Compra em massa pelos EUA cancelou aquisição de equipamentos para o Brasil
Ministro da Saúde demonstrou preocupação com falta de máscaras e pede para população poupar
A Folha de São Paulo informou que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta quarta-feira (1º), disse que parte das compras que seriam feitas pelo Brasil de equipamentos de proteção individual para uso na rede de saúde devido ao novo coronavírus “caiu” após os Estados Unidos adquirir um grande volume de produtos da China.
“Hoje os Estados Unidos mandaram 23 aviões cargueiros dos maiores para a China, para levar o material que eles adquiriram. As nossas compras, que tínhamos expectativa de concretizá-las para poder fazer o abastecimento, muitas caíram”, afirmou o ministro. “Mais do que nunca temos que poupar ao máximo.”
Ele usou o exemplo para voltar a defender que medidas de distanciamento social sejam mantidas. Segundo o ministro, a pasta já buscou outros fornecedores, mas não há certeza da entrega.
Leia matéria a matéria completa, clicando aqui.
E as notícias de hoje (02/04) dão conta que os estoques de material médico zerraram, antes do pico da epidemia.
A FAB está cogitando de mandar aviões para buscar material na China.
Tenso hein!
Tomcat,
Três países já recusaram essas máscaras: Turquia, Espanha e Holanda, e motivo alegado foi que as mesmas estão contaminadas.
Caro Tadeu. No IPEN há um irradiador de Co-60 que está homlogado para estetização de material de uso médico. Não há desculpa.
Tadeu, pode identificar as suas fontes para essa informação?
Aqui na Europa não se sabe nada dessa recusa de material chinês, e para além dos testes adquiridos pela Espanha provenientes da Bioeasy não há noticias de outros problemas.
Pelo contrário os espanhóis estão a comprar na China tudo o que podem:
«Espanha assinou um contrato de 450 milhões de euros com a China para a compra de equipamentos médicos, incluindo 550 milhões de máscaras, 950 respiradores, 5,5 milhões de testes rápidos de coronavírus e 11 milhões de luvas.»
Expresso – 25.03.2020 às 13h39
É o que acontece quando a ganância do Ocidente entrega a industria de base a terceiros. Agora que todo o mundo chora, a China vende os lenços.
Vai justificar atitudes corruptas e desumanas dos EUA aí para quem você lambe botas, o mundo todo está vendo quem de fato são os americanos, você está tentando justificar um ato absurdo, seu traidor
Olá Antonio. O governo e todo mundo sabe da dificuldade de adquirir material hospitalar novo. Alguns locais estão usando protocolos (ISO 11137) para reuso de máscaras. Em algumas cidades (onde moro por exemplo) as costureiras estão fazendo trabalho voluntário para costurar máscaras e aventais para os hospitais usando material doado e por meio de vaquinhas entre grupos de whatsup. A FAB tem entre 2 ou 3 KC390 disponíveis com capacidade de abastecimento aéreo. Nessa altura, esses aviões já deviam estar em ponte aérea com a China há pelo menos um mês, sendo reabastecidos sobre o Atlântico por um KC130. Pode colocar essa ai na conta do “Brigadeiro” (ia chamar a turma do Planalto de amadores, mas temo a inexistência do mínimo de empatia social para usar uma palavra que tenha amor na raíz)
Parece que a FAB ainda não possui tripulações treinadas para operá-los neste tipo de missão mais complexa. E eu sempre achei que entregando as maquinas tudo tava resolvido.
Olá Space. Excelente ponto. Supondo então que tenha tripulação apta a decolar e depois pousar em um aeroporto comercial, aproveitando para descansar enquanto a segunda tripulação faz o segundo trecho. Também tem o VC-1 e os dos VC-2 que possuem tripulações treinadas e habituadas. Algumas empresas de logística também operam grandes aviões cargueiros (as fotos mostram aviões de transporte civil provavelmente fretados pelo governo dos EUA). Aliás, quantos C ou KC130 estariam voando?
Não tem tripulação suficiente pra isso habilitada por kc390 seria pelos menos 2 por aeronaves a Embraer deve ter só uma capaz de fazer isso (considerando o trajeto) fora que nem se atingiu o IOC da aeronave dúvido algum país liberar vôo
Olá Flávio. A FAB tem tripulação para o VC1 para o VC2 e para o C e KC130. Não tem desculpa.
Huh?? A FAB não tem tripulações adestradas o suficiente para aterrizar um cargueiro, encher de suprimentos e voltar? Não acredito nessa informação.
E quanto ao que aconteceu, talvez se os gênios estratégicos do clã Bolsonaro não tivessem declarado guerra aberta contra a China, eles tivessem reservado algo para o Brasil.
Que comentário mais ridículo …
Então, os chineses amam os americanos né, por isso venderam a eles … você é sem noção mesmo …
Na verdade, trata-se de vender a quem paga mais e quem pode mais chora menos, simples de entender, ate um cara limitado como voce deveria saber disso, alias, voce deveria parar de seguir esse blog técnico e assistir apenas Fátima Bernardes na TV, porque é mais a sua cara …
Não se trata de os chineses ‘amarem’ os americanos. Eles, como bons capitalistas (se bem que há más línguas que ainda os chamam de comunistas), amam as verdinhas que que os americanos têm. Ainda mais quando os americanos posicionam seus funcionários nas pistas dos aeroportos chineses pagando em cash, 3 a 4 vezes o preço original pago pelos países a que deveriam se destinar as cargas, como França, Alemanha e Brasil.
A notícia está na Reuters e não no blog de algum astrólogo muçulmano comunista que mora nos EUA, ou melhor, ex-astrólogo, ex-comunista, ex-muçulmano que mora nos EUA.
Quanta bobagem em um só texto. Mostra que não tem o mínimo de conhecimento técnico aeronáutico, além de criticar sem base.
Olá João. Seria oti.o que você apontasse o erro no comentário e também qual seria o correto. Assim todos aprendemos. Talvez, e apenas talvez, seja mais amigável ficar no equívoco do argumento do que fazer um juízo de valor de quem fez o comentário. Sou um pai feliz porque minha filha de 6 anis já entendeu a diferença entre essas duas posturas.
Camaergoer, uma operacao tipo vc sugere e muito complexa. Muito mais facil seria contratar uma empresa de carga. Tem muitas pelo mundo afora operando B747 cargo e com operacoes ociosas.
Olá Falcon. Claro que o mais simples seria contratar uma empresa. Coloquei como exemplo a situação limite, mas que caso fosse determinado a FAB faria. Contudo nem o mais simples foi feito.
E ainda tem um KC 767 para ajudar na empreitada…
Não tem mais KC-767. Acabou o contrato de leasing e não foi renovado.
Acho como um profissional de saúde, um insumo básico não ser produzido no país. E fico espantado que mesmo paises desenvolvidos não tem, ficando depedentes de uma única fonte.
Simples Cristiano: Mão de obra barata naquele pais. Quase todos transferiram suas fabricas para a China, por isso que hoje reclamam da queda da industria por aqui. Viramos meros exportadores de commodities.
Não vejo problema algum nisso, a Austrália também é exportadora de commodities e advinha quem tem mais pobres por metro quadrado?
Bem típico do império, primeiro eu e os meus. O resto? Ahhhh é apenas resto!
Como sempre o amadorismo do país, estão “cogitado”, já deviam ter mandado aviões há tempos, qualquer leigo sabe que faltariam suprimentos médicos, mas nem aviões operacionais temos, tudo é um improviso. As vezes é melhor ter menos aviões, mas operacionais do que a forma que está, Força Aérea sem aviões, Marinha sem navios e Exército sem equipamentos.
Cogitando? Se há produtos, se há compra, tem de ir buscar.
Não se preocupem. O -1, -2 e -3 têm a receita para salvar o Brasil.
A FAB não tem estrutura para, por meios próprios e do outro lado do mundo, buscar com a rapidez necessária o grande volume de equipamentos fundamentais para enfrentar o surto de coronavírus no Brasil. O governo tem mais é que fretar aeronaves das companhias aéreas para realizar o serviço. Isso seria do interesse das próprias empresas aéreas, que têm no momento dezenas de aviões parados.
A lei do quem dá mais,infelizmente, se a China se desse ao respeito isso não aconteceria. Mercenários.
Os EUA dando uma banana pra nós
e nem assim o espirito colonizado dos trilogiopatas consegue enxergar a realidade
AMERICA FIRST
E no final, a culpa é dos chineses
o cara pega a mulher na cama com o outro e coloca a culpa em quem o avisou do chifre
eu eim
Vão de novo, seus bestas… ofereçam a Embraer, Alcântara, a Amazônia e também ofereçam a mãe
Raciocine só um pouquinho, quem havia encomendado antes eram os franceses(no caso da outra postagem), quem deveria ter a ombridade de respeitar a venda(a ordem de compra/pedido) eram os fornecedores chineses e idem no caso brasileiro. O compromisso com a França era da China e não dos EUA(os quais apenas foram capitalistas selvagens e poderiam ter recebido um não bonito na cara se e somente se os chineses fossem honrados com seus clientes). Pensar e interpretar ainda é grátis viu.
Se não me engano, os fraceses foram lá e receberam os equipamentos deles.
Os EUA e a China também né?!
Cara
Nós temos que ter uma coisa clara na mente: NÓS MESMOS é que estamos por nós
o Brasil tem que saber andar e buscar seu lugar
sem essa de TRUMP I LOVE YOU
depois disso, se a gente não aprendeu, não aprenderemos mais
Rafa_positronn
Mas não foi o China que nos passou para trás? Quem assinou compromisso e não cumpriu?
Pergunte aos filhos do Bolsonaro
Rafa diz: o cara pega a mulher na cama com o outro e coloca a culpa em quem o avisou do chifre.
