pandemia foi grande, perda de quase 1 trilhão de doletas, fora a perda de credibilidade por omitir a gravidade do problema. Ninguém seria tão burro a tal ponto.
PLA,
Teóricamente, se você tiver o antigeno, você poderia sintetizar o antídoto.
Nêste caso seria possível manufaturar a arma biológica perfeita.
Os russos lá atrás nos anos 80, potencializaram (weaponized) o virus da varíola para sêr empregado em uma guerra futura.
Olá, Tadeu
Se você acha que o vírus é artificial, eu recomendo a você ver o vídeo do canal fábrica de noobs, ele desmistificou isso aí, O vídeo tem mais de uma hora, com uma pesquisa aprofundada dele, onde ele prova por a+b que o vírus é natural.
Enquanto Milicianos tentam achar culpados, cientistas chineses trabalham duro para salvar a humanidade rs.
Quem está sendo mais importante para a humanidade neste momento? O patriota chinês Xiong Zhengxing de 84 anos que testou a vacina ontem ou o brasileiruxo que posta fake news nas redes sociais para proteger um governo corrupto e miliciano? Gostaria que publicassem meu comentario.
Sub urbano,
Não confunda a definição da palavra patriota, com cobaia humana.
Olá Tadeu. Uma colega de 40 anos foi cobaia de uma droga anticancer porque estava em grau 4. Teve sorte e a droga funcionou. Na década de 50 e 60 os EUA testaram várias drogas em populações pobres e negras sem o consentimento. O problema nem seria ser cobaia mas não este informado sobre os riscos envolvidos. Creio que em determinadas circunstâncias eu seria cobaia sim.
Camargoer,
Good luck.
Muito bom, descreveu a base da ética em pesquisa médica: o consentimento informado do participante. Se a motivação é heroísmo ou desespero, isso vai depender do caso.
Boa!
Clap… clap… clap…
=====
Tadeu, muito respeitosamente, me permita: Nao confunda comentarista “de
nivel” (estudado e fundamentado), com alienado, doutrinado e analfabeto funcional, que acha q vai “mudar o mundo”, dando suas opinioes (diarreias mentais), aqui!
Mas… Lhe parabenizo por essa bondade, em responder (dar uma licao!) a esse pobre coitado!
Mais uma vez, reintero minha admiracao e respeito por Vossa pessoa!
Anthony,
Obrigado. Existem algumas mentes deturpadas escrevendo aqui no blog.
Não vêem aqui para acrescentar conhecimentos. Vêem aqui para disseminar venêno.
Forman parte de uma máquina de propaganda ideológica.
hahahahahaha….olha quem fala.
Exportamos a doença e vendemos a cura…..ao preço de milhares de vidas em todo planeta…negocio da China literalmente …
disse tudo!
Olá, Plínio
Você tem alguma prova de que a China fez o vírus?
Olá Rebert. Há uma postagem nova aqui no Forte sobre a declaração de uma autoridade militar dos EUA dizendo que o vírus resultou de uma evolucao natural. Darwin explica.
sem nocao… kkkk
O cara vem falar de Fake News e ainda diz que o presidente é corrupto e miliciano? kkkkkkkkkkkkkkk
Acho que o vírus é italiano eles foram os primeiros a testar vacinas, sim, sim, uma grande conspiração italiana.
Calma gente.
As etapas de vacinas contra o covid-19, estão sendo feitas simultâneas, os EUA inclusive foi o primeiro a testar em humanos, queimaram a primeira parte testando em animais e humanos saudáveis ao mesmo tempo. Foram meio que criticados mas é o que muitos irão fazer.
A segunda etapa é testar em doentes, e é nessa que os chineses estão, o mesmo pode ter ocorrido de fazerem os testes em simultâneo, o que é bem provável ja que as vacinas americanas entraram na fase humana primeiro.
A terceira etapa é ter uma vacina experimental, que nao será distribuída para todos, dizem que ja podem começar essa no início de verão do hemisfério norte.
A última parte seria a vacina ser aceita e distribuída a todos, isso so ano que vem.
Ha muita água ainda, e muita picuinha vai rolar.
“Toda verdade, dita por quem quer que seja, vem do Espírito Santo”
São Tomás de Aquino
Solução definitiva é essa. Agora é torcer para que alguém ganhe essa corrida logo.
Nessas horas que vou para o Janes
Criaram uma vacina ou revelaram o antídoto?
Olá Colegas. O Bolsonaro enfim demitiu o ministro da saúde ás vésperas da explosão exponencial de casos. (hipótese 1) Supondo que o novo ministro mantenha as mesmas ideias do ministro anterior e ocorra uma desastre, então a responsabilidade política é do presidente porque mudou a pessoa sem mudar as decisões. (hipótese 2) Suponha que o novo ministro mude tudo e ocorra uma catástrofe, então a responsabilidade política é do presidente que interferiu no ministério e causou o caos. (hipótese 3) Suponha que o novo ministro mantenha tudo como está a catástrofe é evitada, então o ministro anterior estava certo e deveria ter sido mantido no cargo. (hipotese 4) Suponha que o novo ministro mude tudo e a catástrofe é evitada, então o mérito é do novo ministro e o presidente errou em manter o outro ministro por tanto tempo. Ou seja, é um caso raro na política que “deu PT”.