Émerson diz: Tem também aquele pessoal que pega a mulher com outro na cama e nega o que viu achando que estão na cama em um motel apenas por nada demais. Um paralelo ao pessoal da ” gripezinha ” que nega, nega, nega a gravidade da situação mesmo diante de seus olhos
Infelizmente eu hoje tenho um ódio enorme de brasileiro que tenta defender americano, as notícias de atos americanos estão rodando o mundo todo.
“A China realmente mentiu!”, EUA – Mas o que podemos fazer quanto a isso?
https://www.youtube.com/watch?v=VziVR7vZ08A
Pouco importa.
O que importa é que hoje, 02/04, o Mundo chegou a 1 milhão de casos com 50 mil mortes.
Os EUA se tornaram o epicentro da epidemia com mais de 250 mil casos.
Eu nunca votei no PT e nunca votarei não esquerda latino americano, mas eu agora quero que os EUA se explodam!
Ué, mas o capitalismo não é isso?
Na verdade, não; se contratos não são respeitados, não é. O que me impressiona é que aqui é preciso dizer o óbvio, e reforçá-lo, e desenhá-lo, e ainda assim, a cegueira ideológica transforma diversos comentários em discussões quase futebolísticas.
SPQR,
O Brasil estava negociando, não havia um contrato formal assinado.
Mais um descaso da burocracia brasileira que fica negociando, negociando, conversando, conversando…
Já os EUA” China você tem o produto?”
China: ” Tenho”
EUA: ” Fecha a conta que estou enviando 23 aviões ir buscar”
Como diz o matuto. Para bom entendedor meia palavra basta e para quem sabe ler, um pingo é letra. Para uns aqui no Brasil não existe pandemia. Vamos ver o saldo final em vidas humanas e prejuízo economico e financeiro. Após este faz de conta que não existe.
Caro SPQR. Se você desiste de um contrato e paga a multa prevista isso também está dentro das regras. Todo contrato prevê algo assim.
Exato, Mesmo que o contrato , se houver uma multa para caso o material não seja entregue e o vendedor calcular que ele ganha mais pagando a multa e vendendo para outro por um preço maior o outro leva. O contrato foi cumprido do mesmo jeito. A lógico custo x benefício continua valendo.
Espero que Guedes e Bolsonaro ‘respeitem os contratos’ feito com o Congresso e parem de enrolar na distribuição de ajuda aos autônomos.
Milhões de pessoas estão entrando em desespero.
Tomcat,
Você fala da China, mas esqueceu que os EUA compraram os equipamentos que estavam sendo negociados com o Brasil, tanto que a China nem precisou enviar os equipamentos, os EUA que foram lá buscar. Essa pandemia mostra que cada país é cada um por si tanto que a UE deu uma banana para Itália e os EUA deu a mesma banana para nós. Não sou anti-americano, só não acho que eles não são nossos super amigos. Países não tem amigos, países tem interesses.
Exatamente Emerson,países tem interesses mas, contratos devem ser respeitados e no mínimo a ordem de compra, mesmo que o Brasil estivesse ainda negociando ,chegou primeiro e tinha a primazia da compra(a qual era certa devido a necessidade urgente).
Não e assim que funciona, comprar e respeitar a ordem de compra, apareceu e injetou mais dinheiro na compra dos produtos leva. Quem trabalha em industria sabe que e assim que funciona. Outra, se não fechou o contrato o empresário não vai ficar a disposição esperando o possível futuro cliente fechar negócio se pode faturar o triplo .
Brasil: O gigante com pés de barro!
Não se consegue nem fabricar míseras máscaras para abastecer o já falido sistema de saúde. Mas os estoques de lagostas e vinhos premiados, ahh esses não faltam!
Absolutamente lamentável…
Exatamente isso que iria perguntar, não tem uma misera fabrica de manufatura que não possa produzir estas famigeradas mascaras? Duvidoque não tenha, libere os impostos e coloque fabricas para produzirem aqui no Brasil, por mais que demore em uma ou duas semanas ja teremos mascaras novas.
Adalto,
O caso de ventiladores também é dramático, o Brasil com 208 milhões de habitantes e tem 3 fábricas de ventiladores, eu disse TRÊS
olá para todos , existe uma fábrica em Petropolis -rj que fabrica epi , chama-se Carbografite , tem representantes em todo o Brasil.
E ainda tem gente acreditando em OCDE
numa altura dessa da vida, esse pessoal não cansou de ser besta
Elint Você tem certa razão , mais eu diria que então os EUA também tem os pés de barro, poque eles também não tem as máscaras , ou também não fabricam o suficiente…
O fato que a demanda por estes itens esta gigantesca,… e também evidencia outra coisa, hoje tudo se fabrica em grande escala mesmo na china, ela é a potência industrial mundial dominante hoje
Caro Rodrigo. O problema maior são os equipamentos usados para ventilação. As mantas filtrantes no padrão PFF2 ou PFF3 são fabricadas no Brasil mas precisa ajustar o equipamento para produzir em quantidade economicamente viável para a empresa. Isso dá para fazer de modo relativamente fácil (pode até colocar soldado para cortar e costurar).
Camargoer
Não seria mais adequado que costureiras profissionais, muitas delas enclausuradas em suas casas, fizessem este serviço sob encomenda (ganhariam mais que R$600,00)?
Mas, absolutamente sem saírem de suas casas para respeitar a quarentena do BolsoDória, BolsoWitzel e dos demais vinte e cinco.
Os “pé-de-couve” poderiam fazer a entrega dos insumos e recolher os produtos, mas todos devidamente paramentados com os uniformes de defesa QBRN para não haver e nem propagarem contaminação.
Saudações
Cabe lembrar que a quarentena não é do Doria ou do Witzel… A quarentena é a forma que a maior parte do mundo civilizado, devidamente orientado por seus maiores especialistas e pela comunidade médica e científica, encontrou para enfrentar um problema que, apenas no dia de ontem, matou 968 pessoas nos Estados Unidos, 961 pessoas na Espanha, 761 na Itália, 569 no Reino Unido, 471 na França etc. Há pessoas peculiares e muito revoltadas que preferem enfrentar o problema “quem nem homem”, “de pé”, “olhando no olho do bicho”, “com jejum”, “abraçados em comunhão com Deus” etc. Que o façam, mas que seja de forma privada e em silêncio, e não aos berros histéricos, para não atrapalhar os demais que estão nesse momento ocupados com questões bastante sérias.
Olá Edson. Estamos fazendo isso aqui na cidade onde moro de modo voluntario. Inclusive sou um dos “pe-de-couve” que leva e trás material no porta-malas.
Muito bom Camargoer!
Aqui na “vila” (moro bem ao lado de uma “comunidade”), o pessoal todo, recentemente, começou a fazer as máscaras artesanais e usá-las. Eu fiquei muito contente, pois acredito que seja mais uma forma de minimizar riscos – eu e minha família usamos desde o começo.
Agora, eu estranho que a OMS/WHO ainda não recomendou que a população use máscaras!
Mesmo com o intenso uso na Corea do Sul e no Japão!
Saudações
Para máscaras normais, cirúrgica ok. Mas os profissionais que estão em contato com os pacientes precisam usar a N95 e até onde eu sei, estas mascaras são coladas e não costuradas.
Arrecadação de impostos oficial
do Governo Federal em 2019:
Total geral: R$ 1.537.078.693.544
(MAIS DE 1 TRILHÃO E MEIO DE REAIS).
Não há dinheiro para a saúde, mas para os estoques de lagostas e vinhos premiados do STF, ahh, isso não falta!
Link do arquivo oficial da receita federal em Excel para
quem quiser conferir:
https://receita.economia.gov.br/dados/receitadata/arrecadacao/arrecadacao-por-estado/arrecadacao-uf-2019/arrecadacao-por-uf-internet-jan-a-dez19.ods/view
Caro Elint. As máscaras são fáceis de produzir, contudo o governo tem que assegurar á empresa que irá adquirir a produção. Algo tão difícil quando o ministro pedir para a secretária para ligar para o dono da empresa e dizer “Sr. o Ministro gostaria de falar sobre a aquisição emergencial de máscaras N95, vou passar a ligação”.
Meu caro Camargoer
Ligar para o dono da empresa é fácil, mas os empregados dessa fábrica aí não estão, feito espartanos, jazendo em suas casas, obedientes as normas de seus governadores?
Saudações
Edson,
Fabricas de produtos médicos, como EPIs e ventiladores e laboratórios médicos estão com suas fábricas funcionando. Da mesma forma que farmácias, supermercados, serviços delivery de comida também estão; transporte público embora com diminuição da frota também estão; metrô aqui em São paulo teve pouca diminuição.
Olá Edson. Ninguém pode obrigar o funcionário trabalhar na atual situação. Contudo, com a fábrica mais vazia, oferecendo o EPI correto, fazendo o apelo aí funcionário da importância de produzir a manta, suponho que muitos iriam concordar.
Exatamente!
Muito bem posto. Razoabilidade!
Planejamento, ação,verificação e correção de desvios.
No minisupermercadinho, aqui da vila, o dono (um yonsey) escalou um funcionário que, com um tubo de álcool em gel, coloca uma porção na palma da mão de cada cliente que vai entrar no estabelecimento e controla a quantidade de pessoas que entra para evitar a aglomeração; além de limpar a manopla dos carrinhos e das cestas de compras. E, dentro, as caixas (todas mulheres) usam máscaras artesanais. O sujeito com o microfone, que anuncia as ofertas, de tempos em tempos, lembra aos clientes que as compras precisam ser feitas de maneira rápida para minimizar o tempo dentro do ambiente fechado.
O procedimento está funcionando muito bem, sem intercorrências. A clientela, que poderia ser reativa, aceitou numa boa! Cumprem as regras sem problema nenhum.
Qual a parte do termo “serviços essenciais” você não entendeu?
E os EUA, também não tem?
Que o Brasil fabrica máscaras é óbvio, daí para fabricar na escala que a demanda exige, nem os americanos conseguem.
Caro Hélio. Em condições normais, a empresa produz a quantidade requerida pelo mercado. Se fizer mais, sobre e fica no estoque. Se fizer menos, perde dinheiro e mercado. Em uma condição de retração econômica como a que o Brasil está há 5 anos, com as empresas com baixo capital de giro e juros de curto prazo altíssimos, acho improvável que algum empresário tenha investido montando estoques de máscaras e outros EPI. Esse tipo de coisa se faz de cima para baixo, como ministro ligando para o presidente da empresa ou do sindicato patronal e falando “faz tanto que eu compro a vista”.
Existe a cadeia produtiva, a fábrica não faz a máscara do vento… No Brasil existem fábricas, mas nada do porte que há na China (pesquisem sobre a 3M por exemplo), o mundo levou o chão de fábrica para lá, não é apenas o Brasil que compra dos chineses, larguem o viralatismo de lado…. Fato é, dependência de um país do outro lado do mundo para produtos vitais, bem como estoques pífios de produtos sensíveis e com longo prazo de validade! O MUNDO vai rever muita coisa após mais essa peste oriental assolar as diversas sociedades civilizadas, inclusive o quanto vale ou não a pena a economia em escala sobre uma sociedade praticamente escrava de um bilhão e tantos.
O que vai se desenhando para um mundo pós pandemia, em termos de produção, é que muitos países vão buscar trazer as indústrias de volta para seus países, especialmente as de materiais estratégicos em um sentido mais amplo. Esse movimento já era uma tendência com a industria 4.0, no qual o o frete se tornaria uma questão relevante, mas em um mundo economicamente devastado, trazer de volta as indústrias é também uma forma de recuperar os empregos.
Excelente ponderação. A sociedade brasileira não admite estudar e discutir o assunto “Defesa”. Pensam que isso é “coisa de milico”. Em nossas universidades então, aparelhadas, o assunto é proibido. Gostaria que após isso tudo se resolver esse cenário mudasse um pouco, mas não tenho muitas esperanças.
Caro João. O tema “Defesa” é complexo mas nunca restrito aos militares. Talvez metade dos colegas aqui da trilogia são civis e muitos excelentes conhecedores dos problemas de defesa.
Caro Sagaz. Concordo quando você diz que em tempos normais, o mercado estabelece um equilíbrio dinâmico estabelecendo cadeias produtivas. No caso das máscaras (o mais simples), há a tecelagem que produz a manta dentro de uma dada especificação. Essas mantas são distribuídas para empresas que cortam e costuram (em alguns casos apenas colam). Contudo, em tempos anormais é preciso que o governo faça uma intervenção no mercado coordenado a aquisição de material de emergência por contratos diretos, gerando uma demanda direta na empresa produtora (com a dificuldade de um telefonema).
Como a moda,do momento, é o desmonte das nações ocidentais e a transferência para a China de toda a indústria,daqui há pouco o governo brasileiro vai comprar álcool em gel aos chineses. Os chineses compram o álcool no Brasil e o transforma em álcool em gel.
O mundo todo a serviço dos chineses.
José,
Você deve dizer isso aos empresários do mundo todo que mandaram suas fábricas para lá, principalmente a de equipamentos médicos. Veja empresas dos EUA e da Europa, que foram lá aos milhares, elas não foram obrigadas, tanto que o PIB dos EUA é 77% no setor de serviços e 18% no setor industrial, durante a 2ª guerra e logo após 50% da produção industrial era dos EUA e hoje é 7% do PIB global
Elint
Vc se esqueceu que o Brasil é uma ‘potência agrícola’.
O agro é pop.
Leia mais indivíduo, leia por exemplo de uma startup paulista que fábrica desde 2017 respiradores entre os mais modernos do mundo! Googleia e deixa a sua ignorância e o seu veneno vermelho na sua mente doentia viralata… “O Brasil é uma ‘potência agrícola” para constar, nós fazemos frente aos EUA como potência agrícola, largue de ser limitado… Alimento é uma das bases das sociedades desde os primórdios da civilização
Parei de ler no ‘startup paulista’.
Melhor a gente voltar para o mundo real e acabarmos com essas babaquices modernosas.
Essa referência a Nietzsche explica muita coisa!
para nossos generais que amam politica e se aposentam com um salário tão baixo não deve faltar um bom vinho nunca. Sem se embriagar com nossa grana eles não iriam conseguir sobreviver a dura vida que levam.
Olhando mundo afora, praticamente ninguém fabrica o suficiente. Por questões de custo tudo foi para a China. Esse barro é o mesmo dos EUA e Europa.
Elint.
Quanta certeza . Parabens.
I love you Trump
Aí é capitalismo selvagem, o correto seria estabelecer cotas para que todos os países consigam fazer suas aquisições. Não pode um ou dois levarem tudo, é como uma pessoa que chega no mercado e quer comprar todo o estoque de álcool em gel.
EUA esta mais que certo, protegendo o seu povo…
“As nossas compras, que tínhamos expectativa de concretizá-las para poder fazer o abastecimento, muitas caíram”.
Traduçao: as compras por parte do Brasil ainda não tinham sido concretizadas. Entao os EUA foram la e fecharam a fatura e provavelmente vao pagar a vista enquanto o Brasil ainda estava se decidindo.
Lei da oferta e da procura.
Lembrando que os EUA tem um presidente que alem de ser capitalista tbm é um empresario e homem de negocios, enquanto no Brasil nós temos em Bol so na ro um pseudo-presidente incompetente, que no passado foi um militar mediocre e um deputado insignificante.
Abro parenteses para o ministro Mandetta que esta fazendo um excelente trabalho mesmo estando sob pressao de todos os lados.
MGNVS,
Foi exatamente o que eu disse, não havia contrato formal, o Brasil estava negociando
Emerson Gabriel
Sim… eu li seu comentario onde disse isso.
Mas o povo aqui tem uma “dificuldade” de entender.
Os comunistas mais capitalistas que eu conheço
Olavo não curtiu isso.
Uma coisa que chama a atenção, é como sempre quando ocorre estes surtos aparece em pouco tempo alguma empresa com a “vacina” contra o agente patógeno…todo ano é uma “doença” nova ou diferente e assim criam vacinas para lucrar…
Que coisa não?!…
Fazer vacina é igual fazer bolo, menos quando o vírus funciona de outra maneira. Até hoje não tem vacina para AIDS e Dengue, por exemplo.
Caro Helio. Fazer vacina é como fazer bolo. Tem que seguir a receita. Se a receita é bolo de chocolate, vai sair bolo de chocolate. Se a receita é bolo de banana, vai sair bolo de banana. Apenas um “chef louco” pegaria a receita de bolo de chocolate e acreditaria que ia sair do forno um bolo de banana.
Caro Oiseau. Existem inúmeros vírus na natureza. Alguns causam doenças outros não. Algumas doenças são graves outras não. Algumas dessas doenças outras não (outras afetam animais ou vegetais ou fungos ou até bactérias). Algumas vírus são baseado em DNA outros em RNA (retrovírus). Uma vacina que serve em um vírus quase nunca serve em outro vírus. Alguns vírus tem uma capacidade de mutação maior que outros. Um vírus novo que surge causando uma nova doença no ser humano foi o resultado de uma mutação de um vírus antigo que estava na natureza ou um vírus que já existia em uma área isolada por isso era desconhecido. Alguns vírus são combatidos por uma vacina padrão (o vírus permanece o mesmo) outros precisam de vacinas atualizadas anualmente devido a mutação (por exemplo a gripe). Eu lembrei de um episódio do House quando li o seu comentário, quando ele pergunta a uma mãe antivacina se ela prefere enriquecer a indústria farmacêutica aplicando uma vacina ou a industria funerária.
Coitado dos bichinhos…
“Uma coisa que chama a atenção, é como sempre quando ocorre estes surtos aparece em pouco tempo alguma empresa com a “vacina” contra o agente patógeno…” Que bom que aparece a vacina né!? Queria o que, que surgissem aliens de nossas barrigas!?
Oiseau,
Não sei de onde você tirou que do nada alguma empresa surge com uma vacina, uma vacina leva em média de 18 meses a 2 anos para ficar pronta, algumas vacinas levaram anos e anos, e no caso de medicamentos para uma determinada doença levam até 10 anos
“Emerson Gabriel
Oiseau,
uma vacina leva em média de 18 meses a 2 anos para ficar pronta, algumas vacinas levaram anos e anos”
Fica tranquilo Emerson…a vacina deles já esta em fase de “testes” pra ser liberada…vcs só tem que não darem sopa pra o azar até lá… 😉
E o que aconteceu na República Tcheca ?
Os chineses mandaram ajuda pros italianos e avião com os equipamentos fez escala na República Tcheca
Pois bem, os militares de lá entraram no avião e simplesmente se apossaram dos suprimentos
Será que fatura daqueles ataques da ala bolsonarista contra a china já está chegando?
Caio
Lembra do ditado: “Quem fala demais dá bom dia a cavalo”. O destempero emocional e as atitudes inconsequentes de Bolsonaro e seus filhos ainda vão prejudicar muito o Brasil.
Acho que não Caio….
Bolsonaro e filhos não governam mais o país.
Se tornaram irrelevantes.
Pelo comportamento do gado nas redes sociais estes ainda serão reeleitos, a menos que seja apenas uma bolha que vive nas redes sociais. O Nando Moura mesmo jogou a toalha, não apoia mais Bolodemilho.
Estão isolados e mortos politicamente…todos que os apoiavam abandonaram o barco e estão deixando de apoia-los para se voltarem agora para o Moro…o esquema era que ele se reelege-se para que o Moro, aliado deles, entrasse como o sucessor depois…mas diante dá situação de baixa popularidade deles o Moro já passa dar sinais de que os deixarão para se filiar como candidato do p-s-d-b…o que explica toda esta debanda de apoios atuais…
Olá Caio acho que não. Nesse momento lembrei de um diálogo do “Poderoso Chefão”…. ““Não é pessoal, Sonny. São apenas negócios”
Pois é Camargoer
Já pensou se, quando virem buscar a soja aqui, se alguém disser isso aí para os camaradas chineses?
Evidente que não acontecerá! Temos muito mais a perder do que a ganhar, mas…
Caro Edson, continuando a análise hipotética. Imagina o silo cheio de grãos e aparece um comprador. Você vende. Se aparecem dois compradores você vende para o que pagar mais. Se aparecerem três então já seria caso de fazer um leilão.
É Camargoer!
Se fôssemos uma potência nuclear, não tenho a menor dúvida que assim seria!
Como não somos, aumentamos a produção para atender a todos.
Saudações
Está chegando a fome na China, vão ter que voltar a comer cachorro e barata
Não tem problema meu caro Snake,os chineses alugaram por décadas grandes pedaços de terra e plantam na áfrica,Argentina e na Ucrânia para compensar a falta de terras férteis para a agricultura.
Na Ucrânia a área é do tamanho de Hong Kong,100 mil hectares para desenvolver um projeto de exploração agrícola.
O território foi alugado pelo período de 50 anos,e o negócio contempla a possibilidade de aumentar a área até aos três milhões de hectares.
Smoking,
Ta cheio de país doido para vender grãos para China, lembrando que embora o Brasil seja o maior produtor de grãos do mundo, os EUA são o segundo maior.
Está chegando e vai vir mais …
Li qui alguém comentando que a china não tem opção a não ser comprar a nossa soja, principalmente usada como ração, mas esse pessoal não sabe que os EUA é junto do Brasil um dos maiores produtores de soja do mundo, além dos EUA terem 25 da produção de milho. Alguns produtos que a China compra pode ter seus fornecedores substituídos.
E dai?Então o mundo deve passar pano para a irresponsabilidade e negligência da China só porque precisamos das máscaras deles?Faça me o favor.O Brasil não tem que vender a alma aos chineses por causa de nenhum fator comercial.
Sorry cucurachas! America First!
Vai morrer muita gente…esta morrendo muita gente na Itália porque a população de idosos da Europa é muito alta hoje…por causa da taxa de natalidade que esta diminuindo e cada vez mais ficando baixa por lá…em alguns países da Europa ate fazem programas de incentivos e benefícios para que tenham filhos pra ver se resolve o problema…e este problema não ocorre só na Europa como no Japão, EUA e inclusive aqui…
Caro Oiseu. O Brasil tem 15 milhões de idosos. A Itália tem 17 milhões. Essencialmente o mesmo número.
procure pelos estudos/previsões do IBGE…
Na verdade se considerarmos como idosos as pessoas com mais de 60 anos, temos mais de 30 milhões de idosos, segundo o IBGE. https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20980-numero-de-idosos-cresce-18-em-5-anos-e-ultrapassa-30-milhoes-em-2017
Olá Jacinto. excelente referência. Creio que eu calculei 15 milhoes há alguns dias direto dos dados do IBGE para compara com os dados divulgados pela MS no qual menciona que 90% das mortes era de idosos com mais de 75 anos. Contudo, você está certo em classificar aquela que tem mais de 60 anos como idosos. Portanto o Brasil tem o mesmo número de idosos que a Itália e a França juntos.
E se considerarmos que, estatisticamente, 10% da população tem diabetes e 25% é hipertensa, vemos que essa idéia do isolamento vertical é inaplicável.
Jacinto,
É tão inaplicável que não tem como isolar 40 a milhões de pessoas da população em risco, principalmente nas periferias que em médias possui 7 pessoas dentro de um mesmo cômodo. Muitos falam do japão de Coreia do Sul, mas se esquecem ou não sabem que lá fizeram testes em massa, milhões de testes, coisa que a Alemanha também está fazendo e isolando imediatamente, por isso a situação nesses países é mais controlada. Sem testes em massa ou um medicamento testado e comprovadamente eficaz, não vão ter como diminuir o isolamento.
Camargoer,
Segundo o IBGE o Brasil tem 29 milhões de pessoas acima de 60 anos, sem contar que o Brasil possui a quarta maior no população de diabéticos, além de 6 milhões de asmáticos, além outras doenças graves pré-existentes. A população de risco no Brasil beira aos 40 milhões, nao é só idoso
Olá Emerson. Obrigado pela correção e por complementar os dado de pessoas com asmas e diabetes. Acho que eu calculei 15 milhões de brasileiros com mais de 75 anos (ou 70 anos, não lembro mais) por causa do dado do MS dizendo que 90% das mortes foram de pessoas com mais de 75 anos (ou 70 anos, não lembro mais). Contudo, o número é bem maior se for contado as pessoas com mais de 60 anos.
É aquela coisa, que se lasquem os outros, eu quero é para meu povo!
(pensamento dos países).
menos do Brasil
” I Love you Trump “
Claro, ele nem é brasileiro e nem é presidente do Brasil!
Somos hipócritas? Ou acham que temos menos poder de compra que argentinos, uruguaios, peruanos, equatorianos…. E tem mais, os maiores celeiros do mundo (produtores de alimentos) são o Brasil e os EUA, hoje pode ser até máscaras, eletrônica para a construção de vetiladores… mas se o cald azedar vai começar a faltar é comido no mundo, 3 meses de paralisação? A moeda chinesa vai valera algo?
Ah claro o Brasil vai comer tudo o que produzimos aqui. Só se fizerem igual na época do café, o governo comprava grandes estoques para manter a renda dos produtores (pense numa medida genial), e queimava nos lixões, onde do lado comunidades inteiras passavam fone.
Interessante isso. A segurança alimentar, talvez algum dia tenhamos que a defender com armas, e cade alguém fazendo a lição de casa ? Se com crescimento de 7% no PIB no passado já não investíamos em defesa quiçá agora com recessão e pandemia, voltaremos a operar estilingue.
Space,
Os programas militares serão seriamente afetados e lá no aéreo tem gente defendendo desenvolver caça de 5ª geração, sendo que mal o Gripen chegou; no naval gente sonhando com porta-aviões
O que mais me intriga é o fato de a industria desses países simplesmente não estarem dando conta do recado
é inacreditável
até aqui, na UFRJ, desenvolverem respiradores mecanicos baratos pra fabricação em massa
a USP desenvolveu um rodo ultravioleta pra desinfecção de ambientes
e a industria do Primeiro Mundo ter que se socorrer desse jeito da ajuda chinesa ?
É dificil de imaginar isso
é meio surreal
Rafa,
O problema é que concentraram muitas dessas fábricas de produtos médicos, ventiladores na China, e nenhum governo disse ” isso não, são produtos para saúde “. O países desenvolvidos tem capacidade de produção para parte da sua demanda, parte dela, mas nessa pandemia, a necessidade é muito maior e leva tempo para cada país produzir o que precisa. No caso dos ventiladores de projeto da UFRJ, não da para uma fábrica implementar todas as mudanças para produzir isso em dias, isso leva meses e mesmo nessa situação que o mudo está pode levar semanas; mesmo quem já fabrica isso tudo, não tem como aumentar a produção do dia pra noite. A situação é tão grave mesmo nos EUA que a casa branca ordenou a GM fabricar ventiladores, saiu até aqui na trilogia, e a GM para fazer essa mudança vai levar semanas. Lembrando que até na China empresas de outros setores também foram modificadas para produzir ventiladores, álcool em gel, máscaras e todos os equipamentos necessários, devido ao aumento da demanda de forma muito rápida, esse foi o problema, em pouco tempo a demanda aumentou muito. Imagina um produto qualquer, desde um carro, a um celular, qq coisa, se a demanda dobra e depois aumenta em 10 vezes em semanas, não tem como atender essa demanda em curto prazo. A maior prova é os EUA tendo que correr inclusive atropelando a negociação do Brasil com a China e mandar 23 aviões para ir buscar o produto, os EUA fizeram isso porque sua produção HOJE não atende a demanda. Agora eu pergunto, se os EUA não está conseguindo atender a sua demanda, só deles, imagina o Brasil?
Eles também tem essa capacidade Rafa, há vários projetos/protótipos pelas universidades de todo mundo, a questão é inverter o processo de desindustrialização e terceirização de insumos de baixa complexidade que vem de décadas em apenas alguns meses. Simplesmente impossível. Faço o exemplo mais clássico da indústria têxtil, praticamente erradicada do continente europeu e transplantada em massa em países como Turquia, Vietnã, Bangladesh e mais em geral a Ásia . A Espanha com a Inditex (Industria de Diseño Textil S.A.) possui o mais importante conglomerado de empresas têxteis do mundo . Mas a maioria esmagadora é produzido fora : Zara, Massimo Dutti, Pull and Bear, Oysho, Bershka, Stradivarius, Uterque, Kiddy’s Class além da Zara Home .
E isso acontece até no setor automotivo.
Capitalismo amigo, a segurança nacional, a soberania, a estabilidade econômica e social são questões secundárias. É nessas horas vemos o quanto é importante um estado forte que não faça planejamentos míopes só para navegar em mares tranquilos, mas que se prepare sobretudo para as tempestades que virão, porque sempre virão.
Nao produz mascaras hospitalares e quer ter submarino nuclear….patetico! A unica coisa boa dessa crise é que mostrou bem a qualquer um que isso de “ah, deixe que coisas simples e baratas a China produz” caiu por terra e nao podemos depender de outros para nossas necessidades basicas ou essenciais.
Caro Pedro. O Brasil possui máscaras hospitalares. O que não teve foi um ministro garantido que o governo iria adquirir a produção. O preço de produção no Brasil é da ordem de R$ 0,64.
Fabricamos máscaras, mas a questão é a capacidade de produção, e não o preço ou garantia de aquisição.
Caro Eduardo. Há dois modos de produzir as máscaras em grande quantidade. Um grande número de pequenos produtores ou um pequeno número de grandes produtores. Coordenar a produção em massa de pequenos fabricantes é a solução mais comum em situação de emergênia.
Os americanos tem SSN SSBN SSGN CVN armas nucleares mas não produz máscaras….vai reclamar deles também ou só do Brasil?
Que China desgraçada viu, lançou um surto viral em todo o planeta, e agora oferece ajuda a todos os países do mundo, quem pagar mais vai levar, ou seja, praticamente um leilão.
Que governo desgraçado esse da China hein!!!
kkkk
É inacreditável
estamos sendo passado pra trás pelos EUA e a galera culpa a China
pqp
Os EUA estão encontrando nisto tudo uma excelente oportunidade para insuflar xenofobia e antojo contra os Chineses, já que eles investem maciçamente hoje numa campanha anti-China e anti-Russia pelo o mundo…
E estão errados? No dia 22 de janeiro, a OMS convocou uma reunião para analisar se a situação era já uma pandemia. Era óbvio que sim, mas depois que o governo chinês informar que tinha apenas 557 casos, quando a reunião foi retomada em 23 de janeiro a OMS chegou à conclusão de que o caso não era ainda uma pandemia. Mas é cada dia mais evidente que a China tinha muito mais do que 557 casos naquela altura e que os dados que estavam fornecendo à OMS não eram corretos.
Esta pandemia poderia ter sido evitada. Não o foi porque a a China ocultou a verdade e porque a OMS (cujo diretor geral foi eleito com o apoio chinês) foi omissa aceitando passivamente os dados chineses.
O resultado da reunião do dia 22/23 de janeiro está no link abaixo.
https://www.who.int/news-room/detail/23-01-2020-statement-on-the-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel-coronavirus-(2019-ncov)
Ninguém torna-se inimigo de alguém de um dia para outro, pois as vezes ater o ódio é planejado em silêncio, e quando explode é como ato de terrorismo covarde sem chance de defesa…!!!…
Mundo globalizado.
Globalizar o mundo atende os interesses de quem?
Volta para aquela época que o povo morria de sarampo então, já que globalização não presta.
jacinto,
Foi só a China negligente?
E a Europa que depois de saber da situação da China continuaram com suas vidas normais dando tempo para espalhar o vírus? E os EUA que só começou com Isolamento há duas semanas? E o presidente aqui que até uma semana atrás considerava uma gripezinha mesmo depois da OMS declarar pandemia. A China foi negligente, mas depois a Europa foi, os EUA foi e o Brasil ainda está sendo com o presidente defendendo isolamento vertical ao invés do horizontal. A China foi negligente e o Brasil depois de meses continua sendo ainda mais com os exemplos da Itália e da Espanha do que não fazer, que foi retardar o isolamento e o Brasil querendo flexibilizar o isolamento, isso você não fala né? Todos os países erraram em maior ou menor grau. Se o Brasil tivesse ( só um exemplo) com milhões de casos e milhões de mortos ainda teria gente aqui ou em uma UTI correndo risco de morrer pensando em China.
Seria possível o pessoal parar de olhar pra trás e olhar pra o futuro se é que vamos ter um? Eu sei que a China foi negligente, como sei que culpa-los não vai ajudar a vida de ninguém, não vai resolver nosso problema na saúde e nem na economia.
Emerson
Eu não acho que a China foi negligente. Essa palavra é branda demais para o que me parece ter ocorrido.
O que eu acho é que a China ocultou deliberadamente a verdade sobre o que ocorria no país e assim impediu que a pandemia fosse contida.
Inclusive a negligencia dos demais paises – que houve sim – decorre em parte desta ocultação da verdade.
Quem deixou de vender pro Brasil foi os EUA ??? Pra mim pareceu que a compra era no mercado chinês e estes não honraram compromisso com Brasil, França e sabe lá qual país mais. 😉
Você encontra seu melhor amigo comendo sua esposa, quem está errado? R: Você.
O vírus veio da china e já não é a primeira vez. E quem passa para trás é quem vende e não quem compra, só mostra como não pode confiar em chinês
Olá Smoking. Os vírus que provocam síndromes respiratórias são originários da região onde está a China. Isso ocorre há milhares de anos porque provavelmente foi lá que surgiram o primeiro desse tipo. Os vírus influenza e corona são todos descendentes do mesmo ancestral (Darwin explica). O vírus da febre amarela surgiu na região da floresta amazônica e foram os europeus que o levaram para a África no início do Sec XVI. O ebola e o HIV surgiram na África. Provavelmente, outros virus que causam síndromes respiratórias poderão surgir na China.
Assim como o Antraz, da Sibéria.
Olá Camaergoer, aprendo bastante com seus comentários, obrigado pela participação.
Até a gripe espanhola deve ter se originado lá e levada a Europa por trabalhadores chineses na WW1. Não que eu culpe a China por essa merda toda, uma vez que eles são sempre as primeiras vítimas e também cobaias dos primeiros tratamentos. Deveríamos ficar mais atentos ao que fazem lá e os seguir no que couber aqui. Qual cidade do mundo quer parar? Nenhuma. Nem Milão, nem NY, nem SP. Mas todas tiveram que parar uma hora. Se a humanidade tivesse prestado mais atenção, essa catástrofe poderia ter sido melhor controlada.
Olá WVJ. Obrigado pela gentileza. Eu também aprendo muito aqui com os comentários dos colegas. Concordo com você que já existe tecnologia para um monitoramento permanente sobre o aparecimento de novos vírus. Talvez passada essa crise, seja possível implementar algo assim a partida da OMS. Após o grande tsunami, vários lugares implementaram sistemas de alerta nas praias.
Pois é Camargoer!
A última da OMS foi apresentar o FMI, para os países que estão se endividando. Haverá uma carteira de US$ 1 trilhão para emprestar, a quem necessitar, para melhoria de seus sistemas de saúde.
Imagine no que vai dar.
Ainda me lembro das visitas periódicas da Ana Maria Jul – que encosto!
A gripe suina veio do México e a MERS da Arábia Saudita. Sempre teve muita gente na China, um dos pontos essenciais para um epidemia. Porém, tivemos delas aos montes ao longo da história.
Talvez ao grande choque de muitos seja perceber que mesmo no século XXI ainda podemos ser atingidos por elas.
Olá Renato. Você tem razão sobre o H1N1. Tem um artigo do Drauzio Varela “As origens da gripe suína” publicado em 2011 e revisado em 2019 que menciona que os primeiros casos de síndrome respiratório em humanos causados pelo H1N1 ocorreram na cidade do México e se espalharam para os EUA e Canadá por meio do transporte de porcos infectados. Há um outro estudo mais longo “Origins of the 2009 H1N1 influenza pandemic in swine in Mexico” que também vale a pena ser lido.
Alexandre,
Vai na porta de um hospital e avisa pra os médicos que a culpa é China para ver se vai mudar algo? Vai em uma UTI ver alguém internado com risco de morrer e diz que a culpa é da China, e veja se a pessoa melhora? Cara culpar a China não vai resolver nosso problema. O pessoal na Casa Branca pode até entre eles culparem a China, mas publicamente mandam 23 aviões para pegar o que precisa e não ficam de frescura. Enquanto no Brasil nosso governo está preocupado em mitar, lacrar, arrumar briga com governadores por causa de 2022. Que fica com ciúmes do ministro da saúde por causa do seu protagonismo. Presidente que diz que enfrenta crise como homem com ciuminho do ministro da saúde? Que fica magoadinho com a imprensa? ” ai a imprensa me persegue, coitadinho de mim “, parece o Lula, infantil igual o Lula que se faz de coitado o tempo todo. Quem está agindo como HOMEM é o Trump, ligando para o Putin e dialogando uma ajuda para o estado de NY que é mo mais atingido, agindo de forma adulta e pragmática com a China ” Me vendo o produto, to mandando 23 aviões aí “. Não votei no Bolsonaro para ele ficar de frescura e coitadismo com relação a imprensa, para ter ciúmes dos governadores e do ministro da saúde e nem pra ficar mitando em rede social em plena Pandemia. Joguei meu voto no lixo. PS: Achei que lacração fosse coisa da esquerda, mas os minions estão na mesma vibe
America First!
“I love Trump” BOLSONARO, 2019.
Os comunistas contam as suas mentiras e depois acreditaram nela.
O vírus começou na China, cujos chineses tem o hábito de comer todo ser vivo, aqueles impróprios e repugnantes a qualquer pessoa, em seu razoável gosto e cardápio.
Sumiram aqueles que denunciaram o inicio da propagação do vírus, que depois se alastraria para o mundo todo. O governo mentiu muito e continua mentindo.
Eu já ouvi denuncias, já faz algum tempo, que o número de mortos eram 50.000, agora muito mais. Segundo alguns especialistas na área, esse número deve ser de 15 a 40 vezes maior.
O governo homicida chines que encobriu e negou informações, hoje tira proveito da desgraça alheia, ganhando muito dinheiro em cima dessa pandemia cujas origens estão na China.
O Brasil precisa se resolver e parar de acreditar que os outros ( USA, França, Inglaterra, China ou etc…) vão resolver nossos problemas, nos temos que achar soluções aqui mesmo na hora do pega para capa é cada um por si; ou o brasileiro confia em brasileiro ou então adeus.
O Ministro afirmou que 90% dos equipamentos hospitalares vem da China. E que 95% dos insumos (matéria prima para a produção de remédios) hospitalares vem da Índia.
Grave erro dos países. Mundo globalizado.
2.
As indústrias estadunidenses, francesas e brasileira não conseguem que suas indústrias fabriquem em situação de emergência algo da “complexidade tecnológica” que e uma tira de tecido com dois elásticos nas laterais, sem a mão de obra escrava do partido comunista chinês??
No pais tem a feira Hospitalar,todo ano mostra o que temos na área medica.
Produzimos 90% do material medico.Segundo o Ministro da Saude,temos
material em estoque,e foi dito que haverá um ícone no site Min saúde,que
constara todos os estoques por estado ate a presente data.Inclusive disse
que tem governador pedindo mais material e governador dizendo que não tem espaço para guardar material.O que devem estar faltando é o material daqui a trinta dias,eu mesmo
levei um amigo ao pronto socorro e todos por la estavam de luva e mascara.
Vejam o relatório diário do Min da saúde a tarde na TV e radio,afinal estamos de quarentena.
Prefiro ver no YouTube do MS as respostas não saem cortadas e com mais clareza.
Mas gente… É sério mesmo que to vendo direitista liberal criticando a China por vender aos EUA que ofereceram mais dinheiro pelos equipamentos?
Liberais, pero no mucho rs
Pagou, levou. Nem comunista resiste a malas cheias de dólares. Malas.
A crítica é sobre não honrar compromisso já assinado…uma coisa é um leilão ou que chegar primeiro mais se assinou então acabou alí.
2.
Acordo assinado tipo o NAFTA, acordo do Irã, acordo do clima, compra da Embraer? O Brasil acabou de perder mais 600 respiradores de um avião que fez escala em Miami. Não virão mais, ficarão lá onde o avião fez escala para abastecer mesmo. Chego a pensar se não chegaremos ao ponto de pegar os nossos ventiladores e mandaremos para os EUA, até porque agora há essa tese de que o brasileiro tem uma genética diferente e não precisa dessas coisas… Essa crise vai mostrar os limites do liberalismo econômico, terceirização total, logística just in time, eficiência máxima sem nenhuma redundância etc Na União Europeia já falam em rever muita coisa. É uma eficiência tão burra que nenhum país consegue algo besta tipo hand sanitizer ou máscaras… Também dá uma dimensão real das nossas alianças quando as coisas apertam. E o fato de o Bananinha e o chanceler terem arrumado treta com a China bem no auge da crise médica, mostra bem a percepção global de nossa diplomacia estratégica.O Trump, por outro lado, em 24 h parou de falar em “China virus”, elogiou a China no Twitter e tornou-se BFF deles again. Temos um longo caminho. E a conta dessas compras canceladas cairá mesmo na nossa diplomacia barulhenta porém ineficaz.
Paulo,
Sim você está vendo isso, inclusive empresários super liberais implorando grana do estado.
Sem contar que o Brasil não tinha contrato para compra da China e sim estava negociando. Em economia negociar é diferente de assinar contrato. O próprio ministro da saúde disse que estava sendo negociado, ele não falou que tinha contrato assinado e já estava tudo resolvido, mas é complicado explicar para as pessoas que o vendedor não tem obrigação de vender nada se não houve nenhum compromisso firmado entre as partes, nem desenhando em um balão…
Emerson Gabriel
Alguns aqui tem uma dificuldade muito grande de entender que é muito conveniente para eles qndo lhes falta argumentacao.
A Itália fez uma compra de equipamento médico no Brasil. Mesmo já com o covid-19 atacando por aqui, nosso País honrou a entrega. A informação foi do próprio ministro da Saúde.
Segundo ele, era uma questão de humanidade.
E para os que acham que fomos trouxas, pergunto qual outro país é homenageado anualmente no exterior, no Dia da Vitória, com as crianças cantando a Canção do Expedicionário?
Não confundir as enfadonhas solenidades oficiais com uma homenagem espontânea como a que recebemos. E não é pela nossa participação na Segunda Guerra Mundial, mas sim pela forma como nos portamos na Itália.
Fornecimento de equipamento médico, 250 milhões de reais.
A gratidão de um povo 75 anos depois, não tem preço.
Tanto torcedor desse ou daquele pais comentando agora somos nos a perder para países que realmente encaram a segurança da sua população como prioridade.
Apesar de desconfiar de governos e governantes o tempo todo, espero que os nossos coloquem de uma vez por todas as barbas de molho e encarem isso com a seriedade que as grandes nações agora parecem estar encarando e que todos possamos voltar logo a ver um míssil russo novo ser inventado e um americano da mesma classe já também quase pronto e vamos todos aprender sobre a tecnologia, se divertir com as brigas de torcida em torno dos misseis, achar eles ambos incríveis e torcer que eles nunca sejam usados em uma guerra de verdade. E que juntos os atores que criam misseis para se destruírem sejam capazes de se unir para salvar vidas ante a ameaça terrível do covid 19 .
Aqui onde moro no RS as costureiras estão produzindo máscaras de forma voluntária. Na minha cidade faz três dias que não temos novos casos, segundo a secretária municipal da saúde. Mas os nossos hospitais estão como os do resto do país.A preocupação agora é com a mudança do clima, começou a esfriar e isso pode gerar problemas. Estão vacinando contra gripe os idosos e doentes crônicos em casa.
Muito bom.
Parabéns ao pessoal daí. Tenham fé e mobilizem-se.
Ué!
Mas a OMS ou WHO diz que só podem usar máscaras: profissionais de saúde e quem já está com o “novo corona vírus”!
Vai entender quais os critérios e métodos da OMS ou WHO.
OMS…
Quem quer burocratas? Pra que eles servem?
A OMS retardou as comunicações e os alertas de procedimentos atendendo o governo chinês que elegeu a atual diretoria da OMS.
Máscaras de algodão contra e para perdigotos, salivas, aproximação, higiene, espirros.
Por que não podem ser usadas?
Japoneses usam máscaras desde e antes das guerras. Samurais usavam máscaras para afastar os cheiros dos corpos decepados por suas espadas.
Qual o problema em fazer máscaras para uso comunitário se a pandemia se espalhou exatamente por ser uma doença comunitária?
Qualquer costureira pode costurar máscaras laváveis de algodão. Aquele algodão das fraldas antigas tipo Cremer se ainda existirem. Algodão.
Bora fazer máscaras.
Aliás, a científica OMS/WHO demorou um tempão até declarar pandemia!
Aguardava o quê?
Olá Edson. A OMS, OIT, OMC, ONU, etc, são organizações internacionais sem poder sobre a soberania dos países. As decisões são tomadas em colegiado composto de diplomatas. São organizações políticas. Organizações técnicas são a ANVISA, FIOCRUZ, CDC etc.
Os métodos são complicados, porque um mundo com 7 bilhões de pessoas e uma doença pouco letal mas que pode infectar a maior parte da população de uma vez é tudo menos simples.
Eles temiam que a compra desenfreada de máscaras reduzisse o acesso à mascaras para médicos. Foi uma medida que tem lógica, mas provavelmente foi ruim. Os hospitais estão com pouco EPI do mesmo jeito. A experiência da República Tcheca e Hong Kong com uso generalizado de máscaras sugere resultados melhores.
Mas é assim: trocar a roda com o carro em movimento só é fácil para quem está assistindo. Até fins de 2019 esse vírus era um ilustre desconhecido.
Reflexo direto do ataque do bananinha e dos demais inconsequentes do governo à China, deixando indispostos os nossos maiores parceiros comerciais e maiores produtores de insumos do mundo.
“Segundo Chaliand, a política externa de Kautilya estava definida em seis caminhos:
O da paz e da guerra, com alianças com os aliados e o recurso à guerra, respetivamente; o de manter-se em silêncio, à espera das condições favoráveis; o de colocar-se em ação, para aumentar o seu poder; o de refugiar- se, mesmo com submissão a outro, provisoriamente; e o duplo jogo, de preparar a guerra, mesmo que alegue desejar a paz.
Sobre a política externa e a guerra, Boesche defende que Kautilya pressuponha duas certezas sobre os países vizinhos, que todos pretendiam maximizar o seu poder e os seus próprios interesses.
Kautilya defendia que as alianças com os aliados deveriam durar, enquanto os interesses próprios estivessem assegurados. Não acreditava no altruísmo dos países, mas que estes atuariam para defender os seus próprios interesses, no domínio político, económico e militar.
Kautilya sustentava que um país não deveria fiar-se na bondade do seu vizinho, mas adotar o pior cenário, caso contrário, estaria a trair o seu próprio povo e a condená-lo à destruição.“
A China não é parceira de ninguém. A China compra e a China vende. Como os EUA.
Os americanos enviaram compradores com dinheiro vivo para comprar os insumos nos aeroportos. Nada de softpower nessa hora. É projeção de poder com a mala cheia de dólares sobre a mesa.
A China é a culpada da atual pandemia. Qual é a mentira? A China é culpada por esconder e minimizar a crise e os efeitos da crise. Qual é o problema de alguém afirmar isso?
Russos estão ajudando americanos. Americanos estão ajudando chineses. Chineses estão ajudando americanos. Americanos estão ajudando russos. Ingleses estão nesse triunvirato do dólar.
Quem não é grande…está sentado embaixo da bunda dessa gente.
Filme O Poço.
Se não aprendermos nada com essa crise não mereceremos existir.
Segue o enterro.
P: A China é a culpada da atual pandemia. Qual é a mentira?
R: A humanidade é a culpada da atual pandemia, visto que a décadas o meio científico alertava para um cenário bastante fértil para o surgimento de pandemias com a exploração de animais silvestres. Foi a China, mas poderiam ser os mercados de pescados presente em todos os países da Ásia.
P: A China é culpada por esconder e minimizar a crise e os efeitos da crise. Qual é o problema de alguém afirmar isso?
R: Nós estamos fazendo isso bem melhores que eles e somos os únicos responsáveis pelo caos na administração da crise em nosso próprio país.
Sobre o que o senhor levantou, de fato, é a Realpolitik em sua forma mais pura. Mas a busca pela destruição do alinhamento Brasil – China não é nem realpolitik, nem imaginariapolitik, mas burricepolitik. São os nossos maiores parceiros comerciais de longe, é o país que possui mais informações cruciais para lidarmos com a pandemia e o que fazemos? Vandalizamos eles, a família real mistura tudo com política e ataca-os nas redes sociais, enquanto o ministro de relações terraplanistas exteriores pede que a China se desculpe por responder a altura. Não ter os insumos necessários é só a ponta do Iceberg e, por mais que ínfima, a chance de que as coisas fossem diferentes se continuássemos a cultivar as relações com essa que provavelmente já é a maior economia do mundo é valiosa.
“Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.”
Eclesiastes 4:10
Isolados, nós caímos.
O caminho da felicidade ou a felicidade sem caminho está ao alcance de quem se conhece.
Quem sou? Quais minhas reações quando acontece-me contrariedades? Como me proteger? Como resisto aos desejos de parecer-me com outros? Como evito a vontade de consumir aquilo que não me dá valor?
Como sustentar, eticamente, uma vida com princípios sociais e regras morais?
Como vencer e permanecer vitorioso?
Sozinhos e isolados não aprenderemos. Faltam a nós, professores.
Se você quer vencer o samurai precisa ser melhor. Muito melhor que ele.
Cada vez mais estranho essa doença. China com mais de 1 Bilhão de habitantes tem menos mortes que a Itália, que não passa de 60 milhões. Estão escondendo as mortes ou espalharam a doença
Os dois.
Orivaldo,
Você só esqueceu da parte que essa crise vai destroçar a economia mundial e a China não vai querer ver seus clientes falindo. Se eu tenho uma loja, eu não vou matar o meu cliente ou prejudicar sua vida financeira porque u preciso vender. Uma das primícias em economia é que “sem comprador não tem vendedor”.
Estranho para mim é ver que gente que acredita em teoria de conspiração se propagar igual o vírus.
Será que é difícil de entender que se a economia do mundo vai pro ralo, a da China vai junto?
Ou simplesmente tiveram uma resposta do Estado forte o suficiente a ponto de conseguir vencer a pandemia, como Coreia do Sul, Japão, Vietnã…
É isso aí mero brazilians, talkey? Muuuuuu…
Brasil compra materiais da China.
Bananinha cria incômodo com a China e embaixador chinês no Brasil.
China cancela envio dos materiais para o Brasil.
Vai acreditar nisso ? A China vendeu por 2 motivo dinheiro e relevância do país ( tu ia vender quer um famaso do teu Estado ou um famoso internacional?). O problema é que os chineses não compraram com palavra, seriam uma cartada de mestre recusar para bota o EUA e outros “espetinhos” no seu lugar na fila seria hilário e trágico aí mesmo tempo. Outra eles precisam de ajudar para esconder/minimiza as críticas…
Imaginem o fritador de hambúrguer como embaixador, meu Deus…
Olá D.F. All the hole family.
Esqueceu-se do Ministro das relações terraplanistas exigindo que o governo chinês se desculpe
Que dizer que aprovaram reforma da previdência na maioria dos países pra ninguém conseguir mais aposentar e agora apareceu uma doença que ta matando os velhinhos aposentados em todo mundo !!!! É muita concidencia em pleno 2020 !!!!
É uma possibilidade fortíssima para se suspeitar também…realizaram este ataque biológico a partir da China para que a façam de bode expiatório e se espalhe pelo mundo…as quedas graduais das taxas de natalidade dos países ocidentais se projetam cada vez mais como um problema crítico pra se resolver com urgência por eles…
Olá Oiseau. Essa “teoria da conspiração” está muito fraquinha. Tem que responder ao menos duas das três perguntas.. quem? como? por que?.
Olá O.O. Essa teoria só teria sentido se 1. os bancos estivessem á frente das contas de previdência.. 2. que os bancos já tivessem coletado pelo menos uns 30 anos de contribuição e chegasse o momento de pagar as aposentadorias. 3. que o ganho em espalhar o vírus fosse maior que as perdas pelas redução da atividade econômica.
Quando alguém perde…na outra ponta tem quem ganha.
Olá Esteves. Ás vezes os dois lados perdem e noutras os dois lados ganham. Nem sempre a soma é zero.
Mestre,
Abra um aplicativo das bolsas.
Olá Esteves. Bolsa nunca. Eu junto dinheiro e compro ouro, ouro, muito ouro. Depois derreto em barrinhas e escondo nas paredes da casa. Meu ouro, meu precioso ouro. Todos querem meu tesouro, mas ele é só meu meu meu. ouro ouro… todo meu ouro, meu precioso tesouro, nas paredes da casa…
Traficantes…o que seria do mundo sem gente que abastece?
Mas ñ era só uma gripezinha? para q tanto alarde?
É isso que dá, comprando made in china e afundando a industria brasileira. E agora, sabe onde estão os empresários e funcionários que poderiam estar fornecendo os materiais que o Brasil precisa ? Estão por aí ao releu … Parabéns aos nossos políticos de qualquer ideologia. Um bando de incompetentes vagabundos e ladrões ( iguais aos condenado Lula) .
Para todos que acha que a FAB não precisa de um super cargueiros
Tá aí tapa na cara.
Os EUA mandará 23 para garantir que não irá perder seus produtos, pois se uma carga desta pousa em algum país pode ser confiscada.
Se o Brasil tivesse 5 super cargueiros já estaria fazendo faz tempo uma ponte aérea para o transporte de equipamentos médico.
E com o contínuo aumento da demanda a realidade será quem quiser que venha buscar e pague avista.
Caro Renan. A FAB tem cargueiros novinhos em Anápolis e ainda assim nada foi feito. O equipamento não basta. Precisa de gente inteligente.
Precisa de mobilização.
Uma rede de pessoas inteligentes em Divinópolis está doando 60 mil máscaras feitas com auxílio de infectologistas.
Outra rede de pessoas inteligentes no Rio está produzindo máscaras com tecidos que sobraram do carnaval.
Carnaval responsável pela disseminação da doença em todo o mundo.
Um país dessa tamanho não consegue se mobilizar para produzir ventiladores, aventais, máscaras, luvas?
Os hospitais de campanha estão prontos. Esqueletos. Existem instalações de oxigênio, energia, camas hospitalares, equipamentos (armários, seringas, algodão, gases, tecidos, lençóis, insumos, remédios, médicos, enfermeiros…) nesses hospitais?
Hospitais tradicionais são focos de contaminação. Por pneumonias principalmente. Por infecções hospitalares. Por doenças oportunistas.
Procura-se quem lidere o mundo.
O prefeito de Nova Iorque está pedindo socorro.
Já fiz meu kit do apocalipse. Falta incluir um radinho de pilha..daqueles da National…mas não estou conseguindo achar.
Mundo torto.
Olá Esteves. Esse é o ponto que estou colocando há semanas. As limitações de produção ou tecnológicas são superáveis (eventualmente é mais viável construir um respirador analógico que um digital, por exemplo). Contudo, há uma crise de liderança. As lideranças locais e regionais conseguem resolver muitos problemas mas a liderança nacional está rachada por “mérito” próprio.
Camargoer,
estamos enclausurados nas casas!
Os processos produtivos estão parados!
Fábrica de tecido é essencial? Costureira é essencial? Ah! Mas a fábrica de máscara é essencial!
A fábrica de fios elétricos é essencial? Fábrica de motor elétrico é essencial? Fábrica de parafuso e porca é essencial?
Ah! Mas a fábrica de respiradores é essencial!
Não estou vendo as lideranças regionais e locais resolverem este pequeno entrave.
As lideranças das comunidades estão agindo como podem. Estou bem ao lado de uma e vejo diariamente as ações.
Mas, meu prefeito diz-me, com um carro de som, duas vezes por semana, que seu eu sair de casa estarei comprometendo o esforço municipal e serei multado caso seja pego fora de casa sem estar indo ao mercado ou à farmácia (que, aliás, não preciso pois ambos têm compras pelo internet e entregam-me as compras em casa). Nunca antes na história dessa cidade, a Guarda Municipal rondou tanto e tantas vezes as ruas do meu bairro.
Cadê a razoabilidade!
Bom dia meu amigo como vai sua quarentena?
Estes ainda não estão prontos pois falta certificados e tripulantes treinados, não seria possível. E quem teria condições de reabastecer durante 15 mil km?
O que nos falta é um avião capaz de nós conectar ao resto do mundo sem escala ao menos 5 unidades. Para em momento de crise ter a solução rapidamente.
Falo em cargueiros militares de grande autonomia exemplo o C5 ou AN124.
Cargueiros militares de grande autonomia lógico com capacidade de reabastecimento e de reabastecer, pois seria de grande valia estas características.
Quanto ao fato da inteligência isso não temos visto fazer uma escala no país mais contaminado do planeta, é certeza que seria apreendido os equipamentos.
Burrice sem tamanho.
E agora iremos aguardar a fúria da América primeiro, para depois tratar dos nossos parentes e amigos.
“Brasil acima de tudo abaixo de Deus e do Estados Unidos” – ( líderes do Brasil)
Olá Renan. Talvez seja possível para a FAB adquirir seus grande transportes depois de passar essa crise. Contudo, se a FAB falhar agora que o país precisa dela, pode ser que o país possa abrir mão dela (ou reduzi-la a uma força de defesa aérea) ao passar a crise, substituindo suas funções “de apoio” por uma agência civil. Eu fico com dificuldade de concordar com a aquisição de grandes transportadores que custarão bilhões sendo que a força ficou imobilizada no momento em que o país precisou de ações de emergência. São 3 KC390 novinhos (tripulação para um eles têm). São 3 aviões presidenciais com alguma capacidade de carga. Há os C/KC130 (poucos). O que não há são desculpas.
Vamos ver o que será aprendido. Qual será nosso aprendizado.
Arrisco a dizer que nada.
Olá Esteves. Arrisco a dizer que ocorreu um abalo cultural que levará a uma reordenação das redes de solidariedade comunitária. Líderes ascendentes foram fulminados. Líderes que tinham sucesso apenas em situações normais foram expostos. Líderes efetivos que estavam sufocados puderam falar e continuarão falando. Contudo, será necessário que eu, você e muitos colegas aqui da trilogia e de outras redes sociais continuemos gritando. Se a gente se calar, o pessoal volta a querer ganhar no grito. Agora, a gente não pode mais deixar acontecer e ensinar a molecadinha de como deve ser feito.
Filme O Poço.
Solidariedade funciona até um nível de estratificação social.
Muitos se apropriam da disponibilidade. A oferta vai descendo e cada nível retira o que considera justo. Falta para quem está abaixo.
Alguém decide que a solidariedade precisa ser imposta e obriga que cada camada social retire o necessário para si e separe o suficiente para o próximo.
Enquanto há comida, da certo, porque o planejamento impõe um sistema de distribuição. Uma revolução violenta nos hábitos de comer tudo e confiscar a maior parte.
Eu atendo os meus. Se sobrar…
Enquanto há comida da certo até um certo nível conhecido. Quando falta o que dividir chega o canibalismo. Quando os canibais morrem eles se alimentam do próprio corpo. Até níveis mais baixos aonde não existe mais nada. Será o recomeço?
A extração mineral causará esse impacto. Quando não existirem mais jazidas, de onde retiraremos o sustento?
Vamos usar as sucatas e reutilizar o que já foi usado. Quando essa prática se mostrar ineficaz vamos diminuir as ofertas e matar as demandas.
O mundo prosperou após a segunda guerra. Adenauer recuperou a Alemanha com dinheiro americano. A Alemanha foi sentir o problema do desemprego nos anos 1990 após a reunificação e o fim da Alemanha Oriental. Quarenta anos de prosperidade.
100 milhões de mortos na Europa?
Globalização. Faliu. Concentrar insumos e equipamentos hospitalares na India e na China está sendo um dos motivos para acelerar a contaminação da pandemia.
Alianças. Faliram. Governantes estão preocupados com as próprias eleições e reeleições. Não se pode esperar por ajuda de quem coloca você no 5o. nível. Quem está mais abaixo…ou tenta se organizar para construir um mundo mudado e melhor ou será dependente de restos eternamente.
Descobrimos um país fragmentado. Socialmente isolado. Governado por tatus.
O Estádio do Pacaembú não tem banheiros suficientes. Foi tombado como patrimônio histórico. Quando há jogos, instalam-se banheiros químicos para os torcedores.
E foram instalar hospital de campanha em um estádio dos anos 1940 que nunca foi atualizado. Com sanitários que não servem nem a torcedores.
Como deve ser feito?
Educação. Escola. Aprendizado. Universidades. Pesquisa. Bem-estar. Governante que não governa pelo bem…
O lixo urbano diminuiu 60%. Estão fechando cooperativas.
Se desligarem a internet vamos sair às ruas e queimar os frankisteins.
Pura diversão.
Belo texto
Quem lembra quanto tempo o álcool em gel ficou nos balcões das recepções e portarias no tempo da H1N1?
Aliás, com a H1N1 aprendemos o quê?
Caro Edson. Não foram diagnosticados casos de H1N1 no Brasil durante aquela crise, mas o amplo uso de álcool e o hábito de lavar as mãos reduziram a incidência de doenças infectocontagiosas em 30%.
Já que a China vendeu seus estoques para os EUA, façamos o seguinte: vamos colocar todas as fábricas, desde pequenas e médias às grandes fábricas, a produzir esse material. Casos extremos exigem medidas extremas.
Caro João. Algumas coisas que NÂO foram feitas há desde 01 de março. 1. Um abono de 1 salário mínimo para cada benefício do bolsa-família (cerca de 14 milhões de famílias; isso significa R$ 15 bilhões, ou 0,2% do PIB). 2. Um abono de até 1 salário mínimo (até o teto de 2 SM) para todos os que recebem uma aposentadoria ou benefício previdenciário entre 1 e 2 SM ínimos (são cerca de 30 milhões de beneficiários, isso daria algo em torno de R$ 20 bilhões, ou 0,3% do PIB). Essas duas medias teriam injetado recursos na economia que seriam imediatamente usados em consumo pois beneficiaria uma população pobre com diversas necessidades materiais. Isso iria gerar um retorno fiscal da ordem de R$ 10 bilhões distribuídos nos 3 níveis (municipal, estatudal e federal). Um segundo abono no bolsa-familia de 1 SM no início de abrill (outra injeção de recursos na sociedade). Coordenação do setor industrial para produzir equipamentos hospitalares e material de consumo hospitalar com a compra garantida pelo MS. Acho que o Edson comentou algo que eu coloquei em outra discussão que seria a prefeituras doarem a materia-prima para as costureiras fazerem máscaras e aventais hospitalares com o compromisso das prefeituras comprarem a produção (o que poderia colocar toda a familia para trabalhar). Essas são as ideias mais simples….
Simples e eficazes. Mas dependem de atividade econômica.
Pagar abonos e auxílios para as pessoas ficarem em casa não terá impacto econômico.
Reordenar a industrialização e retomar atividades que foram substituídas por importações.
Aonde estão os líderes?
A prefeitura aqui entregou os transportes públicos aos sindicatos desobedecendo determinação judicial para operar.
Eleições.
Olá Esteves. As pessoas ficam em casa até a hora que precisa ir ao mercado. Na pior da hipóteses, o motoboy leva até sua casa. De qualquer modo a ideia de colocar dinheiro diretamente nas mãos da população mais pobre sempre resulta em comércio. Eu também faço a pergunta onde estão os líderes e a resposta que ouço sugere procurar fora dos palácios, gabinetes e púlpitos. O vírus foi fulminante ao liquidar os velhos.
Quando se fala que a FAB deveria ter cargueiros estratégicos – tipo C-17, AN-125, dentre outros – para deslocamento de tropas não é à toa. Hoje, se tivéssemos aeronaves reabastecedoras estratégicas + cargueiros estratégicos talvez já teríamos importados esse material.
Mas temos a mania de resolver tudo na última hora….
Meu, imagine que toda a frota de aviões cargueiros da FAB (até estes hipotéticos que você mencionou) estivessem pousados no china, reabastecidos, tripulação em prontidão para voar de volta ao Brasil; você crê que os chinas carregariam os equipamentos comprados nos aviões brasileiros?
Caro Edson. Eu tenho uma dúvida e uma certeza. Pode ser que os chineses carregariam ou não os aviões da FAB estacionados em um pátio de aeroporto na China (a dúvida), mas tenho certeza que os chineses não carregarão os aviões se eles ficarem estacionados nas bases no Brasil.
A mascara é simples (um pedaço de tnt costurado a um elástico) qualquer dona de casa com uma máquina de costura poderia fazer . Entretanto, como sempre o Brasil adora comprar em vez de incentivar a confecção local.
Francisco, essas máscaras possuem uma ordem de proteção muito inferior ao recomendado, visto que o vírus consegue ultrapassar as tramas do tecido e basicamente são eficientes para evitar a projeção de gotículas de secreções. As máscaras que realmente filtram a entrada do vírus são aquelas com o fator de proteção PFF2 (ou N95) para cima e são essas que os médicos deveriam usar.
Caro Francisco. Concordo com sua descrição do processo de fabricação de máscaras. O problema é escolher a manta correta. Para aplicação médica o material precisa corresponder ao descrito na norma para EPI PFF2
A estratégia da Suécia, na minha opinião a mais racional (com exceção de algumas coisas como deixar escolas funcionando): https://veja.abril.com.br/blog/mundialista/o-ex-metalurgico-e-sindicalista-que-nao-fechou-a-suecia/
Acho que a nossa industria deveria ter sido mobilizada para produzir tais equipamentos. que são mais simples de produzir. Isto deveria ter sido feito no começo.
Esse blog já era(infelizmente) fonte: folha de Sp.
Nossa industria de confecções, que poderia produzir aventais e mascaras foi “desmontada” pela agressiva politica de vendas da China. Até os uniformes das nossas forças armadas são fabricados na China. Agora, na necessidade temos que implorar aos chineses que nos forneçam materiais estratégicos para a sude. Incrível, mas verdadeiro.
Segundo as palavras e os atos do presidente do Brasil em requer a reabertura completa do comercio passa a mensagem que não tem problemas com Covid-19 ou seja o Brasil não precisa de equipamentos médicos e nem de ajuda…
Segundo o twitter da embaixada americana, isso é fake news. Em se tratando da Foice de SP, é o mais provável mesmo, difícil é ela falar algo verdadeiro.
calma calma calma. é só uma gripezinha.